28/03/ INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "28/03/ INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental"

Transcrição

1 INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental CONTEÚDO 07 1º SEMESTRE DE 2017 Prof. Leonardo Coelho PSICOLOGIA COGNITIVA COGNIÇÃO: É o processo do conhecimento, que envolve ATENÇÃO, PERCEPÇÃO, MEMÓRIA, RACIOCÍNIO, JUÍZO, IMAGINAÇÃO, PENSAMENTO e LINGUAGEM. É o método que entendemos a informação, sendo iniciado pela captação dos sentidos e em seguida ocorre a percepção do conhecimento. É um processo contínuo de aprendizado, que tem como matéria prima a informação do meio em que vivemos, acrescentado pelo conhecimento registrado em nossas memórias. PSICOLOGIA COGNITIVA E AS SUAS PRINCIPAIS ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO: 1- Percepção 2- Memória 3- Representação de conhecimento 4- Linguagem 5- Pensamento 1- PERCEPÇÃO: São todas as funções humanas (sentidos) que permitem com que o público-alvo capture os estímulos do AMBIENTE, para poder processar a informação. -Visão / Olfato / Audição / Tato / Paladar 2- MEMÓRIA: A memória é a capacidade que temos em registrar, armazenar e acessar as informações adquiridas em nossa vida. Podemos dividir em três processos: 1- Codificação: registro inicial da informação. É a capacidade da ação cognitiva de captar a informação e manter ativa para que ocorra o processamento. 2- Armazenamento: manter a informação registrada por um período de tempo, sendo possível recuperar e (re)utilizar. 3- Evocação ou acesso: atua na memória armazenada, para posterior utilização por outros processos cognitivos (pensamento, linguagem, outros ) 3- ALGUMAS REPRESENTAÇÕES DO CONHECIMENTO: Imagem mental: Para Jean Piaget (1961) é a evocação simbólica de uma realidade ausente. Depois de um questionamento ou informação, qual a imagem que lhe vem a cabeça? Resultado: representação conceitual individual. Modelos mentais: É o mecanismo do pensamento que o ser humano tenta explicar o funcionamento do mundo real. O RESULTADO da INFORMAÇÃO recebida e processada por uma criança é diferente de um adulto. 4- LINGUAGEM Através da linguagem conseguimos expressar de forma abstrata os símbolos linguísticos, com o objetivo de transmitir e trocar informações entre as pessoas. É a capacidade de receber, interpretar e emitir informações ao meio. A linguagem é a capacidade natural que o ser humano tem de se comunicar, seja por meio de palavras, gestos, imagens, sons, cores, expressões, etc. A linguagem pode ser classificada em: verbal e não verbal. Verbal quando usa palavras (escrita ou falada) Não-verbal quando utiliza gestos, sons, cores, imagens, etc. Pode-se optar pelo uso de uma ou outra forma de linguagem, ou mesmo utilizar a combinação da duas para se comunicar. (fonte: simplesmenteportugues)

2 4- LINGUAGEM (continuação ) 5- PENSAMENTO A LÍNGUA é o conjunto de sinais que determinadas comunidades usam para se comunicar. São as regras gramaticais. Linguagem: universal e abstrata capacidade de todo ser humano. Por exemplo, o sorriso é entendido por qualquer ser humano. Língua: local e concreta, capacidade de determinado povo, ou de quem se disponha a aprender as regras gramaticais da língua específica. Por Exemplo, o idioma francês só é entendido pelo povo francês, ou por quem estude e domine a gramática da língua francesa. É a capacidade de compreender, organizar conceitos e representá-los em nossa mente. Relaciona-se com as outras funções mentais (percepção, memória, linguagem, outros ) Geralmente associado a: - Lógica (palavra, pensamento, ideia ou princípio lógico) - Raciocínio (operação lógica discursiva e mental através de mecanismos de comparação e abstrações que tem como resultado as conclusões) - Formação de conceitos (resultado de análise que envolve o meio ambiente, cultura, região, paradigmas e outros...) - Resolução de problemas (é a nossa capacidade de resolver um problema através das ações cognitivas) - Julgamento e tomadas de decisões (é a ação posterior a recepção de uma informação) (fonte: simplesmenteportugues) PSICOLOGIA COGNITIVA Baseada nos aspectos cognitivos da Interação Humano Máquina. Permite mensurar, modelar e prever o comportamento e desempenho de Interação Humano Máquina. LEI DE HICK-HYMAN Relacionado ao tempo que uma pessoa toma uma decisão, diante de uma série de opções. Identificar o tempo de reação de um usuário é mensurar a velocidade e a eficácia na tomada de decisão. É promover os três estágios de interação com a interface gráfica: 1- identificação do estímulo (percepção); 2- seleção de respostas (decisão) 3- escolha (ação). Aplicando a Lei de Hick-Hyman na criação de uma interface gráfica, sempre será contemplado: - Conforto do usuário; - Minimizar o tempo de procura; - Navegabilidade, interatividade e usabilidade; - Promoção da ação cognitiva de aprendizado. LEI DE FITTS É um modelo de movimento humano (psicomotor), que estuda o tempo necessário para o deslocamento rápido de um PONTO INICIAL ao PONTO FINAL. É levado em consideração a distância, objetivo e o tamanho (visibilidade dos objetos). LEI DE FITTS É o TEMPO (T) que uma pessoa (usuário), leva para percorrer uma certa DISTÂNCIA (D) de um ponto inicial ao ponto final, para acessar um objeto de certo TAMANHO (S). Ajuda na definição dos espaços (gride) e tamanho dos objetos (visibilidade). RÁPIDO DIRIGIDO UNIDIMENSIONAL O movimento do mouse: o tempo para alcançar um objetivo com o mouse é função da distância e tamanho do objetivo. Quanto menor a distância e maior o tamanho, mais amigável é o mecanismo de interação. Pode-se mover o mouse rapidamente até o alvo que a probabilidade de acerto é elevada. (fonte: Hipermídia Rafael Granemann)

3 A Gestalt após sistemáticas pesquisas, apresenta uma teoria sobre o fenômeno da percepção. É um conjunto de denominações que nos leva a perceber determinada informação através da forma dos objetos. É uma palavra de origem germânica que significa forma ou figura. Sistemas de leitura visual, que permite e favorece a articulação analítica e interpretativa da forma dos objetos: 1- Unidades 5- Continuidade 2- Segregação 6- Proximidade 3- Unificação 7- Semelhança 1- UNIDADES: Uma unidade formal pode ser identificada em um único elemento que se encerra em si mesmo, ou como parte de um todo. No caso de um objeto ser constituído por conjunto de numerosas unidades, adota-se o critério de se eleger unidades principais. S Exemplo de unidade que se encerra em si mesma. Uma linha, que configura a letra s. 4- Fechamento 8 Pregnância da Forma Logotipo: o objeto é constituído por 7 unidades: o fundo e cada uma dos caracteres. Ou, duas unidades principais: o fundo mais a tipografia levi s. 2- SEGREGAÇÃO: Significa a capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar, notar ou descatar unidades, em um todo compositivo ou em partes deste todo, dentro relações formais, dimensionais de posicionamento. 3- UNIFICAÇÃO: A unificação da forma consiste na igualdade e semelhança dos estímulos produzidos pelo campo visual. Dois princípios básicos concorrem fortemente para a unificação da organização formal: a proximidade e a semelhança. Neste site segregam-se várias unidades principais: cabeçalho, imagens, boxes informativos, marca, carro, outros. Já no veículo, pode-se agregar inúmeras outras unidades: carroceria, rodas, faróis, placa, espelhos retrovisores até que se esgote a percepção das unidades visíveis ou considerálas suficientes para uma leitura visual. Yin-Yang: Unificação da figura pelo seu equilíbrio simétrico oposto, com os pesos visuais opostos contrabalançados e distribuídos de modo igual. Sua harmonia é plena e o contraste cromático dos seus elementos valoriza e torna a figura mais expressiva plasticamente. Nesta imagem a unificação foi prejudicada por duas unidades que estão fora do contexto (semelhança e boa continuidade). 4- FECHAMENTO: Figuras parciais são fechadas e/ou complementadas pelo nosso cérebro. 5- CONTINUIDADE: O complemento dos elementos visuais é feito pelo usuário (continuação). É o estímulo que o cérebro recebe para imaginar como a imagem/mensagem será completada.

4 6- PROXIMIDADE: Objetos mais próximos são identificados como grupos. 7- SIMILARIDADE OU SEMELHANÇA: Objetos similares ou semelhantes na forma ou cor. Exemplo: No site da Globo.com a definição das cores dos temas identificam as matérias. É possível saber qual matéria está relacionada ao esporte, notícias, vídeos. 8- PREGNÂNCIA DA FORMA É a capacidade de reconhecer e perceber as formas. Marcas devem ter alta pregnância nas suas formas essenciais, pois o seu objetivo principal é ser percebida em qualquer ambiente. Imagens com vários elementos visuais, ou ainda inserida em uma composição cheia de objetos, proporciona uma peça de baixa pregnância. SIMETRIA Com os elementos simétricos é muito mais fácil torná-los um grupo. Os dois elementos da esquerda estão simétricos. DESTINO COMUM Elementos visuais movendo-se na mesma direção/sentido são percebidos como grupos. REGIÃO COMUM Objetos confinados em uma região comum são percebidos como um grupo.

5 CONECTIVIDADE Traços contínuos conectando objetos são percebidos como relacionamento. ILUSÃO DE ÓTICA INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR 1º SEMESTRE DE 2017 Prof. Leonardo Coelho

Abordagem teórica. osquemaisutilizamosemihcsão. A lei de Hick-Hyman para o tempo de reação de escolha (Hick, 1952; Hyman, 1953)

Abordagem teórica. osquemaisutilizamosemihcsão. A lei de Hick-Hyman para o tempo de reação de escolha (Hick, 1952; Hyman, 1953) Aula 5 Abordagens Teóricas Psicologia experimental Lei de Hick-Hyman Lei de Fitts Psicologia cognitiva Processador Humano de Informação Princípio de Gestalt Atividades Abordagem teórica As primeiras abordagens

Leia mais

Psicologia Experimental Psicologia Cognitiva Aplicada. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Psicologia Experimental Psicologia Cognitiva Aplicada. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Interface Homem/Máquina Aula 4 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Roteiro da Aula de Hoje

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/41 Conteúdo

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.6 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Experimental Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/17 Introdução

Leia mais

QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS

QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS GESTALT GESTALT A PSICOLOGIA DA GESTALT É UM MOVIMENTO QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS VEZES ATÉ DE FORMA INCONSCIENTE. ELE AJUDA

Leia mais

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais;

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; Design e Percepção -Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; -É a aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos; -O Design trabalha

Leia mais

O que é? Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma.

O que é? Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma. GESTALT O que é? Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma. Precursor: VonEhrenfels, filósofo vienense (fins do séc.xix)

Leia mais

Interface Homem- Computador 3 aula

Interface Homem- Computador 3 aula Interface Homem- Computador 3 aula Esp. Suzana de Morais Santos Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Campus Corumbá Psicologia, etnograia e semiótica Lei de Hick-Hyman

Leia mais

Gestalt Fundamentação teórica

Gestalt Fundamentação teórica Gestalt Fundamentação teórica ILUSÃO DE ÓTICA São imagens que enganam a visão humana Normalmente elas são figuras que podem ter várias interpretações, podem surgir naturalmente ou até serem criadas. Possuem

Leia mais

Fundamentos Teóricos: Percepção Visual

Fundamentos Teóricos: Percepção Visual Fundamentos Teóricos: Percepção Visual Fundamentos da percepção visual Roteiro Elementos fundamentais Anatomia do olho humano Percepção de cores Harmonia cromática Campo de visão Fenômenos da percepção

Leia mais

Interface Usuário Máquina. Aula 05

Interface Usuário Máquina. Aula 05 Interface Usuário Máquina Aula 05 Interface Usar um sistema interativo significa interagir com sua interface para alcançar objetivos em determinado contexto de uso. Interação e Interface A interação e

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES REALIDADE Realidade psíquica elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente As vezes, usamos nossa

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/20 Psicologia

Leia mais

Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem

Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem Disciplina - Aspectos Fonoaudiológicos nos Distúrbios de Aprendizagem Fga. Ms. Adriana de Souza Batista adrianabatista@gmail.com CRDA Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Sinalização Desenvolvimento

Sinalização Desenvolvimento Sinalização Desenvolvimento Setas - Em suportes de sinalização, as setas correspondem ao gesto de se estender a mão e apontar o dedo indicador para alguma direção indicando o caminho que deve ser percorrido

Leia mais

Disciplina: Web Design Segunda Aula

Disciplina: Web Design Segunda Aula Disciplina: Web Design Segunda Aula Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa Centro Universitário Senac Prof. M e. Denise Neves profa.denise@hotmail.com.br Conteúdo da Aula Tema: Storyboard/Wireframes Gestalt

Leia mais

A cor será estudada a diversos níveis: a sua sintaxe, natureza, aspectos técnicos e valores perceptivos, psicológicos, estéticos e culturais.

A cor será estudada a diversos níveis: a sua sintaxe, natureza, aspectos técnicos e valores perceptivos, psicológicos, estéticos e culturais. COR E PERCEÇÃO VISUAL [11512] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS Que elementos da linguagem visual devo utilizar para comunicar com sucesso uma determinada mensagem? Que impacto emocional essa mensagem

Leia mais

Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma. Teoria Geral da Gestalt

Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma. Teoria Geral da Gestalt Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma Fundamentado Cientificamente na Psicologia da Percepção da Forma Teoria Geral da Gestalt Prof. Dr. João Gomes Filho I 2009 BIBLIOGRAFIA mais a do próprio

Leia mais

AGR UPAMENTO DE ESCO LAS ANSEL MO DE AN DR ADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES - Grupo 240 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Disciplina: EV 6.

AGR UPAMENTO DE ESCO LAS ANSEL MO DE AN DR ADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES - Grupo 240 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Disciplina: EV 6. AGR UPAMENTO DE ESCO LAS ANSEL MO DE AN DR ADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES - Grupo 240 PLANIFICAÇÃO ANUAL Disciplina: EV 6.º ano 2014/2015 METAS DE APRENDIZAGEM OBJETIVOS ESPECÍFICOS CONTEÚDOS ATIVIDADES

Leia mais

2018/2019 ANO: 6 º de escolaridade

2018/2019 ANO: 6 º de escolaridade 2018/2019 ANO: 6 º de escolaridade ANO: 6º EDUCAÇÃO VISUAL Plano Anual Ano letivo: 2018/2019 DOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO RESULTADOS PRETENDIDOS CONTEÚDOS Técnica 1. Compreender características

Leia mais

O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral

O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral Assuntos Atividade mental Processamento de informação Captação de informação Cognição IHC/IHM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Atividade

Leia mais

A ciência da cognição

A ciência da cognição A ciência da cognição A Psicologia Cognitiva Cognição As pessoas pensam. Psicologia cognitiva Os cientistas pensam a respeito de como as pessoas pensam. Estudantes de psicologia cognitiva As pessoas pensam

Leia mais

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos Processos básicos envolvidos na aprendizagem Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos ATENÇÃO Fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

II JORNADA DE AVALIAÇÃO PSICOLÒGICA DETRAN /RS

II JORNADA DE AVALIAÇÃO PSICOLÒGICA DETRAN /RS II JORNADA DE AVALIAÇÃO PSICOLÒGICA DETRAN /RS Os limites da técnica na avaliação psicológica para fins de habilitação Adriana Sylla Pereira Santos adrianasps@terra.com.br Os limites da técnica na avaliação

Leia mais

Recapitulando Conceitos Básicos

Recapitulando Conceitos Básicos IHC Aula 07 Recapitulando Conceitos Básicos Interação Perspectivas de Sistema Parceiro de Discurso Mídia Ferramenta Interface Contexto de Uso Qualidade em IHC Usabilidade Experiência do Usuário Acessibilidade

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Leia mais

Designer de Dashboards Desenhos eficientes de painéis. Augusto Mello Verde

Designer de Dashboards Desenhos eficientes de painéis. Augusto Mello Verde Desenhos eficientes de painéis Augusto Mello Verde Índice Índice Alguns Conceitos Cognição ou Carga Cognitiva e Saturação Percepção Visual Gestalt de Percepção Visual Acabou os textos Montagem de um painel

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Interface Homem-Computador Aula: O Homem e a Máquina - parte II Professor: M.Sc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Interface Homem-Computador Psicologia Cognitiva Psicologia Cognitiva

Leia mais

APRENDIZAGEM ATIVA NOS ANOS INICIAIS. Estruturas de pensamento

APRENDIZAGEM ATIVA NOS ANOS INICIAIS. Estruturas de pensamento APRENDIZAGEM ATIVA NOS ANOS INICIAIS Estruturas de pensamento Aprendizagem Ativa Objetivos Desenvolvimento de metagognição e do pensamento por meio da apresentação ao aluno; Avaliação em prol da aprendizagem,

Leia mais

Introdução a Ergonomia e Usabilidade

Introdução a Ergonomia e Usabilidade Introdução a Ergonomia e Usabilidade Projeto de Interface Homem- Máquina Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Agenda Apresentação Definições Gerais Importância Usabilidade e Ergonomia Engenharia da

Leia mais

Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2015/2016

Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2015/2016 Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio 150320 EDUCAÇÃO VISUAL 2º CICLO PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2015/2016 /Metas Curriculares- Domínios de referência Objetivos Descritores de desempenho Conteúdos Atividades/

Leia mais

Princípios de Design: Conceituação

Princípios de Design: Conceituação Engenharia de Produtos e Processos O Projeto Conceitual 1ª Parte Design, Percepção Visual e Atratividade Prof. Dário Furtado 1 Projeto de Produto - Prof. Dário Furtado Princípios de Design: Conceituação

Leia mais

DEFINIÇÃO As relações entre o indivíduo e o mundo que o rodeia são assim regidas pelo mecanismo perceptivo todo conhecimento

DEFINIÇÃO As relações entre o indivíduo e o mundo que o rodeia são assim regidas pelo mecanismo perceptivo todo conhecimento PERCEPÇÃO DEFINIÇÃO A percepção é o processo de decodificar os estímulos que recebemos. Em termos gerais, a percepção pode ser descrita como a forma como vemos o mundo à nossa volta, o modo segundo o qual

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 6ºANO

EDUCAÇÃO VISUAL 6ºANO REPRESENTAÇÃO R6 TÉ CNICA T6 ESCOLA EB 23 LUÍS DE CAMÕES ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 2014/2015 EDUCAÇÃO VISUAL 6ºANO DOMÍNIO Objetivos Gerais METAS CURRICULARES Descritores de desempenho CONTEÚDOS RECURSOS

Leia mais

O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC?

O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC? O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC? É o conjunto de processos, diálogos, e ações através dos quais o usuário humano interage com um computador. "A interação homem-computador é uma disciplina que diz respeito

Leia mais

Projeto de Interface Homem- Máquina

Projeto de Interface Homem- Máquina Projeto de Interface Homem- Máquina PCS 013 Profa. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Selma S. S. Melnikoff Projeto de Interface- Homem- Máquina Em geral, esta atividade é realizada na fase de análise ou de

Leia mais

Percepção Ambiental. Antonio Castelnou

Percepção Ambiental. Antonio Castelnou Percepção Ambiental Antonio Castelnou CASTELNOU Introdução Denomina-se MEIO AMBIENTE qualquer condição ou influência situada fora de um organismo, grupo ou outro sistema que se analise, consistindo basicamente

Leia mais

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83%

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% 94% 1 O computador é um sistema de processamento

Leia mais

Prof.: Diego Santos. Disciplina: Projeto Gráfico I

Prof.: Diego Santos. Disciplina: Projeto Gráfico I Prof.: Diego Santos Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Projeto Gráfico I Ementa Estudos elementares dos fundamentos da composição em desenho. Fundamentos

Leia mais

AULA 01: APRESENTAÇÃO

AULA 01: APRESENTAÇÃO ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 01: APRESENTAÇÃO Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAIS OS OBJETIVOS DESSA DISCIPLINA?

Leia mais

Aula: Principais escolas da Psicologia: Gestalt

Aula: Principais escolas da Psicologia: Gestalt Aula: Principais escolas da Psicologia: Gestalt GESTALT O movimento gestáltico surgiu no período compreendido entre 1930 e 1940 tem como expoentes máximos: Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Kôhler (1887-1967),

Leia mais

Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício.

Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício. Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício. A CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS Seu estudo é de

Leia mais

Elementos Compositivos I Prof. Andrea Faria Andrade. Departamento de Expressão Gráfica - UFPR

Elementos Compositivos I Prof. Andrea Faria Andrade. Departamento de Expressão Gráfica - UFPR Elementos Compositivos I Prof. Andrea Faria Andrade Departamento de Expressão Gráfica - UFPR COMUNICAÇÃO VISUAL Elementos Compositivos I Prof. Andrea Faria Andrade A informação por meio de sinais provocou

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Material 2 Aspectos tecnológicos de interfaces Aspectos psicológicos da interação humana Prof. Luthiano Venecian Aspectos tecnológicos

Leia mais

FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA NA VISUALIZAÇÃO DE DADOS

FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA NA VISUALIZAÇÃO DE DADOS 13 15 Junho de 2007. Porto, Portugal. FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA Dulclerci Sternadt Alexandre, João Manuel R. S. Tavares FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, PORTUGAL LOME Laboratório

Leia mais

MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO

MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO hipertexto MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO Profa. Gercina Lima 2 DEFINIÇÕES: Modelagem conceitual para sistemas de O mapeamento conceitual envolve a identificação de

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos Psicológicos da Educação TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Prof. Stephanie Gurgel Howard Gardner Cientista norte americano Formado no campo da psicologia e da neurologia

Leia mais

O que é Tecnologia da Informação?

O que é Tecnologia da Informação? O que é Tecnologia da Informação? Tecnologia da Informação ou TI é o conjunto de recursos tecnológicos destinados ao armazenamento, ao processamento e à transmissão de informações. É constituída por: hardware

Leia mais

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro

Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Unidade I APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Itens de Estudo 1. O que significa aprender? 2. O tempo da aprendizagem 3. O Conhecimento formal 4. Aprender individual Questão

Leia mais

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR Aula #05 - Gestalt: Fundamentos e leis Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros diego.piovesan@gmail.com quarta-feira, 1 de setembro de 2010 Teste 1 [...] o importante

Leia mais

Prof.: Diego Santos. Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM

Prof.: Diego Santos. Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Prof.: Diego Santos Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Ementa Estudos elementares dos fundamentos da composição em desenho. Fundamentos básicos da composição.

Leia mais

Agentes Inteligentes Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROFESSOR FLÁVIO MURILO

Agentes Inteligentes Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROFESSOR FLÁVIO MURILO Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Definição Russel e Norvig definem Agentes Inteligentes como algo capaz de perceber o ambiente por meio de sensores e agir sobre eles por meio de atuadores.

Leia mais

Práticas Pedagógicas: Língua Portuguesa - Usos e formas, língua oral, escrita e gêneros textuais

Práticas Pedagógicas: Língua Portuguesa - Usos e formas, língua oral, escrita e gêneros textuais Práticas Pedagógicas: Língua Portuguesa - Usos e formas, língua oral, escrita e gêneros textuais Aula: 17/05/2019 Prof.: José Neres www.joseneres.com Alguns conceitos básicos nos estudos atuais da linguagem

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 7 seções 2.3 e 2.4 Percepção do consumidor & Formação e mudança da atitude do consumidor 1 Seção 2.3 PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR 2 PROPAGANDA UCB LOVE PROPAGANDA ACIDENTE

Leia mais

O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) Modelos mentais. Modelos mentais. Regra de ouro. Modelos mentais

O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) Modelos mentais. Modelos mentais. Regra de ouro. Modelos mentais O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) A fenômenos B imagem de A (observações Estágio Curricular Supervisionado em Física II D causas? (nãoobserváveis) REALIDADE Leis, Teorias, Princípios

Leia mais

Pensamento e linguagem

Pensamento e linguagem Pensamento e linguagem Função da linguagem Comunicar o pensamento É universal (há situações que nem todos sabem fazer), mas todos se comunicam Comunicação verbal Transmissão da informação Características

Leia mais

Tema 2 EU: 2.1. A Cognição A perceção. Questões de escolha múltipla GRUPO I

Tema 2 EU: 2.1. A Cognição A perceção. Questões de escolha múltipla GRUPO I AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/Secundária de S. Sebastião, Mértola Ano Lectivo 2011/2012 Disciplina de Psicologia B 12º Ano Turma A Ficha de verificação de conhecimentos Docente: Rui Nunes

Leia mais

ERGONOMIA COGNITIVA APLICADA À PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES CNROSSI ERGONOMIA E FISIOTERAPIA PREVENTIVA

ERGONOMIA COGNITIVA APLICADA À PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES CNROSSI ERGONOMIA E FISIOTERAPIA PREVENTIVA ERGONOMIA COGNITIVA APLICADA À PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES Cognição - Definição Cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

PRINCÍPIOS DE NEUROCOMPUTAÇÃO

PRINCÍPIOS DE NEUROCOMPUTAÇÃO PRINCÍPIOS DE NEUROCOMPUTAÇÃO Neurocomputação Funcionamento do cérebro humano e os neurônios Formação das conexões e como se concebe teoricamente a aquisição do conhecimento, formalizando-os em procedimentos

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Prof. Péricles José Pires - fev/2014

Administração de Sistemas de Informação. Prof. Péricles José Pires - fev/2014 Administração de Sistemas de Informação Prof. Péricles José Pires - fev/2014 1 TEORIA DOS SISTEMAS Teoria Autor Principais idéias Gestalt Cibernética Teoria Geral dos Sistemas Wertheimer Wiener Von Bertalanffy

Leia mais

ENSINO REGULAR 2º CICLO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2015/2016 EDUCAÇÃO VISUAL 6º ANO PCA METAS CURRICULARES

ENSINO REGULAR 2º CICLO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2015/2016 EDUCAÇÃO VISUAL 6º ANO PCA METAS CURRICULARES Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS ARTES VISUAIS - GRUPO de RECRUTAMENTO -

Leia mais

Agentes Inteligentes Sistemas Inteligentes Especialização em Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PROFESSOR FLÁVIO MURILO

Agentes Inteligentes Sistemas Inteligentes Especialização em Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PROFESSOR FLÁVIO MURILO Agentes Inteligentes Sistemas Inteligentes Especialização em Automação Industrial 1 Agentes inteligentes Russel e Norvig definem Agentes Inteligentes como algo capaz de perceber o ambiente por meio de

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Aula 01 Bruna Patrícia da Silva Braga USABILIDADE E INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR (IHC) USABILIDADE É um atributo de qualidade relacionado à facilidade de uso de algo; Mais especificamente,

Leia mais

SEED FEUSP. Coordenação Prof Nilson J Machado

SEED FEUSP. Coordenação Prof Nilson J Machado SEED FEUSP Coordenação Prof Nilson J Machado 2 2009-2 sobre gestalt edesign ana lucia g r lupinacci Século XIX XX Fotografia Impressionismo Art Nouveau Litografia Estudos da visão Filosofia (Fenomenologia)

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama Arquitetura de Hardware Professor Eduardo Stahnke Arquiteturas Grande diversidade das arquiteturas de computadores Componentes básicos do computador Os Principais

Leia mais

MEMÓRIA. Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória

MEMÓRIA. Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória MEMÓRIA Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória Andressa Knetsiki, Jessica Fiais de Mello, Letícia D. V. de Alleluia Estagiárias

Leia mais

O SUJEITO PARA ALÉM DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ARTE; MOVIMENTO E SENSAÇÕES

O SUJEITO PARA ALÉM DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ARTE; MOVIMENTO E SENSAÇÕES O SUJEITO PARA ALÉM DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ARTE; MOVIMENTO E SENSAÇÕES Adriana Balaguer Terapeuta Ocupacional SUJEITO PARA ALÉM Terapia - Trabalho artesanal: Dar o tempo de resposta do paciente;

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE Educação Visual- 6º ANO. Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE Educação Visual- 6º ANO. Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas DOMÍNIOS Representação Discurso PROCEDIMENTOS Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas encadeamento de factos e acontecimentos que aludem ao que se quer comunicar /significar

Leia mais

6 (TEMPOS SEMANAIS) X (75MN +

6 (TEMPOS SEMANAIS) X (75MN + ÁREAS DE COMPETÊNCIA DO PERFIL DO ALUNO (Apresentação da disciplina: Objetivos, funcionamento e avaliação. Avaliação diagnóstica.) A Linguagens e Textos C Raciocínio e Resolução D Pensamento Crítico e

Leia mais

BANCO DE DADOS - MODELAGEM DE DADOS

BANCO DE DADOS - MODELAGEM DE DADOS Colégio Estadual João Manoel Mondrone Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Normal Técnico em Informática BANCO DE DADOS - MODELAGEM DE DADOS Profª Ana Paula Mandelli O QUE É MODELAGEM DE DADOS? Significa

Leia mais

NEUROMARKETING Explica

NEUROMARKETING Explica NEUROMARKETING Explica Por que você compra Prof. Rubens Sant Anna O Marketing é uma guerra de percepções. Al Ries O grande dilema NEUROMARKETING? Intangível Não mensurável Baseado na percepção Emocional

Leia mais

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA NÃO, PORQUE O ESTRANGEIRO NÃO ENTENDEU A LÍNGUA DO BRASILEIRO. HOUVE COMUNICAÇÃO? SIM, PORQUE AS DUAS

Leia mais

... Cultura. Em busca de conceitos

... Cultura. Em busca de conceitos Cultura Em busca de conceitos Cultura Clifford Geertz Ernst Cassirer. EUA, 1926 2006 Texto: 1973 Polônia, 1874 EUA, 1945 Texto: 1944 A ciência na busca da definição do Homem Ciência na busca de leis gerais

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula I Prof. Carlos Café Dias APRESENTAÇÃO O CURSO O curso de extensão em Programação visual aborda a teoria e prática da comunicação visual, oportunizando o estudo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

Planificação Anual. Professoras:Rosalina Madruga Disciplina:Educação Visual Ano:6.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professoras:Rosalina Madruga Disciplina:Educação Visual Ano:6.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professoras:Rosalina Madruga Disciplina:Educação Visual Ano:6.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Técnica T6 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

CONHECIMENTOS CAPACIDADES. 1. Compreender características e qualidades da cor ( Técnica ).

CONHECIMENTOS CAPACIDADES. 1. Compreender características e qualidades da cor ( Técnica ). Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de

Leia mais

Conteúdos / Critérios de Avaliação 2018/2019 Curso Profissional de Técnico de Multimédia Disciplina DCA 10.º ANO

Conteúdos / Critérios de Avaliação 2018/2019 Curso Profissional de Técnico de Multimédia Disciplina DCA 10.º ANO Conteúdos / Critérios de Avaliação 2018/2019 Curso Profissional de Técnico de Multimédia Disciplina DCA 10.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DATAS 17-09-18 a 22-10-18 22-10-18 a 28-11-18 MÓDULO / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ A arquitetura básica de qualquer computador completo, seja um PC, um Machintosh ou um computador de grande porte, é formada por apenas 5 componentes básicos:

Leia mais