Propõe Regulamento Técnico Nº 4043/2016 sobre Instruções para a instalação, uso e controle de mangueiras para bombas de combustível GNV.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Propõe Regulamento Técnico Nº 4043/2016 sobre Instruções para a instalação, uso e controle de mangueiras para bombas de combustível GNV."

Transcrição

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da Organização Mundial do Comércio Esta seção apresenta as mais recentes notificações encaminhadas à Organização Mundial do Comércio (OMC), relativas á entrada em vigor de projetos de regulamentos técnicos e os procedimentos de avaliação da conformidade associados, identificadas por país emissor e número. Os textos completos dos regulamentos técnicos associados a estas notificações poderão ser obtidos no site do Inmetro, no endereço Caso o exportador deseje, poderá receber as notificações referentes aos países e produtos de seu interesse, em português, por correio eletrônico, inscrevendo-se gratuitamente no serviço Alerta Exportador! Disponível no site do Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações. Mais informações podem ser obtidas pelo barreirastecnicas@inmetro.gov.br. ÁFRICA DO SUL G/TBT/N/ZAF/212 Propõe Regulamento Técnico relativo à classificação, embalagem e marcação de sementes de soja destinadas à venda nos termos do Ordenamento Nº 119 de 1990, sobre os Padrões dos Produtos Agrícolas. ARGENTINA G/TBT/N/ARG/83/Add.2 Propõe Regulamento Técnico Nº 4043/2016 sobre Instruções para a instalação, uso e controle de mangueiras para bombas de combustível GNV. G/TBT/N/ARG/97/Add.5 Propõe Regulamento Técnico N 1 - E/2016 para liberação de veículos automotores, para trânsito público, para empresas fabricantes e importadores. G/TBT/N/ARG/193/Add.3 Propõe Regulamento Técnico N 1 - E/2016 sobre ensaios para verificar emissões de gases provenientes de veículos automotores a diesel. G/TBT/N/ARG/243/Add.1 Propõe Regulamento Técnico com o objetivo de informar a alteração no Ordenamento ANMAT N 5260/2008 denominado de precursores químicos ou de substâncias sujeitas ao controle especial. G/TBT/N/ARG/289/Add.5 Propõe Regulamento Técnico com o objetivo de informar a substituição do artigo décimo da Resolução N 323/2014, sobre veículos e autopeças.

2 G/TBT/N/ARG/304/Add.1 Propõe Regulamento Técnico a entrada em vigor da Resolução SC N 155/2016 sobre a Identidade e qualidade de embalagens de papel comercializadas no país. G/TBT/N/ARG/306 Propõe Regulamento Técnico para informar que adicionará a lista do Regulamento Geral para o Transporte de Mercadorias Perigosas por Rodovia, combustíveis para motores contendo mais de 10% de etanol. G/TBT/N/ARG/307 Propõe Regulamento Técnico que estabelece os requisitos de certificação compulsória de segurança para produtos elétricos de baixa tensão. G/TBT/N/ARG/307/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico para informar que a notificação G/TBT/N/ARG/307 em função de conteúdo errôneo se encontra cancelada. G/TBT/N/ARG/308 Propõe Regulamento Técnico para a importação de produtos a granel derivados de uvas, incluindo os tipos de uva cultivada. ARMÊNIA G/TBT/N/ARM/77 Propõe Regulamento Técnico TR CU 019/2011 para realizar alterações sobre a segurança de equipamento de proteção individual - EPI. G/TBT/N/ARM/78 Propõe alteração ao Regulamento Técnico CU TR 031/2012 sobre a segurança de tratores agrícolas e florestais e seus reboques. AUSTRÁLIA G/TBT/N/AUS/102 Propõe Regulamento Técnico sobre a reforma da Regulamentação Nacional de produtos químicos industriais (NICNAS). G/TBT/N/AUS/103 Propõe Regulamento Técnico que estabelece os requisitos de segurança para diciclos elétricos. BOLÍVIA G/TBT/N/BOL/5 Propõe Regulamento Técnico PET-PCR para reciclagem de garrafas/tampas de polietileno.

3 BRASIL G/TBT/N/BRA/388/Add.3 Propõe Regulamento Técnico sobre medicamentos informando a emissão da Resolução nº 113, que altera a Resolução RDC nº 76 e a Instrução Normativa Nº 2. G/TBT/N/BRA/621/Add.2 Propõe Regulamento Técnico sobre esfigmomanômetros mediante a Portaria 474 de 14 de outubro de Comentários serão aceitos até 19 de dezembro de G/TBT/N/BRA/684/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre a Resolução RDC Nº 255 que estabelece regras básicas sobre alimentos Comentários serão aceitos até 1 de Novembro de G/TBT/N/BRA/684/Add.2 Propõe Regulamento Técnico com o objetivo de alterar a Portaria SVS/MS nº 29, que estabelece regras básicas sobre alimentos. Comentários serão aceitos até 1 de Novembro de G/TBT/N/BRA/695 Propõe Regulamento Técnico para o registro de dispositivos médicos, bem como os requisitos para rotulagem, instruções de uso e proibição para reutilização. Revoga as resoluções 156/2006;2.605/2006. G/TBT/N/BRA/696 Propõe Regulamento Técnico sobre informações toxicológicas em rótulos e folhetos acerca de pesticidas e preservativos de madeira. CANADÁ G/TBT/N/CAN/443/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para informar que as alterações feitas na notificação G/BT/N/CAN/443 sobre a proibição de certas substâncias tóxicas, entrará em vigor 3 meses após o dia em que estiverem registrados. G/TBT/N/CAN/490/Add.1 Propõe Regulamento Técnico (EC538/15) para informar alterações nos itens 1.1 e 2 na a lei para venda de tabaco e dispositivos eletrônicos para fumar notificada como G/TBT/N/CAN/490. G/TBT/N/CAN/500 Propõe Regulamento Técnico para alterar determinados termos do Artigo 89, Parágrafo 93 (1) e artigo 114 da Lei de Proteção Ambiental do Canadá de CHILE G/TBT/N/CHL/237/Add.3 Propõe Regulamento Técnico que altera a Resolução 557/2014, sobre os requisitos para pesticidas utilizados na pecuária, em vigor desde 16 de outubro de 2016, com exceção do disposto V N 1.

4 G/TBT/N/CHL/375 Propõe Regulamento Técnico sobre emissão de certos contaminantes derivados de veículos de transporte público, relativo ao Plano de Prevenção e Descontaminação Atmosférica de Santiago. G/TBT/N/CHL/376 Propõe Regulamento Técnico sobre certificação de moto serras portáteis com motores de combustão interna a combustíveis líquidos, de uso da florestal. CHINA G/TBT/N/CHN/683/Rev.1 Propõe Regulamento Técnico com o objetivo de informar os valores mínimos permitidos de consumo de água, grau de eficiência dos aparelhos sanitários quanto ao consumo de água e seus métodos de ensaio. G/TBT/N/CHN/930/Rev.1 Propõe Regulamento Técnico com o objetivo de informar a proposta do CHINA 6 sobre o ajuste de limites e métodos de medição de emissões de veículos leves. G/TBT/N/CHN/1182 G/TBT/N/ Propõe Regulamento Técnico para Boas Práticas de Laboratórios não clínicos, de Estudos de Drogas. CINGAPURA G/TBT/N/SGP/30 Propõe Regulamento Técnico sobre Ordenamento para Gestão e Proteção Ambiental para pilhas e baterias. COLÔMBIA G/TBT/N/COL/73/Add.4 Propõe Regulamento Técnico com o objetivo de informar a revogação da Resolução Nº pela Resolução Nº que trata sobre instalações para o envasilhamento de cilindros de gás liquefeito de petróleo (GLP). G/TBT/N/COL/156/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para informar a implementação da Resolução Nº 40248, sobre segurança em depósitos e pontos de venda de cilindros de gás liquefeito de petróleo (GLP). G/TBT/N/COL/196/Add.6 Propõe Regulamento Técnico N 4490 para expedição do Guia de Avaliação da Imunogenicidade para Medicamentos Biológicos. Em vigor a partir de 27 de Novembro de G/TBT/N/COL/199/Add.3 Propõe Regulamento Técnico para a emissão da Resolução nº 1814, em vigor a partir de 31 de março de 2017, sobre aparelhos domésticos a gás fabricados, que altera a Resolução nº 680.

5 G/TBT/N/COL/212/Add.2 Propõe Regulamento Técnico sobre etiquetagem de uso racional de energia aplicáveis a utensílios que utilizam eletricidade e gás como combustível. Em vigor desde 03 de outubro de G/TBT/N/COL/221 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos que devem conter o rótulo de reagentes para pesquisa in vitro e de uso geral que sejam utilizados em amostras de origem humana. COREIA DO SUL G/TBT/N/KOR/672 Propõe Regulamento Técnico propondo alterações sobre Padrões de Segurança para cosméticos, proibindo a utilização de microesferas de tamanho inferior ou igual a 5 mm. G/TBT/N/KOR/673 Propõe Regulamento Técnico sobre Ordenamento para controle da segurança de produtos industriais e aparelhos elétricos. Simplificação importação: auto regulação e redução de inspeções em fábrica. G/TBT/N/KOR/674 Propõe Regulamento Técnico sobre regras para controle da segurança produtos industriais e aparelhos elétricos. Auto Regulação notificada à autoridade competente. Dispensa de ensaio produtos com certificação KS. G/TBT/N/KOR/675 Propõe Regulamento Técnico sobre certificação de segurança para equipamento aquático. G/TBT/N/KOR/676 Propõe Regulamento Técnico para certificação de segurança para artigos para cuidados das crianças, brinquedos e artigos escolares. G/TBT/N/KOR/677 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos de segurança/métodos de ensaio/etiquetagem para Placas Fotovoltaicas e Auto declaração de conformidade. G/TBT/N/KOR/678 Propõe Regulamento Técnico sobre produtos têxteis para crianças incluindo segurança relativa a baterias e substâncias químicas (nonylphenol; nonylphenol ethoxylate). G/TBT/N/KOR/679 Propõe Regulamento Técnico sobre produtos têxteis e de couro relativo à etiquetagem, segurança e qualidade em relação a baterias. G/TBT/N/KOR/680 Propõe Regulamento Técnico sobre produtos têxteis e de couro para crianças, a partir, da Declaração de 1ª parte de requisitos de segurança para baterias e substâncias químicas.

6 G/TBT/N/KOR/681 Propõe Regulamento Técnico sobre cortinas/persianas/black out/ sanefas relativo à segurança para crianças em relação a estrangulamento. G/TBT/N/KOR/682 Propõe Regulamento Técnico sobre certificação, garantia e rotulagem de Alimentos de origem animal. G/TBT/N/KOR/683 Propõe Regulamento Técnico sobre segurança de produtos infantis relativo a requisitos de segurança para produtos químicos. G/TBT/N/KOR/684 Propõe Regulamento Técnico sobre segurança e rotulagem para produtos químicos domésticos e biocidas G/TBT/N/KOR/685 Propõe Regulamento Técnico sobre o padrão e melhoria da qualidade de produtos de madeira e especificação de seus derivados e sua distribuição. COSTA RICA G/TBT/N/CRI/162/Add.1 Propõe Regulamento Técnico Nº :16 para informar a extensão do prazo de comentários sobre os procedimentos para a comercialização de produtos agrícolas orgânicos. EGITO G/TBT/N/EGY/93/Add.1/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico com o objetivo de informar alteração 6ª linha do parágrafo 4 do Adendo G/TBT/N/EGY/93/Add.1. G/TBT/N/EGY/93/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico Correção com o objetivo de informar a alteração no 5º item da Notificação G/TBT/N/EGY/93. G/TBT/N/EGY/163 Propõe Regulamento Técnico Projeto informando que o Decreto Ministerial Nº241/2016, obriga que os produtores e importadores cumpram o regulamento ES 353-2/2016 que trata de vidro de soda cal sílica. EL SALVADOR G/TBT/N/SLV/183/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que informa a extensão do prazo de comentários sobre certificação, rotulagem e comércio de produtos agropecuários orgânicos para 30 de novembro de 2016.

7 G/TBT/N/SLV/186 Propõe Regulamento Técnico RTS :14 sobre os requisitos para a água potável. EQUADOR G/TBT/N/ECU/54/Add.5 Propõe Regulamento Técnico INEN 048 (1R) para veículos automotores de três rodas para o transporte de passageiros e carga mediante a Resolução N , de 1 de setembro de G/TBT/N/ECU/58/Add.4 Propõe Regulamento Técnico RTE INEN 038 (2R) que informa a alteração, mediante a Resolução N N de 2 de setembro de 2016, sobre ônibus urbano G/TBT/N/ECU/106/Add.4 Propõe Regulamento Técnico INEN 088, sobre substâncias tenso ativas emitido nos termos da Resolução N , de 1 de setembro de G/TBT/N/ECU/177/Add.3 Propõe Regulamento Técnico INEN 136 sobre motocicletas mediante a Resolução N , de 2 de setembro de G/TBT/N/ECU/215/Add.2 Propõe Regulamento Técnico (RTE INEN 215) (1R), nos termos da Resolução N , que trata de requisitos gerais para protetores auditivos. G/TBT/N/ECU/216/Add.2 Projeto de Regulamento Técnico (RTE INEN 216) (1R), que trata de máscaras e óculos de proteção para trabalhadores cuja versão preliminar foi emitida pela Resolução Nº G/TBT/N/ECU/217/Add.2 Propõe Regulamento (RTE INEN 217) (1R), que trata dos requisitos gerais para cintos de segurança e equipamentos de proteção individual, emitido nos termos da Resolução Nº ESLOVÊNIA G/TBT/N/SVN/99 Propõe Regulamento Técnico sobre rotulagem e método de fabricação de produtos à base de carne a serem comercializados. G/TBT/N/SVN/100 Propõe Regulamento Técnico sobre rotulagem e os requisitos de qualidade que devam ser cumpridas na comercialização de sal para produção de alimentos.

8 ESTADOS UNIDOS G/TBT/N/USA/880/Add.1 Propõe Regulamento Técnico com o objetivo de informar os procedimentos para dispositivos anti-roubos para veículos. Em vigor a partir de 28 de Novembro de G/TBT/N/USA/874/Add.6 Propõe Regulamento Técnico para Programa de Conservação de Energia: padrões de conservação energética para lâmpadas de Serviços Gerais. Comentários aceitos até 8 de novembro de G/TBT/N/USA/874/Add.7 Propõe Regulamento Técnico para lâmpadas de serviços gerais do Programa de Conservação de Energia. Comentários serão aceitos até 8 de novembro de G/TBT/N/USA/970/Add.2/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico para os Procedimentos de Teste para ar condicionado portátil do Programa de Conservação de Energia. Em vigor a partir de 14 de outubro de G/TBT/N/USA/998/Add.3 Propõe Regulamento Técnico sobre fornos residenciais convencionais com o objetivo de informar a extensão do período de comentários para 2 de Novembro de G/TBT/N/USA/1012/Add.2/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico para informar correção no documento , nas páginas e 71001, sobre dutos e expansão do uso de válvulas de excesso de fluxo. G/TBT/N/USA/1012/Add.2 Propõe Regulamento Técnico sobre alterações nos requisitos de segurança de dutos e expansão do uso de válvulas de excesso de fluxo (EFV). Em vigor a partir de 14 de abril de G/TBT/N/USA/1013/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para lista de substitutos ao abrigo do Programa da Agência de Proteção Ambiental para o setor de refrigeração, proteção contra incêndios e explosões. G/TBT/N/USA/1085/Add.2 Propõe Regulamento Técnico sobre ensaio para determinadas categorias de lâmpadas de uso geral, como potência, eficácia, etc. Em vigor a partir de 21 de novembro de G/TBT/N/USA/1090/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos de rotulagem utilizados em outros estados para que as etiquetas de advertência apareçam em um lado das sacolas plásticas.

9 G/TBT/N/USA/1116/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre Bisfenol A para informar que o regulamento de emergência só pode permanecer em vigor por 180 dias e expira em 18 de Outubro de G/TBT/N/USA/1125/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para comunicar a regra final sobre a classificação e certificação voluntárias para casca de ovos comestíveis. G/TBT/N/USA/1126/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para promover testes em máquinas utilizadas para votação, pelo menos uma vez por ano. Em vigor desde 19 de Outubro de G/TBT/N/USA/1141/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para informar correções na Seção (g) sobre padrões para utilitários a gás e abastecimento de gás. Entrará em vigor a partir de 10 de novembro de G/TBT/N/USA/1144/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para adição de determinados compostos químicos à Lista de Substâncias Perigosas, Seção G/TBT/N/USA/1114/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para adição de determinados compostos químicos à Lista de Substâncias Perigosas, Seção G/TBT/N/USA/1147/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para lubrificantes sobre utilização da mistura de gasolina e álcool como Combustível. G/TBT/N/USA/1165/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para incorporação das normas LEV III e ZEV sobre Padrões de Emissão. Em vigor desde 19 de outubro de G/TBT/N/USA/1171/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre novas utilizações significativas de substâncias químicas para informar a reabertura do período de comentários até 21 de novembro de G/TBT/N/USA/1188/Add.1 Propõe Regulamento Técnico propondo para avaliar os potenciais impactos ambientais por dispositivos limitadores de velocidade para veículos pesados. G/TBT/N/USA/1201 Propõe Regulamento Técnico sobre os padrões de segurança para produtos duráveis do tipo mobiliários e outras superfícies, para o uso de troca de fraldas de bebês para incorporar por referência a Norma ASTM F

10 G/TBT/N/USA/1202 Propõe Regulamento Técnico sobre embalagem e rotulagem de produtos biológicos, vírus, soros, toxinas, veterinários e produtos análogos. G/TBT/N/USA/1203 Propõe Regulamento Técnico sobre os efeitos sonoros produzidos por fogos de artifício. G/TBT/N/USA/1204 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para computadores, monitores e displays de sinalização sujeitos às normas de televisão e sistemas de carregador de bateria, etc. G/TBT/N/USA/1205 Propõe Regulamento Técnico para proteção ambiental sobre produção na Plataforma Continental Exterior (OCS) de petróleo e gás natural com sistema de segurança e prevenção da poluição. G/TBT/N/USA/1206 Propõe Regulamento Técnico para os procedimentos de certificação de motores de combustão interna (off-road) que utilizam gasolina como combustível. G/TBT/N/USA/1207 Propõe Regulamento Técnico para estabelecer os requisitos específicos para anticongelantes utilizados em motores de combustão. G/TBT/N/USA/1208 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos de inspeção de combustíveis. G/TBT/N/USA/1209 Propõe Regulamento Técnico para os protocolos de ensaios de ajuste para o padrão do respirador que se aplica a proteção respiratória. G/TBT/N/USA/1210 Propõe Regulamento Técnico para dispositivo médico neurológico a fim de garantir segurança e eficácia G/TBT/N/USA/1211 Propõe Regulamento Técnico para dispositivo médico cardiovascular para garantir segurança e eficácia. G/TBT/N/USA/1212 Propõe Regulamento Técnico para os requisitos de rotulagem para dispositivo médico eletrônico de uso doméstico. ÍNDIA G/TBT/N/IND/47/Add.3 Propõe Regulamento Técnico para informar a implementação de esclarecimentos sobre as fontes de alimentação do fontes de armazenamento será a partir de 1 de janeiro de 2017.

11 LITUÂNIA G/TBT/N/LTU/6/Add.3 Propõe alteração do Regulamento Técnico sobre a Lista de Produtos de Construção. MALÁSIA G/TBT/N/MYS/70 Propõe Regulamento Técnico sobre Sistema de Garantia e Legalidade para regras de importação e legalidade para Madeira destinada à construção, etc. MÉXICO G/TBT/N/MEX/297/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para resposta aos comentários NOM 231 SSA recebidos sobre os limites máximos admissíveis de chumbo e cádmio solúvel para artigos de cerâmica vidrada, porcelana e artigos de vidro. G/TBT/N/MEX/298/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para resposta aos comentários PROY-NOM-003-SAGARPA-2015 sobre as características de saúde, rotulagem e avaliação da conformidade para o xarope de agave. G/TBT/N/MEX/303/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para resposta aos comentários recebidos sobre equipamentos terminais para ligar ou interligar a uma rede pública de telecomunicações (NOM-196-SCFI-2015). G/TBT/N/MEX/316/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para respostas aos comentários recebidos sobre as especificações da qualidade dos petroquímicos (PROY-NOM-014-CRE-2016). G/TBT/N/MEX/327 Propõe Regulamento Técnico PROY NOM 002 CONAGUA-2015 que trata das instalações sanitárias, mictórios, pias, válvulas de admissão e descarga, sifão e vedação de medidores de vazão sanitários; fabricados ou importados. G/TBT/N/MEX/328 Propõe Regulamento Técnico para geração de energia sobre níveis máximos permissíveis de emissão provenientes de turbinas a gás. G/TBT/N/MEX/329 Propõe Regulamento Técnico PROY-NOM-204-SCFI-2015 sobre especificações de métodos de ensaio para máquinas portáteis com motor de combustão interna, de uso agrícola, florestal e de uso doméstico. NICARÁGUA G/TBT/N/NIC/147/Add.1 Propõe Regulamento Técnico NTON /RTCA :16 para informar a extensão de prazo para comentários sobre produtos agrícolas orgânicos, até 30 de Novembro de 2016.

12 NOVA ZELÂNDIA G/TBT/N/NZL/76 Propõe Regulamento Técnico Projeto com o objetivo de declarar bens denominados pequenas garrafas de água quente que não cumpram com determinadas partes das Normas BS1970:2006 ou BS1970:2012. PANAMÁ G/TBT/N/PAN/87/Add.1 Propõe Regulamento Técnico RTCA : 16 para informar extensão para o prazo de comentários até 30 de novembro de 2016, relativos a produtos agrícolas orgânicos. PAQUISTÃO G/TBT/N/PAK/106 Propõe Regulamento Técnico sobre eficiência energética, características e métodos de ensaio para utensílios de refrigeração doméstica. G/TBT/N/PAK/107 Propõe Regulamento Técnico sobre os métodos de medição e dimensões para pneus e aros de caminhões e ônibus. G/TBT/N/PAK/108 Propõe Regulamento Técnico sobre mistura de tintas, acabamento e semi brilho de uso geral. G/TBT/N/PAK/109 Propõe Regulamento Técnico sobre tecidos de polipropileno laminados hermeticamente fechados, para embalar todos os tipos de cimento. G/TBT/N/PAK/110 Propõe Regulamento Técnico que se aplica ao consumo direto de leite embalado. PARAGUAI G/TBT/N/PRY/87/Add.1 Propõe Regulamento Técnico S. G. Nº338/16 que estabelece os requisitos de qualidade e inocuidade do açúcar, destinado ao consumo humano, dispondo Normas Gerais. G/TBT/N/PRY/88 Propõe Regulamento Técnico sobre a proibição de importação de pneumáticos usados para reutilização e regras para sua gestão. PERU G/TBT/N/PER/89/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico para informar uma modificação no item 7 da Notificação G/TBT/N/PER/89.

13 REPÚBLICA TCHECA G/TBT/N/CZE/200 Propõe Regulamento Técnico sobre proteção em relação a fontes de emissão de radiações ionizantes usada na área da saúde. TAILÂNDIA G/TBT/N/THA/383/Rev.3 Propõe Regulamento Técnico B.E para revogação das regras para avaliação da conformidade para importação de produtos industriais, exigidos pelo Decreto Real pela Seção 21. G/TBT/N/THA/442/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para comunicar a adoção e entrada em vigor em 3 de outubro de 2017, sobre requisitos de segurança para lâmpadas fluorescentes tubulares. G/TBT/N/THA/455/Add.1 Propõe Regulamento Técnico B.E.2559 com o objetivo de informar que o aviso do Comitê de Etiquetagem (capítulo 38) entra em vigor a partir de 08 de abril de G/TBT/N/THA/55/Rev.1 Propõe Regulamento Técnico TIS XX sobre padrão industrial para chapas de aço planos laminados a quente para usos estruturais em automóveis. G/TBT/N/THA/456/Add.1 Propõe Regulamento Técnico BE 2559 com o objetivo de informar que o Aviso da Comissão de Rotulagem (Capítulo 39) entra em vigor a partir de 08 de abril de G/TBT/N/THA/57/Rev.1 Propõe regulamento Técnico TIS XX sobre padrão industrial de aço quente laminado para cilindros a gás. G/TBT/N/THA/466/Add.1 Adoção de Regulamento Técnico (TIS :2013) em 26 de setembro de 2016, sobre Máquinas de lavar roupas de uso doméstico. G/TBT/N/THA/474/Add.1 Propõe Regulamento Técnico com o objetivo de informar que a notificação G/TBT/N/THA/474, sobre novos alimentos entra vigor a partir de 16 de julho de G/TBT/N/THA/489 Propõe Regulamento Técnico sobre barras de aço de secção transversal circular, que podem ser utilizadas para o fabrico de fios de aço.

14 TAIWAN G/TBT/N/TPKM/248 Propõe Regulamento Técnico CNS a fim de incentivar as indústrias a reduzir o uso de substâncias químicas restritas em equipamentos elétricos e eletrônicos. G/TBT/N/TPKM/249 Propõe Regulamento Técnico para proteção ao meio ambiente sobre Produtos de higiene pessoal, cosméticos produtos contendo microesferas plásticas. G/TBT/N/TPKM/250 Propõe regulamento Técnico sobre padrões de inspeção/certificação para calçados de proteção como produto de saúde ocupacional (EPI). G/TBT/N/TPKM/251 Propõe Regulamento Técnico N sobre Sistema de rastreabilidade de produtos alimentares. G/TBT/N/TPKM/252 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos mínimos de eficiência energética, padrão de desempenho, etiquetagem e rotulagem de desumidificadores. G/TBT/N/TPKM/253 Propõe regulamento Técnico sobre o padrão de desempenho, etiquetagem quanto à eficiência energética e inspeção de refrigeradores, frigoríficos e congeladores de uso doméstico. TURQUIA G/TBT/N/TUR/79 Propõe Regulamento Técnico sobre especificações de Aditivos alimentares. Regulamento Codex. G/TBT/N/TUR/80 Propõe Regulamento Técnico sobre critérios para prevenção de riscos em relação aos brinquedos comercializados. G/TBT/N/TUR/80/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre segurança de brinquedos para comunicar o link que informa o Texto Completo. G/TBT/N/TUR/81 Propõe Regulamento Técnico sobre a definição e rotulagem para melaço de uva. G/TBT/N/TUR/82 Propõe Regulamento Técnico sobre métodos de análise de bebidas alcoólicas destiladas.

15 UNIÃO EUROPEIA G/TBT/N/EU/419 Propõe Regulamento Técnico alterando listas positivas 2002/46; EC 1925/2006 mediante a adição de substâncias minerais utilizadas no fabrico de suplementos alimentares. G/TBT/N/EU/409 Propõe Regulamento Técnico (EC) N.º 1107/2009 para produtos fito farmacêuticos no mercado que altera o anexo do Regulamento de Execução (UE) Nº 540/2011. G/TBT/N/EU/410 Propõe Regulamento Técnico Nº 1907/2006 que altera o anexo XVII no que diz respeito a substâncias químicas especificamente ao metanol. G/TBT/N/EU/411 Propõe Regulamento Técnico Projeto (EC) N.º 1907/2006 o que altera o anexo XVII no que diz respeito ao ácido perfluorooctanóico, seus sais e substâncias. G/TBT/N/EU/412 Propõe Regulamento Técnico para segurança de alimentos destinados a crianças. G/TBT/N/EU/413 Propõe Regulamento Técnico relativo à autorização de alegação de saúde sobre alimentos não referente à redução de risco de doença ou à saúde das crianças. Altera o Regulamento (EU) 432/2012. G/TBT/N/EU/414 Propõe Regulamento Técnico 305/2011 sobre produtos de construção para isolamento acústico ou térmico para edifícios. G/TBT/N/EU/415 Propõe regulamento Técnico sobre os processos de produção autorizados para fabricação de produtos vitivinícolas aromatizados que complementa o Regulamento (EU) N 251/2014. G/TBT/N/EU/416 Propõe Regulamento Técnico EN 1304 para produtos para construção: Sistema de classificação de telhas de barro em relação a sua resistência à geada. G/TBT/N/EU/417 Propõe Regulamento Técnico que altera a Diretiva 2001/18/EC sobre avaliação de risco ambiental de organismos geneticamente modificados. G/TBT/N/EU/418 Propõe Regulamento Técnico que altera Regulamento de Execução (UE) Nº 540/2011 para a aprovação da substância buprofezin.

16 VIETNÃ G/TBT/N/VNM/89 Propõe Regulamento Técnico QCVN 32:2016/BGTVT sobre os requisitos técnicos e métodos de ensaio para vidros de segurança destinados a serem para-brisas e outras vidraças. G/TBT/N/VNM/90 Propõe Regulamento Técnico QCVN 34:2016/BGTVT sobre os requisitos técnicos para novo tipo de pneus para veículos automotores, reboques e semi-reboques. G/TBT/N/VNM/91 Propõe Regulamento Técnico Projeto QCVN 35:2015/BGTVT sobre as características ópticas dos faróis de veículos rodoviários. G/TBT/N/VNM/92 Propõe Regulamento Técnico sobre lista de produtos e bens perigosos para substituir a Circular Nº 05/2014/TT-BTTTT de 19 de Março de 2014.

Barreiras Técnicas à Exportação Período fevereiro e março de 2012

Barreiras Técnicas à Exportação Período fevereiro e março de 2012 São Paulo, 09 de abril de 2012. CE DECOMEX-0172012. Barreiras Técnicas à Exportação Período fevereiro e março de 2012 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em fevereiro e março de 2012 à Organização

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período Julho a Setembro de 2017

Barreiras Técnicas à Exportação Período Julho a Setembro de 2017 São Paulo, 30 de Setembro 2017. CE DECOMEX-32/2017. Barreiras Técnicas à Exportação Período Julho a Setembro de 2017 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas de Julho a Setembro de 2017 pela Organização

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período março e abril de 2013

Barreiras Técnicas à Exportação Período março e abril de 2013 São Paulo, 10 de maio de 2013. CE DECOMEX-0142013. Barreiras Técnicas à Exportação Período março e abril de 2013 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em março e abril de 2013 à Organização Mundial

Leia mais

Propõe Regulamento Técnico mediante ao Regulamento N 732 para os requisitos específicos de fertilizantes.

Propõe Regulamento Técnico mediante ao Regulamento N 732 para os requisitos específicos de fertilizantes. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2014

Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2014 São Paulo, 04 de dezembro de 2014. CE DECOMEX-0302014. Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2014 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em novembro de 2014 à Organização Mundial do

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro 2012 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM OUTUBRO Exportações A exportação de produtos básicos registrou queda de 87,3% ante outubro

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2012 Unidade de Estudos Econômicos PRINCIPAIS ESTADOS EXPORTADORES NO MÊS jan/11 Part(%) jan/12 Part(%) Var (%) SAO PAULO 3.328 21,9% 3.672 22,7% 10,3% 344

Leia mais

Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores.

Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro 2012 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM SETEMBRO Exportações A queda de 28% na comparação mensal pode ser explicada por: 1) Dois

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro 2013 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM FEVEREIRO Exportações Apesar da queda nos embarques para a Argentina (6%), trata-se do melhor

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Junho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Junho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Junho 2014 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JUNHO Exportações A forte redução no mês foi causada pela contabilização como exportação da

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2016 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JANEIRO Exportações O principal destaque negativo ficou por conta do impacto contracionista

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2015 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JANEIRO Exportações Além da forte queda da indústria (-18,5%), ressalta-se o fato de que somente

Leia mais

LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE. Principais diplomas legais em 2011

LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE. Principais diplomas legais em 2011 LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE Principais diplomas legais em 2011 QUALIDADE DO AR - Regulamento (UE) n 63/2011 da Comissão, que estabelece as modalidades do pedido de uma derrogação aos

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Dezembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Dezembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Dezembro 2013 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM 2013 Exportações A contabilização como exportação de três plataformas de petróleo e gás somou

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto 2015 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM AGOSTO Exportações As exportações da indústria registraram o nível mais baixo para o mês desde

Leia mais

PRODUTOS COM CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA

PRODUTOS COM CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA Nº Programas Orgão Regulamentador PRODUTOS COM CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA Documento Legal Data DOU Orgão Fiscal Regra Especifica - RE ou Regulamento ou Requisitos de Avaliação da Conformidade - RAC Documento

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Julho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Julho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Julho 2015 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JULHO Exportações As exportações da indústria atingiram o nível mais baixo desde 2006 para o

Leia mais

Logística em Angola. Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016

Logística em Angola. Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016 Logística em Angola Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016 Grupo Bureau Veritas A nossa identidade : Uma Empresa Global 66.500 Colaboradores 1.400 Escritórios e Laboratórios em 140 países Europa

Leia mais

Índice de Preços ao Produtor

Índice de Preços ao Produtor Diretoria de Pesquisas COIND Índice de Preços ao Produtor Indústrias Extrativas e de Transformação Indústrias Extrativas e de Transformação Resultados Novembro de 2016 Principais Indicadores Indústria

Leia mais

NORMA INTERNACIONAL DE MEDIDA FITOSSANITÁRIA - NIMF N. 15, DA FAO. CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE EMBALAGENS E SUPORTES

NORMA INTERNACIONAL DE MEDIDA FITOSSANITÁRIA - NIMF N. 15, DA FAO. CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE EMBALAGENS E SUPORTES NORMA INTERNACIONAL DE MEDIDA FITOSSANITÁRIA - NIMF N. 15, DA FAO. CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE EMBALAGENS E SUPORTES DE MADEIRA. ALTERAÇÕES DA LEGISLAÇÃO FITOSSANITÁRIA BRASILEIRA A Norma Internacional

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

BARREIRAS TÉCNICAS E CERTIFICAÇÃO

BARREIRAS TÉCNICAS E CERTIFICAÇÃO BARREIRAS TÉCNICAS E CERTIFICAÇÃO Reinaldo Wacha Divisão de Superação de Barreiras Técnicas - DISBT Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro TÓPICOS 1. Inmetro 2. Acordo TBT /

Leia mais

Industria Legal e Segurança Alimentar. DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia

Industria Legal e Segurança Alimentar. DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia Industria Legal e Segurança Alimentar DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia Vigilância Sanitária Objetivo: prevenção e controle de RISCOS à saúde da população e proteção

Leia mais

ABINEE TEC às Exportações

ABINEE TEC às Exportações ABINEE TEC 2007 O Superando Barreiras Técnicas às Exportações com a ajuda do Inmetro Rogerio Corrêa São Paulo, 24 de Abril de 2007 Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Aspectos técnicos da etiquetagem de pneus. Gustavo Kuster Chefe de Divisão, Diretoria da Qualidade, Inmetro Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2012

Aspectos técnicos da etiquetagem de pneus. Gustavo Kuster Chefe de Divisão, Diretoria da Qualidade, Inmetro Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2012 Aspectos técnicos da etiquetagem de pneus Gustavo Kuster Chefe de Divisão, Diretoria da Qualidade, Inmetro Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2012 Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) Gustavo Kuster

Leia mais

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia O Comércio Exterior do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia O BRASIL NO COMÉRCIO EXTERIOR O comércio exterior é a troca de bens e serviços realizada entre

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Legislação GPL 1.ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS 2.QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS ENTIDADES CREDENCIADAS

Legislação GPL 1.ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS 2.QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS ENTIDADES CREDENCIADAS Legislação GPL 1.ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS Decreto-Lei n.º 142/2010. D.R. n.º 253, Série I de 2010-12-31 Altera as normas de especificação técnica para a composição da gasolina e do gasóleo rodoviário,

Leia mais

Desempenho da Indústria Catarinense

Desempenho da Indústria Catarinense FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA Desempenho da Indústria Catarinense Florianópolis, 21 de Agosto de 2015 SANTA CATARINA e BRASIL Desempenho econômico em 2015 INDICADOR SANTA CATARINA

Leia mais

Desempenho da Indústria Catarinense

Desempenho da Indústria Catarinense FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA Desempenho da Indústria Catarinense Florianópolis, 20 de março de 2015 SANTA CATARINA e BRASIL Desempenho econômico em 2015 INDICADOR SANTA CATARINA

Leia mais

Índice de Preços ao Produtor

Índice de Preços ao Produtor Diretoria de Pesquisas COIND Índice de Preços ao Produtor Indústrias Extrativas e de Transformação Indústrias Extrativas e de Transformação Resultados Fevereiro de 2017 Principais Indicadores Indústria

Leia mais

Evolução do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular PBE Veicular. 13/09/2013 PBE Veicular

Evolução do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular PBE Veicular. 13/09/2013 PBE Veicular Evolução do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular PBE Veicular Sumário Histórico do Programa e Marcos Legais O programa veicular PBEV Próximos Passos Inovar Auto Resultados Conclusões Histórico e

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL N o, DE DE DE 2005.

PORTARIA INTERMINISTERIAL N o, DE DE DE 2005. PORTARIA INTERMINISTERIAL N o, DE DE DE 2005. OS MINISTROS DE ESTADO DE MINAS E ENERGIA, DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, E DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR, no uso da atribuição que lhes confere

Leia mais

Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas.

Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas. Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de 2015. Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas. I. Introdução. Recentemente, a ANVISA publicou a Resolução de Diretoria Colegiada

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30, DE 27 DE SETEMBRO DE 1999

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30, DE 27 DE SETEMBRO DE 1999 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30, DE 27 DE SETEMBRO DE 1999 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO

Leia mais

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015.

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015. AGENDA TRIBUTÁRIA ICMS/SP PARA O MÊS DE MARÇO 01/03 3 Feira Entrega, por transmissão eletrônica de dados, pelo Transportador Revendedor Retalhista TRR, das informações relativas às operações interestaduais

Leia mais

Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes

Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes ANEXO ESTATÍSTICO Crescimento anual do VTI e VTI per capita, 2005-2015, (em %, em U$ constante 2010). VTI total VTI per capita

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 BALANÇA COMERCIAL DE SC BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 EXPORTAÇÕES CATARINENSES - As exportações catarinenses declinaram 7,44 no mês de agosto de 2015 em relação a julho, totalizando

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº xxx, DE xx DE xxxxx DE 2010

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº xxx, DE xx DE xxxxx DE 2010 PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº xxx, DE xx DE xxxxx DE 2010 OS MINISTROS DE ESTADO DE MINAS E ENERGIA, DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, E DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR, no uso da atribuição que

Leia mais

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015.

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015. AGENDA TRIBUTÁRIA ICMS/SP PARA O MÊS DE FEVEREIRO 02/02 3 Feira Principal COMBUSTÍVEIS Arquivo Magnético Entrega, por transmissão eletrônica de dados, pelo Transportador Revendedor Retalhista TRR, das

Leia mais

Outubro de 2013 IGP-M registra variação de 0,86% em outubro Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) IGP-M IGP-M

Outubro de 2013 IGP-M registra variação de 0,86% em outubro Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) IGP-M IGP-M IGP-M registra variação de 0,86% em outubro O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) variou 0,86%, em outubro. Em setembro, o índice variou 1,50%. Em outubro de 2012, a variação foi de 0,02%. A variação

Leia mais

IGP-M registra variação de 0,33% em abril

IGP-M registra variação de 0,33% em abril Segundo Decêndio Março de 2014 IGP-M registra variação de 0,33% em abril O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) variou 0,33%, em abril. Em março, o índice variou 0,51%. Em abril de 2015, a variação foi

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA Nº 567, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA Nº 567, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA Nº 567, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010 Nota: Portaria em Consulta Pública O SECRETÁRIO SUBSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA,

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica

Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica PORTARIA INTERMINISTERIAL N o 132, DE 12 DE JUNHO DE 2006. OS MINISTROS DE ESTADO DE MINAS E ENERGIA, DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, E DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2012

BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2012 BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2012 Período Dias Úteis US$ milhões FOB EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO CORR. COMÉRCIO SALDO Média Média Média Média Valor Valor Valor Valor p/dia útil p/dia útil p/dia útil

Leia mais

4 Produtos do Petróleo

4 Produtos do Petróleo 30 4 Produtos do Petróleo 4.1 Principais Derivados do Petróleo De acordo com FARAH (1989), os derivados do petróleo podem ser distribuídos em duas categorias: Derivados Leves e Derivados Pesados. Conforme

Leia mais

Eng.º Agr.º Tarcísio S. Siqueira Fiscal Federal Agropecuário Especialista em Proteção de Plantas

Eng.º Agr.º Tarcísio S. Siqueira Fiscal Federal Agropecuário Especialista em Proteção de Plantas COMITÊ DE SANIDADE VEGETAL DO CONE SUL COSAVE GRUPO AD HOC IMPLEMENTAÇÃO DA NIMF N.º 15, DA FAO. NORMA INTERNACIONAL DE MEDIDA FITOSSANITÁRIA NIMF N. 15, DA FAO. CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE EMBALAGENS

Leia mais

IGP-M registra variação de 0,51% em março

IGP-M registra variação de 0,51% em março Segundo Decêndio Março de 2014 IGP-M registra variação de 0,51% em março O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) variou 0,51%, em março. Em fevereiro, o índice variou 1,29%. Em março de 2015, a variação

Leia mais

MADEIRA 2016 O Brasil e as negociações internacionais de comércio. Camila Sande Especialista em Negociações CNA

MADEIRA 2016 O Brasil e as negociações internacionais de comércio. Camila Sande Especialista em Negociações CNA MADEIRA 2016 O Brasil e as negociações internacionais de comércio Camila Sande Especialista em Negociações CNA 16 de junho de 2016 Agronegócio consumo doméstico e exportação Exportação Consumo Doméstico

Leia mais

Directiva Equipamentos sob Pressão. Nova Directiva 2014/68/UE

Directiva Equipamentos sob Pressão. Nova Directiva 2014/68/UE Uma Rede de Tecnologia e Qualidade Directiva Equipamentos sob Pressão Nova Directiva 2014/68/UE instituto de soldadura e qualidade Apresentação: Mário Sapatinha ISQ Visão geral Fundado em 1965; Cerca de

Leia mais

ESCOPO DE ACREDITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA

ESCOPO DE ACREDITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA Norma de Origem: Nie-Cgcre-036 Folha: 01/05 RAZÃO SOCIAL Tipo e Nº da Acreditação UL DO BRASIL CERTIFICAÇÕES Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA OCP-0029 CONCESSÃO / ADEQUAÇÃO 1 Interruptores para instalações

Leia mais

Oportunidades no Panamá e Região. Camila Meyer Unidade de Inteligência Comercial

Oportunidades no Panamá e Região. Camila Meyer Unidade de Inteligência Comercial Oportunidades no Panamá e Região Camila Meyer Unidade de Inteligência Comercial Objetivos da Inteligência Comercial Desenvolver, aplicar e disseminar ferramentas capazes de gerar informações de mercado

Leia mais

Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o

Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o 1 2 Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o ruido Econonomia de energia e isolamento termico 3

Leia mais

BARREIRAS TÉCNICAS E CERTIFICAÇÃO

BARREIRAS TÉCNICAS E CERTIFICAÇÃO BARREIRAS TÉCNICAS E CERTIFICAÇÃO Rogerio Corrêa Divisão de Superação de Barreiras Técnicas - DISBT Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro São Paulo, 23 de Março de 2016. TÓPICOS

Leia mais

CADASTRO COMERCIAL. Regime de inscrição no cadastro dos estabelecimentos comerciais. Decreto-Lei nº 48/2011, de 1 de abril Artigo 14º

CADASTRO COMERCIAL. Regime de inscrição no cadastro dos estabelecimentos comerciais. Decreto-Lei nº 48/2011, de 1 de abril Artigo 14º CADASTRO COMERCIAL Regime de inscrição no cadastro dos estabelecimentos comerciais Decreto-Lei nº 48/2011, de 1 de abril Artigo 14º SUBSECÇÃO III Cadastro comercial Artigo 14.º Regime de inscrição no cadastro

Leia mais

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL. Prof.º: Carlos D Boa - geofísica

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL. Prof.º: Carlos D Boa - geofísica FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL Prof.º: Carlos D Boa - geofísica Introdução Biocombustíveis (Biodiesel, Etanol e Hidrogênio) Biogás Biomassa Energia Eólica Energia das Marés Energia Hidrelétrica Energia Solar

Leia mais

Legislação Transportes

Legislação Transportes Legislação Transportes Benefícios Fiscais Decreto-Lei n.º 38/2016 - Diário da República n.º 135/2016, Série I de 2016-07-15 O artigo 172.º da Lei do Orçamento do Estado para 2016 prevê uma majoração da

Leia mais

Portaria n.º 55, de 28 de janeiro de 2014.

Portaria n.º 55, de 28 de janeiro de 2014. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 55, de 28 de janeiro de 2014. O PRESIDENTE

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL SETORIAL NO BRASIL: O CASO DO SETOR ELETRO- ELETRÔNICO

A INFLUÊNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL SETORIAL NO BRASIL: O CASO DO SETOR ELETRO- ELETRÔNICO A INFLUÊNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL SETORIAL NO BRASIL: O CASO DO SETOR ELETRO- ELETRÔNICO Michel Epelbaum Alexandre Aguiar V Simpósio de Gerenciamento Ambiental na Indústria

Leia mais

Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM VEICULAR

Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM VEICULAR Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM VEICULAR O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é um programa de eficiência energética para veículos leves coordenado

Leia mais

Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano.

Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Produção Industrial Maio de 2014

Produção Industrial Maio de 2014 Produção Industrial Maio de 214 PRODUÇÃO INDU S TRI AL DE SANTA C AT AR INA EM M AIO/14 A produção industrial de Santa Catarina ficou estável em maio (,%), em relação ao mesmo mês do ano anterior. Resultado

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS ANP RESOLUÇÃO N 46, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2012 A DIRETORAGERAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS ANP, no uso de suas

Leia mais

Compras Sustentáveis

Compras Sustentáveis OBJETIVO ESTRATÉGICO DO SGAC Alcançar o Nível de Maturidade de uma Empresa de Classe Mundial Evento com Fornecedores dos Correios AÇÃO ESTRATÉGICA Implantar o modelo de gestão ambiental da empresa de acordo

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA QUE DEFINE OS NÍVEIS MÍNIMOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES COMPACTAS

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA QUE DEFINE OS NÍVEIS MÍNIMOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES COMPACTAS REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA QUE DEFINE OS NÍVEIS MÍNIMOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES COMPACTAS CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO Art. 1 o Os equipamentos objeto desta regulamentação

Leia mais

Boletim da Balança Comercial do RS Dezembro de 2016

Boletim da Balança Comercial do RS Dezembro de 2016 Boletim da Balança Comercial do RS Dezembro de 2016 Tópicos 1. Exportações do Rio Grande do Sul Dezembro Setores de atividade CNAE 2.0 Principais destinos 2. Importações do Rio Grande do Sul Dezembro Setores

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL GOIANA OUTUBRO 2015 Dados preliminares

BALANÇA COMERCIAL GOIANA OUTUBRO 2015 Dados preliminares BALANÇA COMERCIAL GOIANA OUTUBRO 2015 Dados preliminares 1 BALANÇA COMERCIAL GOIÁS OUTUBRO 2015 US$ FOB MÊS EXPORTAÇÕES IMPORTAÇÕES SALDO OUTUBRO/2015 516.095.546 262.729.719 253.365.827 2 EVOLUÇÃO DA

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. Sede Nacional - SP

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. Sede Nacional - SP ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Sede Nacional - SP Fundação: 1937 - origem em um sindicato têxtil; Possui 1.200 empresas associadas e representa 4,5 mil empresas; Sede nacional

Leia mais

Anexo I REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA QUE DEFINE OS NÍVEIS MÍNIMOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE FOGÕES E FORNOS A GÁS. Capítulo I CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO

Anexo I REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA QUE DEFINE OS NÍVEIS MÍNIMOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE FOGÕES E FORNOS A GÁS. Capítulo I CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO Portaria Interministerial nº /MME/MCT/MDIC fl. 1 Anexo I REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA QUE DEFINE OS NÍVEIS MÍNIMOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE FOGÕES E FORNOS A GÁS Capítulo I CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO Art.

Leia mais

Direção de Serviços de Segurança Alimentar / DGAV

Direção de Serviços de Segurança Alimentar / DGAV Direção de Serviços de Segurança Alimentar / DGAV Assunto: COMERCIALIZAÇÃO DE REBENTOS Esclarecimento 11/2013 A presente nota de esclarecimento pretende elucidar os operadores de empresas do setor alimentar

Leia mais

BINÓMIO REGULAMENTAR ECODESIGN ETIQUETA ENERGÉTICA Eficiência Energética no contexto da política de produto

BINÓMIO REGULAMENTAR ECODESIGN ETIQUETA ENERGÉTICA Eficiência Energética no contexto da política de produto BINÓMIO REGULAMENTAR ECODESIGN ETIQUETA ENERGÉTICA Eficiência Energética no contexto da política de produto CONTEÚDO Visão Papel do Binómio Ecodesign e Etiquetagem energética na política de produto Processo

Leia mais

PERFIL DO AGRONEGÓCIO MUNDIAL

PERFIL DO AGRONEGÓCIO MUNDIAL SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DO AGRONEGÓCIO PERFIL DO AGRONEGÓCIO MUNDIAL Março/2014 2 ÍNDICE 03. Apresentação 04. População Mundial 05. População

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. O MINISTRO DE ESTADO, INTERINO, DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

Impactos do uso de Produtos Veterinários e de Alimentos para Animais na produção de alimentos seguros

Impactos do uso de Produtos Veterinários e de Alimentos para Animais na produção de alimentos seguros Impactos do uso de Produtos Veterinários e de Alimentos para Animais na produção de alimentos seguros MARCOS VINÍCIUS DE S. LEANDRO Jr. Médico Veterinário Fiscal Federal Agropecuário Ministério da Agricultura,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI

A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI Seminário-Exposição Ocupacional a Agentes Químicos IPQ- 8 de maio de 2017 Contexto Necessidade

Leia mais

CTCV. centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal

CTCV. centro tecnológico da cerâmica e do vidro coimbra portugal Ação de sensibilização para a adoção de ferramentas de melhoria dos Sistemas de Controlo da Produção e promoção da sua implementação como fator crítico de competitividade Marta Ferreira CTCV 09-02-2017

Leia mais

Certificação Inmetro SERVICE SI 1469 INFORMATION.

Certificação Inmetro SERVICE SI 1469 INFORMATION. Página 1/9 Certificação Inmetro SERVICE INFORMATION O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) editou em 21 de Julho de 2011 a Portaria nº301 que estabelece os Requisitos

Leia mais

Boletim da Balança Comercial do RS Maio de 2016

Boletim da Balança Comercial do RS Maio de 2016 Boletim da Balança Comercial do RS Maio de 2016 Tópicos 1. Exportações do Rio Grande do Sul Maio Setores de atividade CNAE 2.0 Principais destinos 2. Importações do Rio Grande do Sul Maio Setores de destaque

Leia mais

GF Engenharia IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão)

GF Engenharia IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão) IT 21 IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão) SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO 3 Referências normativas 4 Definições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 257, DE 30 DE JUNHO DE 1999 (Revogada pela Resolução nº 401/08)

RESOLUÇÃO Nº 257, DE 30 DE JUNHO DE 1999 (Revogada pela Resolução nº 401/08) RESOLUÇÃO Nº 257, DE 30 DE JUNHO DE 1999 (Revogada pela Resolução nº 401/08) O Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama, no uso das atribuições e competências que lhe são conferidas pela Lei no 6.938,

Leia mais

Lista de Documentos Normativos de agosto/setembro, a distribuir aos Correspondentes IPQ

Lista de Documentos Normativos de agosto/setembro, a distribuir aos Correspondentes IPQ DNP ISO/TR 29846:2014 Pneus válvulas e Câmaras de ar Equivalências kpa/psi para pressões de insuflação NP 2626-395:2014 Vocabulário Eletrotécnico Internacional Capítulo 395: Instrumentação nuclear: Fenómenos

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V.01 Entende-se como Cargas Perigosas quaisquer cargas que, por serem explosivas, gases comprimidos ou liqüefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas,

Leia mais

OUVIDORIA. Relatório - Síntese / Maio

OUVIDORIA. Relatório - Síntese / Maio OUVIDORIA Relatório - Síntese / Maio - 00 TELEFONE INTERNET CORREIO / FAX CONTATO PESSOAL TOTAL 3.6 836 7.7 66 986 785 600 Acreditação Qualidade Outras Instituições RBMLQ Dimel Outras Unidades Principais

Leia mais

Resultados de 2015 Perspectivas para Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio

Resultados de 2015 Perspectivas para Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Resultados de 2015 Perspectivas para 2016 Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Agronegócio na Balança Comercial 300 250 37,9% 37,1% 39,5% 41,3% 43,0% 45,9% 50% 45% 40% 200 35% 30% US$ Bilhões

Leia mais

ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA

ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA 1. OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA GRÁFICO B.1: OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA POR FONTE GRÁFICO B.2: OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA POR REGIÃO (*) (*) Excluindo bunkers marítimos internacionais

Leia mais

As normas e a traçabilidade no sector das pescas em Cabo Verde

As normas e a traçabilidade no sector das pescas em Cabo Verde As normas e a traçabilidade no sector das pescas em Cabo Verde Workshop Dia Mundial da Normalização Praia, 24 de Outubro 2011 Maria Ivone Lopes Normalização Objectivo Obtenção de uma optimização de processos

Leia mais

Incorporadora e Construtora. 38 anos no mercado. 121 empreendimentos lançados

Incorporadora e Construtora. 38 anos no mercado. 121 empreendimentos lançados Incorporadora e Construtora 38 anos no mercado 121 empreendimentos lançados 3,5 milhões de metros quadrados de área construída e em construção (24.475 unidades) EZ TOWERS certificação e diferenciais ambientais

Leia mais

ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS

ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS MÓDULO 1 SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS CAP. 1 CONSELHEIRO DE SEGRANÇA 1. Introdução objectivos

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 BALANÇA COMERCIAL DE SC BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 EXPORTAÇÕES CATARINENSES - As exportações catarinenses declinaram 29,7 no mês de janeiro de 2016 em relação a dezembro,

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V.03 1. Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas O armador responsável pela embarcação que transporta a carga perigosa deverá

Leia mais

Fluxos de resíduos - Papel Cartão

Fluxos de resíduos - Papel Cartão Fluxos de resíduos - Papel Cartão Caixas de cartão; Embalagens de cartão; Rolos de cartão; Papel de escrita; Jornais, revistas e livros; Catálogos; Prospetos publicitários; Papel e cartão encerado; Papel

Leia mais

Critérios e procedimentos para a fabricação, fracionamento, importação e comercialização dos produtos isentos de registro

Critérios e procedimentos para a fabricação, fracionamento, importação e comercialização dos produtos isentos de registro SERVIÇO DE FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS PECUÁRIOS SEFIP - GO Critérios e procedimentos para a fabricação, fracionamento, importação e comercialização dos produtos isentos de registro Márcia Virgínia Santos

Leia mais

OUVIDORIA. Relatório Síntese / Novembro

OUVIDORIA. Relatório Síntese / Novembro OUVIDORIA Relatório Síntese / Novembro - 2005 No mês de novembro de 2005, foram realizados 3.275 atendimentos. Do total de atendimentos do mês, 2.188 (66,81%) foram relacionados especificamente às atividades

Leia mais

atos relacionados: Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977 revoga: Portaria nº 30, de 18 de março de 1995 (corrigido pela GGALI)

atos relacionados: Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977 revoga: Portaria nº 30, de 18 de março de 1995 (corrigido pela GGALI) título: Resolução RDC nº 91, de 11 de maio de 2001 ementa não oficial: Aprova o Regulamento Técnico - Critérios Gerais e Classificação de Materiais para Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE ROTULAGEM OBRIGATÓRIA GERAL PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE ROTULAGEM OBRIGATÓRIA GERAL PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES MERCOSUL/GMC/RES. N 36/04 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE ROTULAGEM OBRIGATÓRIA GERAL PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro

Leia mais

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil Aline Cristine Garcia de Oliveira Pesquisadora-Tecnologista do Inmetro Agenda Sobre o Inmetro

Leia mais

Lista de Normas de junho a distribuir aos Correspondentes IPQ

Lista de Normas de junho a distribuir aos Correspondentes IPQ DNP CEN/CR 1404:2013 Determinação de emissões em aparelhos que utilizam combustíveis gasosos durante os ensaios de tipo NP EN 1330-7:2013 Ensaios não destrutivos Terminologia Parte 7: Termos utilizados

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público Sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Porquê ler este documento? Este documento divulga ao público

Leia mais