Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano."

Transcrição

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da Organização Mundial do Comércio Esta seção apresenta as mais recentes notificações encaminhadas à Organização Mundial do Comércio (OMC), relativas á entrada em vigor de projetos de regulamentos técnicos e os procedimentos de avaliação da conformidade associados, identificadas por país emissor e número. Os textos completos dos regulamentos técnicos associados a estas notificações poderão ser obtidos no site do Inmetro, no endereço Caso o exportador deseje, poderá receber as notificações referentes aos países e produtos de seu interesse, em português, por correio eletrônico, inscrevendo-se gratuitamente no serviço Alerta Exportador! Disponível no site do Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações. Mais informações podem ser obtidas pelo barreirastecnicas@inmetro.gov.br. ARÁBIA SAUDITA G/TBT/N/SAU/963 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos básicos para o preparo de Basbousa em pó incluindo, embalagem, transporte, armazenamento e rotulagem, etc. G/TBT/N/SAU/964 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos gerais para o manuseio de alimentos para fins especiais em doentes com mais de 12 meses de idade. G/TBT/N/SAU/965 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano. G/TBT/N/SAU/966 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para manteiga de amendoim destinada ao consumo humano. G/TBT/N/SAU/967 Propõe Regulamento Técnico sobre os produtos de ginseng destinados ao consumo direto. G/TBT/N/SAU/968 Propõe Regulamento Técnico sobre os produtos de carne enlatados vendidas em recipientes hermeticamente fechados submetidos a tratamento térmico e selagem. G/TBT/N/SAU/969 Propõe Regulamento Técnico sobre frutas enlatadas destinadas ao consumo direto, incluindo requisitos de amostragem, métodos de ensaio, embalagem, transporte, armazenagem e rotulagem. G/TBT/N/SAU/969/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico para correção em relação ao item 1 que deve ser lido: UNITED ARAB EMIRATES, KINGDOM OF BAHRAIN, STATE OF KUWAIT, OMAN, QATAR, KINGDOM OF SAUDI ARABIA, YEMEN.

2 ARGENTINA G/TBT/N/ARG/289/Add.6 Propõe Regulamento Técnico mediante a Resolução Nº E/2016 altera a emissão de licenças para a configuração Modelo (LCM) estabelecido pela Resolução ex SICyPyME Nº 247/2005. G/TBT/N/ARG/290/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre a Alteração do Código de Alimentação Argentino estabelecido pela Lei nº , - baseado nos capítulos VI e IX. G/TBT/N/ARG/304/Add.1/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico Corrige o prazo para a entrada em vigor prorrogado pela Resolução N E/2016 para 25 de dezembro de 2016 sobre embalagens de papel G/TBT/N/ARG/304/Add.2 Propõe Regulamento Técnico que altera e complementa a Resolução SC N 155/2016 mediante a Resolução N E/2016 sobre embalagens de papel comercializadas no país. G/TBT/N/ARG/312 Propõe Regulamento Técnico sobre a proibição do uso de determinadas substâncias em produtos destinados à higiene pessoal, cosméticos e perfumes. G/TBT/N/ARG/313 Propõe Regulamento Técnico sobre a certificação especial para o manuseio de substâncias sujeitas ao controle especial. G/TBT/N/ARG/314 Propõe Regulamento Técnico sobre as substâncias que podem conter as unhas artificiais em sua formulação. G/TBT/N/ARG/315 Propõe Regulamento Técnico sobre corantes (HPLC) não permitidos em vinhos. G/TBT/N/ARG/315/Add.1 Propõe Regulamento Técnico informando mediante a Resolução Nº 19 E/2017 INV se substitui a Figura 6 do Anexo da Resolução INV N 10 - E/2017, sobre testes de cromatografia líquida. ARMÊNIA G/TBT/N/ARM/79 Propõe Regulamento Técnico que faz alteração sobre a segurança dos equipamentos de alta pressão (CU TR 032/2013). BAREIN G/TBT/N/BHR/461 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos básicos para o preparo de Basbousa em pó incluindo, embalagem, transporte, armazenamento e rotulagem, etc.

3 G/TBT/N/BHR/462 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos gerais para o manuseio de alimentos para fins especiais em doentes com mais de 12 meses de idade. G/TBT/N/BHR/463 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano. G/TBT/N/BHR/464 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para manteiga de amendoim destinada ao consumo humano. G/TBT/N/BHR/465 Propõe Regulamento Técnico sobre os produtos de ginseng destinados ao consumo direto. G/TBT/N/BHR/466 Propõe Regulamento Técnico sobre os produtos de carne enlatados vendidas em recipientes hermeticamente fechados submetidos a tratamento térmico e selagem. G/TBT/N/BHR/467 Propõe Regulamento Técnico sobre frutas enlatadas destinadas ao consumo direto, incluindo requisitos de amostragem, métodos de ensaio, embalagem, transporte, armazenagem e rotulagem. G/TBT/N/BHR/467/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico que informa correção em relação ao item 1 que deve ser lido: UNITED ARAB EMIRATES, KINGDOM OF BAHRAIN, STATE OF KUWAIT, OMAN, QATAR, KINGDOM OF SAUDI ARABIA, YEMEN BOTSUANA G/TBT/N/BWA/56 Propõe Regulamento Técnico BOS IEC sobre regras de segurança para aparelhos eletrodomésticos e análogos para refrigeração, conservação de alimentos e máquinas para fazer gelo em campings e barcos. G/TBT/N/BWA/57 Propõe Regulamento Técnico BOS IEC sobre regras de segurança para aparelhos eletrodomésticos e análogos para aquecer ambientes. G/TBT/N/BWA/58 Propõe Regulamento Técnico BOS IEC sobre regras de segurança para ferramentas manuais elétricas motorizadas parte 2-30 do tipo brocas e furadeiras de impacto. G/TBT/N/BWA/59 Propõe Regulamento Técnico BOS IEC sobre aparelhos de comutação e comando de baixa tensão do tipo Interruptores, seccionadores, comutadores de carga e unidades de fusíveis. G/TBT/N/BWA/60 Propõe Regulamento Técnico BOS IEC sobre requisitos de segurança para aparelhos eletrodomésticos e análogos do tipo máquinas de cortar grama e cortadores manuais.

4 BRASIL G/TBT/N/BRA/597/Add.1 Propõe Regulamento Técnico de segurança dos brinquedos que informa a aprovação inserida no Anexo I e revoga os Ordenamentos do Inmetro listados no mesmo. G/TBT/N/BRA/601/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para informa o texto final do Projeto de Resolução Nº 64/2014, publicado como Resolução RDC Nº 10/2015. G/TBT/N/BRA/601/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para harmonizar, orientar e verificar a conformidade de Boas Práticas Clínicas em ensaios clínicos de dispositivos médicos. G/TBT/N/BRA/612/Add.1 Propõe Regulamento Técnico Nº 563/ Anexo II sobre procedimentos de avaliação de conformidade para brinquedos. Revoga os Ordenamentos do Inmetro listados no mesmo. G/TBT/N/BRA/652/Add.1 Propõe Regulamento Técnico N 562 que aprova os requisitos obrigatórios de conformidade para isqueiros a Gás. Revoga a Portaria Inmetro Nº 191/2007. G/TBT/N/BRA/659/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que declara nulo o documento G/TBT/N/BRA/659, em virtude da Resolução CONTRAN N 643/2016, notificada como G/TBT/N/BRA/703. G/TBT/N/BRA/676/Add.1 Propõe Regulamento Técnico do texto final estabelecendo as diretrizes para o registro de produtos de origem animal realizados. Revoga a Portaria SIPA Nº 9, de 26/02/1986. G/TBT/N/BRA/697/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico para informar alteração no item 6. G/TBT/N/BRA/703/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico que corrige o item 11, em relação ao link para acesso ao texto da Resolução CONTRAN N 643/2016. G/TBT/N/BRA/702 Propõe Regulamento Técnico para utilização obrigatória do controle eletrônico de estabilidade nos veículos M2, M3, N2, N3, O3 e O4 novos saídos de fábrica, nacionais e importados. G/TBT/N/BRA/703 Propõe Regulamento Técnico para as especificações obrigatórias para os filmes retrorrefletores afixados em veículos (Resolução MERCOSUL/GMC/n 64/2008). G/TBT/N/BRA/704

5 Propõe Regulamento Técnico MAPA/SDA N 23/2016 estabelecendo os critérios e procedimentos para registro de produtos farmacêuticos e biológicos veterinários. G/TBT/N/BRA/705 Propõe Regulamento Técnico para os requisitos de pós-registro de notificação, identificação e qualificação relacionados com o prazo de validade em medicamentos mediante o Regulamento Técnico (RDC) N 53/2015. CANADÁ G/TBT/N/CAN/394/Rev.2 Propõe Regulamento Técnico estabelecendo três elementos de segurança dos alimentos: licenciamento, rastreabilidade e requisitos relacionados com a preparação de planos de controle e prevenção. G/TBT/N/CAN/447/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que altera os requisitos de segurança para veículos automotores (Padrões 207, 208, 209, 301.1, 301.2, 1106, 1201, 1202). G/TBT/N/CAN/451/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para alteração das regras alimentos e medicamentos quanto à rotulagem nutricional e a exigências de conteúdo e corantes. G/TBT/N/CAN/510 Propõe Regulamento Técnico reduzindo o limite permitido de uso de chumbo e cádmio em artigos de bijuteria infantil. G/TBT/N/CAN/511 Propõe Regulamento Técnico impondo um limite permitido de uso de 90 mg/kg de chumbo em produtos que sejam colocados em contato com a boca dos usuários. G/TBT/N/CAN/512 Propõe Regulamento Técnico sobre o transporte de mercadorias perigosas, de acordo com a atualização da Harmonização Internacional de G/TBT/N/CAN/513 Propõe Regulamento Técnico Lei S-5 alterando a Lei sobre Tabaco para regulamentar e permitir o acesso aos produtos `vaping` e substâncias para proteção da dependência da nicotina e do uso do tabaco. CATAR G/TBT/N/QAT/457 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos básicos para o preparo de Basbousa em pó incluindo, embalagem, transporte, armazenamento e rotulagem, etc. G/TBT/N/QAT/458 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos gerais para o manuseio de alimentos para fins especiais em doentes com mais de 12 meses de idade.

6 G/TBT/N/QAT/459 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano. G/TBT/N/QAT/460 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para manteiga de amendoim destinada ao consumo humano. G/TBT/N/QAT/461 Propõe Regulamento Técnico sobre os produtos de ginseng destinados ao consumo direto. G/TBT/N/QAT/462 Propõe Regulamento Técnico sobre os produtos de carne enlatados vendidas em recipientes hermeticamente fechados submetidos a tratamento térmico e selagem. G/TBT/N/QAT/463 Propõe Regulamento Técnico sobre frutas enlatadas destinadas ao consumo direto, incluindo requisitos de amostragem, métodos de ensaio, embalagem, transporte, armazenagem e rotulagem. G/TBT/N/QAT/463/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico para correção em relação ao item 1 que deve ser lido: UNITED ARAB EMIRATES, KINGDOM OF BAHRAIN, STATE OF KUWAIT, OMAN, QATAR, KINGDOM OF SAUDI ARABIA, YEMEN CAZAQUISTÃO G/TBT/N/KAZ/12 Propõe alterações ao Regulamento Técnico TR CU 002/2011 sobre a Segurança dos Transportes Ferroviários de Alta Velocidade. CHILE G/TBT/N/CHL/354/Add.1 Propõe Regulamento Técnico PE Nº 1/14:2016 sobre a certificação de eletrodomésticos para aquecedores de cama a partir da Resolução N Em vigor em 31/12/2017. G/TBT/N/CHL/358/Add.1 Propõe Regulamento Técnico PE N 1/15:2016 sobre testes de segurança de produtos elétricos mediante a Resolução N , que entrará em vigor em 31/03/2017. G/TBT/N/CHL/359/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que comunica que a alteração do Decreto Supremo N 61, sobre o consumo de energia de veículos automotores leves, entrará em vigor em 26/06/2017. G/TBT/N/CHL/363/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que informa em relação aos testes de segurança de produtos de gás que foi emitido em 14/11/2016 mediante a resolução N Em vigor a partir de 2/11/2017. G/TBT/N/CHL/365/Add.1 Propõe Regulamento Técnico N que informa que em relação a testes de segurança de produtos de combustíveis líquidos emitido em 27/10/2016 entrará em vigor em 2/11/2017.

7 G/TBT/N/CHL/366/Add.1 Propõe Regulamento Técnico N que informa a certificação para caixas de derivação ou distribuição, para uso doméstico. Em vigor a partir de 31/12/2017. G/TBT/N/CHL/378/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para ampliação do prazo para comentários até 10/02/2017, que modifica o Decreto N 977/96 mediante a Norma N 20869/2015. G/TBT/N/CHL/379/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para extensão do prazo de comentários até 10/02/2017, para as características de rotulagem mediante o Decreto Supremo Nº 977/96 do Ministério da Saúde. G/TBT/N/CHL/381/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para testes de segurança de produtos de gás que estabelece o processo de carregadores de celulares mediante a Resolução N em vigor em 3/03/2018. G/TBT/N/CHL/382/Add.1 Propõe Regulamento Técnico PE N 3/17 que informa a relação com o Regulamento N :2016 sobre requisitos para certificação de tubos não metálicos para instalações elétricas. G/TBT/N/CHL/386 Propõe Regulamento Técnico NCh 3542 sobre instalação subterrânea de tubos de polietileno de alta densidade corrugado para drenagem e outras aplicações de fluxo por gravidade. G/TBT/N/CHL/387 Propõe Regulamento Técnico que trata da especificação técnica para o projeto da etiqueta de eficiência energética para aquecedor a gás de uso doméstico. CHINA G/TBT/N/CHN/1189 Propõe Regulamento Técnico para dispositivos de proteção da parte lateral e traseira inferior de veículos motorizados e reboques, das categorias N2, N3, O3 e O4. G/TBT/N/CHN/1192 Propõe Regulamento Técnico sobre disposições administrativas para Controle de Qualidade em Ensaios Clínicos Farmacêuticos. CINGAPURA G/TBT/N/SGP/32 Propõe Regulamento Técnico relativo aos alimentos tais como declaração em gramas ou quilogramas do peso líquido do arroz pré-medido; rever a densidade do óleo de gergelim, etc. COLÔMBIA G/TBT/N/COL/222

8 Propõe Regulamento Técnico para barras de aço de baixa liga para reforço de concreto usadas em construções, fabricadas, importadas ou comercializadas na Colômbia. COREIA DO SUL G/TBT/N/KOR/694/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que informa que o texto da notificação G/TBT/N/KOR/694 se encontra no link: G/TBT/N/KOR/700 propõe regulamento técnico para versão revisada do ordenamento sobre registro e avaliação de substâncias químicas. G/TBT/N/KOR/701 Propõe Regulamento Técnico de revisão para os critérios de declaração de fornecedor para bicicletas. G/TBT/N/KOR/702 Propõe Regulamento Técnico sobre o Ordenamento relativo à gestão da segurança do consumidor dos produtos químicos e dos biocidas. G/TBT/N/KOR/703 Propõe Regulamento Técnico sobre regras de rotulagem e métodos para comparação relativa do teor de sódio em alimentos G/TBT/N/KOR/704 Propõe Regulamento Técnico que revisa os critérios de confirmação de segurança autorreguladora para líquido destinado à lavagem de para-brisas de automóveis. COSTA RICA G/TBT/N/CRI/164 Propõe Regulamento Técnico RTCR 478:2015 sobre requisitos e procedimentos para registro, de importação e controle de produtos químicos perigosos, a fim de proteger a saúde pública e o meio ambiente. EL SALVADOR G/TBT/N/SLV/194 Propõe Regulamento Técnico RTS :15 para motores de indução de correntes alternadas, trifásicos, com rotor tipo gaiola de esquilo, de potência nominal de 0,746 a 373 kw. EMIRADOS ÁRABES UNIDOS G/TBT/N/ARE/346 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos de qualidade, amostragem e rotulagem, para os produtos do tabaco (DOKHA). G/TBT/N/ARE/347

9 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos básicos para o preparo de Basbousa em pó incluindo, embalagem, transporte, armazenamento e rotulagem, etc. G/TBT/N/ARE/348 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos gerais para o manuseio de alimentos para fins especiais em doentes com mais de 12 meses de idade. G/TBT/N/ARE/349 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano. G/TBT/N/ARE/350 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para manteiga de amendoim destinada ao consumo humano. G/TBT/N/ARE/351 Propõe Regulamento Técnico sobre os produtos de ginseng destinados ao consumo direto. G/TBT/N/ARE/352 Propõe Regulamento Técnico sobre os produtos de carne enlatados vendidas em recipientes hermeticamente fechados submetidos a tratamento térmico e selagem. G/TBT/N/ARE/353 Propõe Regulamento Técnico sobre frutas enlatadas destinadas ao consumo direto, incluindo requisitos de amostragem, métodos de ensaio, embalagem, transporte, armazenagem e rotulagem. G/TBT/N/ARE/353/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico que informa correção em relação ao item 1 que deve ser lido: UNITED ARAB EMIRATES, KINGDOM OF BAHRAIN, STATE OF KUWAIT, OMAN, QATAR, KINGDOM OF SAUDI ARABIA, YEMEN EQUADOR G/TBT/N/ECU/17/Add.2 Propõe Regulamento Técnico INEN 17 para informar a alteração emitida em conformidade com a Resolução Nº que trata do controle de emissões veiculares. G/TBT/N/ECU/17/Add.3 Propõe Regulamento Técnico INEN 17 para informar a alteração emitida em conformidade com a Resolução Nº que trata do controle de emissões veiculares. G/TBT/N/ECU/177/Add.4 Comunica a segunda alteração do Regulamento Técnico INEN 136 sobre motocicletas nos termos da Resolução N /2016 G/TBT/N/ECU/177/Add.4/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico que comunica a retificação do Adendo 4, por ser idêntico ao Adendo 3, nos termos da Resolução nº de 27/10/2016, 3 alteração (INEN 136). G/TBT/N/ECU/288/Add.1

10 Propõe Regulamento Técnico PRTE INEN 258 para informar a alteração emitida em conformidade com a Resolução N para rotulagem de pesticidas para uso doméstico. G/TBT/N/ECU/325/Add.1 Propõe de Regulamento Técnico mediante a Resolução N 26 de registro e controle sanitário de dispositivos médicos dos estabelecimentos que produzem, armazenam e vendem/distribuem. G/TBT/N/ECU/326/Add.1 Propõe Regulamento Técnico mediante a Resolução N 23 para registro e controle sanitário de produtos naturais processados para uso medicinal e estabelecimentos que produzem, armazenam, distribuem/vendem. ESPANHA G/TBT/N/ESP/35 Propõe Regulamento Técnico que atualiza o Real Decreto 1286/1984, relativo ao padrão de qualidade da farinha de trigo semolina e outros produtos de moagem como cereais. G/TBT/N/ESP/36 Propõe Regulamento Técnico que estabelece padrões de qualidade para as diferentes categorias de sidra. ESTADOS UNIDOS G/TBT/N/USA/493/Add.5 Propõe Regulamento Técnico para o aviso de disponibilidade de orientação final para requisitos atuais de boas práticas de fabricação para produtos combinados. G/TBT/N/USA/552/Rev.1/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para a regra final altera o teste e as normas específicas de certificação, conformidade e execução relacionadas a ar condicionador central. G/TBT/N/USA/621/Add.5 Propõe Regulamento Técnico para que até 5/05/2017 a regra final exigindo que informações nutricionais para o menu padrão de estabelecimentos de varejo de alimentos seja cumprida. G/TBT/N/USA/874/Add.8 Propõe Regulamento Técnico para regra final sobre os padrões de conservação energética para lâmpadas de serviços adotando a definição revisada e suplementar, em vigor em 1/01/2020. G/TBT/N/USA/874/Add.9 Propõe Regulamento Técnico para regra final respondendo aos comentários recebidos quanto ao link disponibilizado em 2016 e alterando sua definição. Em vigor em 1/01/ G/TBT/N/USA/919/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para a Norma Federal de Segurança de Veículos Automotores Nº 150, para padronizar a comunicação entre veículos leves novos. Comentários até 12/04/2017. G/TBT/N/USA/935/Add.1

11 Propõe Regulamento Técnico para regra final sobre a reclassificação dos sistemas de parafusos pediculares sistemas rígidos e semi-rígidos para tratamento ortopédico. G/TBT/N/USA/935/Add.1/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico para informar a correção na página do documento sobre a reclassificação dos sistemas de parafusos pediculares. G/TBT/N/USA/938/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para rotulagem de produtos de carne e aves de capoeira entrará em vigor em 1 de janeiro de Comentários serão aceitos até 18 de janeiro de G/TBT/N/USA/972/Add.2 Propõe Regulamento Técnico mantendo uma única regulamentação dos padrões de tecnologia eletrônica abrangidas pelos Ordenamentos 1973 art. 508 e 1934 art. 255 de Reabilitação e Telecomunicações garantindo a acessibilidade por pessoas deficientes. G/TBT/N/USA/983/Add.3 Propõe Regulamento Técnico para regra final sobre relatórios e registros para certas substâncias químicas quando eles são fabricadas ou processadas em nano escala. Em vigor em 12/05/2017. G/TBT/N/USA/987/Add.3 Propõe Regulamento Técnico que estabelece padrões de conservação de energia, eficiência térmica e mensuração da perda de energia para aquecedores de água. G/TBT/N/USA/1002/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para revogação do aviso do projeto de regulamentação para comentário público para operações de planador no Sistema Aéreo Nacional. G/TBT/N/USA/1024/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para o cancelamento do programa piloto de cobrança eletrônica de dados de importação de bebidas alcoólicas destiladas, tabaco e seus produtos. G/TBT/N/USA/1031/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para regra final sobre tabaco e seus produto destinado ao consumo humano estará sujeito à regulamentação como droga. Em vigor em 8/02/017. G/TBT/N/USA/1039/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para o texto final sobre leitos e dispositivos pediátricos hospitalares e estabelecer controles especiais para esses dispositivos. Efetivo em 18 de janeiro de G/TBT/N/USA/1062/Add.2 Propõe Regulamento Técnico da regra final sobre conservação de energia de produtos de consumo e equipamentos industriais e comerciais, incluindo ventiladores de teto. Em vigor em 20/03/2017. G/TBT/N/USA/1088/Add.3

12 Propõe Regulamento Técnico para informa a adoção da regra final contendo as alterações das regras para aviso de segurança no rótulo. Em vigor em 29 de dezembro de G/TBT/N/USA/1092/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para informa o banimento de luvas para cirurgião empoadas, a partir de 18 de janeiro de G/TBT/N/USA/1101/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para regra final alterando padrões de aero navegabilidade de aviões da categoria normal, substituindo os requisitos atuais de desempenho. Em vigor 30/08/2017. G/TBT/N/USA/1118/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para regra final em relação ao Programa Nacional de Produtos Orgânicos que altera os requisitos de produção biológica de carne bovina e de aves de capoeira. G/TBT/N/USA/1122/Add.1 Propõe Regulamento Técnico estabelecendo definições, materiais incorporados por referência, procedimentos de teste, etc. para certas variedades de compressores. G/TBT/N/USA/1133/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para análise de padrões de conservação de energia para equipamentos comerciais de aquecimento de água. Comentários até 9 de janeiro de G/TBT/N/USA/1134/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para a nova data de vigência para 21 de março de 2017 para os 30 regulamentos que atendem aos critérios estipulados pelo EPA. G/TBT/N/USA/1141/Add.2 Propõe Regulamento Técnico corrigindo as referências cruzadas, as citações corretas aos materiais incorporados por referência e amplia a lista de institutos nacionais de medição. G/TBT/N/USA/1152/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para informar a versão final do sobre a revisão de 18 normas sobre os padrões dos vegetais enlatados. Em vigor a partir de 20 Janeiro de G/TBT/N/USA/1156/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para informar a regra final a alteração das regras relativas à importação de bebidas alcoólicas, destiladas e produtos de tabaco. G/TBT/N/USA/1166/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que não dará prosseguimento no desenvolvimento de regras voluntárias para classes de Peixe-Gato e Produtos derivados no momento atual. G/TBT/N/USA/1175/Add.1

13 Propõe Regulamento Técnico para a regra final sobre os padrões nacionais de emissão de poluentes atmosféricos na produção de ferro ligas, entrará em vigor 18 de janeiro de G/TBT/N/USA/1179/Add.3 Propõe Regulamento Técnico para informar a regra final sobre a revisão do plano de implementação apresentado pelo Estado de Maryland. Em vigor em 23 de Janeiro de G/TBT/N/USA/1189/Add.2 Propõe Regulamento Técnico que informa a regra final alterando o procedimento de ensaio para determinados componentes do arrefecedor e do congelador. G/TBT/N/USA/1192/Add.1 Propõe Regulamento Técnico de permissão de empacotamento de abacates eliminando o requisito para o recipiente padrão, em vigor desde 28 de dezembro de G/TBT/N/USA/1197/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre veículo recreativo estabelecendo novas regras de emissões e procedimentos de ensaio para 2018 abrangendo motocicletas, veículos utilitários, carros de golfe, etc. G/TBT/N/USA/1198/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para as petições de revisão apresentadas até 20/03/2017 para veículos motores pesados em rodovias quanto aos padrões de controle da poluição. G/TBT/N/USA/1220/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para reabertura do período para comentários até 6 de março de 2017 em relação a novos usos significativos para 3 substâncias químicas. G/TBT/N/USA/1223/Add.2 Propõe Regulamento Técnico a prorrogação do período de comentários acerca à proteção ambiental pela utilização de combustíveis renováveis, até 16/02/2017. G/TBT/N/USA/1226/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico para informar a correção da regra final para o uso significativo para 57 substâncias químicas. Em vigor em 17 de janeiro de G/TBT/N/USA/1226/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para revogação parcial do uso significativo para 57 substâncias químicas que foram objeto de pré-fabricação de acordo com o Controle de Substâncias Tóxicas. G/TBT/N/USA/1249 Propõe Regulamento Técnico para permitir a utilização de alegação de saúde sobre a relação entre a gordura saturada na dieta para as frutas e produtos hortícolas crus. G/TBT/N/USA/1250 Propõe Regulamento Técnico sobre a segurança das instalações subterrâneas para o armazenamento de gás natural. G/TBT/N/USA/1251

14 Propõe Regulamento Técnico alterando 3 códigos da Virgínia (5-7-20) para expandir os tamanhos admitidos para os recipientes permitidos destinados à venda de sidra. G/TBT/N/USA/1252 Propõe Regulamento Técnico para revisão do número 4 sobre a venda e instalação de fogões à lenha. G/TBT/N/USA/1253 Propõe Regulamento Técnico sobre alteração das regras para a proteção e segurança das ferramentas tipo serra elétrica. G/TBT/N/USA/1254 Propõe Regulamento Técnico sobre alteração das regras relativas aos aditivos do tipo formiato de sódio permitidos nos alimentos e água potável para os animais. G/TBT/N/USA/1255 Propõe Regulamento Técnico sobre a classificação dos dispositivos médicos do tipo neurológico no auxílio da avaliação cognitiva computadorizada para concussão na classe ii relativa aos controles especiais. G/TBT/N/USA/1256 Propõe Regulamento Técnico sobre a revisão dos requisitos operacionais para a utilização de sistemas avançados de visão de vôo e do compartimento do piloto para sistemas de visão. G/TBT/N/USA/1256/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico para correção a ser efetuada no documento às páginas : Na página 90174, terceira coluna, linha 18 a 22, o parágrafo (iii). G/TBT/N/USA/1257/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para regra final direta sobre padrões de conservação de energia para vários produtos de consumo, incluindo ar condicionado residencial para refrigeração e/ou aquecimento. G/TBT/N/USA/1257 Propõe Regulamento Técnico sobre padrões de conservação de energia para vários produtos de consumo, incluindo condicionadores de ar residenciais para refrigeração e/ou aquecimento. G/TBT/N/USA/1258 Propõe Regulamento Técnico sobre os dispositivos de trombectomia mecânica neurovascular para revascularização para a classificação do tratamento de acidente vascular cerebral isquêmico agudo do AVC. G/TBT/N/USA/1259 Propõe a alteração do Regulamento Técnico sobre a adição de requisitos obrigatórios de rotulagem do país de origem para carne de veado. G/TBT/N/USA/1260 Propõe Regulamento Técnico para padrão de acessibilidade a equipamento de diagnóstico médico. G/TBT/N/USA/1261

15 Propõe Regulamento Técnico para uso de chumbo em tubos e conexões usadas para encanamento de água potável. G/TBT/N/USA/1262 Propõe Regulamento Técnico para as alterações na Lista Nacional de Substâncias Permitidas e Proibidas em (NOP) alimentos orgânicos. G/TBT/N/USA/1263 Propõe Regulamento Técnico para os padrões de conservação de energia para bombas de piscina. G/TBT/N/USA/1263/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para adoção da regra final para os padrões de conservação de energia para bombas de piscina. G/TBT/N/USA/1264 Propõe Regulamento Técnico sobre a revisão dos Rótulos de Informação Nutricional para Produtos de Carne e Aves e atualização de Valores de Referência habitualmente consumidos. G/TBT/N/USA/1265 Propõe Regulamento Técnico sobre a implementação de alterações que exigem a modificação da definição de sidra bebida alcoólica feita do suco fermentado de maçãs. G/TBT/N/USA/1266 Propõe Regulamento Técnico sobre o limite de N-nitrosonornicotina (NNN) (agente cancerígeno) em produtos acabados de tabaco sem fumaça. G/TBT/N/USA/1267 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para unidades de incineração para resíduos sólidos comerciais e Industriais. G/TBT/N/USA/1268 Propõe Regulamento Técnico sobre transporte de materiais perigosos - limites de volatilidade para produtos não refinados à base de petróleo e materiais perigosos do tipo líquidos inflamáveis Classe 3. ESTÔNIA G/TBT/N/EST/12 Propõe Regulamento Técnico alterando o Ordenamento que trata do imposto sobre o consumo específico de álcool, tabaco, combustível, eletricidade. FEDERAÇÃO RUSSA G/TBT/N/RUS/77 Propõe alteração do Regulamento Técnico TR CU 001/2011 sobre a segurança de veículos do tipo locomotiva ou vagões que trafegam nas ferrovias. G/TBT/N/RUS/78

16 Propõe alteração do Regulamento Técnico TR CU 002/2011 sobre a segurança do transporte ferroviário que opera em alta velocidade. G/TBT/N/RUS/79 Propõe alteração do Regulamento Técnico TR CU 032/2013 sobre a segurança dos equipamentos que operam sob pressão excessiva, do tipo boilers, cilindros, etc. G/TBT/N/RUS/80 Propõe alteração do Regulamento Técnico TR CU 003/2011 sobre a segurança da infraestrutura para veículos do tipo locomotiva ou vagões que operam em ferrovias. GUATEMALA G/TBT/N/GTM/92/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para o prazo para comentários para a proposta de Regulamento Técnico da América Central RTCA :16, foi prorrogado até 30 de novembro de HONG-KONG G/TBT/N/HKG/49 Propõe Regulamento Técnico sobre a rotulagem energética para incluir televisores, boilers, fogões de indução, ar condicionado do tipo ciclo reverso e máquinas de lavar. HUNGRIA G/TBT/N/HUN/32 Propõe Regulamento Técnico que altera o Decreto do Governo Nº 275/2013 relativo à concepção e incorporação de produtos de construção nos edifícios. IÊMEN G/TBT/N/YEM/63 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos básicos para o preparo de Basbousa em pó incluindo, embalagem, transporte, armazenamento e rotulagem, etc. G/TBT/N/YEM/64 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos gerais para o manuseio de alimentos para fins especiais em doentes com mais de 12 meses de idade. G/TBT/N/YEM/65 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano. G/TBT/N/YEM/66 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para manteiga de amendoim destinada ao consumo humano. G/TBT/N/YEM/67 Propõe Regulamento Técnico sobre os produtos de ginseng destinados ao consumo direto. G/TBT/N/YEM/68

17 Propõe Regulamento Técnico sobre os produtos de carne enlatados vendidas em recipientes hermeticamente fechados submetidos a tratamento térmico e selagem. G/TBT/N/YEM/69 Propõe Regulamento Técnico sobre frutas enlatadas destinadas ao consumo direto, incluindo requisitos de amostragem, métodos de ensaio, embalagem, transporte, armazenagem e rotulagem. G/TBT/N/YEM/69/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico que informa correção em relação ao item 1 que deve ser lido: UNITED ARAB EMIRATES, KINGDOM OF BAHRAIN, STATE OF KUWAIT, OMAN, QATAR, KINGDOM OF SAUDI ARABIA, YEMEN INDONÉSIA G/TBT/N/IDN/13/Add.4 Propõe Regulamento Técnico que substitui o Regulamento N 68/M-IND/PER/8/2014 pelo Regulamento N 76 / M-IND / PER / 9/2015. G/TBT/N/IDN/29/Add.2 Propõe Regulamento Técnico que substitui o Regulamento N 49/M-IND/PER/3/2012 Regulamento Nº 78/M- IND/PER/12/2016. G/TBT/N/IDN/111 Propõe Regulamento Técnico sobre a implantação obrigatória do padrão nacional indonésio para aço laminado a frio laminado em bobinas. IRLANDA G/TBT/N/IRL/3 Propõe Regulamento Técnico para a rotulagem obrigatória quanto à origem das carnes de suíno, ovino, caprino e de aves de capoeira frescas, refrigeradas e congeladas não pré-embaladas. ISRAEL G/TBT/N/ISR/941 Propõe alteração do Regulamento Técnico 1220 parte 3 sobre requisitos gerais dos sistemas de detecção de incêndios. ITÁLIA G/TBT/N/ITA/28 Propõe Regulamento Técnico que incluí o artigo no Projeto de lei da União Europeia regulando a utilização dos couros, pele e termos derivados. JAPÃO G/TBT/N/JPN/543 Propõe Regulamento Técnico sobre a designação de 5 substâncias designadas com base na Lei 145/1960. G/TBT/N/JPN/544 Propõe Regulamento Técnico para as novas disposições relativas à Lei para Veículos de Transporte Rodoviário.

18 G/TBT/N/JPN/545 Propõe Regulamento Técnico para alteração da Lei de Segurança e Saúde Industrial e os respectivos ordenamentos para impor obrigações aos operadores das empresas relacionadas com o trióxido de antimônio. KUWAIT G/TBT/N/KWT/343 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos básicos para o preparo de Basbousa em pó incluindo, embalagem, transporte, armazenamento e rotulagem, etc. G/TBT/N/KWT/344 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos gerais para o manuseio de alimentos para fins especiais em doentes com mais de 12 meses de idade. G/TBT/N/KWT/345 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano. G/TBT/N/KWT/346 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para manteiga de amendoim destinada ao consumo humano. G/TBT/N/KWT/347 Propõe Regulamento Técnico sobre os produtos de ginseng destinados ao consumo direto. G/TBT/N/KWT/348 Propõe Regulamento Técnico sobre os produtos de carne enlatados vendidas em recipientes hermeticamente fechados submetidos a tratamento térmico e selagem. G/TBT/N/KWT/349 Propõe Regulamento Técnico sobre frutas enlatadas destinadas ao consumo direto, incluindo requisitos de amostragem, métodos de ensaio, embalagem, transporte, armazenagem e rotulagem. G/TBT/N/KWT/349/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico para correção em relação ao item 1 que deve ser lido: UNITED ARAB EMIRATES, KINGDOM OF BAHRAIN, STATE OF KUWAIT, OMAN, QATAR, KINGDOM OF SAUDI ARABIA, YEMEN LITUÂNIA G/TBT/N/LTU/29 Propõe Regulamento Técnico que aprova a Norma HN 64-1: 2001, relativa a produtos cosméticos e produtos de higiene pessoal. MALÁSIA G/TBT/N/MYS/72 Propõe Regulamento Técnico que define a diretriz sobre a validade do relatório de teste de equipamentos elétricos com base no risco para equipamentos elétricos identificados pela Comissão de Energia. G/TBT/N/MYS/73

19 Propõe Regulamento Técnico que estabelece que os vidros de segurança para veículos a motor vendidos ou fornecidos na Malásia devem estar em conformidade com as normas de segurança mediante a marca específica. G/TBT/N/MYS/74 Propõe Regulamento Técnico MS : 2011 para a nova versão MS : 2015 adicionando a instalação da barreira de isolamento como parte do componente para aquecedor de água de armazenamento. MÉXICO G/TBT/N/MEX/224/Add.3 Propõe Regulamento Técnico que notifica os comentários recebidos da Norma Oficial Mexicana PROY NOM 030 ENER que trata da eficácia luminosa de lâmpada (LED). G/TBT/N/MEX/304/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que notifica os comentários recebidos da Norma Oficial Mexicana PROY-NOM-114-SCFI sobre macacos hidráulicos tipo garrafa. G/TBT/N/MEX/304/Add.2 Propõe Regulamento Técnico NOM-114-SCFI-2016 sobre os requisitos de segurança e métodos de ensaio para macacos hidráulicos tipo de garrafa. Revoga o regulamento NOM-114-SCFI G/TBT/N/MEX/305/Add.1 Propõe Regulamento Técnico destinado a expor os comentários das instituições que apresentaram observações durante o período de consulta pública de PROY NOM 146-SCFI G/TBT/N/MEX/312/Add.1 Propõe Regulamento Técnico da extensão do prazo de comentários de mais 6 meses, contados a partir de 01/01/2017, do Regulamento Técnico emergencial NOM-167-SERMANAT G/TBT/N/MEX/326/Add.1 Propõe Regulamento Técnico destinado a expor os comentários das instituições que apresentaram observações durante o período de consulta pública de PROY NOM 208-SCFI G/TBT/N/MEX/339 Propõe Regulamento Técnico PROY NOM 021 SCT2/2015 sobre a compatibilidade e a segregação adequada nos trens com unidades de acionamento que transportam materiais e resíduos perigosos. G/TBT/N/MEX/340 Propõe Regulamento Técnico PROY NOM 167 SEMARNAT-2016 sobre métodos de ensaio para avaliar os limites máximos de emissão de poluentes permitidos para veículos automóveis. G/TBT/N/MEX/341 Propõe Regulamento Técnico PROY-NOM-201-SCFI-2015 sobre aparelhos portáteis para cozinhar alimentos que utilizem gás L.P como combustível ou outro combustível armazenado em recipientes descartáveis e/ou portáteis. G/TBT/N/MEX/342 Propõe Regulamentos Técnicos PROY NOM 021 SCT2/2015; PROY-NOM-013-SCT2/2015 sobre dormentes monobloco de concreto - Parte 1 para via férrea.

20 G/TBT/N/MEX/343 Propõe Regulamento Técnico PROY NOM 200 SCFI-2015 sobre requisitos de segurança e métodos de ensaio para aquecedores de água utilizando gás L.P. ou natural como combustível. Cancela o Regulamento NOM-011-sesh G/TBT/N/MEX/344 Propõe Regulamento Técnico PROY NOM 021 ENER/SCFI-2016 sobre eficiência energética e requisitos de segurança, métodos de ensaio para ar condicionado do tipo janela. G/TBT/N/MEX/345 Propõe Regulamento Técnico emergencial NOM-EM-018-SCFI-2016 para equipamentos de bloqueio de sinais de radiocomunicação ou transmissão de dados e imagem em centros de readaptação social. G/TBT/N/MEX/346 Propõe Regulamento Técnico PROY NOM 080 SCFI-2015 sobre a denominação de origem para o `Arroz do Estado de Morelos`, nos termos da Lei de Propriedade Industrial. G/TBT/N/MEX/346/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para a publicação no Diário Oficial do Regulamento Técnico NOM 080 SCFI-2016 sobre a denominação de origem para o 'Arroz do Estado de Morelos'. G/TBT/N/MEX/347 Propõe Regulamento Técnico NOM-025/1-NUCL-2000 que modifica os requisitos gerais para equipamento de radiografia industrial. G/TBT/N/MEX/348 Propõe Regulamento Técnico PROY-NOM-209-SCFI-2016 sobre especificações, métodos de ensaio e procedimentos de avaliação da conformidade para as conexões de instalações de GLP. Revoga o Regulamento NOM-014-SESH G/TBT/N/MEX/349 Propõe Regulamento Técnico NOM-005-SSA que altera os requisitos mínimos para infra-estrutura e equipamentos de instalações para atendimento ambulatorial, para permanecer como NOM 005 SSA NICARÁGUA G/TBT/N/NIC/150 Propõe Regulamento Técnico NTON sobre requisitos e Avaliação da Conformidade para materiais de construção civil do tipo blocos vazados e sólidos de cimento hidráulico. OMÃ G/TBT/N/OMN/283 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos básicos para o preparo de Basbousa em pó incluindo, embalagem, transporte, armazenamento e rotulagem, etc. G/TBT/N/OMN/284 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos gerais para o manuseio de alimentos para fins especiais em doentes com mais de 12 meses de idade.

21 G/TBT/N/OMN/285 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para o quiabo fresco, adequado para o consumo humano. G/TBT/N/OMN/286 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos para manteiga de amendoim destinada ao consumo humano. G/TBT/N/OMN/287 Propõe Regulamento Técnico sobre os produtos de ginseng destinados ao consumo direto. G/TBT/N/OMN/288 Propõe Regulamento Técnico sobre os produtos de carne enlatados vendidas em recipientes hermeticamente fechados submetidos a tratamento térmico e selagem. G/TBT/N/OMN/289 Propõe Regulamento Técnico sobre frutas enlatadas destinadas ao consumo direto, incluindo requisitos de amostragem, métodos de ensaio, embalagem, transporte, armazenagem e rotulagem. G/TBT/N/OMN/289/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico para correção em relação ao item 1 que deve ser lido: UNITED ARAB EMIRATES, KINGDOM OF BAHRAIN, STATE OF KUWAIT, OMAN, QATAR, KINGDOM OF SAUDI ARABIA, YEMEN PANAMÁ G/TBT/N/PAN/88 Propõe Regulamento Técnico DGNTI-COPANIT sobre etiquetagem de eficiência energética para ar condicionado do tipo janela. G/TBT/N/PAN/89 Propõe Regulamento Técnico DGNTI-COPANIT sobre etiquetagem de eficiência energética para aparelhos de ar condicionado tipo split, de descarga livre, sem dutos de ar. G/TBT/N/PAN/90 Propõe Regulamento Técnico DGNTI-COPANIT sobre etiquetagem de eficiência energética e requisitos do rótulo para aparelhos de ar condicionado tipo split, de descarga livre sem dutos de ar. PARAGUAI G/TBT/N/PRY/83/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre a terminologia, qualidade, acondicionamento e apresentação para morangos (Fragaria spp.), mediante a Resolução N 1005/2015. PERU G/TBT/N/PER/91 Propõe Regulamento Técnico PNMP 024: 2016 sobre requisitos metrológicos e técnicos dos instrumentos de medição digital utilizados em componentes dos gases de escape provenientes dos veículos a motor. QUÊNIA

22 G/TBT/N/KEN/526 Propõe Regulamento Técnico DKS :2016 Parte I, para os requisitos gerais para placas de fibra não revestidas. G/TBT/N/KEN/527 Propõe Regulamento Técnico KS 788:2016, sobre os requisitos gerais para morangos para o consumo e processamento industrial. G/TBT/N/KEN/528 Propõe Regulamento Técnico DKS :2016, Parte 2: sobre os requisitos gerais para placas de MDF. G/TBT/N/KEN/529 Propõe Regulamento Técnico DKS 2691:2016: sobre orientações para a utilização e eliminação de resíduos sólidos de instalações siderúrgicas integradas. G/TBT/N/KEN/530 Propõe Regulamento Técnico DKS 2691:2016: sobre cebolas das variedades Allium cepa L. Grupo Cepa a serem fornecidas ao consumidor no estado natural. G/TBT/N/KEN/531 Propõe Regulamento Técnico KS 940:2016 sobre requisitos de qualidade para a alface (Lactuca sativa var cultivada, Lactuca sativa var. Crispa L). G/TBT/N/KEN/532 Propõe Regulamento Técnico KS 1046:2016 sobre requisitos de brotos de aspargos a serem fornecidos frescos. G/TBT/N/KEN/533 Propõe Regulamento Técnico KS 1050:2016 sobre requisitos para cenouras da variedade Daucus Carota L. para serem fornecidas frescas ao consumidor. G/TBT/N/KEN/534 Propõe Regulamento Técnico KS 1078:2016 sobre requisitos para pimentões Capsicum Annuum, C. Baccatum, C. Ahinense, C. Frutescens e C. Pubescens, para serem fornecidos frescos ao consumidor. G/TBT/N/KEN/535 Propõe Regulamento Técnico KS 1169:2016 sobre requisitos para ervilhas verdes frescas em vagens das espécies Pisum Sativum L. a serem fornecidas frescas ao consumidor. G/TBT/N/KEN/536 Propõe Regulamento Técnico KS 1298:2016 sobre requisitos para frutos frescos comestíveis de cabaças (dudhi) (Lagenaria siceraria). G/TBT/N/KEN/537 Propõe Regulamento Técnico KS 1299:2016 sobre requisitos de qualidade para frutos frescos comestíveis tipo melão de são caetano (Momordica charantia L.) G/TBT/N/KEN/538 Propõe Regulamento Técnico: KS 1300:2016 sobre requisitos de qualidade para abobrinha do tipo ridged gourd (turia).

23 G/TBT/N/KEN/539 Propõe Regulamento Técnico: KS 1301:2016 sobre requisitos de qualidade para abobrinha do tipo Ivy Gourds (Coccinia cordifolia Cogn.). G/TBT/N/KEN/540 Propõe Regulamento Técnico: KS 1543:2016 sobre requisitos de qualidade para repolho fresco. G/TBT/N/KEN/541 Propõe Regulamento Técnico: KS 1544:2016 sobre requisitos de qualidade para couve-flor fresca. G/TBT/N/KEN/542 Propõe Regulamento Técnico: KS 2542:2016 sobre requisitos de qualidade para kits de iluminação solar fotovoltaica. G/TBT/N/KEN/543 Propõe Regulamento Técnico: KS 2710:2016 sobre requisitos de qualidade para ingredientes para composto de ração animal. G/TBT/N/KEN/544 Propõe Regulamento Técnico KS 2711:2016 sobre requisitos de qualidade para produtos de insetos secos para compostos de ração para animais. G/TBT/N/KEN/545 Propõe Regulamento Técnico: KS 787:2016 sobre requisitos de qualidade para quiabo. G/TBT/N/KEN/546 Propõe Regulamento Técnico: KS 2704:2016 sobre requisitos de qualidade para acessórios para cabos de antena. G/TBT/N/KEN/547 Propõe Regulamento Técnico: KS 394:2016 sobre requisitos de qualidade para feijão verde fresco. G/TBT/N/KEN/548 Propõe Regulamento Técnico KS 2707 sobre requisitos e métodos de amostragem e ensaio para o leite fermentado de camelo. G/TBT/N/KEN/549 Propõe Regulamento Técnico KS 2061 sobre requisitos e métodos de amostragem e ensaio para o leite de camelo. G/TBT/N/KEN/550 Propõe Regulamento Técnico KS 2061 sobre requisitos e métodos de amostragem e ensaio para o leite de camelo no estado líquido, pasteurizado para consumo humano. REPÚBLICA TCHECA G/TBT/N/CZE/193/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que aprova os requisitos de gestão segura dos resíduos radioativos e desativação das instalações nucleares ou de locais de trabalho.

24 G/TBT/N/CZE/195/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que aprova o decreto para o controle de materiais nucleares. G/TBT/N/CZE/198/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que aprova o decreto para produtos nucleares de dupla utilização, requisitos para documentação e declaração de utilização final. G/TBT/N/CZE/201 Propõe Regulamento Técnico que altera o Ordenamento Nº 281/2002 relativo a medidas relacionadas à proibição de armas bacteriológicas e químicas. TAILÂNDIA G/TBT/N/THA/396/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para fusíveis de distribuição de baixa tensão que foi retirado do status obrigatório desde 21 de dezembro de G/TBT/N/THA/467/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre reatores, transformadores e condensadores de lâmpadas tubulares fluorescentes em vigor após 365 dias a partir data de publicação no Diário Oficial. TANZÂNIA G/TBT/N/TZA/45 Propõe Regulamento Técnico AFDC P 3 prescrevendo um método para a determinação do nitrato de nitrogênio nos adubos. G/TBT/N/TZA/46 Propõe Regulamento Técnico DEAS 46:2016 especificando os requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e de ensaio para o feijão comum destinado ao consumo humano. G/TBT/N/TZA/47 Propõe Regulamento Técnico AFDC P3 especificando requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaios de fosfato de monoamônio e fosfato de di-amônio para fertilizantes. G/TBT/N/TZA/48 Propõe Regulamento Técnico DEAS 2:2016 para os requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaios para grãos de milho do tipo zea mays indentata L., ou seus híbridos destinados ao consumo humano. G/TBT/N/TZA/49 Propõe Regulamento Técnico AFDC P3 especificando requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaios para sulfato de potássio para fertilizantes. G/TBT/N/TZA/50 Propõe Regulamento Técnico AFDC P3 especificando requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaios para cloreto de potássio para fertilizantes.

25 G/TBT/N/TZA/51 Propõe Regulamento Técnico AFDC 10 (4086) P3 para os requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaios para fertilizantes de nitrato de amônio e cálcio. G/TBT/N/TZA/52 Propõe Regulamento Técnico AFDC 10 (4092)P3 para os requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaios para fertilizantes de Triplo Superfosfato. G/TBT/N/TZA/53 Propõe Regulamento Técnico AFDC 10 (4092) P3 para os requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaios para fertilizantes de sulfato de amônia. G/TBT/N/TZA/54 Propõe Regulamento Técnico AFDC 10 (4588) P3 prescrevendo os métodos para a determinação de várias formas de acidez livre nos adubos. G/TBT/N/TZA/55 Propõe Regulamento Técnico AFDC 10 (4467) P3 para os requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaios para fertilizantes de Ureia. G/TBT/N/TZA/56 Propõe Regulamento Técnico AFDC 10 (4581) P3 para os requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaios para a determinação do teor de umidade nos adubos sólidos. G/TBT/N/TZA/57 Propõe Regulamento Técnico AFDC 9 (4486) P3 para os requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaios para o suplemento alimentar com sangue em rações animais. G/TBT/N/TZA/58 Propõe Regulamento Técnico AFDC 9 (4486) P3 para os requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaio para melões das variedades Citrullus Lanatus, Matsumara & Nakai e Cucumis Melo. G/TBT/N/TZA/59 Propõe Regulamento Técnico AFDC 9 (1430) P3 para os requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaio para suplementos minerais para rações preparados a partir de ossos. G/TBT/N/TZA/60 Propõe Regulamento Técnico AFDC 9 (3213) P3 para os requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaio para bolos de sementes oleaginosas e/ou para o fabrico de rações animais. G/TBT/N/TZA/61 Propõe Regulamento Técnico DEAS 128:2016 para os requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaio para arroz branqueado da variedade de Oryza spp., destinado ao consumo humano. G/TBT/N/TZA/62

26 Propõe Regulamento Técnico DEAS 51:2016 para os requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaio para grãos de trigo da variedade Triticum Aestivum L. destinado ao consumo humano. G/TBT/N/TZA/63 Propõe Regulamento Técnico AFDC 13 (3903) P3 para os requisitos de embalagem, rotulagem, amostragem e ensaio para bebidas oriundas de malte. UCRÂNIA G/TBT/N/UKR/113 Propõe Regulamento Técnico para a etiquetagem de eficiência energética de televisores. G/TBT/N/UKR/114 Propõe Regulamento Técnico para a etiquetagem de eficiência energética de secadoras de roupa para uso doméstico. G/TBT/N/UKR/115 Propõe Regulamento Técnico para a etiquetagem de eficiência energética de fornos domésticos e exaustores. G/TBT/N/UKR/116 Propõe Regulamento Técnico sobre produtos cosméticos. G/TBT/N/UKR/117 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos para edifícios e estruturas, assim como condições de colocação no mercado de produtos para construção. UGANDA G/TBT/N/UGA/596 Propõe Regulamento Técnico DUS DEAS 2:2016 sobre os métodos de ensaio para os grãos de milho do tipo Zea Mays indentata L. destinados ao consumo humano. G/TBT/N/UGA/597 Propõe Regulamento Técnico DUS DEAS 46:2016 sobre os requisitos e os métodos de ensaio para feijão destinado ao consumo humano. G/TBT/N/UGA/598 Propõe Regulamento Técnico DUS DEAS 128:2016 sobre os requisitos e os métodos de ensaio para o arroz branqueado da variedade Oryza spp. destinado ao consumo humano. G/TBT/N/UGA/599 Propõe Regulamento Técnico DUS DEAS 51:2016 sobre os requisitos e os métodos de ensaio para os grãos de trigo destinados ao consumo humano. G/TBT/N/UGA/600 Propõe Regulamento Técnico DUS :2016 Parte 2 sobre os requisitos e os métodos de ensaio para sandálias masculinas feitas de todos os tipos de materiais.

PROGRAMA ABRAVA EXPORTA. Barreiras Técnicas à Exportação Período Janeiro a Março de 2018

PROGRAMA ABRAVA EXPORTA. Barreiras Técnicas à Exportação Período Janeiro a Março de 2018 São Paulo, 02.04.2018. Barreiras Técnicas à Exportação Período Janeiro a Março de 2018 O conhecimento de barreiras técnicas impostas pelos países é de fundamental importância para o processo exportador,

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período março e abril de 2013

Barreiras Técnicas à Exportação Período março e abril de 2013 São Paulo, 10 de maio de 2013. CE DECOMEX-0142013. Barreiras Técnicas à Exportação Período março e abril de 2013 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em março e abril de 2013 à Organização Mundial

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período Abril a Junho de 2017

Barreiras Técnicas à Exportação Período Abril a Junho de 2017 São Paulo, 30 de Junho 2017. CE DECOMEX-25/2017. Barreiras Técnicas à Exportação Período Abril a Junho de 2017 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas de Abril a Junho de 2017 pela Organização Mundial

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período setembro e outubro de 2014

Barreiras Técnicas à Exportação Período setembro e outubro de 2014 São Paulo, 27 de novembro de 2014. CE DECOMEX-0282014. Barreiras Técnicas à Exportação Período setembro e outubro de 2014 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em setembro e outubro de 2014 à Organização

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período Março a Julho de 2016

Barreiras Técnicas à Exportação Período Março a Julho de 2016 São Paulo, 30 de Julho de 2016. CE DECOMEX-202016. Barreiras Técnicas à Exportação Período Março a Julho de 2016 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas de Março a Julho de 2016 pela Organização

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período fevereiro e março de 2012

Barreiras Técnicas à Exportação Período fevereiro e março de 2012 São Paulo, 09 de abril de 2012. CE DECOMEX-0172012. Barreiras Técnicas à Exportação Período fevereiro e março de 2012 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em fevereiro e março de 2012 à Organização

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período Julho a Setembro de 2017

Barreiras Técnicas à Exportação Período Julho a Setembro de 2017 São Paulo, 30 de Setembro 2017. CE DECOMEX-32/2017. Barreiras Técnicas à Exportação Período Julho a Setembro de 2017 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas de Julho a Setembro de 2017 pela Organização

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período Agosto a Outubro de 2016

Barreiras Técnicas à Exportação Período Agosto a Outubro de 2016 São Paulo, 31 de Outubro de 2016. CE DECOMEX-252016. Barreiras Técnicas à Exportação Período Agosto a Outubro de 2016 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas de Agosto a Outubro de 2016 pela Organização

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro de 2012

Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro de 2012 São Paulo, 10 de fevereiro de 2012. CE DECOMEX-0112012. Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro de 2012 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em janeiro de 2012 à Organização Mundial do

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período Outubro a Dezembro de 2017

Barreiras Técnicas à Exportação Período Outubro a Dezembro de 2017 São Paulo, 30 de Dezembro 2017. CE DECOMEX-74/2017. Barreiras Técnicas à Exportação Período Outubro a Dezembro de 2017 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas de Outubro a Dezembro de 2017 pela Organização

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2013

Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2013 São Paulo, 03 de dezembro de 2013. CE DECOMEX-0352013. Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2013 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em novembro de 2013 à Organização Mundial do

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período maio de 2015

Barreiras Técnicas à Exportação Período maio de 2015 São Paulo, 28 de maio de 2015. CE DECOMEX-0142015. Barreiras Técnicas à Exportação Período maio de 2015 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em maio de 2015 à Organização Mundial do Comércio (OMC),

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro de 2015

Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro de 2015 São Paulo, 23 de fevereiro de 2015. CE DECOMEX-0052015. Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro de 2015 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em janeiro de 2015 à Organização Mundial do

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período julho de 2015

Barreiras Técnicas à Exportação Período julho de 2015 São Paulo, 12 de agosto de 2015. CE DECOMEX-0162015. Barreiras Técnicas à Exportação Período julho de 2015 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em julho de 2015 à Organização Mundial do Comércio

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2014

Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2014 São Paulo, 04 de dezembro de 2014. CE DECOMEX-0302014. Barreiras Técnicas à Exportação Período novembro de 2014 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em novembro de 2014 à Organização Mundial do

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período março de 2015

Barreiras Técnicas à Exportação Período março de 2015 São Paulo, 19 de maio de 2015. CE DECOMEX-0122015. Barreiras Técnicas à Exportação Período março de 2015 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em março de 2015 à Organização Mundial do Comércio

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores.

Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período agosto de 2014

Barreiras Técnicas à Exportação Período agosto de 2014 São Paulo, 29 de setembro de 2014. CE DECOMEX-0212014. Barreiras Técnicas à Exportação Período agosto de 2014 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em agosto de 2014 à Organização Mundial do Comércio

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período maio e junho de 2012

Barreiras Técnicas à Exportação Período maio e junho de 2012 São Paulo, 05 de julho de 2012. CE DECOMEX-0302012. Barreiras Técnicas à Exportação Período maio e junho de 2012 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em maio e junho de 2012 à Organização Mundial

Leia mais

Propõe Regulamento Técnico Nº 4043/2016 sobre Instruções para a instalação, uso e controle de mangueiras para bombas de combustível GNV.

Propõe Regulamento Técnico Nº 4043/2016 sobre Instruções para a instalação, uso e controle de mangueiras para bombas de combustível GNV. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período agosto de 2015

Barreiras Técnicas à Exportação Período agosto de 2015 São Paulo, 09 de setembro de 2015. CE DECOMEX-0172015. Barreiras Técnicas à Exportação Período agosto de 2015 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em agosto de 2015 à Organização Mundial do Comércio

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período dezembro de 2014

Barreiras Técnicas à Exportação Período dezembro de 2014 São Paulo, 05 de janeiro de 2015. CE DECOMEX-0012015. Barreiras Técnicas à Exportação Período dezembro de 2014 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em dezembro de 2014 à Organização Mundial do

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Propõe Regulamento Técnico mediante ao Regulamento N 732 para os requisitos específicos de fertilizantes.

Propõe Regulamento Técnico mediante ao Regulamento N 732 para os requisitos específicos de fertilizantes. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério da Economia Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da Organização Mundial do Comércio Esta seção

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período Setembro a Novembro de 2015

Barreiras Técnicas à Exportação Período Setembro a Novembro de 2015 São Paulo, 01 de Dezembro de 2015. CE DECOMEX-0182015. Barreiras Técnicas à Exportação Período Setembro a Novembro de 2015 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas de Setembro a Novembro de 2015 à

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período abril de 2015

Barreiras Técnicas à Exportação Período abril de 2015 São Paulo, 28 de maio de 2015. CE DECOMEX-0132015. Barreiras Técnicas à Exportação Período abril de 2015 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em abril de 2015 à Organização Mundial do Comércio

Leia mais

Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro e fevereiro de 2014

Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro e fevereiro de 2014 São Paulo, 05 de março de 2014. CE DECOMEX-0032014. Barreiras Técnicas à Exportação Período janeiro e fevereiro de 2014 Abaixo seguem novas notificações encaminhadas em janeiro e fevereiro de 2014 à Organização

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO. Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ - FIEP Edson Campagnolo Presidente ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO E FOMENTO

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ - FIEP Edson Campagnolo Presidente ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO E FOMENTO FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ - FIEP Edson Campagnolo Presidente Marcelo Ivanildo dos Santos Alves Evânio Felippe Paola Castro de Oliveira CONTATOS Economia, Desenvolvimento e Fomento (41)

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne 4,3-3,7-7,1-3,8 0,5 2,0-0,9 4,9-11,8 2,4 4,5 5,2 Abate de reses, exceto suínos 1,1-9,2-9,2-10,0-7,3-6,0-4,3 4,9-19,6-1,8 5,7 10,0 Abate de suínos, aves e outros

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne -3,7 4,3-3,7-7,1-3,8 0,5 2,0-0,9 4,9-11,8 2,4 5,0 Abate de reses, exceto suínos 0,1 1,1-9,2-9,2-10,0-7,3-6,0-4,3 4,9-19,6-1,8 6,9 Abate de suínos, aves e outros

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne 12,2-19,0-0,9-1,6 0,7-1,3 1,1-1,5-7,8 2,5 7,6-2,5 1,9 Abate de reses, exceto suínos 27,7-10,5 10,3 6,6 10,1 7,2 8,7 4,6-4,7 3,8 10,3-4,7-1,2 Abate de suínos, aves

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne -7,1-3,8 0,5 2,0-0,9 4,9-11,8 2,5 4,7 5,4 1,1 5,7 Abate de reses, exceto suínos -9,2-10,0-7,3-6,0-4,3 5,0-19,7-1,6 6,1 11,3 3,4 6,2 Abate de suínos, aves e outros

Leia mais

ANEXO PROPOSTA DE REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

ANEXO PROPOSTA DE REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 19.12.2017 COM(2017) 795 final ANNEX 1 ANEXO PROPOSTA DE REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que estabelece regras e procedimentos para o cumprimento e a aplicação

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2013 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JANEIRO Exportações A queda das exportações para a Argentina (43%) foi determinante para esse

Leia mais

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ - FIEP Edson Campagnolo. OBSERVATÓRIO SISTEMA FIEP Marília De Souza

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ - FIEP Edson Campagnolo. OBSERVATÓRIO SISTEMA FIEP Marília De Souza FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ - FIEP Edson Campagnolo OBSERVATÓRIO SISTEMA FIEP Marília De Souza Geraldo Morceli Bolzani Junior Marcelo Ivanildo dos Santos Alves Evânio Felippe Thiago Ramos

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro 2013 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM FEVEREIRO Exportações Apesar da queda nos embarques para a Argentina (6%), trata-se do melhor

Leia mais

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior

Produção Física - Subsetores Industriais Variação % em Relação ao Mesmo Mês do Ano Anterior Abate e fabricação de produtos de carne 4,2 0,0 3,8-3,8-3,4 12,2-19,1 1,3-1,6 0,7-1,3 1,4-0,5 Abate de reses, exceto suínos 10,8 12,7 7,0-4,0 1,0 27,7-10,5 10,2 6,6 10,1 7,2 8,7 6,3 Abate de suínos, aves

Leia mais

Comércio Exterior de Mato Grosso do Sul / Desempenho Industrial Junho 2019

Comércio Exterior de Mato Grosso do Sul / Desempenho Industrial Junho 2019 >> Exportações de produtos industriais Grupos de Produtos Industriais Junho - US$ Janeiro a Junho - US$ 2018 2019 Var. % 2018 2019 Var. % Celulose e papel 216.327.545 175.862.122-19% 968.228.209 1.085.483.476

Leia mais

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. O Comércio Exterior do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia O Comércio Exterior do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia O BRASIL NO COMÉRCIO EXTERIOR O comércio exterior é a troca de bens e serviços realizada entre

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Fevereiro 2014 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM FEVEREIRO Exportações As exportações registraram queda, mesmo com o efeito favorável do

Leia mais

BINÓMIO REGULAMENTAR ECODESIGN ETIQUETA ENERGÉTICA Eficiência Energética no contexto da política de produto

BINÓMIO REGULAMENTAR ECODESIGN ETIQUETA ENERGÉTICA Eficiência Energética no contexto da política de produto BINÓMIO REGULAMENTAR ECODESIGN ETIQUETA ENERGÉTICA Eficiência Energética no contexto da política de produto CONTEÚDO Visão Papel do Binómio Ecodesign e Etiquetagem energética na política de produto Processo

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Março Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Março Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Março 2013 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM MARÇO Exportações As exportações ficaram praticamente estáveis em comparação com o mesmo mês

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro 2012 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM OUTUBRO Exportações A exportação de produtos básicos registrou queda de 87,3% ante outubro

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro 2012 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM SETEMBRO Exportações A queda de 28% na comparação mensal pode ser explicada por: 1) Dois

Leia mais

MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA

MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA INFORMAÇÕES PARA A FEIRA ANUGA 217 COLÔNIA (ALEMANHA) US$ Bilhões EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ALIMENTOS E BEBIDAS Gráfico 1 Exportações brasileiras

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Junho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Junho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Junho 2014 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JUNHO Exportações A forte redução no mês foi causada pela contabilização como exportação da

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 BALANÇA COMERCIAL DE SC BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 EXPORTAÇÕES CATARINENSES - OUTUBRO/2015 As exportações catarinenses declinaram 8,58 no mês de outubro de 2015 em relação

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

ORIENTE MÉDIO Intercâmbio Comercial com o Brasil

ORIENTE MÉDIO Intercâmbio Comercial com o Brasil Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC ORIENTE MÉDIO Intercâmbio Comercial com o Brasil Janeiro de 2015

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 BALANÇA COMERCIAL DE SC BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 EXPORTAÇÕES CATARINENSES - NOVEMBRO/2015 As exportações catarinenses cresceram 7,12 no mês de novembro de 2015 em relação

Leia mais

Acontecimentos Recentes. Indicadores Econômicos

Acontecimentos Recentes. Indicadores Econômicos Nome Oficial: República Argentina Capital: Buenos Aires Presidente: Maurício Macri (até dezembro de 2019) População (est. 2017): 44,1 milhões de habitantes Moeda: Peso Argentino PIB (est. 2018): US$ 639,3

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 BALANÇA COMERCIAL DE SC BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 EXPORTAÇÕES CATARINENSES - SETEMBRO/2015 As exportações catarinenses declinaram 6,23 no mês de setembro de 2015 em relação

Leia mais

Notificações da Organização Mundial do Comércio

Notificações da Organização Mundial do Comércio Serviço Público Federal Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Março Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Março Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Março 2014 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS NO TRIMESTRE Exportações A retração das vendas da indústria do Rio Grande do Sul estiveram concentradas

Leia mais

ESCOPO DE ACREDITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA

ESCOPO DE ACREDITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA Norma de Origem: Nie-Cgcre-036 Folha: 01/05 RAZÃO SOCIAL Tipo e Nº da Acreditação UL DO BRASIL CERTIFICAÇÕES Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA OCP-0029 CONCESSÃO / ADEQUAÇÃO 1 Interruptores para instalações

Leia mais

Fevereiro , , , ,9

Fevereiro , , , ,9 BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA FEVEREIRO 2010 US$ milhões FOB EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO CORR. COMÉRCIO SALDO Período Dias Valor Média Valor Média Valor Média Valor Média Úteis p/dia útil p/dia útil p/dia útil

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 BALANÇA COMERCIAL DE SC BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 EXPORTAÇÕES CATARINENSES - As exportações catarinenses declinaram 7,44 no mês de agosto de 2015 em relação a julho, totalizando

Leia mais

Logística em Angola. Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016

Logística em Angola. Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016 Logística em Angola Comércio Bilateral Liliana Louro 23 Março 2016 Grupo Bureau Veritas A nossa identidade : Uma Empresa Global 66.500 Colaboradores 1.400 Escritórios e Laboratórios em 140 países Europa

Leia mais

Desempenho da Indústria Catarinense

Desempenho da Indústria Catarinense Desempenho da Indústria Catarinense Produção Industrial Desempenho por UF - Jan-Fev 2009/Jan-Fev 2008 % PR CE PA GO PE -3,5-7,7 RJ BA SC BR SP RS AM MG ES -8,8-9,2-12,2-13,1-13,8-16,2-17,2-17,7-20,6-22,0-27,6-31,4

Leia mais

EXPORTAÇÕES (US$ Milhões FOB) Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro. IMPORTAÇÕES (US$ Milhões FOB)

EXPORTAÇÕES (US$ Milhões FOB) Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro. IMPORTAÇÕES (US$ Milhões FOB) BALANÇA COMERCIAL DO TOCANTINS 3º Trimestre 2017 1. BALANÇA COMERCIAL DO TOCANTINS 25 13 17 15 55 EXPORTAÇÕES (US$ Milhões FOB) 2016 2017 178 163 121 123 127 91 101 98 73 79 72 53 16 Janeiro Fevereiro

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Setembro 2015 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM SETEMBRO Exportações Houve contabilização como exportação de uma plataforma de petróleo e

Leia mais

Comércio Exterior de Mato Grosso do Sul / Desempenho Industrial Dezembro 2016

Comércio Exterior de Mato Grosso do Sul / Desempenho Industrial Dezembro 2016 >> Exportações de produtos industriais Mato Grosso do Sul - Exportação de Produtos Industriais (Receita - US$) Grupos de Produtos Industriais Dezembro Janeiro a Dezembro 2015 2016 Var. % 2015 2016 Var.

Leia mais

ESCOPO DE ACREDITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA

ESCOPO DE ACREDITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA Norma de Origem: Nie-Cgcre-036 Folha: 01/05 RAZÃO SOCIAL Tipo e Nº da Acreditação UL DO BRASIL CERTIFICAÇÕES Nº ESCOPO DOCUMENTO DE REFERENCIA OCP-0029 CONCESSÃO / ADEQUAÇÃO 1 Interruptores para instalações

Leia mais

Comércio Exterior de Mato Grosso do Sul / Desempenho Industrial Outubro 2017

Comércio Exterior de Mato Grosso do Sul / Desempenho Industrial Outubro 2017 >> Exportações de produtos industriais Grupos de Produtos Industriais Outubro - US$ Janeiro a Outubro - US$ 2016 2017 Var. % 2016 2017 Var. % Celulose E Papel 62.993.126 101.054.202 60% 827.627.555 829.925.137

Leia mais

Comércio Exterior de Mato Grosso do Sul / Desempenho Industrial Setembro 2017

Comércio Exterior de Mato Grosso do Sul / Desempenho Industrial Setembro 2017 >> Exportações de produtos industriais Grupos de Produtos Industriais Setembro - US$ Janeiro a Setembro - US$ 2016 2017 Var. % 2016 2017 Var. % Celulose e Papel 88.838.727 89.926.515 1% 764.634.429 728.870.935-5%

Leia mais

Comércio Exterior de Mato Grosso do Sul / Desempenho Industrial Julho 2017

Comércio Exterior de Mato Grosso do Sul / Desempenho Industrial Julho 2017 >> Exportações de produtos industriais Grupos de Produtos Industriais Julho - US$ Janeiro a Julho - US$ 2016 2017 Var. % 2016 2017 Var. % Celulose e Papel 77.368.182 62.322.780-19% 599.758.254 564.285.249-6%

Leia mais

Índice de Preços ao Produtor

Índice de Preços ao Produtor Diretoria de Pesquisas Coordenação de Indústria Índice de Preços ao Produtor Indústrias Extrativas e de Transformação Índice de Preços ao Produtor Indústrias Extrativas e de Transformação Resultados Julho

Leia mais

EXPORTAÇÕES CATARINENSES - JULHO/2016

EXPORTAÇÕES CATARINENSES - JULHO/2016 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES EXPORTAÇÕES CATARINENSES - As exportações catarinenses diminuiram 1,5 no mês de julho de 2016 em relação a junho, totalizando US$ 658.228.265. Obtivemos uma participação

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Julho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Julho Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Julho 2013 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JULHO Exportações O principal destaque ficou por conta do aumento das vendas de tratores e de

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Novembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Novembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Novembro 2012 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM NOVEMBRO Exportações As retrações nos embarques para a China (produtos básicos e semimanfaturados)

Leia mais

EXPORTAÇÕES CATARINENSES JANEIRO/2017

EXPORTAÇÕES CATARINENSES JANEIRO/2017 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES EXPORTAÇÕES CATARINENSES As exportações catarinenses declinaram 21,7 no mês de janeiro de 2017 em relação a dezembro de 2016, totalizando US$ 564.227.428. Obtivemos

Leia mais

PRODUTOS COM CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA

PRODUTOS COM CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA Nº Programas Orgão Regulamentador PRODUTOS COM CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA Documento Legal Data DOU Orgão Fiscal Regra Especifica - RE ou Regulamento ou Requisitos de Avaliação da Conformidade - RAC Documento

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1

BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 BALANÇA COMERCIAL DE SC BALANÇA COMERCIAL EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES CATARINENSES 1 EXPORTAÇÕES CATARINENSES - As exportações catarinenses declinaram 29,7 no mês de janeiro de 2016 em relação a dezembro,

Leia mais

Agosto , , , ,9

Agosto , , , ,9 BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA AGOSTO 2010 US$ milhões FOB EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO CORR. COMÉRCIO SALDO Período Dias Valor Média Valor Média Valor Média Valor Média Úteis p/dia útil p/dia útil p/dia útil p/dia

Leia mais

ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA

ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA 1. OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA GRÁFICO B.1: OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA POR FONTE GRÁFICO B.2: OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA POR REGIÃO (*) (*) Excluindo bunkers marítimos internacionais

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Março Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Março Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Março 2015 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS NO 1º TRIMESTRE Exportações Das 24 categorias da indústria, apenas 4 apresentaram crescimento em

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Novembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Novembro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Novembro 2014 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM NOVEMBRO Exportações A base de comparação está elevada pela contabilização como exportação

Leia mais

TALK SHOW SEGURANÇA EM EDIFICAÇÕES

TALK SHOW SEGURANÇA EM EDIFICAÇÕES TALK SHOW SEGURANÇA EM EDIFICAÇÕES Alfredo Lobo / Marcos A. L. de Oliveira INMETRO ABINEE TEC 2013 4 abril 2013, Anhembi, São Paulo Inmetro Principais Atividades Metrologia Científica e Industrial Metrologia

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Agosto 2014 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM AGOSTO Exportações As retrações da Argentina (-32,8%) e dos Estados Unidos (-8,8%) explicam

Leia mais

Índice de Preços ao Produtor

Índice de Preços ao Produtor Diretoria de Pesquisas COIND Índice de Preços ao Produtor Indústrias Extrativas e de Transformação Indústrias Extrativas e de Transformação Resultados Novembro de 2016 Principais Indicadores Indústria

Leia mais

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ - FIEP Edson Campagnolo Presidente. SUPERINTENDÊNCIA DA FIEP Reinaldo Victor Tockus Superintendente

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ - FIEP Edson Campagnolo Presidente. SUPERINTENDÊNCIA DA FIEP Reinaldo Victor Tockus Superintendente FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ - FIEP Edson Campagnolo Presidente SUPERINTENDÊNCIA DA FIEP Reinaldo Victor Tockus Superintendente Marcelo Antonio Percicotti da Silva Gerente EQUIPE TÉCNICA:

Leia mais

Índice de Preços ao Produtor

Índice de Preços ao Produtor Diretoria de Pesquisas COIND Índice de Preços ao Produtor Indústrias Extrativas e de Transformação Indústrias Extrativas e de Transformação Resultados Fevereiro de 2017 Principais Indicadores Indústria

Leia mais

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense. Relatório Anual

Desempenho do Comércio Exterior Paranaense. Relatório Anual Desempenho do Comércio Exterior Paranaense Relatório Anual 2016 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ FIEP Edson Campagnolo Presidente SUPERINTENDÊNCIA DA FIEP Reinaldo Victor Tockus Superintendente

Leia mais

PERFIL DO AGRONEGÓCIO MUNDIAL

PERFIL DO AGRONEGÓCIO MUNDIAL SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DO AGRONEGÓCIO PERFIL DO AGRONEGÓCIO MUNDIAL Março/2014 2 ÍNDICE 03. Apresentação 04. População Mundial 05. População

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Outubro 2015 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM OUTUBRO Exportações A separação por categoria de atividade econômica mostra que a indústria

Leia mais