Ferramentas. Ana Luiza Isoldi

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ferramentas. Ana Luiza Isoldi"

Transcrição

1 Ferramentas Ana Luiza Isoldi

2 FASES DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO 1- PREPARO PARA MEDIAÇÃO 2- INICIO + DECLARAC A O DE ABERTURA 3- REUNIÃO DE INFORMAÇÕES: EXPOSIÇÃO DE RAZÕES PELAS PARTES 4- IDENTIFICAÇÃO DAS QUESTÕES, INTERESSES E SENTIMENTOS (Q.I.S.) 5- ESCLARECIMENTO DAS CONTROVÉRSIAS - Q.I.S. 6- RESOLUC A O DE QUESTÕES 7- REGISTRO DAS SOLUÇÕES ENCONTRADAS

3 Tema: Técnicas ou Ferramentas de Mediação comediação escuta ativa legitimação resumo seguido de confirmação recontextualização (parafraseamento) formas de perguntas validação dos sentimentos afago (reforço positivo) normalização inversão de papéis produção de opção teste de realidade ou reflexão silêncio reuniões privadas (caucus) 3

4 PANORAMA DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO Conceito Essência Atores

5 Possível conceito... A mediação é um processo de tomada de decisões, indicado para situações de impasse em que as pessoas agem sob distintas perspectivas, conduzido por um ou mais mediadores, que trabalham para todos os mediandos, escolhidos pela legitimidade, neutralidade e imparcialidade que, sob confidencialidade e com foco na relação e visão de futuro e do possível, facilitam a comunicação entre as pessoas, estimulam o protagonismo e auxiliam na negociação, para que os mediandos possam fazer escolhas voluntárias e informadas, a partir do levantamento de opções e da eleição daquela que melhor atenda, qualitativamente e quantitativamente, aos interesses de todos os envolvidos, para construção de acordos sustentáveis.

6 Essência da mediação Respeito à voluntariedade Incentivo ao protagonismo Foco nos interesses Multiparcialidade Colaboração

7 Atores Mediandos Representantes - Prepostos Advogados / Defensores Mediador Comediador Na mediação judicial também: Juiz Promotor

8 COMEDIAÇÃO Trabalhar com mais de um mediador Vantagens: - análise da prática - várias formas de condução - somar habilidades, conhecimentos e experiências, diferentes perfis - compartilhar o processo, planejamento e intervenções, evitar a sobrecarga, trabalho em equipe Desafios: - trabalhar com coerência e integração

9 ESCUTA ATIVA O mediador ouve uma mensagem verbal, identifica a emoção expressada e associa com a mensagem corporal, para decodificar o conteúdo da mensagem como um todo. Propicia a expressão das emoções, o alívio das tensões e garante, para quem está falando, que está sendo ouvido (legitimação e valorização) Normalmente é seguida de parafraseamento, que, numa sucessão comunicacional, permite devolver o conteúdo emocional da mensagem para o emissor e verificar se o significado preciso da mensagem foi compreendido (Cf. María Elena CARAM, p ).

10 ESCUTA ATIVA Objetivos: Compreender os pedidos (posições), justificativas, argumentos, motivações, emoções, SEM dar razão, julgar ou buscar a verdade Usar o que escutamos para elaborar hipótesis Como fazer: Prestar atenção Olhar e ver Anotar, se necessário Não interromper Não julgar Eliminar ruídos

11 LEGITIMAÇÃO O mediador deve validar, reconhecer a importância de algo, tais como a função dos advogados, do mediador, do procedimento de mediação, etc. Exemplos: Os advogados são muito importantes na mediação e têm a função de assessorar juridicamente seus clientes e auxiliá-los na criação de opções que atendam seus interesses. Meu papel aqui como mediador é facilitar a comunicação de vocês, auxiliá-los na identificação dos interesses e na busca de opções de ganhos mútuos.

12 RESUMO SEGUIDO DE CONFIRMAÇÃO Compreender e relatar de forma abreviada aquilo que foi dito ou que ocorreu na interação entre os mediandos. Uso: depois de falas ou conversas longas, ou ao terminar e começar uma nova reunião. Permite que os mediandos percebam como suas palavras ou ações foram registradas pelo mediador e propicia retificações ou ratificações. Como: *respeitar a linguagem das partes *usar reformulações com conotação positiva ou neutra * equilibrar a participação dos mediandos (Cf. María Elena CARAM, p ).

13 RESUMO SEGUIDO DE CONFIRMAÇÃO Estrutura: Deixe-me ver se compreendi o que você disse... (e depois farei com o outro também) Vou resumir o que entendi do que mencionaram e por favor me confirmem ou corrijam se compreendi bem... + É isso? ou Compreendi bem? Atenção! O resumo usa as palavras do mediando, tomando as ideias mais importantes.

14 RESUMO SEGUIDO DE CONFIRMAÇÃO Exemplo: Mediador: Nesta reunião, avançamos muito. Ambos foram escutados. João nos contou que sua preocupação principal é a manutenção da empresa onde está e Maria nos disse que quer a mudança da sede de São Paulo para o Rio de Janeiro. Conversamos sobre diversas opções para compatibilizar ambos os interesses. João sugeriu abrir uma filiar no Rio de Janeiro, após pesquisa de viabilidade econômica. Maria disse que precisa de um tempo para avaliar esta possibilidade. Como ambos admitem a conveniência de ter um tempo para avaliação razoável da situação econômica e dos riscos do empreendimento, seria bom que continuassem pensando nisto e trouxessem mais informações na próxima reunião. Combinado?

15 PARAFRASEAMENTO (ou recontextualização) Retransmitir informação de um mediando ao outro com perspectiva positiva, integradora, construtiva, voltada para o futuro Reformulação da frase sem alterar o sentido original, colocando-a em segunda pessoa, de modo a: ORGANIZAR o que foi expressado, se for necessário SINTETIZAR, se for muito extenso NEUTRALIZAR, se o seu conteúdo estiver emocionalmente carregado, sem prejuízo de reconhecer ou nomear os sentimentos que impregnarem a expressão Atenção! O mediador explica as ideias do mediando com suas palabras, para melhorar a compreensão, SEM agregar conteúdo pessoal. Mediación, p ) (Cf. María Elena CARAM,

16 FORMAS DE PERGUNTAS O mediador pergunta para obter as informações necessárias à compreensão do conflito, possibilitar sua ressignificação e a identificação de opções viáveis. Para a eficiência da técnica, cada pergunta formulada deve ter uma finalidade específica. (Cf. María Elena CARAM, p ; Ruben A. CALCATERRA, p ).

17 FORMAS DE PERGUNTAS Tipo de pergunta ABERTA Objetivo Aponta para uma resposta de natureza geral ou ampla Exemplo Quais suas principais preocupações vindo a uma mediação? FECHADA Restringe a informação que pode ser dada em resposta. Mantém controle do processo Que tipo de medida foi tomada na situação X?

18 FORMAS DE PERGUNTAS Tipo de pergunta DIRECIONADA Objetivo Feitas a um dos mediandos Exemplo Você fez o levantamento dos preços? Sr. X...? Sr. Y? NÃO DIRECIONADA Feita a todos os mediandos, sem especificar qual deve responder Quais são os arranjos feitos neste contrato? O que ficou combinado?

19 FORMAS DE PERGUNTAS Tipo de pergunta Orientada para o PASSADO Objetivo Recolhe informações sobre o passado quando for necessário Exemplo Vocês puseram o dinheiro da venda do apartamento na compra da casa? Orientada para o PRESENTE Clarifica acordos do momento Qual a freqüência das reuniões? Orientada para o FUTURO Focaliza a atenção para o futuro Como vocês gostariam de ver as coisas funcionando, digamos daqui a um ano?

20 FORMAS DE PERGUNTAS Tipo de pergunta DE TESTE Objetivo Focaliza nos possíveis modos de se fazer as coisas funcionarem Exemplo Como vocês acham que essas coisas vão funcionar na prática? EXPLORADORA Procura mais informações Você pode me falar mais sobre esse assunto? DE SÍNTESE Recapitula, pontua, foca Então, vocês têm preocupações similares, a questão é como vocês vão fazer...?

21 Fonte Lisa Parkinson FORMAS DE PERGUNTAS Tipo de pergunta ESTRATÉGICA Objetivo Serve para mudar a direção, coloca o argumento de lado Exemplo Será que podemos deixar isso de lado e olhar outros assuntos? HIPOTÉTICA Permite explorações sem pedir às pessoas que se comprometam Caso a alternativa A seja implementada, como vcs. acham que...? CIRCULAR Ajuda a entender percepções e relações nos grupos Se o X estivesse aqui, o que vocês acham que ele diria?

22 VALIDAÇÃO DOS SENTIMENTOS O mediador pontua o sentimento que identificou e que está relacionado com o conflito, sem lhe dar razão, concordar ou emitir juízo de valor, apenas mostrando que percebeu. Pode ser usada na reunião conjunta (se o sentimento for comum) ou na reunião privada (se for apenas de um mediando).

23 VALIDAÇÃO DOS SENTIMENTOS Exemplos de como fazer: Imagino que ambos devem estar aborrecidos e até frustrados como esforço que fizeram para serem bem compreendidos e apesar disso ter ocorrido esta série de falhas de comunicação (conjunta) Imagino que você esteja muito irritado com o tratamento que lhe foi dado na loja Cliente Feliz (privada) Exemplos de como NÃO fazer: Qualquer um estaria irritado com o tratamento que lhe foi dado na loja Cliente Feliz Eu estaria muito irritado se estivesse no seu lugar

24 AFAGO (REFORÇO POSITIVO) O mediador incentiva os participantes da mediação a continuarem com um comportamento ou atitude positiva, produtiva ou eficiente. Exemplos: Interessante esta sua forma de ver a situação É muito útil para a mediação todas estas opções que vocês estão trazendo Que bom que vocês tem uma conversa aberta, franca, clara. Isto facilita a mediação

25 NORMALIZAÇÃO O mediador pode mostrar às partes que algumas situações são comuns em determinados contextos. A ideia é tirar a pessoa de uma posição de vítima. Exemplos: Sr. João, compreendo que não sinta confiança neste momento em relação ao Sr. José por que na sua percepção ele tirou indevidamente dinheiro da sociedade. É normal sentir desconfiança nessas situações. Vamos falar disto com ele?

26 INVERSÃO DE PAPÉIS O mediador estimula a empatia entre os participantes, buscando fazer com que um se coloque no lugar do outro, percebendo o contexto e as questões a partir da ótica do outro. Recomendada para sessões privadas. Exemplo: Sr., apesar de ser o dono da empresa, em outros momentos também é consumidor. Nesse contexto, como gostaria de ser tratado?

27 PRODUÇÃO DE OPÇÃO OPÇÃO: possibilidades de acordo dentro da mesa de negociação, ou seja, para depende da concordância ou anuência do outro. Papel do mediador: estimular os mediandos a pensarem em opções de ganho mútuo Brainstorming (tempestade de idéias): incentiva a criatividade. É interessante seu uso quando as partes não conseguem, por si, levantar opções. É realizada em dois momentos: no primeiro, para gerar ideias sem críticas (falar aquilo que vem à mente, sem pensar), no segundo, para crítica, seleção e associação das idéias mais valiosas.

28 PRODUÇÃO DE OPÇÃO Pergunta da reformulação: O mediador pergunta para tirar os mediandos da posição e compatibilizar interesses mútuos. Ex: o que é possível fazer para que ocorra XX (interesses do mediando A) ao mesmo tempo em que também ocorra YY (interesses do mediando B)? Perguntas orientadas para geração de opções: Na sua visão, o que poderia funcionar? O que você pode fazer para ajudar a resolver este impasse? O que ainda não foi tentado?

29 TESTE DE REALIDADE OU REFLEXÃO O mediador busca uma reflexão realista dos mediandos acerca das possibilidades e propostas por meio de parâmetros objetivos (comparação entre mundo interno e mundo externo). Uso: Preferencialmente em reunião privada Pode ser interesante anunciar que vai fazer este papel Busca visão realista dos mediandos Preferencialmente perguntas abertas Exemplo: Você está dizendo que a empresa pode ser vendida por 5bilhões. Como, especificamente, você chegou a este valor? Quais critérios?

30 TESTE DE REALIDADE OU REFLEXÃO

31 SILÊNCIO O mediador deve respeitar o silêncio dos participantes como um momento reflexivo, em vez de tentar preenche-lo com perguntas e comentários. Exemplo de intervenção: Percebo que o silêncio está trazendo alguma reflexão. Vamos fazer um pequeno intervalo para pensar sobre isto?

32 REUNIÕES PRIVADAS (CAUCUS) Entre o mediador e um dos mediandos e seu advogado Uso: explorar temas que não sejam interessantes expressar na frente do outro mediando porque o expõe a situação incômoda ou traz informação que não se deseja compartilhar Dar igual oportunidade a todos os mediandos Cuidar do equilíbrio do tempo Confidencialidade

33 FASES DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO 1- PREPARO PARA MEDIAÇÃO 2- INICIO + DECLARAC A O DE ABERTURA 3- REUNIÃO DE INFORMAÇÕES: EXPOSIÇÃO DE RAZÕES PELAS PARTES 4- IDENTIFICAÇÃO DAS QUESTÕES, INTERESSES E SENTIMENTOS (Q.I.S.) 5- ESCLARECIMENTO DAS CONTROVÉRSIAS - Q.I.S. 6- RESOLUC A O DE QUESTÕES 7- REGISTRO DAS SOLUÇÕES ENCONTRADAS

34 Etapas do Processo de Mediação Preparação (ou pré-mediação) Fase 1) Abertura Fase 2) Mapeamento e exploração Fase 3) Negociação Fase 4) Encerramento, com ou sem acordo 34

35 Etapas e técnicas do Processo de Mediação Escuta ativa (atitude em todo o processo) Fase 1) Abertura Legitimação dos advogados, do mediador, da mediação Fase 2) Mapeamento e exploração Perguntas abertas, resumo, parafraseamento, validação dos sentimentos, afago, inversão de papéis Fase 3) Negociação Reuniões privadas, pergunta de reformulação, brainstorming, E se... - formulação de hipóteses, visão de futuro, teste de realidade Fase 4) Encerramento, com ou sem acordo Confirmação da vontade das partes 35

36 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CALCATERRA, Ruben A. Mediación Estratégica. Barcelona: Gedisa, CARAM, María Elena; EILBAUM, Diana Teresa; ROSOLÍA, Matilde. Mediación: diseño de una práctica. Buenos Aires: Histórica, FIORELLI, José Osmir; MALHADAS JR., Carlos Julio Olivé; MORAES, Daniel Lopes de. Psicologia na mediação: inovando a gestão de conflitos interpessoais e organizacionais. São Paulo: LTr, GOMMA, André. Manual de Mediação Judicial. Ministério da Justiça: Brasil, ISOLDI, Ana Luiza Godoy. A mediação como mecanismo de pacificação urbana f. Dissertação (mestrado em Direito Urbanístico). Faculdade de Direito. PUC, São Paulo. PARKINSON, Lisa. Mediación familiar. Tradução por Ana Maria Sánchez Duran. Barcelona: Gedisa, SUARES, Marinés. Mediando en sistemas familiares. Buenos Aires: Paidós, SUARES, Marinés. Mediación: conducción de disputas, comunicación y técnicas. 1.ed., 5.reimp. Buenos Aires: Paidós, 2005.

37 ALGI Mediação Consultoria e Treinamentos OBRIGADA!!! ana@algimediacao.com.br Tel: / Material preparado por Ana Luiza Isoldi, com direitos reservados à Algi Mediação

Mediação Empresarial Procedimento e técnicas Ana Luiza Isoldi

Mediação Empresarial Procedimento e técnicas Ana Luiza Isoldi Procedimento e técnicas Ana Luiza Isoldi Como as empresas lidam com os conflitos??? Comportamentos diante do conflito Preocupação com interesses próprios Competir Colaborar Conciliar / Compensar Evitar

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES

CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES 1 COMPORTAMENTO HUMANO E COMUNICAÇÃO 2 A experiência mostra que os homens são governados por aquilo que costumam ver e fazer, a ponto de, mesmo as melhorias

Leia mais

Mediação de Conflitos

Mediação de Conflitos Mediação de Conflitos Apresentação Nome; Minhas expectativas; Algo sobre mim. Conteúdo Programático Introdução sobre os MESCs Teoria do Conflito Ambientes de Mediação Técnicas de Mediação Fases da Mediação

Leia mais

Janda Thibes. Instrutora e supervisora de mediação judicial Conselho Nacional de Justiça

Janda Thibes. Instrutora e supervisora de mediação judicial Conselho Nacional de Justiça Janda Thibes Instrutora e supervisora de mediação judicial Conselho Nacional de Justiça facebook Janda Thibes 12 FERRAMENTAS 1. RECONTEXTUALIZAÇÃO 2. AUDIÇÃO DE PROPOSTAS IMPLÍCITAS 3. AFAGO 4. SILÊNCIO

Leia mais

Visa resolver o conflito de maneira amigável, em uma conversa feita pelas partes com o objetivo de avaliar a possibilidade de um acordo.

Visa resolver o conflito de maneira amigável, em uma conversa feita pelas partes com o objetivo de avaliar a possibilidade de um acordo. CONCEITO A conciliação é um processo, na medida em que possui procedimentos estabelecidos, de forma lógica e cronológica, para se alcançar um determinado fim. Visa resolver o conflito de maneira amigável,

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES

CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES 1 COMPORTAMENTO HUMANO E COMUNICAÇÃO 2 A experiência mostra que os homens são governados por aquilo que costumam ver e fazer, a ponto de, mesmo as melhorias

Leia mais

MEDIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS

MEDIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS Pós em Direito CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MEDIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS INFORMAÇÕES BÁSICAS ÁREA: Mediação e Gestão de Conflitos COORDENADORA: Ana Luiza Isoldi INÍCIO MÓDULO I: 23/03/2018 INÍCIO MÓDULO II:

Leia mais

MEDIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS

MEDIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS Pós em Direito CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MEDIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS INFORMAÇÕES BÁSICAS ÁREA: Mediação e Gestão de Conflitos COORDENADORA: Ana Luiza Isoldi INÍCIO MÓDULO I: 09/03/2018 INÍCIO MÓDULO II:

Leia mais

10 DINÂMICA DOS ENCONTROS DE MEDIAÇÃO

10 DINÂMICA DOS ENCONTROS DE MEDIAÇÃO 10 DINÂMICA DOS ENCONTROS DE MEDIAÇÃO Cada família encaminhada a mediação é atendida uma vez por mês 41, os encontros de mediação acontecem uma vez por semana e duram em torno de duas horas. Normalmente

Leia mais

CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS APOSENTADOS 15 a 19 de agosto de 2016

CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS APOSENTADOS 15 a 19 de agosto de 2016 CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO PARA MAGISTRADOS APOSENTADOS 15 a 19 de agosto de 2016 Local: Auditório da AMB (SCN Qd. 02 Bl. D Torre B Sala 1302, Centro Empresarial Liberty Mall, Brasília/DF) Instrutores: Eutália

Leia mais

13 soluções para melhorar a comunicação

13 soluções para melhorar a comunicação 13 soluções para melhorar a comunicação Anna Carolina Rodrigues Você S/A A dificuldade de se expressar é um problema recorrente entre profissionais e um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam

Leia mais

Manual de Negociação

Manual de Negociação Disciplina: Processo Decisório Prof. Gustavo Nogueira Manual de Negociação Organizador: Gilberto Sarfati 1º Edição 2010 Denise Manfredi Denise Manfredi é mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade

Leia mais

Mediação no cotidiano dos profissionais liberais e empresários

Mediação no cotidiano dos profissionais liberais e empresários 31/10/2016 1 Mediação no cotidiano dos profissionais liberais e empresários A mediação foi introduzida no Brasil em meados dos anos 2004 /2006, porém de forma tímida e lenta. Porém pelo mundo, se tem conhecimento

Leia mais

O MEDIADOR E O SEU AUTOCONHECIMENTO IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO E PARA AS PARTES

O MEDIADOR E O SEU AUTOCONHECIMENTO IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO E PARA AS PARTES O MEDIADOR E O SEU AUTOCONHECIMENTO IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO E PARA AS PARTES Beatriz Cochrane Mattos Junho/2016 1 1 Este artigo foi escrito para aprovação no exame de certificação do Instituto de Certificação

Leia mais

AUTOCONHECIMENTO PARA Thaysa de Rezende Carvalho Curso de Mediação e Conciliação 125/2010 CNJ

AUTOCONHECIMENTO PARA Thaysa de Rezende Carvalho Curso de Mediação e Conciliação 125/2010 CNJ AUTOCONHECIMENTO PARA MEDIADOR@S Thaysa de Rezende Carvalho Curso de Mediação e Conciliação 125/2010 CNJ Currículo 2004 Formada em Arquitetura e Urbanismo, FAUUSP 2009 MBA em Marketing, FGV-SP 2013 Máster

Leia mais

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE?

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE? Sistematização da atividade realizada pelos participantes do encontro sobre Investimento Social e Voluntariado Empresarial do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 13. Abr. 2013 Grupo 1 Análise

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Empregar técnicas de entrevistas, sabendo fazer perguntas abertas e fechadas para descobrir as necessidades do cliente e oferecer soluções que satisfaçam estas necessidades. VISÃO GERAL Saber

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Capítulo 11. Comunicação Pearson. Todos os direitos reservados.

Capítulo 11. Comunicação Pearson. Todos os direitos reservados. Capítulo 11 Comunicação slide 1 Objetivos de aprendizagem Identificar as principais funções da comunicação. Descrever o processo de comunicação e distinguir entre comunicação formal e informal. Comparar

Leia mais

ASPECTOS LEGAIS DA MEDIAÇÃO FAMILIAR

ASPECTOS LEGAIS DA MEDIAÇÃO FAMILIAR ASPECTOS LEGAIS DA MEDIAÇÃO FAMILIAR 1. Disciplina legal. Novo CPC (Lei 13.105/15): Art. 3º, 3 º - A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados

Leia mais

A formação tem 10 horas, distribuídas em 5 sessões presenciais além de apoio na modalidade a distância e suporte integral via WhatsApp.

A formação tem 10 horas, distribuídas em 5 sessões presenciais além de apoio na modalidade a distância e suporte integral via WhatsApp. Hoje já não temos mais dúvidas de que o planeta seria um caos total sem Comunicação. Assim como investimos em nossa alimentação, aprimorar nossa Comunicação é também vital. Este curso traz reflexões, corrige

Leia mais

TEAM COACHING ONLINE Sessão

TEAM COACHING ONLINE Sessão TEAM COACHING ONLINE Sessão 09 romuloferreiracoach@gmail.com 83 986147620 Compartilhar os ganhos Agenda Programada CAT As Armas da Persuasão Intocáveis Atv,Rit,Val,V0,Pro Pasta de Apresentação Formulário

Leia mais

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho EXERCÍCIO Levantamento de alternativas de trabalho Objetivos Este exercício vai te ajudar a identificar possibilidades de atuação profissional que conectariam suas capacidades às necessidades das pessoas,

Leia mais

POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER EMPATIA NAS CONVERSAS COM NOSSOS FILHOS?

POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER EMPATIA NAS CONVERSAS COM NOSSOS FILHOS? POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER EMPATIA NAS CONVERSAS COM NOSSOS FILHOS? ACOMPANHE ESSE DIÁLOGO TODOS OS PAIS JÁ PASSARAM PELA SEGUINTE SITUAÇÃO COM OS FILHOS: VOCÊ ACABOU DE BUSCAR SEU FILHO NA ESCOLA. AINDA

Leia mais

Formador Residente, Maurício Ferreira

Formador Residente, Maurício Ferreira A Compreensão do Oral A compreensão do oral consiste na atribuição de significado a cadeias fónicas produzidas de acordo com a gramática da língua. Formador Residente, Maurício Ferreira Factores de compreensão

Leia mais

ENCONTRE SUA ESTRATÉGIA DE INSCRIÇÃO #MOVIMENTOSEJA #MOVIMENTOSEJA JUN 2016 JUN 20161

ENCONTRE SUA ESTRATÉGIA DE INSCRIÇÃO #MOVIMENTOSEJA  #MOVIMENTOSEJA JUN 2016 JUN 20161 ENCONTRE SUA ESTRATÉGIA DE INSCRIÇÃO #MOVIMENTOSEJA WWW.SEJATRAINEE.COM.BR #MOVIMENTOSEJA JUN 2016 JUN 20161 É hora de se inscrever A fase de inscrição costuma passar batida para muita gente. Por isso

Leia mais

Cenários em Matus. Elizabeth Artmann-ENSP/FIOCRUZ 1

Cenários em Matus. Elizabeth Artmann-ENSP/FIOCRUZ 1 Cenários em Matus. Cenário: combinação de variantes e opções As variantes (contexto) são variáveis fora de controle ( total ou parcialmente, baixa influência) As opções são formas de intervenção escolhidas

Leia mais

O que é venda consultiva

O que é venda consultiva Este conteúdo faz parte da série: Vendas Ver 7 posts dessa série O que é venda consultiva A venda consultiva é uma forma de comunicação que tem o objetivo de identificar e resolver as necessidades de um

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

4 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SEU NEGÓCIO.

4 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SEU NEGÓCIO. 4 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SEU NEGÓCIO www.canvasacademy.com.br VAMOS COMEÇAR? De 0 a 10, quão comprometido você está HOJE? O resultado final deste conteúdo depende realmente de quem? ANIMADOS? O que

Leia mais

Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH. Resolução de Conflitos

Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH. Resolução de Conflitos Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH Resolução de Conflitos Meta e objetivos do capítulo Meta A meta deste capítulo é apresentar abordagens alternativas de solução de conflitos que

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL 1ª aula (3 horas/aula) Profª JULIANA POLLONI POLÍTICA JUDICIÁRIA NACIONAL DE TRATAMENTO ADEQUADO DE CONFLITOS Princípios

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Vendas II

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Vendas II TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO Vendas II O que é negociação? Negociação Negociação é um processo utilizado para alcançar o intercâmbio de valor capaz de satisfazer os interesses de todas as partes envolvidas.

Leia mais

Módulo 5 Comunicação

Módulo 5 Comunicação Positivas Crianças e Jovens PEP-CJ Universidade do Minho Escola de Psicologia rgomes@psi.uminho.pt www.ardh-gi.com Módulo 5 1 Esta apresentação não substitui a leitura dos manuais do monitor e dos participantes

Leia mais

COMPETÊNCIA DE PARCERIA

COMPETÊNCIA DE PARCERIA COMPETÊNCIA DE PARCERIA COSTACURTA JUNQUEIRA CEO do Instituto MVC costacurta@institutomvc.com.br www.institutomvc.com.br Pano de Fundo PENSAR NA MELHOR PARCERIA DE SUA VIDA PENSAR NA PIOR PARCERIA DE SUA

Leia mais

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil A PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UM TIME ENACTUS

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil A PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UM TIME ENACTUS A PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UM TIME ENACTUS Fernanda Cristina Pantuzzi Graduanda em Engenharia Ambiental Universidade Federal do Ceará fer.pantuzzi@gmail.com A Aprendizagem Cooperativa é

Leia mais

DEBRIEFING. LHabSim. Prof. Marco Aurélio Marangoni

DEBRIEFING. LHabSim. Prof. Marco Aurélio Marangoni DEBRIEFING LHabSim Prof. Marco Aurélio Marangoni OBJETIVOS DO DEBRIEFING Analisar os eventos e os comportamentos dos participantes Proporcionar aos participantes um ambiente favorável para expressar o

Leia mais

Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda

Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda Nome: Vera Nogueira Professor: João Mesquita Disciplina: Comercializar e Vender Módulo: 8- Atendimento e Venda Ano/Turma: 11ºI Ano Letivo: 2012/2013 Escola Secundária Serafim Leite Índice Atendimento e

Leia mais

A TERAPIA DE CASAL RETRATADA NO FILME UM DIVÃ PARA DOIS

A TERAPIA DE CASAL RETRATADA NO FILME UM DIVÃ PARA DOIS A TERAPIA DE CASAL RETRATADA NO FILME UM DIVÃ PARA DOIS 2015 Fernanda Tessaro Graduanda em Psicologia pela Faculdade Meridional - IMED E-mail de contato: fernandamtessaro@gmail.com RESUMO O cinema permeia

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO Prática pedagógica é uma ação fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Na prática pedagógica pode estar os interesses e divergências da sociedade. Representa

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADOR E MEDIADOR JUDICIAL 1) POLÍTICA PÚBLICA Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos Legislação brasileira Projetos

Leia mais

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho Conteúdo Nesta aula, você estudará: A comunicação excelente nas empresas. A importância da comunicação para a imagem

Leia mais

ENTREVISTA COM FAMÍLIAS. Como conduzir a entrevista com famílias

ENTREVISTA COM FAMÍLIAS. Como conduzir a entrevista com famílias ENTREVISTA COM FAMÍLIAS Como conduzir a entrevista com famílias Engajamento-relacionamento colaborativo e de consentimentos Avaliação-Exploração, identificação e delineamento de forças e dificuldades da

Leia mais

Cinco dicas para ter alta performance profissional. Walbron Siqueira

Cinco dicas para ter alta performance profissional. Walbron Siqueira Cinco dicas para ter alta performance profissional Walbron Siqueira Sobre o autor Walbron Siqueira é bancário, especialista em gestão de negócios, controladoria e finanças, bacharel em direto, hoje dedica-se

Leia mais

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A comunicação permeia toda a ação do enfermeiro PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE 1 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas Workshop 17 de Abril de 2013 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE 2 Comunicação Interpessoal Comunicar

Leia mais

Exemplo de registro. O que é o diário de Bordo?

Exemplo de registro. O que é o diário de Bordo? Você já teve a chance de contemplar um lindo jardim? Aposto que nesse jardim em que você está pensando há flores de várias cores, tamanhos e formas, não é? Não consigo pensar em um lindo jardim que não

Leia mais

3 FORMAS DE REPROGRAMAÇÃO MENTAL:

3 FORMAS DE REPROGRAMAÇÃO MENTAL: Em todo emagrecimento de sucesso sempre há um processo de reprogramação mental, mesmo que a pessoa não tenha percebido. Não importa se você deseja emagrecer alguns quilos ou obter mais saúde... você precisa

Leia mais

Explosão de inícios PARTE WhatsApp

Explosão de inícios PARTE WhatsApp Explosão de inícios PARTE 2 83 986147620 WhatsApp O PODER DE UM BOM FECHAMENTO PESSOA Sonho DOR VALOR X PREÇO Se o valor for maior que o preço o negocio está fechado!! EVITAR CONFLITOS FINAL DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Samira Rahhal.

APRESENTAÇÃO. Samira Rahhal. APRESENTAÇÃO Psicóloga especialista em Gestão de Pessoas; Master personal e executive Coaching pela Febracis; Facilitadora do método Coaching Emocional Augusto Cury; Analista Avançado em Inteligência Emocional

Leia mais

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO 2 Introdução Como Inovar no mercado de turismo deve ser uma indagação contínua e crescente dentro de qualquer empresa que almeja algum sucesso. Já reparou nas empresas

Leia mais

11/03/2017. Comunicação e Ética NENL EXERCÍCIO

11/03/2017. Comunicação e Ética NENL EXERCÍCIO Comunicação e Ética NENL EXERCÍCIO 1 Descrever usando criatividade e imaginação como seria um dia, na sua cidade, se todos os meios de comunicação deixassem de funcionar. Imagine: - se nenhuma emissora

Leia mais

Versão digital: CARTILHA DE MEDIAÇÃO CMA COMISSÃO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DA OAB/MG

Versão digital:   CARTILHA DE MEDIAÇÃO CMA COMISSÃO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DA OAB/MG CARTILHA DE MEDIAÇÃO COMISSÃO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DA OAB/MG Direito autoral OAB/MG 2009 REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADA A FONTE Direito autoral OAB/MG 2009 Elaboração Comissão de Mediação e

Leia mais

Índice Remissivo. Introdução. Feedback só na Avaliação de Desempenho. Falta de Controle Emocional. Feedback como Punição. Falar Apenas do Problema

Índice Remissivo. Introdução. Feedback só na Avaliação de Desempenho. Falta de Controle Emocional. Feedback como Punição. Falar Apenas do Problema Índice Remissivo Introdução Feedback só na Avaliação de Desempenho Falta de Controle Emocional Feedback como Punição Falar Apenas do Problema Focar Apenas no Passado Palestras e Treinamentos Ricardo Piovan

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 6 Conflito e negociação Os objetivos desta aula são: Definir conflito. Diferenciar as visões tradicional, interacionista

Leia mais

A porta e o zíper. Meu desejo: AMOR VERDADEIRO

A porta e o zíper. Meu desejo: AMOR VERDADEIRO UNIDADE 6: A porta e o zíper. Meu desejo: AMOR VERDADEIRO 1ºESO 4º ESO O amor é um caminho. Cada etapa é importante. Não tem que queimar etapas. Estar noivos: conhecer-nos e conhecer juntos o amor verdadeiro

Leia mais

AMBIÊNCIAS CRIATIVAS. QUEM PARTICIPA? Alunos do Ensino Médio e seus professores. QUEM ORGANIZA? A equipe é formada por 4 mediadores.

AMBIÊNCIAS CRIATIVAS. QUEM PARTICIPA? Alunos do Ensino Médio e seus professores. QUEM ORGANIZA? A equipe é formada por 4 mediadores. AMBIÊNCIAS CRIATIVAS O QUE SÃO? As Ambiências Criativas são uma metodologia para levantar percepções, saberes e desejos juvenis, colocá-los em diálogo com os desejos dos profissionais das escolas, contribuindo

Leia mais

PASTORAL PRÉ-JUDICIÁRIA

PASTORAL PRÉ-JUDICIÁRIA PASTORAL PRÉ-JUDICIÁRIA Noções Básicas de Entrevista Diocese de São José dos Pinhais Ano 2017 O que é a Pastoral Pré-Judiciária? É uma pastoral, anterior ao processo nulidade do matrimônio, com o intuito

Leia mais

Técnicas de Marketing Ativo

Técnicas de Marketing Ativo Técnicas de Marketing Ativo Marketing Ativo Marketing ativo consiste na realização de ligações para seus clientes, oferecendo seus produtos, tirando dúvidas, informando preços e promoções. Vantagens da

Leia mais

EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO

EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO 1 EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO O que é? O quanto as empresas estimulam? O quanto os funcionários valorizam? Características de um intraempreendedor?... 2 OFERECIMENTO REALIZAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO

PROGRAMA DE MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO PROGRAMA DE MÉTODOS E HÁBITOS DE ESTUDO MOTIVAR PARA O SUCESSO PRESSUPÕE INTERESSE, INVESTIMENTO, DISPONIBILIDADE, VONTADE, COMPETÊNCIA E ENVOLVIMENTO DE TODOS OS INTERVENIENTES NO PROCESSO EDUCATIVO!

Leia mais

O que é Comunicação?

O que é Comunicação? A Importância da O que é Comunicação? É transmitir ideias, sentimentos ou experiências de uma ou mais pessoas para outra, ou outras. A comunicação se estabelece quando o emissor leva a mensagem até o receptor

Leia mais

Cláudia Moura. IDOSOS: As Palavras e os Gestos na Comunicação. Centro Cultural Entroncamento,

Cláudia Moura. IDOSOS: As Palavras e os Gestos na Comunicação. Centro Cultural Entroncamento, Cláudia Moura claudiamoura@portugalmail.pt IDOSOS: As Palavras e os Gestos na Comunicação Centro Cultural Entroncamento, 30 Setembro 2010 O envelhecimento demográfico é um fenómeno social e actual, mas

Leia mais

Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça. Lei /2015 Dra. Carleane L. Souza

Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça. Lei /2015 Dra. Carleane L. Souza Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça Lei 13.140/2015 Dra. Carleane L. Souza CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 13.105/15 Em 2010, o projeto de Lei 166/10, deu entrada no Senado tratando das alterações no Código

Leia mais

MEDIAÇAO DE CONFLITOS. Prof. André Luís Nascimento dos Santos

MEDIAÇAO DE CONFLITOS. Prof. André Luís Nascimento dos Santos MEDIAÇAO DE CONFLITOS Prof. André Luís Nascimento dos Santos Sobre o quê vamos conversar? 1. Formação para a cultura de paz; 2. Tecnologia social para a ampliação do diálogo e da cooperação comunitária.

Leia mais

MEDIAÇÃO.

MEDIAÇÃO. MEDIAÇÃO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONCEITUAÇÃO...5 Conceito... 5 2. ESCOLAS DA MEDIAÇÃO...7 Escola Transformativa (Bush e Folger)...7 Escola Tradicional Linear (Projeto de Negociação de Harvard)...7

Leia mais

KARINA VOLPATO KENIA VOLPATO CAMILO A MEDIAÇÃO E O DIVÓRCIO

KARINA VOLPATO KENIA VOLPATO CAMILO A MEDIAÇÃO E O DIVÓRCIO KARINA VOLPATO KENIA VOLPATO CAMILO A MEDIAÇÃO E O DIVÓRCIO ESTOU ME SEPARANDO. E AGORA? Para a maioria, o fim de um casamento ou união estável "é um momento delicado". É raro encontrar pessoas preparadas

Leia mais

Instituto Mentor Coach IMC

Instituto Mentor Coach IMC COACHING DE VENDAS Instituto Mentor Coach IMC Uma Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo país. Trainers altamente capacitados com grande experiência nas mais

Leia mais

Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca

Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca 11.11 09:00 Início Atividade O que é Feedback? 10:15-10:30 Break Estratégico 10:30-11:20 PDI 11: 30 Encerramento Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável. Sêneca A arte de desenvolver Pessoas

Leia mais

O QUE É MEDIAÇÃO? a mediação é a via principal de resolução de conflitos

O QUE É MEDIAÇÃO? a mediação é a via principal de resolução de conflitos O QUE É MEDIAÇÃO? Embora, no Brasil, o tema da Mediação seja de certo modo novo, ela há muito tempo é utilizada em várias culturas no mundo, como a judaica, a cristã, a islâmica, a hinduísta, a budista,

Leia mais

Tarefa Visual das Moedas 9º ao 3º ano

Tarefa Visual das Moedas 9º ao 3º ano Tarefa Visual das Moedas 9º ao 3º ano Introdução Esta atividade permite aos alunos explorar um padrão visual e resolver um problema de várias formas diferentes. Por meio de recursos visuais, eles refletem

Leia mais

P-54: Processos Circulares na resolução de conflitos nas organizações. Simone Lucca Kabariti

P-54: Processos Circulares na resolução de conflitos nas organizações. Simone Lucca Kabariti P-54: Processos Circulares na resolução de conflitos nas organizações Simone Lucca Kabariti A vida é arte do encontro (Vinícius de Moraes) NOSSA INS-PIRAÇÕES Célia Passos Formação em Mediação, Facilitação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇAO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES

PÓS-GRADUAÇAO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES PÓS-GRADUAÇAO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES 1 COMPORTAMENTO HUMANO E COMUNICAÇÃO 2 A experiência mostra que os homens são governados por aquilo que costumam ver e fazer, a ponto de, mesmo as melhorias

Leia mais

MEDIAÇÃO Simone Tassinari Cardoso

MEDIAÇÃO Simone Tassinari Cardoso MEDIAÇÃO Simone Tassinari Cardoso Como? Onde? Quando? O que acontece se não? Panorama atual Resolução 125 CNJ 2010: Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma entrevista para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma entrevista para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALYSSON DAROWISH. Diana Palhano Ludmila Ventilari

CERTIFICAÇÃO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALYSSON DAROWISH. Diana Palhano Ludmila Ventilari CERTIFICAÇÃO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALYSSON DAROWISH MITRAUD Diana Palhano Ludmila Ventilari O que é Qualidade? Conceito de gestão: Conforme Deming: é a satisfação do cliente e melhoria contínua O que

Leia mais

01/08/2017 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

01/08/2017 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A comunicação permeia toda a ação do enfermeiro PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Pessoas com altos níveis de inteligência emocional conseguem criar e manter relacionamentos significativos, lidar com as situações difíceis de forma calma

Leia mais

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo Trabalho de gramática e texto Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprimore habilidades trabalhadas

Leia mais

I Congresso Celular IBC. 04 a 06 de maio de 2012

I Congresso Celular IBC. 04 a 06 de maio de 2012 I Congresso Celular IBC 04 a 06 de maio de 2012 OFICINA ACONSELHAMENTO BÍBLICO Ministrante: Pr. Flávio OBJETIVO Esse pequeno ensaio permite delinear alguns princípios básicos para Aconselhamento Pastoral.

Leia mais

Profª Daniela Cartoni

Profª Daniela Cartoni Etapa da Negociação Planejamento, estratégias e táticas Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Etapas da negociação Uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE

INDICADORES DE QUALIDADE ANEXO IV INDICADORES DE QUALIDADE Descrição dos Indicadores Qualitativos: a) Apropriação: Equilíbrio entre o desejado e o alcançado. Esse indicador nos convida dar tempo ao tempo e respeitar o tempo de

Leia mais

Minicurso: Jogos e Dinâmicas de Grupo. Fabiana Sanches e Rosa Maria

Minicurso: Jogos e Dinâmicas de Grupo. Fabiana Sanches e Rosa Maria Minicurso: Jogos e Dinâmicas de Grupo Fabiana Sanches e Rosa Maria As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação

Leia mais

A BNCC e o Direito de Aprender

A BNCC e o Direito de Aprender A BNCC e o Direito de Aprender 2 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, em qualquer lugar do país É

Leia mais

FORMAÇÃO GESTÃO DE EQUIPAS 1. INTRODUÇÃO

FORMAÇÃO GESTÃO DE EQUIPAS 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO A cada encontro com o outro surgem novas opiniões, novas ideias, diferentes projectos ou mesmo discussões, fricções, perdas de tempo e sentimentos feridos. Gerir diferenças entre as pessoas

Leia mais

Solução de Controvérsias na Área de Propriedade Intelectual Tatiana Campello Lopes Todos os Direitos Reservados.

Solução de Controvérsias na Área de Propriedade Intelectual Tatiana Campello Lopes Todos os Direitos Reservados. Solução de Controvérsias na Área de Propriedade Intelectual Todos os Direitos Reservados. QUANDO AS CONTROVÉRSIAS OCORREM? Numa visão bem abrangente: Quando as expectativas da contratação não prosperaram

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS DE MEDIAÇÃO EMPRESARIAL PRIVADA MEDIAÇÃO EMPRESARIAL

GRUPO DE ESTUDOS DE MEDIAÇÃO EMPRESARIAL PRIVADA MEDIAÇÃO EMPRESARIAL GRUPO DE ESTUDOS DE MEDIAÇÃO EMPRESARIAL PRIVADA MEDIAÇÃO EMPRESARIAL MEDIAÇÃO É A ATIVIDADE TÉCNICA EXERCIDA POR TERCEIRO IMPARCIAL, SEM PODER DECISÓRIO, QUE, ESCOLHIDO OU ACEITO PELAS PARTES, AS AUXILIA

Leia mais

Entrevistador: Catia Santana Entrevistado: Roberto Waack

Entrevistador: Catia Santana Entrevistado: Roberto Waack A governança corporativa, velha conhecida das empresas de capital aberto para as quais o sistema de gestão é obrigatório por lei, também pode ser uma grande aliada para organizações empresariais que desejam

Leia mais

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável:

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável: MAPA DE EMPATIA O que é? O mapa de Empatia é uma ferramenta visual, que te ajuda a descrever o perfil de uma Pessoa ou de um grupo de pessoas. O Mapa de Empatia permite que você estruture Uma verdadeira

Leia mais

Roteiro da NOVA VISITA TÉCNICA

Roteiro da NOVA VISITA TÉCNICA Roteiro da NOVA VISITA TÉCNICA Nomes para a Sessão Sessão Vida Leve Sessão Casa Organizada Consultoria Vida Leve Casa Leve Objetivos dessa sessão Objetivo primário = fechar a venda Acreditar que é possível

Leia mais

O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos

O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos Projetos é o melhor ambiente para geração de crises e conflitos, pois: Tudo é controlado. Existem muitas partes interessadas.

Leia mais

AULA 23 Cuidados essenciais Formação de Equipe

AULA 23 Cuidados essenciais Formação de Equipe Cuidados essenciais Formação de Equipe Cuidado com a ansiedade Com o excesso de informações Falar a coisa certa no local errado Nem toda excelente cliente se torna excelente consultora Faça uma sessão

Leia mais