Propõe Regulamento Técnico mediante ao Regulamento N 732 para os requisitos específicos de fertilizantes.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Propõe Regulamento Técnico mediante ao Regulamento N 732 para os requisitos específicos de fertilizantes."

Transcrição

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da Organização Mundial do Comércio Esta seção apresenta as mais recentes notificações encaminhadas à Organização Mundial do Comércio (OMC), relativas á entrada em vigor de projetos de regulamentos técnicos e os procedimentos de avaliação da conformidade associados, identificadas por país emissor e número. Os textos completos dos regulamentos técnicos associados a estas notificações poderão ser obtidos no site do Inmetro, no endereço Caso o exportador deseje, poderá receber as notificações referentes aos países e produtos de seu interesse, em português, por correio eletrônico, inscrevendo-se gratuitamente no serviço Alerta Exportador! Disponível no site do Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações. Mais informações podem ser obtidas pelo barreirastecnicas@inmetro.gov.br. ÁFRICA DO SUL G/TBT/N/ZAF/213 Propõe Regulamento Técnico mediante ao Regulamento N 732 para os requisitos específicos de fertilizantes. BRASIL G/TBT/N/BRA/327/Add.4 Propõe Regulamento Técnico 120/2016 alterando a RDC 73/2016 que aprova as regras para Drogas que devem ser registradas na ANVISA para serem comercializadas no Brasil. G/TBT/N/BRA/527/Add.2 Propõe Regulamento Técnico Nº 543 para adiar o prazo, estabelecido pela Portaria 394/2015 de procedimentos de avaliação da conformidade com a adoção de laboratórios credenciados pelo ITI. G/TBT/N/BRA/605/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para os equipamentos eletro-médicos, reformulando os artigos 5º e 6º mediante a Portaria 544/2016. G/TBT/N/BRA/697 Propõe Regulamento Técnico em relação ao Registro de Objetos pelo qual o Inmetro autoriza o uso do Selo de Identificação de Conformidade para a comercialização. G/TBT/N/BRA/698 Propõe Regulamento Técnico sobre a avaliação da conformidade referente ao Programa de Avaliação de Acessórios de Computador e Conformidade de Ativos e Periféricos. G/TBT/N/BRA/699 Propõe Regulamento Técnico N 272 sobre utilização de aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia.

2 G/TBT/N/BRA/700 Propõe Regulamento Técnico N 273 relativo à fabricação, análise do controle de qualidade e armazenamento de medicamentos. CANADÁ G/TBT/N/CAN/501 Propõe Regulamento Técnico para microfibras em artigos de higiene. G/TBT/N/CAN/502 Propõe Regulamento Técnico que altera a proibição da fabricação, uso, venda ou oferta e importação de determinadas substâncias tóxicas. G/TBT/N/CAN/503 Propõe Regulamento Técnico que altera a Lista no Ordenamento sobre Tabaco para proibir o uso de aditivos mentolados no fabrico de cigarros, charutos, envoltórios. G/TBT/N/CAN/504 Propõe Regulamento Técnico 101 e 11 que altera a regulamentação de segurança de veículos motorizados. CHILE G/TBT/N/CHL/377 Propõe Regulamento Técnico para procedimentos de ensaio para medição de ruído para motocicletas e automóveis de porte leve e médio. G/TBT/N/CHL/378 Propõe Regulamento Técnico que modifica o Decreto N 977/96 mediante a Norma N 20869:2015 sobre a publicidade de alimentos. G/TBT/N/CHL/379 Propõe Regulamento Técnico que modifica o Decreto N 977/96 mediante a Norma N 20606:2012 sobre a publicidade de alimentos. G/TBT/N/CHL/380 Propõe Regulamento Técnico que modifica o Decreto N 158/2013 para dispositivos de segurança para detecção de incêndio. G/TBT/N/CHL/381 Propõe Regulamento Técnico que estabelece o procedimento para carregadores de celulares que utilizam fontes chaveadas mediante a Norma IEC G/TBT/N/CHL/382 Propõe Regulamento Técnico PE N 3/17 que estabelece os requisitos de análise para certificação de tubos não metálicos para instalações elétricas.

3 G/TBT/N/CHL/383 Propõe Regulamento Técnico PC N 01/06 que estabelece os requisitos de análise para certificação de segurança para aquecedores de água de uso doméstico. CHINA G/TBT/N/CHN/1024/Rev.1 Propõe Regulamento Técnico sobre as disposições para a aprovação e registro dos reagentes para diagnósticos in vitro. G/TBT/N/CHN/1183 Propõe Regulamento Técnico revisão sobre Catálogo de Classificação de Dispositivos Médicos de acordo com as Regras de Classificação do Decreto Nº 15. G/TBT/N/CHN/1184 Propõe Regulamento Técnico sobre disposições para ajustar a Classificação de reagentes alergênicos e outros três tipos de Reagentes de Diagnóstico In Vitro. G/TBT/N/CHN/1185 Propõe Regulamento Técnico sobre procedimentos, agência responsável, disposições, responsabilidade legal em relação ao recall para equipamentos médicos. G/TBT/N/CHN/1186 Propõe Regulamento Técnico sobre Regras sobre o monitoramento de eventos adversos e gerenciamento de reavaliação de equipamentos médicos. COLÔMBIA G/TBT/N/COL/177/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para informar alterações na Resolução N 242, sobre os requisitos sanitários em abatedouros de aves. Comentários serão aceitos até 10 de fevereiro de G/TBT/N/COL/209/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que adiciona os requisitos de elegibilidade e obrigações dos Organismos Autorizados de Verificação Metrológica mediante a Resolução N G/TBT/N/COL/210/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que altera o 3 capítulo do título VI da Resolução N da Superintendência da Indústria e Comércio para controle metrológico de instrumentos de medição. G/TBT/N/COL/217/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre o 6 Capítulo do Título VI da Circular Única do controle metrológico aplicável aos instrumentos de pesagem não automáticos. G/TBT/N/COL/218/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre o 7 Capítulo do Título VI da Circular Única para o controle metrológico aplicável a fornecedores, distribuidores e medidores de combustíveis líquidos.

4 CORÉIA DO SUL G/TBT/N/KOR/686 Propõe Regulamento Técnico para as regras de reavaliação em relação aos produtos alimentares funcionais. G/TBT/N/KOR/687 Propõe Regulamento Técnico sobre a revisão dos critérios para a Declaração de Fornecedor para Móveis de Crianças. G/TBT/N/KOR/688 Propõe Regulamento Técnico sobre a revisão dos critérios de marcação de qualidade e segurança para móveis. G/TBT/N/KOR/689 Propõe Regulamento Técnico sobre a promulgação do Ordenamento sobre o controle de produtos de higiene. G/TBT/N/KOR/690 Propõe Regulamento Técnico sobre a revisão das regras de rotulagem para alimentos. G/TBT/N/KOR/691 Propõe Regulamento Técnico sobre padrões e especificações para saúde de alimentos funcionais. G/TBT/N/KOR/692 Propõe Regulamento Técnico sobre a Norma de Controle de Segurança para eletrodomésticos. G/TBT/N/KOR/693 Propõe Regulamento Técnico para alterações relativas ao uso de produtos para conservação de cosméticos. G/TBT/N/KOR/694 Propõe Regulamento Técnico para padrões e especificações para saúde de alimentos funcionais. COSTA RICA G/TBT/N/CRI/121/Add.3 Propõe Regulamento Técnico que altera o documento RTCR 452: 2011 que estabelece os requisitos técnicos para barras de aço e arame usadas para reforçar o concreto. G/TBT/N/CRI/163 Propõe Regulamento Técnico RTCR 481: 2015 sobre requisitos de rotulagem para produtos químicos perigosos. EL SALVADOR G/TBT/N/SLV/182/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que prorroga por 6 meses a validade da proposta RTS :15, sobre produtos farmacêuticos de uso humano. EMIRADOS ÁRABES UNIDOS G/TBT/N/ARE/343 Propõe Regulamento Técnico sobre controle de produtos têxteis e sua classificação.

5 G/TBT/N/ARE/344 Propõe Regulamento Técnico sobre controle de qualidade para carnes de gado e sua classificação. G/TBT/N/ARE/345 Propõe Regulamento Técnico propondo alterações aos requisitos e métodos de ensaio para gasolina sem chumbo. EQUADOR G/TBT/N/ECU/32/Add.11 Propõe Regulamento Técnico que altera o documento RTE INEN 034 (4R) mediante a Resolução N , sobre os elementos mínimos de segurança em veículos motorizados. G/TBT/N/ECU/32/Add.12 Propõe Regulamento Técnico N que altera o documento RTE INEN 034 (4R) sobre os elementos mínimos de segurança em veículos motorizados. ESTADOS UNIDOS G/TBT/N/USA/225/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para informar alterações na regra final sobre os riscos associados a geradores portáteis. Comentários serão aceitos até 6 de fevereiro de G/TBT/N/USA/550/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para informar a regra final dos requisitos para equipamentos de Segurança e Saúde Ocupacional. G/TBT/N/USA/552/Rev.1/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para informar que comentários serão aceitos até 14 de novembro de 2016 e devem se identificar pelo registro EERE-2014-BT-STD-0048 ou 1904-AD37. G/TBT/N/USA/698/Rev.1 Propõe Regulamento Técnico a partir do Programa de Conservação de Energia para métodos de ensaio para lâmpadas de diodos emissores de luz com micro controlador integrado. G/TBT/N/USA/803/Add.1 Propõe Regulamento Técnico Nº 110 para regra final do Padrão Federal de Segurança de Veículos Motorizados para pneus e aros, em vigor desde 9 de Novembro de G/TBT/N/USA/1011/Add.5 Propõe Regulamento Técnico sobre o Programa Nacional de Alto Desempenho (Fase 2), que reduz as emissões de gases de efeito estufa e consumo de combustível por novos veículos/máquinas de médio e grande porte. G/TBT/N/USA/1044/Add.1 Propõe Regulamento Técnico alterando as regras em vigor sobre importação e/ou exportação de resíduos perigosos, permitindo a validação eletrônica.

6 G/TBT/N/USA/1045/Add.1/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico retificando as disposições relativas aos requisitos de rotulagem do ventilador de teto, em vigor desde 17 de setembro de G/TBT/N/USA/1049/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para informar a regra final relativo às emissões na camada de ozônio e revisões do programa de certificação técnica e conformidade. G/TBT/N/USA/1084/Add.1 Propõe regra final do Regulamento Técnico sobre requisitos de ensaio para boilers de baixa pressão, em vigor a partir de 12 de dezembro de G/TBT/N/USA/1116/Add.2 Propõe Regulamento Técnico emergencial sobre Bisfenol A, substância causadora de toxicidade reprodutiva, vigorará 17 de Outubro até 18 de janeiro G/TBT/N/USA/1124/Add.1 Propõe regra final do Regulamento Técnico para ensaio para aquecedores de água, tanques de armazenagem de água quente e caldeiras, em vigor a partir de 12 de dezembro de G/TBT/N/USA/1132/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para regra final do sobre conservação de energia de produtos de consumo, industriais e comerciais de compressores em vigor desde 15 de dezembro de G/TBT/N/USA/1135/Add.1 Propõe Regulamento Técnico com o intuito de adicionar a substância a hexabromocyclododecane (HBCD) à Lista de Produtos Químicos Tóxicos. G/TBT/N/USA/1139/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que altera o Capítulo 6 dos requisitos dos equipamentos para taxímetros modernos permitindo avaliar a experiência do passageiro. G/TBT/N/USA/1174/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre batatas do Colorado, revisando os requisitos de tamanho para comercialização de forma a beneficiar produtores e consumidores G/TBT/N/USA/1188/Add.2 Propõe Reglamento Técnico que informa a extensão do prazo de comentários até 7 de dezembro de 2016, relativo aos potenciais impactos ambientais para veículos pesados. G/TBT/N/USA/1202/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para regra final de embalagem, rotulagem de produtos biológicos, vírus, soros, toxinas, veterinários e análogos. Em vigor desde 8 de novembro de G/TBT/N/USA/1213 Propõe Regulamento Técnico sobre classificação de prótese de extremidade superior (cotovelo e/ou ombro) alimentados e controlados por componentes elétricos.

7 G/TBT/N/USA/1214 Propõe Regulamento Técnico sobre a classificação de sistema de dilatação de balão de trompa de Eustáquio. G/TBT/N/USA/1215 Propõe Regulamento Técnico alterando a Política de Conservação de Energia de 1975 estabelecendo padrões de conservação para diversos produtos de refrigeração. G/TBT/N/USA/1215/Add.1 Propõe Regulamento Técnico relativo à Política de Conservação de Energia de 1975 para a conservação de produtos de refrigeração, em vigor em 27 de fevereiro de G/TBT/N/USA/1216/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que faz alteração sobre a utilização de substâncias que destroem a camada de ozônio. Em vigor a partir de 23 de fevereiro de G/TBT/N/USA/1216 Propõe Regulamento Técnico para substâncias que destroem a camada de ozônio, incluindo CFC, para talco estéril em aerossol e para fármacos de sulfato de atropina utilizados por inalação oral, para uso humano. G/TBT/N/USA/1217 Propõe Regulamento Técnico para substâncias que destroem a camada de ozônio, incluindo CFC, para fármacos anestésicos de uso tópico em membranas mucosas, de uso humano. G/TBT/N/USA/1218 Propõe Regulamento Técnico sobre a redução do teor de enxofre em combustíveis. G/TBT/N/USA/1218/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre a redução do teor de enxofre em combustíveis ao abrigo do Ordenamento sobre o Ar Limpo. Em vigor a partir 12 de dezembro de G/TBT/N/USA/1219 Propõe Regulamento Técnico sobre cigarros auto destrutíveis reduzindo o tempo de queima utilizando papel apropriado para proteção de incêndios. G/TBT/N/USA/1220 Propõe Regulamento Técnico sobre novos usos significativos para 3 substâncias químicas. G/TBT/N/USA/1221 Propõe Regulamento Técnico de procedimentos de ensaio para padrões de casas pré-fabricadas ao abrigo do Ordenamento sobre independência e segurança energética. G/TBT/N/USA/1222 Propõe Regulamento Técnico para liberação da utilização da substância química Etoxilato de Nonilfenol.

8 G/TBT/N/USA/1223 Propõe Regulamento Técnico para proteção ambiental pela utilização de combustíveis renováveis. G/TBT/N/USA/1224 Propõe Regulamento Técnico para revisão as regras de Maryland perante os Planos de Implementação da Qualidade do Ar e monitoramento contínuo das emissões. G/TBT/N/USA/1225 Propõe Regulamento Técnico com alteração das regras de rotulagem dos vinhos. G/TBT/N/USA/1226 Propõe Regulamento Técnico para o uso significativo para 57 substâncias químicas que foram objeto de pré-fabricação de acordo com o Controle de Substâncias Tóxicas. G/TBT/N/USA/1227 Propõe Regulamento Técnico para alterações relativas a sistemas de alerta de emergência sem fio. G/TBT/N/USA/1228 Propõe Regulamento Técnico para os requisitos de Boas Práticas para cilindros de gás para uso medicinal. G/TBT/N/USA/1229 Propõe Regulamento Técnico de requisitos de tanques de carga contendo combustível a base de petróleo utilizados no transporte de materiais perigosos. G/TBT/N/USA/1230 Propõe Regulamento Técnico para tratar dos requisitos relativos à produção de vinho. G/TBT/N/USA/1231 Propõe Regulamento Técnico para a criação de novos padrões para graus de cebolas congeladas. G/TBT/N/USA/1232 Propõe Regulamento Técnico que altera os padrões mínimos de eficiência energética para carregadores de bateria pequenos embutidos. G/TBT/N/USA/1233 Propõe Regulamento Técnico para reduzir a quantidade de composto de organismo voláteis (COV) liberados na atmosfera. G/TBT/N/USA/1234 Propõe Regulamento Técnico para uso de pesticidas utilizadas em sementes. G/TBT/N/USA/1235 Propõe Regulamento Técnico sobre padrões para nozes sem casca e com casca. G/TBT/N/USA/1236 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos de rotulagem para alimentos.

9 FRANÇA G/TBT/N/FRA/169 Propõe Regulamento Técnico proibindo a comercialização de cotonetes de uso doméstico, à exceção dos dispositivos destinados ao uso médico definido nos artigos da Lei L e L G/TBT/N/FRA/170 Propõe Regulamento Técnico proibindo a comercialização de produtos cosméticos para uso na esfoliação ou limpeza referida nos artigos da Lei GEÓRGIA G/TBT/N/GEO/97 Propõe regulamento Técnico sobre prevenção de acidentes em caso de emergência e atendimento emergencial em túneis rodoviários. G/TBT/N/GEO/98 Propõe Regulamento Técnico sobre Planejamento e Marcação de Trilhas para Caminhadas, aprovado pelo Decreto do Governo da Geórgia N 475, de 19 de outubro de HONDURAS G/TBT/N/HND/88/Add.1 Propõe Regulamento Técnico RTCA :16 para informar que até 30 de novembro de 2016 receberá comentários sobre a produção, comercialização e rotulagem de produtos agropecuários orgânicos. ISRAEL G/TBT/N/ISR/936 Propõe Regulamento Técnico 5776/2016 sobre proteção a saúde pública na importação de alimentos. JAMAICA G/TBT/N/JAM/54 Propõe Regulamento Técnico Parte3 para informar o padrão dos métodos de amostragem e ensaio para mistura de minérios. JAPÃO G/TBT/N/JPN/538 Propõe Regulamento Técnico sobre 3 substâncias designadas (Shitei Yakubutsu) com base na Lei Nº145/1960. MÉXICO G/TBT/N/MEX/235/Add.3 Propõe Regulamento Técnico PROY-NOM-189-SCFI-2016, que trata das especificações e métodos de ensaio para a pimenta do reino cancelando a NOM 189 SCFI-2012.

10 G/TBT/N/MEX/303/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para informar a regra final sobre equipamentos terminais para ligar ou interligar a uma rede pública de telecomunicações foi publicada em 7 de novembro de G/TBT/N/MEX/316/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para informar que a regra final sobre as especificações da qualidade dos petroquímicos foi publicada em 9 de novembro de G/TBT/N/MEX/330 Propõe Regulamento Técnico PROY-NOM-106-SCFI-2016 sobre a qualidade de produtos/serviços que atendam os requisitos da avaliação da conformidade estabelecidos normas oficiais mexicanas. G/TBT/N/MEX/331 Propõe Regulamento Técnico PROY-NOM-140-SCFI-2016 sobre os requisitos de segurança para tesouras utilizadas como artigo escolar. G/TBT/N/MEX/332 Propõe Regulamento Técnico NOM-EM-002-ASEA-2016 que estabelece os métodos de ensaio, manuseio, manutenção e eficiência para sistemas de controle de emissões de gases de gasolina. QUÊNIA G/TBT/N/KEN/498 Propõe Regulamento Técnico DKS 317 Parte 1: 2015 sobre requisitos de segurança, qualidade e métodos de amostragem para carcaças e cortes de carne bovina. G/TBT/N/KEN/499 Propõe Regulamento Técnico DKS 317 Parte 2: 2015 sobre requisitos de segurança, qualidade e amostragem para carcaças e cortes de carne de caprinos e ovinos. G/TBT/N/KEN/500 Propõe Regulamento Técnico KS 2690:2016 para identificação e classificação de produtos perigosos para o transporte rodoviário e ferroviário. G/TBT/N/KEN/501 Propõe Regulamento Técnico DKS 343:2016 que especifica os requisitos e métodos de ensaio para cogumelos em lata, do gênero Agricus Psalliota. G/TBT/N/KEN/502 Propõe Regulamento Técnico DKS 2668: 2016 que avalia as características específicas de desempenho de importância em edredons de malha, de tecido, colchas e acessórios. G/TBT/N/KEN/503 Propõe Regulamento Técnico DKS 2667:2016 que avalia os requisitos para toalhas de mesa e guardanapos de mesa fabricados a partir de fibras têxteis ou misturas de fibras. G/TBT/N/KEN/504

11 Propõe Regulamento Técnico KS : 2016 que avalia os requisitos para alimentos compostos utilizados como dieta completa e fonte de nutrientes para o peixe Tilápia. G/TBT/N/KEN/505 Propõe Regulamento Técnico DKS 1756 que avalia os requisitos para alimentos compostos utilizados como dieta completa e fonte de nutrientes para peixe Tilápia. G/TBT/N/KEN/506 Propõe Regulamento Técnico DKS 2687:2016 sobre os requisitos, métodos de ensaio e amostragem para frutas e produtos de hortícolas em conserva, para consumo direto. G/TBT/N/KEN/507 Propõe Regulamento Técnico DKS 2689 sobre os requisitos, métodos de ensaio e amostragem para legumes com congelamento rápidos, para consumo direto. G/TBT/N/KEN/508 Propõe Regulamento Técnico DKS 224:2016 os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para suco e polpa de fruta. G/TBT/N/KEN/509 Propõe Regulamento Técnico DKS 65:2016 para os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para chá preto. G/TBT/N/KEN/510 Propõe Regulamento Técnico DKS 1756:2016 os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para leite aromatizado. G/TBT/N/KEN/511 Propõe Regulamento Técnico DKS 2677:2016 os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para queijo provolone para consumo direto. G/TBT/N/KEN/512 Propõe Regulamento Técnico DKS 2679:2016 os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para queijo de cabra para processamento ou consumo direto. G/TBT/N/KEN/513 Propõe Regulamento Técnico DKS 2681:2016 os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para queijo edam para processamento ou consumo direto. G/TBT/N/KEN/514 Propõe Regulamento Técnico DKS 2683 os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para queijo brie para processamento ou consumo direto. G/TBT/N/KEN/515 Propõe Regulamento Técnico DKS 2147:2007 os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para leite cru integral de cabra. G/TBT/N/KEN/516 Propõe Regulamento Técnico DKS 2678:2016 os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para queijo havarti para consumo direto ou processamento.

12 G/TBT/N/KEN/517 Propõe Regulamento Técnico DKS 2688:2016 os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para frutas cítricas enlatadas para consumo direto. G/TBT/N/KEN/518 Propõe Regulamento Técnico DKS 2685 dos requisitos, métodos de amostragem e ensaio para legumes enlatados para consumo direto. G/TBT/N/KEN/519 Propõe Regulamento Técnico DKS 94:2016 os requisitos para o nível de conservantes usados em madeira e os métodos seguros de aplicação. G/TBT/N/KEN/520 Propõe Regulamento Técnico DKS :2016 Parte 3 para os requisitos de armazenamento e manuseio para substâncias corrosivas. G/TBT/N/KEN/521 Propõe Regulamento Técnico DKS 2682:2016 para os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para queijo camembert para consumo direto ou processamento. G/TBT/N/KEN/522 Propõe Regulamento Técnico DKS 2682:2016 para os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para manteiga para consumo direto. G/TBT/N/KEN/523 Propõe Regulamento Técnico DKS 175:2016 para os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para café solúvel. G/TBT/N/KEN/524 Propõe Regulamento Técnico DKS 2680 os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para queijo emmental para consumo direto ou processamento. G/TBT/N/KEN/525 Propõe Regulamento Técnico DKS 2686 para os requisitos de frutas enlatadas para consumo direto. REPÚBLICA DOMINICANA G/TBT/N/DOM/142/Add.1 Propõe Regulamento Técnico RTD 458 sobre especificações de materiais de construção do tipo: barras de aço, lisas ou corrugadas para reforço de concreto. TAILÂNDIA G/TBT/N/THA/464/Add.1 Propõe Regulamento Técnico TIS :2015 sobre chapa de aço revestida de zinco eletrolítico, que entrará em vigor a partir de 20 de março de 2017.

13 G/TBT/N/THA/465/Add.1 Propõe Regulamento Técnico TIS :2015 sobre aço estrutural laminado a quente, que entrará em vigor a partir de 16 de março de G/TBT/N/THA/471/Rev.1 Propõe Regulamento Técnico para o controle da comercialização de alimentos para bebês e jovens. G/TBT/N/THA/490 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos relativos aos processos de produção, armazenamento e rotulagem de frutas ou produtos de hortícolas. G/TBT/N/THA/491 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos de rotulagem relativos a motocicletas. G/TBT/N/THA/492 Propõe Regulamento Técnico quanto a Categoria dos Documentos de Licença de Importação para peixes importados e produtos da pesca. TAIWAN G/TBT/N/TPKM/226/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para informar que a regra final sobre rotulagem de iodo graduação do sal alimentar em produtos pré-medidos entrara em vigor dia 1 de Julho de G/TBT/N/TPKM/240/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para a denominação e rotulagem para produtos de creme de café prémedidos ue entrará em vigor em 1 de Julho de G/TBT/N/TPKM/254 Propõe regulamento Técnico sobre avaliação da conformidade dos bujões de gás e o combustível para fogões a gás portáteis, maçaricos e isqueiros recarregáveis. G/TBT/N/TPKM/255 Propõe regulamento Técnico nos termos da Lei de Inspeção de Mercadorias para lâmpadas fluorescentes. TURQUIA G/TBT/N/TUR/83 Propõe Regulamento Técnico sobre métodos de amostragem e análise para controle de contaminantes do tipo chumbo, cádmio, mercúrio, estanho e arsênio inorgânico nos gêneros alimentícios. G/TBT/N/TUR/84 Propõe Regulamento Técnico sobre os procedimentos e controles de alimentos e ingredientes alimentares tratados com radiações ionizantes nas instalações de irradiação. G/TBT/N/TUR/85 Propõe Regulamento Técnico sobre as especificações do produto a fim de assegurar a produção, de produtos lácteos fermentados, em conformidade com a técnica pertinente e de forma higiênica.

14 G/TBT/N/TUR/86 Propõe Regulamento Técnico sobre os critérios para azeite e ao óleo de bagaço de azeitona em conformidade com as normas do Codex Alimentarius, a legislação da UE e as normas do Conselho Oleícola Internacional. UCRÂNIA G/TBT/N/UKR/110 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos em matéria de rotulagem dos produtos de cacau e de chocolate. G/TBT/N/UKR/111 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos de produção, segurança, avaliação da conformidade e rotulagem para caldeiras de pressão simples. G/TBT/N/UKR/112 Propõe Regulamento Técnico para equipamentos de rádio. UGANDA G/TBT/N/UGA/593 Propõe Regulamento Técnico DUS 1653:2016 sobre os requisitos e os métodos de amostragem e ensaio para as bebidas à base de leite. G/TBT/N/UGA/594 Propõe Regulamento Técnico DUS : 2016 sobre os requisitos e os métodos de ensaio para travesseiro de fibra sintética para uso doméstico. G/TBT/N/UGA/595 Propõe Regulamento Técnico DUS :2016 sobre os requisitos e os métodos de ensaio para travesseiro de plumas para uso doméstico. UNIÃO EUROPEIA G/TBT/N/EU/420 Propõe Regulamento Técnico sobre os procedimentos de boas práticas clínicas, requisitos de qualificação e de formação de inspetores, do uso de medicamentos para uso humano. G/TBT/N/EU/421 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos de projeto, construção, desempenho e procedimentos de ensaio para os equipamentos marítimos. G/TBT/N/EU/422 Propõe Regulamento Técnico que altera a Implementação EU 540/2011 no que diz respeito à substância química oxyfluorfen. G/TBT/N/EU/423 Propõe Regulamento Técnico que altera o anexo III da Diretiva 65/2011 que se refere à isenção do uso de cádmio e chumbo em lentes de óculos de sol.

15 G/TBT/N/EU/424 Propõe Regulamento Técnico que altera o anexo III da Diretiva 65/2011 que se refere à isenção do uso de cádmio e chumbo em peças de compressores de refrigeração. G/TBT/N/EU/425 Propõe Regulamento Técnico que altera o anexo III da Diretiva 65/2011 que se refere à isenção do uso de cádmio e chumbo em lentes de óculos de grau. G/TBT/N/EU/426 Propõe Regulamento Técnico EC 1223/2009 que altera o anexo II relativo a cosméticos. ZÂMBIA G/TBT/N/ZMB/70 Propõe Regulamento Técnico para lubrificantes utilizados em furadeiras de rochas. G/TBT/N/ZMB/71 Propõe Regulamento Técnico para óleos minerais utilizados em turbinas. G/TBT/N/ZMB/72 Propõe Regulamento Técnico para óleos minerais utilizados em aparelhos elétricos. G/TBT/N/ZMB/73 Propõe Regulamento Técnico para cobertores de lã e poliamida destinados ao uso do setor público. G/TBT/N/ZMB/74 Propõe Regulamento Técnico para cobertores de algodão destinados ao uso do setor público. G/TBT/N/ZMB/75 Propõe Regulamento Técnico para cobertores de fibra sintética, destinados ao uso do setor público. G/TBT/N/ZMB/76 Propõe Regulamento Técnico sobre as dimensões de cobertores. G/TBT/N/ZMB/77 Propõe Regulamento Técnico para as especificações de fertilizantes de sulfato de potássio G/TBT/N/ZMB/78 Propõe Regulamento Técnico que especifica os requisitos e métodos de ensaio para cloreto de potássio. G/TBT/N/ZMB/79 Propõe Regulamento Técnico que especifica os requisitos e métodos de ensaio para o uso de nitrato de magnésio como adubo. G/TBT/N/ZMB/80

16 Propõe Regulamento Técnico que especifica os requisitos e métodos de ensaio para uso de fosfato único em fertilizantes. G/TBT/N/ZMB/81 Propõe Regulamento Técnico que especifica os requisitos e métodos de ensaio para uso de fosfato triplo em fertilizantes. G/TBT/N/ZMB/82 Propõe Regulamento Técnico que especifica os requisitos e métodos de ensaio para uso de fosfato triplo em fertilizantes. G/TBT/N/ZMB/83 Propõe Regulamento Técnico que especifica os requisitos e métodos de ensaio para uso de nitrato de cálcio em fertilizantes. G/TBT/N/ZMB/84 Propõe Regulamento Técnico que especifica os requisitos de manuseio e armazenamento de fertilizantes ensacados e a granel. G/TBT/N/ZMB/85 Propõe Regulamento Técnico que especifica os requisitos para óleo de baixo teor de enxofre. G/TBT/N/ZMB/86 Propõe Regulamento Técnico que especifica as características de extintores de incêndio recarregáveis para capacidade até 12 kg de utilização em incêndios das classes A, B e C.

PROGRAMA ABRAVA EXPORTA. Barreiras Técnicas à Exportação Período Janeiro a Março de 2018

PROGRAMA ABRAVA EXPORTA. Barreiras Técnicas à Exportação Período Janeiro a Março de 2018 São Paulo, 02.04.2018. Barreiras Técnicas à Exportação Período Janeiro a Março de 2018 O conhecimento de barreiras técnicas impostas pelos países é de fundamental importância para o processo exportador,

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período fevereiro e março de 2012

Barreiras Técnicas à Exportação Período fevereiro e março de 2012 São Paulo, 09 de abril de 2012. CE DECOMEX-0172012. Barreiras Técnicas à Exportação Período fevereiro e março de 2012 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em fevereiro e março de 2012 à Organização

Leia mais

Propõe Regulamento Técnico Nº 4043/2016 sobre Instruções para a instalação, uso e controle de mangueiras para bombas de combustível GNV.

Propõe Regulamento Técnico Nº 4043/2016 sobre Instruções para a instalação, uso e controle de mangueiras para bombas de combustível GNV. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período maio de 2015

Barreiras Técnicas à Exportação Período maio de 2015 São Paulo, 28 de maio de 2015. CE DECOMEX-0142015. Barreiras Técnicas à Exportação Período maio de 2015 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em maio de 2015 à Organização Mundial do Comércio (OMC),

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período março e abril de 2013

Barreiras Técnicas à Exportação Período março e abril de 2013 São Paulo, 10 de maio de 2013. CE DECOMEX-0142013. Barreiras Técnicas à Exportação Período março e abril de 2013 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em março e abril de 2013 à Organização Mundial

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período Agosto a Outubro de 2016

Barreiras Técnicas à Exportação Período Agosto a Outubro de 2016 São Paulo, 31 de Outubro de 2016. CE DECOMEX-252016. Barreiras Técnicas à Exportação Período Agosto a Outubro de 2016 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas de Agosto a Outubro de 2016 pela Organização

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período maio e junho de 2012

Barreiras Técnicas à Exportação Período maio e junho de 2012 São Paulo, 05 de julho de 2012. CE DECOMEX-0302012. Barreiras Técnicas à Exportação Período maio e junho de 2012 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em maio e junho de 2012 à Organização Mundial

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro de 2015

Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro de 2015 São Paulo, 23 de fevereiro de 2015. CE DECOMEX-0052015. Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro de 2015 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em janeiro de 2015 à Organização Mundial do

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período setembro e outubro de 2014

Barreiras Técnicas à Exportação Período setembro e outubro de 2014 São Paulo, 27 de novembro de 2014. CE DECOMEX-0282014. Barreiras Técnicas à Exportação Período setembro e outubro de 2014 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em setembro e outubro de 2014 à Organização

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período Março a Julho de 2016

Barreiras Técnicas à Exportação Período Março a Julho de 2016 São Paulo, 30 de Julho de 2016. CE DECOMEX-202016. Barreiras Técnicas à Exportação Período Março a Julho de 2016 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas de Março a Julho de 2016 pela Organização

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período Julho a Setembro de 2017

Barreiras Técnicas à Exportação Período Julho a Setembro de 2017 São Paulo, 30 de Setembro 2017. CE DECOMEX-32/2017. Barreiras Técnicas à Exportação Período Julho a Setembro de 2017 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas de Julho a Setembro de 2017 pela Organização

Leia mais

ANEXO PROPOSTA DE REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

ANEXO PROPOSTA DE REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 19.12.2017 COM(2017) 795 final ANNEX 1 ANEXO PROPOSTA DE REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que estabelece regras e procedimentos para o cumprimento e a aplicação

Leia mais

Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores.

Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2014

Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2014 São Paulo, 04 de dezembro de 2014. CE DECOMEX-0302014. Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2014 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em novembro de 2014 à Organização Mundial do

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2013

Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2013 São Paulo, 03 de dezembro de 2013. CE DECOMEX-0352013. Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2013 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em novembro de 2013 à Organização Mundial do

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período Outubro a Dezembro de 2017

Barreiras Técnicas à Exportação Período Outubro a Dezembro de 2017 São Paulo, 30 de Dezembro 2017. CE DECOMEX-74/2017. Barreiras Técnicas à Exportação Período Outubro a Dezembro de 2017 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas de Outubro a Dezembro de 2017 pela Organização

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período março de 2015

Barreiras Técnicas à Exportação Período março de 2015 São Paulo, 19 de maio de 2015. CE DECOMEX-0122015. Barreiras Técnicas à Exportação Período março de 2015 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em março de 2015 à Organização Mundial do Comércio

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período abril de 2015

Barreiras Técnicas à Exportação Período abril de 2015 São Paulo, 28 de maio de 2015. CE DECOMEX-0132015. Barreiras Técnicas à Exportação Período abril de 2015 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em abril de 2015 à Organização Mundial do Comércio

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período agosto de 2015

Barreiras Técnicas à Exportação Período agosto de 2015 São Paulo, 09 de setembro de 2015. CE DECOMEX-0172015. Barreiras Técnicas à Exportação Período agosto de 2015 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em agosto de 2015 à Organização Mundial do Comércio

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período dezembro de 2014

Barreiras Técnicas à Exportação Período dezembro de 2014 São Paulo, 05 de janeiro de 2015. CE DECOMEX-0012015. Barreiras Técnicas à Exportação Período dezembro de 2014 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em dezembro de 2014 à Organização Mundial do

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período Setembro a Novembro de 2015

Barreiras Técnicas à Exportação Período Setembro a Novembro de 2015 São Paulo, 01 de Dezembro de 2015. CE DECOMEX-0182015. Barreiras Técnicas à Exportação Período Setembro a Novembro de 2015 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas de Setembro a Novembro de 2015 à

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período agosto de 2014

Barreiras Técnicas à Exportação Período agosto de 2014 São Paulo, 29 de setembro de 2014. CE DECOMEX-0212014. Barreiras Técnicas à Exportação Período agosto de 2014 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em agosto de 2014 à Organização Mundial do Comércio

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período julho de 2015

Barreiras Técnicas à Exportação Período julho de 2015 São Paulo, 12 de agosto de 2015. CE DECOMEX-0162015. Barreiras Técnicas à Exportação Período julho de 2015 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em julho de 2015 à Organização Mundial do Comércio

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro de 2012

Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro de 2012 São Paulo, 10 de fevereiro de 2012. CE DECOMEX-0112012. Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro de 2012 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em janeiro de 2012 à Organização Mundial do

Leia mais

Codex Alimentarius. 5º módulo.

Codex Alimentarius. 5º módulo. Codex Alimentarius 5º módulo CCAB Comitê do Codex Alimentarius do Brasil CCAB CCAB foi criado em 1980; Coordenação e a Secretaria Executiva responsabilidade do INMETRO; Ponto de Contato MRE. Membros do

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO. Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia O Comércio Exterior do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia O BRASIL NO COMÉRCIO EXTERIOR O comércio exterior é a troca de bens e serviços realizada entre

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período Abril a Junho de 2017

Barreiras Técnicas à Exportação Período Abril a Junho de 2017 São Paulo, 30 de Junho 2017. CE DECOMEX-25/2017. Barreiras Técnicas à Exportação Período Abril a Junho de 2017 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas de Abril a Junho de 2017 pela Organização Mundial

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério da Economia Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da Organização Mundial do Comércio Esta seção

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2013 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JANEIRO Exportações A queda das exportações para a Argentina (43%) foi determinante para esse

Leia mais

A importância do Codex Alimentarius para. de Alimentos

A importância do Codex Alimentarius para. de Alimentos I a Reunião Anual de Vigilância Sanitária de Alimentos 2007 A importância do Codex Alimentarius para a Vigilância Sanitária de Alimentos CODEX ALIMENTARIUS mb PROGRAMA CONJUNTO FAO/OMS SOBRE NORMAS ALIMENTARES

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

As normas e a traçabilidade no sector das pescas em Cabo Verde

As normas e a traçabilidade no sector das pescas em Cabo Verde As normas e a traçabilidade no sector das pescas em Cabo Verde Workshop Dia Mundial da Normalização Praia, 24 de Outubro 2011 Maria Ivone Lopes Normalização Objectivo Obtenção de uma optimização de processos

Leia mais

TIPO DE EMPRESA PRODUTO GRUPO II GRANDE GRUPO I GRANDE (DV) R$ R$ R$ R$ R$ R$ 1 ALIMENTOS

TIPO DE EMPRESA PRODUTO GRUPO II GRANDE GRUPO I GRANDE (DV) R$ R$ R$ R$ R$ R$ 1 ALIMENTOS ITENS TABELA DE DESCONTOS DA TAXA DE FISCALIZAÇÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA IDENTIFICADOR DO DESCRIÇÃO DO FATO GERADOR TIPO DE EMPRESA PRODUTO Fato Gerador (DV) GRUPO I GRANDE GRUPO II GRANDE GRUPO III MÉDIA

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro 2012 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM OUTUBRO Exportações A exportação de produtos básicos registrou queda de 87,3% ante outubro

Leia mais

Industria Legal e Segurança Alimentar. DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia

Industria Legal e Segurança Alimentar. DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia Industria Legal e Segurança Alimentar DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia Vigilância Sanitária Objetivo: prevenção e controle de RISCOS à saúde da população e proteção

Leia mais

LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE. Principais diplomas legais em 2013

LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE. Principais diplomas legais em 2013 LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE Principais diplomas legais em 2013 GENERALIDADES / PROGRAMAS - 2013/C 47/10 - Convite à apresentação de propostas LIFE+ 2013. JO C47 2013-02-19-2013/408/Euratom

Leia mais

1 Legislação aplicável (UE e PT) Objetivos Objetivo geral Objetivos estratégicos Objetivos operacionais...

1 Legislação aplicável (UE e PT) Objetivos Objetivo geral Objetivos estratégicos Objetivos operacionais... Página: 1 de 8 () (PCOL) Índice 1 Legislação aplicável (UE e PT)... 2 2 Objetivos... 6 2.1 Objetivo geral... 6 2.2 Objetivos estratégicos... 7 2.3 Objetivos operacionais... 7 3 Autoridade competente...

Leia mais

LISTA PRELIMINAR DOS TEMAS DA AGENDA REGULATÓRIA (54 temas/102 subtemas)

LISTA PRELIMINAR DOS TEMAS DA AGENDA REGULATÓRIA (54 temas/102 subtemas) CONTROLE ADMINISTRATIVO ALIMENTOS LISTA PRELIMINAR DOS TEMAS DA AGENDA REGULATÓRIA 2015-2016 (54 temas/102 subtemas) Temas Migrados da AR 2013-2014 Processos em Andamento - Fora da AR 2013/2014 Novos Temas

Leia mais

LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE. Principais diplomas legais em 2011

LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE. Principais diplomas legais em 2011 LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE Principais diplomas legais em 2011 QUALIDADE DO AR - Regulamento (UE) n 63/2011 da Comissão, que estabelece as modalidades do pedido de uma derrogação aos

Leia mais

REVISÃO DA BALANÇA COMERCIAL PARA 2012

REVISÃO DA BALANÇA COMERCIAL PARA 2012 REVISÃO DA BALANÇA COMERCIAL PARA 2012 EXPORTAÇÃO BÁSICOS 108,050 122,457-11,8 INDUSTRIALIZADOS 123,620 128,317-3,7 - Semimanufaturados 32,800 36,026-8,9 - Manufaturados 90,820 92,291-1,6 OPERAÇÕES ESPECIAIS

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2012

BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2012 BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2012 Período Dias Úteis US$ milhões FOB EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO CORR. COMÉRCIO SALDO Média Média Média Média Valor Valor Valor Valor p/dia útil p/dia útil p/dia útil

Leia mais

Acontecimentos Recentes. Indicadores Econômicos

Acontecimentos Recentes. Indicadores Econômicos Nome Oficial: República do Chile Capital: Santiago Presidente: Sebastian Piñera(desde março de 2018) População (est. 2017): 18,4 milhões de habitantes Moeda: Peso chileno PIB (est. 2017): US$ 251,2 bilhões

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA FEVEREIRO 2012

BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA FEVEREIRO 2012 BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA FEVEREIRO 2012 US$ milhões FOB Período Dias Úteis EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO CORR. COMÉRCIO SALDO Média Média Média Média Valor Valor Valor Valor p/dia útil p/dia útil p/dia útil

Leia mais

ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS

ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS MÓDULO 1 SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS CAP. 1 CONSELHEIRO DE SEGRANÇA 1. Introdução objectivos

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne 4,3-3,7-7,1-3,8 0,5 2,0-0,9 4,9-11,8 2,4 4,5 5,2 Abate de reses, exceto suínos 1,1-9,2-9,2-10,0-7,3-6,0-4,3 4,9-19,6-1,8 5,7 10,0 Abate de suínos, aves e outros

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne -3,7 4,3-3,7-7,1-3,8 0,5 2,0-0,9 4,9-11,8 2,4 5,0 Abate de reses, exceto suínos 0,1 1,1-9,2-9,2-10,0-7,3-6,0-4,3 4,9-19,6-1,8 6,9 Abate de suínos, aves e outros

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne 12,2-19,0-0,9-1,6 0,7-1,3 1,1-1,5-7,8 2,5 7,6-2,5 1,9 Abate de reses, exceto suínos 27,7-10,5 10,3 6,6 10,1 7,2 8,7 4,6-4,7 3,8 10,3-4,7-1,2 Abate de suínos, aves

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne -7,1-3,8 0,5 2,0-0,9 4,9-11,8 2,5 4,7 5,4 1,1 5,7 Abate de reses, exceto suínos -9,2-10,0-7,3-6,0-4,3 5,0-19,7-1,6 6,1 11,3 3,4 6,2 Abate de suínos, aves e outros

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Novembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Novembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Novembro 2014 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM NOVEMBRO Exportações A base de comparação está elevada pela contabilização como exportação

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne 4,2 0,0 3,8-3,8-3,4 12,2-19,1 1,3-1,6 0,7-1,3 1,4-0,5 Abate de reses, exceto suínos 10,8 12,7 7,0-4,0 1,0 27,7-10,5 10,2 6,6 10,1 7,2 8,7 6,3 Abate de suínos, aves

Leia mais

Logística em Angola. Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016

Logística em Angola. Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016 Logística em Angola Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016 Grupo Bureau Veritas A nossa identidade : Uma Empresa Global 66.500 Colaboradores 1.400 Escritórios e Laboratórios em 140 países Europa

Leia mais

Procedimentos de Registro de Produtos de Consumo

Procedimentos de Registro de Produtos de Consumo Departamento de Saúde Pública & Segurança Seção de Proteção ao Consumidor de Produtos Procedimentos de Registro de Produtos de Consumo Por, Dr.Anas Khalifa (Chefe da Equipe) Segurança de Produtos relacionados

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL SETORIAL NO BRASIL: O CASO DO SETOR ELETRO- ELETRÔNICO

A INFLUÊNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL SETORIAL NO BRASIL: O CASO DO SETOR ELETRO- ELETRÔNICO A INFLUÊNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL SETORIAL NO BRASIL: O CASO DO SETOR ELETRO- ELETRÔNICO Michel Epelbaum Alexandre Aguiar V Simpósio de Gerenciamento Ambiental na Indústria

Leia mais

Legislação GPL 1.ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS 2.QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS ENTIDADES CREDENCIADAS

Legislação GPL 1.ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS 2.QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS ENTIDADES CREDENCIADAS Legislação GPL 1.ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS Decreto-Lei n.º 142/2010. D.R. n.º 253, Série I de 2010-12-31 Altera as normas de especificação técnica para a composição da gasolina e do gasóleo rodoviário,

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro 2015 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM SETEMBRO Exportações Houve contabilização como exportação de uma plataforma de petróleo e

Leia mais

Tópicos Especiais em Química. Legislações e Normas. Giselle Nobre

Tópicos Especiais em Química. Legislações e Normas. Giselle Nobre Tópicos Especiais em Química Legislações e Normas Giselle Nobre Porque regulamentar? Globalização do comércio alimentos; Patógenos emergentes em alimentos; Facilidade de disseminação; Segurança de fronteiras;

Leia mais

Desempenho da Indústria Catarinense

Desempenho da Indústria Catarinense Desempenho da Indústria Catarinense SANTA CATARINA e BRASIL Desempenho econômico em 2012 INDICADOR % acumulado 2011/2010 SANTA CATARINA BR % % acumulado 2012/2011 acumulado 2012/2011 Produção Ind. (jan-fev)

Leia mais

Outubro de 2013 IGP-M registra variação de 0,86% em outubro Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) IGP-M IGP-M

Outubro de 2013 IGP-M registra variação de 0,86% em outubro Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) IGP-M IGP-M IGP-M registra variação de 0,86% em outubro O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) variou 0,86%, em outubro. Em setembro, o índice variou 1,50%. Em outubro de 2012, a variação foi de 0,02%. A variação

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Março Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Março Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Março 2015 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS NO 1º TRIMESTRE Exportações Das 24 categorias da indústria, apenas 4 apresentaram crescimento em

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto 2014 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM AGOSTO Exportações As retrações da Argentina (-32,8%) e dos Estados Unidos (-8,8%) explicam

Leia mais

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ - FIEP Edson Campagnolo Presidente ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO E FOMENTO

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ - FIEP Edson Campagnolo Presidente ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO E FOMENTO FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ - FIEP Edson Campagnolo Presidente Marcelo Ivanildo dos Santos Alves Evânio Felippe Paola Castro de Oliveira CONTATOS Economia, Desenvolvimento e Fomento (41)

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Julho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Julho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Julho 2013 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JULHO Exportações O principal destaque ficou por conta do aumento das vendas de tratores e de

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2011

BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2011 BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2011 US$ milhões FOB Período Dias Úteis EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO CORR. COMÉRCIO SALDO Média Média Média Média Valor Valor Valor Valor p/dia útil p/dia útil p/dia útil

Leia mais

Desempenho da Indústria Catarinense

Desempenho da Indústria Catarinense Desempenho da Indústria Catarinense Produção Industrial Desempenho por UF - Jan-Fev 2009/Jan-Fev 2008 % PR CE PA GO PE -3,5-7,7 RJ BA SC BR SP RS AM MG ES -8,8-9,2-12,2-13,1-13,8-16,2-17,2-17,7-20,6-22,0-27,6-31,4

Leia mais

Desempenho da Indústria Catarinense

Desempenho da Indústria Catarinense FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA Desempenho da Indústria Catarinense Florianópolis, 21 de Agosto de 2015 SANTA CATARINA e BRASIL Desempenho econômico em 2015 INDICADOR SANTA CATARINA

Leia mais

Desempenho da Indústria Catarinense. Florianópolis, 24 de outubro de 2014

Desempenho da Indústria Catarinense. Florianópolis, 24 de outubro de 2014 Desempenho da Indústria Catarinense Florianópolis, 24 de outubro de 2014 SANTA CATARINA e BRASIL Desempenho econômico em 2014 INDICADOR SANTA CATARINA % acumulado 2013/2012 % acumulado 2014/2013 BR % acumulado

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense. Relatório Anual

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense. Relatório Anual Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Relatório Anual 2016 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ FIEP Edson Campagnolo Presidente SUPERINTENDÊNCIA DA FIEP Reinaldo Victor Tockus Superintendente

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro 2013 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM FEVEREIRO Exportações Apesar da queda nos embarques para a Argentina (6%), trata-se do melhor

Leia mais

Registo de Diplomas Legais Página 1 de 5

Registo de Diplomas Legais Página 1 de 5 Registo de Diplomas Legais Página 1 de 5 Energia 3/2007 de 2007-01-02 1/2007 de 3- A/2007 de 3- B/2007 de 9/2007 de 2007/01/04 10/2007 de 2007/01/04 11/2007 de 2007-01-04 12/2007 de 2007-01-04 18/2007

Leia mais

Desempenho da Indústria Catarinense

Desempenho da Indústria Catarinense Desempenho da Indústria Catarinense SANTA CATARINA e BRASIL Desempenho econômico em 2011 INDICADOR % acumulado 2010/2009 SANTA CATARINA BR % % acumulado 2011/2010 acumulado 2011/2010 Produção Ind. (jan-dez)

Leia mais

Desempenho da Indústria Catarinense. Florianópolis, 25 de abril de 2014

Desempenho da Indústria Catarinense. Florianópolis, 25 de abril de 2014 Desempenho da Indústria Catarinense Florianópolis, 25 de abril de 2014 SANTA CATARINA e BRASIL Desempenho econômico em 2014 INDICADOR SANTA CATARINA % acumulado 2013/2012 % acumulado 2014/2013 BR % acumulado

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2012 Unidade de Estudos Econômicos PRINCIPAIS ESTADOS EXPORTADORES NO MÊS jan/11 Part(%) jan/12 Part(%) Var (%) SAO PAULO 3.328 21,9% 3.672 22,7% 10,3% 344

Leia mais

Legislação Transportes

Legislação Transportes Legislação Transportes Benefícios Fiscais Decreto-Lei n.º 38/2016 - Diário da República n.º 135/2016, Série I de 2016-07-15 O artigo 172.º da Lei do Orçamento do Estado para 2016 prevê uma majoração da

Leia mais

ÍNDICE PARTE 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS E DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO DISPOSIÇÕES GERAIS Notas Introdutórias Escopo e aplicação...

ÍNDICE PARTE 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS E DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO DISPOSIÇÕES GERAIS Notas Introdutórias Escopo e aplicação... ÍNDICE PARTE 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS E DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO 1.1 - DISPOSIÇÕES GERAIS... 4 Notas Introdutórias... 4 1.1.1 Escopo e aplicação... 4 1.1.2 Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO. Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro 2012 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM SETEMBRO Exportações A queda de 28% na comparação mensal pode ser explicada por: 1) Dois

Leia mais

Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano.

Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

CHINA. Balança comercial com o Brasil e oportunidades setoriais

CHINA. Balança comercial com o Brasil e oportunidades setoriais Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC CHINA Balança comercial com o Brasil e oportunidades setoriais

Leia mais

Fevereiro , , , ,9

Fevereiro , , , ,9 BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA FEVEREIRO 2010 US$ milhões FOB EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO CORR. COMÉRCIO SALDO Período Dias Valor Média Valor Média Valor Média Valor Média Úteis p/dia útil p/dia útil p/dia útil

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Junho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Junho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Junho 2014 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JUNHO Exportações A forte redução no mês foi causada pela contabilização como exportação da

Leia mais

Desempenho da Indústria Catarinense. Florianópolis, 18 de julho de 2014

Desempenho da Indústria Catarinense. Florianópolis, 18 de julho de 2014 Desempenho da Indústria Catarinense Florianópolis, 18 de julho de 2014 SANTA CATARINA e BRASIL Desempenho econômico em 2014 INDICADOR SANTA CATARINA % acumulado 2013/2012 % acumulado 2014/2013 BR % acumulado

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro 2015 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM FEVEREIRO Exportações Em nível, as exportações da indústria gaúcha estão no pior patamar

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2016 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JANEIRO Exportações O principal destaque negativo ficou por conta do impacto contracionista

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2015 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JANEIRO Exportações Além da forte queda da indústria (-18,5%), ressalta-se o fato de que somente

Leia mais