FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA NA VISUALIZAÇÃO DE DADOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA NA VISUALIZAÇÃO DE DADOS"

Transcrição

1 13 15 Junho de Porto, Portugal. FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA Dulclerci Sternadt Alexandre, João Manuel R. S. Tavares FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, PORTUGAL LOME Laboratório de Óptica e Mecânica Experimental

2 Estrutura da Apresentação: 1. Visualização; 2. Sentidos e Percepção; 3. Modelo de Percepção Visual Humana; 4. Abordagem de um Modelo de Referência; 5. Conclusão.

3 Visualização: Acto ou efeito de visualizar; Conversão de conceitos em imagens ou formas visíveis; Formação de uma imagem mental de um conceito abstracto. O uso de representações visuais de dados abstractos, suportadas por computador e interactivas, de forma a maximizar a cognição. Stuart Card Readings in Information Visualization: using vision to think.

4 Vantagens da Visualização: Compreensão de grandes volumes de dados; Percepção de características que não são antecipadas a partir dos dados. Identificação rápida de erros, fenómenos ou anomalias presentes nos dados. Entendimento de características, tanto em grande como em pequena escala, sendo especialmente valiosa na percepção de padrões. Formulação de hipóteses.

5 Vantagens da Visualização - apoio às seguintes actividades: Análise Exploratória O utilizador não tem nenhuma ideia de quais conhecimentos os dados contêm e, através de um processo analítico, explora a representação visual e procura sinais que podem indicar tendências particulares e relações que podem levar a hipóteses. Análise Confirmatória O utilizador tem uma hipótese e a meta é através da exploração visual encontrar a evidência para a sua aceitação ou rejeição. Apresentação É utilizada para representação gráfica e exposição do relacionamento, estrutura, comportamento e outras características intrínsecas aos dados.

6 Visualização de Dados: Os atributos associados aos dados devem ser caracterizados de acordo com diferentes critérios. A identificação adequada desses critérios é determinante para caracterizálos visualmente. É uma fase importante e complexa de um processo de visualização computacional no qual deverão ser considerados os principais conceitos de percepção humana.

7 Sentidos e Percepção: O nosso sistema sensorial é constantemente activado por estímulos. O resultado é uma excitação neural chamada de sensação. Este fluxo contínuo de sensações desencadeia o que se chama de percepção. Visão: O sentido mais rapidamente captado pelo cérebro; Com maior aptidão para captação de informação; Com capacidade de paralelismo; Apresenta disposição para a integração, cooperação e concordância com os restantes sentidos.

8 Percepção da Forma: Teoria Gestalt: O todo é mais do que a soma das partes; Não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e sim das partes através do todo; Os conjuntos possuem leis próprias e estas regem os seus elementos; Através da percepção da totalidade é que se percebe, descodifica e assimila uma imagem ou conceito. Mantra da Visualização para grandes volumes de dados: Overview first, zoom and filter, then details-on-demand. Ben Shneiderman

9 Leis da Teoria Gestalt: São princípios estruturais e funcionais que estabelecem a forma como os elementos constitutivos de uma imagem são percebidos em termos organizacionais. Proximidade: elementos próximos tendem a ser percebidos como um conjunto. Semelhança: elementos com características semelhantes tendem a ser agrupados. Fechamento: formas incompletas tendem a ganhar regularidade e estabilidade.

10 Leis da Teoria Gestalt (cont.): Continuidade: tendência a orientar os elementos para a construção de padrões ou fluxos. Simetria: elementos são mais facilmente percebidos quando apresentam simetria, regularidade e isenção de textura. Figura/fundo: o campo perceptivo divide-se em figura (objecto) e fundo, através do tamanho, forma, cor e posição.

11 Percepção Espacial: Não é associada a um órgão específico, sendo considerada supramodal, vale-se da percepção visual, auditiva e temporal. Em termos visuais é afectada pela distância entre os objectos e o tamanho relativo dos mesmos; a combinação destes dois factores é especialmente útil na percepção e simulação espacial computacional.

12 Modelo da Percepção Visual Humana: 1. Processamento paralelo: Nesta fase são extraídas as primeiras informações de uma imagem, consideradas propriedades de baixo nível da cena visual; normalmente, são informações de natureza transitória. Preattentive - traduz a noção da velocidade e de facilidade com que certas propriedades são identificadas pelos humanos em imagens. Propriedades identificáveis: Cor, forma, movimento, localização espacial, orientação, brilho, comprimento, entre outras que se destacam numa imagem.

13 Modelo da Percepção Visual Humana: 2. Percepção de padrões numa imagem formada Nesta fase, o processo activo decompõe o campo visual em regiões e padrões simples. A determinação destes padrões é dirigida pelas informações fornecidas pelo processamento paralelo. Padrões simples: contornos contínuos, regiões de cores e/ou texturas semelhantes, formas simples. Este processamento é mais lento e envolve a memória de longo prazo, sendo dada ênfase a aspectos proeminentes, movimentos visuais guiados e mecanismo de atenção top-down e bottom-up. Top-Down: percepção guiada pela expectativa. Ex: procurar uma forma específica numa imagem. Bottom-up: percepção guiada pelo estímulo. Ex: contornos quase completos faz-nos reconhecer uma imagem.

14 Modelo da Percepção Visual Humana: 3. Processamento sequencial dirigido Fase mais elevada da percepção, completa as fase posteriores através de demandas da atenção activa e da memória, para responder as pesquisas visuais. Neste nível é possível reconhecer padrões utilizando os previamente conhecidos, recolher novas informações e pormenores. Percepção visual: resultado da interacção intrínseca entre: informações externas adquiridas pelos sistema visual e informações internas baseadas no conhecimento previamente adquirido.

15 Modelo de Referência: ( Stuart K. Card et al 1999) Dados Forma Visual Tarefa Dados Brutos Tabela de Dados Estruturas Visuais Imagens Transformação de Dados Mapeamento Visual Transformações Visuais Usualmente, destacam-se 3 fases: Interacção Humana Transformação de dados: normalização e/ou formatação dos dados em bruto para organizá-los de maneira lógica e estruturada. Mapeamento Visual: associação entre os dados e representações gráficas adequadas. Transformações Visuais: geração da imagem correspondente aos dados - rendering.

16 Modelo de Referência - mapeamento A fase de mapeamento é considerada crucial em Visualização Científica. Énesta fase que serão assinalados os requisitos de percepção humana que deverão ser considerados. O mapeamento dificulta-se à medida que aumenta o número de atributos associados aos dados. Não é simples a escolha de representações gráficas que considerem adequadamente princípios de percepção humana, principalmente na visualização de dados abstractos.

17 Modelo de Referência Mackinlay (1999) foi pioneiro no desenvolvimento de uma ferramenta para automatizar a apresentação gráfica de dados. Utilizou-se do tempo e de outras propriedades perceptíveis tal como cor, forma, tamanho e orientação. A escolha da representação deve seguir os critérios de: expressividade: traduzem as informações de interesse para o utilizador; eficácia: facilidade de compreender as representações e as informações que elas expressam. Mackinlay elaborou uma tabela de prioridades de acordo com o grau de acuidade em termos perceptivos e da natureza dos dados. Esta tabela já foi por muitos autores adaptada, servindo actualmente como uma excelente referência para a fase de mapeamento de dados.

18 Tabela da acuidade de percepção dos atributos visuais - Mackinlay Percepção Dados Quantitativos Dados Ordinais Dados Nominais Maior Posição Posição Posição Comprimento Densidade Croma de Cor (hue) Ângulo Saturação de cor Textura Inclinação Croma de cor (hue) Conexão Área Textura Delimitação Volume Conexão Densidade Densidade Delimitação Saturação de cor Saturação de cor Comprimento Forma Croma de cor (hue) Ângulo Comprimento Textura Inclinação Ângulo Conexão Área Inclinação Delimitação Volume Área Menor Forma Forma Volume (Nesta tabela são considerados três tipos de dados aos quais vão sendo apresentados por ordem decrescente os atributos visuais perceptíveis.)

19 Conclusões A integração de requisitos de percepção humana na visualização computacional tem vindo cada vez mais a requerer esforços de diferentes áreas científicas, sendo o mapeamento de múltiplos atributos ainda um problema relevante. Fundamentos da teoria de informação, da estatística, de data mining e de machine learning podem contribuir significativamente na simplificação do processo de mapeamento. Considerando a visualização como um processo cognitivo, o uso de outros factores da percepção humana tem vindo a ser considerado auxiliando com êxito a visualização; Destes, destaca-se o uso do áudio não falado. Assim, o uso do áudio não falado poderá ajudar o mapeamento de dados associados a padrões de difícil percepção visual; nomeadamente, grandes séries de dados e de multidimensionalidade elevada.

Percepção Humana na Visualização de Grandes Volumes de Dados: Estudo, Aplicação e Avaliação

Percepção Humana na Visualização de Grandes Volumes de Dados: Estudo, Aplicação e Avaliação Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Mestrado em Tecnologia Multimédia Introdução à Investigação Percepção Humana na Visualização de Grandes Volumes de Dados: Dulclerci Sternadt Alexandre (Licenciada

Leia mais

FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA NA VISUALIZAÇÃO DE DADOS

FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA NA VISUALIZAÇÃO DE DADOS CMNE/CILAMCE 2007 Porto, 13 a 15 de Junho, 2007 APMTAC, Portugal 2007 FACTORES DA PERCEPÇÃO VISUAL HUMANA NA VISUALIZAÇÃO DE DADOS Dulclerci Sternadt Alexandre 1, João Manuel R. S. Tavares 2* 1: Faculdade

Leia mais

Teoria da Gestalt. Introdução

Teoria da Gestalt. Introdução Teoria da Gestalt Introdução A teoria foi criada pelos psicólogos alemães Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940), nos princípios do século XX. A teoria da Gestalt,

Leia mais

Psicologia Percepção Visual

Psicologia Percepção Visual Psicologia Percepção Visual 1º Ano, Design de Comunicação 1º Ano, Imagem Animada Processos sensoriais e perceptivos Conceitos básicos A sensação A percepção Sensação vs. percepção José Farinha, ESEC da

Leia mais

Abordagem teórica. osquemaisutilizamosemihcsão. A lei de Hick-Hyman para o tempo de reação de escolha (Hick, 1952; Hyman, 1953)

Abordagem teórica. osquemaisutilizamosemihcsão. A lei de Hick-Hyman para o tempo de reação de escolha (Hick, 1952; Hyman, 1953) Aula 5 Abordagens Teóricas Psicologia experimental Lei de Hick-Hyman Lei de Fitts Psicologia cognitiva Processador Humano de Informação Princípio de Gestalt Atividades Abordagem teórica As primeiras abordagens

Leia mais

Aula: Principais escolas da Psicologia: Gestalt

Aula: Principais escolas da Psicologia: Gestalt Aula: Principais escolas da Psicologia: Gestalt GESTALT O movimento gestáltico surgiu no período compreendido entre 1930 e 1940 tem como expoentes máximos: Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Kôhler (1887-1967),

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/41 Conteúdo

Leia mais

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais;

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; Design e Percepção -Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; -É a aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos; -O Design trabalha

Leia mais

Tema 2 EU: 2.1. A Cognição A perceção. Questões de escolha múltipla GRUPO I

Tema 2 EU: 2.1. A Cognição A perceção. Questões de escolha múltipla GRUPO I AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/Secundária de S. Sebastião, Mértola Ano Lectivo 2011/2012 Disciplina de Psicologia B 12º Ano Turma A Ficha de verificação de conhecimentos Docente: Rui Nunes

Leia mais

Interface Homem- Computador 3 aula

Interface Homem- Computador 3 aula Interface Homem- Computador 3 aula Esp. Suzana de Morais Santos Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Campus Corumbá Psicologia, etnograia e semiótica Lei de Hick-Hyman

Leia mais

O que é? Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma.

O que é? Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma. GESTALT O que é? Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma. Precursor: VonEhrenfels, filósofo vienense (fins do séc.xix)

Leia mais

QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS

QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS GESTALT GESTALT A PSICOLOGIA DA GESTALT É UM MOVIMENTO QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS VEZES ATÉ DE FORMA INCONSCIENTE. ELE AJUDA

Leia mais

Fundamentos Teóricos: Percepção Visual

Fundamentos Teóricos: Percepção Visual Fundamentos Teóricos: Percepção Visual Fundamentos da percepção visual Roteiro Elementos fundamentais Anatomia do olho humano Percepção de cores Harmonia cromática Campo de visão Fenômenos da percepção

Leia mais

Fundamentos em Visualização

Fundamentos em Visualização Fundamentos em Visualização SCC5836 Visualização Computacional Profa. Maria Cristina cristina@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Universidade de São Paulo (USP) 1 / 92

Leia mais

Sistemas de Gestão da IDI Ferramenta para a promoção da competitividade da empresa

Sistemas de Gestão da IDI Ferramenta para a promoção da competitividade da empresa centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal Sistemas de Gestão da IDI Ferramenta para a promoção da competitividade da empresa Sofia David CTCV - Sistemas de Gestão e Melhoria Auditório

Leia mais

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o NEUROPLASTICIDADE O cérebro é um sistema aberto, que está em constante interação com o meio e que transforma suas estruturas e mecanismos de funcionamento ao longo do processo de interação. Aprende atuando!

Leia mais

Apresentação de uma Plataforma Computacional para a Reconstrução e Caracterização da Forma 3D de Objectos

Apresentação de uma Plataforma Computacional para a Reconstrução e Caracterização da Forma 3D de Objectos Teresa Azevedo, João Manuel R. S. Tavares, Mário Vaz FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto LOME - Laboratório de Óptica e Mecânica Experimental Índice: I. Visão 3D; II. Computacional

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONSULTA PSICOLÓGICA E EXAME PSICOLÓGICO DO ADULTO E DO IDOSO Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONSULTA PSICOLÓGICA E EXAME PSICOLÓGICO DO ADULTO E DO IDOSO Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular CONSULTA PSICOLÓGICA E EXAME PSICOLÓGICO DO ADULTO E DO IDOSO Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Psicologia

Leia mais

Fundamentos em Visualização

Fundamentos em Visualização Fundamentos em Visualização SCC5836 Visualização Computacional Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)

Leia mais

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR Aula #05 - Gestalt: Fundamentos e leis Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros diego.piovesan@gmail.com quarta-feira, 1 de setembro de 2010 Teste 1 [...] o importante

Leia mais

Psicofisiologia da visão

Psicofisiologia da visão Psicologia Percepção Visual 1º Ano, Design de Comunicação 1º Ano, Imagem Animada Psicofisiologia da visão O olho A retina O nervo óptico O núcleo geniculado lateral O córtex visual Dos neurónios à percepção

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MULTIMÉDIA DIGITAL

INTRODUÇÃO AO MULTIMÉDIA DIGITAL Oficina de Multimédia B 2015-2016 Noção de Média Noção de Multimédia Noção de Multimédia Digital Tipos de produtos Multimédia O que significa MÉDIA? um meio - media - é o recurso técnico ou físico de conversão

Leia mais

Animação comportamental. Controlo de grupos de objectos. Sistemas de partículas Comportamento de grupos (Flocks, Herds, Schools) Agentes autónomos

Animação comportamental. Controlo de grupos de objectos. Sistemas de partículas Comportamento de grupos (Flocks, Herds, Schools) Agentes autónomos Controlo de grupos de objectos Sistemas de partículas Comportamento de grupos (Flocks, Herds, Schools) Agentes autónomos Controlo de grupos de objectos Considera-se um número moderado de membros (muito

Leia mais

2. Redes Neurais Artificiais

2. Redes Neurais Artificiais Computação Bioinspirada - 5955010-1 2. Redes Neurais Artificiais Prof. Renato Tinós Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 2.1. Introdução às Redes Neurais Artificiais (RNAs) 2.1.1. Motivação

Leia mais

João M. R. S. Tavares, J. Barbosa, A. Jorge Padilha. FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto INEB - Instituto de Engenharia Biomédica

João M. R. S. Tavares, J. Barbosa, A. Jorge Padilha. FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto INEB - Instituto de Engenharia Biomédica Determinação da Correspondência entre Modelos de Contorno e de Superfície, utilizando Modelização por Elementos Finitos e Análise Modal, em Visão por Computador João M. R. S. Tavares, J. Barbosa, A. Jorge

Leia mais

Gestalt Fundamentação teórica

Gestalt Fundamentação teórica Gestalt Fundamentação teórica ILUSÃO DE ÓTICA São imagens que enganam a visão humana Normalmente elas são figuras que podem ter várias interpretações, podem surgir naturalmente ou até serem criadas. Possuem

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONSULTA PSICOLÓGICA E EXAME PSICOLÓGICO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONSULTA PSICOLÓGICA E EXAME PSICOLÓGICO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular CONSULTA PSICOLÓGICA E EXAME PSICOLÓGICO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Psicologia Clínica 3. Ciclo

Leia mais

PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP. Teorias de aprendizagem. Aprendizagem e memória. Desenvolvimento cognitivo. Teorias de aprendizagem

PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP. Teorias de aprendizagem. Aprendizagem e memória. Desenvolvimento cognitivo. Teorias de aprendizagem Teorias de aprendizagem Aprendizagem e memória Comportamentalista (S-R) acentua a relação entre estímulo e comportamento observável fatores que facilitam a aprendizagem: exercício (aumenta a força de conexão

Leia mais

Percepção Ambiental. Antonio Castelnou

Percepção Ambiental. Antonio Castelnou Percepção Ambiental Antonio Castelnou CASTELNOU Introdução Denomina-se MEIO AMBIENTE qualquer condição ou influência situada fora de um organismo, grupo ou outro sistema que se analise, consistindo basicamente

Leia mais

psicologia da percepção visual 1º Ano, Design de Comunicação 1º Ano, Imagem Animada

psicologia da percepção visual 1º Ano, Design de Comunicação 1º Ano, Imagem Animada psicologia da percepção visual 1º Ano, Design de Comunicação 1º Ano, Imagem Animada Constância perceptiva Aspectos gerais Constância da forma Constância do tamanho Constância da cor Constância da luminosidade

Leia mais

Engenharia de Faixa de Dutos Terrestres

Engenharia de Faixa de Dutos Terrestres 7 Estereoscopia Justaposição dos termos gregos stereo, relativo a dois (duplo), e scopos, relativo a visão (observador), estereoscopia diz respeito a visualização de um mesmo foco por dois mecanismos de

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/20 Psicologia

Leia mais

Psicologia Cognitiva I

Psicologia Cognitiva I 1 Psicologia Cognitiva I 1. Resumo descritivo 1.1. Elementos básicos Curso Unidade Curricular Área Científica Ano / Semestre ECTS Horas de Contacto Professores responsáveis Docentes 1.2. Síntese descritiva

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

ALINHAMENTO DE ESTRUTURAS EM IMAGENS MÉDICAS: ESTUDO, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO

ALINHAMENTO DE ESTRUTURAS EM IMAGENS MÉDICAS: ESTUDO, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO ALINHAMENTO DE ESTRUTURAS EM IMAGENS MÉDICAS: ESTUDO, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2008 Frederico Lázaro Jacob Mestrado em Engenharia Biomédica Alinhamento de Estruturas em Imagens Médicas:

Leia mais

Processo de Visualização - Modelo de Referência (Card et al. 1999) Maria Cristina F. de Oliveira Rosane Minghim. Classificação (Keim 1996, 2000)

Processo de Visualização - Modelo de Referência (Card et al. 1999) Maria Cristina F. de Oliveira Rosane Minghim. Classificação (Keim 1996, 2000) Técnicas e Taxonomias de Visualização de Informação Processo de Visualização - Modelo de Referência (Card et al. 1999) Parte II (2010) Maria Cristina F. de Oliveira Rosane Minghim Classificação (Keim 1996,

Leia mais

28/03/ INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental

28/03/ INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental www.leocoelho.net/interacao INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental CONTEÚDO 07 1º SEMESTRE DE 2017 Prof. Leonardo Coelho PSICOLOGIA COGNITIVA COGNIÇÃO: É o processo do

Leia mais

Designer de Dashboards Desenhos eficientes de painéis. Augusto Mello Verde

Designer de Dashboards Desenhos eficientes de painéis. Augusto Mello Verde Desenhos eficientes de painéis Augusto Mello Verde Índice Índice Alguns Conceitos Cognição ou Carga Cognitiva e Saturação Percepção Visual Gestalt de Percepção Visual Acabou os textos Montagem de um painel

Leia mais

UNIDADE 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 9 tempos de 45 minutos

UNIDADE 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 9 tempos de 45 minutos EBIAH 9º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO E MÉDIO PRAZO EBIAH PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 9º ANO - 1º Período Integração dos alunos 1 tempo ESTATÍSTICA A aptidão para entender e usar de modo adequado a linguagem

Leia mais

Auditoria Informática Objetivos Gerais: Num contexto socioeconómico, os sistemas e as tecnologias da informação são hoje imprescindíveis instrumentos de gestão empresarial, sobretudo quando se aborda a

Leia mais

HP UFCG Analytics Abril-Maio Um curso sobre Reconhecimento de Padrões e Redes Neurais. Por Herman Martins Gomes.

HP UFCG Analytics Abril-Maio Um curso sobre Reconhecimento de Padrões e Redes Neurais. Por Herman Martins Gomes. HP UFCG Analytics Abril-Maio 2012 Um curso sobre Reconhecimento de Padrões e Redes Neurais Por Herman Martins Gomes hmg@dsc.ufcg.edu.br Programa Visão Geral (2H) Reconhecimento Estatístico de Padrões (3H)

Leia mais

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa

Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Colectiva. Crianças e Adolescentes. Variável. Nome da prova: Autor(es): Versão: Portuguesa Nome da prova: Autor(es): Versão: Tipo de aplicação: População: Tempo de aplicação: Objectivos: Materiais incluídos no jogo (kit) completo: Construir o Futuro (I, II, III e IV) Pinto et al. Portuguesa

Leia mais

Ciências da Linguagem e da Cognição

Ciências da Linguagem e da Cognição Ciências da Linguagem e da Cognição Representação da informação verbal. Representação linear e ancoramento. Representação do conhecimento baseada no significado. Retenção dos significados verbal e visual.

Leia mais

Teresa C. S. Azevedo

Teresa C. S. Azevedo Teresa C. S. Azevedo Orientador: Prof. João Manuel R. S. Tavares Co-orientador: Prof. Mário A. P. Vaz Sumário: I. Reconstrução 3D do corpo humano: i. Aplicações; ii. Técnicas; iii. Objectivos; II. utilizadas

Leia mais

Processamento de Imagens e Aplicações

Processamento de Imagens e Aplicações Processamento de Imagens e Aplicações João do E. S. Batista Neto Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC-USP Domício Pinheiro Agência Estado fica á r G o utaçã p m o C Vis ão Co mp u t ac

Leia mais

SISTEMAS MULTIMÉDIA TESTE FORMATIVO ADICIONAL 1

SISTEMAS MULTIMÉDIA TESTE FORMATIVO ADICIONAL 1 21110 SISTEMAS MULTIMÉDIA TESTE FORMATIVO ADICIONAL 1 2009 Teste Formativo GRELHA DE RESPOSTAS Questões Alternativas A B C D E 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 1 Leia atentamente as questões

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Francisco A. Rodrigues Departamento de Matemática Aplicada e Estatística - SME Conceitos básicos Classificação não-supervisionada:

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAçÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA - CEFET/RJ CAMPUS PETRÓPOLIS CURSO DO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAçÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA - CEFET/RJ CAMPUS PETRÓPOLIS CURSO DO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAçÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA - CEFET/RJ CAMPUS PETRÓPOLIS CURSO DO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROPOSTA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Alan Mathison Turing

Leia mais

CRDA CENTRO DE REFERÊNCIA EM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM DISORTOGRAFIA E DISCALCULIA

CRDA CENTRO DE REFERÊNCIA EM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM DISORTOGRAFIA E DISCALCULIA CRDA CENTRO DE REFERÊNCIA EM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM Dra. Maria Fernanda C. R. De Campos Neurologia Infantil -UNIFESP Ortografia x Grafia DISORTOGRAFIA E DISCALCULIA Grafia: técnica do uso da linguagem

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari Fonte: Rodrigues, 2009 Aula 1- Conceitos Por que usar um SIG? Um mapa representa os elementos da superfície

Leia mais

O espaço económico Alguns conceitos fundamentais

O espaço económico Alguns conceitos fundamentais O espaço económico Alguns conceitos fundamentais Do ponto de vista da análise A validade de uma análise pode ser posta em causa quando recai sobre uma realidade heterogénea e não se assegura a representatividade

Leia mais

SISTEMAS DE INFOMAÇÃO GEOGRÁFICA Reconhecer conceitos associados aos SIG/GIS Estabelecer um conjunto de procedimentos em função da análise a efectuar

SISTEMAS DE INFOMAÇÃO GEOGRÁFICA Reconhecer conceitos associados aos SIG/GIS Estabelecer um conjunto de procedimentos em função da análise a efectuar Objectivos deste módulo: SISTEMAS DE INFOMAÇÃO GEOGRÁFICA Reconhecer conceitos associados aos SIG/GIS Estabelecer um conjunto de procedimentos em função da análise a efectuar Elisabete A. Silva elisabetesilva@de.ucp.pt

Leia mais

Capítulo 2. Símbolos Cartográficos. Reinício. distribuição forma posição relativa e estrutura

Capítulo 2. Símbolos Cartográficos. Reinício. distribuição forma posição relativa e estrutura Capítulo 2 Símbolos Cartográficos Reinício Os símbolos cartográficos consistem em pontos discretos, linhas ou áreas (regiões). Os símbolos têm: tamanho forma cor A informação contida num símbolo não é

Leia mais

1 Apresentação e justificativa

1 Apresentação e justificativa 1 Apresentação e justificativa Esta dissertação insere-se na área de Psicolinguística e tem como foco de investigação o modo como informação linguística e visual integram-se no processo de compreensão

Leia mais

O sistema visual humano e noções de colorimetria

O sistema visual humano e noções de colorimetria STV 3 MAR 2010 1 O sistema visual humano e noções de colorimetria Considera se que a cor consista em um atributo dos objetos, assim como a textura e a forma, entre outros. Depende basicamente de: 1. Características

Leia mais

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO Temas Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa Semelhança de figuras Números racionais 10 14 8 Apresentação/Revisões/Testes/Correcções

Leia mais

Psicologia Experimental Psicologia Cognitiva Aplicada. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Psicologia Experimental Psicologia Cognitiva Aplicada. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Interface Homem/Máquina Aula 4 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Roteiro da Aula de Hoje

Leia mais

Modelos Pontuais de Distribuição em Visão Computacional Estudo, Desenvolvimento e Aplicação

Modelos Pontuais de Distribuição em Visão Computacional Estudo, Desenvolvimento e Aplicação MESTRADO EM ESTATÍSTICA APLICADA E MODELAÇÃO Modelos Pontuais de Distribuição em Visão Computacional Estudo, Desenvolvimento e Aplicação Maria João Medeiros de Vasconcelos Licenciada em Matemática Aplicada

Leia mais

FLG0243 Cartografia Temática

FLG0243 Cartografia Temática FLG0243 Cartografia Temática ELABORAÇÃO DE UMA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA Fazer um mapa significa explorar sobre o plano as correspondências entre todos os elementos de um mesmo componente da informação o componente

Leia mais

Programa de Matemática 4º ano

Programa de Matemática 4º ano Programa de Matemática 4º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR 430 PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO: 10º ANO LECTIVO: 2008/2009 p.

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR 430 PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO: 10º ANO LECTIVO: 2008/2009 p. ANO: 10º ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/3 Módulo Inicial Actividades de diagnóstico e de integração dos alunos. Apresentação do programa. Revisão de conteúdos e praticas metodológicas de trabalho Tema I Introdução

Leia mais

Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma. Teoria Geral da Gestalt

Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma. Teoria Geral da Gestalt Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma Fundamentado Cientificamente na Psicologia da Percepção da Forma Teoria Geral da Gestalt Prof. Dr. João Gomes Filho I 2009 BIBLIOGRAFIA mais a do próprio

Leia mais

Interacção Pessoa-Computador

Interacção Pessoa-Computador Trabalho Individual 1: Análise de Má Usabilidade no Mircosoft Paint Proposta de Melhorias. Conceitos: (1): Interacção Pessoa-Computador Interacção Pessoa-Computador: - É o estudo da interacção entre o

Leia mais

Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora

Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora Fase do Movimento Fundamental O Foco da infância deve ser o desenvolvimento da competência motora básica e de mecanismos corporais

Leia mais

Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico)

Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico) MATEMÁTICA PARA VIDA Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico) Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. MV 1 A Usar a matemática

Leia mais

Escola Secundária Rainha Santa Isabel Estremoz

Escola Secundária Rainha Santa Isabel Estremoz Escola Secundária Rainha Santa Isabel Estremoz Planificação a Longo Prazo 11º Ano 2018/19 Geometria Descritiva A Competências Gerais Competências Específicas Conteúdos Orientações Metodológicas Avaliação

Leia mais

Percepção Humana na Visualização de Grandes Volumes de Dados: Estudo, Aplicação e Avaliação

Percepção Humana na Visualização de Grandes Volumes de Dados: Estudo, Aplicação e Avaliação Mestrado em Tecnologia Multimédia Percepção Humana na Visualização de Grandes Volumes de Dados: Estudo, Aplicação e Avaliação Dulclerci Sternadt Alexandre (Licenciada em Ciências da Computação, 1995) Orientador:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Visualização Científica aplicada à Imagiologia Magnética, Matéria Condensada, Oceanografia e Campos Eléctricos, usando a Biblioteca Computacional VTK

Visualização Científica aplicada à Imagiologia Magnética, Matéria Condensada, Oceanografia e Campos Eléctricos, usando a Biblioteca Computacional VTK Visualização Científica aplicada à Imagiologia Magnética, Matéria Condensada, Oceanografia e Campos Eléctricos, usando a Biblioteca Computacional VTK Sandra Plecha, J.M. Teixeira, A.M. Pereira, Francisco

Leia mais

Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata

Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata Para os psicólogos da gestalt, o todo é essencial para

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 7. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º ANO ANO LECTIVO 2009/2010 DOMÍNIO TEMÁTICO: NÚMEROS E CÁLCULO 1.º PERÍODO

Leia mais

Vítor Emílio do Nascimento Figueiredo Basto Mestrado em Gestão de Informação Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Vítor Emílio do Nascimento Figueiredo Basto Mestrado em Gestão de Informação Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Gestão do Conhecimento como Vantagem Competitiva das Organizações Vítor Emílio do Nascimento Figueiredo Basto Mestrado em Gestão de Informação Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Orientadores:

Leia mais

Qualidade. Ana Madureira

Qualidade. Ana Madureira Qualidade Ana Madureira Qualidade da Informação A qualidade de uma informação é apreciada em função da sua pertinência (adaptação às necessidades do sistema de gestão). Três características permitem medir

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL. Ajustamento do programa de Educação Visual 3º Ciclo

EDUCAÇÃO VISUAL. Ajustamento do programa de Educação Visual 3º Ciclo EDUCAÇÃO VISUAL Ajustamento do programa de Educação Visual 3º Ciclo Ajustamento do programa da disciplina de Educação Visual - 3º Ciclo O ajustamento do programa da disciplina de Educação Visual foi elaborado

Leia mais

Escola Secundária de Caldas das Taipas

Escola Secundária de Caldas das Taipas Escola Secundária de Caldas das Taipas Departamento de Expressões Ano Letivo 2018/2019 Escola Secundária de Caldas das Taipas Departamento de Expressões Ano letivo 2017-2018 Planificação Anual de Geometria

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

PERFIL DE APRENDIZAGENS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PERFIL DE APRENDIZAGENS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Manuel António Vilarinho Martins Valongo, julho de 2016 Índice Introdução... 3 O que é o perfil de aprendizagem?... 4 Competências mais importantes

Leia mais

Análise de Correspondência (ANACOR)

Análise de Correspondência (ANACOR) Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade EAC 0355 Análise Multivariada Análise de Correspondência (ANACOR) F 1 1 INTRODUÇÃO ANACOR: A ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA SIMPLES

Leia mais

INTRODUÇÃO À PESQUISA. Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa.

INTRODUÇÃO À PESQUISA. Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa. INTRODUÇÃO À PESQUISA Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa. CONHECIMENTO Definição de conhecimento? Informação abstrata; Todo conhecimento reside dentro das pessoas. Como adquirir conhecimento? Por

Leia mais

Ciências da Linguagem e da Cognição

Ciências da Linguagem e da Cognição Ciências da Linguagem e da Cognição Reconhecimento visual Princípios Gestalt Modelos de Reconhecimento As apresentações power-point resultam de contribuições de:! António Branco! Helder Coelho! Luis Antunes!

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão.

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão. MATEMÁTICA 4º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordená-los em

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

16/09/2010 CÓRTEX CEREBRAL

16/09/2010 CÓRTEX CEREBRAL CÓRTEX CEREBRAL CÓRTEX CEREBRAL córtex = casca composto por substância cinzenta (2 a 4mm) e substância branca adjacente (que une diferentes áreas) uma das mais importantes áreas do SN é a mais recente

Leia mais

UM OLHAR CIENTÍFICO PARA OS PROBLEMAS COGNITIVOS NA NF1

UM OLHAR CIENTÍFICO PARA OS PROBLEMAS COGNITIVOS NA NF1 UM OLHAR CIENTÍFICO PARA OS PROBLEMAS COGNITIVOS NA NF1 (ponto da situação do estudo apresentado em 2014) Inês Bernardino 21 Maio 2016 Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra Modelo animal de doença:

Leia mais

MESTRADO DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Planificação Curricular Anual

MESTRADO DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Planificação Curricular Anual Identificação do Estagiário: Ana Catarina Tarré Simões Pedro Ano lectivo 2013/2014 Tema do PCT: Do bairro ao espaço, um mundo por descobrir Nº de crianças 15 Idades 3/4/5/6 anos PROBLEMÁTICA/CAMPO DE AÇÃO

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - 2018 Projeto cartográfico Teoria das Cores Percepção da cor

Leia mais

António Costa. Paulo Roma Cavalcanti

António Costa. Paulo Roma Cavalcanti Introdução à Computação Gráfica Preâmbulo Adaptação: Autoria: João Paulo Pereira António Costa Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Computação Gráfica Modelos Matemáticos Análise (reconhecimento de

Leia mais

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Metodologia de Pesquisa para Engenharia Ambiental e Civil Prof. Ms. Alonso Goes Guimarães O que é pesquisa? Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

Planificação da sessão

Planificação da sessão Três passos principais: Planificação da sessão António Rosado 1. Estratégias de abertura ou actividades introdutórias rias Diagnóstico da situação Motivação ou predisposição para a tarefa ou aprendizagem

Leia mais

Predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto por investigar propriedades e relações geométricas.

Predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto por investigar propriedades e relações geométricas. Metas de Isometrias Noção e propriedades da reflexão, da rotação e da translação Simetrias axial e rotacional Resolve problemas utilizando as propriedades das figuras geométricas no plano. Identifica o

Leia mais

SMCB: METODOLOGIA PARA A QUANTIZAÇÃO DE CORES EM IMAGENS FACIAIS

SMCB: METODOLOGIA PARA A QUANTIZAÇÃO DE CORES EM IMAGENS FACIAIS Portugal, Porto - 13. 15 Junho 2007 SMCB: METODOLOGIA PARA A QUANTIZAÇÃO DE CORES EM IMAGENS FACIAIS Marcelo Zaniboni, Osvaldo S. Junior e João Manuel R. S. Tavares IMES / FAFICA Instituto Municipal de

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO N.º 1

DOCUMENTO DE APOIO N.º 1 DOCUMENTO DE APOIO N.º 1 Tema: Definição da Estratégia de Sistemas de Informação / Tecnologias de Informação Definição da Estratégia de Sistemas de Informação / Tecnologias de Informação Definição de Processos

Leia mais

12 ª CLAD Painel As autarquias na era da informação: o governo electrónico local

12 ª CLAD Painel As autarquias na era da informação: o governo electrónico local 12 ª CLAD - 2007 Painel As autarquias na era da informação: o governo electrónico local RESULTADOS DE UMA ABORDAGEM DE CIDADE DIGITAL PARA A ADMINISTRAÇÃO LOCAL Joaquim Borges Gouveia, UAveiro, Portugal

Leia mais

Data Analytics Prevenção e deteção de Fraude

Data Analytics Prevenção e deteção de Fraude www.pwc.pt Data Analytics Prevenção e deteção de Fraude 21 Agenda Auditoria Interna e Fraude Agenda Introdução à Fraude Papel da Auditoria Interna Cases Studies Data Analytics Exemplos Reconhecer 3 Conceito

Leia mais

1 - A capacidade de fluxo que corresponde a capacidade máxima que pode passar pelo arco.

1 - A capacidade de fluxo que corresponde a capacidade máxima que pode passar pelo arco. CONCEITOS DE REDE Uma rede é formada por um conjunto de nós, um conjunto de arcos e de parâmetros associados aos arcos. Nós Arcos Fluxo Interseções Rodovias Veículos Rodoviários Aeroportos Aerovia Aviões

Leia mais

LEIS DA ORGANIZAÇÃO DA FORMA (LEIS DA GESTALT) Trabalho realizado por: Liliana Gonzalez Nº20 10ºV

LEIS DA ORGANIZAÇÃO DA FORMA (LEIS DA GESTALT) Trabalho realizado por: Liliana Gonzalez Nº20 10ºV LEIS DA ORGANIZAÇÃO DA FORMA (LEIS DA GESTALT) Trabalho realizado por: Liliana Gonzalez Nº20 10ºV Introdução: Neste trabalho irei falar sobre a teoria de Gestalt. Resumindo a teoria de Gestald são várias

Leia mais