Introdução à Direção de Arte

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à Direção de Arte"

Transcrição

1 Introdução à Direção de Arte

2 A Tarefa do Publicitário O objetivo final de toda propaganda é vender mercadoria, mas para consegui-lo, o publicitário precisa vencer alguns obstáculos.

3 A Tarefa do Publicitário Primeiro a concorrência com as notícias nos veículos impressos, todos concorrendo pela atenção do leitor.

4 A Tarefa do Publicitário A primeira tarefa do publicitário é conseguir que o anúncio seja notado.

5 A Tarefa do Publicitário Uma vez captada a atenção do leitor, o anúncio deve mantêla e convencê-lo de que o tema daquela anúncio específico é do interesse dele.

6 A Tarefa do Publicitário Além disso, o anúncio tem de convencer o leitor de que o produto vai satisfazer alguma necessidade.

7 A Tarefa do Publicitário Porém não basta que o cliente em potencial chegue a sentir necessidade do produto: o anúncio deve convencê-lo de que aquela marca anunciada tem certas qualidades que a tornam superior às similares.

8 A Tarefa do Publicitário Por outro lado, o anúncio ideal deve ser montado de tal forma que a maior parte possível da mensagem atinja aquele leitor que o vê, mas resolve não ler.

9 O anúncio 1.Chamar a atenção;.despertar interesse; 3.Estimular desejo; 4.Criar convicção; 5.Induzir à ação.

10 Atenção e Interesse Essas duas tarefas são tratadas como uma só em muitos anúncios porque um dos meios óbvios de chamar a atenção do leitor consiste em mostrar-lhe que aquilo que o produto oferece é do seu interesse. Os elementos de um anúncio responsáveis por essa tarefa são o título, ilustração, imagem e o slogan se houver.

11 Desejo e Convicção A propaganda procura estimular o desejo do leitor e criar a convicção sobre a qualidade do produto, desenvolvendo a ideia que primeiro lhe chamou a atenção, a partir do título/ilustração/slogan.

12 Ação Compre X! é o apelo mais direto à ação que nos vem à mente. Todavia é de vital importância para quem trabalha com propaganda que não parece estar se impondo ao seu público, pois, se o leitor sentir que o anúncio está muito forçado, talvez reaja negativamente à mensagem ou simplesmente a ignore. Ao publicitário se apresenta, assim, um problema: o seu anúncio deve induzir o público a comprar o produto, mas não deve dizer isso em muitas palavras, para não molestá-lo.

13 Como funciona a Criação A maioria das agências de propagandas tem no departamento de criação duplas de criação. As duplas são compostas por um redator e um diretor de arte. Simplificadamente falando um faz o texto e o outro a imagem.

14 Como funciona a Criação O redator, evidentemente, além de ser um sujeito criativo, deve ter um bom domínio do idioma pátrio. Alguém com a capacidade de perceber, que comunicação não é o que ele escreve, mas o que o target entende.

15 Como funciona a Criação Então, é obrigatório ter uma percepção apurada e bem desenvolvida acerca das variantes de emprego do idioma e da tradução de conceitos que cada segmento de público utiliza. Deve também sintonizado com as tendências linguísticas que se desenham no horizontem com novos conceitos de comunicação interpessoal. E ter um excelente poder de síntese para dizer de maneira clara, objetiva e eficaz o que deve ser dito.

16 Como funciona a Criação O diretor de arte é, acima de tudo, um esteta. Alguém que não é necessariamente um Rembrandt, mas que domina com firmeza a linguagem visual para poder conceber anúncios bonitos e adequados à realidade estética do target.

17 Como funciona a Criação O bom diretor de arte não precisa ser fotografo, tipografo, pintor nem ilustrador, mas tem de conhecer perfeitamente os meandros destas e de outras formas de comunicação para poder emprega-las com bom gosto e refinamento, e produzir peças visuais no mínimo agradáveis de serem vistas.

18 Como funciona a Criação Os dois profissionais precisam ter excelente cultura geral. E devem ser observadores obsessivos que vêem em tudo o que os cerca a possibilidade de extrair matéria-prima para um futuro anúncio.

19 Como funciona a Criação Generalistas, lêem de tampinha de garrafa a outdoors; de revistas de fofoca à folhetos de igrejas. Vão ao cinema, teatro, museus, estádios de futebol, ou não vão a nenhum destes lugares, mas estão sempre a par do que acontece por aí. Pois sabe-se lá qual informação será necessária e quando. Pois sem informação não há criatividade possível.

20 Como funciona a Criação A partir do pedido de trabalho recebido, ou job, a dupla após chegar a uma primeira ideia viável, faz um raf da peça publicitária. Serão feitos tantos rafs quanto forem necessários ate chegar a um modelo razoável e convincente.

21 Como funciona a Criação Depois disso, vai-se dando um melhor acabamento ate que se produza um leiaute, isto é, a ideia já começa a tomar forma mais compreensível. Neste ponto, o anúncio já tem cara de anúncio e pode ser apresentado ao cliente para devida aprovação e/ou correções. O leiaute muitas vezes não apresenta o texto definitivo.

22 Como funciona a Criação Quando o leiaute já sai com o texto e imagens próximas do final, tem maiores facilidades de aprovação, pois não é de se esperar que todos os clientes saibam ler um leiaute. Uma vez aprovado o leiaute, é feita a arte-final, o anúncio de verdade já pronto para ser enviado ao veículo a que ele se destina.

23

24

25

26 as mulheres precisam as mulheres precisam se colocar em seu lugar as mulheres precisam saber o seu lugar as mulheres precisam ser controladas as mulheres precisam ser disciplinadas as mulheres precisam ser vistas como iguais

27

28

29

30

31

32 O branco sempre será o seu primeiro contato com o trabalho. E é preciso respeito para não sufocar o espaço em branco que você tem. Newton Cesar

33 Moodboard Painel Semântico É uma técnica onde através de colagens e desenhos você expressa semioticamente o sentimento entorno do produto. A construção de um Moodboard auxilia na compreensão da relação afetiva/emocional dos usuários com um produto. Através de recortes da realidade do sujeito/objeto em análise é montado o universo simbólico do produto que servirá de guia para seu planejamento. O Moodboard pode ser desenvolvido levando em conta os aspectos coletados durante a fase de pesquisa, ou então, um para cada uma das personas principais definidas.

34 Moodboard Nas etapas iniciais de projetos, a quantidade de informações levantadas é muito grande. E uma das maiores dificuldades nesse momento é saber o que fazer com elas e como utilizá-las na geração de ideias e solução dos problemas, de uma maneira criativa e inovadora. Tão importante quanto a própria pesquisa é a conclusão dessa pesquisa, quando se irão destacar as informações levantadas mais relevantes descrevendo como poderão ser aplicadas no projeto e como poderão ser traduzidas em forma de informação/inspiração visual para o projeto.

35

36

37

38

Redação Publicitária reflexões sobre teoria e prática 1

Redação Publicitária reflexões sobre teoria e prática 1 Redação Publicitária reflexões sobre teoria e prática 1 AUTOR: MAGOGA, Bernardo CURSO: Comunicação Social Publicidade e Propaganda/Unifra, Santa Maria, RS OBRA: MARTINS, Jorge S. Redação publicitária Teoria

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: gestalt; cartaz; champagne; proximidade; propaganda, semelhança.

PALAVRAS-CHAVE: gestalt; cartaz; champagne; proximidade; propaganda, semelhança. Análise de anúncio impresso de acordo com estudos da Gestalt Champagne Veuve Cliquot: O Champagne das estações Phellippe Samarone Camargos Silva 1 Professor orientador: Paulo Falabella Centro Universitário

Leia mais

MARATONA CULTURAL 2009 CARTILHA DO CANDIDATO 2ª FASE

MARATONA CULTURAL 2009 CARTILHA DO CANDIDATO 2ª FASE MARATONA CULTURAL 2009 CARTILHA DO CANDIDATO 2ª FASE Você está recebendo a cartilha com as orientações para a construção dos trabalhos da 2ª fase da Maratona Cultural 2009. Fique atento aos procedimentos

Leia mais

Seja Belas Artes 1. Centro Universitário Leonardo da Vinci, Indaial, SC

Seja Belas Artes 1. Centro Universitário Leonardo da Vinci, Indaial, SC Seja Belas Artes 1 Alef Junior Rodrigues da SILVA 2 Pedro Gabriel Campos de OLIVEIRA 3 Giovane Diego da CUNHA 4 Leonardo Henrique THEISS 5 Micheli Carolina VICENZI 6 Anderson SACHETTI 7 Deivi Eduardo OLIARI

Leia mais

Linguagem Publicitária

Linguagem Publicitária Linguagem Publicitária Evolução da Linguagem Publicitária O advento do jornalismo no Brasil nos anos 1800, tudo aquilo que se fazia na Europa, em termos de propaganda impressa, foi logo assimilado e posto

Leia mais

Criação Publicitária. Ficha de apoio Teórico. Tema Publicitário

Criação Publicitária. Ficha de apoio Teórico. Tema Publicitário Criação Publicitária Ficha de apoio Teórico Tema Publicitário Fragmentos de Textos de Armando Sant'Anna em seu livro Propaganda. Teoria, Técnica Prática A campanha deve obedecer a um tema porque assim

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Compre, compre, compre... Você já deve ter percebido a guerra que determinados anúncios ou

Leia mais

DIFERENTES PÚBLICOS. Lembre-se que essa data lida com

DIFERENTES PÚBLICOS. Lembre-se que essa data lida com USUÁRIO COMPRADORES INFLUENCIADORES USUÁRIO 1 DIFERENTES Lembre-se que essa data lida com PÚBLICOS Não que essa lógica já não deva ser considerada para toda comunicação que fizer parte do seu negócio,

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula I Prof. Carlos Café Dias APRESENTAÇÃO O CURSO O curso de extensão em Programação visual aborda a teoria e prática da comunicação visual, oportunizando o estudo

Leia mais

F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver!

F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver! F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver! O que o QUANTA ESTÚDIO faz? O QUANTA ESTÚDIO é uma empresa dedicada à prestação de serviços nas áreas da Ilustração, seja ela editorial, voltada

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

Nota Prévia 7 Prefácio... 23

Nota Prévia 7 Prefácio... 23 Indice Nota Prévia 7 Prefácio................................................... 23 I PARTE - Definição, classificações e funções da Publicidade 25 O Que é Publicidade? 27 Importância e Desenvolvimento

Leia mais

UNIFIEO Centro Universitário FIEO RESUMO

UNIFIEO Centro Universitário FIEO RESUMO Campanha em Mídia Alternativa - Barbeadores Philips 1 Autores: Andressa Felix 2 Jefferson Pereira 3 Jéssica Barbosa 4 Moacir Domingues 5 Tiago Silva 6 Priscila Gomes 7 Professor Orientador: Dr. Edson de

Leia mais

TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE

TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE ou arte em publicidade? Somos um time de Publicitários, Designers, Animadores, Roteiristas e Programadores prontos para te ajudar. Somos especialistas em fazer a sua marca

Leia mais

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video Fox Video.com.br 1 Pietro ALVES 2 Fabíola LOURENÇO 3 Natália RODRIGUES 4 Tomaz PENNER 5 Rodrigo PIRES 6 Carolina VENTURINI 7 Universidade Federal do Pará, Belém, PA RESUMO O trabalho Fox Video.com.br,

Leia mais

MERCHANDISING. módulo 2. We create chemistry

MERCHANDISING. módulo 2. We create chemistry MERCHANDISING módulo 2 We create chemistry ROTEIRO DO CURSO MÓDULO 01: MARKETING Conceitos de marketing Marketing no varejo Perfil de consumidor no varejo Marketing digital no varejo O que o consumidor

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Petrópolis Missão O CST em Design de Moda tem como missão formar profissionais para a indústria da moda, levando em consideração

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CCL Curso: Propaganda, Publicidade e Criação Disciplina: Criação Publicitária I Professor(es): João Batista Vanise Selma Milton Lara Marcio Paulo Panontin Paula Renata DRT: 113074-8

Leia mais

Publicidade e Propaganda. Trabalho Interdisciplinar PP 4 o semestre. 1 Apresentação. 2 Disciplinas envolvidas. 3 Objetivo. 4 Orientações gerais

Publicidade e Propaganda. Trabalho Interdisciplinar PP 4 o semestre. 1 Apresentação. 2 Disciplinas envolvidas. 3 Objetivo. 4 Orientações gerais Curso: Semestre Publicidade e Propaganda 4º semestre Trabalho Interdisciplinar PP 4 o semestre 1 Apresentação Consiste em Trabalho Interdisciplinar a ser realizado pelos alunos, em equipes, a partir de

Leia mais

Indíce. Indice... 1. 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4

Indíce. Indice... 1. 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4 Indíce Sumário Indice... 1 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4 2) Gerar relacionamento / lista de emails... 5 Exemplo... 6 3)Faça a oferta... 7 Exemplo...

Leia mais

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA ESTABELECIMENTO DO ORÇAMENTO DE PROPAGANDA O orçamento da propaganda é estabelecido para cada produto

Leia mais

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Introdução O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para o conhecimento de como a comunicação pode ser trabalhada para que alguém seja convencido,

Leia mais

GALENO AMORIM OS LEITORES BRASILEIROS E O LIVRO DIGITAL

GALENO AMORIM OS LEITORES BRASILEIROS E O LIVRO DIGITAL GALENO AMORIM Galeno.amorim@observatoriodolivro.org.br OS LEITORES BRASILEIROS E O LIVRO DIGITAL 32 MILHÕES DE LIVROS BRASIL, UM PAÍS DE 95 MILHÕES DE LEITORES! Fonte: Livro Retratos da Leitura no Brasil

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07-01-2009 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda 8ª Série Direção e Finalização de Arte para Meios Impressos A atividade prática supervisionada (ATPS) é um

Leia mais

GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM MARKETING

GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM MARKETING GUIA EMPRESA EXCELÊNCIA COM AUTOMAÇÃO DE MARKETING Automação de Marketing tem o poder de simplificar e ao mesmo tempo qualificar todo o processo, que vai desde a área de marketing até a de vendas ou comercial.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Pegada nas Escolas - CONSUMO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola.

Leia mais

Criatividade com Ética. Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1

Criatividade com Ética. Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1 Assim se faz Assim não se faz Criatividade com Ética Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1 O que é o Projeto? O Projeto Portfólio Campanha Responsável é uma atividade obrigatória

Leia mais

ONDE ESTÁ O ARCO-ÍRIS?///////////////////3 CAIXA MÁGICA//////////////////////////////////////////4

ONDE ESTÁ O ARCO-ÍRIS?///////////////////3 CAIXA MÁGICA//////////////////////////////////////////4 3 7 Anos ONDE ESTÁ O ARCO-ÍRIS?///////////////////3 CAIXA MÁGICA//////////////////////////////////////////4 CASINHA, CASARÃO, ONDE É QUE ELES VIVERÃO?//////////////////////////////////////////5 QUE FEITIÇO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42951 CÓD. DISC. 120.3536.1 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA PROCESSOS DE CRIAÇÃO PROJETO II ETAPA 5ª CH ANO 2011 OBJETIVO

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Tom Jobim Missão Formar profissionais reflexivos e com sensibilidade artística para a construção do pensamento e cultura

Leia mais

PLANEJAMENTO / JUNHO / 2013

PLANEJAMENTO / JUNHO / 2013 PLANEJAMENTO / JUNHO / 2013 Professor(a): Andiara de Souza da Silva. Conteúdo trabalhado: Propaganda. Leitura, produção textual, oralidade. Competências Objetivo Geral Refletir e saber interagir sobre

Leia mais

E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena??

E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena?? E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena?? E mais: terá acesso em treinamentos especiais realizados pela companhia e sua Diretora!! Acredito

Leia mais

DizAí: jornalismo criativo 1

DizAí: jornalismo criativo 1 DizAí: jornalismo criativo 1 Andressa Bandeira SANTANA 2 Martina Wrasse SCHERER 3 Hélio ETGES 4 Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS RESUMO O jornal mural DizAí é uma atividade laboratorial

Leia mais

RELÓGIO PNEU: uma mídia alternativa 1. Valério ALVES 2 Deivi Eduardo OLIARI 3 Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI, Indaial, SC

RELÓGIO PNEU: uma mídia alternativa 1. Valério ALVES 2 Deivi Eduardo OLIARI 3 Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI, Indaial, SC RELÓGIO PNEU: uma mídia alternativa 1 Valério ALVES 2 Deivi Eduardo OLIARI 3 Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI, Indaial, SC RESUMO A proposta é divulgar os produtos Pirelli nos relógios

Leia mais

Twitter Passo a Passo para Iniciantes. Área Local Agência Digital

Twitter Passo a Passo para Iniciantes. Área Local Agência Digital Twitter Passo a Passo para Iniciantes Área Local Agência Digital Sumário Manual de Uso do Twitter para Iniciantes... 3 O que é o Twitter?... 3 Tweets... 3 Twitteiro... 3 Followers (Seguidores)... 3 Reply...

Leia mais

DECORAÇÃO DE INTERIORES

DECORAÇÃO DE INTERIORES 5 DICAS PRÁTICAS COMO SE ESPECIALIZAR EM DECORAÇÃO DE INTERIORES E FATURAR MAIS! Projeto da aluna Ana Chiste O QUE É O projeto #VivendoDeCoração veio com a força e a inspiração que só quem vive de coração

Leia mais

Anúncio de Revista para o Restaurante Ataliba 1

Anúncio de Revista para o Restaurante Ataliba 1 Anúncio de Revista para o Restaurante Ataliba 1 James Raul WITHOEFT 2 Danielle Aline CORRÊA 3 Mariane Clarice HASCKEL 4 Rafael Jose BONA 5 Roberta DEL-VECHIO 6 Universidade Regional de Blumenau, Blumenau,

Leia mais

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas ATO DE COMUNICAÇÃO Referências bibliográficas INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1998, p. 17. PEREIRA, José Haroldo. Curso básico de teoria

Leia mais

Escolha Projeto Quixote¹

Escolha Projeto Quixote¹ Escolha Projeto Quixote¹ Caroline Aragoni 2 Micheli Daiane Ferreira 3 Olivia César Oliveira 4 Renan Douglas da Silva 5 Sarah Regina de Aquino 6 Wesley Nicastro 7 Sônia Lanza 8 Centro Universitário FIEO,

Leia mais

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO 2 Introdução Como Inovar no mercado de turismo deve ser uma indagação contínua e crescente dentro de qualquer empresa que almeja algum sucesso. Já reparou nas empresas

Leia mais

VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1

VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1 VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1 Copywriting O que é Copywriting? É a arte de escrever e criar conteúdos com o intuito de promover e vender bens ou serviços. Esses conteúdos podem ser em formato de vídeos,

Leia mais

A PALAVRA TEM PODER ANDREA SALES DIRETORA EXECUTIVA ELITE

A PALAVRA TEM PODER ANDREA SALES DIRETORA EXECUTIVA ELITE A PALAVRA TEM PODER ANDREA SALES DIRETORA EXECUTIVA ELITE Pensa comigo: Do que você mais reclama? O que você mais escreve? O que você vê nos outros? O que os outros têm que te incomoda? O que mais te decepciona?

Leia mais

Exposição de arte sobre literatura infantil

Exposição de arte sobre literatura infantil Exposição de arte sobre literatura infantil "Uma criança vê o que um adulto não vê. Tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo. Escritor e Jornalista Otto Lara Resende A fim de tornar ainda

Leia mais

Parabéns por você ter chegado até aqui isso mostra o seu real interesse em aprender como se ganhar dinheiro na internet logo abaixo te darei algumas

Parabéns por você ter chegado até aqui isso mostra o seu real interesse em aprender como se ganhar dinheiro na internet logo abaixo te darei algumas Parabéns por você ter chegado até aqui isso mostra o seu real interesse em aprender como se ganhar dinheiro na internet logo abaixo te darei algumas dicas! Dica 1 para Ganhar Dinheiro na Internet Com Crie

Leia mais

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR Pense nessas mensagens de texto que virão a seguir como as flechas do seu arco. Quando disparado,

Leia mais

O que é blog de conversão? E como transformar curiosos em compradores? Blog de conversão: transforme curiosos em compradores

O que é blog de conversão? E como transformar curiosos em compradores? Blog de conversão: transforme curiosos em compradores O que é blog de conversão? E como transformar curiosos em compradores? Você sabe como funciona um blog de conversão? Pouco difundido aqui no Brasil mas muito praticado no exterior a estratégia de blog

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) COM 3029 DIREÇÃO DE ARTE EM PUBLICIDADE (4-2) OBJETIVOS

Leia mais

Slogan. Profa Marilene Garcia Baseada em Martins (1997)

Slogan. Profa Marilene Garcia Baseada em Martins (1997) Slogan Profa Marilene Garcia Baseada em Martins (1997) SLOGAN - DEFINIÇÕES Sant Anna (1982) define slogan como uma sentença ou máxima que expressa uma qualidade, uma vantagem do produto, ou uma norma de

Leia mais

DESCUBRA O NOVO GUIA DE ATIVIDADES ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I

DESCUBRA O NOVO GUIA DE ATIVIDADES ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I DESCUBRA O NOVO GUIA DE ATIVIDADES ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I 1 A novidade é 2 ATIVIDADES PREPARATÓRIAS Escolher a atividade mais adequada ao seu grupo de alunos. Cada professor poderá elaborar sua

Leia mais

Guia Básico Para elaborar Sermão

Guia Básico Para elaborar Sermão Guia Básico Para elaborar Sermão N ã o Perca Mais Tempo! Adquira o Manual Completo Pregador V ocacionado Agora M e s m o e Aprenda a Pregar a Palavra C o m Facilidade. Acesse: Manual Completo Pregador

Leia mais

Uma homenagem a quem sempre contribuiu com a história do Rádio. 1

Uma homenagem a quem sempre contribuiu com a história do Rádio. 1 RESUMO Uma homenagem a quem sempre contribuiu com a história do Rádio. 1 Sávio Wesley Moura GOMES 2 Dyana Marques COLARES 3 George Gustavo Moura de FREITAS 4 Rafaela Batista da SILVA 5 Claudio Henrique

Leia mais

Qual veículo eu devo escolher para falar exatamente com este perfil de consumidor?

Qual veículo eu devo escolher para falar exatamente com este perfil de consumidor? MARKETING DIRETO Qual veículo eu devo escolher para falar exatamente com este perfil de consumidor? Mulher, idade entre 23 e 25 anos, renda de R$ 6.200,00, casada, moradora de São Paulo e Natal. Antes

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Afinal, o que é um Projeto? De acordo com a Norma ISO 10.006, um Projeto é um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas

Leia mais

VALORES Site Pronto 700,00 Site Semipersonalizado 1.600,00. FORMA DE PAGAMENTO À vista com 10% 03 x cartão ou boleto site pronto somente á vista

VALORES Site Pronto 700,00 Site Semipersonalizado 1.600,00. FORMA DE PAGAMENTO À vista com 10% 03 x cartão ou boleto site pronto somente á vista WEBSITE Desde 2010 o Grupo Zion vem elaborando websites para segmentos variados sempre com a categoria de personalização dos layouts conforme as necessidades de seus clientes. Porém a partir deste momento

Leia mais

I A Beleza está nos olhos do usuário

I A Beleza está nos olhos do usuário PAW I I A Beleza está nos olhos do usuário Eu sei que ele disse que você é somente outra garçonete chata com uma coluna, mãe, mas acho você a melhor...está sempre prestando atenção em seus usuários. O

Leia mais

CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR.

CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR. CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR. LEWIS CARROL Elaborado pelas assessoras Patrícia Ribeiro e Rosinara Nascimento, em 2011, nas oficinas pedagógicas para as educadoras, ocorridas nas Livrarias

Leia mais

8 p a s s o s d a V e n d a

8 p a s s o s d a V e n d a 8 p a s s o s d a V e n d a Guia Indispensável em Atendimento Em Loja de Varejo P O R C H A R L E S D E S O U S A 1. Preparação 2. Abertura 3. Sondagem 4. Demonstração 5. Fechamento Experimental 6. Contornando

Leia mais

Grandes Idéias são Vistas de Longe: Campanha do I Festival de Propaganda Universitária do Maranhão 1

Grandes Idéias são Vistas de Longe: Campanha do I Festival de Propaganda Universitária do Maranhão 1 Grandes Idéias são Vistas de Longe: Campanha do I Festival de Propaganda Universitária do Maranhão 1 Izabel Caroline Gomes de ALMEIDA 2 Stefanie Sernaiotto SILVA 3 Henrique Calado SUGMYAMA 4 Wesley Veras

Leia mais

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA Assuntos Abordados no Módulo Princípios, conceitos e funções da publicidade e da propaganda.

Leia mais

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável:

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável: MAPA DE EMPATIA O que é? O mapa de Empatia é uma ferramenta visual, que te ajuda a descrever o perfil de uma Pessoa ou de um grupo de pessoas. O Mapa de Empatia permite que você estruture Uma verdadeira

Leia mais

Cartaz Produto Seleta Quero, a Mais Querida. Lisarb Buratto BRANCO 1 Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre, RS

Cartaz Produto Seleta Quero, a Mais Querida. Lisarb Buratto BRANCO 1 Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre, RS Cartaz Produto Seleta Quero, a Mais Querida Lisarb Buratto BRANCO 1 Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre, RS RESUMO O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Direção de Arte II do curso

Leia mais

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS Noções básicas de planejamento visual Projetos Gráficos Sem entrar no mérito de uma definição exata, pode-se dizer que todo design gráfico tem como objetivo a sua reprodução

Leia mais

Cartaz desenvolvido para a fictícia Campanha de Propaganda da Garoto em homenagem ao Dia Internacional das Prostitutas 1

Cartaz desenvolvido para a fictícia Campanha de Propaganda da Garoto em homenagem ao Dia Internacional das Prostitutas 1 Cartaz desenvolvido para a fictícia Campanha de Propaganda da Garoto em homenagem ao Dia Internacional das Prostitutas 1 Markellen BONATO 2 Lamounier LUCAS 3 Centro Universitário Newton Paiva RESUMO Apresentação

Leia mais

Aprenda a fazer uma campanha atrativa de Marketing Digital para sua loja

Aprenda a fazer uma campanha atrativa de Marketing Digital para sua loja META: Pare de perder dinheiro não aproveitando o que o meio digital pode te oferecer! Leia este conteúdo e aprenda, de uma vez por todas, a fazer uma campanha atrativa de marketing digital para a sua loja!

Leia mais

Seu negócio no Facebook

Seu negócio no Facebook Seu negócio no Facebook Objetivo Demonstrar como o Facebook é uma poderosa ferramenta para atrair mais clientes e gerar vendas. 2 Estratégia O que podemos traçar como objetivos de negócio com o Facebook?

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade Introdução às Profissões em Comunicação Organização das empresas:

Leia mais

Óbvio Camisas criativas¹

Óbvio Camisas criativas¹ Óbvio Camisas criativas¹ Alexsandro Junio ALMEIDA² Jéssica Natali de Oliveira COSTA³ Lamounier Lucas Pereira JÚNIOR 4 Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG RESUMO Quando se fala em embalagem,

Leia mais

12 semanas para o TOPO! 9ª semana

12 semanas para o TOPO! 9ª semana 12 semanas para o TOPO! 9ª semana VENDAS Nada acontece até que alguém venda algo Mary Kay Ash Conheça o que você vende Produto - conheça bem o seu produto só assim você passa segurança para seu cliente.

Leia mais

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Pegada nas Escolas - LIXO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola. Para

Leia mais

Fico feliz que você tenha se cadastrado para baixar o meu e-book.

Fico feliz que você tenha se cadastrado para baixar o meu e-book. e Aprenda a Pregar a Palavra Com Facilidade. Acesse - https://pregadorvocacionado.com/ Fico feliz que você tenha se cadastrado para baixar o meu e-book. Isso significa que você quer muito aprender a pregar,

Leia mais

AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO

AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO João Carlos Nunes INTRODUÇÃO Não interessa se você tem uma academia, um estúdio ou mesmo se é um treinador pessoal, o seu negócio não teria

Leia mais

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

Ilustração 1. Resumo. Palavras- Chaves: Prêmio Cocoricó, Agência Escola, Sexo Seguro. 1. Introdução:

Ilustração 1. Resumo. Palavras- Chaves: Prêmio Cocoricó, Agência Escola, Sexo Seguro. 1. Introdução: Ilustração 1 Camillo Emanuel de Albuquerque Alves Silva 2 Diago Savio Morais de Mello Sucar 3 Erícson Alexandre Bezerra Estevam 4 Fábio José da Silva 5 Universidade Potiguar UnP, Natal, RN Resumo O Prêmio

Leia mais

O que você precisa saber sobre. IDENTIDADE VISUAL para o seu negócio em Dança

O que você precisa saber sobre. IDENTIDADE VISUAL para o seu negócio em Dança O que você precisa saber sobre IDENTIDADE VISUAL para o seu negócio em Dança Sumário 1. O que é identidade visual? 2. Por que identidade visual é importante? 3. Conceitos 4. Definindo seu posicionamento

Leia mais

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!!

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! 10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! Internamente usamos a expressão entrevista de início. Não use esta expressão com as potenciais iniciadas, porque elas não sabem o que é isso!! Para suas potenciais

Leia mais

Comunicação e Ética NENL

Comunicação e Ética NENL Comunicação e Ética NENL COMUNICAÇÃO DADO: registro ou anotação a respeito de determinado evento ou ocorrência; INFORMAÇÃO: conjunto de dados com um determinado significado; COMUNICAÇÃO: transmissão de

Leia mais

Apenas o Necessário 1. Flávio Domeniche BASTOS 2 Guilherme Pereira da ROSA 3 Eduardo Perotto BIAGI 4 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS

Apenas o Necessário 1. Flávio Domeniche BASTOS 2 Guilherme Pereira da ROSA 3 Eduardo Perotto BIAGI 4 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS Apenas o Necessário 1 Flávio Domeniche BASTOS 2 Guilherme Pereira da ROSA 3 Eduardo Perotto BIAGI 4 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS RESUMO Muito tem se falado de sustentabilidade, meio

Leia mais

Guia do Varejista VIAGEM PREMIADA

Guia do Varejista VIAGEM PREMIADA Guia do Varejista VIAGEM PREMIADA Objetivos da Campanha 1. Aumentar a emissão de cartões Tricard 2. Alavancar vendas com o cartão Tricard Apresentação da Campanha Apelo da Campanha - Na Campanha Viagem

Leia mais

COMO FORMATAR UM ROTEIRO PARA HQ

COMO FORMATAR UM ROTEIRO PARA HQ COMO FORMATAR UM ROTEIRO PARA HQ A primeira coisa que você deve se lembrar é que um roteiro vai ser lido por alguém. Para ser mais exato, o seu roteiro será lido por um desenhista. E, creia-me, os desenhistas

Leia mais

I - Projeto Gráfico Revista

I - Projeto Gráfico Revista I - Projeto Gráfico Revista Capa Primeiras Páginas Capa Como a capa de uma revista deve ser elaborada para despertar a atenção e o interesse do leitor? Capa Embalagem do produto; Destaca a manchete principal;

Leia mais

Propostas e relatórios persuasivos

Propostas e relatórios persuasivos CURSO ADMI NI STRAÇÃO DECONTRATOS Uma vez que você não pode estar lá, sua comunicação escrita deve falar por você. Você não poderá contar com a linguagem do corpo, expressões faciais ou outros meios físicos

Leia mais

Em Todos os Sentidos 1 Robert Seiji Peres Ijiro 2 Simone Denise Gardinali Navacinski 3 Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP

Em Todos os Sentidos 1 Robert Seiji Peres Ijiro 2 Simone Denise Gardinali Navacinski 3 Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP Em Todos os Sentidos 1 Robert Seiji Peres Ijiro 2 Simone Denise Gardinali Navacinski 3 Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP Resumo A manifestação do homem por meio de desenhos,

Leia mais

O prêmio passa, sua reputação fica. 1. Ricardo Castro BUCHNNER 2 Filippe PACHECO 3 Giovanni Tavares PEREIRA 4 Helena DALL PIZZOL5

O prêmio passa, sua reputação fica. 1. Ricardo Castro BUCHNNER 2 Filippe PACHECO 3 Giovanni Tavares PEREIRA 4 Helena DALL PIZZOL5 O prêmio passa, sua reputação fica. 1 Ricardo Castro BUCHNNER 2 Filippe PACHECO 3 Giovanni Tavares PEREIRA 4 Helena DALL PIZZOL5 Escola Superior de Propaganda e Marketing, Porto Alegre, RS RESUMO O presente

Leia mais

Aprender a observar A memorizar a analisar e sintetizar A orientar-se no espaço A ter noção de dimensões e proporções

Aprender a observar A memorizar a analisar e sintetizar A orientar-se no espaço A ter noção de dimensões e proporções CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 7º Ano Disciplina: Comunicação Visual Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação

Leia mais

Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação. VIVER DE BLOG Página 1

Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação. VIVER DE BLOG Página 1 Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação VIVER DE BLOG Página 1 Olá, tudo bem? Aqui quem fala é o Henrique Carvalho, criador do Viver de Blog, o site especializado em Marketing

Leia mais

Guia de Ação - Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso. Guia de Ação Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso

Guia de Ação - Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso. Guia de Ação Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso Guia de Ação Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso Guia de Ação Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso Copyright 2018 Vitamina Publicitária Todos os direitos reservados. Sinta-se livre

Leia mais

Tenha uma visão geral do seu processo de vendas

Tenha uma visão geral do seu processo de vendas Tenha uma visão geral do seu processo de vendas INTRODUÇÃO... 03 ENTENDENDO O QUE É UM... 05 PROCESSO DE VENDAS AS ETAPAS DO PROCESSO... 08 DE VENDAS BOAS PRÁTICAS OTIMIZAM... 13 SEU PROCESSO DE VENDAS

Leia mais

Seminários GV Comunicação no Varejo

Seminários GV Comunicação no Varejo Seminários GV Comunicação no Varejo Cláudio Santos O que há de novo nos jornais Jornal: O que há de novo O próprio jornal é novo Jornal é um dos meios que mais investiu em inovação e modernidade Projetos

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

Treinamento Online. obrigada pela presença. Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind

Treinamento Online. obrigada pela presença. Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind Treinamento Online obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind Treinamento Online obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind Persuasão

Leia mais

Como Aprender Inglês: O Guia Prático

Como Aprender Inglês: O Guia Prático Como Aprender Inglês: O Guia Prático Elaboramos um sistema passo-a-passo para você aprender inglês de maneira mais simples e efetiva! Lucas Campos Introdução Ao Guia...3 Passo 1 As 4 Habilidades...4 Passo

Leia mais

Como Fazer Sua Primeira Venda

Como Fazer Sua Primeira Venda Por Tiago Bastos 1 Como Fazer Sua Primeira Venda Direto Da Mesa Do Tiago Bastos, Rio De Janeiro Este é sem dúvidas, o seu grande desejo: fazer sua primeira venda Estou certo? Neste guia eu vou lhe entregar

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais