Habilidades. Raciocínio Crítico Raciocínio Abstrato. Raciocínio. Reflexivo Lógico Ponderado, Controlado Baseado em Fatos Realista.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Habilidades. Raciocínio Crítico Raciocínio Abstrato. Raciocínio. Reflexivo Lógico Ponderado, Controlado Baseado em Fatos Realista."

Transcrição

1 1/8 Hiring Manager Report Norma Latin America 7/5/2012 Pontos Fortes em Potencial Ela tem uma sólida capacidade para entender informações abstratas, não-verbais e para resolver problemas em situações novas. Ela é auto-confiante e provavelmente sente-se à vontade para usar seu próprio julgamento e assumir a responsabilidade por suas ações. Ela parece ter bastante interesse em socializar-se e pode ficar muito à vontade em situações que envolvam socialização. É provável que ela seja assertiva e goste de influenciar os outros. Pontos Fracos em Potencial Ela aparenta ser impulsiva e é provável que tome decisões demasiadamente rápidas. Ele pode ser teimosa. Ela pode tender a pensar em termos de preto-ou-branco. Sua motivação e ritmo de trabalho parecem ser baixos. Ela pode ser mais "falar" do que "fazer". Ela pode adiar muito as coisas e lhe falta o sentido de urgência. Ela pode ser um pouco sensível ou ressentida quando criticada. Ela pode demonstrar irritação e mau humor. Ela pode ser agressiva, competitiva ou desagradável no seu trato com os outros. Suas atitudes em relação às pessoas aparentam ser negativas. É provável que seja cautelosa e lenta para confiar em pessoas. Outros Ela pode preferir não ter de fazer tarefas que exijam detalhes. Ela pode rejeitar a adaptação como um objetivo em si. Habilidades Raciocínio Crítico Raciocínio Abstrato Raciocínio Reflexivo Lógico Ponderado, Controlado Baseado em Fatos Realista Trabalho Ritmo de Trabalho Autossuficiência Planejamento e Organização Multitarefa Necessidade para Conclusão de Tarefas Aceitação de Controle Tolerância à Frustração Necessidade de Liberdade Necessidade de Reconhecimento Orientação para Detalhes Relacionamentos Sociabilidade Necessidade de Ser Estimado(a) Positividade com relação às Pessoas Observador Otimismo Adaptação Cultural Outros Reação Positiva Fator 1 Reação Positiva Fator 2

2 2/8 Modelo de Competência: Julgamento Decisivo Tomar boas decisões de maneira oportuna e confiante. Planejamento e Organização Organizar e planejar eficazmente o trabalho de acordo com as necessidades organizacionais, através da definição de metas, e previsão das necessidades e prioridades. Obtenção de Resultados Manter um nível elevado de compromiso em conseguir pessoalmente que as coisas sejam realizadas. Atendimento ao Cliente Reconhecer e compreeder as necessidades dos clientes, e atendê-las de forma que excedam as expectativas dos mesmos. Flexibilidade Tratar com eficaz de problemas, as pressões e estresses relacionados ao trabalho, de maneira profissional e positiva. Persuasão de Compra Convencer outros a comprar um produto ou serviço. Administração de Relacionamentos Desenvolver e manter relacionamentos positivos com indivíduos fora do seu grupo de trabalho. Negociação Identificar as necessidades e motivos de ambas as partes, e empenhar-se por acordos mutuamente benéficos. Habilidades de Apresentação* Ter habilidade para comunicar eficazmente a uma platéia num encontro formal. Perspicácia Funcional* Ter capacidades, conhecimentos e habilidades necessárias para ser eficaz dentro do conteúdo funcional específico de uma função. * As competências não fortemente auxiliadas ou dificultadas pelas características de personalidade medidas pelo ASSESS. O ASSESS não faz julgamentos dessas competências.

3 3/8 Julgamento Decisivo Obstáculos Problemas em potencial Ajuda Pontuação do Candidato Baseado em Fatos Realista Ponderado, Controlado Autossuficiência Descreva alguma das decisões que você tomou recentemente que tiveram um efeito importante nos seus negócios ou nas pessoas envolvidas. Como você tomou suas decisões? Como você equilibrou as pressões de prazo e tomou a decisão certa? Você mudou sua decisão depois de tê-la tomado? Por quê ou por que não? Fale sobre alguma vez em que você decidiu adotar uma solução existente, quando uma abordagem nova ou diferente teria sido melhor. Por que isso aconteceu? (Existe uma dependência demasiada de soluções passadas?) Fale sobre alguma vez em que você tomou uma decisão rápida e as coisas não aconteceram da forma esperada. Quais os fatores que faltaram? (Há muita ênfase na rapidez da decisão à custa da qualidade? Quanto você envolve os outros ao tomar uma decisão? Como isso varia de acordo com as circunstâncias? (Observe se existe um excesso desnecessário de dependência em si mesmo, em lugar de depender dos outros.) Planejamento e Organização Obstáculos Problemas em potencial Ajuda Pontuação do Candidato Lógico Realista Planejamento e Organização Multitarefa Fale-me sobre um projeto ou iniciativa bem sucedida na qual você teve a responsabilidade de planejar e organizar. O que você fez? Por que este projeto foi bem sucedido? Fale-me sobre um projeto no qual você teve a responsabilidade de planejar, e organizar mas que não foi tão bem assim. O que você fez? O que você poderia ter feito melhor? Descreva situações que ilustrem o tipo de técnicas que você usa para se manter organizado(a) e concentrado(a) em seu próprio trabalho. (Observe se existe habilidade em manter o trabalho organizado.)

4 4/8 Obtenção de Resultados Obstáculos Problemas em potencial Ajuda Pontuação do Candidato Ritmo de Trabalho Autossuficiência Necessidade para Conclusão de Tarefas Realista Descreva duas situações recentes nas quais você atingiu um objetivo agressivo. Que tipo de obstáculos você enfrentou? Como você os superou? Descreva uma situação em que você não conseguiu atingir um objetivo agressivo. Por que isto aconteceu? Tolerância à Frustração Fale sobre algum de seus projetos com prazo agressivo para o seu término. Como você conseguiu concluí-lo? (Observe se existe habilidade em executar as coisas rapidamente) Descreva duas situações em que você não foi capaz de levar um projeto até o fim. O que aconteceu? Por quê? (Observe se existe persistência de ir até o fim naquilo a que se comprometeu.) Atendimento ao Cliente Obstáculos Problemas em potencial Ajuda Pontuação do Candidato Sociabilidade Necessidade de Ser Estimado (a) Positividade com relação às Pessoas Otimismo Fale-me sobre empregos que você teve que requeriam que você servisse, ou então interagisse com clientes. Qual foi o seu papel? O que você fez? Descreva-me várias situações onde você entregou um serviço com alta qualidade para o cliente. O que você fez? Qual foi a resposta do cliente? Descreva várias situações onde você foi incapaz de agradar um cliente. O que aconteceu? Como você resolveu a situação? Os clientes podem ser difíceis às vezes. Fale sobre duas situações recentes em que você lidou com um cliente difícil e exigente. O que aconteceu? Como você lidou com a situação? (O(A) candidato(o)buscou harmonia e acalmou o cliente ou o(a) candidato(a) respondeu com raiva e hostilidade?) Descreva alguma vez em que você sentiu que um cliente levou vantagem de você ou sua empresa. Qual foi a situação? O que você ou sua empresa poderia fazer para evitar que isso aconteça no futuro? (Observe se existe tendência de esperar pelo pior dos clientes. Será que o(a) candidato(a) terá o cuidado de evitar essas expectativas e não ter a disposição de oferecer um serviço especial?) Fale sobre as vezes em que você sentiu que o cliente estava criticando você: ou a sua empresa injustamente. Quais foram essas situações? Como você lidou com elas? (Observe se existe habilidade em responder apropriadamente a críticas e feedback negativos). Fale sobre as vezes que você disse ou fez algo a um cliente e que se arrependeu depois. Quais foram as situações? O que você fez ou disse? Como o cliente reagiu?(observe se existe habilidade em controlar as palavras e ações ao lidar com os clientes.)

5 5/8 Flexibilidade Obstáculos Problemas em potencial Ajuda Pontuação do Candidato Otimismo Fale-me sobre duas situações nas quais você experimentou pressão, e estresse no trabalho. Quais foram as circunstâncias? Como você reagiu? Como que alguém poderia perceber que você está sob estresse? Fale-me sobre duas situações no trabalho em que você foi rejeitado, menosprezado, ou teve algum revés frustrante. O que aconteceu? Como você reagiu? Quanto tempo você demorou para recuperar-se? Descreva várias situações em que você sofreu críticas injustamente. O que foi dito, e por quem? Como isso o(a) afetou? (O (A) candidato(a) consegue aceitar críticas construtivamente ao invés de reagir defensivamente)? Em relação aos seus empregos anteriores, fale sobre situações em que você ficou nervoso ou aborrecido com outra pessoa. O que o aborreceu? Como você reagiu? Qual foi o resultado? (Observe se existe autodisciplina para evitar dizer ou fazer coisas das quais o(a) candidato(a)se arrependeria depois.) Persuasão de Compra Obstáculos Problemas em potencial Ajuda Pontuação do Candidato Sociabilidade Ritmo de Trabalho (Caso não tenha sido mencionado anteriormente) Exponha a sua experiência com vendas. Que tipo de coisas você vendia? Qual era o processo típico de vendas? Como você avaliava, desenvolvia o relacionamento, e fechava o negócio? O que você fazia bem? Qual era sua área mais fraca? Que tipo de treinamento formal em vendas você teve? O que você aprendeu? O que você aprendeu com outras pessoas experientes em vendas? Fale-me sobre algumas de suas experiências mais bem sucedidas em vendas. O que você fez? Por que você foi bem sucedido? Me fale sobre o tempo em que você não foi bem sucedido. O que aconteceu? O que você poderia ter feito diferente? Descreva sua semana típica. Quantos clientes em perspectiva você entra em contato, quantas reuniões você tem, etc.? Como você determina os seus horários? (O(A) candidato(a) tem vigor e comprometimento com o trabalho para ser bemsucedido?)

6 6/8 Administração de Relacionamentos Necessidade de Ser Estimado (a) Observador Positividade com relação às Pessoas Obstáculos Problemas em potencial Ajuda Pontuação do Candidato Me dê vários exemplos de relacionamentos importantes nos negócios que você tem desenvolvido com pessoas de outras partes da sua organização, ou com pessoas fora da sua organização, que o ajudaram atingir seus objetivos nos negócios. Como você formou estes relacionamentos, e o que você tem feito para mantê-los? Sociabilidade Pela sua experiência, quando você acha que a competição interna ajuda a organização a avançar, e quando a colaboração é melhor? Descreva alguns exemplos pessoais. (O(A) candidato(a) será competitivo(a) e isso irá interferir com a formação de relacionamentos?) Em quais situações profissionais outras pessoas tiraram vantagens ou enganaram você? Explique o que aconteceu. O que você fará para evitar que isso aconteça de novo? (Observe se existe tendência de ser excessivamente cético(a) e cauteloso(a) e esperar o pior dos outros). Descreva uma situação profissional em que você teve que ser muito sutil ao reagir a uma situação. Por que foi tão importante agir com tanto cuidado? O que aconteceu? (Observe se existe habilidade em mostrar autodisciplina suficiente para escolher palavras e ações cuidadosamente.) Descreva várias situações em que você foi injustamente criticado por pessoas fora do seu grupo direto de trabalho. O que foi dito, por quem? Em como isso afetou você? (O(A) candidato(a) consegue continuar eficiente apesar das críticas)? Negociação Obstáculos Problemas em potencial Ajuda Pontuação do Candidato Necessidade de Ser Estimado (a) Positividade com relação às Pessoas Observador Tolerância à Frustração Me dê vários exemplos dos tipos de negociações que você tem feito. Você foi um participante direto nas negociações, ou um facilitador da terceira parte? Quais eram os assuntos? Quais passos ou processos você seguiu para alcançar um acordo? Qual parte ganhou? Por quê? Me dê vários exemplos de negociações fracassadas nas quais você era uma das partes. Por que elas falharam? O que você fez? O que poderia ter sido feito melhor? Descreva desentendimentos ou negociações das quais você participou e que não foram bem resolvidas ou não perduraram no decorrer do tempo. O que aconteceu? O que você fez? O que você faria de maneira diferente na próxima vez? (Observe se existe uma tendência de tentar forçar uma solução sobre a outra parte.) Nas situações em que você solucionou um conflito ou negociou um acordo, as outras partes ficaram felizes com o resultado? Por que sim ou por que não? (Observe se existe preocupação de que a outra parte fique satisfeita com o

7 7/8 resultado.) Fale sobre alguma vez em que você sentiu que a outra parte estava tirando vantagem de você numa negociação. Com que base você se sentiu dessa forma? Como os seus sentimentos afetaram a negociação? (Observe se existe tendência de presumir que a outra parte irá tentar tirar vantagem). Descreva alguma vez em que você ficou aborrecido(a) com uma negociação, porque você sentiu que a outra parte estava criticando você. O que aconteceu? Qual foi a sua reação? (Observe se existe tendência a ser demasiadamente sensível a críticas e ficar na defensiva.) Todos nós já agimos com precipitação alguma vez. Fale sobre situações em que você disse ou fez algo durante uma negociação, de que se arrependeu mais tarde. O que aconteceu? (Observe se existe habilidade em controlar ações e palavras quando necessário.) Você já se encontrou numa situação de negociação na qual vencer tornou-se mais importante do que a questão em si ou as pessoas envolvidas? Como você chegou a esse ponto? Qual foi o resultado? (Atente para ouvir tendência para ser excessivamente agressivo, competitivo ou ríspido no interesse de ganhar.)

8 8/8 Habilidades de Apresentação* Descreva o nível da sua experiência em fazer apresentações para platéias grandes e pequenas. Quais tipos de apresentações você tem tipicamente feito? Com qual finalidade? Como você avalia sua habilidade em fazer boas apresentações para pequenos e grandes grupos? O que você faz bem, e o que você não faz muito bem? Que tipo de treinamento você fez para se preparar para fazer boas apresentações? (Se esta competência for extremamente importante para o cargo, recomendamos que se peça para o candidato fazer uma apresentação formal para o comitê de seleção, para prover um exemplo das suas habilidades.) Perspicácia Funcional* Por favor descreva-me como sua formação, e treinamento preparou você para este trabalho. Quais cursos você fez, e como eles se aplicam a este trabalho? Por favor descreva sua experiência de trabalho anterior, e como ela preparou você para os requisitos técnicos deste emprego. Tente dar exemplos específicos do que você aprendeu, e como você aprendeu. O que você tem feito para manter uma base de continuidade, e aperfeiçoar suas capacidades e habilidades técnicas? Copyright Bigby, Havis & Associates, Inc. operando sob o nome de Assess Systems, Dallas, TX, USA. Todos os direitos reservados.

Relatório confidencial de triagem do ASSESS

Relatório confidencial de triagem do ASSESS 1/5 Relatório confidencial de triagem do ASSESS para HR Director, ABC Company Data: Introdução Lendo o relatório do ASSESS Resumo das características principais Relatório PDF Copyright 1999-2012 Bigby,

Leia mais

Uma avaliação de Jose Teste para o cargo de Tecnico em Automação Industrial

Uma avaliação de Jose Teste para o cargo de Tecnico em Automação Industrial Uma avaliação de para o cargo de Tecnico em Automação Industrial Preparada para Caliper Estrategias Humanas do Brasil Ltda. 26 de agosto de 205 Perfil Caliper concluído em 26 de agosto de 205 Caliper Estratégias

Leia mais

Profª Daniela Cartoni

Profª Daniela Cartoni Etapa da Negociação Planejamento, estratégias e táticas Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Etapas da negociação Uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Sumário Conceito de Feedback Escuta ativa Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Recomendações para eficácia de sua sessão de feedback Conceito de Feedback Feedback é o retorno que alguém obtém

Leia mais

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade IV MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Técnicas de negociação Negociar: Prática antiga e comum; Negociamos muitas vezes: Tanto em casa como no trabalho; Desde crianças - não

Leia mais

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Conceito A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Lidar com o conflito consiste em trabalhar com

Leia mais

RELATÓRIO DE USO PRIVADO E CONFIDENCIAL

RELATÓRIO DE USO PRIVADO E CONFIDENCIAL PERFIL PESSOAL E PROFISSIONAL O presente relatório é des nado ao trabalho e pode ser u lizado em Recrutamento & Seleção, Treinamento & Desenvolvimento ou mesmo para o autoconhecimento. Avalia o comportamento,

Leia mais

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Página 1

Leia mais

Quadro 1: Itens que constituem cada escala

Quadro 1: Itens que constituem cada escala Quadro 1: Itens que constituem cada escala Secção Questão Escala de Satisfação 2. O trabalho em si. 3. Grau de motivação que você sente em seu trabalho. Satisfação com o Trabalho Secção 2 6. Tipo de trabalho

Leia mais

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO A INTELIGÊNCIA A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. É a capacidade de usar a experiência e o conhecimento que constitui o comportamento

Leia mais

OPQ Perfil OPQ. Relatório de Inteligência Emocional. Nome Sample Candidate. Data 23 outubro

OPQ Perfil OPQ. Relatório de Inteligência Emocional. Nome Sample Candidate. Data 23 outubro OPQ Perfil OPQ Relatório de Inteligência Emocional Nome Sample Candidate Data www.ceb.shl.com INTRODUÇÃO Este relatório descreve as competências-chave para o da Inteligência Emocional (IE), que se pode

Leia mais

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Copyright 2012 Caliper & Tekoare. Todos os direitos

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

I Seminário Nacional RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento

I Seminário Nacional RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento Rendimento Escolar e Desenvolvimento Aferição do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On para estudantes do Ensino Básico Português Candeias, Diniz, Pires, Rebelo & Franco 17 novembro 2012 Universidade

Leia mais

O PERFIL GERENCIAL DA MULHER BRASILEIRA

O PERFIL GERENCIAL DA MULHER BRASILEIRA O PERFIL GERENCIAL DA MULHER BRASILEIRA Agressivas ou assertivas. Cautelosas ou arrojadas. Criativas ou não. Qual será o estilo de gerenciar da mulher brasileira? A revista Mulher & Carreira, em parceria

Leia mais

ATENDIMENTO: ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: GARANTINDO O CLIENTE DE AMANHÃ

ATENDIMENTO: ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: GARANTINDO O CLIENTE DE AMANHÃ ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: GARANTINDO O CLIENTE DE AMANHÃ ATENDIMENTO: Ato ou efeito de atender; Maneira como habitualmente são atendidos os usuários de determinado serviço. Dicionário

Leia mais

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle Aula 01: Introdução e conceitos básicos Ghislaine Miranda Bonduelle Introdução Importância da Qualidade Evolução da Qualidade Qualidade Qualidades dos produtos (ou serviços) De acordo com exigência explícita

Leia mais

Grupo de Estudos - Gestão de RH no Varejo. Resolução de Conflitos

Grupo de Estudos - Gestão de RH no Varejo. Resolução de Conflitos Grupo de Estudos - Gestão de RH no Varejo Resolução de Conflitos 15/10/2014 Gestão de Conflitos Somos o resultado de experiências positivas e negativas provenientes das relações inter-pessoais e circunstanciais

Leia mais

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Trabalho em Equipe São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses

Leia mais

Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra,

Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra, Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra, já trabalhava com outras marcas, mas não tinha retorno!

Leia mais

FEEDBACK DICAS PRATICAS. Prof. Taís Brenner Oesterreich Administração Faculdade Anglicana de Erechim

FEEDBACK DICAS PRATICAS. Prof. Taís Brenner Oesterreich Administração Faculdade Anglicana de Erechim FEEDBACK DICAS PRATICAS Prof. Taís Brenner Oesterreich Administração Faculdade Anglicana de Erechim SAIBA COMO FORNECER FEEDBACK SEJA DESCRITIVO Relate, o mais objetivamente possível, o que viu ou o que

Leia mais

CONFLITO? O que vem à mente quando escuto essa palavra: Na família? Em casa? No trabalho? Em Tecnologia da Informação? Individualmente?

CONFLITO? O que vem à mente quando escuto essa palavra: Na família? Em casa? No trabalho? Em Tecnologia da Informação? Individualmente? CONFLITO? O que vem à mente quando escuto essa palavra: Na família? Em casa? No trabalho? Em Tecnologia da Informação? Individualmente? Conceitos: Quando as pessoas estão em desacordo e em oposição. (LUSSIER,

Leia mais

Tipos de Personalidade

Tipos de Personalidade Tipos de Personalidade Você sabe identificar os tipos de Personalidade??? Como se relacionar com cada tipo de perfil Elisandra Uesato Enquete: Tipos de Personalidade Digamos que você e mais 3 amigas farão

Leia mais

C A R R E I R A H O G A N D E S E N V O L V E R DICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA GESTÃO DE CARREIRA. Relatório para: Jane Doe ID: HA154779

C A R R E I R A H O G A N D E S E N V O L V E R DICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA GESTÃO DE CARREIRA. Relatório para: Jane Doe ID: HA154779 S E L E C I O N A R D E S E N V O L V E R L I D E R A R H O G A N D E S E N V O L V E R C A R R E I R A DICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA GESTÃO DE CARREIRA Relatório para: Jane Doe ID: HA154779 Data: 01,

Leia mais

Roteiro Trabalho de RH

Roteiro Trabalho de RH Roteiro Trabalho de RH Fase I - Caracterização de Empresa -Histórico -Porte -Setor/Posição de Mercado/Atuação (local, regional, nacional e internacional) -Principais Produtos ou Serviços - Organograma

Leia mais

Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental

Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental De cada 5 Demissões nas empresas, 3 estão relacionadas ao Comportamento. Fonte: Catho - 2009 A Harvard Business Review aponta que até 80 % da rotatividade

Leia mais

Sam Sample esam Example

Sam Sample esam Example R E L A T Ó R I O Trabalho do Par Organização Data Extended /dgdfd 10/03/2006 Esta análise baseia-se nas respostas dadas ao questionário Análise Pessoal Extended DISC. Esta análise não deve ser o único

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

Apresentação Executiva

Apresentação Executiva Apresentação Executiva Ronald Alves Diretor Regional Sul da Bahia (73) 99800.0555 suldabahia@mastermind.com.br www.mastermind.com.br Alianças Internacionais: Quem Somos O Grupo Master Mind é uma das principais

Leia mais

Processo de coaching Jaison - Demonstração Entregue Resultados. Meta: Faturar 2 milhões por mês até Resultado:

Processo de coaching Jaison - Demonstração Entregue Resultados. Meta: Faturar 2 milhões por mês até Resultado: Meta: Faturar 2 milhões por mês até 2019 Resultado: Reestruturação de algumas áreas e melhorias aplicadas. Objetivos definidos e realizando acompanhamento da meta principal. Página 1/17 Resumo das sessões

Leia mais

Atendimento e Venda. Cátia Oliveira

Atendimento e Venda. Cátia Oliveira Atendimento e Venda Cátia Oliveira Índice Atendimento e Venda... 1 Introdução:... 3 Identidade Corporativa:... 4 Atendimento ao cliente:... 5 Empatia:... 6 Outras competências do atendedor:... 6 Atitude

Leia mais

Gestão de Processos. Tópico 4. Ferramentas de Qualidade: PDCA

Gestão de Processos. Tópico 4. Ferramentas de Qualidade: PDCA Gestão de Processos Tópico 4 Ferramentas de Qualidade: PDCA Sumário 1. O que é o Ciclo PDCA... 3 2. Importância do Ciclo PDCA... 3 3. Etapas do Ciclo PDCA... 3 3.1 Planejar (PLAN)... 3 3.1.1 Qual é o problema/processo

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Mario Exemplo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The Inner

Leia mais

ESTILOS DA NEGOCIAÇÃO

ESTILOS DA NEGOCIAÇÃO ESTILOS DA NEGOCIAÇÃO Teste para Avaliação Marque com um X as características que mais aproxima-se de você. A Coluna A é o oposto da coluna B. Então, por exemplo, Você é uma pessoa mais organizada ou improvisadora?

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP - 42883 Importância das Emoções o Por que as emoções são tão importantes para nós? Importância das Emoções o Sobrevivência: Nossas emoções

Leia mais

Técnicas de Negociação e Argumentação

Técnicas de Negociação e Argumentação Técnicas de Negociação e Argumentação R.M.L 11º I Preparação - Estudo, recolha de informação e planeamento A preparação é o planeamento básico. O seu objetivo é a fortificação da sua argumentação e o enfraquecimento

Leia mais

Os Principais Tipos de Objeções

Os Principais Tipos de Objeções Os Principais Tipos de Objeções Eu não sou como você" Você tem razão, eu não estou procurando por pessoas que sejam como eu. Sou boa no que faço porque gosto de mim como eu sou. Você vai ser boa no que

Leia mais

Estágio: por onde começar?

Estágio: por onde começar? ENG09046 Terça-feira, das 16h30 às 18h10 Agosto de 2012 Estágio: por onde começar? Internamente: buscar entender como funciona a empresa, o setor/ departamento Externamente: ter uma visão macro sobre a

Leia mais

Uma palavra sobre a terminologia

Uma palavra sobre a terminologia Introdução O Mapa Mental (Mind Map ) é uma ferramenta dinâmica e estimulante que contribui para que o pensamento e o planejamento se tornem atividades mais inteligentes e rápidas. A criação de um Mapa

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

Ganhe Mais Vendendo Valor

Ganhe Mais Vendendo Valor Início Ganhe Mais Vendendo Valor Márcio Miranda Dois objetivos aumentar sua autoconfiança e dar novas armas para enfrentar a guerra Mente aberta como eu posso adaptar e usar isso? Pro-ativo, é melhor lidar

Leia mais

P-48 AVALIAR É GERENCIAR. Bernardo Leite

P-48 AVALIAR É GERENCIAR. Bernardo Leite P-48 AVALIAR É GERENCIAR Bernardo Leite Há 8 anos (+-)= FEEDBACK Por derivação = AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO (Gestão de Performance) Avaliar como função Gerencial, foi natural. Escolher (avaliar), portanto,

Leia mais

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR 4 INTRODUÇÃO Cada vez que o mundo dos negócios fica suficientemente complexo, e inexplicável concluímos que essa é a maneira de Deus dizer a simples mortais como nós que o mundo dos negócios indiscutivelmente

Leia mais

TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional

TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional Inteligência Emocional TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional Do que se trata? Utilizar a mente racional (consciente) para lidar melhor com as situações em que a mente emocional (inconsciente) nem sempre

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

Sete hábitos das pessoas muito eficazes

Sete hábitos das pessoas muito eficazes Sete hábitos das pessoas muito eficazes "Hábito é a intersecção entre o conhecimento, a capacidade e a vontade. O conhecimento é o que e o porquê fazer. A capacidade é o como fazer. E a vontade é a motivação,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 6 Conflito e negociação Os objetivos desta aula são: Definir conflito. Diferenciar as visões tradicional, interacionista

Leia mais

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA Trechos selecionados do livro Estratégias poderosas para fazê-la voltar para você. www.salveseucasamento.com.br Mark Love E-book gratuito Esse e-book gratuito é composto de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Newman Serrano, PMP Gerenciamento de Recursos Humanos Introdução

Leia mais

Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro

Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro Módulo 4 Gerenciamento de equipe de vendas Tema 18 - Contornando Objeções com Equipe de Vendas INTRODUÇÃO A todo momento estamos negociando, seja

Leia mais

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL...

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... 5º CONGRESSO CERCILEI HUMANIZAR PARA INTEGRAR A IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA A NO PROJECTO SER PESSOA PROGRAMA DE SOCIAIS PROGRAMA DE SOCIAIS Celeste Simões DEER / FMH / UTL o O que é a competência social

Leia mais

Gestão por Competência

Gestão por Competência Gestão por Competência Vera Gobetti 04/05/2017 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS É UMA EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS A Competência é sustentada em 3 pilares: 1- Conhecimento 2- Habilidades 3- Atitudes Aspectos Fundamentais

Leia mais

1º - Começe e... 2º - Não desista jamais!

1º - Começe e... 2º - Não desista jamais! Você quer ser uma Diretora de Vendas? 1º - Começe e... 2º - Não desista jamais! Mary Kay Ash Para isso você vai precisar iniciar muiiitooooo... Muitas novas Consultoras você deverá trazer para o nosso

Leia mais

4 maneiras para treinar sua mente para o sucesso 1. Planeje o seu dia A melhor maneira de treinar o seu cérebro para todas as atividades que ele deve cumprir é planejar seus dias com antecedência. Assim,

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

Auditoria DISC. Juan Prueba

Auditoria DISC. Juan Prueba Auditoria DISC Juan Prueba 26/03/2016 1 Introdução à metodologia D.I.S.C. Este relatório baseia-se na metodologia D.I.S.C. e o seu objectivo é o de ajudar aos processos de progressão e selecção. D.I.S.C.

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

TABUADA DAS OBJEÇÕES

TABUADA DAS OBJEÇÕES TABUADA DAS OBJEÇÕES Você já sentiu acuada, sem palavras ao ouvir alguma objeção de sua potencial iniciada!? As pessoas que você vai abordar são tão especiais quanto você e se elas disserem não, lembre-se

Leia mais

Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação

Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação ANEXO I CAMPUS AUTO AVALIAÇÃO DO SERVIDOR 2016 Nome do Servidor: Cargo: Classe: Nível: Padrão: Período de Avaliação: / / a / / Lotação: Função

Leia mais

Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report

Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader Report Avaliação de: Sr. Mario Exemplo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Liderança The Inner Leader

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Este é o capítulo 13 do PMBoK e é uma área muito importante para o PMI, pois antes de levar em consideração o cumprimento dos prazos, orçamento e qualidade,

Leia mais

Os Recursos Humanos e o TQM

Os Recursos Humanos e o TQM Os Recursos Humanos e o TQM Considerações Iniciais> Círculos de Controle de Qualidade> Trabalhos em equipes> > PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Os Recursos Humanos e o TQM TQM conjugação de métodos

Leia mais

Uma avaliação de José Modelo Para o cargo de Vendedor

Uma avaliação de José Modelo Para o cargo de Vendedor Uma avaliação de Para o cargo de Vendedor Preparada para Caliper Estrategias Humanas do Brasil Ltda. usando o Modelo Sales - New Business Development 6 de março de 207 Perfil Caliper completado em 7 de

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL HABILIDADE DE SE IDENTIFICAR E GERIR AS PRÓPRIAS EMOÇÕES E DE OUTRAS PESSOAS Hogan Assessment Systems Inc.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL HABILIDADE DE SE IDENTIFICAR E GERIR AS PRÓPRIAS EMOÇÕES E DE OUTRAS PESSOAS Hogan Assessment Systems Inc. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EQ A HABILIDADE DE SE IDENTIFICAR E GERIR AS PRÓPRIAS EMOÇÕES E DE OUTRAS PESSOAS Relatório para John Doe ID UH555438 Data 20, Outubro, 2014 2013 Hogan Assessment Systems Inc. Introdução

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 8 Rivalidade e Dinâmica Competitiva São José dos Campos, abril de 2011 Definições Concorrentes empresas que operam no mesmo mercado,

Leia mais

Competência comunicativa e comunicação interpessoal

Competência comunicativa e comunicação interpessoal Competência comunicativa e comunicação interpessoal Competência Definição de competência comunicativa O comunicador competente A relação competente Melhorar a competência comunicativa COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Leia mais

CONFLITO. Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses.

CONFLITO. Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses. CONFLITO Conceito de Conflito Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses. Fator inevitável seja na dinâmica pessoal ou organizacional. Existem

Leia mais

Ganhar mais, só com muito esforço. Ronaldo Bianchi

Ganhar mais, só com muito esforço. Ronaldo Bianchi Negociação Ganhar mais, só com muito esforço Ronaldo Bianchi 1 Negociação Negociação como a principal competência na administração Porque negociar? Saber negociar é inato? 2 Porque saber negociar? Para

Leia mais

Seu negócio MK tem um cadeado, e. a chave para abrí-lo, se chama... Iniciação

Seu negócio MK tem um cadeado, e. a chave para abrí-lo, se chama... Iniciação Seu negócio MK tem um cadeado, e a chave para abrí-lo, se chama... Iniciação Escolha que tipo de ganhos você quer ter limitados ou ilimitados. + 40 % DE GANHOS HÁ LIMITE 4 %, 6 %, 8 % o 12 % DE GANHOS

Leia mais

Matriz dos resultados da aprendizagem Versão em Português

Matriz dos resultados da aprendizagem Versão em Português Learning Outcomes Matrix, English Version Matriz dos resultados da aprendizagem Versão em Português Compilado por: LMETB Título do módulo Perfil pessoal Matriz dos resultados da aprendizagem Nível introdutório

Leia mais

mprendedorismo Prof. Antonio Celso Duarte Empreendedorismo mprendedorismo Prof. Antonio Celso Duarte FATEC-SP 2011 Prof. Antonio Celso Duarte

mprendedorismo Prof. Antonio Celso Duarte Empreendedorismo mprendedorismo Prof. Antonio Celso Duarte FATEC-SP 2011 Prof. Antonio Celso Duarte Empreendedorismo FATEC-SP 2011 Objetivos da disciplina Empreendedorismo A disciplina é orientada para uma abordagem conceitual e prática para fins de empreendimento profissional. Reúne três conjuntos de

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Utilizar técnicas que realmente funcionem para lidar com a objeções levantadas pelos clientes. VISÃO GERAL Você pode aumentar as suas vendas se souber utilizar algumas técnicas básicas para responder

Leia mais

100 PERGUNTAS PODEROSAS DE COACHING PESSOAL

100 PERGUNTAS PODEROSAS DE COACHING PESSOAL 1 100 PERGUNTAS PODEROSAS DE COACHING PESSOAL A habilidade de um coach não está em saber muito para ensinar e sim saber muito para perguntar o que não se sabe." () Se você tiver quaisquer comentários,

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!!

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!! PALESTRA MOTIVACIONAL HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!! PROFESSOR: PAULO CESAR ROMÃO BOMFIM FORMAÇÃO PAULO CESAR ROMÃO BOMFIM Graduado em Administração de Empresas Pós-graduado

Leia mais

Modelo Geral Profissional de Vendas. Relatório de Desenvolvimento com Feedback de Competência

Modelo Geral Profissional de Vendas. Relatório de Desenvolvimento com Feedback de Competência 1/37 Modelo Geral Profissional de Vendas. Relatório de Desenvolvimento com Feedback de Competência para 5/7/2012 Introdução Lendo seu relatório Seus resultados de habilidade O modelo Seus resultados do

Leia mais

Da Administração à Promoção do Conhecimento

Da Administração à Promoção do Conhecimento Da Administração à Promoção do Conhecimento Desafios para a criação do conhecimento nas empresas A criação do conhecimento nas empresas não é algo fácil de ser atingido, é difícil de prever e controlar

Leia mais

1. ACREDITAR EM DEUS, EM VOCÊ E NA EMPRESA! 2. ESTUDAR O MATERIAL PARA NOVAS CONSULTORAS. 3. ENTENDER O QUE EU GANHO SENDO DIRETORA. AUMENTO DE 300% Clientes; Anfitriãs; Mulheres a procura de renda extra;

Leia mais

Curso de Mediaçã o de Conflitos

Curso de Mediaçã o de Conflitos Curso de Mediaçã o de Conflitos Objetivos Gerais/Competências visadas: Dotar os formandos de um conjunto de competências que permitam problematizar, analisar e refletir sobre situações práticas de gestão

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

ANÁLISE DO PERFIL PESSOAL

ANÁLISE DO PERFIL PESSOAL ANÁLISE DO PERFIL PESSOAL PARTICULAR E 3/4/2006 CONFIDENCIAL Thomas Key I II III D 8 3 5 I 5 2 3 S 4 11-7 C 3 7-4 AUTO IMAGEM - GRAFICO III Trata-se de um indivíduo gregário e otimista, por natureza. É

Leia mais

Integrando Gestão de Pessoas à Gestão de Negócios Oficina: Seleção por Competências

Integrando Gestão de Pessoas à Gestão de Negócios Oficina: Seleção por Competências Oficina: Seleção por Competências Adriana Cristina Ferreira Caldana CONTRATAMOS PELAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS DEMITIMOS PELAS DEFICIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS Habilidades Personalidade Integrando Gestão de Pessoas

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Empregar técnicas de entrevistas, sabendo fazer perguntas abertas e fechadas para descobrir as necessidades do cliente e oferecer soluções que satisfaçam estas necessidades. VISÃO GERAL Saber

Leia mais

Relacionamentos intrapessoal e interpessoal RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO. Comprometido. Inteligência Linguística

Relacionamentos intrapessoal e interpessoal RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO. Comprometido. Inteligência Linguística RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO Relacionamentos intrapessoal e interpessoal Prof. Msc Rita de Cassia Moser Alcaraz Comprometido Envolvimento: ato ou efeito de envolver-se, envoltura 2 relacionamento,

Leia mais

Material para Avaliação

Material para Avaliação Material para Avaliação DPP Letras 1 Para Fixar. Projeto de vida é uma visualização antecipada da vida que desejamos ter ou levar. 2 O que é um projeto de vida? Um projeto de vida é mais do que uma ferramenta,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO HUMANO CORPORATIVO (Fase: Grupo)

DESENVOLVIMENTO HUMANO CORPORATIVO (Fase: Grupo) DESENVOLVIMENTO HUMANO CORPORATIVO (Fase: Grupo) TEMAS ABORDADOS (MÓDULOS): OBJETIVO. Etiqueta e Vestuário Profissional. Comunicação (Assertiva, Real, Eficaz e Não Violenta). Organização (De atividades

Leia mais

ESTE INSTRUMENTO NAO DEVE SER APLICADO INDIVIDUALMENTE, MAS SIM EM CONJUNTO COM O INSTRUMENTO WHOQOL-BREF

ESTE INSTRUMENTO NAO DEVE SER APLICADO INDIVIDUALMENTE, MAS SIM EM CONJUNTO COM O INSTRUMENTO WHOQOL-BREF WHOQOL-OLD Instruções ESTE INSTRUMENTO NAO DEVE SER APLICADO INDIVIDUALMENTE, MAS SIM EM CONJUNTO COM O INSTRUMENTO WHOQOL-BREF Este questionário pergunta a respeito dos seus pensamentos, sentimentos e

Leia mais

Como manter uma unidade sólida. Marcia Marques

Como manter uma unidade sólida. Marcia Marques Como manter uma unidade sólida Marcia Marques Perguntas das Diretoras! Dicas para o 1º mês de diretorado e reconstruir uma unidade pequena? Não ter diretorite, Estudar plano de Ação; Trabalhar 1 dia como

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO

TÉCNICAS DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO TÉCNICAS DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO Se você fizer o que sempre fez, vai obter menos do que sempre obteve Nunca, em todos os tempos, o consumidor teve tanto poder! 1 São muitas opções; 2 A informação está disponível

Leia mais

Treinamento de Liderança. Josiane Barbosa

Treinamento de Liderança. Josiane Barbosa Treinamento de Liderança Josiane Barbosa Uma líder eficaz convida sua equipe a participar de projetos novos que ainda estão na fase do pensamento. Planeje suas metas e divulgue-as, porque as pessoas apoiam

Leia mais