BANCO DE ATIVIDADES Presente Ciências 4 ano - 4 bimestre Avaliação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BANCO DE ATIVIDADES Presente Ciências 4 ano - 4 bimestre Avaliação"

Transcrição

1 Unidade 4 - Nosso corpo Leia o texto abaixo. Alimentação inadequada, saúde em risco. Cada vez mais o prato típico na mesa do brasileiro arroz, feijão, bife e salada dá lugar a outros alimentos, como os lanches e as refeições de fast food, mais rápidas de preparar e comer. Mas se sobram praticidade, gorduras e carboidratos, faltam vitaminas e minerais, essenciais para manter uma vida saudável. Em estudo realizado entre março e abril de por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de São Paulo (USP), foram entrevistadas pessoas com 40 anos ou mais, em 150 municípios das cinco regiões do país. O resultado foi preocupante: o consumo de vitaminas e minerais não está nem perto de alcançar a necessidade diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). fast food: nome dado a refeições servidas e preparadas de forma rápida. 1. O prato típico da mesa do brasileiro é o arroz, feijão, bife e salada. Que nutriente cada um desses alimentos tem em maior quantidade? Arroz: Feijão: Bife: Salada: 2. No texto, o prato de arroz com feijão está sendo substituído por lanches e refeições fast food. Por que esse tipo de refeição não é considerado saudável? 3. Por que os pesquisadores ficaram preocupados com o resultado do consumo de vitaminas e sais minerais ingeridos pelos entrevistados?

2 4. Qual é a importância das vitaminas e sais minerais no nosso organismo? Nos rótulos abaixo estão as informações nutricionais de dois achocolatados. Achocolatado A Achocolatado B 5. Qual dos dois possui elementos importantes para formação das fezes e absorção de nutrientes? Justifique. 6. Qual destes alimentos é mais rico em sais minerais? Justifique. 7. É possível afirmar que estes alimentos achocolatados são muito importantes para a formação das estruturas do nosso corpo? Justifique.

3 8. Qual a importância deste alimento achocolatado para a necessidade diária de nutrientes humanos? 9. Encontre no diagrama abaixo dois tipos de alimentos ricos em proteínas, gorduras e carboidratos e preencha os espaços abaixo com eles: Proteínas: Gorduras: Carboidratos: A S D L E I T E F M X C R A P O I U G A R Q E R T I U T H C R C A R N E O O J A A S A C A M A L K R O P A O I U R E L R E D F G H J E O M A Q U E I B V D R E O M A N T E I G A S 10. Por que, em uma alimentação saudável, o consumo de doces e guloseimas deve ser menor que o consumo de cereais?

4 11. Cite o nome de outros alimentos ricos em fibras. 12. Qual a importância da ingestão de água diariamente? 13. A digestão dos alimentos inicia-se na boca pela mastigação dos alimentos. No esquema abaixo está representado a dentição de um adulto. Dê o nome correto dos dentes apresentados na figura abaixo. 14. Qual a importância da escovação dos dentes?

5 15. Numere os órgãos do aparelho digestório na ordem correta em que ocorrem as transformações do processo de digestão. Estômago Intestino grosso Intestino delgado Boca Faringe Ânus Esôfago ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 16. Apresente a função dos órgãos a seguir. Coração: Pulmão: 17. Complete as frases utilizando as palavras AUMENTA ou DIMINUI a) Durante um exercício físico intenso a pulsação: b) Durante o sono profundo a respiração: c) Durante a digestão dos alimentos a ação do estômago: d) Se uma pessoa não realizar a escovação dos dentes a ação das bactérias sobre os restos de alimento:

6 18. Durante a respiração pulmonar, ocorrem dois movimentos principais: a inspiração e a expiração. Observe atentamente os esquemas abaixo e identifique o movimento de inspiração e de expiração: 19. Na respiração ocorre a troca de gases. Quais são os gases envolvidos nos movimentos respiratórios? 20. A respiração é um processo voluntário ou involuntário?

7 Unidade 4 - NOSSO CORPO Leia o texto abaixo. Torne sua alimentação saudável, com atitudes realistas. Uma dieta saudável deve evitar o consumo de alimentos prejudiciais, abastecer diariamente nosso organismo com quantidades adequadas de nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais) e ser ainda uma fonte de prazer. Não é apenas a quantidade de comida que engorda, mas principalmente sua qualidade. [...] Com atitudes realistas e respeitando nossos padrões culturais e preferências individuais, podemos eliminar maus hábitos, ajustar a quantidade e melhorar a qualidade da alimentação. É isto que se chama reeducação alimentar O que é reeducação alimentar, segundo o texto? 22. Segundo o texto e de acordo com o que estudamos, uma dieta saudável deve ter quantidades adequadas de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. a) Escreva qual é o principal papel de cada um dos nutrientes encontrados na nossa alimentação. Carboidratos Proteínas Lipídios Vitaminas e Minerais

8 b) O texto afirma que, em relação à alimentação, devemos respeitar nossos padrões culturais e preferências. O Brasil é um país com muitos imigrantes. São pessoas vindas de outros países, como Itália e Japão. Que nutrientes podem ser encontrados em maior quantidade em cada prato? Por que, além de uma dieta balanceada, é importante tomarmos água todos os dias? 24. Circule os pratos que representam uma refeição saudável. Por que esses pratos são considerados saudáveis?

9 5. A seguir, observe a tabela nutricional que se refere à maçã. Em cada porção de 100 g de maçã crua podemos encontrar: a) Carboidratos:... b) Proteínas:... c) Gorduras:... d) Qual dos nutrientes listados anteriormente é encontrado em maior quantidade na maçã? Qual a função desse nutriente? Os alimentos, após serem ingeridos, passam pelo processo de digestão. Esse processo é fundamental para a transformação dos alimentos em substâncias menores que são absorvidas pelo nosso corpo e utilizadas para a obtenção da energia. Ordene o caminho que o alimento deve fazer até ser eliminado na forma de fezes. Intestino grosso Estômago Boca Intestino delgado Esôfago Ânus Faringe ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

10 7. Ligue cada órgão ao processo de que ele participa. CORAÇÃO Digestão PULMÃO Respiração BOCA Circulação 8. Por meio dos movimentos respiratórios, nosso organismo obtém o oxigênio que participa do processo de produção de energia em nosso corpo. Sobre os movimentos respiratórios, complete: Durante a respiração, ocorrem dois movimentos: a..., quando os pulmões se expandem e se enchem de ar e a..., quando os pulmões se contraem e parte do ar é devolvida para o ambiente. Nos pulmões, o... do ar passa para o sangue e chega até as menores partes e o... produzido nas menores partes do corpo passa do sangue para o ar dos pulmões. 9. Complete o diagrama abaixo. a) c) b) a) Seus movimentos impulsionam o sangue pelos vasos sanguíneos.... b) Movimento do sangue passando pelos vasos sanguíneos.... c) Transporta o gás oxigênio, água e nutrientes para todas as partes do corpo Victor e Leonardo treinam futebol de salão em um clube, três vezes por semana. Isso é um hábito saudável? Por quê?

11 Unidade 4 - respostas 1. Arroz: carboidratos Feijão: proteína Bife: proteína Salada: carboidratos. Rica em fibras (não são nutrientes) 2. Porque nela há um excesso de lipídios e carboidratos e faltam vitaminas e sais minerais. 3. Porque as pessoas entrevistadas ingerem menos do que deveriam ingerir de vitaminas e sais minerais. 4. Elas são essenciais para o funcionamento do corpo, pois participam das transformações que ocorrem o tempo todo no organismo. Nos rótulos abaixo estão as informações nutricionais de dois achocolatados. Achocolatado A Achocolatado B 5. Apenas o A, pois neste alimento estão presentes as FIBRAS. As fibras alimentares, que estão presentes no achocolatado A mas não estão na composição do achocolatado B. 6. Apenas o A, pois ele possui altas doses de SÓDIO e CÁLCIO.

12 7. Não, pois eles não possuem uma grande quantidade de proteínas. 8. São importantes para fornecer energia, pois possuem muito carboidrato. 9. Proteínas:...CARNE...,...LEITE... Gorduras:...ÓLEO...,...MANTEIGA... Carboidratos:...PÃO...,...MACARRÃO... A S D L E I T E F M X C R A P O I U G A R Q E R T I U T H C R C A R N E O O J A A S A C A M A L K R O P A O I U R E L R E D F G H J E O M A Q U E I B V D R E O M A N T E I G A S 10. Os cereais são carboidratos ricos em fibras e, além de fornecer energia para o corpo, auxiliam na digestão dos alimentos. Enquanto os doces e guloseimas têm uma quantidade grande de carboidratos de difícil digestão. 11. As verduras: cenoura, alface ou brócolis. 12. Além de fornecer nutrientes ela é importante porque dissolve e transporta as substâncias pelo nosso corpo. 13. A Incisivo B Canino C Pré-molar D Molar

13 14. Evitar o acúmulo de alimentos que servirão de alimento a microrganismos que vivem na boca, possibilitando o aparecimento de cáries. 15. Estômago Intestino Intestino Boca Faringe Ânus Esôfago grosso delgado ( 4 ) ( 6 ) ( 5 ) ( 1 ) ( 2 ) ( 7 ) ( 3 ) 16. Impulsionar o sangue pelo corpo. Participar das trocas gasosas, do processo de respiração. 17. a) AUMENTA b) DIMINUI c) AUMENTA d) AUMENTA 18. Expiração Inspiração 19. Gás oxigênio e gás carbônico 20. Involuntário.

14 Unidade 4 - respostas 21. É criar um novo hábito de alimentação eliminando maus hábitos de alimentação, ajustando as quantidades de alimentos e melhorando a qualidade deles. 22. a) Carboidratos Proteínas Lipídios Vitaminas e Minerais Fornecer energia ao corpo. São importantes para manutenção e crescimento do corpo. Fornecer energia ao nosso corpo São importantes para o bom funcionamento do corpo. b) 1 Carboidratos; 2 Proteínas; 3- Proteína e carboidratos 23. Porque a água dissolve e transporta os nutrientes pelo nosso corpo. 24. Circular o prato 1 e 3 Porque apresentam quantidades variadas de diferentes nutrientes. 25. a) 16,6 g b) 0,2g c) 0,1g d) Carboidrato - Fornecer energia ao cor 26. Intestino grosso ( 5 ) Estômago ( 4 ) Boca ( 1 ) Intestino delgado ( 6 ) Esôfago ( 3 ) Ânus ( 7 ) Faringe ( 2 ) 27. CORAÇÃO PULMÃO BOCA Digestão Respiração Circulação

15 28. Durante a respiração, ocorrem dois movimentos: a inspiração, quando os pulmões se expandem e se enchem de ar e a expiração, quando os pulmões se contraem e parte do ar é devolvida para o ambiente. Nos pulmões o gás oxigênio do ar passa para o sangue e chega até as menores partes e o gás carbônico produzido nas menores partes do corpo passa do sangue para o ar dos pulmões. 29. c) S a) C O R A Ç Ã O N G b) P U L S A Ç Ã O E 30. Sim, porque atividades físicas são benéficas para o coração, pulmão e evitam o acúmulo de gordura, além de proporcionar bem-estar.

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO Nome N º Ano/Turma 1. Leia atentamente a lista seguinte: pão, proteínas, arroz, alface, laranja, vitaminas e glícidos. a) Indique os que

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: CIÊNCIAS Série/Ano: 8º ANO Professores: Cybelle / José Henrique / Sarah / Tiê Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 4 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Quais são os seis nutrientes presentes nos alimentos que são necessários para manter o corpo saudável? Encontre esses nutrientes

Leia mais

02- Analise a imagem abaixo: Nomeie os órgãos numerados de 1 a 5.

02- Analise a imagem abaixo: Nomeie os órgãos numerados de 1 a 5. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Associe as colunas.

Leia mais

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Pode ser definida como o conjunto de processos que vão da ingestão do alimento, sua digestão, até sua assimilação pelas células. Os tipos

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome:

ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome: ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome: Orientações para estudo: Refazer as avaliações; Fazer exercícios dos capítulos sobre os sistemas digestório e respiratório. Entregar

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Associe as colunas. (A) Fígado

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na III Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de exercícios,

Leia mais

Exercícios de Recuperação

Exercícios de Recuperação Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: Ciências Data: 1º e 2ª Período Aluno(a): Nº Turma: 1-8 Professor: Ana Cristina D Azevedo Visto: Nota: Exercícios de Recuperação Método científico 1. Na maioria

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3 HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS Unidade 41 www.sejaetico.com.br 8º ANO ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO NO SER HUMANO Índice ÍNDICE Por que nos alimentamos? www.sejaetico.com.br 3 Por que nos alimentamos? Os

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017 Disciplina: CIÊNCIAS Série/Ano: 8º ANO Professores: Cybelle / José Henrique / Sarah / Tiê Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 8º ANO Ciências Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os

Leia mais

a) A digestão enzimática de carboidratos só se inicia no duodeno. b) O meio ácido do estômago inativa todas as enzimas digestivas.

a) A digestão enzimática de carboidratos só se inicia no duodeno. b) O meio ácido do estômago inativa todas as enzimas digestivas. Nome: Nº Ano: 8º Turma: Ensino Fundamental II 2ª Etapa Data: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO - CIÊNCIAS Profª.: Luciana Cardinali QUESTÃO 1 (MACK - adaptada) Assinale a alternativa correta a respeito do processo

Leia mais

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: 1- OBSERVE o desenho abaixo e FAÇA o que se pede.

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: 1- OBSERVE o desenho abaixo e FAÇA o que se pede. Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- OBSERVE o desenho abaixo e FAÇA o que se pede. a) ESCREVA em cima de cada seta qual a parte do corpo está indicada (tórax ou abdome). b) INDIQUE dois órgãos

Leia mais

Professor ENSINO FUNDAMENTAL II ANDRÉ ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

Professor ENSINO FUNDAMENTAL II ANDRÉ ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Aluno (a): Disciplina CIÊNCIAS Curso Professor ENSINO FUNDAMENTAL II ANDRÉ ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Série 8º ano Número: 1 - Conteúdo: Níveis de organização Citologia Histologia Nutrição:

Leia mais

Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana.

Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana. Sistema digestivo Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana http://isidrodafonseca.wordpress.com Porque nos alimentamos? Todos os seres vivos necessitam de obter matéria e energia permitem

Leia mais

Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento dos organismos vivos.

Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento dos organismos vivos. Fisiologia Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento dos organismos vivos. A fisiologia humana compreende os estudos sobre os principais sistemas presentes no organismo humano. Sistema Digestório

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO - GABARITO

SISTEMA DIGESTÓRIO - GABARITO ALUNO (A): Nº: TURMA: DATA: / / PROFESSOR (A): Graziela Costa DISCIPLINA: Ciências SISTEMA DIGESTÓRIO - GABARITO 1. (FEI-SP) Popularmente se diz que o sistema digestório é responsável pela digestão dos

Leia mais

Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre. Fornecimento e uso de energia

Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre. Fornecimento e uso de energia Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre Fornecimento e uso de energia Observe a imagem a seguir para responder às questões 1, 2 e 3. Questão 1 Se retirarmos metade de nosso fígado, em poucos meses, ele se regenerará

Leia mais

2.3. Sistema Digestivo

2.3. Sistema Digestivo Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio Sistemas de Órgãos e Metabolismo Celular Nutrientes Energia CÉLULA Dióxido de Carbono Oxigénio Água Água Mitocôndria Os sistemas de órgãos

Leia mais

CORREÇÃO DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO 1º PERÍODO 1ª FICHA DE AVALIAÇÃO

CORREÇÃO DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO 1º PERÍODO 1ª FICHA DE AVALIAÇÃO CORREÇÃO DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO 1º PERÍODO 1ª FICHA DE AVALIAÇÃO 1. Nutrientes; alimentos; prótidos; plástica; energética; lípidos e glícidos; minerais; protetores; fibras. 2.1. O alimento mais rico em

Leia mais

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero a) Que números indicam artérias e veias? b) Que números indicam vasos por onde circulam sangue

Leia mais

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Disciplina: Ciências Ficha nº 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Nesta ficha você conhecerá: O que são os carboidratos; Onde encontrar os carboidratos; A diferença entre carboidratos de alto e baixo

Leia mais

5º Ano Ensino Fundamental Material do Estudante

5º Ano Ensino Fundamental Material do Estudante 5º Ano Ensino Fundamental Material do Estudante CIÊNCIAS DA NATUREZA 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATERIAL PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR Atividades que podem colaborar para o desenvolvimento das habilidades avaliadas

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista ç Sinais da ç Boa Nutrição Alice Silveira Granado CRN 3 : 17638 Nutricionista Crescimento Adequado Funcionamento Regular do Intestino Dentes Fortes e Saudáveis Bom Apetite Boa Imunidade Peso Adequado Pele

Leia mais

Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus. Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea

Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus. Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea Sistema Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea A maioria dos mamíferos mastiga o alimento

Leia mais

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O SISTEMA DIGESTÓRIO Constituído pelo trato digestório e os órgãos anexos. O trato digestório é um tubo oco, longo e sinuoso de 10 a

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO (a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR (a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão está relacionada aos seguintes conteúdos: Capítulo 02 Os tecidos do corpo humano

Leia mais

REVISÃO DE CIÊNCIAS. 1) Observe esta cena. -Você concorda com o que a mãe disse do menino? Justifique sua resposta ) Observe o esquema.

REVISÃO DE CIÊNCIAS. 1) Observe esta cena. -Você concorda com o que a mãe disse do menino? Justifique sua resposta ) Observe o esquema. PROFESSOR(A): ANDRÉA ALMEIDA DISCIPLINA: CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Série:8º ANO Turma: TURNO: DATA: / /2017. REVISÃO DE CIÊNCIAS 1) Observe esta cena. -Você concorda com o que a mãe disse do menino? Justifique

Leia mais

A maioria dos alimentos precisa ser transformada para entrar nas células e realmente nutrir o organismo.

A maioria dos alimentos precisa ser transformada para entrar nas células e realmente nutrir o organismo. Science Photo Library/Latinstock A maioria dos alimentos precisa ser transformada para entrar nas células e realmente nutrir o organismo. O que acontece com o amido de um sanduíche de queijo na boca? E

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2012 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE Ciências [1 a ETAPA] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividades Para Intensificar

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROFa. FLÁVIA CARLETE NOME Nº 8º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS Nutricionista: Patrícia Souza Conhecendo minhas necessidades Energia Onde encontrar Energia Quanto posso comer? Pirâmide Alimentar 3 porções ou mais de frutas 1 porção

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO. 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017

SISTEMA DIGESTÓRIO. 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017 SISTEMA DIGESTÓRIO 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017 Tubo Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares

Leia mais

Exercitando Ciências. Tema: Nutrientes e Dieta Balanceada

Exercitando Ciências. Tema: Nutrientes e Dieta Balanceada Exercitando Ciências Tema: Nutrientes e Dieta Balanceada Caro aluno, Antes de iniciarmos a resolução das atividades, assista a teleaula 63 e 64 de Ciências. Ao iniciar a teleaula 63, a narradora comenta

Leia mais

GABARITO Roteiro de Estudos I: Meu corpo, humano!

GABARITO Roteiro de Estudos I: Meu corpo, humano! GABARITO Roteiro de Estudos I: Meu corpo, humano! Esse roteiro tem como objetivo introduzir o conteúdo que trabalharemos esse ano: o corpo humano. Para respondê lo você irá precisar de tempo e atenção,

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 Alimentos e Nutrientes 8º anos 2º período - 2012 1) Segundo documento da Unicef, 250 mil crianças por ano perdem a visão por falta de uma vitamina;

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Ciências ORIENTAÇÃO DE ESTUDO - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 26 / 11 / 2018 CONTEÚDOS QUE SERÃO ABORDADOS NA 1 a AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO FINAL. CONTEÚDO:

Leia mais

1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas.

1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas. Biologia Atividade de classe Gabarito 2 os anos Tatiana mar/12 1- TURMA A 1- (PUCCamp modificada) Os fenilcetonúricos têm falta de uma enzima responsável pelo metabolismo do aminoácido fenilalanina. Para

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book.

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book. e-book O BOM E O MAU CARBOIDRATO SAIBA QUE TIPO DE CARBOIDRATO VOCÊ DEVE COMER. Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento

Leia mais

Características gerais dos mamíferos

Características gerais dos mamíferos Características gerais dos mamíferos Glândula sudoríparas e sebáceas Homeotérmico vertebrado Glândulas mamárias Pelos e/ou cabelo Panículo adiposo Sistema digestivo do Homem O sistema digestivo é um conjunto

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / Lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo 04 Fornecimentoo e uso de energia

Leia mais

Para que servem os alimentos ricos em licopeno?

Para que servem os alimentos ricos em licopeno? Por que devemos comer alimentos brancos? A) Para o desenvolvimento do sistema nervoso e também dos músculos. B) Porque beneficiam a visão e fortalecem o sistema de defesa do organismo. C) Porque têm ação

Leia mais

2- Marque com a letra (C) as afirmações corretas. Com (I) as afirmações incorretas.

2- Marque com a letra (C) as afirmações corretas. Com (I) as afirmações incorretas. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: Ciências Aluno(a): Nº Série: Turma: TURNO: DATA: / /2017. EXERCÍCIO DE REVISÃO 1- As cavidades nasais são revestidas por pelos e também por uma substância pegajosa: o muco. Pensando

Leia mais

Nutrição, digestão e sistema digestório. Profª Janaina Q. B. Matsuo

Nutrição, digestão e sistema digestório. Profª Janaina Q. B. Matsuo Nutrição, digestão e sistema digestório Profª Janaina Q. B. Matsuo 1 2 3 4 Nutrição Nutrição: conjunto de processos que vão desde a ingestão do alimento até a sua assimilação pelas células. Animais: nutrição

Leia mais

Sugestões de atividades para avaliação. Ciências 8 o ano Unidade 8

Sugestões de atividades para avaliação. Ciências 8 o ano Unidade 8 Sugestões de atividades para avaliação Ciências 8 o ano Unidade 8 5 Nome: Data: UniDaDE 8 1 A saúde é um problema exclusivo do governo, os indivíduos têm pouco o que fazer para ajudar a manter adequada

Leia mais

APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Digestório

APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Digestório APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Digestório Desempenha a função de mastigação, insalivação e deglutição; digestão; absorção de nutrientes e água; e defecação. Compreende

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano A Alimentação e os nutrientes 02/10/2017 Millene Crocciari: R.A. 201505064 Aline Zago: R.A. 201505002 Ana Júlia Moro: R.A.

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL CADA IDADE, UM CARDÁPIO Em cada fase da vida é necessário adaptar um cardápio específico para suprir as necessidades diárias do nosso corpo. Confira a seguir as dicas

Leia mais

Nível II (8º ano) Ciências Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos

Nível II (8º ano) Ciências Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos Nível II (8º ano) Ciências Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos - 2012 Orientações de Estudos Para os estudos de recuperação espera-se que algumas tarefas sejam cumpridas. Antes

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1 a PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 02/04/2016 Nota: Professor(a): Karina Berti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. intestino grosso glândulas salivares fígado. estômago esófago boca

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. intestino grosso glândulas salivares fígado. estômago esófago boca Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares fígado estômago esófago boca faringe intestino delgado pâncreas O sistema digestivo humano é constituído

Leia mais

Alimentação Preventiva e Saúde

Alimentação Preventiva e Saúde PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Alimentação Preventiva e Saúde Monique de Barros Elias Campos

Leia mais

01- Qual é o nome dado ao sistema responsável pela extração dos nutrientes dos alimentos e como podemos classificar este processo? R.

01- Qual é o nome dado ao sistema responsável pela extração dos nutrientes dos alimentos e como podemos classificar este processo? R. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Qual é o nome dado ao sistema responsável

Leia mais

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas,

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas, Alface, rúcula, agrião e acelga são aliados da dieta e ricos em nutrientes Essas folhas devem fazer parte da alimentação de todas as pessoas e fornecem vitaminas, minerais e outros componentes importantes

Leia mais

excessos Açúcar e gorduras pobre Nutrientes Vitaminas e sais minerais

excessos Açúcar e gorduras pobre Nutrientes Vitaminas e sais minerais excessos Açúcar e gorduras pobre Nutrientes Vitaminas e sais minerais Valor Calórico Carboidratos Proteínas Gorduras Totais Gorduras Saturadas Informação Nutricional Porção de XXXg ou ml (medida caseira)

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Completa o texto com os termos:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Completa o texto com os termos: Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares fígado Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares

Leia mais

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NOS ALIMENTOS E POSSUEM FUNÇÕES VARIADAS NO ORGANISMO. PODEM SER ENCONTRADOS EM DIFERENTES ALIMENTOS, POR

Leia mais

BIOLOGIA-MARIENY SILVEIRA-8º ANO-ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS:

BIOLOGIA-MARIENY SILVEIRA-8º ANO-ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE DISCIPLINA: BIOLOGIA NOTA: QUESTÃO 01: Sabemos que temos a necessidade de termos uma alimentação

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO

TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO Gabarito CAPÍTULO 5 TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO Página 52 1.Nutriente: carboidrato. Função principal: Fornecer energia para o corpo. 2.Grupo de cereais, tubérculos e raízes. 3.No grupo das verduras,

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Ana Gardênia SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Definição Nutrição Alimentos Anatomia Fisiologia www.infopedia.pt/$sistema-digestivo,2 Digestão É o conjunto de transformações

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL

PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL Nº de Empresário Nome completo: Data: Telefone: e-mail: Data de nascimento: Idade: Sexo: Feminino Consome algum suplemento nutricional? Se sim, quantos? Sim Masculino Não Por

Leia mais

DATA: 19/12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA: 19/12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORES: MÁRCIA DATA: 19/12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8º ano TURMAS:A/B ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS CAPÍTULO 2 - Alimentos e sistema

Leia mais

Orientação de Estudos 2017

Orientação de Estudos 2017 Orientação de Estudos 2017 Professor(a): Cintia Disciplina: Biologia/Física Ano/Série: 8º anos Data Entrega 8A e 8B 07.06.17 8C 05.06.17 Conteúdos da Prova Trimestral: Biologia: Módulo 6 Alimentos e Nutrientes

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

b) Cite o(s) nome(s) e o(s) número(s) do(s) local(is) do sistema digestório em que o amido é digerido por enzimas.(0,4)

b) Cite o(s) nome(s) e o(s) número(s) do(s) local(is) do sistema digestório em que o amido é digerido por enzimas.(0,4) 8ºano 1.8 CIÊNCIAS 2º período :: matutino 28 de maio de 2010 INSTRUÇÕES, OBSERVAÇÕES & INFORMAÇÕES 1. Todas as respostas, argumentações, justificativas e desenvolvimentos têm de ser escritos a tinta (azul

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista  A Serviço da Vida por Amor Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Curso: Fundamental I Ano: 4º ano Componente Curricular: Ciências Professor (a): Adionísia

Leia mais

SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo

SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo O que é a digestão? Conjunto de reações químicas com a função de degradar o alimento, transformando-o em nutrientes. Enzimas - Amido Amilases Glicoses - Proteína Proteases

Leia mais

DATA: 19/12 /2017 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA: 19/12 /2017 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORA: LUDMILA DATA: 19/12 /2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8º ano TURMAS: Anchieta ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS CAPÍTULO 2 - Alimentos

Leia mais

Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula.

Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula. Atividade de Estudo - Ciências 5º ano Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula. b) Podemos afirmar que todas as células

Leia mais

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B CIÊNCIAS. Profª. Mírian

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B CIÊNCIAS. Profª. Mírian KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B CIÊNCIAS Profª. Mírian Aluno (a):... Rua São Leopoldo 326-356 - Belenzinho - São Paulo-SP - CEP 03055-000 Telefones: (11) 2692 1196 - (11) 2691 2699 - (11)

Leia mais

Como funciona o sistema respiratório?

Como funciona o sistema respiratório? Como funciona o sistema respiratório? O sistema respiratório é responsável pela ventilação pulmonar. " O diafragma contrai-se e desloca-se para baixo. " Os músculos intercostais contraem-se, afastando

Leia mais

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Nutrição e Detox Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Mestre em Alimentos e Nutrição (PPGAN -UNIRIO) Doutoranda em Alimentos e Nutrição (PPGAN- UNIRIO O QUE É DESTOXIFICAÇÃO? Destoxificacao ou

Leia mais

Princípios da Alimentação e Saúde

Princípios da Alimentação e Saúde Princípios da Alimentação e Saúde Alimentação é mais que ingestão de nutrientes Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo Alimentação saudável deriva de sistema alimentar socialmente

Leia mais

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Ao final deste capítulo, você poderá Ø Explicar rótulos de alimentos Ø Decidir quais alimentos são melhores com base em três fatores Capítulo 13 Nutrição:

Leia mais

Enfermagem Médica. EO Karin Bienemann Coren AULA 01

Enfermagem Médica. EO Karin Bienemann Coren AULA 01 Enfermagem Médica EO Karin Bienemann Coren 162281 AULA 01 Saúde x Doença Saúde: Completo bem estar físico, mental e espiritual. Homeostasia: Equilíbrio. Doença: Perturbação da saúde. Sistema Digestório

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA

SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório, responsável pela quebra dos alimentos e absorção dos nutrientes, é composto pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas.

Leia mais

M - O que são aminoácidos? AE - Onde ocorre a digestão de amido? S - Que órgão é responsável pela produção da bile? CT - Defina Anorexia.

M - O que são aminoácidos? AE - Onde ocorre a digestão de amido? S - Que órgão é responsável pela produção da bile? CT - Defina Anorexia. M - O que são aminoácidos? AE - Onde ocorre a digestão de amido? S - Que órgão é responsável pela produção da bile? CT - Defina Anorexia. EL - Onde ocorre a absorção de água e sais minerais? V - Por que

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS - 1º E 2º BIMESTRES. A - Introdução

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS - 1º E 2º BIMESTRES. A - Introdução ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS - 1º E 2º BIMESTRES Nome: Nº 8º Ano Data: / / 2016 Professor(a): Nota: (Valor 1,0/2,0) A - Introdução Neste semestre, iniciamos nosso estudo do corpo humano aprendendo

Leia mais

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL CIÊNCIAS - ALIMENTOS Prof. Mário Castro 1º Bimestre - 2014 CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL NUTRIÇÃO Nutrição: É o conjunto de processo integrados que envolve a digestão, respiração, circulação e excreção. Digestão:

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO É o ato de se nutrir por meio dos alimentos. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Planejada com alimentos de todos os grupos. Preferir os alimentos

Leia mais

1 Faz a legenda do esquema com os nomes dos órgãos do sistema digestivo.

1 Faz a legenda do esquema com os nomes dos órgãos do sistema digestivo. 3º ANO RUBRICA: NOME: ESCOLA: DATA: INFORMAÇÃO: 1 Faz a legenda do esquema com os nomes dos órgãos do sistema digestivo. 1 3 5 6 7 4 8 9 10 11 1 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Completa as frases com as palavras do

Leia mais

Teste seu conhecimento: Mitos & verdades sobre alimentação infantil!

Teste seu conhecimento: Mitos & verdades sobre alimentação infantil! Teste seu conhecimento: Mitos & verdades sobre alimentação infantil! 1. Tomar suco de beterraba acaba com a anemia? A beterraba não é considerada a principal fonte de ferro, sendo assim, não combate a

Leia mais

Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens.

Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens. Avaliação: Professor(a): Cleudinaldo Guimarães Aluno(a): Nº: Turma: Data: NOTA Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens. Questão 1 - CIÊNCIAS 30

Leia mais

1º SEMESTRE. Valor: 12,0 Nota: Turma: ENSINO FUNDAMENTAL 2. Disciplina: CIÊNCIAS Professor(a): NIZE G.C.PAVINATO

1º SEMESTRE. Valor: 12,0 Nota: Turma: ENSINO FUNDAMENTAL 2. Disciplina: CIÊNCIAS Professor(a): NIZE G.C.PAVINATO Curso: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Data: / /2019 1º SEMESTRE Valor: 12,0 Nota: Turma: ENSINO FUNDAMENTAL 2 8º Ano A ( ) B ( ) Disciplina: CIÊNCIAS Professor(a): NIZE G.C.PAVINATO Nome do Aluno(a): Nº de chamada:

Leia mais

UMA VIAGEM AO CORPO HUMANO. Professor: Mário Castro CED. Taquara 8º / 9º Ano

UMA VIAGEM AO CORPO HUMANO. Professor: Mário Castro CED. Taquara 8º / 9º Ano UMA VIAGEM AO CORPO HUMANO Professor: Mário Castro CED. Taquara 8º / 9º Ano - 2017 DESVENDAR A HISTÓRIA DA DIGESTÃO E ABSORÇÃO VIDA VISÃO GERAL Composto por dois grupos: 1. Trato gastrintestinal = tubo

Leia mais

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30 A cenoura é um alimento que possui 41 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes como potássio, fibras, carboidratos, proteínas, vitamina B1, vitamina A, vitamina B3,vitamina B6, vitamina

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

CLARISSA ARAUJO Nutricionista e Coach

CLARISSA ARAUJO Nutricionista e Coach DESVENDE OS 10 ERROS QUE PODEM ESTAR ATRAPALHANDO SEU PROCESSO DE EMAGRECIMENTO CLARISSA ARAUJO Nutricionista e Coach Olá! Meu nome é Clarissa Araujo, sou Nutricionista e Coach, apaixonada pelo universo

Leia mais

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Digestório Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Digestório Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó Biologia Identidade dos Seres Vivos Sistema Digestório Humano Parte 1 Prof.ª Daniele Duó Função O organismo recebe os nutrientes através dos alimentos. Estes alimentos têm de ser transformados em substâncias

Leia mais

Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo. Exploratório 9 l Ciências Naturais 9.º ano

Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo. Exploratório 9 l Ciências Naturais 9.º ano Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo Em que consiste a nutrição e quais são as suas etapas? A nutrição consiste no processo através do qual os organismos asseguram a obtenção

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE ESTUDO Leitura e interpretação de texto. Verbos. Tempos verbais.

Leia mais

ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: %

ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 206 III ETAPA - AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 4.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Tema: Viver melhor na Terra (48 Blocos) ANO LECTIVO 2011/2012

Tema: Viver melhor na Terra (48 Blocos) ANO LECTIVO 2011/2012 Tema: Viver melhor na Terra (48 Blocos) ANO LECTIVO 2011/2012 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS TROCAS NUTRICIONAIS ENTRE O ORGANISMO E O MEIO Nos animais: Alimentos como veículo de nutrientes Como

Leia mais