Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros"

Transcrição

1 Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

2 Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Áreas Curriculares Disciplinares Expressões e Físico-Motoras Componente Curricular Oferta Complementar Estudo do Meio Português Matemática Físicomotoras Plástica Musical Dramática Apoio ao Estudo Inglês * O seu corpo A segurança do Corpo À descoberta dos outros O passado local e nacional À descoberta dos outros e das Instituições À descoberta do Ambiente Natural Aspectos físicos do meio Os Astros À descoberta do Ambiente Natural Aspectos físicos de Portugal: Rios e elevações À descoberta das Inter-relações entre espaços: contacto entre a Terra e o Mar Organização e Tratamento de Dados. Organização e Tratamento de Dados.. - Regularidades. Organização e Tratamento de Dados. Ginástica Ginástica colectivos colectivos colectivos sem bola Dobragens e colagem Desenho e pintura Construções Desenho de Desenho de Construções Desenho e pintura de Desenho de ou temático de exploração da voz de exploração da voz / Instrumentos. Exploração das Canções alusivas ao Natal e criação musical e criação musical de corpo e da voz de corpo e da voz de corpo e da voz de corpo e da exploração da voz de espaço Organização do local de estudo; Organização dos cadernos diários; Organização e utilização dos manuais escolares; Expressão de dúvidas e dificuldades. Consulta de: - um livro; - um dicionário; - uma revista. Treino da leitura e da interpretação de textos; Sublinhar (como e o quê); Resumo de textos. Realização de exercícios / fichas para: - aperfeiçoar a pontuação; - exercitar a acentuação; - aperfeiçoar a ortografia ( palavras difíceis, frases a partir de palavras, palavras cruzadas, auto ditados e ditados mudos ). Treino da leitura em voz alta, silenciosa, em grupo, em diálogo; Formulação de perguntas e respostas de forma correta, oralmente e por escrito. - Conhecer e identificar nomes de países europeus. - Identificação pessoal: perguntar e responder. - Reconhecer bandeiras e descrevê-las. - Conhecer e identificar membros da sua família. - Colocar questões sobre informação pessoal. - Falar sobre a sua família. - Perguntar o nome. - Apresentar os membros da família. - Dar informações sobre os membros da família. - Fazer perguntas sobre os membros da família e descrevê-los. - Construir frases corretamente em Inglês. - Identificar disciplinas. - Exprimir likes e dislikes. - Exprimir preferências e questioná-las - Responder à pergunta: Do you like? - Identificar os dias da semana. - Ordenar cronologicamente acontecimentos semanais. - Perguntar em que dia algo acontece. - Falar sobre horários.

3 Junho Maio Abril Março Áreas Curriculares Disciplinares Expressões e Físico-Motoras Componente Curricular Oferta Complementar Estudo do Meio Português Matemática Físicomotoras Plástica Musical Dramática Apoio ao Estudo Inglês * Os aglomerados populacionais Portugal na Europa e no Mundo À descoberta das Inter-relações entre a Natureza e a sociedade: principais actividades produtivas nacionais À descoberta das Inter-relações entre a Natureza e a sociedade: A qualidade do ambiente próximo A qualidade do ar A qualidade da água Desequilíbrios ambientais originados pelo homem Realizar experiências. Manusear objectos em situações concretas.. Organização e Tratamento de Dados Números e operações Actividades rítmicas expressivas Percursos na natureza de equipa individuais de equipa Experimentação e criação plástica Experimentação e criação plástica Tecelagem e costura Fotografias, transparências e meios audiovisuais Cartazes e criação musical Representação do som e criação musical Representação do som e criação musical Representação do som dramáticos (linguagem não verbal e linguagem verbal) Elaboração de uma peça de teatro dramáticos (linguagem não verbal e linguagem verbal) dramáticos (linguagem não verbal e linguagem verbal) Realização de fichas / exercícios de aplicação e treino dos conteúdos desenvolvidos nas atividades curriculares. Realização fichas auto corretivas, previamente organizadas segundo temas específicos. Utilização do computador no (a) : - processamento de texto; - produção de desenhos; - exploração de jogos didáticos; - pesquisa na Internet; - pesquisa em suportes digitais. Imprimir um trabalho; Execução de esquemas; Execução de resumos; de gráficos; Auxílio na busca de soluções nos trabalhos a realizar; Aprendizagem por processos lúdicos. - Identificar e descrever características físicas. - Descrever outros. - Identificar alimentos. - Falar sobre refeições. - Perguntar e responder a questões sobre horas. - Identificar locais numa cidade e descrevê-la. - Dar e seguir indicações de caminhos. - Perguntar e responder: locais na cidade. - Descrever a sua cidade/ vila. - Identificar e descrever animais selvagens. - Fazer perguntas sobre os animais e responder à pergunta: Tem? - Identificar e descrever acções e capacidades dos animais. - Ouvir e repetir pronunciação. - Rever e consolidar o vocabulário e estruturas gramaticais. - Ouvir e cantar canções - Acompanhar episódios de uma história. - Descobrir locais de lendas no Reino Unido. * Em virtude de ser o primeiro ano em que a disciplina de Inglês é lecionada como Oferta Complementar, fazendo parte integrante do currículo, torna-se difícil estabelecer limites temporais para a distribuição dos conteúdos a lecionar. Assim, foi decidido, em reunião de grupo disciplinar, desenvolver a planificação em moldes anuais.

4 O cruzamento entre as competências específicas ao nível dos saberes e capacidades traduz-se numa menção qualitativa: % Menção Qualitativa 0% a 19% 20% a 49% Não Satisfaz 50% a 69% Satisfaz 70% a 89% Bom 90% a 100% Muito Bom Os critérios de avaliação serão expressos através de um código de apreciação, de forma a possibilitar uma leitura global, clara e compreensiva dos vários níveis de desempenho: Conhecimentos Capacidades Atitudes e Valores 0% a 19% - Não adquiriu quaisquer aprendizagens definidas. - Revela total ausência de compreensão, aplicação, análise e autonomia. - Manifesta total desinteresse e falta de empenho na aprendizagem. - Não interiorizou quaisquer atitudes e valores fundamentais a uma correta socialização. -Não adquiriu as aprendizagens definidas. - Revela grandes falhas ao nível da compreensão, - Manifesta desinteresse e falta de empenho na Não Satisfaz 20% a 49% aplicação, análise e autonomia. aprendizagem. - Não interiorizou atitudes e valores fundamentais a uma correcta socialização. Satisfaz - Revela ainda falhas na aquisição das aprendizagens elementares a nível de conceitos e factos. - Revela algumas falhas e/ou incorrecções na compreensão, aplicação, - Manifesta sentido de responsabilidade, interesse e empenhamento. 50% a 69% análise e autonomia. -Apresenta um comportamento regular. Bom - Adquiriu com facilidade as aprendizagens elementares a nível de conceitos e factos. - Não revela dificuldades a nível de compreensão, aplicação, síntese e autonomia. -Manifesta grande interesse/empenhamento na vida escolar assim como uma socialização adequada. 70% a 89% Muito Bom 90% a 100% -Desenvolveu com facilidade os conhecimentos adquiridos. - Compreende e aplica com facilidade e originalidade os conhecimentos a novas situações. Não revela dificuldades a nível de análise, síntese e autonomia. - Revela muito interesse e empenho demonstrando, sempre, uma correcta socialização, espírito crítico e de Para os alunos com necessidades educativas especiais (NEE), serão elaborados programas educativos individuais com a colaboração dos docentes de Educação Especial. Neles estão definidas as formas e os momentos de avaliação. iniciativa.

5 METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS 1.º CICLO 4º AN0 DOMÍNIO ORALIDADE LEITURA E ESCRITA OBJETIVOS 1.Escutar para aprender e construir conhecimentos. 2. Utilizar técnicas para registar e reter a informação. 3. Produzir um discurso oral com correção. 4. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor. 5. Participar em atividades de expressão oral orientada, respeitando regras e papéis específicos. 6. Ler em voz alta palavras e textos. 7. Ler textos diversos. 8. Apropriar-se de novos vocábulos. 9. Organizar os conhecimentos do texto. 10. Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e comprendê-lo. 11. Monitorizar a compreensão. 12. Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos. 13. Desenvolver o conhecimento da ortografia. 14. Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação. 15. Planificar a escrita de textos. 16. Redigir corretamente. 17. Escrever textos narrativos. 18. Escrever textos informativos. 19. Escrever textos dialogais. 20. Escrever textos descritivos. 21. Escrever textos diversos. 22. Rever textos escritos. INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO LITERÁRIA GRAMÁTICA 23. Ler e ouvir ler textos literários. 24. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. 25. Ler para apreciar textos literários. 26. Ler em termos pessoais. 27. Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos. 28. Conhecer propriedades das palavras e explicitar aspetos fundamentais da sua morfologia e do seu comportamento sintático. 29. Reconhecer classes de palavras. 30. Analisar e estruturar unidades sintáticas.

6 METAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA - 1.ºCICLO 4º ANO DOMÍNIO OBJETIVOS Números naturais Contar Efetuar divisões inteiras Resolver problemas Números racionais não negativos Simplificar frações Multiplicar e dividir números racionais não negativos Representar números racionais por dízimas Localização e orientação no espaço Situar-se e situar objetos no espaço Geometria e Medida Figuras geométricas Identificar e comparar ângulos Reconhecer propriedades geométricas Medida Medir comprimentos e áreas Medir volumes e capacidades Resolver problemas Organização e tratamento de dados Tratamento de dados Utilizar frequências relativas e percentagens Resolver problemas

Educação / Expressão Expressões Artística s Plástica. Físicomotoras. Artísticas Musical

Educação / Expressão Expressões Artística s Plástica. Físicomotoras. Artísticas Musical Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Estudo do Meio Língua Portuguesa Matemática Físicomotoras Educação / Expressão Expressões Artística

Leia mais

CURRÍCULO DISCIPLINAR

CURRÍCULO DISCIPLINAR CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 4º ANO 1º CEB 4º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2017/18: 1º Período 64 2º Período 55 170 dias letivos 3º Período 51 PORTUGUÊS DOMÍNIO: ORALIDADE

Leia mais

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Ano Letivo 2013-2014 Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Áreas

Leia mais

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Ano Letivo 2013-2014 Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Áreas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Direção Regional de Educação do Centro 4º Ano Ano letivo 2013-2014 Nº de aulas previstas 1º Período 67 2º PERÍODO 62 3º PERÍODO 35 TOTAL 164 PORTUGUÊS Oralidade O4 1. Escutar

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Utilizar técnicas para registar e reter

Leia mais

Educação / Expressão Expressões Artísticas Artísticas. Físicomotoras

Educação / Expressão Expressões Artísticas Artísticas. Físicomotoras Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Estudo do Meio - O meu passado mais longínquo. À Descoberta dos Outros e das Instituições - O passado

Leia mais

Educação / Expressão Expressões Artística s Plástica. Físicomotoras. Artísticas Musical

Educação / Expressão Expressões Artística s Plástica. Físicomotoras. Artísticas Musical Dezembro Novembro Setembro Outubro Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Estudo do Meio À descoberta das inter-relações Os seus itinerários Os diferentes espaços do seu bairro ou da sua idade

Leia mais

Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Utilizar técnicas para registar e reter a informação.

Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Utilizar técnicas para registar e reter a informação. METAS CURRICULARES 4º ANO Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Utilizar técnicas para registar e reter a informação. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 3º Ano

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 3º Ano Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico Currículo Disciplinar do 3º Ano CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 3º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2016/17:

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 4º Ano de Escolaridade 1 PORTUGUÊS Manual adotado: Trampolim 4 Editora: Porto Editora Oralidade -Escutar para aprender e construir conhecimento (s). -Utilizar técnicas

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral com correção Produzir

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A LONGO/

PLANIFICAÇÃO A LONGO/ PLANIFICAÇÃO A LONGO/ MÉDIO PRAZO 2012/2013 3.º ANO Manual adotado: Alfa - Porto Editora PORTUGUÊS Oralidade -Escutar para aprender e construir conhecimentos; - Produzir um discurso oral com correção;

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo

Critérios de Avaliação 1º Ciclo Departamento Curricular do 1º Ciclo Critérios 1º Ciclo Setembro de 2015 1º Ano de escolaridade Todas as componentes do currículo serão avaliadas com 80% para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender e construir

Leia mais

CURRÍCULO DISCIPLINAR

CURRÍCULO DISCIPLINAR Ano Letivo: 2017/2018 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 2º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2017/2018 1º Período 64 2º Período 55 170 dias letivos 3º Período 51 Português Domínio:

Leia mais

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (3.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá 2015/2016

Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2015/2016 Avaliação no 1.º ciclo Componentes do Currículo (Decreto-Lei n.º 91/2013) Português Matemática Estudo do Meio Expressões Artísticas e Físico -Motoras Apoio ao Estudo Oferta

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 1º Ano

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 1º Ano 1.º ano Ano letivo 2015-2016 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 1º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2015/2016 1º Período 64 2º Período 52 163 dias letivos 3º Período 47 Português Domínio:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes PLANO CURRICULAR 3º Ano PORTUGUÊS Descritores de desempenho

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes PLANO CURRICULAR 3º Ano PORTUGUÊS Descritores de desempenho PLANO CURRICULAR PORTUGUÊS Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva; Escutar discursos para aprender e construir conhecimentos; Utilizar técnicas para registar e reter a informação.

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 1º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 Ano letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora Oralidade Oralidade Oralidade - Respeitar as regras

Leia mais

Programáticos para consulta dos. Encarregados de Educação

Programáticos para consulta dos. Encarregados de Educação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO Escolas Básicas do 1.º Ciclo Documento Resumo dos Conteúdos Programáticos para consulta dos Encarregados de Educação 2º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2015 / 2016 1

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos.

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. METAS CURRICULARES 3º Ano Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 2º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO Oralidade Oralidade Oralidade -

Leia mais

Perfil de aprendizagens específicas 1.º Ciclo

Perfil de aprendizagens específicas 1.º Ciclo Perfil de aprendizagens específicas 1.º Ciclo 1 Objetivos gerais 1º CICLO A primeira fase da escolaridade formal de uma criança vai ser determinante no seu futuro. O desenvolvimento dos aspetos cognitivo,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes Domínios Comunicação Oral (oralidade) Comunicação escrita (Leitura e escrita) Iniciação à Educação Literária PLANO CURRICULAR - 2º Ano PORTUGUÊS Descritores de Desempenho Respeitar regras de interação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO Ano letivo 2014/2015 No 1.º ciclo, o Apoio ao Estudo é de frequência obrigatória e tem por objetivo apoiar os alunos na criação de métodos de estudo e de trabalho,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/ ºano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/ ºano Específicos e transversais à disciplina AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD. 000 DGEstE/DSRN Ano Letivo 2018/ 2019 1ºciclo Critérios de 1ºano O1 1. Respeitar regras da interação discursiva.

Leia mais

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Ano Letivo 2013-2014 Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Dezembro Novembro Setembro Outubro Áreas Curriculares Disciplinares

Leia mais

Colégio Laura Vicunha Ano Letivo 2016/ º Ciclo Português (1.º/ 2.º ano) CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

Colégio Laura Vicunha Ano Letivo 2016/ º Ciclo Português (1.º/ 2.º ano) CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Colégio Laura Vicunha Ano Letivo 20162017 1.º Ciclo Português (1.º 2.º ano) CRITÉRIOS GRAIS D AVALIAÇÃO 1.º e 2.º ano Ponderação Domínios Objetivos Instrumentos de avaliação ORALIDAD Respeitar regras da

Leia mais

4º ANO DE ESCOLARIDADE

4º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

Ano letivo 2018/2019. Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos. Av. Dr. Francisco Sá Carneiro Tarouca

Ano letivo 2018/2019. Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos. Av. Dr. Francisco Sá Carneiro Tarouca Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos Av. Dr. Francisco Sá Carneiro - 3610 134 Tarouca Ano letivo 2018/2019 AEDJLV - Tarouca (Código 151944) Sede: Escola Básica e Secundária Dr. José Leite

Leia mais

Planificação Anual 4º Ano

Planificação Anual 4º Ano Planificação Anual 4º Ano Ano Letivo 2014 / 2015 Educaç ão literári a Leitura e escrita Geometria e medida Oralidade Números e Operações 1º Período Português Matemática Estudo do Meio Revisões O meu corpo

Leia mais

Oralidade. Leitura e escrita

Oralidade. Leitura e escrita 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO DEPARTAMENTO DO PRIMEIRO CICLO Planificação Anual da disciplina de PORTUGUÊS 1º ano Manuais adotados: ALFA / Nova CAIXINHA DE PALAVRAS Ano Letivo de 2015/2016

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano) CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código Ano Letivo 2016/2017

DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código Ano Letivo 2016/2017 Português - Intervenção e participação adequadas - Capacidade discursiva - Utilização de vocabulário adequado ao contexto comunicativo - Identificação do essencial num discurso - Leitura fluente de textos

Leia mais

EB1 com PE e Creche da Quinta Grande

EB1 com PE e Creche da Quinta Grande EB1 com PE e Creche da Quinta Grande Ano letivo 2016/17 Critérios de Avaliação para o 1.º Ciclo As fichas de avaliação das áreas curriculares disciplinares são cotadas de forma quantitativa, numa escala

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos Av. Dr. Francisco Sá Carneiro - 3610 134 Tarouca CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 3º ANO Ano letivo 2017/2018 AEDJLV - Tarouca (Código

Leia mais

4º ANO DE ESCOLARIDADE

4º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Escola Básica de Escola Básica da Quinta do Conventinho PLANIFICAÇÃO CURRICULAR (LONGO / MÉDIO PRAZO) DO 1º CICLO 4º ANO DE ESCOLARIDADE Este documento tem

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 4 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 4 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 4 º Ano (As Aulas previstas são contabilizadas em unidades de 60 minutos e 8 horas semanais) 1º Comunicação oral Comunicar oralmente, com progressiva

Leia mais

Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo. Ano letivo 2016/17. Domínios Indicadores VALOR

Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo. Ano letivo 2016/17. Domínios Indicadores VALOR Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo Ano letivo 2016/17 Os critérios de avaliação constituem referenciais comuns, no Agrupamento, sendo operacionalizados pelos professores da turma 1. Áreas

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Português 1º Ciclo PORTUGUÊS 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2015/2016 PORTUGUÊS 4.º Ano Disciplina Domínios Conteúdos

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2015/2016 PORTUGUÊS 4.º Ano Disciplina Domínios Conteúdos PORTUGUÊS Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo Ano letivo 2015/2016 PORTUGUÊS 4.º Ano Disciplina Domínios Conteúdos Oralidade Grelhas de registo Narrativa oral Compreensão do oral Questionário

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO Aspetos a considerar na avaliação - Avaliação sumativa interna A informação resultante da avaliação sumativa interna no 1.º ciclo, ao longo dos três

Leia mais

2º ANO DE ESCOLARIDADE

2º ANO DE ESCOLARIDADE Escola Básica de Escola Básica da Quinta do Conventinho PLANIFICAÇÃO CURRICULAR (LONGO / MÉDIO PRAZO) DO 1º CICLO 2º ANO DE ESCOLARIDADE Este documento tem como finalidade fixar o desenvolvimento curricular

Leia mais

2º ANO DE ESCOLARIDADE

2º ANO DE ESCOLARIDADE Escola Básica de Escola Básica da Quinta do Conventinho (LONGO / MÉDIO PRAZO) DO 1º CICLO 2º ANO DE ESCOLARIDADE Este documento tem como finalidade fixar o desenvolvimento curricular para o 1º ciclo, particularmente,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos Av. Dr. Francisco Sá Carneiro - 3610 134 Tarouca CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1º ANO Ano letivo 2016/2017 AEDJLV - Tarouca (Código

Leia mais

2º ANO DE ESCOLARIDADE

2º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO ANO LETIVO 2018-2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO Departamento do 1º ciclo CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO 1º CICLO Enquadramento A avaliação interna das aprendizagens compreende as seguintes modalidades:

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa - 4 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa - 4 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa - 4 º Ano (As Aulas previstas são contabilizadas em unidades de 60 minutos e 8 horas semanais) Comunicação oral Comunicar oralmente, com progressiva

Leia mais

1º ANO DE ESCOLARIDADE

1º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

1º ANO DE ESCOLARIDADE

1º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2014/ 15 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO COMPREENSAO DO ORAL: Escutar para aprender e construir

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária: Português

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 3.º período 9 11 10 10 11 Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano (Carga horária: Português

Leia mais

2º ANO DE ESCOLARIDADE

2º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga

Leia mais

Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo

Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO-1.º CICLO ANO LETIVO 2015 / 2016 Disciplina: Português 1.º Ano Introdução: A avaliação incide sobre as aprendizagens e capacidades definidas

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos Av. Dr. Francisco Sá Carneiro - 3610 134 Tarouca CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 4º ANO Ano letivo 2016/2017 AEDJLV - Tarouca (Código

Leia mais

1º ANO DE ESCOLARIDADE

1º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (1.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (1.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (1.º Ano) A ve atenr aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo ritmo

Leia mais

Critérios de Avaliação. Desempenhos / Critérios

Critérios de Avaliação. Desempenhos / Critérios Português Ano Departamento de Ciclo 2012/2013 - Realização de fichas de trabalho - Trabalhos individuais - Envolvimento em trabalho de grupo - Testes escritos Desempenhos / Critérios Exprime-se com clareza

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária:

Leia mais

Critérios de Avaliação Específicos 4.º ano

Critérios de Avaliação Específicos 4.º ano Compreensão e Aquisição de Conhecimentos Aplicação de conhecimentos Pesquisa / realização de experiências Fichas de Avaliação Comportamento Total Critérios de Avaliação Específicos 4.º ano ESTUDO DO MEIO

Leia mais

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. METAS CURRICULARES 1º ANO Português ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

3º ANO DE ESCOLARIDADE

3º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos Av. Dr. Francisco Sá Carneiro - 3610 134 Tarouca CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 4º ANO Ano letivo 2017/2018 AEDJLV - Tarouca (Código

Leia mais

Colégio São Francisco Xavier CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5.º ANO - 2º C.E.B.

Colégio São Francisco Xavier CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5.º ANO - 2º C.E.B. Colégio São Francisco Xavier CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5.º ANO - 2º C.E.B. ANO LETIVO 2015/16 Saber Fazer (Domínio Cognitivo) 80% DISCIPLINA: PORTUGUÊS DOMÍNIOS OBJETIVOS INSTRUMENTOS E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

PLANIFICAÇÕES 4.º Ano

PLANIFICAÇÕES 4.º Ano 2018/2019 PLANIFICAÇÕES 4.º Ano Titulares de Turma de 4.º Ano PORTUGUÊS discurso oral. produção de texto. audição; Produção expressiva. (G4) Gramática Vocabulário; Campo semântico; ortografia; sons da

Leia mais

APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS

APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CRITÉRIOS DE PORTUGUÊS - 1.º A N O Oralidade - Respeitar regras da interação discursiva. -Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. - Produzir um discurso oral com correção. - Produzir

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo

Critérios de Avaliação 1º Ciclo Departamento Curricular do 1º Ciclo Critérios 1º Ciclo Setembro de 2016 Página 1 de 29 Avaliação da aprendizagem A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e

Leia mais

CABas-1º. Critérios de Avaliação * ( ) Básico (1º Ciclo 1º Ano) Considerando as Aprendizagens Essenciais, DGE.

CABas-1º. Critérios de Avaliação * ( ) Básico (1º Ciclo 1º Ano) Considerando as Aprendizagens Essenciais, DGE. CABas-1º Critérios de Avaliação * (18-19) Básico (1º Ciclo 1º Ano) * Considerando as Aprendizagens Essenciais, DGE. CRITÉRIOS ENSINO BÁSICO 1º CICLO 1º ANO ÍNDICE PORTUGÊS... 3... 3 MATEMÁTICA... 4...

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Português 1º CICLO PORTUGUÊS 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

Conteúdos -4º ano. Português

Conteúdos -4º ano. Português Português Conteúdos -4º ano Oralidade - Expressão livre; - Relatos; - Recados; - Conto de histórias e factos; - Recriação de histórias e factos; - Questionários; - Entrevistas; - Dramatizações; - Apresentação

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1.º Ciclo PORTUGUÊS

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1.º Ciclo PORTUGUÊS PORTUGUÊS Oralidade Leitura e escrita Iniciação à Educação Literária Gramática - Fichas de avaliação 50% - Outros: fichas de trabalho (trabalho individual, trabalhos de grupo, trabalhos de pesquisa, ditados,

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 2º Ano Oralidade O2 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Respeitar o princípio de cortesia

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO Ano letivo 2018/2019 No 1.º ciclo, o Apoio ao Estudo é de frequência obrigatória e tem por objetivo apoiar os alunos na criação de métodos de estudo e de trabalho,

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo. Português 1º Ano. Atitudes e Valores 15% Domínios Indicadores VALOR

Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo. Português 1º Ano. Atitudes e Valores 15% Domínios Indicadores VALOR Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo Português 1º Ano Atitudes e Valores 15% Domínios Indicadores VALOR Autonomia Realiza trabalhos voluntariamente. Tenta ultrapassar, sozinho, as dificuldades.

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo

Critérios de Avaliação 1º Ciclo Departamento Curricular do 1º Ciclo Critérios 1º Ciclo Setembro de 2017 Página 1 de 29 Avaliação da aprendizagem A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 4º Ano Oralidade O4 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Utilizar técnicas para registar

Leia mais

Perfil de saída 1.º Ciclo 2014/2015

Perfil de saída 1.º Ciclo 2014/2015 Ensino Pré-Escolar, Básico e Secundário Perfil de saída 1.º Ciclo 2014/2015 PORTUGUÊS Não Satisfaz Níveis 1 e 2 (4.º ano) Oralidade: expressão oral e compreensão do oral Não respeita regras de interacção

Leia mais

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Bloco/Conteúdos N.º de aulas Expressão Físico- Motora Ginástica - Realização de habilidades gímnicas básicas em

Leia mais

DEPARTAMENTO 1º CEB / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO

DEPARTAMENTO 1º CEB / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO DEPARTAMENTO 1º CEB - 2017 / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO No 1.º CEB, para efeitos da avaliação sumativa individual dos alunos, ter-se-ão em conta os seguintes domínios, descritores

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 3º Ano Oralidade O3 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral

Leia mais

ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA PARA O 4º ANO DE ESCOLARIDADE

ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA PARA O 4º ANO DE ESCOLARIDADE ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA PARA O 4º ANO DE ESCOLARIDADE 1º Ciclo do Ensino Básico 4º Ano de escolaridade Turma Ano lectivo 2010/2011 ÁREAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS A LECCIONAR AO LONGO DO ANO

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Departamento Curricular do 1º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Avaliação das Atitudes/Comportamentos

Leia mais

Critérios de avaliação. 3º Ano

Critérios de avaliação. 3º Ano Critérios de avaliação 3º Ano A avaliação assume-se como um processo que serve para aprender e para ensinar melhor. E a avaliação formativa é um elemento-chave no desenvolvimento do sucesso educativo.

Leia mais

Departamento Curricular de Língua Materna e Humanidades 1

Departamento Curricular de Língua Materna e Humanidades 1 DOMÍNIOS Oralidade Metas curriculares 1. Escutar para aprender e construir conhecimentos. 2. Produzir um discurso oral com correção. 3. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação

Leia mais