Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores."

Transcrição

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações da Organização Mundial do Comércio Esta seção apresenta as mais recentes notificações encaminhadas à Organização Mundial do Comércio (OMC), relativas á entrada em vigor de projetos de regulamentos técnicos e os procedimentos de avaliação da conformidade associados, identificadas por país emissor e número. Os textos completos dos regulamentos técnicos associados a estas notificações poderão ser obtidos no site do Inmetro, no endereço Caso o exportador deseje, poderá receber as notificações referentes aos países e produtos de seu interesse, em português, por correio eletrônico, inscrevendo-se gratuitamente no serviço Alerta Exportador! Disponível no site do Ponto Focal de Barreiras Técnicas às Exportações. Mais informações podem ser obtidas pelo barreirastecnicas@inmetro.gov.br. ARÁBIA SAUDITA G/TBT/N/SAU/970 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos gerais para a manipulação de nozes tais como: descascar; assar salgar, etc. incluindo a embalagem, transporte e armazenamento e oferta para venda. G/TBT/N/SAU/971 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos técnicos para a fabricação de pão preparado a partir de farinha de trigo. G/TBT/N/SAU/972 Propõe Regulamento Técnico sobre limites máximos para resíduos de pesticidas nos produtos agrícolas e alimentares. G/TBT/N/SAU/973 Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores. G/TBT/N/SAU/974 Propõe Regulamento Técnico que diz respeito ás variedades amargas a serem comercializadas de raízes de mandioca da espécie Manihot esculenta Crantz, of the Euphorbiaceae, após preparo e acondicionamento. ARGENTINA G/TBT/N/ARG/126/Add.2 Propõe Regulamento Técnico que altera a Resolução SC N 171/2016 mediante a Resolução SC Nº 207-E/2017 sobre produtos elétricos. Revoga a notificação G/TBT/N/ARG/126 e o adendo 1 a partir de 19 de maio de G/TBT/N/ARG/297/Add.6 Propõe Regulamento Técnico que altera a Resolução SC Nº 171/2016 mediante a Resolução Nº 207-E/2017 sobre produtos elétricos de baixa tensão. Os prazos para entrada em vigor estão indicados nos artigos 14, 15 y 16.

2 G/TBT/N/ARG/317/Corr.1 Propõe Regulamento Técnico para correção do item 4 do documento notificado como G/TBT/N/ARG/317 onde deve ser lido "produtos alimentares. G/TBT/N/ARG/318 Propõe Regulamento Técnico sobre o risco de descontinuidade permanente ou temporário no fornecimento de medicamentos. G/TBT/N/ARG/319 Propõe Regulamento Técnico sobre a obrigatoriedade de inscrição dos operadores de máquinas de fabricantes/importadores/exportadores de comprimidos no Registro Nacional de Precursores Químicos. AUSTRÁLIA G/TBT/N/AUS/100/Add.2 Propõe Regulamento Técnico que altera o Ordenamento de Concorrência e Consumidores (País de Origem) relativo à defesa automática das alegações "Made in" para todos os produtos e produtos rotulados. G/TBT/N/AUS/104/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para a emissão de um segundo documento sobre a proibição de teste de cosméticos em animais. BAREIN G/TBT/N/BHR/468 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos gerais para a manipulação de nozes tais como: descascar; assar salgar, etc. incluindo a embalagem, transporte e armazenamento e oferta para venda. G/TBT/N/BHR/469 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos técnicos para a fabricação de pão preparado a partir de farinha de trigo. G/TBT/N/BHR/470 Propõe Regulamento Técnico sobre limites máximos para resíduos de pesticidas nos produtos agrícolas e alimentares. G/TBT/N/BHR/471 Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores. G/TBT/N/BHR/472 Propõe Regulamento Técnico que diz respeito ás variedades amargas a serem comercializadas de raízes de mandioca da espécie Manihot esculenta Crantz, of the Euphorbiaceaer, após preparo e acondicionamento. BRASIL G/TBT/N/BRA/461/Add.3 Propõe Regulamento Técnico Nº 58/2017 que modificou o art. 5º da Portaria n.º 352/2012, para exigências técnicas e de avaliação da conformidade pelos fornecedores de equipamentos para aquecimento de água, de energia solar.

3 G/TBT/N/BRA/567/Add.6 Propõe Regulamento Técnico Nº 59/2017, que altera as Portarias 490/2014 e 312/2015, permitindo a emissão de declaração de fornecedor de mamadeiras e bicos quando a matéria-prima vier acompanhada de declaração de conformidade. G/TBT/N/BRA/613/Rev.1 Propõe Regulamento Técnico que revisa e define a identidade oficial, normas de qualidade para o vinho, derivados da uva e do vinho, bem como os requisitos, notificado por engano por meio do documento G/TBT/N/BRA/675. G/TBT/N/BRA/649/Corr.1 Propõe a nulidade e torna sem efeito a notificação G/TBT/N/BRA/649 que aprova medidas sanitárias que definem aditivos alimentares e auxiliares tecnológicos autorizados no setor do vinho G/TBT/N/BRA/675/Corr.1 Informamos que o conteúdo do documento G/TBT/N/BRA/675 é idêntico ao contido no documento G/TBT/N/BRA/613/Rev.1. Por conseguinte, a notificação G/TBT/N/BRA/675 é nula e sem efeito. G/TBT/N/BRA/698/Add.1 Propõe ReguIamento Técnico Nº 48/2017, com o objetivo de promover melhorias do Programa de Avaliação de Conformidade para Acessórios de Computadores e Periféricos. CANADÁ G/TBT/N/CAN/463/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para alteração dos anexos do Ordenamento sobre substâncias e medicamentos controlados para facilitar o acesso a determinadas substâncias e medicamentos. G/TBT/N/CAN/464/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para aprovação do Ordenamento alterando os regulamentos notificados sobre Drogas e Substâncias Controladas. G/TBT/N/CAN/517/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para aprovação da alteração sobre os requisitos de segurança de Alimentos e Medicamentos (Irradiação Alimentar). G/TBT/N/CAN/519 Propõe Regulamento Técnico SMSE sobre padrões de certificação de rádio RSS-247, Edição 2, que operam nas faixas MHz, ,5 MHz e MHz. G/TBT/N/CAN/520 Propõe Regulamento Técnico sobre emissões de gases de efeito estufa por parte de veículos motores e pesados e outros regras adotados ao abrigo da Lei de Proteção Ambiental do Canadá de 1999 CATAR G/TBT/N/QAT/466 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos gerais para a manipulação de nozes tais como: descascar; assar salgar, etc. incluindo a embalagem, transporte e armazenamento e oferta para venda.

4 G/TBT/N/QAT/467 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos técnicos para a fabricação de pão preparado a partir de farinha de trigo. G/TBT/N/QAT/468 Propõe Regulamento Técnico sobre limites máximos para resíduos de pesticidas nos produtos agrícolas e alimentares. G/TBT/N/QAT/469 Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores. G/TBT/N/QAT/470 Propõe Regulamento Técnico que diz respeito ás variedades amargas a serem comercializadas de raízes de mandioca da espécie Manihot esculenta Crantz, of the Euphorbiaceaer, após preparo e acondicionamento. CAZAQUISTÃO G/TBT/N/KAZ/16 Propõe alterações no Regulamento Técnico TR CU 033/2013 sobre a segurança do leite e dos produtos lácteos, relativos às regras de rotulagem dos produtos que contêm lactose. CHILE G/TBT/N/CHL/304/Add.1 Propõe aprovação do Regulamento Técnico sobre as especificações para o design do rótulo de eficiência energética para televisores, mediante a Resolução N 7/2017. G/TBT/N/CHL/305/Add.1 Propõe a aprovação do Regulamento Técnico sobre as especificações para o design do rótulo de eficiência energética para secadoras de roupas tipo tambor de uso doméstico, mediante a Resolução Nº 7/2017. G/TBT/N/CHL/306/Add.1 Propõe a aprovação do Regulamento Técnico sobre as especificações para o design do rótulo de eficiência energética para lavadora de louças de uso doméstico, mediante a Resolução N 8/2017. G/TBT/N/CHL/374/Add.1 Propõe Regulamento Técnico NCh 170:2016 aprovado e expedido mediante o Decreto Exento N 79, em vigor a partir de 08 de setembro de 2017, sobre tratamento para concreto com densidade entre 2000 kg/m3 e 2800 kg/m3. G/TBT/N/CHL/393 Propõe Regulamento Técnico sobre condições de segurança aplicáveis aos sistemas de transporte de passageiros com cabos de propulsão: teleféricos e elevadores. G/TBT/N/CHL/394 Propõe alteração do artigo 107, alínea e do Regulamento sanitário dos alimentos, Decreto Supremo Nº 977/96 do Ministério da Saúde do Técnico para facilitar a colocação de alimentos importados no país. G/TBT/N/CHL/395 Propõe a revisão do anteprojeto do Regulamento sobre emissões aplicáveis às motocicletas.

5 G/TBT/N/CHL/396 Propõe Regulamento Técnico sobre as condições técnicas e de segurança, aplicáveis aos veículos de propulsão elétrica e aqueles que contam com um trem motriz híbrido. COLÔMBIA G/TBT/N/COL/196/Add.7 Propõe Regulamento Técnico mediante a Resolução 4490/2016 expediu o Guia de Avaliação Imunogenicidade para Medicamentos Biológicos, a partir da Resolução Nº 553/2017. G/TBT/N/COL/222/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para barras de aço de baixa liga para reforço de concreto, foi acrescido do artigo 6º sobre requisitos de rotulagem e teve o prazo para comentários estendido até 28 de maio de COREIA DO SUL G/TBT/N/KOR/709 Propõe a revisão do Regulamento Técnico relativo à rotulagem dos produtos animais a fim de simplificar o método de rotulagem e evitar a confusão das obrigatoriedades. DOMINICA G/TBT/N/DMA/14 Propõe Regulamento Técnico sobre blocos de concreto pré-moldados para uso em rolamentos e paredes de alvenaria de edifícios. G/TBT/N/DMA/15 Propõe Regulamento Técnico DNS/ISO : 2001 sobre a designação, dimensões e capacidade de carga de pneus para caminhões e a ônibus. EL SALVADOR G/TBT/N/SLV/192/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para prorrogação até 29 de março de 2017 do prazo para apresentação de observações em relação ao documento notificado como G/TBT/N/SLV/192/Add.1 EMIRADOS ÁRABES UNIDOS G/TBT/N/ARE/354 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos gerais para a manipulação de nozes tais como: descascar; assar salgar, etc. incluindo a embalagem, transporte e armazenamento e oferta para venda. G/TBT/N/ARE/355 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos técnicos para a fabricação de pão preparado a partir de farinha de trigo. G/TBT/N/ARE/356 Propõe Regulamento Técnico sobre limites máximos para resíduos de pesticidas nos produtos agrícolas e alimentares.

6 G/TBT/N/ARE/357 Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores. G/TBT/N/ARE/358 Propõe Regulamento Técnico que diz respeito ás variedades amargas a serem comercializadas de raízes de mandioca da espécie Manihot esculenta Crantz, of the Euphorbiaceaer, após preparo e acondicionamento. EQUADOR G/TBT/N/ECU/54/Add.6 Propõe Regulamento Técnico RTE inen 048 (1R) sobre veículos automotores de três rodas para o transporte de passageiros e carga emitido mediante a Resolução N 17026;2017. G/TBT/N/ECU/54/Add.7 Propõe revisão do Regulamento Técnico RTE INEN 048 (2R), sobre veículos a motor de três rodas para passageiros e carga, emitida pela Resolução 17076/2017. G/TBT/N/ECU/101/Add.4 Propõe Regulamento Técnico correspondente a 3 alteração do RTE INEN 084 mediante a Resolução N 17044/2017sobre vidros de segurança para automóveis. G/TBT/N/ECU/132/Add.3 Propõe a aprovação da versão final do Regulamento Técnico RTE INEN 115 (1R) sobre acumuladores elétricos expedida mediante a Resolução N /2017. G/TBT/N/ECU/177/Add.5 Propõe a revisão do Regulamento Técnico RTE INEN 136 (1R) sobre motocicleta, emitida nos termos da Resolução 17077/2017. G/TBT/N/ECU/206/Add.2 Propõe a versão final do Regulamento Técnico RTE INEN 129 (1R) sobre filtros de óleo, diesel, gasolina e de entrada de ar para motores de combustão interna, expedida mediante a Resolução N /2017. G/TBT/N/ECU/281/Add.1 Propõe Regulamento Técnico RTE INEN 101 sobre eletrodomésticos do tipo artefatos para cozimento por indução expedido mediante a Resolução N /2017. G/TBT/N/ECU/332 Propõe Regulamento Técnico Sanitário para produtos para higiene de uso industrial e produtos alimentícios. G/TBT/N/ECU/333 Propõe Regulamento Técnico alternativo para a saúde dos alimentos processados, instalações de distribuição, comercialização, transporte, estabelecimentos de comida coletiva.

7 ESTADOS UNIDOS G/TBT/N/USA/539/Rev.1 Propõe Regulamento Técnico que revisa os requisitos de segurança para camas de criança incorporando como referência a Norma ASTM. G/TBT/N/USA/552/Rev.1/Add.4 Informa a postergação temporária para 3 de julho de 2017, da regra final do Regulamento Técnico para os procedimentos de ensaio para determinadas variedades de ar condicionado central e bombas de calor. G/TBT/N/USA/748/Add.3 Propõe Regulamento Técnico a remoção da regra final de Padrões de Segurança para Conjuntos de Ímãs do Código Federal em resposta a decisão do Tribunal de Apelações dos EUA. G/TBT/N/USA/777/Add.4 Informa a postergação da regra final para 22 de maio de 2017 do Regulamento Técnico sobre requisitos mínimos de som para veículos híbridos e elétricos. G/TBT/N/USA/827/Add.7 Informa a postergação para 22 de maio de 2017 da entrada em vigor da regra final do Regulamento Técnico sobre emissão de formaldeído para compensados de madeira. G/TBT/N/USA/828/Add.5 Informa a postergação para 22 de maio de 2017 da entrada em vigor da regra final do Regulamento Técnico para padrões de emissão de formaldeído para compensados de madeira aglomerados de média densidade. G/TBT/N/USA/972/Add.3 Propõe Regulamento Técnico para o adiamento até 21 de março de 2017 da data de vigência que estabelece normas e diretrizes revisadas da acessibilidade para as tecnologias da informação. G/TBT/N/USA/1031/Add.5 Propõe a postergação da data de vigência da regra final do Regulamento Técnico sobre produto derivado do tabaco para 18 de março de 2018 e convidar o público a oferecer comentários até 19 de maio de G/TBT/N/USA/1062/Add.4 Informa a postergação para 30 de setembro de 2017 da data efetiva da regra final do Regulamento Técnico sobre conservação de energia para ventiladores de teto. G/TBT/N/USA/1076/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para alteração dos procedimentos de certificação e ensaio para controle de emissões de contêineres portáteis de combustível. G/TBT/N/USA/1107/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para realização de audiência pública e reabertura do período de comentários sobre a atualização do Código de Construção Uniforme do Estado da Virgínia.

8 G/TBT/N/USA/1109/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para o advento de audiência pública e reabertura do período de comentários sobre o Código de Prevenção de Incêndio do Estado da Virgínia. G/TBT/N/USA/1110/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para audiência pública e reabertura do período de comentários sobre requisitos de segurança para padrões para a construção de edifícios modulares. G/TBT/N/USA/1111/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para realização de audiência pública e reabertura do período de comentários sobre dispositivo ou estrutura para divertimento aberta ao público, relacionados com o Uniform State Building Code. G/TBT/N/USA/1116/Add.5 Propõe Regulamento Técnico para a remoção das regras para exposição à Bisfenol A dos alimentos, bebidas enlatadas e engarrafadas que estabelece o prazo para comentários até 3 de abril de G/TBT/N/USA/1122/Add.3 Informa a postergação para 3 de julho de 2017 da data de vigência da regra final do Regulamento Técnico sobre materiais incorporados por referência, procedimentos de teste, para certas variedades de compressores. G/TBT/N/USA/1144/Add.6 Propõe Regulamento Técnico para adoção das alterações da parte 597 do sobre Chemical Bulk Storage (CBS), a partir de 3 de março de G/TBT/N/USA/1189/Add.4 Informa a postergação para 26 de junho de 2017 da data efetiva da regra final do Regulamento Técnico que altera o método de ensaio para determinados componentes de arrefecedor. G/TBT/N/USA/1207/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para adoção sobre estabelecer os requisitos específicos para anticongelantes utilizados em motores de combustão, em 1 de fevereiro de G/TBT/N/USA/1208/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para adoção sobre os requisitos de inspeção de combustíveis em 1 de fevereiro de G/TBT/N/USA/1216/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para confirmação da data de vigência sobre a utilização de substâncias que destroem a camada de ozônio para 23 de fevereiro de G/TBT/N/USA/1231/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para reabertura do período para comentários, até 3 de abril de 2017, para a criação de normas de classificação para obter o valor da comercialização de cebolas congeladas. G/TBT/N/USA/1248/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para vigência sobre equipamentos de rádio marítimo e afins, alterando as regras para permitir a utilização de tecnologias de comunicação mais avançadas.

9 G/TBT/N/USA/1268/Add.1 Estende o período para comentários até 19 de maio de 2017 em relação ao Regulamento Técnico sobre transporte de materiais perigosos - limites de volatilidade para produtos não refinados à base de petróleo e do tipo líquidos inflamáveis Classe 3. G/TBT/N/USA/1275/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para o adiamento temporário até 21 de março de 2017, da data de vigência da regra final que atualiza os Padrões de Eficiência Energética para edifícios residenciais. G/TBT/N/USA/1275/Add.2 Informa o adiamento para 30 de setembro de 2017 da data efetiva da regra final do Regulamento Técnico que atualiza os padrões de eficiência energética para edifícios residenciais. FEDERAÇÃO RUSSA G/TBT/N/RUS/82 Propõe Regulamento Técnico que altera o Regulamento TR CU 033/2013 sobre a segurança do leite e dos produtos lácteos. FINLÂNDIA G/TBT/N/FIN/51 Propõe Regulamento Técnico sobre sistema de ventilação no interior de novos edifícios. G/TBT/N/FIN/52 Propõe Regulamento Técnico sobre os valores numéricos dos coeficientes das formas de energia utilizadas nos edifícios. G/TBT/N/FIN/53 Propõe Regulamento Técnico sobre o desempenho energético de novos edifícios que são feitos de estruturas de parede e telhado, que a energia é usada a fim de manter as condições climáticas internas apropriadas. GEORGIA G/TBT/N/GEO/99 Propõe Regulamento Técnico Decreto N 634/2016 sobre produtos enganosos, que embora não sejam gêneros alimentícios podem ser confundidos pondo em perigo a saúde ou a segurança dos consumidores. G/TBT/N/GEO/100 Propõe Regulamento Técnico Decreto N 635/2016 sobre isqueiros resistentes a crianças e proíbe a colocação no mercado de novos tipos de isqueiros. HUNGRIA G/TBT/N/HUN/33 Propõe Regulamento Técnico que altera o Decreto do Governo Nº. 22/2009 VII.23 relativo a as regras aplicáveis à obtenção do Certificado de Conformidade de Segurança contra incêndios.

10 IÊMEN G/TBT/N/YEM/70 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos gerais para a manipulação de nozes tais como: descascar; assar salgar, etc. incluindo a embalagem, transporte e armazenamento e oferta para venda. G/TBT/N/YEM/71 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos técnicos para a fabricação de pão preparado a partir de farinha de trigo. G/TBT/N/YEM/72 Propõe Regulamento Técnico sobre limites máximos para resíduos de pesticidas nos produtos agrícolas e alimentares. G/TBT/N/YEM/73 Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores. G/TBT/N/YEM/74 Propõe Regulamento Técnico que diz respeito ás variedades amargas a serem comercializadas de raízes de mandioca da espécie "Manihot esculenta Crantz, of the Euphorbiaceae", após preparo e acondicionamento. ISRAEL G/TBT/N/ISR/943 Propõe Regulamento SI 80 sobre impermeabilização betuminosa e papelão deve ser declarado voluntário. G/TBT/N/ISR/944 Propõe Regulamento Técnico SI 977 voluntário para películas de polietileno em embalagem para o leite e para produtos lácteos líquidos. As embalagens para leite devem estar em conformidade com o Regulamento SI G/TBT/N/ISR/945 Propõe Regulamento Técnico SI 1921 que revisa os reguladores de pressão para GPL adotando a EN 16129/2013 e a ANSI/UL Oitava Edição: 25 de Maio de JAMAICA G/TBT/N/JAM/55 Propõe Regulamento Técnico o açúcar branco, granulado, seco embalado em recipientes. JAPÃO G/TBT/N/JPN/548 Propõe Regulamento Técnico para substância designada 'Shitei Yakubutsu', com base na Lei Nº 145/1960 garantindo qualidade, eficácia e segurança de produtos farmacêuticos, dispositivos médicos, produtos de terapia celular, regenerativa, genética e cosméticos. G/TBT/N/JPN/549 Propõe Regulamento Técnico sobre Ordenamento relativo à alteração parcial das regras sobre equipamentos de rádio.

11 G/TBT/N/JPN/550 Propõe Regulamento Técnico sobre o acréscimo de mais uma substância tóxica e nociva à saúde no Ordenamento sobre Substâncias Designadas. G/TBT/N/JPN/551 Propõe Regulamento Técnico sobre a alteração do padrão de rotulagem dos alimentos quanto ao local de origem dos ingredientes dos alimentos transformados. G/TBT/N/JPN/552 Propõe Regulamento Técnico que trata de ordenamento sobre a promoção do uso e distribuição da madeira e seus produtos colhidos legalmente. KUWAIT G/TBT/N/KWT/350 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos gerais para a manipulação de nozes tais como: descascar; assar salgar, etc. incluindo a embalagem, transporte e armazenamento e oferta para venda. G/TBT/N/KWT/351 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos técnicos para a fabricação de pão preparado a partir de farinha de trigo. G/TBT/N/KWT/352 Propõe Regulamento Técnico sobre limites máximos para resíduos de pesticidas nos produtos agrícolas e alimentares. G/TBT/N/KWT/353 Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores. G/TBT/N/KWT/354 Propõe Regulamento Técnico que diz respeito ás variedades amargas a serem comercializadas de raízes de mandioca da espécie Manihot esculenta Crantz, of the Euphorbiaceaer, após preparo e acondicionamento. MÉXICO G/TBT/N/MEX/10/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para respostas aos comentários sobre PROY-NOM-151-SCFI-2015 que trata dos requisitos para a conservação das mensagens de dados e digitalização de documentos. G/TBT/N/MEX/181/Add.4 Propõe alteração do Regulamento Técnico NOM-116-STPS-2009 sobre os requisitos de segurança, especificação e métodos de ensaio para purificadores de ar para uso em locais de trabalho, que sejam fabricados, comercializados, distribuídos ou importados para território nacional. G/TBT/N/MEX/222/Add.3 Propõe Regulamento Técnico para dois métodos de ensaio alternativos sobre níveis máximos permitidos para emissão de contaminantes provenientes do sistema de combustíveis para a propulsão de automotores para utilização nas normas NOM-044-SEMARNAT-2006 e NOM 076-SEMARNAT-2012.

12 G/TBT/N/MEX/279/Add.1 Propõe Regulamento Técnico para dois métodos de ensaio alternativos para estabelecer os limites máximos admissíveis de emissão dos gases dos novos motores que usam combustível diesel para a propulsão de automotores para utilização nas normas NOM-044-SEMARNAT-2006 e NOM 076-SEMARNAT G/TBT/N/MEX/300/Add.5 Propõe Regulamento Técnico para autorização temporária do método alternativo para medir o índice de cetano definido na Tabela 7 - Especificações para óleo diesel (NOM-016-CRE-2016). G/TBT/N/MEX/301/Add.2 Propõe Regulamento Técnico para publicação no Diário Oficial da Federação de 27 de Fevereiro de 2017, o Regulamento Técnico para NOM-070-SCFI-2015 sobre especificações para o MEZCAL. G/TBT/N/MEX/352 Propõe Regulamento Técnico NOM-022-SAG/FITO-2016 (NOM-022-FITO-1995) sobre especificações, critérios e procedimentos fitossanitários para as pessoas físicas que prestem serviços de tratamentos fitossanitários. G/TBT/N/MEX/353 Propõe Regulamento Técnico NOM-003-SSA (NOM-003-SSA3-2010), sobre a prática de hemodiálise. G/TBT/N/MEX/354 Propõe Regulamento Técnico PROY NOM 044 SCFI-2016 sobre instrumentos de medição para verificação de 'Watthorímetro eletromecânicos', cancelando o Regulamento NOM-044-SCFI G/TBT/N/MEX/355 Propõe Regulamento Técnico NOM-EM-007-CRE-2017 sobre as especificações e métodos de teste para medidores multifuncionais para sistemas de medição de energia elétrica. NICARÁGUA G/TBT/N/NIC/151 Propõe Regulamento Técnico NTON sobre características e especificações para carnes, embutidos e produtos derivados. NOVA ZELÂNDIA G/TBT/N/NZL/77 Propõe Regulamento Técnico para proibir ou controlar a fabricação e a venda de produtos de higiene pessoal contendo microesferas na Nova Zelândia. OMÃ G/TBT/N/OMN/291 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos gerais para a manipulação de nozes tais como: descascar; assar salgar, etc. incluindo a embalagem, transporte e armazenamento e oferta para venda.

13 G/TBT/N/OMN/292 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos técnicos para a fabricação de pão preparado a partir de farinha de trigo. G/TBT/N/OMN/293 Propõe Regulamento Técnico GSO 2530:2016 sobre requisitos de etiquetagem energética e padrão mínimo de desempenho energético para de ar condicionado. G/TBT/N/OMN/294 Propõe Regulamento Técnico sobre limites máximos para resíduos de pesticidas nos produtos agrícolas e alimentares. G/TBT/N/OMN/295 Propõe alteração do Regulamento Técnico GSO 1780:2010 sobre os requisitos para o número de identificação de veículos automotores. G/TBT/N/OMN/296 Propõe Regulamento Técnico que diz respeito ás variedades amargas a serem comercializadas de raízes de mandioca da espécie Manihot esculenta Crantz, of the Euphorbiaceaer, após preparo e acondicionamento. QUÊNIA G/TBT/N/KEN/551 Propõe Regulamento Técnico KS 104: 2017 sobre as dimensões e propriedades de perfis de aço laminado a frio de espessuras até 8 mm para uso geral. G/TBT/N/KEN/552 Propõe Regulamento Técnico KS 572: 2017 sobre dimensões nominais, de massa e propriedades básicas das seções de aço estrutural laminadas a quente, além de tolerâncias de rolamento e de corte. G/TBT/N/KEN/553 Propõe Regulamento Técnico KS 574: 2017 sobre os requisitos para malha de arame de aço duro-reforçado para o reforço do concreto. G/TBT/N/KEN/554 Propõe Regulamento Técnico KS 2177: 2017 sobre os requisitos para telas soldadas para trabalhos de engenharia geral. G/TBT/N/KEN/555 Propõe Regulamento Técnico KS 2712: 2017 sobre os requisitos para o reforço de estruturas de concreto, entregue na forma de barras, bobinas e produtos enrolados. G/TBT/N/KEN/556 Propõe Regulamento Técnico DEAS 142:2017 que especifica os requisitos e métodos de ensaio e amostragem para a vodca, abrangendo vodca aromatizada. G/TBT/N/KEN/557 Propõe Regulamento Técnico DEAS 63:2017 que especifica os requisitos e métodos de amostragem para a cerveja.

14 G/TBT/N/KEN/558 Propõe Regulamento Técnico FDEAS 138:2013 que especifica os requisitos e métodos de amostragem e de ensaio para o vinho de mesa produzido a partir de frutos. G/TBT/N/KEN/559 Propõe Regulamento Técnico DEAS 143:2017 que especifica os requisitos e métodos de amostragem e de ensaio para conhaque (brandy). G/TBT/N/KEN/560 Propõe Regulamento Técnico DEAS 109:2017 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para potable spirits produzido por fermentação dos açúcares derivados de melaço/grãos. G/TBT/N/KEN/561 Propõe Regulamento Técnico FDEAS 139:2013 que especifica os requisitos e métodos de amostragem e de ensaio do vinho enriquecido. G/TBT/N/KEN/562 Propõe Regulamento Técnico DEAS 144:2017 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para álcool neutro, purificado por destilação repetida, a ser utilizado no fabrico ou na mistura de bebidas alcoólicas. G/TBT/N/KEN/563 Propõe Regulamento Técnico DEAS 140:2017 que especifica os requisitos e métodos de amostragem e de ensaio para vinho espumante. G/TBT/N/KEN/564 Propõe Regulamento Técnico DEAS 145:2017 que especifica os requisitos e métodos de amostragem e de ensaio para gin. G/TBT/N/KEN/565 Propõe Regulamento Técnico DEAS 141:2017 que especifica os requisitos e métodos de amostragem e de ensaio para whisky. SUÍÇA G/TBT/N/CHE/216 Propõe Regulamento Técnico que revisa os requisitos relativos às instalações de telecomunicações estabelecidas pelo Conselho Federal Suíço, quanto ao uso de interfaces de rádio na Suíça. TAILÂNDIA G/TBT/N/THA/443/Add.1 Propõe Regulamento Técnico (TIS /2014) para adoção em 24 de Fevereiro de 2017 sobre lâmpadas fluorescentes compactas e entrará em vigor no prazo de 365 dias a contar da data de publicação. G/TBT/N/THA/444/Add.1 Propõe Regulamento Técnico (TIS /2014), para adoção em 24 de fevereiro de 2017 dos requisitos de segurança para lâmpadas fluorescentes compactas e entrará em vigor 365 dias após a data da sua publicação.

15 G/TBT/N/THA/472/Add.1 Propõe Regulamento Técnico TIS sobre segurança para aparelhos portáteis de cozimento adotado em 17 Fevereiro de 2017 e entrará em vigor no prazo de 180 dias a contar da data de publicação no Boletim Oficial. G/TBT/N/THA/475/Add.1 Propõe Regulamento Técnico TIS :2012 para adoção em 24 de Fevereiro de 2017 sobre conjuntos de cabos para extensão e tomadas, que entrará em vigor no prazo de 365 dias a contar da data de sua publicação. G/TBT/N/THA/477/Add.1 Propõe Regulamento Técnico (TIS ), sobre secadoras que entrará em vigor no prazo de 180 dias a contar da data de publicação no Diário Oficial (17 de agosto de 2017). TANZÂNIA G/TBT/N/TZA/78 Propõe Regulamento Técnico DEAS 63 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para cerveja. G/TBT/N/TZA/79 Propõe Regulamento Técnico DEAS 144 para os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para álcool neutro ou etílico de etanol concentrado purificado por destilação repetida, para fabrico ou mistura em bebidas alcoólicas. G/TBT/N/TZA/80 Propõe Regulamento Técnico DEAS 138: 2013 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para vinho de mesa preparado a partir de frutas. G/TBT/N/TZA/81 Propõe Regulamento Técnico DEAS 143 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para conhaque. G/TBT/N/TZA/82 Propõe Regulamento Técnico DEAS 109: 2017 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para álcool usado pela indústria de bebidas destiladas como ingrediente para a produção das marcas Premium. G/TBT/N/TZA/83 Propõe Regulamento Técnico DEAS 142 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para vodca. G/TBT/N/TZA/84 Propõe Regulamento Técnico DEAS 139: 2013 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para vinho ao qual é adicionado álcool destilado. G/TBT/N/TZA/85 Propõe Regulamento Técnico DEAS 146 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para rum. G/TBT/N/TZA/86 Propõe Regulamento Técnico DEAS 141 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para whisky.

16 G/TBT/N/TZA/87 Propõe Regulamento Técnico DEAS 145 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para gim. G/TBT/N/TZA/88 Propõe Regulamento Técnico DEAS 140 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para vinho espumante. TAIWAN G/TBT/N/TPKM/251/Add.1 Propõe Regulamento Técnico N sobre Sistema de rastreabilidade de produtos alimentícios, que entrará em vigor em 31 de julho de G/TBT/N/TPKM/255/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre os requisitos legais de inspeção para lâmpadas fluorescentes foi promulgado e entrará em vigor em 1 de janeiro de G/TBT/N/TPKM/256/Add.1 Propõe Regulamento Técnico sobre requisitos legais para 63 itens de aparelhos elétricos em vigor em 1 de janeiro de 2018, para marcação e em 1 de Janeiro de 2019 para os padrões de inspeção de segurança e desempenho. G/TBT/N/TPKM/258/Add.1 Propõe alteração do Regulamento Técnico de inspeção legal para 32 itens de produtos elétricos, promulgada em 27 de março 2017 e entrará em vigor em 1 de janeiro de G/TBT/N/TPKM/265/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que a tradução em inglês da alteração da Aprovação da Conformidade dos Dispositivos de Rádio Frequência de Telecomunicações Controladas está disponível. G/TBT/N/TPKM/265 Propõe Regulamento Técnico que altera os Regulamentos para Aprovação da Conformidade dos Dispositivos de Rádio Frequência de Telecomunicações Controladas. G/TBT/N/TPKM/266 Propõe Regulamento Técnico relativo aos requisitos de rotulagem de produtos alimentares vendidos por máquinas de venda automática. UGANDA G/TBT/N/UGA/612 Propõe Regulamento Técnico DUS 1659:2017 sobre requisitos gerais para itens de embalagem para alimentos. G/TBT/N/UGA/613 Propõe Regulamento Técnico DUS 1693:2017 que especifica os requisitos, método de amostragem e ensaio para ovos em pó obtidos a partir de ovos de aves de capoeira. G/TBT/N/UGA/614 Propõe Regulamento Técnico DUS 1672:2017 que especifica liga de cobre, barra e fio para fins elétricos gerais.

17 G/TBT/N/UGA/615 Propõe Regulamento Técnico DUS :2017 Parte: 1 que especifica os requisitos gerais, o processo de fabricação e os métodos de ensaio para tubos de aço. G/TBT/N/UGA/616 Propõe Regulamento Técnico DUS 1671:2017 para os requisitos gerais de película de envoltório plástico para utilização em contato com alimentos. G/TBT/N/UGA/617 Propõe Regulamento Técnico DUS 1677:2017 aplicáveis às pré-misturas para aves de capoeira elaboradas, utilizadas como única fonte de vitaminas e micro minerais. G/TBT/N/UGA/618 Propõe Regulamento Técnico DUS 1678:2017 que especifica os requisitos aplicáveis à pré-mistura de alimentos para gado leiteiro, compostos utilizados em alimentos para animais. G/TBT/N/UGA/619 Propõe Regulamento Técnico DUS 1702:2017 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para sementes de macadâmia e seus híbridos, destinados ao consumo humano. G/TBT/N/UGA/620 Propõe Regulamento Técnico DUS 1703:2017 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e ensaio para a macadâmia torrada de variedades bem como os seus híbridos destinados ao consumo humano. G/TBT/N/UGA/621 Propõe Regulamento Técnico DUS 1704:2017 que especifica os requisitos e métodos de amostragem e ensaio para castanha de caju. G/TBT/N/UGA/622 Propõe Regulamento Técnico DUS 1705:2017 especifica os requisitos para as castanhas de caju torradas. G/TBT/N/UGA/623 Propõe Regulamento Técnico DUS 1676:2017 especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para farinha feita a partir de feijão fava, grão de bico, lentilha amarela ou ervilha amarela, para consumo humano. G/TBT/N/UGA/624 Propõe Regulamento Técnico DUS 1684:2017 especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para iogurte à base de proteína vegetal obtido a partir de proteína isolada. G/TBT/N/UGA/625 Propõe Regulamento Técnico DUS 573:2017 especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para polidor de calçados sob a forma de pasta, líquido e creme, para a aplicação em calçados de couro. G/TBT/N/UGA/626 Propõe Regulamento Técnico DUS 1710:2017 que especifica os requisitos, métodos de amostragem e de ensaio para dois tipos de desinfetantes/higienizadores, à base de glutaraldeído para o uso geral em superfícies inanimadas.

18 UNIÃO UROPEIA G/TBT/N/EU/71/Add.1 Propõe Regulamento Técnico relativo aos dispositivos médicos, que altera a Diretiva 2001/83 /EC, o Regulamento (EC) 2002 e do Regulamento (EC) Nº 1223/2009 que revoga as Diretivas 90/385 /EEC e 93/42 /EEC. G/TBT/N/EU/72/Add.1 Propõe Regulamento relativo aos dispositivos médicos para diagnóstico in vitro que revoga a Diretiva 98/79/EC e a Decisão 2010/227/EU, foi objeto de alterações durante o processo legislativo. G/TBT/N/EU/458 Propõe Regulamento Técnico (EC) 1223/2009 que altera o anexo III relativo aos produtos cosméticos visando restringir o teor de proteína de amendoim, do óleo, os seus extratos e os seus derivados. G/TBT/N/EU/459 Propõe Regulamento Técnico sobre monitoramento de armadilhas destinadas a organismos prejudiciais contendo substâncias ativas corresponde a produtos biocidas constante do Regulamento (UE) no 528/2012. G/TBT/N/EU/460 Propõe Regulamento Técnico que altera a Diretiva atual Diretiva 2011/65/EU (RoHS 2) relativa à restrição do uso de determinadas substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos. G/TBT/N/EU/461 Propõe Regulamento Técnico que aprova o cloro ativo liberado a partir do hipoclorito de sódio como substância ativa para utilização em produtos biocidas dos tipos 1, 2, 3, 4 e 5. G/TBT/N/EU/462 Propõe Regulamento Técnico que aprova o cloro ativo liberado a partir de hipoclorito de cálcio como substância ativa existente para utilização em produtos biocidas dos produtos dos tipos 2, 3, 4 e 5. G/TBT/N/EU/463 Propõe Regulamento Técnico que aprova o cloro ativo liberado a partir do cloro como uma substância ativa existente para utilização em produtos biocidas dos tipos 2 e 5. G/TBT/N/EU/464 Propõe Regulamento Técnico que aprova o ácido pera cético produzido a partir da tetraacetiletilenodiamina e do percarbonato de sódio como substância ativa existente para utilização em produtos biocidas dos tipos 2, 3 e 4. G/TBT/N/EU/465 Propõe Regulamento Técnico que aprova o 2-octil-isotiazol-3 (2H)-ona como substância ativa para utilização em produtos biocidas do tipo de produto 8. G/TBT/N/EU/466 Propõe Regulamento Técnico que aprova a 2-metilisotiazol-3 (2H) -ona como substância ativa existente para utilização em produtos biocidas do tipo de produto 11.

19 G/TBT/N/EU/467 Propõe Regulamento Técnico que não aprova a 2-metil-l, 2-benzisotiazol-3 (2H) -ona como substância ativa para utilização em produtos biocidas do tipo 13. G/TBT/N/EU/468 Propõe Regulamento Técnico que altera a Decisão 2002/364/EC referente às exigências dos ensaios combinados antígeno/anticorpo contra HCV e técnicas de amplificação de ácidos nucleicos em ensaios qualitativos para o HIV. G/TBT/N/EU/469 Propõe Regulamento Técnico sobre a não aprovação da substância ativa beta-cipermetrina, em conformidade com o Regulamento (EC) Nº 1107/2009 quanto à colocação dos produtos fito farmacêuticos no mercado. G/TBT/N/EU/470 Propõe Regulamento Técnico sobre alteração do anexo II da Diretiva 2000/53/EC do relativa aos veículos em fim de vida útil. G/TBT/N/EU/399/Add.1 Propõe Regulamento Técnico que altera o anexo III da Diretiva 2008/98/EC do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito às propriedades perigosas do HP 14.

Como vender MAIS com base nos RECURSOS DA REGIÃO. 25 de maio de 2012 Castelo Branco Alberto Ribeiro de Almeida

Como vender MAIS com base nos RECURSOS DA REGIÃO. 25 de maio de 2012 Castelo Branco Alberto Ribeiro de Almeida Como vender MAIS com base nos RECURSOS DA REGIÃO 25 de maio de 2012 Castelo Branco Alberto Ribeiro de Almeida Regulamento (CE) 510/2006 (DOP/IGP) Regulamento (CE) 509/2006 (ETG) Regulamento (CE) 1924/2006

Leia mais

Rastreabilidade e Certificação de produtos Agro-industriais

Rastreabilidade e Certificação de produtos Agro-industriais Rastreabilidade e Certificação de produtos Agro-industriais Rodrigo R. Latado Certificação de Soja não-ogm NEGÓCIO Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão da Avaliação da Conformidade ALCA Grupo de Negociação

Leia mais

Eficiência Energética e Certificação de Edifícios

Eficiência Energética e Certificação de Edifícios Eficiência Energética e Certificação de Edifícios DIA DA ENERGIA Energias Renováveis e Eficiência Energética nos Edifícios Instituto Universitário da Maia 29 de Maio de 2015 FRANCISCO PASSOS DIREÇÃO DE

Leia mais

Setores - Produtos Importado

Setores - Produtos Importado Dados Setor Soma de 1996 Soma de 2007 Sementes 782,500.00 92,212,831.00 Cereais 34,227,662.00 9,718,570.00 Carnes - 9,364,400.00 Resíduos Metálicos 279,675.00 4,695,119.00 Leveduras 3,500.00 4,508,636.00

Leia mais

Etiquetagem Energética de Produtos Apresentação sumária

Etiquetagem Energética de Produtos Apresentação sumária Etiquetagem Energética de Produtos Apresentação sumária Junho 2014 Índice 1. A etiquetagem energética no contexto Europeu 2. Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP) 3. Produtos Etiquetados

Leia mais

Apêndice II Regulamentos sobre o saquê

Apêndice II Regulamentos sobre o saquê Apêndice II Regulamentos sobre o saquê Definição de saquê: Lei do Imposto ao Licor Artigo 3 Saquê refere-se a qualquer uma dos seguintes bebidas alcoólicas com um teor de álcool menor que 22%: a. Produto

Leia mais

Embalagens para Transporte Terrestre de Produtos Perigosos ABRE Associação Brasileira de Embalagem

Embalagens para Transporte Terrestre de Produtos Perigosos ABRE Associação Brasileira de Embalagem Embalagens para Transporte Terrestre de Produtos Perigosos ABRE Associação Brasileira de Embalagem Luciana Pellegrino Diretora Executiva 9 de outubro de 2007 Presidente Paulo Sérgio Peres 40 anos de atividade

Leia mais

GERÊNCIA DE INSPEÇÃO PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NORMAS DE CONSTRUÇÃO CARNE E DERIVADOS

GERÊNCIA DE INSPEÇÃO PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NORMAS DE CONSTRUÇÃO CARNE E DERIVADOS GERÊNCIA DE INSPEÇÃO PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NORMAS DE CONSTRUÇÃO CARNE E DERIVADOS NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA OS ESTABELECIMENTOS DE CARNE E DERIVADOS 1. O estabelecimento de produtos de origem animal

Leia mais

ENSAIO NÃO-DESTRUTIVO - LÍQUIDO PENETRANTE

ENSAIO NÃO-DESTRUTIVO - LÍQUIDO PENETRANTE ENSAIO NÃO-DESTRUTIVO - LÍQUIDO PENETRANTE Procedimento CONTEC Comissão de Normas Técnicas Esta Norma substitui e cancela a sua revisão anterior. Indicação de item, tabela ou figura alterada em relação

Leia mais

Seminário. Diretiva 98/34/CE, Diretiva 98/48/CE e Regulamento (CE) nº 764/2008: objetivos e suas implicações no Mercado Interno

Seminário. Diretiva 98/34/CE, Diretiva 98/48/CE e Regulamento (CE) nº 764/2008: objetivos e suas implicações no Mercado Interno Seminário Diretiva 98/34/CE, Diretiva 98/48/CE e Regulamento (CE) nº 764/008: objetivos e suas implicações no Mercado Interno IPQ, 30 de outubro de 013 EUROPEAN COMMISSION ENTERPRISE AND INDUSTRY DIRECTORATE-GENERAL

Leia mais

Anexo 1 - Estrutura detalhada da CNAE 2.0 (seções B, C e D): códigos e denominações

Anexo 1 - Estrutura detalhada da CNAE 2.0 (seções B, C e D): códigos e denominações (continua) B INDÚSTRIAS EXTRATIVAS 05 EXTRAÇÃO DE CARVÃO MINERAL 05.0 Extração de carvão mineral 05.00-3 Extração de carvão mineral 06 EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL 06.0 Extração de petróleo e gás

Leia mais

Etiquetagem Energética de Produtos

Etiquetagem Energética de Produtos Etiquetagem Energética de Produtos Manuel Casquiço Lisboa, 3 de Março 2016 Conteúdos Etiqueta Energética Europeia Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos: Janelas Ascensores Etiqueta Energética Promover

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO Nome do produto: Aplicação: Desmoldante líquido a base de óleo vegetal e aditivos. Utilizado na produção de prémoldados, vigas e pilares em concreto aparente Nome da empresa: Avaré Concreto

Leia mais

CERTIFICAÇÃO. Sistema de Gestão

CERTIFICAÇÃO. Sistema de Gestão CERTIFICAÇÃO Sistema de Gestão A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) tem implementados e certificados os Sistemas de Gestão da Qualidade, Segurança Alimentar e Ambiente, em alinhamento com as

Leia mais

Norma final da FSMA sobre transporte sanitário de alimentos para consumo humano e animal

Norma final da FSMA sobre transporte sanitário de alimentos para consumo humano e animal O FDA oferece esta tradução como um serviço para um grande público internacional. Esperamos que você a ache útil. Embora a agência tenha tentado obter uma tradução o mais fiel possível à versão em inglês,

Leia mais

Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011

Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011 Apresentação dos Requisitos Do Edital Inmetro nº 01/2011 Anexo B Especificações do simulador Eduardo Lopes Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Objetivos Apresentar o simulador de pista com

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. ECOWAY TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. ECOWAY TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL 1 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. No. do Documento: EC 00004 Data da Publicação: 25-11-2014 Versão: 1.30 Estado Documento:PUBLICADO 1 - IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO. ECOWAY

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 01/2011 PNAE/SEE-AL/15ª CRE ANEXO III TOTAL GERAL DA 15ª. CRE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DOS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS CEREAIS

CHAMADA PÚBLICA 01/2011 PNAE/SEE-AL/15ª CRE ANEXO III TOTAL GERAL DA 15ª. CRE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DOS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS CEREAIS ANEXO III TOTAL GERAL DA 15ª. CRE CEREAIS ARROZ BRANCO - Comum, classe longo fino, agulha, tipo 2, isento de matéria terrosa, pedras, fungos ou parasitas, livre de umidade, com grãos inteiros. Acondicionado

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRI A E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 433, DE 13 DE MAIO DE 2008.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRI A E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 433, DE 13 DE MAIO DE 2008. Portaria Nº 433, DE 13 DE MAIO DE 2008 Situação: Vigente Publicado no Diário Oficial da União de 15/05/2008, Seção 1, Página 14 Ementa: Submete à consulta pública pelo prazo de 30 (trinta) dias, a contar

Leia mais

Mercados. informação regulamentar. Hong Kong Condições Legais de Acesso ao Mercado

Mercados. informação regulamentar. Hong Kong Condições Legais de Acesso ao Mercado Mercados informação regulamentar Hong Kong Condições Legais de Acesso ao Mercado Abril 2010 Índice 1. Regime Geral de Importação 3 2. Regime de Investimento Estrangeiro 4 3. Quadro Legal 5 2 1. Regime

Leia mais

Econômico Fórmula concentrada que permite economia no gasto do produto quando diluído.

Econômico Fórmula concentrada que permite economia no gasto do produto quando diluído. Drax Desengraxante / Desengordurante Eficiente Formulação especial que garante a eficácia do produto na remoção de sujidades pesadas no piso, como graxas e óleos de equipamentos. Versátil Pode ser utilizado

Leia mais

CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LÂMPADAS LED COM DISPOSITIVO DE CONTROLE INTEGRADO À BASE

CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LÂMPADAS LED COM DISPOSITIVO DE CONTROLE INTEGRADO À BASE CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LÂMPADAS LED COM DISPOSITIVO DE CONTROLE INTEGRADO À BASE (DOCUMENTO COMPLEMENTAR AO REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 15 DE ABRIL DE 2003

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 15 DE ABRIL DE 2003 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 15 DE ABRIL DE 2003 As importações de vegetais, seus produtos, derivados e partes, subprodutos,

Leia mais

Versão 1.0 Numero da FISPQ: 000000612991 Data da revisão: 14.08.2015. Sika Superfix. : Adesivo

Versão 1.0 Numero da FISPQ: 000000612991 Data da revisão: 14.08.2015. Sika Superfix. : Adesivo SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto : Código do produto : 000000612991 Tipo de produto : líquido Uso recomendado do produto químico e restrições de uso Uso da substância / preparação

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PARA AS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO (GLP) SUMÁRIO & '!

INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PARA AS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO (GLP) SUMÁRIO & '! Página 1 de 11 SUMÁRIO! " #$ % & $! & '! $ " () % %% % ($)& $ Página 2 de 11 1. HISTÓRICO DE MUDANÇAS PÁGINA SUMÁRIO DE MUDANÇA DATA ELABORADO APROVADO Todas Liberação do documento 07/07/2001 Todas Todas

Leia mais

Controlador portátil de pressão baixa Modelo CPC2000

Controlador portátil de pressão baixa Modelo CPC2000 Tecnologia de calibração Controlador portátil de pressão baixa Modelo CPC2000 WIKA folha de dados CT 27.51 Aplicações Calibração portátil de instrumentos de medição de baixas pressões Geração de baixas

Leia mais

CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S.A. CERON PREGÃO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA ANEXO XIII DO EDITAL

CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S.A. CERON PREGÃO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA ANEXO XIII DO EDITAL Eletrobrás MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA ANEXO XIII DO EDITAL Anexo XIII do Pregão Eletrônico n 029/2009 Página 1 de 11 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA TRANSFORMADORES DE CORRENTE AUXILIARES 0,6 KV USO INTERIOR

Leia mais

SUSPENSÃO ISENÇÃO RESTITUIÇÃO

SUSPENSÃO ISENÇÃO RESTITUIÇÃO SUSPENSÃO ISENÇÃO RESTITUIÇÃO DRAWBACK 1. CONCEITO Drawback é o regime especial que consiste na importação com suspensão, isenção ou restituição dos tributos, de insumos destinados a integrar produtos

Leia mais

CERT Exceptions ED 15 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública

CERT Exceptions ED 15 pt. Exceções. Documento Explicativo. Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública CERT Exceptions ED 15 pt Exceções Documento Explicativo Válido a partir de: 02/03/2016 Distribuição: Pública Índice 1 Objetivo... 3 2 Área de Aplicação... 3 3 Definições... 3 4 Processo... 3 5 Tipos de

Leia mais

2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar?

2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar? 2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar? 3 Farm. André Cabral Contagem, 19 de Maio de 2010 Rastreabilidade É definida como a habilidade

Leia mais

PREÇOS DOS SERVIÇOS DE ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO E DE INSPEÇÃO

PREÇOS DOS SERVIÇOS DE ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO E DE INSPEÇÃO PREÇOS DOS SERVIÇOS DE ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO E DE INSPEÇÃO NORMA Nº: NIE-CGCRE-140 APROVADA EM DEZ/2015 Nº 01/07 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Histórico

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento SUMÁRIO 1. Propósito 2. Abrangência 3. Política 3.1 Princípios Fundamentais 3.2 Diretrizes Socioambientais

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO Portaria INMETRO/DIMEL/Nº 021, de 09 de março de 2005.

Leia mais

A ANVISA E O CONTROLE DOS PRODUTOS DERIVADOS DO TABACO

A ANVISA E O CONTROLE DOS PRODUTOS DERIVADOS DO TABACO A ANVISA E O CONTROLE DOS PRODUTOS DERIVADOS DO TABACO TODAS AS LEGISLAÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS NO ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.anvisa.gov.br E-mail: controle.tabaco@anvisa.gov.br A INSTITUIÇÃO A Agência Nacional

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 469 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº 469 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013. RESOLUÇÃO Nº 469 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013. Altera dispositivos e os Anexos da Resolução CONTRAN nº 402, de 26 de abril de 2012, com redação dada pelas Deliberações nº 104 de 24 de dezembro de 2010 e nº

Leia mais

REQUISITOS ESPECIFICOS DE COMPRA

REQUISITOS ESPECIFICOS DE COMPRA TIPO DE IDENTIFICAÇÃO NECESSIDADE REQUISITANTE DOR Requisitos Legais Equipamento: - Declaração de Conformidade "CE"» DL 103/2008 de 24/06 (2006/42/CE de 17/05) Equipamento Básico Meios internos/externos

Leia mais

Manutenção volante. A DDS SERVIÇOS possui muita experiência com este modelo de manutenção com resultados altamente satisfatórios.

Manutenção volante. A DDS SERVIÇOS possui muita experiência com este modelo de manutenção com resultados altamente satisfatórios. Manutenção volante O que é a Manutenção Volante? A Manutenção Volante é uma modalidade de manutenção móvel que visa atender clientes que possuam várias unidades prediais distribuídas por uma determinada

Leia mais

Guia de conformidade e segurança do Sistema MiSeq

Guia de conformidade e segurança do Sistema MiSeq Guia de conformidade e segurança do Sistema MiSeq Somente para pesquisa. Não autorizado para uso em procedimentos de diagnóstico. Histórico das revisões 2 Introdução 3 Considerações de segurança e marcações

Leia mais

ANIMAIS zoonoses (tuberculose; salmonelose; listeriose; brucelose; hidatidose BSE e outras ETT Resíduos de pesticidas e medicamentos veterinários Dioxinas Contaminação radioactiva PEIXE Metais pesados

Leia mais

NORMA DE ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS NORMATIVOS - NOR 101

NORMA DE ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS NORMATIVOS - NOR 101 ASSUNTO: Elaboração de Instrumentos Normativos MANUAL DE ORGANIZAÇÃO APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 25, de 12/05/2016 COD. VIGÊNCIA: 100 12/05/2016 NORMA DE ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS 1/10 SUMÁRIO 1 FINALIDADE...

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 17 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Syncrostim 500 UI, liofilizado e solvente para solução injetável para bovinos e ovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

Linhas de Pesquisa ENGENHARIAS III

Linhas de Pesquisa ENGENHARIAS III Projeto Isolado Descrição: de Projetos Isolados. Avaliação dos Efeitos de Pressão e Turbulência em Peixes. Avaliação numérica para otimização do sistema de distribuição de um sistema de aquecimento solar

Leia mais

Impressora Latex série 300. Garantia limitada

Impressora Latex série 300. Garantia limitada Impressora Latex série 300 Garantia limitada 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. 1 Avisos legais As informações contidas neste documento estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. As únicas

Leia mais

Qualidade e robustez aparente. Desde 1956 Movimentando Qualidade.

Qualidade e robustez aparente. Desde 1956 Movimentando Qualidade. Qualidade e robustez aparente. Desde 1956 Movimentando Qualidade. Fundada em 1956, a ZELOSO acompanhou o aumento da industrialização do país, com equipamentos hidráulicos para movimentação e força, desenvolvendo

Leia mais

Trabasil NP3. FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos Pág. 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

Trabasil NP3. FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos Pág. 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos Pág. 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Identificação do Produto Nome do Produto: 1.2 Usos relevantes identificados da substância ou mistura e usos

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio. Notificações da Organização Mundial do Comércio SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Inmetro Barreiras Técnicas ao Comércio Notificações

Leia mais

03-07-12 - Prospeto a publicar nas ofertas públicas de valores mobiliários

03-07-12 - Prospeto a publicar nas ofertas públicas de valores mobiliários 03-07-12 - Prospeto a publicar nas ofertas públicas de valores mobiliários A Comissão Europeia (CE) emitiu novas regras quanto ao formato e ao conteúdo do prospeto, do prospeto de base, do sumário, das

Leia mais

Orientações. relativas. ao tratamento de reclamações por. empresas de seguros

Orientações. relativas. ao tratamento de reclamações por. empresas de seguros EIOPA-BoS-12/069 PT Orientações relativas ao tratamento de reclamações por empresas de seguros 1/8 1. Orientações Introdução 1. Nos termos do artigo 16.º do Regulamento da EIOPA 1 (Autoridade Europeia

Leia mais

1. Identificação do produto / substância e da empresa Designação e nº de referência do produto

1. Identificação do produto / substância e da empresa Designação e nº de referência do produto 1. Identificação do produto / substância e da empresa Designação e nº de referência do produto Amortecedor Pressão de gás com gás não-inflamável (N da ONU 3164) Informação sobre o fabricante / fornecedor

Leia mais

Gás LP no Brasil: Energia limpa e abundante para o agronegócio e áreas remotas

Gás LP no Brasil: Energia limpa e abundante para o agronegócio e áreas remotas Gás LP no Brasil: Energia limpa e abundante para o agronegócio e áreas remotas O Sindigás 33 milhões de botijões entregues porta a porta mensalmente 5 bilhões em tributos arrecadados anualmente 27% Participação

Leia mais

DEFINIÇÕES RELATIVAS A BEBIDAS ALCOÓLICAS

DEFINIÇÕES RELATIVAS A BEBIDAS ALCOÓLICAS MERCOSUL/GMC/RES Nº 20/94 DEFINIÇÕES RELATIVAS A BEBIDAS ALCOÓLICAS TENDO EM VISTA: o Art. 13 do Tratado de Assunção, o Art. 10 da Decisão Nº 4/91 do Conselho do Mercado Comum, a Resolução Nº 91/93 do

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica

Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica LEI N o 8.723, DE 28 DE OUTUBRO DE 1993. Dispõe sobre a redução de emissão de poluentes por veículos automotores e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 1. A Norma NBR ISO 9001:2000 A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 A ISO International Organization for Standardization, entidade internacional responsável

Leia mais

Especi cação Técnica Cabo OPGW

Especi cação Técnica Cabo OPGW Especi cação Técnica Cabo OPGW No Especificação.: ZTT 15-48656 Revisão: DS_V.00-15/02/2016 Escrito por: Fabricante: ZTT Cable - Jiangsu Zhongtian Technology Co.,td. Gerencia Técnica Escritório Comercial

Leia mais

FONTES DE ENERGIA. Energia. [Do gr. energéia, pelo lat. energia]. 1. Maneira como se

FONTES DE ENERGIA. Energia. [Do gr. energéia, pelo lat. energia]. 1. Maneira como se Energia. [Do gr. energéia, pelo lat. energia]. 1. Maneira como se exerce uma força. 2. Força moral; firmeza. 3. Vigor, força. 4. Filos. Segundo Aristóteles, o exercício mesmo da atividade, em oposição

Leia mais

Portaria Inmetro nº 15, de 05 de janeiro de 2011.

Portaria Inmetro nº 15, de 05 de janeiro de 2011. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO Portaria Inmetro nº 15, de 05 de janeiro de 2011. O PRESIDENTE

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: PRATICE LIMPADOR Códigos internos: Pratice Limpador Cerâmica e Porcelanato - 07175 Pratice Limpador Laminados - 07176 Pratice Limpador

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB Estabelece a Política para Manutenção e Guarda do Acervo Acadêmico da Escola de Direito de Brasília

Leia mais

PROPOSTA DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS APOIO REMOTO À EXECUÇÃO DA CONTABILIDADE POC-EDUCAÇÃO

PROPOSTA DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS APOIO REMOTO À EXECUÇÃO DA CONTABILIDADE POC-EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS (DESIGNAÇÃO DA ESCOLA) dia de mês de ano SNN SERVIÇOS DE GESTÃO APLICADA, LDA ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS... 3 METODOLOGIA E CRONOGRAMA... 5 Metodologia...

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) DETERGENTE LIMPOL (Neutro, Cristal, Limão, Coco, Maçã, Chá Verde, Laranja e Caribe)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) DETERGENTE LIMPOL (Neutro, Cristal, Limão, Coco, Maçã, Chá Verde, Laranja e Caribe) Página 1 de 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Detergente Limpol Códigos internos: Neutro: 5004 (500ml) / 19008 (5L) Cristal: 5002 (500ml) Limão: 5003 (500ml) Coco: 5006 (500ml) Maçã: 5005

Leia mais

2 SUGESTÕES SETORIAIS TÊXTIL

2 SUGESTÕES SETORIAIS TÊXTIL ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO...3 2 SUGESTÕES SETORIAIS...4 Têxtil...4 Vestuário e calçados...4 Madeira...5 Papel e gráfica...5 Química...5 Borracha e plástico...6 Minerais não-metálicos...6 Metalúrgica, Produtos

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 12 / 04 / 2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do poste de aço, com seção transversal quadrada, para utilização em padrões de entrada

Leia mais

LUÍS FERNANDO PANELLI CESAR

LUÍS FERNANDO PANELLI CESAR Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO Portaria n.º 130, de 21 de março de 2016. O PRESIDENTE

Leia mais

Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO

Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1 Projeto Será um edifício residencial contendo subsolo, térreo, mezanino, 13 pavimentos tipo com 04 (quatro) apartamentos

Leia mais

Produção de doce de Abóbora

Produção de doce de Abóbora Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra Licenciatura em Engenharia Alimentar Ano lectivo 2009/2010 Processamento Geral de Alimentos Produção de doce de Abóbora Trabalho realizado

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ELÉTRICO. COREN Subseção de Floriano

MEMORIAL DESCRITIVO ELÉTRICO. COREN Subseção de Floriano MEMORIAL DESCRITIVO ELÉTRICO COREN Subseção de Floriano ÍNDICE 1. OBJETIVO 2. NORMAS TÉCNICAS 3. DESCRIÇÃO DOS SITEMAS 3.1. Entradas de energia e telefone 3.2. Quadros de distribuição local 3.3. Dispositivos

Leia mais

RESOLUÇÃO SESA nº 0318, DE 31 DE JULHO DE 2002

RESOLUÇÃO SESA nº 0318, DE 31 DE JULHO DE 2002 RESOLUÇÃO SESA nº 0318, DE 31 DE JULHO DE 2002 O SECRETÁRIO DE ESTADO DA, no uso de suas atribuições, de acordo com o disposto na Lei Federal n.º 8080/90, artigos 15, I e XI, 17, III e XI e na Lei Estadual

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nuflor Minidose 450 mg/ml solução injetável para bovinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

Procedimento do SGI PSG-17. (Rastreabilidade)

Procedimento do SGI PSG-17. (Rastreabilidade) Procedimento do SGI PSG-17 (Rastreabilidade) Índice 1. Objectivo 4 2. Campo de Aplicação 4 3. Actividades 4 3.1 1ª Actividade: Identificação e Rastreabilidade 4 3.1.1 Responsabilidades 5 3.2 2ª Actividade:

Leia mais

SISTEMA DE INFORMATIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. www.egmont.com.br (16) 3416 1995

SISTEMA DE INFORMATIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. www.egmont.com.br (16) 3416 1995 Sistema de Gerenciamento de Informações da Qualidade Visando a redução do número de papéis circulantes, mas sem perder informações ou evidências da qualidade, desenvolvemos um processo de informatização

Leia mais

Decreto Regulamentar n. º 10/2009, de 29 de Maio

Decreto Regulamentar n. º 10/2009, de 29 de Maio Decreto Regulamentar n. º 10/2009, de 29 de Maio 1 Decreto Regulamentar n.º 10/2009, de 29 de Maio Fixa a cartografia a utilizar nos instrumentos de gestão territorial, bem como na representação de quaisquer

Leia mais

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE Dispositivos Médicos para o Controlo da Diabetes - agulhas, lancetas e seringas Dispositivos Médicos para o Controlo da Diabetes 17-07-2012

Leia mais

電 動 車 輛 充 電 設 施 安 全 技 術 指 引

電 動 車 輛 充 電 設 施 安 全 技 術 指 引 電 動 車 輛 充 電 設 施 安 全 技 術 指 引 Directrizes Técnicas de Segurança de Instalações de Carregamento de Veículos Eléctricos 第 一 條 Artigo 1.º 標 的 Objecto 本 指 引 為 訂 定 安 裝 電 動 車 輛 充 電 設 施 應 遵 守 的 安 全 技 術 條 件 As presentes

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. 4ª 03/07/2009 Alteração do critério de aplicação e nos desenhos do ANEXO I.

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. 4ª 03/07/2009 Alteração do critério de aplicação e nos desenhos do ANEXO I. Especificação Sucinta de entro de Medição para 6 Medidores M-6 (Tipo ) Processo Planejamento, Ampliação e Melhoria da Rede Elétrica Atividade Planeja o Desenvolvimento da Rede ódigo Edição Data VR.-00.079

Leia mais

CARTA CONVITE Nº 11/2016

CARTA CONVITE Nº 11/2016 CARTA CONVITE Nº 11/2016 DATA:30 de maio de 2016. ABERTURA: 08 de junho de 2016. HORAS: 09:30 horas LOCAL: Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de São Martinho RS -. PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 036/016.

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA Obrigado por adquirir o Ventilador, modelos VTR500 503 505, um produto de alta tecnologia, seguro, eficiente, barato e econômico. É muito importante ler atentamente este manual de instruções, as informações

Leia mais

Código: MINV-P-003 Versão: 03 Vigência: 03/2011 Última Atualização: 02/2016

Código: MINV-P-003 Versão: 03 Vigência: 03/2011 Última Atualização: 02/2016 POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL Gerência de Riscos e Compliance Página 1 Índice 1. Objetivo... 3 2. Abrangência... 3 3. Vigência... 3 4. Conceito... 3 5. Etapas da Gestão de Risco Operacional... 4 6. Estrutura

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIA, PROGRAMA DE ALERTA E PREPARAÇÃO DE COMUNIDADES PARA EMERGÊNCIAS LOCAIS

PLANOS DE CONTINGÊNCIA, PROGRAMA DE ALERTA E PREPARAÇÃO DE COMUNIDADES PARA EMERGÊNCIAS LOCAIS PLANOS DE CONTINGÊNCIA, PROGRAMA DE ALERTA E PREPARAÇÃO DE COMUNIDADES PARA EMERGÊNCIAS LOCAIS Eduardo Lucena C. de Amorim 1 - INTRODUÇÃO IMPACTOS AMBIENTAIS O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA SOCIEDADE PONTO VERDE

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA SOCIEDADE PONTO VERDE GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA SOCIEDADE PONTO VERDE Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para

Leia mais

LEITE UHT. Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao

LEITE UHT. Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao LEITE UHT Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao LEITE UHT HISTÓRIA NO BRASIL: 1972 Boom em 1998 hoje 78% do leite líquido consumido 5

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ4012 EDITAL Nº 005/2010 1. Perfil: TR 007/2010-CGS - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICÁVEIS 3. Qualificação educacional: Graduação na área de CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

1. Introdução... 3. 2. Principais pontos de impacto da certificação... 3. 3. Entrada na Aplicação... 4. 3.1. Aplicação Não certificada...

1. Introdução... 3. 2. Principais pontos de impacto da certificação... 3. 3. Entrada na Aplicação... 4. 3.1. Aplicação Não certificada... 1. Introdução... 3 2. Principais pontos de impacto da certificação... 3 3. Entrada na Aplicação... 4 3.1. Aplicação Não certificada... 4 3.2. Aplicação Certificada... 5 3.3. Devoluções a Fornecedores e

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICO FISPQ 201. ARES DET 201

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICO FISPQ 201. ARES DET 201 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICO FISPQ 201. ARES DET 201 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME COMERCIAL DO PRODUTO: ARES DET 201 Identificação da Empresa: ARES QUÍMICA LTDA.

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA PARA A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

REGULAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA PARA A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONDIM DE BASTO REGULAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA PARA A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR I Objeto e Âmbito O presente documento define e regula o funcionamento do Sistema de Gestão

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS I - ANEXAR: -REQUERIMENTO DE INSPECAO SANITARIA, MARCADO O CAMPO ABERTURA, ASSINADO PELO RESPONSAVEL LEGAL.

LISTA DE DOCUMENTOS I - ANEXAR: -REQUERIMENTO DE INSPECAO SANITARIA, MARCADO O CAMPO ABERTURA, ASSINADO PELO RESPONSAVEL LEGAL. LISTA DE DOCUMENTOS Assunto: PRIMEIRO ALVARA SANITARIO Titulo: ABERTURA DE EMPRESA SUJEITA A FISCALIZACAO SANITARIA I - ANEXAR: -REQUERIMENTO DE INSPECAO SANITARIA, MARCADO O CAMPO ABERTURA, ASSINADO PELO

Leia mais

Instrução Normativa do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional

Instrução Normativa do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional Instrução Normativa do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional Instrução Normativa PPGA nº 05 de 05/04/2016 Aprova as Normas para Apresentação da Dissertação do Programa de Pós-graduação

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Página 1 de 5 Produto: Utilização: CLORO BECKER SPUMA Desinfetante de uso geral alcalino clorado de alta espuma indicado para a remoção de gordura em paredes pisos

Leia mais

Estudo aponta influência do código de barras e da tecnologia na decisão de compra do consumidor e na estratégia do varejo

Estudo aponta influência do código de barras e da tecnologia na decisão de compra do consumidor e na estratégia do varejo Estudo aponta influência do código de barras e da tecnologia na decisão de compra do consumidor e na estratégia do varejo Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil revela resultado da terceira edição

Leia mais

Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop

Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop Sumário Executivo Esta Nota Técnica tem por finalidade comprovar a existência de sustentação técnica e motivação econômica para estabelecer

Leia mais

Unidade de Medida A0010

Unidade de Medida A0010 Código de Identificação de Resíduos Tipo de Resíduo Descrição Unidade de Medida A0010 RESIDUO DE RESTAURANTE (RESTOS mġ DE ALIMENTOS) A0020 RESIDUO GERADO FORA PROCESSO mġ INDUSTRIAL (EMBALAGENS, ESCRI)

Leia mais

14 de maio de 2013 Belo Horizonte (MG)

14 de maio de 2013 Belo Horizonte (MG) 14 de maio de 2013 Belo Horizonte (MG) Empresa: Anglo American Trabalho premiado: Utilização de biomassa no lugar de combustível fóssil no processamento de níquel Categoria: Processo Autores: Juliana Rehfeld

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO Portaria INMETRO/DIMEL/N.º 115, de 29 de abril de 2008.

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) VANTAGE LIMPA CARPETES E TAPETES

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) VANTAGE LIMPA CARPETES E TAPETES Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 7519 (12/500 ml) Aplicação: Limpar Carpetes e Tapetes. Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110

Leia mais

BAIXA RENDA. Como a indústria e o varejo acessam este mercado? Ana Fioratti

BAIXA RENDA. Como a indústria e o varejo acessam este mercado? Ana Fioratti BAIXA RENDA Como a indústria e o varejo acessam este mercado? Ana Fioratti Experiência Global 50 anos de experiência em painéis de consumidores; Em 54 países de todo o mundo; A KantarWorldpanelempresa

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DETALHADA DO OBJETO

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DETALHADA DO OBJETO ITEM 1 CÓDIGO: 10.309 ESPECIFICAÇÃO ÓLEO DE SOJA, Tipo 1 - Embalagem com 900 ml. ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DETALHADA DO OBJETO Óleo vegetal de soja, refinado, tendo sofrido processo tecnológico adequado com

Leia mais

Dados Técnicos. DADOS DE ENTRADA Fronius Galvo 2.0-5. Potência CC máxima para cos φ=1. Máx. corrente de entrada. Min.

Dados Técnicos. DADOS DE ENTRADA Fronius Galvo 2.0-5. Potência CC máxima para cos φ=1. Máx. corrente de entrada. Min. Dados Técnicos DADOS DE ENTRADA Fronius Galvo 2.0-5 Potência CC máxima para cos φ=1 2,650 W Máx. corrente de entrada 16.6 A Máx. tensão de entrada 24.8 A Faixa de tensão MPP 165 V Min. tensão de entrada

Leia mais