APRESENTAÇÃO COMERCIAL. Palestrante. Fátima Merlin. Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APRESENTAÇÃO COMERCIAL. Palestrante. Fátima Merlin. Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper"

Transcrição

1 APRESENTAÇÃO COMERCIAL Palestrante Fátima Merlin Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper

2 Quem é Fátima Merlin Master Business em Marketing pela FIA, Economista, atua há mais de 20 anos nas áreas de pesquisa de marketing, Trade Marketing, Shopper insights e Shopper Marketing. Sócia Fundadora e diretora executiva da Connect Shopper, Palestrante e Professora de Varejo, Pesquisa de Marketing e Comportamento do Consumidor. Foi Diretora de Varejo e Shopper Insights da Kantar WorldPanel (antiga LatinPanel) por quase 10 anos, Gerente de Economia e Pesquisa da Abras Associação Brasileira de Supermercados. Desenvolveu estudos e projetos nacionais e internacionais com ênfase em inteligência de mercado, pesquisa de marketing, comportamento do consumidor, trade marketing, shopper insights e shopper marketing para indústria e varejos dos setores de bebidas, higiene e perfumaria, alimento, limpeza, construção e farma. Autora do livro Meu cliente não voltou, e agora? e articulista em diversas revistas especializadas como SuperHiper (Momento Shopper), Super Varejo, Consumidor Moderno, Supermercado Moderno, DecNews e Guia das Farmácias.

3 Mais sobre Fátima Merlin Palestrante em diversos eventos empresariais e instituições de renome como Apas, Abras, ASPB, AMAS, Sebrae, Abre, Anamaco, Insper, FGV, entre outros. Responsável pela criação e multiplicação dos cursos "Lidando com equipe vendedora foco no cliente" da Escola Nacional de Supermercados - Abras e "Gerenciamento por categoria na ótica do cliente" pela Escola Paulista de Supermercados - Apas. Além dos temas: Torne seus clientes fãs!, Atitude Vendedora! Temas Disponíveis para Treinamentos Autora do Livro Meu cliente não voltou e agora? O Planejamento de Ações para Conquistar e Manter o Cliente na sua Loja Como Praticar o Gerenciamento por Categoria As Estratégias de Shopper Marketing Experiência de Compra Formando uma Equipe Vendedora Não se faz Varejo sem Gente

4 Treinamento - O Planejamento de Ações para Conquistar e Manter o Cliente na sua Loja O objetivo deste treinamento é discutir os conceitos e os princípios básicos para atrair, engajar, converter e reter o cliente. FORMATOS: Palestra e Workshop DURAÇÃO: 1h15 e 4h PÚBLICO ALVO: Profissionais das áreas de marketing, vendas, trade marketing, merchandising, gerenciamento por categorias, shopper insights, pesquisa de marketing CONTEÚDO: Conhecendo o cliente; Diferenciando Consumidor de Shopper; Pesquisas sobre comportamento do shopper e geração de insights; Diferentes clientes, diferentes necessidades; Do planejamento à execução; Transformações necessárias para criar uma empresa centrada no Shopper; Entendendo e se relacionando com o consumidor dentro do PDV; O passo a passo para uma execução eficiente.

5 Treinamento - Como Praticar o Gerenciamento por Categoria O objetivo deste treinamento é oferecer uma visão prática e aplicada, proporcionando aos participantes os fundamentos e benefícios do GC, bem como os ganhos em se ter uma empresa centrada no cliente. FORMATOS: Palestra e Workshop DURAÇÃO: 1h15 e 4h PÚBLICO ALVO: Profissionais que atuam na indústria de bens de consumo e em empresas de varejo, nas áreas de marketing, vendas, trade marketing, merchandising, gerenciamento por categorias, shopper insights, pesquisa de marketing. CONTEÚDO: Introdução ao gerenciamento por categorias. Os oito passos do gerenciamento por categorias. A era Shopper: de olho no papel do consumidor no momento da compra e as respostas da indústria e do varejo. Definindo o mix: decisão de sortimento orientada ao shopper desafios e oportunidades Implementação: barreiras, benefícios, resultados obtidos e ferramentas.

6 Treinamento - As Estratégias de Shopper Marketing - Novo Modelo de Negócio O objetivo deste treinamento é desenvolver um claro entendimento do significado, do escopo e dos princípios básicos para quem quer praticar o Shopper Marketing e garantir o sucesso em sua implementação. FORMATOS: Palestra e Workshop DURAÇÃO: 1h15 e 4h PÚBLICO ALVO: Profissionais que atuam em empresas de varejo e fabricantes, nas áreas de marketing, vendas, trade marketing, merchandising, gerenciamento por categorias, shopper insights, pesquisa de marketing. CONTEÚDO: De trade marketing ao shopper marketing, como tudo começou; Diferenciando Consumidor de Shopper; O que é Shopper Marketing, para que serve e como implementar; Princípios básicos de quem quer praticar Shopper Marketing; Transformações necessárias para criar uma empresa centrada no Shopper; Pesquisas sobre comportamento do shopper e geração de insights; Shopper Marketing: entendendo e se relacionando com o consumidor dentro do PDV; O passo a passo para uma execução eficiente.

7 Treinamento - Experiência de Compra O objetivo é proporcionar a base para o entendimento do processo de compra em decorrência de experiências negativas e positivas do Shopper, bem como aprimorar as práticas atuais para melhorar a percepção e a satisfação do cliente. FORMATOS: Palestra e Workshop DURAÇÃO: 1h15 e 4h PÚBLICO ALVO: Profissionais que atuam na indústria de bens de consumo e em empresas de varejo, nas áreas de marketing, vendas, trade marketing, merchandising, gerenciamento por categorias, shopper insights, pesquisa de marketing. CONTEÚDO: O que é e como melhorar a experiência de compra do cliente; Experiências de compra: Negativa X Positiva; O processo de compra e as ações para melhorar a percepção do cliente; Como atrair, engajar, converter e reter o cliente; O que leva o cliente a comprar mais; Verdades e mitos sobre as experiências de compra.

8 Treinamento - Formando uma Equipe Vendedora O objetivo é proporcionar a base para o entendimento do shopper e seu comportamento de compra, em decorrência de atitudes da equipe do varejo, bem como aprimorar as práticas atuais para montar e manter uma equipe vendedora. FORMATOS: Palestra e Workshop DURAÇÃO: 1h15 e 4h PÚBLICO ALVO: Profissionais que atuam na indústria de bens de consumo e em empresas de varejo, nas áreas de marketing, vendas, trade marketing, merchandising, gerenciamento por categorias, shopper insights, pesquisa de marketing. CONTEÚDO: O novo consumidor: Consumidores X Shoppers; O que leva o cliente a comprar mais; A jornada de compra do cliente: o Shopper; As melhores experiências de compra: desenvolvendo ações assertivas; Atitudes vendedoras: vá além da praticidade, conveniência e preço competitivo; Equipe de sucesso: foco no cliente.

9 Treinamento - Não se faz Varejo sem Gente O objetivo deste treinamento é mostrar quais são os pilares básicos para melhorar a experiência de compra do cliente através do engajamento da equipe no processo com uma real orientação ao cliente, bem como aprimorar as práticas atuais para montar e manter uma equipe de sucesso. FORMATOS: Palestra e Workshop DURAÇÃO: 1h15 e 4h PÚBLICO ALVO: Empreendedores e Profissionais que atuam na indústria de bens de consumo e em empresas de varejo, nas áreas de marketing, vendas, trade marketing, merchandising, gerenciamento por categorias, shopper insights, pesquisa de marketing. CONTEÚDO: Overview do Cenário Atual; Quer engajar e reter cliente? Engaje e retenha antes seus colaboradores Diferentes tipos de atendimento; A jornada de compra do cliente: O Shopper; Experiência de compra; O bom atendimento como estratégia de vendas; Equipe de sucesso.

10 Performance Trecho de palestra: Meu cliente não voltou, e agora? Entrevista sobre o Livro: "Meu cliente não voltou, e agora?"

11 Depoimentos Celso Furtado Dir. de Marketing Coop A Fatima Merlin desenvolveu através do seu vasto conhecimento, experiência e inteligência uma metodologia pratica e com a qualidade de se tornar simples, que contribui fortemente para a obtenção de resultado e performance orientada a cliente que atende a todas as empresas que estiverem de fato interessadas em evoluir nesta disciplina. Claudio Czapski CEO ECR Brasil A Fatima tem o talento de transformar temas técnicos em mensagens simples, com linguagem e exemplos do dia a dia, despertando a atenção e o engajamento da plateia com grande naturalidade e sem a necessidade da pirotecnia com que muitos palestrantes tentam cativar seus ouvintes. Aliado a este talento, ela conta com enorme experiência, sólida bagagem conceitual e uma enorme rede de contatos, que fazem dela uma das palestrantes mais requisitadas em temas relacionados ao varejo supermercadista. Zanone Campos Presidente Emifor Mais uma vez, você brilhou e com informações valiosíssimas para segmento de Marca Próprias. Parabéns e também pelo livro O Meu Cliente não Voltou, e Agora? Neide Montesano Presidenta Abmapro e Montesano Foi ótimo e sem dúvida vc abrilhantou o evento com suas sábias análises e sugestões.

12 Alguns Clientes

13 Informações e Contratação Para mais informações sobre o palestrante e contratações: Deise Gonçalves (11) deise@patrianipalestrantes.com.br deise@patrianieventos.com.br Fátima Merlin na Patriani Palestrantes

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Trade Marketing é confundido por algumas empresas como um conjunto de ferramentas voltadas para a promoção e a comunicação dos produtos. O

Leia mais

Alianças Estratégicas entre Indústria e Varejo

Alianças Estratégicas entre Indústria e Varejo Alianças Estratégicas entre Indústria e Varejo Agenda 1) Mudanças no Ambiente - A evolução do Varejo - A evolução da Indústria - A evolução Consumidor 2) Trade Marketing: Resposta ao Novo Cenário 3) Modelos

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE. Especialista em Liderança, Vendas e Inovação

APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE. Especialista em Liderança, Vendas e Inovação APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE Especialista em Liderança, Vendas e Inovação Quem é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba, com MBA em Marketing & Vendas pelo INPG

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO TRADE MARKETING

CURSOS DE EXTENSÃO TRADE MARKETING CURSOS DE EXTENSÃO TRADE MARKETING Ingresso 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosextensao Programa do Curso de Extensão: Trade Marketing A atividade de Trade Marketing é de fundamental

Leia mais

Trade Marketing Ingresso Maio 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos

Trade Marketing Ingresso Maio 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos Trade Marketing Ingresso Maio 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos Programa do Curso Intensivo de Trade Marketing A atividade de Trade Marketing é de fundamental importância na estrutura

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO. Trade Marketing: Fortalecendo a Presença no Canal de Venda. Parceria: Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.

CURSOS DE EXTENSÃO. Trade Marketing: Fortalecendo a Presença no Canal de Venda. Parceria: Informações: (51) 3218-1400 - www.espm. CURSOS DE EXTENSÃO Trade Marketing: Fortalecendo a Presença no Canal de Venda Parceria: Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/abicalcados Programa do Curso de Extensão: Trade Marketing A atividade

Leia mais

ale MBA em Gestão do Varejo com Ênfase em Supermercados

ale MBA em Gestão do Varejo com Ênfase em Supermercados ale MBA em Gestão do Varejo com Ênfase em Supermercados MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Setembro 2016 1 MBA em Gestão do Varejo com Ênfase em Supermercados Objetivos do Curso O MBA em Gestão do Varejo com

Leia mais

Trade Marketing Estratégico ou Tático. Tania Zahar Miné

Trade Marketing Estratégico ou Tático. Tania Zahar Miné Trade Marketing Estratégico ou Tático Tania Zahar Miné Agenda Mercado - Farmácias Trade Marketing Consumidor e shopper Desafios e oportunidades Farma Mercado Farmácias Números do setor Canal em crescimento

Leia mais

AMAS Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados. Municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.

AMAS Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados. Municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. 1 - REALIZAÇÃO: AMAS Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados. II - PERÍODO: Meses de Julho e Agosto de 2015. III - ABRAGÊNCIA: Municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. IV - LOCAL: A de

Leia mais

Hilgo Gonçalves CEO Losango RESTRICTED

Hilgo Gonçalves CEO Losango RESTRICTED Hilgo Gonçalves CEO Losango Institucional Há 43 anos no mercado, sede no Rio de Janeiro. Uma empresa do Grupo HSBC, desde 2003. Soluções Integradas para o Varejo Crédito Direto ao Consumidor - CDC Cartões

Leia mais

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas:

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Missão, Visão & Valores Missão Prover os clientes com soluções e serviços que os levem ao alcance de suas metas

Leia mais

Princípios e Conceitos de Marketing. Prof. Felipe A. Pires

Princípios e Conceitos de Marketing. Prof. Felipe A. Pires Princípios e Conceitos de Marketing Prof. Felipe A. Pires O que é Marketing? É a execução de um conjunto de atividades comerciais, tendo como objetivo final a troca de produtos ou serviços entre produtores

Leia mais

F.Market Business & Consulting. Escola do Varejo

F.Market Business & Consulting. Escola do Varejo F.Market Business & Consulting Escola do Varejo Programa de Educação Continuada cujo objetivo é oportunizar conhecimentos e experiências aos participantes nas principais demandas do comércio varejista

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

SEMINÁRIO GVCEV: COMPORTAMENTO DO SHOPPER NO VAREJO

SEMINÁRIO GVCEV: COMPORTAMENTO DO SHOPPER NO VAREJO SEMINÁRIO GVCEV: COMPORTAMENTO DO SHOPPER NO VAREJO Comportamento do Shopper nas Classes Populares Prof. Dr. Leandro Guissoni EAESP/FGV Agenda Uma revolução em Shopper Marketing Shopper de Classes Populares

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

Shopper Marketing: A Influência no Momento da Compra MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP.

Shopper Marketing: A Influência no Momento da Compra MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Shopper Marketing: A Influência no Momento da Compra MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a

Leia mais

Curso de Operador de Telemarketing (Call Center)

Curso de Operador de Telemarketing (Call Center) Curso de Operador de Telemarketing (Call Center) Este curso tem como objetivo formar operador de telemarketing (homens ou mulheres) para trabalhar em empresas de pequeno, médio e grande porte e nos mais

Leia mais

[ VAREJO 360 GRAUS] Duração: 5 meses. 12 horas por. Estratégia no Varejo de Moda André Robic. Consumidor de Moda Roberto Meireles

[ VAREJO 360 GRAUS] Duração: 5 meses. 12 horas por. Estratégia no Varejo de Moda André Robic. Consumidor de Moda Roberto Meireles O Programa Varejo Graus contribui para que se estabeleça uma referência completa sobre o varejo de Moda, integrando teoria, estudos de caso e aplicações práticas. Ao longo de quatro meses, os participantes

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

LIVRO APRESENTA OPORTUNIDADES E DESAFIOS DO VAREJO

LIVRO APRESENTA OPORTUNIDADES E DESAFIOS DO VAREJO Página 1 de 8 Procure no Portal... Correios quer atender atacadista distribuidor ABAD Jovem elege nova diretoria VIVIAN ORTIZ, 5, 2014 DA REDAÇÃO, 5, 2014 NEWTRADETV LIVRO APRESENTA OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE. Especialista em Vendas, Inovação e Liderança.

APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE. Especialista em Vendas, Inovação e Liderança. APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE Especialista em Vendas, Inovação e Liderança. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba, com MBA em Marketing & Vendas pelo INPG Business

Leia mais

Juntos nos multiplicamos.

Juntos nos multiplicamos. Juntos nos multiplicamos. 1 + 1 = 11 Juntos nos multiplicamos. Quem somos Estamos aqui para transformar organizações em empresas de sucesso. Convergir conhecimento, visão sistêmica e resultado, buscando

Leia mais

Um estudo sobre o comportamento e as preferências do homem no ponto de venda.

Um estudo sobre o comportamento e as preferências do homem no ponto de venda. Compras Homem às Compras Um estudo sobre o comportamento e as preferências do homem no ponto de venda. Porque HOMENS? e porque AGORA? 2 A indústria está de olho neles 37% do consumo da categoria de higiene

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

Portfólio de Produtos

Portfólio de Produtos Portfólio de Produtos 2014 Quem somos: A Focus Educação Corporativa nasceu da necessidade identificada no interior do estado de Minas Gerais, que carece de Consultorias especializadas em pequenas e médias

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. PALESTRANTE Thiago Concer. Especialista em Vendas e Atendimento

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. PALESTRANTE Thiago Concer. Especialista em Vendas e Atendimento APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE Thiago Concer Especialista em Vendas e Atendimento SOBRE - THIAGO CONCER Thiago Concer é Bacharel em Relações Públicas com estudos em Comunicação pela Universidade de

Leia mais

contato@mfcasagrande.com.br

contato@mfcasagrande.com.br MF Casagrande Soluções Empresariais Treinamento de Excelência no Atendimento ao Cliente 1- Escopo O programa foi elaborado com o propósito de desenvolver competências, oferecer técnicas e ferramentas,

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

Alta Performance Empresarial. A solução que faltava para sua empresa.

Alta Performance Empresarial. A solução que faltava para sua empresa. Alta Performance Empresarial A solução que faltava para sua empresa. Webinar: Performance Empresarial PALESTRANTE GUSTAVO RUEDA Diretor Regional da Net Profit Unidade Luhal Advanced Coaching Master CAC

Leia mais

O SEBRAE e o que ele pode fazer pelo seu negócio

O SEBRAE e o que ele pode fazer pelo seu negócio Planeje suas vendas O SEBRAE e o que ele pode fazer pelo seu negócio Consultorias Palestras SEBRAE Mais Programas setoriais Palestras Trilha de aprendizagem empresarial EAD Na Medida Cursos SEI E muito

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE. Ricardo Melo. Coaching e Trainer

APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE. Ricardo Melo. Coaching e Trainer APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE Ricardo Melo Coaching e Trainer Ricardo Melo Ricardo Melo é consultor com ampla experiência em guiar empresas e pessoas Considerado a conquista por muitos de seus como

Leia mais

Planejamento de Marketing Digital. Planejamento de Campanhas

Planejamento de Marketing Digital. Planejamento de Campanhas Planejamento de Marketing Digital Planejamento de Campanhas Profº Fred Profº Pacheco Fred Pacheco Posicionamento e Conceitos fredpacheco@me.com Tradicionais Professor: FRED PACHECO Erh Ray Não dá para

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Curso Intensivo. Merchandising - Formação Avançada e Gerenciamento de Produtos por Categoria em Farmácias

Curso Intensivo. Merchandising - Formação Avançada e Gerenciamento de Produtos por Categoria em Farmácias Curso Intensivo Merchandising - Formação Avançada e Gerenciamento de Produtos por Categoria em Farmácias O EaDPLUS é um dos melhores portais de cursos à distância do Brasil e conta com um ambiente virtual

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

FCG ESCOLA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS EDUCAÇÃO EXECUTIVA

FCG ESCOLA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS EDUCAÇÃO EXECUTIVA FCG ESCOLA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS EDUCAÇÃO EXECUTIVA PROPOSTA COMERCIAL 2010 Ao departamento de RH Jundiaí, 03 de Março de 2010. QUEM SOMOS? A FCG Escola Internacional de Negócios é a primeira e única

Leia mais

COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS.

COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS. COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS. A Rio Quality existe com o objetivo de proporcionar a total satisfação dos clientes e contribuir para o sucesso de todos. Essa integração se dá através do investimento

Leia mais

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] 1 Sumário O Surgimento do Analista de Redes Sociais... 2 O que é um Analista de Redes Sociais?... 5 Qual é o Perfil do Analista

Leia mais

AMCHAM/SP. Palestra: TEORIA DA CORRENTE Sete lições para tornar sua empresa sustentável

AMCHAM/SP. Palestra: TEORIA DA CORRENTE Sete lições para tornar sua empresa sustentável AMCHAM/SP Palestra: TEORIA DA CORRENTE Sete lições para tornar sua empresa sustentável SOBRE A PALESTRA Evento: Café de Relacionamento Local: AMCHAM/SP Data: 12/02/2015 Horário: 09:00h às 10:30h Duração:

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL

APRESENTAÇÃO COMERCIAL APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE CARLA FALCÃO Especialista em REDES SOCIAIS E MARKETING DIGITAL Quem é Carla Falcão Palestrante, Especialista em Mídias Sociais e Publicitária. Colunista no Considerado

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

A Ser Humano Consultoria

A Ser Humano Consultoria A Ser Humano Consultoria é uma empresa especializada na gestão estratégica de pessoas. Utilizando programas de assessoramento individual, baseados na avaliação e desenvolvimento de suas competências, buscamos

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

A contribuição da comunicação interna na construção e

A contribuição da comunicação interna na construção e A contribuição da comunicação interna na construção e fortalecimento da imagem corporativa O QUE É IMAGEM CORPORATIVA? Para fazer uma comunicação interna que fortaleça a Imagem Corporativa é preciso entender

Leia mais

Motivando sua Empresa para o Sucesso

Motivando sua Empresa para o Sucesso Motivando sua Empresa para o Sucesso rev. 06/06 Trabalhando com um time de sucesso Engº JULIO TADEU ALENCAR e-mail: jtalencar@sebraesp.com.br 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO EVOLUÇÃO

Leia mais

[ VAREJO 360 GRAUS] Duração: 5 meses. +9h +3h presenciais online. +3h +9h online presenciais

[ VAREJO 360 GRAUS] Duração: 5 meses. +9h +3h presenciais online. +3h +9h online presenciais O Programa Varejo Graus contribui para que se estabeleça uma referência completa sobre o varejo de Moda, integrando teoria, estudos de caso e aplicações práticas. Ao longo de quatro meses, os participantes

Leia mais

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa.

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. A Fran Press está de cara nova, mantendo a sua reconhecida identidade estratégica. Nos tempos atuais

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

COACHING Executivo Equipe Liderança

COACHING Executivo Equipe Liderança COACHING Executivo Equipe Liderança O Coaching é uma nova forma de se pensar, sentir e agir que potencializa substancialmente os resultados nas vidas das pessoas. É uma jornada instigante para transformar

Leia mais

A. Conceito de Trade Marketing, responsabilidades, atividades, amplitude de atuação e limites

A. Conceito de Trade Marketing, responsabilidades, atividades, amplitude de atuação e limites 5 Conclusão Trade Marketing é um termo conhecido por grande parte dos profissionais das áreas comercial e de marketing, principalmente entre as indústrias de bens de consumo. Muitas empresas já incluíram

Leia mais

Público-alvo Mantenedores, Reitores, Pró-Reitores, Diretores e demais dirigentes de IES.

Público-alvo Mantenedores, Reitores, Pró-Reitores, Diretores e demais dirigentes de IES. Público-alvo Mantenedores, Reitores, Pró-Reitores, Diretores e demais dirigentes de IES. Descrição O Programa tem como foco capacitar os gestores e executivos líderes das Instituições de Educação Superior,

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

CISD Centro Integrado de Soluções e Desenvolvimento Apoio:

CISD Centro Integrado de Soluções e Desenvolvimento Apoio: CISD Centro Integrado de Soluções e Desenvolvimento Apoio: Rádio Norte FM 104,9Mhz 1 2 Cursos Disponíveis: 1. Curso de Técnicas de Negociação e Vendas... 4 2. Motivação e Produtividade... 5 3. Curso de

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br NO CAMPO: UMA FAMÍLIA DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PARA PRODUTORES RURAIS. TODA MINHA FAMÍLIA VIVE DA PRODUÇÃO RURAL. E MAIS DE CINCO MILHÕES

Leia mais

Desenvolvimento. Remuneração. Talentos. Estratégias CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS

Desenvolvimento. Remuneração. Talentos. Estratégias CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS Desenvolvimento Remuneração CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS Talentos Estratégias Institucional Institucional Soluções Clientes Equipe Técnica Contato Quem somos A B2P Pessoas & Estratégias é uma Consultoria

Leia mais

CARDÁPIO. de palestras

CARDÁPIO. de palestras CARDÁPIO de palestras FREDALECRIM Fred Alecrim é escritor, consultor e palestrante da Ponto de Referência. Autor dos livros UaugoMais: Uau s para inspirar você e seu negócio e Movimentação: Como afastar

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

METODOLOGIA MASTER MIND 3C

METODOLOGIA MASTER MIND 3C APRESENTAÇÃO Coaching Consultoria METODOLOGIA MASTER MIND 3C Competência Master Pro Finanças Negócios Marketing Pessoas Master Mind 3C Coaching Consultoria Competência Master Profissional DIFERENCIAIS

Leia mais

O Profissional de TI do Futuro Por Rodrigo Ambros

O Profissional de TI do Futuro Por Rodrigo Ambros O Profissional de TI do Futuro Por Rodrigo Ambros Agenda! cenário atual e em áreas específicas:! tecnologia! negócios! Humana! Demandas e Escolhas! Planejamento Estratégico pessoal Cenário Atual Mudanças?

Leia mais

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Quem Somos A Caput Consultoria chega aos seus quinze anos com muito a comemorar! Temos desenvolvido projetos relevantes em companhias

Leia mais

BUSINESS COACHING. A solução que faltava para sua empresa.

BUSINESS COACHING. A solução que faltava para sua empresa. A solução que faltava para sua empresa. Quem é a Net Profit? Com know-how de mais de 10 anos treinando e desenvolvendo pessoas, a Net Profit Brasil se tornou referência de empresa especializada no desenvolvimento

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

NEGÓCIOS CATÁLOGO DE PRODUTOS. Take a Tip Consultoria de Inovação e Negócios

NEGÓCIOS CATÁLOGO DE PRODUTOS. Take a Tip Consultoria de Inovação e Negócios NEGÓCIOS CATÁLOGO DE PRODUTOS Take a Tip Consultoria de Inovação e Negócios Quem Somos Nosso Jeito Somos uma parceria estratégica de inovação e negócios, criada para cobrir o gap das consultorias que nem

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

PESSOAL PONTO APRESENTAÇÃO

PESSOAL PONTO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO PONTO PESSOAL A PONTO PESSOAL É A PRIMEIRA AGÊNCIA E REVISTA DIGITAL DE MARKETING PESSOAL DO BRASIL QUE TRABALHA ESTRATÉGIAS PARA DIFERENCIAR PESSOAS NO MEIO PROFISSIONAL. 2010-2015 MARKETING

Leia mais

Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counseling: Desmistificando o Coaching

Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counseling: Desmistificando o Coaching Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counseling: Desmistificando o Coaching Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counsuling: Desmistificando o Coaching Inquietações... O que é? Para que serve? Quem

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS?

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? COM SOCIAL MEDIA RESEARCH VOCÊ PODE UMA NOVA METODOLOGIA QUE PARTE DO CRUZAMENTO ENTRE AS MELHORES

Leia mais

Curso Intensivo. Merchandising - Formação Avançada e Gerenciamento de Produtos por Categoria em Farmácias

Curso Intensivo. Merchandising - Formação Avançada e Gerenciamento de Produtos por Categoria em Farmácias Curso Intensivo Merchandising - Formação Avançada e Gerenciamento de Produtos por Categoria em Farmácias O EaDPLUS é um dos melhores portais de cursos à distância do Brasil e conta com um ambiente virtual

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

COMO FAZER UM. Imagem do curso PRODUTOS

COMO FAZER UM. Imagem do curso PRODUTOS Bem Vindos! COMO FAZER UM CORRETO Imagem do curso MIX DE PRODUTOS Messias Cavalcante Responde pela Recycle Consultoria. Mais de 15 anos nas áreas corporativas de Marketing, Trade Marketing, Branding e

Leia mais

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas:

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Missão, Visão & Valores Missão Prover os clientes com soluções e serviços que os levem ao alcance de suas metas

Leia mais

O CLIENTE COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA INOVAÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES CLIENTES E RELACIONAMENTO

O CLIENTE COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA INOVAÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES CLIENTES E RELACIONAMENTO O CLIENTE COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA INOVAÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES CLIENTES E RELACIONAMENTO Aliny Francielly de Oliveira Formada em Administração, atuante nos segmentos comércio varejista

Leia mais

KAWAHARA TAKANO possui mais de 20 anos de experiência no setor do design

KAWAHARA TAKANO possui mais de 20 anos de experiência no setor do design Para ser uma empresa que fornece soluções de varejo é necessário desenvolver conceitos focados em todos os aspectos do processo de varejo, desde a arquitetura, ao visual merchandising e planejamento estratégico,

Leia mais

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, 1455 - Bairro Jardim (11) 4433-6161 Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) 2127-0003

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, 1455 - Bairro Jardim (11) 4433-6161 Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) 2127-0003 PLANEJAMENTO E GESTÃO DE NOVOS NEGÓCIOS APRESENTAÇÃO: Um terço das empresas brasileiras fecham no primeiro ano de atividade e praticamente dois terços fecham após 5 anos de existência. Do total de empresas

Leia mais

CARLOS CAIXETA. Vendas e Gestão Estratégica

CARLOS CAIXETA. Vendas e Gestão Estratégica CARLOS CAIXETA Vendas e Gestão Estratégica PERFIL Carlos Caixeta é um palestrante de destaque nacional por convergir conceito e prática em estratégias empresariais, vendas, performance e negociação. Essa

Leia mais

Já pensou como as experiências de um palestrante podem inspirar e promover mudanças em sua equipe?

Já pensou como as experiências de um palestrante podem inspirar e promover mudanças em sua equipe? Já pensou como as experiências de um palestrante podem inspirar e promover mudanças em sua equipe? CURRíCULO PROFISSIONAL Tony Loureiro é um dos mais requisitados palestrantes do Brasil e autoridade em

Leia mais

Desenvolvendo Pessoas para Servirem com Excelência. Instituto Crer & Ser. A excelência honra a Deus!

Desenvolvendo Pessoas para Servirem com Excelência. Instituto Crer & Ser. A excelência honra a Deus! Palestras, Treinamentos e Consultoria para Gestão Ministerial Desenvolvendo Pessoas para Servirem com Excelência Instituto Crer & Ser A excelência honra a Deus! Quem somos O Instituto Crer & Ser nasceu

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

SEJAM BEM-VINDOS! COACHING PARA PROFISSIONAIS DE RH

SEJAM BEM-VINDOS! COACHING PARA PROFISSIONAIS DE RH SEJAM BEM-VINDOS! COACHING PARA PROFISSIONAIS DE RH APRESENTAÇÃO Quais os maiores desafios do profissional de RH? OBJETIVOS DESTE WORKSHOP Experimentar o processo de coaching e aplicar as técnicas em seu

Leia mais

FGV. Já atuou em treinamentos e cursos em diversas empresas, entre elas Unimed, Nextel, AT e T, Osram, Arvim Meritor, Astrazeneca,

FGV. Já atuou em treinamentos e cursos em diversas empresas, entre elas Unimed, Nextel, AT e T, Osram, Arvim Meritor, Astrazeneca, Wagner de Pádua apresentação É palestrante, empresário e apontado como um dos melhores professores de gestão empresarial da Fundação Getúlio Vargas FGV. Destaque internacional pela sua experiência e conhecimento

Leia mais

Trade Day - Edição Farma. Canal FARMA REALIZAÇÃO: 11 3721-3787 PATROCÍNIO atendimento@inventrade.com.br

Trade Day - Edição Farma. Canal FARMA REALIZAÇÃO: 11 3721-3787 PATROCÍNIO atendimento@inventrade.com.br Canal FARMA REALIZAÇÃO: 11 3721-3787 PATROCÍNIO atendimento@inventrade.com.br SOBRE O TRADE DAY O Trade Day é o primeiro curso de Trade Marketing especializado em canais. Este programa é fruto da parceria

Leia mais

Parceria de sucesso para sua empresa

Parceria de sucesso para sua empresa Parceria de sucesso para sua empresa A Empresa O Grupo Espaço Solução atua no mercado de assessoria e consultoria empresarial há 14 anos, sempre realizando trabalhos extremamente profissionais, pautados

Leia mais

Supermercados: Desafios e Perspectivas

Supermercados: Desafios e Perspectivas Seminário GVcev Supermercados: Desafios e Perspectivas Desafios do Capital Humano João Galassi A evolução dos desafios Anos 60 Anos 70 Anos 80 Anos 90 Anos 2000 Mão de obra Empregados Recursos Humanos

Leia mais

Portfolio de cursos TSP2

Portfolio de cursos TSP2 2013 Portfolio de cursos TSP2 J. Purcino TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance 01/07/2013 Como encantar e fidelizar clientes Visa mostrar aos participantes a importância do conhecimento do cliente,

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais