Aspectos históricos da Semiótica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aspectos históricos da Semiótica"

Transcrição

1 Aspectos históricos da Semiótica

2 1. imagem

3 O que é Semiótica? Origem da palavra Semiótica: O termo semióticavem da raiz grega semeion,que quer dizersigno. Logo, Semiótica é a ciência dos signos (verbal e não-verbal). Assim como a gramáticae a aritméticaou a biologiae a filologia, que são campos da ciência que estudam as diversas áreas de conhecimento humano, a semiótica, na sua origem, é a ciência do signo, ou seja, é a ciência que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos artes visuais, fotografia, música, cinema, culinária, vestuário, gestos, religião, ciência, literatura etc, isto é, sistemas de significação.

4 O que é Semiótica? A semiótica como conhecemos hoje surgiu em fins do século XIX, começo do século XX, o que poderia denominar de uma consciência semiótica. Na segunda metade do século XIX, surge na então União Soviética (atual Rússia), paralelamente ao que ocorria no mundo, a semiótica da cultura, com tendência para uma visão globalizadora da cultura. A Semiótica como ciência geral dos signos, nasceu do americano Charles SandersPeirce( ) nos Estados Unidos. A Semiologia passada a ser chamar Semiótica, foi desenvolvida por Greimase Ferdinand de Saussure na França.

5 Tipos de semiótica As "semióticas" se voltam à investigação de signos e/ou significação. O que diferencia um tipo de semiótica de outro é a concepção e a delimitação de seu campo de estudo. Assim, essa variedade foi construída à medida que os estudos divergiam em seus propósitos. Semiótica peirceana(peirce USA): Foco de atenção:universalidade epistemológica e metafísica. Nas palavras de Santaella: "uma teoria sígnica do conhecimento que busca divisar e deslindar seu ser de linguagem, isto é, sua ação de signo" (2006: 14). Semiótica do discurso/semiologia(saussure; Lévi-Strauss; Barthes; Greimas Europa Ocidental): Foco de atenção:signos verbais. Semiótica russa ou semiótica da cultura(jakobson; Hjelmslev; Lotman antiga União Soviética): Foco de atenção:linguagem, literatura e outros fenômenos culturais, como a comunicação não-verbal e visual, mito, religião.

6 O que é Semióticada Cultura? Os semioticistasda Escola de Tártu-Moscou (ETM) -entre os grandes nomes da Escola estão: Ivanov, Piatigórski, Topórov, Uspiênskie, especialmente, Iuri Lótman, -entendem a cultura como linguagem. Para eles, linguagem é o elo que une domínios diferentes da vida no planeta (MACHADO, 2003, p. 25). Por isso, aplicaram-se em compreender toda e qualquer linguagem, todas as formas de expressão, que vão além da esfera social, estão na cultura e abarcam todos os aspectos da vida. Eles entendiam que as inúmeras formas de expressão fazem parte de um conglomerado sígnicoque vai além da codificação gráfico-visual do alfabeto verbal (MACHADO, 2003, p. 13), para eles, a cultura se realiza em sistemas sígnicosde diferentes naturezas: o gestual, o visual, o sonoro, o arquitetônico, etc.

7 O que é Semióticada Cultura? A definição de cultura para a ETM é memória não-genética, um conjunto de informações que os grupos sociais acumulam e transmitem por meio de diferentes manifestações do processo da vida, como a religião, a arte, o direito (leis), formando um tecido, um continuumsemiótico sobre o qual se estrutura o mecanismo das relações cotidianas. São programas de comportamento que permitem converter acontecimentos em conhecimento. Para a ETM, quanto mais complexa se tornou a sociedade, mais complexas foram as demandas de formas de interagir entre seus indivíduos e entre eles e a natureza.

8 O que é Semiótica do discurso/semiologia? A semiótica francesa, para se constituir, foi influenciada por três áreas do conhecimento: a linguística (Ferdinand de Saussure), a antropologia (Leví-Strausse a filosofia (Louis Hjelmslev). Para Bertrand (2003:14): A concepção semiótica do discurso vista como uma interação entre produção (por um sujeito enunciador) e apreensão (ou interpretação por um outro sujeito enunciador) foi pouco a pouco se aproximando da realidade da linguagem em ato, procurando apreender o sentido em sua dimensão contínua e estreitando cada vez mais o estatuto e a identidade de seu sujeito. Em outras palavras: procura descrever e explicar o que o texto diz e como ele faz para dizer o que diz, examinando, em primeiro lugar, o seu plano de conteúdo, concebido sob a forma de um percurso global que simula a geração do sentido.

9 O que é Semiótica do discurso/semiologia? Desdobramentos hoje: Antes da morte de Greimas, já surgira na França, a chamada semiótica das paixões, teoria desenvolvida por ele e por Jacques Fontanille, que lida com a transformação contínua e recursiva dos estados de alma. semiótica plástica, de Jean-Marie Floch, cujo propósito é entender não só as condições de produção, mas também um certo tipo de relação entre um significante (visual) e um significado (Floch, 2006:02). semiótica tensiva: desenvolvida por Claude Zilberberge J. Fontanille, onde intensidade seria a dimensão do sensível, enquanto, a extensidade, o lugar do inteligível. Semiótica do sensível: a partir da última obra de Greimaschamada L Imperfection(1987) que teve continuidade por Eric Landowski: (...) sua constante preocupação em descrever agora um sentido que se dá em ato, seja nas experiências individuais, seja nas práticas sociais cotidianas, nas quais estão necessariamente envolvidos componentes afetivos e sensoriais. (FETICHE: 2006:02)

10 Alguns conceitos: O que é Signo? Signo, segundo Charles SandersPeirce, o pensador da semiótica, seria: uma coisa que representa uma outra coisa: seu objeto. Eles só pode funcionar como signo se carregar esse poder de representar, substituir uma outra coisa diferente dele. O signo não é o objeto. Ele apenas está no lugar do objeto. Portanto, ele só pode representar esse objeto de um certo modo e numa certa capacidade. Não importa de que espécie; qualquer coisa que representa alguma outra coisa para alguém. Ou seja: toda e qualquer coisa que se organize ou tenda a organizar-se sob a forma de linguagem, verbal ou não, é objeto de estudo da Semiótica (Pignatari, 1987 p.13).

11 Alguns conceitos: O que é Signo? -Lestrês Riches HeuresduDuc de Berry: conjunto de signos verbais e não verbais organizados em forma de sistema.

12 Alguns conceitos: O que é Signo? - Uzbequistão: conjunto de signos verbais e não verbais organizados em forma de sistema.

13 Alguns conceitos: O que é Signo?

14 Linguagem Qualquer produção discursiva apresenta intertextualidade, ou seja, é formada a partir da combinação dos diversos elementos da linguagem. Dois importantes teóricos analisaram a linguagem e o signo: Ferdinand de Saussure, suíço, analisou o discurso por meio da linguística, relacionando a estrutura da língua com valores da sociedade Charles Pierce, norte-americano, centrou-se nos elementos não-verbais da linguagem que produziam efeitos filosóficos, ou seja, através da semiótica é possível compreender que os valores culturais interferem na produção e na interpretação das diversas expressões humanas.

15 Linguagem Analisar o discurso é essencial para compreender como e por que nos comunicamos. A partir dessas informações, podemos afirmar que: Não há comunicação sem linguagem; Não existe linguagem sem código. Como exemplo, a língua portuguesa que é um código; Os códigos podem ser verbais, visuais e sonoros. Assim, podemos dizer que: A linguagem é feita de códigos e os códigos são feitos de signos. Ex.: Linguagem escrita. Código: a língua portuguesa. Signo: palavras

16 Linguagem A divisão do signo segundo Saussure é feita em duas partes: Significante: refere-se à parte material do signo forma gráfica, o som A palavra rosa, temos o significante (a forma), que muda conforme o idioma Significado: parte abstrata do signo -a ideia, o conteúdo, o conceito O objeto, a flor ou a cor, é o significado, Enquanto o semioticistacharles Peircedividiu o signo em três categorias: ícone, índice e símbolo. Ícone: signo que representa fielmente seu objeto; Índice: apresenta uma relação de proximidade; Símbolo: convenção, lei.

17 Para que serve a Semiótica? A Semiótica, cada vez mais, vem sendo utilizada no campo comunicacional como método de pesquisa nas mais diversas áreas, seja nos estudos das linguagensmusical e gestual, das linguagens fotográfica, cinematográfica e pictórica, bem como das linguagens poética, publicitária e jornalística. Precisamos ler os signoscom a mesma naturalidade com que respiramos, com a mesma prontidão que reagimos ao perigo e com a mesma profundidade que meditamos (SANTAELLA, 2000: 11). A semiótica possibilita analisar as relações entre uma coisa e seu significado.

18 Para que serve a Semiótica? Segundo Décio Pignatari: Serve para estabelecer as ligações entre um código e outro código, entre uma linguagem e outra linguagem. Serve para ler o mundo não-verbal: ler um quadro, ler uma dança, ler um filme e para ensinar a ler o mundo verbal em ligação com o mundo icônico ou não-verbal. (...) A Semiótica acaba de uma vez por todas com a ideia de que as coisas só adquirem significado quando traduzidas sob a forma de palavras. (1987: 17) A análise semiótica ajuda a compreender mais claramente por que a arte pode, eventualmente, ser um discurso do poder, mas nunca um discurso para o poder. A semiótica peirceanaé, segundo Santaella, um método científico para orientar o raciocínio.

19 Para que serve a Semiótica? Flyart ABC design: proposta de tipografia objeto: o signo em si mesmo. Havaianas Reveillon 2012.

20 Para que serve a Semiótica? Realismo Social Moscou : estações de metrô sendo utilizadas como um discurso para o poder.

21 Referências NÖTH, Winfred. Panorama da Semiótica: de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 1995 PIGNATARI, Décio. Semiótica & Literatura. São Paulo: Cultrix, Santaella, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, e NÖTH, Winfred. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, Imagens: Foto 1.: Foto2: Jorge Coimbra. 0&ma=000000&p=3&o=0

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica Design & Percepção 3 Lígia Fascioni Semiótica Para entender a cultura contemporânea, você tem que entender semiótica Paul Cobley Semiótica para Principiantes, 2004 O que é semiótica? Semiótica X Semiologia

Leia mais

SEMIÓTICA DA CULTURA SEMIÓTICA RUSSA

SEMIÓTICA DA CULTURA SEMIÓTICA RUSSA SEMIÓTICA DA CULTURA SEMIÓTICA RUSSA HISTÓRICO Na segunda metade do século XIX, surge na Rússia, paralelamente ao que ocorria no mundo, o que poderia denominar de uma consciência semiótica. A consciência

Leia mais

QUAIS SÃO AS OUTRAS EXPRESSÕES, ALÉM DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

QUAIS SÃO AS OUTRAS EXPRESSÕES, ALÉM DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Fundamentos em Organização da Informação Professora: Lillian Alvares QUAIS SÃO AS OUTRAS EXPRESSÕES, ALÉM DA LINGUAGEM ORAL

Leia mais

Primeiridade, Secundidadee Terceiridade. Charles Sanders Peirce

Primeiridade, Secundidadee Terceiridade. Charles Sanders Peirce Primeiridade, Secundidadee Terceiridade Charles Peircee a Lógica Triádicado Signo. 1839-1914 Charles Sanders Peirce Ciências naturais: químico, matemático, físico, astrônomo, biologia, geologia Ciências

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Semiótica da Comunicação

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Semiótica da Comunicação Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003035A - Semiótica da Comunicação Docente(s) Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento

Leia mais

BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes.

BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. 1 BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA (1) Período Clássico; (2) Período Medieval; (3) Racionalismo; (4) Empirismo Britânico; (5)

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEMIÓTICA Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEMIÓTICA Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular SEMIÓTICA Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Comunicação e Multimédia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular SEMIÓTICA

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEMIÓTICA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEMIÓTICA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular SEMIÓTICA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Comunicação e Multimédia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular SEMIÓTICA

Leia mais

Signo. Prof. Veríssimo Ferreira

Signo. Prof. Veríssimo Ferreira Signo Prof. Veríssimo Ferreira Signo Numa perspectiva bem ampla, podemos entender como signo tudo aquilo que substitui alguma coisa para alguém. Unidade Perceptível Unidade, perceptível pelos sentidos,

Leia mais

Semiótica. A semiótica é a teoria dos signos.

Semiótica. A semiótica é a teoria dos signos. A semiótica é a teoria dos signos. Segundo Umberto Eco, um signo é algo que está no lugar de outra coisa. Ou seja, que representa outra coisa. Uma árvore, por exemplo, pode ser representada por uma série

Leia mais

O Discurso da Poesia Concreta Uma Abordagem Semiótica

O Discurso da Poesia Concreta Uma Abordagem Semiótica O Discurso da Poesia Concreta Uma Abordagem Semiótica Em língua portuguesa, a palavra forma, de acordo com o Dicionário Houaiss, quer dizer, entre as várias definições do termo consideradas inclusive a

Leia mais

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II Semiótica Signo Linguagens Origem Vertentes Significado e significante Aplicação Prática Fases do processo de comunicação: Pulsação

Leia mais

Português. 1. Signo natural

Português. 1. Signo natural Português Ficha de apoio 1 1 os anos João Cunha fev/12 Nome: Nº: Turma: Signos O signo é objeto de estudo de ciências como a Semiologia, a Semiótica e a Linguística, entre outras. Existem várias teorias

Leia mais

Compreendendo a Semiologia e a Semiótica I

Compreendendo a Semiologia e a Semiótica I I ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXWYZ0123456789!?@%$ Semiologia Ferdinand de Saussure linguista suíço (1857-1913) SEMIOLOGIA É a ciência geral dos signos, que estuda todos os fenômenos de significação. Tem por

Leia mais

Revisão de Semiótica

Revisão de Semiótica Revisão de Semiótica O que é semiótica? É a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura. Winfried Nöth É a teoria geral dos signos (algo que representa alguma coisa

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação: Semiótica Área Científica: CSH Som e Imagem Ciclo de Estudos: 1º Ciclo - Licenciatura Carácter: Obrigatória Semestre: 2º ECTS: 3 Tempo de Trabalho:

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

Semiótica. Prof. Dr. Sérsi Bardari

Semiótica. Prof. Dr. Sérsi Bardari Semiótica Prof. Dr. Sérsi Bardari Semiótica Ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer

Leia mais

SEMIÓTICA E GESTÃO DO DESIGN

SEMIÓTICA E GESTÃO DO DESIGN SEMIÓTICA E GESTÃO DO DESIGN Professor Isaac Antonio Camargo Mestre em Educação UEL/PR Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP UFU Universidade Federal de Uberlândia Meu ambiente pedagógico virtual: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

INTRODUÇÃO À SEMIÓTICA

INTRODUÇÃO À SEMIÓTICA INTRODUÇÃO À SEMIÓTICA Coleção Introduções Coordenação: Jakson Ferreira de Alencar Introdução à educação, Celso Antunes Introdução à ética teológica, VV.AA. Introdução à sociologia: Marx, Durkheim e Weber

Leia mais

Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ

Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ da Turma da Mônica A semiotic analysis of the advertising report of Monica s Gang HQ Uélida Dantas de Oliveira Mestranda em Letras no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UMA INFORMAÇÃO, UM OUTRO MEIO, UM NOVO OLHAR: TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA

UMA INFORMAÇÃO, UM OUTRO MEIO, UM NOVO OLHAR: TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA UMA INFORMAÇÃO, UM OUTRO MEIO, UM NOVO OLHAR: TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA Israel Fernandes Becker 45 Profª. Ms. Cristiane Wosniak 46 Curso de Dança Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba, PR. Área: Linguística,

Leia mais

Conteúdo. Histórico. Linguagem Verbal e Não-Verbal. O que é a Linguística? Linguística e Gramática. O Estruturalismo. O Objeto de Estudo de Saussure

Conteúdo. Histórico. Linguagem Verbal e Não-Verbal. O que é a Linguística? Linguística e Gramática. O Estruturalismo. O Objeto de Estudo de Saussure Conteúdo Histórico Linguagem Verbal e Não-Verbal O que é a Linguística? Linguística e Gramática O Estruturalismo O Objeto de Estudo de Saussure Signo Significado Significante Disponível em: http://profsandroalex.blogspot.com.br/2013/03/palavra-linguagem-esentido.html

Leia mais

Jah fiz minha parte, e vc? 1

Jah fiz minha parte, e vc? 1 Jah fiz minha parte, e vc? 1 Ana Lívia Gama Jardim de SÁ 2 Caroline Avelino HOLDER 3 Larissa de OLIVEIRA 4 Roberto CAMPELO 5 Maria Érica de Oliveira LIMA 6 Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Leia mais

PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO E GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO: UM OLHAR SEMIÓTICO

PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO E GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO: UM OLHAR SEMIÓTICO PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO E GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO: UM OLHAR SEMIÓTICO Profa. Dra. Rosana Helena Nunes Prof. Ms. Pedro Luís Rodrigues Introdução A semiótica francesa, vinculada à Escola de Paris,

Leia mais

Aula 1 - Linguagem e Alfabetismo Visual. professor Rafael Hoffmann

Aula 1 - Linguagem e Alfabetismo Visual. professor Rafael Hoffmann Aula 1 - Linguagem e Alfabetismo Visual professor Rafael Hoffmann Linguagem Linguagem Definições lin.gua.gem s.f. 1 o conjunto das palavras e dos métodos de combiná-las usado e compreendido por uma comunidade

Leia mais

Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias

Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias Elisete Altafim (Graduanda em Moda UEM) Marcela Zaniboni Campos (Graduanda em Moda UEM) Evandro

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Indústria Cultural. Intersemioses. Literatura. Quadrinhos.

PALAVRAS-CHAVE: Indústria Cultural. Intersemioses. Literatura. Quadrinhos. TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E INDÚSTRIA CULTURAL: Clássicos da Literatura Brasileira no Formato de Histórias em Quadrinhos VASCO, Edinei oliveira 1 diney.ueg@hotmail.com PINHEIRO, Veralúcia 2 pinheirovp@yahoo.com.br

Leia mais

Disciplina Semiótica da Comunicação Código COM326 Créditos 4 Carga Horária 60h

Disciplina Semiótica da Comunicação Código COM326 Créditos 4 Carga Horária 60h Dados de identificação Período Letivo 2017/1 Professor Alexandre Rocha da Silva (ars@ufrgs.br) Disciplina Semiótica da Comunicação Código COM326 Créditos 4 Carga Horária 60h SÚMULA O campo semiótico: limites

Leia mais

História e Sistema de Arte

História e Sistema de Arte História e Sistema de Arte Professor Isaac Antonio Camargo.Licenciado em Desenho e Plástica UNAERP/SP.Mestre em Educação UEL/PR.Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP www.artevis.blogspot.com Ementa

Leia mais

A GEOMETRIA NOS SÍMBOLOS, LOGOTIPOS E LOGOMARCAS. Palavras-chave: Geometria; Símbolos; Logotipos; Construções Geométricas.

A GEOMETRIA NOS SÍMBOLOS, LOGOTIPOS E LOGOMARCAS. Palavras-chave: Geometria; Símbolos; Logotipos; Construções Geométricas. na Contemporaneidade: desafios e possibilidades A GEOMETRIA NOS SÍMBOLOS, LOGOTIPOS E LOGOMARCAS Ruth Ribas Itacarambi GCIEM (Grupo Colaborativo de Investigação em ) ritacarambi@yahoo.com.br Resumo: A

Leia mais

Data de Início: 01/01/2013 Data da Situação: 01/01/2013

Data de Início: 01/01/2013 Data da Situação: 01/01/2013 Nome: A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO EM DIFERENTES TIPOS DE TEXTO. Data de Início: 01/01/2012 Data da Situação: 01/01/2012 Descrição: O projeto preocupa-se com questões teóricas e metodológicas no âmbito da teoria

Leia mais

ECO, Umberto. A estrutura ausente

ECO, Umberto. A estrutura ausente FONTE COMPLEMENTAR: SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e Semiótica ECO, Umberto. A estrutura ausente Influência: filosofia, estética, teorias da informação, da comunicação e da cibernética Crítica ao estruturalismo

Leia mais

Comunicação Visual. Introdução

Comunicação Visual. Introdução Comunicação Visual Introdução Comunicar é a capacidade de partilhar, pôr em comum, o que pensamos ou sentimos; é transmitir uma determinada mensagem. Para que a comunicação exista é necessária a existência

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 040.3401.5 SEMIÓTICA 4ª 02 34 1º/2011 PROFESSOR (A) DENISE PAIERO NÚCLEO TEMÁTICO LINGUAGENS, TÉCNICAS

Leia mais

Ficção é a Realidade que se inventa, Realidade é a Ficção que se obtém

Ficção é a Realidade que se inventa, Realidade é a Ficção que se obtém Distopia (p) Referencial - Ficção é a Realidade que se inventa, Realidade é a Ficção que se obtém Rafael Teixeira de Resende 1 O Trabalho se desencadeia a partir da frase concebida pelo artísta a fim de

Leia mais

DERRIDA. 1. Argélia: 1930 / França: 2004

DERRIDA. 1. Argélia: 1930 / França: 2004 DERRIDA 1. Argélia: 1930 / França: 2004 2. Temas e conceitos privilegiados: Desconstrução, diferência, diferença, escrita, palavra, sentido, significante 3. Principais influências: Rousseau, Husserl, Heidegger,

Leia mais

HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA

HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA MAISTROVICZ, Daniele. 1 CERNY, Fernanda. 2 SILVA, Kelly. 3 SHIMABUKURO, Kendi. 4 KULAK, Sérgio. 5 RESUMO Após dez anos com a mesma identidade visual a Heineken

Leia mais

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL Existem várias formas de comunicação. Quando o homem A! se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal,

Leia mais

Gramática e seu conceito. Mattoso Câmara Jr. (1986) 16 ed. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes. p

Gramática e seu conceito. Mattoso Câmara Jr. (1986) 16 ed. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes. p Gramática e seu conceito Mattoso Câmara Jr. (1986) 16 ed. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes. p.11-16. Gramática descritiva ou sincrônica Estudo do mecanismo pelo qual uma dada língua funciona

Leia mais

Introdução ao estudo do Signo: a Semiologia e a Semiótica

Introdução ao estudo do Signo: a Semiologia e a Semiótica ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXWYZ0123456789!?@%$ A palavra semiótica (do grego σημειωτικός (sēmeiōtikos) literalmente "a ótica dos sinais"), é a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos

Leia mais

Linguística. Prof. Veríssimo Ferreira

Linguística. Prof. Veríssimo Ferreira Linguística Prof. Veríssimo Ferreira Linguística Ciência que estuda as línguas naturais, no quadro das ciências humanas e no interior da Semiologia. Ferdinand Saussure O desenvolvimento da Linguística

Leia mais

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA NÃO, PORQUE O ESTRANGEIRO NÃO ENTENDEU A LÍNGUA DO BRASILEIRO. HOUVE COMUNICAÇÃO? SIM, PORQUE AS DUAS

Leia mais

O OLHAR SEMIÓTICO PARA ENTENDER O MUNDO. Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi

O OLHAR SEMIÓTICO PARA ENTENDER O MUNDO. Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi O OLHAR SEMIÓTICO PARA ENTENDER O MUNDO Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi Resumo: Focaliza-se neste texto a teoria semiótica como instrumento facilitador do entendimento das linguagens que cercam os seres

Leia mais

SEMINÁRIO DE TEORIA DO CINEMA

SEMINÁRIO DE TEORIA DO CINEMA SEMINÁRIO DE TEORIA DO CINEMA EQUIPE: ALENCAR CERQUEIRA ERICA CRISTINA JEFFERSON CONCEIÇÃO PEDRO MAIA RICARDO SENA DOCENTE: RITA LIMA SEMIOLOGIA NO CINEMA - Christian Metz e a semiologia do cinema - A

Leia mais

Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali

Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali A SEMIOSE Para Peirce, o importante não é o signo tal como em Saussure - mas a situação signíca, que ele chama de semiose.

Leia mais

SEMIÓTICA DA IMAGEM PERCURSO DE ANÁLISE

SEMIÓTICA DA IMAGEM PERCURSO DE ANÁLISE SEMIÓTICA DA IMAGEM PERCURSO DE ANÁLISE Para a Semiótica Discursiva a significação resulta da união de dois planos da linguagem: o Plano da Expressão e o Plano do Conteúdo Plano da Expressão é a instância

Leia mais

OLHARES SEMIÓTICOS SOBRE A COMUNICAÇÃO VISUAL 1 Os recentes estudos dos signos visuais nos materiais publicitários.

OLHARES SEMIÓTICOS SOBRE A COMUNICAÇÃO VISUAL 1 Os recentes estudos dos signos visuais nos materiais publicitários. OLHARES SEMIÓTICOS SOBRE A COMUNICAÇÃO VISUAL 1 Os recentes estudos dos signos visuais nos materiais publicitários. Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso 2 Resumo O texto apresenta os resultados da pesquisa

Leia mais

O que são os signos? o signo não é a realidade (FIORIN, 2002, p. 58) Signo ou referente?

O que são os signos? o signo não é a realidade (FIORIN, 2002, p. 58) Signo ou referente? O que são os signos? os signos são qualquer coisa, ou estímulo físico, utilizados para representar objetos, qualidades, ideias ou eventos (BORDENAVE, 2002, p. 40) o signo não é a realidade (FIORIN, 2002,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEMIÓTICA Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SEMIÓTICA Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular SEMIÓTICA Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Comunicação e Multimédia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular SEMIÓTICA

Leia mais

A idéia de valor pode ser ordenada em diferentes frentes conceituais: na moral, na ética, na filosofia ou na economia, mas é possível sintetizá-la

A idéia de valor pode ser ordenada em diferentes frentes conceituais: na moral, na ética, na filosofia ou na economia, mas é possível sintetizá-la VALOR e SENTIDO A idéia de valor pode ser ordenada em diferentes frentes conceituais: na moral, na ética, na filosofia ou na economia, mas é possível sintetizá-la dizendo que Valor é algo que qualifica,

Leia mais

Título: Olhares semióticos sobre a comunicação visual: Os recentes estudos dos signos visuais nos materiais publicitários.

Título: Olhares semióticos sobre a comunicação visual: Os recentes estudos dos signos visuais nos materiais publicitários. Título: Olhares semióticos sobre a comunicação visual: Os recentes estudos dos signos visuais nos materiais publicitários. Autor: Danilo Silva Gazinhato Núcleo de Estudo em Comunicação & Inovação (NECI/IMES)

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN DOVE E SEU POSICIONAMENTO: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SIMBOLISMO COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO. RAMALHO, Evylinn 1 AMARAL, André Ricardo 2 CALVI, Douglas Renan 3 ULBRICH, Thaís Helena 4 KULACK,

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM 1. Função referencial (ou denotativa) É aquela centralizada no referente, pois o emissor oferece informações da realidade. Linguagem usada na ciência, na arte realista, no jornal,

Leia mais

II. SEMIÓTICA e SEMIOLOGIA

II. SEMIÓTICA e SEMIOLOGIA II. SEMIÓTICA e SEMIOLOGIA 1. O que é semiótica e semiologia? A semiótica é uma filosofia cientifica da linguagem. Seu campo de estudo trata dos signos e dos processos significativos e da maneira como

Leia mais

terminologia e semântica. Rio de Janeiro: CiFEFiL,

terminologia e semântica. Rio de Janeiro: CiFEFiL, LINGUAGEM NÃO VERBAL: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA SÉRIE FOTOGRÁFICA ALICE IN WATERLAND DE ELENA KALIS Taís Turaça Arantes (UEMS) taistania@gmail.com Nataniel dos Santos Gomes (UEMS) natanielgomes@uol.com.br

Leia mais

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira Semiótica Prof. Veríssimo Ferreira Natureza e Cultura Domínio da Natureza Universo das coisas naturais. Domínio da Cultura Universo das práticas sociais humanas. Cultura Fazer humano transmitido às gerações

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino Disciplina: Carga horária total: Universidade Federal de Minas Gerais Plano de Ensino Artes Ano: 2015 66,67 horas Curso: Todos Regime: Anual Série: 1º ano Observação: Carga Horária Semanal Total Teórica:

Leia mais

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA OUTUBRO 2016

Leia mais

ASPECTOS VISUAIS: CONCEITOS E FUNÇÕES

ASPECTOS VISUAIS: CONCEITOS E FUNÇÕES ASPECTOS VISUAIS: CONCEITOS E FUNÇÕES A existência da Imagem pressupõe sua ocorrência no mundo Entretanto, para que uma imagem ocorra, é necessário admitirmos duas instâncias: Virtualidade e Realização

Leia mais

sumário Prólogo... 11

sumário Prólogo... 11 sumário Prólogo............................................. 11 1. Quantificações Subjetivas: Crônicas e Críticas... 23 2. Canção e Oscilações Tensivas.......................... 45 3. Reciclagem de Falas

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MBA EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA EAD

EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MBA EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA EAD S DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MBA EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA EAD DISCIPLINA: Propaganda e Expressão Multimídia Estudo da relação entre expressão e representação na produção midiática contemporânea;

Leia mais

De Neologismo a Símbolo

De Neologismo a Símbolo De Neologismo a Símbolo Carolina Akie Ochiai Seixas LIMA 1 UFMT/MeEL Resumo: Este texto aborda a questão do neologismo no campo semântico da informática, o que nos permite fazer algumas inferências a respeito

Leia mais

Tema: Hipertextos Multimodais (1) Objetivo: Estudar e analisar algumas relações entre texto e imagem em revistas e jornais digitais..

Tema: Hipertextos Multimodais (1) Objetivo: Estudar e analisar algumas relações entre texto e imagem em revistas e jornais digitais.. Tema: Hipertextos Multimodais (1) Objetivo: Estudar e analisar algumas relações entre texto e imagem em revistas e jornais digitais.. REVENDO O CONCEITO DE MULTIMODALIDADE O termo multimodalidade surgiu

Leia mais

Letramento Digital e História

Letramento Digital e História Letramento Digital e História Objetivos Definir Letramento Digital Definir Literacia Histórica Relacionar Letramento Digital com Literacia Histórica Na Prática: propor uma sequência de análise das informações

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O N.º 034/2009 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 26/06/2009. João Carlos Zanin, Secretário Aprova o projeto pedagógico

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, São Paulo, Brasil; CNPq-PQ nº /2014-5;

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, São Paulo, Brasil; CNPq-PQ nº /2014-5; http://dx.doi.org/10.1590/2176-457329562 BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34,

Leia mais

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES A UM ESTUDO DA MOTIVAÇÃO POÉTICA

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES A UM ESTUDO DA MOTIVAÇÃO POÉTICA CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES A UM ESTUDO DA MOTIVAÇÃO POÉTICA Denise A. D. Guimarães Universidade Federal do Paraná RESUMO O trabalho propõe subsídios a um estudo da linguagem poética, discutindo como se

Leia mais

NOVA ORDEM MUNDIAL - O QUE VEM PELA FRENTE?

NOVA ORDEM MUNDIAL - O QUE VEM PELA FRENTE? NOVA ORDEM MUNDIAL - O QUE VEM PELA FRENTE? Professor Gasparetto Título Original em Português: Nova Ordem Mundial - O que vem pela frente? 2012 de Fernando Gasparetto Todos os direitos desta edição reservados

Leia mais

Imagem e Semiótica Aplicada 1

Imagem e Semiótica Aplicada 1 Imagem e Semiótica Aplicada 1 Resumo João Batista F.-Cardoso Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PMC/USCS) Usando como base algumas das idéias defendidas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES MESTRADO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE Componente Curricular: SEMIÓTICA DA CULTURA Carga Horária: 45 HORAS -

Leia mais

TEXTOS NÃO-VERBAIS: UMA PROPOSTA DE LEITURA E PRODUÇÃO DO VERBAL

TEXTOS NÃO-VERBAIS: UMA PROPOSTA DE LEITURA E PRODUÇÃO DO VERBAL 1205 TEXTOS NÃO-VERBAIS: UMA PROPOSTA DE LEITURA E PRODUÇÃO DO VERBAL João Paulo Dias de Menezes 1 0. INTRODUÇÃO A conhecida dificuldade de produção textual levou-nos à escolha desse tema com a finalidade

Leia mais

SEMIÓTICA APLICADA AO DESIGN DE MODA: UMA LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS.

SEMIÓTICA APLICADA AO DESIGN DE MODA: UMA LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. 11º Colóquio de Moda 8ª Edição Internacional 2º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda 2015 SEMIÓTICA APLICADA AO DESIGN DE MODA: UMA LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. Semiotics applied

Leia mais

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE Análise Crítica da Mídia 1932 1 C 1932 2 A 1932 3 A 1932 4 A 1932 5 C Animação 1937 1 E 1937 2 B 1937 3 C 1937 4 D 1937 5 C 1937 6 D Comunicação e Sociedade 1949

Leia mais

Professor Roberson Calegaro

Professor Roberson Calegaro Elevar? Libertar? O que é arte? Do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3106.7 TEORIAS DA IMAGEM 1ª 02 34 1º/2011 PROFESSOR (A) HEINRICH ARAÚJO FONTELES NÚCLEO TEMÁTICO

Leia mais

QUESTÃO DA MEMÓRIA E A QUESTÃO DA IMAGEM: Uma leitura de Michel Pêcheux Rôle de la Mémoire, pontos à discussão... 1

QUESTÃO DA MEMÓRIA E A QUESTÃO DA IMAGEM: Uma leitura de Michel Pêcheux Rôle de la Mémoire, pontos à discussão... 1 QUESTÃO DA MEMÓRIA E A QUESTÃO DA IMAGEM: Uma leitura de Michel Pêcheux Rôle de la Mémoire, pontos à discussão... 1 Nádia Régia Maffi NECKEL 2 Unisul UnC- Cnhas Subverter domínios pré-determinados e perscrutar

Leia mais

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons

Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Arte Abstrata: a destruição da forma e a representação da imaginação e do sons Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com 1 A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade

Leia mais

(Re)Leitura e (Re)Criação: Frida Kahlo 1. Lucas FARIAS 2 João PEDROSA 3 Faculdade Maurício de Nassau, João Pessoa, PB

(Re)Leitura e (Re)Criação: Frida Kahlo 1. Lucas FARIAS 2 João PEDROSA 3 Faculdade Maurício de Nassau, João Pessoa, PB (Re)Leitura e (Re)Criação: Frida Kahlo 1 Lucas FARIAS 2 João PEDROSA 3 Faculdade Maurício de Nassau, João Pessoa, PB RESUMO Inspirado na importância social da pintora mexicana Frida Kahlo, este trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Universidade Federal do Espírito Santo Plano de Ensino Campus Goiabeiras Curso: Jornalismo Departamento Responsável:

Leia mais

REVISÃO CONCEITOS BÁSICOS DE LINGUÍSTICA SAULO SANTOS

REVISÃO CONCEITOS BÁSICOS DE LINGUÍSTICA SAULO SANTOS REVISÃO CONCEITOS BÁSICOS DE LINGUÍSTICA SAULO SANTOS 06.04.18 PROGRAMA DA AULA 1. Ferdinand de Saussure 2. Langue e parole 3. A dupla articulação da linguagem 4. Abstrato vs. concreto 5. Eixo sintagmático

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - UFF

MATRIZ CURRICULAR - UFF Curso: CINEMA E AUDIOVISUAL Titulação: LICENCIADO Habilitação: - Enfâse: - Linha de Formação: - Currículo: 57.02.002 Versão: 1 Turno: Noturno (OB) Carga horária obrigatória: 1900 (O) Carga horária optativa:

Leia mais

UNIVERSIDAD E FEDERAL DO OESTE DO PARÁ- UFOPA XXX LLC LÓGICA, LINGUAGEM E COMUNICAÇ ÃO SEMIÓTIC A/ PORTUGU ÊS (30H) Santarém-PA

UNIVERSIDAD E FEDERAL DO OESTE DO PARÁ- UFOPA XXX LLC LÓGICA, LINGUAGEM E COMUNICAÇ ÃO SEMIÓTIC A/ PORTUGU ÊS (30H) Santarém-PA Santarém-PA UNIVERSIDAD E FEDERAL DO OESTE DO PARÁ- UFOPA Credenciada pela Lei nº 12.085/09, de 05 de novembro de 2009. Centro de Formação Interdisciplinar - CFI LLC LÓGICA, LINGUAGEM E COMUNICAÇ ÃO SEMIÓTIC

Leia mais

EDITORIAL. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada,v. 14, n.1, 2016, p. 7-11

EDITORIAL.   CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada,v. 14, n.1, 2016, p. 7-11 Os semioticistas talvez menos do que deveriam e mais do que gostariam se põem a pensar nos propósitos e limites da semiótica. Ao invés de resolver problemas concretos, de produzir soluções, cedem, não

Leia mais

Editorial: Dossiê Teorias de Linguagem e Estudos de Religião

Editorial: Dossiê Teorias de Linguagem e Estudos de Religião Editorial - Dossiê: Teorias de Linguagem e Estudos de Religião DOI 10.5752/P.2175-5841.2018v16n51p997 Editorial: Dossiê Teorias de Linguagem e Estudos de Religião Etienne Alfred Higuet Gostaríamos de ressaltar,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CURSO DE DESIGN TEORIA DA FORMA 3 Prof. Dr. Isaac A. Camargo O conceito de forma e seus conteúdos.

Leia mais

ARTES E HUMANIDADES Instruções para as Inscrições 2014/2015 (2.º ANO e 3.º ANO)

ARTES E HUMANIDADES Instruções para as Inscrições 2014/2015 (2.º ANO e 3.º ANO) ARTES E HUMANIDADES Instruções para as Inscrições 2014/2015 (2.º ANO e 3.º ANO) Cumprido o tronco comum, para perfazer os 180 créditos ECTS, o aluno pode optar por um ou dois majors, por um major e dois

Leia mais

ARISTÓTELES: BASES DO PENSAMENTO LÓGICO E CIENTÍFICO

ARISTÓTELES: BASES DO PENSAMENTO LÓGICO E CIENTÍFICO ARISTÓTELES: BASES DO PENSAMENTO LÓGICO E CIENTÍFICO Nasceu por volta de 384 a.c e faleceu por volta de 322 a.c). Natural de Estagira, na Macedônia, era filho de Nicômaco, médico do rei da Macedônia. Aos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SIGNO PARA O APRENDIZADO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A IMPORTÂNCIA DO SIGNO PARA O APRENDIZADO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL 413 de 664 A IMPORTÂNCIA DO SIGNO PARA O APRENDIZADO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Nayra Marinho Silva 124 (UESB) Carla Salati Almeida Ghirello-Pires 125 (UESB) RESUMO Este trabalho objetiva investigar

Leia mais

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2014/2015

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2014/2015 Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2014/2015 Área Temas /Conteúdos Competências Objetivos Avaliação Expressão Físico- Motora Perícia manipulação Jogos Percursos

Leia mais

28/03/ INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental

28/03/ INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental www.leocoelho.net/interacao INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental CONTEÚDO 07 1º SEMESTRE DE 2017 Prof. Leonardo Coelho PSICOLOGIA COGNITIVA COGNIÇÃO: É o processo do

Leia mais

O fonema como unidade básica da semiose Sebastião Elias Milani

O fonema como unidade básica da semiose Sebastião Elias Milani O fonema como unidade básica da semiose Sebastião Elias Milani No Curso de Linguística Geral, Ferdinand de Saussure (1854-1913) explicou muitas coisas importantes para todos os pensadores da linguagem.

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS.   FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos.

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Linguagem e Cultura Conceituação Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Cultura é todo saber humano, o cabedal de conhecimento de um

Leia mais