NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Uma alimentação saudável é a sua garantia de uma vida longa e mais feliz. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

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1 Alimentação: Sustentável NÚMERO 1 Uma alimentação saudável é a sua garantia de uma vida longa e mais feliz.

2 Torta de Banana rápida 2 xícaras de farinha de trigo 2 xícaras de açúcar 1 colher de sopa de fermento em pó 2 ovos batidos 1 copo de leite 5 colheres de sopa de margarina 10 bananas cortadas na horizontal. Para a farofa misture numa vasilha o trigo, o açúcar, e o fermento Reserve Derreta a margarina acrescente o leite e os ovos, mexa bem Numa forma untada coloque uma camada de farofa, bananas, farofa, bananas, farofa, e o líquido por cima sem mexer Asse em forno morno até dourar Doce de casca de Laranja 6 laranjas Açúcar (o mesmo peso das cascas) Cravo e canela em pau a gosto Raspar (passar a faca) o sumo das laranjas Retire a casca e para retirar, corte as laranjas em quatro e retire os gomos. Use só a casca com a parte em branco Deixar de molho em água de um dia para outro Trocar a água várias vezes Cortar as cascas pelo meio, depois em fatias finas Colocar a panela, cobrir com água e ferver por mais ou menos 15 minutos Escorrer a água Pesar Colocar o mesmo peso das cascas em quantidade de açúcar, acrescentar o cravo e a canela. Levar ao fogo para apurar Simples de fazer, quando você começa comer não quer mais parar.

3 Macarrão com Casca de Abobrinha e Pimentão 250 g de macarrão Casca de 3 abobrinhas médias 1/2 pimentão vermelho 1 pimentão verde 1 cebola 3 dentes de alho O primeiro passo na preparação do macarrão com casca de abobrinha e pimentão é cozinhar o macarrão com bastante água e sal, seguindo as instruções do próprio fabricante, até ele ficar no ponto ( al dente ). Depois escorrer bem a massa e esfriar a mesma passando por debaixo da torneira com água fria (se for preparar o macarrão na hora não precisa esfriar). Reservar. Em uma frigideira grande colocar um pouco de óleo e refogue o alho bem picadinho, o pimentão vermelho, o pimentão verde, a cebola e a casca de abobrinha. Óleo Sal Água Salsinha verde picada Pimenta do reino moída Depois temperar o refogado a gosto e deixar no fogo baixo até ficar tudo bem cozido. Acrescentar o macarrão bem escorrido na frigideira, com um pouco de salsinha verde picada e pimenta do reino moída. Mexer bem durante alguns minutos pra combinar todos os sabores e verificar se está bom de sal. Agora é só servir o macarrão com casca de abobrinha e pimentão. Saudável e delicioso! Farofão de Arroz 1 cebola picada 2 dentes de alho picado ½ de xícara (chá) de óleo 2 tomates picados 2 xícaras (chá) de talos e folhas de sua preferência, picados. Sal e pimenta-do-reino a gosto 2 xícaras (chá) de sobra de arroz cozido 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca ½ xícara de azeitonas ½ xícara de cenoura cozida. Refogue a cebola e o alho no óleo. Junte o tomate e deixe cozinhar. Coloque os talos e as folhas picados, tempere com sal e pimenta e refogue. Acrescente o arroz, a azeitona, a cenoura e a farinha e misture bem. Retire do fogo e sirva quente.

4 Uso inteligente de Sobras PÃO FRANCÊS, FAÇA PIZZA FINGIDA : 3 pães franceses amanhecidos e fatiados; 1 xícara (chá) de molho de tomate; 2 ovos; cebola, salsinha e azeitonas picadas a gosto - e sal também. Preparo: forre uma forma (não precisa untar) com as fatias de pão. Espalhe o molho sobre elas e ponha cebola, salsinha e azeitona. Na batedeira, faça claras em neve e, depois, bata as gemas junto. Cubra os pães com esse creme. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 20 minutos. SUCO DE CASCA DE MANGA : casca de 3 mangas maduras e grandes; 1 l de água. Atenção: antes de descascar as frutas, lave-as com água e esponja; depois, deixe as mangas de molho por 10 minutos numa solução de hipoclorito de sódio (você acha no supermercado). Receita da solução: 1 parte de hipoclorito para 10 de água. Depois, enxágue as frutas. Preparo: bata as cascas no liquidificador com apenas 500 ml de água até triturar bem - assim se obtém uma grande quantidade de nutrientes. Coe, ponha o restante da água na jarra, adoce a gosto e mexa com uma colher. BOLINHO DE ARROZ ASSADO : 2 xícaras (chá) do arroz que sobrou do jantar; 1 colher (sopa) de cebola picada; 1 dente de alho picado; 2 colheres (sopa) de salsinha picada; 2 ovos; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; sal a gosto. Preparo: ponha tudo num pote e misture com as mãos até formar uma massa. Aí, faça bolinhos com ela. Unte uma forma com um pingo de óleo, coloque os bolinhos e asse em forno médio por 30 minutos. Pudim de Pão sustentável 6 Paezinhos amanhecidos (aqueles que costumamos jogar no lixo); 2 xícaras de açúcar; 1l de leite; 100g de coco ralado; 5 ovos; 4 colheres de margarina; para calda: 1 xícara de açúcar (para caramelar a forma) Pique os paezinhos e misture com o leite ate ficar bem molhado reserve. Bata na batedeira, os ovos a margarina, o açúcar e o côco ralado, quando estiver cremoso, acrescente a mistura dos paezinhos com o leite, bata por 2 minutos em velocidade média para não virar um massa líquida (como as massas de bolo) Coloque para assar em fogo médio em forma grande e caramelada até que fique dourado.

5 Dicas para Alimentação Saudável 30% é a porcentagem dos alimentos de uma casa brasileira que acabam no lixo, segundo a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dicas para Alimentação Saudável Frutas Verduras Carnes Consuma pelo menos 5 porções de arroz e feijão durante a semana; Não consuma a gordura das carnes e as prepare da forma mais saudável possível; Evite o consumo de óleos vegetais e manteigas limitando o consumo para apenas uma porção por dia; Evite ao máximo refrigerantes e sucos industrializados; Faça alimentos com menos sal; Beba 2 litros de água diariamente; Não pule suas refeições e coma de 3 em 3 horas; Evite o consumo de embutidos e queijos amarelos; Não consuma líquidos durante as refeições; Faça pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente.

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