O efeito do treino da visão periférica no ataque de iniciados do futsal: uma análise sobre os estudos de uma dissertação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O efeito do treino da visão periférica no ataque de iniciados do futsal: uma análise sobre os estudos de uma dissertação"

Transcrição

1 O efeito do treino da visão periférica no ataque de iniciados do futsal: uma análise sobre os estudos de uma dissertação El efecto del entrenamiento de la visión periférica en el ataque en la iniciación al futsal: un análisis sobre los estudios de una tesis The effect of the peripheral vision training on the attack of beginner of the indoor soccer: an analysis about the studies of a dissertation *Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB do RJ **Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ***Universidade Castelo Branco do RJ ****In memoriam 29/05/1939 a 19/12/2008 (Brasil) Nelson Kautzner Marques Junior* Walter Jacinto Nunes** Manoel José Gomes Tubino*** **** Vernon Furtado da Silva*** nk-junior@uol.com.br Resumo O objetivo da revisão foi analisar os estudos da dissertação de Marques Junior (2008b) sobre o treino da visão periférica. Durante a revisão foi identificada as limitações dos estudos sobre o treino da visão periférica para a metodologia dos futuros artigos possuírem mais precisão. Em conclusão, uma revisão sobre o treino da visão periférica é importante porque esse tema é escasso na literatura do futsal. Unitermos: Visão. Treinamento. Aprendizado. Desempenho esportivo. Abstract The objective of the review was analyses the studies of the dissertation of Marques Junior (2008b) about the peripheral vision training. During the review was to determine the limitation of the studies about peripheral vision training for the methodology of the futures article has more precision. In conclusion, the review about peripheral vision training is important because this theme is insufficient in futsal literature. Keywords: Vision. Training. Learning. Athletic performance. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 171, Agosto de / 1 Introdução Ensinar o atleta do futebol a jogar de cabeça erguida para ter ênfase na visão periférica começou nos anos 50 pelo técnico do Canto do Rio Football Club 1. Posteriormente essa sessão migrou para o futsal. Em 1999, Pinto e Araújo 2 denominaram o treino que educa o atleta do futebol e dos seus derivados a jogar de cabeça erguida de treino da visão periférica. Atualmente a literatura do futsal considera fundamental o atleta saber jogar de cabeça erguida porque o esportista observa com a visão periférica todo o contexto da partida quando está com a bola e facilita na execução da jogada 3,4. Entretanto, apesar das referências indicarem a importância de se jogar de cabeças erguida, somente a dissertação de Marques Junior 5 investigou esse tema. Trabalho que originou vários estudos 6,7, sendo interessante análise das suas pesquisas para identificar acertos, falhas e futuras direções das investigações. Consultando Corrêa 8, a pesquisa

2 da aprendizagem motora merece ser realizada conforme as tarefas do mundo real, ou seja, estão de acordo com a realidade de um esporte. Outro quesito que merece atenção é a hemisfericidade 9, o atleta de hemisfério esquerdo de processamento mental é hábil nas tarefas analíticas e o esportista de hemisfério direito de processamento mental possui mais facilidade nas atividades motrizes 10. Todas essas recomendações ( tarefas do mundo real e hemisfericidade) foram realizadas na dissertação de Marques Junior 5, parecendo que essa investigação não teve nenhuma limitação. Então, o objetivo da revisão foi analisar os estudos da dissertação de Marques Junior 5 sobre o treino da visão periférica. Análise dos estudos de uma dissertação A análise sobre diversas pesquisas de um mesmo tema merece um estudo minucioso. O artigo que investigou sobre o aprendizado do treino da visão periférica 11 é o mais importante porque a literatura do futsal 12,13 até a data presente não possui nada sobre esse assunto. Inclusive foi traduzido para o espanhol 14 a pedido do editor de um periódico. Para ensinar o treino da visão periférica a amostra foi dividida conforme a qualidade de jogo do futsal e também foi equilibrada a hemisfericidade dos jovens, sendo identificada através do teste de CLEM, de acordo com os ensinamentos de Da Silva et alii 15. O grupo experimental (GE) foi composto por 5 jogadores, sendo que um era o goleiro (10±2,82 anos). A hemisfericidade era constituída por 4 jogadores de hemisfério esquerdo de processamento mental (1 era o goleiro) e 1 com hemisfério direito de processamento mental. Enquanto que o grupo controle (GC) foi formado por 5 esportistas, mas tinha 3 futebolistas de salão de hemisfério esquerdo de processamento mental (1 era o goleiro) e 2 de hemisfério direito (10,8±1,92 anos). O GE e o GC também foram divididos com similar dados antropométricos e físicos. Porém, a investigação não mensurou a idade biológica dos participantes, podendo comprometer alguns resultados da pesquisa 16. Teste fácil de detectar vendo os pêlos das axilas dos jogadores 17. Entretanto, quando os atletas possuem similar tempo esportivo, o caso da amostra desse artigo, a idade biológica não interfere na pesquisa, resultado já evidenciado na literatura 18,19. As sessões do treino da visão periférica aconteceram duas vezes na semana por 1 hora, sendo organizadas através da periodização tática adaptada indicada por Marques Junior 20. A tabela 1 resume como aconteceu o treinamento:

3 Tabela 1. Periodização tática adaptada do treino da visão periférica A tabela 2 mostra a estatística descritiva do grau da cabeça erguida e baixa no ataque do GE e do GC. Tabela 2. Média e desvio padrão do grau da cabeça baixa e erguida no ataque.

4 Os resultados do estudo identificaram através de Anova two way (2 grupos x 3 turnos) e de Tukey, diferença significativa (p 0,05) do GE em relação ao GC no 1º e 2º turno no início ofensivo, na construção e desenvolvimento ofensivo e na finalização. Mostrando que o GE jogou de cabeça erguida, acontecendo aquisição dessa habilidade motora. Contudo, quando foi dado o mesmo estímulo ao GC no 3º turno, esses resultados não apresentaram diferença significativa (p>0,05) em relação ao GE. Portanto, o GC com 10 sessões jogou de cabeça erguida. Entretanto, o estudo apresentou algumas limitações, não realizou um teste de retenção 21, ou seja, o GE e o GC deveriam ficar alguns dias sem fazer o treino da visão periférica para averiguar se realmente o GE e o GC aprenderam jogar de cabeça erguida no 3º turno. Outro problema da investigação é não possuir equipamentos que determinem para onde o atleta está olhando 22, logo afirmar que jogar de cabeça erguida faz uso da visão periférica torna-se muito conclusivo. Consultando Cunha et alii 23, somente a partir de 30 dias um pessoa começa obter significativa conexões de neurônios referente a uma habilidade motora, o estudo foi em 25 dias, deveria ser de no mínimo 3 meses. Então, após cada mês o ideal era ocorrer um campeonato em dupla. Talvez seja essa a causa, pouco tempo de treino, o decréscimo do GE em jogar de cabeça erguida durante o 2º turno. Entretanto, o GC fez 10 sessões do treino da visão periférica e conseguiu jogar de cabeça erguida no 3º turno, mas na finalização atuou de cabeça baixa. Portanto, provavelmente foi uma breve duração da sessão. Apesar dessas limitações, a partir desse estudo foi possível averiguar se jogar de cabeça erguida é eficaz no ataque. Marques Junior 24 identificou por scout que o treino da visão periférica permite reduzir o número de ações do ataque do GE e do GC no 3º turno. No futsal, menos ações ofensivas é vantajoso porque resulta em mais gols 25. O leitor pode notar na figura 1, que no 2º turno o GE praticou menos ações no ataque após ter feito 15 sessões do treino da visão periférica (Obs.: No 2º turno o GE foi 1º e 2º colocado) e os resultados foram similares no 3º turno. O mesmo achado aconteceu com o GC, após 10 sessões do treino da visão periférica essa amostra efetuou menos ações no ataque (Obs.: No 3º turno o GC foi 1º e 3º lugar).

5 Figura 1. Média da quantidade de ações no ataque em cada turno A Anova three way (2 grupos x 3 turnos x 8 ações durante o ataque) não foi significativa na maioria das comparações (p>0,05), mas foi significativa para ações F (6,81) = 5,02, p = 0,001, interação entre grupo e turno F (2,81) = 3,44, p = 0,03 e interação entre turno e ações F (3,81) = 3,02, p = 0,001. A interação significativa entre grupo e turno o teste t independente determinou diferença entre o GE e o GC, os resultados foram os seguintes: GE (2º turno) x GC (2º turno) (t (30) = 2,62, p = 0,001), o GE foi melhor do que o GC, sendo evidenciado nos resultados do campeonato, ou seja, menos ações ofensivas melhor performance.

6 A interação significativa entre turno e ações, o teste t independente determinou diferença entre o GE e o GC, nos seguintes resultados: GE (3 ações no 2º turno) x GC (2 ações no 2º turno) (t (6) = 5,19, p = 0,001), GE (3 ações no 2º turno) x GC (3 ações no 2º turno) (t (6) = 5,23, p = 0,001), GE (3 ações no 2º turno) x GC (4 ações no 2º turno) (t (6) = 5, p = 0,001), o GE foi melhor do que o GC, mas em outros resultados o GC foi superior ao GE, GE (3 ações no 3º turno) x GC (2 ações no 3º turno) (t (6) = - 3,94, p = 0,001) e GE (4 ações no 3º turno) x GC (2 ações no 3º turno) (t (6) = - 6,02, p = 0,001). Portanto, pode-se observar que a menor quantidade de ações no ataque do GE no 2º turno (1º e 2º lugar) e do GC no 3º turno (1º e 3º lugar) propiciou os melhores resultados para essas duas amostras. Através desses resultados conclui-se que parece que o treino da visão periférica causou um menor número de ações no ataque, porém não se pode afirmar porque não foi mensurada a qualidade defensiva. Essa limitação é comum nos estudos sobre a análise do jogo, geralmente só é mensurado quem está com a bola 26. Outro problema dessa investigação, é que aconteceu num jogo de futsal adaptado, em dupla, merecendo pesquisa se o treino da visão periférica reduz as ações no ataque durante uma partida oficial. Foi evidenciado através de scout os gols de cada turno do GE e do GC (Obs.: Parte dos resultados desse estudo, o 1º e o 2º turno, foram apresentados na dissertação de Marques Junior 5 ). A figura 2 mostra que a média de gols do GE foi superior ao do GC no 2º turno, momento que essa amostra fez 15 sessões do treino da visão periférica e praticou menos ações no ataque (Ler os parágrafos anteriores). Em contra partida, o GC efetuou mais gols no 3º turno quando realizou o treino da visão periférica e fez menos ações no ataque. Figura 2. Média de gols do GE e do GC em cada turno A Anova two way (2 grupos x 3 turnos) não foi significativa na maioria da comparações (p>0,05), mas foi significativa na interação entre grupo e turno F (2,18) = 3,71, p = 0,04. A

7 interação significativa entre grupo e turno, o teste t independente identificou diferença entre o GE e o GC, sendo relevante para esse estudo o seguinte resultado: o GE foi melhor do que o GC no 2º turno, t (6) = 3,65, p = 0,01. Continuando o estudo anterior, Marques Junior e Da Silva 27 verificaram por scout a zona dos gols do futsal. Esses autores identificaram que o treino da visão periférica não permite que o GE faça mais gols perto da meta do que o GC. Os resultados ao longo dos turnos e de todo o campeonato foram similares. Na comparação entre os turnos, Anova three way (2 turnos x 3 turnos x 6 zonas) não foi significativa na maioria das comparações (p>0,05), somente foi significativa na comparação entre as zonas da quadra, F (4,54) = 19,44, p = 0,001. Tukey HSD detectou diferença significativa (p 0,05) da média de gols da zona 2 (perto do gol), quando comparado com as demais (zona 3, 5, 6 e 8). Esses resultados foram contrários ao da literatura 28,29, uma melhor qualidade visual permite ao atleta fazer mais gols. Entretanto, a zona 2 e 5 foi onde aconteceu mais gols, estando de acordo com as referências dessa modalidade 25,30,31. A figura 3 mostra as zonas do futsal e a figura 4 expõe os gols em cada turno do GE e do GC. Figura 3. Zona dos gols do estudo, em azul e com realce em amarelo a zona 5 e 2, onde aconteceu mais gols

8 Figura 4. Média de gols das zonas em cada turno Em todo o campeonato, o GE e o GC tiveram resultados similares, porém, quando o teste t independente comparou a zona 5 do GE versus do GC, aconteceu diferença significativa (t (6) = 3,22, p = 0,05), talvez o treino da visão periférica causou um incremento para o GE. A figura 5 apresenta a média de gols por zona de todo o campeonato.

9 Figura 5. Média da zona de gols de todo o campeonato Os dois estudos sobre gols apresentaram limitações, não foi mensurado a qualidade da defesa e do goleiro, também não identificou a qualidade da tomada de decisão dos jogadores, outro problema, não foi detectada a visão do atleta durante o chute. Por esse motivo a pesquisa ficou sem explicação sobre os resultados parecidos do GE e do GC em relação aos gols. Marques Junior 5 também pesquisou por scout a qualidade ofensiva do GE e do GC, mas só foi o 1º e o 2º turno. Na figura 6 e 7, é possível observar uma superioridade do grau do início ofensivo e da construção e desenvolvimento ofensivo do GE em relação ao GC. Essa diferença foi mais acentuada no 2º turno, quando o GE experimental fez a final do campeonato. Esses achados estiveram de acordo com a literatura 20,32,33, uma excelente qualidade visual proporciona em melhores jogadas de ataque. Porém, o GC conseguiu um melhor desempenho no grau da finalização do 1º turno, talvez isso seja o motivo do título do 1º turno dessa amostra. Entretanto, no 2º turno, o GE conseguiu o seu melhor grau da finalização, um dos motivos que essa amostra obteve supremacia nesta disputa (1º e 2º lugar). Em contrapartida, no 2º turno, o GC teve a sua pior média na finalização. A figura 6 e 7, ilustra essas explicações:

10 Figura 6. Média das fases ofensivas do 1º turno Figura 7. Média das fases ofensivas do 2º turno A Anova two way (2 grupos x 2 turnos) no início ofensivo determinou diferença significativa apenas para grupo F (1,207) = 21,15, p = 0,001. Na construção e desenvolvimento ofensivo, a Anova two way (2 grupos x 2 turnos) detectou diferença significativa apenas para o grupo F (1,303) = 11,43, p = 0,001. Enquanto que na finalização, a Anova two way (2 grupos x 2 turnos) identificou diferença significativa para a interação entre grupo e turno F (1,174) = 7,50, p = 0,001. Essa interação foi investigada pelo teste t independente, as análises mostraram diferença significativa apenas em uma comparação do grau da finalização do 2 turno do GC versus o 2 turno do GE, t (98) = - 2,98, p = 0,004.

11 Os dados a seguir não foram publicados na dissertação e em nenhum artigo. A coleta dos chutes sem gol foi praticada por scout que é apresentado a seguir: Tabela 3. Scout para determinar a quantidade de chute sem gol. Jogo:... ( ) classificatória ( ) 3º lugar ( ) 1º lugar Turno: A estatística descritiva da quantidade de chute sem gol é mostrada na tabela 4. Tabela 4. Média e desvio padrão de chute sem gol de cada turno O leitor observou na tabela 4 que o acontecimento dos turnos ocasionou diminuição dos erros, porém, não ocorreu o que era esperado, no 1º e no 2º turno achava-se que o GE por realizar o treino da visão periférica cometeria menos erro do que o GC. Mas os resultados foram similares entre o GE e o GC, a Anova two way (2 grupos x 3 turnos) não foi significativa na execução do chute sem gol para grupo F (1,18) = 0,02, p = 0,87, turno F (2,18) = 0,46, p = 0,63 e para a interação entre grupo e turno F (2,18) = 0,00, p = 0,99. A figura 8 ilustra o chute sem gol durante o ataque de cada turno. Figura 8. Média de chute sem gol em cada turno

12 O teste t independente não foi significativo para o chute sem gol de todo o campeonato, entre o GE (chute sem gol = 5,50±4,33) versus o GC (chute sem gol = 5,25±2,76), t (22) = 0,16, p = 0,86. A figura 9 expõe o chute sem gol durante o ataque de todo o campeonato. Figura 9. Média de chute sem gol de todo o campeonato Prosseguindo o tema chute sem gol, sendo publicada uma parte no artigo de Marques Junior, Garcia e Da Silva 34, foi investigado as zonas do chute sem gol do GE e do GC. A coleta de dados foi efetuada pelo scout a seguir: Evento da Filmagem:... Jogo:... Atividade:... Tentativa:... Dupla no Ataque:... Figura 10. Scout para identificar a zona do chute sem gol Os resultados da estatística descritiva sobre a zona do chute sem gol são apresentados na tabela 5.

13 Tabela 5. Zona do chute sem gol conforme o turno A Anova three way (2 grupos x 3 turnos x 6 zonas) não revelou diferença significativa para grupo F (1,63) = 1,21, p = 0,27, para turno F (2,63) = 0,19, p = 0,82 e nas interações entre grupo e turno F (2,63) = 1,17, p = 0,31, grupo e zona F (3,63) = 0,79, p = 0,50, turno e zona F (5,63) = 0,68, p = 0,63, e grupo, turno e zona F (2,63) = 2,19, p = 0,12. No entanto, foi encontrada diferença significativa nas comparações entre as zonas do chute sem gol, F (5,63) = 3,96, p = 0,001. As comparações específicas entre as zonas foram realizadas por Tukey HSD, que detectou apenas diferença significativa (p 0,05) da média da zona 5 do chute sem gol em relação à zona 3, 6, 8 e 9. Na zona 5 aconteceram muito mais erros de chute. O GE e o GC realizaram mais chute sem gol na zona 2 e 5, apresentando resultados similares. A figura 11 ilustra a média da zona do chute sem gol do GE e do GC.

14 Figura 11. Média das zonas do chute sem gol de cada turno do GE e do GC A tabela 6 mostra a estatística descritiva da zona do chute sem gol de todo o campeonato do GE e do GC. Tabela 6. Zona do chute sem gol de todo o campeonato A tabela 7 apresenta os resultados do teste t independente das comparações da zona do chute sem gol de todo o campeonato entre o GE e o GC.

15 Tabela 7. Resultados do teste t independente As comparações entre o GE versus o GC, o teste t independente detectou que a zona 5 do chute sem gol em todo o campeonato foi a de mais erro, depois foi a zona 2. O GE e o GC obtiveram resultados parecidos em todo o campeonato. A figura 12 apresenta a média da zona do chute sem gol de toda a disputa entre o GE e o GC.

16 Figura 12. Média da zona do chute sem gol de todo o campeonato do GE e do GC Os resultados sobre chute sem gol mostraram que o GE e o GC obtiveram resultados similares, então, o treino da visão periférica não causou uma redução no erro. Logo, não foi possível identificar o motivo porque não foi aferida a qualidade biomecânica do chute 35, uma análise do jogar dos zagueiros e do goleiro 36, a visão dos esportistas durante o chute 37, a qualidade da tomada de decisão dos jogadores 38 e o conhecimento tático dos atletas 39. Também foram identificadas outras variáveis que podem interferir nos resultados do chute, gerando em erro, os jovens do futsal jogaram descalço e muitos tinham pouca vivência competitiva, podendo ficar nervosos durante a disputa (Obs.: O nervosismo dos meninos durante as partidas foi identificado na filmagem, porém o estudo não mensurou). Para uma próxima pesquisa indica-se o ensino do treino do olho imóvel, onde o atleta fixa a visão num alvo e faz o remate, gerando em mais acertos 40. Marques Junior 5 identificou na sua dissertação, durante o 1º e o 2º turno, as três seqüência ofensivas mais praticadas pelo GE e pelo GC. O GE efetuou mais a saída do meio campo no início ofensivo (IO) seguido da condução da bola na construção e desenvolvimento ofensivo (CDO) e terminando com chute (finalização - F), a outra seqüência do ataque foi composta pela saída do meio campo (IO) seguido da bola rola sem ser tocada (CDO) e acabando com chute (F) e a terceira mais praticada foi composta pela saída do meio campo (IO) e imediatamente com chute (F). Enquanto que o GC efetuou mais vezes as mesmas seqüência ofensivas que o GE. As ações foram: saída do meio campo (IO) seguido da bola rola sem ser tocada (CDO) e terminando com chute (F), saída do meio campo (IO) depois com a condução da bola (CDO) e chute (F), a outra seqüência no ataque muito praticada através da saída do meio campo (IO) e imediatamente

17 com chute (F). Estes dados quantitativos mostraram uma semelhança na seqüência ofensiva do GE e do GC. A figura 13 apresenta a seqüência ofensiva do GE e a figura 14 do GC. Figura 13. Seqüência ofensiva do GE Figura 14. Seqüência ofensiva do GC

18 Como a literatura do futsal é escassa 4, não foi possível confrontar os dados da seqüência ofensiva. Porém, pode-se observar que a seqüência ofensiva mais pratica pelo GE e pelo GC foi similar, embora o GE tenha feito muito mais a saída do meio-campo seguido de condução da bola e terminando a ação com o chute. Talvez essa maior prática de ataque esteja relacionada com o treino da visão periférica, como o campeonato foi em dupla e em meia quadra, é necessário acontecer poucas ações para o ataque ser eficaz. Os fundamentos mais praticados pelo GE e pelo GC não foram publicados. A coleta de dados aconteceu nos três turnos pelo scout apresentado a seguir: Quadro 1. Scout para quantificar os fundamentos do ataque do GE ou do GC. A tabela 8 mostra a estatística descritiva dos fundamentos do GE e do GC de todo o campeonato. Tabela 8. Média e desvio padrão dos fundamentos do ataque de todo o campeonato A figura 15 e 16 expõe a média dos fundamentos mais praticados nos três turnos pelo GE e pelo GC.

19 Figura 15. Média dos fundamentos do GE Figura 16. Média dos fundamentos do GC O GE praticou 25 sessões do treino da visão periférica, talvez o maior uso da condução da bola (9±2,37) e do chute (10±2,13) estão relacionados com a ênfase na visão espacial durante o jogo de futsal adaptado porque os atletas dão a saída do meio-campo e realizam essa seqüência de fundamentos. A maior prática desses fundamentos talvez sofra influência da área de disputa, menor do que a oficial. Observando o estudo de Amaral e Garganta 30, o drible foi o

20 fundamento mais utilizado, sendo diferente dessa pesquisa. Outras referências mostraram que o drible e o chute são mais realizados no ataque 31,37. Então, o drible é a ação mais praticada no início ofensivo e no desenvolvimento do ataque, atividade diferente do GE desse estudo, que preferiu a condução da bola. Enquanto que o GC preferiu utilizar mais o passe (8,92±2,53) e o chute (10,25±0,86), talvez pelo fato de jogar de cabeça baixa o 1º e o 2º turno tenha resultado no maior uso desses fundamentos. Os resultados do campeonato em dupla foram muito próximos entre o GE e o GC, somando a pontuação dos jogadores da linha, o GE venceu a disputa com 17,5 pontos e o GC ficou em segundo com 17 pontos. O 1º lugar a dupla ou o goleiro ganhava 5 pontos, o 2º lugar era atribuído 3 pontos, o 3º lugar a dupla obtinha 2 pontos e o 4º lugar e último, os jogadores conseguiam 1,5 pontos. Os resultados de cada turno foram os seguintes: Os resultados após o 1º turno estiveram conforme o mencionado pelas referências de hemisfericidade 10,42, atletas com hemisfério direito de processamento são melhores para atividades motrizes, logo, foi evidenciado que, a dupla campeã e vice do 1º turno, tinha hemisfério direito. O treino da visão periférica não causou um incremento na colocação do campeonato, ou seja, as duplas favoritas por causa da hemisfericidade fizeram a final da disputa.

21 O 2º turno o treino da visão periférica causou um diferencial para o GE em relação ao GC nas colocações do campeonato em dupla, 1º e 2º lugar. Isso foi evidenciado nos estudos, ou seja, menor quantidade de ações no ataque 24, melhor qualidade ofensiva 5 e mais gols. A colocação do 3º turno teve um significativo efeito do treino da visão periférica porque o GC B foi último no 1º e no 2º turno, após 10 sessões do treino da visão periférica essa amostra

22 obteve a vitória no campeonato frente ao GE B, um dos favoritos do campeonato. A disputa do 3º lugar o GC conseguiu vencer, mostrando a eficácia do treino da visão periférica. Isso foi evidenciado nos estudos, ou seja, menor quantidade de ações no ataque 24 e mais gols efetuados. A tabela 9 expõe um resumo de toda pontuação do campeonato. Tabela 9. Pontuação total e colocação do GE e do GC O resultado final do campeonato esteve relacionado com a hemisfericidade, ou seja, o hemisfério direito de processamento mental obteve melhor colocação e praticou mais gols. A figura 17 destaca esse ocorrido.

23 Figura 17. Colocação, gols e hemisfericidade de cada dupla da linha Quase todos os estudos da dissertação tiveram limitação, exceto a investigação quantidade de gol, chute sem gol e fundamentos praticados que são dados quantitativos, a análise foi por scout, podendo comprometer muito o resultado da investigação 43. Embora a literatura internacional faça uso desse equipamento para análise do jogo 44,45. O ideal para uma próxima pesquisa é utilizar vídeo computador para os achados serem mais precisos 26. Outro problema de todos os estudos da dissertação foi o tratamento estatístico, inicialmente o autor deveria verificar a normalidade dos dados através de Shapiro-Wilk (n = 50) ou por Kolmogorov-Smirnof (n = 51 ou mais) 46. Em caso de dados normais, deveria utilizar a estatística paramétrica, mas para dados não normais, aplicaria a estatística não paramétrica. Muitos resultados dos artigos da dissertação ficaram sem resposta porque não foi utilizado o equipamento que determina para onde o atleta está olhando, merecendo no próximo estudo o uso da mesma instrumentação de alguns autores renomados da visão no esporte Consultando diversos artigos de análise do jogo dos professores da Universidade do Porto 50-52, pode-se identificar que os estudos da dissertação não realizaram a confiabilidade da observação, tornando os resultados dessas obras menos precisos. As pesquisas que deveriam ser praticadas a confiabilidade da observação são as seguintes: ensino do treino da visão periférica 11, quantidade de ações no ataque 24, zona dos gols 27, qualidade ofensiva 5 e zona sem gol. A confiabilidade da observação consiste do pesquisador efetuar a análise do jogo de no mínimo 10% do total da amostra 53. Após a análise do jogo, deve-se dar uma pausa de 15 a 30

24 dias e realizar nova análise do jogo nas mesmas partidas estudadas anteriormente. Depois dessas duas análises do jogo, recomenda-se aplicar os valores na fórmula de Ballack (1966) indicada por Luciano 54, sendo a seguinte: A adequada análise do jogo possui resultados com porcentagem igual ou superior a 80%. Através dessa revisão, o leitor conheceu os acertos e limitações dos artigos sobre o treino da visão periférica, merecendo que nós próximos estudos não aconteçam os problemas identificados nessa obra. Conclusão O artigo de revisão analisou todos os resultados da dissertação de Marques Junior 5 que originaram em artigo ou não. Sendo extremamente importante para futuras publicações sobre o treino da visão periférica porque as próximas pesquisas serão norteadas por essa revisão. Em conclusão, uma revisão sobre o treino da visão periférica é de grande valia porque esse tema é escasso na literatura do futsal. Referências 1. Marques Junior N (2008). Conteúdo básico para estruturar o treino da visão periférica no futebol de salão. Mov Percep 9(13): Pinto J, Araújo N (1999). A importância do treinamento da visão periférica no futebol. Rev Min Educ Fís 7(2): Marques Junior N (2009). Estudo sobre a visão no esporte: o caso do futebol e do futsal. Rev Educ Fís (144): Navarro A, Almeida R (2008). Futsal. São Paulo: Phorte. 5. Marques Junior N (2008). O efeito do treino da visão periférica no ataque de iniciados do futsal: um estudo na competição. 157 f. Dissertação (Mestrado, UCB, RJ). 6. Marques Junior N (2009). O efeito do treino da visão periférica no ataque de iniciados do futsal: um estudo na competição. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 11(1): Marques Junior N (2010). O efeito do treino da visão periférica no ataque de iniciados do futsal: um estudo na competição. Rev Bras Futebol 3(1):60-1.

25 8. Corrêa U (2006). A estruturação da prática na aprendizagem motora: uma análise das pesquisas das tarefas do mundo real. In: Rigolin da Silva L (Org.). Desempenho esportivo. São Paulo: Phorte. 9. Da Silva V (2002). Aprendizagem neural. In. Beltrão F et alii (Orgs.). Produção em ciência da motricidade humana. 2ª ed. Rio de Janeiro: Shape. 10. Marques Junior N (2010). Coaching peripheral vision training for soccer athletes. Phys Educ 67(2): Marques Junior N (2009). Ensino do treino da visão periférica para jogadores do futsal. Refeld 4(1): Pereira F et alii (2010). Análise comparativa entre teste direto e indireto para predição de VO2máx em jogadores de futsal universitário. Rev Dig Educ Fís Deportes 15(148): Sanches V, Borin J (2010). História e evolução do futsal feminino no Brasil e no Paraná. Rev Dig Educ Fís Deportes 15(149): Marques Junior N (2009). Enseñanza del entrenamiento de la visión periférica. Fútbol Táctico (32): Da Silva V. et alii (2004). Prevalência de processamento hemisférico em atividades sensório motora. Práxis 3(1): Vitor F (2008). Aptidão física de jovens atletas do sexo masculino em relação à idade cronológica e estágio de maturação sexual. Rev Bras Educ Fís Esp 22(2): Matsudo V (1998). Testes em ciências do esporte. São Caetano do Sul: CELAFISCS. 18. Malina R et alii (2004). Maturity-associated variation in the growth and functional capacities of youth football players years. Eur J Apll Physiol 91(5-6): Malina R et alii (2005). Maturity-associated variation in sport-specific skills of youth soccer players aged years. J Sports Sci 23(5): Marques Junior N (2009). Treino da visão periférica para o futebol e seus derivados. 110 f. Monografia (Mestrado, UCB, RJ). 21. Magill R (2000). Aprendizagem motora. 5ª ed. São Paulo: Blücher. 22. Williams M, Ford P (2009). Promoting a skills-based agenda in Olympic sports: the role of skill-acquisition specialists. J Sports Sci 27(13): Cunha M et alii (2003). Integração sensório-motora e plasticidade sináptica no córtex cerebelar. Fit Perf J 2(2):91-6.

26 24. Marques Junior N (2009). The effect of the peripheral vision training of the quantity of actions during the attack of the indoor soccer. Braz J Biomotr 3(1): Pessoa V et al (2009). Análise dos gols da liga futsal Rev Dig Educ Fís Deportes 13(129): Tavares F (2006). Analisar o jogo nos esportes coletivos para melhorar a performance. Uma necessidade para o processo de treino. In. Rose Junior D. (Org.). Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara. 27. Marques Junior N, Da Silva V (2008). O efeito do treino da visão periférica na zona dos gols do futsal. Rev Educ Fís (143): Ford P et alii (2006). The role of external action-effects in the execution of a soccer kick: a comparison across skill level. Mot Contr 10(4): Ford P, Hodges N, Williams M (2007). Examining action effects in the execution of a skilled soccer kick by using erroneous feedback. J Mot Behav 39(6): Amaral R, Garganta J (2005). A modelação do jogo em futsal. Análise seqüencial do 1x1 no processo ofensivo. Rev Port Ciên Desp 3(-): Vilhena Silva M et alii (2005). Comparison between the offensive actions of the final stage of the mineiro championship of indoor soccer in the pre mirim and mirim categories. Fiep 75(n special): Vaeyens R et alii (2007). Mechanisms underpinning successful decision making in skilled youth soccer players: an analysis of visual search behaviors. J Mot Behav 39(5): Williams M, Janelle C, Davids K (2004). Constraints on the search for visual information in sport. Int J Sport Exerc Psychol 2(3): Marques Junior N, Garcia G, Da Silva V (2008). O efeito do treino da visão periférica na correlação entre chutes para o gol e tentos realizados no futsal. Conexões 6(2): Lees A et alii (2010). The biomechanics of kicking in soccer: a review. J Sports Sci 28(8): Garganta J (2009). Trends of tactical performance analysis in team sports: bridging the gap between research, training and competition. Rev Port Ciên Desp 9(1): Williams M et alii (2002). Age-related difference in vision and proprioception in a lower limb interceptive task: the effects of skill level and practice. Res Q Exerc Sport 51(1): Vaeyens R et alii (2007). The effects of task constraints on visual search behavior and decision-making skill in youth soccer players. J Sport Exerc Psychol 29(-):

27 39. Pinho S et alii (2010). Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz 16(3): Harle S, Vickers J (2001). Training quiet eye improves accuracy in the basketball free throw. Sport Psychol 15(3): Ensum J, Taylor S, Williams M (2002). A quantitative analysis of attacking set plays. Insight 4(5): Ferraz P et alii (2009). Hemisfericidade e as especificidades especial-temporais de uma tarefa psicomotora: preferência de processamento hemisférico direita e gênero. Rev Educ Fís/UEM 20(4): Silva P (2006). A análise do jogo em futebol: um estudo realizado em clubes da Liga Betandwin.com. 173 f. Dissertação (Mestrado, FMH, Lisboa). 44. Suzuki K, Nishijima T (2004). Validity of a soccer defending skill scale using game performance. Int J Sport Health Sci 2(-): Szwarc A (2008). The efficiency model of soccer player`s actions in cooperation with other team players at the FIFA World Cup. Hum Mov 9(1): Madureira A (2008). O avanço da estatística na educação física. Caderno Educ Fís 7(12): Panchuk D, Vickers J (2006). Gaze behaviors of goaltenders under spatialtemporal constraints. Hum Mov Sci 25(6): Reina R, Moreno F, Sanz D (2007). Visual behavior and motor responses of novice and experienced wheelchair tennis players relative to the service return. Adapt Physic Activit Q 24(3): Williams M, Davids K (1997). Assessing cue usage in performance contexts: a comparison between eye-movement and concurrent verbal report methods. Beh Res Met Instr Comput 29(3): César B, Mesquita I (2006). Caracterização do ataque do jogador oposto em função do complexo do jogo, do tempo e do efeito do ataque: estudo aplicado no voleibol feminino de elite. Rev Bras Educ Fís Esp 20(1): Lacerda D, Mesquita I (2003). Caracterização da organização do processo ofensivo, a partir da recepção do serviço, no voleibol de praia de elite. In. Mesquita I et alii (Eds.). Investigação em voleibol. Porto: Universidade do Porto. 52. Mesquita I, Teixeira J (2004). Caracterização do processo ofensivo no voleibol de praia masculino de elite mundial, de acordo com o tipo de ataque, a eficácia e o momento do jogo. Rev Bras Ci Esporte 26(1): Ramos A (2005). Uma (des)baramatriz(ação) concepto-comportamental de(s) zona(s) pressing. 95 f. Monografia (Graduação, Universidade do Porto, Porto). 54. Luciano S (2006). A importância do jogador líbero nas ações ofensivas no jogo de voleibol. 123 f. Dissertação (Mestrado, Universidade do Porto, Porto).

Gols e partidas da Copa do Mundo do Futebol, 1930 a 2010

Gols e partidas da Copa do Mundo do Futebol, 1930 a 2010 Gols e partidas da Copa do Mundo do Futebol, 1930 a 2010 Goles y partidos de la Copa del Mundo de Fútbol, 1930 a 2010 Goals and matches in Soccer World Cup, 1930 to 2010 Mestre em Ciência da Motricidade

Leia mais

Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura

Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura Suggestion of the division of the volleyball by height categories Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ (Brasil) Nelson

Leia mais

Estatura dos brasileiros do voleibol na areia masculino de alto nível, 1987 a 2011

Estatura dos brasileiros do voleibol na areia masculino de alto nível, 1987 a 2011 Estatura dos brasileiros do voleibol na areia masculino de alto nível, 1987 a 2011 Estatura de los jugadores brasileños de voleibol en la arena masculino de alto nivel, 1987 a 2011 Height of the Brazilian

Leia mais

Estatura das brasileiras do voleibol na areia feminino de alto nível, 1993 a 2010

Estatura das brasileiras do voleibol na areia feminino de alto nível, 1993 a 2010 Estatura das brasileiras do voleibol na areia feminino de alto nível, 1993 a 2010 Estatura de las jugadoras brasileñas de alto rendimiento de voleibol en la arena, 1993 a 2010 Height of the Brazilian female

Leia mais

Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master. Street Volei / Barra Music

Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master. Street Volei / Barra Music Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master Street Volei / Barra Music Nelso Kautzner Marques Junior kautzner123456789junior@gmail.com 2016 2 Índice Introdução, 3

Leia mais

The effect of the peripheral vision training of futsal goal zone

The effect of the peripheral vision training of futsal goal zone ARTIGO ORIGINAL O EFEITO DO TREINO DA VISÃO PERIFÉRICA NA ZONA DOS GOLS DO FUTSAL -TREINO DA VISÃO PERIFÉRICA The effect of the peripheral vision training of futsal goal zone Nelson Kautzner Marques Junior,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7.

CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7. 482 CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7. Pedro Emílio Drumond Moreira-UFMG Gibson Moreira Praça-UFVJM Pablo Juan Greco-UFMG pedrodrumondmoreira@hotmail.com

Leia mais

Períodos do treinamento esportivo: uma análise sobre o voleibol brasileiro masculino de alto nível durante o Mundial e a Olimpíada, 1956 a 2010

Períodos do treinamento esportivo: uma análise sobre o voleibol brasileiro masculino de alto nível durante o Mundial e a Olimpíada, 1956 a 2010 Períodos do treinamento esportivo: uma análise sobre o voleibol brasileiro masculino de alto nível durante o Mundial e a Olimpíada, 1956 a 2010 Los períodos de entrenamiento deportivo: un análisis sobre

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 131 ANÁLISE DE GOLS QUANTO A FORMA E LOCAL DA EQUIPE SUB-8 DO CLUBE DE REGATAS FLAMENGO NO CAMPEONATO ESTADUAL DA LIGA RIOFUTSAL, MÓDULO NOVOS TALENTOS DE 2012 Luiz Fernando A. Serpas Filgueiras 1 RESUMO

Leia mais

ANÁLISE DOS PADRÕES DE RECUPERAÇÃO DA POSSE DE BOLA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA COPA DO MUNDO FIFA 2014

ANÁLISE DOS PADRÕES DE RECUPERAÇÃO DA POSSE DE BOLA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA COPA DO MUNDO FIFA 2014 ANÁLISE DOS PADRÕES DE RECUPERAÇÃO DA POSSE DE BOLA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA COPA DO MUNDO FIFA 2014 Fernando Silva / NUPEF UFV Henrique Américo / NUPEF UFV Rodrigo Santos / NUPEF UFV Israel

Leia mais

O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE?

O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE? 980 O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE? Felipe Ruy Dambroz - NUPEF/UFV João Vítor de Assis - NUPEF/UFV Israel Teoldo da Costa

Leia mais

Balanceio dos braços na cortada do voleibol

Balanceio dos braços na cortada do voleibol Balanceio dos braços na cortada do voleibol El balanceo de brazos en la cortada de voleibol Arms swing in spike volleyball Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ (Brasil) Nelson Kautzner

Leia mais

Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010

Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010 Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010 La Copa del Mundo de Fútbol: rendimiento de los países sedes, 1930 a 2010 Soccer World Cup: performance of the home countries, 1930 to

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS FINALIZAÇÕES RESULTADAS EM GOL NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SUB

CARACTERIZAÇÃO DAS FINALIZAÇÕES RESULTADAS EM GOL NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SUB CARACTERIZAÇÃO DAS FINALIZAÇÕES RESULTADAS EM GOL NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SUB 20 Alessandro Júnior Mendes Fidelis / UNILEON José Vicente García-Tormo / UNILEON Juan Carlos Morante Rábago /

Leia mais

Medalhas nos Jogos Olímpicos: estatura das seleções do voleibol brasileiro

Medalhas nos Jogos Olímpicos: estatura das seleções do voleibol brasileiro Medalhas nos Jogos Olímpicos: estatura das seleções do voleibol brasileiro Las medallas en los Juegos Olímpicos: la estatura de las selecciones de voleibol brasileño Medals in the Olympic Games: stature

Leia mais

ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL

ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL José Cícero Moraes / UFRGS Daniel Perin / UFRGS Marcelo Francisco da Silva Cardoso Cardoso / UFRGS Alberto de Oliveira

Leia mais

Pontos dos golpes durante o kumitê de competição do karatê shotokan masculino

Pontos dos golpes durante o kumitê de competição do karatê shotokan masculino Pontos dos golpes durante o kumitê de competição do karatê shotokan masculino Puntaje de los golpes durante el kumité de competición de karate shotokan masculino Scores of the techniques during the male

Leia mais

EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL.

EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL. 1117 EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL. Elton Ribeiro Resende /NUPEF - UFV Fernanda Lobato/NUPEF - UFV Davi Correia da Silva/NUPEF UFV Israel

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 8 COPA DO MUNDO DE 214: DADOS ESTATÍSTICOS DAS QUATRO MELHORES EQUIPES Nelson Kautzner Marques Junior 1 RESUMO O objetivo do estudo foi apresentar a estatística das quatro melhores seleções da Copa do

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS AÇÕES DE FINALIZAÇÃO EM JOGOS DE FUTSAL: uma análise técnico-tática

CARACTERIZAÇÃO DAS AÇÕES DE FINALIZAÇÃO EM JOGOS DE FUTSAL: uma análise técnico-tática CARACTERIZAÇÃO DAS AÇÕES DE FINALIZAÇÃO EM JOGOS DE FUTSAL: uma análise técnico-tática Alexandre Andrade Gomes / UNI-BH Leonardo Henrique Silva Fagundes / UNI-BH Pablo Ramon Coelho de Souza / UNI-BH Alessandro

Leia mais

EFEITO DA RESTRIÇÃO DE TEMPO NA FASE OFENSIVA SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO NO FUTEBOL

EFEITO DA RESTRIÇÃO DE TEMPO NA FASE OFENSIVA SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO NO FUTEBOL 850 EFEITO DA RESTRIÇÃO DE TEMPO NA FASE OFENSIVA SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO NO FUTEBOL Davi Correia da Silva / NUPEF-UFV. Israel Teoldo / NUPEF-UFV. davizirt@hotmail.com RESUMO: Este estudo teve como objetivo

Leia mais

Periodização tática. Periodización táctica Tactical periodization

Periodização tática. Periodización táctica Tactical periodization Periodização tática Periodización táctica Tactical periodization Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB do RJ (Brasil) Nelson Kautzner Marques Junior nk-junior@uol.com.br Resumo A maioria dos

Leia mais

Fundamentos praticados pelo bloqueador do voleibol na areia

Fundamentos praticados pelo bloqueador do voleibol na areia Fundamentos praticados pelo bloqueador do voleibol na areia Los fundamentos practicados por el bloqueador del voleibol en la arena Skills practices by block player of the sand volleyball Mestre em Ciência

Leia mais

ANÁLISE DOS PERÍODOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM JOGOS DE BASQUETEBOL

ANÁLISE DOS PERÍODOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM JOGOS DE BASQUETEBOL ANÁLISE DOS PERÍODOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM JOGOS DE BASQUETEBOL Yura Yuka Sato dos Santos / UNICAMP Lucas Antônio Monezi / UNICAMP Milton Shoiti Misuta / UNICAMP Luciano Allegretti Mercadante / UNICAMP

Leia mais

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 166, Marzo de

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 166, Marzo de Evidências científicas sobre os fundamentos do voleibol na areia Evidencias científicas sobre los fundamentos del voleibol en la arena Scientific studies about the beach volleyball skills Mestre em Ciência

Leia mais

ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES

ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES RITHELLE BRENA RODRIGUES GOMES ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES Belo Horizonte Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional /UFMG 2014 RITHELLE BRENA RODRIGUES GOMES ANÁLISE

Leia mais

O líbero do voleibol de alto nível melhora a recepção?

O líbero do voleibol de alto nível melhora a recepção? A r t i g o d e R e v i s ã o O líbero do voleibol de alto nível melhora a recepção? The libero of the volleyball of high level improves the reception? MARQUES JR, N K. O líbero do voleibol de alto nível

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE O SETOR DA QUADRA E O DESFECHO DO CONTRA-ATAQUE NO FUTSAL FEMININO DE ALTO RENDIMENTO

RELAÇÃO ENTRE O SETOR DA QUADRA E O DESFECHO DO CONTRA-ATAQUE NO FUTSAL FEMININO DE ALTO RENDIMENTO RELAÇÃO ENTRE O SETOR DA QUADRA E O DESFECHO DO CONTRA-ATAQUE NO FUTSAL FEMININO DE ALTO RENDIMENTO Loani Landin Istchuk / UEL Wilton Carlos de Santana / UEL Hélcio Rossi Gonçalves / UEL loaniistchuk@hotmail.com

Leia mais

Palavras Chaves: Futebol, Comportamento Tático, Categorias de base

Palavras Chaves: Futebol, Comportamento Tático, Categorias de base 992 DIFERENÇA NA EFICIÊNCA DO COMPORTAMENTO TÁTICO ENTRE JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-11 E SUB-13 Pablo Vecchi/ NUPEF-UFV Israel Teoldo/ NUPEF-UFV Mariana Lopes/ NUPEF-UFV pablo_movec@yahoo.com.br

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DE ENSINO DO FUTEBOL PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS: comportamento da qualidade de realização dos princípios táticos

SISTEMATIZAÇÃO DE ENSINO DO FUTEBOL PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS: comportamento da qualidade de realização dos princípios táticos SISTEMATIZAÇÃO DE ENSINO DO FUTEBOL PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS: comportamento da qualidade de realização dos princípios táticos Rodrigo Leal de Queiroz Thomaz de Aquino / EEFERP-USP Mariana Alonso Marques

Leia mais

ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES

ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES Victor H.A. Okazaki; Fábio H.A. Okazaki; Birgit Keller; Jeffer E. Sasaki Centro de Estudos do Movimento Humano - CEMOVH RESUMO O presente estudo

Leia mais

Biomecânica da base baixa do karatê shotokan

Biomecânica da base baixa do karatê shotokan Biomecânica da base baixa do karatê shotokan Biomecánica de la base baja en el karate shotokan Biomechanics of the low base of the shotokan karate Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB

Leia mais

COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO TÁTICO ENTRE RESULTADOS FINAIS DOS JOGOS REDUZIDOS DE FUTEBOL

COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO TÁTICO ENTRE RESULTADOS FINAIS DOS JOGOS REDUZIDOS DE FUTEBOL COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO TÁTICO ENTRE RESULTADOS FINAIS DOS JOGOS REDUZIDOS DE FUTEBOL Marcelo Odilon Cabral de Andrade / UFV Israel Teoldo da Costa / UFV marcelo.andrade@ufv.br ոո Palavras-chave: Tática,

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-11 E SUB-13

COMPARAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-11 E SUB-13 COMPARAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-11 E SUB-13 Guilherme Figueiredo Machado - NUPEF/UFV Eder Gonçalves - NUPEF/UFV Israel Teoldo da Costa - NUPEF/UFV guilherme.machado19@hotmail.com.br

Leia mais

ANÁLISE DO JOGO EM FUNÇÃO DO LOCAL E DO NÚMERO DO SET NA PERFORMANCE EM JOGOS DE VOLEIBOL DE ALTO NÍVEL

ANÁLISE DO JOGO EM FUNÇÃO DO LOCAL E DO NÚMERO DO SET NA PERFORMANCE EM JOGOS DE VOLEIBOL DE ALTO NÍVEL ANÁLISE DO JOGO EM FUNÇÃO DO LOCAL E DO NÚMERO DO SET NA PERFORMANCE EM JOGOS DE VOLEIBOL DE ALTO NÍVEL Paulo Vicente João / UTAD-CIDESD Paulo Beça / UTAD Luis Vaz / UTAD-CIDESD pvicente@utad.pt Palavras-chave:

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica ANÁLISE DA QUANTIFICAÇÃO DAS AÇÕES MOTORAS E DA ESTRUTURA TEMPORAL NO BADMINTON 782 Thamie Tusi Fontes 1, István de Abreu Dobránszky 1 João Guilherme Cren Chiminazzo 2, Anderson Marque de Morais 1 RESUMO

Leia mais

O EFEITO DO TREINO DA VISÃO PERIFÉRICA NA CORRELAÇÃO ENTRE CHUTES PARA O GOL E TENTOS REALIZADOS NO FUTSAL

O EFEITO DO TREINO DA VISÃO PERIFÉRICA NA CORRELAÇÃO ENTRE CHUTES PARA O GOL E TENTOS REALIZADOS NO FUTSAL O EFEITO DO TREINO DA VISÃO PERIFÉRICA NA CORRELAÇÃO ENTRE CHUTES PARA O GOL E TENTOS REALIZADOS NO FUTSAL Nelson Kautzner Marques Junior Guilherme Soares Garcia Vernon Furtado da Silva Resumo O objetivo

Leia mais

Pressupostos pedagógicos para a iniciação esportiva no handebol

Pressupostos pedagógicos para a iniciação esportiva no handebol Pressupostos pedagógicos para a iniciação esportiva no handebol A competição como parte do processo formativo do atleta Profa. Dra. Tathyane Krahenbühl FEFD/UFG EsporteLab Novas tendências do ensino dos

Leia mais

DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL POR ESTATUTO POSICIONAL

DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL POR ESTATUTO POSICIONAL 1104 DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL POR ESTATUTO POSICIONAL Gustavo Caetano/NUPEF - UFV Fernanda Lobato/NUPEF - UFV Felipe Moniz/NUPEF UFV Israel Teoldo/NUPEF UFV gustavohlourenco@gmail.com

Leia mais

COMPARAÇÃO DA CIRCULAÇÃO DE BOLA ENTRE EQUIPES BRASILEIRAS EM UMA COMPETIÇÃO REGIONAL

COMPARAÇÃO DA CIRCULAÇÃO DE BOLA ENTRE EQUIPES BRASILEIRAS EM UMA COMPETIÇÃO REGIONAL 708 ROLHFS, I. C. P. M; et al. A escala de humor de Brunel (Brums): instrumetno para detecção precoce da síndrome do excesso de treinamento. Rev Bras Med Esporte. v. 14, n. 3, mar/jun, p. 176-181, 2008.

Leia mais

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA Vitor Hugo Fernando de Oliveira, Flávio da Rosa Júnior, Fábio Santos Mello Acadêmicos do Curso de Educação Física da UFSC Juarez

Leia mais

ANÁLISE DE JOGO NO FUTSAL ESCOLAR: situação e efetividade de finalização

ANÁLISE DE JOGO NO FUTSAL ESCOLAR: situação e efetividade de finalização ANÁLISE DE JOGO NO FUTSAL ESCOLAR: situação e efetividade de finalização Fabiola de Araujo Cabral / UFMG Gibson Moreira Praça / UFMG Camila de Souza Teixeira / UFMG Cristino Júlio Alves da Silva Matias

Leia mais

IMPULSIVIDADE E DESEMPENHO: ANÁLISE DA IMPULSIVIDADE POR NÃO PLANEJAMENTO E DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL

IMPULSIVIDADE E DESEMPENHO: ANÁLISE DA IMPULSIVIDADE POR NÃO PLANEJAMENTO E DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL 235 IMPULSIVIDADE E DESEMPENHO: ANÁLISE DA IMPULSIVIDADE POR NÃO PLANEJAMENTO E DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL Matheus Gomes de Campos / NUPEF - UFV Marcelo Odilon Cabral de Andrade / NUPEF

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS INTRODUÇÃO RONÉLIA OLIVEIRA MELO VIANA, AGNELO WEBER DE OLIVEIRA ROCHA, UFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO.

Leia mais

ANGELO HENRIQUE DOS SANTOS

ANGELO HENRIQUE DOS SANTOS ANGELO HENRIQUE DOS SANTOS ANALISES DO NIVEL DE RENDIMENTOTÉCNICO-TÁTICO DE UMA EQUIPE MINEIRA DE FUTEBOL PROFISSIONAL NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2011: primeiro turno da serie A Belo Horizonte Escola

Leia mais

FUNDAMENTOS PRATICADOS PELO DEFENSOR DURANTE O JOGO DE VOLEIBOL NA AREIA

FUNDAMENTOS PRATICADOS PELO DEFENSOR DURANTE O JOGO DE VOLEIBOL NA AREIA FUNDAMENTOS PRATICADOS PELO DEFENSOR DURANTE O JOGO DE VOLEIBOL NA AREIA Nelson Kautzner Marques Junior Resumo O objetivo do estudo foi estabelecer os fundamentos praticados pelo defensor durante o jogo

Leia mais

TOMADA DE DECISÃO NO FUTEBOL: A INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE BUSCA VISUAL SOBRE O TEMPO DE DECISÃO

TOMADA DE DECISÃO NO FUTEBOL: A INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE BUSCA VISUAL SOBRE O TEMPO DE DECISÃO 180 TOMADA DE DECISÃO NO FUTEBOL: A INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE BUSCA VISUAL SOBRE O TEMPO DE DECISÃO João Vítor de Assis/ NUPEF-UFV Guilherme Machado/ NUPEF-UFV Felippe Cardoso/ NUPEF-UFV Israel Teoldo/

Leia mais

ANÀLISE DAS AÇÕES TÈCNICO-TÁTICAS DO GOLEIRO-LINHA EM JOGOS DE FUTSAL

ANÀLISE DAS AÇÕES TÈCNICO-TÁTICAS DO GOLEIRO-LINHA EM JOGOS DE FUTSAL ANÀLISE DAS AÇÕES TÈCNICO-TÁTICAS DO GOLEIRO-LINHA EM JOGOS DE FUTSAL INTRODUÇÃO ALESSANDRO JÚNIOR MENDES FIDELIS MARCELO VILHENA SILVA PABLO RAMÓN COELHO DE SOUZA Uni-BH / Belo Horizonte / Minas Gerais

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Pequenos Jogos; Comportamento Técnico

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Pequenos Jogos; Comportamento Técnico 1085 COMPARAÇÃO DAS AÇÕES TÉCNICAS AO LONGO DE REPETIDAS SÉRIES DE PEQUENOS JOGOS Victor Alberice de Oliveira Rodrigues/ CECA Pedro Emílio Drumond/ CECA Gibson Moreira Praça/ CECA Pablo Juan Greco/ CECA

Leia mais

iii AGRADECIMENTOS Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

iii AGRADECIMENTOS Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now. iii AGRADECIMENTOS Aos jogadores e comissão técnica das equipes Sub-13 e Sub-15 do E.C. Banespa. Ao Luiz Paes de Barros, companheiro de estudos sobre o futsal. Aos amigos do Grupo de Estudo e Pesquisa

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 67 A INCIDÊNCIA DE GOLS NA FASE CLASSIFICATÓRIA PARA A COPA DO MUNDO DE 2010 NA ÁFRICA DO SUL Taciano Cestari Barrios Santos 1 RESUMO Introdução: O futebol é o esporte coletivo mais popular do Mundo. A

Leia mais

Efeitos do programa da pliometria de contraste sobre os valores de impulsão horizontal nos jogadores de tênis de campo

Efeitos do programa da pliometria de contraste sobre os valores de impulsão horizontal nos jogadores de tênis de campo Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Efeitos do programa da pliometria de contraste sobre os valores de impulsão horizontal nos jogadores

Leia mais

EFICIÊNCIA DE REALIZAÇÃO DOS PRÍNCIPIOS TÁTICOS EM JOGOS REDUZIDOS NO FUTEBOL: comparação entre vitória e derrota

EFICIÊNCIA DE REALIZAÇÃO DOS PRÍNCIPIOS TÁTICOS EM JOGOS REDUZIDOS NO FUTEBOL: comparação entre vitória e derrota EFICIÊNCIA DE REALIZAÇÃO DOS PRÍNCIPIOS TÁTICOS EM JOGOS REDUZIDOS NO FUTEBOL: comparação entre vitória e derrota Felipe Moniz Carvalho / UFV Israel Teoldo da Costa / UFV felipe.moniz@ufv.br ոո Palavras-chave:

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 42 ANÁLISE DOS GOLS DE EQUIPES DA CATEGORIA SUB-15 EM PARTIDAS DE UM TORNEIO REGIONAL DE FUTSAL Augusto Luís da Silva Araújo 1 Nicolas Lawall Moreira 1 Helder Barra de Moura 2 Vinicius de Oliveira Damasceno

Leia mais

EFEITOS DE CONSTRANGIMENTOS ESPACIAIS E TEMPORAIS NA DINÂMICA DE TROCA DE PASSES EM DIFERENTES CATEGORIAS DO FUTEBOL

EFEITOS DE CONSTRANGIMENTOS ESPACIAIS E TEMPORAIS NA DINÂMICA DE TROCA DE PASSES EM DIFERENTES CATEGORIAS DO FUTEBOL 866 EFEITOS DE CONSTRANGIMENTOS ESPACIAIS E TEMPORAIS NA DINÂMICA DE TROCA DE PASSES EM DIFERENTES CATEGORIAS DO FUTEBOL Marcos Rodrigo Trindade Pinheiro Menuchi / DCSAU - UESC Umberto Cesar Correa / EEFE

Leia mais

Fundamentos praticados pelo central durante o jogo de voleibol

Fundamentos praticados pelo central durante o jogo de voleibol Fundamentos praticados pelo central durante o jogo de voleibol Fundamentos ejecutados por el central durante el partido de voleibol Skills practices by center blocker during the volleyball match Mestre

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 141 COMPARAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO DE JOGADORES DE FUTSAL DAS CATEGORIAS DE BASE Thiago Lima Macedo 1 RESUMO O objetivo deste estudo foi investigar a absorção de conceitos de jogo, do Futsal,

Leia mais

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA 11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA André de Mello Azevedo- Universidade Federal de Santa Mariaazvdo_andre@hotmail.com

Leia mais

BRENO GUSTAVO FABRIS DE ABREU

BRENO GUSTAVO FABRIS DE ABREU BRENO GUSTAVO FABRIS DE ABREU ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS GOLS MARCADOS E SOFRIDOS PELA EQUIPE PROFISSIONAL DE FUTEBOL DO CORITIBA FOOT BALL CLUB NO CAMPEONATO PARANAENSE DE 2012 Artigo apresentado como Trabalho

Leia mais

V Encontro de Pesquisa em Educação Física EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO

V Encontro de Pesquisa em Educação Física EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO ESTUDOS E REFLEXÕES V 5 - Nº 9 PÁGS. 159 A 164 V Encontro de Pesquisa em Educação Física 2ª ª Parte ARTIGO ORIGINAL EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS

Leia mais

Medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos, 1920 a 2008

Medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos, 1920 a 2008 Medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos, 1920 a 2008 Medallas de Brasil en los Juegos Olímpicos, 1920 a 2008 Brazil medals in the Olympic Games 1920 to 2008 Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela

Leia mais

METODOLOGIAS DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DO FUTSAL MÉTODO ANALÍTICO OU GLOBAL

METODOLOGIAS DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DO FUTSAL MÉTODO ANALÍTICO OU GLOBAL METODOLOGIAS DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DO FUTSAL MÉTODO ANALÍTICO OU GLOBAL Artur Monteiro / UTAD Luís Vaz / UTAD / CIDESD lvaz@utad.pt ոո Palavras-chave: Educação Física, Ensino, Futsal. INTRODUÇÃO Como

Leia mais

Sugestão do teste de salto com bola para jogadores do voleibol na quadra

Sugestão do teste de salto com bola para jogadores do voleibol na quadra Sugestão do teste de salto com bola para jogadores do voleibol na quadra Sugerencia de una prueba de salto con pelota para jugadores de voleibol en sala Suggestion of the jump ball test for the indoor

Leia mais

COMPARAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL ENTRE CATEGORIAS SUB-11 E SUB-17

COMPARAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL ENTRE CATEGORIAS SUB-11 E SUB-17 COMPARAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL ENTRE CATEGORIAS SUB-11 E SUB-17 Henrique Bueno Américo / UFV Guilherme Figueiredo Machado / UFV Israel Teoldo da Costa / UFV henriquebamerico@hotmail.com

Leia mais

11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA

11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA 11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA Estudo Prévio Definição de Objetivos Calendário de Competições Periodização Escolha dos meios de treinamento Distribuição das cargas de treinamento

Leia mais

Jaraguá Clube Campestre VI Campeonato Interno de Futsal -2015

Jaraguá Clube Campestre VI Campeonato Interno de Futsal -2015 Jaraguá Clube Campestre VI Campeonato Interno de Futsal -2015 INFANTIL REGULAMENTO: A Sub-diretoria de Futsal Infantil de Esportes do Jaraguá Clube Campestre realizará, no período de 30/08 a 14/11/2015.

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 47 ANÁLISE DOS GOLS DA VI TAÇA BRASIL DE CLUBES 2010 NA CATEGORIA SUB-20 FEMININO Roberta Batista Bezerra 1, Antonio Coppi Navarro 1 RESUMO O objetivo deste estudo foi caracterizar os gols da VI Taça Brasil

Leia mais

INICIAÇÃO AO FUTEBOL. Concepções metodológicas do treinamento INTRODUÇÃO:

INICIAÇÃO AO FUTEBOL. Concepções metodológicas do treinamento INTRODUÇÃO: INICIAÇÃO AO FUTEBOL Concepções metodológicas do treinamento INTRODUÇÃO: O jogo de futebol não é feito apenas de fundamentos (movimentos técnicos), a relação com a bola é uma das competências essênciais

Leia mais

Análise do Efeito da Idade Relativa Sobre a Eficiência Tática Defensiva de Jogadores de Futebol Sub-12.

Análise do Efeito da Idade Relativa Sobre a Eficiência Tática Defensiva de Jogadores de Futebol Sub-12. Análise do Efeito da Idade Relativa Sobre a Eficiência Tática Defensiva de Jogadores de Futebol Sub-12. Machado, G. F. a ; Cardoso, F. S. L. a ; Teoldo, I. a a Núcleo de Pesquisas e Estudos em Futebol

Leia mais

Campeonato Mundial de Kumite do Karatê Shotokan de 1972: pontos dos golpes, ações ofensivas e zona dos pontos do brasileiro Luiz Tasuke Watanabe

Campeonato Mundial de Kumite do Karatê Shotokan de 1972: pontos dos golpes, ações ofensivas e zona dos pontos do brasileiro Luiz Tasuke Watanabe Campeonato Mundial de Kumite do Karatê Shotokan de 1972: pontos dos golpes, ações ofensivas e zona dos pontos do brasileiro Luiz Tasuke Watanabe World Shotokan Karate Championship of 1972: score of the

Leia mais

O EFEITO DA IDADE RELATIVA ENTRE OS JOGADORES DE FUTEBOL:

O EFEITO DA IDADE RELATIVA ENTRE OS JOGADORES DE FUTEBOL: O EFEITO DA IDADE RELATIVA ENTRE OS JOGADORES DE FUTEBOL: ESTUDO DE CASO NA COPA A GAZETINHA Gonzaga, A. S. a ; Martinelli, B. F. a ; Silva, E. G. a ; Teoldo, I. a a Núcleo de Pesquisas e Estudos em Futebol

Leia mais

Artigo Original. Futebol: classificação e análise dos gols da EuroCopa Soccer: classification and analysis of the goals of EuroCopa 2004

Artigo Original. Futebol: classificação e análise dos gols da EuroCopa Soccer: classification and analysis of the goals of EuroCopa 2004 Soccer: classification and analysis of the goals of EuroCopa 2004 Ramos LA 1, Oliveira Jr. MH 1 1- Especialização de Futebol da Universidade Federal de Viçosa MG/Brasil Resumo Objetivo: Este estudo teve

Leia mais

LISTA DE TABELAS. Páginas

LISTA DE TABELAS. Páginas i AGRADECIMENTOS Primeiramente a Deus em quem acreditei e que me proporcionou a possibilidade de conhecer o verdadeiro sentido da fé, e que me ajudou a conquistar este título. A minha orientadora professora

Leia mais

A FUNÇÃO DO LÍBERO NA RECEPÇÃO DE SAQUE E DEFESA DURANTE AS PARTIDAS DA SUPERLIGA FEMININA DE VOLEIBOL 2009/2010.

A FUNÇÃO DO LÍBERO NA RECEPÇÃO DE SAQUE E DEFESA DURANTE AS PARTIDAS DA SUPERLIGA FEMININA DE VOLEIBOL 2009/2010. A FUNÇÃO DO LÍBERO NA RECEPÇÃO DE SAQUE E DEFESA DURANTE AS PARTIDAS DA SUPERLIGA FEMININA DE VOLEIBOL 2009/2010. MARLON MENEZES DE ARRUDA (1), ANDERSON HENRIQUE SOUZA DE ALMEIDA (1), SARAH ABRAHÃO GOMES

Leia mais

Modelos de análise do scout para o futebol baseado na copa das confederações de 2013

Modelos de análise do scout para o futebol baseado na copa das confederações de 2013 ISSN: 1983-7194 Modelos de análise do scout para o futebol baseado na copa das confederações de 2013 Model analysis of scout for soccer based on fifa confederations cup 2013 Santos MS 1 ; Mezêncio B 2

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA O FUTSAL FEMININO NA ESCOLA MANAUS AM 2015 UNIVERSIDADE

Leia mais

Ações e Mecanismos do Jogo Individual

Ações e Mecanismos do Jogo Individual MX JOGO INDIVIDUAL Ações e Mecanismos do Jogo Individual Primeiro Processo Análise e Recepção Controle e Seleção Segundo Processo Terceiro Processo Decisão e Ação Final Análise/Recepção O atleta está sem

Leia mais

Artigo Original ISSN:

Artigo Original ISSN: ISSN: 1983-7194 O efeito da idade relativa na Copa do Brasil sub-17 de 2014 The relative age effect in the Brazil Cup u-17 2014 Fernandes Filho, CM 1 ; Matta, MO 2 1 - Treinador adjunto sub-17 - Grêmio

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA DATA DE NASCIMENTO SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-13

A INFLUÊNCIA DA DATA DE NASCIMENTO SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-13 A INFLUÊNCIA DA DATA DE NASCIMENTO SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-13 Elton Ribeiro Resende / UFV Israel Teoldo da Costa / UFV elton_rresende@hotmail.com ոո Palavras-chave:

Leia mais

Introdução Em sua 10ª edição, a Copa Minas Brasília recebe as equipes do Esporte Clube Pinheiros (SP), Praia Clube (MG), ACOB (SC) e Lance Livre Minas

Introdução Em sua 10ª edição, a Copa Minas Brasília recebe as equipes do Esporte Clube Pinheiros (SP), Praia Clube (MG), ACOB (SC) e Lance Livre Minas Relatório Final Introdução Em sua 10ª edição, a Copa Minas Brasília recebe as equipes do Esporte Clube Pinheiros (SP), Praia Clube (MG), ACOB (SC) e Lance Livre Minas Brasília (DF) disputam o título na

Leia mais

Primeiro Estudo COPA 2010 FIFA EFETIVIDADE NO FUTEBOL. Grupo Ciência no Futebol DEF UFRN

Primeiro Estudo COPA 2010 FIFA EFETIVIDADE NO FUTEBOL. Grupo Ciência no Futebol DEF UFRN Primeiro Estudo COPA 2010 FIFA EFETIVIDADE NO FUTEBOL Grupo Ciência no Futebol DEF UFRN Autores Jeferson Tafarel Pereira do Rêgo Nickson Barbosa Marinho Péricles Roberto Silva Rodrigues Orientador: João

Leia mais

DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL EM JOGOS REDUZIDOS CONDICIONADOS: O EFEITO DO CURINGA EM APOIO INTERNO

DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL EM JOGOS REDUZIDOS CONDICIONADOS: O EFEITO DO CURINGA EM APOIO INTERNO 907 DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL EM JOGOS REDUZIDOS CONDICIONADOS: O EFEITO DO CURINGA EM APOIO INTERNO Felipe Moniz/NUPEF-UFV Davi Correia Silva/NUPEF-UFV Israel Teoldo/NUPEF-UFV fmcarvalho1@gmail.com

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica ANÁLISE DO JOGO DE VOLEIBOL: ENSINO DA EXECUÇÃO DESSA TAREFA COM EXCEL 112 Nelson Kautzner Marques Junior 1 Danilo Arruda 2 RESUMO A análise do jogo de voleibol é considerada na literatura desse esporte

Leia mais

PADRÕES DE OBTENÇÃO DE GOLS EM PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL EM IGUALDADE NUMÉRICA

PADRÕES DE OBTENÇÃO DE GOLS EM PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL EM IGUALDADE NUMÉRICA 875 PADRÕES DE OBTENÇÃO DE GOLS EM PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL EM IGUALDADE NUMÉRICA Gibson Moreira Praça UFVJM Pablo Juan Greco UFMG gibson_moreira@yahoo.com.br RESUMO Este estudo analisou os padrões de

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 308 INICIAÇÃO NO FUTSAL ENTRE CRIANÇAS DE 7 A 14 ANOS Verena Ancila da Rocha Carvalho 1 RESUMO Introdução: A proposta desse trabalho tem como finalidade através de uma pesquisa bibliográfica e um questionário

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES TÉCNICAS EM SITUAÇÕES DE PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL COM SUPERIORIDADE NUMÉRICA

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES TÉCNICAS EM SITUAÇÕES DE PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL COM SUPERIORIDADE NUMÉRICA 1052 AVALIAÇÃO DAS AÇÕES TÉCNICAS EM SITUAÇÕES DE PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL COM SUPERIORIDADE NUMÉRICA Raphael Brito e Sousa/ CECA Pedro Emilio Drumond Moreira/ CECA Gibson Moreira Praça/ CECA Pablo Juan

Leia mais

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO SAQUE NO VOLEIBOL FEMININO DO MUNDIAL DE 2009.

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO SAQUE NO VOLEIBOL FEMININO DO MUNDIAL DE 2009. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO SAQUE NO VOLEIBOL FEMININO DO MUNDIAL DE 200. Neryano Ferraz Pazetto (UEL), Juliana Astolpho Lopes (UEL), Karina Alves da Silva (UEL), Marcos Augusto Rocha (UEL) RESUMO Trata-se

Leia mais

ARTIGO UM MODELO DE JOGO PARA O VOLEIBOL NA AREIA. Nelson Kautzner Marques Júnior

ARTIGO UM MODELO DE JOGO PARA O VOLEIBOL NA AREIA. Nelson Kautzner Marques Júnior UM MODELO DE JOGO PARA O VOLEIBOL NA AREIA Nelson Kautzner Marques Júnior Resumo O objetivo da revisão foi de sugerir um modelo de jogo para o voleibol na areia. Para esse modelo de jogo ser eficaz o atleta

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 27 ANÁLISE DOS GOLS EM JOGOS DE FUTSAL SUB-17 NO CAMPEONATO ESTADUAL DE SÃO PAULO 2012 Jussiê de Melo de Campos 1,2 RESUMO Introdução: Atualmente o futsal é um jogo imprevisível por definição e são várias

Leia mais

QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA? UMA ANÁLISE PARCIAL DOS PÊNALTIS DO BRASILEIRÃO 2014

QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA? UMA ANÁLISE PARCIAL DOS PÊNALTIS DO BRASILEIRÃO 2014 QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA? UMA ANÁLISE PARCIAL DOS PÊNALTIS DO BRASILEIRÃO 2014 Samara Sezana Costa Rodrigo Cunha de Mello Pedreiro Leandro de Oliveira Sant Ana Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari

Leia mais

Treino novo para o esporte

Treino novo para o esporte Treino novo para o esporte Entrenamiento novedoso para el deporte New training for the sport Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB do RJ (Brasil) Nelson Kautzner Marques Junior nk-junior@uol.com.br

Leia mais

Scout Sistema Numérico Face do Relógio. Questões Analíticas

Scout Sistema Numérico Face do Relógio. Questões Analíticas Scout Sistema Numérico Face do Relógio. Data: /. / 20... Nome:...... D E Questões Analíticas D E Problemas Espaciais D olho direito, E olho esquerdo Estabelecer o Hemisfério de Processamento Mental (Dominante)

Leia mais

A contribuição norte-americana para o voleibol

A contribuição norte-americana para o voleibol A contribuição norte-americana para o voleibol Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ (Brasil) La contribución de Estados Unidos al voleibol The North American contribution for the

Leia mais

ANTROPOMETRIA E MATURAÇÃO EM JOVENS ESPORTISTAS

ANTROPOMETRIA E MATURAÇÃO EM JOVENS ESPORTISTAS ANTROPOMETRIA E MATURAÇÃO EM JOVENS ESPORTISTAS Breno Guilherme Araújo Tinôco Cabral Renata Poliane Nacer de Carvalho Dantas Thaisys Blanc dos Santos Simões Vanessa Carla Monteiro Pinto RESUMO O objetivo

Leia mais

ANÁLISE DAS SITUAÇÕES DE 1X1 EM JOGOS DE FUTSAL

ANÁLISE DAS SITUAÇÕES DE 1X1 EM JOGOS DE FUTSAL ANÁLISE DAS SITUAÇÕES DE 1X1 EM JOGOS DE FUTSAL Alessandro Júnior Mendes Fidelis¹, Fabricio da Mata Fernandes 2, Frederico Falconi Costa 2, Ricardo Valério Leão 2, Bruno da Mata Fernandes 3, Wilton Carlos

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 202 ANÁLISE DOS GOLS SOFRIDOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO DE FUTEBOL Thais Cristina Weiss Silveira 1 Fábio Saraiva Flôres 2 RESUMO O futebol feminino vem crescendo em popularidade em nosso país,

Leia mais

EFEITOS DO USO DE AJUDA FÍSICA NA APRENDIZAGEM DE UMA TAREFA MOTORA DE EQUILÍBRIO DINÂMICO EM ADULTOS 1. INTRODUÇÃO

EFEITOS DO USO DE AJUDA FÍSICA NA APRENDIZAGEM DE UMA TAREFA MOTORA DE EQUILÍBRIO DINÂMICO EM ADULTOS 1. INTRODUÇÃO EFEITOS DO USO DE AJUDA FÍSICA NA APRENDIZAGEM DE UMA TAREFA MOTORA DE EQUILÍBRIO DINÂMICO EM ADULTOS PRISCILA LOPES CARDOZO 1 ; RICARDO DREWS 2 ; SUZETE CHIVIACOWSKY 3 1 Universidade Federal de Pelotas

Leia mais

ANÁLISE GOLS DE TREZE JOGOS DA LIGA FUTSAL 2013

ANÁLISE GOLS DE TREZE JOGOS DA LIGA FUTSAL 2013 Álvaro Netto Cardoso ANÁLISE GOLS DE TREZE JOGOS DA LIGA FUTSAL 2013 Belo Horizonte Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG 2013 Álvaro Netto Cardoso ANÁLISE GOLS DE TREZE

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 146 INCIDÊNCIA DE GOLS POR CONTRA ATAQUE EM JOGOS DA COPA DO MUNDO Andre Luis Rocha de Oliveira 1, Enio Ferreira de Oleiveira 2, Luiz Carlos Pena 3, Sheila Martins Gabriel 4 RESUMO O Futebol é o esporte

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 162 DETERMINAÇÃO DA EFICIÊNCIA COLETIVA OFENSIVA NO FUTSAL DE ALTO RENDIMENTO Otávio Nogueira Balzano 1 Werlayne Stuart Soares Leite 1 Rodolfo R. Santos 1 RESUMO O presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento

Leia mais