Linguagem Publicitária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Linguagem Publicitária"

Transcrição

1 Linguagem Publicitária

2 Evolução da Linguagem Publicitária O advento do jornalismo no Brasil nos anos 1800, tudo aquilo que se fazia na Europa, em termos de propaganda impressa, foi logo assimilado e posto em prática nos periódicos brasileiros, com a venda de espaços para informações à comunidade.

3 Evolução da Linguagem Publicitária Os mais antigos anúncios, com intenção de divulgar algum produto ou serviço, surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal, aqui fundado, bissemanário que se transformou no Diário Fluminense e logo depois no Diário Oficial.

4

5

6

7

8

9

10 Evolução da Linguagem Publicitária Eram anunciantes preocupados com a fixação de suas marcas ou seus produtos. Os primeiros reclames ilustrados com desenhos e litogravuras surgiram em 1875 nos jornais Mequetrefe e O Mosquito. No final do século XIX já apresentavam páginas inteiras de reclames como os classificados de hoje.

11

12 Evolução da Linguagem Publicitária Os tapumes das construções serviam para exibir letreiros e cartazes anunciando produtos e serviços, como remédios, lojas, etc. Foram os primeiros painéis, que deram origem ais atuais outdoors.

13 Evolução da Linguagem Publicitária No início do século XX, a propaganda firmava-se pela criatividade e pelo linguajar mais apurado e persuasivo, imitando o modelo americano trazido pelas primeiras agências que chegavam ao país e muito contribuíram para o aperfeiçoamento de nosso sistema de propaganda.

14 Evolução da Linguagem Publicitária Na década de 20, surgiram muitos departamentos de propaganda instalados em grandes empresas, como a Mesblas, a GE, a GM e em vários Laboratórios com objetivos de anunciá-los. Na década de 30, consolidou-se a propaganda brasileira e várias agências apareceram pelo país

15 Evolução da Linguagem Publicitária Os cartazes da década de 30 e 40 apareceriam nos bondes, nos cafés, teatros, estações atraindo a atenção do público pela originalidade e colorido de suas mensagens.

16 Evolução da Linguagem Publicitária Em 1949 foi fundada a ABAP(Agência Brasileira de Agências de Propaganda) e aconteceu o I Congresso Brasileiro de Propaganda. Em 1952, surgiu a primeira escola de Propaganda, no Museu de Arte Moderna, que passou a chamar-se Escola Superior de Propaganda de São Paulo em 1961.

17 Evolução da Linguagem Publicitária Em 1970 a Escola Superior de Propaganda de São Paulo transformou-se na ESPM. A partir daí, criaram-se outras escolas e o ensino da publicidade cresceu rapidamente dentro dos cursos denominados genericamente de Comunicação Social, havendo em 1976 cerca de 53 faculdades de comunicação no país.

18 Evolução da Linguagem Publicitária Os anúncios progrediram com a arte e a linguagem da imprensa e da comunicação de massa, e se tornaram peças artisticas e sofisticadas.

19

20

21

22 Fases da publicidade Brasileira: 1- Os reclames 2- Os intelectuais 3- Os profissionais Evolução da Linguagem Publicitária

23 Linguagem Publicitária Existem algumas habilidades e técnicas linguisticas em uso nos anúncios e nos textos da propaganda rotulados de Linguagem Publicitária. Trata-se de um registro ou variação da língua, que como modalidade técnica tem certo grau de formalidade e de adequação à mensagem expressada. Esta adequação segue a norma linguistica falada, para que o destinatário a compreenda melhor, e também obedece às características do produto oferecido e à função persuasiva própria da publicidade.

24 A linguagem publicitária é destinada a apresentar: Características reais do produto Características subjetivas Linguagem Publicitária

25 Linguagem Publicitária A propaganda atual busca novas formas nos anúncios onde se destacam: Nova linguagem (mutações da moda, costumes) Originalidade nas mensagens(o desenfreado gosto pelo novo) Mudanças na abordagem das relações com o consumidor(segundo os conceitos de viver) Outro estilo de discurso publicitário (mensagens teatrais, elogiosas, simpáticas) Promoção de um novo consumo (voltado aos anseios e aspirações dos consumidores)

26 Linguagem Publicitária Texto não é apenas a somatória de frases, mas uma construção que revela conexões entre unidades linguísticas e ideias. A possibilidade de ele comunicar suas informações, ou as intenções do autor depende de como este usará recursos que podem ser de diversas ordens: Recursos argumentativos racionais, ou emocionais; Recursos retóricos estilísticos ou estéticos;

27 Relação Linguagem/Imagem Função de ancoragem: Qualquer imagem polissêmica (de vários significados) traz em si incerteza de sentido. Função de ligação: Esta função é mais comum nas imagens em movimento cinema, quadrinhos, tiras, etc.

28 Plano do Conteúdo e Plano da Expressão Escrever um anúncio publicitário é produzir tecnicamente um texto capaz de provocar mudança de opiniões e de sentimentos nos leitores e persuadí-los a assumir comportamentos novos em relação a determinado produto ou serviço.

29 Plano do Conteúdo e Plano da Expressão Texto é constituído em dois planos: O plano do conteúdo: é o relato de fatos que demonstram a ideia central ou tema. O conteúdo é formado por elementos que se referem as características objetivas e reais do produto, objeto do anúncio, seus valores racionais e concretos. O plano da expressão é a forma, ou texto significante. A expressão é o texto perceptível revelador de uma realidade que utiliza os signos linguísticos como instrumental (sons ou fonemas, das palavras, das frases)

30 O BRAINSTORM Brainstorm é uma palavra em inglês cuja tradução é tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma dinâmica de grupo utilizada para a geração de novas ideias, conceitos e soluções para qualquer assunto ou tópico de discussão em um curto espaço de tempo, onde pessoas, com iguais oportunidades de se expressar e de forma organizada, fazem um grande esforço mental para gerar ideias sobre um determinado assunto.

31 O BRAINSTORM 1. Defina o problema. Emoldure(por escrito) em um local onde todos possam ver. 2. Reúna um Grupo. Utilize de preferência a reunião no formato de um círculo em que todos possam se ver, explique o problema e então as regras do brainstorming a serem seguidas.

32 O BRAINSTORM 3. Sigam as Regras CRÍTICAS SÃO REJEITADAS. Não há discussão sobre nenhuma ideia apresentada, qualquer uma será aceita. CRIATIVIDADE É ESSENCIAL. Por mais louca que seja a ideia, fale ou a encoraje. QUANTIDADE IMPORTA. Solte o máximo de ideias que vier na sua cabeça. Quantidade gera qualidade. COMBINAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO SÃO NECESSÁRIOS. Utilize das ideias apresentadas pelos colegas, mude, melhore e crie a sua.

33 O BRAINSTORM 4. Geração de Ideias a) Estabeleça o tempo máximo de duração da sessão de geração de ideias; c) Anote as ideias exatamente como foram faladas. Não as interprete; b) Todas as ideias apresentadas serão ouvidas por todos; d) Apenas uma ideia é apresentada por vez, deixe o processo organizado.

34 O BRAINSTORM 5. Conclusão do Processo a) Esclareça o significado de todas as ideias; b) Descarte as ideias não úteis; c) Agrupe as ideias em categorias; d) Elimine duplicatas de ideias; e) Transforme as similares em uma única ideia; f) Enfim, selecione as melhores ideias/soluções.

35 O BRAINSTORM Cliente: Problema: Público: Verba:

Análise Orientada a Objetos. Professor: Virgílio Fries Müller

Análise Orientada a Objetos. Professor: Virgílio Fries Müller Análise Orientada a Objetos Professor: Virgílio Fries Müller www.vfm.com.br vfmnet@gmail.com Início do Processamento de Dados Pensava-se que construir sistemas era igual a construir programas. Com isso,

Leia mais

Mídia. Profª Claudia R. Bouman

Mídia. Profª Claudia R. Bouman Mídia Profª Claudia R. Bouman Mídia Mídia = media plural de medium, que em latim significa meio; meio de comunicação Mídia = é onde está o grosso do dinheiro do anunciante Meio = meios de comunicação (TV,

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS) D O M Í N I O S D I S C U R S I V O S Para Luiz Antônio Marcuschi, os domínios discursivos constituem práticas de comunicação nas quais

Leia mais

Introdução à Direção de Arte

Introdução à Direção de Arte Introdução à Direção de Arte A Tarefa do Publicitário O objetivo final de toda propaganda é vender mercadoria, mas para consegui-lo, o publicitário precisa vencer alguns obstáculos. A Tarefa do Publicitário

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

Henrique Magalhães. Cartaz

Henrique Magalhães. Cartaz Henrique Magalhães Cartaz Origem imprecisa. Remonta o Acta Diurna da antiguidade: editais romanos. Anúncios em estabelecimentos comerciais. Local público improvisado para veiculação de anúncios Invenção

Leia mais

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA Assuntos Abordados no Módulo Princípios, conceitos e funções da publicidade e da propaganda.

Leia mais

Nota Prévia 7 Prefácio... 23

Nota Prévia 7 Prefácio... 23 Indice Nota Prévia 7 Prefácio................................................... 23 I PARTE - Definição, classificações e funções da Publicidade 25 O Que é Publicidade? 27 Importância e Desenvolvimento

Leia mais

DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 2 3 As Histórias em Quadrinhos (HQs) normalmente estão associadas

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Qual Garoto? : A Utilização da Ambiguidade no Anúncio Publicitário 1. Cleiton Marx CARDOSO. Lucas MEDES

Qual Garoto? : A Utilização da Ambiguidade no Anúncio Publicitário 1. Cleiton Marx CARDOSO. Lucas MEDES Qual Garoto? : A Utilização da Ambiguidade no Anúncio Publicitário 1 2 Cleiton Marx CARDOSO 3 Lucas MEDES 4 Leonardo Pereira MENEZES Centro Universitário FAG, Toledo, PR Resumo O presente trabalho busca

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Inglês

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Inglês Produção CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Inglês Ensino Básico Ano letivo: 2017/2018 7º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Compreender textos orais e audiovisuais

Leia mais

LINGUAGEM PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE OS RECURSOS ESTILÍSTICOS UTILIZADOS PELOS COMUNICADORES

LINGUAGEM PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE OS RECURSOS ESTILÍSTICOS UTILIZADOS PELOS COMUNICADORES 1 LINGUAGEM PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE OS RECURSOS ESTILÍSTICOS UTILIZADOS PELOS COMUNICADORES Educação, Linguagem e Memória Lucas Pereira Damazio Introdução Muitas razões de ordem pessoal e de cunho

Leia mais

Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS

Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS Semana 01 e 02 BREVE HISTÓRIA DA EDITORAÇÃO E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DIAGRAMAÇÃO DE MATERIAIS ABORDAGEM INICIAL Pergunta O que é Diagramação e o que é Editoração? ABORDAGEM INICIAL Objetivo Levar a informação

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula I Prof. Carlos Café Dias APRESENTAÇÃO O CURSO O curso de extensão em Programação visual aborda a teoria e prática da comunicação visual, oportunizando o estudo

Leia mais

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4 COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4 Índice 1. Significado...3 1.1. Contexto... 3 1.2. Intertextualidade... 3 1.2.1. Tipos de intertextualidade... 3 1.3. Sentido... 4 1.4. Tipos de Significado... 4 1.4.1. Significado

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

Redação Publicitária reflexões sobre teoria e prática 1

Redação Publicitária reflexões sobre teoria e prática 1 Redação Publicitária reflexões sobre teoria e prática 1 AUTOR: MAGOGA, Bernardo CURSO: Comunicação Social Publicidade e Propaganda/Unifra, Santa Maria, RS OBRA: MARTINS, Jorge S. Redação publicitária Teoria

Leia mais

Unidade 1 Especificações do Exame

Unidade 1 Especificações do Exame Unidade 1 Especificações do Exame UNIDADE 1 As tarefas do exame podem envolver um conjunto variado de operações, propósitos, interlocutores, gêneros do discurso e tópicos. a) Operações: Reconhecer a situação

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CCL Curso: Propaganda, Publicidade e Criação Disciplina: Criação Publicitária I Professor(es): João Batista Vanise Selma Milton Lara Marcio Paulo Panontin Paula Renata DRT: 113074-8

Leia mais

TRADUÇÃO PROFISSIONAL. Artigos Científicos. Documentos Oficiais

TRADUÇÃO PROFISSIONAL. Artigos Científicos. Documentos Oficiais Artigos Científicos TRADUÇÃO Textos utilizados por laboratórios, institutos de pesquisa e outras entidades envolvidas no âmbito da ciência precisam de uma tradução clara e objetiva. Contamos com tradutores

Leia mais

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Elementos da comunicação e Funções da linguagem Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando

Leia mais

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA POP ART INDIARA BECKER ROSE BOCK SIMONE OLIVEIRA THALITA SELBACH TAQUARA

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA POP ART INDIARA BECKER ROSE BOCK SIMONE OLIVEIRA THALITA SELBACH TAQUARA FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA POP ART INDIARA BECKER ROSE BOCK SIMONE OLIVEIRA THALITA SELBACH TAQUARA 2015 Introdução A Pop Art, abreviatura de Popular Art, foi um movimento artístico que se

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano 2018-2019 Domínios Domínios de referência Aprendizagens essenciais Instrumentos Frequência / Periodicidade

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42951 CÓD. DISC. 120.3536.1 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA PROCESSOS DE CRIAÇÃO PROJETO II ETAPA 5ª CH ANO 2011 OBJETIVO

Leia mais

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella

Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella Programação da 2ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Débora e Rafaella Língua Portuguesa QUAL DEVE SER NOSSO ANSEIO TODO DIA? PLANEJAR SEMPRE O MELHOR, MAS SEM NUNCA CANSAR DE PLANEJÁ- LO. Sto. Agostinho

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º Nome Nº Turma Data Nota Disciplina Artes Prof. Ana Carolina e Fernanda Valor A música nasceu com a natureza,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º Nome Nº Turma Data Nota Disciplina Artes Prof. Ana Carolina e Fernanda Valor 1- A arte abstrata não tenta representar

Leia mais

Prof. Ademar Celedônio Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação.

Prof. Ademar Celedônio Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação. Prof. Ademar Celedônio Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação. BNCC: é a hora da tecnologia?! Como o modelo educacional deve se adaptar ao mundo real? Antes, o conhecimento

Leia mais

A HISTÓRIA DA PROPAGANDA E DA MÍDIA NO BRASIL. Início do século XX. Anúncios vendem escravos, remédios e trabalhos de artesões.

A HISTÓRIA DA PROPAGANDA E DA MÍDIA NO BRASIL. Início do século XX. Anúncios vendem escravos, remédios e trabalhos de artesões. A HISTÓRIA DA PROPAGANDA E DA MÍDIA NO BRASIL Início do século XX Anúncios vendem escravos, remédios e trabalhos de artesões. Em 1821, inicia-se a mídia impressa no Brasil (jornal de anúncios O Diário

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

Competências globais a serem adquiridas na série

Competências globais a serem adquiridas na série PLANO DE ENSINO - 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 9º ANO Professor: Ricardo Andrade Competências globais a serem adquiridas na série.fundamentar uma aprendizagem significativa, desenvolvendo múltiplas

Leia mais

ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker

ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker OS SEIS ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO FALHAS NA COMUNICAÇÃO... E NA COMUNICAÇÃO ESCRITA??? QUE INTERPRETAÇÃO VOCÊ FAZ

Leia mais

POP ARTE. Nos EUA, diferentemente da Inglaterra, os artistas trabalhavam separadamente PÓS-MODERNISMO

POP ARTE. Nos EUA, diferentemente da Inglaterra, os artistas trabalhavam separadamente PÓS-MODERNISMO POP ARTE POP ARTE Surge na Inglaterra no fim da década de 50 Os artistas pop ingleses formaram o Independent Group Atinge repercussão mundial na década de 60 com os artistas norteamericanos Nos EUA, diferentemente

Leia mais

UNIPAMPA CAMPUS SÃO BORJA - CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES PARA PRIMEIRO SEMESTRE 2016

UNIPAMPA CAMPUS SÃO BORJA - CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES PARA PRIMEIRO SEMESTRE 2016 PREVISÃO DE HORÁRIOS COM AS DISCIPLINAS OFERECIDAS EM 2018-1 (1º SEM) 08:30-09:30 Tendências e Experimentações Criativas Fundamentos de Marketing Sociologia Geral 09:30-10:30 Tendências e Experimentações

Leia mais

PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA (PLNM) ENSINO SECUNDÁRIO 2016/2017

PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA (PLNM) ENSINO SECUNDÁRIO 2016/2017 Critérios Específicos de Avaliação PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA (PLNM) ENSINO SECUNDÁRIO 2016/2017 Domínio de Avaliação Saber e Saber Fazer Instrumentos de Avaliação Domínios a desenvolver Descritores

Leia mais

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Análise Estética (formal) Análise Estilística (figuras de linguagem) Análise Gramatical (morfossintática) Análise Semântica (de significado) Análise

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. 120.3332.4 CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA Design Gráfico em Publicidade ETAPA 3ª Período

Leia mais

Teorias da arte Finalidade da arte Função do artista Origem do prazer estético

Teorias da arte Finalidade da arte Função do artista Origem do prazer estético Imitação (Platão e Aristóteles, Atenas séc. IV a. C.) Teses: Imitar (Platão) ou representar a realidade como ela é, como o artista a vê ou como deveria ser (Aristóteles). Atenção dada às propriedades objetivas

Leia mais

Período Gênero textual Expectativa

Período Gênero textual Expectativa DISCIPLINA: Produção de texto ANO DE REFERÊNCIA: 2016 PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 6ºano Período Gênero textual Expectativa P35 Compreender o papel do conflito gerador no desencadeamento dos episódios narrados.

Leia mais

OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Pensando as Diferenças. PIBID/UFMS/História

OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Pensando as Diferenças. PIBID/UFMS/História OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Pensando as Diferenças PIBID/UFMS/História O QUE É UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS? Uma História em quadrinhos, ou HQ, é uma forma de arte chamada de arte sequencial. (XIX)

Leia mais

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Português Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO Ariana e Rita Mara PROFESSOR TURMA ANO LETIVO A e B EMENTA: A Língua Portuguesa priorizará os conteúdos estruturantes (ouvir, falar, ler

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª. Lenise

Língua Portuguesa. Profª. Lenise Língua Portuguesa Profª. Lenise Qual o objetivo de um texto? Por meio da linguagem, realizamos diferentes ações: transmitimos informações tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer) algo assumimos compromissos

Leia mais

Língua Portuguesa. Funções da Linguagem. Prof. Luquinha

Língua Portuguesa. Funções da Linguagem. Prof. Luquinha Língua Portuguesa Funções da Linguagem Prof. Luquinha Qual o objetivo de um texto? Por meio da linguagem, realizamos diferentes ações: transmitimos informações tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer)

Leia mais

Comunicação Visual. Cap. 07 Identidade Visual. macedo4design.com

Comunicação Visual. Cap. 07 Identidade Visual. macedo4design.com Comunicação Visual Cap. 07 Identidade Visual O que é? Apresentação visual produto serviço empresa O que é? Ferramenta de Comunicação produto serviço empresa O que é? Posicionamento Visual produto serviço

Leia mais

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? Introdução O seguinte planejamento de aula foi desenvolvido inicialmente para a cadeira de Metodologia e Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa do curso de Licenciatura em Letras

Leia mais

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Introdução O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para o conhecimento de como a comunicação pode ser trabalhada para que alguém seja convencido,

Leia mais

MODALIDADE CARTAZ 1 13º EXPROM. Nathália ALENCAR 2 Francisco de Paula COSTA 3 Universidade Potiguar - UNP, Natal, RN

MODALIDADE CARTAZ 1 13º EXPROM. Nathália ALENCAR 2 Francisco de Paula COSTA 3 Universidade Potiguar - UNP, Natal, RN MODALIDADE CARTAZ 1 13º EXPROM Nathália ALENCAR 2 Francisco de Paula COSTA 3 Universidade Potiguar - UNP, Natal, RN RESUMO Com a finalidade de divulgar a 13ª edição do evento EXPROM - Exposição de Promoção

Leia mais

Anúncio de Revista para o Restaurante Ataliba 1

Anúncio de Revista para o Restaurante Ataliba 1 Anúncio de Revista para o Restaurante Ataliba 1 James Raul WITHOEFT 2 Danielle Aline CORRÊA 3 Mariane Clarice HASCKEL 4 Rafael Jose BONA 5 Roberta DEL-VECHIO 6 Universidade Regional de Blumenau, Blumenau,

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Compre, compre, compre... Você já deve ter percebido a guerra que determinados anúncios ou

Leia mais

Departamento de línguas Língua Estrangeira II (Francês) Critérios de avaliação 3.º ciclo

Departamento de línguas Língua Estrangeira II (Francês) Critérios de avaliação 3.º ciclo Departamento de línguas Língua Estrangeira II (Francês) Critérios de avaliação 3.º ciclo Edição: setembro 2016 Pilar de Aprendizagem Domínios Instrumentos de avaliação Classificação (Ponderação) Aprender

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA Língua Estrangeira I- Inglês 5ºANO Oral / Listening Compreender sons, entoações e ritmos da língua. Leitura / Reading Compreender palavras, conceitos simples e frases isoladas. Compreender palavras, frases

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Docente: Marcela Rodriguês dos Santos/ Rubinaldo da Silva Araújo Carga horária: 80h Disciplina: Produção Textual Serie: 6 Ano Plano de Curso I Unidade Objetivo Geral: Desenvolver

Leia mais

ELENCO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS COMUM A TODAS AS HABILITAÇÕES. Código Disciplina CH. Semanal Créd. Préreq

ELENCO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS COMUM A TODAS AS HABILITAÇÕES. Código Disciplina CH. Semanal Créd. Préreq ELENCO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS COMUM A TODAS AS HABILITAÇÕES Código Disciplina CH. Semanal Créd. Préreq AT AP E/L tota l HT022 Laboratório Fotográfico 01 02 03 03 HT023 Laboratório Fotográfico II 01 02

Leia mais

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi Estratégias de Comunicação em Eventos Prof. Flávio Franceschi Emissor Meio (Mensagem) Receptor Consumidores e a Comunicação Novos Consumidores necessitam de novas estratégias de Comunicação Publicidade

Leia mais

Teoria da Comunicação. Professor Marlos Pires Gonçalves

Teoria da Comunicação. Professor Marlos Pires Gonçalves Teoria da Comunicação Professor Marlos Pires Gonçalves O processo da comunicação Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos : 1. Emissor ou remetente: é aquele que codifica e envia a

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS. Ano letivo 2018/2019

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS. Ano letivo 2018/2019 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA: Português ( 7º ano) QUADRO I CRITÉRIOS ESPECIFICOS Domínios/ Tema Aprendizagens Essenciais: Conhecimentos,

Leia mais

Que beleza é essa? : uma análise discursiva da campanha publicitária da Natura Viva sua beleza viva

Que beleza é essa? : uma análise discursiva da campanha publicitária da Natura Viva sua beleza viva Que beleza é essa? : uma análise discursiva da campanha publicitária da Natura Viva sua beleza viva Andriéli BERTÓ¹ Bruna BUENO² Luciana CARVALHO³ Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul,

Leia mais

TITULO 1 Cartaz Batida. Juliana ARANTES 2 Rodrigo Alexandre VENCERLAU 3 Sônia RÉGIS 4 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

TITULO 1 Cartaz Batida. Juliana ARANTES 2 Rodrigo Alexandre VENCERLAU 3 Sônia RÉGIS 4 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP TITULO 1 Cartaz Batida Juliana ARANTES 2 Rodrigo Alexandre VENCERLAU 3 Sônia RÉGIS 4 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP RESUMO O presente paper procura explanar, de forma objetiva,

Leia mais

Uma homenagem a quem sempre contribuiu com a história do Rádio. 1

Uma homenagem a quem sempre contribuiu com a história do Rádio. 1 RESUMO Uma homenagem a quem sempre contribuiu com a história do Rádio. 1 Sávio Wesley Moura GOMES 2 Dyana Marques COLARES 3 George Gustavo Moura de FREITAS 4 Rafaela Batista da SILVA 5 Claudio Henrique

Leia mais

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade Introdução às Profissões em Comunicação Organização das empresas:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 25/2003

RESOLUÇÃO Nº 25/2003 RESOLUÇÃO Nº 25/2003 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 7.412/02-54

Leia mais

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico.

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico. PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 001639 - ARTES VISUAIS-BACHARELADO EM DESIGN GRAFICO Nivel: Superior Area Profissional: 0009 - DESIGN Area de Atuacao: 0240 - ARTE PROJ.DESENHO/DESIGN

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: jingle; Lacto-purga; publicidade. 5

RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: jingle; Lacto-purga; publicidade. 5 Jingle 30 Lacto-purga 1 Fernanda Eifler de Alencastro 2 Júlia Laks 3 Maria Eugênia Dias 4 Mayara Isolan 5 Nelson Pinto Neto 6 Rafaela Bundchen 7 Talita Szidzovski 8 Luis Henrique Ferraz 9 Escola Superior

Leia mais

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira COMUNICAÇÃO LINGUAGEM LÍNGUA FALA ESCRITA DISCURSO Forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).

Leia mais

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Ferramentas de Gestão do Prof. Luiz Antonio do Nascimento Anhanguera Taboão da Serra 1 2 Falhas de conhecimento nas empresas Não sabem que sabem. Não sabem o que sabem. Não sabem o que precisam saber.

Leia mais

REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA

REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA Disposições Gerais A APP Sorocaba tem como objetivo valorizar e premiar as peças publicitárias criadas pelas agências no interior do Estado

Leia mais

Criação Publicitária. Ficha de apoio Teórico. Tema Publicitário

Criação Publicitária. Ficha de apoio Teórico. Tema Publicitário Criação Publicitária Ficha de apoio Teórico Tema Publicitário Fragmentos de Textos de Armando Sant'Anna em seu livro Propaganda. Teoria, Técnica Prática A campanha deve obedecer a um tema porque assim

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM 4º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM 4º ANO EF ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM Bingo de nomes (Para começo de conversa) Game LP - Interface 3 - Pág. 18 Circunstâncias/Apresentação pessoal (Para começo de conversa) Animação Interativa LP -

Leia mais

DizAí: jornalismo criativo 1

DizAí: jornalismo criativo 1 DizAí: jornalismo criativo 1 Andressa Bandeira SANTANA 2 Martina Wrasse SCHERER 3 Hélio ETGES 4 Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS RESUMO O jornal mural DizAí é uma atividade laboratorial

Leia mais

TÉCNICAS DE CRIATIDADE EM DESIGN

TÉCNICAS DE CRIATIDADE EM DESIGN TÉCNICAS DE CRIATIDADE EM DESIGN 1 Processo criativo PREPARAÇÃO GERAÇÃO DE IDEIAS SELEÇÃO DAS IDEIAS REVISÃO Conheça o problema 1. Foque nas ideias 2. Reduza o problema 3. Expanda o problema 4. Faça digressão

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

Omo Progress: Dar fim a sujeira nunca foi tão fácil¹

Omo Progress: Dar fim a sujeira nunca foi tão fácil¹ Omo Progress: Dar fim a sujeira nunca foi tão fácil¹ Luana Pauline PELLIN 2 Letícia Theilacker GADOTTI 3 Vithor Hugo VEZENTAINER 4 Micheli Carolina VICENZI 5 Anderson SACHETTI 6 David José THEISS 7 Deivi

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

Filosofia (aula 7) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 7) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 7) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Linguagem Existe entre o poder da palavra e a disposição da alma a mesma relação entre a disposição dos remédios e a natureza do corpo. Alguns

Leia mais

Promoção Comunicação

Promoção Comunicação Promoção Comunicação 1 Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade 2 3 Mix de Comunicação de Marketing ou Mix de Promoção Consiste em uma composição de instrumentos de comunicação como propaganda, venda

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo de Português Planificação Anual /Critérios de avaliação

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo de Português Planificação Anual /Critérios de avaliação DOMÍNIOS (Módulos) Conteúdos Objetivos Estratégias/ recursos Avaliação: instrumentos/ pesos Calendarizaç ão (aulas) - Interpretação de linguagem verbal e códigos Módulo 5 Textos dos Media II Textos dos

Leia mais

Interpretação Patrimonial. Exemplo de interpretação do patrimônio como ferramenta em Turismo Rural

Interpretação Patrimonial. Exemplo de interpretação do patrimônio como ferramenta em Turismo Rural Interpretação Patrimonial Exemplo de interpretação do patrimônio como ferramenta em Turismo Rural O turismo destrói e banaliza a cultura l Essa é a visão de muitos intelectuais sobre a relação turismo-cultura.

Leia mais

CALENDÁRIO DE TESTES E PROVAS - 1º BIMESTRE

CALENDÁRIO DE TESTES E PROVAS - 1º BIMESTRE Prezados Pais/Responsáveis e alunos do 6º ano 27.02 Matemática Teste 01 Cap. 01 - Número naturais e Sistema de numeração. Língua Portuguesa - Leitura e Compreensão de textos. Livro: A menina que descobriu

Leia mais

Conteúdo. Histórico. Linguagem Verbal e Não-Verbal. O que é a Linguística? Linguística e Gramática. O Estruturalismo. O Objeto de Estudo de Saussure

Conteúdo. Histórico. Linguagem Verbal e Não-Verbal. O que é a Linguística? Linguística e Gramática. O Estruturalismo. O Objeto de Estudo de Saussure Conteúdo Histórico Linguagem Verbal e Não-Verbal O que é a Linguística? Linguística e Gramática O Estruturalismo O Objeto de Estudo de Saussure Signo Significado Significante Disponível em: http://profsandroalex.blogspot.com.br/2013/03/palavra-linguagem-esentido.html

Leia mais

LETRAMENTO EM MARKETING ou A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS NAS ESCOLAS. Instância textual. PÚBLICO-ALVO da ação. Instância discursiva

LETRAMENTO EM MARKETING ou A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS NAS ESCOLAS. Instância textual. PÚBLICO-ALVO da ação. Instância discursiva LETRAMENTO EM MARKETING ou A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS NAS ESCOLAS L E I T U R A abc Instância textual OBJETIVOS da ação de comunicação PÚBLICO-ALVO da ação Instância discursiva Estratégias

Leia mais

Revista Customizada Aluno at Work - Amarelo 1

Revista Customizada Aluno at Work - Amarelo 1 Revista Customizada Aluno at Work - Amarelo 1 Paulo Henrique Fernandes SILVA 2 Luis Jaime LOURENÇO 3 Paulo César FALABELLA 4 Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG RESUMO Com o objetivo

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS EIXO TEMÁTICO COMPETÊNCIAS ESPERADAS Variedades lingüísticas; Diálogo; Turnos. Gênero

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova:

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova: INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Prova de Equivalência à Frequência Inglês (L.E.I) 11º ano Prova final do Ensino Secundário 2016/ 2017 Modalidade da prova escrita e oral O presente documento

Leia mais

TesteseTrabalhos 50% Média de Testes e Trabalhos a multiplicar por 0.50

TesteseTrabalhos 50% Média de Testes e Trabalhos a multiplicar por 0.50 TesteseTrabalhos 50% Média de Testes e Trabalhos a multiplicar por 0.50 Compreensão Oral 5% Escrita 5% Oral 5% Escrita 5% O aluno identifica um número limitado de palavras e de frases simples em instruções,

Leia mais

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas ATO DE COMUNICAÇÃO Referências bibliográficas INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1998, p. 17. PEREIRA, José Haroldo. Curso básico de teoria

Leia mais

Ilustração 1. Resumo. Palavras- Chaves: Prêmio Cocoricó, Agência Escola, Sexo Seguro. 1. Introdução:

Ilustração 1. Resumo. Palavras- Chaves: Prêmio Cocoricó, Agência Escola, Sexo Seguro. 1. Introdução: Ilustração 1 Camillo Emanuel de Albuquerque Alves Silva 2 Diago Savio Morais de Mello Sucar 3 Erícson Alexandre Bezerra Estevam 4 Fábio José da Silva 5 Universidade Potiguar UnP, Natal, RN Resumo O Prêmio

Leia mais

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos)

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos) Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing/Processos Gerenciais UC: Comunicação e Expressão COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos) A comunicação verbal baseia-se na interação

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Conceitos gerais de design e composição gráfica. Daniel Barata nº 7 11º 12

Conceitos gerais de design e composição gráfica. Daniel Barata nº 7 11º 12 Conceitos gerais de design e composição gráfica. Daniel Barata nº 7 11º 12 Introdução ao Design Gráfico: Quais os suportes físicos para as primeiras formas comunicativas Os primeiros suportes físicos para

Leia mais

REGULAMENTO DO I FESTIVAL REGIONAL DE CINEMA E LITERATURA

REGULAMENTO DO I FESTIVAL REGIONAL DE CINEMA E LITERATURA REGULAMENTO DO I FESTIVAL REGIONAL DE CINEMA E LITERATURA I DAS APRESENTAÇÕES E OBJETIVOS Art. 1º - O Curso de Letras do Centro Universitário UNIVATES, por meio do Projeto Institucional Tecnologia e Letramento

Leia mais

Cartaz desenvolvido para a fictícia Campanha de Propaganda da Garoto em homenagem ao Dia Internacional das Prostitutas 1

Cartaz desenvolvido para a fictícia Campanha de Propaganda da Garoto em homenagem ao Dia Internacional das Prostitutas 1 Cartaz desenvolvido para a fictícia Campanha de Propaganda da Garoto em homenagem ao Dia Internacional das Prostitutas 1 Markellen BONATO 2 Lamounier LUCAS 3 Centro Universitário Newton Paiva RESUMO Apresentação

Leia mais

FUNÇÃO DE LINGUAGEM: FUNÇÃO POÉTICA

FUNÇÃO DE LINGUAGEM: FUNÇÃO POÉTICA AULAS 21 À 24 Prof. Sabrina Moraes FUNÇÃO DE LINGUAGEM: FUNÇÃO POÉTICA Assim como as demais funções da linguagem, a função poética também apresenta um discurso construído para atingir um dos elementos

Leia mais

Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária

Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária Disposições Gerais A APP Sorocaba tem como objetivo valorizar e premiar as peças publicitárias criadas pelas agências no interior do estado

Leia mais

Aulas de Inglês para Executivos.

Aulas de Inglês para Executivos. Aulas de Inglês para Executivos info@acelanguageschool.com.br Bem-vindo à Ace Aulas de Inglês para Executivos. Ace Language School é uma escola de Inglês com sede em São Paulo, Brasil. Somos especialistas

Leia mais

Redação Publicitária I. Parte 1- Texto publicitário e intertextualidade Professora Luciana Moura

Redação Publicitária I. Parte 1- Texto publicitário e intertextualidade Professora Luciana Moura Redação Publicitária I Parte 1- Texto publicitário e intertextualidade Professora Luciana Moura Intertextualidade Trata-se da possibilidade de os textos serem criados a partir de outros textos. Faz parte

Leia mais