Revisão de Semiótica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Revisão de Semiótica"

Transcrição

1 Revisão de Semiótica

2 O que é semiótica? É a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura. Winfried Nöth É a teoria geral dos signos (algo que representa alguma coisa para alguém em determinado contexto). Lucy Niemeyer

3 O signo representa algo, está no lugar de algo, mas não é o próprio. Tem o papel de mediador entre algo ausente e um intérprete presente. Os signos se organizam em códigos, que constituem sistemas de linguagem. Estes sistemas formam a base de toda comunicação. A principal utilidade da semiótica é possibilitar a descrição e a análise da dimensão representativa de objetos. Exemplos de linguagens: verbal, não verbal: surdosmudos, moda, culinária.

4 Período Greco-romano antigo Platão( a.c.) relação entre o nome, as ideias e a coisa (modelo triádico). Aristóteles( a.c.): aquilo que procede ou segue o ser ou o desenvolvimento duma coisa é um signo do ser ou do desenvolvimento dessa coisa.

5 Estóicos (ca. 300 a.c. 200 d.c.) a base de sua teoria também era um modelo triádico, formado pelo significante (a entidade percebida como signo), o significado e o objeto ao qual o signo se refere. Epicuristas (ca. 300) modelo diádico do signo: significante + objeto referido. Zoosemiótica: a semiose não pressupõe combinações lógicas.

6 Agostinho ( ): o maior semioticista da antiguidade. Distinção dos signos naturais (ex.:fumaça) e dos convencionais (ex.: suástica). Breve histórico da semiótica

7 Da idade média ao renascimento Roger Bacon ( ): escreveu o tratado De Signis. Jean Poinsot ( ) escreveu Tractatus de Signis em 1632.

8 Racionalismo, empirismo e iluminismo A semiótica dos séc. XVII e XVIII se desenvolveu no ambiente de três grandes correntes filosóficas: o racionalismo francês, o empirismo britânico e o iluminismo na Alemanha.

9 O racionalismo francês: René Descartes ( ): prioridade do intelecto sobre a experiência. Consequência: alijou da teoria dos signos o aspecto referencial. Ficou sem seu verdadeiro elo de contato com o mundo aparente e foi descrito em categorias mentais.

10 O empirismo britânico: Locke ( ): separação em dois níveis semióticos ideias e palavras não aceito na atualidade.

11 O iluminismo alemão: Christian Wolff ( ) Heinrich Lambert ( ) Através deles chegou-se à constatação que a correspondência entre signo e mundo era o critério principal para das formas de expressão cultural tantas vezes consideradas contrárias, a ciência e a arte.

12 Séc XIX o romantismo Hegel ( ) Foi um dos que definiram as fronteiras semióticas, introduzindo distinções entre signos e símbolos.

13 Séc XX 3 correntes: Americana - Charles Pierce ( ) Européia Saussure ( ) Soviética Jakobson ( )

14 Séc XX Charles Pierce: categorizou a experiência sígnica em: Primeiridade: em que predomina o caráter qualitativo, pré-reflexivo, sensível. Secundidade: categoria da experiência, onde a relação de causa acidental, fortuita, experimentada,constrói a dimensão segunda, que se apóia na primeira. Terceiridade: é o lugar da regra, da lei, da convenção, da ciência, da previsão, do controle.

15 Séc XX Relações sígnicas: Signo em relação ao representâmen: Quali-signo: uma qualidade que é signo diz respeito às suas características que menos o particularizam. Ex.: as cores, os materiais, a textura, o acabamento. Sin-signo: é o aspecto do signo que já o particulariza e individualiza como ocorrência. Ex.: sua forma, suas dimensões. Legisigno: é como as conversões e as regras, os padrões. Ex.: aplicações de perspectiva, atendimento as normas.

16 Séc XX Relações sígnicas: Signo em relação ao Objeto: Ícone: a representação se dá por semelhança, por meio de analogia. Índice: a representação se faz por meio de marcas. A relação é de causalidade. Símbolo: a relação se dá por convenção, é determinada por princípios pré-existentes.

17 Séc XX Relações sígnicas: Signo em relação ao Interpretante: Rema: há uma imprecisão de sentido, uma sensação, uma indeterminação, que se dá no instante inicial de contato com o novo um certo espanto, uma surpresa, uma indefinição. Dícente: se dá por particularizações interpretativas, afirmações. Argumento: há a precisão, rigor científico, o caráter inequívoco. Nele estão regras precisas, fundamentadas, e não refutadas.

18 Elementos da Análise Comunicacional em Design Gerador: é constituído e articulado pelo empresário e o designer, para que algo seja gerado. Interpretador: são todos espectadores de uma ocorrência, usuários, consumidores do produto ou não. Mensagem: tem como objetivos fazer crer e levar o Interpretador a fazer algo, tomar uma decisão. Repertório: é um recorte do acervo que cada indivíduo constrói no decorrer de sua vida. Código: é o conjunto de signos que compõem a mensagem. Canal: é o meio pelo qual a mensagem é enviada.

19 Dimensões semióticas do produto Dimensão material (hílico): composição química, durabilidade, etc. Dimensão técnica ou construtiva (sintaxe): estrutura do produto, seu funcionamento técnico, sua composição formal. Ex.: desenhos técnicos e modelos. Dimensão do uso (pragmática): ponto de vista ergonômico ou sociológico (quem usa o produto, em que tipo de situação). Inclui a aplicação prática, social e estética do produto. Dimensão da forma (semântica): são as qualidades expressiva e representacional de um produto. Ex.: o que o produto representa? A que ambiente parece pertencer?

20 Referências semióticas do produto Referências Icônicas: tem por base o aspecto de semelhança, seja por imagem, por estrutura/organização, seja por metáfora. Ex.: tradição da forma, semelhança cromática, semelhança de material, estilo e semelhança de ambiente. Referências Indiciais: há uma determinação de causalidade, ou seja,se faz presente por vestígios de sua existência. Ex.: traços de ferramenta ou de máquina, cor, forma indicativa, marcas de uso, outros traços, sinais luminosos, som de uso e barulho de um produto, cheiro, toque do material, algarismos. Referências Simbólicas: são estabelecidos culturalmente e, então, difundidos, podem passar a ser aplicados. Ex.: símbolos gráficos, cor simbólica, forma simbólica, posições e posturas simbólicas, material simbólico.

21 OBRIGADO!

É a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura. Winfried Nöth

É a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura. Winfried Nöth Semiótica O que é semiótica? É a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura. Winfried Nöth É a teoria geral dos signos (algo que representa alguma coisa para alguém

Leia mais

P R O F E S S O R V I N I C I U S S I L V A RELAÇÕES S Í G N I C A S

P R O F E S S O R V I N I C I U S S I L V A RELAÇÕES S Í G N I C A S RELAÇÕES S Í G N I C A S SIGNO É ALGO QUE REPRESENTA ALGUMA COISA PARA ALGUÉM EM DETERMINADA CIRCUNSTÂNCIA. O SIGNO ENTÃO, ESTÁ NO LUGAR DE ALGO, NÃO É A PRÓPRIA COISA, MAS COMO ELA SE FAZ PRESENTE PARA

Leia mais

BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes.

BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. 1 BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA (1) Período Clássico; (2) Período Medieval; (3) Racionalismo; (4) Empirismo Britânico; (5)

Leia mais

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica Design & Percepção 3 Lígia Fascioni Semiótica Para entender a cultura contemporânea, você tem que entender semiótica Paul Cobley Semiótica para Principiantes, 2004 O que é semiótica? Semiótica X Semiologia

Leia mais

Referências no produto

Referências no produto Referências no produto Em uma abordagem fundamentada em semiótica, as questões sígnicas no produto devem ser consideradas segundo o contexto cultural no qual se dá o processo comunicacional. Portanto,

Leia mais

Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali

Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali A SEMIOSE Para Peirce, o importante não é o signo tal como em Saussure - mas a situação signíca, que ele chama de semiose.

Leia mais

II. SEMIÓTICA e SEMIOLOGIA

II. SEMIÓTICA e SEMIOLOGIA II. SEMIÓTICA e SEMIOLOGIA 1. O que é semiótica e semiologia? A semiótica é uma filosofia cientifica da linguagem. Seu campo de estudo trata dos signos e dos processos significativos e da maneira como

Leia mais

Semiótica. A semiótica é a teoria dos signos.

Semiótica. A semiótica é a teoria dos signos. A semiótica é a teoria dos signos. Segundo Umberto Eco, um signo é algo que está no lugar de outra coisa. Ou seja, que representa outra coisa. Uma árvore, por exemplo, pode ser representada por uma série

Leia mais

Introdução ao estudo do Signo: a Semiologia e a Semiótica

Introdução ao estudo do Signo: a Semiologia e a Semiótica ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXWYZ0123456789!?@%$ A palavra semiótica (do grego σημειωτικός (sēmeiōtikos) literalmente "a ótica dos sinais"), é a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos

Leia mais

A semiótica como uma ferramenta do design

A semiótica como uma ferramenta do design A semiótica como uma ferramenta do design 1 Profª. MSc. Taís de Souza Alves 1 (UEMG/Ubá) Resumo: A relação entre design e semiótica pode ser percebida nos conceitos de alguns produtos que remetem à interpretação

Leia mais

Semiótica. Prof. Dr. Sérsi Bardari

Semiótica. Prof. Dr. Sérsi Bardari Semiótica Prof. Dr. Sérsi Bardari Semiótica Ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer

Leia mais

Compreendendo a Semiologia e a Semiótica I

Compreendendo a Semiologia e a Semiótica I I ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXWYZ0123456789!?@%$ Semiologia Ferdinand de Saussure linguista suíço (1857-1913) SEMIOLOGIA É a ciência geral dos signos, que estuda todos os fenômenos de significação. Tem por

Leia mais

Semiótica P R O F A. L I L L I A N A L V A R E S F A C U L D A D E D E C I Ê N C I A D A I N F O R M A Ç Ã O

Semiótica P R O F A. L I L L I A N A L V A R E S F A C U L D A D E D E C I Ê N C I A D A I N F O R M A Ç Ã O Semiótica P R O F A. L I L L I A N A L V A R E S F A C U L D A D E D E C I Ê N C I A D A I N F O R M A Ç Ã O U N I V E R S I D A D E D E B R A S Í L I A Outras Expressões Além da Língua Outras Expressões

Leia mais

Semiótica aplicada ao projeto de design

Semiótica aplicada ao projeto de design Semiótica aplicada ao projeto de design A ocorrência de um produto é resultante e expressão de um cenário político, econômico, social e cultural, dentro das dimensões histórica e geográfica. O produto

Leia mais

SEMIÓTICA E SEMIOSE 1. Primeiridade. primeira categoria liberdade liberdade fusão indeterminação presentidade qualidade sensação

SEMIÓTICA E SEMIOSE 1. Primeiridade. primeira categoria liberdade liberdade fusão indeterminação presentidade qualidade sensação 1 SEMIÓTICA E SEMIOSE Este texto foi produzido com recortes do artigo A Semiótica Geral de Peirce e a Idéia de Semiose de Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS, 2000). O tema aqui desenvolvido está dentro da

Leia mais

Divisão da filosofia peirciana

Divisão da filosofia peirciana Filosofia peirciana Divisão da filosofia peirciana A Filosofia peirciana é dividida em três ramos: 1. Fenomenologia (filosofia do fenômeno: tal como ele pode ser) 2. Ciências Normativas (filosofia do fenômeno:

Leia mais

Percurso para uma análise semiótica

Percurso para uma análise semiótica Percurso para uma análise semiótica 1. Abrir-se para o fenômeno e para o fundamento do signo Contemplar: Tornar-se disponível para o que está diante dos olhos Sem apressar a interpretação Suspensão dos

Leia mais

Signo. Prof. Veríssimo Ferreira

Signo. Prof. Veríssimo Ferreira Signo Prof. Veríssimo Ferreira Signo Numa perspectiva bem ampla, podemos entender como signo tudo aquilo que substitui alguma coisa para alguém. Unidade Perceptível Unidade, perceptível pelos sentidos,

Leia mais

Dimensões do produto

Dimensões do produto Quatro dimensões semióticas: Material: dimensão hílica Sintaxe: dimensão técnica ou construtiva Semântica: dimensão da forma Pragmática: dimensão do uso Dimensão Material: Ou dimensão hílica: É a dimensão

Leia mais

Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ

Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ da Turma da Mônica A semiotic analysis of the advertising report of Monica s Gang HQ Uélida Dantas de Oliveira Mestranda em Letras no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II Semiótica Signo Linguagens Origem Vertentes Significado e significante Aplicação Prática Fases do processo de comunicação: Pulsação

Leia mais

semeiosis semiótica e transdisciplinaridade em revista

semeiosis semiótica e transdisciplinaridade em revista semeiosis semiótica e transdisciplinaridade em revista transdisciplinary journal of semiotics Olhares 1 Almeida, Amanda Mota; aluna do curso de graduação em Design da Universidade de São Paulo amandamotaalmeida@gmail.com

Leia mais

2. Semiótica e Engenharia Semiótica

2. Semiótica e Engenharia Semiótica 2. Semiótica e Engenharia Semiótica Neste capítulo serão revistos alguns conceitos fundamentais da teoria dos signos de Peirce (1960, 1993, 1998) e da teoria da engenharia semiótica, de Souza (2005a, 2005b).

Leia mais

Primeiridade, Secundidadee Terceiridade. Charles Sanders Peirce

Primeiridade, Secundidadee Terceiridade. Charles Sanders Peirce Primeiridade, Secundidadee Terceiridade Charles Peircee a Lógica Triádicado Signo. 1839-1914 Charles Sanders Peirce Ciências naturais: químico, matemático, físico, astrônomo, biologia, geologia Ciências

Leia mais

Pesquisas e estudos sobre Semiótica Peirceana na Área de Ensino de Ciências um estudo das tendências de pesquisa no ENPEC ( )

Pesquisas e estudos sobre Semiótica Peirceana na Área de Ensino de Ciências um estudo das tendências de pesquisa no ENPEC ( ) Pesquisas e estudos sobre Semiótica Peirceana na Área de Ensino de Ciências um estudo das tendências de pesquisa no ENPEC (2005-2014) Research and studies on Peirce Semiotics in Science Education Area

Leia mais

4. O caráter mediador da cidade digital

4. O caráter mediador da cidade digital 4. O caráter mediador da cidade digital 4. O caráter mediador da cidade digital 60 4. O caráter mediador da cidade digital 4.1. Imagem e representação 4.2. Representação e signo 4.3. As dimensões semióticas

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM 1. Função referencial (ou denotativa) É aquela centralizada no referente, pois o emissor oferece informações da realidade. Linguagem usada na ciência, na arte realista, no jornal,

Leia mais

PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA

PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA Joeliton Chagas Silva i Adjane da Costa Tourinho e Silva ii Eixo temático 6- Educação e Ensino de Ciências

Leia mais

Linguística Computacional Interativa

Linguística Computacional Interativa 1 Linguística Computacional Interativa Linguagem Natural em IHC: possibilidades a explorar Aula de 13 de novembro de 2012 2 Um mergulho rápido na praia da Semiótica O signo peirceano: acesso mediado ao

Leia mais

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira Semiótica Prof. Veríssimo Ferreira Natureza e Cultura Domínio da Natureza Universo das coisas naturais. Domínio da Cultura Universo das práticas sociais humanas. Cultura Fazer humano transmitido às gerações

Leia mais

ECO, Umberto. A estrutura ausente

ECO, Umberto. A estrutura ausente FONTE COMPLEMENTAR: SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e Semiótica ECO, Umberto. A estrutura ausente Influência: filosofia, estética, teorias da informação, da comunicação e da cibernética Crítica ao estruturalismo

Leia mais

Signos e Metáforas na Comunicação da Música Luciana David de Oliveira Dissertação de Mestrado, COS/PUC-SP, 2007.

Signos e Metáforas na Comunicação da Música Luciana David de Oliveira Dissertação de Mestrado, COS/PUC-SP, 2007. Signos e Metáforas na Comunicação da Música Luciana David de Oliveira Dissertação de Mestrado, COS/PUC-SP, 2007. Caio Anderson Ramires Cepp A obra aqui resenhada se refere à pesquisa de mestrado produzido

Leia mais

Análise Estética do Andrógeno a Partir da Semiótica Peirciana 1

Análise Estética do Andrógeno a Partir da Semiótica Peirciana 1 Análise Estética do Andrógeno a Partir da Semiótica Peirciana 1 Mariane NOLIBOS 2 Letícia RIBEIRO 3 Fernando SANTOS 4 Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS RESUMO Este artigo tem como finalidade

Leia mais

26/08/2013. Gnosiologia e Epistemologia. Prof. Msc Ayala Liberato Braga GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO

26/08/2013. Gnosiologia e Epistemologia. Prof. Msc Ayala Liberato Braga GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Gnosiologia e Epistemologia Prof. Msc Ayala Liberato Braga Conhecimento filosófico investigar a coerência lógica das ideias com o que o homem interpreta o mundo e constrói sua própria realidade. Para a

Leia mais

Aula 8. Cognição Distribuída

Aula 8. Cognição Distribuída Aula 8 Cognição Distribuída Cognição distribuída A teoria da cognição distribuida, assim como qualquer outra teoria cognitiva, busca entender a organização de sistemas cognitivos. Diferente das teorias

Leia mais

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA: DEFINIÇÕES E CONCEITOS

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA: DEFINIÇÕES E CONCEITOS PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA: DEFINIÇÕES E CONCEITOS Prof. Dr. Alexandre Mantovani mantovani@eerp.usp.br EPISTEMOLOGIA Epistemologia: ramo da filosofia que se dedica ao estudo do conhecimento. Mais

Leia mais

FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES

FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES 1 FIL001 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 8 h FIL063 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 68 h O que é Filosofia; problemas gerais: conhecimento, ciência, política, moral, estética, antropologia filosófica, lógica, correntes

Leia mais

ANÁLISE SEMIÓTICA DO PÔSTER OFICIAL DA CIDADE-SEDE DE CURITIBA PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014 NO BRASIL

ANÁLISE SEMIÓTICA DO PÔSTER OFICIAL DA CIDADE-SEDE DE CURITIBA PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014 NO BRASIL ANÁLISE SEMIÓTICA DO PÔSTER OFICIAL DA CIDADE-SEDE DE CURITIBA PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014 NO BRASIL SCHUMACHER, Andressa 1 RESUMO: A cada quarto anos é realizada a Copa do Mundo FIFA de futebol. Cada

Leia mais

A Semiótica na Comunicação do Produto Industrial: um Estudo de Caso

A Semiótica na Comunicação do Produto Industrial: um Estudo de Caso A Semiótica na Comunicação do Produto Industrial: um Estudo de Caso The Semiotic in Product Communication Industry: a Case Study SILVA, Ramon Martins; Bolsista PET Design; Instituto Federal de Educação,

Leia mais

resenhas texto, som, imagem, hipermídia

resenhas texto, som, imagem, hipermídia resenhas texto, som, imagem, hipermídia Como as linguagens significam as coisas ANA MARIA GUIMARÃES JORGE Teoria Geral dos Signos. Como as Linguagens Significam as Coisas de Lucia Santaella. São Paulo:

Leia mais

Teoria da comunicação e semiótica * Cláudio Henrique da Silva

Teoria da comunicação e semiótica * Cláudio Henrique da Silva Teoria da comunicação e semiótica * Cláudio Henrique da Silva Existem inúmeras teorias da comunicação. Perguntas preliminares: o que é língua? O que é fala? O que é linguagem? Língua Sons e ruídos combinados

Leia mais

ESTUDO SEMIÓTICO DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO: BASES PARA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

ESTUDO SEMIÓTICO DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO: BASES PARA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ESTUDO SEMIÓTICO DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO: BASES PARA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA Susana Vieira UFSC, Departamento de Expressão Gráfica Vieira.su@gmail.com Diego Spagnuelo UFSC, Departamento de Expressão

Leia mais

A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE

A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. SP: Pioneira, 2004. Teorias dos signos UNEB Lidiane Lima A TEORIA DOS SIGNOS: Três origens: EUA (1), Europa Ocidental e União Soviética

Leia mais

II.2. Modelos desenvolvidos por comentadores

II.2. Modelos desenvolvidos por comentadores II.2. Modelos desenvolvidos por comentadores Esta seção, e subseções, exibe parte consideravelmente importante do estado da arte a respeito dos diagramas para as classificações de signos de Peirce. Ela

Leia mais

Fotojornalismo policial: uma análise ética a partir da semiótica da cultura 1

Fotojornalismo policial: uma análise ética a partir da semiótica da cultura 1 Fotojornalismo policial: uma análise ética a partir da semiótica da cultura 1 Vanessa Abreu de Oliveira VIEIRA 2 Maurício Elias ZOUEIN 3 Universidade Federal de Roraima, UFRR RESUMO Esta pesquisa desenvolve

Leia mais

Análise semiótica da campanha Let help find you. Samsung smarthphones with SOS alert 1

Análise semiótica da campanha Let help find you. Samsung smarthphones with SOS alert 1 Análise semiótica da campanha Let help find you. Samsung smarthphones with SOS alert 1 Ana Carla Roman RIBAS 2 João Jacob BRANDÃO 3 Thiago José BERTHOLDE 4 Hans Peder BEHLING 5 Marcelo JUCHEM 6 Universidade

Leia mais

Comunicação Visual. Introdução

Comunicação Visual. Introdução Comunicação Visual Introdução Comunicar é a capacidade de partilhar, pôr em comum, o que pensamos ou sentimos; é transmitir uma determinada mensagem. Para que a comunicação exista é necessária a existência

Leia mais

HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA

HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA MAISTROVICZ, Daniele. 1 CERNY, Fernanda. 2 SILVA, Kelly. 3 SHIMABUKURO, Kendi. 4 KULAK, Sérgio. 5 RESUMO Após dez anos com a mesma identidade visual a Heineken

Leia mais

1º Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: 01 TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 40 COMPETÊNCIA GERAL:

1º Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: 01 TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 40 COMPETÊNCIA GERAL: P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: Filosofia Professor(a): Eduardo Monteiro SÉRIE: 1º Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: 01 TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 40 COMPETÊNCIA GERAL: Compreender

Leia mais

Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1

Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1 Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1 Maria Madalena de Bastos Ferreira COSTA 2 Francisco José Paoliello PIMENTA 3 Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz

Leia mais

Aspectos históricos da Semiótica

Aspectos históricos da Semiótica Aspectos históricos da Semiótica 1. imagem O que é Semiótica? Origem da palavra Semiótica: O termo semióticavem da raiz grega semeion,que quer dizersigno. Logo, Semiótica é a ciência dos signos (verbal

Leia mais

Produções Multicódigos e o Conceito de Signo Genuíno em Peirce 1

Produções Multicódigos e o Conceito de Signo Genuíno em Peirce 1 Produções Multicódigos e o Conceito de Signo Genuíno em Peirce 1 Francisco José Paoliello Pimenta Resumo Este trabalho analisa uma aparente limitação das produções multicódigos em termos de sua efetividade,

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN TRABALHO DE SEMIÓTICA ANÁLISE DOS SÍMBOLOS, SEGUNDO A SEMIÓTICA PEIRCEANA, NO ANÚNCIO DA NIKE MERCURIAL VAPOR RESUMO FAVERO, Murilo Henrique. 1 SARTORATO, Leonardo Trofino. 2 CAVALHEIRO, Renan Emanoel.

Leia mais

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES A UM ESTUDO DA MOTIVAÇÃO POÉTICA

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES A UM ESTUDO DA MOTIVAÇÃO POÉTICA CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES A UM ESTUDO DA MOTIVAÇÃO POÉTICA Denise A. D. Guimarães Universidade Federal do Paraná RESUMO O trabalho propõe subsídios a um estudo da linguagem poética, discutindo como se

Leia mais

Aula 1 - Linguagem e Alfabetismo Visual. professor Rafael Hoffmann

Aula 1 - Linguagem e Alfabetismo Visual. professor Rafael Hoffmann Aula 1 - Linguagem e Alfabetismo Visual professor Rafael Hoffmann Linguagem Linguagem Definições lin.gua.gem s.f. 1 o conjunto das palavras e dos métodos de combiná-las usado e compreendido por uma comunidade

Leia mais

ESTRATÉGIA DE REPRESENTAÇÃO EM PROJETO DE LOGOTIPIA: LEITURA SEMIÓTICA DA MARCA GRÁFICA UNO/FIAT

ESTRATÉGIA DE REPRESENTAÇÃO EM PROJETO DE LOGOTIPIA: LEITURA SEMIÓTICA DA MARCA GRÁFICA UNO/FIAT ESTRATÉGIA DE REPRESENTAÇÃO EM PROJETO DE LOGOTIPIA: LEITURA SEMIÓTICA DA MARCA GRÁFICA UNO/FIAT Bruno Indalêncio de Campos (UFSC) 1 Richard Perassi Luiz de Sousa (UFSC) 2 Milton Luiz Horn Vieira (UFSC)

Leia mais

Simbolismo e Realidade (1925) Fundamentos da Teoria do Signo (1938) Signos Linguagem e Comportamento (1946)

Simbolismo e Realidade (1925) Fundamentos da Teoria do Signo (1938) Signos Linguagem e Comportamento (1946) Charles Morris (1901-1979) clássico da semiótica cuja influência no desenvolvimento da história da semiótica foi decisiva nos anos 30 e 40 raízes na semiótica de Peirce, no behaviorismo, no pragmatismo

Leia mais

PARTE II. Diagramas das classes de signos

PARTE II. Diagramas das classes de signos PARTE II. Diagramas das classes de signos II.1. Modelos desenvolvidos por Peirce Nesta seção, são analisados dois diagramas elaborados por Peirce para as dez classes de signos (MS 540: 17, CP 2.264, EP

Leia mais

3 Comunicação Visual & Semiótica no material didático 3.1. Comunicação visual e o material didático

3 Comunicação Visual & Semiótica no material didático 3.1. Comunicação visual e o material didático 42 3 Comunicação Visual & Semiótica no material didático 3.1. Comunicação visual e o material didático Para se comunicar, o homem utiliza diversos códigos, tais como a escrita, imagens, gestos e sons.

Leia mais

Locke ( ) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012.

Locke ( ) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012. Locke (1632-1704) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012. Racionalismo x Empirismo O que diz o Racionalismo (Descartes, Spinoza, Leibiniz)?

Leia mais

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Prof. Ms. Samuel Henrique Bucke Brito prof@shbbrito.net Discussão do Trabalho Científico 1 Objetivo do Trabalho de Conclusão Desenvolver um projeto de pesquisa na área

Leia mais

Como vimos, as dimensões semióticas da imagem são estabelecidas em:

Como vimos, as dimensões semióticas da imagem são estabelecidas em: 2.2 A SINTAXE DA ILUSTRAÇÃO Como vimos, as dimensões semióticas da imagem são estabelecidas em: SINTÁTICA - Manifesta-se através da forma. Diz respeito aos elementos estruturais e técnicos de composição

Leia mais

SEMIÓTICA: UMA LEVE INTRODUÇÃO

SEMIÓTICA: UMA LEVE INTRODUÇÃO SEMIÓTICA: UMA LEVE INTRODUÇÃO Por Eufrásio Prates* A pretensão de apresentar a Semiótica nestas poucas páginas pode ter resultado em reprováveis simplificações. Um campo de conhecimento tão amplo e complexo

Leia mais

O hom hom m e m é é um um ani a ma m l a cuj c o e p s a p ç a o ç ocup up d a o d é é ba b s a i s ca c m a e m nt b di d me m ns

O hom hom m e m é é um um ani a ma m l a cuj c o e p s a p ç a o ç ocup up d a o d é é ba b s a i s ca c m a e m nt b di d me m ns Ocupação do Ambiente Construído Conceitos Flávio Cesar Mirabelli Marchesoni Arquiteto e Urbanista Mestre em Tecnologia do Ambiente Construído O homem é um animal cujo espaço ocupado é basicamente bidimensional.

Leia mais

Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias

Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias Elisete Altafim (Graduanda em Moda UEM) Marcela Zaniboni Campos (Graduanda em Moda UEM) Evandro

Leia mais

Semiótica de interface e interação de usuários Semiotics of interface and users interaction

Semiótica de interface e interação de usuários Semiotics of interface and users interaction Semiótica de interface e interação de usuários Semiotics of interface and users interaction Rita de Cássia Romeiro Paulino, Richard Perassi, Francisco Antônio P. Fialho semiótica, web, interface O objeto

Leia mais

ANAIS DA XX JORNADA GELNE JOÃO PESSOA-PB A TRÍADE SEMIÓTICA 1. INTRODUÇÃO: EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO

ANAIS DA XX JORNADA GELNE JOÃO PESSOA-PB A TRÍADE SEMIÓTICA 1. INTRODUÇÃO: EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO 1439 A TRÍADE SEMIÓTICA Linduarte Pereira Rodrigues 1 1. INTRODUÇÃO: EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO A tripartição do sistema semiótico se dá em razão da verificação de uma regular representação

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA Curso preparatório para o concurso: Polícia Rodoviária Federal Professor : Gustavo de Lima Pereira Contato: gustavo.pereira@pucrs.br AULA 1 AFIRMAÇÃO HISTÓRICA E TEORIA GERAL

Leia mais

A semiótica e a leitura e indexação de imagens Paulo Roberto Gomes Pato

A semiótica e a leitura e indexação de imagens Paulo Roberto Gomes Pato Quartas Arquivísticas Universidade de Brasília Arquivo Central 28 outubro 2015 A semiótica e a leitura e indexação de imagens Paulo Roberto Gomes Pato Charles Sanders Peirce (1839-1914) A Semiótica serve

Leia mais

Língua, Linguagem e Comunicação O homem, ser de linguagem Sentido, significação e signo

Língua, Linguagem e Comunicação O homem, ser de linguagem Sentido, significação e signo Língua, Linguagem e Comunicação O homem, ser de linguagem Sentido, significação e signo Aula 1 Português 1 Faculdade Pitágoras Vale do Aço Jaider Fernandes Reis, Marcélia Marise Vieira dos Santos Martha

Leia mais

Telejornalismo: análise semiótica de atletas em destaque 1. Amanda da Silva TEIXEIRA 2 Maurício Elias ZOUEIN 3 Universidade Federal de Roraima, UFRR

Telejornalismo: análise semiótica de atletas em destaque 1. Amanda da Silva TEIXEIRA 2 Maurício Elias ZOUEIN 3 Universidade Federal de Roraima, UFRR Telejornalismo: análise semiótica de atletas em destaque 1 Amanda da Silva TEIXEIRA 2 Maurício Elias ZOUEIN 3 Universidade Federal de Roraima, UFRR RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo analisar semioticamente

Leia mais

Apontamentos sobre possíveis contribuições da semiótica de charles anders peirce na educação matemática

Apontamentos sobre possíveis contribuições da semiótica de charles anders peirce na educação matemática Apontamentos sobre possíveis contribuições da semiótica de charles anders peirce na educação matemática Resumo Gefferson Luiz dos Santos Rosana Figueiredo Salvi Este artigo aborda possíveis conexões entre

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSOR (A): Alair Matilde Naves DISCIPLINA: Filosofia TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

3 A aplicação MoLIC WOz

3 A aplicação MoLIC WOz A aplicação MoLIC WOz 33 3 A aplicação MoLIC WOz Esta seção descreve a MoLIC WOz relacionando com a Engenharia Semiótica (3.1) e apresentando a estrutura da ferramenta (3.2). 3.1 MoLIC WOz e a Engenharia

Leia mais

Palavras-Chave: Semiótica, Semiótica Peirceana, publicidade infantil;

Palavras-Chave: Semiótica, Semiótica Peirceana, publicidade infantil; A SEMIÓTICA NA PUBLICIDADE INFANTIL: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA NOS TRILHOS DA MARCA LILICA RIPILICA 1 Prof. Dra. Carmen Cristiane Borges Losano (IFSUDESTE-MG) Prof. Me. Glaucia Maria Pinto Vieira

Leia mais

Teoria da Informação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Teoria da Informação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Teoria da Informação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Claude Elwood Shannon, 1948 Autor que estabeleceu os fundamentos da Teoria da Informação Teoria da

Leia mais

O OLHAR SEMIÓTICO PARA ENTENDER O MUNDO. Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi

O OLHAR SEMIÓTICO PARA ENTENDER O MUNDO. Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi O OLHAR SEMIÓTICO PARA ENTENDER O MUNDO Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi Resumo: Focaliza-se neste texto a teoria semiótica como instrumento facilitador do entendimento das linguagens que cercam os seres

Leia mais

Design como comunicação: uma abordagem semiótica

Design como comunicação: uma abordagem semiótica Design como comunicação: uma abordagem semiótica Prof. Dr. Vinicius Romanini, ECA/USP (viniroma@gmail.com) A etimologia da palavra design já revela a natural proximidade entre design e a teoria dos signos.

Leia mais

A Construção do Interpretante: A Morte do Professor Girafales 1

A Construção do Interpretante: A Morte do Professor Girafales 1 A Construção do Interpretante: A Morte do Professor Girafales 1 Pedro Augusto de Oliveira FIGUEIREDO 2 Francisco J. Paoliello PIMENTA 3 Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG Resumo Este

Leia mais

Conceitos Básicos e História

Conceitos Básicos e História Psicologia na Educação Aula 1 Conceitos Básicos e História Profa. Adriana Straube Nesta aula discutiremos sobre o conceito de psicologia. As origens da psicologia como ciência nascendo na Alemanha. História

Leia mais

Resumo Expandido GUSTAVO RICK AMARAL. Palavras-chave: Filosofia peirceana; Semiótica peirceana; Axiomatização, Matrizes da linguagem.

Resumo Expandido GUSTAVO RICK AMARAL. Palavras-chave: Filosofia peirceana; Semiótica peirceana; Axiomatização, Matrizes da linguagem. Resumo Expandido Semelhanças estruturais e diferenças específicas entre a Fenomenologia/Semiótica peirceana e a Teoria das Matrizes da linguagem e pensamento GUSTAVO RICK AMARAL Palavras-chave: Filosofia

Leia mais

AS TRICOTOMIAS DE PEIRCE NO REFERENTE TOY ART: REPRESENTÂMEN, OBJETO

AS TRICOTOMIAS DE PEIRCE NO REFERENTE TOY ART: REPRESENTÂMEN, OBJETO AS TRICOTOMIAS DE PEIRCE NO REFERENTE TOY ART: REPRESENTÂMEN, OBJETO E INTERPRETANTE NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA THE TRICHOTOMIES OF PEIRCE IN THE TOY ART REFERENT: REPRESENTAMEN, OBJECT AND INTERPRETER IN

Leia mais

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares AULA 1 - Sociologia Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares 1 Sociologia Uma ciência que tem a totalidade da vida social do homem como sua esfera. Leonard Hobhouse (1864-1929) Sociologia Origens

Leia mais

5. O percurso metodológico

5. O percurso metodológico 5. O percurso metodológico 5. O percurso metodológico 76 5. O percurso metodológico 5.1. Etapas e procedimentos metodológicos 5.2. Percurso para a leitura e análise da semiose no design nas cidades digitais

Leia mais

DOS SIGNOS SONOROS AOS SIGNIFICADOS ESPACIAIS: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA WEBSÉRIE, O DEMOLIDOR 1

DOS SIGNOS SONOROS AOS SIGNIFICADOS ESPACIAIS: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA WEBSÉRIE, O DEMOLIDOR 1 DOS SIGNOS SONOROS AOS SIGNIFICADOS ESPACIAIS: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA WEBSÉRIE, O DEMOLIDOR 1 Breno pessoa de ARAUJO 2 Jefferson weyne castelo de OLIVEIRA 3 Diego Frank Marques CAVALCANTE 4 Faculdades

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 13. Universidade Federal Fluminense

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 13. Universidade Federal Fluminense DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 6 DE JUNHO DE 2017 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 13 Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/ Universidade

Leia mais

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Teorias e Formas da Comunicação Módulo: I Nº Competê

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Teorias e Formas da Comunicação Módulo: I Nº Competê Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07-01-2009 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro. HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010

Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro. HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010 Profa. Dra. Lidiane S. de L. Pinheiro TEXTO-BASE: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2010 ...Vem do latim communicatio = atividade realizada

Leia mais

A GEOMETRIA NOS SÍMBOLOS, LOGOTIPOS E LOGOMARCAS. Palavras-chave: Geometria; Símbolos; Logotipos; Construções Geométricas.

A GEOMETRIA NOS SÍMBOLOS, LOGOTIPOS E LOGOMARCAS. Palavras-chave: Geometria; Símbolos; Logotipos; Construções Geométricas. na Contemporaneidade: desafios e possibilidades A GEOMETRIA NOS SÍMBOLOS, LOGOTIPOS E LOGOMARCAS Ruth Ribas Itacarambi GCIEM (Grupo Colaborativo de Investigação em ) ritacarambi@yahoo.com.br Resumo: A

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN DOVE E SEU POSICIONAMENTO: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SIMBOLISMO COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO. RAMALHO, Evylinn 1 AMARAL, André Ricardo 2 CALVI, Douglas Renan 3 ULBRICH, Thaís Helena 4 KULACK,

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura TEORIA DO CONHECIMENTO Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura - O que é conhecer? - Como o indivíduo da imagem se relaciona com o mundo ou com o conhecimento? Janusz Kapusta, Homem do conhecimento

Leia mais

Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs

Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs Daniel Ribeiro Cardoso daniel.br@mac.com André Felipe

Leia mais

Tecnologias da Informação em Educação

Tecnologias da Informação em Educação Semiótica Peirceana: método de análise em pesquisa qualitativa Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias Universidade do Extremo Sul Catarinense Universidade do Vale do Itajaí bianca@unesc.net Resumo Embora

Leia mais

Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Disciplina devotada ao estudo dos sinais e como eles são utilizados na comunicação

Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Disciplina devotada ao estudo dos sinais e como eles são utilizados na comunicação Interface Homem/Máquina Aula 6 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Engenharia Semiótica

Leia mais

A origem do conhecimento

A origem do conhecimento A origem do conhecimento O Empirismo Empirismo experiência A única fonte de conhecimento humano é a experiência. (HESSEN, 1925, pg 68) O espírito humano está por natureza, vazio. (HESSEN, 1925, pg 68)

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA PARA ANÁLISE DA PINTURA HISTÓRICA

A CONTRIBUIÇÃO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA PARA ANÁLISE DA PINTURA HISTÓRICA A CONTRIBUIÇÃO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA PARA ANÁLISE DA PINTURA HISTÓRICA Érica Ramos Moimaz 1 (ericamoimaz@bol.com.br) Ana Heloísa Molina 2 (ahmolina@uel.br) Resumo: O objetivo deste texto é pensar como

Leia mais

INTRODUÇÃO À SEMIÓTICA

INTRODUÇÃO À SEMIÓTICA INTRODUÇÃO À SEMIÓTICA Coleção Introduções Coordenação: Jakson Ferreira de Alencar Introdução à educação, Celso Antunes Introdução à ética teológica, VV.AA. Introdução à sociologia: Marx, Durkheim e Weber

Leia mais

A AÇÃO DOS SIGNOS NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS 1. Regiane Regina Ribeiro Universidade Norte do Paraná

A AÇÃO DOS SIGNOS NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS 1. Regiane Regina Ribeiro Universidade Norte do Paraná A AÇÃO DOS SIGNOS NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS 1 Regiane Regina Ribeiro Universidade Norte do Paraná Resumo Este estudo aborda a influência da propaganda na sociedade e seu efeito persuasivo. Para isso serão

Leia mais

TEORIA DA LITERATURA 1ª. VISÃO

TEORIA DA LITERATURA 1ª. VISÃO TEORIA DA LITERATURA 1ª. VISÃO Pode-se teorizar sobre a literatura? A academia de Atenas - Rafael É com Platão (séculos V-IV a.c.) e Aristóteles (século IV a.c.) que a análise da literatura assume contornos

Leia mais