Critérios de Avaliação 1º Ciclo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Critérios de Avaliação 1º Ciclo"

Transcrição

1 Departamento Curricular do 1º Ciclo Critérios 1º Ciclo Setembro de 2015

2 1º Ano de escolaridade Todas as componentes do currículo serão avaliadas com 80% para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e para as atitudes e valores. Português (Domínios, Objetivos e Ponderações) 80% Oralidade Leitura e Escrita Iniciação à Educação Literária Gramática Respeitar regras de interação discursiva. Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. 15% Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor. Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas. Conhecer o alfabeto e os grafemas. Ler em voz alta palavras, pseudopalavras e textos. Ler textos diversos. Apropriar-se de novos vocábulos. 35% (15% + Organizar a informação de um texto lido. ) Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Monitorizar a compreensão. Desenvolver o conhecimento da ortografia. Mobilizar o conhecimento da pontuação. Transcrever e escrever textos. Ouvir ler e ler textos literários Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. Ler para apreciar textos literários. Ler em termos pessoais. Dizer e contar, em termos pessoais e criativos. Descobrir regularidades no funcionamento da língua. 10% Compreender formas de organização do léxico.

3 Matemática (Domínios, Objetivos e Ponderações) 80% Números e Operações Geometria e Medida Organização e Tratamento de Dados Contar até cem. Descodificar o sistema de numeração decimal. Adicionar números naturais. Subtrair números naturais. Resolver problemas. Situar-se e situar objetos no espaço Reconhecer e representar formas geométricas. Medir distâncias e comprimentos. Medir áreas. Medir o tempo. Contar dinheiro. Representar conjuntos e elementos. Recolher e representar conjuntos de dados. Estudo do Meio (Blocos, Objetivos e Ponderações) 80% À Descoberta de Si Mesmo À Descoberta dos Outros e das Instituições À Descoberta do Ambiente Natural À Descoberta das Inter-relações Reter informação. entre Espaços À Descoberta dos Materiais e Objetos Transformar a informação em conhecimento. À Descoberta das inter-relações entre a Natureza e a Sociedade Comunicar conhecimentos.

4 Expressões (Domínios, Objetivos e Ponderações) 80% Artísticas Físico-motoras Explorar diversas técnicas de expressão e representação gráficas. Revelar sensibilidade expressiva e estética. Explorar situações imaginárias a partir de temas sugeridos. Entoar canções, lengalengas e rimas. Expressar destreza motora. Revelar espírito de equipa em jogos coletivos. 60% Apoio ao Estudo 80% Apoio ao Estudo Autonomia na realização das aprendizagens. Métodos de estudo, de organização e de trabalho. Estratégias de resolução de problemas. Capacidade de pesquisa e utilização de diferentes fontes de informação. Oferta Complementar 80% Oferta Complementar Capacidade de reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Participação na vida cívica de forma crítica e responsável. Envolvimento em ações de solidariedade e voluntariado. 25% 25% Atitudes e Valores Participação (Participa na aula respeitando as regras e os interlocutores). 5% Comportamento (Cumprimento de regras). 5% Autonomia (Realiza atividades de forma autónoma). 5% Responsabilidade (Cumprimento de tarefas, TPC, material, organização). 5%

5 Avaliação sumativa interna No primeiro ano de escolaridade, a informação resultante da avaliação sumativa interna, nos três períodos letivos, expressa-se de forma descritiva em todas as componentes não facultativas do currículo, sendo atribuída uma menção qualitativa de Muito Bom, Bom, Suficiente e Insuficiente. Avaliação Qualitativa Avaliação Quantitativa Insuficiente De 0% a 49% Suficiente De 50% a 69% Bom 70% a 89% Muito Bom 90% a 100% Menções Qualitativas Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom Perfis de Desempenho O aluno não adquiriu as aprendizagens definidas. Revela falhas significativas ao nível da compreensão, análise, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta desinteresse e falta de empenho na aprendizagem. O aluno revela ainda lacunas na aquisição das aprendizagens. Apresenta algumas falhas/incorreções na compreensão, análise, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta sentido de responsabilidade, interesse e empenhamento. O aluno adquiriu com facilidade as aprendizagens. Não revela dificuldades a nível de compreensão, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta grande interesse/empenhamento na vida escolar. O aluno revela excelentes conhecimentos, aplica-os com extrema facilidade e realiza todas as tarefas com destacado empenho. Revela muito interesse pela vida escolar demonstrando espírito crítico e capacidade de iniciativa.

6 Condições de aprovação, transição e progressão A avaliação sumativa dá origem a uma tomada de decisão sobre a progressão ou a retenção do aluno, expressa através das menções, respetivamente, de Transitou ou de Não Transitou, no final do ano. No 1º ano de escolaridade não há lugar a retenção, exceto se tiver sido ultrapassado o limite de faltas e, após cumpridos os procedimentos previstos no Estatuto do Aluno e Ética Escolar, o professor titular da turma em articulação com o conselho de docentes decida pela retenção do aluno. Observação: A disciplina de Educação Moral e Religiosa, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o Apoio ao Estudo e Oferta Complementar, não são consideradas para efeitos de progressão de ano.

7 2º Ano de escolaridade Todas as componentes do currículo serão avaliadas com 80% para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e para as atitudes e valores. Português (Domínios, Objetivos e Ponderações) 80% Oralidade Leitura e Escrita Iniciação à Educação Literária Gramática Respeitar regras de interação discursiva. Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. 15% Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor. Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas. Conhecer o alfabeto e os grafemas. Ler em voz alta palavras, pseudopalavras e textos. Ler textos diversos. Apropriar-se de novos vocábulos. Organizar a informação de um texto lido. 35% Relacionar o texto com conhecimentos anteriores (15% e compreendê-lo. +) Monitorizar a compreensão. Elaborar e aprofundar conhecimentos. Desenvolver o conhecimento da ortografia. Mobilizar o conhecimento da pontuação. Transcrever e escrever textos. Planificar a escrita de textos. Redigir corretamente. Ouvir ler e ler textos literários Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. Ler para apreciar textos literários. Ler em termos pessoais. Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos. Descobrir regularidades no funcionamento da língua. 10% Compreender formas de organização do léxico.

8 Matemática (Domínios, Objetivos e Ponderações) 80% Números e Operações Geometria e Medida Organização e Tratamento de Dados Conhecer os números ordinais. Contar até mil. Reconhecer a paridade. Descodificar o sistema de numeração decimal. Adicionar e subtrair números naturais. Multiplicar números naturais. Efetuar divisões exatas de números naturais. Dividir a unidade. Resolver problemas Situar-se e situar objetos no espaço Reconhecer e representar formas geométricas. Medir distâncias e comprimentos. Medir áreas. Medir volumes e capacidades. Medir massas. Medir o tempo. Contar dinheiro. Resolver problemas. Representar conjuntos e elementos. Recolher e representar conjuntos de dados. Estudo do Meio (Blocos, Objetivos e Ponderações) 80% À Descoberta de Si Mesmo À Descoberta dos Outros e das Instituições À Descoberta do Ambiente Natural À Descoberta das Interrelações entre Espaços À Descoberta dos Materiais e Objetos À Descoberta das interrelações entre a Natureza e a Sociedade Reter informação. Transformar a informação em conhecimento. Comunicar conhecimentos.

9 Expressões (Domínios, Objetivos e Ponderações) 80% Artísticas Físico-motoras Explorar diversas técnicas de expressão e representação gráficas. Revelar sensibilidade expressiva e estética. Explorar situações imaginárias a partir de temas sugeridos. Entoar canções, lengalengas e rimas. Expressar destreza motora. Revelar espírito de equipa em jogos coletivos. 60% Apoio ao Estudo 80% Apoio ao Estudo Autonomia na realização das aprendizagens. Métodos de estudo, de organização e de trabalho. Estratégias de resolução de problemas. Capacidade de pesquisa e utilização de diferentes fontes de informação. Oferta Complementar 80% Oferta Complementar Capacidade de reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Participação na vida cívica de forma crítica e responsável. Envolvimento em ações de solidariedade e voluntariado. 25% 25% Atitudes e Valores Participação (Participa na aula respeitando as regras e os interlocutores). 5% Comportamento (Cumprimento de regras). 5% Autonomia (Realiza atividades de forma autónoma). 5% Responsabilidade (Cumprimento de tarefas, TPC, material, organização). 5%

10 Avaliação sumativa interna No segundo ano de escolaridade, a informação resultante da avaliação sumativa interna, nos três períodos letivos, expressa-se de forma descritiva em todas as componentes não facultativas do currículo, sendo atribuída uma menção qualitativa de Muito Bom, Bom, Suficiente e Insuficiente. Avaliação Qualitativa Avaliação Quantitativa Insuficiente De 0% a 49% Suficiente De 50% a 69% Bom 70% a 89% Muito Bom 90% a 100% Menções Qualitativas Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom Perfis de Desempenho O aluno não adquiriu as aprendizagens definidas. Revela falhas significativas ao nível da compreensão, análise, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta desinteresse e falta de empenho na aprendizagem. O aluno revela ainda lacunas na aquisição das aprendizagens. Apresenta algumas falhas/incorreções na compreensão, análise, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta sentido de responsabilidade, interesse e empenhamento. O aluno adquiriu com facilidade as aprendizagens. Não revela dificuldades a nível de compreensão, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta grande interesse/empenhamento na vida escolar. O aluno revela excelentes conhecimentos, aplica-os com extrema facilidade e realiza todas as tarefas com destacado empenho. Revela muito interesse pela vida escolar demonstrando espírito crítico e capacidade de iniciativa.

11 Condições de aprovação, transição e progressão A avaliação sumativa dá origem a uma tomada de decisão sobre a progressão ou a retenção do aluno, expressa através das menções, respetivamente, de Transitou ou de Não Transitou, no final do ano. No 2º ano de escolaridade há lugar a retenção, numa das seguintes circunstâncias: a) O aluno tiver ultrapassado o limite de faltas e, após cumpridos os procedimentos previstos no Estatuto do Aluno e Ética Escolar, o professor titular da turma em articulação com o conselho de docentes decida pela retenção do aluno; b) Após um acompanhamento pedagógico do aluno, em que foram traçadas e aplicadas medidas de apoio para garantir o seu acompanhamento face às primeiras dificuldades detetadas, o professor titular da turma, em articulação com o conselho de docentes, decida que a retenção desse aluno é mais benéfica para o seu progresso. Observação: A disciplina de Educação Moral e Religiosa, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o Apoio ao Estudo e Oferta Complementar, não são consideradas para efeitos de progressão de ano.

12 3º Ano de escolaridade Todas as componentes do currículo serão avaliadas com 80% para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e para as atitudes e valores. Português (Domínios, Objetivos e Ponderações) 80% Oralidade Leitura e Escrita Educação Literária Gramática Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor. Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas. Ler em voz alta palavras e textos. Ler textos diversos. Apropriar-se de novos vocábulos. Organizar os conhecimentos do texto. Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo. Monitorizar a compreensão. Elaborar e aprofundar conhecimentos. Desenvolver o conhecimento da ortografia. Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação. Planificar a escrita de textos. Redigir corretamente. Escrever textos narrativos. Escrever textos expositivos/informativos. Escrever textos dialogais. Escrever textos diversos. Rever textos escritos. Ler e ouvir ler textos literários. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. Ler para apreciar textos literários. Ler em termos pessoais. Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos. Explicitar aspetos fundamentais da fonologia do português. Conhecer propriedades das palavras. Analisar e estruturar unidades sintáticas. Compreender processos de formação de organização do léxico. 15% 35% (15% +) 10%

13 Matemática (Domínios, Objetivos e Ponderações) 80% Números e Operações Geometria e Medida Organização e Tratamento de Dados Conhecer os números ordinais. Contar até um milhão. Conhecer a numeração romana. Descodificar o sistema de numeração decimal. Adicionar e subtrair números naturais. Multiplicar números naturais. Efetuar divisões inteiras. Medir com frações. Adicionar e subtrair números racionais. Representar números racionais por dízimas. Resolver problemas. Situar-se e situar objetos no espaço Reconhecer e representar formas geométricas. Medir comprimentos e áreas. Medir massas. Medir capacidades. Medir o tempo. Contar dinheiro. Resolver problemas. Representar conjuntos de dados. Tratar conjuntos de dados. Resolver problemas.

14 Estudo do Meio (Blocos, Objetivos e Ponderações) 80% À Descoberta de Si Mesmo À Descoberta dos Outros e das Instituições Reter informação. À Descoberta do Ambiente Natural Transformar a À Descoberta das Inter-relações entre Espaços À Descoberta dos Materiais e Objetos informação em conhecimento. À Descoberta das inter-relações entre a Natureza e a Sociedade Comunicar conhecimentos. Expressões (Domínios, Objetivos e Ponderações) 80% Artísticas Físico-motoras Explorar diversas técnicas de expressão e representação gráficas. Revelar sensibilidade expressiva e estética. Explorar situações imaginárias a partir de temas sugeridos. Entoar canções, lengalengas e rimas. Expressar destreza motora. Revelar espírito de equipa em jogos coletivos. 60%

15 Domínios Domínio Intercultural Compreensão oral/ Listening Interação oral Leitura / Reading e Escrita / Writing Léxico / Gramática Atitudes e valores Objetivos Inglês - Conhecer-se a si e ao outro. - Conhecer o dia a dia na aula. - Conhecer algumas características do seu país e de outros países. - Compreender sons, entoação e ritmos de língua. - Compreender palavras e expressões em inglês. - Exprimir-se de forma adequada em diferentes contextos. - Compreender palavras e frases simples. - Produzir frases simples. - Utilizar palavras conhecidas. -Conhecer vocabulário simples do dia a dia. - Conhecer vocabulário relacionado com a escola. - Conhecer vocabulário simples, de forma contextualizada, com base nas estações do ano. - Conhecer, de forma implícita, algumas estruturas elementares do funcionamento da língua. -Participação (Participa na aula respeitando as regras e os interlocutores). -Comportamento (Cumprimento de regras). -Autonomia (Realiza atividades de forma autónoma). -Responsabilidade (Cumprimento de tarefas, TPC, material, organização). Instrumentos de avaliação Peso -Observação direta. 10% - Grelhas de registo e observação direta de oralidade. - Grelhas de registo e observação direta de oralidade. - Grelhas de registo de leitura. - Fichas de trabalho. - Trabalhos de verificação de conhecimento. - Fichas de avaliação. - Fichas de trabalho. - Trabalhos de verificação de conhecimento. - Fichas de avaliação. 15% 15% 15% + 10% 15% - Observação direta.

16 Apoio ao Estudo 80% Apoio ao Estudo Autonomia na realização das aprendizagens. Métodos de estudo, de organização e de trabalho. Estratégias de resolução de problemas. Capacidade de pesquisa e utilização de diferentes fontes de informação. Oferta Complementar 80% Oferta Complementar Capacidade de reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Participação na vida cívica de forma crítica e responsável. Envolvimento em ações de solidariedade e voluntariado. 25% 25% Atitudes e Valores Participação (Participa na aula respeitando as regras e os interlocutores). 5% Comportamento (Cumprimento de regras). 5% Autonomia (Realiza atividades de forma autónoma). 5% Responsabilidade (Cumprimento de tarefas, TPC, material, organização). 5%

17 Avaliação sumativa interna No terceiro ano de escolaridade, a informação resultante da avaliação sumativa interna, nos três períodos letivos, expressa-se de forma descritiva em todas as componentes não facultativas do currículo, sendo atribuída uma menção qualitativa de Muito Bom, Bom, Suficiente e Insuficiente. Avaliação Qualitativa Avaliação Quantitativa Insuficiente De 0% a 49% Suficiente De 50% a 69% Bom 70% a 89% Muito Bom 90% a 100% Menções Qualitativas Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom Perfis de Desempenho O aluno não adquiriu as aprendizagens definidas. Revela falhas significativas ao nível da compreensão, análise, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta desinteresse e falta de empenho na aprendizagem. O aluno revela ainda lacunas na aquisição das aprendizagens. Apresenta algumas falhas/incorreções na compreensão, análise, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta sentido de responsabilidade, interesse e empenhamento. O aluno adquiriu com facilidade as aprendizagens. Não revela dificuldades a nível de compreensão, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta grande interesse/empenhamento na vida escolar. O aluno revela excelentes conhecimentos, aplica-os com extrema facilidade e realiza todas as tarefas com destacado empenho. Revela muito interesse pela vida escolar demonstrando espírito crítico e capacidade de iniciativa.

18 Condições de aprovação, transição e progressão A avaliação sumativa dá origem a uma tomada de decisão sobre a progressão ou a retenção do aluno, expressa através das menções, respetivamente, de Transitou ou de Não Transitou, no final do ano. No 3º ano de escolaridade há lugar a retenção, numa das seguintes circunstâncias: c) O aluno tiver ultrapassado o limite de faltas e, após cumpridos os procedimentos previstos no Estatuto do Aluno e Ética Escolar, o professor titular da turma em articulação com o conselho de docentes decida pela retenção do aluno; d) Após um acompanhamento pedagógico do aluno, em que foram traçadas e aplicadas medidas de apoio para garantir o seu acompanhamento face às primeiras dificuldades detetadas, o professor titular da turma, em articulação com o conselho de docentes, decida que a retenção desse aluno é mais benéfica para o seu progresso. Observação: A disciplina de Educação Moral e Religiosa, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o Apoio ao Estudo e Oferta Complementar, não são consideradas para efeitos de progressão de ano.

19 4º Ano de escolaridade Todas as componentes do currículo serão avaliadas com 80% para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e para as atitudes e valores. Português (Domínios, Objetivos e Ponderações) 80% Oralidade Leitura e Escrita Educação Literária Gramática Escutar para aprender e construir conhecimentos. Utilizar técnicas para registar e reter a informação. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor. Participar em atividades de expressão oral orientada, respeitando regras e papéis específicos. Ler em voz alta palavras e textos. Ler textos diversos. Apropriar-se de novos vocábulos. Organizar os conhecimentos do texto. Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo. Monitorizar a compreensão. Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos. Desenvolver o conhecimento da ortografia. Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação. Planificar a escrita de textos. Redigir corretamente. Escrever textos narrativos. Escrever textos expositivos/informativos. Escrever textos dialogais. Escrever textos diversos. Rever textos escritos. Ler e ouvir ler textos literários. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. Ler para apreciar textos literários. Ler em termos pessoais. Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos. Conhecer propriedades das palavras e explicitar aspetos fundamentais da sua morfologia e do seu conhecimento sintático. Reconhecer classes de palavras. Compreender processos de formação de organização do léxico. Analisar e estruturar unidades sintáticas. 15% 35% (15% +) 10%

20 Matemática (Domínios, Objetivos e Ponderações) 80% Números e Operações Geometria e Medida Organização e Tratamento de Dados Contar. Efetuar divisões inteiras. Simplificar frações. Multiplicar e dividir números racionais não negativos. Representar números racionais por dízimas. Resolver problemas. Situar-se e situar objetos no espaço Identificar e comparar ângulos. Reconhecer propriedades geométricas. Medir comprimentos e áreas. Medir volumes e capacidades. Resolver problemas. Utilizar frequências relativas a percentagens. Resolver problemas. Estudo do Meio (Blocos, Objetivos e Ponderações) 80% À Descoberta de Si Mesmo À Descoberta dos Outros e das Instituições À Descoberta do Ambiente Natural À Descoberta das Inter-relações entre Espaços À Descoberta dos Materiais e Objetos À Descoberta das inter-relações entre a Natureza e a Sociedade Reter informação. Transformar a informação em conhecimento. Comunicar conhecimentos. Expressões (Domínios, Objetivos e Ponderações) 80% Artísticas Físico-motoras Explorar diversas técnicas de expressão e representação gráficas. Revelar sensibilidade expressiva e estética. Explorar situações imaginárias a partir de temas sugeridos. Entoar canções, lengalengas e rimas. Expressar destreza motora. Revelar espírito de equipa em jogos coletivos. 60%

21 Apoio ao Estudo 80% Apoio ao Estudo Autonomia na realização das aprendizagens. Métodos de estudo, de organização e de trabalho. Estratégias de resolução de problemas. Capacidade de pesquisa e utilização de diferentes fontes de informação. Oferta Complementar 80% Oferta Complementar Capacidade de reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Participação na vida cívica de forma crítica e responsável. Envolvimento em ações de solidariedade e voluntariado. 25% 25% Atitudes e Valores Participação (Participa na aula respeitando as regras e os interlocutores). 5% Comportamento (Cumprimento de regras). 5% Autonomia (Realiza atividades de forma autónoma). 5% Responsabilidade (Cumprimento de tarefas, TPC, material, organização). 5% Avaliação sumativa interna No quarto ano de escolaridade, a avaliação sumativa interna, nos três períodos letivos, expressa-se numa escala de 1 a 5 nas disciplinas de Português e de Matemática e de forma descritiva nas restantes componentes não facultativas do currículo, sendo neste caso, atribuída uma menção qualitativa de Muito Bom, Bom, Suficiente e Insuficiente. Avaliação Qualitativa (Menção a atribuir) Percentagem Insuficiente De 0% a 49% Suficiente De 50% a 69% Bom 70% a 89% Muito Bom 90% a 100%

22 Avaliação Quantitativa (Níveis) Percentagem 1 De 0% a 19% 2 De a 49% 3 De 50% a 69% 4 De 70% a 89% 5 90% a 100% Menções Qualitativas Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom Perfis de Desempenho O aluno não adquiriu as aprendizagens definidas. Revela falhas significativas ao nível da compreensão, análise, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta desinteresse e falta de empenho na aprendizagem. O aluno revela ainda lacunas na aquisição das aprendizagens. Apresenta algumas falhas/incorreções na compreensão, análise, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta sentido de responsabilidade, interesse e empenhamento. O aluno adquiriu com facilidade as aprendizagens. Não revela dificuldades a nível de compreensão, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta grande interesse/empenhamento na vida escolar. O aluno revela excelentes conhecimentos, aplica-os com extrema facilidade e realiza todas as tarefas com destacado empenho. Revela muito interesse pela vida escolar demonstrando espírito crítico e capacidade de iniciativa.

23 Níveis Perfis de Desempenho O aluno não adquiriu as aprendizagens definidas. Revela grandes falhas ao nível da compreensão, análise, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta desinteresse e falta de empenho na aprendizagem. O aluno revela muitas lacunas nas aprendizagens. Apresenta falhas significativas ao nível da compreensão, análise, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta algum desinteresse e falta de empenho na aprendizagem. O aluno revela ainda lacunas na aquisição das aprendizagens. Apresenta algumas falhas/incorreções na compreensão, análise, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta sentido de responsabilidade, interesse e empenhamento. O aluno adquiriu com facilidade as aprendizagens. Não revela dificuldades a nível de compreensão, aplicação dos conhecimentos e autonomia. Manifesta grande interesse/empenhamento na vida escolar. O aluno revela excelentes conhecimentos, aplica-os com extrema facilidade e realiza todas as tarefas com destacado empenho. Revela muito interesse pela vida escolar demonstrando espírito crítico e capacidade de

24 iniciativa. Avaliação sumativa externa A avaliação sumativa externa, da responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência, compreende a realização de provas finais de ciclo, no 4º ano, nas disciplinas de Português e Matemática. A classificação final atribuída às disciplinas sujeitas a provas finais do primeiro ciclo é o resultado da média ponderada, com arredondamento às unidades, entre a classificação obtida na avaliação sumativa interna do terceiro período da disciplina e a classificação obtida pelo aluno na prova final, de acordo com a seguinte fórmula: CF = (7Cf + 3Cp)/10 CF = classificação final da disciplina; Cf = classificação de frequência no final do 3º período Cp = classificação da prova final Condições de aprovação, transição e progressão A avaliação sumativa dá origem a uma tomada de decisão sobre a progressão ou a retenção do aluno, expressa através das menções, de Aprovado ou de Não Aprovado no final do ciclo - 4º ano de escolaridade. No final do 1º ciclo do ensino básico, o aluno não progride e obtém a menção de Não Aprovado, se estiver numa das seguintes condições: a) Tiver obtido simultaneamente classificação inferior a 3 nas disciplinas de Português ou PLNM e de Matemática; b) Tiver obtido classificação inferior a 3 ou em Português ou Português Língua Não Materna (PLNM) ou em Matemática e simultaneamente menção Insuficiente nas outras disciplinas.

25 Observação: A disciplina de Educação Moral e Religiosa, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o Apoio ao Estudo e Oferta Complementar, não são consideradas para efeitos de progressão de ano e conclusão de ciclo.

Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá 2015/2016

Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2015/2016 Avaliação no 1.º ciclo Componentes do Currículo (Decreto-Lei n.º 91/2013) Português Matemática Estudo do Meio Expressões Artísticas e Físico -Motoras Apoio ao Estudo Oferta

Leia mais

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (3.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/ ºano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/ ºano Específicos e transversais à disciplina AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD. 000 DGEstE/DSRN Ano Letivo 2018/ 2019 1ºciclo Critérios de 1ºano O1 1. Respeitar regras da interação discursiva.

Leia mais

Colégio Laura Vicunha Ano Letivo 2016/ º Ciclo Português (1.º/ 2.º ano) CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

Colégio Laura Vicunha Ano Letivo 2016/ º Ciclo Português (1.º/ 2.º ano) CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Colégio Laura Vicunha Ano Letivo 20162017 1.º Ciclo Português (1.º 2.º ano) CRITÉRIOS GRAIS D AVALIAÇÃO 1.º e 2.º ano Ponderação Domínios Objetivos Instrumentos de avaliação ORALIDAD Respeitar regras da

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender e construir

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo

Critérios de Avaliação 1º Ciclo Departamento Curricular do 1º Ciclo Critérios 1º Ciclo Setembro de 2016 Página 1 de 29 Avaliação da aprendizagem A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo

Critérios de Avaliação 1º Ciclo Departamento Curricular do 1º Ciclo Critérios 1º Ciclo Setembro de 2017 Página 1 de 29 Avaliação da aprendizagem A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e

Leia mais

CURRÍCULO DISCIPLINAR

CURRÍCULO DISCIPLINAR CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 4º ANO 1º CEB 4º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2017/18: 1º Período 64 2º Período 55 170 dias letivos 3º Período 51 PORTUGUÊS DOMÍNIO: ORALIDADE

Leia mais

Perfil de aprendizagens específicas 1.º Ciclo

Perfil de aprendizagens específicas 1.º Ciclo Perfil de aprendizagens específicas 1.º Ciclo 1 Objetivos gerais 1º CICLO A primeira fase da escolaridade formal de uma criança vai ser determinante no seu futuro. O desenvolvimento dos aspetos cognitivo,

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral com correção Produzir

Leia mais

Educação / Expressão Expressões Artística s Plástica. Físicomotoras. Artísticas Musical

Educação / Expressão Expressões Artística s Plástica. Físicomotoras. Artísticas Musical Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Estudo do Meio Língua Portuguesa Matemática Físicomotoras Educação / Expressão Expressões Artística

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A LONGO/

PLANIFICAÇÃO A LONGO/ PLANIFICAÇÃO A LONGO/ MÉDIO PRAZO 2012/2013 3.º ANO Manual adotado: Alfa - Porto Editora PORTUGUÊS Oralidade -Escutar para aprender e construir conhecimentos; - Produzir um discurso oral com correção;

Leia mais

Ano letivo 2018/2019. Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos. Av. Dr. Francisco Sá Carneiro Tarouca

Ano letivo 2018/2019. Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos. Av. Dr. Francisco Sá Carneiro Tarouca Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos Av. Dr. Francisco Sá Carneiro - 3610 134 Tarouca Ano letivo 2018/2019 AEDJLV - Tarouca (Código 151944) Sede: Escola Básica e Secundária Dr. José Leite

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Direção Regional de Educação do Centro 4º Ano Ano letivo 2013-2014 Nº de aulas previstas 1º Período 67 2º PERÍODO 62 3º PERÍODO 35 TOTAL 164 PORTUGUÊS Oralidade O4 1. Escutar

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva; Escutar discursos para aprender e construir conhecimentos; Utilizar técnicas para registar e reter a informação.

Leia mais

CURRÍCULO DISCIPLINAR

CURRÍCULO DISCIPLINAR Ano Letivo: 2017/2018 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 2º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2017/2018 1º Período 64 2º Período 55 170 dias letivos 3º Período 51 Português Domínio:

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos Av. Dr. Francisco Sá Carneiro - 3610 134 Tarouca CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1º ANO Ano letivo 2016/2017 AEDJLV - Tarouca (Código

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes Domínios Comunicação Oral (oralidade) Comunicação escrita (Leitura e escrita) Iniciação à Educação Literária PLANO CURRICULAR - 2º Ano PORTUGUÊS Descritores de Desempenho Respeitar regras de interação

Leia mais

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos.

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. METAS CURRICULARES 3º Ano Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação

Leia mais

Educação / Expressão Expressões Artísticas Artísticas. Físicomotoras

Educação / Expressão Expressões Artísticas Artísticas. Físicomotoras Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Estudo do Meio - O meu passado mais longínquo. À Descoberta dos Outros e das Instituições - O passado

Leia mais

Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo. Ano letivo 2016/17. Domínios Indicadores VALOR

Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo. Ano letivo 2016/17. Domínios Indicadores VALOR Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo Ano letivo 2016/17 Os critérios de avaliação constituem referenciais comuns, no Agrupamento, sendo operacionalizados pelos professores da turma 1. Áreas

Leia mais

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Ano Letivo 2013-2014 Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Áreas

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Utilizar técnicas para registar e reter

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos Av. Dr. Francisco Sá Carneiro - 3610 134 Tarouca CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 3º ANO Ano letivo 2017/2018 AEDJLV - Tarouca (Código

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 1º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 Ano letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora Oralidade Oralidade Oralidade - Respeitar as regras

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 3º Ano

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 3º Ano Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico Currículo Disciplinar do 3º Ano CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 3º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2016/17:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 1º Ano

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 1º Ano 1.º ano Ano letivo 2015-2016 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 1º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2015/2016 1º Período 64 2º Período 52 163 dias letivos 3º Período 47 Português Domínio:

Leia mais

Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Utilizar técnicas para registar e reter a informação.

Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Utilizar técnicas para registar e reter a informação. METAS CURRICULARES 4º ANO Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Utilizar técnicas para registar e reter a informação. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 4º Ano de Escolaridade 1 PORTUGUÊS Manual adotado: Trampolim 4 Editora: Porto Editora Oralidade -Escutar para aprender e construir conhecimento (s). -Utilizar técnicas

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO DE 2017/2018 PORTUGUÊS

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO DE 2016/2017 PORTUGUÊS

Leia mais

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Ano Letivo 2013-2014 Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Áreas

Leia mais

Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo

Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO-1.º CICLO ANO LETIVO 2015 / 2016 Disciplina: Português 1.º Ano Introdução: A avaliação incide sobre as aprendizagens e capacidades definidas

Leia mais

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. METAS CURRICULARES 1º ANO Português ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO ANO LETIVO 2018-2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO Departamento do 1º ciclo CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO 1º CICLO Enquadramento A avaliação interna das aprendizagens compreende as seguintes modalidades:

Leia mais

DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código Ano Letivo 2016/2017

DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código Ano Letivo 2016/2017 Português - Intervenção e participação adequadas - Capacidade discursiva - Utilização de vocabulário adequado ao contexto comunicativo - Identificação do essencial num discurso - Leitura fluente de textos

Leia mais

Critérios de avaliação. 3º Ano

Critérios de avaliação. 3º Ano Critérios de avaliação 3º Ano A avaliação assume-se como um processo que serve para aprender e para ensinar melhor. E a avaliação formativa é um elemento-chave no desenvolvimento do sucesso educativo.

Leia mais

Educação / Expressão Expressões Artística s Plástica. Físicomotoras. Artísticas Musical

Educação / Expressão Expressões Artística s Plástica. Físicomotoras. Artísticas Musical Dezembro Novembro Setembro Outubro Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Estudo do Meio À descoberta das inter-relações Os seus itinerários Os diferentes espaços do seu bairro ou da sua idade

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos Av. Dr. Francisco Sá Carneiro - 3610 134 Tarouca CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 4º ANO Ano letivo 2016/2017 AEDJLV - Tarouca (Código

Leia mais

Programáticos para consulta dos. Encarregados de Educação

Programáticos para consulta dos. Encarregados de Educação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO Escolas Básicas do 1.º Ciclo Documento Resumo dos Conteúdos Programáticos para consulta dos Encarregados de Educação 2º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2015 / 2016 1

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos Av. Dr. Francisco Sá Carneiro - 3610 134 Tarouca CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 4º ANO Ano letivo 2017/2018 AEDJLV - Tarouca (Código

Leia mais

CABas-1º. Critérios de Avaliação * ( ) Básico (1º Ciclo 1º Ano) Considerando as Aprendizagens Essenciais, DGE.

CABas-1º. Critérios de Avaliação * ( ) Básico (1º Ciclo 1º Ano) Considerando as Aprendizagens Essenciais, DGE. CABas-1º Critérios de Avaliação * (18-19) Básico (1º Ciclo 1º Ano) * Considerando as Aprendizagens Essenciais, DGE. CRITÉRIOS ENSINO BÁSICO 1º CICLO 1º ANO ÍNDICE PORTUGÊS... 3... 3 MATEMÁTICA... 4...

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 2º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO Oralidade Oralidade Oralidade -

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes PLANO CURRICULAR 3º Ano PORTUGUÊS Descritores de desempenho

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes PLANO CURRICULAR 3º Ano PORTUGUÊS Descritores de desempenho PLANO CURRICULAR PORTUGUÊS Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano) CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Ano Letivo 2013-2014 Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Áreas

Leia mais

Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo. Português 1º Ano. Atitudes e Valores 15% Domínios Indicadores VALOR

Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo. Português 1º Ano. Atitudes e Valores 15% Domínios Indicadores VALOR Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo Português 1º Ano Atitudes e Valores 15% Domínios Indicadores VALOR Autonomia Realiza trabalhos voluntariamente. Tenta ultrapassar, sozinho, as dificuldades.

Leia mais

1. Introdução. 3. Modalidades de Avaliação

1. Introdução. 3. Modalidades de Avaliação Ano Letivo 2017-2018 1. Introdução A avaliação incide sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, tem uma vertente contínua e sistemática fornecendo ao professor, aluno, encarregado de educação

Leia mais

Ano letivo 2017/ Critérios de Avaliação. 1.º Ciclo

Ano letivo 2017/ Critérios de Avaliação. 1.º Ciclo Ano letivo 2017/ 2018 Critérios de Avaliação 1.º Ciclo Os critérios de avaliação para o 1.º ciclo estão em conformidade com os critérios gerais de avaliação do agrupamento de escolas da Portela e Moscavide

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS

APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CRITÉRIOS DE PORTUGUÊS - 1.º A N O Oralidade - Respeitar regras da interação discursiva. -Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. - Produzir um discurso oral com correção. - Produzir

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2017/2018

Critérios Específicos de Avaliação. PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2017/2018 Critérios Específicos de PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2017/2018 Domínio de Saber e Saber Fazer Domínios de referência Oralidade 1. Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e

Leia mais

Critérios de Avaliação. Desempenhos / Critérios

Critérios de Avaliação. Desempenhos / Critérios Português Ano Departamento de Ciclo 2012/2013 - Realização de fichas de trabalho - Trabalhos individuais - Envolvimento em trabalho de grupo - Testes escritos Desempenhos / Critérios Exprime-se com clareza

Leia mais

Oralidade. Leitura e escrita

Oralidade. Leitura e escrita 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO DEPARTAMENTO DO PRIMEIRO CICLO Planificação Anual da disciplina de PORTUGUÊS 1º ano Manuais adotados: ALFA / Nova CAIXINHA DE PALAVRAS Ano Letivo de 2015/2016

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Ano letivo 2016/2017. Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos. Av. Dr. Francisco Sá Carneiro Tarouca

Ano letivo 2016/2017. Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos. Av. Dr. Francisco Sá Carneiro Tarouca Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos Av. Dr. Francisco Sá Carneiro - 3610 134 Tarouca Ano letivo 2016/2017 AEDJLV - Tarouca (Código 151944) Sede: Escola Básica e Secundária Dr. José Leite

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO ANO LETIVO 2014-2015 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos Departamento do 1º ciclo A- Enquadramento Este documento foi elaborado pelo departamento Curricular

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO Aspetos a considerar na avaliação - Avaliação sumativa interna A informação resultante da avaliação sumativa interna no 1.º ciclo, ao longo dos três

Leia mais

Critérios de Avaliação Específicos 1.º/2.º/3.º anos

Critérios de Avaliação Específicos 1.º/2.º/3.º anos Compreensão e Aquisição de Conhecimentos Aplicação de conhecimentos Pesquisa / realização de experiências Fichas de Avaliação Comportamento Total ESTUDO DO MEIO Nível Cognitivo 70% Nível Sócio/afetivo

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO 1. FINALIDADES DA AVALIAÇÃO A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa, permitindo uma recolha sistemática de informações que, uma vez analisadas,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 2.º ano DOMÍNIOS CRITÉRIOS INDICADORES/PERFIL DE APRENDIZAGENS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 2.º ano DOMÍNIOS CRITÉRIOS INDICADORES/PERFIL DE APRENDIZAGENS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANDRÉ SOARES (150952) Português CRITÉRIOS - 2.º ano 6 AL / ATITUDINAL língua portuguesa Respeita regras da interação discursiva. Escuta discursos breves para aprender e construir

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares Disciplina: português /Ano de escolaridade: 2º Ano Página 1 de 16 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares 1. Oralidade Leitura e Escrita Compreensão e expressão Informação

Leia mais

Departamento Curricular de Língua Materna e Humanidades 1

Departamento Curricular de Língua Materna e Humanidades 1 DOMÍNIOS Oralidade Metas curriculares 1. Escutar para aprender e construir conhecimentos. 2. Produzir um discurso oral com correção. 3. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação

Leia mais

Critérios de Avaliação Específicos 4.º ano

Critérios de Avaliação Específicos 4.º ano Compreensão e Aquisição de Conhecimentos Aplicação de conhecimentos Pesquisa / realização de experiências Fichas de Avaliação Comportamento Total Critérios de Avaliação Específicos 4.º ano ESTUDO DO MEIO

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul 161780 Escola-sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2017/2018 1. Modalidades de Avaliação Avaliação Diagnóstica

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BENEDITA. Perfil de aprendizagens específicas 1.º ano. Disciplina: PORTUGUÊS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BENEDITA. Perfil de aprendizagens específicas 1.º ano. Disciplina: PORTUGUÊS Perfil de aprendizagens específicas 1.º ano Respeita regras da interação discursiva. Escuta discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produz discursos com diferentes finalidades, tendo

Leia mais

2º ANO DE ESCOLARIDADE

2º ANO DE ESCOLARIDADE Escola Básica de Escola Básica da Quinta do Conventinho (LONGO / MÉDIO PRAZO) DO 1º CICLO 2º ANO DE ESCOLARIDADE Este documento tem como finalidade fixar o desenvolvimento curricular para o 1º ciclo, particularmente,

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Português 1º Ciclo PORTUGUÊS 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 2º Ano Oralidade O2 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Respeitar o princípio de cortesia

Leia mais

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (1.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (1.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (1.º Ano) A ve atenr aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo ritmo

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 3.º ano DOMÍNIOS CRITÉRIOS INDICADORES/PERFIL DE APRENDIZAGENS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 3.º ano DOMÍNIOS CRITÉRIOS INDICADORES/PERFIL DE APRENDIZAGENS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANDRÉ SOARES (150952) Português CRITÉRIOS - 3.º ano AL / ATITUDINAL (6) língua portuguesa Escuta para aprender e construir conhecimentos; Produz um discurso oral com correção Produz

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português Ensino Básico Ano letivo: 16/17 5º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Domínios Interpretar discursos orais breves (Referir

Leia mais

Departamento do 1.º Ciclo/Pré-escolar

Departamento do 1.º Ciclo/Pré-escolar Perfil de aprendizagens específicas para o 1.º ciclo Departamento do 1.º Ciclo/Pré-escolar Nos critérios de avaliação deve ser enunciado um perfil de aprendizagens específicas para cada ano ou ciclo de

Leia mais

Critérios de Avaliação. 1.º Ciclo

Critérios de Avaliação. 1.º Ciclo Critérios de Avaliação 1.º Ciclo 2015/2016 1.CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril - Ano Letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação - 1º ciclo do ensino básico

Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril - Ano Letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação - 1º ciclo do ensino básico Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril - Ano Letivo 2018/2019 Critérios de Avaliação - 1º ciclo do ensino básico Os critérios de avaliação aplicam-se às Aprendizagens Essenciais que se definem como

Leia mais

Perfil de saída 1.º Ciclo 2014/2015

Perfil de saída 1.º Ciclo 2014/2015 Ensino Pré-Escolar, Básico e Secundário Perfil de saída 1.º Ciclo 2014/2015 PORTUGUÊS Não Satisfaz Níveis 1 e 2 (4.º ano) Oralidade: expressão oral e compreensão do oral Não respeita regras de interacção

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ODEMIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ODEMIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ODEMIRA DEPARTAMENTO CURRICULAR 1º CICLO CRITÉRIOS DE Ano Letivo 2016/2017 ÁREAS DOMÍNIOS PESO NA - Aquisição / Compreensão / Aplicação de conhecimentos em: - Fichas de avaliação

Leia mais

Planificação Anual 4º Ano

Planificação Anual 4º Ano Planificação Anual 4º Ano Ano Letivo 2014 / 2015 Educaç ão literári a Leitura e escrita Geometria e medida Oralidade Números e Operações 1º Período Português Matemática Estudo do Meio Revisões O meu corpo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 Formação pessoal e social Gramática Escrita Leitura / Educação Literária Oralidade ENSINO BÁSICO 5º ANO Domínios Objetivos e Descritores

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira. Critérios de Avaliação

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira. Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação ANO LETIVO 2015-2016 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO... 3 2.1. CRITÉRIOS GERAIS... 3 2.1.1. Educação Pré-Escolar... 3 2.1.2. Ensino Básico... 3 2.2.Critérios

Leia mais

Critérios e procedimentos de avaliação

Critérios e procedimentos de avaliação Critérios e procedimentos de avaliação Relativamente à avaliação, quer dos alunos, quer do desempenho dos docentes, aplicamos, nesta escola, as diretrizes da legislação em vigor. A avaliação é encarada

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira. Critérios de Avaliação

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira. Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação ANO LETIVO 2015-2016 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO...3 2.1. CRITÉRIOS GERAIS...3 2.1.1. Educação Pré-Escolar...3 2.1.2. Ensino Básico...3 2.2.Critérios específicos...3

Leia mais

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português - Interpretar discursos orais breves; - Reter informação essencial; - Produzir discursos orais com diferentes finalidades e com coerência; - Apresentar argumentos.

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO DIREÇÃO-GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO ALENTEJO Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes, Odemira CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO 2016/2017 1 CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS

Leia mais

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios.

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios. T DEPARTAMENTO 1.º CEB CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 4.º ano PONDERAÇÃO -, Fazer (Cognitivo)-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios.

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios. T DEPARTAMENTO 1.º CEB CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ano PONDERAÇÃO -, Fazer (Cognitivo)-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código

DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Português - Intervenção e participação adequadas - Capacidade discursiva oral - Utilização de vocabulário adequado ao contexto comunicativo

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

1. INTRODUÇÃO 2. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1/20 1. INTRODUÇÃO Os critérios de avaliação do 1.º CEB, aprovados pelo Conselho Pedagógico em 19 de outubro de 2016, serão, no decorrer do presente ano letivo, operacionalizados pelo Professor Titular

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS DO 2º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de Língua Portuguesa do 1ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2016-2017 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo Julho 2016 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de avaliação, e respetivas percentagens, a que os

Leia mais