EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 166, Marzo de

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 166, Marzo de"

Transcrição

1 Evidências científicas sobre os fundamentos do voleibol na areia Evidencias científicas sobre los fundamentos del voleibol en la arena Scientific studies about the beach volleyball skills Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB do RJ (Brasil) Nelson Kautzner Marques Junior Resumo O objetivo da revisão foi apresentar o efeito dos fundamentos na dinâmica do jogo do voleibol de dupla na areia. Os resultados da revisão determinaram os fundamentos mais praticados: o saque em suspensão forte, o passe de manchete, o levantamento de toque ou de manchete, a cortada forte, o bloqueio que gerou ponto e a defesa ocorreu durante o ataque forte ou fraco. Em conclusão, o estudo dos fundamentos possibilita o entendimento de como o saque, o passe, o levantamento, a cortada, o bloqueio e a defesa atuam durante o jogo. Unitermos: Voleibol na areia. Esporte. Fundamentos. Abstract The objective of the review was to explicate the effect of the skills in beach volleyball match. The results of the review determined the skills more practiced: the strong jump serve, the reception with forearm, the set or the forearm set, the strong spike, the block with point and the dig occurred during the strong spike and the shot attack. In conclusion, the study of the skills is important for the coach knows how the serve, the reception, the set, the spike, the block and the dig participates during the match. Keywords: Beach Volleyball. Sport. Skills. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 166, Marzo de / 1 Introdução O voleibol de dupla na areia costumam acabar com um marcador de mínima diferença entre o vencedor e o derrotado 1, essa é uma das causas da longa duração dos jogos (27 a 62 minutos) 2. Porém, apesar do jogo ser relativamente demorado, o rali (5,04 segundos) é curto quando comparado com o tempo de pausa (20,64 segundos) 3. Portanto, a longa duração da partida de voleibol na areia pode deteriorar a concentração do atleta e prejudicar a qualidade dos fundamentos. Os fundamentos praticados durante o voleibol de dupla na areia são compostos pelo saque, passe, levantamento, cortada, bloqueio e defesa. Os fundamentos são movimentos que permitem ao atleta na armação do ataque (constituído pelo passe e levantamento), na ação ofensiva (saque, cortada e bloqueio) e defensiva (bloqueio e defesa). Conforme a qualidade dos fundamentos da dupla, eles interferem na dinâmica do jogo da equipe, ou seja, pode proporcionar a vitória ou a derrota 4. Sabendo que os fundamentos são importantes para a dinâmica do jogo de dupla na areia, torna-se importante o estudo dessas variáveis. Qual é o local onde acontecem mais saques? É

2 mais usual o ataque forte ou colocado? Consultando a escassa literatura do voleibol de dupla na areia 5,6, não foi encontrado nenhuma revisão de literatura sobre os fundamentos do voleibol na areia. Então, o objetivo da revisão foi apresentar o efeito dos fundamentos na dinâmica do jogo do voleibol de dupla na areia. Método Nesta revisão de literatura foram selecionadas pesquisas sobre o voleibol de dupla na areia que investigaram os fundamentos (saque, passe, levantamento, cortada, bloqueio e cortada, exceto a defesa, porque não foi encontrado nenhum estudo sobre esse tema) dessa modalidade durante a partida. A coleta dos artigos originais, e da única dissertação aconteceu no buscador Google Acadêmico ( sendo utilizadas as palavras-chaves voleibol de praia, beach volleyball e sand volleyball. Também foi incluído um artigo original de voleibol na areia adquirido no livro da Universidade do Porto, Investigação em voleibol. Estudos Ibéricos. As referências selecionadas foram aquelas que apresentaram informações relevantes para os resultados da revisão. Resultados Saque e passe Novo 7 analisou o saque de 16 jogos (40 sets) de 8 duplas masculinas, classificadas até a 26º posição do ranking do Circuito Mundial de Voleibol de Dupla na Areia. A etapa estudada foi a do Espinho, em Portugal, no ano de Através da coleta de dados por scout foi evidenciado que o saque em suspensão forte é o mais utilizado (65,4%), seguido do saque em suspensão flutuante (18,2%), em terceiro o saque tipo tênis flutuante (9,8%) e os outros valores para os demais serviços. Esses resultados mostraram que as duplas da atualidade possuem muita preocupação em forçar o saque porque esse fundamento pode gerar um ponto ou dificultar o passe. Um passe ruim tem probabilidade de acarretar um levantamento inadequado e consequentemente a cortada tende ser fácil para a defesa. Novo 7 também identificou que as duplas masculinas que vencem a partida efetuam mais vezes o saque em suspensão forte (total de 243 saques) do que as derrotadas (total de 231 saques), a causa para esse ocorrido é que os vencedores erram menos o serviço e possuem esse fundamento mais efetivo (gera ponto ou dificulta a recepção). O saque em suspensão flutuante (total de 75 saques) foi o segundo saque mais praticado pelos vencedores e em terceiro lugar de prática ficou o saque tipo tênis (total de 49 saques). Já os derrotados, efetuaram o saque em suspensão flutuante como o segundo mais usual (total de 57 saques) e depois o saque tipo tênis flutuante (total de 22 saques). Sabendo que esses serviços são os mais praticados, o treinador deve dar ênfase nesses saques durante o treinamento.

3 Novo 7 ainda evidenciou que o saque em suspensão forte gerou mais pontos ou dificultou o passe (22,8%), seguido do saque em suspensão flutuante (6%) e do saque tipo tênis (2%). Portanto, no voleibol masculino de dupla na areia o jogador necessita de boa técnica e excelente condicionamento físico para acertar vários saques em suspensão forte. Os demais saques atingem resultados inferiores ao do saque em suspensão forte. O saque em suspensão flutuante realizou um total de 29 pontos e acarretou 21 ações sem ataque, enquanto que o saque tipo tênis flutuante ocasionou 3 pontos e proporcionou 2 ações sem ataque. Novo 7 observou que a maioria dos saques são efetuados no centro da quadra (50,2%), mas não forneceu explicação para esse ocorrido. Talvez isso aconteça porque o atleta quando saca nessa região tem menos probabilidade de errar o serviço. As zonas da quadra onde aconteceram mais pontos são longe da rede, na zona 1 com 42,5% de pontos e na zona 2 com 36,6% pontos7. Enquanto que próximo da rede, onde ocorreram menos pontos, na zona 2 foram efetuados 6,2% de pontos e na zona 3 com 2,5% de pontos. O motivo desse ocorrido é que a maioria dos saques foram direcionados para o fundo da quadra devido às menores chances de erro. A figura 1 mostra onde aconteceram os pontos: Figura 1. Zona da quadra que aconteceram os pontos de saque Koch e Tilp 8 fizeram análise do efeito do saque na recepção das jogadoras que participaram do Grand Slam em Klagenfurt do Circuito Mundial de Voleibol na Areia Feminino de 2007 (18 jogos). A pesquisa detectou que o saque em suspensão forte gerou 54% de recepções ruins, 8% de erros de passe e 1% a recepção não teve contato com o saque (erro desse fundamento). O saque em suspensão flutuante ocasionou 58% de recepções ruins, 4% de erros de passe e 2% a recepção não teve contato com o saque (erro desse fundamento). O saque tipo tênis flutuante acarretou 55% de recepções ruins, 4% de erros de passe e 2% a recepção não teve contato com o saque (erro desse fundamento). Os três serviços apresentaram resultados similares na recepção do oponente, não tendo diferença significativa (p>0,05). O saque do vôlei na areia feminino ocasionou 167% de passes ruins e gerou 16% de pontos.

4 Os resultados de Koch e Tilp 8 foram similares ao do estudo de Novo 7, no voleibol na areia o saque em suspensão é o mais eficiente, seguido do saque em suspensão flutuante e por último o saque tipo tênis. Conclui-se que no voleibol de dupla atual, onde toda a jogada acontece ponto, é fundamental um saque em suspensão forte para a dupla obter êxito na partida. Lacerda e Mesquita 9 identificaram que o fundo da quadra é onde o voleibolista efetua mais passes, na zona 1 aconteceram 47,5% de passes, na zona 4 ocorreram 46,3% de recepções, na zona 2 os jogadores realizaram 1,3% de passes e na zona 3 os atletas praticaram 4,9% de recepções. A causa do maior número de passes no fundo da quadra o artigo não informou, mas parece que o percentual alto de saque nesse local permite menos erro desse fundamento e ocasiona um maior desgaste energético no voleibolista, ou seja, o jogador deve recuar para passar e posteriormente fazer o remate. O leitor pode observar na figura 2 as zonas que ocorreram os passes: Figura 2. Zona da quadra que aconteceram as recepções Koch e Tilp 8 identificaram que (18 jogos do Grand Slam de Klagenfurt do Circuito Mundial de Voleibol na Areia Feminino de 2007) excelente (55% de pontos e 15% de erros) ou boa (63% de pontos e 15% de erros) recepção gera mais pontos e menos erro no ataque. Enquanto que uma recepção ruim proporciona menos pontos da cortada (47%) e mais erros do ataque (20%). Cortada e bloqueio Lacerda e Mesquita 10 estudaram o ataque de 10 jogos das 24 melhores duplas do Circuito Mundial de Voleibol na Areia Masculino. A etapa estudada foi a do Espinho, em Portugal, no ano de A coleta de dados procedeu com scout que possibilitou identificar que a maioria das cortadas resultaram em ponto (59,1%), alguns ataques permitiram defesa do oponente (26,1%) e aconteceram poucos erros durante a partida (14,8%). Isso era esperado, uma quadra de 16x8 metros com apenas dois atletas para evitar a queda da bola permite mais sucesso no ataque. A maior parte das cortadas são realizadas na entrada da rede (49,9%) e na saída da rede (46,6%), em menor proporção pelo centro da quadra (3,5%). A figura 3 expõe as regiões da cortada:

5 Figura 3. Zonas onde são praticados os ataques do jogo de dupla Mesquita e Teixeira 11 obtiveram resultados similares ao do estudo de Lacerda e Mesquita 10. Esses autores 11 investigaram a zona da quadra onde são realizadas as cortadas (12 jogos, correspondendo a 27 sets das 20 melhores duplas do Circuito Mundial Masculino de 2002), o estudo constatou que os ataques são mais praticados na entrada da rede (38,8% cortadas) e na saída da rede (39,3% cortadas) e em menor valor pelo centro da quadra (21,9%). A explicação do maior número de cortadas nas pontas é pelo fato do jogador possuir um maior campo visual da quadra para desferir o remate. A figura 4 mostra os locais dos ataques: Figura 4. Zonas da quadra onde são praticados os ataques do jogo de dupla Lacerda e Mesquita 10 identificaram as zonas da quadra onde são direcionadas as cortadas com ponto (10 jogos das 24 melhores duplas do Circuito Mundial de Voleibol na Areia Masculino, etapa de Espinho, em Portugal, no ano de 2001), sendo evidenciado que o fundo da quadra ocorreram mais pontos (zona 1 com 39,3% de pontos e zona 4 com 47,9%, de pontos) do que próximo da rede (zona 2 com 6,4% de pontos e zona 3 com 6,2% de pontos). Essas informações também são relevantes para o posicionamento dos defensores. A figura 5 mostra as zonas onde são direcionados os ataques com ponto:

6 Figura 5. Zonas da quadra onde são direcionadas as cortadas com ponto Giatsis e Tzetzis 12 selecionaram 34 sets de jogos do campeonato grego de alto rendimento e foi determinado que o ataque é o fundamento mais determinante na vitória. Em pesquisa similar e com resultado parecido, Grgantov et alii 1 evidenciaram que (74 sets numa quadra de 16x8 metros no ano de 2003) os fundamentos mais determinantes para a vitória no jogo de dupla na areia são constituídos pelo ataque, o contra-ataque e o bloqueio. Uma quadra menor necessita de melhor ataque e contra-ataque para a dupla colocar a bola na areia. Também, a menor metragem do campo facilita a participação do bloqueio no ato de fazer um ponto porque o cortador possui menos área livre para direcionar a bola. Portanto, esses fundamentos o técnico necessita dar bastante atenção nas sessões a fim de proporcionar adequado desempenho competitivo dos voleibolistas na disputa. Lacerda e Mesquita 10 detectaram (10 jogos que colocaram em confronto as 24 melhores duplas do Circuito Mundial de Voleibol na Areia Masculino, na etapa de Espinho, em Portugal, no ano de 2001) que a boa recepção permite um ataque mais efetivo. O ataque mais frequente nessa pesquisa foi através do remate forte (59,7%), os demais valores foram para a cortada colocada (40,3%). Também foi evidenciado pelos mesmos autores 10, que acontece uma supremacia do ataque em relação ao bloqueio. As cortadas que o bloqueio não foi efetivo corresponderam a 71,2%, os ataques que tocaram no bloqueio ficaram com valores baixos, 28,8%. Mas 64,7% significaram os bloqueios que resultaram em ponto, sendo de extrema importância esse fundamento no jogo atual. Mesquita e Teixeira 13 também (12 jogos, correspondendo a 27 sets das 20 melhores duplas do Circuito Mundial Masculino de 2002) estiveram de acordo com Lacerda e Mesquita 10, os jogadores utilizam mais a cortada forte (58%) do que o remate colocado (42%). Koch e Tilp 8 também obtiveram (18 jogos do Grand Slam de Klagenfurt do Circuito Mundial de Voleibol na Areia Feminino de 2007) resultados semelhantes aos estudos anteriores 10,13, a cortada forte é mais praticada do que o ataque colocado.

7 Porém, Koch e Tilp 8 identificaram valores de cortada forte e ataque colocado para a entrada da rede (62% de cortada forte, 39% de ataque colocado), para a saída da rede (50% de cortada forte, 49,5% de ataque colocado), para o meio da rede (51% de cortada forte, 49% de ataque colocado) e para a zona defensiva (58% de cortada forte, 42% de ataque colocado). As cortadas fortes e ataques colocados tiveram resultados semelhantes na entrada da rede, saída da rede, meio da rede e na zona defensiva porque a quantidade de remates nessas zonas foi insignificante (p>0,05). A figura 6 mostra esses achados: Figura 6. Cortada forte e ataque colocado conforme a região da quadra Mesquita e Teixeira 13 evidenciaram que acontecem mais ataques com a presença do bloqueio (84,6%) do que sem esse fundamento (15,4%). Quando o cortador faz o ataque e existe bloqueio, ele prefere atacar forte (341 vezes) ou realizar a cortada colocada (231 vezes), a preferência pelo remate forte é a maior chance de ponto. Mas quando não existe bloqueio, existe um equilíbrio entre ataque forte (51 vezes) e cortada colocada (53 vezes), esses valores similares talvez são causados por um levantamento pouco preciso para o remate forte, por exemplo, a bola pode estar afastada da rede, obrigando ao atleta em praticar o remate forte ou colocado, depende da situação da jogada. Mesquita e Teixeira 13 ainda chamaram a atenção dos técnicos nessa pesquisa, aconteceram poucas cortadas com o intuito de explorar o bloqueio, sendo um recurso interessante no jogo de dupla pelo fato de dificultar a ação defensiva, sendo recomendado mais a prática desse tipo de ataque. Fundamentos praticados conforme o gênero Koch e Tilp 14 fizeram uma comparação entre os fundamentos praticados pelo voleibol feminino e masculino durante o Grand Slam em Klagenfurt do Circuito Mundial de 2005 (15 jogos femininos e 14 partidas masculinas). Esses autores identificaram que o saque em

8 suspensão forte foi o mais efetuado pelo voleibol masculino (46,9%), enquanto que as duplas femininas utilizam mais o saque tipo tênis flutuante (48%). Porém, ambos os sexos fizeram mais pontos com o saque em suspensão forte e obtiveram alto índice de erro nesse saque 14. O tipo de passe mais utilizado por ambos os sexos foi o de manchete, preferindo efetuar de frente para a bola (44,3% homens e 46,8% mulheres) ou com rotação do tronco (37,6% homens e 31,9% mulheres) 14. O voleibol de dupla na areia masculino praticou mais o levantamento de toque (45,7%) e de manchete (46,1%), mas o gênero feminino realizou mais o levantamento de manchete (83,9%) 14. A causa do maior uso da manchete pelas mulheres não foi detectada, mas a qualidade da recepção foi similar entre o voleibol feminino (74%) e masculino (77%). Uma provável explicação pode ser o rali, no voleibol feminino geralmente ele é mais longo porque o ataque costuma ser mais fraco, permitindo mais defesas, então, após a defesa em certos momentos da jogada, a melhor maneira de levantamento é de manchete para evitar os dois toques. O ataque de ambos os sexos possui alto aproveitamento (61% masculino e 58% feminino), pouco ataque que permite defesa (16% masculino e 20% feminino) e com erro (23% masculino e 22% feminino). O gênero masculino preferiu a cortada forte (58,6%) do que a cortada colocada (41,5%). Mas no voleibol na areia feminino existiu uma prática similar entre cortada forte (49,5%) e colocada (50,5%) 14. O bloqueio masculino que ocasionou ponto ou dificultou a cortada teve valores mais altos (56,5%), seguido do bloqueio que a bola bateu nas mãos (31,9%) e por último a tarefa de ir bloquear, mas recuar para a defesa (popular reco, com 11,6%) 14. A explicação da menor prática do reco no voleibol masculino são as chances pequenas de defesa. O bloqueio do voleibol feminino teve resultados um pouco diferentes do masculino, a ação desse fundamento com ponto ou que dificultou a cortada foi mais efetuada (46,5%), em segundo o reco (26,9%) e por último o bloqueio que a bola bateu nas mãos (26,6%). O recurso do reco é bem eficaz no voleibol na areia feminino pelo fato de permitir diversas defesas da cortada, geralmente menos potente do que o masculino. Existem três tipos de ações do bloqueador do voleibol de dupla na areia (o bloqueio ocasionou ponto ou dificultou a cortada, a bola bateu nas mãos do bloqueador e o atleta praticou o reco ). Contudo, o efeito positivo do bloqueio do voleibol de dupla na areia (ocasionou ponto ou dificultou a cortada) é de 56,5% no masculino e 46,5% no feminino 14. Na investigação de Pérez-Turpin et alii 15, os resultados foram similares ao da pesquisa de Koch e Tilp 14, no voleibol na areia feminino (foram analisadas 10 jogadoras em 4 jogos,

9 correspondendo a 9 sets do Circuito Europeu, na etapa de Valencia, Espanha, em 2006) aconteceram mais bloqueios positivos (total de 132 acertos em quatro jogos, correspondendo 33±4,97) do que negativos (1,4% de erros em quatro jogos). Portanto, o bloqueio do voleibol de dupla na areia tende ser eficaz durante os jogos. A defesa da cortada colocada (46%) foi mais efetuada pelo gênero feminino do que a cortada forte (35%) 14. Talvez isso possa estar relacionado com a menor velocidade das mulheres. Os homens tiveram resultados similares de defesas da cortada forte (40%) e da cortada colocada (38%). Em conclusão, alguns fundamentos praticados por homens e mulheres são muito similares e outros não. Considerações finais Os fundamentos mais praticados no voleibol de dupla na areia foram compostos pelo saque em suspensão forte, a recepção de manchete, o levantamento de toque ou de manchete, a cortada forte, o bloqueio que resultou em ponto e a defesa ocorreu durante o ataque forte ou fraco. Esses fundamentos são mais efetuados porque são os mais eficazes durante o jogo de dupla na areia. Foi evidenciado que o saque em suspensão forte gera mais pontos ou dificulta a tarefa de levantamento pelo fato do passe não ser bem direcionado para as mãos do levantador. O passe de manchete é mais preciso para o voleibolista recepcionar o saque em suspensão forte e consequentemente gera mais pontos, ou seja, o levantamento tende ser bem executado e permite um ataque forte e certeiro. Como no jogo de dupla não acontece muita variação ofensiva, geralmente a cortada é desferida em uma das pontas, isso facilita o trabalho do bloqueio que possui um aproveitamento positivo na geração de pontos. Enquanto que a defesa, ela pode ter sucesso no ataque forte ou colocado. O serviço foi mais realizado quando jogador se encontrava no meio da quadra. A literatura do voleibol na areia não informou esse ocorrido, mas parece que nessa região o atleta possui menos probabilidade de erro. As zonas da quadra onde aconteceram mais pontos são longe da rede (zona 1 e 4), o motivo dessa preferência é que os saques possuem menos chances de erro. As pontas (entrada da rede e saída da rede) foram onde os jogadores fizeram mais uso da cortada por causa do maior campo visual da quadra. As zonas 1 e 4, no fundo da quadra, foram os locais onde resultaram a maioria dos pontos de ataque. Em conclusão, o estudo dos fundamentos possibilita o entendimento de como o saque, o passe, o levantamento, a cortada, o bloqueio e a defesa atuam durante o jogo. Referências

10 1. Giatsis G (2003). The effect of changing the rules on score fluctuation and match duration in the FIVB women`s beach volleyball. Int J of Performance Analysis Sport 3(1): Zetou E et al (2008). Body weight changes and voluntary fluid intakes of beach volleyball players during an official. J Sci Med Sport 11(-): Fadul A, Fernandes Filho J (2010). Estudo da relação entre os tempos de esforço e pausa no vôlei de praia feminino. Rev Dig Educ Fís Deportes 15(144): Grgantov Z et al (2005). Effect of new rules on the correlation between situation parameters and performance in beach volleyball. Coll Antropol 29(2): Riggs M, Sheppard J (2009). The relative importance of strength and power qualities to vertical jump height of elite beach volleyball players during the countermovement and squat jump. J Hum Sport Exerc 4(3): Cerit S et alii (2009). Alteration in body composition of elite professional female players in a premier league volleyball bout. J Int Dental Med Res 2(1): Novo M (2004). Análise do serviço em voleibol de praia. Estudo comparativo entre duplas de elite na etapa de Espinho do Circuito Mundial de Voleibol de Praia de f. Dissertação (Mestrado em Treino de Alto Rendimento) Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade do Porto, Porto. 8. Koch C, Tilp M (2009). Analysis of beach volleyball action sequences of female top athletes. J Hum Sport Exerc 4(3): Lacerda D, Mesquita I (2003). Caracterização da organização do processo ofensivo, a partir da recepção do serviço, no voleibol de praia de elite. In. Mesquita I et alii (Eds.). Investigação em voleibol. Estudos Ibéricos. Porto: Universidade do Porto, p Lacerda D, Mesquita I (2003). Análise do processo ofensivo no voleibol de praia de elite em função da qualidade da recepção, do passe e do ataque. Rev Dig Educ Fís Deportes 9(65): Mesquita I, Teixeira J (2004). The Spike, attack zones and the opposing block in elite male beach volleyball. Int J Volleyball Res 7(1): Giatsis G, Tzetzis G (2003). Comparison of performance for winning and losing beach volleyball teams on different court dimension. Int J Performance Analysis Sport 3(1): Mesquita I, Teixeira J (2004). Caracterização do processo ofensivo no voleibol de praia masculino de elite mundial, de acordo com o tipo de ataque, a eficácia e o momento do jogo. Rev Bras Ciên Esp 26(1):33-49.

11 14. Koch C, Tilp M (2009). Beach volleyball techiniques and tactics: a comparison of male and female playing characteristics. Kinesiology 41(1): Pérez-Turpin J et al (2009). Relation between number of patterns jumps and real time playing among elite female beach volleyball players. Kinesiologia Slovenica 15(3):8-13.

Estatura dos brasileiros do voleibol na areia masculino de alto nível, 1987 a 2011

Estatura dos brasileiros do voleibol na areia masculino de alto nível, 1987 a 2011 Estatura dos brasileiros do voleibol na areia masculino de alto nível, 1987 a 2011 Estatura de los jugadores brasileños de voleibol en la arena masculino de alto nivel, 1987 a 2011 Height of the Brazilian

Leia mais

Estatura das brasileiras do voleibol na areia feminino de alto nível, 1993 a 2010

Estatura das brasileiras do voleibol na areia feminino de alto nível, 1993 a 2010 Estatura das brasileiras do voleibol na areia feminino de alto nível, 1993 a 2010 Estatura de las jugadoras brasileñas de alto rendimiento de voleibol en la arena, 1993 a 2010 Height of the Brazilian female

Leia mais

Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura

Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura Suggestion of the division of the volleyball by height categories Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ (Brasil) Nelson

Leia mais

Fundamentos praticados pelo bloqueador do voleibol na areia

Fundamentos praticados pelo bloqueador do voleibol na areia Fundamentos praticados pelo bloqueador do voleibol na areia Los fundamentos practicados por el bloqueador del voleibol en la arena Skills practices by block player of the sand volleyball Mestre em Ciência

Leia mais

Balanceio dos braços na cortada do voleibol

Balanceio dos braços na cortada do voleibol Balanceio dos braços na cortada do voleibol El balanceo de brazos en la cortada de voleibol Arms swing in spike volleyball Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ (Brasil) Nelson Kautzner

Leia mais

Medalhas nos Jogos Olímpicos: estatura das seleções do voleibol brasileiro

Medalhas nos Jogos Olímpicos: estatura das seleções do voleibol brasileiro Medalhas nos Jogos Olímpicos: estatura das seleções do voleibol brasileiro Las medallas en los Juegos Olímpicos: la estatura de las selecciones de voleibol brasileño Medals in the Olympic Games: stature

Leia mais

Execução dos fundamentos do voleibol na areia embasado na literatura científica

Execução dos fundamentos do voleibol na areia embasado na literatura científica Ponto de Vista Execução dos fundamentos do voleibol na areia embasado na literatura científica Execution of the volleyball skills of the sand volleyball based in the scientific literature MARQUES JUNIOR,

Leia mais

FUNDAMENTOS PRATICADOS PELO DEFENSOR DURANTE O JOGO DE VOLEIBOL NA AREIA

FUNDAMENTOS PRATICADOS PELO DEFENSOR DURANTE O JOGO DE VOLEIBOL NA AREIA FUNDAMENTOS PRATICADOS PELO DEFENSOR DURANTE O JOGO DE VOLEIBOL NA AREIA Nelson Kautzner Marques Junior Resumo O objetivo do estudo foi estabelecer os fundamentos praticados pelo defensor durante o jogo

Leia mais

Pontos dos golpes durante o kumitê de competição do karatê shotokan masculino

Pontos dos golpes durante o kumitê de competição do karatê shotokan masculino Pontos dos golpes durante o kumitê de competição do karatê shotokan masculino Puntaje de los golpes durante el kumité de competición de karate shotokan masculino Scores of the techniques during the male

Leia mais

ARTIGO UM MODELO DE JOGO PARA O VOLEIBOL NA AREIA. Nelson Kautzner Marques Júnior

ARTIGO UM MODELO DE JOGO PARA O VOLEIBOL NA AREIA. Nelson Kautzner Marques Júnior UM MODELO DE JOGO PARA O VOLEIBOL NA AREIA Nelson Kautzner Marques Júnior Resumo O objetivo da revisão foi de sugerir um modelo de jogo para o voleibol na areia. Para esse modelo de jogo ser eficaz o atleta

Leia mais

Períodos do treinamento esportivo: uma análise sobre o voleibol brasileiro masculino de alto nível durante o Mundial e a Olimpíada, 1956 a 2010

Períodos do treinamento esportivo: uma análise sobre o voleibol brasileiro masculino de alto nível durante o Mundial e a Olimpíada, 1956 a 2010 Períodos do treinamento esportivo: uma análise sobre o voleibol brasileiro masculino de alto nível durante o Mundial e a Olimpíada, 1956 a 2010 Los períodos de entrenamiento deportivo: un análisis sobre

Leia mais

Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master. Street Volei / Barra Music

Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master. Street Volei / Barra Music Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master Street Volei / Barra Music Nelso Kautzner Marques Junior kautzner123456789junior@gmail.com 2016 2 Índice Introdução, 3

Leia mais

Fundamentos praticados pelo central durante o jogo de voleibol

Fundamentos praticados pelo central durante o jogo de voleibol Fundamentos praticados pelo central durante o jogo de voleibol Fundamentos ejecutados por el central durante el partido de voleibol Skills practices by center blocker during the volleyball match Mestre

Leia mais

O líbero do voleibol de alto nível melhora a recepção?

O líbero do voleibol de alto nível melhora a recepção? A r t i g o d e R e v i s ã o O líbero do voleibol de alto nível melhora a recepção? The libero of the volleyball of high level improves the reception? MARQUES JR, N K. O líbero do voleibol de alto nível

Leia mais

ANÁLISE DO JOGO EM FUNÇÃO DO LOCAL E DO NÚMERO DO SET NA PERFORMANCE EM JOGOS DE VOLEIBOL DE ALTO NÍVEL

ANÁLISE DO JOGO EM FUNÇÃO DO LOCAL E DO NÚMERO DO SET NA PERFORMANCE EM JOGOS DE VOLEIBOL DE ALTO NÍVEL ANÁLISE DO JOGO EM FUNÇÃO DO LOCAL E DO NÚMERO DO SET NA PERFORMANCE EM JOGOS DE VOLEIBOL DE ALTO NÍVEL Paulo Vicente João / UTAD-CIDESD Paulo Beça / UTAD Luis Vaz / UTAD-CIDESD pvicente@utad.pt Palavras-chave:

Leia mais

Biomecânica da base baixa do karatê shotokan

Biomecânica da base baixa do karatê shotokan Biomecânica da base baixa do karatê shotokan Biomecánica de la base baja en el karate shotokan Biomechanics of the low base of the shotokan karate Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB

Leia mais

Gols e partidas da Copa do Mundo do Futebol, 1930 a 2010

Gols e partidas da Copa do Mundo do Futebol, 1930 a 2010 Gols e partidas da Copa do Mundo do Futebol, 1930 a 2010 Goles y partidos de la Copa del Mundo de Fútbol, 1930 a 2010 Goals and matches in Soccer World Cup, 1930 to 2010 Mestre em Ciência da Motricidade

Leia mais

A FUNÇÃO DO LÍBERO NA RECEPÇÃO DE SAQUE E DEFESA DURANTE AS PARTIDAS DA SUPERLIGA FEMININA DE VOLEIBOL 2009/2010.

A FUNÇÃO DO LÍBERO NA RECEPÇÃO DE SAQUE E DEFESA DURANTE AS PARTIDAS DA SUPERLIGA FEMININA DE VOLEIBOL 2009/2010. A FUNÇÃO DO LÍBERO NA RECEPÇÃO DE SAQUE E DEFESA DURANTE AS PARTIDAS DA SUPERLIGA FEMININA DE VOLEIBOL 2009/2010. MARLON MENEZES DE ARRUDA (1), ANDERSON HENRIQUE SOUZA DE ALMEIDA (1), SARAH ABRAHÃO GOMES

Leia mais

Biomecânica dos membros inferiores durante o bloqueio do voleibol na areia

Biomecânica dos membros inferiores durante o bloqueio do voleibol na areia Biomecânica dos membros inferiores durante o bloqueio do voleibol na areia Biomecánica de los miembros inferiores durante el bloqueo en el voleibol en la arena Biomechanics of the legs during the block

Leia mais

ATAQUES REALIZADOS NA ZONA DE DEFESA TÊM EFEITO SEMELHANTE ÀS AÇÕES OFENSIVAS NA ZONA DE ATAQUE NO VOLEIBOL FEMININO?

ATAQUES REALIZADOS NA ZONA DE DEFESA TÊM EFEITO SEMELHANTE ÀS AÇÕES OFENSIVAS NA ZONA DE ATAQUE NO VOLEIBOL FEMININO? 24 Revista Brasileira do Esporte Coletivo - v. 2. n. 2. 2018. Artigo original ATAQUES REALIZADOS NA ZONA DE DEFESA TÊM EFEITO SEMELHANTE ÀS AÇÕES OFENSIVAS NA ZONA DE ATAQUE NO VOLEIBOL FEMININO? 1 Edson

Leia mais

SISTEMAS DE RECEPÇÃO NO VOLEIBOL (parte 1)

SISTEMAS DE RECEPÇÃO NO VOLEIBOL (parte 1) 1 CURSO: Técnico em Agropecuária Integrado ao ensino médio DISCIPLINA: Educação Física I CARGA HORÁRIA: 80hs PROFESSOR(A): Paulo Fernando Mesquita Junior paulo.junior@santarosa.ifc.edu.br site: profpaulojunior@santarosa.ifc.edu

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE OS FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL: IMPORTÂNCIA DESSE CONTEÚDO PARA PRESCREVER O TREINO 78 Nelson Kautzner Marques Junior 1 RESUMO O objetivo da revisão foi apresentar o efeito dos

Leia mais

ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL

ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL José Cícero Moraes / UFRGS Daniel Perin / UFRGS Marcelo Francisco da Silva Cardoso Cardoso / UFRGS Alberto de Oliveira

Leia mais

A contribuição norte-americana para o voleibol

A contribuição norte-americana para o voleibol A contribuição norte-americana para o voleibol Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ (Brasil) La contribución de Estados Unidos al voleibol The North American contribution for the

Leia mais

VOLEIBOL 8º Ano. Voleibol. Origem e Evolução: 07/05/2013. William Morgan 1895 ACM s. Tênis Minonette

VOLEIBOL 8º Ano. Voleibol. Origem e Evolução: 07/05/2013. William Morgan 1895 ACM s. Tênis Minonette VOLEIBOL 8º Ano Profª SHEILA - Prof. DANIEL Origem e Evolução: William Morgan 1895 ACM s Tênis Minonette Brasil 1915 Pernambuco Colégio Marista ou ACM s São Paulo 1916 1954 CBV 1982 afirmação brasileira

Leia mais

MATERIA DE EDUCAÇÃO FISICA DE VOLEIBOL EM

MATERIA DE EDUCAÇÃO FISICA DE VOLEIBOL EM MATERIA DE EDUCAÇÃO FISICA DE VOLEIBOL EM FUNDAMENTOS O saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no voleibol. Um jogador posta-se atrás da linha de fundo de sua quadra, estende o braço

Leia mais

Existe a denominada área de saque, que é constituída por duas pequenas linhas nas laterais da quadra, o jogador não pode sacar de fora desse limite.

Existe a denominada área de saque, que é constituída por duas pequenas linhas nas laterais da quadra, o jogador não pode sacar de fora desse limite. Fundamentos Um time que deseja competir em nível internacional precisa dominar um conjunto de seis habilidades básicas, denominadas usualmente sob a rubrica "fundamentos". Elas são: saque, passe, levantamento,

Leia mais

Campeonato Mundial de Kumite do Karatê Shotokan de 1972: pontos dos golpes, ações ofensivas e zona dos pontos do brasileiro Luiz Tasuke Watanabe

Campeonato Mundial de Kumite do Karatê Shotokan de 1972: pontos dos golpes, ações ofensivas e zona dos pontos do brasileiro Luiz Tasuke Watanabe Campeonato Mundial de Kumite do Karatê Shotokan de 1972: pontos dos golpes, ações ofensivas e zona dos pontos do brasileiro Luiz Tasuke Watanabe World Shotokan Karate Championship of 1972: score of the

Leia mais

Modalidade: VÔLEI - TURMA 1 (2ª e 4ª -15h15) Dia Aquecimento Treinos específicos Competição. Recepção, saque cima e baixo.

Modalidade: VÔLEI - TURMA 1 (2ª e 4ª -15h15) Dia Aquecimento Treinos específicos Competição. Recepção, saque cima e baixo. Modalidade: VÔLEI - TURMA 1 (2ª e 4ª -15h15) 02/08 Toque, manchete Recepção. 07/08 Recepção, saque cima e baixo. Duas ações de passe toque e manchete. 09/08 Toque e manchete frente e costas Levantamento

Leia mais

COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO TÁTICO ENTRE RESULTADOS FINAIS DOS JOGOS REDUZIDOS DE FUTEBOL

COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO TÁTICO ENTRE RESULTADOS FINAIS DOS JOGOS REDUZIDOS DE FUTEBOL COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO TÁTICO ENTRE RESULTADOS FINAIS DOS JOGOS REDUZIDOS DE FUTEBOL Marcelo Odilon Cabral de Andrade / UFV Israel Teoldo da Costa / UFV marcelo.andrade@ufv.br ոո Palavras-chave: Tática,

Leia mais

O VÔLEI COMO ELEMENTO DE SOCIALIZAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O VÔLEI COMO ELEMENTO DE SOCIALIZAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA O VÔLEI COMO ELEMENTO DE SOCIALIZAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SILVA, Maria Rita Rezende 1 VESPASIANO, Bruno de Souza 2 1 Discente do curso de Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7.

CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7. 482 CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7. Pedro Emílio Drumond Moreira-UFMG Gibson Moreira Praça-UFVJM Pablo Juan Greco-UFMG pedrodrumondmoreira@hotmail.com

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Pequenos Jogos; Comportamento Técnico

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Pequenos Jogos; Comportamento Técnico 1085 COMPARAÇÃO DAS AÇÕES TÉCNICAS AO LONGO DE REPETIDAS SÉRIES DE PEQUENOS JOGOS Victor Alberice de Oliveira Rodrigues/ CECA Pedro Emílio Drumond/ CECA Gibson Moreira Praça/ CECA Pablo Juan Greco/ CECA

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL 1 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL 1. A modalidade do FUTSAL obedecerá às regras básicas oficiais da CBFS- Confederação Brasileira de FUTSAL; 2. A quantidade máxima de jogadores titulares de uma equipe

Leia mais

Escola Secundária De São Pedro Da Cova. Voleibol Ano lectivo 2010/2011 1

Escola Secundária De São Pedro Da Cova. Voleibol Ano lectivo 2010/2011 1 Escola Secundária De São Pedro Da Cova Voleibol 25-01-2011 Ano lectivo 2010/2011 1 índice Serviço Recepção Passe de costas Remates Manchete Situação de jogo Vídeo Objectivo do jogo Terreno de jogo Toques

Leia mais

ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES

ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES Victor H.A. Okazaki; Fábio H.A. Okazaki; Birgit Keller; Jeffer E. Sasaki Centro de Estudos do Movimento Humano - CEMOVH RESUMO O presente estudo

Leia mais

ANÁLISE DOS PADRÕES DE RECUPERAÇÃO DA POSSE DE BOLA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA COPA DO MUNDO FIFA 2014

ANÁLISE DOS PADRÕES DE RECUPERAÇÃO DA POSSE DE BOLA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA COPA DO MUNDO FIFA 2014 ANÁLISE DOS PADRÕES DE RECUPERAÇÃO DA POSSE DE BOLA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA COPA DO MUNDO FIFA 2014 Fernando Silva / NUPEF UFV Henrique Américo / NUPEF UFV Rodrigo Santos / NUPEF UFV Israel

Leia mais

ANÁlISe DAS AÇÕeS De SAltOS De AtAQUe, BlOQUeIO e levantamento NO VOleIBOl FeMININO

ANÁlISe DAS AÇÕeS De SAltOS De AtAQUe, BlOQUeIO e levantamento NO VOleIBOl FeMININO Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano ISSN 1980-0037 Artigo original Marcos Augusto Rocha 1,2 Valdir José Barbanti 2 ANÁlISe DAS AÇÕeS De SAltOS De AtAQUe, BlOQUeIO e levantamento

Leia mais

ESTUDO DAS HABILIDADES TÉCNICAS DO ATAQUE NA POSIÇÃO QUATRO DO VOLEIBOL

ESTUDO DAS HABILIDADES TÉCNICAS DO ATAQUE NA POSIÇÃO QUATRO DO VOLEIBOL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ESTUDO DAS HABILIDADES TÉCNICAS DO ATAQUE NA POSIÇÃO QUATRO DO VOLEIBOL Marcos Augusto Rocha SÃO PAULO 2009 ii ESTUDO DAS HABILIDADES TÉCNICAS

Leia mais

Análise de jogo no voleibol feminino de formação: análise da associação entre os procedimentos de jogo

Análise de jogo no voleibol feminino de formação: análise da associação entre os procedimentos de jogo Artigo Original Análise de jogo no voleibol feminino de formação: análise da associação entre os procedimentos de jogo Game analysis on base category of female volleyball: Analysis of the association among

Leia mais

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO SAQUE NO VOLEIBOL FEMININO DO MUNDIAL DE 2009.

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO SAQUE NO VOLEIBOL FEMININO DO MUNDIAL DE 2009. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO SAQUE NO VOLEIBOL FEMININO DO MUNDIAL DE 200. Neryano Ferraz Pazetto (UEL), Juliana Astolpho Lopes (UEL), Karina Alves da Silva (UEL), Marcos Augusto Rocha (UEL) RESUMO Trata-se

Leia mais

OLIMPÍADA RIO - BRASIL 2016

OLIMPÍADA RIO - BRASIL 2016 OLIMPÍADA RIO - BRASIL 2016 Fonte: : https://1.bp.blogspot.com/-fabad23toia/vuwn2ulzgii/aaaa AAAAAvM/8CEgQcUKnYE9Cq8pdefEYu9edCGRsZghg/s1600/ interna-esportes-olimpicos.jpg JOGOS OLÍMPICOS Os jogos olímpicos

Leia mais

Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis

Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis Para começar a jogar Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis Por Marcela Evangelista HÁ MAIS DE 30 ANOS, quando o Beach Tennis surgiu nas areias da Itália, tratava-se de uma atividade

Leia mais

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental II Goiânia, / /2017. 8º ano Turma: Nome do (a) Aluno (a): Professora: Raquel Louredo RODÍZIO DE POSIÇÕES Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação

Leia mais

Vôlei de Quadra Um Esporte de Garra! Edneuza F. Silva Braga

Vôlei de Quadra Um Esporte de Garra! Edneuza F. Silva Braga Vôlei de Quadra Um Esporte de Garra! Edneuza F. Silva Braga Um esporte de equipe, garra, talento, criatividade e muita técnica. O segundo no gosto dos brasileiros, depois do futebol. Vôlei de quadra é

Leia mais

Periodização tática. Periodización táctica Tactical periodization

Periodização tática. Periodización táctica Tactical periodization Periodização tática Periodización táctica Tactical periodization Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB do RJ (Brasil) Nelson Kautzner Marques Junior nk-junior@uol.com.br Resumo A maioria dos

Leia mais

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1. Identificação do Curso: 1.1 Curso: Mestrado em Fisioterapia e Funcionalidade 1.2 Código: 22001018175M7 2. Modalidades: 3. Turno(s) 4. Departamento Mestrado ( X

Leia mais

História do voleibol na areia

História do voleibol na areia História do voleibol na areia Historia del beach voleibol History of the beach volleyball Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ (Brasil) Nelson Kautzner Marques Junior nk-junior@uol.com.br

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES TÉCNICAS EM SITUAÇÕES DE PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL COM SUPERIORIDADE NUMÉRICA

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES TÉCNICAS EM SITUAÇÕES DE PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL COM SUPERIORIDADE NUMÉRICA 1052 AVALIAÇÃO DAS AÇÕES TÉCNICAS EM SITUAÇÕES DE PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL COM SUPERIORIDADE NUMÉRICA Raphael Brito e Sousa/ CECA Pedro Emilio Drumond Moreira/ CECA Gibson Moreira Praça/ CECA Pablo Juan

Leia mais

VOLEIBOL PROF. FRANCINE CRUZ GRISON

VOLEIBOL PROF. FRANCINE CRUZ GRISON VOLEIBOL PROF. FRANCINE CRUZ GRISON O CAMPO/ QUADRA ROTAÇÃO/RODÍZIO A ordem de rotação é determinada pela formação inicial da equipe e controlada através da ordem de saque e posição dos jogadores durante

Leia mais

Fundamentos praticados por uma equipe feminina de voleibol sub 15 durante o campeonato paranaense de 2015

Fundamentos praticados por uma equipe feminina de voleibol sub 15 durante o campeonato paranaense de 2015 ARTÍCULO / ARTICLE Educación Física y Ciencia, vol. 19, nº 1, e028, junio 2017. ISSN 2314-2561 Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Departamento de Educación

Leia mais

Modalidade: VÔLEI - TURMA 1 (2ª e 4ª -15h15) Dia Aquecimento Treinos específicos Competição. Recepção, saque cima e baixo.

Modalidade: VÔLEI - TURMA 1 (2ª e 4ª -15h15) Dia Aquecimento Treinos específicos Competição. Recepção, saque cima e baixo. Modalidade: VÔLEI - TURMA 1 (2ª e 4ª -15h15) 01/08 Toque, manchete Recepção. 03/08 Recepção, saque cima e baixo. Duas ações de passe toque e manchete. 08/08 Toque e manchete frente e costas Levantamento

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica ANÁLISE DO JOGO DE VOLEIBOL: ENSINO DA EXECUÇÃO DESSA TAREFA COM EXCEL 112 Nelson Kautzner Marques Junior 1 Danilo Arruda 2 RESUMO A análise do jogo de voleibol é considerada na literatura desse esporte

Leia mais

EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL.

EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL. 1117 EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL. Elton Ribeiro Resende /NUPEF - UFV Fernanda Lobato/NUPEF - UFV Davi Correia da Silva/NUPEF UFV Israel

Leia mais

Vôlei - do lazer ao pódio. A história da atual paixão nacional

Vôlei - do lazer ao pódio. A história da atual paixão nacional Vôlei - do lazer ao pódio A história da atual paixão nacional YMCA - Associação Cristã de Moços O vôlei foi criado pelo educador físico Willian Morgan no final do século XIX nos Estados Unidos como uma

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 131 ANÁLISE DE GOLS QUANTO A FORMA E LOCAL DA EQUIPE SUB-8 DO CLUBE DE REGATAS FLAMENGO NO CAMPEONATO ESTADUAL DA LIGA RIOFUTSAL, MÓDULO NOVOS TALENTOS DE 2012 Luiz Fernando A. Serpas Filgueiras 1 RESUMO

Leia mais

EFICIÊNCIA DE REALIZAÇÃO DOS PRÍNCIPIOS TÁTICOS EM JOGOS REDUZIDOS NO FUTEBOL: comparação entre vitória e derrota

EFICIÊNCIA DE REALIZAÇÃO DOS PRÍNCIPIOS TÁTICOS EM JOGOS REDUZIDOS NO FUTEBOL: comparação entre vitória e derrota EFICIÊNCIA DE REALIZAÇÃO DOS PRÍNCIPIOS TÁTICOS EM JOGOS REDUZIDOS NO FUTEBOL: comparação entre vitória e derrota Felipe Moniz Carvalho / UFV Israel Teoldo da Costa / UFV felipe.moniz@ufv.br ոո Palavras-chave:

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica ESTUDOS DOS FUNDAMENTOS DE JOVENS JOGADORAS DO VOLEIBOL FEMININO 730 Danilo Arruda 1 Nelson Kautzner Marques Junior 2 RESUMO A análise do jogo de voleibol atualmente é muito pesquisada na literatura. Porém,

Leia mais

Olimpíadas Brasil 2016 Volei de Praia

Olimpíadas Brasil 2016 Volei de Praia Olimpíadas Brasil 2016 Volei de Praia http://www.rotad osertao.com VOLEI DE PRAIA / HISTÓRIA O Vôlei de Praia, que tem sua origem no vôlei de quadra, é um esporte praticado na areia. Foi criado no estado

Leia mais

EFICÁCIA DO SAQUE NAS CATEGORIAS DE BASE DO VOLEIBOL DE MINAS GERAIS EFFECTIVENESS OF SERVE OF THE BASIS CATEGORIES OF VOLLEYBALL IN MINAS GERAIS

EFICÁCIA DO SAQUE NAS CATEGORIAS DE BASE DO VOLEIBOL DE MINAS GERAIS EFFECTIVENESS OF SERVE OF THE BASIS CATEGORIES OF VOLLEYBALL IN MINAS GERAIS Recebido: 28/03/2013 Emitido parece: 26/04/2013 Artigo original EFICÁCIA DO SAQUE NAS CATEGORIAS DE BASE DO VOLEIBOL DE MINAS GERAIS Henrique de Oliveira Castro 1, Cristino Júlio Alves Matias 1, Diego

Leia mais

Associação Entre a Técnica Utilizada e o Desempenho Técnico-Tático no Voleibol Escolar Feminino

Associação Entre a Técnica Utilizada e o Desempenho Técnico-Tático no Voleibol Escolar Feminino DOI: http://dx.doi.org/0.79/447-898.08v0n4p64-70 Associação Entre a Técnica Utilizada e o Desempenho Técnico-Tático no Voleibol Escolar Feminino Association between the Technique Used and the Technical-Tactical

Leia mais

Ensino de Voleibol: uma abordagem tática ao jogo através do Smashball

Ensino de Voleibol: uma abordagem tática ao jogo através do Smashball Ensino de Voleibol: uma abordagem tática ao jogo através do Smashball Ricardo Nunes 1 1 Universidade da Madeira O voleibol tem sido, nos últimos 25 anos, uma das modalidades que mais alterações às suas

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica 525 ANÁLISE DO JOGO DE VOLEIBOL COM NOVO SCOUT ELABORADO NO EXCEL Nelson Kautzner Marques Junior 1 Danilo Arruda 2,3 RESUMO A análise do jogo de voleibol é considerada na literatura desse esporte como

Leia mais

Beach Tennis herdou elementos do badminton, vôlei, frescobol e tênis

Beach Tennis herdou elementos do badminton, vôlei, frescobol e tênis Beach Tênis de areia? Frescobol com rede? Não, o jogo é Beach Tennis Como nasceu e quais as entidades que regem o tênis jogado na areia Por Marcela Evangelista DESDE 2008, QUANDO FOI TRAZIDO PARA O BRASIL,

Leia mais

O efeito do treino da visão periférica no ataque de iniciados do futsal: uma análise sobre os estudos de uma dissertação

O efeito do treino da visão periférica no ataque de iniciados do futsal: uma análise sobre os estudos de uma dissertação O efeito do treino da visão periférica no ataque de iniciados do futsal: uma análise sobre os estudos de uma dissertação El efecto del entrenamiento de la visión periférica en el ataque en la iniciación

Leia mais

Eficácia do Side-out no Voleibol sénior masculino em função do jogador interveniente

Eficácia do Side-out no Voleibol sénior masculino em função do jogador interveniente Motricidade Edições Desafio Singular 2015, vol. 11, n. 4, pp. 142-150 http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.6302 Eficácia do Side-out no Voleibol sénior masculino em função do jogador interveniente Effectiveness

Leia mais

ANDEBOL: ESTUDO DO TEMPO DE JOGO E DO TEMPO DE PAUSA

ANDEBOL: ESTUDO DO TEMPO DE JOGO E DO TEMPO DE PAUSA ANDEBOL: ESTUDO DO TEMPO DE JOGO E DO TEMPO DE PAUSA Análise do Tempo de Jogo e Tempo de Pausa, em função da alteração de uma regra de jogo (reinício de jogo após golo) Sequeira, P. & Alves, R. Instituto

Leia mais

Análise de correlação dos indicadores técnicos que determinam o desempenho das equipes no Campeonato Brasileiro de Futebol

Análise de correlação dos indicadores técnicos que determinam o desempenho das equipes no Campeonato Brasileiro de Futebol ISSN: 1983-7194 Análise de correlação dos indicadores técnicos que determinam o desempenho das equipes no Campeonato Brasileiro de Futebol Correlation analysis of technical indicators that determine the

Leia mais

O que é o VolleySLIDE? História e regras. Escolher o local Espaços e equipamentos. Começar a deslizar Posição inicial e movimentos

O que é o VolleySLIDE? História e regras. Escolher o local Espaços e equipamentos. Começar a deslizar Posição inicial e movimentos O Voleibol sentado é um dos desportos Paralímpicos mais entusiasmantes que está a atrair a atenção por ser competitivo e espetacular e pelo seu potencial para promover mudança social positiva. As próximas

Leia mais

Artigo Original. Yago Pessoa da Costa 1 Gilmário Ricarte Batista 2

Artigo Original. Yago Pessoa da Costa 1 Gilmário Ricarte Batista 2 Artigo Original Análise da qualidade e desempenho técnico das ações no voleibol feminino escolar Quality analysis and technical performance of actions in the school female volleyball Yago Pessoa da Costa

Leia mais

francisco cabral 19 anos // 08 Jan ,93m. Porto. Base de treino: Porto//Miami//Buenos Aires.

francisco cabral 19 anos // 08 Jan ,93m. Porto. Base de treino: Porto//Miami//Buenos Aires. francisco cabral francisco cabral 19 anos // 08 Jan 1997. 1,93m. Porto. Base de treino: Porto//Miami//Buenos Aires. SUB 12 7º SUB 14 SUB 16 SUB 18 SENIORES 2º 1º 1º 2º Campeão Nacional de pares sub18

Leia mais

TÍTULO: EFEITO DA REDUÇÃO DA FREQUÊNCIA SEMANAL NO TREINAMENTO DE FORÇA NO DESEMPENHO DA POTÊNCIA

TÍTULO: EFEITO DA REDUÇÃO DA FREQUÊNCIA SEMANAL NO TREINAMENTO DE FORÇA NO DESEMPENHO DA POTÊNCIA TÍTULO: EFEITO DA REDUÇÃO DA FREQUÊNCIA SEMANAL NO TREINAMENTO DE FORÇA NO DESEMPENHO DA POTÊNCIA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

Volley Scout Pro: desenvolvimento de um aplicativo estatístico para equipes de Voleibol

Volley Scout Pro: desenvolvimento de um aplicativo estatístico para equipes de Voleibol Volley Scout Pro: desenvolvimento de um aplicativo estatístico para equipes de Voleibol Fabiane Barili, Marta R. Bez, Juliano V. Carvalho, Leandro R. Bitello Mestrado em Indústria Criativa Universidade

Leia mais

CAPÍTULO V: INTERPRETAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

CAPÍTULO V: INTERPRETAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS CAPÍTULO V: INTERPRETAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 1. Análise global do jogo 1.1. Relação entre as posses de bola e as fases de jogo Perante os resultados observados verificamos que um jogo de Hóquei

Leia mais

Sugestão do teste de salto com bola para jogadores do voleibol na quadra

Sugestão do teste de salto com bola para jogadores do voleibol na quadra Sugestão do teste de salto com bola para jogadores do voleibol na quadra Sugerencia de una prueba de salto con pelota para jugadores de voleibol en sala Suggestion of the jump ball test for the indoor

Leia mais

Palavra-Chave: fundamentos, aprendizagem, vôlei, salto vertical, iniciação esportiva.

Palavra-Chave: fundamentos, aprendizagem, vôlei, salto vertical, iniciação esportiva. 1 Fundamentos do movimento no salto vertical para o bloqueio de voleibol. *Juliana Brito / Robson Feitosa / Diego Faiad ** Dd. Jefferson Campos Lopes * Estudantes de Educação Física, na faculdade Unibr.

Leia mais

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras.

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. CONCEITOS TÁTICOS E SISTEMAS Conceitos Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. Tipos de sistemas: Sistemas defensivos:

Leia mais

VOLEIBOL MASCULINO DE ALTO NÍVEL: ASSOCIAÇÃO ENTRE AS AÇÕES DE JOGO NO SIDE-OUT

VOLEIBOL MASCULINO DE ALTO NÍVEL: ASSOCIAÇÃO ENTRE AS AÇÕES DE JOGO NO SIDE-OUT DOI: 10.4025/jphyseduc.v27i1.2152 Artigo Original VOLEIBOL MASCULINO DE ALTO NÍVEL: ASSOCIAÇÃO ENTRE AS AÇÕES DE JOGO NO SIDE-OUT MEN S VOLLEYBALL HIGHT LEVEL: ASSOCIATION BETWEEN GAME ACTIONS ON THE SIDE-OUT

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica ANÁLISE DA QUANTIFICAÇÃO DAS AÇÕES MOTORAS E DA ESTRUTURA TEMPORAL NO BADMINTON 782 Thamie Tusi Fontes 1, István de Abreu Dobránszky 1 João Guilherme Cren Chiminazzo 2, Anderson Marque de Morais 1 RESUMO

Leia mais

Voleibol feminino de alto nível: análise do ataque na Superliga Feminina

Voleibol feminino de alto nível: análise do ataque na Superliga Feminina Análise ataque superliga feminina Voleibol feminino de alto nível: análise do ataque na Superliga Feminina http://dx.doi.org/10.11606/1807-5509201700020365 Gustavo De Conti Teixeira COSTA * Resumo Auro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO EDITAL Nº 003/2016, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Seleção para Alunos de Pós-Graduação Lato Sensu para

Leia mais

UM EXPERIMENTO PRELIMINAR SOBRE A INFLUÊNCIA DOS JOGOS DIGITAIS NO DESEMPENHO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

UM EXPERIMENTO PRELIMINAR SOBRE A INFLUÊNCIA DOS JOGOS DIGITAIS NO DESEMPENHO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG UM EXPERIMENTO PRELIMINAR SOBRE A INFLUÊNCIA DOS JOGOS DIGITAIS NO DESEMPENHO

Leia mais

Prof. Roberley Leonaldo - Rubinho

Prof. Roberley Leonaldo - Rubinho Prof. Roberley Leonaldo - Rubinho SUPERLEGA BRASILEIRA 2014/2015 - DADOS ATÉ O FINAL DA FASE CLASSIFICATÓRIA - 12 EQUIPES - 22 JOGOS JOGOS PONTUAÇÃO SAQUE PASSE ATAQUE BLOQ C O L EQUIPES TOT TOT TOT VIN

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 8 COPA DO MUNDO DE 214: DADOS ESTATÍSTICOS DAS QUATRO MELHORES EQUIPES Nelson Kautzner Marques Junior 1 RESUMO O objetivo do estudo foi apresentar a estatística das quatro melhores seleções da Copa do

Leia mais

Versão Referenciais de FORMAÇÃO. Andebol

Versão Referenciais de FORMAÇÃO. Andebol Versão 1.00 Referenciais de FORMAÇÃO Andebol Grau II Versão 1.00 Referenciais de FORMAÇÃO Andebol Grau II Edição: Conteúdos: Data: Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Federação de Andebol

Leia mais

Resumo. Introdução. Bruno CÉSAR * Isabel MESQUITA *

Resumo. Introdução. Bruno CÉSAR * Isabel MESQUITA * Caracterização do ataque do jogador oposto em função do complexo do jogo, do tempo e do efeito do ataque: estudo aplicado no voleibol feminino de elite CDD. 20.ed. 796.325 Bruno CÉSAR * Isabel MESQUITA

Leia mais

Gestos Técnicos do Voleibol

Gestos Técnicos do Voleibol Escola secundária de Figueiró dos Vinhos Trabalho realizado por: Diogo Santos Nº3 11ºD e Pedro Pires Nº10 11ºD Disciplina de Pratica de Actividade Física e Desportiva Data de entrega: 03/12/2014 Diogo

Leia mais

ANÀLISE DAS AÇÕES TÈCNICO-TÁTICAS DO GOLEIRO-LINHA EM JOGOS DE FUTSAL

ANÀLISE DAS AÇÕES TÈCNICO-TÁTICAS DO GOLEIRO-LINHA EM JOGOS DE FUTSAL ANÀLISE DAS AÇÕES TÈCNICO-TÁTICAS DO GOLEIRO-LINHA EM JOGOS DE FUTSAL INTRODUÇÃO ALESSANDRO JÚNIOR MENDES FIDELIS MARCELO VILHENA SILVA PABLO RAMÓN COELHO DE SOUZA Uni-BH / Belo Horizonte / Minas Gerais

Leia mais

REGULAMENTO Vôlei

REGULAMENTO Vôlei REGULAMENTO 2017 - Vôlei 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a prática esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivências práticas de valores

Leia mais

CONFRONTOS ETAPA FINAL JUFPI /2017

CONFRONTOS ETAPA FINAL JUFPI /2017 BASQUETE MASCULINO CONFRONTOS ETAPA FINAL JUFPI /2017 x x 3ª POSIÇÃO SERÁ O 3º COLOCADO 2 MELHORES REALIZAM A FINAL x BOM JESUS BASQUETE FEMININO NÃO HÁ INSCRITOS PARA ESTA MODALIDADE FUTSAL MASCULINO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE VOLEIBOL DA ILHA TERCEIRA

ASSOCIAÇÃO DE VOLEIBOL DA ILHA TERCEIRA REGULAMENTO DE MINIVOLEIBOL ÍNDICE CAPITULO I - O JOGO DE MINIVOLEIBOL - REGRA 1 - Concepção do Jogo - REGRA 2 - A quem se dirige - REGRA 3 - Finalidade do Jogo CAPITULO II - INSTALAÇÕES E MATERIAL - REGRA

Leia mais

Patrocínio: Apoio: COPA METROPOLITANA DE GEROVOLEI 14 outubro a 04 de novembro de TERCEIRA IDADE E MASCULINO E FEMININO

Patrocínio: Apoio: COPA METROPOLITANA DE GEROVOLEI 14 outubro a 04 de novembro de TERCEIRA IDADE E MASCULINO E FEMININO Patrocínio: Apoio: COPA METROPOLITANA DE GEROVOLEI 14 outubro a 04 de novembro de 2017. TERCEIRA IDADE E MASCULINO E FEMININO REGULAMENTO OFICIAL ARTIGO I Nome: Copa Metropolitana de GeroVolei ARTIGO II

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 148 ANALISE DAS FINALIZAÇÕES NA FASE FINAL DA LIGA FUTSAL 2012 José Renato Bolsonaro 1 RESUMO Introdução: A finalização é um importante indicador de desempenho, um dos três princípios operacionais de ataque

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE O SETOR DA QUADRA E O DESFECHO DO CONTRA-ATAQUE NO FUTSAL FEMININO DE ALTO RENDIMENTO

RELAÇÃO ENTRE O SETOR DA QUADRA E O DESFECHO DO CONTRA-ATAQUE NO FUTSAL FEMININO DE ALTO RENDIMENTO RELAÇÃO ENTRE O SETOR DA QUADRA E O DESFECHO DO CONTRA-ATAQUE NO FUTSAL FEMININO DE ALTO RENDIMENTO Loani Landin Istchuk / UEL Wilton Carlos de Santana / UEL Hélcio Rossi Gonçalves / UEL loaniistchuk@hotmail.com

Leia mais

III Gala do Desporto do IPLeiria

III Gala do Desporto do IPLeiria III Gala do Desporto do IPLeiria - 2006 O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) realizou, no dia 7 de Junho, a 3.ª edição da Gala do Desporto que teve como objetivo distinguir os alunos/atletas e

Leia mais

Introdução Em sua 10ª edição, a Copa Minas Brasília recebe as equipes do Esporte Clube Pinheiros (SP), Praia Clube (MG), ACOB (SC) e Lance Livre Minas

Introdução Em sua 10ª edição, a Copa Minas Brasília recebe as equipes do Esporte Clube Pinheiros (SP), Praia Clube (MG), ACOB (SC) e Lance Livre Minas Relatório Final Introdução Em sua 10ª edição, a Copa Minas Brasília recebe as equipes do Esporte Clube Pinheiros (SP), Praia Clube (MG), ACOB (SC) e Lance Livre Minas Brasília (DF) disputam o título na

Leia mais

FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL

FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL REGULAMENTO DESPORTIVO CIRCUITO NACIONAL DE ANDEBOL DE PRAIA 2012 Art.º 1 OBJETO 1. O presente regulamento estabelece as regras e normas aplicáveis ao Andebol de Praia

Leia mais

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken TÉCNICO CBV SAQUE POR CIMA - Sem SALTO Saque sem salto 1 a ensinar; Técnica geral será utilizada, nos saques com salto TRANSFERÊNCIA. POSTURA

Leia mais

REGULAMENTO PARA TORNEIOS KIDS

REGULAMENTO PARA TORNEIOS KIDS Sumário 1. QUANTO ÀS IDADES... 2 2. DA COMPOSIÇÃO DAS CHAVES... 3 3. DO SISTEMA DE DISPUTA... 3 4. CRITÉRIOS DE DESEMPATE EM GRUPOS DE TRÊS TENISTAS... 3 5. DO NÚMERO DE SETS E GAMES... 4 6. PONTUAÇÕES

Leia mais