MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE TI UTILIZANDO O FRAMEWORK ITIL V3 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE TI UTILIZANDO O FRAMEWORK ITIL V3 1"

Transcrição

1 1 MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE TI UTILIZANDO O FRAMEWORK ITIL V3 1 Reginaldo Martins Tristão Resumo: Em um mercado cada vez mais globalizado onde a eficiência e a agilidade são fundamentais, a tecnologia da informação tem papel importante ao oferecer recursos tecnológicos para as mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios. A TI passou a ser um dos principais ativos das empresas e precisa estar em sintonia com o negócio. As decisões em termos de investimentos não são tomadas apenas pelos gestores de TI, mas envolvem os da área de negócio com foco em se certificar que os investimentos na área de TI agreguem valor ao negócio. O objetivo deste artigo e verificar, através de pesquisa bibliográfica, em periódicos, artigos científicos, monografias, dissertações, teses e livros, como o gerenciamento de serviços de TI pode agregar valor ao negócio utilizando o conjunto de recomendações de melhores práticas abordadas no ITIL V3. Palavras-chave: Gerenciamento, Serviço, TI, ITIL. 1 INTRODUÇÃO As organizações com o passar dos anos se tornaram cada vez mais dependentes da tecnologia da informação (TI) devido à necessidade de se obter mudanças rápidas e eficientes em seus processos e estratégias de negócio. Segundo Magalhães e Pinheiro (2007), devido à globalização do mercado mundial, as mudanças são continuas, e existe a necessidade de se ter rapidez e flexibilidade para acompanhar as tendências e os lançamentos de novos produtos e serviços e a correção de alguma falha, ou imprevisto. Para isto as organizações contam com o atendimento da área de TI para serem eficientes e competitivas. De acordo com Mülbert (2012), para a área de TI atender as necessidades do negócio, ela precisa estar alinhada aos objetivos estratégicos da organização, ou seja, todas as ações 1 Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

2 2 priorizadas pela TI devem ser com o objetivo em gerar valor aos produtos e serviços fornecidos pela organização. Segundo Magalhães e Pinheiro (2007), o alinhamento estratégico da área de TI com o negócio estão no foco das atenções assim como o gerenciamento de serviços de TI, ou seja, o gerenciamento de serviços de TI deve demonstrar suas funções, responsabilidades e contribuições diante da organização. Para Freitas (2013), o ITIL vem se destacando como modelo de gerenciamento de serviços de TI com foco em fornecer orientações de como planejar, implementar, gerenciar, controlar e melhorar serviços de TI indispensáveis ao negócio da organização. O objetivo geral deste artigo é verificar como o gerenciamento de serviços de TI pode agregar valor ao negócio utilizando o conjunto de melhores práticas da ITIL V3. Já os objetivos específicos são: entender o significado de gerenciamento de serviços de TI e o seu objetivo de disponibilizar serviços com qualidade e alinhados às necessidades do negócio; compreender o conjunto de melhores práticas para a gestão de serviços de TI apresentadas na ITIL V3. A técnica de pesquisa aplicada será a pura ou fundamental, que tem como objetivo o aprofundamento e compreensão do tema proposto, ou seja, a abordagem será teórica e conceitual, visando aprimorar o conhecimento. O tipo de dado utilizado será o teórico. A pesquisa teórica é aquela cujo questionamento incide sobre um determinado arcabouço teórico-conceitual, vigente numa dada área de conhecimento (MOROZ e GIANFALDONI, 2006). Quanto ao aprofundamento será descritiva, pois, busca detalhar os conceitos do gerenciamento de serviços de TI utilizando ITIL V3. Em relação ao método utilizado para a coleta dos dados, será utilizada a pesquisa bibliográfica visando buscar fundamentações teóricas já publicadas em periódicos e artigos científicos, monografias, dissertações, teses, e livros voltados ao assunto que será tratado. No decorrer deste artigo serão apresentadas as definições sobre serviço, gerenciamento de serviços de TI e a biblioteca ITIL V3 com o seu Ciclo de Vida do Serviço de TI.

3 3 2 SERVIÇO De acordo com Santana e Mülbert (2011), serviço é qualquer atividade criada em alguma área de atuação com o objetivo de elaborar, desenvolver ou executar alguma coisa, atendendo a necessidade de indivíduos ou organizações. Segundo ITIL (2011, p. 106), serviço é um meio de fornecer valor a clientes, facilitando a obtenção de resultados que eles desejam, sem que tenham que arcar com a propriedade de determinados custos e riscos. Para Magalhães e Pinheiro (2007), serviços de TI é um conjunto de recursos de TI mantido por um provedor de serviços de tecnologia da informação, cujo objetivo é atender a uma ou mais necessidades de um cliente e suportar os objetivos estratégicos da área de negócio. 3 GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI O gerenciamento de serviços de TI, segundo Magalhães e Pinheiro (2007, p. 59) é o gerenciamento da integração entre pessoas, processos e tecnologias, componentes de um serviço de TI, cujo objetivo é viabilizar a entrega e o suporte de serviços TI focados nas necessidades dos clientes e de modo alinhado à estratégia de negócio da organização. O gerenciamento busca alcançar os objetivos de entrega dos serviços no prazo estabelecido, custos e eficiência firmada em acordo de nível de serviço (ANS) entre a área de tecnologia e as demais áreas de negócio. O Gerenciamento de Serviços de TI deve garantir que a equipe de TI, com a execução e gerenciamento dos diversos processos de TI, entregue os serviços de TI dentro do acordado, em termos de custo e de nível de desempenho, com as áreas de negócio da organização, não se esquecendo de atender paralelamente os objetivos estratégicos definidos para ela. (MAGALHÃES e PINHEIRO, 2007, p. 59). De acordo com ITIL (2011, p. 114), gerenciamento de serviço é um conjunto especializado de habilidades organizacionais para fornecer valor a clientes na forma de serviços, ou seja, o direcionamento dos recursos necessários é feito da forma mais adequada para disponibilizar um serviço de qualidade aos seus clientes e usuários.

4 4 4 ITIL Segundo Freitas (2013), ITIL (Information Technology Infrastructure Library) significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e foi criada pelo CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) Agência Central de Computadores e Telecomunicações no final dos anos 80, devido à necessidade do governo Britânico em se melhorar o nível da qualidade dos serviços de TI (tecnologia da informação) prestados a ele. Seguindo essa premissa, foi requisitado o desenvolvimento de uma abordagem de melhores práticas para o gerenciamento eficiente dos recursos de tecnologia da informação (TI), independente do tipo de fornecedores e aplicável a qualquer tipo de organização com necessidades técnicas e de negócio distintas. Em abril de 2001, o CCTA foi incorporado ao OGC (Office of Government Commerce) Câmara de Comércio do Governo órgão responsável pela evolução e divulgação do ITIL. Foi fundado no Reino Unido, em 2001, o itsmf (Information Technology Service Management Forum) Fórum de Gerenciamento de Serviços de TI com objetivo de ajudar no desenvolvimento e na divulgação do gerenciamento de serviço de TI pelo mundo através do compartilhamento de experiências e troca de informações entre usuários, empresas, organizações governamentais, fornecedores e instituições de ensino. 4.1 DO ITIL O modelo ITIL é um conjunto das melhores práticas usadas para o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI) de alta qualidade, desenvolvidas após vários anos de observação prática, trabalho e pesquisa de profissionais de TI e processamento de dados em todo o mundo. (FERNANDES e ABREU, 2012). O principal objetivo é disponibilizar um conjunto de práticas de gerenciamento de serviços de tecnologia da informação, testadas e comprovadas no mercado para qualquer tipo de organização. A aplicação do ITIL permite a qualquer organização o uso eficaz e eficiente dos seus ativos estratégicos de TI, o que incluí os sistemas de informação e a infraestrutura de TI, sempre com foco no alinhamento e na integração dos clientes e usuários.

5 5 Lançada em maio de 2007 e organizada em uma estrutura lógica de ciclos de vida de serviços, o ITIL V3 permite uma visão do gerenciamento de serviços pela perspectiva do próprio serviço, ou seja, permite gerir e mensurar o valor que os serviços de TI efetivamente agregam ao negócio. (FERNANDES e ABREU, 2012). O ciclo de vida de um serviço de TI (Figura 1), do ITIL V3, está dividido em cinco livros onde cada livro representa uma fase do ciclo de vida do serviço, contendo orientações para uma abordagem integrada de gerenciamento de serviços. Figura 1 - Ciclo de vida do serviço de TI de acordo com o modelo ITIL V3 Fonte: Santana (2011, p. 33). Na figura 1, podemos observar que o ciclo de vida do serviço de TI é formado por cinco fases, sendo que cada fase esta relacionada respectivamente a um estágio do ciclo de vida, sendo: Estratégia de Serviço (Service Strategy): A estratégia de serviço é a primeira fase do ciclo, é a parte central aonde as outras irão se movimentar é a etapa onde se traça os objetivos e estratégias de atendimento. Para Freitas (2013), o objetivo da estratégia de serviço é compreender a estratégia da organização e definir os serviços de TI que irão agregar valor para o negócio identificando as oportunidades de atendimento a um custo que se justifica, com garantia a manutenção do relacionamento entre os clientes e o fornecedor de serviços de TI. De acordo com ITIL (2011, p. 119), a estratégia de

6 6 serviço define a perspectiva, a posição, os planos e os padrões que um provedor de serviço precisa executar para atender aos resultados de negócio de uma organização, ou seja, é nesta fase que serão definidas as metas e objetivos pela organização e quais os serviços que serão disponibilizados pela área de TI. Desenho de Serviço (Service Design): O desenho de serviço é a segunda fase do ciclo, é nesta etapa que se busca um modelo para a integração das necessidades da área de negócio com a TI (tecnologia da informação). Segundo Freitas (2013, p. 155), o objetivo do ciclo Desenho de Serviço é desenhar os serviços de TI apropriados ou inovadores, incluindo arquiteturas, processos, políticas e documentação para atender aos requerimentos atuais e futuros do negócio. De acordo com ITIL (2011, p. 110) o desenho de serviço inclui o desenho de serviços, as práticas que o regem, processos e políticas requeridas para realizar a estratégia do provedor de serviço e facilitar a introdução de serviços nos ambientes suportados. É nesta fase que será desenhada a arquitetura e os padrões que serão adotados para suportar a necessidade do negócio que pode ser a de novos serviços ou da evolução ou exclusão de serviços já existentes. Transição de Serviço (Service Transition): Nesta fase o objetivo principal é implantar serviços novos, alterados ou excluídos em um ambiente produtivo onde serão utilizados. Segundo Freitas (2013, p. 241) o objetivo do ciclo Transição de Serviço é garantir que serviços novos, modificados ou removidos atendam às necessidades do negócio de acordo com os ciclos de Estratégia e Desenho de Serviço. Conforme ITIL (2011, p. 119) a transição de serviço garante que serviços novos, modificados ou obsoletos atendam às expectativas do negócio como documentado nas etapas de estratégia de serviço e desenho de serviço do ciclo de vida. A transição de serviço é a fase em que um serviço será implantado em um ambiente de produção onde será utilizado pelo usuário. Esta etapa do ciclo de vida do serviço deve garantir a implantação do serviço de acordo com as necessidades estabelecidas e registradas pela área de negócio nos ciclos anteriores.

7 7 Operação de Serviço (Service Operations): O ciclo de operação de serviço visa sustentar a confiança nos serviços de TI por parte dos usuários e diminuir o impacto nas atividades diárias do negócio, mediante o gerenciamento de atividades necessárias para disponibilizar serviços de TI nos níveis negociados com os clientes e usuários, ou seja, esta fase contempla as atividades diárias da TI essenciais para sustentar os serviços de TI operacionais de acordo com os níveis de serviços negociados. (FREITAS, 2013). Conforme ITIL (2011, p. 115) a operação de serviço coordena e desempenha as atividades e os processos requeridos para entregar e gerenciar serviços em níveis acordados para usuários de negócio e clientes. A operação de serviço também gerencia a tecnologia que é usada para entregar e dar suporte a serviços. É nesta etapa do ciclo de vida do serviço que são incluídas todas as atividades necessárias para disponibilizar e suportar o serviço implantado em produção em conformidade com os níveis de serviços negociados com a área de negócio. Melhoria Continuada de Serviço (Continual Service Improvement): A fase de melhoria continuada de serviço é a última etapa do ciclo de vida de um serviço de TI e visa o aprimoramento na entrega dos serviços de TI em cada fase. De acordo com Freitas (2013, p. 363) o foco é melhorar continuamente o alinhamento dos serviços de TI com o negócio e com os requerimentos de mudanças no negócio. A melhoria contínua de serviço garante que os serviços estejam alinhados com as necessidades do negócio em mudança por meio da identificação e da implementação de melhorias para os serviços de TI que suportam os processos de negócio. O desempenho do provedor de serviço de TI é continuamente medido e as melhorias são feitas para processos, serviços de TI e a infraestrutura de TI de forma a aumentar a eficiência, a eficácia e a eficácia de custo. (ITIL, 2011, p. 33). Os serviços de TI devem continuamente ser alinhados e, principalmente, integrados às necessidades do negócio (que são dinâmicas por natureza), através da identificação e da implementação de ações de melhoria para o suporte aos processos de negócio. (FERNANDES e ABREU, 2012, p. 281). Finalizando o ciclo de vida do serviço, a melhoria continuada de serviço tem como objetivo se manter alinhado às necessidades do negócio, identificando e executando melhorias em todo o ciclo de vida do serviço.

8 8 5 CONCLUSÕES O artigo apresentado aborda uma questão muito relevante que é: como a área de TI pode agregar valor ao negócio, de que forma pode ser demonstrada a sua eficiência em prover e sustentar as estratégias e objetivos de uma organização através do gerenciamento de serviços de TI. O ITIL V3 é uma das melhores opções apresentadas e utilizadas pelo mercado, pois, não é uma metodologia com diretrizes rígidas para implantação e implementação de processos de gerenciamento de serviços de TI, mas, um conjunto de melhores práticas que pode ser adaptada a necessidades especifica de qualquer organização de pequeno, médio ou grande porte. Todo processo do negócio e os serviços de TI devem ser mensurados, avaliados e revisitados, devido à necessidade de uma busca constante por melhoria e inovação nos processos e serviços que são oferecidos e para obtenção de melhores resultados. O ciclo de vida de serviço apresentado pelo ITIL nos fornece essa possibilidade de melhoria e mensuração continua do serviço. Ele pode ser utilizado deste a concepção de um novo serviço como nos que já estão implantados. Neste artigo é apresentado de forma simplificada o modelo ITIL com foco nos conceitos do ciclo de vida do serviço, mas, para um entendimento mais aprofundado do modelo se faz necessário o estudo de todo o processo de gerenciamento que é disponibilizado em cada ciclo do modelo. Para um próximo estudo sobre gerenciamento de serviços de TI poderíamos adotar a ISO / IEC que é uma norma internacional que visa regulamentar e certificar qualquer empresa de TI em relação ao seu processo de fornecimento de serviços de TI aos seus usuários.

9 9 REFERÊNCIAS FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasport, FREITAS, Marcos André dos Santos. Fundamentos do gerenciamento de serviços de TI. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, ITIL, Glossário e abreviações Português do Brasil. Glossário ITIL de Português do Brasil, v1.0, 29 de julho de 2011 (baseado no glossário em inglês v1.0, de 29 de julho de 2011). Disponível em: MAGALHÃES, Ivan Luizio; PINHEIRO, Walfrido Brito. Gerenciamento de serviços de TI na prática: uma abordagem com base na ITIL. 1. ed. São Paulo: Novatec, MANSUR, Ricardo. Governança de TI: metodologias, frameworks e melhores práticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasport, MÜLBERT, Ana Luísa; JÚNIOR, Miguel Garcia; SANTANA, Rodrigo. Gerenciamento de Serviços de TI pelo Modelo ITIL: livro digital. Palhoça: UnisulVirtual, MÜLBERT, Ana Luísa. Governança de Tecnologia da Informação: livro digital. Palhoça: UnisulVirtual, WILL, Daniela Erani Monteiro. Metodologia da pesquisa cientifica: livro digital. Palhoça: UnisulVirtual, 2016.

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL *

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL * GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL * Alex SILVA 1 ; Marcelo Stehling de CASTRO 2 1 Dicente do curso de pós-graduação lato sensu EMC/UFG alexf16@hotmail.com; 2 Docente do curso de Especialização

Leia mais

Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L

Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L MARCELO CLÁUDIO DANTAS SALLES RIBEIRO JUNIOR MARIA DE JESUS RODRIGUES DA SILVA OBJETIVO Avaliar processos

Leia mais

Rhino Get Contact. Página 1. Excelência de TI pela Gestão de Serviços. Excelência de serviços de TI.

Rhino Get Contact.  Página 1. Excelência de TI pela Gestão de Serviços. Excelência de serviços de TI. 1 de 21 Excelência de TI pela Gestão de Serviços Rhino Excelência Get Essentials! de serviços de TI Versão 2 de 21 230 3.2 www.rhinoconsulting.com.br Página 1 Apresentações Pier Roberto Riboni Tecnólogo

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

Fundamentos de Gestão de TI

Fundamentos de Gestão de TI Fundamentos de Gestão de TI Tópico IV Desenho de Serviço (ITIL V3) José Teixeira de Carvalho Neto desenho de serviço desenho de serviço Objetivo: desenhar e especificar serviços novos ou alterados para

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA ITIL V3 NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI

UTILIZAÇÃO DA ITIL V3 NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI UTILIZAÇÃO DA ITIL V3 NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI Alexandre Felix Cunha Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado à Softplan Como forma de apresentação do titulo de Pós-Graduação em Tecnologia

Leia mais

SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT

SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT Simone S. Souza ICMC/USP Introdução O que é serviço de TI? Serviço de TI É um meio de entregar valor (benefício) ao

Leia mais

Processo de gerenciamento de capacidade

Processo de gerenciamento de capacidade Processo de gerenciamento de capacidade O fornecimento da capacidade exigida para processamento e armazenamento de dados é tarefa do gerenciamento de capacidade. Isso é feito para que o provimento desta

Leia mais

GOVERNANÇA DE TI: GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE TI NAS ORGANIZAÇÕES IT GOVERNANCE: MANAGING IT SERVICES IN ORGANIZATIONS

GOVERNANÇA DE TI: GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE TI NAS ORGANIZAÇÕES IT GOVERNANCE: MANAGING IT SERVICES IN ORGANIZATIONS GOVERNANÇA DE TI: GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE TI NAS ORGANIZAÇÕES IT GOVERNANCE: MANAGING IT SERVICES IN ORGANIZATIONS Fábio Tibúrcio Bonifácio Pereira Pós-graduado em governança de TI pelo Centro Universitário

Leia mais

ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1

ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1 ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1 O Desenho de Serviço vem após a Estratégia de Serviço, após levantar tudo o que foi necessário como as políticas, estratégia, recursos e restrições. O pessoal envolvido

Leia mais

GOVERNANÇA EM TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Escrito por Alexandre Luna Thaysa Paiva

GOVERNANÇA EM TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Escrito por Alexandre Luna Thaysa Paiva GOVERNANÇA EM TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Escrito por Alexandre Luna {alexluna@mangve.org} Thaysa Paiva {thaysasuely@gmail.com} ROTEIRO i. INTRODUÇÃO ii. MODELOS DE GESTÃO iii. iv. ITIL

Leia mais

Entender a entrega de Serviços de TI; Conceituar o framework ITIL; Avaliar a aplicabilidade e os benefícios das práticas do framework ITIL.

Entender a entrega de Serviços de TI; Conceituar o framework ITIL; Avaliar a aplicabilidade e os benefícios das práticas do framework ITIL. O GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI COM A UTILIZAÇÃO DO FRAMEWORK ITIL André Luiz Albuquerque da Silva Oliveira Luciana Paiva Campos de Melo Rogério Oliveira da Silva Resumo: Este artigo tem como objetivo

Leia mais

Qualidade e Auditoria de SW. Prof. Dr. Luis Fernando GARCIA

Qualidade e Auditoria de SW. Prof. Dr. Luis Fernando GARCIA Qualidade e Auditoria de SW Prof. Dr. Luis Fernando GARCIA luis@garcia.pro.br www.garcia.pro.br Auditoria de TI Parte 3 - ITIL Relacionamento 4 Serviços de TI 6 7 ITIL 9 ITIL Biblioteca composta das melhores

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 06. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 06. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 O que é governança Corporativa? Questão 01 - Resposta O que é governança Corporativa? É o conjunto de processos, costumes, políticas, leis,

Leia mais

Palavras-chave: Gerenciamento de serviços de ti, ITIL, Tecnologia da Informação.

Palavras-chave: Gerenciamento de serviços de ti, ITIL, Tecnologia da Informação. ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE MELHORAMENTO DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AOS MEMBROS DO CAMPUS COLINAS DO INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS 1 Paulo Ricardo da Silva Pontes

Leia mais

Resumo do ITIL e Principais Mudanças da V2 para V3

Resumo do ITIL e Principais Mudanças da V2 para V3 Q U A R T A - F E I R A, 2 2 D E O U T U B R O D E 2 0 0 8 Resumo do ITIL e Principais Mudanças da V2 para V3 1. Histórico do Modelo A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) foi desenvolvida

Leia mais

UMA PROPOSTA DE POSICIONAMENTO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI RESUMO

UMA PROPOSTA DE POSICIONAMENTO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI RESUMO UMA PROPOSTA DE POSICIONAMENTO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI Maurício Rocha Lyra Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) Cláudio Gottschalg Duque RESUMO A Information

Leia mais

Memorex Itil v.3. Paulo Marcelo 27/01/2011

Memorex Itil v.3. Paulo Marcelo 27/01/2011 2011 Memorex Itil v.3 Paulo Marcelo 27/01/2011 2 MEMOREX ITIL V3 Sétimo memorex voltado aos profissionais de TI. Em seu conteúdo o concurseiro encontrará um compilado sobre o framework Itil versão 3 e

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

Processo de gerenciamento da disponibilidade

Processo de gerenciamento da disponibilidade Processo de gerenciamento da disponibilidade Devido ao ritmo de crescimento da tecnologia, as organizações têm dificuldade em manter um ambiente padronizado no que diz respeito a hardware e software necessários

Leia mais

PROCESSO DEFINIR SERVIÇOS DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROCESSO DEFINIR SERVIÇOS DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO DEFINIR SERVIÇOS DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MACROPROCESSO... 4 3. DIAGRAMA DE ESCOPO DO PROCESSO DEFINIR SERVIÇOS DE TI... 5

Leia mais

WEBINAR. Tema: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS. Pós-graduação Gestão de Serviços em TI. Prof.

WEBINAR. Tema: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS. Pós-graduação Gestão de Serviços em TI. Prof. WEBINAR Pós-graduação Gestão de Serviços em TI Tema: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS Prof. Ademar Albertin Ademar Luccio Albertin Mais de 10 anos de experiência em Governança

Leia mais

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT COMPARATIVO PMBOK x ITIL x COBIT 2019 Sumário SUMÁRIO...2 SEMELHANÇAS ENTRE PMBOK, ITIL E COBIT... 3 QUESTÕES COMENTADAS PELO PROFESSOR... 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 10 Olá pessoal! Preparei GRATUITAMENTE

Leia mais

PROCESSO GESTÃO DA MUDANÇA Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROCESSO GESTÃO DA MUDANÇA Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO GESTÃO DA MUDANÇA Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MACROPROCESSO... 5 3. DIAGRAMA DE ESCOPO DO PROCESSO GESTÃO DA MUDANÇA... 6 4. PROCESSO

Leia mais

Sistemas de Informação. Governança de TI

Sistemas de Informação. Governança de TI Sistemas de Informação Governança de TI . SUMÁRIO CAPÍTULO 6 Os frameworks utilizados e seus relacionamentos Introdução COBIT ITIL PMBoK CMMI Boas práticas de governança de TI Existem diversas estruturas,

Leia mais

Palavras-chave: ITIL, COBIT, Gestão de Ativos, Gerenciamento de Serviços de TI.

Palavras-chave: ITIL, COBIT, Gestão de Ativos, Gerenciamento de Serviços de TI. BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI COM O USO DE FERRAMENTAS AUTOMATIZADAS NO GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE TI 1 Anderson Paiva de Almeida RESUMO O data center é considerado um ativo estratégico no

Leia mais

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS Data: 29/10/2018 Página 1 de 6 1. OBJETIVO Disseminar a cultura de gestão de riscos e o ambiente de controle em todos níveis da organização,

Leia mais

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 01/06/2018 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 REGRAS GERAIS... 3 5 RESPONSABILIDADES... 7 6 DISPOSIÇÕES FINAIS... 7

Leia mais

Administração de Redes. Prof. Marcos Argachoy

Administração de Redes. Prof. Marcos Argachoy Gerenciamento e Administração de Redes Prof. Marcos Argachoy Conteúdo Programático: 1. Elementos de Controle e Avaliação: Falhas; Contabilização; Configuração; Desempenho; Segurança; 2. Metodologias de

Leia mais

Gerenciamento e Administração de Redes

Gerenciamento e Administração de Redes Gerenciamento e Administração de Redes ITIL 1 O que é ITIL? Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma biblioteca de boas práticas (do inglês best practices), de domínio público, desenvolvida

Leia mais

ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1

ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1 ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1 A Transição de Serviço é composto por um conjunto de processos e atividades para a transição de serviços no ambiente de produção. Aqui, deve-se encarar como um projeto

Leia mais

TECNOLOGIA E GESTÃO DE CONTRATOS

TECNOLOGIA E GESTÃO DE CONTRATOS TECNOLOGIA E GESTÃO DE CONTRATOS Desenvolvendo Competências para Evolução das Entregas dos Gestores Apresentação do Curso de Pós Graduação em Gestão de Contratos Edson S. Moraes Junho de 2016 Para cada

Leia mais

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Treinamento e-learning Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa da

Leia mais

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCOS CORPORATIVOS, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE. Histórico de Revisões. Elaboração do Documento.

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCOS CORPORATIVOS, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE. Histórico de Revisões. Elaboração do Documento. Histórico de Revisões Versão: 01 Data de Revisão: Histórico: Elaboração do Documento. Índice I. Objetivo... 1 II. Abrangência... 1 III. Documentação Complementar... 1 IV. Conceitos e Siglas... 2 V. Responsabilidades...

Leia mais

Governança de TI. Gabriela Medeiros: Luiz Claudio: Mª Luísa Fontenelle: Estácio de Sá.

Governança de TI. Gabriela Medeiros: Luiz Claudio: Mª Luísa Fontenelle: Estácio de Sá. Estácio de Sá Administração Administração de Sistema de informação Governança de TI Gabriela Medeiros: 20110202827 Luiz Claudio:201301836532 Mª Luísa Fontenelle: 201403043701 Governança de TI: I-. Conceitos

Leia mais

Objetivo: desenho e evolução de serviços para atender requisitos atuais e futuros de negócio. Traduz o SLP em um conjunto de especificações.

Objetivo: desenho e evolução de serviços para atender requisitos atuais e futuros de negócio. Traduz o SLP em um conjunto de especificações. Governança de TI aula 10 Desenho de Serviços: Objetivo: desenho e evolução de serviços para atender requisitos atuais e futuros de negócio. Traduz o SLP em um conjunto de especificações. Produz e mantém

Leia mais

Governança em TI PROFA. DRA. ELISA YUMI NAKAGAWA. SSC 531 Gestão de Sistemas de Informação. 2. Semestre de 2016

Governança em TI PROFA. DRA. ELISA YUMI NAKAGAWA. SSC 531 Gestão de Sistemas de Informação. 2. Semestre de 2016 SSC 531 Gestão de Sistemas de Informação Governança em TI PROFA. DRA. ELISA YUMI NAKAGAWA 2. Semestre de 2016 SSC0531 - Gestão de Sistemas de Informação 2 Roteiro Introdução Governança corporativa Motivação

Leia mais

Gerenciamento de Projetos de Governança em TI

Gerenciamento de Projetos de Governança em TI Gerenciamento de Projetos de Governança em TI Universidade Veiga de Almeida Luiz Antônio Vivacqua Corrêa Meyer Luiz.vcm@gmail.com http://vivacquabd.webnode.com.br Sumário Apresentação pessoal Ementa e

Leia mais

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. ABRANGÊNCIA DA CENTRAL DE SERVIÇO... 3 4. FERRAMENTA UTILIZADA

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MUDANÇA NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO USANDO UMA ABORDAGEM COM BASE NA ITIL V3

GERENCIAMENTO DE MUDANÇA NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO USANDO UMA ABORDAGEM COM BASE NA ITIL V3 1 GERENCIAMENTO DE MUDANÇA NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO USANDO UMA ABORDAGEM COM BASE NA ITIL V3 Adriano Schroeter Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar de que forma a área de Tecnologia

Leia mais

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO GESTÃO INTEGRADA DE RISCO OPERACIONAL, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE Objetivo Este documento

Leia mais

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Faculdade de Tecnologia SENAC GO Gestão de Pessoas Professor: Itair Pereira da Silva Grupo: Luís Miguel Nogueira de Resende, Valdivino de Carvalho, Rodrigo Neres Magalhães e Venicyus Venceslencio da Paz.

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Setembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Conclusão do Domínio de Processos PO (PO7 e PO8)

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

1. Principais diferenças 2008/ 2015

1. Principais diferenças 2008/ 2015 1. Principais diferenças 2008/ 2015 1.1. Objetivos da revisão da norma e campo de aplicação Fig. 1 Objetivos de revisão da norma A Norma é aplicável a todas as organizações que necessitam demonstrar a

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Projeto Pedagógico de Curso de Graduação - Alteração Curricular - Curso FICHA DE APRESENTAÇÃO Sistemas de Informação Data 14/11/2008 ( ) Bacharelado Habilitação ( ) Licenciatura ( ) Outro: Períodos letivos

Leia mais

GRC e Continuidade de Negócios. Claudio Basso

GRC e Continuidade de Negócios. Claudio Basso GRC e Continuidade de Negócios Claudio Basso claudio.basso@sionpc.com.br Governança um atributo de administração dos negócios que procura criar um nível adequado de transparência através da definição clara

Leia mais

ISO 9001:2015. Principais alterações. Andreia Martins Gestora de Cliente

ISO 9001:2015. Principais alterações. Andreia Martins Gestora de Cliente ISO 9001:2015 Principais alterações Andreia Martins Gestora de Cliente Andreia.martins@apcer.pt Objetivos da Revisão Considerar as mudanças nas práticas de sistemas de gestão e nas tecnologias. Disponibilizar

Leia mais

Qual atividade é parte do processo de Gerenciamento de Disponibilidade?

Qual atividade é parte do processo de Gerenciamento de Disponibilidade? O Gerente do Nível de Serviço estabeleceu um acordo de Nível de Serviço (SLA) com o cliente. O departamento de TI foi incapaz de cumprir as exigências documentadas no SLA. A principal razão para isso é

Leia mais

Reunião Comitê de TI. Acompanhamento do PDTI

Reunião Comitê de TI. Acompanhamento do PDTI Reunião Comitê de TI Acompanhamento do PDTI Agenda Aprovação da Ata Apresentação PDTI: Metas já planejadas Como acompanhar a execução das metas Direcionamentos para execução do PDTI Deliberações: Padronização

Leia mais

1 Planejamento estratégico organizacional, 1

1 Planejamento estratégico organizacional, 1 Sumário Prefácio à 5 a edição, xv 1 Planejamento estratégico organizacional, 1 1.1 Premissas do planejamento estratégico, 2 1.1.1 Administração estratégica, 2 1.1.2 Pensamento estratégico, 3 1.1.3 Informação

Leia mais

SP v1 POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

SP v1 POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS 1 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Responsabilidade... 3 3. Referência... 3 4. Definições... 3 5. Papéis e Responsabilidades... 4 6. Documentação de Controles Internos...5 7. Auto

Leia mais

FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL

FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL CLAUDINEI MARTINS Prof. Cláudio Ratke, Orientador

Leia mais

Elementos Fundamentais para a Melhoria da Qualidade de Software nas Organizações de TI

Elementos Fundamentais para a Melhoria da Qualidade de Software nas Organizações de TI Elementos Fundamentais para a Melhoria da Qualidade de Software nas Organizações de TI Ana Cervigni Guerra Eduardo Paulo de Souza Projeto Reconhecido na Categoria Serviços Tecnológicos Brasília, 31 de

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP Especializações Certificações Mestre em Informática

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2012 2013 APRESENTAÇÃO O Planejamento Estratégico tem como objetivo descrever a situação desejada de uma organização e indicar os caminhos para

Leia mais

PEDRO LUIZ GARBIM BRAHIM APLICAÇÃO DOS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE DEMANDA E CAPACIDADE NO LABORATÓRIO GAIA COM BASE NA ITIL V3 2011

PEDRO LUIZ GARBIM BRAHIM APLICAÇÃO DOS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE DEMANDA E CAPACIDADE NO LABORATÓRIO GAIA COM BASE NA ITIL V3 2011 PEDRO LUIZ GARBIM BRAHIM APLICAÇÃO DOS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE DEMANDA E CAPACIDADE NO LABORATÓRIO GAIA COM BASE NA ITIL V3 2011 LONDRINA PR 2017 PEDRO LUIZ GARBIM BRAHIM APLICAÇÃO DOS PROCESSOS

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 1. A Norma NBR ISO 9001:2000 A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 A ISO International Organization for Standardization, entidade internacional responsável

Leia mais

Módulo 5. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 6.1, 6.2, 7.1, 7.2 e 7.3

Módulo 5. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 6.1, 6.2, 7.1, 7.2 e 7.3 Módulo 5 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 6.1, 6.2, 7.1, 7.2 e 7.3 Estrutura da norma Sistema de Gestão da Qualidade 4 C L I E N R E Q U I S 5 Responsabilidade

Leia mais

Workshop Paraense de Tecnologia de Software PROCESSO DE MEDIÇÃO. Fabrício Medeiros Alho

Workshop Paraense de Tecnologia de Software PROCESSO DE MEDIÇÃO. Fabrício Medeiros Alho Workshop Paraense de Tecnologia de Software 1 PROCESSO DE MEDIÇÃO Fabrício Medeiros Alho E-mail: fabricioalho@unama.br Empresa: UNAMA Workshop Paraense de Tecnologia de Software 2 Roteiro Introdução; Por

Leia mais

Information Technology Infrastructure Library. Breno Torres Bruno Ferys Denio Brasileiro Pedro Araújo Pedro Lucena

Information Technology Infrastructure Library. Breno Torres Bruno Ferys Denio Brasileiro Pedro Araújo Pedro Lucena Information Technology Infrastructure Library Breno Torres Bruno Ferys Denio Brasileiro Pedro Araújo Pedro Lucena Roteiro Introdução O que é ITIL Vantagens e Benefícios Estrutura da ITIL Versões Níveis

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Sustentabilidade Socioambiental Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Assessoria do Gabinete da Presidência Pré-aprovação Diretoria Colegiada Data de aprovação

Leia mais

Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF

Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF Daniel de Oliveira Orientador: Dr. Eduardo Pagani Julio Juiz de Fora, 06 de junho de 2017 Conteúdo da Apresentação Introdução.

Leia mais

Governança de TI. Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas. Professor: Thiago Silva Prates

Governança de TI. Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas. Professor: Thiago Silva Prates Governança de TI Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas Professor: Thiago Silva Prates Governança Corporativa A Governança Corporativa ganhou força no início da década de 90, respondendo à crescente

Leia mais

EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT

EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT EMENTA DO CURSO ITIL FOUNDATION CERTIFICATE IN IT SERVICE MANAGEMENT Controle do documento Preparado por: George de Almeida Menezes Alterações Data Versão Descrição Autor / Revisor 31/03/2018 1 Plano de

Leia mais

Uma proposta de posicionamento da Arquitetura da Informação no Gerenciamento de Serviços de TI

Uma proposta de posicionamento da Arquitetura da Informação no Gerenciamento de Serviços de TI Uma proposta de posicionamento da Arquitetura da Informação no Gerenciamento de Serviços de TI Mauricio Rocha Lyra 1,2, Claudio Gottschalg Duque 1 1 UNB Universidade de Brasília 2 UniCEUB Centro Universitário

Leia mais

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda AULA 3 CENTRALIZAÇÃO OU DESCENTRALIZAÇÃO DA TI Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda Descentralizada gerenciamento divisional tem autoridade

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO Gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. A

Leia mais

Sustentabilidade. Gestão

Sustentabilidade. Gestão Inovação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Sustentabilidade Competitividade Solução Gestão Integração Capacitação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Processos, pessoas

Leia mais

Recomendação de políticas Serviços de nuvem seguros e confiáveis

Recomendação de políticas Serviços de nuvem seguros e confiáveis Recomendação de políticas Serviços de nuvem seguros e confiáveis A oportunidade Na medida em que a computação em nuvem dá origem a novas e poderosas capacidades, ela oferece o potencial de aumentar a produtividade,

Leia mais

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade Módulo 3 Etapa 6 Elaboração dos documentos do sistema de gestão da qualidade, Etapa 7 Implementação dos requisitos planejados, Etapa 8 Palestras de sensibilização em relação à gestão da qualidade e outros

Leia mais

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 Sumário Introdução, 1 Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 1 Direcionadores do Uso de Tecnologia de Informação, 7 1.1 Direcionadores de mercado, 8 1.2 Direcionadores organizacionais,

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI do MEC

Planejamento Estratégico de TI do MEC Planejamento Estratégico de TI do MEC Merched Cheheb de Oliveira Diretor Diretoria de Tecnologia da Informação Secretaria Executiva Ministério da Educação MEC E mail: merched.oliveira@mec.gov.br Outubro

Leia mais

Prefeitura Municipal de Sorocaba. PDTI Plano Diretor de TI Estratégia de TI

Prefeitura Municipal de Sorocaba. PDTI Plano Diretor de TI Estratégia de TI Prefeitura Municipal de Sorocaba PDTI Plano Diretor de TI Novembro / 2013 São Paulo, 29 de Novembro de 2013. À Prefeitura de Sorocaba ATT.: Secretaria de Planejamento e Gestão Ref.: Termo de Aceite do

Leia mais

ITIL - Information Technology Infrastructure Library

ITIL - Information Technology Infrastructure Library ITIL - Information Technology Infrastructure Library Aprendendo um pouco mais sobre Governança de Tecnologia de Informação De que se trata o artigo? N Monalessa Perini Barcellos monalessa@inf.ufes.br Doutoranda

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI. ITIL (IT Infraestructure Library) Conceitos Básicos Aula 1

Gerenciamento de Serviços de TI. ITIL (IT Infraestructure Library) Conceitos Básicos Aula 1 Gerenciamento de Serviços de TI ITIL (IT Infraestructure Library) Conceitos Básicos Aula 1 Objetivo do Curso Ensinar os conceitos do ITIL V3 apresentando pelos menos as seguintes visões: Mercado Aplicação

Leia mais

O que são serviços de TI?

O que são serviços de TI? O que são serviços de TI? Para começar a compreender a área de TI como prestadora de serviços às organizações usuárias de tecnologia, torna-se necessário compreender o que é um serviço. Serviço é toda

Leia mais

Organização da Disciplina. Auditoria em Certificação Ambiental. Aula 1. Organização da Aula. Gestão Ambiental. Contextualização

Organização da Disciplina. Auditoria em Certificação Ambiental. Aula 1. Organização da Aula. Gestão Ambiental. Contextualização Auditoria em Certificação Ambiental Aula 1 Prof. Luiz Antonio Forte Organização da Disciplina Aula 1 Sistemas de gestão, conceitos e diretrizes gerais Aula 2 Auditorias ambientais, critérios de qualificação

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Governança de TI e a gestão de demandas

Governança de TI e a gestão de demandas Governança de TI e a gestão de demandas Glória M. P.O. Damasceno 1, Núbia S. R. S. Santos 1, Vivian L. N. Araujo 1 1 Superintendência de Tecnologia da Informação Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói,

Leia mais

Gerenciamento dos Serviços de TI na Administração Pública: Estudo de Caso na Agência Nacional de Transportes Terrestres

Gerenciamento dos Serviços de TI na Administração Pública: Estudo de Caso na Agência Nacional de Transportes Terrestres v. 2 n. 2 p. 07-12 dez. 2011 7 Gerenciamento dos Serviços de TI na Administração Pública: Estudo de Caso na Agência Nacional de Transportes Terrestres Matheus Vinícius Soares Campos e Isabelle Vasconcelos

Leia mais

Palavras-chave: Gerenciamento de mudança. Information Technology Infrastructure Library (ITIL). Gestão de serviços.

Palavras-chave: Gerenciamento de mudança. Information Technology Infrastructure Library (ITIL). Gestão de serviços. GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS DE SERVIÇOS COMO FERRAMENTA DE PROFISSIONALIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI): ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR BANCÁRIO. CHANGES MANAGEMENT AS A TOOL OF PROFESSIONAL

Leia mais

Governança de TI. Mestrado em Gestão estratégicas de Organizações Disciplina: Sistemas de Informação e Novas Tecnologias Organizacionais

Governança de TI. Mestrado em Gestão estratégicas de Organizações Disciplina: Sistemas de Informação e Novas Tecnologias Organizacionais Governança de TI Mestrado em Gestão estratégicas de Organizações Disciplina: Sistemas de Informação e Novas Tecnologias Organizacionais Professor: Carlos Oberdan Rolim V070717_01 80% de downtime não planejado

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU.

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU. CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS CAPÍTULO IV - DA OPERACIONALIZAÇÃO CAPÍTULO V - DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

Segurança da Informação Aula 9 Políticas de Segurança. Prof. Dr. Eng. Fred Sauer

Segurança da Informação Aula 9 Políticas de Segurança. Prof. Dr. Eng. Fred Sauer Segurança da Aula 9 Políticas de Segurança Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com Política de Segurança de Informações É um documento que serve como mecanismo preventivo

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

ITIL Foundations V3. Apostila do Aluno

ITIL Foundations V3. Apostila do Aluno ITIL Foundations V3 Apostila do Aluno Objetivos do Treinamento O propósito do treinamento ITIL Foundation in IT Service Management na versão 3 é fornecer a terminologia, estrutura, conceitos e definições

Leia mais

ITIL Foundations V3. Apostila do Aluno

ITIL Foundations V3. Apostila do Aluno ITIL Foundations V3 Apostila do Aluno Objetivos do Treinamento O propósito do treinamento ITIL Foundation in IT Service Management na versão 3 é fornecer a terminologia, estrutura, conceitos e definições

Leia mais

Módulo 7. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, Exercícios

Módulo 7. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, Exercícios Módulo 7 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, 4.4.5 Exercícios 4.3 Planejamento 4.3.3 Objetivos e metas e programa de gestão ambiental A organização deve

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

GOVERNANÇA DE TI: uma pesquisa quantitativa com empresas brasileiras

GOVERNANÇA DE TI: uma pesquisa quantitativa com empresas brasileiras GOVERNANÇA DE TI: uma pesquisa quantitativa com empresas brasileiras Prof. Paulo Henrique S. Bermejo, Dr. Prof. André Luiz Zambalde, Dr. Adriano Olímpio Tonelli, MSc. Pamela A. Santos LabGTI Laboratório

Leia mais