Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio"

Transcrição

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da Organização Mundial do Comércio Esta seção apresenta as mais recentes notificações encaminhadas à Organização Mundial do Comércio (OMC), relativas á entrada em vigor de projetos de regulamentos técnicos e os procedimentos de avaliação da conformidade associados, identificadas por país emissor e número. Os textos completos dos regulamentos técnicos associados a estas notificações poderão ser obtidos no site do Inmetro, no endereço Caso o exportador deseje, poderá receber as notificações referentes aos países e produtos de seu interesse, em português, por correio eletrônico, inscrevendo-se gratuitamente no serviço Alerta Exportador! Disponível no site do Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações. Mais informações podem ser obtidas pelo barreirastecnicas@inmetro.gov.br. ÁFRICA DO SUL G/TBT/N/ZAF/83/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre classificação, embalagem e marcação das maçãs destinadas à venda na República da África do Sul publicado no Boletim do Governo Nº 37223/2016. G/TBT/N/ZAF/116/Rev.1 Propõe Regulamento Técnico relativo à classificação, embalagem e marcação dos produtos de trigo destinados à venda na república da África do Sul mediante a lei de G/TBT/N/ZAF/196/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre produtos classificação, embalagem e marcação dos produtos de trigo destinados à venda na África do Sul, nos termos da Lei Nº119/1990. G/TBT/N/ZAF/215 Propõe Regulamento Técnico sobre as especificações relativas à classificação, classes, marcação, embalagem, amostragem e métodos de inspecção das bananas. ARGENTINA G/TBT/N/ARG/309/Add.1 Propõe Regulamento Técnico N 70/2017 que altera os prazos referentes à emissão de Declaração de composição para produtos têxteis e calçados para 3 de maio de G/TBT/N/ARG/316 Propõe Regulamento Técnico sobre Programas de Acesso Expandido a medicamentos para pacientes que necessitem de tratamento com medicamentos não comercializados no País. G/TBT/N/ARG/317 Propõe Regulamento Técnico sobre diretrizes para a autorização sanitária dos produtos alimentares.

2 AUSTRÁLIA G/TBT/N/AUS/104 Propõe Regulamento Técnico para a proibição de testes de cosméticos em animais. BRASIL G/TBT/N/BRA/325/Rev.1/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que aprova os requisitos para a classificação, amostragem, marcação e rotulagem para a castanha de caju mediante a Instrução Normativa MAPA Nº 2/2017. Revoga a Instrução Normativa MAPA/SDA Nº 62/2009. G/TBT/N/BRA/562/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que aprova luminárias para iluminação rodoviária para os requisitos obrigatórios de conformidade de desempenho e segurança mediante a Portaria Inmetro Nº 20/2017. G/TBT/N/BRA/684/Add.4 Propõe Regulamento Técnico RDC Nº 135:2017 que altera a Portaria SVS/MS Nº 29:1998, para alimentos de uso específico, sobre dietas com restrição de lactose, mediante o Decreto-Lei nº /1969. G/TBT/N/BRA/684/Add.3 Propõe Regulamento Técnico Resolução ANVISA RDC nº 136:2017 relativo à declaração obrigatória da presença de lactose na rotulagem de alimentos, mediante o Decreto-Lei Nº 986:1969. G/TBT/N/BRA/701/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para postergação até 18 de março de 2017 como a data final para comentários sobre os requisitos para peixe congelado obtido a partir de matérias-primas. G/TBT/N/BRA/706 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos que devem ser cumpridos por ventiladores de teto, fabricados no mercado interno ou importados, a serem comercializados ou utilizados no país. G/TBT/N/BRA/707 Propõe Regulamento Técnico sobre a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, mecanismos e procedimentos de rastreamento de medicamentos. G/TBT/N/BRA/708 Propõe Regulamento Técnico sobre a definição do capítulo sobre água para fins farmacêuticos da farmacopeia brasileira. CANADÁ G/TBT/N/CAN/514 Propõe Regulamento Técnico RSS-131, edição 3 SMSE que define os requisitos de certificação para intensificadores de zona e amplificadores de sinal.

3 G/TBT/N/CAN/515 Propõe Regulamento Técnico mediante o aviso SMSE Release of CS-03, Parte V, emissão 9 sobre os requisitos técnicos para que os telefones celulares sejam compatíveis com aparelhos auditivos. G/TBT/N/CAN/516 Propõe Regulamento Técnico sobre comentários à proposta de adicionar hidroquinona à Lista de Medicamentos de Prescrição quando vendida em uma concentração superior a 2% em produtos tópicos. G/TBT/N/CAN/517 Propõe Regulamento Técnico para os requisitos de segurança que tem como objetivo permitir a venda de produtos de carne bovina crua, congelada e irradiada. G/TBT/N/CAN/518 Propõe Regulamento Técnico SMSE ;ICES-002, Edição 6 para veículos, barcos e outros dispositivos impulsionados por motor de combustão interna (diesel), meios elétricos ou ambos. CATAR G/TBT/N/QAT/464 Propõe Regulamento Técnico QS SASO 2692/2016 sobre os requisitos para etiquetagem em relação ao desempenho e eficiência energética para máquina de lavar roupas. G/TBT/N/QAT/465 Propõe Regulamento Técnico QS SASO 2664/2016 sobre os requisitos para etiquetagem em relação ao desempenho e eficiência energética para refrigerador e freezer. CAZAQUISTÃO G/TBT/N/KAZ/13 Propõe Regulamento Técnico TR CU 001/2011 sobre alteração a segurança do material circulante ferroviário. G/TBT/N/KAZ/14 Propõe Regulamento Técnico TR CU 001/2011 para alteração sobre a segurança da Infraestrutura para o transporte ferroviário. G/TBT/N/KAZ/15 Propõe Regulamento Técnico CU TR 030/2012 alteração os requisitos para óleos lubrificantes e líquidos especiais. CHILE G/TBT/N/CHL/343/Add.2 Propõe Regulamento Técnico mediante o Decreto Nº 2/2016 dos padrões técnicos contidos na Lei Nº , sobre o Sistema Nacional para a certificação de produtos agrícolas orgânicos. G/TBT/N/CHL/344/Add.2 Propõe Regulamento Técnico mediante o Decreto N 3/2016 que regulamenta a Lei N , que cria o Sistema Nacional de Certificação de Produtos Orgânicos Agrícolas, em vigor a partir de 5 de junho de 2017.

4 G/TBT/N/CHL/347/Add.1 Propõe Regulamento Técnico PE Nº 89/1, a aprovação do protocolo de Análise/Ensaios mediante a Resolução N que estabelece o procedimento de certificação para isqueiros. G/TBT/N/CHL/361/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que em relação à análise e/ou testes de segurança de produtos elétricos, entrará em vigor em 30 de Março de G/TBT/N/CHL/362/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para aprovação do protocolo de Análise/Ensaios mediante a Resolução N para certificação de segurança de medidores de energia elétrica para sistemas de corrente alternada. G/TBT/N/CHL/364/Add.1 Propõe Regulamento Técnico PC N 24/3 para aprovação do protocolo de Análise/Ensaios mediante a Resolução N para certificação de medidores de volume de gás de membranas deformáveis. G/TBT/N/CHL/383/Add.1 Propõe Regulamento Técnico PC N 01/06 para aprovação do protocolo de Análise/Ensaios mediante a Resolução N para certificação de segurança para aquecedores de água de uso doméstico. G/TBT/N/CHL/388 Propõe Regulamento Técnico 5/06/ para métodos de ensaio de eficiência energética e rotulagem para lâmpadas de lastro integrado. G/TBT/N/CHL/389 Propõe Regulamento Técnico 5/06/ para métodos de ensaio de eficiência energética e rotulagem para lâmpadas fluorescentes tubulares. G/TBT/N/CHL/390 Propõe Regulamento Técnico 5/02/02/ para métodos de ensaio de eficiência energética e rotulagem para lâmpadas fluorescentes. G/TBT/N/CHL/391 Propõe Regulamento Técnico 5/17/ para métodos de ensaio de eficiência energética e rotulagem para lâmpadas LED de lastro incorporado. G/TBT/N/CHL/392 Propõe Regulamento Técnico 5/xx 2017 para métodos de ensaio de eficiência energética e rotulagem para lâmpadas LED tubulares. CHINA G/TBT/N/CHN/262/Rev.1 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos de segurança para a construção de autocarros (ônibus elétrico) das categorias M2 ou M3.

5 G/TBT/N/CHN/1190 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos aplicáveis aos combustíveis para veículos a motor, incluindo requisitos técnicos e métodos de ensaio, amostragem, etc. G/TBT/N/CHN/1191 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos aplicáveis à gasolina para veículos a motor, incluindo requisitos técnicos e métodos de ensaio, amostragem, etc. G/TBT/N/CHN/1193 Propõe Regulamento Técnico para os requisitos técnicos obrigatórios para extintores utilizados em ônibus. G/TBT/N/CHN/1194 Propõe Regulamento Técnico para os requisitos de matérias-primas, técnicos, classificação, ensaio, inspeção, embalagem, transporte e armazenagem aplicáveis a carvão utilizado em construção civil. G/TBT/N/CHN/1195 Propõe Regulamento Técnico para os requisitos de matérias-primas, ensaio, inspeção, embalagem, transporte e armazenagem aplicáveis a madeiras utilizadas em construção civil. G/TBT/N/CHN/1196 Propõe Regulamento Técnico para os requisitos técnicos, ensaio, armazenagem, utilização e inspeção para gás natural comprimido utilizado como combustível para veículos. G/TBT/N/CHN/1197 Propõe Regulamento Técnico sobre os limites de descarga das emissões de dejetos contendo substâncias líquidas nocivas e lixo dos navios nas águas de jurisdição da República Popular da China. G/TBT/N/CHN/1198 Propõe Regulamento Técnico sobre uma revisão das disposições para a liberação de Lotes de Produtos Biológicos, emitidas em CINGAPURA G/TBT/N/SGP/33 Propõe Regulamento Técnico para alterações à Proteção Ambiental e Gestão Ambiental (Emissões Veiculares). COLÔMBIA G/TBT/N/COL/109/Add.3 Propõe Regulamento Técnico para o prazo de comentários até 8 de maio de 2017, sobre exigências sanitárias para brinquedo, seus componentes e acessórios mediante a Resolução Nº 3388/2008. G/TBT/N/COL/213/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos de qualidade do etanol anidro combustível para informar que entrará em vigor em 25 de Maio de 2017.

6 COREIA DO SUL G/TBT/N/KOR/682/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para revisão do 2º artigo sobre aprovação da confiabilidade da Agência de Garantia de Certificação para Etiquetas e Anúncios de Alimentos e Produtos Pecuários G/TBT/N/KOR/705 Propõe Regulamento Técnico sobre Designação do Escopo de 'Quasi Drogas', para permitir produtos para uso na superfície dos dentes para controlar a cor dos dentes e produtos para inalação direta. G/TBT/N/KOR/706 Propõe alterações ao Regulamento Técnico sobre Designação do Escopo de 'Quasi Drogas para proibir o uso de micro plásticos em enxaguante bucal, pasta de dente e produtos de branqueamento dentário. G/TBT/N/KOR/707 Propõe Regulamento Técnico para alterações sobre diretrizes relativas ao ensaio de eficácia do desinfetante veterinário. G/TBT/N/KOR/708 Propõe Regulamento Técnico para alterações ao decreto de execução bem como a regra para cumprimento do Ordenamento relativo à promoção da agricultura, da pesca respeitadora do ambiente e aos alimentos biológicos. COSTA RICA G/TBT/N/CRI/137/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para alterações sobre os requisitos que devem cumprir os receptores de televisão e antenas para garantir o funcionamento adequado dos receptores. G/TBT/N/CRI/165 Propõe Regulamento Técnico para aplicação nos produtos cujos regulamentos estabeleçam procedimentos de avaliação da conformidade. EL SALVADOR G/TBT/N/SLV/192/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para o prazo de comentários foi prorrogado até 19 de março de 2017 sobre procedimentos de inspeção para produtos de carne de aves de capoeira. EQUADOR G/TBT/N/ECU/9/Add.5 Propõe Regulamento Técnico (RTE INEN) Nº 11 (1R), correspondente à alteração 3 sobre pneus, mediante a Resolução N /2017. G/TBT/N/ECU/11/Add.6 Propõe Regulamento Técnico RTE INEM 016 (3R), sobre produtos de aço para reforço de concreto armado, emitido nos termos da Resolução Nº /2017.

7 G/TBT/N/ECU/33/Add.6 Propõe Regulamento Técnico RTE INEN 021 (3R) correspondente à alteração 1 sobre cabos e fios isolados para uso elétrico, mediante a Resolução N /2017, publicada no RO Nº 938/2017. G/TBT/N/ECU/90/Add.3 Propõe Regulamento Técnico (RTE INEN) Nº 069 correspondente a alteração 1 sobre iluminação pública, mediante a Resolução N /2016 publicada no Registro Oficial Nº 938/2017. G/TBT/N/ECU/93/Add.5 Propõe Regulamento Técnico RTE INEN 079 (1R) correspondente à alteração 3 do sobre os requisitos técnicos para especiarias e condimentos, mediante a Resolução Nº /2017, publicada no RO Nº 938/2017. G/TBT/N/ECU/106/Add.5 Propõe Regulamento Técnico INEN 088 correspondente à alteração 4 sobre substâncias tenso ativas mediante a Resolução N /2016, publicada no RO Nº 940/2017. G/TBT/N/ECU/213/Add.2 Propõe Regulamento Técnico (RTE INEN 213) correspondente à alteração 1 dos requisitos gerais para colchões, mediante Resolução N /2017, publicada no RO Nº 936/2017. G/TBT/N/ECU/284/Add.4 Propõe Regulamento Técnico INEN 253 (1R) correspondente à alteração 1 para embalagens flexíveis retornáveis, mediante a Resolução Nº N /2016, publicada no RO Nº 938/2017. G/TBT/N/ECU/305/Add.1 Propõe Regulamento Técnico RTE INEN 275 sobre os requisitos para canetas esferográficas, lápis e lapiseiras mediante a Resolução N /2016, publicada no RO Nº 938/2017. G/TBT/N/ECU/322/Add.1 Propõe Regulamento Técnico RTE INEN 140 sobre os requisitos para abraçadeiras, acessórios, anéis de junta para encanamento de água potável mediante a Resolução N /2016, publicada no RO Nº 934/2017. G/TBT/N/ECU/323/Add.1 Propõe Regulamento Técnico RTE INEN 158 que define os requisitos para Hidrantes contra incêndios e sistemas de boca de incêndio mediante a Resolução N /2016, publicada no Registro Oficial Nº 934/2017. G/TBT/N/ECU/324/Add.1 Propõe Regulamento Técnico RTE INEN 159 que define a finalidade para válvulas metálicas para abastecimento de água mediante a Resolução N /2016, publicada no RO Nº 940/2017. G/TBT/N/ECU/327/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para suplementos alimentares e dos estabelecimentos onde são produzidos, armazenados, distribuídos, importados e comercializados mediante a Resolução Nº 28/2016.

8 G/TBT/N/ECU/330 Propõe Regulamento Técnico PRTE INEN 161 sobre requisitos, testes de avaliação da conformidade, para decodificador de sinais digitais na recepção de TV digital terrestre ISDB-T. G/TBT/N/ECU/331 Propõe Regulamento Técnico Sanitário para cosméticos, produtos de higiene domésticos, produtos absorventes de higiene pessoal. ESTADOS UNIDOS G/TBT/N/USA/225/Add.3 Propõe Regulamento Técnico que se poderão apresentar observações orais em 8 de março de 2017, sobre os limites as emissões de monóxido de carbono por geradores portáteis. G/TBT/N/USA/552/Rev.1/Add.3 Propõe Regulamento Técnico para postergação temporária da entrada em vigor em 21/03/2017 da regra final que altera os procedimentos de ensaio para ar condicionador central e bombas de calor. G/TBT/N/USA/777/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para postergação por 36 dias para a entrada em vigor da regra final para redução dos sons por veículos híbridos e elétricos. G/TBT/N/USA/777/Add.3 Propõe Regulamento Técnico para informar o link de acesso ao texto completo. G/TBT/N/USA/828/Add.4 Propõe Regulamento Técnico para postergação para 21/03/2017 da data para entrada em vigor da regra final para padrões de formaldeído para compensados de madeira de média densidade. G/TBT/N/USA/915/Add.1 Regulamento Técnico para adoção para melhoria da segurança de 'sling carriers' em relação à avaliação da conformidade obrigatória por terceiros, em vigor a partir de 30 de janeiro G/TBT/N/USA/1031/Add.3 Propõe Regulamento Técnico ao atraso da data de efetividade da regra final para 21 de março de 2017 sobre as alterações do uso de produtos de tabaco ou derivados são regulados como medicamentos, dispositivos ou produtos combinados. G/TBT/N/USA/1031/Add.4 Propõe Regulamento Técnico para informar o link de acesso ao texto completo. G/TBT/N/USA/1033/Add.4 Propõe Regulamento Técnico para extensão do período de comentários até 10 de abril de 2017 sobre sensor de proximidade em equipamentos móveis de mineração subterrânea para escavação, extração e transporte de carvão. G/TBT/N/USA/1033/Add.5 Propõe Regulamento Técnico para informar o link de acesso ao texto completo.

9 G/TBT/N/USA/1062/Add.3 Propõe Regulamento Técnico para postergação da data de entrada em vigor do sobre conservação de energia de ventiladores de teto, para 21 de março de G/TBT/N/USA/1116/Add.4 Propõe Regulamento Técnico do Título 27 do Código de Regulamentos da Califórnia para alterações não substantivas de gramática, sintaxe e pontuação, para fornecer consistência interna. G/TBT/N/USA/1118/Add.3 Propõe Regulamento Técnico para postergação por 60 dias da data de vigência da regra final que altera os requisitos de produção biológica de carne bovina e de aves de capoeira, em vigor a partir de 20 de março de G/TBT/N/USA/1122/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para postergação para 21/03/2017 da entrada em vigor da regra final estabelecendo definições, materiais incorporados por referência, procedimentos de teste, para certas variedades de compressores. G/TBT/N/USA/1144/Add.4 Propõe Regulamento Técnico para extensão do prazo da regra de emergência para modificar a parte 597 das regras da CBS para armazenamento de produtos químicos em massa com final do prazo em 12 de março de G/TBT/N/USA/1144/Add.5 Propõe Regulamento Técnico para informar o link de acesso ao texto completo. G/TBT/N/USA/1189/Add.3 Propõe Regulamento Técnico para postergação da entrada em vigor que altera o método de ensaio para determinados componentes de arrefecedor para 21 de março de G/TBT/N/USA/1232/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para o adiamento de um ano da data de vigência de padrões mínimos de eficiência energética para certos sistemas de carregamento de baterias de pequeno porte não vendidos no varejo. G/TBT/N/USA/1243/Add.1 Propõe Regulamento para reabertura do período até 21 de março de 2017, para comentários relativos à segurança de equipamentos para passageiros de trens de alta velocidade. G/TBT/N/USA/1245/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para adoção das alterações sobre alimentos para animais de estimação, atualizando a declaração de conteúdo calórico. G/TBT/N/USA/1246/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para adoção sobre atualização das regras para rotulagem de alimentação comercial, em vigor desde 1 de fevereiro de G/TBT/N/USA/1247/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para extensão dos períodos de comentários até 16 de março de 2017, proibindo a fabricação, processamento e distribuição no comércio de Trichloroethylene como desengordurante em aerossol.

10 G/TBT/N/USA/1256/Add.1 Propõe Regulamento para data efetiva da regra final das regras de voo por instrumentos operacionais e aproximação por instrumentos foi adiada para 21 de março de G/TBT/N/USA/1259/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para extensão do prazo para comentários até 13 de abril de 2017 sobre a adição de requisitos obrigatórios de rotulagem do país de origem para os cortes de carne de veado. G/TBT/N/USA/1262/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para extensão do período de comentários até 19 de abril de 2017, sobre as alterações na Lista Nacional de Substâncias Permitidas e Proibidas em alimentos orgânicos, para remover onze substâncias desta Lista. G/TBT/N/USA/1264/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para comentários até 19 de abril de 2017 sobre a revisão dos Rótulos de Informação Nutricional para Produtos de Carne e Aves e atualização de Valores de Referência consumidos. G/TBT/N/USA/1265/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para alteração sobre sidra alargando a gama de vinhos elegíveis para a taxa de imposto incluindo requisitos de rotulagem em vigor temporariamente desde 23 de janeiro de G/TBT/N/USA/1269/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para adoção das alterações sobre a tecnologia de telefonia para comunicação de internet para pessoas com deficiência auditiva, de visão e de fala, em vigor em 22 de fevereiro de G/TBT/N/USA/1269/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para informar o link de acesso ao texto completo. G/TBT/N/USA/1269 Propõe Regulamento Técnico sobre a tecnologia de telefonia para comunicação em tempo real através de redes e serviços habilitados para internet para pessoas com deficiência auditiva, de visão e de fala. G/TBT/N/USA/1270 Propõe Regulamento Técnico proibindo o fabrico, a transformação e a distribuição no comércio de solvente Trichloroethylene para utilização como desengordurante a vapor. G/TBT/N/USA/1270/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para extensão do período de comentários, até 19 de abril de 2017 proibindo o fabrico, a transformação e a distribuição no comércio de solvente Trichloroethylene G/TBT/N/USA/1271 Propõe Regulamento Técnico proibindo o fabrico, processamento e distribuição no mercado de cloreto de metileno para o consumidor e a maioria dos tipos de tinta comercial e remoção de revestimento. G/TBT/N/USA/1272 Propõe Regulamento Técnico ASTM F963-07e1 que revê os requisitos de segurança do consumidor para brinquedos, como um padrão obrigatório.

11 G/TBT/N/USA/1273 Propõe Regulamento Técnico para alterações para fogos de artifício objetivando os dispositivos de fogos de artifício ao abrigo da Lei Federal de Substâncias Perigosas. G/TBT/N/USA/1274 Propõe Regulamento Técnico que altera as regras relativas ao conteúdo líquido e prescreve como o conteúdo líquido de uma bebida à base de malte deve ser indicado no rótulo. G/TBT/N/USA/1275 Propõe Regulamento Técnico sobre Padrões de Eficiência Energética para o Projeto e construção de novos padrões de base para edifícios residenciais de baixa elevação. G/TBT/N/USA/1276 Propõe Regulamento Técnico sobre procedimentos para Avaliação de Risco Químico de acordo com o Ordenamento para Controle de Substâncias Tóxicas. G/TBT/N/USA/1277 Propõe Regulamento técnico sobre procedimentos para priorização de produtos químicos para avaliação de risco, segundo o Ordenamento para Controle de Substâncias Tóxicas. G/TBT/N/USA/1278 Propõe Regulamento Técnico para embarcações comerciais portuárias sobre padrões de controle de poluição de motores não rodoviários da Califórnia. G/TBT/N/USA/1279 Propõe Regulamento Técnico sobre padrões de controle de poluição de motores não rodoviários da Califórnia; unidades de refrigeração de transporte de diesel e grupos de geradores de transporte de diesel. FEDERAÇÃO RUSSA G/TBT/N/RUS/81 Propõe alteração do Regulamento Técnico CU TR 030/2012 sobre os requisitos aplicáveis aos lubrificantes, óleos e líquidos especiais. G/TBT/N/TPKM/254/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre avaliação da conformidade de bujões de gás e combustível para fogões a gás portáteis, maçaricos e isqueiros recarregáveis, entrará em vigor em 1 de julho de G/TBT/N/TPKM/264 Propõe Regulamento Técnico sobre a prevenção dos perigos do tabaco. FRANÇA G/TBT/N/FRA/171 Propõe Regulamento Técnico na forma de Decreto sobre bronzeamento, modificando o Decreto N , relativo à venda e utilização dos raios ultravioletas.

12 ÍNDIA G/TBT/N/IND/57 Propõe Regulamento Técnico para as normas de segurança alimentar, padrões de produtos alimentícios e aditivos alimentares de 2017 especificando a declaração do conteúdo de açúcar em Bebidas Não-Alcoólicas-Carbonadas. INDONÉSIA G/TBT/N/IDN/37/Add.3 Propõe Regulamento Técnico para revogação dos regulamentos 82/M-IND/PER/8/2012; 83/M-IND/PER/8/2012; 84/M- IND/PER/8/2012 substituídos pelo Regulamento 81/ M-IND/PER/9/2015, e Regulamento 85/M-IND/PER/12/2016. G/TBT/N/IDN/85/Add.1 Propõe Regulamento Técnico Nº 67/M-DAG/PER/11/2013 que revoga a obrigatoriedade de rótulos em língua indonésia Bahasa nos produtos produzidos ou importados e a substituição pelo Regulamento Nº 73/M-DAG/PER/9/2015. G/TBT/N/IDN/101/Add.2 Propõe Regulamento NADFC RI Nº21/2015 que inclui a categoria 13.0 sobre produtos alimentares para fins nutricionais especiais e produtos alimentares do tipo para lanches (snacks). G/TBT/N/IDN/112 Propõe Regulamento Técnico NADFC RI Nº.22/2016 sobre os requisitos para a utilização de aromas como aditivos alimentares em alimentos transformados. G/TBT/N/IDN/113 Propõe Regulamento Técnico N 58/PERMEN-KP/2016 sobre a implantação obrigatória do atum SNI em latas (SNI 8223: 2016), sardinhas e cavala em latas (SNI 8222: 2016). ISRAEL G/TBT/N/ISR/942 Propõe Regulamento Técnico que alteração sobre aditivos Nutricionais para alimentos prevendo a opção de embalar os aditivos nutricionais que contenham ferro ((Fe+2)). JAPÃO G/TBT/N/JPN/546 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos mínimos para produtos biológicos para acrescentar as regras e os reagentes para produto de sangue a ser recém-aprovado. G/TBT/N/JPN/547 Propõe Regulamento Técnico para alteração sobre segurança de container de gás mediante a Lei Nº 204/ 1951, em vigor a partir de Maio de MÉXICO G/TBT/N/MEX/301/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para respostas aos comentários em relação ao projeto PROY-NOM-070-SCFI-2015 que pertence ao Estado mexicano publicadas no Diário Oficial da Federação em 8 de fevereiro de 2017.

13 G/TBT/N/MEX/305/Add.2 Projeto Regulamento Técnico PROY-NOM-146-SCFI-2015 sobre especificações e métodos de ensaio para produtos de vidro usados na construção civil, publicado no Diário Oficial da Federação em 3 de fevereiro de G/TBT/N/MEX/326/Add.2 Propõe Regulamento Técnico NOM-208-SCFI-2016 da regra final do sobre equipamentos de rádio, operando nas faixas 902 MHZ 928, MHZ 2400 MHZ MHZ y 5725 MHZ 5850 MHZ. G/TBT/N/MEX/350 Propõe Regulamento Técnico PROY NOM 021 SAG/PESC-2016 sobre as especificações para manejo de atum aleta azul em gaiolas estabelecendo regras e medidas para conformar um quadro de agentes produtivos. G/TBT/N/MEX/351 Propõe Regulamento Técnico para extensão da validade da expedição do Regulamento Técnico emergencial NOM-EM- 017-SCFI-2016 sobre interface digital para redes públicas - Disposição Técnica IFT MONGÓLIA G/TBT/N/MNG/7 Propõe Regulamento Técnico sobre o Projeto de Lei que trata da Normalização, Regulamentação Técnica e Acreditação de produtos. OMÃ G/TBT/N/OMN/290 Propõe Regulamento Técnico sobre a proibição de produzir ou importar produtos e materiais contendo amianto e quaisquer misturas que possuam amianto adicionado. PANAMÁ G/TBT/N/PAN/91 Propõe Regulamento Técnico DGNTI-COPANIT 101:2016 sobre etiquetagem de eficiência energética para aparelhos de ar condicionado central. PERU G/TBT/N/PER/69/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para entrada em vigor de 180 dias após a publicação do Decreto Supremo que altera o artigo 103 para produtos farmacêuticos e dispositivo médico. G/TBT/N/PER/70/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para a entrada em vigor de 180 dias após a publicação dos documentos exigidos na inscrição e registro de produtos biológicos similares. REPÚBLICA TCHECA G/TBT/N/CZE/196/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para adoção do decreto de implementação dos requisitos do sistema de gestão aprovado.

14 G/TBT/N/CZE/199/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para adoção do decreto que trata dos requisitos de qualidade, segurança técnica e conformidade dos equipamentos selecionados do uso pacífico da energia nuclear. G/TBT/N/CZE/202 Propõe Regulamento Técnico que estabelece os requisitos metrológicos, técnicos e métodos de ensaio para tacógrafos digitais para registro das atividades dos condutores de veículos a motor. SEICHELES G/TBT/N/SYC/3 Propõe Regulamento técnico Ordenamento 18 - proteção ambiental, sobre a restrição à fabricação, importação, distribuição, venda de utensílios plásticos de sacos de plástico e caixas de poliestireno SUÍÇA G/TBT/N/CHE/212 Propõe Regulamentos Técnicos para atualizações às propostas sobre restrições à comercialização e ao uso do mercúrio. G/TBT/N/CHE/212/Corr.1 Informa os links dos itens 5 e 8, para documentos relevantes na notificação G/TBT/N/CHE/212. G/TBT/N/CHE/213/Corr.1 Informa os links do item 11, para documentos relevantes na notificação G/TBT/N/CHE/213. G/TBT/N/CHE/213 Propõe Regulamento Técnico sobre a colocação no mercado suíço de produtos derivados da foca, mediante os regulamentos 1007/2009 e 2015/1850 da UE. G/TBT/N/CHE/214 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos relacionados à eficiência energética de aparelhos produzidos em massa, instalações e automóveis visando reduzir o atual consumo de energia dos produtos. G/TBT/N/CHE/215 Propõe Regulamento Técnico sobre a revisão da proposta do Ordenamento sobre emissões de CO2 com base nos regulamentos correspondentes (EC) Nº 443/2009 e (EU) Nº 510/2011, com pequenas alterações. TAILÂNDIA G/TBT/N/THA/1/Rev.1/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para alterações sobre a rotulagem de alimentos pré-medidos (n 2), e revoga as cláusulas 4, 11 e 14, que serão substituídos. G/TBT/N/THA/427/Rev.1 Propõe revogação do Regulamento Técnico TIS (1993) e substituí-lo pelo Regulamento Técnico TIS xx sobre película aderente para alimentos como um padrão obrigatório.

15 G/TBT/N/THA/494 Propõe revogar o Regulamento Técnico TIS (1989) e substituí-lo pelo TIS 17-25xx sobre tubo não plastificado de cloreto de polivinilo para serviços de água potável como padrão obrigatório. G/TBT/N/THA/495 Propõe Regulamento Técnico para os requisitos de rotulagem para alimentos sem glúten. TAIWAN G/TBT/N/TPKM/230/Add.2 Propõe Regulamento Técnico sobre rotulagem de manteiga pré-medida, creme, margarina e gorduras e entrará em vigor em 1 de julho de G/TBT/N/TPKM/245/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que trata dos requisitos para a Inspeção de bicicletas e outros ciclos (incluídos os triciclos), em vigor a partir de 1 de Agosto de G/TBT/N/TPKM/248/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos de inspeção e marcação das condições de presença das substâncias restritas em 92 itens de produtos elétricos e eletrônicos e entrará em vigor em 1 de Janeiro de G/TBT/N/TPKM/250/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que altera os padrões de inspeção/certificação para calçados de proteção como produto de saúde ocupacional (EPI) em vigor a partir de 1 de Janeiro de TANZÂNIA G/TBT/N/TZA/64 Propõe Regulamento Técnico AFDC 09 (4840) P3 sobre os métodos de amostragem e ensaio para fosfato monocálcico, fosfato dicálcico e fosfato tricálcico como suplementos minerais em rações para animais. G/TBT/N/TZA/65 Propõe Regulamento Técnico AFDC 14 (4836) P3 especificando os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para o queijo Danbo (da Dinamarca) destinado ao consumo humano. G/TBT/N/TZA/66 Propõe Regulamento Técnico AFDC 09 (5003) P3, prescrevendo os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para alimentos para cães de todas as categorias. G/TBT/N/TZA/67 Propõe Regulamento Técnico CDC 16 (4982) P3, especificando os requisitos de rotulagem e de embalagem para produtos farmacêuticos. G/TBT/N/TZA/68 Propõe Regulamento Técnico AFDC 14 (5074) P3, especificando os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para queijo Emmental destinado ao consumo humano.

16 G/TBT/N/TZA/69 Propõe Regulamento Técnico AFDC 14(4838) P3, especificando os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para queijo destinado ao consumo humano. G/TBT/N/TZA/70 Propõe Regulamento Técnico AFDC14 (4837) P3, especificando os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para queijo provolone destinado ao consumo humano. G/TBT/N/TZA/71 Propõe Regulamento Técnico AFDC14 (5075) P3, especificando os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para queijo do tipo Havarti (Cream cheese) destinado ao consumo humano. G/TBT/N/TZA/72 Propõe Regulamento Técnico AFDC14 (4837) P3, especificando os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para queijo do tipo Paneer destinado ao consumo humano. G/TBT/N/TZA/73 Propõe Regulamento Técnico TDC4 (5029) P3 sobre o guia de rotulagem de produtos têxteis descrevendo o sistema de símbolos gráficos, destinado a ser utilizado na marcação permanente de artigos têxteis. G/TBT/N/TZA/74 Propõe Regulamento Técnico TDC5 (5027) P3 que prescreve um código de conduta para inspeção e um critério de aceitação dos produtos têxteis usados (Mitumba) tais como peças de vestuário usadas. G/TBT/N/TZA/75 Propõe Regulamento Técnico AFDC 04(4721) P3 que prescreve os requisitos e métodos de amostragem e ensaio para as gorduras vegetais endurecidas destinadas ao consumo humano. G/TBT/N/TZA/77 Propõe Regulamento Técnico AFDC 04(4961) P3 que prescreve os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para o azeite refinado e óleo de bagaço de azeitona refinado destinado ao consumo humano. UGANDA G/TBT/N/UGA/606 Propõe Regulamento Técnico para projeto de lei de 2016 sobre práticas agronômicas para cultivo de milho; colheita e manejo pós-colheita e requisitos para o comércio no distrito de Mubende. G/TBT/N/UGA/607 Propõe Regulamento Técnico DUS 1585: 2017 para os requisitos de proteção ao ambiente em relação à produção de petróleo e gás terrestre. G/TBT/N/UGA/608 Propõe Regulamento Técnico DUS 1587: 2017 para desenvolvimento de um sistema de gestão da segurança e do ambiente em relação à produção de petróleo e gás terrestre.

17 G/TBT/N/UGA/609 Propõe Regulamento Técnico DUS 1584:2017 que especifica os requisitos e métodos de amostragem e ensaio para os fertilizantes orgânicos. G/TBT/N/UGA/610 Propõe Regulamento Técnico DUS 1660:2017 que especifica os requisitos e métodos de amostragem e de ensaio para adubos foliares inorgânicos. G/TBT/N/UGA/611 Propõe Regulamento Técnico DUS 1661:2017 que especifica os requisitos e métodos de amostragem e de ensaio para fertilizante mineral sulfato de magnésio. UNIÃO EUROPEIA G/TBT/N/EU/451 Propõe Regulamento que altera o Regulamento de Execução (UE) Nº 540/2011 no que se refere às condições de aprovação da substância ativa abamectina. G/TBT/N/EU/452 Propõe Regulamento Técnico que altera o anexo III da Diretiva 2011/65/UE no que se refere à isenção temporária do cádmio em diodos emissores de luz no que tange a restrições para substâncias. G/TBT/N/EU/453 Propõe Regulamento que retira a aprovação do repelente de origem animal/vegetal mediante o Regulamento (EC) 1107/2009 que altera o Regulamento de Execução (EU) 540/2011. G/TBT/N/EU/454 Propõe Regulamento que retira a aprovação do repelente de origem animal/vegetal em conformidade com o Regulamento (EC) 1107/2009 que altera o Regulamento de Execução (EU) 540/2011. G/TBT/N/EU/455 Propõe Regulamento Técnico que altera o Regulamento (CE) N 889/2008 no que diz respeito a alimentos orgânicos para animais aquáticos. G/TBT/N/EU/456 Propõe Regulamento Técnico que altera o anexo XVII do Regulamento (EC) 1907/2006 relativo ao registro, avaliação, autorização e restrição de substâncias químicas. G/TBT/N/EU/457 Propõe Regulamento Técnico que completa o Regulamento (UE) n.º 609/2013 no que se refere aos alimentos para fins medicinais para a substituição da dieta no controle do peso de lactentes e crianças pequenas.

Barreiras Técnicas à Exportação Período fevereiro e março de 2012

Barreiras Técnicas à Exportação Período fevereiro e março de 2012 São Paulo, 09 de abril de 2012. CE DECOMEX-0172012. Barreiras Técnicas à Exportação Período fevereiro e março de 2012 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em fevereiro e março de 2012 à Organização

Leia mais

Propõe Regulamento Técnico mediante ao Regulamento N 732 para os requisitos específicos de fertilizantes.

Propõe Regulamento Técnico mediante ao Regulamento N 732 para os requisitos específicos de fertilizantes. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período março e abril de 2013

Barreiras Técnicas à Exportação Período março e abril de 2013 São Paulo, 10 de maio de 2013. CE DECOMEX-0142013. Barreiras Técnicas à Exportação Período março e abril de 2013 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em março e abril de 2013 à Organização Mundial

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período Julho a Setembro de 2017

Barreiras Técnicas à Exportação Período Julho a Setembro de 2017 São Paulo, 30 de Setembro 2017. CE DECOMEX-32/2017. Barreiras Técnicas à Exportação Período Julho a Setembro de 2017 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas de Julho a Setembro de 2017 pela Organização

Leia mais

Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores.

Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2014

Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2014 São Paulo, 04 de dezembro de 2014. CE DECOMEX-0302014. Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2014 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em novembro de 2014 à Organização Mundial do

Leia mais

Logística em Angola. Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016

Logística em Angola. Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016 Logística em Angola Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016 Grupo Bureau Veritas A nossa identidade : Uma Empresa Global 66.500 Colaboradores 1.400 Escritórios e Laboratórios em 140 países Europa

Leia mais

LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE. Principais diplomas legais em 2011

LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE. Principais diplomas legais em 2011 LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE Principais diplomas legais em 2011 QUALIDADE DO AR - Regulamento (UE) n 63/2011 da Comissão, que estabelece as modalidades do pedido de uma derrogação aos

Leia mais

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia O Comércio Exterior do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia O BRASIL NO COMÉRCIO EXTERIOR O comércio exterior é a troca de bens e serviços realizada entre

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro 2012 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM SETEMBRO Exportações A queda de 28% na comparação mensal pode ser explicada por: 1) Dois

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro 2012 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM OUTUBRO Exportações A exportação de produtos básicos registrou queda de 87,3% ante outubro

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2012 Unidade de Estudos Econômicos PRINCIPAIS ESTADOS EXPORTADORES NO MÊS jan/11 Part(%) jan/12 Part(%) Var (%) SAO PAULO 3.328 21,9% 3.672 22,7% 10,3% 344

Leia mais

Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano.

Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro 2013 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM FEVEREIRO Exportações Apesar da queda nos embarques para a Argentina (6%), trata-se do melhor

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2015 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JANEIRO Exportações Além da forte queda da indústria (-18,5%), ressalta-se o fato de que somente

Leia mais

ESCOPO DE ACREDITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA

ESCOPO DE ACREDITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA Norma de Origem: Nie-Cgcre-036 Folha: 01/05 RAZÃO SOCIAL Tipo e Nº da Acreditação UL DO BRASIL CERTIFICAÇÕES Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA OCP-0029 CONCESSÃO / ADEQUAÇÃO 1 Interruptores para instalações

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2016 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JANEIRO Exportações O principal destaque negativo ficou por conta do impacto contracionista

Leia mais

Impactos do uso de Produtos Veterinários e de Alimentos para Animais na produção de alimentos seguros

Impactos do uso de Produtos Veterinários e de Alimentos para Animais na produção de alimentos seguros Impactos do uso de Produtos Veterinários e de Alimentos para Animais na produção de alimentos seguros MARCOS VINÍCIUS DE S. LEANDRO Jr. Médico Veterinário Fiscal Federal Agropecuário Ministério da Agricultura,

Leia mais

REVISÃO DA BALANÇA COMERCIAL PARA 2012

REVISÃO DA BALANÇA COMERCIAL PARA 2012 REVISÃO DA BALANÇA COMERCIAL PARA 2012 EXPORTAÇÃO BÁSICOS 108,050 122,457-11,8 INDUSTRIALIZADOS 123,620 128,317-3,7 - Semimanufaturados 32,800 36,026-8,9 - Manufaturados 90,820 92,291-1,6 OPERAÇÕES ESPECIAIS

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 BALANÇA COMERCIAL DE SC BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 EXPORTAÇÕES CATARINENSES - As exportações catarinenses declinaram 29,7 no mês de janeiro de 2016 em relação a dezembro,

Leia mais

Legislação GPL 1.ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS 2.QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS ENTIDADES CREDENCIADAS

Legislação GPL 1.ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS 2.QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS ENTIDADES CREDENCIADAS Legislação GPL 1.ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS Decreto-Lei n.º 142/2010. D.R. n.º 253, Série I de 2010-12-31 Altera as normas de especificação técnica para a composição da gasolina e do gasóleo rodoviário,

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Junho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Junho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Junho 2014 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JUNHO Exportações A forte redução no mês foi causada pela contabilização como exportação da

Leia mais

Critérios e procedimentos para a fabricação, fracionamento, importação e comercialização dos produtos isentos de registro

Critérios e procedimentos para a fabricação, fracionamento, importação e comercialização dos produtos isentos de registro SERVIÇO DE FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS PECUÁRIOS SEFIP - GO Critérios e procedimentos para a fabricação, fracionamento, importação e comercialização dos produtos isentos de registro Márcia Virgínia Santos

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL GOIANA OUTUBRO 2015 Dados preliminares

BALANÇA COMERCIAL GOIANA OUTUBRO 2015 Dados preliminares BALANÇA COMERCIAL GOIANA OUTUBRO 2015 Dados preliminares 1 BALANÇA COMERCIAL GOIÁS OUTUBRO 2015 US$ FOB MÊS EXPORTAÇÕES IMPORTAÇÕES SALDO OUTUBRO/2015 516.095.546 262.729.719 253.365.827 2 EVOLUÇÃO DA

Leia mais

BARREIRAS TÉCNICAS E CERTIFICAÇÃO

BARREIRAS TÉCNICAS E CERTIFICAÇÃO BARREIRAS TÉCNICAS E CERTIFICAÇÃO Reinaldo Wacha Divisão de Superação de Barreiras Técnicas - DISBT Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro TÓPICOS 1. Inmetro 2. Acordo TBT /

Leia mais

Industria Legal e Segurança Alimentar. DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia

Industria Legal e Segurança Alimentar. DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia Industria Legal e Segurança Alimentar DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia Vigilância Sanitária Objetivo: prevenção e controle de RISCOS à saúde da população e proteção

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 BALANÇA COMERCIAL DE SC BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 EXPORTAÇÕES CATARINENSES - As exportações catarinenses declinaram 7,44 no mês de agosto de 2015 em relação a julho, totalizando

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Julho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Julho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Julho 2015 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JULHO Exportações As exportações da indústria atingiram o nível mais baixo desde 2006 para o

Leia mais

PRODUTOS COM CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA

PRODUTOS COM CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA Nº Programas Orgão Regulamentador PRODUTOS COM CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA Documento Legal Data DOU Orgão Fiscal Regra Especifica - RE ou Regulamento ou Requisitos de Avaliação da Conformidade - RAC Documento

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2012

BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2012 BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2012 Período Dias Úteis US$ milhões FOB EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO CORR. COMÉRCIO SALDO Média Média Média Média Valor Valor Valor Valor p/dia útil p/dia útil p/dia útil

Leia mais

Núcleo Estadual de Ações Transversais nos APLs

Núcleo Estadual de Ações Transversais nos APLs DELIMITAÇÃO - ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECÂNICO E AUTOMOTIVO DA SERRA GAÚCHA DESCRIÇÃO DAS CLASSES DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS, SEGUNDO AS CNAES 2.0, CONTEMPLADAS NO APL METALMECÂNICO E AUTOMOTIVO DA

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto 2015 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM AGOSTO Exportações As exportações da indústria registraram o nível mais baixo para o mês desde

Leia mais

Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas.

Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas. Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de 2015. Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas. I. Introdução. Recentemente, a ANVISA publicou a Resolução de Diretoria Colegiada

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Dezembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Dezembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Dezembro 2013 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM 2013 Exportações A contabilização como exportação de três plataformas de petróleo e gás somou

Leia mais

As normas e a traçabilidade no sector das pescas em Cabo Verde

As normas e a traçabilidade no sector das pescas em Cabo Verde As normas e a traçabilidade no sector das pescas em Cabo Verde Workshop Dia Mundial da Normalização Praia, 24 de Outubro 2011 Maria Ivone Lopes Normalização Objectivo Obtenção de uma optimização de processos

Leia mais

Outubro de 2013 IGP-M registra variação de 0,86% em outubro Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) IGP-M IGP-M

Outubro de 2013 IGP-M registra variação de 0,86% em outubro Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) IGP-M IGP-M IGP-M registra variação de 0,86% em outubro O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) variou 0,86%, em outubro. Em setembro, o índice variou 1,50%. Em outubro de 2012, a variação foi de 0,02%. A variação

Leia mais

NORMA INTERNACIONAL DE MEDIDA FITOSSANITÁRIA - NIMF N. 15, DA FAO. CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE EMBALAGENS E SUPORTES

NORMA INTERNACIONAL DE MEDIDA FITOSSANITÁRIA - NIMF N. 15, DA FAO. CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE EMBALAGENS E SUPORTES NORMA INTERNACIONAL DE MEDIDA FITOSSANITÁRIA - NIMF N. 15, DA FAO. CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE EMBALAGENS E SUPORTES DE MADEIRA. ALTERAÇÕES DA LEGISLAÇÃO FITOSSANITÁRIA BRASILEIRA A Norma Internacional

Leia mais

Índice de Preços ao Produtor

Índice de Preços ao Produtor Diretoria de Pesquisas COIND Índice de Preços ao Produtor Indústrias Extrativas e de Transformação Indústrias Extrativas e de Transformação Resultados Fevereiro de 2017 Principais Indicadores Indústria

Leia mais

EXPORTAÇÕES CATARINENSES - MARÇO/2016

EXPORTAÇÕES CATARINENSES - MARÇO/2016 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES MAR/2016 EXPORTAÇÕES CATARINENSES - As exportações catarinenses cresceram 16,4 no mês de março de 2016 em relação a fevereiro, totalizando US$ 633.694.574. Obtivemos

Leia mais

Índice de Preços ao Produtor

Índice de Preços ao Produtor Diretoria de Pesquisas COIND Índice de Preços ao Produtor Indústrias Extrativas e de Transformação Indústrias Extrativas e de Transformação Resultados Novembro de 2016 Principais Indicadores Indústria

Leia mais

Legislação Transportes

Legislação Transportes Legislação Transportes Benefícios Fiscais Decreto-Lei n.º 38/2016 - Diário da República n.º 135/2016, Série I de 2016-07-15 O artigo 172.º da Lei do Orçamento do Estado para 2016 prevê uma majoração da

Leia mais

Agosto , , , ,9

Agosto , , , ,9 BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA AGOSTO 2010 US$ milhões FOB EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO CORR. COMÉRCIO SALDO Período Dias Valor Média Valor Média Valor Média Valor Média Úteis p/dia útil p/dia útil p/dia útil p/dia

Leia mais

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015.

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015. AGENDA TRIBUTÁRIA ICMS/SP PARA O MÊS DE FEVEREIRO 02/02 3 Feira Principal COMBUSTÍVEIS Arquivo Magnético Entrega, por transmissão eletrônica de dados, pelo Transportador Revendedor Retalhista TRR, das

Leia mais

Laboratórios de autocontrole X Redes metrológicas X Serviço de Inspeção Federal. Rui Eduardo Saldanha Vargas Porto Alegre/RS

Laboratórios de autocontrole X Redes metrológicas X Serviço de Inspeção Federal. Rui Eduardo Saldanha Vargas Porto Alegre/RS Laboratórios de autocontrole X Redes metrológicas X Serviço de Inspeção Federal. Rui Eduardo Saldanha Vargas Porto Alegre/RS Criação da OMC em 1995 Redução de barreiras tarifárias Ampliação da importância

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30, DE 27 DE SETEMBRO DE 1999

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30, DE 27 DE SETEMBRO DE 1999 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30, DE 27 DE SETEMBRO DE 1999 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO

Leia mais

CADASTRO COMERCIAL. Regime de inscrição no cadastro dos estabelecimentos comerciais. Decreto-Lei nº 48/2011, de 1 de abril Artigo 14º

CADASTRO COMERCIAL. Regime de inscrição no cadastro dos estabelecimentos comerciais. Decreto-Lei nº 48/2011, de 1 de abril Artigo 14º CADASTRO COMERCIAL Regime de inscrição no cadastro dos estabelecimentos comerciais Decreto-Lei nº 48/2011, de 1 de abril Artigo 14º SUBSECÇÃO III Cadastro comercial Artigo 14.º Regime de inscrição no cadastro

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica

Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica PORTARIA INTERMINISTERIAL N o 132, DE 12 DE JUNHO DE 2006. OS MINISTROS DE ESTADO DE MINAS E ENERGIA, DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, E DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA

Leia mais

Codex Alimentarius. 5º módulo.

Codex Alimentarius. 5º módulo. Codex Alimentarius 5º módulo CCAB Comitê do Codex Alimentarius do Brasil CCAB CCAB foi criado em 1980; Coordenação e a Secretaria Executiva responsabilidade do INMETRO; Ponto de Contato MRE. Membros do

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL N o, DE DE DE 2005.

PORTARIA INTERMINISTERIAL N o, DE DE DE 2005. PORTARIA INTERMINISTERIAL N o, DE DE DE 2005. OS MINISTROS DE ESTADO DE MINAS E ENERGIA, DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, E DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR, no uso da atribuição que lhes confere

Leia mais

Planejamento de Transportes: Introdução à Logística

Planejamento de Transportes: Introdução à Logística UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Planejamento de Transportes: Introdução à Logística ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO Profª. Daniane F. Vicentini Atividades com a maior parcela do custo total de logística: Transportes:

Leia mais

BINÓMIO REGULAMENTAR ECODESIGN ETIQUETA ENERGÉTICA Eficiência Energética no contexto da política de produto

BINÓMIO REGULAMENTAR ECODESIGN ETIQUETA ENERGÉTICA Eficiência Energética no contexto da política de produto BINÓMIO REGULAMENTAR ECODESIGN ETIQUETA ENERGÉTICA Eficiência Energética no contexto da política de produto CONTEÚDO Visão Papel do Binómio Ecodesign e Etiquetagem energética na política de produto Processo

Leia mais

atos relacionados: Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977 revoga: Portaria nº 30, de 18 de março de 1995 (corrigido pela GGALI)

atos relacionados: Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977 revoga: Portaria nº 30, de 18 de março de 1995 (corrigido pela GGALI) título: Resolução RDC nº 91, de 11 de maio de 2001 ementa não oficial: Aprova o Regulamento Técnico - Critérios Gerais e Classificação de Materiais para Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos

Leia mais

Abril , , , ,2

Abril , , , ,2 BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA ABRIL 2010 US$ milhões FOB EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO CORR. COMÉRCIO SALDO Período Dias Valor Média Valor Média Valor Média Valor Média Úteis p/dia útil p/dia útil p/dia útil p/dia

Leia mais

Directiva Equipamentos sob Pressão. Nova Directiva 2014/68/UE

Directiva Equipamentos sob Pressão. Nova Directiva 2014/68/UE Uma Rede de Tecnologia e Qualidade Directiva Equipamentos sob Pressão Nova Directiva 2014/68/UE instituto de soldadura e qualidade Apresentação: Mário Sapatinha ISQ Visão geral Fundado em 1965; Cerca de

Leia mais

Março 2014 São Paulo, 30 de abril de 2014

Março 2014 São Paulo, 30 de abril de 2014 Março 2014 São Paulo, 30 de abril de 2014 BALANÇA COMERCIAL REGISTRA O PRIMEIRO SALDO POSITIVO DO ANO,, MAS RESULTADO SEGUE MODESTO A balança comercial brasileira registrou um superávit de US$ 112 milhões

Leia mais

LISTA PRELIMINAR DOS TEMAS DA AGENDA REGULATÓRIA (54 temas/102 subtemas)

LISTA PRELIMINAR DOS TEMAS DA AGENDA REGULATÓRIA (54 temas/102 subtemas) CONTROLE ADMINISTRATIVO ALIMENTOS LISTA PRELIMINAR DOS TEMAS DA AGENDA REGULATÓRIA 2015-2016 (54 temas/102 subtemas) Temas Migrados da AR 2013-2014 Processos em Andamento - Fora da AR 2013/2014 Novos Temas

Leia mais

Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes

Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes ANEXO ESTATÍSTICO Crescimento anual do VTI e VTI per capita, 2005-2015, (em %, em U$ constante 2010). VTI total VTI per capita

Leia mais

EN-2416 Energia, meio ambiente e sociedade Necessidades humanas, estilos de vida e uso final da energia

EN-2416 Energia, meio ambiente e sociedade Necessidades humanas, estilos de vida e uso final da energia EN-2416 Energia, meio ambiente e sociedade Necessidades humanas, estilos de vida e uso final da energia João Moreira UFABC Necessidades humanas e energia Existência humana - nas residências Movimento,

Leia mais

IGP-M registra variação de 0,51% em março

IGP-M registra variação de 0,51% em março Segundo Decêndio Março de 2014 IGP-M registra variação de 0,51% em março O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) variou 0,51%, em março. Em fevereiro, o índice variou 1,29%. Em março de 2015, a variação

Leia mais

Tudo que você precisa saber sobre a instalação da sua bomba. Requisitos sobre instalações de bombas

Tudo que você precisa saber sobre a instalação da sua bomba. Requisitos sobre instalações de bombas Requisitos sobre instalações de bombas Tudo que você precisa saber sobre a instalação da sua bomba. Wayne.com Austin, Texas, EUA Malmö, Suécia Rio de Janeiro, Brasil Xangai, China 2017. Wayne, a logomarca

Leia mais

Desempenho da Indústria Catarinense

Desempenho da Indústria Catarinense FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA Desempenho da Indústria Catarinense Florianópolis, 21 de Agosto de 2015 SANTA CATARINA e BRASIL Desempenho econômico em 2015 INDICADOR SANTA CATARINA

Leia mais

São Paulo, 18 de março de 2013.

São Paulo, 18 de março de 2013. São Paulo, 18 de março de 2013. Fevereiro 2013 Balança comercial registra novo déficit: em fevereiro, o saldo negativo totalizou US$ 1,3 bilhão contra um superávit de US$ 1,7 bilhão no mesmo mês do ano

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA Nº 567, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA Nº 567, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA Nº 567, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010 Nota: Portaria em Consulta Pública O SECRETÁRIO SUBSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA,

Leia mais

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015.

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015. AGENDA TRIBUTÁRIA ICMS/SP PARA O MÊS DE MARÇO 01/03 3 Feira Entrega, por transmissão eletrônica de dados, pelo Transportador Revendedor Retalhista TRR, das informações relativas às operações interestaduais

Leia mais

Tabela 1 - Balança Comercial: janeiro outubro de 2015 em comparação com janeiro outubro de 2014

Tabela 1 - Balança Comercial: janeiro outubro de 2015 em comparação com janeiro outubro de 2014 INFORMATIVO Nº. 41. NOVEMBRO de 2015 COMÉRCIO BILATERAL BRASIL-CHINA Balança Comercial A corrente de comércio Brasil-China totalizou 58,6 bilhões entre janeiro e outubro de 2015, de acordo com dados divulgados

Leia mais

Desempenho da Indústria Catarinense

Desempenho da Indústria Catarinense FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA Desempenho da Indústria Catarinense Florianópolis, 20 de março de 2015 SANTA CATARINA e BRASIL Desempenho econômico em 2015 INDICADOR SANTA CATARINA

Leia mais

Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC)

Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) Caracterização do PPEC Objetivos e promotores elegíveis O que é o PPEC O PPEC é estabelecido pela ERSE no Regulamento Tarifário do

Leia mais

AUMENTO NAS IMPORTAÇÕES INFLUENCIAM SALDO NEGATIVO DA BALANÇA COMERCIAL

AUMENTO NAS IMPORTAÇÕES INFLUENCIAM SALDO NEGATIVO DA BALANÇA COMERCIAL Fevereiro 2014 São Paulo, 31 de março de 2014 AUMENTO NAS IMPORTAÇÕES INFLUENCIAM SALDO NEGATIVO DA BALANÇA COMERCIAL A balança comercial brasileira registrou um déficit de US$ 2,1 bilhões em fevereiro,

Leia mais

Bens de capital. Novembro de 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

Bens de capital. Novembro de 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Bens de capital Novembro de 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos DESEMPENHO BENS DE CAPITAL o o o Desempenho atual: elevação da produção industrial neste ano reflete, em grande medida,

Leia mais

Estruturar informações econômicas básicas sobre a caracterização da indústria mineira no Estado de Minas Gerais e em suas Regionais.

Estruturar informações econômicas básicas sobre a caracterização da indústria mineira no Estado de Minas Gerais e em suas Regionais. Dezembro/2014 OBJETIVO Estruturar informações econômicas básicas sobre a caracterização da indústria mineira no Estado de Minas Gerais e em suas Regionais. Permitir ainda, uma análise comparativa da evolução

Leia mais

Separação de Resíduos

Separação de Resíduos Separação de Resíduos Tipos de Resíduos Orgânicos Rejeitos Papéis Recicláveis Plásticos Metais Isopor Plástico Existem 7 tipos de resinas plásticas: - PET: polietileno tereftalato: Frascos de refrigerantes

Leia mais

SINFOR - Sindicato das indústrias da informação do distrito federal [ s i n f o r. o r g. b r ]

SINFOR - Sindicato das indústrias da informação do distrito federal [ s i n f o r. o r g. b r ] 1 SINFOR - Sindicato das indústrias da informação do distrito federal [ s i n f o r. o r g. b r ] Portaria Interministerial MDIC/MCT nº 220, de 03.12.2002 Estabelece o PPB para o produto Dispositivo de

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº xxx, DE xx DE xxxxx DE 2010

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº xxx, DE xx DE xxxxx DE 2010 PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº xxx, DE xx DE xxxxx DE 2010 OS MINISTROS DE ESTADO DE MINAS E ENERGIA, DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, E DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR, no uso da atribuição que

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI

A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI Seminário-Exposição Ocupacional a Agentes Químicos IPQ- 8 de maio de 2017 Contexto Necessidade

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES LUMINÁRIAS DE EMERGÊNCIA LED

MANUAL DE INSTRUÇÕES LUMINÁRIAS DE EMERGÊNCIA LED MANUAL DE INSTRUÇÕES LUMINÁRIAS DE EMERGÊNCIA LED * Estas luminárias apenas ser montados em superfícies não-combustíveis (gesso, concreto, peças de metal, etc.), de modo que: "EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA

Leia mais

ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS

ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS MÓDULO 1 SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS CAP. 1 CONSELHEIRO DE SEGRANÇA 1. Introdução objectivos

Leia mais

2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 2.1. Se houver contato significativo com o olho lavar com água corrente por 15 minutos e/ou procurar atendimento médico.

2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 2.1. Se houver contato significativo com o olho lavar com água corrente por 15 minutos e/ou procurar atendimento médico. Regulatório Página 1 de 5 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Nome Fantasia: Fazenda da Toca. 1.2. Aparência: Avermelhada. 1.3. Aplicação: Pronto para consumo. 1.4. Certificações: Orgânica. 2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA

Leia mais

CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF

CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO PRODUTO CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF 1. DESCRIÇÃO DO OBJETO Entende-se por Jerked Beef ou Carne Bovina Salgada Curada Dessecada, o produto cárneo industrializado,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA FAZENDA LB% ATIVIDADE ECONÔMICA Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA FAZENDA LB% ATIVIDADE ECONÔMICA Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA FAZENDA ANEXO ÚNICO À PORTARIA SEFAZ N o 1799, de 30 de dezembro de 2002. (Redação dada pela Portaria nº 011 de 11.01.07). CÓDIGO CÓDIGO 1.0 2.0 LB% ATIVIDADE

Leia mais

ABINEE TEC às Exportações

ABINEE TEC às Exportações ABINEE TEC 2007 O Superando Barreiras Técnicas às Exportações com a ajuda do Inmetro Rogerio Corrêa São Paulo, 24 de Abril de 2007 Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial

Leia mais

HFC-227ea. Benefícios. Agente Extintor. HFC-227ea Nome Químico: Heptafluoropropane Conhecido comercialmente como: FM-200 / FE-227

HFC-227ea. Benefícios. Agente Extintor. HFC-227ea Nome Químico: Heptafluoropropane Conhecido comercialmente como: FM-200 / FE-227 O MELHOR AGENTE DE SUPRESSÃO DE CHAMAS INCÊNDIO ATINGE CENTRAL DE OPERADORA TELEFÔNICA E COMPROMETE O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO E TELEFONIA MÓVEL. Notícia Portal Uol Agente Extintor HFC-227ea Benefícios Um

Leia mais

CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÍMULO À CIDADANIA FISCAL. Mês/Ano - Código de Nacional de Atividade Econômica - CNAE

CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÍMULO À CIDADANIA FISCAL. Mês/Ano - Código de Nacional de Atividade Econômica - CNAE CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÍMULO À CIDADANIA FISCAL Mês/Ano - Código de Nacional de Atividade Econômica - CNAE OUTUBRO/2007 5611_2/01 - RESTAURANTES E SIMILARES NOVEMBRO/2007 4721_1/01

Leia mais

Legislação temática Resíduos

Legislação temática Resíduos Diploma Resumo Data Alterações, revogações e normas complementares Portaria nº 1028/92 Estabelece normas de segurança e identificação para o transporte dos óleos usados 05-11-1992 Decreto-Lei nº 138/96

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL- INMETRO Portaria INMETRO/DIMEL/Nº 244, de 28 de agosto de 2008.

Leia mais

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (1ª PARTE)

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (1ª PARTE) Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (1ª PARTE) Introdução Deve retratar a política da empresa; produção de alimento seguro; empresas terceirizadas; Deve retratar a política da empresa

Leia mais

PAINEL REGIONAL DA INDÚSTRIA MINEIRA REGIONAIS FIEMG. Vale do Rio Grande

PAINEL REGIONAL DA INDÚSTRIA MINEIRA REGIONAIS FIEMG. Vale do Rio Grande PAINEL REGIONAL DA INDÚSTRIA MINEIRA REGIONAIS FIEMG Vale do Rio Grande Julho/2016 Objetivo Prover informações econômicas básicas sobre a caracterização da indústria no Estado de Minas Gerais e nas Regionais

Leia mais

São Paulo, 10 de janeiro de 2012.

São Paulo, 10 de janeiro de 2012. São Paulo, 10 de janeiro de 2012. Dezembro 2012 Dezembro registrou superávit comercial de US$ 2,2 bilhões: o resultado é 41% menor do que o saldo do mesmo mês de 2011. No acumulado do ano, as exportações

Leia mais

IV WORKSHOP DO INFOSUCRO / IE-UFRJ MESA 3: COMÉRCIO INTERNACIONAL, BARREIRAS E POLÍTICAS MARTA LEMME (IE-UFRJ) NOVEMBRO/2011

IV WORKSHOP DO INFOSUCRO / IE-UFRJ MESA 3: COMÉRCIO INTERNACIONAL, BARREIRAS E POLÍTICAS MARTA LEMME (IE-UFRJ) NOVEMBRO/2011 IV WORKSHOP DO INFOSUCRO / IE-UFRJ MESA 3: COMÉRCIO INTERNACIONAL, BARREIRAS E POLÍTICAS MARTA LEMME (IE-UFRJ) NOVEMBRO/2011 1 Imposto de Importação Barreiras Não Tarifárias Alíquotas Ad Valorem Alíquotas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. Sede Nacional - SP

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. Sede Nacional - SP ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Sede Nacional - SP Fundação: 1937 - origem em um sindicato têxtil; Possui 1.200 empresas associadas e representa 4,5 mil empresas; Sede nacional

Leia mais

BOLETIM mylex #7. Lei 28/2016, de 23 de agosto

BOLETIM mylex #7. Lei 28/2016, de 23 de agosto BOLETIM mylex #7 Lei 28/2016, de 23 de agosto Foi publicada a 23 de agosto de 2016, com entrada em vigor 30 dias após a data da sua publicação, a Lei 28/2016 para o combate as formas modernas de trabalho

Leia mais

Tecnologias e inovações na extinção de incêndio. Nuno Azevedo

Tecnologias e inovações na extinção de incêndio. Nuno Azevedo Tecnologias e inovações na extinção de incêndio Nuno Azevedo Temas: 1- Classes de fogos; 2- Agentes Extintores; 3- Extintores portáteis; 4- Utilização de um extintor. 2 Classes de Fogo Para o estudo dos

Leia mais

Tubulações Industriais. Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc.

Tubulações Industriais. Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Tubulações Industriais Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. TUBULAÇÕES E VASOS DE PRESSÃO São equipamentos vitais nas plantas industriais das mais diversas áreas da engenharia. Generalidades e Classificação

Leia mais

ÍNDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR

ÍNDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR ÍNDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA ANO 2013 Direção Regional de Estatística da Madeira Uma porta aberta para um universo de informação estatística Catalogação Recomendada Índice

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Abril 2016

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Abril 2016 Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Abril 2016 As exportações do Estado do Paraná, em abril de 2016, foram de US$ 1,499 bilhão. As principais contribuições foram de produtos alimentares (complexo

Leia mais

[notificada com o número C(2016) 1423] (Apenas faz fé o texto em língua dinamarquesa)

[notificada com o número C(2016) 1423] (Apenas faz fé o texto em língua dinamarquesa) 16.3.2016 L 70/27 DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/376 DA COMISSÃO de 11 de março de 2016 que autoriza a colocação no mercado de 2 -O-fucosil-lactose como novo ingrediente alimentar, nos termos do Regulamento

Leia mais

ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA

ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA 1. OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA GRÁFICO B.1: OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA POR FONTE GRÁFICO B.2: OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA POR REGIÃO (*) (*) Excluindo bunkers marítimos internacionais

Leia mais

Produção Industrial Fevereiro de 2014

Produção Industrial Fevereiro de 2014 Produção Industrial Fevereiro de 2014 Produção Industrial mantém ritmo moderado de crescimento A produção industrial de Santa Catarina cresceu 1,8% em fevereiro, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Leia mais