PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO E GESTÃO DE CAIXA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO E GESTÃO DE CAIXA"

Transcrição

1 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO E GESTÃO DE CAIXA Aula 4: Conceitos Fundamentais para Análise de Fluxo de Caixa Autor: Rosilene Cristina Lazarim

2 SUMÁRIO A apresentação está dividida em: 1) Metodologias para apuração e análise do fluxo de caixa.

3 OBJETIVO DA DISCIPLINA E DAS AULAS Esta disciplina tem o intuito de transferir ao aluno conhecimento suficiente para entender a ferramenta fluxo de caixa. Entender a importância do fluxo de caixa, bem como os conceitos fundamentais para análise e interpretação dos dados para tomada de decisão.

4 RESUMO DO CONTEÚDO Metodologias para apuração e análise do fluxo de caixa; Fluxo de caixa operacional; Análise dos índices de viabilidade: lucratividade, rentabilidade, prazo de retorno do investimento e ponto de equilíbrio.

5 AULA 4: CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA ANÁLISE DE FLUXO DE CAIXA Seção 1 Autor: Rosilene Cristina Lazarim

6 CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA ANÁLISE DE FLUXO DE CAIXA Análise do fluxo de caixa; Caixa diferente de lucro; Atividades que alteram o valor do caixa; Entendendo as transações através do fluxo de caixa; De onde vem o dinheiro do caixa e o que deve ser feito com ele? Sobra de caixa, o que fazer?

7 CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA ANÁLISE DE FLUXO DE CAIXA Liquidez ou sobrevivência; Origens do dinheiro em caixa; Onde o dinheiro em caixa pode ser investido; Analisando a coerências das informações derivadas da análise do FC; Administrando os recursos existentes; Fazendo o caixa gerar recursos; Ciclo financeiro.

8 ANÁLISE DO FLUXO DE CAIXA As análises derivadas do fluxo de caixa devem ser coerentes e condizentes com a realidade, pois o caixa é algo real, palpável e deve-se ter em mente o que deve ser feito com ele.

9 CAIXA DIFERENTE DE LUCRO É preciso pensar o caixa, diferente do lucro; pois o lucro é composto por valores não econômicos inclusive; o caixa não, é composto apenas de valores financeiros.

10 AS ATIVIDADES QUE ALTERAM O VALOR DO CAIXA Analisar o caixa significa entender como este caixa foi afetado pelas atividades de financiamento,de investimento e operacionais.

11 ENTENDENDO AS TRANSAÇÕES ATRAVÉS DO FLUXO DE CAIXA O caixa apresentado pode ter sido influenciado pelas situações citadas anteriormente. Então, deve-se entender:

12 ENTENDENDO AS TRANSAÇÕES ATRAVÉS DO FLUXO DE CAIXA (FC) O dinheiro que está em caixa foi gerado por qual situação? Operações normais da empresa ou utilização de capital de terceiros, como empréstimos, por exemplo?

13 ENTENDER DE ONDE VEM O DINHEIRO DO CAIXA E O QUE DEVE SER FEITO COM ELE Por que é necessário fazer esta pergunta? Para que não se corra o risco de aplicar dinheiro de terceiros pensando ser da geração da empresa, tomando decisões inapropriadas.

14 SOBRA DE CAIXA: O QUE FAZER? Também é importante saber se a empresa tem dinheiro sobrando em caixa para verificar o que é mais viável no momento: pagar seus empréstimos ou investir em ativos.

15 LIQUIDEZ OU SOBREVIVÊNCIA A empresa apresenta liquidez para pagar suas contas ou está mantendo o caixa através de recursos de terceiros? Fonte figura :

16 OBSERVAR AS ORIGENS DO DINHEIRO EM CAIXA Novos sócios, integralizando o capital; Receitas não operacionais; Vendas ou prestação de serviços normais da empresa; Emissão de ações em caso de S.A.; Empréstimos.

17 OBSERVAR ONDE ESSE CAIXA PODE SER INVESTIDO Aumento de capital social; Despesas operacionais e não-operacionais; Compras de estoque; Pagamento de fornecedores; Pagamento da folha de pagamentos; Pagamento de impostos; Pagamento de empréstimos. Aquisição de ativos; Pagamento de dividendos;

18 ANALISANDO AS COERÊNCIAS DAS INFORMAÇÕES DERIVADAS DA ANÁLISE DO FC Tendo analisado de onde vem o dinheiro que está no caixa ou onde ele foi empregado, já é uma forma de analisar se há coerência e transparência ou falta delas nas transações da empresa.

19 PREVISÕES ATRAVÉS DA ANÁLISE DO CAIXA Como as empresas projetam, através da demonstração do fluxo de caixa, seu caixa por um determinado período, é possível tecer um cenário favorável para empresa também antecipado através da utilização das informações projetadas.

20 ADMINISTRANDO OS RECURSOS EXISTENTES Diante de uma situação crítica, a empresa pode se programar para: Compras de longo prazo Evitar novas contratações Diminuição de custos operacionais Diminuir os prazos de recebimento

21 FAZENDO O CAIXA GERAR RECURSOS Diante de uma situação confortável de sobra de caixa, a empresa pode optar: Investimento em ativos Novos negócios Investimento em ações Aplicações financeiras de longo prazo Aplicações financeiras de curto prazo

22 O CICLO FINANCEIRO As empresas vivem um ciclo financeiro em constante movimento. É preciso aprender a canalizar os esforços para atingir os objetivos propostos no planejamento estratégico. A grande lição da análise do fluxo de caixa é que não se cria caixa, ele simplesmente é gerado. Então, necessita-se de uma boa gestão do ciclo financeiro para que o caixa seja utilizado de maneira eficiente.

23 O CICLO FINANCEIRO Investe Poupa Produz Gasta Recebe Fonte: adaptado de Raphael Cordeiro. O Sovina e o Perdulário, Campus

24 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FREZATTI, Fábio. Contribuição para o estudo da complementariedade do lucro e do fluxo de caixa na gestão de negócios no ambiente empresarial brasileiro. São Paulo: USP, Tese de doutorado em Contabilidade. FEA, GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 12ª. ed. São Paulo: Harbra, HOJI, Masakazu. Administração financeira: uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, HOPP, João Carlos; PAULA LEITE, Hélio. O crepúsculo do lucro contábil. Revista de administração de empresas. vol. 4. São Paulo: FGV, IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de balanços. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

25 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS KROETZ, César Eduardo Stevens. Balanço social: teoria e prática. São Paulo: Atlas, LUSTROSA, Paulo Roberto Barbosa. DOAR Uma morte anunciada. FIPECAFI. Cadernos de estudos. v. 9, n.16. São Paulo, jul/dez 1997.

26 AULA 4: CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA ANÁLISE DE FLUXO DE CAIXA Seção 2 Autor: Rosilene Cristina Lazarim

27 SUMÁRIO A apresentação está dividida em: 1) Fluxo de caixa operacional.

28 OBJETIVO DA DISCIPLINA E DAS AULAS Esta disciplina tem o intuito de transferir ao aluno conhecimento suficiente para entender os itens que compõem o fluxo de caixa operacional e a forma de análise. Entender os conceitos de lucratividade e conhecer um pouco do EBITDA como ferramenta de análise.

29 RESUMO DO CONTEÚDO Metodologias para apuração e análise do fluxo de caixa; Fluxo de caixa operacional; Análise dos índices de viabilidade: lucratividade, rentabilidade, prazo de retorno do investimento e ponto de equilíbrio.

30 CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA ANÁLISE DE FLUXO DE CAIXA Fluxo de caixa operacional; EBITDA ou lajida; EBITDA: novo conceito de analisar a lucratividade; Onde encontrar o EBITDA? O que o EBITDA evita nas análises? Forma de medir o desempenho; Resultados financeiros.

31 CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA ANÁLISE DO FLUXO DE CAIXA Resultados financeiros; Operações com terceiros; Lucro líquido e o parâmetro de lucratividade; EBITDA e apoio às decisões; EBITDA e a comparabilidade dos dados.

32 FLUXO DE CAIXA OPERACIONAL O fluxo de caixa operacional é aquele gerado pelas atividades normais da empresa. Produção Vendas Serviços Juros Imposto de renda Excluindo Depreciação

33 EBTIDA OU LAJIDA A sigla Lajida em Português trata do Lucro antes dos juros, imposto de renda, depreciação e amortização, que corresponde ao EBITDA em inglês. Segundo Assaf Neto (2001), o EBITDA equivale ao conceito restrito de fluxo de caixa operacional da empresa, apurado antes do imposto de renda.

34 EBTIDA: NOVO CONCEITO DE ANALISAR A LUCRATIVIDADE Ainda sobre os conceitos de Assaf Neto (2001): As empresas vêm descobrindo indicadores tradicionais do campo das finanças, porém formulados de maneira bastante moderna e sofisticada, e disseminando seu uso de forma globalizada.

35 ONDE ENCONTRAR O EBITDA Receita de Vendas: ( - ) CPV; ( = ) Lucro bruto; ( - ) Despesas operacionais; Vendas Administrativas: ( = ) EBITDA ou lucro operacional ajustado

36 O QUE O EBITDA EVITA NAS ANÁLISES? Ele evita uma visão enganosa, por exemplo, sobre as receitas, pois nem todas as receitas registradas indicam disponibilidade instantânea de recurso. Ou seja, dizer que a receita total da empresa representa um potencial de geração de caixa estaria equivocado. E é isso que o EBITDA altera essa falsa situação.

37 FORMA DE MEDIR DESEMPENHO EBITDA se tornou uma medida de desempenho da geração de recursos próprios. Fonte figura: Clipart Windows 2003

38 RESULTADOS FINANCEIROS É importante lembrar também que, devido à desvalorização da moeda, não entra em seu cálculo nenhum tipo de resultado financeiro. Fonte figura: Clipart Windows 2003

39 OPERAÇÕES COM TERCEIROS Despesas decorrentes de operações com terceiros também não fazem parte da composição e análises do EBITDA, pois tratam-se de itens que não estão ligados ao objeto fim da empresa.

40 LUCRO LÍQUIDO E O PARÂMETRO DE LUCRATIVIDADE O lucro líquido sempre foi considerado parâmetro de lucratividade. Porém, através dos conceitos do EBITDA, o lucro não tem pleno potencial gerador de caixa. Fonte figura: Clipart Windows 2003

41 EBITDA E APOIO ÀS DECISÕES De acordo com Assaf Neto (2001), o EBITDA pode ser utilizado para apoiar decisões: Alterações na política financeira da empresa; Grau de cobertura das despesas financeiras; Estratégias financeiras; Benchmark; Viabilidade dos negócios.

42 EBITDA E APOIO ÀS DECISÕES Alterações na política financeira da empresa Recursos em nível insatisfatório Capacidade operacional de geração de caixa insatisfatória Liquidez Baixa Política financeira

43 EBITDA E APOIO ÀS DECISÕES Grau de cobertura das despesas financeiras Resultados operacionais Despesas financeiras Margem de segurança Receita para cobertura das despesas

44 EBITDA E APOIO ÀS DECISÕES Estratégias financeiras Maior volume de recursos gerados Melhor flexibilidade dos gestores Prazos Melhora Liquidez

45 EBITDA E APOIO ÀS DECISÕES Benchmark Estático - Ultrapassado Dinâmico

46 EBITDA E APOIO ÀS DECISÕES Novos negócios Desempenho do empreendimento EBITDA positivo Geração de recursos via operação da empresa Negócio atrativo

47 EBITDA E A COMPARABILIDADE DE DADOS O EBITDA é uma ferramenta que permite a comparabilidade financeira entre empresas localizadas em diferentes países, pois subtrai de seu cálculo dados que impediriam esta comparação em outros métodos.

48 EBITDA EFICÁCIA NÃO DESCARTA O USO DO LUCRO LÍQUIDO PARA OUTROS FINS Apesar da eficácia oferecida pelo EBITDA, não se deve desconsiderar o lucro líquido como um todo, pois ele é a base para o cálculo da remuneração dos acionistas.

49 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COSENZA, José Paulo. A eficácia informativa da demonstração do valor adicionado. Revista contabilidade e finanças - USP. São Paulo, out./2003. p DIÁRIO CATARINENSE. Relatório anual da administração: exercício social de Santa Catarina, 20 de mar p FREZATTI, Fábio. Contribuição para o estudo da complementariedade do lucro e do fluxo de caixa na gestão de negócios no ambiente empresarial brasileiro. São Paulo: USP, Tese de doutorado em Contabilidade. FEA, 1996.

50 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços. 6.ed. São Paulo: Atlas, MARTINS, Eliseu. Contabilidade vs Fluxo de Caixa. Caderno de estudos FIPECAFI. vol. 2. São Paulo: USP, NEVES, Silvério das; VICECONTI, Paulo Eduardo V. Contabilidade Avançada e análise das demonstrações financeiras. 15ª. ed. São Paulo: Frase Editora, 2007.

51 AULA 4: CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA ANÁLISE DE FLUXO DE CAIXA Seção 3 Autor: Rosilene Cristina Lazarim

52 SUMÁRIO A apresentação está dividida em: 1) Análise dos índices de viabilidade: lucratividade, rentabilidade, prazo de retorno do investimento e ponto de equilíbrio.

53 OBJETIVO DA DISCIPLINA E DAS AULAS Esta disciplina tem o intuito de transferir ao aluno conhecimento para entender os conceitos fundamentais para análise do Fluxo de Caixa. Entender que o fluxo de caixa oferece condições de decisão, de visão do futuro e, associado a alguns índices, oferece boas condições de gestão.

54 RESUMO DO CONTEÚDO Metodologias para apuração e análise do fluxo de caixa; Fluxo de caixa operacional; Análise dos índices de viabilidade: lucratividade, rentabilidade, prazo de retorno do investimento e ponto de equilíbrio.

55 CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA ANÁLISE DE FLUXO DE CAIXA Lucratividade; Rentabilidade; É possível ver rentabilidade? Índices de rentabilidade mais comuns; Margem bruta; Margem operacional; Margem líquida; Retorno sobre o patrimônio líquido.

56 CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA ANÁLISE DE FLUXO DE CAIXA Retorno sobre o investimento; Lucro por ação; Prazo de retorno sobre o investimento; Ponto de equilíbrio; Lucro; Margem de contribuição; e Ponto de equilíbrio de vendas.

57 LUCRATIVIDADE A lucratividade é obtida através dos ganhos sobre as vendas. Geralmente, este cálculo aparece em termos percentuais para facilitar comparações.

58 LUCRATIVIDADE Lucro total Valor das vendas

59 LUCRATIVIDADE Exemplo numérico: , ,00 Lucratividade = 0,17; ou seja 17%

60 RENTABILIDADE É o retorno da remuneração do capital investido na empresa.

61 RENTABILIDADE Lucro líquido x 100 Patrimônio líquido

62 RENTABILIDADE Rentabilidade = 10,75% x

63 É POSSÍVEL VER A LUCRATIVIDADE? O que as empresas mais querem é mostrar sua lucratividade. É possível ver este lucro quando eles superam os custos da operação.

64 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Margem bruta Lucro bruto Vendas líquidas

65 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Margem bruta =20,69%

66 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Margem operacional Lucro operacional Vendas líquidas

67 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Margem operacional = 18%

68 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Margem líquida Lucro líquido Vendas líquidas

69 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Margem líquida 15%

70 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Retorno sobre o patrimônio líquido Lucro líquido Patrimônio líquido

71 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Retorno sobre o patrimônio líquido = 10,75%

72 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Retorno sobre o investimento (ROI) Lucro líquido Ativo total

73 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Retorno sobre o investimento (ROI) = 7,67%

74 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Lucro por ação (LPA) = 288,33 Lucro líquido nº de ações

75 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Lucro por ação (LPA) = 288,

76 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Lucro por ação (LPA) Lucro líquido Nº de ações ordinárias

77 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Prazo de retorno sobre o investimento Investimento total Lucro líquido

78 ÍNDICES DE RENTABILIDADE MAIS COMUNS Prazo de retorno sobre o investimento = 9,

79 UTILIZANDO OS ÍNDICES Os índices apresentados são os mais utilizados nas análises financeiras. Podem fornecer importantes informações para tomada de decisão, lembrando sempre de tomar as decisões que melhor garantem a continuidade do negócio.

80 PONTO DE EQUILÍBRIO Acontece o ponto de equilíbrio quando as receitas totais se igualam a todos os custos fixos e os variáveis.

81 LUCRO Receitas - menos Gastos = Igual Lucro

82 LUCRO GASTO FIXO GASTO VARIÁVEL VOLUME DE PRODUÇÃO

83 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO MC = Preço unitário da venda Custo unitário variável

84 PONTO DE EQUILÍBRIO DE VENDAS PEV = Gasto fixo total Preço de venda - gasto variável

85 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRAGA, Roberto; MARQUES, José Augusto Veiga da Costa. Avaliação da liquidez das empresas através da demonstração de fluxos de caixa. Revista contabilidade e finanças FIPECAFI. vol. 14, nº 25. São Paulo: FEA, jan/abr p CARMO, Augusto Blanqui Gondim, et al. Fluxos de caixa. Revista do CRC SP. ano I, n. 3. São Paulo, dez./1997. p COSENZA, José Paulo. A eficácia informativa da demonstração do valor adicionado. Revista Contabilidade e Finanças- USP. São Paulo, out./2003. p GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 12ª. ed. São Paulo: Harbra, 2010.

86 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO E GESTÃO DE CAIXA Aula 4: Conceitos Fundamentais para Análise de Fluxo de Caixa Autor: Rosilene Cristina Lazarim

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO GESTÃO DE CAIXA

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO GESTÃO DE CAIXA PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO GESTÃO DE CAIXA PÓS-GRADUAÇÃO 2011 LEITURA FUNDAMENTAL AULA 4 CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA ANÁLISE DE FLUXO DE CAIXA ROSILENE CRISTINA LAZARIM E MARCIA SANTOS CURSINO Para citar

Leia mais

CONTABILIDADE. Prof. Me. Lucas S. Macoris

CONTABILIDADE. Prof. Me. Lucas S. Macoris CONTABILIDADE Prof. Me. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTABILIDADE Aula 1 Introdução à Contabilidade Aula 2 Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício Aula 3 Demonstração do Fluxo de

Leia mais

Rentabilidade Parte 1

Rentabilidade Parte 1 Rentabilidade Parte 1 Os índices de rentabilidade têm seu foco principalmente nas atividades econômicas da empresa, diferente dos índices estudados até o momento que tinham como principal avaliação a situação

Leia mais

[Ano] MANUAL MBA GESTÃO DO EMPRESARIAL. Universidade Cruzeiro do Sul

[Ano] MANUAL MBA GESTÃO DO EMPRESARIAL. Universidade Cruzeiro do Sul [Ano] MANUAL MBA GESTÃO DO EMPRESARIAL ALUNO 2010 Universidade Cruzeiro do Sul www.cruzeirodosul.edu.br Unidade: Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (Lucro antes dos Juros, Impostos

Leia mais

Unidade II ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES. Profa. Rachel Brandão

Unidade II ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES. Profa. Rachel Brandão Unidade II ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Profa. Rachel Brandão Indicadores econômico-financeiros Índices como indicadores: Indispensável ao analista Quantidade? Variável Amplitude e agrupamento :

Leia mais

Resumo Aula-tema 05: Gestão Contábil

Resumo Aula-tema 05: Gestão Contábil Resumo Aula-tema 05: Gestão Contábil Um dos grandes fatores limitantes ao crescimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas é a falta de conhecimento e do uso de informações gerenciais no negócio.

Leia mais

Parte I Aspectos Gerais Internos e Externos da Empresa, 1

Parte I Aspectos Gerais Internos e Externos da Empresa, 1 Sumário Prefácio, xvii Parte I Aspectos Gerais Internos e Externos da Empresa, 1 1 Identificação da empresa, 3 1.1 Interligação entre mercados e agentes, 3 1.1.1 Poupança e financiamento das empresas,

Leia mais

Tabela 13 - Composição dos Outras Obrigações de março a junho de 2017

Tabela 13 - Composição dos Outras Obrigações de março a junho de 2017 1.1.2.3 Outras Obrigações Passivo Circulante No grupo Outras Obrigações houve um aumento de 7,88%. Tabela 13 - Composição dos Outras Obrigações de março a junho de 2017 17 de 37 1.1.2.4 Passivo Não Circulante

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES. Prof. Isidro

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES. Prof. Isidro ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Isidro TRIPÉ DE DECISÕES DA EMPRESA RENTABILIADE NÍVEIS DE ANÁLISE NÍVEL INTERMEDIÁRIO ALAVANCAGM FINANCEIRA ESTRUTURA DE CAPITAL ANÁLISE DA DOAR ESTRUTURA DE

Leia mais

CONTROLADORIA II MBA Estácio 03/07/2017

CONTROLADORIA II MBA Estácio 03/07/2017 CONTROLADORIA II MBA Estácio 03/07/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTROLADORIA II Aula 1 Boas Vindas e Introdução Aula 5 Análise das Demonstrações Contábeis Aula 2 Valor de Empresas: Conceitos

Leia mais

COMPREENDENDO SUA EMPRESA PELOS SEUS NÚMEROS PROF. DR. RONI C. BONIZIO 2017

COMPREENDENDO SUA EMPRESA PELOS SEUS NÚMEROS PROF. DR. RONI C. BONIZIO 2017 COMPREENDENDO SUA EMPRESA PELOS SEUS NÚMEROS PROF. DR. RONI C. BONIZIO 2017 SEQUÊNCIA DE CURSOS COMPREENDENDO SUA EMPRESA PELOS SEUS NÚMEROS ANATOMIA DO VALOR AGREGADO GESTÃO BASEADA EM VALOR AVALIAÇÃO

Leia mais

Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada.

Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada. Coleção Resumos para 33 Concursos Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione Alexandre Ogata Contabilidade Geral 3 ª edição revista atualizada 2019 Capítulo 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE E PATRIMÔNIO 1.

Leia mais

Administração Financeira II 2016/2

Administração Financeira II 2016/2 Administração Financeira II 2016/2 Professor Me. Gleison de Abreu Pontes Bacharel em Administração de Empresas (Faculdade Politécnica de Uberlândia, 2007) Especialista em Finanças (Universidade Federal

Leia mais

CUSTOS INDUSTRIAIS INDICADORES E CUSTO META

CUSTOS INDUSTRIAIS INDICADORES E CUSTO META CUSTOS INDUSTRIAIS INDICADORES E CUSTO META IMPOSTOS SOBRE VENDAS IPI, ICMS, o ISS, a COFINS e o PIS devem ser registrados na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e aparecem como parcelas redutoras

Leia mais

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi Sumário Prefácio à 11 a edição, xvii Prefácio à 10 a edição, xix Prefácio à 9 a edição, xxi Parte I Administração financeira e mercados financeiros, 1 1 introdução à administração financeira, 3 1.1 Administração

Leia mais

Aula 7. Fluxo de caixa. Professor: Cleber Almeida de Oliveira. slide 1

Aula 7. Fluxo de caixa. Professor: Cleber Almeida de Oliveira. slide 1 Aula 7 Fluxo de caixa Professor: Cleber Almeida de Oliveira slide 1 slide 2 Figura 1 - Fluxos de caixa Elaboração da demonstração dos fluxos de caixa A demonstração dos fluxos de caixa resume o fluxo de

Leia mais

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 Sumário Prefácio à 12 a Edição, xvii Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 1 Introdução à Administração Financeira, 3 1.1 Administração financeira nas empresas, 3 1.1.1 Objetivos das

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS Wagner Viana SL 01 Oficina Objetivos Apresentar o conceito de custos, despesas, investimentos e a distinção entre gastos fixos e variáveis; Organizar e

Leia mais

Indicadores de Rentabilidade e Lucratividade. Análise Empresarial e Financeira Prof: Fernando Aprato

Indicadores de Rentabilidade e Lucratividade. Análise Empresarial e Financeira Prof: Fernando Aprato Indicadores de Rentabilidade e Lucratividade Análise Empresarial e Financeira Prof: Fernando Aprato 1. Introdução Os índices de Rentabilidade consistem em medidas estabelecidas para a mensuração do desempenho

Leia mais

Uma análise para qualquer tipo de negócio

Uma análise para qualquer tipo de negócio Modelo DuPont Uma análise para qualquer tipo de negócio Antes aplicar estes conceitos a seu negócio ou investimento, tenha em mente que o fato das demonstrações financeiras estarem auditadas garantem uma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS Wagner Viana SL 01 SL 02 SL 03 Oficina Objetivos Distinguir gestão do Fluxo de Caixa da apuração e análise de resultados; Apresentar

Leia mais

Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração e interpretação da Demonstração dos Fluxos de Caixa de acordo com a nova legislação

Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração e interpretação da Demonstração dos Fluxos de Caixa de acordo com a nova legislação Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração e interpretação da Demonstração dos Fluxos de Caixa de acordo com a nova legislação societária. Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração

Leia mais

Relatório - Plano de Ensino 04/02/ :37

Relatório - Plano de Ensino 04/02/ :37 Página: 1/5 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EMENTA A empresa e sua estrutura de informações. Análise tradicional das demonstrações contábeis. Análise avançada das demonstrações contábeis. Conclusão

Leia mais

ANÁLISE DE BALANÇOS MÓDULO 2

ANÁLISE DE BALANÇOS MÓDULO 2 ANÁLISE DE BALANÇOS MÓDULO 2 Índice Análise Através de Índices...3 1. Introdução...3 2. Índices financeiros...3 2.1 Índices de liquidez... 3 2.1.1 Liquidez corrente... 4 2.1.2 Liquidez seca... 4 2.1.3

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PPGCC FICHA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PPGCC FICHA DE DISCIPLINA FICHA DE DISCIPLINA Disciplina Análise das Demonstrações Contábeis Código Carga Horária 60 Créditos 4 Tipo: PPGCC06 Eletiva OBJETIVOS Compreender de forma crítica os métodos tradicionais e avançados de

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS... 1 1.1 Comportamento financeiro da economia... 1 1.1.1 Produção e lucro... 1 1.1.2 Inter-relação entre os aspectos econômicos e financeiros... 3 1.2 Objetivos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Matutino Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Claudio

Leia mais

Unidade IV ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Unidade IV ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Unidade IV 20 RESOLUÇÃO DE UM EXERCÍCIO COMPLETO 5 Resolução de um exercício completo elaborado conforme a legislação em vigor. Todos os demonstrativos contábeis já

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Matutino Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Claudio

Leia mais

Ao termino dos estudos desta disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos de finanças; Interpretar o desempenho financeiro do negócio.

Ao termino dos estudos desta disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos de finanças; Interpretar o desempenho financeiro do negócio. Gestão Financeira plano de ensino Área: Formação Profissional Carga horária: 80 horas/aula Ementa Fundamentos da Gestão Financeira, ambiente financeiro e conceitos financeiros. Fontes de Financiamento.

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO Solange Gaiardo Alves 1

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO Solange Gaiardo Alves 1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO Solange Gaiardo Alves 1 INTRODUÇÃO Itacir Alves da Silva 2 Esta pesquisa apresenta como tema

Leia mais

A DECISÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS ¹

A DECISÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS ¹ A DECISÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS ¹ Maria da Piedade Borges Matos ² A parcela do lucro que será destinada à distribuição aos proprietários da empresa sob a forma de dividendos ou participações não se

Leia mais

CONTABILIDADE. Prof. Me. Lucas S. Macoris

CONTABILIDADE. Prof. Me. Lucas S. Macoris CONTABILIDADE Prof. Me. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTABILIDADE Aula 1 Introdução à Contabilidade Aula 2 Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício Aula 3 Demonstração do Fluxo de

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira MÓDULO 15: Avaliação de empresas: diagnóstico empresarial Este trecho de nossa análise focaliza uma série de situações típicas que envolvem as organizações nos seus aspectos econômico-financeiros.

Leia mais

O que será visto neste tópico...

O que será visto neste tópico... FEA -USP Graduação em Ciências Contábeis EAC0511-2014/2 Turma 01 Profa. Joanília Cia 1. Introdução Tema 01 Introdução I. Evolução de Finanças II. Questões de Finanças x Oquestões Oportunidades de Carreira

Leia mais

Finanças. Prof. Milton Henrique

Finanças. Prof. Milton Henrique Finanças Prof. Milton Henrique mcouto@catolica-es.edu.br Organizações e Recursos As empresas são organizações sociais que utilizam recursos para atingir objetivos. Capital Mão de Obra Conhecimento Máquinas

Leia mais

Curso Ninjas do CFC 100% ONLINE e GRATUITO

Curso Ninjas do CFC 100% ONLINE e GRATUITO Curso Ninjas do CFC 100% ONLINE e GRATUITO Prof. Osvaldo Marques Aula 4 Demonstrações Contábeis Parte 1 Prof. Osvaldo Marques 1 DRE Demonstração do Resultado do Exercício A Demonstração do Resultado do

Leia mais

Unidade I AVALIAÇÃO DE EMPRESAS. Prof. Rubens Pardini

Unidade I AVALIAÇÃO DE EMPRESAS. Prof. Rubens Pardini Unidade I AVALIAÇÃO DE EMPRESAS Prof. Rubens Pardini Introdução No curso dos negócios existem ocasiões em que é necessário estimar, total ou parcialmente, o valor de mercado de uma empresa. Entre essas

Leia mais

22/08/2014. A Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração dos Fluxos de Caixa. Demonstração do Resultado do Exercício DRE

22/08/2014. A Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração dos Fluxos de Caixa. Demonstração do Resultado do Exercício DRE A Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração dos Fluxos de Caixa Profa. Ma. Juliana Leite Kirchner Demonstração do Resultado do Exercício DRE - A cada exercício social, a Empresa deve apurar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

Página 1 de 9 Este procedimento foi elaborado com base nas boas técnicas e doutrinas contábeis referentes ao assun to em questão. Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) - Exemplificação do m étodo direto

Leia mais

1 Classificação das Empresas e Entidades e o Ambiente Institucional, 1

1 Classificação das Empresas e Entidades e o Ambiente Institucional, 1 Prefácio à 11 a edição, xv 1 Classificação das Empresas e Entidades e o Ambiente Institucional, 1 1.1 Classificação jurídica das empresas e entidades, 1 1.1.1 Empresas com objetivos econômicos, 1 1.1.2

Leia mais

Resumo Aula-tema 05: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras I.

Resumo Aula-tema 05: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras I. Resumo Aula-tema 05: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras I. Nessa aula, vamos relembrar os métodos de análise do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, através da

Leia mais

Avaliação Financeira de Empresas e Empreendimentos Imobiliários

Avaliação Financeira de Empresas e Empreendimentos Imobiliários Curso de Especialização em Gerenciamento da Construção Civil Avaliação Financeira de Empresas e Empreendimentos Imobiliários Prof. MSC Miguel Adriano Gonçalves 1- Funções da administração financeira Setor

Leia mais

EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade

EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade Prof. Jerônimo Antunes A é uma das peças que compõe as Demonstrações Contábeis; Objetivo: apresentar a formação do lucro ou prejuízo auferido em um determinado período

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Análise das Demonstrações Contábeis

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Demonstração do Fluxo de Caixa Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) é um relatório contábil que tem por fim evidenciar as transações

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR)

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) Page 1 of 6 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) Até 31.12.2007, a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) era obrigatória para as companhias abertas e para as companhias

Leia mais

Prefácio à 7ª Edição. Prefácio. Como utilizar este livro 1 RELATÓRIOS CONTÁBEIS: OBRIGAÇÕES E AUXÍLIO À GERÊNCIA, 1

Prefácio à 7ª Edição. Prefácio. Como utilizar este livro 1 RELATÓRIOS CONTÁBEIS: OBRIGAÇÕES E AUXÍLIO À GERÊNCIA, 1 Prefácio à 7ª Edição Prefácio Como utilizar este livro 1 RELATÓRIOS CONTÁBEIS: OBRIGAÇÕES E AUXÍLIO À GERÊNCIA, 1 1.1 Importância da tomada de decisão, 1 1.1.1 Tomada de decisão no âmbito interno da empresa,

Leia mais

BALANCED SCORECARD E SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL

BALANCED SCORECARD E SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL BALANCED SCORECARD E SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL Arthur Elias Orlandin 1 Diana de Almeida e Silva 2 INTRODUÇÃO Esta pesquisa apresenta como tema central o Balanced Scorecard e sua

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Gestão Baseada em Recursos: Uma Abordagem de Gestão Econômica

Gestão Baseada em Recursos: Uma Abordagem de Gestão Econômica Gestão Baseada em Recursos: Uma Abordagem de Gestão Econômica Autores Zacarias Mendes Magibire Orientador Dalila Alves Corr a 1. Introdução Este artigo aborda uma questão preocupante e atual para a gestão

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: UM ESTUDO SOBRE A EVIDENCIAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS A LUZ DO CPC00R1 E DO CPC09

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: UM ESTUDO SOBRE A EVIDENCIAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS A LUZ DO CPC00R1 E DO CPC09 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: UM ESTUDO SOBRE A EVIDENCIAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS A LUZ DO CPC00R1 E DO CPC09 Contabilidade Financeira Autores: Eduardo Felicíssimo Lyrio Fernanda Fernandes Maceira

Leia mais

Ilustrações Roberto Bellini 76 DOM

Ilustrações Roberto Bellini 76 DOM Ilustrações Roberto Bellini 76 DOM finanças Modelo de administração do fluxo de caixa por German Torres Salazar e Virginia Izabel de Oliveira O desempenho financeiro de qualquer empresa depende de sua

Leia mais

FLUXO DE CAIXA. Roger Schmeier 1 Odir Luiz Fank 2. Palavras chave: Fluxo de Caixa, DFC, Caixa, Transações 1 INTRODUÇÃO

FLUXO DE CAIXA. Roger Schmeier 1 Odir Luiz Fank 2. Palavras chave: Fluxo de Caixa, DFC, Caixa, Transações 1 INTRODUÇÃO 1 FLUXO DE CAIXA Roger Schmeier 1 Odir Luiz Fank 2 Palavras chave: Fluxo de Caixa, DFC, Caixa, Transações 1 INTRODUÇÃO O estudo aqui apresentado visa pesquisar e apresentar informações e o funcionamento

Leia mais

1.1 Fórmula: Ativo Circulante Passivo Circulante. 1.2 Unidade: número (R$)

1.1 Fórmula: Ativo Circulante Passivo Circulante. 1.2 Unidade: número (R$) Ficha número 01 Indicador: Índice de liquidez Corrente Objetivo: Avaliar a capacidade da empresa em honrar suas obrigações correntes no vencimento 1.1 Fórmula: Ativo Circulante Passivo Circulante 1.2 Unidade:

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARÁ

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARÁ 1) Marque a alternativa que contém o item que não integra a Demonstração do Resultado do Exercício: a) Devolução de Vendas. b) Receitas Financeiras. c) Ajustes de Exercícios Anteriores. d) Variações Monetárias

Leia mais

EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS

EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS CUSTOS E DESPESAS EM NEGÓCIOS DOIS CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS ECONÔMICO BENS / PATRIMÔNIO RESULTADOS FINANCEIRO DINHEIRO PAGAMENTOS / RECEBIMENTOS LUCROS / PREJUÍZOS TESOURARIA/ CAIXA PROCESSOS DECISÓRIOS

Leia mais

Contabilidade Geral. Alexandre Ogata. 2ª edição Revista e atualizada

Contabilidade Geral. Alexandre Ogata. 2ª edição Revista e atualizada Alexandre Ogata 33 Contabilidade Geral 2ª edição Revista e atualizada 201 000_Resumos p conc v33 -Ogata -Contabilidade Geral-2ed_BOOK.indb 3 25/08/2017 10:21:00 Capítulo 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE E PATRIMÔNIO

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Aula 9- Unidade II - A análise tradicional das demonstrações contábeis. Prof.

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Aula 9- Unidade II - A análise tradicional das demonstrações contábeis. Prof. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Aula 9- Unidade II - A análise tradicional das demonstrações contábeis Prof.: Marcelo Valverde Unidade II. Análise tradicional das demonstrações contábeis 2.4. Análise

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES JUNHO 2016 DANISIO COSTA LIMA BARBOSA

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES JUNHO 2016 DANISIO COSTA LIMA BARBOSA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES JUNHO 2016 DANISIO COSTA LIMA BARBOSA AGENDA Introdução Consultas bibliográficas Itens de atenção Informações de qualidade Informações comparáveis Comparações Usuários Índices

Leia mais

Análise vertical e horizontal Análise por índices

Análise vertical e horizontal Análise por índices Capítulo Uma pergunta importante... Pensando sobre alguns pontos Análise de Informações Contábeis O que podemos fazer para extrair maiores informações dos demonstrativos contáveis? LIQUIDEZ RETORNO RISCO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Professor: Luis Guilherme Magalhães professor@luisguilherme.adm.br www.luisguilherme.adm.br (62) 9607-2031 OS RELATÓRIOS DA As empresas com ação na bolsa de valores têm a obrigação de publicação de seus

Leia mais

No segundo trimestre de 2015, ocorreu a transferência do controle societário da DEB Pequenas Centrais Hidrelétricas Ltda para a Companhia.

No segundo trimestre de 2015, ocorreu a transferência do controle societário da DEB Pequenas Centrais Hidrelétricas Ltda para a Companhia. COMENTÁRIO DO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO PERÍODOS DE 1º DE ABRIL A 30 DE JUNHO DE 2015 E 2014 (Em milhares de reais, exceto quando indicado de outra forma) No segundo trimestre de 2015, ocorreu a

Leia mais

Alfredo Preto Neto Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Alfredo Preto Neto Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Alfredo Preto Neto Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Medindo Resultados Medir o desempenho da empresa é fundamental para o sucesso e a boa gestão. Não se trata apenas de uma boa prática gerencial,

Leia mais

Curso de Administração

Curso de Administração Curso de Administração ADM-217 Gestão Aula 6 equilíbrio, alavancagem operacional e financeira Prof. Cleber Almeida de Oliveira Universidade Gama Filho 2012 ADM-217 Prof: Cleber Almeida de Oliveira 1 OBJETIVO

Leia mais

Caderno de Prova A01, Tipo 005

Caderno de Prova A01, Tipo 005 PROVA OBJETIVA P2 CONHECIMENTOS BÁSICOS Contabilidade Geral 1. Em 30/11/2017, a empresa TecnoBite, que atua no setor de revenda de computadores, apresentava a seguinte situação patrimonial: Caixa e Equivalentes

Leia mais

PROVA DE CONTABILIDADE. Em relação às receitas extra-orçamentárias, é correto afirmar, EXCETO:

PROVA DE CONTABILIDADE. Em relação às receitas extra-orçamentárias, é correto afirmar, EXCETO: 18 PROVA DE CONTABILIDADE QUESTÃO 41 Em relação às receitas extra-orçamentárias, é correto afirmar, EXCETO: a) Compreende os recebimentos efetuados e os provenientes de apropriação da despesa orçamentária,

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Objetivo: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Analise de Balanços: Estudo da situação patrimonial da entidade, através da decomposição, comparação e interpretação do

Leia mais

Liquidez Corrente = Liquidez Seca

Liquidez Corrente = Liquidez Seca Os índices de liquidez ou indicadores de liquidez são elementos utilizados pelos analistas para avaliação da situação financeira da empresa, além das análises vertical e horizonta, esse é um elemento importante

Leia mais

Contabilidade CRISE. Planejamento Financeiro 25/08/2016. Escreve, oficializa É a ciência que registra os

Contabilidade CRISE. Planejamento Financeiro 25/08/2016. Escreve, oficializa É a ciência que registra os CRISE Contabilidade Escreve, oficializa É a ciência que registra os Possuem denominador financeiro comum acontecimentos verificados no patrimônio de uma entidade Conjunto de bens direitos e obrigações

Leia mais

Princípios de Finanças MBA Estácio 22/06/2017

Princípios de Finanças MBA Estácio 22/06/2017 Princípios de Finanças MBA Estácio 22/06/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA Princípios de Finanças Aula 1 Boas vindas e Introdução Aula 5 Contabilidade Gerencial Aula 2 Conceitos de Contabilidade

Leia mais

LAUDO ECONÔMICO-FINANCEIRO OFFICE SHOP - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS LTDA.

LAUDO ECONÔMICO-FINANCEIRO OFFICE SHOP - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS LTDA. LAUDO ECONÔMICO-FINANCEIRO OFFICE SHOP - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS LTDA. DEZEMBRO DE 2016 1 DO MÉTODO O presente Laudo foi elaborado a partir de projeções econômicas e financeiras publicadas pelo

Leia mais

FORMAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PADRÃO DE RESPOSTA (2 a FASE)

FORMAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PADRÃO DE RESPOSTA (2 a FASE) Questão n o 1 a) Pontos de equilíbrio contábil, econômico e financeiro: PEC = CDF 8.000.000 = 400.000 U MCU 20 PEE = CDF + LD 8.000.000 + 200.000 410.000 U MCU 20 PEF = CDF DND 8.000.000 800.000 = 360.000

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

3. Sobre as 5 Forças de Porter é correto dizer:

3. Sobre as 5 Forças de Porter é correto dizer: Quizz #1 ESTRATÉGIA - GABARITO 1. Qual das alternativas abaixo é incorreta sobre a matriz SWOT da VW? a) Uma fraqueza da empresa é a crescente pressão para utilização de transporte público frente a crise

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DA COMPANHIA AZUL S.A. Nícolas Rérison Bibiano Margarida Peres 1 Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni 2

INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DA COMPANHIA AZUL S.A. Nícolas Rérison Bibiano Margarida Peres 1 Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni 2 INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DA COMPANHIA AZUL S.A. Nícolas Rérison Bibiano Margarida Peres 1 Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni 2 1 INTRODUÇÃO Os indicadores econômico-financeiros são instrumentos

Leia mais

NPC - NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTABILIDADE

NPC - NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTABILIDADE NPC - NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTABILIDADE NPC 20 - Pronunciamento do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - IBRACON nº 20 de 30/04/1999 Princípios Contábeis Aplicáveis Demonstração dos Fluxos

Leia mais

Taxes, Depreciation/Depletion

Taxes, Depreciation/Depletion Earning Before Interests, Taxes, Depreciation/Depletion and Amortization por Prof. Flávio S. Ferreira Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação/Exaustão e Amortização por Prof. Flávio S. Ferreira 1

Leia mais

Demonstrações Contábeis

Demonstrações Contábeis Demonstrações Contábeis Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : Contabilidade Geral 1 Frase do dia! Faça o melhor que você puder: O Resultado virá na mesma proporção Mahatma Gandhi 2 Unidade ao vivo 7 DFC

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES DISCURSIVAS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES DISCURSIVAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO 37 O estudante deverá: a) Elaborar corretamente os balanços, ajustando os dados (valor 3,0 pontos) ATIVO 2.004 2.005 PASSIVO + PL 2.004 2.005 Circulante

Leia mais

TCU - Aula 03 C. Geral III

TCU - Aula 03 C. Geral III Sumário 1 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão 051 Critérios de avaliação de ativos... 2 2 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão 052 Critérios de Avaliação de Ativos... 2 3 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão

Leia mais

Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANEJAMENTO FINANCEIRO E O SEU NEGÓCIO Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE AGENDA O que é planejamento financeiro? Qual a importância e quais são os benefícios e resultados

Leia mais

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel Custos e Formação de Preços Prof.ª Rachel Formação de preços Preço de venda Fator : Que influencia o cliente em suas decisões de compra. Empresas : Precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor

Leia mais

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. MÓDULO DE QUESTÕES DE CONTABILIDADE

Leia mais

Nivelamento de Conceitos Contábeis

Nivelamento de Conceitos Contábeis Nivelamento de Conceitos Contábeis Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial - BP Demonstração de Resultado do Exercício - DRE Demonstração dos Fluxos de Caixa DFC Substituiu a Demonstração das Origens

Leia mais

Unidade I INTERPRETAÇÃO DAS. Prof. Walter Dominas

Unidade I INTERPRETAÇÃO DAS. Prof. Walter Dominas Unidade I INTERPRETAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Walter Dominas Introdução No curso dos negócios existem ocasiões em que é necessário estimar total ou parcialmente o valor de mercado de uma empresa.

Leia mais

ESTRUTURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ESTRUTURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS O me nance intere das em mons as ins gestor ALEXANDRE ALCANTARA DA SILVA sobre patrim se, e a jam, a conce ou mu Este l duz o ESTRUTURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 4a EDIÇÃO AMPLIADA

Leia mais

Sumário XIII. Sumário

Sumário XIII. Sumário Sumário XIII Sumário 1 RELATÓRIOS CONTÁBEIS: OBRIGAÇÕES E AUXÍLIO À GERÊNCIA... 1 1.1 Importância da tomada de decisão... 1 1.1.1 Tomada de decisão no âmbito interno da empresa... 1 1.1.2 Má gestão administrativa...

Leia mais

15/07/2014. Empreendedorismo ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II. Objetivos de Aprendizagem. Atuação Empreendedora

15/07/2014. Empreendedorismo ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II. Objetivos de Aprendizagem. Atuação Empreendedora Empreendedorismo Atuação Empreendedora Professor Mestre Humberto Fernandes Villela ASPECTOS LEGAIS: ESTRUTURA DE CAPITALIZAÇÃO PLANO FINANCEIRO PARTE II Objetivos de Aprendizagem Ao final deste módulo

Leia mais

ORÇAMENTO EMPRESARIAL Unidade Orçamento Empresarial Valor: /

ORÇAMENTO EMPRESARIAL Unidade Orçamento Empresarial Valor: / 1. Orçamento de Vendas Elabore o Orçamento Empresarial da Empresa Floripa S.A. A empresa Floripa estima um volume de vendas de 3.000 unidades no primeiro mês, com um histórico de incremento de 500 unidades

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA FINANCEIRA POR MEIO DE ÍNDICES E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

TÍTULO: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA FINANCEIRA POR MEIO DE ÍNDICES E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS TÍTULO: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA FINANCEIRA POR MEIO DE ÍNDICES E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE BARRETOS AUTOR(ES):

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira Capítulo 5 Alavancagem Financeira 1 Análises de Desempenho: Grau de Alavancagem Objetivos deste capítulo Apresentar aos alunos

Leia mais

4 ApurAção InstAntâneA de resultados econômicos

4 ApurAção InstAntâneA de resultados econômicos 4 Apuração Instantânea de Resultados Econômicos Se observarmos bem, os contadores estão utilizando o computador para elaborar, não só o balancete como também outras demonstrações financeiras como a Demonstração

Leia mais

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Correção Exercícios de Fixação 2- Utilizando os dados apresentados pela Cia ABC no exemplo, na data de 20X0, considere que

Leia mais

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel Custos e Formação de Preços Prof.ª Rachel Formação de preços Preço de venda Fator : Que influencia o cliente em suas decisões de compra. Empresas : Precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor

Leia mais

MBA em Finanças e Controladoria. Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 07 Tipos de Avaliação

MBA em Finanças e Controladoria. Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 07 Tipos de Avaliação MBA em Finanças e Controladoria Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 07 Tipos de Avaliação Objetivos do Tópico 07 20h Objetivo Conhecer os principais métodos de avaliação e calcular o valor

Leia mais

SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II

SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II Prof. Marcelo A. Trindade Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de São Carlos - USP Sala 2º andar Prédio Engenharia Mecatrônica (ramal

Leia mais