COMO CONSTRUIR SUA HORTA CASEIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMO CONSTRUIR SUA HORTA CASEIRA"

Transcrição

1 COMO CONSTRUIR SUA HORTA CASEIRA

2 ÍNDICE 1. Onde plantar uma horta? 2. Preparação do solo 3. Mudas e sementes 4. Quais espécies escolher? 5. Fruta direto do pé 6. Como e quando regar? 7. Manutenção e adubação 8. Colheita 9. Controle de pragas 10. Horta é Saúde!

3 1. Onde plantar uma horta? Apesar de ser possível fazer uma horta em um espaço reduzido, algo que não pode faltar as plantas é iluminação, pois esse fator é indispensável para que a planta sobreviva e se desenvolva bem. Portanto o local escolhido para abrigar sua horta deve possuir iluminação natural, e se possível por pelo menos quatros horas por dia (preferência para sol da manhã ou fim de tarde). Vale lembrar também que a incidência de luz pode mudar e a horta precisa acompanhar a claridade

4 Algumas formas de cultivar as plantas são: Direto na terra: ideal para quem tem quintal com espaço, nesse modelo tradicional as sementes ou mudas são plantadas direto na terra. Vasos ou caixotes madeira: vasos são alternativas práticas tanto para quem mora em casa quanto em apartamento, com várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.

5 Embalagens recicladas: garrafas pet, latas de refrigerante ou alimentos, caixas de leite, potes de vidro. É uma saída barata, rápida e sustentável. Floreiras: oferecendo um bom espaço, as floreiras são ótimas para uma horta compacta em pequenos espaços. Horta vertical: ideal para quem mora em apartamento, esse modelo consiste em montar a horta aproveitando espaços próximos a paredes. A horta vertical pode ser plantada em vasos, embalagens recicladas, estruturas de madeira e sapateiras.

6 Se o espaço disponível para a horta for reduzido uma alternativa é optar pelas jardineiras, que podem conter mudas de diferentes tipos. Porém é necessária atenção quanto à escolha das espécies que dividirão esse espaço, pois algumas podem causar danos às outras como por exemplo a hortelã e a salsinha que possuem raízes invasoras e por isso devem ser plantadas sozinhas. O ideal é plantar hortaliças com características semelhantes, como a necessidade de água e o tipo de terra adequado. Alguns exemplos de misturas que dão certo são: Alecrim, tomilho e sálvia; Manjericão, anis, carqueja e sálvia; Manjericão manjerona e cebolinha.

7 2. Preparação do solo Preparar um solo é um passo importante para seguir antes de dar início ao plantio dos vegetais. É preciso garantir que o solo da horta seja rico em nutrientes e matéria orgânica para que as plantas cresçam com saúde e resultem em hortaliças de qualidade. Há formas diferentes de preparar o solo com uma boa quantidade de nutrientes, existindo, inclusive, alternativas de terras já preparadas que podem ser compradas em lojas especializadas. Quem deseja fazer a preparação em casa pode adotar uma das receitas indicadas pelas especialistas. 3. Mudas x sementes Analise também o que é melhor no seu caso: comprar mudas ou sementes. A plantação da semente é mais demorada. É o mais indicado para vegetais como beterraba e cenoura. A opção das mudas é para quem tem mais pressa.

8 4. Quais espécies escolher? A escolha dos vegetais a serem plantados depende do que você quer ter à disposição. É importante também saber que tipos de hortaliças, frutas, ervas ou temperos são adequados ao espaço de que você dispõe. Se você tem um belo jardim disponível, invista em árvores frutíferas e em hortaliças como abobrinha, berinjela, brócolis e pimenta, por exemplo. Hoje em dia, no entanto, nem todo mundo tem espaço para cultivar e plantar em casa. Mesmo assim, é possível utilizar terraços, varandas e sacadas de apartamentos para plantar em vasos. A variedade de verduras, vegetais, ervas e temperos possíveis de cultivar em casa é muito grande!

9 Para chegar nas escolhas ideais para você, é preciso levar em conta o espaço disponível, suas preferências e os cuidados que cada espécie exige. Confira dicas de como cultivar algumas das principais espécies de plantas para fazer a sua horta caseira. 1. Hortelã: pode ser plantada por mudas ou sementes, conforme a espécie. Embora a planta seja resistente a mudanças de clima, o ideal é plantar durante a primavera ou outono, quando as temperaturas são mais amenas. É preciso manter o solo adubado e irrigado, além de controlar o crescimento de ervas daninhas. A colheita pode ser feita a qualquer momento, tanto pela haste quanto apenas de algumas folhas. Ao colher pela haste, corte-a acima do primeiro par de folhas. 2. Salsinha: as sementes podem ser plantadas em recipientes com profundidade de, pelo menos, 30 cm, para favorecer o desenvolvimento das raízes. Para agilizar a germinação, uma dica é deixar as sementes de molho em água por um dia antes de plantá-las. Pode ser plantada em qualquer época do ano, de preferência aproveitando dias em que não faça calor ou frio excessivo

10 Mantenha o solo sempre bem irrigado e planeje adubações frequentes. A colheita pode ser feita, em média, de dois a três meses após o plantio. As folhas devem ser colhidas inteiras. Cebolinha: Pode ser plantada em sementes ou mudas. Caso as sementes não sejam plantadas diretamente no local definitivo, o transplante pode ser realizado depois de 30 a 40 dias. Podem ser plantadas durante todo o ano, dando preferência às épocas de clima ameno. Precisa de solo irrigado e adubado, com abundância de nutrientes. A colheita pode ser feita de dois meses e meio a quatro meses após o plantio. Colha as folhas inteiras, retirando-as pela base e nunca pela metade.

11 Alecrim: Pode ser plantado por sementes ou mudas. No caso das mudas, o transplante para lugar definitivo deve ser feito apenas quando o ramo atingir entre 15 e 20 cm. Quando plantar: plantas jovens não devem ficar expostas a temperaturas muito baixas, então faça o plantio em épocas mais quentes, como primavera ou verão. Cuidados e quando colher: resistente a secas, as regas devem ser mais frequentes na planta jovem e podem ficar mais espaçadas na planta desenvolvida. A colheita pode ser feita a partir do terceiro mês após o plantio, sem retirar mais da metade dos ramos de uma só vez para não prejudicar o crescimento.

12 Manjericão: Pode ser plantado em sementes já nos lugares definitivos ou para ser transplantado com cerca de 10 a 15 cm. Mudas podem ser feitas a partir de ramos de plantas adultas; neste caso, o comprimento deve ser de em média 15 cm e o ramo deve ser mergulhado em água até que as raízes se formem. Quando plantar: o manjericão não tolera baixas temperaturas. O ideal é plantá-lo em épocas quentes, com temperaturas acima de 18º C. Cuidados e quando colher: as folhas podem ser colhidas após dois ou três meses do plantio. A irrigação deve ser constante, mantendo o solo sempre com umidade média. Alface: Pode ser plantada em sementes diretamente no local definitivo ou transplantada posteriormente nesse caso, o ideal é fazer a mudança quando a planta já tiver de quatro a seis folhas, com o solo bastante irrigado. Quando plantar: estações de clima ameno, como primavera e outono, são as mais indicadas para o plantio. Altas temperaturas podem impedir o desenvolvimento das sementes. Cuidados e quando colher: a melhor maneira de colher é cortando a planta pela base, deixando cerca de 2,5 cm de caule acima do solo para que as folhas possam voltar a brotar. A planta pode ser colhida entre 55 e 130 dias após o plantio.

13 Couve: Plantio em sementes ou mudas. Quanto maior o espaço disponível, maior será o desenvolvimento da planta. Caso opte por plantar em vasos, a recomendação é de que ele tenha pelo menos 25 cm de diâmetro. A couve pode ser plantada durante todo o ano, mas se adapta melhor a épocas de clima ameno ou frio. O solo deve ser mantido bem adubado e irrigado. Cortar a ponta do caule principal é uma medida que estimula o crescimento de brotos laterais. A colheita pode ser feita entre 10 e 16 semanas depois do plantio, deixando no pé algumas das folhas mais jovens para não barrar o desenvolvimento.

14 Brócolis: se dá bem em pequenos espaços, podendo ser plantado em sementes ou mudas já no local definitivo. Quando plantar: pode ser cultivado durante todo o ano, mas se desenvolve melhor em clima ameno. Cuidados e quando colher: essa é uma planta exigente em nutrientes, é preciso manter o solo rico em matéria orgânica com adubagens frequentes. A colheita pode ser feita entre 60 e 110 dias após o plantio, dependendo da espécie. Espinafre: o espinafre se adapta bem a pequenos espaços e pode ser plantado diretamente no local definitivo, em sementes. Quando plantar: se desenvolve melhor em clima ameno. Para regiões muito quentes, a melhor época para o plantio é durante o outono. Cuidados e quando colher: irrigação frequente é o principal cuidado com a planta, que é de trato simples. A colheita pode ser feita de 40 a 100 dias após o plantio. Se for colher apenas algumas folhas, retire sempre as mais externas. Caso vá colher a planta inteira, corte pela base deixando cerca de 2,5 cm de caule acima do solo para o rebrotamento.

15 Agrião:Como plantar: o agrião não exige muito espaço e pode ser plantado em sementes, no seu local definitivo. Quando plantar: outono ou primavera, quando o clima está mais ameno. Cuidados e quando colher: é bastante sensível a secas, por isso mantenha sempre o solo úmido. As folhas podem começar a ser colhidas entre 60 e 80 dias após o plantio. Repolho: Como plantar: o repolho é plantado em sementes no local definitivo ou transplantado com cerca de 10 cm de altura. Quanto maior o espaço disponível, maiores serão as cabeças produzidas. Quando plantar: pode ser plantado durante todo o ano, uma vez que há variedades que se desenvolvem melhor no verão ou no inverno. Cuidados e quando colher: deve ser irrigado com frequência e exige luz direta. A colheita pode ser feita quando as cabeças estiverem bem formadas e firmes, o que acontece de dois a quatro meses após o plantio.

16 Tomatinho cereja: é plantado em sementes. Caso opte por fazer o transplante, faça isso quando as plantas atingirem aproximadamente 10 cm de altura. Quando plantar: a melhor época para o plantio do tomatinho cereja é no início da primavera. Cuidados e quando colher: a colheita pode ser feita entre 60 e 70 dias após o plantio, quando os frutos estiverem maduros. Caso o peso dos frutos comece a envergar o caule, até uma estaca para sustentar a planta. Cenoura: plante a cenoura em solo profundo, leve e livre de pedras ou outros detritos. As sementes devem ser plantadas no local definitivo. Quando plantar: o plantio ideal é em épocas de clima ameno. Evite plantar em dias muito frios ou com temperaturas muito elevadas, acima de 30º C. Cuidados e quando colher: a colheita pode ser feita de dois a quatro meses após o plantio, conforme a espécie da cenoura. A irrigação deve ser frequente, sempre tomando cuidado para não encharcar o solo.

17 Beterraba: plante em solo leve e livre de detritos, em mudas ou sementes. Pode ser plantada em local definitivo ou transplantada, cuidadosamente, quando a planta atinge 5 cm de altura. Quando plantar: a beterraba não se desenvolve bem em altas temperaturas, mas consegue suportar o frio quando adultas. Prefira, então, plantar em épocas de clima ameno, como o início do outono. Cuidados e quando colher: não deixe as raízes ficarem expostas, para fora da terra. Dependendo da espécie de beterraba, a colheita pode ser feita de dois a seis meses após o plantio. Rabanete: plante as sementes de rabanete em solo leve e livre de detritos no local definitivo. Lembre-se de selecionar um recipiente com profundidade adequada ao tamanho das raízes da espécie semeada. Plantar especialmente em épocas de clima ameno, mas existem espécies resistentes a outras condições climáticas. Cuidados e quando colher: não deixe o solo secar completamente, faça regas frequentes. A colheita acontece após 25 a 80 dias do plantio, conforme a espécie.

18 Morango: pode ser plantado em vasos e outros recipientes facilmente por não possuir raízes profundas. É mais comum o plantio de mudas, mas também pode ser plantado em sementes. Quando plantar: prefira dias frescos e nublados para realizar o plantio, especialmente na época que compreende o fim do verão até o fim do outono. O morango desenvolve melhor os frutos quando as temperaturas não são muito elevadas. Cuidados e quando colher: para produzir mais frutos, corte os estolhos assim que eles surgirem. Colha quando os frutos estiverem maduros, o que ocorre de 60 a 80 dias após o plantio. Abóbora: plante as sementes em solo rico em matéria orgânica. Caso opte por não plantar diretamente no local definitivo, faça o transplante quando os ramos tiverem três folhas. Quando plantar: crescem melhor em climas quentes, portanto prefira plantar quando o inverno já tiver acabado, especialmente no início da primavera. Cuidados e quando colher: mantenha o solo úmido, com irrigações frequentes. A colheita acontece cerca de quatro meses após o plantio.

19 Abobrinha: plante as sementes de abobrinha no local definitivo ou transplante quando o pé tiver pelo menos três folhas. A abobrinha pode ser plantada em vasos, mas se desenvolve melhor em canteiros. Quando plantar: em épocas quentes, que são mais adequadas para o crescimento da planta. Não plante em temperaturas menores que 15º C. Cuidados e quando colher: os frutos devem ser colhidos quando bem desenvolvidos, mas sem estarem completamente maduros. Após o plantio, o tempo é de 45 a 80 dias até a colheita.

20 Pepino: o ideal é que as sementes sejam plantadas no local definitivo. Caso o plantio seja feito em vasos ou outros recipientes, indica-se que eles tenham pelo menos 30 cm de diâmetro e profundidade. Quando plantar: o pepino se desenvolve melhor em altas temperaturas, então prefira realizar o plantio após o final do inverno. Cuidados e quando colher: mantenha a planta longe do vento. Os frutos devem ser colhidos quando bem desenvolvidos, mas antes do amadurecimento completo, o que acontece de 30 a 70 dias após o plantio. Batata: separe uma batata saudável e deixe em local iluminado até que nasçam os brotos; a batata pode ser plantada no solo quando os brotos atingirem cerca de 2 cm. Caso plante em sementes em uma sementeira, transplante para o local definitivo quando a planta tiver pelo menos quatro folhas. Quando plantar: cresce melhor em clima ameno e não desenvolve tubérculos em temperaturas muito altas. Plante no início da primavera ou, em regiões muito quentes, no início do outono. Cuidados e quando colher: não regue nas duas semanas que antecederem a colheita. Colha quando as plantas estiverem amareladas, o que acontece de 14 a 16 semanas após o

21 Fruta direto do pé Apanhar a fruta do pé e comer imediatamente tem outro sabor: para muitos, o gosto da infância! Se você quiser, pode plantar em casa uma árvore frutífera, mesmo em pequenos espaços. Alguns dos tipos mais indicados são aqueles que têm porte pequeno e crescimento lento, como pitanga, jabuticaba, limão e romã. Se você mora em apartamento, pode plantar a sua árvore frutífera em um vaso. Preste atenção ao tamanho do recipiente: deve ter pelo menos dez centímetros a mais de diâmetro que o torrão da muda. O vaso deve ter um furo no fundo, para o escoamento da água. As frutas precisam de umidade, mas ela não pode ser excessiva. Você deve regar a sua árvore frutífera até quatro vezes por semana no verão e duas vezes por semana no inverno. Confira algumas espécies indicadas para plantar em casa e em vasos:

22 Jabuticabeira: A árvore pode chegar aos dois metros de altura. Precisa de um solo profundo, sendo ideal para o jardim. Porém, pode ser plantada em um vaso profundo, de preferência com 50 centímetros de altura por 50 centímetros de largura. Frutifica entre setembro e dezembro. Não precisa de sol direto e é sensível ao frio. Por isso, se adapta bem a ambientes cobertos.

23 Como e quando regar? Para que sua horta seja sadia e se desenvolva bem você deverá ter disposição e disciplina para regá-la. Isso deverá ser feito em horários em horários em que o sol não esteja muito forte pois a evaporação devido ao calor vai prejudicar a alimentação das plantas. Também é preciso verificar qual é a quantidade ideal para cada espécie: o excesso de água aumenta a possibilidade da proliferação de doenças. Para evitar que fiquem encharcadas, cuide para que os vasos tenham furos para auxiliar no escoamento da água.

24 Manutenção e adubação Para manutenção, retire folhas secas e amareladas das ervas e revolva a terra a cada três meses, com cuidado para não danificar as raízes durante a operação. A horta em vasos dura de seis meses a um ano. Passado esse período, troque a planta por outra. É recomendado adubar a sua horta pelo menos duas vezes por ano. Os adubos orgânicos como húmus de minhoca ou torta de mamona (ricos em nitrogênio) são mais indicados que os químicos, porque você vai utilizar os temperos que plantar em casa na sua alimentação. Monitore com frequência possíveis ataques de pragas. Se ocorrer, opte por inseticidas naturais, como calda de fumo ou de sabão, já que as ervas irão direto para o seu prato! Colheita O tempo para colher um vegetal varia muito de acordo com a espécie de planta e pode ser influenciado pela época do ano, pela qualidade do solo, nutrientes, irrigação, eventuais pragas ou doenças e demais cuidados no cultivo. É comum que os pacotes de sementes venham com a previsão de colheita indicada na embalagem, mas este não deve ser um fator limitante em uma horta caseira.

25 Controle de pragas Até mesmo as pequenas hortas caseiras estão sujeitas a pragas. Felizmente, como as proporções são menores, também torna-se mais fácil controlar o problema e manter as plantas saudáveis sem grandes transtornos. As pragas em hortas caseiras podem ser combatidas de maneira simples, manualmente ou utilizando sabão neutro, detergente de louça e/ou extratos de pimenta ou alho. Não utilize nenhum produto inseticida industrial do tipo spray sobre as plantas, pois pode resultar em intoxicação. Evitar o uso de venenos industrializados e agrotóxicos é uma regra de ouro: esse tipo de produto pode prejudicar tanto a saúde das plantas quanto a sua. Além disso, vale prestar atenção na dica da remoção manual de folhas contaminadas e bichos, que é um método simples, não agressivo e eficiente. Para ajudar no combate às pragas, confira 5 receitas de inseticidas naturais que podem ser usados em hortas caseiras:

26 Inseticida de alho 1 cabeça de alho; cravo da índia; 2 copos de água. Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura homogênea e deixe-a descansar por um dia. Depois, adicione à mistura três litros de água e mexa bem. O inseticida pode ser borrifado nas folhas das plantas. Inseticida de óleo vegetal 5 ml de óleo de algodão ou soja; 0,5 ml de detergente neutro; água. Em um recipiente com capacidade de 1L misture o óleo vegetal, o detergente e complete com água. Borrife a mistura nas folhas, brotos e frutos. Prefira fazer a aplicação ao final da tarde, quando a temperatura estiver mais amena.

27 Inseticida de coentro 200g de folhas de coentro; 1L de água. Bata os ingredientes no liquidificador e borrife o líquido nas folhas das plantas. Inseticida de pimenta 6 a 10 pimentas; água. Bata as pimentas no liquidificador com dois copos d água por dois minutos. Deixe o composto descansar por uma noite e, no dia seguinte, filtre-o e misture com mais um copo d água. O líquido pode ser borrifado nas folhas.

28 Horta é saúde! Montar um prato colorido é uma arma poderosa para quem busca uma alimentação saudável: as substâncias que dão cores às plantas podem ser também substâncias essenciais à saúde do nosso organismo. Pensar nisso pode dar uma boa ideia de que hortaliças selecionar para a sua horta. Verde: colabora para a saúde da pele, ossos, visão, sistema imunológico e nervoso, além de auxiliar na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Exemplos: couve, alface, brócolis, espinafre, pimentão, agrião. Amarelo e laranja: ajuda a manter saudável a pele, a visão, o sistema sexual e imunológico, combatendo ainda doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Exemplos: cenoura, pimentão, abóbora.

29 Vermelho: combate o colesterol e doenças cardiovasculares, atua na prevenção de câncer de próstata, mama e estômago, colabora para a saúde da pele, dos vasos sanguíneos e da gengiva, fortalece o sistema imunológico e ajuda na formação de colágeno. Exemplos: morango, tomate, pimenta, melancia. Branco: anti-inflamatório, combate a alergias, fortalecimento do sistema imunológico e circulação. Exemplos: cebola, aipo, couve-flor, alho. Roxo: auxilia na prevenção de câncer e doenças cardíacas, além de serem ótimas para a memória e para o sistema digestivo. Exemplos: beterraba, repolho roxo, berinjela, alcachofra. Escolha o que você vai plantar e coloque as mãos na massa, ou melhor: na terra! A falta de espaço não é motivo para você não ter a sua horta doméstica e plantar em casa. Essa é uma boa maneira de economizar recursos na compra de alimentos e, ao mesmo tempo, de consumir frutas, verduras, legumes e temperos mais saudáveis, livres de agrotóxicos.

30

APRENDA A FAZER SUA HORTA EM CASA.

APRENDA A FAZER SUA HORTA EM CASA. APRENDA A FAZER SUA HORTA EM CASA. Seja em vasos ou em espaços adaptados, seguindo essas dicas práticas para plantar, cuidar e semear suas hortaliças, você terá sempre à mão alimentos mais saudáveis e

Leia mais

Horta em apartamento.

Horta em apartamento. Quer cultivar uma horta de temperos em casa? Preparamos um guia com tudo o que você precisa para fazer a sua. Se você acha impossível montar uma horta em seu lar, saiba que qualquer cantinho do imóvel

Leia mais

Saiba como cuidar da sua plantinha!

Saiba como cuidar da sua plantinha! Saiba como cuidar da sua plantinha! Salsinha Pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial com alta luminosidade. Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Leia mais

O livro. da minha horta

O livro. da minha horta O livro da minha horta A VLI é uma empresa de logística que atua nas áreas de ferrovias, portos e terminais. Com o seu sistema integrado, realiza o transporte das riquezas do Brasil como o de produtos

Leia mais

SIMONETTO PORTO ALEGRE. Como fazer uma horta de temperos em casa: passo a passo

SIMONETTO PORTO ALEGRE. Como fazer uma horta de temperos em casa: passo a passo SIMONETTO PORTO ALEGRE Como fazer uma horta de temperos em casa: passo a passo Milimetricamente você! Os projetos apresentados foram elaborados milimetricamente visando atender às necessidades e destacar

Leia mais

Aula 3 Produzindo o alimento. Conteúdo: Cuidados no cultivo de alimentos, hortas caseiras/ urbanas.

Aula 3 Produzindo o alimento. Conteúdo: Cuidados no cultivo de alimentos, hortas caseiras/ urbanas. Aula 3 Produzindo o alimento Tema: Cultivo de hortas em espaço urbano. Público: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Tempo: 1h30min. Conteúdo: Cuidados no cultivo de alimentos, hortas caseiras/ urbanas.

Leia mais

Horta em pequenos espaços. com Leticia Momesso

Horta em pequenos espaços. com Leticia Momesso Horta em pequenos espaços com Leticia Momesso Horta em pequenos espaços 2 Minhocário O húmus está para a planta assim como o leite materno está para o recém-nascido. Aristóteles referia-se às minhocas

Leia mais

HORTAS CASEIRAS DICAS & CUIDADOS

HORTAS CASEIRAS DICAS & CUIDADOS HORTAS CASEIRAS DICAS & CUIDADOS SUMÁRIO 01. O que plantar? 02. Dicas para Hortas 03. Hortas de Temperos 04. Hortas de Verduras e Legumes 05.Caprichando no solo 06. Tem como descomplicar? 07. Conheça o

Leia mais

1 xícara (chá) de farinha de

1 xícara (chá) de farinha de Ingredientes Muffin de Espinafre ½ xícara (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral 4 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal ½ xícara (chá) de leite 1 xícara (chá)

Leia mais

Foto: Salada de Espinafre Popeye com Frango Grelhado e Manga.

Foto: Salada de Espinafre Popeye com Frango Grelhado e Manga. Foto: Salada de Espinafre Popeye com Frango Grelhado e Manga. 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Plantio e Consumo de Sementes As informações abaixo são indicativos gerais

Leia mais

12 Receitas Para Te Ajudar A Perder 18 Kg Em Dois Meses. Índice Do E-Book. Salada simples

12 Receitas Para Te Ajudar A Perder 18 Kg Em Dois Meses. Índice Do E-Book. Salada simples Índice Do E-Book Salada simples Salada com frutas Sopa detox de legumes Sopa de frango Suco de couve Suco de berinjela Suco verde de couve, limão e pepino Suco de couve, beterraba e gengibre Suco detox

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUÍNA MT SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE SAMMA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUÍNA MT SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE SAMMA Palestra: Como fazer uma horta Ildamir Teixeira de Faria/Diretor de Meio Ambiente SAMMA; Roselaine Mezz/Estudante de agropecuária IFMT/Estagiaria SAMMA; PREFEITURA MUNICIPAL DE JUÍNA MT SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

RECEITAS DETOX MÓDULO 4

RECEITAS DETOX MÓDULO 4 RECEITAS DETOX MÓDULO 4 RECEITA 52 SHAKE DETOX -1 talo de aipo cortado em pedaços -1 maçã, vermelha ou verde, cortada -1 cenoura -1/2 xícara de água de coco ou água -3/4 de xícara de chá de camomila à

Leia mais

Super Detox. 5 receitas detox para você emagrecer com saúde!

Super Detox. 5 receitas detox para você emagrecer com saúde! Super Detox 5 receitas detox para você emagrecer com saúde! Super Detox 5 receitas detox para você emagrecer com saúde! Índice Introdução... Dicas... Suco detox de couve... Suco detox de limão com maçã

Leia mais

Receita de Pimentão Vermelho Agridoce Passo a Passo

Receita de Pimentão Vermelho Agridoce Passo a Passo Receita de Pimentão Vermelho Agridoce Passo a Passo A receita de hoje é bem leve e ótima para quem quer variar os alimentos saudáveis, ou mesmo adiciona-los como acompanhamento para pratos um pouco mais

Leia mais

CALDOS E SOPAS. para aquecer o seu INVERNO

CALDOS E SOPAS. para aquecer o seu INVERNO CALDOS E SOPAS para aquecer o seu INVERNO Olá, meu nome é Gisele de Faria, sou nutricionista funcional e completamente apaixonada por tudo relacionado à nutrição! O meu propósito de vida é ajudar as pessoas

Leia mais

SUCO DETOX E M A G R E C E N D O S A Ú D A V E L

SUCO DETOX E M A G R E C E N D O S A Ú D A V E L SUCO DETOX E M A G R E C E N D O S A Ú D A V E L Sumário 07 S U C O D E T O X V E R D E D E F I N I T I V O 08 S U C O D E T O X M A Ç A E C E N O U R A T R O P I C A L 09 S U C O D E T O X C O M C O U

Leia mais

Receitas Especiais Para Queimar Gordura.

Receitas Especiais Para Queimar Gordura. Receitas Especiais Para Queimar Gordura. Benefícios dos Sucos Detox Suco Detox de Couve e Limão Suco de banana e mamão Suco de Melancia e Aipo Suco de Couve e Cenoura Suco Desintoxicante Suco Anti Toxinas

Leia mais

SUMOS DETOX

SUMOS DETOX WWW.RECEITASDECOZINHA.NET SUMOS DETOX Atenção: Os Sumos Detox não substituem as refeições diárias indicadas pela Organização Mundial de Saúde. Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou nutricionista.

Leia mais

GUIA COMPLETO: COMO TER UM JARDIM EM CASA

GUIA COMPLETO: COMO TER UM JARDIM EM CASA GUIA COMPLETO: COMO TER UM JARDIM EM CASA Introdução 3 Planeje o jardim 5 Coloque a mão na massa 11 Não se esqueça de cuidar 18 Conclusão 22 Sobre a Só Projetos 24 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O sonho de ter

Leia mais

Receita de Macarrão Queijos e Abobrinha

Receita de Macarrão Queijos e Abobrinha Receita de Macarrão Queijos e Abobrinha aos 4 A receita de hoje foi uma tortura, pois fizemos toda a edição das fotos e texto no meio da madrugada e com uma fome danada e confie em mim, depois de provar

Leia mais

Passo-a-passo Sementeira - Bandeja de Isopor

Passo-a-passo Sementeira - Bandeja de Isopor 44 Passo-a-passo Sementeira - Bandeja de Isopor Materiais necessários: Nesta etapa é necessário utilizar materiais de excelente qualidade, é o início de todo processo. Material necessário:.01 bandeja de

Leia mais

3 sopas da nutri. Rápida, proteica e nutritiva

3 sopas da nutri. Rápida, proteica e nutritiva 3 sopas da nutri Rápida, proteica e nutritiva Oi, pessoal! As sopas e caldos são consumidos desde a antiguidade e têm como principal característica a apresentação pastosa ou líquida. Geralmente, são consumidas

Leia mais

E-BOOK PDF ISBN Preço 9,50

E-BOOK PDF ISBN Preço 9,50 E-BOOK PDF ISBN 978-88-98268-56-6 Preço 9,50 Cultivar uma horta 007205 Bruno Del Medico Ilustrações de Elisabetta Del Medico. Como cultivar uma horta excepcional Pequenos truques e segredos antigos 3 Copyright

Leia mais

Quantas Cores? Atividade 1: Rastreador de cores

Quantas Cores? Atividade 1: Rastreador de cores Quantas Cores? Quantas cores você pode comer hoje? Alimentos saudáveis são constituídos por vitaminas e nutrientes que produzem frutas e legumes em cores vibrantes. Ao comer uma variedade de alimentos

Leia mais

Receita de Frozen de Morango Com apenas 2 ingredientes!

Receita de Frozen de Morango Com apenas 2 ingredientes! Receita de Frozen de Morango Com apenas 2 ingredientes! A receita de hoje é perfeita para quem não tem muita intimidade com a cozinha, ou está na busca de uma sobremesa rápida, gostosa e com poucos ingredientes.

Leia mais

2 ovos inteiros; 5 tomates cereja; 1 talo de alho poró; Manjericão a gosto; 1 pitada de sal; Cúrcuma e pimenta do reino a gosto; 1 fio de azeite;

2 ovos inteiros; 5 tomates cereja; 1 talo de alho poró; Manjericão a gosto; 1 pitada de sal; Cúrcuma e pimenta do reino a gosto; 1 fio de azeite; anniebello.com.br 2 ovos inteiros; 5 tomates cereja; 1 talo de alho poró; Manjericão a gosto; Cúrcuma e pimenta do reino a gosto; 1 fio de azeite; Corte os tomates em 4 pedaços. Corte o alho poró em rodelas.

Leia mais

A Produção em Modo Biológico

A Produção em Modo Biológico A Produção em Modo Biológico HORTICULTURA QUINTA DO PAÇO ANTÓNIO JORGE SÁ 23 Abril 2008 Antes de instalar a horta Análise do solo; Melhoramento do solo e correcções; Trabalhos de preparação; Sistema de

Leia mais

10 Sucos Para Viver Melhor E Aproveitar Os Alimentos

10 Sucos Para Viver Melhor E Aproveitar Os Alimentos 10 Sucos Para Viver Melhor E Aproveitar Os Alimentos Frutas em geral Benefícios Saiba como preparar bebidas com frutas, hortaliças e até grãos para manter a saúde em dia Suco bom é suco da fruta... E das

Leia mais

HORTA ORGÂNICA COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

HORTA ORGÂNICA COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS PROJETO NOSSA HORTA: HORTA ORGÂNICA COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS Autora: Rita Eci da Silva Bióloga, Educadora Ambiental Contato: ritaeci83@hotmail.com

Leia mais

sopas light VilaMulher

sopas light VilaMulher Muitas vezes inventamos receitas novas e deliciosas usando apenas alguns ingredientes e muita imaginação. Com as sopas light não é diferente. O VilaMulher selecionou as melhores receitas para você levar

Leia mais

Propagação. Mudas PRONTAS ou Sementes?

Propagação. Mudas PRONTAS ou Sementes? MANUAL DE TEMPEROS ( ÍNDICE ) INTRODUÇÃO 3 PROPAGAÇÃO 4 PROTEÇÃO DA HORTA 6 CLIMA 6 SOLO 7 IRRIGAÇÃO 8 CAPINA E ESCARIFICAÇÃO DA TERRA 9 MEDIDAS GERAIS NO MANEJO DE PRAGAS E DOENÇAS 10 REMOÇÃO DAS FLORES

Leia mais

Manual Groasis Waterboxx para legumes

Manual Groasis Waterboxx para legumes Manual Groasis Waterboxx para legumes 1. Use uma estufa de acordo com o desenho como se mostra na figura abaixo, com a possibilidade de ventilar os lados e com uma tela/sombra dupla de cor branca no topo

Leia mais

ÍNDICE 1. VANTAGENS MONTAGEM VARIAÇÕES ORIENTAÇÕES O QUE PLANTAR? ANEXOS

ÍNDICE 1. VANTAGENS MONTAGEM VARIAÇÕES ORIENTAÇÕES O QUE PLANTAR? ANEXOS HORTA VERTICAL ÍNDICE 1. VANTAGENS... 4 2. MONTAGEM... 5 3. VARIAÇÕES... 12 4. ORIENTAÇÕES... 14 5. O QUE PLANTAR?... 15 ANEXOS 3 1. VANTAGENS A Horta Vertical é ideal para ambientes de pequenas dimensões.

Leia mais

Cronograma de Manutenção Mensal

Cronograma de Manutenção Mensal Cronograma de Manutenção Mensal Meses Janeiro Quem em Janeiro lavrar, tem sete pães para o jantar. Fevereiro Em Fevereiro, chuva; em Agosto, uva. Março Páscoa em Março, ou fome ou mortaço. Abril É próprio

Leia mais

Escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas

Escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas Escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias Projeto Escolar: Hortas Biológicas Professores: Ana Luísa Costa Juliano Silva Mónica Abreu Rui Vieira Ano Letivo:2015/2016 ÍNDICE Página Introdução...

Leia mais

11/03/2013 DADOS DA DISCIPLINA. Benefícios do consumo regular de f&h. ImportâncIa das f&h DEFINIÇÃO - FRUTAS ALGUNS PROBLEMAS. Carga horária: 80h

11/03/2013 DADOS DA DISCIPLINA. Benefícios do consumo regular de f&h. ImportâncIa das f&h DEFINIÇÃO - FRUTAS ALGUNS PROBLEMAS. Carga horária: 80h INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA RS DADOS DA DISCIPLINA Curso: Técnico em AgroindúsTriA Disciplina: Tecnologia de FruTas e HorTaliças Tema: INTRODUÇÃO AO

Leia mais

Domesticação E Cultivo. Plantas Medicinais e Fitoterapia

Domesticação E Cultivo. Plantas Medicinais e Fitoterapia Domesticação E Cultivo Plantas Medicinais e Fitoterapia A domesticação de espécies silvestres é um compromisso com a preservação da biodiversidade regional, com a saúde do ser humano e com a estabilidade

Leia mais

AGRICULTURA BIOLÓGICA

AGRICULTURA BIOLÓGICA 1 AGRICULTURA BIOLÓGICA A agricultura dos nossos dias é uma enorme fonte de poluição da água, do solo e do ar por causa de práticas inadequadas, como o uso desordenado e exagerado de produtos químicos

Leia mais

ERVAS MEDICINAIS E TEMPEROS

ERVAS MEDICINAIS E TEMPEROS ERVAS MEDICINAIS E TEMPEROS 2º encontro do Projeto VC MUDA Parque Guarapiranga São Paulo SP Março/2016 Os temas do nosso segundo encontro são as ervas medicinais e os temperos. MANJERICÃO É muito gostoso

Leia mais

Você gostaria de assistir a aulas e palestras sobre...

Você gostaria de assistir a aulas e palestras sobre... Você gostaria de assistir a aulas e palestras sobre...... vitamina B12, sono, laticínios, soja, obesidade infantil, hábitos pra emagrecer, água, jejum, leites vegetais...... e mais de 100 outros temas

Leia mais

RESPOSTA TÉCNICA. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP

RESPOSTA TÉCNICA. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP RESPOSTA TÉCNICA Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP CASA DO PRODUTOR RURAL ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ESALQ/USP Av. Pádua Dias 11. Caixa Postal 9 CEP: 13400-970.

Leia mais

COMO PRODUZIR MUDA DE CHACRONA A PARTIR DE FOLHAS. Guia Visual De Cultivo

COMO PRODUZIR MUDA DE CHACRONA A PARTIR DE FOLHAS. Guia Visual De Cultivo COMO PRODUZIR MUDA DE CHACRONA A PARTIR DE FOLHAS Guia Visual De Cultivo Selecionar folha íntegra, saudável e madura. Retirar a folha da planta cortando com uma tesoura. Pode remover a folha inteira, ou

Leia mais

MANUAL DO MODELO VEGETAL MICRO-TOM

MANUAL DO MODELO VEGETAL MICRO-TOM MANUAL DO MODELO VEGETAL MICRO-TOM CAPITULO 2: PLANTIO, IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NAS CANALETAS/VASOS E CULTIVO NO CANTEIRO Lílian E. Pino-Nunes, Marcelo Lattarulo & Lázaro E. P. Peres 1. PREPARO DO SUBSTRATO

Leia mais

Cascas, talos e folhas podem se tornar saborosos pratos e sobremesas

Cascas, talos e folhas podem se tornar saborosos pratos e sobremesas Cascas, talos e folhas podem se tornar saborosos pratos e sobremesas Todos os dias, toneladas de alimentos são desperdiçados ao redor do mundo. Ao cozinharmos, acabamos deixando jogando fora parte dos

Leia mais

ENTRE TODAS AS NOSSAS CONQUISTAS, A SAÚDE VEM EM 1º LUGAR. 5 DICAS PARA CONQUISTAR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL.

ENTRE TODAS AS NOSSAS CONQUISTAS, A SAÚDE VEM EM 1º LUGAR. 5 DICAS PARA CONQUISTAR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL. ENTRE TODAS AS NOSSAS CONQUISTAS, A SAÚDE VEM EM 1º LUGAR. O histórico de luta entre nós, mulheres, por igualdade e condições justas no mercado de trabalho e no dia a dia em geral provam que unidas somos

Leia mais

Implantação e Manutenção de Canteiros. Professora Juliana

Implantação e Manutenção de Canteiros. Professora Juliana Implantação e Manutenção de Canteiros Professora Juliana Implantação de Canteiros Como começar? Estudo preliminar: Levantamento de todos os dados técnicos do ambiente: Construções, acessos, iluminação,

Leia mais

RECEITAS DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS. (Curso de Nutrição do CEUNSP- ITU)

RECEITAS DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS. (Curso de Nutrição do CEUNSP- ITU) RECEITAS DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS (Curso de Nutrição do CEUNSP- ITU) Torteira de legumes Ingredientes 5 batatas inglesa picadas com casca 2 batatas doce picada com casca 1 berinjela com

Leia mais

Livro de receitas 2o ano A

Livro de receitas 2o ano A Livro de receitas 2o ano A Salada de tofu com molho de gengibre Ingredientes: 20 gramas de gengibre ralado 20 gramas de cebolinha picada 50 m del molho de soja Modo de preparo: misture o gengibre ralado

Leia mais

Receita de Macarrão Queijos e Abobrinha

Receita de Macarrão Queijos e Abobrinha Receita de Macarrão Queijos e Abobrinha aos 4 A receita de hoje foi uma tortura, pois fizemos toda a edição das fotos e texto no meio da madrugada e com uma fome danada e confie em mim, depois de provar

Leia mais

Macarrão com linguiça, couve e grão de bico

Macarrão com linguiça, couve e grão de bico Macarrão com linguiça, couve e grão de bico Quer sair do óbvio e fazer um macarrão diferente? Confira a receita de macarrão com linguiça, couve e grão de bico. A receita de hoje é uma delícia e perfeita

Leia mais

COMO FAZER UMA HORTA ORGÂNICA EM CASA. Dicas Simples e Descomplicadas

COMO FAZER UMA HORTA ORGÂNICA EM CASA. Dicas Simples e Descomplicadas COMO FAZER UMA HORTA ORGÂNICA EM CASA Dicas Simples e Descomplicadas GUIA DE CONTEÚDOS Introdução Cultivo de mini-hortas em espaços reduzidos Cultivo de hortas em espaços médios ou grandes Dicas de combate

Leia mais

de charme Tempero hortas ambiente

de charme Tempero hortas ambiente ambiente hortas Tempero de charme Horta é sinônimo de saúde e pode ser também destaque na decoração, compondo floreiras, em prateleiras coloridas, em quadros ou vasinhos especiais. Invista nessa ideia!

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL SESC PANTANAL Nº 17/0013 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES

PREGÃO PRESENCIAL SESC PANTANAL Nº 17/0013 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES PREGÃO PRESENCIAL SESC PANTANAL Nº 17/0013 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES Conforme descrito em Instrumento Convocatório, o preço de cada item estará atrelado à cotação de mercado, divulgado na tabela constante

Leia mais

Manual Prático Hortas Escolares

Manual Prático Hortas Escolares Manual Prático Hortas Escolares Goiânia 2015 ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS GERÊNCIA DE MERENDA ESCOLAR NÚCLEO DE

Leia mais

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1 SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1 ADOTE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS Ao montar o seu prato, comece pela salada ou caso você utilize um único prato: divida o seu prato ao meio metade dele deve

Leia mais

Receitas de Culinária Saudável

Receitas de Culinária Saudável Receitas de Culinária Saudável Sandra Ribeiro I Nutricionista 12/06/17 Beringela no forno com tomate 2 beringelas Tomate Queijo mozarela Tomilho Sal, pimenta Azeite Unte uma frigideira com azeite e coloque

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA AGRONÔMICA. UniSalesiano. INTRODUÇÃO À OLERICULTURA Implantação da horta e Tratos culturais.

CURSO: ENGENHARIA AGRONÔMICA. UniSalesiano. INTRODUÇÃO À OLERICULTURA Implantação da horta e Tratos culturais. CURSO: ENGENHARIA AGRONÔMICA UniSalesiano INTRODUÇÃO À OLERICULTURA Implantação da horta e Tratos culturais. Prof. Harumi Hamamura UniSalesiano Olericultura Geral Conteúdo Programático Importância e Classificação

Leia mais

Cultura da Alface. EEEP PROFESSOR SEBASTIÃO VASCONCELOS SOBRINHO Compromisso com o Sucesso de Nossos Jovens

Cultura da Alface. EEEP PROFESSOR SEBASTIÃO VASCONCELOS SOBRINHO Compromisso com o Sucesso de Nossos Jovens EEEP PROFESSOR SEBASTIÃO VASCONCELOS SOBRINHO Compromisso com o Sucesso de Nossos Jovens Cultura da Alface Professor: Aparecido Porto Disciplina: Olericultura Equipe: Antônio Francyel 05 Marcelo Araújo

Leia mais

AULA PRÁTICA: PESOS E MEDIDAS

AULA PRÁTICA: PESOS E MEDIDAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO HNT 206 TÉCNICA DIETÉTICA I AULA PRÁTICA: PESOS E MEDIDAS Grupo 1- Tabule 300g de trigo para kibe 1 cebola 1 tomate 1 pimentão

Leia mais

10 Receitas Detox Para Emagrecer. Clique No Botão Abaixo e Acesse Um Plano De Emagrecimento Totalmente Funcional E Saudável!

10 Receitas Detox Para Emagrecer. Clique No Botão Abaixo e Acesse Um Plano De Emagrecimento Totalmente Funcional E Saudável! APRESENTAÇÃO Este Guia Foi Desenvolvido Para Auxiliar Você a Ter Uma Vida Mais Saudável! Com Receitas DETOX Simples E Comprovadamente Funcionais Que Qualquer Pessoa Consegue Fazer Em Casa. Clique No Botão

Leia mais

Projeto de Educação Ambiental do Condomínio Vivendas Lago Azul. Horta em casa ou apartamento

Projeto de Educação Ambiental do Condomínio Vivendas Lago Azul. Horta em casa ou apartamento Projeto de Educação Ambiental do Condomínio Vivendas Lago Azul Horta em casa ou apartamento O objetivo principal deste Projeto é incentivar mais áreas verdes nos ambientes e resgatar em todos, em especial,

Leia mais

Emagreça em 72 horas

Emagreça em 72 horas Emagreça em 72 horas Sobre o livro Ei,você que está se sentindo mal com o seu próprio corpo eu estou aqui para te ajudar,o mais importante é você se sentir bem consigo mesmo com isso você vive melhor sorri

Leia mais

Horta na Luva. Preparo. Vocabulário. Horta na Luva. Como as sementes se transformam em plantas?

Horta na Luva. Preparo. Vocabulário. Horta na Luva. Como as sementes se transformam em plantas? Como as sementes se transformam em plantas? Plantas são uma parte importante do nosso planeta. Elas fornecem alimentos, fibras, abrigo e oxigênio aos seres humanos e animais. Com, você poderá observar

Leia mais

*Médio porte: volume da folhagem com aproximadamente 30 x 30 cm (diâmetro x altura/comprimento)

*Médio porte: volume da folhagem com aproximadamente 30 x 30 cm (diâmetro x altura/comprimento) 4 - Plantas PLANTAS A seleção das plantas e o seu manuseio são os passos mais importantes na instalação de um jardim vertical. Por isso seguem algumas orientações sobre como proceder nestas tarefas tão

Leia mais

Chimichurri Criollo. Ingredientes:

Chimichurri Criollo. Ingredientes: Receita do Original Chimichurri Criollo Sempre que se fala em comida argentina se lembra do famoso Chimichurri. Há diversas variações da receita e, para ser sincero, uma má interpretação dela ao redor

Leia mais

PREGÃO. Endereço : AVENIDA AYRTON SENNA, JACAREPAGUA. Simone Fernandes Guimarães GLP/SCEM/CAD

PREGÃO. Endereço : AVENIDA AYRTON SENNA, JACAREPAGUA. Simone Fernandes Guimarães GLP/SCEM/CAD 1 1 14/00781 ABACATE COMUM 2 RCMS ABACAXI MÉDIO KG 10.000 3 RCMS ABÓBORA BAHIA OU PESCOÇO KG 20.000 4 RCMS ABOBRINHA VERDE EXTRA 5 RCMS ABOBRINHA ITALIANA 0 6 RCMS ACELGA 7 RCMS AGRIÃO 8 RCMS AIPIM SANTA

Leia mais

Gerência de Compra GERÊNCIA DN. Endereço : AVENIDA AYRTON SENNA, JACAREPAGUA Tel. : Fax : FORNECEDOR

Gerência de Compra GERÊNCIA DN. Endereço : AVENIDA AYRTON SENNA, JACAREPAGUA Tel. : Fax : FORNECEDOR 1 1 12/03514 ABACATE COMUM KG 1.100 2 ABACAXI MÉDIO.000 3 ABÓBORA BAHIA OU PESCOÇO KG 18.500 4 ABOBRINHA VERDE EXTRA KG 17.400 5 ABOBRINHA ITALIANA KG 1.000 6 ACELGA KG 3.000 7 AGRIÃO KG 10.000 8 AIPIM

Leia mais

Prof. Fernando Luiz Finger

Prof. Fernando Luiz Finger Prof. Fernando Luiz Finger E-mail: ffinger@ufv.br APARÊNCIA VISUAL 1.Tamanho - Dimensão - Massa fresca total - Volume 2. Forma - Razão entre as dimensões 3. Cor - Uniformidade - Intensidade 4. Presença

Leia mais

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS Para saber tudo o que é preciso fazer e mais as receitas da dieta estão! CLIQUE AQUI! SEGUNDA FEIRA Café da manhã 7:30min 1/2 mamão papaia médio 1 colher

Leia mais

Rico em vitaminas e minerais o limão pode ajudar seu organismo Sex, 13 de Março de :54 -

Rico em vitaminas e minerais o limão pode ajudar seu organismo Sex, 13 de Março de :54 - Seja em sucos ou temperos, o limão é um fruto muito presente na mesa dos brasileiros. Barato, nutritivo e com baixíssimo valor calórico, há tempos o fruto tem boa fama: é rico em vitaminas e minerais,

Leia mais

Chimichurri Criollo. Ingredientes:

Chimichurri Criollo. Ingredientes: Receita do Original Chimichurri Criollo Sempre que se fala em comida argentina se lembra do famoso Chimichurri. Há diversas variações da receita e, para ser sincero, uma má interpretação dela ao redor

Leia mais

Como usar temperos na cozinha: ervas e especiarias

Como usar temperos na cozinha: ervas e especiarias Como usar temperos na cozinha: ervas e especiarias Os Temperos A cebola, o alho e o sal formam o trio de ferro da cozinha, sendo utilizados para temperar quase tudo o que fazemos no dia a dia da cozinha.

Leia mais

EMAGREÇA DE 3KG Á 5KG EM 7 DIAS PASSO A PASSO

EMAGREÇA DE 3KG Á 5KG EM 7 DIAS PASSO A PASSO 10 RECEITAS DE SUCO DETOX PARA PERDER BARRIGA EMAGREÇA DE 3KG Á 5KG EM 7 DIAS PASSO A PASSO CONSIDERADA UMA DAS MANEIRAS MAIS SAUDÁVEIS E NATURAIS DE ELIMINAR TOXINAS ACUMULADAS NO ORGANISMO E, COMO CONSEQUÊNCIA,

Leia mais

Índice. The Perfect Soup 2

Índice. The Perfect Soup 2 The Perfect Soup 1 Índice Sopa de Legumes Sopa Creme de Aspargos Sopa de Milho Sopa de Aipo Sopa de Lentilha Verde Sopa de Espinafre Sopa de Legumes Sopa de Brócolis e Nozes Sopa de Cenoura e Laranja Sopa

Leia mais

Airgenic para armazenagem de frutas, legumes e verduras

Airgenic para armazenagem de frutas, legumes e verduras Airgenic para armazenagem de frutas, legumes e verduras Produção de etileno Etileno (C 2 H 4 ) é um gás naturalmente produzido em frutas, legumes e verduras durante o amadurecimento. Em geral: Figura 1:

Leia mais

COLÉGIO JULIO PEREIRA LOPES

COLÉGIO JULIO PEREIRA LOPES COLÉGIO JULIO PEREIRA LOPES PROJETO HORTA JPL RESUMO DO PROJETO Este trabalho traz uma abordagem sobre aplicação de uma horta no ambiente da Escola, sendo utilizado como método de ensino para Educação

Leia mais

Escolhendo os tomates

Escolhendo os tomates Molho de Tomate 01 Escolhendo os tomates Para fazer um bom molho de tomate, escolha sempre aqueles mais maduros. Prefira os de pele firme e lisa e evite os que estiverem moles. Lembre-se que eles não devem

Leia mais

S U M Á R I O. 1 O que são Pragas? 2 Métodos de Controle das Pragas? 3 Receitas Caseiras para o Controle das Pragas? 4 Referências.

S U M Á R I O. 1 O que são Pragas? 2 Métodos de Controle das Pragas? 3 Receitas Caseiras para o Controle das Pragas? 4 Referências. AGRONOMIA MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O CONTROLE DE PRAGAS EM HORTALIÇAS POR PROFESSORA DRª CRISTINA SILVEIRA GRAVINA S U M Á R I O 1 O que são Pragas? 2 Métodos de Controle das Pragas? 3 Receitas Caseiras

Leia mais

Receita de Homus: Passo passo de como fazer

Receita de Homus: Passo passo de como fazer Receita de Homus: Passo passo de como fazer a Para quem está em busca de uma alimentação saudável é imprescindível encontrar alimentos gostosos e que sejam fáceis de fazer. Nós mudamos a nossa alimentação

Leia mais

OUTUBRO/ ª Semana. Abacaxi. Pão sírio com queijo, tomate e orégano ALMOÇO. Alface americana, tomate cereja e broto de feijão

OUTUBRO/ ª Semana. Abacaxi. Pão sírio com queijo, tomate e orégano ALMOÇO. Alface americana, tomate cereja e broto de feijão OUTUBRO/ 2017 1ª Semana 2 a feira 02/10/2017 3 a feira 03/10/2017 4 a feira 04/10/2017 5 a feira 05/10/2017 6 a feira 06/10/2017 Suco verde de couve com limão Pão de pasta de requeijão e orégano Melancia

Leia mais

Janeiro: Planta-se: Colhe-se: -Alfaces; -Favas; -Ervilhas; -Rabanetes; -Cenoura; -Repolho; -Brócolo; -Couve-flor; -etc.

Janeiro: Planta-se: Colhe-se: -Alfaces; -Favas; -Ervilhas; -Rabanetes; -Cenoura; -Repolho; -Brócolo; -Couve-flor; -etc. Almanaque 2014 Janeiro: Planta-se: -Alfaces; -Favas; -Ervilhas; -Rabanetes; -Cenoura; -Repolho; -Brócolo; -Couve-flor; Colhe-se: -Espinafres; -Tangerinas; -Maçãs; -Peras; -Kiwis; -Laranjas; -Tangerinas;

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Uma alimentação saudável é a sua garantia de uma vida longa e mais feliz. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Uma alimentação saudável é a sua garantia de uma vida longa e mais feliz. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 1 Uma alimentação saudável é a sua garantia de uma vida longa e mais feliz. Torta de Banana rápida 2 xícaras de farinha de trigo 2 xícaras de açúcar 1 colher de sopa de

Leia mais

A Autora...3. Suco Power Rejuvenescedor (Clorofila)...9. Suco de Combate ao Inchaço Suco Contra a Indigestão Suco Super Detox...

A Autora...3. Suco Power Rejuvenescedor (Clorofila)...9. Suco de Combate ao Inchaço Suco Contra a Indigestão Suco Super Detox... Índice A Autora...3 Suco Power Rejuvenescedor (Clorofila)...9 Suco de Combate ao Inchaço...10 Suco Contra a Indigestão...11 Suco Super Detox...12 Suco Detox de Frutas...13 Suco Chô Gordura...14 Suco Chô

Leia mais

1. Escolhendo o local certo para o plantio.

1. Escolhendo o local certo para o plantio. Além de ser uma atitude que contribui com o meio ambiente, plantar uma árvore requer alguns cuidados. Assim, para que o plantio ocorra da maneira correta é preciso pensar no espaço disponível, no tamanho

Leia mais

COMO CULTIVAR ORQUIDEAS

COMO CULTIVAR ORQUIDEAS Cattleya A Cattleya é a orquídea mais vendida no Brasil. É uma orquídea epífita, ou seja, vegetam nos trocos e galhos de árvores. Ao contrário do que algumas pessoas dizem, nenhuma orquídea é parasita,

Leia mais

Plantas MEDICINAIS. para cultivar EM CASA NO TERRAÇO, NA VARANDA OU NA JANELA. Serge Schall

Plantas MEDICINAIS. para cultivar EM CASA NO TERRAÇO, NA VARANDA OU NA JANELA. Serge Schall Plantas MEDICINAIS para cultivar EM CASA NO TERRAÇO, NA VARANDA OU NA JANELA Serge Schall Introdução Desde os primórdios da humanidade que o homem tenta tudo para cuidar de si, para adiar o inevitável.

Leia mais

USO DO CALENDÁRIO BIODINÂMICO MARÇO 2014

USO DO CALENDÁRIO BIODINÂMICO MARÇO 2014 USO DO CALENDÁRIO BIODINÂMICO MARÇO 2014 MARIA THUN AGRICULTORA BIODINÂMICA DA ALEMANHA (1922-2012) POR 50 ANOS ESTUDOU A INFLUÊNCIA DOS ASTROS SOBRE OS CULTIVOS FEITO PARA SÃO PAULO NO RS, OCORRE 2 A

Leia mais

Caponata de Berinjela

Caponata de Berinjela Caponata de Berinjela Olá, vamos fazer uma entradinha bem saudável e saborosa hoje! Demorada mais simples Caponata de berinjela! Ingredientes: 2 beringelas cortadas em cubos 2 cebolas 1 pimentão vermelho

Leia mais

HORTA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA FORNECE AO ORGANISMO CARBOIDRATOS, GORDURAS, PROTEÍNAS, SAIS MINERAIS E VITAMINAS.

HORTA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA FORNECE AO ORGANISMO CARBOIDRATOS, GORDURAS, PROTEÍNAS, SAIS MINERAIS E VITAMINAS. HORTA O consumo regular de hortaliças é de fundamental importância, pois elas trazem nutrientes necessários a uma vida saudável. UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA FORNECE AO ORGANISMO CARBOIDRATOS, GORDURAS,

Leia mais

O jardim como um todo

O jardim como um todo Prof. Marcos Valin Jr O jardim como um todo O paisagismo tem a função de influenciar a harmonia da população, do relacionamento e da convivência comunitária. Antes de iniciar o plantio do jardim, é preciso

Leia mais

3 xícaras de vagem; 1 colher de sopa de azeite; 2 dentes de alho amassados;

3 xícaras de vagem; 1 colher de sopa de azeite; 2 dentes de alho amassados; anniebello.com.br 1 couve-flor média; 1 cebola picada; ; Pimenta do reino a gosto; Salsinha a gosto; Cebolinha a gosto; ½ kg de patinho; 3 dentes de alho amassados; 1 cebola pequena picada; 1 tomate médio

Leia mais

Penne apimentado com atum e tomate

Penne apimentado com atum e tomate Penne apimentado com atum e tomate 400 a 450g de macarrão tipo penne ou rigatone 3 latas de atum 4 colheres de sopa de suco de limão 4 colheres de sopa de azeite de oliva 1 cebola (de preferência a roxa)

Leia mais

FLOWERS ARE ALWAYS A GOOD IDEIA

FLOWERS ARE ALWAYS A GOOD IDEIA A FP Ateliê oferece muito mais do que uma floricultura tradicional. Somos um atelier de flores que trabalha com base num conceito próprio, de oferecer soluções personalizadas e de muito bom gosto a todos

Leia mais

Table of Contents. INTRODUÇÃOCada estação tem suas características... AUTORALUCIANA BITENCOURT ALVES CERVEIRA DO QUE SE TRATA... VERÃO VERÃO OUTONO

Table of Contents. INTRODUÇÃOCada estação tem suas características... AUTORALUCIANA BITENCOURT ALVES CERVEIRA DO QUE SE TRATA... VERÃO VERÃO OUTONO Table of Contents INTRODUÇÃOCada estação tem suas características... AUTORALUCIANA BITENCOURT ALVES CERVEIRA DO QUE SE TRATA... VERÃO VERÃO OUTONO OUTONO INVERNO INVERNO PRIMAVERA PRIMAVERA CONTATOS 3

Leia mais

50 SUCOS DETOX E FUNCIONAIS

50 SUCOS DETOX E FUNCIONAIS 50 SUCOS DETOX E FUNCIONAIS UMA DOSE EXTRA DE SAÚDE POR SABRINA RAVAGNANI DETOX Nosso corpo está naturalmente preparado para desenvolver sua própria desintoxicação. Mas muitas vezes a quantidade de substâncias

Leia mais

Receitas. com margarina. Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno

Receitas. com margarina. Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno Receitas com margarina Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno SUGESTÕES DE RECEITAS PARA UTILIZAÇÃO DE MARGARINA SUMÁRIO RECEITAS DOCES... 2 1. * BICHO DE PÉ *...2 2. * BRIGADEIRO *...3 3.

Leia mais

f a z e r e revolucionar sua alimentação

f a z e r e revolucionar sua alimentação C o m o f a z e r sua horta em casa e revolucionar sua alimentação MANUAL PRÁTICO POR QUE TER UMA HORTA EM CASA? Sabe-se que a alimentação funciona como um combustível, e o organismo responde de acordo

Leia mais

Receitas criativas para esquentar o inverno. SUPLEMENTO ONLINE julho 2013 ano 3 nº 9

Receitas criativas para esquentar o inverno. SUPLEMENTO ONLINE julho 2013 ano 3 nº 9 Receitas criativas para esquentar o inverno SUPLEMENTO ONLINE julho 2013 ano 3 nº 9 Sopa de Tomate com Trigo em Grãos e Berinjela Grelhada Berinjela Grelhada 1 berinjela média, com casca, picada em cubos

Leia mais