Fundamentos de Gestão de TI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundamentos de Gestão de TI"

Transcrição

1 Fundamentos de Gestão de TI Tópico IV Desenho de Serviço (ITIL V3) José Teixeira de Carvalho Neto

2

3 desenho de serviço

4 desenho de serviço Objetivo: desenhar e especificar serviços novos ou alterados para introdução no ambiente de produção. Contempla: Inclui arquiteturas, processos, políticas e documentação, para atender requisitos (funcionais, operacionais e de gestão) e qualidade acordados de negócios; Assegura consistência e integração em cada atividade e processo.

5 desenho de serviço Metas: Desenhar serviços para satisfazer os objetivos de negócio, com base em qualidade, conformidade, risco e segurança; Desenhar serviços que podem ser fácil e eficientemente desenvolvidos e melhorados; Desenhar processos eficientes e eficazes para desenho, transição, operação e melhoria dos serviços de TI; Desenhar recursos e habilidades de infraestrutura de TI; Desenhar métricas e métodos de medição; Apoiar o desenvolvimento de políticas e normas no desenho e planejamento de serviços de TI; Desenvolver as habilidades dentro da TI.

6 desenho de serviço Benefícios em relação ao Valor de Negócio: Redução de Custo Total de Propriedade (CTP) para desenvolver e manter o serviço; Melhoria na qualidade e consistência do serviço; Implantação mais fácil de serviços novos ou alterados; Melhoria no alinhamento estratégico de serviço; Desempenho mais efetivo do serviço; Melhoria na governança de TI; Melhoria nas informações e tomada de decisões;

7 desenho de serviço Os 4 P s do Desenho de Serviço

8 pacote de desenho de serviço O PDS é uma coleção de documentos que definem todos os aspectos de um serviço de TI e seus requisitos; Pode ser considerado um repositório de informações sobre o serviço; No desenho, um PDS deve ser produzido para cada novo serviço, grande alteração em um serviço, remoção de um serviço ou alterações no próprio PDS; Será repassado para a Transição de Serviço.

9 pacote de desenho de serviço

10 desenho da solução de serviço Produzir o novo serviço: No custo orçado; Com as funcionalidades necessárias; Com a qualidade adequada; No prazo. Requisitos tomados do Pacote de Desenho de Serviço; Requisitos analisados, documentados e acordados; Processo iterativo e incremental.

11 desenho de sistemas de gerenciamento O serviço será considerado em conjunto com sistemas e ferramentas de Gerenciamento de Serviços, especialmente, o já visto, Portfólio de Serviços. Algumas perguntas serão respondidas: O serviço é compatível com todos os outros serviços? Os serviços que possuem interface, suportam ou dependem do serivço, estão consistentes? Os próprios sistemas/ferramentas de Gerenciamento de Serviço são capazes de suportar o serviço?

12 desenho de arquitetura de ti O serviço deve ser considerado em conjunto com as arquiteturas de tecnologia da informação, para garantir que as mesmas são compatíveis; Será avaliado se as arquiteturas tem capacidade para operar e manter o novo serviço; Caso contrário as arquiteturas poderão ser alteradas ou o desenho do serviço, revisto.

13 desenho de processo Processos, papéis, funções, responsabilidades e competências devem ter a capacidade de operar, suportar e manter o serviço novo ou alterado; Caso contrário o desenho do serviço em si precisará ser revisto ou os recursos existentes do processo precisarão ser aprimorados; Aqui são contemplados TODOS os processos de TI e de Gerenciamento de Serviços.

14 desenho de processo

15 desenho de medição Os métodos de medição existentes devem fornecer as métricas necessárias para garantir os requisitos sobre o serviço; Caso contrário, os métodos de medição precisarão ser aprimorados ou as métricas de serviço, revistas;

16 gerenciamento de catálogo Objetivo: garantir que as informações contidas no catálogo são produzidas e mantidas com informações precisas sobre todos os serviços operacionais e que estão sendo preparados para entrar em execução. Como atingir: Mantendo uma fonte central de dados e informações sobre os serviços operacionais e em transição para a produção; Registrando o status e os detalhes apropriados de cada serviço;

17 gerenciamento de catálogo Definindo (novamente) um serviço: Não confundir um serviço percebido pelo cliente como um sistema de TI; Um serviço pode ser composto por outros serviços, e formados por vários sistemas de TI; O cliente poderá responder quais os serviços de TI que utiliza e como ele se vincula ao seu processo de negócio.

18 gerenciamento de catálogo Hierarquia de Serviços: É útil definir uma hierarquia de serviços dentro do catálogo. Por exemplo, Serviços de Negócio, Serviços de Infraestrutura, Serviços de Apoio, Serviços de Aplicativo... Item de Configuração (IC): Os serviços podem ser definidos e relacionados como itens de configuração (vistos no Gerenciamento de Configuração e Ativo de Serviço);

19 gerenciamento de catálogo Tipos: Catálogo de Serviço de Negócio: Detalha os serviços de TI entregues aos clientes, e seus relacionamentos com unidades de negócio e processos de negócio; Ex: Sistema de Recursos Humanos Catálogo de Serviço Técnico: Detalha os serviços de TI entregues aos clientes, e os relacionamentos com serviços de suporte, compartilhados, componentes e itens de configuraçao que o fornecem. Ex: Controle de Acesso LDAP

20 gerenciamento de catálogo

21 gerenciamento de nível de serviço Objetivo: garantir que um nível de serviço acordado é fornecido para todos os serviços de TI atuais, e que serviços futuros são entregues de forma a alcançálos. Como atingir: Negociando, acordando e documentando metas apropriadas de nível de serviço de TI, com representantes do negócio; Monitorando e produzindo relatórios sobre as metas; Tomando medidas proativas para melhorar o nível dos serviços entregues;

22 gerenciamento de nível de serviço Escopo: Desenvolver relacionamento com o negócio; Negociar e estabelecer acordo sobre requisitos e/ou objetivos atuais e futuros; Documentar e gerenciar Acordos de Nível de Serviço (ANS); Desenvolver e gerencias Acordos de Nível Operacional (ANO); Revisão de todos os Contratos de Apoio e acordos do Gerenciamento de Fornecedor; Relatórios sobre todos os serviços.

23 gerenciamento de nível de serviço Acordo de Nível de Serviço (ANS) Acordo por escrito entre o provedor de serviço de TI e o cliente; Acordo de Nível Operacional (ANO) Acordo entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização que auxilia o fornecimento deste serviço; Contrato de Apoio (CA) Fornece um comprometimento legal vinculativo entre duas ou mais partes, sendo base para acordos com fornecedores externos.

24 gerenciamento de nível de serviço F o r n e c e d o r ANS CA ANO Clientes Provedor de Serviço de TI Outros setores de apoio

25 gerenciamento de nível de serviço Um ANS define os principais alvos dos serviços, relacionado a qualidade dos mesmos e as responsabilidades de ambas as partes (provedor e cliente). Tipos: ANS baseado em serviço; ANS baseado em cliente; ANS multi-nível. Obs: No inglês Service Level Agreement (SLA)

26 gerenciamento de nível de serviço ANS baseado em serviço Quando um ANS cobre um serviço para todos os clientes do mesmo. Ex: ANS do serviço de corporativo; Um documento único para o serviço de TI específico; Eficiente onde níveis de serviço comuns são fornecidos em todas as áreas de negócios; Uma alternativa é separar o serviços em classes.

27 gerenciamento de nível de serviço ANS baseado em cliente Acordo com um grupo individual de clientes, abrangendo todos os serviços que estes utilizam; Ex: ANS para filiais geograficamente distantes, contemplando intranet, sistemas, backup, etc.; Um documento único para o cliente específico; Simplifica a questão de assinatura do acordo, já que todos os requisitos dos serviços estão centralizados.

28 gerenciamento de nível de serviço ANS multi-nível Permite que os ANSs sejam mantidos em um tamanho gerenciável, evitando duplicação e muitas atualizações; Nível corporativo: Cobre as questões genéricas para toda a organização; Nível de cliente: Cobre as questões relevantes para um grupo determinado de clientes ou unidades de negócio; Nível de serviço: Cobre as questões relevantes para o serviço específico em relação a um grupo de clientes.

29 gerenciamento de nível de serviço Requisitos de Nível de Serviço (RNS) é um requisito do cliente para um aspecto de um serviço de TI. São usados para negociar metas de nível de serviço; Servem como estrutura básica para projetar os ANSs e itens de configuração necessários; Um nível de serviço requisitado (desejado) pelo cliente, nem sempre pode ser atingido e atendido. Ex: Tempo de resposta de até 2 segundos para 100% das operações.

30 gerenciamento de nível de serviço Plano de Melhoria de Serviço (PMS) é um plano formal para implementar melhorias para um processo ou serviço de TI. São usados para gravar todas as ações de melhoria e planos evolutivos acordados. Revisão de Serviço Periodicamente, reuniões com os clientes são realizadas para a rever a operação do serviço e elencar possíveis problemas e/ou impactos. A periodicidade é acordada entre as partes.

31 gerenciamento de nível de serviço Gráfico de Monitoração (MANS) gráfico de usado em relatórios de serviço para dar uma visão geral dos resultados em relação às metas.

32 gerenciamento de nível de serviço Atividades: Determinar, negociar, documentar e acordar requisitos para serviços novos ou alterados; Monitorar e medir o desempenho de todos os serviços operacionais; Agrupar, medir e melhorar a satisfação do cliente; Gerar relatórios de serviços; Conduzir análise de serviço e orientar melhorias dentro de um PMS; Rever e revisar os ANSs, ANOs e CAs;

33 gerenciamento de nível de serviço Atividades (continuação ): Desenvolver e documentar contatos e relacionamentos com o negócio, clientes e partes interessadas; Registrar todas as reclamações e elogios sobre o serviço de TI; Fornecer informações de gestão adequadas para gerenciamento de desempenho e demonstrar a realização do serviço; Publicar e manter modelos e padrões de documentos do ANS.

34 gerenciamento de nível de serviço Relacionamentos O Gerenciamento de Nível de Serviço tem relacionamentos chave com os seguintes processos do ITIL v3: Gerenciamento de Portfólio de Serviço; Gerenciamento Financeiro; Gerenciamento de Demanda; Gerenciamento de Catálogo de Serviço; Gerenciamento de Fornecedor Gerenciamento de Configuração e Ativo; Gerenciamento de Mudança; Gerenciamento de Incidente.

35 gerenciamento de nível de serviço Peça aos seus clientes para descrever a você o que é mais importante sobre o serviço que você fornece. O que os afeta de modo negativo? Defina o impacto e a urgência do ponto de vista do cliente. Certifique-se de que está medindo o serviço de forma que os clientes possam compreender. Certifique-se de que seus serviços podem satisfazer as metas do ANS. Realize pesquisas com seus clientes, Corrija os pontos negativos quando justificável.

36 Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Brasil

ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1

ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1 ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1 O Desenho de Serviço vem após a Estratégia de Serviço, após levantar tudo o que foi necessário como as políticas, estratégia, recursos e restrições. O pessoal envolvido

Leia mais

Objetivo: desenho e evolução de serviços para atender requisitos atuais e futuros de negócio. Traduz o SLP em um conjunto de especificações.

Objetivo: desenho e evolução de serviços para atender requisitos atuais e futuros de negócio. Traduz o SLP em um conjunto de especificações. Governança de TI aula 10 Desenho de Serviços: Objetivo: desenho e evolução de serviços para atender requisitos atuais e futuros de negócio. Traduz o SLP em um conjunto de especificações. Produz e mantém

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1

ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1 ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1 A Transição de Serviço é composto por um conjunto de processos e atividades para a transição de serviços no ambiente de produção. Aqui, deve-se encarar como um projeto

Leia mais

Descubra qual o nível de maturidade do seu Catalogo de Serviço? Valtomir Santos (Kid)

Descubra qual o nível de maturidade do seu Catalogo de Serviço? Valtomir Santos (Kid) Descubra qual o nível de maturidade do seu Catalogo de Serviço? Valtomir Santos (Kid) Kid@hdibrasil.com.br Based on OGC ITIL material. Reproduced under licence from OGC Fig. 4.3 Catálogo de Serviço de

Leia mais

ITIL Foundation. Fundamentos no gerenciamento de serviços de TI com base na ITIL Curso credenciado. Preparatório para o exame oficial

ITIL Foundation. Fundamentos no gerenciamento de serviços de TI com base na ITIL Curso credenciado. Preparatório para o exame oficial ITIL Foundation Fundamentos no gerenciamento de serviços de TI com base na ITIL 2011 Preparatório para o exame oficial Curso credenciado Desenho de serviço Estratégia de serviço Operação de serviço Transição

Leia mais

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. ABRANGÊNCIA DA CENTRAL DE SERVIÇO... 3 4. FERRAMENTA UTILIZADA

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

Documentos pessoais e assinatura do cliente. (Ao assinar abaixo, o cliente concorda com todos os termos e as condições definidas no presente acordo.

Documentos pessoais e assinatura do cliente. (Ao assinar abaixo, o cliente concorda com todos os termos e as condições definidas no presente acordo. Contrato de Serviço (SLA) Para Cliente Por E-commerce Serviços de Software Ltda. Alunos Responsáveis pela criação do documento Maria Das Graças de Jesus Martins João Vieira Machado Gerente de negociação

Leia mais

Processo de gerenciamento do catálogo de serviço

Processo de gerenciamento do catálogo de serviço Processo de gerenciamento do catálogo de serviço O provedor de serviço tem o catálogo de serviços como o repositório central de informações sobre os serviços de TI entregues. É nele que as áreas de negócio

Leia mais

Estratégia de serviço

Estratégia de serviço Estratégia de serviço Propósito A estratégia de serviço de qualquer fornecedor de serviços deve ser fundamentada sobre o reconhecimento de que os seus clientes não compram produtos, eles compram a satisfação

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

Qual atividade é parte do processo de Gerenciamento de Disponibilidade?

Qual atividade é parte do processo de Gerenciamento de Disponibilidade? O Gerente do Nível de Serviço estabeleceu um acordo de Nível de Serviço (SLA) com o cliente. O departamento de TI foi incapaz de cumprir as exigências documentadas no SLA. A principal razão para isso é

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Setembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Conclusão do Domínio de Processos PO (PO7 e PO8)

Leia mais

Informações de Controle do Documento

Informações de Controle do Documento Informações de Controle do Documento Dados do Documento Nome do Documento Finalidade do Documento Número de Versão do Documento 4.2 Status do Documento Dono do Documento Preparado por Brazilian Portuguese

Leia mais

Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF

Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF Daniel de Oliveira Orientador: Dr. Eduardo Pagani Julio Juiz de Fora, 06 de junho de 2017 Conteúdo da Apresentação Introdução.

Leia mais

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT COMPARATIVO PMBOK x ITIL x COBIT 2019 Sumário SUMÁRIO...2 SEMELHANÇAS ENTRE PMBOK, ITIL E COBIT... 3 QUESTÕES COMENTADAS PELO PROFESSOR... 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 10 Olá pessoal! Preparei GRATUITAMENTE

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE ISO/IEC Segunda Edição Prof. Edison A M Morais

QUALIDADE DE SOFTWARE ISO/IEC Segunda Edição Prof. Edison A M Morais QUALIDADE DE SOFTWARE ISO/IEC 12207 Segunda Edição 13.03.2009 Prof. Edison A M Morais http://www.edison.eti.br prof@edison.eti.br 1 Descrever o objetivo da Norma ISO 12207. Mostrar a estrutura da norma.

Leia mais

EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT

EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT Controle do documento Preparado por: George de Almeida Menezes Alterações Data Versão Descrição Autor / Revisor 31/03/2018 1 Plano de

Leia mais

Processo de gerenciamento da disponibilidade

Processo de gerenciamento da disponibilidade Processo de gerenciamento da disponibilidade Devido ao ritmo de crescimento da tecnologia, as organizações têm dificuldade em manter um ambiente padronizado no que diz respeito a hardware e software necessários

Leia mais

Horário: 13:00 às 15:00 horas (hora de Brasília) IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO INSTRUÇÕES

Horário: 13:00 às 15:00 horas (hora de Brasília) IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO INSTRUÇÕES P1-MPS.BR - Prova de Conhecimento de Introdução ao MPS.BR Data: 11 de dezembro de 2006 Horário: 13:00 às 15:00 horas (hora de Brasília) e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões.

Leia mais

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003)

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003) RESUMO A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus

Leia mais

PROCESSO DEFINIR SERVIÇOS DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROCESSO DEFINIR SERVIÇOS DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO DEFINIR SERVIÇOS DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MACROPROCESSO... 4 3. DIAGRAMA DE ESCOPO DO PROCESSO DEFINIR SERVIÇOS DE TI... 5

Leia mais

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave Primeiro Módulo: Parte 3 Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave AN V 3.0 [60] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais

Fundamentos de Gestão de TI

Fundamentos de Gestão de TI Fundamentos de Gestão de TI Tópico III Estratégia de Serviço (ITIL v3) agenda Gerenciamento de Demanda Gerenciamento Financeiro estratégia de serviço gerenciamento de demanda Objetivo: entender e influenciar

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios EXERCÍCIO 1 Marque a opção correta: 1. O conceito de administração de recursos de dados envolve o gerenciamento dos: a. Recursos de dados de uma organização e do seu pessoal.

Leia mais

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Treinamento e-learning Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa da

Leia mais

PROCESSO GESTÃO DA MUDANÇA Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROCESSO GESTÃO DA MUDANÇA Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO GESTÃO DA MUDANÇA Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MACROPROCESSO... 5 3. DIAGRAMA DE ESCOPO DO PROCESSO GESTÃO DA MUDANÇA... 6 4. PROCESSO

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário. Processo de Gestão de Níveis de Serviços

Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário. Processo de Gestão de Níveis de Serviços Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário Processo de Gestão de Níveis de Serviços Agosto 2017 HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES Data Responsável Observações

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Modelo de Maturidade de Processos Domínio de Processos:

Leia mais

ISO/IEC Processo de ciclo de vida

ISO/IEC Processo de ciclo de vida ISO/IEC 12207 Processo de ciclo de vida O que é...? ISO/IEC 12207 (introdução) - O que é ISO/IEC 12207? - Qual a finalidade da ISO/IEC 12207? Diferença entre ISO/IEC 12207 e CMMI 2 Emendas ISO/IEC 12207

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Prof. Dr. Marcelo Teixeira dos Santos

Gerenciamento de Projetos. Prof. Dr. Marcelo Teixeira dos Santos Gerenciamento de Projetos Prof. Dr. Marcelo Teixeira dos Santos Aula 5: EXECUTANDO O PROJETO Gerenciamento da Integração Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento de Recursos Humanos Gerenciamento da Comunicação

Leia mais

Questões sobre a IS014001

Questões sobre a IS014001 Professor: Carlos William Curso/ Disciplina/Período: Administração/ Gestão Ambiental/ 2º ano Aluno: Lázaro Santos da Silva Questões sobre a IS014001 1. A NBR ISO 14001:2004 foi concebida para estabelecer

Leia mais

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda AULA 3 CENTRALIZAÇÃO OU DESCENTRALIZAÇÃO DA TI Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda Descentralizada gerenciamento divisional tem autoridade

Leia mais

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis)

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis) CMMI / MPS.BR Modelos de Maturidade de Qualidade de Software Aplicações criteriosas de conceitos de gerenciamento de processos e de melhoria da qualidade ao desenvolvimento e manutenção de software CMMI

Leia mais

Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar :

Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar : Origem da norma 1-Objetivos Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar : Política e objetivos alinhados com os requisitos legais e outros

Leia mais

ITIL Foundations V3. Apostila do Aluno

ITIL Foundations V3. Apostila do Aluno ITIL Foundations V3 Apostila do Aluno Objetivos do Treinamento O propósito do treinamento ITIL Foundation in IT Service Management na versão 3 é fornecer a terminologia, estrutura, conceitos e definições

Leia mais

ITIL Foundations V3. Apostila do Aluno

ITIL Foundations V3. Apostila do Aluno ITIL Foundations V3 Apostila do Aluno Objetivos do Treinamento O propósito do treinamento ITIL Foundation in IT Service Management na versão 3 é fornecer a terminologia, estrutura, conceitos e definições

Leia mais

Gerenciamento de Dados Mestres e Qualidade de Dados

Gerenciamento de Dados Mestres e Qualidade de Dados White Paper Gerenciamento de Dados Mestres e Qualidade de Dados Estratégias de qualidade de dados são a base para uma comunicação de produto eficiente. Este documento contém informações confidenciais,

Leia mais

SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT

SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT Simone S. Souza ICMC/USP Introdução O que é serviço de TI? Serviço de TI É um meio de entregar valor (benefício) ao

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, análise de riscos, determinação de controles. CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão de Serviços Rildo Versão Santos 51 Rildo @rildosan Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO Roteiro Processos do Ciclo de Vida de Software Diego Martins dmvb@cin.ufpe.br Histórico Objetivos Organização Processos Fundamentais Processos Organizacionais de Processo IEC ISO International Electrotechnical

Leia mais

PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MACROPROCESSO... 4 3. DIAGRAMA DE ESCOPO DO PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES...

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Analista de 3.0 Análise Corporativa: Analise Corporativa Esta a área de conhecimento descreve as atividades de análise de negócio necessárias para identificar uma necessidade do negócio, problema ou oportunidade.

Leia mais

Workshop Paraense de Tecnologia de Software PROCESSO DE MEDIÇÃO. Fabrício Medeiros Alho

Workshop Paraense de Tecnologia de Software PROCESSO DE MEDIÇÃO. Fabrício Medeiros Alho Workshop Paraense de Tecnologia de Software 1 PROCESSO DE MEDIÇÃO Fabrício Medeiros Alho E-mail: fabricioalho@unama.br Empresa: UNAMA Workshop Paraense de Tecnologia de Software 2 Roteiro Introdução; Por

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PROVA DE CONHECIMENTO SOBRE O MR-MPS-SV 28/11/ HORAS DE DURAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PROVA DE CONHECIMENTO SOBRE O MR-MPS-SV 28/11/ HORAS DE DURAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PROVA DE CONHECIMENTO SOBRE O MR-MPS-SV 28/11/2014 4 HORAS DE DURAÇÃO EMAIL: (DEIXAR EM BRANCO) RESULTADO Q1 (0,5) Q2 (0,5) Q3 (1,0) Q4 (1,0) Q5 (2,0) TOTAL (10,0) Q6 (2,0) Q7 (3,0) INSTRUÇÕES Você será

Leia mais

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 11 Tema:

Leia mais

Processo de gerenciamento de capacidade

Processo de gerenciamento de capacidade Processo de gerenciamento de capacidade O fornecimento da capacidade exigida para processamento e armazenamento de dados é tarefa do gerenciamento de capacidade. Isso é feito para que o provimento desta

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

Projeto G7 Implantando o gerenciamento de serviços de TI no BACEN

Projeto G7 Implantando o gerenciamento de serviços de TI no BACEN Projeto G7 Implantando o gerenciamento de serviços de TI no BACEN Marcelo Garrido de Oliveira Chefe Adjunto do Deinf - BACEN AGENDA ALGUMAS PREMISSAS O DEINF O PROJETO G7 PRÓXIMOS PASSOS 2 ALGUMAS PREMISSAS

Leia mais

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso CSC Shared Services Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso Módulo 2 A ENGRENAGEM DE COMO FUNCIONA Modelo concebido para absorver processos transacionais e centralizáveis,

Leia mais

Visão Geral da Norma ISO/IEC 12207

Visão Geral da Norma ISO/IEC 12207 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA Visão Geral da Norma ISO/IEC 12207 Engenharia de Software 2o. Semestre

Leia mais

Segurança da Informação ISO/IEC ISO/IEC 27002

Segurança da Informação ISO/IEC ISO/IEC 27002 Segurança da Informação ISO/IEC 27001 ISO/IEC 27002 ISO/IEC 27001 Prover um modelo para estabelecer, implantar, operar, monitorar, rever, manter e melhorar um Sistema de Gestão da Segurança da Informação.

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

TECNOLOGIA E GESTÃO DE CONTRATOS

TECNOLOGIA E GESTÃO DE CONTRATOS TECNOLOGIA E GESTÃO DE CONTRATOS Desenvolvendo Competências para Evolução das Entregas dos Gestores Apresentação do Curso de Pós Graduação em Gestão de Contratos Edson S. Moraes Junho de 2016 Para cada

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Como a SI pode ser obtida? Implementando CONTROLES, para garantir que os objetivos de segurança

Leia mais

Objetivos do módulo. Durante este módulo iremos:

Objetivos do módulo. Durante este módulo iremos: Objetivos do módulo Neste módulo, iremos apresentar o Processo de Gerenciamento de Mudança que tem como objetivo verificar os métodos para controlar as mudanças na infra-estrutura de TI. Durante este módulo

Leia mais

PROCESSO REQUISIÇÕES DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROCESSO REQUISIÇÕES DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO REQUISIÇÕES DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MACROPROCESSO... 4 3. DIAGRAMA DE ESCOPO DO PROCESSO REQUISIÇÕES DE TI... 5 4. PROCESSO

Leia mais

Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental. Sistema de Gestão Ambiental

Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental. Sistema de Gestão Ambiental Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental Sistema de Gestão Ambiental 10 SIGA 25 de agosto de 2013 PANGeA O grupo iniciou suas atividades em 2005. Constituído por alunos da ESALQ Projetos internos

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade LV -001 0 Página 1 de 20 RESUMO DA AUDITORIA Data da auditoria: / / Auditor(es): Pessoas contatadas: Pontos positivos detectados: Pontos que precisam de melhoria: Não Conformidades Encontradas: Assinatura

Leia mais

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade Módulo 3 Etapa 6 Elaboração dos documentos do sistema de gestão da qualidade, Etapa 7 Implementação dos requisitos planejados, Etapa 8 Palestras de sensibilização em relação à gestão da qualidade e outros

Leia mais

1. Principais diferenças 2008/ 2015

1. Principais diferenças 2008/ 2015 1. Principais diferenças 2008/ 2015 1.1. Objetivos da revisão da norma e campo de aplicação Fig. 1 Objetivos de revisão da norma A Norma é aplicável a todas as organizações que necessitam demonstrar a

Leia mais

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Política: Ambiental e de SST A empresa possui uma Política Ambiental e de SST? A Política é apropriada a natureza, escala, impactos ambientais e perigos e riscos das suas atividades,

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE Qualidade de Software Qualidade do produto e do processo Padrões de software Revisões Medições e métricas de software Kele Teixeira Belloze kelebelloze@gmail.com CONCEITO DE QUALIDADE

Leia mais

Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra!

Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra! Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra! Valtomir Santos (Kid) Kid@hdibrasil.com.br Infraestrutura Negócio Gestão de Eventos Gestão

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO Planejar o Gerenciamento das Comunicações O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto

Leia mais

SEFAZ INFORMÁTICA Fundamentos de COBIT Prof. Márcio Hunecke

SEFAZ INFORMÁTICA Fundamentos de COBIT Prof. Márcio Hunecke SEFAZ INFORMÁTICA Fundamentos de COBIT Prof. Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática FUNDAMENTOS DE COBIT (VERSÃO 5) O COBIT 5, criada pela ISACA (Information Systems Audit and Control

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade O Comitê - ISO A Organização Internacional de Normalização (ISO) tem sede em Genebra na Suíça, com o propósito

Leia mais

ABORDAGEM INICIAL DA INTER-RELAÇÃO DE ITENS DAS NORMAS ISO 9001:2008 e 14001:2004

ABORDAGEM INICIAL DA INTER-RELAÇÃO DE ITENS DAS NORMAS ISO 9001:2008 e 14001:2004 ABORDAGEM INICIAL DA INTER-RELAÇÃO DE ITENS DAS NORMAS ISO 9001:2008 e 14001:2004 JOSÉ EDUARDO DO COUTO BARBOSA 1 ALAN FERNANDO TORRES 2 RESUMO A utilização de sistemas integrados se torna, cada vez mais,

Leia mais

Aula 1. Noções Básicas sobre Processos. Prof. Carina Frota Alves

Aula 1. Noções Básicas sobre Processos. Prof. Carina Frota Alves Aula 1 Noções Básicas sobre Processos Prof. Carina Frota Alves 1 O que significa BPM? BPM Business Process Modelling BPM Business Process Management Em geral, iniciativas BPM referem-se ao ciclo de vida

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Sistema de Gestão Integrado SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO COMO PILAR ESTRATÉGICO

Sistema de Gestão Integrado SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO COMO PILAR ESTRATÉGICO Sistema de Gestão Integrado SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO COMO PILAR ESTRATÉGICO 1 2 3 4 O contexto incentea DESAFIOS DO NEGÓCIO Um Sistema Integrado ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA A Segurança de Informação SUSTENTAÇÃO

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO

LISTA DE VERIFICAÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÃO Tipo de Auditoria: AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Data Realização: Responsável: Norma de Referência: NBR ISO 9001:2008 Auditores: 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Leia mais

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS Data: 29/10/2018 Página 1 de 6 1. OBJETIVO Disseminar a cultura de gestão de riscos e o ambiente de controle em todos níveis da organização,

Leia mais

Gerenciamento do Escopo

Gerenciamento do Escopo Gerenciamento do Escopo Projeto - Ciclo de Vida Fases 3 EXECUÇÃO / CONTROLE 4 FECHAMENTO NÍVEL DE ATIVIDADE 1 CONCEPÇÃO / INICIAÇÃO 2 PLANEJAMENTO TEMPO Objetivos Apresentar os processos, ferramentas e

Leia mais

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR Fonte: http://www.softex.br/mpsbr/_home/default.asp Apostilas disponíveis no site 1 NORMAS: NBR ISO NBR ISO/IEC CMM SPICE Continuação... 2 NORMAS VISÃO GERAL NBR

Leia mais

Por Constantino W. Nassel

Por Constantino W. Nassel NORMA ISO 9000 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2000 REQUISITOS E LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO Por Constantino W. Nassel CONTEÚDOS O que é a ISO? O que é a ISO 9000? Histórico Normas

Leia mais

Processo de Gerenciamento do Catálogo de Serviços de TIC

Processo de Gerenciamento do Catálogo de Serviços de TIC de TIC Escritório de Gerenciamento de Processos de Tecnologia da Informação e Comunicação EGPr-TIC João Pessoa 2016 Versão 1.0 Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região Desembargador Presidente Ubiratan

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

Business Case (Caso de Negócio)

Business Case (Caso de Negócio) Terceiro Módulo: Parte 5 Business Case (Caso de Negócio) AN V 3.0 [54] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com 1 Business Case: Duas

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA ITIL V3 NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI

UTILIZAÇÃO DA ITIL V3 NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI UTILIZAÇÃO DA ITIL V3 NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI Alexandre Felix Cunha Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado à Softplan Como forma de apresentação do titulo de Pós-Graduação em Tecnologia

Leia mais

Processos COBIT 5 x ITIL V3

Processos COBIT 5 x ITIL V3 Processos COBIT 5 x ITIL V3 http://www.andredourado.com.br Processo Descrição ITIL V3 2011 Descrição detalhada EDM01 Garantir a Definição e Manutenção do Framework de Governança - Analisa e articula os

Leia mais

ISO 9001:2015. Principais alterações. Andreia Martins Gestora de Cliente

ISO 9001:2015. Principais alterações. Andreia Martins Gestora de Cliente ISO 9001:2015 Principais alterações Andreia Martins Gestora de Cliente Andreia.martins@apcer.pt Objetivos da Revisão Considerar as mudanças nas práticas de sistemas de gestão e nas tecnologias. Disponibilizar

Leia mais

PMBOK Processo Planejamento

PMBOK Processo Planejamento PMBOK Processo Planejamento Profª Andrea Padovan Jubileu PMBOK Iniciação Planeja mento Controle Execução Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE TI UTILIZANDO O FRAMEWORK ITIL V3 1

MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE TI UTILIZANDO O FRAMEWORK ITIL V3 1 1 MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE TI UTILIZANDO O FRAMEWORK ITIL V3 1 Reginaldo Martins Tristão Resumo: Em um mercado cada vez mais globalizado onde a eficiência e a agilidade são fundamentais,

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão s Rildo Versão Santos 51 Rildo @rildosan Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com 1 Segundo

Leia mais

30% a 50% dos custos desenvolvimento A complexidade torna impossível teste completo (cobertura total) Mas...

30% a 50% dos custos desenvolvimento A complexidade torna impossível teste completo (cobertura total) Mas... TESTES TESTES DE SOFTWARE 30% a 50% dos custos desenvolvimento A complexidade torna impossível teste completo (cobertura total) Mas... Metodologia para testes bem definida Uso de ferramentas podem aumentar

Leia mais