PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA"

Transcrição

1 PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

2 Assuntos Abordados no Módulo Princípios, conceitos e funções da publicidade e da propaganda. A evolução da propaganda brasileira. Estratégias de publicidade e propaganda. O lugar da publicidade e da propaganda na gestão de marketing. Publicidade digital. PRIMEIRO ENCONTRO

3 PRINCÍPIOS, CONCEITOS E FUNÇÕES DA PUBLICIDADE E DA PROPAGANDA - QUESTIONAMENTOS Como uma empresa permanece competitiva no mercado? Será mesmo a propaganda a alma do negócio? Como as empresas podem atrair e reter clientes? Como publicidade e propaganda atuam?

4 O SURGIMENTO DA PROPAGANDA Pode ser encontrada nos primórdios da história; Arqueólogos que fizeram escavações nas proximidades do mar mediterrâneo descobriram placas anunciando vários eventos e ofertas. Os romanos pintavam anúncios de lutas de gladiadores em paredes; Os fenícios pintavam figuras em grandes rochas ao longo de suas rotas de comércio para promover sua mercadorias.

5 O JINGLE Um jingle é uma mensagem elaborada com um refrão simples e de curta duração, com música a fim de ser lembrado com facilidade. Exemplo: Oh, padeiro desta rua, tenha sempre na lembrança, não me traga outro pão que não seja o pão Bragança Pão inimigo da fome. Fome inimiga do pão, enquanto os dois não se matam, a gente não fica na mão De noite, quando me deito e faço a oração, peço com todo o respeito que nunca me falte o pão"

6 EVOLUÇÃO DA PROPAGANDA BRASILEIRA Distinção em três grandes fases: fase dos reclames, com apogeu em 1824, no rio de Janeiro e em Pernambuco; fase dos intelectuais, com criação de slogans e músicas, obras criadas especialmente para serem propaganda; nessa fase entra em cena a TV; fase dos profissionais: pessoas contratadas e vinculadas às agências, dandolhes personalidade e impondo crédito de eficiência e valor criativo; é a vez da criação de sentidos que atua com base na sedução. (MARTINS, 1997)

7 EVOLUÇÃO DA PROPAGANDA BRASILEIRA O início das comunicações no Brasil surge com a chegada da Família Real portuguesa, em Lingua ofical o português. A imprensa copiava o que havia na Europa de propaganda impressa em jornais e periódicos, sobretudo o comércio do espaço publicitário. A propaganda aparece em um meio capitalista na intenção de vender mercadorias e tornar conhecidos seus meios de produção. Diversos produtos como chapéus, roupas, casas, alimentos; até escravos eram vendidos por meio da propaganda. (MARTINS, 1997)

8 (MARTINS, 1997) EVOLUÇÃO DA PROPAGANDA BRASILEIRA Com o fim da Monarquia e o início da República surge uma nova mudança no cenário comunicacional brasileiro. Na Europa utilizava-se letreiros e os cartazes de porta de rua. Estes letreiros são os pais dos outdoors atuais.

9 EVOLUÇÃO DA PROPAGANDA BRASILEIRA Final do século XIX se deu com a chegada da fotografia, e esta suscitou muita propaganda para anunciar os artistas que visitavam clientes para fazer-lhes o retrato. (MARTINS, 1997)

10 EVOLUÇÃO DA PROPAGANDA BRASILEIRA No século XIX a propaganda brasileira objetivava atender os interesses nacionais de expansionismo comercial. No século XX ocorreram diversas inovações tecnológicas em comunicação e o acesso as comunicações se tornou mais popular. A partir desse século a propaganda adquire um caráter criativo e inovador e por fim chegando a propagando profissional. (MARTINS, 1997)

11 Copyright 2006 by Pearson Education

12 DIFERENCIANDO: PROPAGANDA X PUBLICIDADE X PROMOÇÃO.

13 *PROMOÇÃO É um trabalho de marketing por um período limitado de tempo para estimular a demanda por determinado produto. As promoções geram vendas mais rápidas do que a propaganda, mas costumam ser mais caras. Exemplos: Displays no ponto de venda, Programas de fidelização, Exposições, Brindes promocionais. Concursos, Ofertas especiais, Prêmios, amostras grátis.

14 MÉTODOS DE SE FAZER PROMOÇÕES Venda pessoal, propaganda; Promoção de vendas; Relações públicas; Publicidade. Apresentam distintas características que determinam quando serão mais efetivas.

15 PUBLICIDADE É a comunicação feita pela mídia de determinada empresa ou produto de maneira não paga. Pode ser positiva ou negativa. Pode ocorrer por meio de: Comunicado á imprensa (Press-releases): é um artigo escrito distribuído para a mídia. No entanto, não há garantia da publicação da matéria, tampouco que a forma original será mantida. Entrevista coletiva: a empresa convida a mídia para um local em que o porta voz da organização faz a leitura de um assunto de mútuo interesse. No entanto, não há nenhuma garantia do comparecimento da imprensa ou de sua divulgação.

16 PROPAGANDA Propaganda trata-se de uma comunicação impessoal paga pelo patrocinador e na qual esse patrocinador é claramente identificado. As formas mais comuns de propaganda são encontradas nos meios de radiodifusão (TV e rádio) e na imprensa (jornais e revistas), internet.

17 A PROPAGANDA MODERNA Os anúncios norte americanos administram uma conta estimada em mais de 271 bilhões de dólares por ano; Segundo Kotler e Armstrong (2010) os gastos estimados em propaganda a nível mundial aproxima de 604 bilhões de dólares. A Procter & Gamble, maior anunciante do mundo, gasta anualmente cerca de 5 bilhões de dólares em propaganda nos Estados Unidos e 7,9 bilhões de dólares ao redor do mundo. É também utilizada por organizações sem fins lucrativos, órgãos governamentais, órgãos sociais.

18 CAMPANHA COMPLETA NA INTERNET

19 FORMAS DE PROPAGANDA

20 FORMAS DE PROPAGANDA

21 PRINCIPAIS DECISÕES DE PROPAGANDA

22 ESTABELECENDO OS OBJETIVOS DA PROPAGANDA Trata-se de uma tarefa específica de comunicação a ser realizada para um público-alvo específico durante um período de tempo determinado. Podem ser classificados de acordo com as finalidades: Informar: Comunica valor ao cliente; Informa sobre um novo produto; explica como um produto funciona; sugere novas utilizações para o produto; corrigir falsas impressões, construção de imagem de uma marca; informar mudanças de preços.

23 ESTABELECENDO OS OBJETIVOS DA PROPAGANDA Persuadir: Desenvolver preferência pela marca; incentivar a troca por sua marca; mudar as percepções dos clientes sobre os atributos do produto; persuadir os clientes a comprar agora; persuadir os clientes a receber um contato de vendas.

24 ESTABELECENDO OS OBJETIVOS DA PROPAGANDA Lembrar: manter os relacionamentos com o cliente; Lembrar os consumidores que o produto pode ser necessário no futuro; Lembrar aos consumidores onde comprar o produto; Manter a marca na mente dos clientes durante períodos de baixa demanda.

25 REFERÊNCIAS

Questões abordadas - Comunicação

Questões abordadas - Comunicação AULA 13 Marketing Questões abordadas - Comunicação Quais são as etapas envolvidas no desenvolvimento de um programa de propaganda? Como as decisões sobre promoção de vendas devem ser realizadas? Quais

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design Composto de Marketing: Promoção Naotake Fukushima UFPR Definições Comunicar o Valor! O que dizer? Para quem dizer? Com que frequência dizer? Naotake Fukushima UFPR Carro bacana, Divertido, Pequeno, Por

Leia mais

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi Estratégias de Comunicação em Eventos Prof. Flávio Franceschi Emissor Meio (Mensagem) Receptor Consumidores e a Comunicação Novos Consumidores necessitam de novas estratégias de Comunicação Publicidade

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42951 CÓD. DISC. 120.3536.1 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA PROCESSOS DE CRIAÇÃO PROJETO II ETAPA 5ª CH ANO 2011 OBJETIVO

Leia mais

Promoção Comunicação

Promoção Comunicação Promoção Comunicação 1 Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade 2 3 Mix de Comunicação de Marketing ou Mix de Promoção Consiste em uma composição de instrumentos de comunicação como propaganda, venda

Leia mais

Marketing de Eventos. Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz

Marketing de Eventos. Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz Marketing de Eventos Gestão de Eventos Prof. Paulo Marquêz O que é Marketing de Eventos Uma modalidade de marketing promocional que objetiva criar ambientes interativos onde o negócio do patrocinador se

Leia mais

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini O papel da Promoção no Marketing Mix Profª Telma Lanini A Estratégia Promocional constitui um plano para o uso otimizado dos elementos de promoção: Publicidade, Relações Públicas, Venda Pessoal e Promoção

Leia mais

Marketing Academy. Talent Development for Business Growth

Marketing Academy. Talent Development for Business Growth Marketing Academy Talent Development for Business Growth Marketing Classes Promoção Manuela Palma Novo 3M Confidential 16 September 3M 2015. All Rights Reserved. PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO Estratégia

Leia mais

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGANDA NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA ESTABELECIMENTO DO ORÇAMENTO DE PROPAGANDA O orçamento da propaganda é estabelecido para cada produto

Leia mais

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas. Copyright 2006 by Pearson Education

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas. Copyright 2006 by Pearson Education Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Copyright 2006 by Pearson Education Propaganda Qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional

Leia mais

MEDIA KIT Proposta para patrocínio e publicidade no site

MEDIA KIT Proposta para patrocínio e publicidade no site Apresentação MEDIA KIT Somos o Convidar.Net, Um sistema de gestão para eventos, convites e anúncios na web. Uma rede social para festas e eventos, pessoais ou profissionais, com diversas facilidades e

Leia mais

Gestão Mercadológica. Unidade 12 - Comunicação de Marketing. Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa

Gestão Mercadológica. Unidade 12 - Comunicação de Marketing. Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa Gestão Mercadológica Unidade 12 - Comunicação de Marketing Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa Tópicos Desenvolvimento e gerenciamento de um plano de propaganda; Decisão sobre a mídia e

Leia mais

Nota Prévia 7 Prefácio... 23

Nota Prévia 7 Prefácio... 23 Indice Nota Prévia 7 Prefácio................................................... 23 I PARTE - Definição, classificações e funções da Publicidade 25 O Que é Publicidade? 27 Importância e Desenvolvimento

Leia mais

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia².

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². ¹ Bacharel em Administração FAT/UFPEL ² Professora Adjunta da

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

Henrique Magalhães. Cartaz

Henrique Magalhães. Cartaz Henrique Magalhães Cartaz Origem imprecisa. Remonta o Acta Diurna da antiguidade: editais romanos. Anúncios em estabelecimentos comerciais. Local público improvisado para veiculação de anúncios Invenção

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira AEDB Gestão de Negócios Internacionais 4º Bimestre Prof. Walfredo Ferreira Trabalho para a avaliação do 4º bimestre 1) Valor: até 10,0 pontos - parte escrita até 5,0 pontos e apresentação oral até 5,0

Leia mais

Mercado Farmacêutico

Mercado Farmacêutico Mercado Farmacêutico Mercado Farmacêutico MERCADO FARMACÊUTICO 2009 Demanda Brasil* R$ 30,2 bi, crescimento de 14,4% 1,77 bilhão de unidades, crescimento de 8,33% Demanda Mundo* US 837 bi, crescimento

Leia mais

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Capítulo 18 Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Copyright 2006 by Pearson Education Questões abordadas no capítulo Quais são as etapas envolvidas

Leia mais

Jingle da Agência Camaleão Caldos Knorr 1

Jingle da Agência Camaleão Caldos Knorr 1 Jingle da Agência Camaleão Caldos Knorr 1 Adriana Bueno2 Bruna Francelli3 Emanuella Velez4 Gisele Ferreira5 Juliana Bradashi6 Luis Anderson7 Patricia Mendes8 Centro Universitário FIEO, Osasco, SP O rádio

Leia mais

E-book Eleições A solução completa para fazer uma campanha política eficaz e apresentável

E-book Eleições A solução completa para fazer uma campanha política eficaz e apresentável 2016 E-book Eleições 2016 A solução completa para fazer uma campanha política eficaz e apresentável 1 Sobre esse catalogo. Os melhores preços em material político da sua campanha eleitoral nessa eleição

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire

Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire Planejamento de Campanhas Promocionais O que é planejamento?. O planejamento constitui um processo complexo e abrangente. Possui dimensões e características próprias, implica uma filosofia e políticas

Leia mais

Para Ronald Oliveira, comunicar é mais que simplesmente a alma do negócio. Comunicar faz parte da vida. Comunicar é a vida.

Para Ronald Oliveira, comunicar é mais que simplesmente a alma do negócio. Comunicar faz parte da vida. Comunicar é a vida. Comunicar é dividir. É interagir, agregar, transformar. É se fazer presente, ainda que ausente. É delegar, mostrar, saber. Comunicar é, também, uma arte. Ronald Oliveira é Redator Publicitário. Com formação

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CCL Curso: Propaganda, Publicidade e Criação Disciplina: Criação Publicitária I Professor(es): João Batista Vanise Selma Milton Lara Marcio Paulo Panontin Paula Renata DRT: 113074-8

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Plano de Marketing Professor: Charles Leite Introdução O plano de marketing define a forma como a empresa atuará para levar seus produtos àsmãos do consumidor. Por melhor

Leia mais

ESTRATÉGIA E PLANO DE MARKETING: O P DE PROMOÇÃO

ESTRATÉGIA E PLANO DE MARKETING: O P DE PROMOÇÃO ESTRATÉGIA E PLANO DE MARKETING: O P DE PROMOÇÃO Renan Ribeiro DIAS 1 Pedro Henrique RAMOS Laércio Rafael Colnago PICOLO Lucas Hideki TAKADA João Pedro Anzolin de OLIVEIRA Ana Luiza da Silva CARDOSO Gilson

Leia mais

Gerenciamento da comunicação integrada de marketing

Gerenciamento da comunicação integrada de marketing Gerenciamento da comunicação integrada de marketing Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores, direta ou indiretamente, sobre os produtos

Leia mais

Alianças às tradições

Alianças às tradições Alianças às tradições PRÊMIO ABERJE 2010 Categoria: Comunicação Integrada CENÁRIO A Vale adotou em 2009 o posicionamento de marca Vale. Cada vez mais verde. E amarela. Investiu US$ 166 milhões em ações

Leia mais

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade Introdução às Profissões em Comunicação Organização das empresas:

Leia mais

Gestão da Comunicação Integrada

Gestão da Comunicação Integrada Gestão de Marketing Gestão da Comunicação Integrada Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão da Comunicação

Leia mais

REGULAMENTO JOB DO ANO PRÊMIO UNOESC DE PUBLICIDADE

REGULAMENTO JOB DO ANO PRÊMIO UNOESC DE PUBLICIDADE REGULAMENTO JOB DO ANO PRÊMIO UNOESC DE PUBLICIDADE O Prêmio Job do Ano é uma iniciativa do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, da Unoesc Joaçaba em conjunto com o Centro

Leia mais

Gestão de Marketing. Gestão da Distribuição. Carlos Freire

Gestão de Marketing. Gestão da Distribuição. Carlos Freire Gestão de Marketing Carlos Freire Gerenciamento da cadeia de distribuição G e s t ã o d o Relacionamento A Figura ao lado mostra, como modelo, uma cadeia de organizações em que fornecedores e distribuidores

Leia mais

14º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2018

14º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2018 14º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2018 1. Objetivos Incentivar o desenvolvimento e qualificação da propaganda na região de Londrina, por meio do reconhecimento da qualidade e da criatividade no planejamento

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS Marketing Prof. Augusto Santana 31/01/2013 INTRODUÇÃO Atividade de Marketing Consiste em determinar as necessidades e

Leia mais

TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 23 O Profissional de Propaganda e Marketing Juliana Sabbatini Renata Queiróz Campinas, janeiro de 2019 1 Ficha Catalográfica Elaborada pela Biblioteca da Facamp Sa13p Sabbatini,

Leia mais

do seu consumidor, provocar uma ação e ser fixada em sua memória, pois é preciso lembrar que essa ferramenta está ali para apenas um fim: vender

do seu consumidor, provocar uma ação e ser fixada em sua memória, pois é preciso lembrar que essa ferramenta está ali para apenas um fim: vender 15 INTRODUÇÃO A teledramaturgia tem uma importância única para a televisão brasileira, pois desde seu início na década de 1950, a TV destina grandes espaços de sua programação para produtos como telenovelas,

Leia mais

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing?

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing? O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA Agência de Marketing? Pelas nossas pesquisas e nossa expertise, o que todo cliente quer é obter SUCESSO nas VENDAS dos seus produtos e/ou serviços. Nos tempos atuais, com tanta

Leia mais

UNIPAMPA CAMPUS SÃO BORJA - CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES PARA PRIMEIRO SEMESTRE 2016

UNIPAMPA CAMPUS SÃO BORJA - CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES PARA PRIMEIRO SEMESTRE 2016 PREVISÃO DE HORÁRIOS COM AS DISCIPLINAS OFERECIDAS EM 2018-1 (1º SEM) 08:30-09:30 Tendências e Experimentações Criativas Fundamentos de Marketing Sociologia Geral 09:30-10:30 Tendências e Experimentações

Leia mais

Ag! Agência da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS 1. Aieda Freitas de Sousa 2. Paula Renata Camargo de Jesus 3

Ag! Agência da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS 1. Aieda Freitas de Sousa 2. Paula Renata Camargo de Jesus 3 Ag! Agência da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS 1 Aieda Freitas de Sousa 2 Paula Renata Camargo de Jesus 3 USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, SP

Leia mais

Como criar um relacionamento entre sua marca e seu cliente. Soluções em mídias sociais

Como criar um relacionamento entre sua marca e seu cliente. Soluções em mídias sociais Como criar um relacionamento entre sua marca e seu cliente Soluções em mídias sociais Apareça e CRESÇA! Você já pensou que o famoso ditado "cresça e apareça" é o caminho oposto do que as marcas precisam

Leia mais

Sobre Nós. Web. Design. Produção. Impressão Grandes Formatos Outdoor s, Telas, Roll Ups, Stands...

Sobre Nós. Web. Design. Produção. Impressão Grandes Formatos Outdoor s, Telas, Roll Ups, Stands... Sobre Nós Sobre Nós Branding, rebranding, web & new media, marketing digital, motores de busca, publicidade e produção publicitária são a nossa matéria-prima. Uma estrutura muito flexível, permite-nos

Leia mais

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Introdução O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para o conhecimento de como a comunicação pode ser trabalhada para que alguém seja convencido,

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Profª. Daniela Menezes Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Definição de público-alvo Público- Alvo:...possíveis compradores dos produtos e/ou serviços de uma empresa, usuários atuais, pessoas que decidem

Leia mais

Participe deste projeto e seja uma marca de referência na cidade!

Participe deste projeto e seja uma marca de referência na cidade! APRESENTAÇÃO O Diário do Nordeste, pensando na comodidade dos fortalezenses e de quem está de passagem pela Terra do Sol, lança em outubro de 2018 a segunda edição do Guia de Serviços. Uma publicação que

Leia mais

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria, modalidade. 2

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria, modalidade. 2 Jingle do Portal da Comunicação da UCS FRISPIT 1 Crislei Isabel C. Sbardelotto 2 Gláucia Bueno 3 Kely Garcia Melo 4 Mara Regina Thomazi 5 Marina Bisotto da Silva 6 Luiz Artur Ferraretto 7 Universidade

Leia mais

MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO. TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA

MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO. TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA RESUMO Quando falamos em marketing, o que vem em mente da maioria das pessoas

Leia mais

Venda de Publicidade Fred

Venda de Publicidade Fred Venda de Publicidade Fred Pacheco Equipes comercias e comercialização Como vender o meu inventário? Conhecer bem o seu inventário é muito importante para: - planejar as estratégias comerciais do veículo

Leia mais

Marketing. Prof. Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof. Tarcis Prado Júnior Marketing Prof. Tarcis Prado Júnior As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Estratégias de produto Como criar e adequar o portfólio de produtos e serviços de uma empresa

Leia mais

Guia de Motéis Filme publicitário 1. Paloma HADDAD 2 Sibely PASSOS 3. Professor/Orientador: Daniel CAMPOS 4 Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG

Guia de Motéis Filme publicitário 1. Paloma HADDAD 2 Sibely PASSOS 3. Professor/Orientador: Daniel CAMPOS 4 Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG Guia de Motéis Filme publicitário 1 Paloma HADDAD 2 Sibely PASSOS 3 Professor/Orientador: Daniel CAMPOS 4 Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG RESUMO O Guia de Motéis é um site no qual qualquer pessoa

Leia mais

Este projeto propõe a realização da quarta edição do FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Este projeto propõe a realização da quarta edição do FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. FESTIM Festival de Teatro em Miniatura é um projeto do Grupo Girino e tem como objetivo a divulgação de técnicas tradicionais e contemporâneas do teatro de bonecos em miniatura. A primeira edição do Festival

Leia mais

Marketing. Prof (s): () Marcio Lacerda e Tarcis Prado

Marketing. Prof (s): () Marcio Lacerda e Tarcis Prado Marketing Prof (s): () Marcio Lacerda e Tarcis Prado As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Estratégias de produto Como criar e adequar o portfólio de produtos e serviços

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção Propaganda no Rádio Formatos de Anúncio Formas de Inserção Jingle JINGLE Mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, fácil de cantarolar, criada e composta para a propaganda

Leia mais

21º SET Universitário

21º SET Universitário Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Faculdade de Comunicação Social (Famecos) Regulamento Apresentação O SET universitário é um evento que estimula a troca de experiências entre

Leia mais

Campanha Promocional Dona Benta: Colecionar nunca foi tão gostoso 1

Campanha Promocional Dona Benta: Colecionar nunca foi tão gostoso 1 Campanha Promocional Dona Benta: Colecionar nunca foi tão gostoso 1 Amanda Lima QUEIROZ 2 Alessandra BOUTY 3 Maina MACHADO 4 Pammela ANDRADE 5 Rayana GADELHA 6 Tarcísio Bezerra MARTINS FILHO 7 Universidade

Leia mais

Regulamento Prêmio EPPA Burger

Regulamento Prêmio EPPA Burger Regulamento Prêmio EPPA Burger 1. Briefing Para ler o futuro é preciso analisar o passado. Imagine: Você é um publicitário dos anos 50, que precisa vender o EPPA Burger, o hambúrguer criado especialmente

Leia mais

O Encontro de gestão integrada de resíduos Da Geração ao Descarte acontece em 2016 e tem por objetivo levantar questões a respeito de todo o

O Encontro de gestão integrada de resíduos Da Geração ao Descarte acontece em 2016 e tem por objetivo levantar questões a respeito de todo o APRESENTAÇÃO O PROJETO O Encontro de gestão integrada de resíduos Da Geração ao Descarte acontece em 2016 e tem por objetivo levantar questões a respeito de todo o desenvolvimento da cadeia logística do

Leia mais

Mídia Kit Digital 2017

Mídia Kit Digital 2017 Mídia Kit Digital 2017 Visão Geral Adoramos todos os esportes e somos apaixonados pelo mundo da bola. A VE trabalha todos os dias para deixar todos os leitores como o maior número de informações do seu

Leia mais

PROMOÇÃO DE VENDAS & MERCHANDISING

PROMOÇÃO DE VENDAS & MERCHANDISING PROMOÇÃO DE VENDAS & Prof. Msc. Nilvo A. Colucci 2s 2016 OBJETIVOS DA AULA Aula inaugural: apresentações iniciais e do conteúdo. Fundamentação teórica e alinhamento de conceitos. 1 - Definições e conceitos;

Leia mais

Prêmio Aberje Categoria Comunicação integrada

Prêmio Aberje Categoria Comunicação integrada Prêmio Aberje 2011 Categoria Comunicação integrada CENÁRIO A Vale no Pará Segunda maior mineradora do mundo, presente no Pará desde a década de 70 Diversificação de portfólio: novos negócios em mineração,

Leia mais

Mídia. Histórico e Origens I. Prof. Rodrigo Duguay

Mídia. Histórico e Origens I. Prof. Rodrigo Duguay Mídia Histórico e Origens I Prof. Rodrigo Duguay Histórico origem histórica da mídia e do negócio publicitário Propaganda: uma indústria É comum situar a propaganda como uma ferramenta muito antiga: dos

Leia mais

Unidade II GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon

Unidade II GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon Unidade II GESTÃO MERCADOLÓGICA Prof. Ms. Marcelo Zambon Um pouco mais sobre a comunicação de marketing A comunicação com o mercado está cada vez mais: difícil; concorrida; criativa; segmentada... Mais

Leia mais

Guia reduzido de contrapartidas BRB

Guia reduzido de contrapartidas BRB Guia reduzido de contrapartidas BRB 2019 Objetivando auxiliar as empresas parceiras do BRB Banco de Brasília S/A, apresentamos um guia com um rol exemplificado de contrapartidas que podem ser oferecidas

Leia mais

As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy

As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy O que é o FAPCANNES? Festival de Comunicação O FapCannes - Festival de Comunicação

Leia mais

CLIENTES QUEREMOS VOCÊ COMO CLIENTE! TRAGA SUA MARCA! Mais retorno por centavo investido.

CLIENTES QUEREMOS VOCÊ COMO CLIENTE! TRAGA SUA MARCA! Mais retorno por centavo investido. Portfólio 2016 CLIENTES GRUPO NAVESA ÉPOCA MÓVEIS E DECORAÇÃO SACCARO EXPARK SHOPPING BOUGAINVILLE CEDRO IMÓVEIS ASA ENGENHARIA QUEREMOS VOCÊ COMO CLIENTE! TRAGA SUA MARCA! HAKONE BRIGADEIRIA DAS MENINAS

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÍDIA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÍDIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÍDIA Relatório de Resultados de Pesquisa Cliente: Projeto: Data de Entrega: COMO LER ESTE RELATÓRIO O objetivo deste relatório é apresentar de forma estruturada e inteligente

Leia mais

O GRUPO PERCENT DE COMUNICAÇÃO

O GRUPO PERCENT DE COMUNICAÇÃO EMPRESA O GRUPO PERCENT DE COMUNICAÇÃO é composto por uma rede de empresas integradas para melhor atender nossos clientes. É especializada em sugerir e realizar ações voltadas a aumentar o potencial de

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

de como aumentar as vendas utilizando calendários personalizados

de como aumentar as vendas utilizando calendários personalizados 6 DICAS de como aumentar as vendas utilizando calendários personalizados Sobre a Zap Gráfica Ser a gráfica da gráfica é o ponto central da filosofia de negócio da Zap Gráfica com compromisso em atender

Leia mais

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os objetivos de publicidade e de marketing. Do que é basicamente

Leia mais

CONHEÇA A MELHOR MICROFRANQUIA

CONHEÇA A MELHOR MICROFRANQUIA CONHEÇA A MELHOR MICROFRANQUIA NOSSA HISTÓRIA LINHA DO TEMPO 50 40 30 20 10 0 fev/12 nov/15 mar/16 jul/16 nov/16 início da empresa início da franquia expansão da rede crescimento da rede planejamento da

Leia mais

Objectivos da Sessão. Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade. Introdução à Publicidade 1

Objectivos da Sessão. Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade. Introdução à Publicidade 1 Objectivos da Sessão Compreender o Conceito de Publicidade Análise da mensagem Publicitária Conceito de mensagem publicitária Tipos de mensagem publicitária Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade

Leia mais

Portfólio de Serviços

Portfólio de Serviços comunicação Portfólio de Serviços Identidade Visual Identidade visual é uma representação gráfica da identidade corporativa, dos conceitos e valores da empresa. Pode parecer simples, mas a criação de uma

Leia mais

REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA

REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA Disposições Gerais A APP Sorocaba tem como objetivo valorizar e premiar as peças publicitárias criadas pelas agências no interior do Estado

Leia mais

A MÍDIA QUE COLA. A empresa Ribeirão Outdoor foi fundada em 1997, pela empreendedora Luzia Simões, que já atuava no ramo publicitário a alguns anos.

A MÍDIA QUE COLA. A empresa Ribeirão Outdoor foi fundada em 1997, pela empreendedora Luzia Simões, que já atuava no ramo publicitário a alguns anos. MÍDIA KIT 2017 A MÍDIA QUE COLA A empresa Ribeirão Outdoor foi fundada em 1997, pela empreendedora Luzia Simões, que já atuava no ramo publicitário a alguns anos. A empresa conta com uma vasta experiência

Leia mais

Dicionário do Marketing: os 21 tipos que você precisa conhecer. VIVER DE BLOG Página 1

Dicionário do Marketing: os 21 tipos que você precisa conhecer. VIVER DE BLOG Página 1 Dicionário do Marketing: os 21 tipos que você precisa conhecer VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Marketing é um assunto tão complexo que não existe uma única definição para ele. Mas de acordo com Philip

Leia mais

MARKETING. para Negócios. Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos

MARKETING. para Negócios. Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos MARKETING para Negócios Prof. Ms. Luiz Carlos F M Corrêa APP Associação dos Profissionais de Propaganda Albieri & Corrêa Marketing e Eventos MARKETING COMUNICAÇÃO ARTE ou CIÊNCIA CIÊNCIA SOCIAL Capaz de

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

Moda. Estilo. oportunidade. 26 a 30. Pernambuco. de julho de 2018

Moda. Estilo. oportunidade. 26 a 30. Pernambuco. de julho de 2018 sumário Oportunidade 3 O EMP (geral, objetivos, público-alvo)/o Moda Center) 4 O EMP (números) 6 Eventos anteriores 7 Impactos no setor 11 EMP na imprensa e mídias sociais 12 Patrocinadores 15 Formatos

Leia mais

Fotografia realizada para composição das peças desenvolvidas às ações de promoção e merchandising ao cliente BH Mini-Motos

Fotografia realizada para composição das peças desenvolvidas às ações de promoção e merchandising ao cliente BH Mini-Motos Fotografia realizada para composição das peças desenvolvidas às ações de promoção e merchandising ao cliente BH Mini-Motos Denis Araújo Fernando D Agostini Filipe Augusto Barbosa Abreu Leandro Jorge Orlando

Leia mais

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer?

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? Você já teve uma grande ideia, agora pode contar conosco para

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Publicidade e Propaganda. Grau Conferido: Bacharel em Publicidade e Propaganda. Modalidade: Presencial. Carga Horária: Carga horária

Leia mais

Anúncio Impresso Amor Perfeito 1. Fernanda Bento ZEN 2 Maria Gabriela PIEPER 3 Cynthia Morgana Boos de QUADROS 4 Venilton REINERT 5

Anúncio Impresso Amor Perfeito 1. Fernanda Bento ZEN 2 Maria Gabriela PIEPER 3 Cynthia Morgana Boos de QUADROS 4 Venilton REINERT 5 Anúncio Impresso Amor Perfeito 1 Fernanda Bento ZEN 2 Maria Gabriela PIEPER 3 Cynthia Morgana Boos de QUADROS 4 Venilton REINERT 5 FURB - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC RESUMO Este anúncio

Leia mais

Pesquisa com Empresários

Pesquisa com Empresários Pesquisa com Empresários Informações técnicas O objetivo desta pesquisa é avaliar a expectativa de vendas dos empresários do comércio varejista de Belo Horizonte para o Natal de 2017. Pesquisa quantitativa:

Leia mais

PROMOÇÃO NA INTERNET. Tiago Barcelos P. Salgado

PROMOÇÃO NA INTERNET. Tiago Barcelos P. Salgado PROMOÇÃO NA INTERNET Tiago Barcelos P. Salgado As redes sociais online mudaram para sempre os rumos da publicidade e da propaganda Vantagens em relação a outros meios: alcançar públicos com base em suas

Leia mais

MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? skysis.com.br

MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? skysis.com.br skysis.com.br MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? A Skywalker Sistemas é uma Startup de produção de conteúdo digital que surgiu em Santo André-SP. Com uma proposta única e inovadora,

Leia mais

Linguagem Publicitária

Linguagem Publicitária Linguagem Publicitária Evolução da Linguagem Publicitária O advento do jornalismo no Brasil nos anos 1800, tudo aquilo que se fazia na Europa, em termos de propaganda impressa, foi logo assimilado e posto

Leia mais

O Sistema de Franquia

O Sistema de Franquia O Sistema de Franquia simples e inteligente Preste atenção nas informações a seguir e venha fazer parte da nossa história de sucesso A Empresa A MÍDIA PANE é uma empresa do grupo Eco² Mídia, especializada

Leia mais

Nada mais que possibilidades. Nada mais que desejos. E, de repente, ser realização, ser verão, ter sol. Rainer Maria Rilke

Nada mais que possibilidades. Nada mais que desejos. E, de repente, ser realização, ser verão, ter sol. Rainer Maria Rilke CAPA Nada mais que possibilidades. Nada mais que desejos. E, de repente, ser realização, ser verão, ter sol. Rainer Maria Rilke Ah, o verão! Essa estação chega para recarregar nossas energias, nos deixar

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS) D O M Í N I O S D I S C U R S I V O S Para Luiz Antônio Marcuschi, os domínios discursivos constituem práticas de comunicação nas quais

Leia mais

Regulamento do Prêmio Criatividade Internacional de Gramado do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado 2017

Regulamento do Prêmio Criatividade Internacional de Gramado do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado 2017 Regulamento do Prêmio Criatividade Internacional de Gramado do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado 2017 O Concurso Prêmio Criatividade Internacional de Gramado instituído pela ALAP - Associação

Leia mais

O Natal é a data mais importante do varejo (físico e online) brasileiro.

O Natal é a data mais importante do varejo (físico e online) brasileiro. Natal 2017 O Natal é a data mais importante do varejo (físico e online) brasileiro. A data movimenta mais de R$ 30 bilhões no varejo físico e mais de R$ 7 bilhões no e- commerce. Todos os setores são afetados

Leia mais

INFORMAÇÃO COMERCIAL 028/19 - DIRECÇÃO COMERCIAL - 28 DEZEMBRO 2018

INFORMAÇÃO COMERCIAL 028/19 - DIRECÇÃO COMERCIAL - 28 DEZEMBRO 2018 INFORMAÇÃO COMERCIAL 028/19 - DIRECÇÃO COMERCIAL - 28 DEZEMBRO 2018 Os destaques do cartaz nacional, as novidades do circuito internacional e muitas entrevistas exclusivas estão garantidos todas as semanas

Leia mais

O planejamento de campanha publicitária deverá contemplar os seguintes pontos:

O planejamento de campanha publicitária deverá contemplar os seguintes pontos: 1 UNIBAN Unidade Marte Curso Comunicação Social Publicidade e Propaganda Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Turma: CO33A3 ORIENTAÇÕES PLANEJAMENTO DE CAMPANHA 2 SEMESTRE Objetivo:

Leia mais

IN Agência Integrada de Comunicação 1. Igor Bachmann de Mello 2 Hans Peder Behling 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC

IN Agência Integrada de Comunicação 1. Igor Bachmann de Mello 2 Hans Peder Behling 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC IN Agência Integrada de Comunicação 1 Igor Bachmann de Mello 2 Hans Peder Behling 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC RESUMO A IN Agência Integrada de Comunicação é uma agência modelo que trabalha

Leia mais