Geografia - 6º AO 9º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Geografia - 6º AO 9º ANO"

Transcrição

1 5ª Série / 6º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - Definição de Geografia - Noções de tempo e -Compreender processos - Identificar diferentes formas de representação possibilidade de leitura e espaço; sociais utilizando de fatos e fenômenos histórico-geográficos compreensão do Mundo - O espaço geográfico e conhecimentos históricos e expressos em diferentes linguagens. lugar. geográficos Reconhecer transformações temporais e espaciais na realidade. - Comparar diferentes explicações para fatos e processos históricos e/ou geográficos. Estudo da natureza e sua importância para o Homem - Paisagem, espaço e lugar; - O homem e o espaço - O trabalho humano; - As relações entre trabalho e paisagem - Compreender o papel das sociedades no processo de produção do espaço, do território, da paisagem e do lugar. - Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente. -Interpretar situações histórico-geográficas da sociedade brasileira referentes à constituição do espaço, do território, da paisagem e/ou do lugar. -Associar as características do ambiente (local ou regional) à vida pessoal e social. - Identificar a presença dos recursos naturais na geográfico, relacionando transformações naturais e intervenção humana. e do mundo - Linguagem cartográfica; - Meios de orientação - Orientação no espaço geográfico; - Paralelos e meridianos; -Representações do espaço geográfico Identificar fenômenos e fatos históricogeográficos e suas dimensões espaciais e temporais, utilizando mapas e gráficos. Identificar representações do espaço Estudo da natureza e sua importância para o - Fenômenos naturais - Vegetação; - Clima; - Perceber-se integrante, dependente e agente Identificar a presença dos recursos naturais na geográfico,

2 homem. formações sócio-espaciais e do mundo. Estudo da natureza e sua importância para o homem. formações sócio-espaciais - Meio rural e sua importância; - Urbanização. - Noções e leitura de representações cartográficas. - Trabalho como meio de transformação do espaço - Aspectos econômicos (campo/cidade). - Hidrografia; - Relevo. - Paisagens naturais; -Atividades econômicas; - Problemas ambientais no campo/cidade; - Paisagem urbana; - Interdependência do campo e cidade - Legendas; - Cores convencionais; - Símbolos. - Recursos naturais e atividades econômicas; - Da produção manual às máquinas. - Extrativismo e agropecuária; - Indústria, comércio e prestação de serviços transformador do ambiente. relacionando transformações naturais e intervenção humana. -Relacionar a diversidade morfoclimática do território brasileiro com a distribuição dos recursos naturais. -Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos. -Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira. geográfico considerando brasileiro, diferentes - Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente. - Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira. Analisar relações entre as sociedades e a natureza na construção do espaço histórico e geográfico. Identificar representações do espaço Identificar representações do espaço geográfico em textos. -Relacionar a diversidade morfoclimática do território brasileiro com a distribuição dos recursos naturais. -Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos. Identificar a presença dos recursos naturais na geográfico, relacionando transformações naturais e intervenção humana.

3 e do mundo. Estudo da natureza e sua importância para o homem. formações sócio-espaciais - Escala - Escala gráfica e numérica. - Consumo e consumismo - Noções básicas. - Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente. - Avanços tecnológicos. - As novas tecnologias - Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira. Interpretar o processo de ocupação e formação da sociedade brasileira, a partir da análise de fatos e processos históricos. Analisar interações entre sociedade e natureza na histórico e geográfico, envolvendo a cidade e o campo. Identificar representações do espaço Selecionar procedimentos e uso de diferentes tecnologias em contextos histórico-geográficos específicos, tendo em vista a conservação do ambiente Avaliar propostas para superação dos desafios sociais, políticos e econômicos enfrentados pela sociedade brasileira na construção de sua identidade nacional. A partir de interpretações cartográficas do espaço estabelecer propostas de intervenção solidária para consolidação dos valores humanos e de equilíbrio ambiental.

4 6ª Série / 7º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - O território brasileiro - Localização e - Compreender processos sociais - Interpretar realidades históricas e possibilidade de leitura e formação do território utilizando conhecimentos geográficas estabelecendo relações entre compreensão do mundo brasileiro históricos e geográficos. diferentes fatos e processos sociais. - Comparar diferentes explicações para fatos e processos históricos e/ou geográficos. Estrutura da natureza e sua importância para o homem. formações sócio-espaciais do mundo. - O território brasileiro - Regionalização - Compreender o papel das sociedades no processo de produção do espaço do território, da paisagem e do lugar - A população brasileira - A população brasileira - Aspectos demográficos e sua formação. - Movimentos migratórios - Compreender o processo histórico e a formação da sociedade brasileira Interpretar a formação e organização do Espaço geográfico brasileiro considerando as diferentes - Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos históricogeográficos. Selecionar procedimentos e uso de diferentes tecnologias em contextos histórico-geográficos específicos, tendo em vista a conservação do ambiente. Investigar criticamente o significado da construção e divulgação dos marcos históricos relacionados à história da formação da sociedade brasileira. Interpretar o processo de ocupação e formação da sociedade brasileira, a partir da análise de fatos e processos históricos. Identificar representações do espaço A partir de interpretações cartográficas do espaço estabelecer propostas de intervenção solidária para consolidação dos valores humanos e de equilíbrio ambiental.

5 A Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo Estudando a natureza e sua importância para o homem. formação sócio-espaciais e do mundo. A Geografia como leitura e compreensão do Mundo - Industrialização e urbanização no Brasil - Industrialização e urbanização do Brasil - Industrialização e urbanização no Brasil - Os problemas sócioambientais das cidades - Região Norte - Devastação e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia - Região Norte - Aspectos físicos e ocupação da Região Norte. - Região Nordeste - Aspectos físicos e ocupação do Nordeste -Compreender processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos. - Compreender o papel das sociedades no processo de produção do espaço, do território, da paisagem e do lugar. - Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira. geográfico brasileiro, - Compreender processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos. - Compreender o papel das sociedades no processo de produção do espaço, do território, da paisagem e do lugar. - Interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sociais. - Comparar diferentes explicações para fatos e processos históricos e/ou geográficos. - Relacionar a diversidade morfoclimática do território brasileiro com a distribuição dos recursos naturais. Interpretar o processo de ocupação e formação da sociedade brasileira, a partir da análise de fatos e processos históricos. Analisar relações entre as sociedades e a natureza na construção do espaço histórico e geográfico Identificar representações do espaço Caracterizar formas espaciais criadas pelas sociedades, no processo de formação e geográfico, que contemplem a dinâmica entre a cidade e o campo. Reconhecer transformações temporais e espaciais na realidade. - Interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sociais.

6 formações sócio-espaciais - Região Sudeste - Organização atual e economia do Sudeste - Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira. Selecionar procedimentos e uso de diferentes tecnologias em contextos histórico-geográficos específicos, tendo em vista a conservação do ambiente e do mundo A Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do Mundo formação sócio-espaciais A Geografia como e do mundo. - Região Sudeste - Organização atual. geográfico brasileiro, - Região Sul. - Aspectos físicos da Região Sul; - População. - Compreender processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos. - Região Centro-Oeste - Aspectos físicos; - Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira. - Região Centro-Oeste - Centro-Oeste: expansão e povoamento; - Crescimento econômico Identificar representações do espaço Caracterizar formas espaciais criadas pelas sociedades, no processo de formação e geográfico, que contemplem a dinâmica entre a cidade e o campo Selecionar procedimentos e uso de diferentes tecnologias em contextos histórico-geográficos específicos, tendo em vista a conservação do ambiente A partir de interpretações cartográficas do espaço estabelecer propostas de intervenção solidária para consolidação dos valores humanos e de equilíbrio ambiental. Identificar representações do espaço Caracterizar formas espaciais criadas pelas sociedades, no processo de formação e geográfico, que contemplem a dinâmica entre a cidade e o campo.

7 7ª Série / 8º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A evolução das - Modo de produção; tecnologias e das novas territorialidades em rede - Capitalismo; - Socialismo. - Sistema Capitalista; - Sistema Socialista; - Ordem bipolar e multipolar. - Comparar os diferentes modos de vida das populações, utilizando dados sobre produção, circulação e consumo. Discutir formas de propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios do ambiente e da sociedade. Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, na identificação de propostas que propiciem eqüidade na qualidade de vida de sua população. - Economia mundial e globalização - Características da economia global; - Transformação no espaço geográfico; - Transnacionais. Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço Um só mundo e muitos cenários geográficos Aspectos gerais das Américas: - Físicos; - Socioeconômicos; - Étnicos. - América: localização e regionalização; - Aspectos políticos, econômicos, sociais ( o indígena, o negro e seus conflitos) e naturais. Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, na identificação de propostas que propiciem eqüidade na qualidade de vida de sua população.

8 Blocos econômicos: - Mercosul; - NAFTA; - Proposta da Alca. - Características gerais do NAFTA e Mercosul; - Principais aspectos da proposta da ALCA. - Compreender os processos de formação das instituições sociais e políticas a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades e do espaço geográfico. - Identificar os processos de formação das instituições sociais e políticas que regulamentam a sociedade e o espaço geográfico brasileiro. - Estabelecer relações entre os processos de formação das instituições sociais e políticas. Comparar propostas e ações das instituições sociais e políticas, no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. Modernização, modos de vida e a problemática ambiental. - Desenvolvimento; - Subdesenvolvimento; - Índice de Desenvolvimento Humano (I.D.H) - Países desenvolvidos ; - Países subdesenvolvidos; - Índice de Desenvolvimento Humano (I.D.H). - Identificar aspectos da realidade econômico-social de um país ou região, a partir de indicadores socioeconômicos graficamente representados. Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, na identificação de propostas que propiciem eqüidade na qualidade de vida de sua população. - Desenvolvimento Sustentável; - Fontes de energia; - Consumo e a questão ambiental. - Conceito de desenvolvimento sustentável; - Principais fontes de energia utilizadas na atualidade (renováveis e não renováveis); - Energias alternativas. - Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente. Identificar a presença dos recursos naturais na geográfico, relacionando transformações naturais e intervenção humana. - Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos históricogeográficos. Selecionar procedimentos e uso de diferentes tecnologias em contextos histórico-geográficos específicos, tendo em

9 e do mundo - Projeções; - Noções de regionalização - Cartografia da divisão socioeconômica do mundo; - Leitura de gráficos - Projeções cartográficas; - Linguagens de mapas; -Mapas temáticos. - Tipos de gráficos e leituras. vista a conservação do ambiente. Discutir formas de propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios do ambiente e da sociedade. Identificar representações do espaço A partir de interpretações cartográficas do espaço estabelecer propostas de intervenção solidária para consolidação dos valores humanos e de equilíbrio ambiental.

10 8ª Série / 9º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A evolução das - Revolução tecnológica. - Evolução da indústria; tecnologias e as novas - Divisão do trabalho territorialidades em rede Um mundo e muitos cenários geográficos - Globalização e seus efeitos. - As fases da globalização; - Globalização e desemprego; - Globalização: cultura, sociedade e consumo. - Compreender os processos de formação das instituições sociais e políticas a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades e do espaço geográfico. Caracterizar formas espaciais criadas pelas sociedades, no processo de formação e geográfico, que contemplem a dinâmica entre a cidade e o campo. Analisar interações entre sociedade e natureza na histórico e geográfico, envolvendo a cidade e o campo. Discutir diferentes formas de uso e apropriação dos espaços, envolvendo a cidade e o campo, e suas transformações no tempo. - Identificar aspectos da realidade econômico-social de um país ou região, a partir de indicadores socioeconômicos graficamente representados. Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço. - Comparar os diferentes modos de vida das populações, utilizando dados sobre produção, circulação e consumo. Discutir formas de propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios do ambiente e da sociedade. Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo

11 Modernização, modos de vida e a problemática ambiental. - Meio ambiente e desenvolvimento sustentável. - Problemas ambientais do século XXI; - Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente. contemporâneas contemporâneo, na identificação de propostas que propiciem eqüidade na qualidade de vida de sua população. Associar as características do ambiente (local ou regional) à vida pessoal e social. Identificar a presença dos recursos naturais na geográfico, relacionando transformações naturais e intervenção humana. - Relacionar a diversidade morfoclimática do território brasileiro com a distribuição dos recursos naturais. - Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos históricogeográficos. Selecionar procedimentos e uso de diferentes tecnologias em contextos histórico-geográficos específicos, tendo em vista a conservação do ambiente. - Identificar aspectos da realidade econômico-social de um país ou região, a partir de indicadores socioeconômicos graficamente representados. Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço. - Comparar os diferentes modos de vida das populações, utilizando dados sobre produção, circulação e consumo. Discutir formas de propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios do ambiente e da

12 A Cartografia como - Diferentes formas de visão do mundo - Projeções cartográficas sociedade. Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, na identificação de propostas que propiciem equidade na qualidade de vida de sua população. Caracterizar formas espaciais criadas pelas sociedades, no processo de formação e geográfico, que contemplem a dinâmica entre a cidade e o campo. Analisar interações entre sociedade e natureza na histórico e geográfico, envolvendo a cidade e o campo.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS 1. A reestruturação do espaço mundial:modos de 1. Entender a reestruturação

Leia mais

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial 4-2011 Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL EIXO TEMÁTICO I MUNDO COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS 1. Entender a reestruturação do espaço mundial

Leia mais

PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA

PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA EIXO TEMÁTICO: O MUNDO 1 O ESPAÇO MUNDIAL CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES Compreender o espaço geográfico como resultante das interações históricas entre sociedade e natureza

Leia mais

RECRO GEOGRAFIA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO. lugares que constituem o mundo.

RECRO GEOGRAFIA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO. lugares que constituem o mundo. 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO COMPETÊNCIA Construir, por meio da linguagem iconográfica, Entender e aplicar o conceito de paisagens. escrita

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar diferentes tipos de representação da superfície terrestre (globo terrestre, maquetes, mapas, plantas, croquis). Identificar diferenças entre as representações do espaço geográfico. Comparar

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas)

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Jose Eduardo Nunes do Nascimento

Leia mais

POLLO FERREIRA ALVES SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO:

POLLO FERREIRA ALVES SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: Humanas / Geografía Professor(a): MARCO POLLO FERREIRA ALVES SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 1ª 02 COMPETÊNCIA GERAL:

Leia mais

EIXO TECNOLÓGICO: Ciências Humanas e suas Tecnologias DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: ARIOMAR DA LUZ OLIVEIRA E MÁRCIO EMANOEL DANTAS ESTEVAM

EIXO TECNOLÓGICO: Ciências Humanas e suas Tecnologias DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: ARIOMAR DA LUZ OLIVEIRA E MÁRCIO EMANOEL DANTAS ESTEVAM CURSO: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ciências Humanas e suas Tecnologias DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: ARIOMAR DA LUZ OLIVEIRA E MÁRCIO EMANOEL

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica e economia do pós-segunda

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

Geografia ação e transformação. Encontre bons resultados em aprendizagem. Conteúdo programático. Junte nossa experiência em fazer bons

Geografia ação e transformação. Encontre bons resultados em aprendizagem. Conteúdo programático. Junte nossa experiência em fazer bons Junte nossa experiência em fazer bons livros à sua competência para ensinar: Encontre bons resultados em aprendizagem. Geografia ação e transformação Conteúdo programático MATERIAL DE DIVULGAÇÃO - ESCALA

Leia mais

Saber orientar-se pelas direções cardeais e por meio de mapa simples.

Saber orientar-se pelas direções cardeais e por meio de mapa simples. DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização

Leia mais

H1. Conhecer o objetivo do estudo da Geografia para entender o espaço em que vive.

H1. Conhecer o objetivo do estudo da Geografia para entender o espaço em que vive. 2ª Geografia 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1- CATEGORIAS DA GEOGRAFIA: Compreender a Geografia como ciência do espaço geográfico, reconhecendo-se, de forma crítica, como elemento

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia A proposta A proposta de ensino para esta área de conhecimento considera o espaço como construção humana em que sociedade e natureza

Leia mais

Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.

Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Matrizes Curriculares Enem Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. H1 Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais

Leia mais

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados.

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D1(H) Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D2(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio da análise de textos e imagens. D3(H)

Leia mais

Geografia Leituras e Interação

Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação às Orientações Teórico-Metodológicas para o Ensino Médio do estado de PERNAMBUCO Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para

Leia mais

Relatóri o Pedagó gico SARESP /2009. Relatório Pedagógic o SARESP/ série/9º. série/ 7º ano H37. exempl o 5 página 72. ano

Relatóri o Pedagó gico SARESP /2009. Relatório Pedagógic o SARESP/ série/9º. série/ 7º ano H37. exempl o 5 página 72. ano Matemática - Habilidades Não - Consolidadas Série/Ano Código da Habilidade Tema Matriz de Referência para Avaliação SARESP - Exemplos de Itens Comentados por Habilidade 6ª série/7º ano 8ª série/9º ano

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 6 Ano Ensino Fundamental II 1 - A GEOGRAFIA E A COMPREENSÃO DO ESPAÇO HUMANIZADO 2 - A GEOGRAFIA E A COMPREENSÃO DO ESPAÇO FÍSICO 1- Observar, comparar e analisar territórios, lugares e paisagens

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO 2018 - GEOGRAFIA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E DEMOGRAFIA Conceitos inerentes ao estudo demográfico e palavras que os alunos ainda não estão familiarizados; Distribuição

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

1º Trimestre (19/02/2018 até 25/05/2018) CONTEÚDOS ESTRUTURANTES

1º Trimestre (19/02/2018 até 25/05/2018) CONTEÚDOS ESTRUTURANTES Colégio Estadual Tatuquara Ensino Fundamental e Médio Professor: Msc. Ramon de Oliveira Bieco Braga Disciplina: Geografia Curso: Ensino Fundamental Ano Letivo: 2018 Carga Horária: 120 horas Ano: 8 Turmas:

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD

DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD GEOGRAFIA: PARANÁ LEITURAS E INTERAÇÃO 2018 OBRAS APROVADAS MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido pela Escala

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR (A): Fábio de Souza Marçal TURMA: 6 Ano Ensino Fundamental II 1 - A cartografia e a representação do espaço. 2 - A dinâmica da atmosfera e as paisagens naturais da terra. Utilizar de modo simples

Leia mais

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO GEOGRAFIA 1º ANO OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Observação de objetos em relação à forma,

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

Geografia. Material de divulgação. Comparativos curriculares. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais

Geografia. Material de divulgação. Comparativos curriculares. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais Comparativos curriculares SM Geografia Ensino médio A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais Material de divulgação de Edições SM Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 834732115 Ciências humanas e suas tecnologias Questões 1 a 45 1 D Habilidade 28 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD Professor (a):rosi Magda Guimarães Disciplina:Geografia Ano:2015 Bimestre: 2º ano A 1º bimestre ESTRUTURANTES: :

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA Sem Código Nome da Disciplina no Currículo CH PCC Créd. 1 GEO0028 Geografia Física I 80 20 4 1 GEO0029 Introdução à Geografia 80 4 1 GEO0030 Geografia da População

Leia mais

Objetivos. Conteúdo Programático

Objetivos. Conteúdo Programático DADOS DA COMPONENTE CURRICULAR Nome da Disciplina: GEOGRAFIA Curso: Ensino Técnico Integrado em Controle Ambiental Série: 1º ANO Carga Horária: 67h Docente Responsável: MARCOS ANTONIO SILVA Ementa Geografia:

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Geografia Professor: Talita, Renata, Gilberto E Caio. Curricular: Segmento: Anos Finais Ano/Série: 7 ano Apresentação da disciplina Os objetivos de aprendizagem estão relacionados a características

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 6 Ano Ensino Fundamental II 1 S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1 - A CARTOGRAFIA E A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO. 2 - A DINÂMICA DA ATMOSFERA E AS PAISAGENS NATURAIS DA TERRA. Utilizar de modo

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 6 Ano Ensino Fundamental II 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1 - A geografia e a compreensão do espaço humanizado. 2 - A geografia e a compreensão do espaço físico. 1- Observar, comparar

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

Geografia. 7 th grade

Geografia. 7 th grade Geografia 7 th grade Strand Contents & Skills Essential Questions Assessments 1.1. Ocupação e Povoamento: Sudeste 1.1.1. Relacionar o povoamento da Região Sudeste com as atividades econômicas: Mineração,

Leia mais

PLANO DE CURSO Nível: ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: GEOGRAFIA Série: 5º ano

PLANO DE CURSO Nível: ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: GEOGRAFIA Série: 5º ano PLANO DE CURSO Nível: ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: GEOGRAFIA Série: 5º ano CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1 Localizando o Brasil no espaço mundial ( 1 bimestre) Capítulo.O

Leia mais

1º ano. Cultura, Diversidade e o Ser Humano

1º ano. Cultura, Diversidade e o Ser Humano Culturas, Etnias e modernidade no mundo e no Brasil A diversidade cultural Capítulo 11 - Item 11.4 O choque entre culturas e etnocentrismo Capítulo 11 Relativismo cultural e tolerância Capítulo 11 Civilização

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 6 Ano Ensino Fundamental II 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1 - A GEOGRAFIA E A COMPREENSÃO DO ESPAÇO FÍSICO 1- Observar, comparar e analisar territórios, lugares e paisagens geográficas.

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Geografia ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Geografia ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 BRASIL: UM PAIS DE MUITAS DIVERSIDADES *Conhecer e compreender a diversidade de paisagens do Brasil *Conhecer a diversidade da população brasileira. *Perceber os contrastes sociais existentes

Leia mais

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas 1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas UNIDADE 1 O Planeta Terra Tema 1: O planeta onde vivemos; Tema 2: Conhecendo a Terra; Tema 3: Continentes e oceanos; Tema 4: Trabalhando com mapas..

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TECNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TECNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: TECNICO INTEGRADO EM NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: IV COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas DOCENTE RESPONSÁVEL: DIVERSOS EMENTA ANO/SÉRIE:

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Geografia 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1: Compreender a Geografia como ciência do espaço geográfico, reconhecendo-se, de forma crítica, como elemento pertencente e transformador

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra 1º Período UNIDADE 1 O Planeta Terra O planeta onde vivemos; Conhecendo a Terra; Continentes e oceanos; Conhecer algumas características e a estrutura do planeta Terra; Reconhecer a Terra como parte do

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico; Dimensão política do espaço Geográfico; Dimensão

Leia mais

piauí GEOGRAFIA: 0117P18053 LEITURAS E INTERAÇÃO DIRETRIZES CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DO ESTADO DO CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD

piauí GEOGRAFIA: 0117P18053 LEITURAS E INTERAÇÃO DIRETRIZES CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DO ESTADO DO CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD DIRETRIZES CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DO ESTADO DO GEOGRAFIA: piauí LEITURAS E INTERAÇÃO PNLD 2018 OBRAS APROVADAS CÓDIGO DA COLEÇÃO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo

Leia mais

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia 1. Localização e orientação Forma e movimento da Terra Coordenadas geográficas Fusos horários Horário de verão 2. Os mapas Evolução dos mapas Escalas Representação do relevo

Leia mais

SM Geografia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado do Paraná.

SM Geografia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado do Paraná. Comparativos curriculares SM Geografia Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A Geografia e o currículo do Apresentação Professor, Devido à inexistência de um currículo de abrangência nacional

Leia mais

GEOGRAFIA 1ª SÉRIE 4-GEOGRAFIA

GEOGRAFIA 1ª SÉRIE 4-GEOGRAFIA GEOGRAFIA 1ª SÉRIE 4-GEOGRAFIA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências humanas e tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 73h OBJETIVO: Permitir que alunos, tenham acesso a conhecimento de ordem espacial

Leia mais

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 6º Ano

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 6º Ano DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano Compreender a importância da Geografia, sabendo utilizar os meios de orientação, fazendo a interpretação cartográfica necessária para sua

Leia mais

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre Geografia Sumários Sumário 1 Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico 10 16 22 24 32 33 34 2 Localização dos espaços na superfície terrestre 4 A importância da localização para a Geografia 5 Como

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça S.P. Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias Componente Curricular: Geografia

Leia mais

SM Geografia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado do Rio Grande do Sul

SM Geografia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado do Rio Grande do Sul Comparativos curriculares SM Geografia Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Apresentação Professor, Devido à inexistência de um currículo

Leia mais

CBC de Geografia. 1 - Cotidiano de Convivência Trabalho e Lazer. 2- Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro

CBC de Geografia. 1 - Cotidiano de Convivência Trabalho e Lazer. 2- Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro I-Procedimentos de leitura de Geografia D1 Identificar um tema ou o sentido global de um 3.3 I - Geografias do 1 - de 3- e direitos sociais 3.2-Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos

Leia mais

Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Leonardo Luiz. Geografia CONTEÚDOS: Tema Subtema Descrição do subtema

Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Leonardo Luiz. Geografia CONTEÚDOS: Tema Subtema Descrição do subtema Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Leonardo Luiz Geografia SE QUERES SEGUIR A DEUS, DEIXA-O IR ADIANTE. NÃO QUEIRAS QUE ELE TE SIGA. Sto. Agostinho CONTEÚDOS: Tema Subtema Descrição do

Leia mais

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização através de passeios, fotos,

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO:8º TURMAS: A/B/C/D/E ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): JUAREZ TORRES DE OLIVEIRA ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD)

PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor(a) Secretaria de Estado da Educação PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Maicol Rafael Bade Disciplina Geografia Ano Letivo 2015 Carga Horária 2 H/Semana Turma 6º ANO A Regime Anual Curso Ensino Fundamental

Leia mais

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

currículo de referência da rede estadual de educação de goiás

currículo de referência da rede estadual de educação de goiás currículo de referência da rede estadual de educação de goiás GEOGRAFIA: LEITURAS E INTERAÇÃO PNLD 2018 OBRAS APROVADAS MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 8º TURMAS:A/B/C/D/E ETAPA: 1ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): JUAREZ TORRES DE OLIVEIRA ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DOMÍNIO I MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES D1 H Reconhecer a História como produto histórico, social e cultural e suas implicações na

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 3ª SÉRIE PROFESSOR (A): Joel Andrade DISCIPLINA: Geografia TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) DADOS DA COMPONENTE CURRICULAR Nome da Disciplina: GEOGRAFIA I Curso: Técnico Integrado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano ANO LETIVO: 2018 / 2019 Tema III Os espaços organizados pela população: áreas rurais e urbanas Tema IV A população: como se movimenta e comunica Tema V Portugal

Leia mais

Leonardo Martins 1ª SÉRIE E.M. Geografia. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Leonardo Martins 1ª SÉRIE E.M. Geografia. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Geografia 3ª Leonardo Martins 1ª SÉRIE E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Capitalismo Neoliberalismo Tecnologias para a produção Produção agrícola Agronegócio H1- Identificar elementos

Leia mais

livros à sua competência para ensinar: Encontre bons resultados em aprendizagem. Conteúdo programático

livros à sua competência para ensinar: Encontre bons resultados em aprendizagem. Conteúdo programático Junte nossa experiência em fazer bons livros à sua competência para ensinar: Encontre bons resultados em aprendizagem. Geografia: Leituras e interação Conteúdo programático MATERIAL DE DIVULGAÇÃO - ESCALA

Leia mais

Geografia. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

Geografia. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo Geografia baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA Middle e High School 2 6 th Grade Os ciclos da natureza e a sociedade A história da Terra

Leia mais

GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014

GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014 GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014 ETAPAS DO EXAME 19/09 - Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao Enade 2014 21/10 a 23/11 Período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FIGUEIRA MAR ES C/ 3º CICLO DR. BERNARDINO MACHADO ANO LETIVO: 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL - GEOGRAFIA A - 11º ano Tema III Os espaços organizados pela população: áreas rurais

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 / 10 /2011 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Geografia 3ª Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 1.- Geografia: C 1: Categorias da Geografia Compreender a Geografia como ciência do espaço geográfico, reconhecendo-se, de forma crítica,

Leia mais

EIXOS TEMÁTICOS GEOGRAFIA

EIXOS TEMÁTICOS GEOGRAFIA EIXOS TEMÁTICOS GEOGRAFIA Conteúdos º ANO Identidade Pessoal Convívio Social Relações Pessoais Relações Familiares Representação Formas Comparação Localização Paisagem Preservação e Ambiência Eixos temáticos

Leia mais

Análise da proposta da BNCC do Ensino Médio - Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Análise da proposta da BNCC do Ensino Médio - Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Análise da proposta da BNCC do Ensino Médio - Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Introdução e orientações Professores e professoras, Nesta atividade, iremos discutir e analisar a proposta da

Leia mais

SM Geografia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Santa Catarina

SM Geografia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Santa Catarina Comparativos curriculares SM Geografia Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A Geografia e o currículo do Apresentação Professor, Devido à inexistência de um currículo de abrangência nacional

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2018 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro Leitura e

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Avaliação Integrada Conteúdo Registro 2 Série: 6º Ano Matutino Data:

CIÊNCIAS HUMANAS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Avaliação Integrada Conteúdo Registro 2 Série: 6º Ano Matutino Data: Série: 6º Ano Matutino Data: 25.08.2017 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 GEO 24/08 O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO A ESTRUTURA DA POPULAÇÃO A ESTRUTURA DA POPULAÇÃO TEORIAS SOBRE O CRESCIMENTO

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Produção Industrial Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Técnico em Móveis FORMA/GRAU: ( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro TURMA: 4º

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

a) b) c) d) e) 3 2 1

a) b) c) d) e) 3 2 1 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 7 ª TURMA(S):

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2015 COMPONENTE CURRICULAR GEOGRAFIA 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANEJAMENTO ANUAL 2015 COMPONENTE CURRICULAR GEOGRAFIA 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL PLANEJAMENTO ANUAL 2015 COMPONENTE CURRICULAR GEOGRAFIA 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Unidades de Estudo Competências e Habilidades Conteúdo Programático 1º TRIMESTRE Unidade 01 O 1. A organização do Os limites

Leia mais

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRIMEIRA FASE

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRIMEIRA FASE PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRIMEIRA FASE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Compreensão e uso adequado da língua Construção de diferentes discursos Respeito às variações linguísticas Conhecimento

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2ª ETAPA 2017 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro TURMA: 4º

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Grupo de Supervisão Educacional GSE / Gestão Pedagógica GEPED Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais