Pontos dos golpes durante o kumitê de competição do karatê shotokan masculino

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pontos dos golpes durante o kumitê de competição do karatê shotokan masculino"

Transcrição

1 Pontos dos golpes durante o kumitê de competição do karatê shotokan masculino Puntaje de los golpes durante el kumité de competición de karate shotokan masculino Scores of the techniques during the male kumite competition of the shotokan karate Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ Faixa Roxa de Karatê-Dô Tradicional de Estilo Shotokan desde 1986 Nelson Kautzner Marques Junior nk-junior@uol.com.br (Brasil) Resumo O objetivo do estudo foi determinar a ação ofensiva e o golpe que ocasiona ippon e waza-ari do karatê shotokan. A ação mais praticada foi o ataque. O gyaku zuki, o kizami zuki, o mae geri, o mawashi geri, o oi zuki e o ashi barai seguido de gyaku zuki foram os golpes que mais praticaram waza-ari e ippon, sendo indicado mais treino e maior uso dessas técnicas durante a disputa. Unitermos: Karatê. Esporte. Competição. Abstract The objective of the study was to determine the attack action and the technique of the shotokan karate athlete with ippon and waza-ari. The action more practiced was the attack. The gyaku zuki, the kizami zuki, the mae geri, the mawashi geri, the oi zuki e the ashi barai with gyaku zuki were the techniques with more waza-ari and ippon, during the training and during the fight the karate athlete needs to practice with most frequency the point technique. Keywords: Karate. Sport. Competition. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 17 - Nº Junio de / 1 Introdução A primeira competição de karatê do estilo shotokan aconteceu no campeonato japonês de Posteriormente, várias disputas ocorreram no karatê shotokan. Durante o combate desse esporte o contato do soco ou do chute acontece somente na região do tronco e o impacto do golpe precisa ser freado para não causar nenhum dano no lutador 1. Quando executado um golpe no oponente o combate é interrompido, podendo ser reiniciado (sem ponto ou acontece waza-ari, golpe eficiente que vale meio ponto) ou não (ocorre ippon, golpe perfeito que vale um ponto ou é feito o segundo waza-ari, equivalendo a um ippon), depende da interpretação do árbitro 2. O kumitê (luta) do karatê shotokan acontece numa área de 8x8 metros, com duração de 1 minuto e 30 segundos a 2 minutos, não tendo divisão dos lutadores por peso 3. A maior parte das lutas é decidida em poucos segundos, 80% dos combates acabam em menos de 50 centésimos 4. Portanto, o karateca para desferir um golpe utiliza a força rápida, o metabolismo ATP-CP e depende de uma adequada tomada de decisão para efetuar o golpe eficaz 5. Segundo

2 Nakayama 6, existem três maneiras do atleta de karatê fazer o ponto na disputa: 1º) atacar o oponente, 2º) esperar o ataque do adversário e antecipar a sua tarefa ofensiva com um golpe e 3º) defender o golpe e contra-atacar com uma técnica ofensiva eficiente. A maioria dos pontos do karatê shotokan acontece através de soco, o kizami zuki e o gyaku zuki 7. Essas informações são conclusivas na literatura do karatê 8,9. Enquanto que os chutes que geram mais pontos são o mae geri e o mawashi geri 1. Isso acontece porque esses chutes o karateca está de frente para o oponente e são golpes muito rápidos para desferir com o membro inferior. Porém, existem poucos estudos desse esporte informando como ocorre a ação ofensiva, ou seja, através do ataque, por antecipação ou defendendo e contra-atacando 10. Sabendo dessa lacuna, o objetivo do estudo foi determinar a ação ofensiva (ataque, antecipação, defende e contra-ataca) e o golpe que ocasiona ippon e waza-ari. Método Nesse estudo foi utilizada uma pesquisa quantitativa 11 para identificar a ação ofensiva (ataque, antecipação, defende e contra-ataca) e o golpe que ocasiona ippon e waza-ari no oponente. Foram selecionados na internet diversos campeonatos de karatê shotokan masculino pertencentes à JKA (Japan Karate Association) e ao Karatê-Dô Tradicional. Os combates foram selecionados pelas seguintes palavras chaves: karatê-dô tradicional, karatê JKA, karatê tradicional em equipe, traditional karate, traditional karate kumite team, JKA karate, JKA kumite team, shotokan karate kumite team, shotokan karate JKA kumite team e European karate JKA kumite team.

3 Nas lutas observadas o pesquisador anotou no scout o tipo de ação ofensiva (ataque, antecipação, defende e contra-ataca), o golpe e a pontuação efetuada (ippon ou waza-ari). Os combates utilizados na pesquisa são apresentados na tabela 1:

4 Tabela 1. Kumitês estudados

5 Após utilizar o scout para detectar a ação ofensiva e o ponto dos golpes de cada luta, os resultados foram contados através do scout a seguir: Tabela 2. Scout para quantificar a ação ofensiva e o ponto dos golpes conforme o campeonato

6 Depois de quantificar as ações ofensivas e os golpes que acarretaram ponto, eles foram tratados pela estatística descritiva através da média, desvio padrão, total e percentual. A diferença das ações ofensivas e dos golpes com ponto (ippon ou waza-ari) foi calculada utilizando a Anova one way com resultados aceitos com nível de significância de p 0,05. O teste posterior Scheffé foi utilizado para determinar a diferença das médias, aceitando um nível de significância de p 0,05. Todos os dados estatísticos foram calculados conforme os procedimentos do SPSS 14.0 para Windows. Resultados e discussão O atleta do karatê shotokan pode praticar durante o shiai kumitê (luta de competição) três tipos de ação ofensiva sendo mostrada na tabela 3. Tabela 3. Média e desvio padrão das ações ofensivas e o uso dessa movimentação nos campeonatos. A Anova one way detectou diferença significativa entre as ações ofensivas, F (2,58) = 5,21, p = 0,008. O teste Scheffé identificou diferença significativa entre o ataque versus defende e contra-ataca (Diferença de 2,06, tamanho do efeito de 1,60, sendo grande). Portanto, o karateca utilizou mais o ataque. A figura 1 apresenta o total e o percentual dos três tipos de ação ofensiva efetuada pelo karateca. Figura 1. Ação ofensiva do lutador de karatê do estilo shotokan

7 Esses resultados estiveram de acordo com a literatura do karatê shotokan, ou seja, os lutadores utilizam mais o ataque, depois a antecipação e por último defender e contra-atacar 10. A explicação do maior uso do ataque é que essa ação permite mais pontos e a antecipação é a melhor defesa para não levar um golpe do oponente 1. Enquanto que defender e contra-atacar, é pouco utilizado porque essa atividade é muito difícil do atleta fazer com sucesso. A tabela 4 expõe a estatística descritiva dos golpes que proporcionaram waza-ari (ataque eficiente que vale meio ponto). Tabela 4. Golpes com waza-ari A Anova one way não detectou diferença significativa entre os golpes com waza-ari, F (16,46) = 1,15, p = 0,34.

8 Os resultados estiveram de acordo com as referências do karatê shotokan, os golpes que fazem mais waza-ari são o gyaku zuki e o kizami zuki 7. Isso acontece porque na luta o atleta necessita de alta velocidade para fazer o ponto 12. Os chutes que fazem mais waza-ari foram o mae geri e o mawashi geri, estando de acordo com outra pesquisa do karatê 1. A explicação do maior uso dessas técnicas na pontuação é porque esses golpes o atleta está de frente para o oponente e esses chutes possuem muita velocidade 4. A tabela 5 mostra a estatística descritiva dos golpes que ocasionaram ippon (golpe perfeito que vale um ponto). Tabela 5. Golpes com ippon A Anova one way não detectou diferença significativa entre os golpes com ippon, F (8,16) = 0,22, p = 0,98. Os achados dos golpes com ippon foram similares aos dos estudos do karatê 8,9. A maior quantidade de ippon do gyaku zuki acontece porque esse golpe é eficaz na atividade ofensiva de ataque e de antecipação do ataque do oponente 1. Também esse soco possui outra qualidade, é muito rápido e expõe pouco o karateca de receber um golpe do seu adversário 13. Os chutes que mais fizeram ippon foram o mae geri e o mawashi geri, a causa desse ocorrido é a precisão e a alta velocidade que essas duas técnicas possuem 14,15. A tabela 6 apresenta a estatística descritiva dos golpes com a ação ofensiva que resultaram em waza-ari (ataque eficiente que vale meio ponto).

9 Tabela 6. Golpes com waza-ari e sua ação ofensiva A Anova one way não detectou diferença significativa entre os golpes com waza-ari e sua ação ofensiva, F (21,56) = 0,92, p = 0,52. A tabela 7 mostra a estatística descritiva dos golpes com a ação ofensiva que resultaram em ippon (golpe perfeito que vale um ponto).

10 Tabela 7. Golpes com ippon e sua ação ofensiva A Anova one way não detectou diferença significativa entre os golpes com ippon e sua ação ofensiva, F (11,13) = 0,1, p = 0,58. O golpe que permitiu mais waza-ari e ippon para o karateca na ação ofensiva de atacar, antecipar e contra-atacar foi o gyaku zuki e depois o kizami zuki. A explicação do sucesso desses golpes é porque eles são muito rápidos e podem atingir o oponente em curta, média e longa distância 16. Esses achados estiveram de acordo com a referência do karatê shotokan 10. Outros golpes que se destacaram na prática do waza-ari e do ippon, somente na ação ofensiva do ataque, foi o mae geri, o mawashi geri, o oi zuki e o ashi barai seguido de gyaku zuki. Esses dados foram similares a outras investigações do karatê shotokan 1,9. Merecendo que o lutador utilize com freqüência na luta. Conclusão A ação mais praticada foi o ataque e depois a antecipação. O gyaku zuki, o kizami zuki, o mae geri, o mawashi geri, o oi zuki e o ashi barai seguido de gyaku zuki foram os golpes que mais praticaram waza-ari e ippon, sendo indicado mais treino e maior uso dessas técnicas durante a disputa.

11 Referências 1. Marques Junior N (2011). Karatê shotokan: pontos dos golpes durante o kumitê de competição masculino. Ulbra Mov 2(1): Voltarelli F et alii (2009). Cinética do lactato sanguíneo durante sessões contínuas de lutas simuladas de karatê: predominância aeróbia ou anaeróbia? Rev Bras Prescrição Fisio Exerc 3(18): Viero F (2010). Comportamento da freqüência cardíaca, pressão arterial e composição corporal de praticantes de karatê shotokan tradicional. Rev Dig Educ Fís Deportes 15(148): Marques Junior N (2011). Karatê shotokan: biomecânica dos golpes do kumitê de competição. Rev Dig Educ Fís Deportes 16(158): Roschel H et alii (2009). Association between neuromuscular tests and kumite performance on the Brazilian Karate National Team. J Sports Sci Med 8(3): Nakayama M (2011). O melhor do karatê kumitê 1. vol. 3. São Paulo: Cultrix. 7. Koropanovski N, Dopsaj M, Jovanovic S (2008). Characteristics of pointing actions of top male competitors in karate at World and European level. Braz J Biomotr 2(4): Laird P, Mc Leod K (2009). National analysis of scoring techniques in competitive men`s karate. Int J Performance Analysis Sport 9(2): Villani R, Distaso M (2004). Technical-tactical evolution of the international competitions of karate. 9th Annual Congress of the European College of Sport Science. Clermont Ferrand, France. 10. Koropanovski N, Jovanovic S (2007). Model characteristics of combat at elite male karate competitors. Serb J Sports Sci 1(3): Thomas J, Nelson J (2002). Métodos de pesquisa em atividade física. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. 12. Sterkowicz-Przybycien K (2010). Body composition and somatotype of the top of polish male karate contestants. Biol Sport 27(-): Santaguêda L, Santos J (2010). Alterações cinemáticas do guyaku tsuky induzidas por programa específico de treinamento funcional. Rev Dig Educ Fís Deportes 16(163): Piemontez G et alii (2011). Características cinemáticas do chute semicircular no karatê. Rev Dig Educ Fís Deportes 16(163): Oliveira L et alii (2008). Simetria intermembros no desempenho do chute mae geri do karatê. Rev Bras Ci Mov 16(4):1-10.

12 16. El-Kader A (2010). Efficacy of static and dynamic distance perception on kumite performance in karate. World J Sport Sci 3(s):205-9.

Campeonato Mundial de Kumite do Karatê Shotokan de 1972: pontos dos golpes, ações ofensivas e zona dos pontos do brasileiro Luiz Tasuke Watanabe

Campeonato Mundial de Kumite do Karatê Shotokan de 1972: pontos dos golpes, ações ofensivas e zona dos pontos do brasileiro Luiz Tasuke Watanabe Campeonato Mundial de Kumite do Karatê Shotokan de 1972: pontos dos golpes, ações ofensivas e zona dos pontos do brasileiro Luiz Tasuke Watanabe World Shotokan Karate Championship of 1972: score of the

Leia mais

Biomecânica da base baixa do karatê shotokan

Biomecânica da base baixa do karatê shotokan Biomecânica da base baixa do karatê shotokan Biomecánica de la base baja en el karate shotokan Biomechanics of the low base of the shotokan karate Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ ANÁLISE E DISCUSSÃO DA RELAÇÃO DE GOLPES ENTRE PRATICANTES DE KARATE NA FAIXA ETÁRIA DE 18 A 35 ANOS E VETERANOS DE 41 A 45 NO CAMPEONATO

Leia mais

Velocidade do soco e do chute do karatê: uma meta-análise

Velocidade do soco e do chute do karatê: uma meta-análise Velocidade do soco e do chute do karatê: uma meta-análise Velocidad del golpe de puño y de la patada de karate: un meta-análisis Velocity of the punch and of the kick of the karate: a meta-analysis Mestre

Leia mais

Nelson Kautzner Marques Junior Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB do RJ, Brasil

Nelson Kautzner Marques Junior Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB do RJ, Brasil KARATÊ SHOTOKAN: PONTOS DOS GOLPES DURANTE O KUMTÊ DE OMPETÇÃO MASULNO SHOTOKAN KARATE: SORES OF THE TEHNQUES DURNG THE MALE KUMTE OF OMPETTON Nelson Kautzner Marques Junior Mestre em iência da Motricidade

Leia mais

A FÍSICA ENVOLVIDA NOS GOLPES DE KARATÊ: GYAKU ZUKI E TAMESHIWARI

A FÍSICA ENVOLVIDA NOS GOLPES DE KARATÊ: GYAKU ZUKI E TAMESHIWARI INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS PAULO AFONSO ENGENHARIA ELÉTRICA BRUNA PONTES DO NASCIMENTO JOÃO MANOEL DE ARAÚJO FILHO A FÍSICA ENVOLVIDA NOS GOLPES DE KARATÊ: GYAKU

Leia mais

Estatura dos brasileiros do voleibol na areia masculino de alto nível, 1987 a 2011

Estatura dos brasileiros do voleibol na areia masculino de alto nível, 1987 a 2011 Estatura dos brasileiros do voleibol na areia masculino de alto nível, 1987 a 2011 Estatura de los jugadores brasileños de voleibol en la arena masculino de alto nivel, 1987 a 2011 Height of the Brazilian

Leia mais

Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura

Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura Suggestion of the division of the volleyball by height categories Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ (Brasil) Nelson

Leia mais

ADAPTAÇÃO DO SPECIAL JUDO FITNESS TEST PARA O KARATE: UM ESTUDO COM ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA.

ADAPTAÇÃO DO SPECIAL JUDO FITNESS TEST PARA O KARATE: UM ESTUDO COM ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA. ADAPTAÇÃO DO SPECIAL JUDO FITNESS TEST PARA O KARATE: UM ESTUDO COM ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA. INTRODUÇÃO HERALDO SIMÕES FERREIRA Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil heraldo.simoes@uece.br

Leia mais

Karatê shotokan: biomecânica dos golpes do kumitê de competição

Karatê shotokan: biomecânica dos golpes do kumitê de competição 1 Karatê shotokan: biomecânica dos golpes do kumitê de competição Karate shotokan: biomecánica de los golpes de kumité de competición Shotokan karate: biomechanics of the techniques of the kumite of competition

Leia mais

Estatura das brasileiras do voleibol na areia feminino de alto nível, 1993 a 2010

Estatura das brasileiras do voleibol na areia feminino de alto nível, 1993 a 2010 Estatura das brasileiras do voleibol na areia feminino de alto nível, 1993 a 2010 Estatura de las jugadoras brasileñas de alto rendimiento de voleibol en la arena, 1993 a 2010 Height of the Brazilian female

Leia mais

PROPOSTA DO MAWASHI GERI DO KARATÊ SHOTOKAN COM PRINCÍPIOS DA BIOMECÂNICA

PROPOSTA DO MAWASHI GERI DO KARATÊ SHOTOKAN COM PRINCÍPIOS DA BIOMECÂNICA PROPOSTA DO MAWASHI GERI DO KARATÊ SHOTOKAN COM PRINCÍPIOS DA BIOMECÂNICA CAMPOS, Yuri Michael Rodrigues de 1 SERPA, Erica Paes 2 1 Acadêmico do curso de Graduação em Educação Física da Faculdade de Ciências

Leia mais

Sugestão do treino de soco no makiwara do karatê shotokan

Sugestão do treino de soco no makiwara do karatê shotokan Sugestão do treino de soco no makiwara do karatê shotokan Propuesta para el entrenamiento del golpe makiwara del karate shotokan Suggestion of the punch training in makiwara of the shotokan karate Mestre

Leia mais

Local das lesões no karateca masculino do estilo shotokan

Local das lesões no karateca masculino do estilo shotokan Local das lesões no karateca masculino do estilo shotokan El lugar de las lesiones en el karate de estilo shotokan masculino Local of the injuries in male karateka of the shotokan style Mestre em Ciência

Leia mais

Períodos do treinamento esportivo: uma análise sobre o voleibol brasileiro masculino de alto nível durante o Mundial e a Olimpíada, 1956 a 2010

Períodos do treinamento esportivo: uma análise sobre o voleibol brasileiro masculino de alto nível durante o Mundial e a Olimpíada, 1956 a 2010 Períodos do treinamento esportivo: uma análise sobre o voleibol brasileiro masculino de alto nível durante o Mundial e a Olimpíada, 1956 a 2010 Los períodos de entrenamiento deportivo: un análisis sobre

Leia mais

SUGESTÃO DO MAWASHI GERI

SUGESTÃO DO MAWASHI GERI SUGESTÃO DO MAWASHI GERI DO KARATÊ SHOTOKAN COM EMBASAMENTO DA BIOMECÂNICA Suggestion of the Mawashi Geri of the Shotokan Karate whit content of the Biomechanics Nelson Kautzner Marques Junior 1 1 Mestre

Leia mais

29 de MARÇO de 2014 Início das competições: 10:00 hs

29 de MARÇO de 2014 Início das competições: 10:00 hs XV CAMPEONATO PAULISTA DE KARATE-DO SHOTOKAN JKA 24 Preparativo para o Campeonato Mundial JKA em Budo Kan - Tokyo Será realizado dia 29 de Março (Sábado), às 10:00 hs, na cidade de Cruzeiro, o XV Campeonato

Leia mais

PROGRAMA DE EXAMES DE FAIXAS KYU E DAN

PROGRAMA DE EXAMES DE FAIXAS KYU E DAN PROGRAMA DE EXAMES DE FAIXAS KYU E DAN Caucia - Ceará Janeiro / 2017 FAIXA BRANCA PARA FAIXA AMARELA / 7º KYU PARA 6º KYU Ataques de braços: A.A. Oi-zuki chudan na base (ZE). A.A. Tetsui na base (ZE).

Leia mais

Balanceio dos braços na cortada do voleibol

Balanceio dos braços na cortada do voleibol Balanceio dos braços na cortada do voleibol El balanceo de brazos en la cortada de voleibol Arms swing in spike volleyball Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ (Brasil) Nelson Kautzner

Leia mais

Gols e partidas da Copa do Mundo do Futebol, 1930 a 2010

Gols e partidas da Copa do Mundo do Futebol, 1930 a 2010 Gols e partidas da Copa do Mundo do Futebol, 1930 a 2010 Goles y partidos de la Copa del Mundo de Fútbol, 1930 a 2010 Goals and matches in Soccer World Cup, 1930 to 2010 Mestre em Ciência da Motricidade

Leia mais

Oi zuki Aplicação com antecipação do soco durante o deslocamento.

Oi zuki Aplicação com antecipação do soco durante o deslocamento. Oi zuki Aplicação com antecipação do soco durante o deslocamento. Sérgio de Jesus Araújo Salvador, 19 de dezembro de 2015. Oi zuki: Aplicação com antecipação do soco durante o deslocamento. Sérgio de Jesus

Leia mais

JAPAN KARATE ASSOCIATION SÃO PAULO GUIA EXAME DE KYU

JAPAN KARATE ASSOCIATION SÃO PAULO GUIA EXAME DE KYU GUIA EXAME DE KYU Conforme decidido na última reunião geral de 16 de dezembro de 2017, a FPKT e a JKA-SP passam a adotar o sistema de graduação de Kyu abaixo. Seqüência de kyu: 9 o. Kyu AMARELA (antiga

Leia mais

FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO CONSELHO DE ARBITRAGEM MANUAL

FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO CONSELHO DE ARBITRAGEM MANUAL FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO CONSELHO DE ARBITRAGEM MANUAL Curso Unificado de Árbitro de Karate 1 KARATE VIII Curso Unificado Árbitro de Karate ÍNDICE Programa do Curso...

Leia mais

Medalhas nos Jogos Olímpicos: estatura das seleções do voleibol brasileiro

Medalhas nos Jogos Olímpicos: estatura das seleções do voleibol brasileiro Medalhas nos Jogos Olímpicos: estatura das seleções do voleibol brasileiro Las medallas en los Juegos Olímpicos: la estatura de las selecciones de voleibol brasileño Medals in the Olympic Games: stature

Leia mais

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA 11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA André de Mello Azevedo- Universidade Federal de Santa Mariaazvdo_andre@hotmail.com

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica PORQUE O SOCO CAUSA MAIS PONTOS DO QUE O CHUTE DURANTE A LUTA DE KARATÊ? CONTEÚDO PARA PRESCREVER O TREINO DO KARATÊ SHOTOKAN 376 Nelson Kautzner Marques Junior RESUMO Na luta do karatê shotokan 80% dos

Leia mais

Plano de estudos para graduações da SKIF BRASIL

Plano de estudos para graduações da SKIF BRASIL Plano de estudos para graduações da SKIF BRASIL A SKIF BRASIL possui um plano de estudos bem definido para os exames de graduação. As técnicas pedidas em cada grau têm a finalidade de avaliar o candidato

Leia mais

História e Definição do Karatê Tradicional

História e Definição do Karatê Tradicional História e Definição do Karatê Tradicional O Karatê moderno tem suas origens em mosteiros da China e Índia. Ele chegou ao Japão através desses monges e foi moldado à cultura local. Gichin Funakoshi era

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica TREINO DE FORÇA PARA O KARATECA DO ESTILO SHOTOKAN ESPECIALISTA NO KUMITE 506 Nelson Kautzner Marques Junior 1 José Nunes da Silva Filho 2 RESUMO O treino de força para o karateca do shiai kumite (luta

Leia mais

Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master. Street Volei / Barra Music

Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master. Street Volei / Barra Music Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master Street Volei / Barra Music Nelso Kautzner Marques Junior kautzner123456789junior@gmail.com 2016 2 Índice Introdução, 3

Leia mais

Análises dos golpes de atletas de karatê no campeonato ARTIGO paranaense ORIGINAL / de ORIGINAL kumitê ARTICLE (luta)

Análises dos golpes de atletas de karatê no campeonato ARTIGO paranaense ORIGINAL / de ORIGINAL kumitê ARTICLE (luta) Análises dos golpes de atletas de karatê no campeonato ARTIGO paranaense ORIGINAL / de ORIGINAL kumitê ARTICLE (luta) Análises dos golpes de atletas de karatê no campeonato paranaense de kumitê (luta)

Leia mais

Instituo por definitivo, a programação oficial de kyus, a ser implantada em todas as nossas filiadas a partir de 01 de janeiro de 2017.

Instituo por definitivo, a programação oficial de kyus, a ser implantada em todas as nossas filiadas a partir de 01 de janeiro de 2017. Com os poderes que me foram outorgados pelo Saiko Shihan Goshi Yamaguchi, como representante da International Karate Do Goju Kai Association IKGA no Brasil. Instituo por definitivo, a programação oficial

Leia mais

TOURNAMENT RULES & REGULATIONS

TOURNAMENT RULES & REGULATIONS CAMPEONATO SUL AMERICANO KARATE SHOTOKAN JKA REGRAS DA COMPETIÇÃO AS PRESENTES REGRAS SE BASEIAM NO DOCUMENTO INTITULADO TORNEIOS - REGULAMENTOS E REGRAS, DOCUMENTO ELABORADO PELO INSTITUTO SHOTOKAN NKK-JKA

Leia mais

KOGO KUMITE APLICADO AO TREINAMENTO DE KARATE-DO TRADICIONAL

KOGO KUMITE APLICADO AO TREINAMENTO DE KARATE-DO TRADICIONAL KOGO KUMITE APLICADO AO TREINAMENTO DE KARATE-DO TRADICIONAL Arthur Prisco Paraíso Rêgo Setembro de 2014. Se você treinar todos os dias, quando chegar ao fim dos seus dias, você poderá olhar para trás

Leia mais

CAMPEONATO PARANAENSE JKA

CAMPEONATO PARANAENSE JKA REGRAS CAMPEONATO PARANAENSE JKA - 2017 Competidores não afiliados só participarão das provas individuais (não classificatório para o Brasileiro 2018). Crianças até 10 anos receberão medalhas de participação

Leia mais

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 166, Marzo de

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 166, Marzo de Evidências científicas sobre os fundamentos do voleibol na areia Evidencias científicas sobre los fundamentos del voleibol en la arena Scientific studies about the beach volleyball skills Mestre em Ciência

Leia mais

PROGRAMA TÉCNICO PARA EXAME DE GRADUAÇÃO

PROGRAMA TÉCNICO PARA EXAME DE GRADUAÇÃO PROGRAMA TÉCNICO PARA EXAME DE GRADUAÇÃO 9ºKYU A 1ºKYU Instituto Shotokan de Portugal Programa Nacional 1ºDAN A 5ºDAN Shotokan Cultural Institute Programa Internacional 2012 Exame de cinto branco (9 Kyu)

Leia mais

FNK - FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DE KARATE. REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ JEMs 2015

FNK - FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DE KARATE. REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ JEMs 2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SETOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA JEMS - 2015 FNK - FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DE KARATE REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ JEMs 2015 Art. 1º - As

Leia mais

6.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

6.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO 6.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ PROVAS INDIVIDUAIS REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO Informações Gerais EVENTO: 6.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ Provas Individuais (Kata e Kumite) DATA: 20 DE OUTUBRO DE 2012,

Leia mais

Instituo por definitivo, a programação oficial de kyus, a ser implantada em todas as nossas filiadas.

Instituo por definitivo, a programação oficial de kyus, a ser implantada em todas as nossas filiadas. Com os poderes que me foram outorgados pelo Saiko Shihan Goshi Yamaguchi, como representante da International Karate Do Goju Kai Association IKGA no Brasil. Instituo por definitivo, a programação oficial

Leia mais

8.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

8.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO 8.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ PROVAS INDIVIDUAIS REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO Informações Gerais EVENTO: 8.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ Provas Individuais (Kata e Kumite) DATA: 20 DE SETEMBRO DE 2014,

Leia mais

Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010

Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010 Copa do Mundo de Futebol: desempenho dos países sedes, 1930 a 2010 La Copa del Mundo de Fútbol: rendimiento de los países sedes, 1930 a 2010 Soccer World Cup: performance of the home countries, 1930 to

Leia mais

Federação de Karatê-Dô Tradicional da Bahia FKTB REGULAMENTO DE EXAMES DE GRADUAÇÃO.

Federação de Karatê-Dô Tradicional da Bahia FKTB REGULAMENTO DE EXAMES DE GRADUAÇÃO. REGULAMENTO DE EXAMES DE GRADUAÇÃO. Art. 1º - O progresso dos praticantes de Karatê Tradicional no Estado da Bahia será avaliado em exames de graduação solicitados pelas entidades filiadas e executados

Leia mais

A contribuição norte-americana para o voleibol

A contribuição norte-americana para o voleibol A contribuição norte-americana para o voleibol Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ (Brasil) La contribución de Estados Unidos al voleibol The North American contribution for the

Leia mais

COPA PAULISTA DE KARATÊ-DO JKA

COPA PAULISTA DE KARATÊ-DO JKA São Paulo, 17 de Setembro de 2015 COPA PAULISTA DE KARATÊ-DO JKA Informamos que em 07 de Novembro (sábado), será realizado na cidade de Lorena-SP, a Copa Paulista de Karatê-do JKA provas individuais (kata

Leia mais

FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO CONSELHO DE ARBITRAGEM MANUAL. XI Curso Unificado de Juiz de Karate.

FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO CONSELHO DE ARBITRAGEM MANUAL. XI Curso Unificado de Juiz de Karate. FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO CONSELHO DE ARBITRAGEM MANUAL XI Curso Unificado de Juiz de Karate Alcabideche 5 e 6 Novembro de 2016 KARATE ÍNDICE Programa do Curso... 3

Leia mais

III COPA INTERNACIONAL INTERCLUBES

III COPA INTERNACIONAL INTERCLUBES 1 INFORMATIVO 02 III COPA INTERNACIONAL INTERCLUBES Aos Srs (as) Presidentes de Federações, Ligas e Associações filiadas à ITKF e CBKT. Temos a satisfação de convidá-los a participar da III COPA INTERNACIONAL

Leia mais

Fundamentos praticados pelo bloqueador do voleibol na areia

Fundamentos praticados pelo bloqueador do voleibol na areia Fundamentos praticados pelo bloqueador do voleibol na areia Los fundamentos practicados por el bloqueador del voleibol en la arena Skills practices by block player of the sand volleyball Mestre em Ciência

Leia mais

A continuação do estudo sobre o efeito da periodização em um jogador do voleibol na areia, 2009 a 2012

A continuação do estudo sobre o efeito da periodização em um jogador do voleibol na areia, 2009 a 2012 A continuação do estudo sobre o efeito da periodização em um jogador do voleibol na areia, 2009 a 2012 Continuación del estudio sobre el efecto de la periodización en un jugador de beach voleibol, 2009

Leia mais

Programa Oficial para Exame de Faixas. Conforme padrões da JKS e CBKS. Exame para 6º Kyu Faixa Amarela

Programa Oficial para Exame de Faixas. Conforme padrões da JKS e CBKS. Exame para 6º Kyu Faixa Amarela Programa Oficial para Exame de Faixas Conforme padrões da JKS e CBKS Exame para 6º Kyu Faixa Amarela 01 - Gedan-kamae Chudan oi-zuki 02 - Gedan-kamae 03 - Gedan-kamae 04 Koukutsu-dachi Shutou-kamae Shuto-uke

Leia mais

Fundamentos praticados pelo central durante o jogo de voleibol

Fundamentos praticados pelo central durante o jogo de voleibol Fundamentos praticados pelo central durante o jogo de voleibol Fundamentos ejecutados por el central durante el partido de voleibol Skills practices by center blocker during the volleyball match Mestre

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica FIGHT ZONE WITH POINTS OF THE SHOTOKAN KARATE FEMALE COMPETITION 137 Nelson Kautzner Marques Junior 1 ABSTRACT The objective of the study was to determine the fight zone with point during the female kumite

Leia mais

Evidências científicas sobre o soco do karateca no makiwara

Evidências científicas sobre o soco do karateca no makiwara Evidências científicas sobre o soco do karateca no makiwara Las evidencias científicas del golpe del karateca en la makiwara Mestre em Ciência da Motricidade Human pela UCB, RJ (Brasil) Nelson Kautzner

Leia mais

ANÁLISE DO JOGO EM FUNÇÃO DO LOCAL E DO NÚMERO DO SET NA PERFORMANCE EM JOGOS DE VOLEIBOL DE ALTO NÍVEL

ANÁLISE DO JOGO EM FUNÇÃO DO LOCAL E DO NÚMERO DO SET NA PERFORMANCE EM JOGOS DE VOLEIBOL DE ALTO NÍVEL ANÁLISE DO JOGO EM FUNÇÃO DO LOCAL E DO NÚMERO DO SET NA PERFORMANCE EM JOGOS DE VOLEIBOL DE ALTO NÍVEL Paulo Vicente João / UTAD-CIDESD Paulo Beça / UTAD Luis Vaz / UTAD-CIDESD pvicente@utad.pt Palavras-chave:

Leia mais

III FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ

III FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ III FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ PROVAS INDIVIDUAIS REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO Informações Gerais EVENTO: III FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ Provas Individuais (Kata e Kumite) DATA: 31 DE OUTUBRO DE 2009,

Leia mais

EFEITO DA RESTRIÇÃO DE TEMPO NA FASE OFENSIVA SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO NO FUTEBOL

EFEITO DA RESTRIÇÃO DE TEMPO NA FASE OFENSIVA SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO NO FUTEBOL 850 EFEITO DA RESTRIÇÃO DE TEMPO NA FASE OFENSIVA SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO NO FUTEBOL Davi Correia da Silva / NUPEF-UFV. Israel Teoldo / NUPEF-UFV. davizirt@hotmail.com RESUMO: Este estudo teve como objetivo

Leia mais

TEMPO DE REAÇÃO E VELOCIDADE DO SOCO EM CARATECAS GRADUADOS

TEMPO DE REAÇÃO E VELOCIDADE DO SOCO EM CARATECAS GRADUADOS TEMPO DE REAÇÃO E VELOCIDADE DO SOCO EM CARATECAS GRADUADOS HERNANI HUGO DANTAS MONTEIRO, CARLOS ALBERTO DA SILVA, TÚLIO LUIZ BANJA FERNANDES, Universidade Federal do Ceará, Instituto de Educação Física

Leia mais

CATEGORIAS CAMPEONATO BRASILEIRO KATA FEMININO KATA MASCULINO 1 ATE 6 ANOS CRIANÇAS TODAS AS FAIXAS E 08 Anos CRIANÇAS TODAS AS FAIXAS

CATEGORIAS CAMPEONATO BRASILEIRO KATA FEMININO KATA MASCULINO 1 ATE 6 ANOS CRIANÇAS TODAS AS FAIXAS E 08 Anos CRIANÇAS TODAS AS FAIXAS CATEGORIAS CAMPEONATO BRASILEIRO KATA FEMININO 1 ATE 6 ANOS CRIANÇAS TODAS AS FAIXAS 2 07 E 08 Anos CRIANÇAS TODAS AS FAIXAS 3 9 E 10 ANOS CRIANÇA BRANCA VERDE 4 9 E 10 ANOS CRIANÇA ROXA PRETA 5 11 E 12

Leia mais

EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL.

EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL. 1117 EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL. Elton Ribeiro Resende /NUPEF - UFV Fernanda Lobato/NUPEF - UFV Davi Correia da Silva/NUPEF UFV Israel

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO

A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE NO TAEKWONDO Claudiomar Antonio Vieira 1 Everton Paulo Roman 2 RESUMO O presente estudo teve o objetivo de realizar uma contextualização teórica em relação a importância

Leia mais

Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan Karate Shihan José Koei Nagata IKO Matsushima KYOKUSHINKAIKAN KARATE KATA YANTSU

Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan Karate Shihan José Koei Nagata IKO Matsushima KYOKUSHINKAIKAN KARATE KATA YANTSU KYOKUSHINKAIKAN KARATE KATA YANTSU O Karate Kyokushinkaikan, desenvolvido pelo Mestre Masutatsu Oyama teve influência do Kenpo, e dos estilos Shotokan e Goju Ryu, que foram praticados por ele. O Kata Yantsu

Leia mais

ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES

ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES ESPECIFICIDADE TÉCNICA NO BASQUETEBOL: CLUBES X SELEÇÕES Victor H.A. Okazaki; Fábio H.A. Okazaki; Birgit Keller; Jeffer E. Sasaki Centro de Estudos do Movimento Humano - CEMOVH RESUMO O presente estudo

Leia mais

EXAME DE FAIXA SINAIS: AVANÇAR RECUAR. 8 o. KYU (BRANCA PARA AMARELA) Carência mínima de 6 MESES para o exame

EXAME DE FAIXA SINAIS: AVANÇAR RECUAR. 8 o. KYU (BRANCA PARA AMARELA) Carência mínima de 6 MESES para o exame Conform dcidido na última runião gral d 16 d dzmbro d 2006, a FPKT passa a adotar o sistma d graduação d Kyu conform o sistma da JKA Brasil. Sgu abaixo a nova sqüência d kyu: BRANCA 9 o. Kyu / AMARELA

Leia mais

Regulamento Provas ÉPOCA 2016/2017

Regulamento Provas  ÉPOCA 2016/2017 Regulamento Provas ÉPOCA 2016/2017 Artigo 1º Organização 1. O presente Regulamento de Provas visa estruturar e regulamentar todas as competições organizadas pela AKRAM Associação de Karaté da Região Autónoma

Leia mais

ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL

ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL José Cícero Moraes / UFRGS Daniel Perin / UFRGS Marcelo Francisco da Silva Cardoso Cardoso / UFRGS Alberto de Oliveira

Leia mais

KICKBOXING. TABELA DE GRADUAÇÕES* FAIXA CARÊNCIA PONTOS DE PROMOÇÃO (PPs) Branca

KICKBOXING. TABELA DE GRADUAÇÕES* FAIXA CARÊNCIA PONTOS DE PROMOÇÃO (PPs) Branca Associação Internacional Full Contact Kickboxing Muay Thai Fundada em 10 de Janeiro de 2007 CNPJ: 09.035.066/0001-91 Rua José Carlos Pace, Nº.395. Bairro Morumbi I. Foz do Iguaçu PR - Brasil C.E.P. 85858-330

Leia mais

O efeito do treino da visão periférica no ataque de iniciados do futsal: uma análise sobre os estudos de uma dissertação

O efeito do treino da visão periférica no ataque de iniciados do futsal: uma análise sobre os estudos de uma dissertação O efeito do treino da visão periférica no ataque de iniciados do futsal: uma análise sobre os estudos de uma dissertação El efecto del entrenamiento de la visión periférica en el ataque en la iniciación

Leia mais

PLANO DE TRABALHO KARATÊ

PLANO DE TRABALHO KARATÊ PLANO DE TRABALHO KARATÊ Telefone: (44) 3220-5750 E-mail: centrosesportivos@maringa.pr.gov.br EQUIPE ORGANIZADORA SECRETARIO MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER Francisco Favoto DIRETOR DE ESPORTES E LAZER Afonso

Leia mais

Instituto de Karatê-Do Shotokan JKA do Brasil T H E J A P A N K AR A T E A S S O C I A T I O N

Instituto de Karatê-Do Shotokan JKA do Brasil T H E J A P A N K AR A T E A S S O C I A T I O N XV CAMPEONATO BRASILEIRO JKA 2014 CURSO TÉCNICO INTERNACIONAL COM PROF. Akio Serizawa Tema: Karate JKA infantil e Juvenil Entre os dias 08 a 11 de Maio de 2014 será realizado CURSO TÉCNICO E TREINAMENTOS

Leia mais

Programa de Exames de Graduação

Programa de Exames de Graduação Programa de Exames de Graduação INDICE Programa de cinto branco (9º kyu) 3 Programa de cinto amarelo (8º kyu) 4 Programa de cinto laranja (7º kyu) 5 Programa de cinto verde (6º kyu) 6 Programa de cinto

Leia mais

CURSO DE ARBITRAGEM E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA DE KARATÊ SHOTOKAN JKA CAMPEONATO INFANTO JUVENIL

CURSO DE ARBITRAGEM E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA DE KARATÊ SHOTOKAN JKA CAMPEONATO INFANTO JUVENIL CURSO DE ARBITRAGEM E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA DE KARATÊ SHOTOKAN JKA CAMPEONATO INFANTO JUVENIL CURSO DE ARBITRAGEM E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA: SENSEI CELSO KOLESNIKOVAS (4º DAN) ÁRBITRO INTERNACIONAL PELA JKA

Leia mais

FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO CONSELHO DE ARBITRAGEM

FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO CONSELHO DE ARBITRAGEM FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO CONSELHO DE ARBITRAGEM MANUAL VIII Curso Unificado de Árbitro de Karate Alcabideche, Cascais 11 e 12 de outubro de 2014 1 ÍNDICE Programa

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS PEDRO GENRO ALVES 1 YURI NASCIMENTO DA SILVA 2 CATI RECKELBERG AZAMBUJA 3 RESUMO A resistência aeróbica esta

Leia mais

AGRESSIVIDADE COMPETITIVA EM LUTADORES Carlos José Ferreira Lopes 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2. Introdução

AGRESSIVIDADE COMPETITIVA EM LUTADORES Carlos José Ferreira Lopes 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2. Introdução AGRESSIVIDADE COMPETITIVA EM LUTADORES Carlos José Ferreira Lopes 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2 Resumo: A Escala de Agressividade Competitiva avalia a agressividade no contexto da competição esportiva.

Leia mais

IV COPA BARRA MANSA UBM DE KARATE 2015

IV COPA BARRA MANSA UBM DE KARATE 2015 IV COPA BARRA MANSA UBM DE KARATE 2015 Aos Srs(as) Presidentes de Federações, Ligas e Associações. Temos a satisfação de convidá-los a participar da IV COPA BARRA MANSA UBM DE KARATE 2015. Dando continuidade

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 42 ANÁLISE DOS GOLS DE EQUIPES DA CATEGORIA SUB-15 EM PARTIDAS DE UM TORNEIO REGIONAL DE FUTSAL Augusto Luís da Silva Araújo 1 Nicolas Lawall Moreira 1 Helder Barra de Moura 2 Vinicius de Oliveira Damasceno

Leia mais

DESEMPENHO TÉCNICO-TÁTICO DE JUDOCAS DA CLASSE SUB 15 DURANTE CAMPEONATO BRASILEIRO 2016 Marcus F. Agostinho

DESEMPENHO TÉCNICO-TÁTICO DE JUDOCAS DA CLASSE SUB 15 DURANTE CAMPEONATO BRASILEIRO 2016 Marcus F. Agostinho DESEMPENHO TÉCNICO-TÁTICO DE JUDOCAS DA CLASSE SUB 15 DURANTE CAMPEONATO BRASILEIRO 2016 Marcus F. Agostinho OBJETIVOS Descrever o perfil técnico-tático de judocas Sub 15 (13 e 14 anos) durante as semi-finais

Leia mais

LISTA DE TABELAS. Página

LISTA DE TABELAS. Página vi LISTA DE TABELAS Página TABELA 1 - Tipos psicológicos da equipe A 66 TABELA 2 - Tipos psicológicos da equipe B 66 TABELA 3 - Média dos estados de humor da equipe A em quatro 70 momentos diferentes TABELA

Leia mais

O líbero do voleibol de alto nível melhora a recepção?

O líbero do voleibol de alto nível melhora a recepção? A r t i g o d e R e v i s ã o O líbero do voleibol de alto nível melhora a recepção? The libero of the volleyball of high level improves the reception? MARQUES JR, N K. O líbero do voleibol de alto nível

Leia mais

Periodização tática. Periodización táctica Tactical periodization

Periodização tática. Periodización táctica Tactical periodization Periodização tática Periodización táctica Tactical periodization Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB do RJ (Brasil) Nelson Kautzner Marques Junior nk-junior@uol.com.br Resumo A maioria dos

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 354 O PERÍODO DE MAIOR OCORRÊNCIA DE GOLS NO FUTSAL: UM ESTUDO EM JOGOS ESCOLARES Rogério da Cunha Voser 1, José Cícero Moraes 1 Marcelo da Silva Cardoso 1, Pablo Morales da Silva 1 Miguel Angelo dos Santos

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica ANÁLISE DO JOGO DE VOLEIBOL: ENSINO DA EXECUÇÃO DESSA TAREFA COM EXCEL 112 Nelson Kautzner Marques Junior 1 Danilo Arruda 2 RESUMO A análise do jogo de voleibol é considerada na literatura desse esporte

Leia mais

DESEMPENHO MOTOR DE ATLETAS EM TREINAMENTO DE FUTSAL NA REDE PÚBLICA Teresa Cristina Coiado*

DESEMPENHO MOTOR DE ATLETAS EM TREINAMENTO DE FUTSAL NA REDE PÚBLICA Teresa Cristina Coiado* DESEMPENHO MOTOR DE ATLETAS EM TREINAMENTO DE FUTSAL NA REDE PÚBLICA Teresa Cristina Coiado* RESUMO O futsal é um importante esporte que ajuda no desenvolvimento de diversas capacidades motoras. O presente

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 16 ANÁLISE DO TEMPO DE POSSE DE BOLA E A SUA INFLUÊNCIA NO RESULTADO DOS JOGOS DO CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTSAL Rafael Acosta Caetano 1 Rogério Cunha Voser 2 José Cícero Moraes 2 Marcelo Silva Cardoso 2

Leia mais

VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal.

VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal. VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal. Resumo *Israel de Paiva Arbués Carneiro **Rafael André de Araújo ***Francisco José Andriotti Prada O judô

Leia mais

DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL POR ESTATUTO POSICIONAL

DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL POR ESTATUTO POSICIONAL 1104 DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL POR ESTATUTO POSICIONAL Gustavo Caetano/NUPEF - UFV Fernanda Lobato/NUPEF - UFV Felipe Moniz/NUPEF UFV Israel Teoldo/NUPEF UFV gustavohlourenco@gmail.com

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina

Programa Analítico de Disciplina Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 EFI5 Lutas Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação Física - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração

Leia mais

ADAPTAÇÃO DAS REGRAS DE ARBITRAGEM DO JUDÔ PARA O PRÓXIMO CICLO OLÍMPICO APRESENTAÇÃO DAS REGRAS

ADAPTAÇÃO DAS REGRAS DE ARBITRAGEM DO JUDÔ PARA O PRÓXIMO CICLO OLÍMPICO APRESENTAÇÃO DAS REGRAS APRESENTAÇÃO DAS REGRAS Tempo de luta Homens e mulheres quatro (4) minutos. Avaliação dos pontos Haverá somente ippon e waza-ari. Ippon: impacto forte sobre as costas. Rolando não pode ser considerado

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 131 ANÁLISE DE GOLS QUANTO A FORMA E LOCAL DA EQUIPE SUB-8 DO CLUBE DE REGATAS FLAMENGO NO CAMPEONATO ESTADUAL DA LIGA RIOFUTSAL, MÓDULO NOVOS TALENTOS DE 2012 Luiz Fernando A. Serpas Filgueiras 1 RESUMO

Leia mais

CATEGORIAS: Mirim, Infantil, Infanto, Juvenil, Júnior, Adulto/Principal e Masters

CATEGORIAS: Mirim, Infantil, Infanto, Juvenil, Júnior, Adulto/Principal e Masters 17.º CAMPEONATO PAULISTA DE KARATE-DO SHOTOKAN JKA BARUERI 2016 Preparativo para: Campeonato Brasileiro JKA 1.º de Maio em Arujá-SP Camp. Sul-Americano JKA 2 à 4 de Setembro no Chile DATA: 2 de Abril de

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica ANÁLISE DA QUANTIFICAÇÃO DAS AÇÕES MOTORAS E DA ESTRUTURA TEMPORAL NO BADMINTON 782 Thamie Tusi Fontes 1, István de Abreu Dobránszky 1 João Guilherme Cren Chiminazzo 2, Anderson Marque de Morais 1 RESUMO

Leia mais

CAPÍTULO III. Metodologia METODOLOGIA

CAPÍTULO III. Metodologia METODOLOGIA CAPÍTULO III METODOLOGIA Este capítulo fará uma descrição de todas as etapas do estudo. Começará por fazer uma caracterização da amostra, à qual se segue a descrição dos procedimentos. A apresentação dos

Leia mais

ANÁLISE DOS PERÍODOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM JOGOS DE BASQUETEBOL

ANÁLISE DOS PERÍODOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM JOGOS DE BASQUETEBOL ANÁLISE DOS PERÍODOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM JOGOS DE BASQUETEBOL Yura Yuka Sato dos Santos / UNICAMP Lucas Antônio Monezi / UNICAMP Milton Shoiti Misuta / UNICAMP Luciano Allegretti Mercadante / UNICAMP

Leia mais

28 de MARÇO de 2015 Início das competições: 10:00 hs

28 de MARÇO de 2015 Início das competições: 10:00 hs Instituto de Karatê-Do Shotokan JKA do Brasil T H E J A P A N K AR A T E A S S O C I A T I O N XVI CAMPEONATO PAULISTA DE KARATE-DO SHOTOKAN JKA 2015 Preparatório para o Campeonato Sul Americano JKA em

Leia mais

V Encontro de Pesquisa em Educação Física EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO

V Encontro de Pesquisa em Educação Física EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS DE FUTEBOL DE CAMPO ESTUDOS E REFLEXÕES V 5 - Nº 9 PÁGS. 159 A 164 V Encontro de Pesquisa em Educação Física 2ª ª Parte ARTIGO ORIGINAL EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE OS COMPONENTES DE APTIDÃO FÍSICA EM ATLETAS

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. RESUMO

INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. RESUMO INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. Bruno P. da Silva 1 ; Willian D. Silva²; Josiane F. Lino; Ana Carolina C. Pereira; Henrique F. Ferreira;

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 8 COPA DO MUNDO DE 214: DADOS ESTATÍSTICOS DAS QUATRO MELHORES EQUIPES Nelson Kautzner Marques Junior 1 RESUMO O objetivo do estudo foi apresentar a estatística das quatro melhores seleções da Copa do

Leia mais

6º Torneio JKA SC Open de Karate Shotokan

6º Torneio JKA SC Open de Karate Shotokan 6º Torneio JKA SC Open de Karate Shotokan Será realizado em Florianópolis no dia 12 de novembro de 2016 o 6º Torneio JKA SC Open de Karate Shotokan; e através deste convidamos a toda a comunidade karateka

Leia mais