Axioma de Arquimedes: sintético a priori ou empírico?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Axioma de Arquimedes: sintético a priori ou empírico?"

Transcrição

1 Axioma de Arquimedes: sintético a priori ou empírico? Rafael Tavares Juliani Doutorando - HCTE/UFRJ e bolsista Capes E-mal: rafaeljuliani@gmail.com Francisco Caruso Professor - CBPF, UERJ e HCTE/UFRJ francisco.caruso@gmail.com Resumo Um crescente número de pensadores tem rompido com a dicotomia entre a Física e a Matemática, em relação à experiência. Mas será a Matemática empírica de fato ou seus juízos são sintéticos a priori? No âmbito desta ampla discussão, focaliza-se aqui uma questão pontual: O que se pode dizer do axioma de Arquimedes, o qual foi julgado como empírico por Hilbert? É verdade que o axioma arquimediano não parece ser uma afirmação puramente matemática, por isso, resta saber se sua validade depende apenas de uma intuição dos conceitos presentes no axioma ou se sua validade vem da experiência. Dessa forma, é feita uma análise sobre o axioma arquimediano quanto às suas formulações e aos seus usos na história da Matemática, a fim de verificar a possibilidade de uma intuição da maneira sugerida por Kant. Palavras-chave Axioma de Arquimedes, empirismo, Matemática empírica, sintéticos a priori. Introdução Apesar de a Matemática ser conceituada por muitos como um saber imutável e independente do mundo sensível e dos desejos humanos, já na Antiguidade, Arquimedes usava seus conhecimentos de Estática para encontrar a medida da área de alguns objetos

2 geométricos. Contudo, acreditava-se que o método de Arquimedes era apenas heurístico, visto que na Matemática desenvolvida atualmente não se usa qualquer princípio de Mecânica. Ou seja, tais métodos estariam no contexto da descoberta, enquanto que hoje em dia só se usaria o contexto da justificação, livre de métodos empíricos. No entanto, com o passar dos tempos, cada vez mais os novos pensadores aproximam a Matemática do mundo sensível ou, pelo menos, argumentam que ela estaria relacionada a algum tipo de empirismo. Stuart Mill ( ) sustentava que a Matemática é empírica, mas seus argumentos eram bastante teóricos e não convenciam, pois muitas questões da aparente necessidade e universalidade da Matemática precisavam ainda ser respondidas (DA SILVA, 2007). Já Lakatos ( ) nos oferece inúmeros exemplos nos quais os conceitos da Matemática passam por diversas revisões de acordo com a necessidade e as novas descobertas da pesquisa matemática (LAKATOS, 1977). Além de Lakatos apresentar o caráter dinâmico dos conceitos matemáticos, Quine ( ) pensa em uma Matemática empírica, ao defender seu argumento de indispensabilidade, com o qual pretende justificar a Matemática como válida por ser indispensável às boas teorias científicas. Além disso, Quine também sustenta que todas as afirmações de um sistema, mesmo as afirmações conhecidas como a priori, passam pelo crivo da experimentação em uma revisão do sistema (QUINE, 1961). Assim, para Quine, a distinção entre a priori e a posteriori só existe como uma forma de organização estrutural, pois, o que é a priori em um sistema já foi a posteriori em um outro sistema ou, pelo menos, consultou-se a experiência para aceitá-lo como a priori de um sistema. Além desses pensadores citados, pode-se recorrer a um contemporâneo e colaborador do HCTE 1 : Gregory Chatin, o qual defende uma ruptura na distinção entre a Física e a Matemática, no que diz respeito a experimentação. Em minha opinião, a concepção de que a matemática proporciona certeza absoluta e é estática e perfeita, enquanto a física é de natureza experimental e evolui 1 HCTE - Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

3 constantemente, constitui uma falsa dicotomia. Na realidade, a matemática não difere em nada da física. Ambas são tentativas da mente humana com o fito de organizar e dar sentido à experiência humana; no caso da física, experiência no laboratório, no mundo físico; no caso da matemática, experiência no computador, na área mental da imaginação da matemática pura. (CHAITIN, 2005). Essa afirmação de Chaitin é emblemática, pois parece sugerir que a atual defesa da empiria na Matemática não está no mundo sensível. A argumentação de Lakatos se baseia em problemas internos à Matemática, embora, em última instância, as mudanças apontadas por Lakatos possam ser motivadas por questões do mundo sensível. A falsa distinção entre a priori e a posteriori defendida por Quine, porém, indica uma possível empiria no mundo sensível. No entanto, Quine não apresenta exemplos ou uma análise sobre algum caso na Matemática. Assim, não fica claro se existe empiria na Matemática ou se estamos diante dos famosos "sintéticos a priori" de Kant. Kant ( ) procurou mostrar que a Física teórica não é dependente da experimentação e que nem a Matemática é um conhecimento livre do mundo sensível como acontecia na filosofia escolástica, na qual se discutia o sexo dos anjos. Para isso, Kant sustentou a existência dos sintéticos a priori e, com isso, foi o primeiro a apresentar argumentos fortes sobre a dependência que a Matemática tem, ou precisa ter, do mundo sensível. É muito provável que o logicismo de Frege ( ) tenha sido uma tentativa de resposta aos sintéticos a priori de Kant. "Então é manifesto que o predicado está sempre, necessariamente, aderente a esses conceitos, não como pensado no próprio conceito, antes mediante uma intuição que tem de ser acrescentada ao conceito." (KANT, 2001) Os sintéticos a priori são aqueles juízos que tem a universalidade e a necessidade, que são característicos de um juízo a priori, mas que a relação entre o sujeito e o predicado não provem nem dos conceitos em si e nem da experiência, e sim da intuição que temos do mundo sensível. Poder-se-ia começar questionando a "universalidade" e a "necessidade" atribuídas aos juízos matemáticos; no entanto, não só muitos filósofos, assim como muitos matemáticos admitem essas características e, então, não abordaremos estas questões por enquanto. Voltemos à questão sobre o método de Arquimedes.

4 O Método de Arquimedes Se a falsa distinção entre a priori e a posteriori de Quine estiver correta, talvez seja possível encontrar algum falso a priori no cálculo de áreas da matemática moderna, visto que algum axioma possa ser oriundo do método empírico de Arquimedes. Tal axioma estaria camuflado e não seria explicitamente empírico, obviamente. Em seu trabalho Quadratura da Parábola (ARQUIMEDES, 1897), Arquimedes se utiliza de uma balança mental. Para descobrir a área de um segmento parabólico, ele constrói dois triângulos: um que circunscreve e outro que é inscrito no segmento parabólico. Supondo que as figuras planas são compostas pela soma de todos os segmentos de linhas que podem ser traçadas dentro dessas figuras e, também, que essas figuras têm um peso proporcional à sua área, Arquimedes colocou as linhas que formam o segmento parabólico e as que formam o triângulo circunscrito em equilíbrio em uma balança imaginária (figura 1) através de relações geométricas e, com o uso de princípios de seu "Equilíbrio dos Planos" como a lei das alavancas, ele descobre a relação entre a área do triângulo circunscrito e a do segmento parabólico. Arquimedes, também através de manipulações geométricas, descobre a relação entre as áreas dos triângulos, concluindo que a área do segmento parabólico é quatro terços da área do triângulo inscrito. Nesse método arquimediano, podemos perceber uma grande semelhança com o moderno cálculo de áreas através da integral, ou seja, com o Cálculo Integral. Ao invés de se supor que as figuras são compostas de linhas, supomos retângulos. Mas a principal diferença está na forma em que o infinito é abordado, na verdade, o infinito era o nome que não devia ser pronunciado da Matemática grega. Arquimedes, ao invés de usar uma soma de séries infinitas, usa uma dupla redução ao absurdo, o que era comum em sua época.

5 Figura 1: Balança imaginária de Arquimedes. Questões sobre o axioma de Arquimedes No prefácio da "Quadratura da Parábola", Arquimedes escreve para um matemático grego seu contemporâneo chamado Dositeo e admite o uso de uma afirmação que hoje é conhecida como axioma de Arquimedes: "que o excesso pelo qual o maior de duas áreas desiguais excede o menor pode, ao ser adicionando a si mesmo, exceder qualquer área finita". Esse axioma parece uma tentativa de Arquimedes para simular a sua balança imaginária em um contexto mais formal e abstrato, mas ele se defende afirmando que outros matemáticos também fizeram uso desse axioma; e, de fato, ele aparece no quinto livro dos Elementos de Euclides como uma definição com a seguinte redação: Magnitudes são ditas estar em razão com respeito a uma outra se, quando multiplicadas, podem exceder-se mutuamente (FITZPATRICK, 2008). No entanto, mesmo que o axioma tenha surgido antes de Arquimedes, isso não exclui que ele possa ter vindo de uma relação mais profunda com o mundo sensível, seja de experiências com balanças realizadas por outros pensadores ou com o cálculo de áreas e magnitudes na prática.

6 O axioma de Arquimedes é, também, conhecido como axioma de continuidade e garante a não existência do infinitamente grande e do infinitamente pequeno (infinitésimo). David Hilbert ( ) formulou o axioma em seu Grundlagen der Geometrie e também mostrou sua independência dos demais axiomas da Geometria (HILBERT, 2005). Além disso, Hilbert faz algumas constatações interessantes sobre o axioma de Arquimedes: o axioma das paralelas 2 não pode ser substituído por nenhuma das formulações normalmente consideradas como equivalentes se o axioma de Arquimedes não for considerado como verdadeiro. quando se exclui o axioma de Arquimedes, não se pode afirmar o axioma da geometria hiperbólica referente às infinitas paralelas a uma reta dada que podem ser traçadas, no plano, através de um único ponto. o axioma de Arquimedes é de fundamental importância para os pontos de acumulação, assim, consequentemente, também de grande importância para o Cálculo Diferencial e Integral. Hilbert, em um discurso para a Sociedade de Matemática da Suíça, alerta que o axioma de Arquimedes provem da experiência (EWALD, 2005). Ele fala da relação do axioma com a Física e apresenta alguns casos em que o axioma de continuidade é imprescindível. Conclusões Dificilmente poderíamos sustentar que o axioma arquimediano possa ter evidência apenas dentro da Matemática, visto que a continuidade não é óbvia, pois a incomensurabilidade da raiz de dois cria buracos e fez com que os gregos escolhessem a Geometria como base para os demais ramos da Matemática, porque o que os seus olhos mostravam nos diagramas 3 eram linhas contínuas. Depois disso, esse desejo de uma 2 3 O axioma das paralelas é o famoso quinto postulado dos Elementos de Euclides. Representação gráfica da Geometria.

7 Matemática contínua fez com que se desenvolvesse a teoria do números irracionais para tapar os buracos. O Cálculo Diferencial e Integral foi primeiramente desenvolvido através da ideia de infinitésimos e isso é justamente o que o axioma de Arquimedes nega. Dessa forma, percebe-se que o axioma arquimediano não é evidente dentro da Matemática. Posteriormente, foi desenvolvida a teoria do limites, que substituiu a ideia de infinitésimos. O difícil é saber se o axioma arquimediano é de fato empírico ou se ele é formado somente a partir da intuição que temos do mundo sensível, ou seja, sintético a priori. A primeira vista ele pode parecer um sintético a priori, pois nos mostra uma certa universalidade e necessidade. É difícil de imaginar que não se consiga juntar vários pedaços pequenos de um cabo de vassoura de forma que ele fique maior que qualquer outro cabo de vassoura; no entanto, não parece que se possa concluir isso apenas da intuição que se tem de um pedaço de vassoura, mas através de muitas comparações feitas na infância com vários tipos de materiais diferentes, ou seja, com a experiência. Portanto, se pode concluir que o axioma arquimediano é empírico. No entanto, não se pode esquecer que para se entender a intuição que temos de um objeto no mundo sensível, é necessário que exista algum conhecimento prévio. Mas se é difícil encontrar algum conhecimento que seja nato, como é possível fornecer uma base para os conhecimentos empíricos? A resposta a essa pergunta esclarecerá como é possível uma Matemática empírica. Referências Bibliográficas ARQUIMEDES. Quadrature of the Parabola. Tradução de T. L. HEATH, Works of Archimedes. Cambridge: Cambrigde University Press, CHAITIN, J. G. MetaMat!: em busca do ômega. Tradução de G. K. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2009.

8 DA SILVA, J. J. Filosofias da Matemática. São Paulo: UNESP, EUCLIDES. Os Elementos. Tradução de R. FITZPATRICK. Euclid s Elements of Geometry, HILBERT, D. Foundations of Geometry, The. Projeto Gutenberg. Illinois: The Open Court Publishing Company, KANT, I. Crítica da Razão Pura. Ed. 5. Tradução de M. P. Dos Santos e A. F. Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, LAKATOS, I. Proof and Refutations: the logical of Mathematical discovery. Cambridge: Cambridge Univesity Press, QUINE, W. V. O. Two Dogmas of Empiricism. Cambridge, Disponível em: < Acesso em: 22 set

CAMINHOS PARA COMPREENDER A NATUREZA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

CAMINHOS PARA COMPREENDER A NATUREZA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO CAMINHOS PARA COMPREENDER A NATUREZA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO Rafael Tavares Juliani Doutorando HCTE/UFRJ Bolsista Capes rafaeljuliani@gmail.com Francisco Caruso Professor CBPF, UERJ e HCTE/UFRJ francisco.caruso@gmail.com

Leia mais

Capítulo O objeto deste livro

Capítulo O objeto deste livro Capítulo 1 Introdução 1.1 O objeto deste livro Podemos dizer que a Geometria, como ciência abstrata, surgiu na Antiguidade a partir das intuições acerca do espaço, principalmente do estudo da Astronomia.

Leia mais

Origem do conhecimento

Origem do conhecimento 1.2.1. Origem do conhecimento ORIGEM DO CONHECIMENTO RACIONALISMO (Racionalismo do século XVII) EMPIRISMO (Empirismo inglês do século XVIII) Filósofos: René Descartes (1596-1650) Gottfried Leibniz (1646-1716)

Leia mais

ARQUIMEDES E CÁLCULO DE ÁREA. Palavras-chave: Arquimedes, áreas, alavancas, parábola, quadratura.

ARQUIMEDES E CÁLCULO DE ÁREA. Palavras-chave: Arquimedes, áreas, alavancas, parábola, quadratura. Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades ARQUIMEDES E CÁLCULO DE ÁREA Julio Cesar Mohnsam Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense Campus Pelotas Prof.juliomatfis@hotmail.com

Leia mais

Geometria. Roberta Godoi Wik Atique

Geometria. Roberta Godoi Wik Atique Geometria Roberta Godoi Wik Atique 1 Introdução A Geometria é uma ciência muito antiga. Conhecimentos geométricos não triviais já eram dominados no Egito antigo, na Babilônia e na Grécia. Na forma como

Leia mais

A INTUIÇÃO E O RIGOR NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES: REFLEXÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO

A INTUIÇÃO E O RIGOR NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES: REFLEXÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO A INTUIÇÃO E O RIGOR NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES: REFLEXÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO André Lúcio Grande andremath@uol.com.br PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - BRASIL Tema:

Leia mais

DESCARTES E A FILOSOFIA DO. Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson

DESCARTES E A FILOSOFIA DO. Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson DESCARTES E A FILOSOFIA DO COGITO Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson René Descartes (1596 1650) 1650) Ponto de partida - Constatação da crise das ciências e do saber em

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( )

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( ) TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant (1724-1804) Obras de destaque da Filosofia Kantiana Epistemologia - Crítica da Razão Pura (1781) Prolegômenos e a toda a Metafísica Futura (1783) Ética - Crítica da

Leia mais

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Aula 18: Euclides e Os Elementos 11/05/2015 2 Euclides século III a.c. Pouco se sabe sobre a personalidade de Euclides. Viveu provavelmente

Leia mais

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Filosofia da Ciência Realidade Axioma Empirismo Realismo cientifico Instrumentalismo I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Definição Filosofia da ciência é a área que estuda os fundamentos e

Leia mais

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO - 36 Esperava-se que o estudante estabelecesse a distinção entre verdade e validade e descrevesse suas respectivas aplicações. Item

Leia mais

UTILIZANDO O GEOGEBRA PARA CONSTRUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE UM MODELO PLANO PARA A GEOMETRIA ELÍPTICA

UTILIZANDO O GEOGEBRA PARA CONSTRUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE UM MODELO PLANO PARA A GEOMETRIA ELÍPTICA UTILIZANDO O GEOGEBRA PARA CONSTRUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE UM MODELO PLANO PARA A GEOMETRIA ELÍPTICA Valdeni Soliani Franco Luana Paula Goulart de Menezes vsfranco@uem.br ra61976@uem.br Universidade Estadual

Leia mais

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Aula 29: O cálculo de áreas 15/06/2015 2 Cálculo de área na Antiguidade Antes do século XVII, estudavam-se figuras e sólidos geométricos com

Leia mais

A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações

A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações Marcio Tadeu Girotti * RESUMO Nosso objetivo consiste em apresentar a interpretação de Michelle

Leia mais

RESUMO. Filosofia. Psicologia, JB

RESUMO. Filosofia. Psicologia, JB RESUMO Filosofia Psicologia, JB - 2010 Jorge Barbosa, 2010 1 Saber se o mundo exterior é real e qual a consciência e o conhecimento que temos dele é um dos problemas fundamentais acerca do processo de

Leia mais

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura Adriano Bueno Kurle 1 1.Introdução A questão a tratar aqui é a do conceito de eu na filosofia teórica de Kant, mais especificamente na Crítica da

Leia mais

GEOMETRIA DE POSIÇÃO OU GEOMETRIA EUCLIDIANA

GEOMETRIA DE POSIÇÃO OU GEOMETRIA EUCLIDIANA GEOMETRIA DE POSIÇÃO OU GEOMETRIA EUCLIDIANA PONTO, RETA, PLANO E ESPAÇO; PROPOSIÇÕES GEOMÉTRICAS; POSIÇOES RELATIVAS POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE PONTO E RETA POSIÇÕES RELATIVAS DE PONTO E PLANO POSIÇÕES

Leia mais

A ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, visando proporcionar resultados objetivos para o homem.

A ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, visando proporcionar resultados objetivos para o homem. FRANCIS BACON Ocupou cargos políticos importantes no reino britânico; Um dos fundadores do método indutivo de investigação científica; Saber é poder ; A ciência é um instrumento prático de controle da

Leia mais

Descartes filósofo e matemático francês Representante do racionalismo moderno. Profs: Ana Vigário e Ângela Leite

Descartes filósofo e matemático francês Representante do racionalismo moderno. Profs: Ana Vigário e Ângela Leite Descartes filósofo e matemático francês 1596-1650 Representante do racionalismo moderno Razão como principal fonte de conhecimento verdadeiro logicamente necessário universalmente válido Inspiração: modelo

Leia mais

Um pouco de história. Ariane Piovezan Entringer. Geometria Euclidiana Plana - Introdução

Um pouco de história. Ariane Piovezan Entringer. Geometria Euclidiana Plana - Introdução Geometria Euclidiana Plana - Um pouco de história Prof a. Introdução Daremos início ao estudo axiomático da geometria estudada no ensino fundamental e médio, a Geometria Euclidiana Plana. Faremos uso do

Leia mais

Racionalismo. René Descartes Prof. Deivid

Racionalismo. René Descartes Prof. Deivid Racionalismo René Descartes Prof. Deivid Índice O que é o racionalismo? René Descartes Racionalismo de Descartes Nada satisfaz Descartes? Descartes e o saber tradicional Objetivo de Descartes A importância

Leia mais

CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO Z A Q U E U V I E I R A O L I V E I R A

CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO Z A Q U E U V I E I R A O L I V E I R A CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO Z A Q U E U V I E I R A O L I V E I R A UMA CONCEPÇÃO DE MATEMÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA Ciência das quantidades Platão: diferencia as grandezas percebidas

Leia mais

Geometria e Experiência

Geometria e Experiência Geometria e Experiência Albert Einstein A matemática desfruta, entre as ciências, de um particular prestígio pela seguinte razão: suas proposições são de uma certeza absoluta e a salvo de qualquer contestação,

Leia mais

Nome: N.º Turma: Suficiente (50% 69%) Bom (70% 89%)

Nome: N.º Turma: Suficiente (50% 69%) Bom (70% 89%) Escola E.B.,3 Eng. Nuno Mergulhão Portimão Ano Letivo 01/013 Teste de Avaliação Escrita de Matemática 9.º ano de escolaridade Duração do Teste: 90 minutos 9 de abril de 013 Nome: N.º Turma: Classificação:

Leia mais

n. 18 ALGUNS TERMOS...

n. 18 ALGUNS TERMOS... n. 18 ALGUNS TERMOS... DEFINIÇÃO Uma Definição é um enunciado que descreve o significado de um termo. Por exemplo, a definição de linha, segundo Euclides: Linha é o que tem comprimento e não tem largura.

Leia mais

A Geometria Euclidiana

A Geometria Euclidiana A Geometria Euclidiana Euclides foi um dos maiores matemáticos gregos da antiguidade. Não se sabe com certeza a data do seu nascimento, talvez tenha sido por volta do ano 35 antes de Cristo. Sabe-se que

Leia mais

O V postulado de Euclides Romildo da Silva Pina - IME - UFG

O V postulado de Euclides Romildo da Silva Pina - IME - UFG O V postulado de Euclides Romildo da Silva Pina - IME - UFG Resumo: Apresentamos neste trabalho algumas versões equivalentes ao quinto postulado de Euclides, que surgiram ao longo dos anos, na tentativa

Leia mais

A EPISTEMOLOGIA E SUA NATURALIZAÇÃO 1 RESUMO

A EPISTEMOLOGIA E SUA NATURALIZAÇÃO 1 RESUMO A EPISTEMOLOGIA E SUA NATURALIZAÇÃO 1 SILVA, Kariane Marques da 1 Trabalho de Pesquisa FIPE-UFSM Curso de Bacharelado Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil E-mail:

Leia mais

PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA. Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP

PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA. Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP C I Ê N C I A Y X falar por dados MÉTODOS caminhos abstrato teórico e TÉCNICAS real /caso vivência

Leia mais

A ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, visando proporcionar resultados objetivos para o homem.

A ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, visando proporcionar resultados objetivos para o homem. FRANCIS BACON Ocupou cargos políticos importantes no reino britânico; Um dos fundadores do método indutivo de investigação científica; Saber é poder ; A ciência é um instrumento prático de controle da

Leia mais

Ficha de Trabalho de Matemática Trabalho de Grupo Ano Lectivo 2004/05 Ângulos internos de um triângulo 7.º Ano

Ficha de Trabalho de Matemática Trabalho de Grupo Ano Lectivo 2004/05 Ângulos internos de um triângulo 7.º Ano Ficha de Trabalho de Matemática Trabalho de Grupo Ano Lectivo 2004/05 Ângulos internos de um triângulo 7.º Ano 1.ª Parte Manuseando triângulos A. onstrói um qualquer triângulo em cartolina. (Observa as

Leia mais

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o A busca da verdade Os filósofos pré-socráticos investigavam a natureza, sua origem de maneira racional. Para eles, o princípio é teórico, fundamento de todas as coisas. Destaca-se Heráclito e Parmênides.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Dúvida Metódica Em Descartes Antonio Wardison Canabrava da Silva* A busca pelo conhecimento é um atributo essencial do pensar filosófico. Desde o surgimento das investigações mitológicas,

Leia mais

5 AULA. Teorias Axiomáticas LIVRO. META: Apresentar teorias axiomáticas.

5 AULA. Teorias Axiomáticas LIVRO. META: Apresentar teorias axiomáticas. 1 LIVRO Teorias Axiomáticas 5 AULA META: Apresentar teorias axiomáticas. OBJETIVOS: Ao fim da aula os alunos deverão ser capazes de: Criar teorias axiomáticas; Provar a independência dos axiomas de uma

Leia mais

8 A L B E R T E I N S T E I N

8 A L B E R T E I N S T E I N 7 PREFÁCIO Este livro pretende dar uma idéia, a mais exata possível, da Teoria da Relatividade àqueles que, de um ponto de vista geral científico e filosófico, se interessam pela teoria mas não dominam

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS?

TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS? TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS? Tem como objetivo investigar a origem, a natureza, o valor e os limites do conhecimento Vários filósofos se preocuparam em achar uma

Leia mais

A IMAGINAÇÃO PRODUTORA NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA 1

A IMAGINAÇÃO PRODUTORA NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA 1 A IMAGINAÇÃO PRODUTORA NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA 1 Hálwaro Carvalho Freire PPG Filosofia Universidade Federal do Ceará (CAPES) halwarocf@yahoo.com.br Resumo O seguinte artigo tem como principal objetivo

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 3

Lógica Proposicional Parte 3 Lógica Proposicional Parte 3 Nesta aula, vamos mostrar como usar os conhecimentos sobre regras de inferência para descobrir (ou inferir) novas proposições a partir de proposições dadas. Ilustraremos esse

Leia mais

CORRENTES DE PENSAMENTO DA FILOSOFIA MODERNA

CORRENTES DE PENSAMENTO DA FILOSOFIA MODERNA CORRENTES DE PENSAMENTO DA FILOSOFIA MODERNA O GRANDE RACIONALISMO O termo RACIONALISMO, no sentido geral, é empregado para designar a concepção de nada existe sem que haja uma razão para isso. Uma pessoa

Leia mais

Lógica e Computação. Uma Perspectiva Histórica

Lógica e Computação. Uma Perspectiva Histórica Lógica e Computação Uma Perspectiva Histórica Alfio Martini Facin - PUCRS A Lógica na Cultura Helênica A Lógica foi considerada na cultura clássica e medieval como um instrumento indispensável ao pensamento

Leia mais

AS CÔNICAS DE APOLÔNIO

AS CÔNICAS DE APOLÔNIO Sociedade na Contemporaneidade: desafios e possibilidades AS CÔNICAS DE APOLÔNIO Arianne Alves da Silva Universidade Federal de Uberlândia arianne@mat.pontal.ufu.br Mirianne Andressa Silva Santos Universidade

Leia mais

sendo a segunda igualdade obtida da fórmula da soma dos termos de uma progressão geométrica infinita.

sendo a segunda igualdade obtida da fórmula da soma dos termos de uma progressão geométrica infinita. Ainda as Séries Infinitas Somas Infinitas Geraldo Ávila UFG - Goiânia, GO Em nosso artigo, na RPM 30, sobre séries infinitas, demos alguns exemplos de somas infinitas que surgem de maneira bastante natural,

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Antecedentes da Metodologia Econômica John Stuart Mill (1836): conhecimento se desenvolve a partir de busca de propriedades

Leia mais

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS FUNDAMENTAIS

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS FUNDAMENTAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS FUNDAMENTAIS 2 1 NOÇÕES DE GEOMETRIA PLANA 1.1 GEOMETRIA A necessidade de medir terras

Leia mais

Curso de Engenharia - UNIVESP Disciplina Matemática - Bimestre 1. Exercícios da semana 1 - vídeo aulas 1 e 2

Curso de Engenharia - UNIVESP Disciplina Matemática - Bimestre 1. Exercícios da semana 1 - vídeo aulas 1 e 2 Curso de Engenharia - UNIVESP Disciplina Matemática - Bimestre 1 Exercícios da semana 1 - vídeo aulas 1 e 2 RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE A AVALIAÇÃO (PORTFÓLIO) Caro aluno, Nesta semana, a sua avaliação

Leia mais

SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA. Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura.

SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA. Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura. SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura. Santo André 2014 INTRODUÇÃO Nunca um sistema de pensamento dominou tanto uma época como a filosofia

Leia mais

Teoria do Conhecimento:

Teoria do Conhecimento: Teoria do Conhecimento: Investigando o Saber O que sou eu? Uma substância que pensa. O que é uma substância que pensa? É uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer,

Leia mais

Apresentação do curso. O que é Cálculo Diferencial e Integral?

Apresentação do curso. O que é Cálculo Diferencial e Integral? Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia Apresentação do curso 1 Apresentação do curso O intuito deste texto é dar informações gerais sobre as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I e II,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2011 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Dr. João Vergílio Gallerani Cuter Prof. Dr. Maurício de Carvalho

Leia mais

Evolução dos Conceitos Matemáticos - BC1438

Evolução dos Conceitos Matemáticos - BC1438 Universidade Federal do ABC Bacharelado em Ciência e Tecnologia & Bacharelado em Ciências e Humanidades Bacharelado e Licenciatura em Matemática Evolução dos Conceitos Matemáticos - BC1438 professor Roque

Leia mais

Lógica Computacional. Métodos de Inferência. Passos de Inferência. Raciocínio por Casos. Raciocínio por Absurdo. 1 Outubro 2015 Lógica Computacional 1

Lógica Computacional. Métodos de Inferência. Passos de Inferência. Raciocínio por Casos. Raciocínio por Absurdo. 1 Outubro 2015 Lógica Computacional 1 Lógica Computacional Métodos de Inferência Passos de Inferência Raciocínio por Casos Raciocínio por Absurdo 1 Outubro 2015 Lógica Computacional 1 Inferência e Passos de Inferência - A partir de um conjunto

Leia mais

No. Try not. Do... or do not. There is no try. - Master Yoda, The Empire Strikes Back (1980)

No. Try not. Do... or do not. There is no try. - Master Yoda, The Empire Strikes Back (1980) Cálculo Infinitesimal I V01.2016 - Marco Cabral Graduação em Matemática Aplicada - UFRJ Monitor: Lucas Porto de Almeida Lista A - Introdução à matemática No. Try not. Do... or do not. There is no try.

Leia mais

Teorias do conhecimento. Profª Karina Oliveira Bezerra

Teorias do conhecimento. Profª Karina Oliveira Bezerra Teorias do conhecimento Profª Karina Oliveira Bezerra Teoria do conhecimento ou epistemologia Entre os principais problemas filosóficos está o do conhecimento. Para que investigar o conhecimento? Para

Leia mais

Uma introdução histórica 1

Uma introdução histórica 1 A U L A Uma introdução histórica Meta da aula Apresentar alguns problemas clássicos que motivaram as estruturas algébricas modernas que formam o conteúdo do curso de Álgebra II. objetivos Ao final desta

Leia mais

22/08/2014. Tema 6: Ciência e Filosofia. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes. Ciência e Filosofia

22/08/2014. Tema 6: Ciência e Filosofia. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes. Ciência e Filosofia Tema 6: Ciência e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Ciência e Filosofia Ciência: vem do latim scientia. Significa sabedoria, conhecimento. Objetivos: Conhecimento sistemático. Tornar o mundo compreensível.

Leia mais

3 Tempo e Espaço na Estética transcendental

3 Tempo e Espaço na Estética transcendental 3 Tempo e Espaço na Estética transcendental 3.1. Exposição metafísica dos conceitos de tempo e espaço Kant antecipa então na Dissertação alguns argumentos que serão posteriormente, na Crítica da razão

Leia mais

MAT Geometria Euclidiana Plana. Um pouco de história

MAT Geometria Euclidiana Plana. Um pouco de história Geometria Euclidiana Plana Um pouco de história Prof a. Introdução Estudo axiomático da geometria estudada no ensino fundamental e médio, a Geometria Euclidiana Plana. Método axiomático (dedutivo): utilizado

Leia mais

A Geometria do Planeta Terra

A Geometria do Planeta Terra A Geometria do Planeta Terra No âmbito da iniciativa Matemática do Planeta Terra 2013, a Associação Atractor e o Núcleo do Porto da Associação de Professores de Matemática propõem a realização de um conjunto

Leia mais

Teorema de Pitágoras. Nilson Catão Pablo de Sá

Teorema de Pitágoras. Nilson Catão Pablo de Sá Teorema de Pitágoras Nilson Catão Pablo de Sá Introdução Atividade prática; Síntese do artigo análise histórica; Análise crítica sobre o Teorema de Pitágoras; Análise de livros didáticos e outros materiais.

Leia mais

Parte da disciplina a cargo de Alberto Oliva

Parte da disciplina a cargo de Alberto Oliva Disciplina: Lógica I (FCM 700 /FCM 800) Docentes: Guido Imaguire /Alberto Oliva Horário: terça-feira, das 14:00h às 17:00h Tema: Lógica Parte da disciplina a cargo de Alberto Oliva 1) Programa Conhecimento:

Leia mais

INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA. O conhecimento científico é uma forma específica de conhecer e perceber o mundo!!! 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: Modelos

INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA. O conhecimento científico é uma forma específica de conhecer e perceber o mundo!!! 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: Modelos INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: 1. INTRODUZINDO A QUESTÃO: O QUE É CIÊNCIA, AFINAL????? Modelos Leis Por que estudar natureza da ciência???? Qual a importância desses conhecimentos

Leia mais

Filosofia (aula 9) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 9) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 9) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Lógica O problema lógico, embora para alguns possa parecer artificial, impõe-se por si. Ele surge logo que se nota que alguns conhecimentos

Leia mais

ATIVIDADE: AV. PARCIAL 3ª ETAPA DISCIPLINA: FILOSOFIA 2º ANO

ATIVIDADE: AV. PARCIAL 3ª ETAPA DISCIPLINA: FILOSOFIA 2º ANO ATIVIDADE: AV. PARCIAL 3ª ETAPA DISCIPLINA: FILOSOFIA 2º ANO QUESTÃO 0 Kant mostrou que a estrutura do pensamento se dá sob a forma de juízos. A partir dessa hipótese, elaborou as doze formas de juízos

Leia mais

FILOSOFIA MODERNA (XIV)

FILOSOFIA MODERNA (XIV) FILOSOFIA MODERNA (XIV) CORRENTES EPSTEMOLÓGICAS (I) Racionalismo Inatismo: existem ideias inatas, ou fundadoras, de onde se origina todo o conhecimento. Ideias que não dependem de um objeto. Idealismo:

Leia mais

INTRODUÇÃO AO PLANO HIPERBÓLICO COM O GEOGEBRA

INTRODUÇÃO AO PLANO HIPERBÓLICO COM O GEOGEBRA INTRODUÇÃO AO PLANO HIPERBÓLICO COM O GEOGEBRA Cláudia Maia, Escola Superior de Educação do Porto claudiamaia@ese.ipp.pt Lucile Vandembroucq, Universidade do Minho lucile@math.uminho.pt Resumo A Geometria

Leia mais

A teoria do conhecimento

A teoria do conhecimento conhecimento 1 A filosofia se divide em três grandes campos de investigação. A teoria da ciência, a teoria dos valores e a concepção de universo. Esta última é na verdade a metafísica; a teoria dos valores

Leia mais

DOS FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA À GEOMETRIA HIPERBÓLICA PLANA: UM ESTUDO A PARTIR DE SUA HISTÓRIA E APOIADO EM UM SOFTWARE

DOS FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA À GEOMETRIA HIPERBÓLICA PLANA: UM ESTUDO A PARTIR DE SUA HISTÓRIA E APOIADO EM UM SOFTWARE na Contemporaneidade: desafios e possibilidades DOS FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA À GEOMETRIA HIPERBÓLICA PLANA: UM ESTUDO A PARTIR DE SUA HISTÓRIA E APOIADO EM UM SOFTWARE Mariana de Avelar Galvino Lima Universidade

Leia mais

Dissertação x argumentação

Dissertação x argumentação Dissertação x argumentação O texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor,

Leia mais

SOMOS ARTISTAS! URL:

SOMOS ARTISTAS! URL: SOMOS ARTISTAS! A seguinte tarefa envolve os domínios Números e Operações e Geometria e Medida, bem como a resolução de problemas. A sua exploração abrange números maiores que 100 e pode ser articulada

Leia mais

Algumas sugestões para a gestão curricular do Programa e Metas curriculares de Matemática do 3º ciclo

Algumas sugestões para a gestão curricular do Programa e Metas curriculares de Matemática do 3º ciclo Algumas sugestões para a gestão curricular do Programa e Metas curriculares de Matemática do 3º ciclo No seguimento da análise das Orientações de Gestão Curricular para o Programa e Metas Curriculares

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DOS TEOREMAS DE NAPOLEÃO E PITÁGORAS COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA

DEMONSTRAÇÃO DOS TEOREMAS DE NAPOLEÃO E PITÁGORAS COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA DEMONSTRAÇÃO DOS TEOREMAS DE NAPOLEÃO E PITÁGORAS COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA Ana Clecia Capistrano de Maria 1, Leandro Santos Ribeiro 2, Ana Clívia Capistrano de Maria 3. 1. Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas.

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas. 1 Bases Matemáticas Aula 2 Métodos de Demonstração Rodrigo Hausen v. 2012-9-21 1/15 Como o Conhecimento Matemático é Construído 2 Definições Axiomas Demonstrações Teoremas Demonstração: prova de que um

Leia mais

Introdu c ao ` a L ogica Matem atica Ricardo Bianconi

Introdu c ao ` a L ogica Matem atica Ricardo Bianconi Introdução à Lógica Matemática Ricardo Bianconi Capítulo 4 Dedução Informal Antes de embarcarmos em um estudo da lógica formal, ou seja, daquela para a qual introduziremos uma nova linguagem artificial

Leia mais

Aula 24 mtm B GEOMETRIA ESPACIAL

Aula 24 mtm B GEOMETRIA ESPACIAL Aula 24 mtm B GEOMETRIA ESPACIAL Entes Geométricos Ponto A T Reta r s Plano Espaço y α z x Entes Geométricos Postulados ou Axiomas Teorema a 2 = b 2 + c 2 S i =180 Determinação de uma reta Posições relativas

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer

Leia mais

CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO Z A Q U E U V I E I R A O L I V E I R A

CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO Z A Q U E U V I E I R A O L I V E I R A CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO Z A Q U E U V I E I R A O L I V E I R A CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA... Ciência o matemático das quantidades estuda noções obtidas

Leia mais

Como o empirista David Hume as denominam. O filósofo contemporâneo Saul Kripke defende a possibilidade da necessidade a posteriori.

Como o empirista David Hume as denominam. O filósofo contemporâneo Saul Kripke defende a possibilidade da necessidade a posteriori. Disciplina: Filosofia Curso: Comunicação Social 1º ano Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva A Estética A Estética Transcendental de Immanuel Kant 13/05/2014 Pretendo inicialmente produzir uma consideração

Leia mais

O Quadrilátero de Saccheri

O Quadrilátero de Saccheri O Quadrilátero de Saccheri 1 efinição (Quadrilátero de Saccheri) Na figura abaixo se tem um quadrilátero com ângulos retos em e, os segmentos e denominados hastes são congruentes isto é, e os segmentos

Leia mais

A DESCOBERTA DO VOLUME DA ESFERA UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA DIDÁTICA

A DESCOBERTA DO VOLUME DA ESFERA UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA DIDÁTICA A DESCOBERTA DO VOLUME DA ESFERA UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA DIDÁTICA Lucas Siebra Rocha (1); Luis Filipe Ramos Campos da Silva (2); Lucas da Silva (3); Daniel Cordeiro de Morais

Leia mais

Escola Básica e Secundária da Graciosa. Matemática 9.º Ano Axiomatização das Teorias Matemáticas

Escola Básica e Secundária da Graciosa. Matemática 9.º Ano Axiomatização das Teorias Matemáticas Escola Básica e Secundária da Graciosa Matemática 9.º Ano Axiomatização das Teorias Matemáticas Proposição Expressão que traduz uma afirmação e à qual se pode associar um e um só dos valores verdadeiro

Leia mais

Preocupações do pensamento. kantiano

Preocupações do pensamento. kantiano Kant Preocupações do pensamento Correntes filosóficas Racionalismo cartesiano Empirismo humeano kantiano Como é possível conhecer? Crítica da Razão Pura Como o Homem deve agir? Problema ético Crítica da

Leia mais

Ainda Sobre o Teorema de Euler para Poliedro Convexos

Ainda Sobre o Teorema de Euler para Poliedro Convexos 1 Introdução Ainda Sobre o Teorema de Euler para Poliedro Convexos Elon Lages Lima Instituto de M atemática Pura e Aplicada Estr. D. Castorina, 110 22460 Rio de Janeiro RJ O número 3 da RPM traz um artigo

Leia mais

Palavras - chave: Fundamentação da Matemática, David Hilbert e os fundamentos da matemática, Sobre o conceito de número, Método axiomático em Hilbert.

Palavras - chave: Fundamentação da Matemática, David Hilbert e os fundamentos da matemática, Sobre o conceito de número, Método axiomático em Hilbert. SOBRE A NOÇÃO DE NÚMERO EM HILBERT: UMA QUESTÃO FILOSÓFICA OU EPISTEMOLÓGICA? Prof. DSc. Daniel Felipe Neves Martins CP II/HCTE-UFRJ dfnmartins@ufrj.br Prof. MSc. Maria de Lourdes R. de A. Jeanrenaud CP

Leia mais

GEOMETRIA DE POSIÇÃO

GEOMETRIA DE POSIÇÃO GEOMETRIA DE POSIÇÃO 1- Conceitos primitivos 1.1- Ponto Não possui dimensão. Representado por letras maiúsculas. A B C 1.2 - Reta É unidimensional, possuindo comprimento infinito. Não possui largura ou

Leia mais

A LINGUAGEM DO DISCURSO MATEMÁTICO E SUA LÓGICA

A LINGUAGEM DO DISCURSO MATEMÁTICO E SUA LÓGICA MAT1513 - Laboratório de Matemática - Diurno Professor David Pires Dias - 2017 Texto sobre Lógica (de autoria da Professora Iole de Freitas Druck) A LINGUAGEM DO DISCURSO MATEMÁTICO E SUA LÓGICA Iniciemos

Leia mais

Quine e Davidson. Tradução radical, indeterminação, caridade, esquemas conceituais e os dogmas do empirismo

Quine e Davidson. Tradução radical, indeterminação, caridade, esquemas conceituais e os dogmas do empirismo Quine e Davidson Tradução radical, indeterminação, caridade, esquemas conceituais e os dogmas do empirismo Historiografia e Filosofia das Ciências e Matemática ENS003 Prof. Valter A. Bezerra PEHFCM UFABC

Leia mais

VERSÃO DE TRABALHO. Exame Final Nacional de Filosofia Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade. Critérios de Classificação

VERSÃO DE TRABALHO. Exame Final Nacional de Filosofia Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade. Critérios de Classificação Exame Final Nacional de Filosofia Prova 74.ª Fase Ensino Secundário 07.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 9/0, de 5 de julho Critérios de Classificação 4 Páginas Prova 74/.ª F. CC Página / 4 CRITÉRIOS

Leia mais

Nome: N.º. Suficiente (50% 69%) Bom (70% 89%)

Nome: N.º. Suficiente (50% 69%) Bom (70% 89%) Teste de Avaliação Escrita Duração: 90 minutos 31 de março de 014 Escola E.B.,3 Eng. Nuno Mergulhão Portimão Ano Letivo 013/014 Matemática 9.º B Nome: N.º Classificação: Fraco (0% 19%) Insuficiente (0%

Leia mais

Sérgio Capparelli Ilustrações Ana Gruszynski

Sérgio Capparelli Ilustrações Ana Gruszynski Sérgio Capparelli Ilustrações Ana Gruszynski Elementos de geometria poética Apresentação / 6 Plano / 9 Ponto / 10 Ponto e linha/ 11 Linha reta / 12 A folga da linha reta / 13 Venha me visitar! / 14 Linha

Leia mais

Aula 31.1 Conteúdo: Fundamentos da Geometria: Ponto, Reta e Plano. FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA MATEMÁTICA

Aula 31.1 Conteúdo: Fundamentos da Geometria: Ponto, Reta e Plano. FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA MATEMÁTICA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 31.1 Conteúdo: Fundamentos da Geometria: Ponto, Reta e Plano. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Identificar

Leia mais

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo IF UFRJ Mariano G. David Mônica F. Corrêa 1 O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo Aula 1: O conhecimento é possível? O

Leia mais

Números Complexos. Rafael Aguilar, Gabriella Martos - PIBID Matemática

Números Complexos. Rafael Aguilar, Gabriella Martos - PIBID Matemática Números Complexos Rafael Aguilar, Gabriella Martos - PIBID Matemática 7 de outubro de 2015 0.1 Números Complexos Durante anos, muitos matemáticos foram movidos por problemas que eram aparentemente insolúveis,

Leia mais

Teoria do conhecimento de David Hume

Teoria do conhecimento de David Hume Hume e o empirismo radical Premissas gerais empiristas de David Hume ( que partilha com os outros empiristas ) Convicções pessoais de David Hume: Negação das ideias inatas A mente é uma tábua rasa/folha

Leia mais

MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados 1

MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados 1 Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br http://www.dcc.ufmg.br/~loureiro MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados

Leia mais

Método de indução. José Carlos Santos

Método de indução. José Carlos Santos Método de indução José Carlos Santos O termo «indução» tem origem na Filosofia. A entrada do Dicionário de Filosofia de Simon Blackburn que lhe diz respeito começa do seguinte modo: Indução Termo usado

Leia mais

Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna

Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna (Curso de extensão)

Leia mais

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Aula 31: O Nascimento do Cálculo 26/06/2015 2 Estudo de curvas no século XVII Movimento descrevem representado por Equações Curvas representadas

Leia mais

Matemática Discreta - 05

Matemática Discreta - 05 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais