A ciência da cognição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A ciência da cognição"

Transcrição

1 A ciência da cognição

2 A Psicologia Cognitiva Cognição As pessoas pensam. Psicologia cognitiva Os cientistas pensam a respeito de como as pessoas pensam. Estudantes de psicologia cognitiva As pessoas pensam sobre a maneira como os cientistas pensam a respeito de como as pessoas pensam.

3 o motivo pelo qual recordam alguns fatos mais esquecem outros como as pessoas percebem várias formas Psicologia cognitiva do modo corno as pessoas percebem, aprendem recordam e pensam sobre a informação a maneira como aprendem a linguagem como raciocinam quando jogam xadrez ou resolvem os problemas cotidianos

4 Por que, em dias brumosos, os objetos parecem mais distantes do que realmente estão, às vezes enganando os motoristas e causando acidentes de carro? Por que muitas pessoas lembram-se de uma experiência especial, esquecendo, contudo, os nomes de pessoas a quem conhecem há muitos anos? Por que muitas pessoas têm mais medo de viajar em aviões do que em automóveis, quando as chances de danos e de morte são tão mais altas em um automóvel do que em um avião?

5 Psicologia Cognitiva moderna Influências: 1. pesquisa sobre o desenvolvimento humano; 2. desenvolvimento da abordagem do processamento da informação, ciência da computação, Inteligência Artificial; 3. Línguística. Ciência cognitiva psicologia, filosofia, linguística, neurociência, inteligência artificial.

6 Representações do conhecimento baseadas na percepção

7 Representações do conhecimento Como a informação é processada depois de ser percebida e entrar no sistema cognitivo; A maneira como organizamos e utilizamos as informações na memória de longo prazo.

8 A teoria do código duplo As informações verbais e visuais são representadas separadamente; A memória verbal é melhorada através de imagens visuais; Algumas informações visuais tendem a ser organizadas de acordo com a posição espacial; Informações como palavras tendem a ser armazenadas de acordo com a ordem linear.

9 Condição geométrica

10

11

12

13

14 Triângulo Círculo Quadrado

15 Triângulo Círculo Quadrado

16 Triângulo Quadrado Círculo

17 Triângulo Círculo Seta

18 Triângulo Seta Círculo

19 Interesse dos psicólogos A maneira como a informação é representada pode afetar o modo como ela é processada!

20 Imaginação visual e espacial Imagens mentais; Rotação mental: rodam a imagem mental. A quantidade de tempo necessária para fazer esta operação é função linear do número de graus que a imagem tem de rodar. Se fizer uma rotação completa vai demorar mais tempo para que esta se conclua.

21 Comparação de quantidades visuais Quando os sujeitos tentam discriminar dois objetos, o tempo que levam para fazer essa discriminação diminui continuamente à proporção que a diferença de tamanho entre os objetos aumenta.

22 As imagens visuais são como a percepção visual? A imaginação capacita a construir novos objetos em nossas mentes e examiná-los; Os julgamentos em torno do imaginado e o visto podem ser os mesmos aparente equivalência entre imaginação e a percepção. Imagens visuais figuras interpretação.

23

24

25 Estrutura hierárquica das imagens Imagens complexas podem ser formadas a partir de uma hierarquia de unidades; Chunk combina um número de unidades primitivas e é uma unidade básica numa estrutura maior.

26

27

28

29 Mapas Cognitivos Representações imaginárias que temos do mundo; Mapas de rotas e mapas de exploração; Distorções: quando tem de raciocinar sobre duas localizações temos tendência a pensarmos em termos de posições relativas maiores.

30 Conversões de palavras em imagens Converter descrições verbais em mapas cognitivos; Eixos verticais e horizontais, frente e trás, esquerda e direita;

31 Representação de informações verbais Temos uma capacidade geral de raciocinar sobre ordens sequenciais independentemente do tipo de coisa a ser ordenada; Importância dos elementos iniciais.

32 Codificação Hierárquica de informações de ordem sequencial Armazenagem de longas sequencias em unidades; Ex.: Alfabeto.

33 01 O mineiro só bebe café. 02 A esposa de José tem o nome mais curto do grupo. 03 Débora é casada com quem tem um V.W. 04 Trompete é o instrumento musical de quem usa camisa branca. 05 O carioca é vizinho de Luísa. 06 O tocador de guitarra fica na primeira casa. 07 O bebedor de água usa camisa preta. 08 João fica na última casa. 09 O carro da primeira casa é Chevrolet e é vizinha da paulista. 10 Pedro fica entre Joaquim e José. 11 A camisa verde fica entre a amarela e azul. 12 O piano fica a mesma distância da Vânia e do leite. 13 O baiano tem um Fiat. 14 Antônio só bebe refrigerante. 15 O tocador de saxofone tem um BMW. 16 Pedro não bebe nem leite nem café. 17 Na casa de Maria tem-se um Ford. 18 O gaúcho e o paulista são vizinhos. 19 José mora na casa vizinha do suco. 20 Joaquim toca piano e está a mesma distância do paulista e do trompete. 21 Débora mora na mesma casa onde a camisa é azul. 22 O mineiro está à mesma distância do gaúcho e do carioca. 23 Ana está na extremidade oposta a Vânia, mas é vizinha de Maria.

34 Naturalidad e Bebida Carro Esposa Instrumento Camisa Nome Gaúcho Paulista Mineiro Baiano Carioca Leite Suco Café Refrigerant Água e Chevrolet Ford VW Fiat BMW Ana Maria Débora Luísa Vânia Guitarra Pandeiro Piano Trompete Saxofone Amarela Verde Azul Branca Preta José Pedro Joaquim Antônio João

35 Representações do conhecimento baseadas no significado

36 Representações baseadas no significado Temos a capacidade de lembrar a parte essencial de um evento sem recordar muitos de seus detalhes exatos; Nossa mente tem a capacidade de recordar melhor o que é mais importante; A memória é melhor para modificações nas palavras que resultem em mudanças de significado do que para modificações nas palavras que resultem em mudança de estilo.

37 Memória para informações visuais Nossa capacidade de memória parece ser muito maior para informações visuais do que para informações verbais; Quando as pessoas veem uma figura, tendem a recordar uma interpretação do significado dela.

38 Retenção de detalhes x significado Os sujeitos inicialmente codificam grande parte dos detalhes perceptivos de uma frase ou de uma figura mas esquecem facilmente; O que fica na memória é a sua interpretação da figura.

39 Implicações da boa memória para o significado Quando as pessoas são defrontadas com algo que deve ser lembrado, sua memória será facilitada se elas puderem introduzir alguma interpretação de significado nela.

40 Conhecimento conceitual Categorias: representação de experiências de maneira abstrata economia de representação e comunicação; Esquemas: conhecimento em categorias representam conceitos em termos de superconjuntos, partes e outros pares de valor atributo; Uma característica importante nos esquemas é o fato de permitirem variações dos objetos que podem se ajustar a um determinado esquema; Scripts: esquemas de eventos que as pessoas usam para raciocinar a respeito de eventos prototípicos.

41 Teorias de abstração e de exemplo Abstração: As pessoas armazenam um único protótipo daquilo com que se parece um exemplo na categoria e julgam exemplos específicos em termos de sua semelhança com o protótipo; Exemplo: não armazenamos conceitos fundamentais, mas exemplos específicos.

42 Lesões no cérebro Lesão no lobo temporal: déficits de conhecimento sobre categorias biológicas como animais, frutas e vegetais; Lesão frontoparietal: prejuízos quanto ao processamento de artefatos.

Representação do Conhecimento, Memória e o Uso de Normas na Investigação Científica

Representação do Conhecimento, Memória e o Uso de Normas na Investigação Científica Seminários em Ciências do Comportamento Representação do Conhecimento, Memória e o Uso de Normas na Investigação Científica Andressa Bonafé Charlise Albrecht Roteiro: 1) Breve introdução à Psicologia Cognitiva

Leia mais

APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO

APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS O comportamento resulta de um processo de APRENDIZAGEM. Todo comportamento pode ser condicionado, por meio do controle e manipulação das variáveis ambientais.

Leia mais

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos Processos básicos envolvidos na aprendizagem Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos ATENÇÃO Fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA

CARTOGRAFIA TEMÁTICA CARTOGRAFIA TEMÁTICA O ponto de partida da cartografia temática é a definição de um tema. A elaboração de mapas temáticos exigirá atentar para duas questões básicas: quais são as variáveis visuais e quais

Leia mais

Interação Humano-Computador Apresentação e Visualização das Informações PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Apresentação e Visualização das Informações PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Apresentação e Visualização das Informações PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Design da comunicação sobre IHC 2 Introdução Técnicas para comunicação de IHC Exemplos de técnicas

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Interface Homem-Computador Aula: O Homem e a Máquina - parte II Professor: M.Sc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Interface Homem-Computador Psicologia Cognitiva Psicologia Cognitiva

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Teorias da aprendizagem Professor: Oscar Tintorer Delgado Universidade Estadual de Roraima Necessidade da teoria Toda ciência tem como base teorias e a pedagogia

Leia mais

Podemos construir uma tabela com dados de uma variável quantitativa, explicitando um a um todos os dados obtidos.

Podemos construir uma tabela com dados de uma variável quantitativa, explicitando um a um todos os dados obtidos. TABELAS E GRÁFICOS TABELAS Uma tabela (ou planilha) é um arranjo sistemático de dados dispostos em colunas e linhas para fins de comparação e comunicação. Nas linhas da tabela estão apresentadas as variáveis

Leia mais

Ciências da Linguagem e da Cognição

Ciências da Linguagem e da Cognição Ciências da Linguagem e da Cognição Representação da informação verbal. Representação linear e ancoramento. Representação do conhecimento baseada no significado. Retenção dos significados verbal e visual.

Leia mais

Fundamentos Teóricos: Percepção Visual

Fundamentos Teóricos: Percepção Visual Fundamentos Teóricos: Percepção Visual Fundamentos da percepção visual Roteiro Elementos fundamentais Anatomia do olho humano Percepção de cores Harmonia cromática Campo de visão Fenômenos da percepção

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN DISCIPLINA : MATEMÁTICA OBJETIVOS GERAIS Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens

Leia mais

O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) Modelos mentais. Modelos mentais. Regra de ouro. Modelos mentais

O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) Modelos mentais. Modelos mentais. Regra de ouro. Modelos mentais O que é Realidade? 3 - Modelos Mentais (Johnson-Laird) A fenômenos B imagem de A (observações Estágio Curricular Supervisionado em Física II D causas? (nãoobserváveis) REALIDADE Leis, Teorias, Princípios

Leia mais

OS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS

OS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS OS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS UMA COMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE CADA HEMISFÉRIO esquerdo Verbal: usa palavras para nomear, descrever e definir; Analítico: decifra as coisas de maneira sequencial e por partes;

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES REALIDADE Realidade psíquica elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente As vezes, usamos nossa

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

28/03/ INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental

28/03/ INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental www.leocoelho.net/interacao INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Psicologia Cognitiva Psicologia Experimental CONTEÚDO 07 1º SEMESTRE DE 2017 Prof. Leonardo Coelho PSICOLOGIA COGNITIVA COGNIÇÃO: É o processo do

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada

Leia mais

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o NEUROPLASTICIDADE O cérebro é um sistema aberto, que está em constante interação com o meio e que transforma suas estruturas e mecanismos de funcionamento ao longo do processo de interação. Aprende atuando!

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Desenho Técnico e CAD Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico

Desenho Técnico e CAD Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico. Geometria Plana Desenho Geométrico Desenho Técnico e CAD Prof. Luiz Antonio do Nascimento Engenharia Ambiental 3º Semestre Geometria: é a parte da Matemática que estuda o espaço e as figuras que o ocupam. Pode ser dividida em: : as figuras

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS

QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS GESTALT GESTALT A PSICOLOGIA DA GESTALT É UM MOVIMENTO QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS VEZES ATÉ DE FORMA INCONSCIENTE. ELE AJUDA

Leia mais

Mapas Conceituais Uma ferramenta para Organização de Ideias e Resolução de Problemas

Mapas Conceituais Uma ferramenta para Organização de Ideias e Resolução de Problemas PSI2617 - Inovação em Engenharia Mapas Conceituais Uma ferramenta para Organização de Ideias e Resolução de Problemas 13 Março 2018 Prof. Leopoldo Yoshioka Mapas Conceituais O que é? Como pode ser feito?

Leia mais

MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO

MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO hipertexto MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO Profa. Gercina Lima 2 DEFINIÇÕES: Modelagem conceitual para sistemas de O mapeamento conceitual envolve a identificação de

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral

O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral Assuntos Atividade mental Processamento de informação Captação de informação Cognição IHC/IHM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Atividade

Leia mais

Modelos Conceituais de Dados

Modelos Conceituais de Dados Modelos Conceituais de Dados 2. Modelagem Conceitual de Dados Geográficos A partir de idéias conceituais de fenômenos geográficos é possível formalizar a representação do espaço e de propriedades espaciais.

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. Dra.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. Dra. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS Dra. Nadia Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL NA SEGUNDA INFÂNCIA

DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL NA SEGUNDA INFÂNCIA DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL NA SEGUNDA INFÂNCIA SEGUNDA INFÂNCIA DOS TRÊS AOS SEIS ANOS; ANOS PRÉ-ESCOLARES; MUDANÇAS NA APARÊNCIA, HABILIDADES MOTORAS E MENTAIS FLORESCEM E PERSONALIDADE

Leia mais

Elementos Compositivos I Prof. Andrea Faria Andrade. Departamento de Expressão Gráfica - UFPR

Elementos Compositivos I Prof. Andrea Faria Andrade. Departamento de Expressão Gráfica - UFPR Elementos Compositivos I Prof. Andrea Faria Andrade Departamento de Expressão Gráfica - UFPR COMUNICAÇÃO VISUAL Elementos Compositivos I Prof. Andrea Faria Andrade A informação por meio de sinais provocou

Leia mais

Inteligência Artificial. Aula 2

Inteligência Artificial. Aula 2 Inteligência Artificial Aula 2 Retomada da aula passada O que é Inteligência Artificial Inteligência Artificial é o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, no momento, as pessoas fazem

Leia mais

TEORIA DAS CORES. Aula 10. TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos

TEORIA DAS CORES. Aula 10. TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos TEORIA DAS CORES Aula 10 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento)

Leia mais

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Agora vamos realizar um REVISÃO dos temas estudados na Disciplina Processos Psicológicos Básicos II É esperado, que ao final, você reconheça os conceitos centrais

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

Desafios da inclusão escolar e

Desafios da inclusão escolar e Desafios da inclusão escolar e dificuldades de aprendizagens das pessoas com deficiência Profa. Dra Nadia Aparecida Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Autora dos Livros: - Fracasso Escolar: um olhar

Leia mais

Raciocínio sobre conhecimento visual: Construtos para representação de conhecimento inferencial e métodos de resolução de problemas

Raciocínio sobre conhecimento visual: Construtos para representação de conhecimento inferencial e métodos de resolução de problemas Raciocínio sobre conhecimento visual: Construtos para representação de conhecimento inferencial e métodos de resolução de problemas Joel Luis Carbonera (grupo BDI Bancos de dados inteligentes PPGC - UFRGS)

Leia mais

Desenvolvimento de Ideias usando Mapas Conceituais

Desenvolvimento de Ideias usando Mapas Conceituais Desenvolvimento de Ideias usando Mapas Conceituais 24 Agosto 2017 Prof. Leopoldo Yoshioka Mapas Conceituais O que é? Como pode ser feito? Para que serve? Mapas Conceituais TEORIA DE AUSUBEL TEORIA EDUCACIONAL

Leia mais

MIGRAÇÃO. Movimento persistente e muito direto que leva indivíduos de um local para outro claramente definido, e geralmente para um habitat diferente.

MIGRAÇÃO. Movimento persistente e muito direto que leva indivíduos de um local para outro claramente definido, e geralmente para um habitat diferente. MIGRAÇÃO Movimento persistente e muito direto que leva indivíduos de um local para outro claramente definido, e geralmente para um habitat diferente. Vantagens: -térmicas -reprodutivas -alimentares Desvantagens:

Leia mais

Processamento de Imagens: fundamentos. Julio C. S. Jacques Junior

Processamento de Imagens: fundamentos. Julio C. S. Jacques Junior Processamento de Imagens: fundamentos Julio C. S. Jacques Junior juliojj@gmail.com Fronteiras do Processamento de Imagens Processamento de dados Dados / Informação Visão Computacional Computação Gráfica

Leia mais

Psicologia Experimental Psicologia Cognitiva Aplicada. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Psicologia Experimental Psicologia Cognitiva Aplicada. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Interface Homem/Máquina Aula 4 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Roteiro da Aula de Hoje

Leia mais

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL Rafael D. Ribeiro, M.Sc. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br A Inteligência Computacional (IC), denominada originalmente de Inteligência Artificial (IA), é uma das ciências

Leia mais

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2 INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR Aula 2 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em

Leia mais

1 Apresentação e justificativa

1 Apresentação e justificativa 1 Apresentação e justificativa Esta dissertação insere-se na área de Psicolinguística e tem como foco de investigação o modo como informação linguística e visual integram-se no processo de compreensão

Leia mais

Fases no processamento da informação Esquemas. Social

Fases no processamento da informação Esquemas. Social Cognição Social e pensamento social Cognição social Fases no processamento da informação Esquemas Copyright, 2005 José Farinha Cognição Social Definição: Processamento da informação social - pensamento

Leia mais

Representando e Processando Informção

Representando e Processando Informção Representando e Processando Informção Introdução a ECI Aula 6 Daniel R. Figueiredo LAND PESC/COPPE/UFRJ Informação O que é informação? Pergunta bem difícil de responder Definição pragmática: informação

Leia mais

Inteligência Artificial. Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi

Inteligência Artificial. Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi Inteligência Artificial Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi Curso: Inteligência Artificial Página web: http://nayatsanchezpi.com Material: Livro texto: Inteligência Artiicial, Russell & Norvig, Editora Campus.

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

Visão Computacional e Aplicações

Visão Computacional e Aplicações Visão Computacional e Aplicações João do E. S. Batista Neto Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC-USP Domício Pinheiro Agência Estado fica á r G o utaçã p m o C Vis ã oc om pu t ac ion

Leia mais

Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Técnicas para Representação de Conhecimento Continuação

Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Técnicas para Representação de Conhecimento Continuação Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Inteligência Artificial Sistemas Baseados em Conhecimento Técnicas para Representação de Conhecimento Continuação

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/41 Conteúdo

Leia mais

Engenharia Civil. Representação da Informação. Introdução à Computação

Engenharia Civil. Representação da Informação. Introdução à Computação Engenharia Civil Representação da Informação Introdução à Computação Sumário Retomada... Representação de informação Bit, byte Conversão numérica Exercício Referência link na página 2.2.1 O bit, o byte,

Leia mais

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO Prof. Julian Dutra 7ª série Ensino Fundamental II Filosofia Colégio João Paulo I Unidade Sul 7 EMOÇÕES PRIMÁRIAS MEDO RAIVA NOJO DESPREZO SURPRESA TRISTEZA ALEGRIA Estas

Leia mais

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( )

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( ) A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO Leon S. Vygotsky (1896-1934) O CONTEXTO DA OBRA - Viveu na União Soviética saída da Revolução Comunista de 1917 - Materialismo marxista - Desejava reescrever

Leia mais

Jornada Nacional de Literatura MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Jornada Nacional de Literatura MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Jornada Nacional de Literatura Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço; pode também ser chamado de Identidade

Leia mais

Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico)

Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico) MATEMÁTICA PARA VIDA Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico) Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. MV 1 A Usar a matemática

Leia mais

Pensamento e linguagem

Pensamento e linguagem Pensamento e linguagem Função da linguagem Comunicar o pensamento É universal (há situações que nem todos sabem fazer), mas todos se comunicam Comunicação verbal Transmissão da informação Características

Leia mais

Variáveis visuais. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado

Variáveis visuais. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Variáveis visuais Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Representação Gráfica: variáveis visuais e suas propriedades Mapa Exaustivo Quais os principais minerais do Rio Grande

Leia mais

2. Redes Neurais Artificiais

2. Redes Neurais Artificiais Computação Bioinspirada - 5955010-1 2. Redes Neurais Artificiais Prof. Renato Tinós Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 2.1. Introdução às Redes Neurais Artificiais (RNAs) 2.1.1. Motivação

Leia mais

Interfaces Pessoa. Fatores Humanos II. Máquina. Cap. 2.2 A Memória; Cap 2.3 Processos e Modelos Cognitivos

Interfaces Pessoa. Fatores Humanos II. Máquina. Cap. 2.2 A Memória; Cap 2.3 Processos e Modelos Cognitivos Interfaces Pessoa Máquina Fatores Humanos II Cap. 2.2 A Memória; Cap 2.3 Processos e Modelos Cognitivos 16 Melhor ou Pior? Melhor ou Pior? Resumo Aula Anterior Modelo de Processamento Humano Subsistema

Leia mais

Com lente seta* Figura 1 - Indicações luminosas em semáforos

Com lente seta* Figura 1 - Indicações luminosas em semáforos Capítulo 8 Semáforos (parte 1) 1. GRUPO FOCAL, ESTÁGIO E FASE Denomina-se grupo focal o conjunto de focos (lentes coloridas nas cores vermelha, amarela e verde) que controlam cada conjunto de movimentos

Leia mais

Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas

Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas 1 Sistema Unidimensional de Coordenadas Conceito: Neste sistema, também chamado de Sistema Linear, um ponto pode se mover livremente sobre uma reta (ou espaço unidimensional).

Leia mais

Reflexão Pessoal A Memória

Reflexão Pessoal A Memória Reflexão Pessoal A Memória Depois de ter feito a reflexão sobre a aprendizagem, vou agora realizar esta que será a última reflexão deste 2º Período, sobre a memória. Como inúmeros outros termos (inteligência,

Leia mais

Memória & Atenção. Profa. Norma M.Salgado Franco

Memória & Atenção. Profa. Norma M.Salgado Franco Memória & Atenção Profa. Norma M.Salgado Franco Definição: É a capacidade de acumular e adquirir informações. Localização: Córtex cerebral Hipocampo cerebelo Estágios: Codificação Armazenagem Recuperação

Leia mais

ESTRUTURA DE DADOS I AULA I

ESTRUTURA DE DADOS I AULA I ESTRUTURA DE DADOS I AULA I PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO O que é um dado? Dado pode ser definido como a matéria-prima originalmente obtida de uma ou mais fontes (etapa de coleta). o que é a informação A

Leia mais

Dislexia. Dificuldade na área da leitura, gerando a troca de linhas, palavras, letras, sílabas e fonemas.

Dislexia. Dificuldade na área da leitura, gerando a troca de linhas, palavras, letras, sílabas e fonemas. Dislexia (BARROS, 2010; SILVA, 2009) Dificuldade na área da leitura, gerando a troca de linhas, palavras, letras, sílabas e fonemas. A troca de letras ocorre especialmente naquelas com diferenças sutis

Leia mais

Linguagens Regulares. Prof. Daniel Oliveira

Linguagens Regulares. Prof. Daniel Oliveira Linguagens Regulares Prof. Daniel Oliveira Linguagens Regulares Linguagens Regulares ou Tipo 3 Hierarquia de Chomsky Linguagens Regulares Aborda-se os seguintes formalismos: Autômatos Finitos Expressões

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO. Hikvision Advanced Image Signal Processing HIKVISION. Redução de ruído. Autor:LiuYang. Para liberação [29/03/2013] TW da Hikvision

DOCUMENTO TÉCNICO. Hikvision Advanced Image Signal Processing HIKVISION. Redução de ruído. Autor:LiuYang. Para liberação [29/03/2013] TW da Hikvision HIKVISION Telefone: 909.895.0400 Fax: 909.595.2788 Marketing@Hikvisionusa.com 908 Canada Court City of Industry, CA 91748 HIKVISION DOCUMENTO TÉCNICO Redução de ruído Autor:LiuYang Para liberação [29/03/2013]

Leia mais

NATUREZA DOS GRÁFICOS. Os bons e maus usos dos gráficos estatísticos na tomada de decisão e outras estórias A PROPAGANDA A FOTOGRAFIA O HUMOR

NATUREZA DOS GRÁFICOS. Os bons e maus usos dos gráficos estatísticos na tomada de decisão e outras estórias A PROPAGANDA A FOTOGRAFIA O HUMOR NATUREZA DOS GRÁFICOS Os bons e maus usos dos gráficos estatísticos na tomada de decisão e outras estórias É um meio de comunicação. Pertence à linguagem de comunicação visual. A FOTOGRAFIA A PROPAGANDA

Leia mais

PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP. Teorias de aprendizagem. Aprendizagem e memória. Desenvolvimento cognitivo. Teorias de aprendizagem

PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP PPGEP. Teorias de aprendizagem. Aprendizagem e memória. Desenvolvimento cognitivo. Teorias de aprendizagem Teorias de aprendizagem Aprendizagem e memória Comportamentalista (S-R) acentua a relação entre estímulo e comportamento observável fatores que facilitam a aprendizagem: exercício (aumenta a força de conexão

Leia mais

Capítulo 2. Símbolos Cartográficos. Reinício. distribuição forma posição relativa e estrutura

Capítulo 2. Símbolos Cartográficos. Reinício. distribuição forma posição relativa e estrutura Capítulo 2 Símbolos Cartográficos Reinício Os símbolos cartográficos consistem em pontos discretos, linhas ou áreas (regiões). Os símbolos têm: tamanho forma cor A informação contida num símbolo não é

Leia mais

Interfaces Pessoa. Fatores Humanos I. Máquina. Cap. 2.1 Sistema de Perceção

Interfaces Pessoa. Fatores Humanos I. Máquina. Cap. 2.1 Sistema de Perceção Interfaces Pessoa Máquina Fatores Humanos I Cap. 2.1 Sistema de Perceção 15 Melhor e Pior? Melhor e Pior? Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior Análise dos dados de avaliação Estatísticas descritivas Estatística

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA TEORIA DA CARGA COGNITIVA EM UMA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Leila Maria Araújo Santos Liane M. Rockenbach Tarouco

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA TEORIA DA CARGA COGNITIVA EM UMA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Leila Maria Araújo Santos Liane M. Rockenbach Tarouco Universidade Federal do Rio Grande do Sul CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA TEORIA DA

Leia mais

Prova Escrita de Psicologia B

Prova Escrita de Psicologia B Informação - Prova de Equivalência à Frequência Prova Escrita de Psicologia B Prova 340 2015 12.º Ano de Escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho O presente documento

Leia mais

0 km 5 km 10 km 15 km 20 km 25 km 30 km 35 km 40 km Escala gráfica (a escala em baixo representa no total 40 km reduzidos no mapa) Lugar geométrico, pontos situados à mesma distancia da origem Esta

Leia mais

Psicologia Cognitiva Rep. Conhecimento

Psicologia Cognitiva Rep. Conhecimento Ergonomia 1º Ano Psicologia Cognitiva Rep. Conhecimento You are what you know (Albert E.) Representação do conhecimento papa? pnoriega@fmh.utl.pt Conhecimento armazenamento, integração e organização da

Leia mais

FLG0243 Cartografia Temática

FLG0243 Cartografia Temática FLG0243 Cartografia Temática ELABORAÇÃO DE UMA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA Fazer um mapa significa explorar sobre o plano as correspondências entre todos os elementos de um mesmo componente da informação o componente

Leia mais

Tratamento da Imagem Transformações (cont.)

Tratamento da Imagem Transformações (cont.) Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Tratamento da Imagem Transformações (cont.) Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/33 Transformações Geométricas 3 Transformações Geométricas

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA

REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA Liziane Batista Souza Universidade Federal de Santa Maria -UFSM liziane.souza6@gmail.com Danieli Martins Ambrós Universidade Federal de Santa Maria -UFSM danieliambros@yahoo.com.br

Leia mais

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA 16 de Junho de 2016 Tempo de realização da prova: 1h00 Nome completo: Nº

Leia mais

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA 16 de Junho de 2016 Tempo de realização da prova: 1h00 Nome completo: Nº

Leia mais

Alfabetização visual. Liane Tarouco

Alfabetização visual. Liane Tarouco Alfabetização visual Liane Tarouco Comunicação visual A comunicação por meio de imagens e elementos visuais relacionados é denominada comunicação visual Alfabetização visual Chamamos alfabetização visual

Leia mais