REVISÃO DE CIÊNCIAS. 1) Observe esta cena. -Você concorda com o que a mãe disse do menino? Justifique sua resposta ) Observe o esquema.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REVISÃO DE CIÊNCIAS. 1) Observe esta cena. -Você concorda com o que a mãe disse do menino? Justifique sua resposta ) Observe o esquema."

Transcrição

1 PROFESSOR(A): ANDRÉA ALMEIDA DISCIPLINA: CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Série:8º ANO Turma: TURNO: DATA: / /2017. REVISÃO DE CIÊNCIAS 1) Observe esta cena. -Você concorda com o que a mãe disse do menino? Justifique sua resposta. 2) Observe o esquema.

2 Identifique: a) os órgãos apontados pelas setas de 1 a b) o local onde tem início a digestão química das proteínas.... 3) Analise os esquemas abaixo e responda.

3 a)qual dos alimentos mostrados fornece mais energia?e qual fornece menos?... b)o que fornece mais energia :um hambúrguer com queijo ou quatro maças?... 4)Leia a tirinha e, depois responda a questão.

4 O sorvete imaginado por Garfield na tirinha é um alimento que contém proteínas do leite, gordura vegetal e amido ( principalmente na casquinha ). Considerando que o sorvete fosse consumido por alguém, explique em que órgãos cada nutriente seria digerido.... 5) Considere que o rótulo ao lado indique a composição de um alimento. Composição aproximada LIPÍDIOS CARBOIDRATOS PROTEÍNAS VITAMINAS SAIS MINERAIS Valor energético Por 100g 5,0 g 10,4 g 23,2 g 0,07 g 2 g 34 Kcal a) Qual é o nutriente que aparece em maior quantidade?... b) Considerando sua composição, qual seria o principal efeito desse alimento em nosso organismo? Justifique.... c)se 100g desse alimento contém 34 Kcal, quantas calorias encontraremos em 500 g? Represente o cálculo.... d)quais são os nutrientes energéticos encontrados nesse alimento? e)quais são os nutrientes reguladores? 6) A seguinte tabela mostra a quantidade de colesterol em diversos alimentos: ALIMENTO QUANTIDADE DE COLESTEROL 1 bife de fígado (100 g) 389 mg 1 ovo 274 mg 1 bife de picanha (100 g) 100 mg 1 bife de filé mignon (100 g) 95 mg 4 fatias de pizza de mussarela 92 mg 1 Big Mac* 54 mg * Fonte: Tabela elaborada pela nutricionista Marcia Nacif, do Centro Universitário São Camilo e da Universidade Paulista; McDonalds; demais alimentos: Sociedade Brasileira de Cardiologia (2001)

5 1 bife de frango (100 g) 52 mg 1 copo de leite integral (200 ml) 28 mg 1 bola de sorvete 6,5 mg 1 copo de leite desnatado (200 ml) 4 mg A tabela acima mostra alguns dos principais vilões relacionados ao aumento de colesterol em nosso organismo, como o ovo, fígado, picanha, etc. Entretanto, o colesterol não pode ser considerado apenas um vilão, pois também produz efeitos benéficos em nosso organismo. Há dois tipos de colesterol que circulam em nosso organismo: o bom colesterol, que aparece nos exames de sangue como HDL e o mau colesterol, o LDL. a) Que tipo de nutriente é o colesterol: carboidrato, proteína ou lipídio?... b) Cite duas funções benéficas do colesterol em nosso organismo c) A construção dessa tabela foi auxiliada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, em Quais os efeitos do mau colesterol para nosso coração? ] ) (Unesp) Os médicos de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, ao avaliarem a situação da saúde de seus habitantes, detectaram altos índices de anemia, de bócio, de cárie dentária, de osteoporose e de hemorragias constantes através de sangramentos nasais. Verificaram a ocorrência de carência de alguns íons minerais e, para suprir tais deficiências, apresentaram as propostas seguintes. Proposta I - distribuição de leite e derivados. Proposta II - adicionar flúor à água que abastece a cidade. Proposta III - adicionar iodo ao sal consumido na cidade, nos termos da legislação vigente. Proposta IV - incentivar os habitantes a utilizar panelas de ferro na preparação dos alimentos. Proposta V - incrementar o consumo de frutas e verduras. Diante destas propostas, responda. a) Qual delas traria maior benefício à população, no combate à anemia? Justifique.... b) Qual proposta que, pelo seu principal componente iônico, poderia reduzir, também, os altos índices de cáries dentárias, de osteoporose e de hemorragias? Por quê?

6 ... 8)Associe as colunas. (A) Fígado ( )Absorve a água e os sais minerais (B) Estômago ( ) É considerada uma glândula mista. (C) Pâncreas ( ) Produz uma secreção rica em enzimas digestivas. (D) Intestino Grosso ( )Cortam e trituram os alimentos. (E) Esôfago ( )Produz a bile que auxilia na digestão das gorduras. (F) Intestino delgado ( )É por onde ocorre a eliminação das fezes (G) Ânus ( )Nele tem lugar a digestão química e mecânica dos alimentos. (H) Dentes ( )Conduz os alimentos ao estômago. 9)Escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) A digestão dos alimentos inicia-se na boca com a participação dos dentes, da língua e do pâncreas. ( ) A coroa é a parte visível do dente e a raiz é a parte que fixa o dente ao osso. ( ) Os dentes permanentes são conhecidos popularmente por dentes de leite. ( ) A saliva contém uma enzima chamada ptialina. ( ) A maior glândula do corpo humano(pesa cerca de 1,400 kg ) e que produz a bile é o fígado. ( ) O bolo alimentar no estômago é chamado de quilo. ( ) O flúor é um elemento químico importante no fortalecimento dos dentes. 10)Nomeie as estruturas 1, 2,3,4,5 e 6.

7 11) As vitaminas são substâncias fundamentais para o funcionamento do nosso corpo. Sem essas substâncias, várias doenças podem surgir em nosso organismo, como é o caso do escorbuto, que é provocado pela carência de: a) vitamina A. b) vitamina B12. c) vitamina C. d) vitamina D. e) Vitamina E. 12) As vitaminas possuem as mais variadas funções em nosso organismo. Algumas atuam, por exemplo, contribuindo para o bom funcionamento dos olhos e evitando a cegueira noturna. A vitamina que realiza essas funções é a: a) Vitamina A. b) Vitamina C. c) Vitamina D. d) Vitamina E. e) Vitamina K. 13) A vitamina K é muito importante para o nosso organismo. Sua carência pode provocar: a) malformação fetal. b) distúrbios neurológicos. c) esterilidade masculina. d) hemorragias. e) beribéri. 14)(PUC-MG 07) As vitaminas são compostos orgânicos que funcionam como coenzimas, ou seja, atuam juntamente com as enzimas envolvidas no metabolismo celular. A deficiência de vitaminas provoca enfermidades chamadas de doenças de carências. Sejam dados os seguintes sintomas de carências: 1. Córnea ressecada. 2. Raquitismo na infância. 3. Deficiência na coagulação sanguínea. 4. Anemia perniciosa. Os sintomas carenciais enumerados acima estão relacionados, respectivamente, com a deficiência das seguintes vitaminas: a) K, E, B2, B12. b) B1, D, C, E. c) A, D, K, B12. d) A, E, K, C.

8 15) (Unesp 2002) - Considere um grupo de pessoas com características homogêneas no que se refere à cor de pele. Assinale a alternativa, dentre as apresentadas, que corresponde às pessoas desse grupo que têm maior chance de apresentar deficiência de vitamina D e que estão mais sujeitas a fraturas ósseas. a) Indivíduos que ingerem alimentos ricos em cálcio, como ovos e derivados do leite, e que frequentemente tomam sol. b) Indivíduos que ingerem alimentos pobres em cálcio, como ovos e derivados do leite, e que frequentemente tomam sol. c) Indivíduos que ingerem alimentos pobres em cálcio, como ovos e derivados do leite, e que raramente tomam sol. d) Indivíduos que ingerem alimentos ricos em cálcio, como frutas cítricas e arroz, e que raramente tomam sol. e) Indivíduos que ingerem alimentos pobres em cálcio, como frutas cítricas e arroz, e que raramente tomam sol. 16) O iodo é um elemento químico abundante em alimentos como os frutos-do-mar. Esse elemento é essencial para a produção dos hormônios da glândula endócrina denominada a) pâncreas. b) ovário. c) tireoide. d) hipófise. e) timo. 17) (PUC-SP) Dietas pobres em alimentos que são fontes de sais de ferro para o nosso organismo poderão ocasionar: a) anemia b) dificuldade de coagulação do sangue c) raquitismo d) sangramento das mucosas e) distúrbios nervosos

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período - 2012 1) Segundo documento da Unicef, 250 mil crianças por ano perdem a visão por falta de uma vitamina;

Leia mais

02- Analise a imagem abaixo: Nomeie os órgãos numerados de 1 a 5.

02- Analise a imagem abaixo: Nomeie os órgãos numerados de 1 a 5. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Associe as colunas.

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Associe as colunas. (A) Fígado

Leia mais

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO OS NUTRIENTES TODA A SUBSTANCIA PRESENTE NA ALIMENTAÇÃO QUE PODE SER APROVEITADA PELO ORGANISMO HUMANO E DE OUTROS ANIMAIS PARA A MANUTENÇÃO DE SUAS ATIVIDADES É DENOMINADA NUTRIENTES. DIGESTÃO É UMPROCESSO

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3 HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS Unidade 41 www.sejaetico.com.br 8º ANO ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO NO SER HUMANO Índice ÍNDICE Por que nos alimentamos? www.sejaetico.com.br 3 Por que nos alimentamos? Os

Leia mais

Aluno (a): Para as questões de Ciências Exatas têm que ser apresentados os respectivos cálculos.

Aluno (a): Para as questões de Ciências Exatas têm que ser apresentados os respectivos cálculos. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Bateria de Exercícios Data: 08/04/2016 Turma: 9º Ano Área II Aluno (a): Prezado aluno caso prefira responder na

Leia mais

Professor ENSINO FUNDAMENTAL II ANDRÉ ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

Professor ENSINO FUNDAMENTAL II ANDRÉ ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Aluno (a): Disciplina CIÊNCIAS Curso Professor ENSINO FUNDAMENTAL II ANDRÉ ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Série 8º ano Número: 1 - Conteúdo: Níveis de organização Citologia Histologia Nutrição:

Leia mais

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Pode ser definida como o conjunto de processos que vão da ingestão do alimento, sua digestão, até sua assimilação pelas células. Os tipos

Leia mais

Suplementação. Introdução

Suplementação. Introdução Introdução Suplementação Suplemento alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como, vitaminas e minerais e, sais minerais. Mas o que são Suplementos Alimentares?

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO Nome N º Ano/Turma 1. Leia atentamente a lista seguinte: pão, proteínas, arroz, alface, laranja, vitaminas e glícidos. a) Indique os que

Leia mais

a) A digestão enzimática de carboidratos só se inicia no duodeno. b) O meio ácido do estômago inativa todas as enzimas digestivas.

a) A digestão enzimática de carboidratos só se inicia no duodeno. b) O meio ácido do estômago inativa todas as enzimas digestivas. Nome: Nº Ano: 8º Turma: Ensino Fundamental II 2ª Etapa Data: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO - CIÊNCIAS Profª.: Luciana Cardinali QUESTÃO 1 (MACK - adaptada) Assinale a alternativa correta a respeito do processo

Leia mais

Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre. Fornecimento e uso de energia

Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre. Fornecimento e uso de energia Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre Fornecimento e uso de energia Observe a imagem a seguir para responder às questões 1, 2 e 3. Questão 1 Se retirarmos metade de nosso fígado, em poucos meses, ele se regenerará

Leia mais

Principais constituintes dos alimentos. Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais

Principais constituintes dos alimentos. Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais Principais constituintes dos alimentos Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais Nutrientes e seus constituintes GLÍCIDOS ou HIDRATOS DE CARBONO Função: O seu papel principal é fornecer a

Leia mais

Móds. 29 ao 34 Setor Prof. Rafa

Móds. 29 ao 34 Setor Prof. Rafa Móds. 29 ao 34 Setor 1403 Prof. Rafa Nutrição: ingestão de nutrientes Nutrientes: substâncias usadas no metabolismo Macronutrientes: carboidratos Energéticos lipídios Plásticos ou proteínas Estruturais

Leia mais

Exercícios sobre Vitaminas

Exercícios sobre Vitaminas Exercícios sobre Vitaminas Exercícios sobre Vitaminas 1. Tomando uma grande dose de vitaminas A, uma pessoa pode suprir suas necessidades por vários dias; porém, se fizer o mesmo em relação à vitamina

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. A química da vida. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. A química da vida. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos A química da vida Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: A Química da Vida I Conceitos fundamentais; II Componentes químicos da célula; III Compostos inorgânicos;

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO SER VIVO

A ORGANIZAÇÃO DO SER VIVO A ORGANIZAÇÃO DO SER VIVO PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM OS SERES VIVOS Carbono CHONPS Compõe as principais cadeias das moléculas orgânicas (lipídios, carboidratos e proteínas) presentes em nosso

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO - GABARITO

SISTEMA DIGESTÓRIO - GABARITO ALUNO (A): Nº: TURMA: DATA: / / PROFESSOR (A): Graziela Costa DISCIPLINA: Ciências SISTEMA DIGESTÓRIO - GABARITO 1. (FEI-SP) Popularmente se diz que o sistema digestório é responsável pela digestão dos

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela

ALIMENTOS E NUTRIENTES. 8º ano Profª Daniela ALIMENTOS E NUTRIENTES 8º ano Profª Daniela Os alimentos como veículos de nutrientes É Importante sabermos diferenciar o significado de alimento do nutriente. Alimentos são os produtos que ingerimos. Nutrientes

Leia mais

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL CIÊNCIAS - ALIMENTOS Prof. Mário Castro 1º Bimestre - 2014 CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL NUTRIÇÃO Nutrição: É o conjunto de processo integrados que envolve a digestão, respiração, circulação e excreção. Digestão:

Leia mais

Bio. 1. Bio. Monitor: Rebeca Khouri

Bio. 1. Bio. Monitor: Rebeca Khouri Bio. Professor: Alexandre Bandeira Monitor: Rebeca Khouri Vitaminas no metabolismo celular 09 abr Bio. 1 RESUMO Vitaminas são micromoléculas reguladoras e necessárias no organismo em pequenas quantidades.

Leia mais

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O SISTEMA DIGESTÓRIO Constituído pelo trato digestório e os órgãos anexos. O trato digestório é um tubo oco, longo e sinuoso de 10 a

Leia mais

Móds. 48 e 49 Biologia B. Prof. Rafa

Móds. 48 e 49 Biologia B. Prof. Rafa Móds. 48 e 49 Biologia B Prof. Rafa Nutrição: ingestão de nutrientes Nutrientes: substâncias usadas no metabolismo Macronutrientes: carboidratos Energéticos lipídios Plásticos ou proteínas Estruturais

Leia mais

Assinale toda alternativa que indica o mecanismo de transporte revelado pelo gráfico acima.

Assinale toda alternativa que indica o mecanismo de transporte revelado pelo gráfico acima. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

Trabalho de Recuperação 1º SEMESTRE

Trabalho de Recuperação 1º SEMESTRE Curso: ENSINO FUNDAMENTAL 2 Trabalho de Recuperação 1º SEMESTRE Foco, Força e Fé Turma: 9º Ano Data: / /2019 Valor: 12,0 Nota: Disciplina: BIOLOGIA Professor(a) NIZE G.CHAGAS PAVINATO Nome do Aluno(a):

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 4 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Quais são os seis nutrientes presentes nos alimentos que são necessários para manter o corpo saudável? Encontre esses nutrientes

Leia mais

Móds. 29 ao 34 Setor Prof. Rafa

Móds. 29 ao 34 Setor Prof. Rafa Móds. 29 ao 34 Setor 1403 Prof. Rafa Nutrição: ingestão de nutrientes Nutrientes: substâncias usadas no metabolismo Macronutrientes: carboidratos Energéticos lipídios Plásticos ou proteínas Estruturais

Leia mais

BANCO DE ATIVIDADES Presente Ciências 4 ano - 4 bimestre Avaliação

BANCO DE ATIVIDADES Presente Ciências 4 ano - 4 bimestre Avaliação Unidade 4 - Nosso corpo Leia o texto abaixo. Alimentação inadequada, saúde em risco. Cada vez mais o prato típico na mesa do brasileiro arroz, feijão, bife e salada dá lugar a outros alimentos, como os

Leia mais

Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens.

Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens. Avaliação: Professor(a): Cleudinaldo Guimarães Aluno(a): Nº: Turma: Data: NOTA Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens. Questão 1 - CIÊNCIAS 30

Leia mais

Classificação das Vitaminas

Classificação das Vitaminas Vitaminas Vitaminas As vitaminas são encontradas em plantas, sementes, grãos, frutas (produz vitaminas durante a fotossíntese) e carne de animais que consumiram esses alimentos. Classificação das Vitaminas

Leia mais

Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana.

Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana. Sistema digestivo Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana http://isidrodafonseca.wordpress.com Porque nos alimentamos? Todos os seres vivos necessitam de obter matéria e energia permitem

Leia mais

M - O que são aminoácidos? AE - Onde ocorre a digestão de amido? S - Que órgão é responsável pela produção da bile? CT - Defina Anorexia.

M - O que são aminoácidos? AE - Onde ocorre a digestão de amido? S - Que órgão é responsável pela produção da bile? CT - Defina Anorexia. M - O que são aminoácidos? AE - Onde ocorre a digestão de amido? S - Que órgão é responsável pela produção da bile? CT - Defina Anorexia. EL - Onde ocorre a absorção de água e sais minerais? V - Por que

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO É o ato de se nutrir por meio dos alimentos. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Planejada com alimentos de todos os grupos. Preferir os alimentos

Leia mais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais M.S. 6.6969.0023.001-6 NERVITON MEGA Ômega 3 + 13 Vitaminas + 8 Minerais NERVITON MEGA é um produto inovador no Brasil, pois possui em sua fórmula o óleo de peixe ( ÔMEGA 3 ) e diversas vitaminas e minerais

Leia mais

BIOQUÍMICA. Profª Renata 9º ano / 2018

BIOQUÍMICA. Profª Renata 9º ano / 2018 BIOQUÍMICA Profª Renata 9º ano / 2018 Sais minerais Proteínas Estão presentes em pequenas quantidades nas células. Substâncias inorgânicas. São essenciais para o metabolismo. A carência de sais minerais

Leia mais

ATIVIDADE INSTRUMENTAL Disciplina: Ciências Professora: Daniella Galiza

ATIVIDADE INSTRUMENTAL Disciplina: Ciências Professora: Daniella Galiza ATIVIDADE INSTRUMENTAL Disciplina: Ciências Professora: Daniella Galiza Série: 8º Turma: A ( ) B ( ) C ( ) Data: / /2018 Aluno(a): EXERCÍCIOS SOBRE NUTRIENTES 1. Qual é a diferença entre nutrientes plásticos

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO (a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR (a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão está relacionada aos seguintes conteúdos: Capítulo 02 Os tecidos do corpo humano

Leia mais

2º trimestre Biologia Sala de estudos Data: Agosto/2015 Ensino Médio 1º ano classe: Profª Elisete Nome: nº

2º trimestre Biologia Sala de estudos Data: Agosto/2015 Ensino Médio 1º ano classe: Profª Elisete Nome: nº 2º trimestre Biologia Sala de estudos Data: Agosto/2015 Ensino Médio 1º ano classe: Profª Elisete Nome: nº Valor: 10 Nota:.. Conteúdo: A química da vida 1) A principal substância INORGÂNICA que encontramos

Leia mais

AS MOLÉCULAS DA VIDA. COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS De que são formados os seres vivos? ELEMENTOS QUÍMICOS QUE COMPÕEM OS

AS MOLÉCULAS DA VIDA. COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS De que são formados os seres vivos? ELEMENTOS QUÍMICOS QUE COMPÕEM OS AS MOLÉCULAS DA VIDA COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS De que são formados os seres vivos? ELEMENTOS QUÍMICOS QUE COMPÕEM OS SERES VIVOS CERCA DE TRINTA ELEMENTOS CONSTITUEM AS CÉLULAS QUE COMPÕEM OS SERES VIVOS.

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO Taxa metabólica rato coelho homem vaca elefante Peso corporal 6CO 2 + 12H 2 O luz C 6 H 12 O 6 + 6H 2 O + 6O 2 6CO 2 + 6H 2 O energia de oxidação

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

2.3. Sistema Digestivo

2.3. Sistema Digestivo Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio Sistemas de Órgãos e Metabolismo Celular Nutrientes Energia CÉLULA Dióxido de Carbono Oxigénio Água Água Mitocôndria Os sistemas de órgãos

Leia mais

01. A figura abaixo mostra o aparelho digestório humano.

01. A figura abaixo mostra o aparelho digestório humano. Disciplina: Biologia Profa: Adriana Turma: TR 24 / 05 / 2016 Lista de exercícios: Fisiologia Humana - Sistema Digestório 01. A figura abaixo mostra o aparelho digestório humano. Com respeito a esse aparelho,

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. intestino grosso glândulas salivares fígado. estômago esófago boca

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. intestino grosso glândulas salivares fígado. estômago esófago boca Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares fígado estômago esófago boca faringe intestino delgado pâncreas O sistema digestivo humano é constituído

Leia mais

A maioria dos alimentos precisa ser transformada para entrar nas células e realmente nutrir o organismo.

A maioria dos alimentos precisa ser transformada para entrar nas células e realmente nutrir o organismo. Science Photo Library/Latinstock A maioria dos alimentos precisa ser transformada para entrar nas células e realmente nutrir o organismo. O que acontece com o amido de um sanduíche de queijo na boca? E

Leia mais

VITAMINAS AMINAS FUNDAMENTAIS PARA A VIDA 1911 CASIMIR FUNK

VITAMINAS AMINAS FUNDAMENTAIS PARA A VIDA 1911 CASIMIR FUNK VITAMINAS AMINAS FUNDAMENTAIS PARA A VIDA 1911 CASIMIR FUNK Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos Quando achava alguma coisa Não cheirava nem examinava; Engolia com voracidade

Leia mais

UMA VIAGEM AO CORPO HUMANO. Professor: Mário Castro CED. Taquara 8º / 9º Ano

UMA VIAGEM AO CORPO HUMANO. Professor: Mário Castro CED. Taquara 8º / 9º Ano UMA VIAGEM AO CORPO HUMANO Professor: Mário Castro CED. Taquara 8º / 9º Ano - 2017 DESVENDAR A HISTÓRIA DA DIGESTÃO E ABSORÇÃO VIDA VISÃO GERAL Composto por dois grupos: 1. Trato gastrintestinal = tubo

Leia mais

Nutrição, digestão e sistema digestório. Profª Janaina Q. B. Matsuo

Nutrição, digestão e sistema digestório. Profª Janaina Q. B. Matsuo Nutrição, digestão e sistema digestório Profª Janaina Q. B. Matsuo 1 2 3 4 Nutrição Nutrição: conjunto de processos que vão desde a ingestão do alimento até a sua assimilação pelas células. Animais: nutrição

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Completa o texto com os termos:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Completa o texto com os termos: Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares fígado Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares

Leia mais

1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas.

1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas. Biologia Atividade de classe Gabarito 2 os anos Tatiana mar/12 1- TURMA A 1- (PUCCamp modificada) Os fenilcetonúricos têm falta de uma enzima responsável pelo metabolismo do aminoácido fenilalanina. Para

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM

SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM QUESTÃO 1 O gráfico abaixo se refere à atividade de uma enzima proteolítica que atua no trato digestório: A enzima em questão é a: a) Tripsina,

Leia mais

Sequência Didática. Recursos que serão utilizados durante TODA a Sequência:

Sequência Didática. Recursos que serão utilizados durante TODA a Sequência: Sequência Didática Nome do Bolsista/Voluntário: Andressa Moreira Siqueira Co- autora: Paloma Alinne A.R.Ruas Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada: A sequência didática foi desenvolvida

Leia mais

Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus. Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea

Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus. Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea Sistema Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea A maioria dos mamíferos mastiga o alimento

Leia mais

Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução

Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução 1. A figura representa os sistemas digestivos

Leia mais

Projeto Nutricional Infantil

Projeto Nutricional Infantil Projeto Nutricional Infantil Agenda Objetivos Metas Benefícios do Consumo de Peixe Produto, Usos & Embalagem Objetivos Desenvolver um alimento a base de Músculo de Peixe com fortificação de micronutrientes

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Ana Gardênia SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Definição Nutrição Alimentos Anatomia Fisiologia www.infopedia.pt/$sistema-digestivo,2 Digestão É o conjunto de transformações

Leia mais

excessos Açúcar e gorduras pobre Nutrientes Vitaminas e sais minerais

excessos Açúcar e gorduras pobre Nutrientes Vitaminas e sais minerais excessos Açúcar e gorduras pobre Nutrientes Vitaminas e sais minerais Valor Calórico Carboidratos Proteínas Gorduras Totais Gorduras Saturadas Informação Nutricional Porção de XXXg ou ml (medida caseira)

Leia mais

DATA: 30 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: 30 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / 04 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Iogurte x Câncer - Conheça os tipos e os principais benefícios dos iogurtes. Alimento produz anticorpos, hormônios e enzimas. Confira!

Iogurte x Câncer - Conheça os tipos e os principais benefícios dos iogurtes. Alimento produz anticorpos, hormônios e enzimas. Confira! Iogurte x Câncer - Conheça os tipos e os principais benefícios dos iogurtes. Alimento produz anticorpos, hormônios e enzimas Confira! Você se considera uma pessoa apaixonada por iogurte? É daquelas que

Leia mais

Sistema digestório. Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: SISTEMA DIGESTÓRIO. Msc. Bruno Aleixo Venturi

Sistema digestório. Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível:   SISTEMA DIGESTÓRIO. Msc. Bruno Aleixo Venturi Sistema digestório Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: www.portaldoaluno.bdodonto.com.br SISTEMA DIGESTÓRIO Msc. Bruno Aleixo Venturi ? A digestão começa pela boca Funções Mecânica Transporte

Leia mais

Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas).

Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas). INTRODUÇÃO Alimentos - fonte de matéria e energia Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas). Organismos heterótrofos - obtém alimentos de forma

Leia mais

Exercícios de Recuperação

Exercícios de Recuperação Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: Ciências Data: 1º e 2ª Período Aluno(a): Nº Turma: 1-8 Professor: Ana Cristina D Azevedo Visto: Nota: Exercícios de Recuperação Método científico 1. Na maioria

Leia mais

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Digestório Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Digestório Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó Biologia Identidade dos Seres Vivos Sistema Digestório Humano Parte 1 Prof.ª Daniele Duó Função O organismo recebe os nutrientes através dos alimentos. Estes alimentos têm de ser transformados em substâncias

Leia mais

BIOLOGIA-MARIENY SILVEIRA-8º ANO-ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS:

BIOLOGIA-MARIENY SILVEIRA-8º ANO-ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE DISCIPLINA: BIOLOGIA NOTA: QUESTÃO 01: Sabemos que temos a necessidade de termos uma alimentação

Leia mais

O humano e o ambiente

O humano e o ambiente Aula 01 O humano e o ambiente O ser humano é formado por um conjunto de células. Um conjunto de células forma os tecidos. Um conjunto de tecidos forma os órgãos. Um conjunto de órgão forma os sistemas.

Leia mais

Manual Projeto Desafios Ed. Santillana. Revista em 3 /10/2013. Página 17. Alimentos como veículo de nutrientes

Manual Projeto Desafios Ed. Santillana. Revista em 3 /10/2013. Página 17. Alimentos como veículo de nutrientes Manual Projeto Desafios Ed. Santillana Revista em 3 /10/2013 Página 17 Alimentos como veículo de nutrientes 1. A importância da alimentação O organismo humano é constituído por diferentes materiais. Esses

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO. 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017

SISTEMA DIGESTÓRIO. 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017 SISTEMA DIGESTÓRIO 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017 Tubo Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares

Leia mais

1º e 2º Período Aluno (a): Nº Turma: Professor: Visto: Nota: Comp. Curricular: Ciências ESTUDO DIRIGIDO PARA A RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS 8º ANOS

1º e 2º Período Aluno (a): Nº Turma: Professor: Visto: Nota: Comp. Curricular: Ciências ESTUDO DIRIGIDO PARA A RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS 8º ANOS Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: Ciências Data: 1º e 2º Período Aluno (a): Nº Turma: Professor: Visto: Nota: Estruturas celulares ESTUDO DIRIGIDO PARA A RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS 8º ANOS 1.

Leia mais

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O SISTEMA DIGESTÓRIO O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1 a PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 02/04/2016 Nota: Professor(a): Karina Berti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Tempo de Ciências. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SALA DE AULA Tema 3 Capítulo 1: Alimentação e nutrientes (páginas 82 a 91 do livro)

Tempo de Ciências. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SALA DE AULA Tema 3 Capítulo 1: Alimentação e nutrientes (páginas 82 a 91 do livro) Tempo de Ciências 8 SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SALA DE AULA Tema 3 Capítulo 1: Alimentação e nutrientes (páginas 82 a 91 do livro) Objetivos Alimentação e nutrientes Conhecer os tipos de nutrientes e seus

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF BIOQUÍMICA Profª Renata 9º ano / 2019 Estão presentes em pequenas quantidades nas células. Substâncias inorgânicas.

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

Quando você precisar, nós estaremos lá.

Quando você precisar, nós estaremos lá. DIA DO COMBATE AO COLESTEROL COLESTEROL, NOÇÕES IMPORTANTES. O controle do colesterol faz parte de um estilo de vida saudável, que inclui atividade física regular, controle do peso, do estresse e parar

Leia mais

DATA: 19/12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA: 19/12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORES: MÁRCIA DATA: 19/12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8º ano TURMAS:A/B ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS CAPÍTULO 2 - Alimentos e sistema

Leia mais

BIOQUÍMICA - composição química das células

BIOQUÍMICA - composição química das células BIOQUÍMICA - composição química das células I) Substâncias inorgânicas: água e sais minerais II) Substâncias orgânicas: carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos,... Substâncias mais presentes

Leia mais

ATIVIDADE INSTRUMENTAL Disciplina: Ciências Professora: Daniella Galiza

ATIVIDADE INSTRUMENTAL Disciplina: Ciências Professora: Daniella Galiza ATIVIDADE INSTRUMENTAL Disciplina: Ciências Professora: Daniella Galiza Série: 8º Turma: A ( ) B ( ) C ( ) GABARITO EXERCÍCIOS SOBRE NUTRIENTES 1. Qual é a diferença entre nutrientes plásticos e energéticos?

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA

SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório, responsável pela quebra dos alimentos e absorção dos nutrientes, é composto pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas.

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 06 VITAMINAS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 06 VITAMINAS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 06 VITAMINAS Vitaminas Uso no corpo Deficiências Principais fontes A (vitamina da visão) B2 (riboflavina) B1 (tiamina) B(PP) (niacina) B6 (piridoxina) C Necessária para o crescimento

Leia mais

SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo

SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo O que é a digestão? Conjunto de reações químicas com a função de degradar o alimento, transformando-o em nutrientes. Enzimas - Amido Amilases Glicoses - Proteína Proteases

Leia mais

Exercitando Ciências. Tema: Nutrientes e Dieta Balanceada

Exercitando Ciências. Tema: Nutrientes e Dieta Balanceada Exercitando Ciências Tema: Nutrientes e Dieta Balanceada Caro aluno, Antes de iniciarmos a resolução das atividades, assista a teleaula 63 e 64 de Ciências. Ao iniciar a teleaula 63, a narradora comenta

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: CIÊNCIAS Série/Ano: 8º ANO Professores: Cybelle / José Henrique / Sarah / Tiê Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO. Prof.ª: Leila Fritz Ciências - 8 ano

ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO. Prof.ª: Leila Fritz Ciências - 8 ano ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO Prof.ª: Leila Fritz Ciências - 8 ano Alimento Todo material que fornece substâncias (nutrientes) para a manutenção do organismo. Quanto a composição química, dos nutrientes: a) Carboidratos

Leia mais

1. A importância da alimentação

1. A importância da alimentação Manual Projeto Desafios Ed. Santillana Página 17 Alimentos como veículo de nutrientes 1. A importância da alimentação O organismo humano é constituído por diferentes materiais. Esses materiais são fornecidos

Leia mais

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS Nutricionista: Patrícia Souza Conhecendo minhas necessidades Energia Onde encontrar Energia Quanto posso comer? Pirâmide Alimentar 3 porções ou mais de frutas 1 porção

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Minerais vitais para o corpo. DIETAS Cálcio: + abundante no corpo. Aparece em combinação com fosfatos.

Leia mais

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero a) Que números indicam artérias e veias? b) Que números indicam vasos por onde circulam sangue

Leia mais

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico Ficha técnica MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico REGISTRO: Isento de registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287244 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento dos organismos vivos.

Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento dos organismos vivos. Fisiologia Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento dos organismos vivos. A fisiologia humana compreende os estudos sobre os principais sistemas presentes no organismo humano. Sistema Digestório

Leia mais

a) De qual região do tubo digestivo foi extraída a secreção? b) Que enzima atuou no processo? Justifique sua resposta.

a) De qual região do tubo digestivo foi extraída a secreção? b) Que enzima atuou no processo? Justifique sua resposta. Sistema Digestório 1) As proteínas alimentares são digeridas em etapas, até que seus produtos finais, os aminoácidos, possam ser absorvidos. O gráfico abaixo mostra a relação entre a quantidade de aminoácidos

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / Lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo 04 Fornecimentoo e uso de energia

Leia mais

Enfermagem Médica. EO Karin Bienemann Coren AULA 01

Enfermagem Médica. EO Karin Bienemann Coren AULA 01 Enfermagem Médica EO Karin Bienemann Coren 162281 AULA 01 Saúde x Doença Saúde: Completo bem estar físico, mental e espiritual. Homeostasia: Equilíbrio. Doença: Perturbação da saúde. Sistema Digestório

Leia mais

DATA: 19/12 /2017 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA: 19/12 /2017 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORA: LUDMILA DATA: 19/12 /2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8º ano TURMAS: Anchieta ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS CAPÍTULO 2 - Alimentos

Leia mais

VITAMINAS. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

VITAMINAS. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS VITAMINAS Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS INTRODUÇÃO São substâncias orgânicas, necessárias em pequeníssima quantidade, essenciais à vida. Vitamina = Amina vital A maioria das vitaminas atuam como

Leia mais

Aula: Digestão. Noções de feedback e Digestão

Aula: Digestão. Noções de feedback e Digestão Aula: Digestão Noções de feedback e Digestão PROFESSORA: Brenda Braga DATA: 24/04/2014 1. Feedback Causa Consequência Positivo Negativo Sede + + Beber água salgada Sede + - Beber água pura Desequilíbrio

Leia mais

1 colher de azeite. 1 colher de arroz. São macronutrientes as proteínas, os carboidratos e os lipídeos.

1 colher de azeite. 1 colher de arroz. São macronutrientes as proteínas, os carboidratos e os lipídeos. Distúrbios alimentares EXERCÍCIOS 1. (Fuvest) Uma dieta de emagrecimento atribui a cada alimento um certo número de pontos, que equivale ao valor calórico do alimento ao ser ingerido. Assim, por exemplo,

Leia mais

APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Digestório

APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Digestório APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Digestório Desempenha a função de mastigação, insalivação e deglutição; digestão; absorção de nutrientes e água; e defecação. Compreende

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais