O jogo como meio de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos esportes coletivos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O jogo como meio de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos esportes coletivos"

Transcrição

1 1 O jogo como meio de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos esportes coletivos Joyce Ribeiro CaetanoÄ Orientador: Neilon Carlos ** Resumo Este artigo mostra algumas possibilidades pedagçgicas para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizado dos esportes coletivos nas aulas de EducaÉÑo FÖsica, considerando as caracterösticas lüdicas do jogo. Baseando-se na importáncia do ensino dos esportes na escola, buscou-se nos jogos uma forma prazerosa de ajudar no desenvolvimento das competàncias e habilidades dos esportes coletivos como o Futebol, o Basquetebol e o Handebol. Concluiu-se que a utilizaéño dos jogos como ferramenta pedagçgica para o processo de ensino aprendizagem dos esportes coletivos possibilita a participaéño de todos, promovendo a partilha, a confianéa em si mesmo e no outro, eliminando comportamentos destrutivos, desenvolvendo diversas competàncias inerentes ao esporte, aproximando alunos e professores num ambiente de espontaneidade. Palavras chaves: Basquetebol, competàncias, desenvolvimento, esporte, futebol, habilidades, handebol, jogos, ludicidade. 1 INTRODUÄÅO Os jogos sño atividades ricas em situaéâes imprevistas, äs quais o indivöduo tem de responder prontamente assumindo responsabilidades e riscos (D ANGELO, JåNIOR, JåNIOR ET AL, 2009). Entende-se que os jogadores devem resolver sozinhos as situaéâes e que necessitam de adaptaéño imediata, sendo capazes de criar e superar diversas situaéâes que ocorrem nos jogos, trabalhando em equipe e alcanéando os objetivos propostos. Para Hildebrandt (2003) apud Sçara (2009), os esportes sño tratados como forma de movimento humano, onde hé uma relaéño de diélogo da prética com significado/sentido para a vida do aluno. E trazer as possibilidades de jogo e movimento para o mundo cotidiano dos alunos atravçs da EducaÉÑo FÖsica (EF) ç uma maneira de provocar uma ampliaéño das possibilidades de jogo e movimento. Assim, jogo e esporte sño instrumentos educacionais que contribuem para a construéño de valores morais e çticos, coibindo a competiéño exacerbada e a conquista de resultados a qualquer custo (D ANGELO, JåNIOR, JåNIOR ET AL, 2009).

2 2 Leva-se em consideraéño que na escola ç preciso que o coletivo privilegie sobre o individual, defendendo o compromisso da solidariedade e respeito humano, a compreensño de que jogo se faz a dois, e que ç diferente jogar com o companheiro e jogar contra o adversério. O seu conhecimento na escola deve promover a compreensño que a prética esportiva deve ter o significado de valores e normas que assegurem o direito ä prética do esporte (COLETIVO DE AUTORES, 2009). Assim como o esporte, os jogos sño fenëmenos sociais que desenvolvem um papel fundamental na sociedade agregando valores e colaborando com a formaéño do indivöduo como cidadño (D ANGELO, JåNIOR, JåNIOR ET AL, 2009). Para tanto, a prética dos jogos ç uma peéa fundamental para o processo de ensino aprendizagem dos esportes coletivos na escola (LEONARDO, SCAGLIA e REVERDITO, 2009). 2 METODOLOGIA Este artigo se baseou numa revisño de literatura, sendo caracterizado, como teçrico-conceitual. Foram lidos e estudados livros e artigos que abordam sobre a prética do ensino dos esportes e dos jogos enquanto conteüdos da EducaÉÑo FÖsica Escolar (EFE). 3 REFERENCIAL TEÇRICO Com o surgimento oficial da EducaÉÑo FÖsica na escola (1851) surgiram diversas concepéâes pedagçgicas ao longo dos anos. Dentre elas estño higienismo / militarismo, recreacionismo, psicomotricidade, desenvolvimentista, esportivismo, cultura corporal e outras. Neste estudo ç de nosso interesse citar a princöpio o esportivismo que teve seu inöcio em maréo de 1964, quando o governo militar comeéou a investir no esporte tentando fazer da EF um meio para a promoéño do paös (DARIDO E RANGEL, 2005). Esse modelo de EF foi muito criticado por seu perfil mecánico, em que o professor apenas repetia ao aluno tçcnicas especöficas de cada modalidade em busca da perfeiéño e rendimento. Mesmo sendo tño criticada, principalmente nas duas Ültimas dçcadas, essa concepéño ç a mais encontrada nas escolas. Talvez por sua facilidade, uma vez que os professores e alunos nño precisam refletir sobre o que fazem, sendo necessério apenas repetir os gestos tçcnicos e aperfeiéoé-los buscando alto rendimento.

3 3 Para Daolio (2007), a educaéño fösica sç deixou de ser vista como uma érea exclusivamente biolçgica a partir da dçcada de 80, quando estudiosos comeéaram a questionar em busca de explicaéâes atravçs das ciàncias humanas. Devido a esses questionamentos, existe na EducaÉÑo FÖsica uma diversidade de concepéâes, tendo entño diversas formas de pensar e ministrar essa disciplina na escola. (DARIDO E RANGEL, 2005). Pensando em todo o conteüdo da EducaÉÑo FÖsica e na prética dos esportes coletivos, nos deparamos com o fato de que o esporte nño pode simplesmente ser deixado de lado na escola, mas deve ser repensada a forma de aplicélo, nño dando ànfase ao seu perfil tecnicista, uma vez que a EducaÉÑo FÖsica atual tem como objetivo formar um cidadño reflexivo. Assim, entender o esporte como uma perspectiva pedagçgica significa valorizar o processo de aprendizagem que o mesmo fornece aos alunos, como tambçm as bases educativas que possibilitam a vivància do jogo nas suas dimensâes, permitindo estabelecer relaéâes do aprendizado com a realidade. Neste processo sño vérias as atividades que podem ser aplicadas para colaborar e aprimorar o ensino dos esportes coletivos. Diante disso, buscou-se investigar os procedimentos didéticos e metodolçgicos possöveis e adequados para ajudar no ensino do esporte na escola, sobretudo dos esportes coletivos. Foi necessério analisar e refletir sobre o esporte enquanto conteüdo pedagçgico, as necessidades dos alunos e a prética pedagçgica do professor, para que pudçssemos apontar encaminhamentos metodolçgicos possöveis para o desenvolvimento do esporte nas aulas de EF. Dessa forma, decidiu-se apontar possibilidades metodolçgicas para o ensino dos esportes coletivos nas aulas de EF, com o desenvolvimento dos jogos, levando em consideraéño um ensino com caracterösticas envolventes, inclusivas e que incentivem a participaéño de todos os alunos. O esporte nas aulas de educaéño fösica

4 4 Para Darido e Rangel (2005), as aulas de EF devem acontecer de forma com que todos participem, baseando-se no princöpio da inclusño que busca garantir o acesso de todos os alunos. O responsével por esse princöpio ç o professor, que deve saber como desenvolver os conteüdos da EducaÉÑo FÖsica para que nño ocorra a exclusño, em especial na prética dos esportes coletivos, para que nño aconteéa inclusive a evasño dos alunos por se sentirem menos que os outros que se sobressaem. Assim, o professor deve buscar uma metodologia adequada, relacionando-a sempre ä formaéño do aluno. Atravçs do lüdico pode obter resultados nos aspectos da integraéño, expressño, criaéño, desenvolvimento de atitudes e habilidades. Pode-se buscar nos jogos tradicionais e na adaptaéño de regras feitas pelos prçprios alunos, uma forma de ensinar mais prazerosa, fazendo entño com que os alunos participem e se interessem cada vez mais pelas atividades. O jogo como ferramenta pedagügica no processo de ensino aprendizagem dos esportes coletivos Para uma proposta do ensino dos esportes coletivos atravçs dos jogos e suas estratçgias devem-se considerar os objetivos das modalidades abordadas, relacionandoos aos objetivos dos jogos selecionados. Sendo jogos que possuam as estratçgias e movimentos comuns aos esportes coletivos, podendo citar: passe (cooperaéño, divisño das responsabilidades); organizaéño de espaéo (decisâes individuais e em grupo, interaéño); atacar e defender (aéâes coletivas); estratçgias de finalizaéño (decisâes do grupo); ànfase no desenvolvimento de valores (cooperaéño, respeito äs limitaéâes individuais e dos outros. superaéño dos obstéculos, persistància, resiliància). Trata-se da prética do esporte educacional que tem como princöpios ensinar esporte para todos, ensinar esporte bem para todos e ensinar mais que esporte para todos (D ANGELO, JåNIOR, JåNIOR ET AL, 2009). Tendo entño o compromisso com a inclusño e a participaéño, sendo necessério alterar, adaptar, reduzir ou aumentar a complexidade dos jogos para que todos participem e realizem. O professor deve ensinar bem, atravçs de planejamento, aéño e reflexño, tendo paciància com cada aluno, acreditando em suas limitaéâes e potencialidades. NÑo esquecendo que o jogo enquanto esporte educacional deve ultrapassar o ensino de fundamentos e tçcnicas, acrescentando tambçm as dimensâes atitudinais e conceituais.

5 5 Deve haver uma organizaéño no processo de aprendizagem que busque a concepéño construtivista favorecendo o desenvolvimento da autonomia, incentivando a participaéño ativa de todos, aprendendo entño mais do que o esporte (D ANGELO, JåNIOR, JåNIOR ET AL, 2009). Dos critçrios para a escolha de bons jogos D ANGELO, JåNIOR, JåNIOR ET AL (2009) aponta que um bom jogo para ser ensinado ç aquele que possibilita a participaéño de todos, o sucesso dos participantes, o gerenciamento dos jogadores, favorece adaptaéâes e novas aprendizagens, e mantem a imprevisibilidade. Jé em sua utilizaéño D ANGELO, JåNIOR, JåNIOR ET AL (2009) afirma que a organizaéño do tempo, espaéo e dos materiais, conhecer os alunos, a aprendizagem significativa, a flexibilidade de regras, a quebra de automatismos e a ajuda ajustada sño fatores imprescindöveis para uma intervenéño qualificada. Sobre a estrutura de uma aula, D ANGELO, JåNIOR, JåNIOR ET AL (2009) a divide em tràs momentos: a roda de conversa sobre o jogo do dia, o momento de vivàncias e préticas e a roda de conversa sobre o que foi feito na aula. Desta forma sendo capaz de alcanéar os objetivos propostos, observando sempre a posiéño de cada aluno sobre o que foi feito nas aulas. Jogos para o desenvolvimento de competáncias no futebol, handebol e basquetebol Aqui serño citados jogos que ajudam no processo de ensino aprendizagem das habilidades necessérias do futebol, handebol e basquetebol. Jogos estes que sño capazes de ensinar alçm das habilidades e competàncias nos esportes coletivos (D ANGELO, JåNIOR, JåNIOR ET AL 2009). 1 Pega Pega: possui inümeras variaéâes. O professor deve conversar com as crianéas e combinar o espaéo para a fuga, as maneiras de tocar os amigos para serem pegos, dentre outras regras. O que està em jogo : Cognitivo - atenéño para nño ser pego, comparar velocidade dos participantes, identificar os mais répidos e memorizar os pegadores. Psicomotor - estruturaéño espacial (distáncia e aproximaéño) nos deslocamentos de fuga e ao desviar dos demais participantes, correr ou saltar ao fugir, quicar a bola (na variaéño). SÜcio afetivo - respeito äs regras estabelecidas pelo grupo, disciplina: nño sair do espaéo delimitado para a atividade, autoconfianéa nas tentativas de fuga e de

6 6 pegar e cooperaéño quando tiver de ajudar os companheiros a pegarem a turma de fugitivos. DiscussÑo: esses jogos possibilitam inümeras combinaéâes de habilidades motoras, pois os alunos podem correr quicando a bola, chutando, rebatendo, etc. tais habilidades aproximam-se muito das necessérias ä prética do basquete, do handebol e do futebol: deslocar-se em velocidade em direéâes variadas, com mudanéas de ritmo e controlando a bola com atenéño a todos os obstéculos (pegadores, outros fugitivos, espaéos em alteraéño). 2 Cerca: professor delimita o espaéo, riscando uma linha para marcar o meio. Uma crianéa (cerca) permanece em pç sobre a linha e o seu deslocamento dé-se apenas lateralmente. Os demais permanecem em um dos lados da linha. O professor comanda a brincadeira. Preparar... Passar. Ao comando, todas as crianéas devem tentar tocar um ou mais colegas, que assumirño tambçm a posiéño de cerca e passarño a auxiliar o pegador. O que està em jogo : Cognitivo concentraéño no comando do educador e nos movimentos dos pegadores, transferir os conhecimentos de outras brincadeiras para esta, analisar e identificar estratçgias de passagem de um lado para o outro. Psicomotor - deslocamento lateral na movimentaéño do pegador (semelhanéa com o deslocamento defensivo do basquete), saltitar para atravessar o espaéo determinado, equilöbrio em pç, esquivar-se para nño ser tocado pelo pegador. SÜcio afetivo - espörito de equipe dos pegadores para se deslocarem todos na mesma direéño, elaboraéño das estratçgias de ambos os grupos, honestidade para indicar-se como cerca apçs ser pego e autonomia para avaliar o melhor momento de transpor a cerca. DiscussÑo: observam-se duas habilidades do basquetebol, handebol e futebol: drible e marcaéño. Para aumentar a aproximaéño com o basquete e o handebol, solicita-se que os pegadores roubem a bola em vez de apenas tocé-la no colega. 3 Queimada: as crianéas se dividem em duas equipes e espalham-se pelo campo de jogo a fim de dificultar a aéño do adversério, que tentaré queimé-las, arremessando a bola em seu corpo. Os atingidos pela bola de forma direta (sem receber com as mños e sem que a bola toque antes o chño ou outro companheiro) serño considerados queimados, passando a ocupar o cemitçrio, onde poderño queimar os adversérios da equipe oponente.

7 7 O que està em jogo : Cognitivo analisar a estratçgia adverséria, comparar os oponentes, a fim de identificar os de arremesso mais potente, aqueles possöveis de recepéño, com atenéño total, principalmente se forem vérias bolas. Psicomotor arremessar para queimar os adversérios, segurar a bola, correr para distanciar-se do adversério com a bola, esquivar-se e balanéar o corpo para desviar-se dos arremessos em sua direéño. SÜcio afetivo respeito aos outros, lanéando a bola no corpo e nño no rosto, respeito äs regras estabelecidas pelo grupo, participaéño e trabalho em equipe ao trabalhar para superar a equipe contréria, reconhecendo as virtudes e dificuldades suas e dos colegas. DiscussÑo: a prética da queimada possibilita vivenciar arremessos com a complexidade do basquetebol e do handebol: répidos, precisos e com um alvo mçvel. 4 Controle: Vérios jogadores se posicionam frente a uma meta defendida por um goleiro. O objetivo ç fazer gols, mas, antes de finalizar, a bola tem que ser tocada por tràs ou mais jogadores, sem cair no chño. A finalizaéño pode ser feita com qualquer parte do corpo, menos com as mños. A cada tràs bolas chutadas para fora, o jogador que realizou o Ültimo chute vai para a meta no lugar do goleiro. Pode-se delimitar uma érea onde os jogadores da linha nño podem entrar para finalizar. O que està em jogo : Cognitivo planejar sequàncias de passes em que todos possam participar, definir estratçgias corretas de troca de passes para se chegar ao gol com frequància, criar alternativas de finalizaéño que possam surpreender o goleiro. Psicomotor controlar a bola com habilidade e seguranéa, organizar-se no espaéo de forma que todos possam tocar a bola, finalizar ao gol com foréa e precisño e passar a bola com qualidade para possibilitar a continuidade do jogo. SÜcio afetivo dialogar com os colegas para definir e planejar as estratçgias de ataque, demonstrar-se disponövel para passar a bola com qualidade aos colegas, respeitar as regras combinadas quando da troca do goleiro ser paciente com os erros dos colegas e perseverar na realizaéño do desafio de passar a bola sem deixa-la cair no chño. DiscussÑo: o jogo do controle possibilita äs crianéas aprender bem a habilidade do passe, que torna o futebol um jogo coletivo, e exercitar em diferentes formas de finalizaéño, desenvolvendo inteligància criativa para chegar ao gol, o grande objetivo do futebol. 5 Bola å torre: No centro de um cörculo, no solo ou sobre um cavalete/caixa, esté colocada uma bola (um pino, um pau ou algo parecido). Um jogador guarda o

8 8 castelo. Os participantes, em cörculo, jogam a bola entre si e tentam atingir o castelo. O guardiño, deslocando-se sobre a linha do cörculo, pode desviar os projçteis com as mños e os pçs. Quem atingir o castelo, substitui o guardiño no limite do cörculo. O que està em jogo : Cognitivo concentraéño na movimentaéño dos passadores, conhecer as fintas e identificar as estratçgias de enganar a defesa adverséria. Psicomotor arremessar e receber com a movimentaéño répida da bola, estruturaéño espacial e temporal nos deslocamentos, correr e saltar para realizaéño do jogo. SÜcio afetivo organizaéño do grupo na elaboraéño da estratçgia de ataque, resultando em espörito de equipe, respeito äs regras estabelecidas para o jogo e participaéño ativa para cumprir as tarefas, em beneföcio do grupo. DiscussÑo: os movimentos do guardiño sño de fechar os espaéos, os mesmos da defesa do basquetebol, e realizados no ritmo real do jogo esportivo, promovendo de forma lüdica, o desenvolvimento da competància defensiva e a troca de passes répida entre os atacantes. Caso contrério, nño conseguem chegar ä meta. 6 Rebatida: Utilizando traves ou metas improvisadas, os jogadores, em duplas, tentam fazer gols, finalizando contra a meta da dupla adverséria. Cada jogador tem direito a tràs jogadas da marca do pànalti para fazer o gol ou conseguir a rebatida. Caso a bola seja rebatida pelo goleiro, a dupla que defende tenta levar a bola atç uma érea prçxima do gol (combinaéño entre as duplas), para pegé-la com as mños e parar a jogada, enquanto a dupla que ataca procura dominar e passar a bola atç finalizar para fazer o gol. Se a dupla que ataca faz o gol, marca 2 pontos. Em caso de nova rebatida, o jogo continua e mais 2 pontos sño acrescidos ao placar. Rebatidas da bola na trave valem 3 pontos e no travessño, 5 pontos. O que està em jogo : Cognitivo conhecer e dominar as regras e a sequància lçgica do jogo (momento de atacar e defender), planejar as estratçgias de ataque e defesa, antecipando as aéâes da dupla adverséria, contar e registrar os pontos de cada equipe nas diferentes fases do jogo. Psicomotor chutar a bola com foréa e precisño, passar a bola, em movimento, com precisño para o companheiro, deslocar-se no espaéo para receber a bola em condiéâes de defender ou atacar e driblar com habilidade para se esquivar da defesa e marcar o gol. SÜcio afetivo respeitar as regras combinadas pelo grupo, gerenciar a brincadeira no encaminhamento dos conflitos e discussâes, cooperar para resolver os desafios motores propostos pelo jogo, demonstrar autoconfianéa e arriscar-se para tentar a jogada com rebatida.

9 9 DiscussÑo: a brincadeira da rebatida possibilita a combinaéño das principais habilidades envolvidas no jogo de handebol e o seu aprendizado num contexto significativo e prazeroso. 4 RESULTADOS E DISCUSSÅO O esporte mostra interesse em vérios segmentos sociais, dentre eles o polötico. Na escola a EF foi submetida a buscar estratçgias deste segmento, destacando sua importáncia como promotora de melhoria da saüde e qualidade de vida, que deveriam ser contempladas pela prética esportiva, dando ànfase ä esportivizaéño e rendimento. Acontece que nos Ültimos tempos o esporte na escola passou a ser visto como uma prética para o desenvolvimento dos objetivos educacionais, devendo as aulas de EF nño ser desenvolvidas como base de performance e rendimento. Ao passo que o mesmo nño deve ser excluödo das aulas, devendo ser abordado de forma ampla, significativa e contextualizada. Dessa forma, sua prética sistematizada, criativa e consciente, atravçs do lüdico desenvolve o interesse e a participaéño dos alunos bem como suas qualidades, capacidades fösicas e morais. 5 CONSIDERAÄçES FINAIS O esporte ou qualquer outro conteüdo da EF deve ser trabalhado com os alunos de forma adequada äs suas realidades, culturas e seus desenvolvimentos cognitivos e psicolçgicos. Dessa forma teremos uma EF prazerosa e ao mesmo tempo pode-se aumentar a possibilidade dos alunos participantes, se tornarem futuramente pessoas fisicamente ativas. Se nas aulas o objetivo for o rendimento, certamente haveré exclusño, juntamente com o afastamento das atividades, sendo o esporte nessa concepéño inviével äs aulas de EF. Assim o aluno nño teré entendimento crötico sobre o mesmo. Conclui-se que a utilizaéño dos jogos como ferramenta pedagçgica para o processo de ensino aprendizagem dos esportes coletivos possibilita a participaéño de todos, promovendo a partilha, a confianéa em si mesmo e no outro, eliminando comportamentos destrutivos, desenvolvendo diversas competàncias inerentes ao esporte, aproximando alunos e professores num ambiente de espontaneidade.

10 10 REFERéNCIAS COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de EducaÄÅo FÇsica. 2í ed. SÑo Paulo: Cortez, p. DAOLIO, J. EducaÉÑo FÖsica e o conceito de cultura. 2í ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007 (ColeÉÑo polàmicas do nosso tempo). DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. EducaÄÅo fçsica na Escola: ImplicaÄÉes para a PrÑtica PedagÖgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, D ANGELO, F.; JUNIOR, A. J. R.; JUNIOR, A. A.; ET AL. Jogos Educativos: estrutura e organizaäåo da prñtica. SÑo Paulo: Ed. Phorte, p. LEONARDO, L.; SCAGLIA, A. J.; REVERDITO, R. S. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na famölia dos jogos. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 2, p , abr./jun SìARA, E. C.R. A visño pedagçgica e antipedagçgica dos esportes coletivos na escola. Revista Digital - Buenos Aires - Ano 14 - Nî 136 Set/2009. Acesso em: 18/05/11.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Metodologia do Ensino de Educação Física. Teleaula 3. Abordagens Pedagógicas do Ensino Aberto. Contextualização. Conceitualização.

Metodologia do Ensino de Educação Física. Teleaula 3. Abordagens Pedagógicas do Ensino Aberto. Contextualização. Conceitualização. Metodologia do Ensino de Educação Física Teleaula 3 Prof. Me. Marcos Ruiz da Silva tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Abordagens Pedagógicas do Ensino Aberto Pedagogia Análise da aula de Educação Física

Leia mais

Unidade didática de Futebol Objetivos gerais do Futebol

Unidade didática de Futebol Objetivos gerais do Futebol 102 Recursos do Professor Unidade didática de Futebol Objetivos gerais do Futebol Cooperar com os companheiros para o alcance do objetivo do Futebol, desempenhando com oportunidade e correção as ações

Leia mais

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Resumo A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Ana Regina Donato de Moraes 1 Lourdes Keila Casado Pulucena 2 Lucieni Vaz dos Santos 3 Aprender brincando não é apenas um passatempo, quando se trata de ensinar.

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA 1 O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA CEZÁRIO, Maria Angélica mangelicacezario@gmail.com 1 RESUMO O escopo desse texto

Leia mais

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil Antes da pretensão de promover um campeonato, deve-se promover o homem em sua infinita potencialidade e complexidade, REVERDITO, SCAGLIA E MONTAGNER 2013....

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 7º ANO PROFESSORA:

Leia mais

O ENSINO DO HANDEBOL NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS

O ENSINO DO HANDEBOL NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS O ENSINO DO HANDEBOL NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS Resumo Scheila Medina 1 - PUCPR Luís Rogério de Albuquerque 2 - PUCPR Grupo de Trabalho - Didática: Teorias, Metodologias e

Leia mais

A TUTORIA A DISTÂNCIA NA EaD DA UFGD

A TUTORIA A DISTÂNCIA NA EaD DA UFGD Ednei Nunes de Oliveira A TUTORIA A DISTÂNCIA NA EaD DA UFGD UFGD/Faculdade de Educação a Distância Dourados MS, E-mail: edneioliveira@ufgd.edu.br Professor da FACED, Bolsista PIBID/EaD/UFGD. RESUMO Esta

Leia mais

Protagonismo Social Psicomotricidade Relacional na família, escola, empresa e na comunidade. José Leopoldo Vieira leopoldo@ciar.com.

Protagonismo Social Psicomotricidade Relacional na família, escola, empresa e na comunidade. José Leopoldo Vieira leopoldo@ciar.com. Protagonismo Social Psicomotricidade Relacional na família, escola, empresa e na comunidade José Leopoldo Vieira leopoldo@ciar.com.br 1 ...Transformar a escola é quem sabe, a longo prazo, transformar a

Leia mais

SALAS TEMÁTICAS: ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM. Palavras Chave: salas temáticas; espaços; aprendizagem; experiência.

SALAS TEMÁTICAS: ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM. Palavras Chave: salas temáticas; espaços; aprendizagem; experiência. 1 SALAS TEMÁTICAS: ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM BAGEGA, Chariane 1 BONI, Marina 2 RAFFAELLI, Alexandra F. 3 Palavras Chave: salas temáticas; espaços; aprendizagem; experiência. 1 INTRODUÇÃO A

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Poliana Helena Batista Thomaz PUC-Campinas Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas Na pesquisa

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 Rochelle Lopes da Silva- UVA 2 Andrea Abreu Astigarraga- UVA INTRODUÇÃO De acordo

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA Projeto apresentado e desenvolvido na Escola Estadual Domingos Briante

Leia mais

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Prática Pedagógica.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Prática Pedagógica. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DAS PRÁTICAS CORPORAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ALAGOA GRANDE - PARAÍBA Waldilson Duarte Cavalcante de Barros Professor

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM O LÚDICO NA APRENDIZAGEM RESUMO Aline Hahn Affeldt Prof. Janaina de Souza Aragão Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI Pedagogia (PED 7051) Metodologia e Conteúdos Básicos de Comunicação e

Leia mais

COMUNIDADE AQUÁTICA: EXTENSÃO EM NATAÇÃO E ATENÇÃO AO DESEMPENHO ESCOLAR EM JATAÍ-GO.

COMUNIDADE AQUÁTICA: EXTENSÃO EM NATAÇÃO E ATENÇÃO AO DESEMPENHO ESCOLAR EM JATAÍ-GO. COMUNIDADE AQUÁTICA: EXTENSÃO EM NATAÇÃO E ATENÇÃO AO DESEMPENHO ESCOLAR EM JATAÍ-GO. PEDROZA, Poliana Siqueira 1 LUIZ, Angela Rodrigues 2 SOUZA, Luís César de 3 PALAVRAS-CHAVE: natação, atividades aquáticas,

Leia mais

Abordagens pedagógicas no ensino de Educação Física. Prof.ª Sara Caixeta

Abordagens pedagógicas no ensino de Educação Física. Prof.ª Sara Caixeta Abordagens pedagógicas no ensino de Educação Física Prof.ª Sara Caixeta Objetivo: Conhecer as diferentes tendências e abordagens pedagógicas da Educação física Brasileira identificando seus fundamentos

Leia mais

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu

Leia mais

HANDFULT: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSINO MACEDO

HANDFULT: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSINO MACEDO HANDFULT: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSINO MACEDO Resumo TEIXEIRA, Ana Cláudia Alves 1 - UFRN JESUS, Edna Nascimento de² - UFRN Este artigo é um relato de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS CURRICULARES. Rosana Nascentes de Melo E. M. Prof. Leôncio do Carmo Chaves UDI - rosananascentes@terra.com.

ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS CURRICULARES. Rosana Nascentes de Melo E. M. Prof. Leôncio do Carmo Chaves UDI - rosananascentes@terra.com. ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS CURRICULARES Rosana Nascentes de Melo E. M. Prof. Leôncio do Carmo Chaves UDI - rosananascentes@terra.com.br Resumo A Educação Física, como disciplina escolar, deve estar inserida

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS

JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS Denise da Costa Gomes denisedacosta11@hotmail.com Dalila Regina da Silva Queiroz dalilazorieuq@hotmail.com Alzenira Oliveira de Carvalho oliveiraalzenira@hotmail.com

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Prof. Antonio Carlos Fedato Filho Prof. Guilherme Augusto de Melo Rodrigues Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos

Leia mais

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo.

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo. 9 Conclusão Neste estudo, eu me propus a investigar os efeitos de práticas de Língua Portuguesa no aprendizado de leitura e como esses efeitos se diferenciam conforme o ano de escolaridade dos alunos e

Leia mais

OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO IFC SÃO FRANCISCO DO SUL

OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO IFC SÃO FRANCISCO DO SUL OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO IFC SÃO FRANCISCO DO SUL Shirley Silva VIEIRA, Dayan Orlando de FREITAS, Jéssica SALVADOR, Mateus Vinícius Ferreira

Leia mais

Eventualmente tutores podem desafiar a coragem e independência de seus pares através de atividades de competição entre todos, mudando de vínculo

Eventualmente tutores podem desafiar a coragem e independência de seus pares através de atividades de competição entre todos, mudando de vínculo Uma experiência com a diversidade: crianças deficientes...crianças eficientes...educadores Uma experiência da inclusão reversa com pares tutores auxiliares de aula Nossa equipe com o primeiro grupo de

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS 1 O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS AMANDA GONCALVES DOS SANTOS INTRODUÇÃO A idéia que muitos têm do coordenador pedagógico é aquela ainda imbricada em valores

Leia mais

MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II

MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II Desenvolver reações físicas - rítmicas à música (palmas, marchas, etc); Representar, com movimentos corporais elementos e objetos do meio circundante; Deslocar com

Leia mais

Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem

Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem Estado de Santa Catarina São Paulo, 18 de agosto de 2012. Jogo recurso de motivação, interpretação, concentração e aprendizagem Helena

Leia mais

O DIAGNÓSTICO DE ESQUEMAS MENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras Chaves: Educação Matemática, Educação Infantil; Diagnóstico de Esquemas Mentais.

O DIAGNÓSTICO DE ESQUEMAS MENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras Chaves: Educação Matemática, Educação Infantil; Diagnóstico de Esquemas Mentais. O DIAGNÓSTICO DE ESQUEMAS MENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Cristiane de Oliveira Cavalcante, UFC Sandra Maria Soeiro Dias, UFC RESUMO: Nas últimas duas décadas, a Educação Matemática no contexto da Educação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO INTRODUCÃO

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO INTRODUCÃO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO Docente: André Luiz Sponhardi ANO:2013 INTRODUCÃO Há muitos benefícios provenientes das aulas de educação física para os alunos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR Stefania Germano Dias; Flávio Pereira de Oliveira; Josefa Nandara Pereira de Souza; Larissa Brito da Silva; Maria Aparecida

Leia mais

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia INTRODUÇÃO A psicomotricidade está

Leia mais

CICLO VIRTUOSO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

CICLO VIRTUOSO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CICLO VIRTUOSO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATUAÇÃO DO PROFESSOR no Nível de Habilidade no Nível de Desempenho DIVERSIDADE DE CONTEÚDO Inserção no Grupo na Auto-estima CONCEITOS E INFORMAÇÕES Comportamentos e Atitudes

Leia mais

PROJETO. A relação professor x aluno é de grande importância para a formação de um cidadão crítico e consciente no futuro.

PROJETO. A relação professor x aluno é de grande importância para a formação de um cidadão crítico e consciente no futuro. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES Projeto: A vez do Mestre Curso: Psicopedagogia Aluna: Valeria Raquel dos Santos PROJETO Tema: Avaliação na Pré-escola. Problema: O processo de avaliação na pré-escola é utilizado

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Planejamento Anual - 2012 Prof. Helcio Denis - CREF 002163-G/SP - G/SP - CRP-124.184-LP 5ª série 6º ano do Ensino Fundamental II Educação

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

Ciclo de Vida das atividades esportivas nos clubes da implantação ao encerramento Case Esperia: Reestruturação de atividade esportiva

Ciclo de Vida das atividades esportivas nos clubes da implantação ao encerramento Case Esperia: Reestruturação de atividade esportiva Ciclo de Vida das atividades esportivas nos clubes da implantação ao encerramento Case Esperia: Reestruturação de atividade esportiva O PIDE - Programa de Iniciação Desportiva do Clube Esperia foi criado

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL COORDENADORA SANDRA MARA KUCHNIR

ENSINO FUNDAMENTAL COORDENADORA SANDRA MARA KUCHNIR ENSINO FUNDAMENTAL COORDENADORA SANDRA MARA KUCHNIR 2014 EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA PRODUÇÃO CULTURAL DA SOCIEDADE EXPRESSADA ATRAVÉS DO MOVIMENTO EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA EIXOS ESPORTE

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia.

As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia. As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia. FURBINO, Ana Paula Amaral 1 ; ARRUDA, Gyzely Santana de 2 ; AIRES, Vinicius 3 ; COSTA, Jonatas

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO

JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO Marli Teresinha Quartieri Centro Universitário UNIVATES Lajeado/RS quartierimg@uol.com.br Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Centro Universitário UNIVATES Lajeado/RS mrehfeld@univates.br

Leia mais

PROJETO E REGULAMENTO GERAL

PROJETO E REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADAS DO INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS PROJETO E REGULAMENTO GERAL Ensino Fundamental II e Médio OUTUBRO DE 2015 APRESENTAÇÃO: As Olimpíadas do Instituto Educacional Novos Tempos (OLIENT), visam

Leia mais

A EDUCAÇAO INFANTIL DA MATEMÁTICA COM A LUDICIDADE EM SALA DE AULA

A EDUCAÇAO INFANTIL DA MATEMÁTICA COM A LUDICIDADE EM SALA DE AULA A EDUCAÇAO INFANTIL DA MATEMÁTICA COM A LUDICIDADE EM SALA DE AULA RODRIGUES, Patrícia Gomes Universidade Estadual de Goiás, campus Iporá patykauan_5@hotmail.com MARQUES, Daniela Cristina de Sousa Universidade

Leia mais

ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA

ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO

Leia mais

LUTAS E BRIGAS: QUESTIONAMENTOS COM ALUNOS DA 6ª ANO DE UMA ESCOLA PELO PROJETO PIBID/UNIFEB DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1

LUTAS E BRIGAS: QUESTIONAMENTOS COM ALUNOS DA 6ª ANO DE UMA ESCOLA PELO PROJETO PIBID/UNIFEB DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 LUTAS E BRIGAS: QUESTIONAMENTOS COM ALUNOS DA 6ª ANO DE UMA ESCOLA PELO PROJETO PIBID/UNIFEB DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 Diulien Helena Pereira Rodrigues Pâmela Caroline Roberti Dos Santos Souza Walter Batista

Leia mais

MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE

MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE EDUCADORES AS DIMENSÕES DO CONTEÚDO DE JOGOS E BRINCADEIRAS Oficina Teórica e Prática PROF. POLLYANNA PESSOA DIAS QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DE EDUCADORES

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA ANDEBOL

EDUCAÇÃO FÍSICA ANDEBOL EDUCAÇÃO FÍSICA ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas (cada equipa tem: 7 jogadores em campo e 5 suplentes), cujo objectivo é introduzir a bola na baliza da equipa

Leia mais

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.-

Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.- Jogo ProvocAção Aprender brincando! Este foi o objetivo do desenvolvimento desse jogo. É um importante instrumento de aprendizagem, possuiu múltiplos usos e garante muita diversão e conhecimento para crianças,

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Josilene Maria de Almeida 1 ; Rosângela Miranda de Lima 2 ; Maria Sônia Lopes da Silva; Maria Anunciada

Leia mais

AIMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES QUE ATUAM COM PESSOAS COM AUTISMO.

AIMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES QUE ATUAM COM PESSOAS COM AUTISMO. AIMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES QUE ATUAM COM PESSOAS COM AUTISMO. CARVALHO, Tereza Cristina de Secretaria Municipal de Educação Município de Araçatuba/SP. Resumo:Partindo

Leia mais

Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância

Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância Creche e Jardim de Infância O Jardim dos Palhacinhos Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância 1 Albufeira, Março 2014 Gerência: Índice Índice... 2 Introdução... 3 1. Caracterização da instituição...

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS RESUMO INTRODUÇÃO

JOGOS MATEMÁTICOS RESUMO INTRODUÇÃO JOGOS MATEMÁTICOS Patrícia Portella (UFAL) patriciaportella73@hotmail.com Fabíola Gama (UFAL) fabiolagama@hotmail.com RESUMO O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que os jogos, podem ser utilizados

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

2.2 O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

2.2 O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 2.2 O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Ao conceber as instituições de Educação Infantil como espaços onde ocorre o processo educativo, processo este pelo qual os homens apropriam-se do desenvolvimento

Leia mais

Carla de Carvalho Macedo Silva (CMPDI UFF)

Carla de Carvalho Macedo Silva (CMPDI UFF) CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PLANO PEDAGÓGICO INDIVIDUALIZADO: IMPACTO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM CLASSES REGULARES. Carla de Carvalho Macedo Silva (CMPDI UFF) Manuel

Leia mais

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA 1 O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA Caique Melo de Oliveira Universidade do Estado da Bahia Uneb (Campus IX) caiquemelo@outlook.com Américo Júnior Nunes da Silva 1 Universidade

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral. Introdução

TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral. Introdução TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral Introdução Buscando no dicionário a palavra tutor vamos encontrar como primeira definição o jurídico: indivíduo que exerce uma tutela (dita tutoria)

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Josiane Bernz Siqueira (FURB) 1 professoramat_josiane@hotmail.com Ana Paula Poffo (FURB) 2 annapaulapoffo@hotmail.com Jéssica Sabel (FURB) 2 jessicasabel@terra.com.br

Leia mais

Creche Municipal Pequeno Príncipe

Creche Municipal Pequeno Príncipe DESCRIPCIÓN DE LA INSTITUCIÓN UBICACIÓN GEOGRÁFICA Região: Centro Oeste Município: Porto dos Gaúchos MT Título da experiência: Construindo sua identidade no universo da brincadeira Autoras: Claudiane Eidt

Leia mais

Plano de Ação da Orientação Educacional. 01- Introdução

Plano de Ação da Orientação Educacional. 01- Introdução Plano de Ação da Orientação Educacional 01- Introdução O contexto desafiante da atual sociedade brasileira, demanda progressivamente uma educação de qualidade. Tarefa de tal magnitude, exige uma concentrada

Leia mais

PROGRAMA DE FUTEBOL 10ª Classe

PROGRAMA DE FUTEBOL 10ª Classe PROGRAMA DE FUTEBOL 10ª Classe Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário Disciplina de Educação Física Ficha Técnica Título Programa de Futebol - 10ª Classe Formação de Professores do 1º

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 7º ANO PROFESSORA:

Leia mais

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Grupo de Estudo de Tecnologia e Educação Matemática - GETECMAT 15/09/2011 Camila de Oliveira da Silva Tópicos iniciais para discussão... Formação inicial do professor

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º Caro (a) aluno (a), Esta atividade, de caráter teórico-reflexivo, deverá

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2012 7 ANO TURMAS A e B Prof. Alexandre Magno Guimarães Ementa:

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2171 C/H 102 Fundamentos e concepções sobre a organização curricular

Leia mais

REFLEXÕES INICIAIS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUIR OS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

REFLEXÕES INICIAIS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUIR OS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. REFLEXÕES INICIAIS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUIR OS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Ana Caroline Alves Flávia Temponi Góes** Resumo Neste trabalho apresento um estudo acerca

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III E IV EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III E IV EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III E IV EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria da

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 7ª, 8ª e 9ª classes 1º CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO Ficha Técnica TÍTULO: Programa de Educação Física - 7ª, 8ª e 9ª classes EDITORA: INIDE IMPRESSÃO: GestGráfica, S.A. TIRAGEM:

Leia mais

Colégio Estadual Vicente Tomazini - Ensino Fundamental, Médio e Normal Francisco Alves - Paraná

Colégio Estadual Vicente Tomazini - Ensino Fundamental, Médio e Normal Francisco Alves - Paraná Colégio Estadual Vicente Tomazini - Ensino Fundamental, Médio e Normal Francisco Alves - Paraná PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DE METODOLOGIA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS E ALFABETIZAÇÃO FORMAÇÃO DE DOCENTES

Leia mais

Palavras-chave: Políticas Curriculares; Formação de Professores; Qualidade da Educação; Plano Nacional de Educação

Palavras-chave: Políticas Curriculares; Formação de Professores; Qualidade da Educação; Plano Nacional de Educação DEMANDAS PARA POLÍTICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Ana Paula Peixoto Soares UFRJ Camila de Moraes Barbalho UFRJ Resumo Este trabalho tem por objetivo investigar

Leia mais

Em nome de toda a equipe da F12 Sports, gostaria de felicitá-lo pela recente aquisição da franquia Centro de Treinamento Falcão 12.

Em nome de toda a equipe da F12 Sports, gostaria de felicitá-lo pela recente aquisição da franquia Centro de Treinamento Falcão 12. CARTA DE BOAS VINDAS Prezado Franqueado e Parceiro, Em nome de toda a equipe da F12 Sports, gostaria de felicitá-lo pela recente aquisição da franquia Centro de Treinamento Falcão 12. Acreditamos que esta

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DO SUBPROJETO PIBID/EDF NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ANOS INICIAIS

A CONTRIBUIÇÃO DO SUBPROJETO PIBID/EDF NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ANOS INICIAIS A CONTRIBUIÇÃO DO SUBPROJETO PIBID/EDF NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ANOS INICIAIS JAQUELINE WELTER Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFSM RENATA

Leia mais

A prática de esportes nas aulas de Educação Física Escolar: perspectivas a partir da descrição de estudos nacionais

A prática de esportes nas aulas de Educação Física Escolar: perspectivas a partir da descrição de estudos nacionais A prática de esportes nas aulas de Educação Física Escolar: perspectivas a partir da descrição de estudos nacionais Eric Yukio Fukuda Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP, Presidente Prudente-SP e-mail:

Leia mais

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN 978-85-99643-11-2

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN 978-85-99643-11-2 ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PROPOSTA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA. Helena Maria Gomes Maria Isabel de Araújo Maria do Socorro A. da Silva (autora)

Leia mais

1. Pedagogia do esporte: características e princípios básicos

1. Pedagogia do esporte: características e princípios básicos Introdução Atualmente, o esporte possui enorme popularidade no cenário mundial, o que leva milhões de crianças e adolescentes a praticá-lo em alguma escola de iniciação esportiva. Dentre as inúmeras modalidades

Leia mais

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, NO CAMPUS DE GURUPI. Nome dos autores: Josilia Ferreira Dos Santos,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: PESQUISA E PRÁTICA CODICRED: 142AU-04 EMENTA: Caracterização, organização e gestão dos espaços não-formais na promoção da aprendizagem

Leia mais

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA/RS/Brasil

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA/RS/Brasil EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA/RS/Brasil Heliana de Moraes Alves Graduanda em Geografia Bacharelado da Universidade Federal

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS 13) Acerca do conceito de corporeidade descrito na Proposta Curricular de Santa Catarina, assinale a alternativa correta. A Corporeidade é presença no esporte, via corpo, que age e que, ao expressar-se,

Leia mais

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br Educação Inclusiva Direito à Diversidade O Ensino comum na perspectiva inclusiva: currículo, ensino, aprendizage m, conheciment o Educação Inclusiva Direito à Diversidade Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Leia mais

CAMPUS BRUMADO DEPEN / COTEP P L A N O D E E N S I N O-APRENDIZAGEM. Manual de instruções. Prezado Professor e prezada Professora,

CAMPUS BRUMADO DEPEN / COTEP P L A N O D E E N S I N O-APRENDIZAGEM. Manual de instruções. Prezado Professor e prezada Professora, CAMPUS BRUMADO DEPEN / COTEP P L A N O D E E N S I N O-APRENDIZAGEM Manual de instruções Prezado Professor e prezada Professora, Apresentamo-lhes o modelo de Plano de Ensino-Aprendizagem para o Ensino

Leia mais

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO. Prof. Msc Milene Silva

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO. Prof. Msc Milene Silva PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO Prof. Msc Milene Silva Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista, desenvolvimentista e críticas. Função

Leia mais

1. Resolver um problema

1. Resolver um problema 1. Resolver um problema resolução de problemas no futebol inclui o conjunto de etapas essenciais à realização de uma A ação. Resolver um determinado problema é ter a capacidade de: Identificar o problema:

Leia mais