COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD"

Transcrição

1 COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD Professor (a):rosi Magda Guimarães Disciplina:Geografia Ano:2015 Bimestre: 2º ano A 1º bimestre ESTRUTURANTES: : Dimensão econômica do espaço geográfico. -Dimensão política do espaço geográfico. - Dimensão socioambiental do espaço geográfico. -Dimensão cultural e demográfica do espaço geográfico. CONTEÚDO BÁSICO - As cidades e o fenômeno da urbanização -As questões demográficas na atualidade. -A indústria, a agropecuária e o espaço agrário mundial. -Sistemas agrícolas tradicionais e regiões produtoras do mundo. CONTEÚDOS ESPECÍFICOS -O processo de urbanização no mundo. -O espaço geográfico das cidades e suas diferentes configurações nos países e nas regiões do mundo. -As características da po pulação do Brasil e do mundo. -Os principais conceitos demográficos. -Os fatores sociais diretamente relacionados as questões JUSTIFICATIVA - ATRAVÉS DESSES CONTEÚDOS OS ESTUDANTES PODERÃO: -Analisar o processo de formação das cidades. -Relacionar o processo de urbanização ao estabelecimento da indústria moderna. -Caracterizar o crescimento urbano nos países com baixo nível de industrialização. -Analisar o processo de metropilização e a hierarquia urbana no mundo.do crescimento ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS Aula expositiva. -Uso de mapas, globo e aparelhos mutimidia. -Debates -Seminários -Trabalhos em grupo e individual. -- Será preparado atividades extras para estudantes com dificuldades de aprendizagens e também para estudantes de altas habilidades AVALIAÇÃO * Critérios de avaliação:o estudante será avaliado de forma continua por todas as atividades desenvolvidas, onde a distribuição será: 70% por avaliações escritas ou orais e 30% por trabalhos individuais ou em grupos. Os alunos portadores de necessidades especiais terão avaliações diferenciadas conforme a especificidade de cada um. * Instrumentos de avaliação: - Avaliação escrita e oral; -atividades de sala; -tarefas; -seminários. -Cpmpreender como se dá o

2 demográficas. -O espaço agrário mundial. -A influencia da indústria na organização da produção agropecuária. -As atividades humanas e a configuração do espaço geográfico no campo. -A agricultura comercial e de subsistência. -As diferenças entre as relações capitalistas e não capitalistas de produção. -as principais regiões agrícolas do mundo. crescimento natural da população. -Identificar e caracterizar os períodos períodos de transição e de explosão demográfica. -Analisar as ações dos estados Nacionais relacionadas as dinâmicas populacionais. -Identificar causas e quedas do crescimento natural brasileiro. -Caracterizar a estrutura etária brasileria. -reconhecer a importância histórica da atividade agropecuária para a vida dos seres humanos. -Relacionar a atividade industrial às transformações na produção agrícola. -Reconhecer as relações econômicas entre campo e cidade. -Identificar o campomcomo resultado da açõa humana sobre o meio natural. -reconhecer a aorigem e as principais características das plantations. -Identificar as regiões do globo onde a agrop agrícolas pecuária tradicional de * Recuperação de estudos: A recuperação é contínua, onde provas e trabalhos serão refeitas, como forma de revisão de conteúdos. No final do bimestre terá aulas de revisão de conteúdos e uma nova avaliação, como forma de recuperação.

3 subsistência ainda é praticada. -Identificar as principais regiões agrícolas do mundo. Referências:Livro Didático :Livro Didático geografia Espaço e Vivência Levon Boligian e Andressa Alves. - Projeto Político Pedagógico - Textos complementares. Observação: Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas, sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola.

4 COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAIS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL PTD - Professor (a):rosi Magda Disciplina: Geografia Ano: º Ano A Bimestre:2º Bimestre CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico. -Dimensão política do espaço geográfico. - Dimensão socioambiental do espaço geográfico. -Dimensão cultural e demográfica do espaço geográfico. CONTEÚDO BÁSICO -Fome, mercado de produtos agrícolas e problemas ambientais no campo. -A atividade industrial e a modernização do campo brasileiro. -O êxodo rural e a urbanização no Brasil. -A construção do território e a formação do povo brasileiro. CONTEÚDOS ESPECÍFICOS -Mercado mundial de produtos agrícolas. -Commodities. -Subsídeo agrícola. -Problemas ambientais. -agricultura orgânica. -Industrialização: de base, de bens intermediários, tardia. -Complexos industriais e agroindustriai. -Milagre brasileiro. -Agroindústria. JUSTIFICATIVA ATRAVÉS DESSES CONTEÚDOS OS ESTUDANTES PODERÃO: -Analisar o mercado mundial de produtos agrícolas. -Avaliar criticamente a concessão de subsídios a agricultores de países ricos. -Identificar os principais problemas ambientais causados pelo atual m odelo de desenvolvimento agrícola. -Avaliar criticamente a utilização de alimentos transgênicos. -Reconhecer as principais características da economia brasileira ao longo da história. ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS Aula expositiva. -Uso de mapas, globo e aparelhos mutimidia. -Debates -Seminários -Trabalhos em grupo e individual. - Será preparado atividades extras para estudantes com dificuldades de aprendizagens e também para estudantes de altas habilidades AVALIAÇÃO * Critérios de avaliação:o estudante será avaliado de forma continua por todas as atividades desenvolvidas, onde a distribuição será: 70% por avaliações escritas ou orais e 30% por trabalhos individuais ou em grupos. Os alunos portadores de necessidades especiais terão avaliações diferenciadas conforme a especificidade de cada um. * Instrumentos de avaliação: - Avaliação escrita e oral; -atividades de sala; -tarefas; -seminários.

5 -Latifúndio e minifúndio. -Concentração fundiária. -Êxodo rural e as transformações na economia e no espaço das cidades brasileiras. -As características da população economicamente ativa. -O processo de formação do território brasileiro. -A formação étnica da população do Brasil. -Caracterizar a atividade industrial brasileira e identificar os motivos de se concentrar na região sudeste do Brasil. -Relacionar o aumento da dívida externa nacional durante o perído do milagre econômico ao processo de industrialização pelo qual passou o país. - Analisar o impacto da industrialização sobre a organização da produção agrícola nacional. -analisar as tensões geradas pela concentração fundiária no Brasil e os conflitos decorrentes da modernização do campo. -Relacionar o aumento do êxodo rural à aceleração da urbanização e ao crescimento da população urbana brasileira. -Identificar as regiões metropolitanas do Brasil e a megalópole brasileira. -Identificar os elementos da paisagem urbana que caracterizam as metrópoles brasileiras. -Caracterizar os fluxos migratórios brasileiros. -Identificar as características * Recuperação de estudos: A recuperação é contínua, onde provas e trabalhos serão refeitas, como forma de revisão de conteúdos. No final do bimestre terá aulas de revisão de conteúdos e uma nova avaliação, como forma de recuperação.

6 da cultura brasileira. -Reconhecer as dimensões do território brasileirio e relacionar o conceito de território ao de soberania. Referências: :Livro Didático geografia Espaço e Vivência Levon Boligian e Andressa Alves. - Projeto Político Pedagógico - Textos complementares. Observação: Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas, sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola.

7 COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD Professor (a):rosi Magda Disciplina: Geografia Ano: º Ano A Bimestre:3º Bimestre CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico -Dimensão política do espaço geográfico. - Dimensão socioambiental do espaço geográfico. -Dimensão cultural e demográfica do espaço geográfico. CONTEÚDO BÁSICO - O Estado e a gestão do território brasileiro no século XX. -A região geoeconômica do Nordeste. -O Sertão e o potencial econômico do Nordeste. -Região eoeconõmica Centro-sul. CONTEÚDOS ESPECÍFICOS -A organização geográfica atual do território Nacional. -A distribuição da população brasileira. -,O território, a população e as paisagens do Brasil. -Os diferentes critérios de regionalização do território brasileiro. -A organização espacial do complexo do Nordeste.as sub-regiões nordestinas e suas características. JUSTIFICATIVA ATRAVÉS DESSES CONTEÚDOS OS ESTUDANTES PODERÃO: -Caracterizar a realidade socioespacial brasileira até a década de 1930 e as transformações ocorridas no país após a implantação das distribuição das novas políticas territoriais. -Caracterizar a distribuição da população brasileira no território nacional. -Reconhecer a importância do IBGE e analisar as regionalizações brasileiras oficiais propostas por esse ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS -Aula expositiva. -Uso de mapas, globo e aparelhos mutimidia. -Debates -Seminários -Trabalhos em grupo e individual. - Será preparado atividades extras para estudantes com dificuldades de aprendizagens e também para estudantes de altas habilidades AVALIAÇÃO * Critérios de avaliação:o estudante será avaliado de forma continua por todas as atividades desenvolvidas, onde a distribuição será: 70% por avaliações escritas ou orais e 30% por trabalhos individuais ou em grupos. Os alunos portadores de necessidades especiais terão avaliações diferenciadas conforme a especificidade de cada um. * Instrumentos de avaliação: - Avaliação escrita e oral; -atividades de sala; -tarefas; -seminários.

8 -Os principais aspectros geoeconômicos e naturais do sertão nordestino. -A situação econômica do Nordeste no cenário nacional. -As principais características econômicas e sociais do centro-sul. -As atividades industrial e agroindustrioal na região. -As transformações do espaço natural da região e as marcas que deixaram na paisagem. órgão. -Caracterizar a regionalização geoeconômica do território brasisleira. -Identificar os contrastes relacionados à distribuição da população. À organização das áreas urbanizadas e ao IDH da região. -Identificar as princiapis ações do Estado Nacional sobre a região Nordestiana. -Identificar as sub-regiões nordestinas e suas características físicas e socioeconômicas. -Analisar as consequências da seca para a economia do Nordeste. -analisar criticamente o projeto de transposição do São Francisco. -Reconhecer as principais características socioeconômicas do centrosul. -Caracterizar a indústria e analisar a concentração espacial da atividade * Recuperação de estudos: A recuperação é contínua, onde provas e trabalhos serão refeitas, como forma de revisão de conteúdos. No final do bimestre terá aulas de revisão de conteúdos e uma nova avaliação, como forma de recuperação.

9 industrial na região. -Analisar a influência das tecnologias na produção industrial e agroindustrial na região. -Analisar as ações do Estado Nacional sobre a organização industrial e agroindustrial do Centrosul. -Identificar as marcas deixadasmpela sociedade na paisagem da região Centro-sul. Referências: Livro Didático geografia Espaço e Vivência Levon Boligian e Andressa Alves. - Projeto Político Pedagógico - Textos complementares. Observação: Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas, sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola.

10 COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL PTD Professor (a):rosi Magda Disciplina: Geografia Ano: º Ano A Bimestre:4º Bimestre CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico. -Dimensão política do espaço geográfico. - Dimensão socioambiental do espaço geográfico. -Dimensão cultural e demográfica do espaço geográfico. CONTEÚDO BÁSICO -Transformações no campo e a urbanização do Centro-sul. -Região geoeconômica Amazônia. -A ocupação e a transformação do espaço amazônico. CONTEÚDOS ESPECÍFICOS -As regiões metropolitanas e os problemas urbanos do Centro-sul. -Os problemas decorrentes da intensa ocupação urbana. -As principais características naturais do bioma amazônico. -A interdependência dos elementos da natureza JUSTIFICATIVA ATRAVÉS DESSES CONTEÚDOS OS ESTUDANTES PODERÃO: -Analisar o processo de modernização parcial da agricultura no Centro-sul e as transformações das relações de trabalho no campo. -Analisar o processo de formação das regiões metropilitanas do Centrosul. ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS Aula expositiva. -Uso de mapas, globo e aparelhos mutimidia. -Debates -Seminários -Trabalhos em grupo e individual. - Será preparado atividades extras para estudantes com dificuldades de aprendizagens e AVALIAÇÃO * Critérios de avaliação:o estudante será avaliado de forma continua por todas as atividades desenvolvidas, onde a distribuição será: 70% por avaliações escritas ou orais e 30% por trabalhos individuais ou em grupos. Os alunos portadores de necessidades especiais terão avaliações diferenciadas conforme a especificidade de cada um. * Instrumentos de avaliação: - Avaliação escrita e oral;

11 na Amazônia. -Os problemas ambientais relacionados a ação humana na região. -Caracterizar as metrópoles do Centro-sul. -Identificar as características naturais do bioma amazônico. também para estudantes de altas habilidades -atividades de sala; -tarefas; -seminários. -Os processos de ocupação e de transformação da Amazônia. -A influencia das atividades econômicas nas características naturais e no cotidiano dos povos da floresta. -O processo de urbanização na Amazônia. -Analisar a distribuição da vegetação na Amazônia. -Compreender como o clima o relevo a hidrografia e os solos são interdependentes nessa região. -Caracterizar os tipos climáticos atuantes na região. -Analisar as fases da economia na região e sua relação com a atração de migrantes para a Amazônia. * Recuperação de estudos: A recuperação é contínua, onde provas e trabalhos serão refeitas, como forma de revisão de conteúdos. No final do bimestre terá aulas de revisão de conteúdos e uma nova avaliação, como forma de recuperação. -Compreender as formas de ocupação das frentes agropecuárias na Amazônia. -Identificar os tipos de industrias existentes na região amazônica. -Compreender a importância da criação da Zona Franca de Manaus para a industrialização da

12 região. -Avaliar criticamente a dos conhecimentos apropriação dos conhecimentos empíricos dos povos da floresta por instituições de pesquisas e multinacionais dos setores químico e farmacêutico. Referências: Livro Didático geografia Espaço e Vivência Levon Boligian e Andressa Alves. - Projeto Político Pedagógico - Textos complementares. Observação: Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas, sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola.

13

14 COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD Professor (a): Disciplina: Ano: Bimestre: CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: CONTEÚDO BÁSICO CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS AVALIAÇÃO * Critérios de avaliação: * Instrumentos de avaliação: * Recuperação de estudos: Referências: Livro Didático geografia: Leituras e interpretação Autor; Antonio LuisJoia e Arno Aloísio goetttems. - Projeto Político Pedagógico - Textos complementares. Observação: Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas, sexualidade

15 humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico; Dimensão política do espaço Geográfico; Dimensão

Leia mais

EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA

EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA Rua Manoel Mancellos Moura, S/N Canasvieiras CEP 88.054-030 Florianópolis SC Tel:3369-0833 PLANEJAMENTO ANUAL 2013 ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia PROFESSORA: Bianca de Souza

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAIS REGO ENSINO FUNDAMENTAL,MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 8ºANO

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAIS REGO ENSINO FUNDAMENTAL,MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 8ºANO COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAIS REGO ENSINO FUNDAMENTAL,MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 8ºANO Professor ; Cesar Antônio Hubner Disciplina: Ciências Ano: 2014 Bimestre: 1º CONTEÚDOS

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

Geografia - 6º AO 9º ANO

Geografia - 6º AO 9º ANO 5ª Série / 6º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - Definição de Geografia - Noções de tempo e -Compreender processos - Identificar diferentes formas de representação

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial 4-2011 Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL EIXO TEMÁTICO I MUNDO COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS 1. Entender a reestruturação do espaço mundial

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS 1. A reestruturação do espaço mundial:modos de 1. Entender a reestruturação

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA

PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA EIXO TEMÁTICO: O MUNDO 1 O ESPAÇO MUNDIAL CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES Compreender o espaço geográfico como resultante das interações históricas entre sociedade e natureza

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 7º ANO Professores: L.O./MARCOS/MATHEUS Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

Geografia Leituras e Interação

Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação às Orientações Teórico-Metodológicas para o Ensino Médio do estado de PERNAMBUCO Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD Professor (a):_diana Maria Hoffmann Disciplina: Física 3C Ano: 2015 Bimestre: 1º ESTRUTURANTE: ELETROMAGNETISMO

Leia mais

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO - CEPAE PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO 3. ANO DO E.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO - CEPAE PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO 3. ANO DO E. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO - CEPAE PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO 3. ANO DO E. MÉDIO - 2014 PROF. PAULO C. V. DE ARAÚJO EMENTA Características e crescimento

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Geografia Professor: Talita, Renata, Gilberto E Caio. Curricular: Segmento: Anos Finais Ano/Série: 7 ano Apresentação da disciplina Os objetivos de aprendizagem estão relacionados a características

Leia mais

a) b) c) d) e) 3 2 1

a) b) c) d) e) 3 2 1 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 7 ª TURMA(S):

Leia mais

H1. Conhecer o objetivo do estudo da Geografia para entender o espaço em que vive.

H1. Conhecer o objetivo do estudo da Geografia para entender o espaço em que vive. 2ª Geografia 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1- CATEGORIAS DA GEOGRAFIA: Compreender a Geografia como ciência do espaço geográfico, reconhecendo-se, de forma crítica, como elemento

Leia mais

Geografia ação e transformação. Encontre bons resultados em aprendizagem. Conteúdo programático. Junte nossa experiência em fazer bons

Geografia ação e transformação. Encontre bons resultados em aprendizagem. Conteúdo programático. Junte nossa experiência em fazer bons Junte nossa experiência em fazer bons livros à sua competência para ensinar: Encontre bons resultados em aprendizagem. Geografia ação e transformação Conteúdo programático MATERIAL DE DIVULGAÇÃO - ESCALA

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO CEPAE PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO 3. ANO DO ENSINO MÉDIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO CEPAE PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO 3. ANO DO ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO CEPAE PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO 3. ANO DO ENSINO MÉDIO - 2017 PROF. PAULO C. V. DE ARAÚJO EMENTA Características e crescimento

Leia mais

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização através de passeios, fotos,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica e economia do pós-segunda

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017 Disciplina: Geografia Série/Ano: 7º ANO Professores: LO/Matheus Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL O termo região é extremamente utilizado, principalmente na ciência geográfica que representa uma das categorias da Geografia. A palavra região pode ser utilizada

Leia mais

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar diferentes tipos de representação da superfície terrestre (globo terrestre, maquetes, mapas, plantas, croquis). Identificar diferenças entre as representações do espaço geográfico. Comparar

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Geografia 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1: Compreender a Geografia como ciência do espaço geográfico, reconhecendo-se, de forma crítica, como elemento pertencente e transformador

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD)

PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor(a) Secretaria de Estado da Educação PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Maicol Rafael Bade Disciplina Geografia Ano Letivo 2015 Carga Horária 2 H/Semana Turma 6º ANO A Regime Anual Curso Ensino Fundamental

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA Ensino Fundamental 2º Segmento Fase/Ano: 4ª Fase 6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: Geografia Professores do Estúdio: Jefferson Lima e Ludmila Dutra Carga

Leia mais

ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO

ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO COMO ENTENDER A SITUAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL? COMO ENTENDER A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO BRASIL E NO MUNDO? Tipos de agropecuária: intensiva e extensiva Principais modelos

Leia mais

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Geografia ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Geografia ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 BRASIL: UM PAIS DE MUITAS DIVERSIDADES *Conhecer e compreender a diversidade de paisagens do Brasil *Conhecer a diversidade da população brasileira. *Perceber os contrastes sociais existentes

Leia mais

Conteúdo Onde selecionar os materiais para o estudo? Como estudar? Centro-oeste: do ouro ao agronegócio

Conteúdo Onde selecionar os materiais para o estudo? Como estudar? Centro-oeste: do ouro ao agronegócio Olá, Chegamos na reta final e agora é o momento que a concentração deve ser redobrada. Por isso, não se esqueçam: Interprete cuidadosamente os mapas, tabelas, textos (poemas, letras de músicas, notícias

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) DADOS DA COMPONENTE CURRICULAR Nome da Disciplina: GEOGRAFIA I Curso: Técnico Integrado

Leia mais

Geografia. 6 th grade

Geografia. 6 th grade Geografia 6 th grade Strand Contents & Skills Essential Questions Assessments 1.1. Formação da Terra O que são fósseis? 1.1.1. Dimensionar a importância do tempo geológico. 1.1.2. Reconhecer as esferas

Leia mais

Leonardo Martins 1ª SÉRIE E.M. Geografia. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Leonardo Martins 1ª SÉRIE E.M. Geografia. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Geografia 3ª Leonardo Martins 1ª SÉRIE E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Capitalismo Neoliberalismo Tecnologias para a produção Produção agrícola Agronegócio H1- Identificar elementos

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO 3. OBJETIVOS 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 8º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04

1. IDENTIFICAÇÃO 3. OBJETIVOS 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 8º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: 020031 PERÍODO: 8º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: ECONOMIA AGRÍCOLA NOME DO CURSO: ECONOMIA 2. EMENTA A agricultura

Leia mais

piauí GEOGRAFIA: 0117P18053 LEITURAS E INTERAÇÃO DIRETRIZES CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DO ESTADO DO CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD

piauí GEOGRAFIA: 0117P18053 LEITURAS E INTERAÇÃO DIRETRIZES CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DO ESTADO DO CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD DIRETRIZES CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DO ESTADO DO GEOGRAFIA: piauí LEITURAS E INTERAÇÃO PNLD 2018 OBRAS APROVADAS CÓDIGO DA COLEÇÃO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 / 10 /2011 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

DISCIPLINA:GEOGRAFIA PLANIFICAÇÃO Trimestral DE GEOGRAFIA 8º ANO...

DISCIPLINA:GEOGRAFIA PLANIFICAÇÃO Trimestral DE GEOGRAFIA 8º ANO... DISCIPLINA:GEOGRAFIA PLANIFICAÇÃO Trimestral DE GEOGRAFIA 8º ANO... Competências a desenvolver Conteúdos Tempo 1 (continuação da matéria do 7º ano) Distinguir estado do tempo de clima. Definir clima; Identificar

Leia mais

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia 1. Localização e orientação Forma e movimento da Terra Coordenadas geográficas Fusos horários Horário de verão 2. Os mapas Evolução dos mapas Escalas Representação do relevo

Leia mais

1º BIMESTRE CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS ESPECÍFICOS OBJETIVOS. *Evolução científica ( revolução técnicocientífica

1º BIMESTRE CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS ESPECÍFICOS OBJETIVOS. *Evolução científica ( revolução técnicocientífica ESCOLA ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA PROFESSORA: Andreia Aparecida Negrelli ÁREA DO CONHECIMENTO: Geografia SÉRIE: 9º Ano TURMA: B e C HORAS/AULAS: 03 aulas PERÍODO : 08/02/2012 a 19/12/2012 1º BIMESTRE CONTEÚDOS

Leia mais

SM Geografia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de São Paulo

SM Geografia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de São Paulo Comparativos curriculares SM Geografia Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A Geografia e o currículo do Apresentação Professor, Devido à inexistência de um currículo de abrangência nacional

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

Divisão Geoeconômica

Divisão Geoeconômica Divisão Geoeconômica Essa divisão (ou regionalização) foi proposta pelo geógrafo em 1967 (a do IBGE atual se baseia na de 1969). Nela o Brasil é dividido em três regiões econômicas: Amazônia, Nordeste

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro TURMA: 4º

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / /2011 ENSINO MÉDIO SÉRIE: 2 ANO TURMA: TURNO: DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: Equipe de Geografia Roteiro de Estudos de Recuperação 2º Ano Ens.

Leia mais

SM Geografia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado do Paraná.

SM Geografia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado do Paraná. Comparativos curriculares SM Geografia Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A Geografia e o currículo do Apresentação Professor, Devido à inexistência de um currículo de abrangência nacional

Leia mais

Lista de Recuperação de Geografia 2013

Lista de Recuperação de Geografia 2013 1 Nome: nº 7ºano Manhã e Tarde Prof: Francisco Castilho Lista de Recuperação de Geografia 2013 Conteúdo da recuperação: Divisão regional do Brasil,população brasileira urbanização brasileira, formas de

Leia mais

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre Geografia Sumários Sumário 1 Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico 10 16 22 24 32 33 34 2 Localização dos espaços na superfície terrestre 4 A importância da localização para a Geografia 5 Como

Leia mais

ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO do estado de

ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO do estado de PARA O ENSINO MÉDIO do estado de GEOGRAFIA: LEITURAS E INTERAÇÃO PNLD 2018 pernambuco OBRAS APROVADAS CÓDIGO DA COLEÇÃO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O CONTEÚDO DESTE FASCÍCULO FOI DESENVOLVIDO

Leia mais

CONTEÚDOS GEOGRAFIA - 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS GEOGRAFIA - 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS GEOGRAFIA - 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 ORGANIZAÇAO DOS ESPAÇOS TERRITORIAIS 1. Organização dos espaços no país Território e fronteira Organização política do Brasil Regiões

Leia mais

Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5

Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 Resolução de Questões de Provas Específicas de Geografia Aula 5 1. (UEMG) circunscrito aos países que primeiro se industrializaram. Após

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Geografia A

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Geografia A AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Geografia A ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA 11ºANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC

PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC 1 Título: Fisionomia do Relevo 2 Autor: Nilse Lúcia Girotto 3 Aplicativo utilizado: JClic: Palavras Cruzadas 4 Disciplina: Geografia 5 Objetivos / Expectativas de aprendizagem:

Leia mais

Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano;

Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA 1 Início de nossa urbanização Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; Nossa economia estava voltada para a exportação; As primeiras ocupações urbanas se deram

Leia mais

Qual a ideia central transmitida no gráfico das Nações Unidas sobre as perspectivas da população mundial, revisão de 2010 no Brasil?

Qual a ideia central transmitida no gráfico das Nações Unidas sobre as perspectivas da população mundial, revisão de 2010 no Brasil? G A B A R I T O PROVA PERIÓDICA 2 O PERÍODO NOTA: DATA: 23/05/2016 VESPERTINO 70 INSTRUÇÕES: 1. Preencha por completo o cabeçalho. 2. Confira toda a prova. Ela deve ter 13 questões. Se observar qualquer

Leia mais

OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO GEOGRAFIA 1º ANO OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Observação de objetos em relação à forma,

Leia mais

Geografia Divisão regional do Brasil

Geografia Divisão regional do Brasil Geografia Divisão regional do Brasil Grupo 04 Progressões 213 Atividade 19 O conceito de região Exercícios de Aplicação Reinaldo tronto Reinaldo tronto O que é necessário para a melhor compreensão desse

Leia mais

currículo de referência da rede estadual de educação de goiás

currículo de referência da rede estadual de educação de goiás currículo de referência da rede estadual de educação de goiás GEOGRAFIA: LEITURAS E INTERAÇÃO PNLD 2018 OBRAS APROVADAS MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido

Leia mais

POPULAÇÃO BRASILEIRA

POPULAÇÃO BRASILEIRA POPULAÇÃO BRASILEIRA População Brasileira 2014: atingiu o número de 204 milhões de habitantes. Formada a partir de três grandes grupos étnicos: índios, brancos e negros. A maioria da população é branca

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Complexo Regional da Amazônia (processo de ocupação) Século XVII - XVIII Drogas do Sertão Final do século XIX - início do século XX

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO Como pode cair no enem (FGV) O sistema agrícola denominado Agricultura Irrigada ou Jardinagem, praticado principalmente no Sudeste

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Geografia ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Geografia ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 OS LUGARES E SUAS PAISAGENS *Reconhecer semelhanças e diferenças entre as paisagens. *Perceber que as paisagens são constituídas por elementos naturais e culturais. *Compreender que a paisagem

Leia mais

REGIONALIZAÇÕES DO ESPAÇO BRASILEIRO

REGIONALIZAÇÕES DO ESPAÇO BRASILEIRO REGIONALIZAÇÕES DO ESPAÇO BRASILEIRO O que é regionalizar? É dividir o espaço em regiões. É uma parte do espaço que tem traços comuns e é relativamente diferente das áreas vizinhas. Para que regionalizar?

Leia mais

Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática

Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática Objetivos: A Oficina, Regionalização: dividindo o espaço, tem como objetivo proporcionar reflexões sobre a importância de se organizar

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 / 10 /2011 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

POLLO FERREIRA ALVES SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO:

POLLO FERREIRA ALVES SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: Humanas / Geografía Professor(a): MARCO POLLO FERREIRA ALVES SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 1ª 02 COMPETÊNCIA GERAL:

Leia mais

Regionalização Brasileira Divisão Político - Administrativa

Regionalização Brasileira Divisão Político - Administrativa Regionalização Brasileira Divisão Político - Administrativa Divisão Político - Administrativa O Brasil está dividido em cinco Regiões. Essa configuração foi proposta pelo IBGE desde 1970, com uma alteração

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO:

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO: URBANIZAÇÃO CONCEITO: É a transformação de espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente à transferência em larga escala da população do campo para a cidade êxodo rural em razão de diversos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 250.3102.3 GEOGRAFIA HUMANA E ECONÔMICA PROFESSOR (A) OBJETIVOS 1ª 02 34

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Avaliação Contínua 1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Alessandra Disciplina: Geografia Turma: 1ª Série Ensino Médio Nome: Nº: Atividade deverá ser entregue

Leia mais

Urbanização brasileira

Urbanização brasileira Urbanização brasileira A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da população rural. O processo de urbanização no Brasil

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 2º Disciplina: Geografia Data da prova: 22/02/14. Pré Universitário Uni-Anhanguera

Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 2º Disciplina: Geografia Data da prova: 22/02/14. Pré Universitário Uni-Anhanguera Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 2º Disciplina: Geografia Data da prova: 22/02/14 01 - (UEG GO) O território brasileiro é dividido

Leia mais

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS Geografia 8 ano Planificação

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS Geografia 8 ano Planificação Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas (continuação da matéria do 7º ano) Distinguir estado do tempo de clima. Definir clima; Identificar os principais elementos de clima. Identificar os

Leia mais

Organização do Território e Industrialização Brasileira

Organização do Território e Industrialização Brasileira Organização do Território e Industrialização Brasileira 1. (UEPA) A organização do espaço está intimamente ligada ao tempo histórico e ao tipo de sociedade que a constitui. Analisando a relação entre os

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA LICENC. (Currículo iniciado em 2014)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA LICENC. (Currículo iniciado em 2014) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA LICENC. (Currículo iniciado em 2014) BIOGEOGRAFIA 136 H/A 2902 Fundamentos da Biogeografia. Meio Abiótico e Biótico. Regiões Biogeográficas

Leia mais

01- Analise a figura abaixo e aponte as capitais dos 3 estados que compõem a Região Sul.

01- Analise a figura abaixo e aponte as capitais dos 3 estados que compõem a Região Sul. PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - PARTE 1 ============================================================================================= 01- Analise

Leia mais

CAFEICULTURA E DEPENDÊNCIA ECONÔMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO DISTRITO DE VILELÂNDIA CARMO DO RIO CLARO MG

CAFEICULTURA E DEPENDÊNCIA ECONÔMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO DISTRITO DE VILELÂNDIA CARMO DO RIO CLARO MG 18 CAFEICULTURA E DEPENDÊNCIA ECONÔMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO DISTRITO DE VILELÂNDIA CARMO DO RIO CLARO MG Ana Lívia de Almeida Silva Bacharel em Geografia GERES/UNIFAL-MG Email: ana-liviaas@hotmail.com

Leia mais

A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO.

A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO. A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO. Helen Caroline Cunha BARBOSA Universidade Federal

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras de Geografia Exercícios Complementares Regiões Brasileiras 1. O mapa mostra a divisão do Brasil entre as cinco regiões do IBGE. Identifique-as e, na sequência, relacione as características listadas a seguir

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia - Pedro Pinchas Geiger (1967) - Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões

Leia mais

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral GEOGRAFIA 7º ano

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral GEOGRAFIA 7º ano Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral GEOGRAFIA 7º ano NOME: IMPRIMA AS FOLHAS. RESOLVA AS QUESTÕES DISSERTATIVAS EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO OU FOLHA DE FICHÁRIO; OS TESTES PODERÃO SER RESPONDIDOS

Leia mais

Centro-Sul Brasileiro

Centro-Sul Brasileiro Centro-Sul Brasileiro 1. Analise o mapa, que representa as concentrações industriais no Brasil. Concentrações Industriais no Brasil A partir da análise do mapa e de seus conhecimentos, assinale a alternativa

Leia mais

Região Nordestina. Cap. 9

Região Nordestina. Cap. 9 Região Nordestina Cap. 9 Divisão Regional -IBGE Eles têm características semelhantes. As primeiras divisões regionais propostas para o país, eram baseadas apenas nos aspectos físicos, ou seja, ligados

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Produção Industrial Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Técnico em Móveis FORMA/GRAU: ( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

Jussara Rafael Angelo ENSP/Fiocruz

Jussara Rafael Angelo ENSP/Fiocruz MODELAGEM ESPACIAL DINÂMICA DOS DETERMINANTES SOCIAIS E AMBIENTAIS DA MALÁRIA E SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS 2020 PARA O MUNICÍPIO DE PORTO VELHO - RONDÔNIA Jussara Rafael Angelo ENSP/Fiocruz Carlos Afonso Nobre

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SUBÁREA DE GEOGRAFIA PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1 Série:

Leia mais

Lista de recuperação de Geografia 3º bimestre

Lista de recuperação de Geografia 3º bimestre Lista de recuperação de Geografia 3º bimestre 01. (Objetivo: Identificar os estados que fazem parte da região Nordeste). A Região Nordeste é formada por nove estados. a) Localize-os no mapa abaixo e pinte-os

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE PLANO ANUAL ANO 2016 TURMA: 6º Ano Perío: 1º BIMESTRE PROFESSOR: Sergio Correia de Souza e Alisson Conceição Desenvolver a capacidade leitora atan uma abordagem que contribua para a formação de um aluno

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de aula: -Data: 24

Leia mais

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados.

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D1(H) Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D2(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio da análise de textos e imagens. D3(H)

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Infraestrutura Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Técnico em Edificações FORMA/GRAU:( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017 GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017 ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 7º PROFESSORA: MÁRCIA SANTI ALUNO(A): Nº: TURMA: ABCDE I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos de recuperação

Leia mais