Teorias da arte Finalidade da arte Função do artista Origem do prazer estético

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teorias da arte Finalidade da arte Função do artista Origem do prazer estético"

Transcrição

1 Imitação (Platão e Aristóteles, Atenas séc. IV a. C.) Teses: Imitar (Platão) ou representar a realidade como ela é, como o artista a vê ou como deveria ser (Aristóteles). Atenção dada às propriedades objetivas do mundo. Mostrar a realidade tal como ela é. A representação substitui a mera imitação, pois esta seria sempre mais pobre que o original. Representar pode elevar o objeto, darlhe mais valor do que o original possui. Conformidade da obra com a natureza. 1. Nem toda a arte pretende imitar: o que imita uma obra de arquitetura ou pintura abstrata? 2. A imitação da natureza traz alguns problemas: a) O original pode ser superior à cópia. b) A imitação perfeita pode não ser possível, pois a arte transfigura o real segundo a perspetiva do artista. Será que o artista se contenta em ser um imitador? Como se poderá avaliar o grau de fidelidade com que uma obra representa a realidade, se não podemos aceder a essa realidade? c) A realidade pode não se limitar à aparência, e a arte como imitação acaba por retratar apenas o aspeto visível da realidade. 3. Deixa de fora muitas obras de arte contemporânea.

2 Expressivismo H. Read (Inglaterra, séc. XX), Tolstoi- (Rússia, sécs. XIX- XX. Teses: Exprimir e comunicar sentimentos. 1. A arte é a expressão intencional de emoções sentidas pelo artista, clarificadas e transmitidas a um público por meio de linhas, cores, ações, palavras ou sons. 2. Para algo ser uma obra de arte, é necessário que o artista sinta genuinamente, clarifique e transmita intencionalmente um estado emocional individual a um público, por meio de linhas, cores, formas, sons, ações e/ou palavras. - O artista deve sentir uma emoção genuína, individual; clarifica-la e exprimi-la de forma sincera e intencional. - A obra tem de transmitir a emoção do artista através de... Provocar no público as emoções que afetam o artista (uma pressão do interior para o exterior- como se pressiona uma uva para espremer o sumo). Explorar o mundo interno das emoções e identificar novos sentimentos. O que significa exprimir? É exprimir emoções, como se o espectador pudesse senti-las da mesma forma; é dar corpo a um sentimento ou emoção. O espectador identifica-se com os sentimentos do artista. - O público tem de sentir a mesma emoção. Tem de existir um estado emocional comum. O artista: a) Muitos artistas afirmam não ter a intenção de comunicar emoções nas suas obras (contra a teoria expressivistatransmissionista). b) O artista é um fingidor, pode fingir emoções e transmiti-las com eficácia. O sentimento despertado no espectador não é necessariamente o mesmo que o artista expressou. Os sentimentos estéticos são universais? Todas as pessoas de todos os tempos e lugares são capazes de viver uma experiência estética semelhante à do artista? c) Há obras complexas, como algumas

3 obras de ficção, em que diferentes personagens geram diferentes tipos de emoções nas pessoas, sendo pouco provável que o autor tenha experimentado todas essas emoções. d) Os artistas e o seu público não têm de partilhar um estado emocional; por exemplo, muitos atores estão mais preocupados em gerar uma certa emoção no público do que em sentir genuinamente essa emoção. e) Despertar emoções pode ser uma questão de usar as formas adequadas, sem que o artista precise de sentir essas emoções; por exemplo, um escritor de livros de terror pode não ter sentido terror, mas saber como causá-lo nos leitores por meio das formas literárias adequadas a esse fim. f) Inacessibilidade dos estados mentais dos artistas. Se o artista estiver impossibilitado de explicar as suas emoções, será difícil percebermos se a emoção que o espectador sentiu é idêntica à que o artista quis comunicar. A obra de arte: g) Nem sempre as obras de arte clarificam emoções (arte surrealista - Cadáver Esquisito). h) Será que toda a arte exprime emoções individualizadas? Há lugar na arte para emoções genéricas?

4 i)as obras coletivas - muitos autores - podem não exprimir emoções individuais. j) A definição de arte como expressão é demasiado restritiva, excluindo da arte um vasto conjunto de obras geralmente aceites como tal, como é o caso, por exemplo, de obras de arte conceptual. Não poderá uma obra de arte propor apenas reflexões? O espectador: k) O espectador pode não sentir a emoção que o artista quer transmitir ou, até sentir uma emoção diferente.

5 FORMALISTA/Forma significante (Clive Bell, Londre, Séc. XX) Teses: 1. Nem representação, nem expressão, mas forma. Uma obra é arte se possuir uma Forma Significante. 2. Forma Significante: combinação de linhas e cores- caso da pintura. A forma destaca a obra em si, sem finalidade. Destaca a forma. 3. A Forma Significante deve provocar no espectador uma emoção estética. A experiência de uma emoção estética não se confunde com nenhuma outra (alegria, tristeza, euforia, etc.) 4. O que distingue uma boa de uma má obra de arte é conseguir ou não exibir a Forma Significante. Proporcionar emoções estéticas a partir da combinação de formas, cores sons, movimentos, métricas, etc.. Arte pela sua forma. A representação não é fundamental. O espetador obtém prazer a partir da perceção do jogo das formas (cores, sons, etc.). O espectador rearranja as formas que perceciona, através da imaginação.

6 a) Ambiguidade do conceito de forma significante. O que é a Forma Significante? Como se reconhece? A Forma Significante reconhece-se pela emoção estética. A emoção estética é, igualmente um conceito vago. Se o que proporciona uma emoção estética permite reconhecer a forma significante, temos um raciocínio circular, enganador. b) Tem Forma significante se for arte e é arte se tiver firma significante. Circularidade? c) Nem toda a arte consegue provocar emoções estéticas a partir da combinação das formas do objeto. A contemplação estética depende da sensibilidade e da educação estética do espetador; da sua capacidade de reconhecer a Forma Significante. E se o espectador nada sentir perante uma obra clássica? d) A combinação das qualidades formais da obra de arte pode provocar diferentes emoções estéticas e ganhar significados diferentes em públicos distintos. e) O que distingue certas obras de arte de objetos vulgares? A Fonte, de Duchamp, por exemplo. A arte é um conjunto composto por forma e conteúdo inseparáveis. Alguns artistas destacam principalmente o conteúdo e não a forma. f) E se a emoção for provocada apenas pelo conteúdo, continua a ser uma obra de arte? O significado de um texto literário é menos importante que a combinação dos sons? A mensagem que uma pintura transmite será menos importante do que a sua forma estética?

7 Teoria institucional da arte - Arte em contexto (Dickie, EUA, séc. XX) Teses: O que define a arte não é um conjunto de características intrínsecas à obra, mas o contexto da sua criação. 1. Artefacto criado intencionalmente. 2. Candidato a obra de arte - exposição intencional de qualquer objeto. 3. Reconhecimento pela comunidade artística. O estatuto de arte é atribuído aos objetos através de uma autoridade (artista, crítico, galerista, público, etc.) Produzir artefactos com a intencionalidade de os expor. O espetador comum usufrui da arte, porque assim foi considerada. a) Não há um critério suficientemente claro para considerar uma obra de arte boa ou má. b) O que é o mundo da arte? Não tem contornos bem definidos. Quem lhe pertence? c) Quais as razões que estão na base da escolha de um candidato a obra de arte? Arbitrárias? d) Define a noção de arte recorrendo ao mundo da arte, que engloba esta definição. Haverá petição de princípio? e) O estatuto de um objeto de arte é diretamente influenciado pelo contexto cultural de cada época. f) Exclui da arte alguns tipos como, por exemplo, a Street art, o Body Painting, etc. O artista pode ser promovido por um grupo influente do mundo da arte. Atribui exclusivamente o estatuto de artista ao indivíduo que consegue expor. Pode artificializar a emoção estética?

8 Teses: 1. Um objeto é uma obra de arte se e só se tiver sido criado com a intenção de proporcionar ao espectador uma emoção estética. 2. Uma má obra de arte será aquela que não proporcionar uma emoção estética no espectador. Criar objetos intencionalmente para produzir uma emoção estética no espectador. A obra de arte. Pela contemplação desinteressada de uma obra. Teorias estéticas da arte 3. Uma experiência estética centrada no conteúdo da obra é a experiência das propriedades estéticas do objeto divididas nas categorias de Unidade, Diversidade e Intensidade. Por exemplo: elegância, monumentalidade, equilíbrio, fragilidade, etc.). 4. Uma experiência estética centrada na emoção diz-nos que a experiência deve ser desinteressada e empática.

9 1. Definição demasiado ampla das categorias da experiência estética: unidade, intensidade e diversidade. 2. Determinadas obras têm um propósito interessado; politicamente, por exemplo. 3. Alguns objetos não artísticos suscitam nos indivíduos uma contemplação, uma empatia ou uma emoção, mas ideias. 4. Como explicar que a mesma obra provoque emoção estética a um espectador e a outro não; ou que provoque no mesmo espectador uma emoção estética num determinado momento e não num outro?

Introdução à Estética

Introdução à Estética Profa. Consuelo Holanda @consueloholanda consueloholanda2010@hotmail.com Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda Estética cotidiana O uso comum da palavra estética se dá no sentido de beleza

Leia mais

O PAPEL DOS PROCESSOS MENTAIS NA VIDA QUOTIDIANA. Conhecimento, relacionamento e ação

O PAPEL DOS PROCESSOS MENTAIS NA VIDA QUOTIDIANA. Conhecimento, relacionamento e ação O PAPEL DOS PROCESSOS MENTAIS NA VIDA QUOTIDIANA Conhecimento, relacionamento e ação Conhecimento, relacionamento e ação A mente realiza-se através dos processos mentais, dos processos cognitivos, emocionais

Leia mais

Professor Roberson Calegaro

Professor Roberson Calegaro Elevar? Libertar? O que é arte? Do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

Mas por que à simples relação de fatos, à meia expressão de emoções por meio da escrita chamamos arte como à pintura, à escultura, à música?

Mas por que à simples relação de fatos, à meia expressão de emoções por meio da escrita chamamos arte como à pintura, à escultura, à música? O que é Literatura? Segundo o crítico e historiador literário José Veríssimo, várias são as acepções do termo literatura: conjunto da produção intelectual humana escrita; conjunto de obras especialmente

Leia mais

filosofia alemã: idealismo e romantismo filosofia da arte

filosofia alemã: idealismo e romantismo filosofia da arte filosofia alemã: idealismo e romantismo filosofia da arte Üma Kryan sa the Art Question. London/New York: Routledge. 2003; O que é a arte? Lisboa: Bizâncio. 2007 Nigel Warburton, n.1962 O filósofo contemporâneo

Leia mais

A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, idéias e

A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, idéias e A Estética A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, idéias e juízos que são despertados ao observar uma

Leia mais

Jovens Repórteres para o Ambiente A REPORTAGEM. O mais nobre dos géneros jornalísticos

Jovens Repórteres para o Ambiente A REPORTAGEM. O mais nobre dos géneros jornalísticos Jovens Repórteres para o Ambiente A REPORTAGEM O mais nobre dos géneros jornalísticos A reportagem é Ver e fazer ver Ouvir e fazer ouvir Sentir e fazer sentir Compreender e fazer compreender Ou seja, VIVER

Leia mais

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVO - Apresentar a estrutura da BNCC para a Educação Infantil. - Estabelecer relação da BNCC com a proposta da coleção Monte e Remonte. Define as aprendizagens essenciais que

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. Departamento Curricular de Expressões PROGRAMA DE ARTES PLÁSTICAS. (Reajustamento) 7º e 8º ano

Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. Departamento Curricular de Expressões PROGRAMA DE ARTES PLÁSTICAS. (Reajustamento) 7º e 8º ano Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova Departamento Curricular de Expressões PROGRAMA DE ARTES PLÁSTICAS (Reajustamento) 7º e 8º ano 2016 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 2.1. COMPETÊNCIAS

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

ARISTÓTELES E A ARTE POÉTICA. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

ARISTÓTELES E A ARTE POÉTICA. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. ARISTÓTELES E A ARTE POÉTICA Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com BELO ARTE Rompe com a identificação entre o Belo e o Bem (kalokagathía) não obstante afirmar que a virtude (areté) é uma

Leia mais

Linguagem Publicitária

Linguagem Publicitária Linguagem Publicitária Evolução da Linguagem Publicitária O advento do jornalismo no Brasil nos anos 1800, tudo aquilo que se fazia na Europa, em termos de propaganda impressa, foi logo assimilado e posto

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Auto-Avaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido EA Em

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

HENRY, Michel. Ver o invisível: Sobre Kandinsky. São Paulo: Realizações, 2012.

HENRY, Michel. Ver o invisível: Sobre Kandinsky. São Paulo: Realizações, 2012. HENRY, Michel. Ver o invisível: Sobre Kandinsky. São Paulo: Realizações, 2012. Rafaela Belo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades UFES 2014/1 Vietnam, 1922 França, 2002 Michel Henry

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO Expressão Físico-motora Bloco 3 GINÁSTICA Realiza as habilidades

Leia mais

1. Primeiros conceitos

1. Primeiros conceitos CORE CURRÍCULO - ARTES E SUAS LINGUAGENS (1) Profa. Maria Bernardete Toneto 1. Primeiros conceitos O que você pensa ao ver um por do sol? O que sente ao ouvir uma música como Bolero, de Maurice Ravel?

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P Avaliação Diagnóstica PLÁSTICA- Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P CAPACIDE DE E COMUNICAÇÃO Subdomínio: Produção e Criação Reproduzir vivências

Leia mais

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 1, Ano SOBRE A ARTE. Graça Castell

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 1, Ano SOBRE A ARTE. Graça Castell 72 SOBRE A ARTE Graça Castell graca.castell@bol.com.br Brasília-DF 2006 73 SOBRE A ARTE Resumo Graça Castell 1 graca.castell@bol.com.br Este é um pequeno comentário a respeito da Arte, seu significado,

Leia mais

O que é LITERATURA? Aula 02 de Língua Portuguesa Pré-Vestibular e Pré-ENEM Professora Carolina

O que é LITERATURA? Aula 02 de Língua Portuguesa Pré-Vestibular e Pré-ENEM Professora Carolina O que é LITERATURA? Aula 02 de Língua Portuguesa Pré-Vestibular e Pré-ENEM Professora Carolina O que é literatura? Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 4º ANO Expressão Físico-motora Perfil de Aprendizagens ATIVIDADES RÍTMICAS

Leia mais

História da Arte Publicidade e Propaganda. Aula 1: Unisalesiano Semestre

História da Arte Publicidade e Propaganda. Aula 1: Unisalesiano Semestre História da Arte Publicidade e Propaganda Aula 1: Unisalesiano 2017-2 Semestre O que é arte? A arte é a expressão crítica de homens e da sociedade, de uma ou mais realidades, caracterizada por um estilo

Leia mais

2018/2019 ANO: 6 º de escolaridade

2018/2019 ANO: 6 º de escolaridade 2018/2019 ANO: 6 º de escolaridade ANO: 6º EDUCAÇÃO VISUAL Plano Anual Ano letivo: 2018/2019 DOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO RESULTADOS PRETENDIDOS CONTEÚDOS Técnica 1. Compreender características

Leia mais

Solidão... esse sentimento que pode te jogar no caos da depressão, torná-lo um gênio ou levá-lo à loucura.

Solidão... esse sentimento que pode te jogar no caos da depressão, torná-lo um gênio ou levá-lo à loucura. SOLIDÃO E SOLITUDE Solidão... esse sentimento que pode te jogar no caos da depressão, torná-lo um gênio ou levá-lo à loucura. Muitas vezes você quer a fusão de almas, mas não consegue porque, por uma razão

Leia mais

A LITERATURA COMO PRODUÇÃO DE SENTIDOS: UMA ANÁLISE DO CONTO FITA VERDE NO CABELO: NOVA VELHA ESTÓRIA DE GUIMARÃES ROSA

A LITERATURA COMO PRODUÇÃO DE SENTIDOS: UMA ANÁLISE DO CONTO FITA VERDE NO CABELO: NOVA VELHA ESTÓRIA DE GUIMARÃES ROSA A LITERATURA COMO PRODUÇÃO DE SENTIDOS: UMA ANÁLISE DO CONTO FITA VERDE NO CABELO: NOVA VELHA ESTÓRIA DE GUIMARÃES ROSA Autor: Iêda Francisca Lima de Farias (1); Orientador: Wellington Medeiros de Araújo

Leia mais

AÇÕES COLABORATIVAS. Parceria com Recicleiros e Cooperativa Yougreen. Aulas mensais de conscientização. Colaboração das famílias.

AÇÕES COLABORATIVAS. Parceria com Recicleiros e Cooperativa Yougreen. Aulas mensais de conscientização. Colaboração das famílias. Andréa 4 ano D Uma iniciativa: AÇÕES COLABORATIVAS Parceria com Recicleiros e Cooperativa Yougreen. Aulas mensais de conscientização. Colaboração das famílias. Língua Portuguesa O que os alunos aprendem

Leia mais

2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º)

2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º) 2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Educarte (1º-4º) www.atbrilhantes.pt geral@atbrilhantes.pt (+351) 969 926 017 514 862 794 Quinta das Pontes, Sta. Eufémia, S/N, 3230-300, Penela Apresentação do projeto e dos

Leia mais

1/28/2017 PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL. A Relação Treinador Atleta. a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo

1/28/2017 PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL. A Relação Treinador Atleta. a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL CURSO TREINADORES DE FUTEBOL NÍVEL I UEFA C Componente Específica Joana Cerqueira joanacerqueira.cifi2d@gmail.com a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE P2-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender os aspectos históricos-sociais referentes aos objetos

Leia mais

O que é arte? 1. O que é a estética? 2. Estética e filosofia da arte O problema da definição de obra de arte

O que é arte? 1. O que é a estética? 2. Estética e filosofia da arte O problema da definição de obra de arte O que é arte? Três teorias sobre um problema central da estética Aires Almeida (Revista online Crítica ) 1. O que é a estética? O ramo da filosofia a que se dá o nome de estética inclui um conjunto de

Leia mais

Relação das oficinas Pedagógicas

Relação das oficinas Pedagógicas Relação das oficinas Pedagógicas MANDAGUAÇU DIA 23/10 1ª Musicalização: A importância da construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis A música tem uma importância vital no conhecimento

Leia mais

ARTE: Conceito, Origem e Função

ARTE: Conceito, Origem e Função ARTE: Conceito, Origem e Função Irama Sonary de Oliveira Ferreira Lívia Freire de Oliveira INTRODUÇÃO Arte é conhecimento, e partindo deste princípio, pode-se dizer que é uma das primeiras manifestações

Leia mais

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5. * Consegue compreender aquilo que ouve.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5. * Consegue compreender aquilo que ouve. PORTUGUÊS 3º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO COMPREENSÃO DO ORAL Compreensão de formas complexas do oral, exigidas para o prosseguimento de estudos e para a entrada na vida profissional. * Capacidade de extrair

Leia mais

Instituto Superior Técnico

Instituto Superior Técnico Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura Unidade Curricular Competências Transversais - I Revisões 1. Indique quais são os factores que

Leia mais

ESTÉTICA e ARTE 10/02/2017 1

ESTÉTICA e ARTE 10/02/2017 1 ESTÉTICA e ARTE 10/02/2017 1 TOZZI, C. Colcha de retalhos. Mosaico figurativo. Estação de Metrô Sé. Disponível em: www.arteforadomuseu.com.br. Acesso em 8 mar. 2013. Colcha de retalhos representa a essência

Leia mais

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento Duração: 2 dias Tipologia: Full immersion Blended Para quem?: Managers, chefes de projeto e coordenadores de equipas.

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

10 passos para alcançar a saúde mental

10 passos para alcançar a saúde mental 10 passos para alcançar a saúde mental A maioria das pessoas sabe como pode promover a sua saúde física através de uma dieta saudável ou de exercício físico diário. Também se sabe que um ambiente saudável

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Profissionais. Formação Sociocultural (comum a todos os cursos) PORTUGUÊS INGLÊS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Profissionais. Formação Sociocultural (comum a todos os cursos) PORTUGUÊS INGLÊS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Profissionais Formação Sociocultural (comum a todos os cursos) PORTUGUÊS INGLÊS Oralidade Compreender e produzir textos orais de diferentes matrizes discursivas.

Leia mais

LITERATURA INFANTIL: LITERATURA DE PRAZER

LITERATURA INFANTIL: LITERATURA DE PRAZER LITERATURA INFANTIL: LITERATURA DE PRAZER Dante TRINGALI* A Literatura, em geral, é uma atividade de prazer e isso se aplica, em particular, à Literatura Infantil. A prova desta verdade se encontra na

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula 2. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula 2. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula 2 Prof. Carlos Café Dias REFORÇANDO REPOSITÓRIO docente.ifrn.edu.br/carlosdias O QUE É CRIATIVIDADE? Criatividade é uma forma de loucura. Platão Inspiração

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de Filosofia Ano letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de Filosofia Ano letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano Áreas de competência A Linguagens e textos B Informação e comunicação C Raciocínio e resolução de problemas Descritores Usa linguagem verbal adequada para construir

Leia mais

O que é Comunicação?

O que é Comunicação? A Importância da O que é Comunicação? É transmitir ideias, sentimentos ou experiências de uma ou mais pessoas para outra, ou outras. A comunicação se estabelece quando o emissor leva a mensagem até o receptor

Leia mais

Herding Behavior e o Sentimento do Investidor: Evidência no Mercado Português

Herding Behavior e o Sentimento do Investidor: Evidência no Mercado Português Universidade de Aveiro Herding Behavior e o Sentimento do Investidor: Evidência no Mercado Português 3ª Conferência Internacional de Educação Financeira Educação Financeira: Transversalidade e Cidadania

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 Perfil de Aprendizagens Bloco 1 PERÍCIAS E MANIPULAÇÕES Lançar e receber uma bola com cada uma

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

Percurso para uma análise semiótica

Percurso para uma análise semiótica Percurso para uma análise semiótica 1. Abrir-se para o fenômeno e para o fundamento do signo Contemplar: Tornar-se disponível para o que está diante dos olhos Sem apressar a interpretação Suspensão dos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES APRENDIZAGENS A PROMOVER Construção da identidade e da auto estima *Conhecer e aceitar as suas caraterísticas pessoais

Leia mais

OFERTA COMPLEMENTAR 2018/2019. Histórias e Contos Tradicionais. 1º 2º 3º anos de escolaridade

OFERTA COMPLEMENTAR 2018/2019. Histórias e Contos Tradicionais. 1º 2º 3º anos de escolaridade OFERTA COMPLEMENTAR 2018/2019 Histórias e Contos Tradicionais 1º 2º 3º anos de escolaridade Introdução O papel da escola, no que diz respeito à leitura de textos literários, tem vindo a alterar-se nos

Leia mais

Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

Escola Secundária Dr. Ginestal Machado Escola Secundária Dr. Ginestal Machado Planificação anual de Movimento Curso técnico profissional de Artes do Espetáculo - Interpretação MODULO 1 CONSCIENCIALIZAÇÃO CORPORAL - Compreender a importância

Leia mais

OFICINA EM PAZ COM A COMUNICAÇÃO!

OFICINA EM PAZ COM A COMUNICAÇÃO! OFICINA EM PAZ COM A COMUNICAÇÃO! CONTEÚDO Os mandamentos da comunicação Fundamentos da Oratória Coaching e PNL (Ferramentas para o Desenvolvimento Pessoal) Estar em PAZ Com a Comunicação para Servir melhor

Leia mais

Comunicação Interpessoal. Profa. Marcia Portazio

Comunicação Interpessoal. Profa. Marcia Portazio 1 Comunicação Interpessoal Profa. Marcia Portazio mportazio@espm.br 2 Comunicação Comunicação é a base da interação humana. Desperta um significado comum ou compartilhado entre as pessoas 3 Comunicação

Leia mais

Objeto de estudo da Psicologia. Comportamentos Atitudes Opiniões/Perceções Conhecimentos Emoções Valores Significados

Objeto de estudo da Psicologia. Comportamentos Atitudes Opiniões/Perceções Conhecimentos Emoções Valores Significados A pertinência da investigação qualitativa no contexto dos Cuidados Paliativos: contributo para o conhecimento da experiência humana e avaliação do impacto da intervenção psicológica Elisa Veiga Objeto

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Profissionais. Formação Sociocultural PORTUGUÊS INGLÊS. 70% Domínio do Conhecimento

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Profissionais. Formação Sociocultural PORTUGUÊS INGLÊS. 70% Domínio do Conhecimento CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Profissionais Formação Sociocultural COMUM A TODOS OS CURSOS PORTUGUÊS INGLÊS Oralidade Compreender e produzir textos orais de diferentes matrizes discursivas.

Leia mais

Semiótica. A semiótica é a teoria dos signos.

Semiótica. A semiótica é a teoria dos signos. A semiótica é a teoria dos signos. Segundo Umberto Eco, um signo é algo que está no lugar de outra coisa. Ou seja, que representa outra coisa. Uma árvore, por exemplo, pode ser representada por uma série

Leia mais

EDITAL 144/2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

EDITAL 144/2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MINAS GERAIS CAMPUS SANTA LUZIA EDITAL 144/2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E

Leia mais

TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA SÉCULO XX

TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA SÉCULO XX TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA SÉCULO XX Abordagens extrínsecas Literatura e Biografia Tese: a biografia do autor explica e ilumina a obra. Objeções: 1) O conhecimento biográfico pode ter valor exegético,

Leia mais

Jogar e desenvolver o raciocínio lógico. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari

Jogar e desenvolver o raciocínio lógico. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari Jogar e desenvolver o raciocínio lógico Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.corder@uol.com.br 1 RACIOCÍNIO LÓGICO -MATEMÁTICO O QUE É? QUANDO VOCÊ UTILIZA ESTE TIPO DE RACIOCÍNIO? COM QUAIS ÁREAS

Leia mais

Conteúdo e Estilo. Gilberto André Borges

Conteúdo e Estilo. Gilberto André Borges Conteúdo e Estilo Gilberto André Borges Forma e conteúdo na arte são inseparáveis, uma complementa e produz a outra. Quando o artista produz uma obra de arte, coloca nela a sua visão do mundo, sua maneira

Leia mais

PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE.

PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE. PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE. 1. Teorias que consideram que a sociedade é uma instância que se impõe aos indivíduos sendo estes produto dessa

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 77 5 Considerações finais A tese intelectualista da katharsis apóia-se fundamentalmente na Poética IV 1448b4-19, onde Aristóteles afirma que a mimesis é uma fonte de conhecimento prazerosa: tal é o motivo

Leia mais

Filosofia 10º Ano Ano letivo de 2015/2016 PLANIFICAÇÃO

Filosofia 10º Ano Ano letivo de 2015/2016 PLANIFICAÇÃO I Iniciação à Atividade Filosófica 1. Abordagem introdutória à filosofia e ao filosofar PERCURSOS 10.º ANO Competências a desenvolver/objectivos a concretizar Recursos Estratégias Gestão 1.1. O que é a

Leia mais

Infantário Nossa Senhora da Purificação. As emoções

Infantário Nossa Senhora da Purificação. As emoções Infantário Nossa Senhora da Purificação As emoções 2009 2010 Razão da escolha do tema O tema escolhido para nortear as actividades pedagógicas para este ano lectivo é as emoções. Este projecto surgiu da

Leia mais

artworks / obras 2013

artworks / obras 2013 artworks / obras 2013 Declaração do artista A arte do graffiti formou a base da atual prática artística de Michael Butler. O tempo passado como artista de graffiti deu a Butler uma visão completamente

Leia mais

As imagens de Tiradentes

As imagens de Tiradentes As imagens de Tiradentes Observe a imagem abaixo: Resposta de Tiradentes à comutação da pena de morte dos Inconfidentes. Leopoldino de Faria. Vamos analisar essa imagem, partindo apenas dela mesma? Descreva-a:

Leia mais

1º CONGRESSO DA EDUCAÇÃO DA VIDA RELATO CIENTÍFICO DE EXPERIÊNCIA

1º CONGRESSO DA EDUCAÇÃO DA VIDA RELATO CIENTÍFICO DE EXPERIÊNCIA 1º CONGRESSO DA EDUCAÇÃO DA VIDA RELATO CIENTÍFICO DE EXPERIÊNCIA Local onde foi desenvolvido o trabalho o trabalho em questão foi desenvolvido em 2009 e 2010 nas classes de 2ª e 4ª séries do ensino fundamental

Leia mais

Plano de Atividades 2017

Plano de Atividades 2017 Plano de Atividades 2017 A finalidade da planificação de atividades socioculturais do Centro Social e Paroquial Pe. António Mendonça consiste na ocupação do utente e no seu envolvimento nas atividades,

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

Gêneros Literários. Drama. Imita a realidade por meio de personagens em ação, e não da narração. Poética de Aristóteles

Gêneros Literários. Drama. Imita a realidade por meio de personagens em ação, e não da narração. Poética de Aristóteles Gêneros Literários Drama Imita a realidade por meio de personagens em ação, e não da narração. Poética de Aristóteles Rituais a Dionísio, Deus grego da arte, da representação e das orgias, no séc. VI a.c;

Leia mais

Planificação Anual Oficina de Teatro. 7.º Ano 3.º Ciclo. 1.º Semestre. Ano letivo: 2017/2018

Planificação Anual Oficina de Teatro. 7.º Ano 3.º Ciclo. 1.º Semestre. Ano letivo: 2017/2018 Planificação Anual Oficina de Teatro 7.º Ano 3.º Ciclo 1.º Semestre Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Dimensão Sócio Afetiva N.º de aulas O indivíduo e o grupo. Desenvolver uma relação de pertença e

Leia mais

Prova Escrita de Filosofia

Prova Escrita de Filosofia EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Filosofia.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 39/202, de de julho Prova 74/.ª Fase Critérios de Classificação 6 Páginas 20 Prova 74/.ª F. CC

Leia mais

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1985.

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1985. BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1985. Alfredo Bosi (São Paulo, 26 de agosto de 1936) é um professor universitário, crítico e historiador de literatura brasileira, e também imortal

Leia mais

Competências Pessoais e Sociais I Inteligência Emocional Sessão 2 20 e 21 de Outubro. Isabel Paiva de Sousa

Competências Pessoais e Sociais I Inteligência Emocional Sessão 2 20 e 21 de Outubro. Isabel Paiva de Sousa Competências Pessoais e Sociais I Sessão 2 20 e 21 de Outubro Isabel Paiva de Sousa isabelmpsousa@netcabo.pt Outubro 2015 1 Alegria Confiança Apego Prazer Alivio Esperança Euforia Surpresa Raiva Tristeza

Leia mais

Aprendizagens Essenciais Disciplina TIC 5º Ano

Aprendizagens Essenciais Disciplina TIC 5º Ano Aprendizagens Essenciais Disciplina TIC 5º Ano AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes O aluno adota uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais,

Leia mais

A Mediação Cultural: Estratégias de Apreciação Artística no Museu Nogueira da Silva ANEXO 4

A Mediação Cultural: Estratégias de Apreciação Artística no Museu Nogueira da Silva ANEXO 4 Fichas de actividades apresentadas nas sessões de preparação das visitas ao Museu já com as alterações e adaptações feitas em conjunto com a professora de cada turma. Ficha de Actividades Sexto ano Público

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

CONSIDERAÇÕES INICIAIS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS: Está apresentação não tem a intenção de mostrar-se como uma teoria válida para qualquer contesto da Língua Portuguesa. Ela se destina apenas a atender uma solicitação de colegas

Leia mais

Módulo 5. Corpo de Emoções

Módulo 5. Corpo de Emoções Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 5. Corpo de Emoções Lição 2. Reciclagem Emocional Gosto da designação de reciclagem emocional para representar a forma como podes lidar com as tuas emoções, e como as podes

Leia mais

Diretrizes Curriculares de Aula Extra

Diretrizes Curriculares de Aula Extra Diretrizes Curriculares de Aula Extra Música Infantil 3 Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais; Brincar com músicas, imitar, inventar e reproduzir criações

Leia mais

ARISTÓTELES I) TEORIA DO CONHECIMENTO DE ARISTÓTELES

ARISTÓTELES I) TEORIA DO CONHECIMENTO DE ARISTÓTELES AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. Todo exemplo citado em aula é, meramente,

Leia mais

Plano Geral - Pré - Escolar -

Plano Geral - Pré - Escolar - Plano Geral - Pré - Escolar - - Linguagem Oral e Abordagem à Escrita -. Ser capaz de participar/manter um diálogo;. Ser capaz de se expressar em diferentes contextos;. Ser capaz de negociar a distribuição

Leia mais

2º Módulo TEMA-PROBLEMA A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO

2º Módulo TEMA-PROBLEMA A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO 2º Módulo TEMA-PROBLEMA A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO 1. A comunicação- O conceito 2. Comunicação e meio envolvente 2.1 Diferenças culturais 2.2 Diferenças psico-sociais 3. O processo de comunicação-características

Leia mais

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles.

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Comunicação Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Processo fundamental nas organizações; Envolve ambiente interno e externo; Mão-dupla: sucesso depende de

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO E PERFIL DE APRENDIZAGEM 1.º ANO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO E PERFIL DE APRENDIZAGEM 1.º ANO Domínios CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO E PERFIL DE APRENDIZAGEM 1.º ANO MATEMÁTICA Conhecimentos e Capacidades Números e operações Geometria e Medida Organização e tratamento de dados Resolução de

Leia mais

Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc /14

Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc /14 Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc- 76517/14 Duração: 25 horas presenciais Número de Créditos: 1 Destinatários: Educadores de

Leia mais

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? Introdução O seguinte planejamento de aula foi desenvolvido inicialmente para a cadeira de Metodologia e Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa do curso de Licenciatura em Letras

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada

Leia mais

ÍNDICE. BARREIRO SEM Guia de Oferta Educativa 2018/19 Pág. 2

ÍNDICE. BARREIRO SEM Guia de Oferta Educativa 2018/19 Pág. 2 ÍNDICE AÇÃO 1 : A FADA PALAVRINHA E O GIGANTE DAS BIBLIOTECAS... 3 AÇÃO 2 : A QUE SABE A LUA... 4 AÇÃO 3 : AULA DE MOVIMENTO CRIATIVO... 5 AÇÃO 4 : DANÇAS E CONTRADANÇAS... 6 AÇÃO 5 : ELMER... 7 AÇÃO 6

Leia mais

Curso de Formação Inteligência Emocional

Curso de Formação Inteligência Emocional Curso de Formação Inteligência Emocional Objectivos Compreender as competências de inteligência emocional que são cruciais para o sucesso profissional Ter consciência das competências emocionais de cada

Leia mais

Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2015/2016

Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2015/2016 Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio 150320 EDUCAÇÃO VISUAL 2º CICLO PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2015/2016 /Metas Curriculares- Domínios de referência Objetivos Descritores de desempenho Conteúdos Atividades/

Leia mais

6 (TEMPOS SEMANAIS) X (75MN +

6 (TEMPOS SEMANAIS) X (75MN + ÁREAS DE COMPETÊNCIA DO PERFIL DO ALUNO (Apresentação da disciplina: Objetivos, funcionamento e avaliação. Avaliação diagnóstica.) A Linguagens e Textos C Raciocínio e Resolução D Pensamento Crítico e

Leia mais