A HISTÓRIA DA PROPAGANDA E DA MÍDIA NO BRASIL. Início do século XX. Anúncios vendem escravos, remédios e trabalhos de artesões.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A HISTÓRIA DA PROPAGANDA E DA MÍDIA NO BRASIL. Início do século XX. Anúncios vendem escravos, remédios e trabalhos de artesões."

Transcrição

1 A HISTÓRIA DA PROPAGANDA E DA MÍDIA NO BRASIL Início do século XX Anúncios vendem escravos, remédios e trabalhos de artesões. Em 1821, inicia-se a mídia impressa no Brasil (jornal de anúncios O Diário do Rio de Janeiro) Os jornais facilitam as transações comerciais e são os primeiros diários que sobrevivem de anunciantes. Os anúncios caracterizam-se por textos longos e poucas ilustrações. Em pouco tempo, o país passa a ter importantes jornais e tablóides nas capitais e principais cidades. Os primeiros anúncios referem-se à venda de imóveis, escravos, datas de leilões, ofertas de serviços de artesãos e profissionais liberais. Embora os jornais concentrassem a maioria dos anúncios, também eram utilizados outros meios de comunicação: cartazes, painéis pintados e panfletos. No início do século XX, com a melhoria do parque gráfico e o aparecimento das revistas (Semanários Ilustrados), os anúncios ganham ilustrações e cores e seus textos tornam-se mais objetivos. Os anúncios que se sobressaem são a venda de remédios que aparecem principalmente em preto e branco e em tamanhos menores. Responsáveis pela receita das revistas e jornais, pelo grande número de inserções. A principal característica dos anúncios nesse período é o uso caricaturas de políticos, com diálogos bem humorados vendendo produtos alimentícios, marcas ou comentando sobre lojas. Em 1914, as primeiras agências iniciam como Empresas de Anúncios e evoluem para agências (Eclética sediada em São Paulo). No período da Primeira Guerra Mundial, São Paulo ganha outras agências. Década 20/30 Rádio no Brasil revoluciona a comunicação de massa. Em 1923, é fundada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro AM. É a primeira mídia eletrônica do Brasil. O rádio foi o meio de comunicação que mais contribuiu para o desenvolvimento da mídia brasileira. Assis Chateaubriand, o Chatô - jornalista e político é considerado o pai da mídia brasileira. Em 1924, adquiriu o Jornal do Rio de Janeiro, iniciando uma cadeia de jornais e emissoras de rádio e televisão, os Diários Associados. Início do desenvolvimento industrial no país, chegam as empresas americanas e, com elas, as agências de propaganda que influenciam a nova estética e layout para os anúncios.

2 A publicidade exige a profissionalização das áreas de serviços de comunicação envolvidas com a nova realidade da publicidade e propaganda. Desenhistas, fotógrafos, áreas de criação e gráficas ganham um novo impulso técnico e profissional para atender as necessidades e exigências das agências internacionais. Na década de 20, foram iniciadas as primeiras grandes campanhas de empresas multinacionais que se instalaram no país. A Bayer é a pioneira em campanhas estruturadas para promover seus produtos. Mesmo com a crise de mundial de 29, a publicidade brasileira desenvolve-se a passos largos: aparecem os painéis de estradas, o out-door e os anúncios em revistas e jornais tornam-se mais sofisticados. Surgem os slides coloridos em lâminas de vidro que são exibidos nos cinemas e programas, além dos jingles para as rádios, criados dentro das agências. As pesquisas de mercado para conhecer o consumidor e seus hábitos tornam-se cada vez mais importantes e são exigências de empresas. O rádio cresce rapidamente a partir de 1931, quando o governo federal passa a conceder para a iniciativa privada a exploração do sinal de rádio. As agências passam não só a elaborar jingles e textos de publicidades para as rádios, como também produzem os programas que são patrocinados por grandes empresas, como o Repórter Esso. Neste período, cerca de 60% do capital destinado à comunicação é aplicado no rádio na forma de publicidade e/ou de patrocínio de programas. Década de 40 O Cruzeiro e Manchete mostram o estilo de vida do brasileiro. As revistas começam a ganhar destaque. As primeiras publicações de peso foram O Cruzeiro e Manchete. A vantagem competitiva das revistas era a inclusão de fotos e publicações coloridas, com maior qualidade da reprodução e envolvimento nas matérias. Com a Segunda Guerra Mundial, iniciar uma crise no setor da publicidade que passa a se recuperar somente a partir de O rádio ainda é o principal veículo de propaganda e as radionovelas, programas de auditório, humorísticos e radiojornais são os programas que mais recebem patrocínio das grandes empresas.

3 Década de 50 TV TUPI, novos desafios para a propaganda e anunciantes Os primeiros países a terem televisão foram os Estados Unidos, Inglaterra e França. O Brasil é o primeiro país da América Latina e o 4o do mundo a introduzir a televisão e se empenha em criar uma linguagem própria, adaptada à cultura e aos hábitos da população. Em 18 de setembro de 1950 entra no ar a PRF-3 TV TUPI em São Paulo, inaugurando uma nova era na comunicação brasileira. Todos os programas eram ao vivo e apresentavam seus quadros como uma adaptação das experiências das rádios: como novelas, o programa de jornalismo Repórter Esso e programas de auditório. As garotas propagandas ganham fama e prestígio. A consolidação da sociedade de consumo acontece a partir do pós-guerra e durante toda a década de 50, multiplicando a oferta de produtos como veículos, eletrodomésticos, refrigerantes, confecção e fazendo surgir os crediários que facilitam as compras, promovem o crescimento da produção e do consumo. O mercado publicitário cresce e os profissionais da área se organizam. Nasce a Associação Brasileira de Propaganda (ABA), o Conselho Nacional de Imprensa (CNI) em 1949 e, posteriormente, a ABAP Associação Brasileira de Agência de Propaganda. A televisão traz um novo impulso para a já sofisticada publicidade brasileira, criando mais um veículo para a divulgação de produtos e de campanhas. Com a TV Tupi, uma nova era eletrônica começa. Neste momento, um bom profissional de criação chegava a trabalhar para diversas agências ao mesmo tempo, e uma mesma agência podia fazer a campanha política de diversos candidatos. O crescimento econômico e industrial do país refletia-se no crescimento das agências e do mercado de publicidade e propaganda. Década de 70/80 O mercado publicitário brasileiro cresce e conquista o mercado internacional. Em 1964, entra no ar a TV Globo, responsável pelos atuais padrões de qualidade e profissionalismo da televisão brasileira. A cidade de SP é o principal centro de produção de publicidade e propaganda, atendendo aos setores em crescimento, principalmente o automobilístico. A indústria cultural consolida-se no país e a mídia cresce e aperfeiçoa-se rapidamente. A programação e os anúncios ao vivo da televisão são substituídos rapidamente com a chegada do VT-Vídeo Tape, permitindo que as agências criassem e produzissem uma publicidade muito mais sofisticada. Do ponto de vista de criatividade e originalidade, podemos dizer que as década de 70 e 80 representaram a fase áurea da publicidade brasileira.

4 Nas agências, aparecem pela primeira vez as duplas de criação trazidas do exterior por Alex Periscinotto. Em 1972, começam as premiações em festivais internacionais, com o primeiro Leão de Ouro em Cannes com a peça Homens com mais de 40 anos de Washington Olivetto (DPZ). As agências brasileiras multiplicam-se e profissionais como Duailibi, Petit, Zaragoza, Washington Olivetto, Alex Periscinotto, Geraldo Alonso, Marcello Serpa, Nizan Guanaes, Luiz Salles e Márcio Moreira, entre outros, ganham renome internacional. A publicidade brasileira é considerada uma das melhores do mundo, refletindo no número de premiações que as agências brasileiras alcançam nos festivais internacionais. Aparados pela lei de 1965, que determina uma remuneração para as agência de 20% das verbas investidas pelos anunciantes na mídia, o setor de negócios da publicidade e propaganda consolida-se e torna-se cada vez mais sofisticado em termos de criação e uso de tecnologias. Década de 80/90 Novas tecnologias alteram o cenário das comunicações. As operações com TV a cabo e satélite ampliam as opções de entretenimento, disponibilizando mais de 140 alternativas de canais. Todos os veículos de comunicação passam por um forte processo de segmentação com programas, canais, títulos e propostas editoriais direcionadas aos mais variados públicos com seus estilos de vida e hábitos de consumo. A web e os programas internacionais para as redes de televisão representam um diferencial estratégico para a interação com seus diversos públicos, nacionais e internacionais. O final do século XX marca uma nova configuração econômica no mundo. A globalização obriga o mercado a posicionar-se de forma diferenciada, exigindo das agências uma reestruturação em termos de ganhos e de atendimento a seus clientes. Esse fato permite um salto na criatividade publicitária nacional, alçando o país à condição de terceira potência mundial em criação publicitária na década de 90. A propaganda hoje é responsável pelo sustento de boa parte da mídia e é inseparável do setor de negócios e de produção. O exigente público brasileiro - acostumado com a alta qualidade e profissionalismo que se imprimiu às peças publicitárias veiculadas na mídia - é também responsável pela exigência de profissionais cada vez mais qualificados e preparados para atuarem nesse setor.

5 Brasil Hoje Segundo o ranking mundial O Brasil é o segundo país no mundo em comunicação no que se refere à quantidade de veículos e ao consumo dos meios de comunicação pela população. A Revolução Digital A tecnologia digital será responsável pela revolução nos meios de comunicação através das novas possibilidades de interatividade e conectividade entre web, TV, celulares etc. O telespectador passará a ter uma participação ativa na seleção da programação e definição do conteúdo de seu interesse individual. Dificilmente, podemos definir o quanto e como ocorrerá essa nova revolução baseada na tecnologia digital. A mídia no Brasil em números: 7 redes de televisão, sendo 310 exibidoras; mais de emissoras de rádio AM e FM; jornais, sendo 283 diários; títulos de revistas publicadas com regularidade; cartazes de outdoor; 510 empresas de cinema que exibem propaganda.

Histórico da Mídia no Brasil

Histórico da Mídia no Brasil Prof. Edmundo W. Lobassi Início do século XX Anúncios vendem escravos, remédios e trabalhos de artesões. (Edmundo W. Lobassi) 01 Início do século XX Anúncios vendem escravos, remédios e trabalhos de artesões.

Leia mais

Rádio. Fundamentos e dados. Rodrigo Duguay

Rádio. Fundamentos e dados. Rodrigo Duguay Rádio Fundamentos e dados Rodrigo Duguay Fundamentos É um meio de caráter local. Como mídia Nacional ainda apresenta problemas: mesmo com a consolidação de algumas redes de rádio, é difícil obter-se grandes

Leia mais

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Introdução O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para o conhecimento de como a comunicação pode ser trabalhada para que alguém seja convencido,

Leia mais

As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy

As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy O que é o FAPCANNES? Festival de Comunicação O FapCannes - Festival de Comunicação

Leia mais

PROFISSIONAIS RÁDIO E TV ACADÊMICOS EM COMUNICAÇÃO

PROFISSIONAIS RÁDIO E TV ACADÊMICOS EM COMUNICAÇÃO CATEGORIAS PROFISSIONAIS RÁDIO E TV PUBLICITÁRIOS ACADÊMICOS EM COMUNICAÇÃO 1 CATEGORIA / PROFISSIONAIS Serão premiados com o Troféu Microfone de Ouro os profissionais comprovadamente atuantes em emissoras

Leia mais

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi Estratégias de Comunicação em Eventos Prof. Flávio Franceschi Emissor Meio (Mensagem) Receptor Consumidores e a Comunicação Novos Consumidores necessitam de novas estratégias de Comunicação Publicidade

Leia mais

REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA

REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO APP SOROCABA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA Disposições Gerais A APP Sorocaba tem como objetivo valorizar e premiar as peças publicitárias criadas pelas agências no interior do Estado

Leia mais

REGULAMENTO DA 7 a EDIÇÃO DO PRÊMIO AMAZONENSE DE PROPAGANDA E MARKETING

REGULAMENTO DA 7 a EDIÇÃO DO PRÊMIO AMAZONENSE DE PROPAGANDA E MARKETING ... REGULAMENTO REGULAMENTO DA 7 a EDIÇÃO DO PRÊMIO AMAZONENSE DE PROPAGANDA E MARKETING 1. O EVENTO O Prêmio Amazonense de Propaganda e Marketing é um evento de caráter anual, realizado desde 2010 pela

Leia mais

Associado ao que há de melhor. Associado a você.

Associado ao que há de melhor. Associado a você. CAMPANHA nacional Cartilha eletrônica Associado ao que há de melhor. Associado a você. I - APRESENTAÇÃO Simples, prático e objetivo, este guia visa facilitar as consultas e a busca de informações sobre

Leia mais

MÍDIA KIT AGOSTO 2018

MÍDIA KIT AGOSTO 2018 MÍDIA KIT AGOSTO 2018 Conheça a força da televisão no cotidiano dos catarinenses VOCÊ SABIA? 74% dos telespectadores de Santa Catarina, assistem à TV todos os dias¹. Além disso, é o meio mais utilizado

Leia mais

Linguagem Publicitária

Linguagem Publicitária Linguagem Publicitária Evolução da Linguagem Publicitária O advento do jornalismo no Brasil nos anos 1800, tudo aquilo que se fazia na Europa, em termos de propaganda impressa, foi logo assimilado e posto

Leia mais

Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_. Paulo Cancian_

Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_. Paulo Cancian_ Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_ Paulo Cancian_ ZYOFFSETTV.COM_ Contexto Histórico da Comunicação Social em Caxias do Sul_02 ZYOFFSETTV.COM_ Áreas Meio eletrônico (rádio, TV geração

Leia mais

CATEGORIAS TELEVISÃO #01. pontos a valorizar.

CATEGORIAS TELEVISÃO #01. pontos a valorizar. TELEVISÃO Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade e imagem do canal. O conceito criativo e a sua

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula I Prof. Carlos Café Dias APRESENTAÇÃO O CURSO O curso de extensão em Programação visual aborda a teoria e prática da comunicação visual, oportunizando o estudo

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

NÚMEROS DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2011 / 2012

NÚMEROS DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2011 / 2012 NÚMEROS DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL 2011 / 2012 1 O IBGE MEDE A IMPORTÂNCIA DE TODAS AS EMPRESAS LIGADAS À COMUNICAÇÃO DENTRO DO CENÁRIO ECONÔMICO NACIONAL. 2 3 O IBGE SOMA AS RECEITAS REGISTRADAS EM BALANÇOS

Leia mais

Mídia. Profª Claudia R. Bouman

Mídia. Profª Claudia R. Bouman Mídia Profª Claudia R. Bouman Mídia Mídia = media plural de medium, que em latim significa meio; meio de comunicação Mídia = é onde está o grosso do dinheiro do anunciante Meio = meios de comunicação (TV,

Leia mais

Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária

Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária Regulamento do 1º Prêmio APP Sorocaba de Criação Publicitária Disposições Gerais A APP Sorocaba tem como objetivo valorizar e premiar as peças publicitárias criadas pelas agências no interior do estado

Leia mais

Nota Prévia 7 Prefácio... 23

Nota Prévia 7 Prefácio... 23 Indice Nota Prévia 7 Prefácio................................................... 23 I PARTE - Definição, classificações e funções da Publicidade 25 O Que é Publicidade? 27 Importância e Desenvolvimento

Leia mais

PROJETO ESPECIAL CANNES. Janeiro/2017

PROJETO ESPECIAL CANNES. Janeiro/2017 PROJETO ESPECIAL CANNES Janeiro/2017 O Festival CANNES LIONS é a premiação de maior prestígio do mercado publicitário e o ponto de encontro mundial para profissionais da indústria da comunicação. Um evento

Leia mais

Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa,

Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, TELEVISÃO Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade e imagem do canal. O conceito criativo e a sua

Leia mais

apresentamos tudo que tem de bom A maior plataforma digital de samba

apresentamos tudo que tem de bom A maior plataforma digital de samba apresentamos tudo que tem de bom A maior plataforma digital de samba A BR Brazil Show é um novo hub de comunicação e entretenimento, com foco na música brasileira, em especial o samba, o pagode, bem

Leia mais

Carta de Apresentação

Carta de Apresentação Carta de Apresentação Anápolis, 08 de abril de 2016. Prezado(a) empresário(a), Vamos aumentar o número de clientes e maximizar receitas e lucros mesmo nesta crise nacional sem precedentes. O setor que

Leia mais

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico.

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico. PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 001639 - ARTES VISUAIS-BACHARELADO EM DESIGN GRAFICO Nivel: Superior Area Profissional: 0009 - DESIGN Area de Atuacao: 0240 - ARTE PROJ.DESENHO/DESIGN

Leia mais

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer?

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? Você já teve uma grande ideia, agora pode contar conosco para

Leia mais

Criatividade com Ética. Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1

Criatividade com Ética. Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1 Assim se faz Assim não se faz Criatividade com Ética Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1 O que é o Projeto? O Projeto Portfólio Campanha Responsável é uma atividade obrigatória

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC IMPAR Mais que um prêmio, uma plataforma de conteúdo. Nessa 10ª edição, o IMPAR vai certificar as marcas de maior afinidade em Santa Catarina, nos seus segmentos. Acompanhando a evolução do mercado, o

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CCL Curso: Propaganda, Publicidade e Criação Disciplina: Criação Publicitária I Professor(es): João Batista Vanise Selma Milton Lara Marcio Paulo Panontin Paula Renata DRT: 113074-8

Leia mais

CONSIDERADA A MAIOR FEIRA DE AGROPECUÁRIA DA AMÉRICA LATINA. 24 de agosto a 1º de setembro. fonte:

CONSIDERADA A MAIOR FEIRA DE AGROPECUÁRIA DA AMÉRICA LATINA. 24 de agosto a 1º de setembro. fonte: CONSIDERADA A MAIOR FEIRA DE AGROPECUÁRIA DA AMÉRICA LATINA 24 de agosto a 1º de setembro fonte: http://www.expointer.rs.gov.br/historia EXPOINTER FEIRA AGROPECUÁRIA DE DESTAQUE NACIONAL E INTERNACIONAL

Leia mais

REGULAMENTO. O Evento

REGULAMENTO. O Evento REGULAMENTO O Evento A Mostra Universitária da Comunicação - MUC é um evento que tem como objetivo destacar e divulgar os melhores trabalhos desenvolvidos em disciplinas dos Cursos de Comunicação da Universidade

Leia mais

UM JORNALISMO FEITO DO JEITO DOS ALAGOANOS

UM JORNALISMO FEITO DO JEITO DOS ALAGOANOS UM JORNALISMO FEITO DO JEITO DOS ALAGOANOS [+] PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS [+] FOCO NOS PROBLEMAS DA COMUNIDADE DO JEITO DA NOSSA GENTE A NOTÍCIA MUDOU. NÓS MUDAMOS COM ELA. UM JORNALISMO FEITO DO JEITO DOS

Leia mais

PROPAGANDAS. Dihego Pansini de Souza

PROPAGANDAS. Dihego Pansini de Souza PROPAGANDAS Dihego Pansini de Souza Mais uma vez a Futura Pesquisa e Consultoria foi às ruas ouvir a opinião da população capixaba. Desta vez foi em relação a um assunto que mexe com a cabeça dos consumidores,

Leia mais

do seu consumidor, provocar uma ação e ser fixada em sua memória, pois é preciso lembrar que essa ferramenta está ali para apenas um fim: vender

do seu consumidor, provocar uma ação e ser fixada em sua memória, pois é preciso lembrar que essa ferramenta está ali para apenas um fim: vender 15 INTRODUÇÃO A teledramaturgia tem uma importância única para a televisão brasileira, pois desde seu início na década de 1950, a TV destina grandes espaços de sua programação para produtos como telenovelas,

Leia mais

Medida(mm): 1.300x650

Medida(mm): 1.300x650 A Mega Publick é uma empresa responsável pela comercialização e veiculação de espaços publicitários em Busdoor, Taxidoor, Bikedoor, Led Truck, Painel de Led Fixo e Pan etagem externa. Em toda região Sul

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 25/2003

RESOLUÇÃO Nº 25/2003 RESOLUÇÃO Nº 25/2003 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 7.412/02-54

Leia mais

22º SET Universitário

22º SET Universitário Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Faculdade de Comunicação Social (Famecos) 22º SET Universitário Regulamento Apresentação O SET universitário é um evento que estimula a troca

Leia mais

TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA TEXTO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 23 O Profissional de Propaganda e Marketing Juliana Sabbatini Renata Queiróz Campinas, janeiro de 2019 1 Ficha Catalográfica Elaborada pela Biblioteca da Facamp Sa13p Sabbatini,

Leia mais

Ficha de Trabalho: Tema 3

Ficha de Trabalho: Tema 3 Área / UFCD Competência a atingir (RA) CLC5 - Reconhece os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional. Nome: Maria Helena ABEGÃO Data:11-7-11

Leia mais

Sistema Brasileiro de Televisão. Atualizado em junho/2016

Sistema Brasileiro de Televisão. Atualizado em junho/2016 Sistema Brasileiro de Televisão Atualizado em junho/2016 Dados do Mercado de OTT e VOD no Brasil Tamanho de Mercado Outros México Brasil Argentina Netflix Claro Vídeo Vivendi NetMovies DirecTV Outros

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC Mais que um prêmio, uma plataforma de conteúdo. Nessa 10ª edição, o vai certificar as marcas de maior afinidade em Santa Catarina, nos seus segmentos. Acompanhando a evolução do mercado, o projeto realiza

Leia mais

Audiência. Conjunto de pessoas que, em dado momento, são receptores de uma mensagem transmitida por determinado meio de comunicação.

Audiência. Conjunto de pessoas que, em dado momento, são receptores de uma mensagem transmitida por determinado meio de comunicação. Audiência Conjunto de pessoas que, em dado momento, são receptores de uma mensagem transmitida por determinado meio de comunicação. Pode ser subdividida em: Audiência Acumulada oma das pessoas atingidas

Leia mais

AUTOR(ES): FELIPE VALEZI RODRIGUES, HILBERTO EMMANUEL PEREIRA SILVA, LUCAS D`AMICO CHIODA, MARIA CLARA DINIZ BORGES SOARES

AUTOR(ES): FELIPE VALEZI RODRIGUES, HILBERTO EMMANUEL PEREIRA SILVA, LUCAS D`AMICO CHIODA, MARIA CLARA DINIZ BORGES SOARES TÍTULO: FUNÇÃO SOCIAL E LINGUAGEM DO JORNAL NACIONAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): FELIPE VALEZI

Leia mais

REGULAMENTO. A melhor agência e melhor produtora serão reconhecidas através do somatório de pontos dos colaboradores.

REGULAMENTO. A melhor agência e melhor produtora serão reconhecidas através do somatório de pontos dos colaboradores. REGULAMENTO O 8º FGP No próximo dia 30 de novembro serão conhecidos os melhores profissionais do mercado publicitário no período 2012/2013. Mantendo o sucesso da premiação do ano anterior, o 8º FGP irá

Leia mais

Eder Pires da Fonseca. CEO da Penze Diretor de Eventos da Abradi-ISP BEM-VINDOS

Eder Pires da Fonseca. CEO da Penze Diretor de Eventos da Abradi-ISP BEM-VINDOS Eder Pires da Fonseca CEO da Penze Diretor de Eventos da Abradi-ISP BEM-VINDOS Marketing digital para negócios locais O impacto na comunicação entre marcas e pessoas Mas afinal de contas, o que é um CEO?

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2012

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2012 REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2012 Justificativa O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da, Organização Não-Governamental com sede em Fortaleza (CE), criada com o objetivo de estimular

Leia mais

14º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2018

14º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2018 14º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2018 1. Objetivos Incentivar o desenvolvimento e qualificação da propaganda na região de Londrina, por meio do reconhecimento da qualidade e da criatividade no planejamento

Leia mais

Diego Gimenez. Designer Gráfico.Criação.Marketing.Pró Ativo.Bem Humorado. Jd. Catanduva ZS - São Paulo, SP

Diego Gimenez. Designer Gráfico.Criação.Marketing.Pró Ativo.Bem Humorado. Jd. Catanduva ZS - São Paulo, SP Diego Gimenez Designer Gráfico.Criação.Marketing.Pró Ativo.Bem Humorado. Jd. Catanduva ZS - São Paulo, SP procurando por: tempo integral, meio período, freela Procuro ser um profissional diferenciado pelo

Leia mais

A MÍDIA QUE COLA. A empresa Ribeirão Outdoor foi fundada em 1997, pela empreendedora Luzia Simões, que já atuava no ramo publicitário a alguns anos.

A MÍDIA QUE COLA. A empresa Ribeirão Outdoor foi fundada em 1997, pela empreendedora Luzia Simões, que já atuava no ramo publicitário a alguns anos. MÍDIA KIT 2017 A MÍDIA QUE COLA A empresa Ribeirão Outdoor foi fundada em 1997, pela empreendedora Luzia Simões, que já atuava no ramo publicitário a alguns anos. A empresa conta com uma vasta experiência

Leia mais

Publicidade em Mídias digitais Out-of-Home

Publicidade em Mídias digitais Out-of-Home Publicidade em Mídias digitais Out-of-Home O que é Digital Out-of-Home- DOOH? Em linhas gerais, as mídias digitais Out-of- Home, também conhecidas como Digital Signage, podem ser definidas como um conjunto

Leia mais

Desde 1996 MÍDIA KIT. Tabela de preços

Desde 1996 MÍDIA KIT. Tabela de preços Desde 1996 MÍDIA KIT Tabela de preços PRODUTOS O Jornal Local blablablabalablabblabalabalabla balabalabalabalablablablabalabl abblabalabalablabalabalabalaba lablablablabalablabblabalabalab labalabalabalabalablablablabala

Leia mais

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os objetivos de publicidade e de marketing. Do que é basicamente

Leia mais

Regulamento do Prêmio Criatividade Internacional de Gramado do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado 2017

Regulamento do Prêmio Criatividade Internacional de Gramado do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado 2017 Regulamento do Prêmio Criatividade Internacional de Gramado do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado 2017 O Concurso Prêmio Criatividade Internacional de Gramado instituído pela ALAP - Associação

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer!

O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer! O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer! O BLOG APRESENTAÇÃO: Bem-vindo a era da interatividade e do marketing de conteúdo. Só na internet você pode expor sua marca

Leia mais

Manual definitivo das Mídias Offline

Manual definitivo das Mídias Offline Manual definitivo das Mídias Offline A publicidade como conhecemos e como se popularizou no mercado, tem passado por constantes mudanças e inovações. Com o auxílio da tecnologia, as mídias, tanto online

Leia mais

REGULAMENTO JOB DO ANO PRÊMIO UNOESC DE PUBLICIDADE

REGULAMENTO JOB DO ANO PRÊMIO UNOESC DE PUBLICIDADE REGULAMENTO JOB DO ANO PRÊMIO UNOESC DE PUBLICIDADE O Prêmio Job do Ano é uma iniciativa do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, da Unoesc Joaçaba em conjunto com o Centro

Leia mais

Junho/2.016 Proposta Comercial

Junho/2.016 Proposta Comercial Junho/2.016 Proposta Comercial Proposta Comercial TV Serra Empresa: D Lourdes Aparecida pereira EI CNPJ: 19.350.902/0001-86 Endereço: Rua Camburi, 189 Bairro Maria Nilbe Serra Espírito Santo Fone: (27)

Leia mais

Inovação Publicidade Entretenimento Opinião. Mídia Kit

Inovação Publicidade Entretenimento Opinião. Mídia Kit Inovação Publicidade Entretenimento Opinião Mídia Kit - 2016 Apresentação O Geek Publicitário nasceu em 2013, quando eu estava no último ano da faculdade e acreditei que tinha algo diferente e relevante

Leia mais

Spot Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.

Spot Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio. TELEVISÃO / CINEMA Acção Especial / Brand Entertainment Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa os meio televisão

Leia mais

NOS ÚLTIMAS 3 DÉCADAS, O MERCADO GOIANO PERDEU CONTAS REGIONAIS REPRESENTATIVAS: OU PELO FECHAMENTO DAS EMPRESAS, OU PELA IDA DAS VERBAS PARA OUTROS

NOS ÚLTIMAS 3 DÉCADAS, O MERCADO GOIANO PERDEU CONTAS REGIONAIS REPRESENTATIVAS: OU PELO FECHAMENTO DAS EMPRESAS, OU PELA IDA DAS VERBAS PARA OUTROS NOS ÚLTIMAS 3 DÉCADAS, O MERCADO GOIANO PERDEU CONTAS REGIONAIS REPRESENTATIVAS: OU PELO FECHAMENTO DAS EMPRESAS, OU PELA IDA DAS VERBAS PARA OUTROS CENTROS DO PAÍS. Rodarte Encol Imobiliary Comercial

Leia mais

Foto: Gabriel Lordêllo. Foto: Gildo Loyola. Foto: Fábio Vicentini. Foto: Vitor Jubini

Foto: Gabriel Lordêllo. Foto: Gildo Loyola. Foto: Fábio Vicentini. Foto: Vitor Jubini Foto: Gabriel Lordêllo Foto: Vitor Jubini Foto: Gildo Loyola Foto: Fábio Vicentini Foto: Marcos Fernandez Foto: Gabriel Lordêllo tvgazetaes.com Foto: Gabriel Lordêllo Foto: Vitor Jubini w w w. Foto: Gildo

Leia mais

Rádio Multiplatforma. processo irreversível. por márcio villela

Rádio Multiplatforma. processo irreversível. por márcio villela Rádio Multiplatforma processo irreversível por 2 Em 2014 apresentei num evento da AERP em Maringá-PR pela primeira vez o diagrama abaixo apontando a obrigatoriedade de o rádio ocupar espaços e ampliar

Leia mais

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS Noções básicas de planejamento visual Projetos Gráficos Sem entrar no mérito de uma definição exata, pode-se dizer que todo design gráfico tem como objetivo a sua reprodução

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN A Escola de Comunicação e Design forma profissionais dinâmicos, com capacidade de apreender e acompanhar as demandas atuais. Os

Leia mais

CANNES LIONS. Data: 17 a 21/06/2019

CANNES LIONS. Data: 17 a 21/06/2019 Projeto CANNES 2019 CANNES LIONS CANNES LIONS é a premiação de maior prestígio do mercado publicitário e o ponto de encontro mundial para profissionais da indústria da comunicação. Um evento que busca

Leia mais

TV A Crítica/Record TV de Março A Crítica Play 10h CENTRAL DA FOLIA

TV A Crítica/Record TV de Março A Crítica Play 10h CENTRAL DA FOLIA e hora da folia! Mais uma vez a TV A Crítica/Record TV trará um time de peso e tecnologia de ponta para transmitir o desfile das escolas de samba de Manaus no Sambódromo, no dia 02 de Março pela TV e também

Leia mais

TABELA DE 20 PREÇOS 19

TABELA DE 20 PREÇOS 19 TABELA DE PREÇOS 20 19 Seu portal de informação e entretenimento. portal a tarde O Portal A TARDE sempre se destacou pela qualidade do seu conteúdo, pelos colunistas de referência e pelos temas de relevância

Leia mais

A MARCA DA BOA MÚSICA

A MARCA DA BOA MÚSICA A MARCA DA BOA MÚSICA A Rádio A Rádio GN3 é uma rádio totalmente digital 24h no ar, levando música e diversão aos seus ouvintes, oferecendo excelentes ferramentas para a divulgação de qualquer produto

Leia mais

ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS!

ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS! ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS! 1 2 PLANO DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA DESAFIOS E METAS DESSA PROPOSTA Aumentar resultados Aumentar número de seguidores Conquistar mais contatos Conquistar novos inscritos nos canais

Leia mais

Previsão: Novembro de 2017

Previsão: Novembro de 2017 Previsão: Novembro de 2017 Essas foram algumas das estrelas que passaram pelo nosso tapete vermelho. AUDIÊNCIA DA COBERTURA Além da ampla exposição da marca no Prêmio, nossos leitores serão impactados

Leia mais

Se há 20 anos. População e empresas recebiam a mensagem. Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento)

Se há 20 anos. População e empresas recebiam a mensagem. Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento) Se há 20 anos imprensa produzia a mensagem População e empresas recebiam a mensagem Agora ( com as redes sociais e o compartilhamento) Imprensa População empresa Quem produz a notícia Imprensa População

Leia mais

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas ATO DE COMUNICAÇÃO Referências bibliográficas INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1998, p. 17. PEREIRA, José Haroldo. Curso básico de teoria

Leia mais

CARRO DO ANO 2009/2010 REGULAMENTO

CARRO DO ANO 2009/2010 REGULAMENTO CARRO DO ANO 2009/2010 REGULAMENTO 1. A ELEIÇÃO - Carro do Ano, Carro Premium do Ano, Utilitário do Ano, Utilitário Premium do Ano, Picape do Ano e Motor do Ano são títulos registrados no Instituto Nacional

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC

DEPARTAMENTO DE MARKETING COMERCIAL GRUPO RIC SC 2018 Mais que um prêmio, uma plataforma de conteúdo. Em sua 11ª edição, o IMPAR vai certificar as marcas de maior afinidade em Santa Catarina, nos seus segmentos. Acompanhando a evolução do mercado, o

Leia mais

1 Descrição do Problema

1 Descrição do Problema 15 1 Descrição do Problema Este capítulo apresenta a descrição do problema de pesquisa que fundamentou esse estudo. Será feita a análise das duas principais indústrias envolvidas na TV portátil, a de telefonia

Leia mais

Portal ACidade ON Ribeirão

Portal ACidade ON Ribeirão Portal ACidade ON Ribeirão 4 emissoras afiliadas Rede Globo - Campinas - Ribeirão Preto - Central - Sul de Minas Portais G1 e Globoesporte.com - Campinas - Piracicaba - Ribeirão Preto - São Carlos - Sul

Leia mais

Agência Pedagógica Mais Comunicação¹.

Agência Pedagógica Mais Comunicação¹. Agência Pedagógica Mais Comunicação¹. Renan CRUZ² Cláudia RUAS³ Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS Resumo As agências pedagógicas ou experimentais são unidades de apoio pedagógico aos cursos

Leia mais

Oktoberfest Blumenau 1

Oktoberfest Blumenau 1 Oktoberfest Blumenau 1 OKTOBERFEST BLUMENAU O festival Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina, chega a sua 31ª edição com muita alegria e tradição, sendo considerada a segunda maior festa germânica do

Leia mais

Portal ACidade ON Araraquara

Portal ACidade ON Araraquara Portal ACidade ON Araraquara 4 emissoras afiliadas Rede Globo - Campinas - Ribeirão Preto - Central - Sul de Minas Portais G1 e Globoesporte.com - Campinas - Piracicaba - Ribeirão Preto - São Carlos -

Leia mais

21º SET Universitário

21º SET Universitário Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Faculdade de Comunicação Social (Famecos) Regulamento Apresentação O SET universitário é um evento que estimula a troca de experiências entre

Leia mais

Spot Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.

Spot Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio. TELEVISÃO Acção Especial / Brand Entertainment Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa o meio televisão e também

Leia mais

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade

CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO Aula 07: Unidade 3 Competências dos profissionais de Jornalismo e de Publicidade Introdução às Profissões em Comunicação Organização das empresas:

Leia mais

PORTAL TNH1 LÍDER ABSOLTURO

PORTAL TNH1 LÍDER ABSOLTURO PORTAL TNH1 LÍDER ABSOLTURO Somos o portal de notícias que mais cresce em Alagoas. Com mais de 17 milhões de exibições de páginas por mês, o TNH1 é o site líder em acessos no estado* e segue também sua

Leia mais

DIFERENTES PÚBLICOS. Lembre-se que essa data lida com

DIFERENTES PÚBLICOS. Lembre-se que essa data lida com USUÁRIO COMPRADORES INFLUENCIADORES USUÁRIO 1 DIFERENTES Lembre-se que essa data lida com PÚBLICOS Não que essa lógica já não deva ser considerada para toda comunicação que fizer parte do seu negócio,

Leia mais

O ZAP. Pertence ao Grupo Globo. Conta com mais de 25 escritórios pelo Brasil, com sede em São Paulo

O ZAP. Pertence ao Grupo Globo. Conta com mais de 25 escritórios pelo Brasil, com sede em São Paulo SOBRE O ZAP O ZAP Pertence ao Grupo Globo Conta com mais de 25 escritórios pelo Brasil, com sede em São Paulo Mais de 14 milhões de visitas/mês e mais de 46 milhões de buscas/mês Somos top of mind. ZAP

Leia mais

PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A

PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A O Artigo 44 afirma que pela importância econômica ou social, pelo volume, pelas repercussões no indivíduo ou na sociedade, determinadas categorias de anúncios devem estar sujeitas a cuidados especiais

Leia mais

PORTAL INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS EM UM CLIQUE. Copyright Todos os direitos reservados

PORTAL INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS EM UM CLIQUE.  Copyright Todos os direitos reservados www.metalica.com.br Portal Metálica Maior portal de conteúdo, fonte de informação e geração de negócios para profissionais e empresas de Construção Civil no Brasil. Com 15 anos de atuação na web, o PORTAL

Leia mais

REGULAMENTO SARAU: CELEBRANDO A EDUCAÇÃO NO MUSEU DA GENTE

REGULAMENTO SARAU: CELEBRANDO A EDUCAÇÃO NO MUSEU DA GENTE REGULAMENTO SARAU: CELEBRANDO A EDUCAÇÃO NO MUSEU DA GENTE 1. O SARAU: 1.1 Como parte da programação da 12ª Primavera dos Museus, o /Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda torna público a realização

Leia mais

APRESENTAÇÃO Carnaval

APRESENTAÇÃO Carnaval APRESENTAÇÃO O Carnaval é um evento cultural que tem como seu ponto alto os desfiles das Escolas de Samba. Aqui no Espírito Santo, os desfiles são sempre realizados uma semana antes do Carnaval do Brasil,

Leia mais

OBJETIVO DA PREMIAÇÃO 1. TROFÉU TOP MARKETING EMPRESARIAL

OBJETIVO DA PREMIAÇÃO 1. TROFÉU TOP MARKETING EMPRESARIAL REGULAMENTO OBJETIVO DA PREMIAÇÃO Com o objetivo de premiar a criatividade do Publicitário Amazonense, o PRÊMIO AMAZONENSE DE PROPAGANDA E MARKETING é realizado desde 2010, tendo como inspiração as palavras

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Concorrência Pública nº 01/2017 Processo nº 18.0.000009435-4 Objeto: contratação de 02 (duas) agências de publicidade para prestação de serviços de publicidade e seus desdobramentos, tecnicamente capacitada

Leia mais

Somos uma agência que ajuda o empreendedor a realizar.

Somos uma agência que ajuda o empreendedor a realizar. Somos uma agência que ajuda o empreendedor a realizar. Por quê colocamos a nossa idade no logotipo? Porque nossos clientes também são startups, pequenas e médias que historicamente tem a vida da empresa

Leia mais

Márcio Chagas Diretor de Mercado Anunciante

Márcio Chagas Diretor de Mercado Anunciante LISTA DE PREÇOS Válidos até 30 de setembro de 2018 Vitória, junho de 2018. Você está recebendo a Lista de Preços e Patrocínios do Comercial da Rede Gazeta, que tem período de validade de junho a setembro

Leia mais

Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS

Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS APRESENTAÇÃO Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do

Leia mais

REDE TEIA DE JORNALISMO: A integração dos veículos laboratoriais na Universidade Positivo para um jornalismo multiplataforma

REDE TEIA DE JORNALISMO: A integração dos veículos laboratoriais na Universidade Positivo para um jornalismo multiplataforma FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XIV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO X CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Leia mais

NEXT, NOW : O QUE VIRÁ, ANTES DE VIR

NEXT, NOW : O QUE VIRÁ, ANTES DE VIR Projeto NEXT, NOW NEXT, NOW : O QUE VIRÁ, ANTES DE VIR O futuro chega hoje a cada dia aos nossos escritórios, aos nossos projetos profissionais, à nossa vida em geral. O que virá, as tendências, o que

Leia mais

BOOK DE PRODUTOS GOOGLE

BOOK DE PRODUTOS GOOGLE BOOK DE PRODUTOS GOOGLE EMPRESA CERTIFICADA NEW MARKETING INSTITUTE EMPRESA CERTIFICADA MEDIAMATH PARTNER PARCEIRO DE NEGÓCIOS CERTIFICADO MELHOR ATENDIMENTO MÍDIA ONLINE MELHOR VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do Espírito Santo.

Leia mais

INOVAÇÃO INTERATIVIDADE CONECTIVIDADE EXPERIÊNCIA

INOVAÇÃO INTERATIVIDADE CONECTIVIDADE EXPERIÊNCIA INOVAÇÃO INTERATIVIDADE CONECTIVIDADE EXPERIÊNCIA Plataforma de mídia exterior com melhor formato comercial engajando os consumidores com as marcas nas ruas BELO HORIZONTE Através da parceria com a Frontti,

Leia mais

ESTILO QUE INSPIRA. *Fonte: associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)

ESTILO QUE INSPIRA. *Fonte: associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) PLANO COMERCIAL ESTILO QUE INSPIRA A TV Rio Sul apresenta a oportunidade de fortalecimento e posicionamento da marca, através do Projeto Especial Estilo que Inspira. O vídeo traz como tema dicas de moda

Leia mais