UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO GRUPO FOCAL. Profa. Me.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO GRUPO FOCAL. Profa. Me."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO GRUPO FOCAL Profa. Me.GRACIELA RODRIGUES

2 O QUE É? Técnica de coleta de dados qualitativos (única, associada ou complementar). Ênfase na interação do grupo com o próprio grupo motivadas pelo mediador/moderador. os participantes fazem perguntas uns aos outros e explicam suas posições de forma recíproca (MORGAN apud MARQUES, 2006, p. 39).

3 O QUE É? observação participante GF entrevista aberta (Morgan, 1997)

4 O QUE É? são basicamente entrevistas em grupo, cujo objetivo principal reside na interação do grupo, e não no mero intercâmbio de perguntas entre o pesquisador e os integrantes do grupo (MARQUES; ROCHA, 2006, p.39). A essência do grupo focal consiste justamente na interação entre os participantes e o pesquisador, que objetiva colher dados a partir da discussão focada em tópicos específicos e diretivos (por isso é chamado grupo focal) (IERVOLINO; PELICIONI, 2001, p. 116).

5 O QUE É? pequenos grupos de pessoas reunidas para avaliar conceitos ou identificar problemas (CAPLAN, 1990 apud DIAS). [...] uma entrevista coletiva que busca identificar tendências. A maior busca é compreender, não inferir nem generalizar (COSTA, 2009, p. 181).

6 O QUE É? Não se trata, propriamente de uma coleta, como se o dado ali estivesse à espera de ser capturado, mas sim de captar os significados que emergem no aqui e agora da situação de pesquisa, à medida que os participantes refletem e discutem sobre o tema proposto (GUI, 2003, p. 139).

7 NOMENCLATURAS Entrevista grupal/em grupo. Entrevista coletiva. Focus group.

8 HISTÓRICO trabalho de Bogartus, nas Ciências Sociais, com entrevistas grupais Ciências Sociais - Robert Merton; durante a 2ª Guerra Mundial, foi usada por Merton & Kendall, para investigar o potencial de persuasão da propaganda de guerra para as tropas;

9 HISTÓRICO 1950 Área Marketing - Paul Lazarafeld; Área da saúde - entender as atitudes de doentes, o uso de contraceptivos e para avaliar a interpretação da audiência em relação às mensagens da mídia (MORGAN, 1997; VEIGA; GONDIM, 2001); expressivo o aumento de pesquisas utilizando esta técnica de coleta de dados;

10 APLICAÇÕES Verificar como as pessoas avaliam uma experiência, ideia ou evento. Como definem um problema e quais suas opiniões, sentimentos e significados encontram-se associados ao objeto de investigação. Planejamento a avaliação de programas em Saúde, Educação e outros.

11 APLICAÇÕES Se presta a uma variedade de fenômenos nos quais o objetivo é conhecer a receptividade do grupo sobre um assunto, serviço ou produto. Na área de Marketing seu uso visa identificar tendências, preferências, hábitos e percepções do consumidor (idem, p. 182). Na educação: avaliar projetos, políticas públicas, levantar necessidades do contexto escolar e docente, receptividade de métodos, técnicas e recursos. Interfaces e softwares.

12 GF e ENTREVISTA GRUPAL facilitador do processo de discussão Influências na formação de opiniões unidade de análise do grupo focal, é o próprio grupo MODERADOR diretivo no grupo - relação é diádica a análise é o sujeito no grupo ENTREVISTADOR

13 POR ONDE COMEÇAR? Alguém viu Nasrudin procurando alguma coisa no chão. O que é que você perdeu Mullá? perguntou-lhe. Minha chave respondeu o Mullá. Então os dois se ajoelharam para procurá-la. Um pouco depois o sujeito perguntou: Onde foi exatamente que você perdeu essa chave? Na minha casa. Então por que está procurando por aqui? Porque aqui tem mais luz (Histórias de Nasrudin).

14 POR ONDE COMEÇAR? Planejamento da pesquisa: OBJETIVO MODERADOR

15 POR ONDE COMEÇAR? Planejamento da pesquisa: ROTEIRO DE DISCUSSÃO Pontuação de tópicos; Questões chaves; Tempo por questão;

16 POR ONDE COMEÇAR? PARTICIPANTES ASSISTENTES

17 POR ONDE COMEÇAR? LOCAL

18 ORGANIZAÇÃO O grupo focal é composto por 6 a 12 participantes. Estes participantes são selecionados por apresentar certas características em comum que estão associadas ao tópico que está sendo pesquisado. O grupo ter características homogêneas com relação ao assunto a ser debatido ou ao foco da pesquisa. Ex.: nível de escolaridade, condição social, funcionários de uma mesma empresa.

19 ORGANIZAÇÃO A busca de homogeneidade em algumas características pessoais não deve implicar na busca de homogeneidade da percepção do problema (IERVOLINO; PELICIONI, 2001). Sua duração típica é de 1 a 2 horas aproximadamente. Local: neutro, acessível, silencioso. Disposição em círculo dos participantes. Ambiente agradável de espera sem antecipar o assunto.

20 ORGANIZAÇÃO Explicitação das regras do grupo focal (GONDIM, 2002) Só uma pessoa fala de cada vez; Evitam-se discussões paralelas para que todos participem; Ninguém pode dominar a discussão; Todos têm o direito de dizer o que pensam;

21 MODERADOR 1. Solicitar esclarecimento ou aprofundamento de pontos específicos; 2. Conduzir o grupo para o próximo tópico quando um ponto já foi suficientemente explorado; 3. Estimular a participação, equilibrada, de todos os participantes; 4. Finalizar o grupo;

22 VANTAGENS E DESVANTAGENS Pode servir de complemento a outros instrumentos de pesquisa, inclusive na pesquisa quantitativa; Baixo custo, rapidez com que o grupo focal fornece dados válidos e confiáveis (IERVOLINO & PELICIONI, 2001); Afirma-se também que as discussões do grupo pode gerar comentários mais críticos do que as entrevistas (ROBINSON, 1999);

23 VANTAGENS E DESVANTAGENS A crença de que os grupos de foco são menos onerosos do que a realização de entrevistas individuais é menos clara, depende muito do projeto de pesquisa (BERG, 1998). Os participantes formam suas opiniões ouvindo os demais, (des)contruindo suas posições iniciais a partir das discussões no grupo. Este aspecto é muito importante na análise dos dados a partir do GF.

24 TÉCNICA PONTOS FORTES PONTOS FRACOS Grupo Focal Baixo custo e resposta rápida Flexibilidade na aplicação Eficientes para obter informações qualitativas a curto prazo Eficiente para esclarecer questões complexas no desenvolvimento de projetos Adequado para medir o grau de satisfação das pessoas envolvidas Exige facilitador/moderador com experiência para conduzir o grupo Não garante total anonimato Depende da seleção criteriosa dos participantes Informações obtidas não podem ser generalizadas Fonte: MCMILLAN, J. H. SCHUMACHER (1997) apud BARBOSA, Eduardo. Instrumentos de coleta de dados em pesquisas educacionais. Disponível em:

25 OBSERVAÇÕES em qualquer método que se adote, é recomendado convidar cerca de 20% a mais de pessoas do que realmente será necessário para a condução de cada grupo focal para se prevenir contra ausências inesperadas de participantes (MORGAN, 1988 apud IERVOLINO; PELICIONI, 2001, p.117 ); possível domínio no grupo de algumas pessoas, e uma possível reação negativa ao moderador pelos participantes;

26 NO ROTEIRO EVITAR: Questões longas, complexas; Questões nas quais as respostas podem ser dadas com uma ou duas palavras, tipo sim ou não; Iniciar por questões muito específicas ao tema; As questões chaves devem ser deixadas para o final;

27 NO ROTEIRO EVITAR: Ex.:se o objetivo for conhecer a satisfação do público frente ao um programa de TV, a pergunta por que você gosta do programa? Deve ficar para o final. É importante ordenar os temas de modo a evitar a indução a resposta.

28 TABELA COMPARATIVA FATOR GRUPO FOCAL ENTREVISTA INDIVIDUAL Interação no grupo Pressão do grupo A interação está presente e estimula novas idéias. A pressão do grupo pode desafiar e gerar o pensamento dos participantes. Não há interação no grupo, já que a entrevista se dá apenas entre o entrevistado e o entrevistador. Não há pressão do grupo.

29 Competição Influência TABELA COMPARATIVA FATOR GRUPO FOCAL ENTREVISTA INDIVIDUAL Os participantes competem pelo tempo. Cada participante tem menos tempo para expor sua opinião do que em uma entrevista individual. As respostas podem ser contaminadas pela opinião de outros participantes. Não há qualquer competição. O entrevistado tem todo o tempo disponível para expor suas idéias ao entrevistador. Não há influência de outras pessoas.

30 Assunto controverso Cansaço do entrevistador TABELA COMPARATIVA FATOR GRUPO FOCAL ENTREVISTA INDIVIDUAL Alguns participantes podem se sentir constrangidos na presença de várias pessoas desconhecidas. Como seu papel é mais passivo, é possível conduzir mais de uma entrevista de grupo focal sobre um único assunto. Desde que se sinta à vontade com o entrevistador, é mais fácil falar sobre assuntos controversos com uma única pessoa. A condução de inúmeras entrevistas individuais pode ocasionar fadiga e aborrecimento.

31 f TABELA COMPARATIVA FATOR GRUPO FOCAL ENTREVISTA INDIVIDUAL Quantidade de informações Agenda da reunião Fonte: Aaker 1990, p Uma quantidade relativamente grande de informações pode ser obtida em um curto espaço de tempo e a um custo relativamente reduzido. Pode ser difícil conciliar a agenda de tantas pessoas. Pode-se obter uma grande quantidade de informações. Porém, isso demanda muito mais tempo e custos mais altos. É muito mais fácil agendar entrevistas individuais.

32 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS IERVOLINO, S.A.; PELICIONI, M.C.F. A utilização do grupo focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Rev Esc Enf USP, v. 35, n.2, p , jun, ROBINSON, N. 'The Use of Focus Group Methodology - with Selected Examples from Sexual Health Research', Journal of Advanced Nursing, 29, 4, p , BERG, B. L. (1998), Qualitative Methods for the Social Sciences, Boston, MA, Allyn and Bacon. WESTPHAL, MF, BOGUS, CM, FARIA, MM. Grupos focais: experiências precursoras em programas educativos em saúde no Brasil. Bol Oficina Sanit Panam, v.120, n.6,1996. MARQUES, Ana; ROCHA, Simone M. A produção de sentidos nos contextos de recepção: em foco o grupo focal. Revista Fronteirasestudos midiáticos, São Leopoldo, v. 3, n. 1, p , jan./abril

33 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS GIOVANAZZO, Renata. Focus Group em pesquisa qualitativa: fundamentos e reflexões. Administração On-line, v. 2, n. 4, out./nov./dez DIAS, Cláudia Augusto. Grupo Focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Disponível em: Acesso em: 13 de outubro de GONDIM, Sônia Maria. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Revista Paidéia, v.12, n.24, GUI, Roque. Grupo focal em pesquisa qualitativa aplicada: Intersubjetividade e construção do sentido. Revista Psicologia: organização e trabalho. Vol.3, n.1, 2001.

Entrevista. Pesquisa em Educação I A Turma D Maria Rosangela Bez

Entrevista. Pesquisa em Educação I A Turma D Maria Rosangela Bez Entrevista Pesquisa em Educação I A Turma D Maria Rosangela Bez Entrevistas Abordagem sobre a importância da entrevista como uma técnica de coleta de dados que é utilizada em pesquisas nas Ciências Sociais

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA

METODOLOGIA DA PESQUISA Universidade de São Paulo Mestrado em Controladoria e Contabilidade METODOLOGIA DA PESQUISA ENTREVISTAS E FOCUS GROUP Prof. Dr. Gilberto de Andrade Martins Orientador Belém - Pará 1 Universidade de São

Leia mais

FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho. TÉCNICA DE GRUPO DE FOCO (Aula 07)

FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho. TÉCNICA DE GRUPO DE FOCO (Aula 07) FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho TÉCNICA DE GRUPO DE FOCO (Aula 07) RIBEIRÃO PRETO - SP Setembro/2014 GRUPO DE FOCO O QUE É? O grupo de foco (ou grupo focal

Leia mais

Métodos de coleta de dados em Pesquisa Qualitativa

Métodos de coleta de dados em Pesquisa Qualitativa Focus group Entrevista realizada de forma não-estruturada com grupo de 8 a 12 participantes Moderador conduz a discussão para obter expontaneadade Obter visão de um grupo de interesse para o problema de

Leia mais

Focus group s aplications: methodological foundations, potentialities and limits

Focus group s aplications: methodological foundations, potentialities and limits ARTIGO Aplicações da técnica do grupo focal: fundamentos metodológicos, potencialidades e limites Camila Delatorre Borges 1,I Manoel Antônio dos Santos 2,II I Núcleo de Ensino e Pesquisa em Psicologia

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

Metodologia: Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados. Caroline Antero Machado Mesquita

Metodologia: Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados. Caroline Antero Machado Mesquita : Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados Caroline Antero Machado Mesquita Descrição formal dos métodos e técnicas a serem utilizados; Responde às questões como? Com quê? Onde? Quanto?;

Leia mais

Projeto Qualidade de Vida O USO DA PESQUISA QUALITATIVA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA

Projeto Qualidade de Vida O USO DA PESQUISA QUALITATIVA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA O USO DA PESQUISA QUALITATIVA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA A vida tem a dimensão qualitativa e quantitativa, assim a qualidade vida não pode ser medida somente por um instrumento quantitativo, mas

Leia mais

Pesquisas Institucionais. uma forma científica de conhecer o público interno

Pesquisas Institucionais. uma forma científica de conhecer o público interno uma forma científica de conhecer o público interno Comunicação Interna Fluxos de Comunicação Chefe Subchefes Sub-sub Front office D e s c e n d e n t e A s c e n d e n t e 2 Conceito Identificação, coleta

Leia mais

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira Pesquisa em propaganda Faccat Profª Me. Taís Vieira Tipos de pesquisa - Na escolha da melhor metodologia para uma investigação, tudo depende do que se deseja conhecer: o que e quanto ou como e por quê?

Leia mais

A Entrevista Como método de recolha de dados em Investigação em Educação

A Entrevista Como método de recolha de dados em Investigação em Educação A Entrevista Como método de recolha de dados em Investigação em Educação Adaptado de: Cristina Costa Guida Rocha Mónica Acúrcio O que é a entrevista? A entrevista é uma conversa intencional, geralmente

Leia mais

09 a 12 de novembro de 2016

09 a 12 de novembro de 2016 COMO ELABORAR PESQUISA DE MERCADO 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Missão do Sebrae Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orientar na implantação e no desenvolvimento

Leia mais

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci Aula 2 Pesquisa Conceitos Prof. Marcelo Musci Conceito de Pesquisa O objetivo da pesquisa científica é explicar, prever e / ou controlar um determinado fato ou fenômeno. Fazer pesquisa é... Investigar

Leia mais

Análise dos mercados consumidores

Análise dos mercados consumidores Análise dos mercados consumidores Capítulos 6 Luciano Mendes Análise de mercados consumidores O objetivo do marketing é atender e satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes-alvo melhor do que

Leia mais

DESAFIOS E VIVÊNCIAS NA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL.

DESAFIOS E VIVÊNCIAS NA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL. DESAFIOS E VIVÊNCIAS NA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL. Karla Suziane de Abreu Dantas Vieira 1, Sabrina Matos Serra 2 1 Universidade de Fortaleza; 2 Universidade de Fortaleza suzianek@yahoo.com.br

Leia mais

Roteiro de Entrevistas Para Investigação do Design de Hipermídias Educacionais

Roteiro de Entrevistas Para Investigação do Design de Hipermídias Educacionais Marcos A. de Lima Filho marcos.filho@northumbria.ac.uk Northumbria University Roteiro de Entrevistas Para Investigação do Design de Hipermídias Educacionais Utilizado para investigar como o hiperlivro

Leia mais

Análise da situação atual Que dados coletar De quem coletar dados Aspectos éticos. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Análise da situação atual Que dados coletar De quem coletar dados Aspectos éticos. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Interface Homem/Máquina Aula 8 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Roteiro da Aula de Hoje

Leia mais

Aula 5. Ciclo de Vida Espiral; Requisitos Funcionais e não Funcionais; Técnica de Requisitos.

Aula 5. Ciclo de Vida Espiral; Requisitos Funcionais e não Funcionais; Técnica de Requisitos. Aula 5 Ciclo de Vida Espiral; Requisitos Funcionais e não Funcionais; Técnica de Requisitos. Modelo Espiral Ele usa uma abordagem evolucionária à engenharia de software, capacitando o desenvolvedor e o

Leia mais

Conteúdo programático e Bibliografia:

Conteúdo programático e Bibliografia: 1 Conteúdo programático e Bibliografia: 8 abril (segunda-feira) - Apresentação da disciplina. - Fundamentos básicos da pesquisa qualitativa em saúde: desenho, concepção, pressupostos, modelos, técnicas

Leia mais

Qualidade e Segurança do Paciente

Qualidade e Segurança do Paciente Fórum de Qualidade e Segurança do Paciente Qualidade e Segurança do Paciente Marcos Barello Gallo e Marcia Rueda A Multimax Healthcare Marketing é uma empresa de pesquisa e consultoria de Marketing especializada

Leia mais

Condução de pesquisa em Branding

Condução de pesquisa em Branding Condução de pesquisa em Branding Passo-a-passo Visão Geral A aprendizagem deve ser focada e dinâmica. Quando contratam empresas de consultoria, os clientes querem que elas demonstrem capacidade intelectual

Leia mais

TÉCNICAS DE ENTREVISTAS E LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES

TÉCNICAS DE ENTREVISTAS E LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES TÉCNICAS DE ENTREVISTAS E LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES Em todo desenvolvimento de software, um aspecto fundamental é a captura dos requisitos dos usuários. Para apoiar este trabalho, diversas técnicas

Leia mais

ENTREVISTA Como Método de Observação em Pesquisa Científica

ENTREVISTA Como Método de Observação em Pesquisa Científica ENTREVISTA Como Método de Observação em Pesquisa Científica Mestrado em Administração Disciplina: Métodos de Pesquisa 2 Docentes: Prof. Sérgio Fialho e Marta Andrade Discentes: Claudio Celino, Pedro Neto,

Leia mais

5.1. Sugestões para pesquisas futuras

5.1. Sugestões para pesquisas futuras 5 Conclusão A presente pesquisa trata o problema de identificação e avaliação de competências organizacionais capazes de alavancar vantagem competitiva sustentada em empresas fabricantes de produtos de

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Bibliografia desta aula FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. São Paulo:Artmed, 2009. Caps. 15, 16, 21 Grupo Inovação Instituto de Economia

Leia mais

Métodos de Pesquisa: Estudo de Caso. Dr. Emílio Costa

Métodos de Pesquisa: Estudo de Caso. Dr. Emílio Costa Métodos de Pesquisa: Estudo de Caso Dr. Emílio Costa 2014 MÉTODOS CIENTÍFICOS Método indutivo Método dedutivo Método hipotético-dedutivo Método dialético MÉTODOS ESPECÍFICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Método

Leia mais

! Tipos de Entrevistas e Tipos de Questões. ! Técnicas de Entrevista! Aspectos Práticos

! Tipos de Entrevistas e Tipos de Questões. ! Técnicas de Entrevista! Aspectos Práticos Agenda! Tipos de Entrevistas e Tipos de Questões Entrevistas! Técnicas de Entrevista! Aspectos Práticos Cleidson de Souza Departamento de Informática Universidade Federal do Pará Entrevistas! Abordagem

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Classificação com base em seus objetivos Pesquisas exploratórias

Leia mais

A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes

A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes Profa. Lidiane Santos de Lima Pinheiro Wolf, Mauro. Teorias da Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2003 Relembrando

Leia mais

Avaliação da comunicação

Avaliação da comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi A avaliação dos resultados da campanha é imprescindível como subsídio para a preparação do plano seguinte. Essa avaliação pode ser empírica (confronto com os resultados de venda)

Leia mais

A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes

A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes A Teoria Hipodérmica e as abordagens empíricas subsequentes Profa. Lidiane Santos de Lima Pinheiro Wolf, Mauro. Teorias da Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2003 Emissor

Leia mais

14/01/ Identificação do Cliente -Pesquisa de Mercado. Qual o Perfil? Como eles São?

14/01/ Identificação do Cliente -Pesquisa de Mercado. Qual o Perfil? Como eles São? 5.1.2. Identificação do Cliente -Pesquisa de Mercado Qual o Perfil? Como eles São? Estilo de Vida? Como vivem? Passatempos, hábitos? Costumes? O que estão comprando? Desenvolver pesquisa usando o facebook

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

Iden%ficação de Necessidades dos Usuários e Requisitos de IHC

Iden%ficação de Necessidades dos Usuários e Requisitos de IHC A Iden%ficação de Necessidades dos Usuários e Requisitos de IHC Capítulo 5 Parte 2 Adaptado por: Luciana Mara F. Diniz e Thiago Silva Vilela Introdução Apresenta: Técnicas de inves%gação e técnicas de

Leia mais

Uso do portfólio reflexivo como recurso didático

Uso do portfólio reflexivo como recurso didático Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF-0436 Uso do portfólio reflexivo como recurso didático Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar Pós-doutoranda na Universidade de São

Leia mais

Clique aqui para INTRODUÇÃO BEYOND APARELHO BEYOND ENTRETENIMENTO BEYOND IMPRESSÕES. expandindo O SIGNIFICADO DA TV

Clique aqui para INTRODUÇÃO BEYOND APARELHO BEYOND ENTRETENIMENTO BEYOND IMPRESSÕES. expandindo O SIGNIFICADO DA TV Clique aqui para INTRODUÇÃO BEYOND APARELHO BEYOND ENTRETENIMENTO BEYOND IMPRESSÕES expandindo O SIGNIFICADO DA TV A T V M U I TO A L É M D O Q U E VOCÊ IMAGINA Os efeitos da revolução digital no consumo

Leia mais

Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva Mestrado Profissional

Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva Mestrado Profissional A incorporação dos Agentes de Combate de Endemias na Estratégia Saúde da Família: percepções e atitudes dos agentes nesse processo e no controle da dengue João Paulo de Morais PESSOA 1 ; Hélina Augusta

Leia mais

A técnica Delphi para pesquisa

A técnica Delphi para pesquisa A técnica Delphi para pesquisa Origem Inspirado na mitologia grega sobre o antigo oráculo de Delfos (entre séc. 8 AC. e 2 AC., foi muito procurado por pessoas que recebiam previsões sobre o futuro, conselhos

Leia mais

Mestrado em Educação Área de Especialização: Didáctica da Matemática Metodologia da Investigação I. A Entrevista

Mestrado em Educação Área de Especialização: Didáctica da Matemática Metodologia da Investigação I. A Entrevista Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Departamento de Educação Mestrado em Educação Área de Especialização: Didáctica da Matemática Metodologia da Investigação I A Entrevista Cristina Costa Guida

Leia mais

Os instrumentos de pesquisa mais frequentes na pesquisa de intervenção

Os instrumentos de pesquisa mais frequentes na pesquisa de intervenção 1 Os instrumentos de pesquisa mais frequentes na pesquisa de intervenção Os instrumentos de pesquisa são fundamentais para que o pesquisador levante dados iniciais e mesmo avalie o alcance das ações de

Leia mais

A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA OFICINA PROTEGIDA DE PADARIA DA APAE

A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA OFICINA PROTEGIDA DE PADARIA DA APAE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA OFICINA PROTEGIDA DE PADARIA DA APAE Tatiane Cristina Athayde Marques Glaucimara Pires Oliveira Universidade

Leia mais

COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO

COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO OFICINA EMPRESARIAL COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO - ATENDIMENTO COLETIVO - 01 Como tudo começou... Manuais da série Como elaborar Atividade 02 03 04 Pág.10 manual 05 Definição do público-alvo e

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa 3.1. Procedimentos metodológicos

3 Metodologia de pesquisa 3.1. Procedimentos metodológicos 3 Metodologia de pesquisa 3.1. Procedimentos metodológicos Esta pesquisa é qualitativa. As pesquisas qualitativas interessam-se mais pelos processos do que pelos produtos (BOGDAN e BIKLEN, 1994; LUDKE

Leia mais

GRUPO - INTERAÇÃO: DISCUTIR TEMA - PESQUISADOR

GRUPO - INTERAÇÃO: DISCUTIR TEMA - PESQUISADOR Grupo Focal técnica de pesquisa qualitativa que coleta dados por meio das interações grupais ao se discutir um tópico especial sugerido pelo pesquisador. Gondim (2003) recurso para compreender o processo

Leia mais

EAD 5967 Pesquisa qualitativa em marketing Focus Group Ivan Furegato Moraes Williana de Souza Costa

EAD 5967 Pesquisa qualitativa em marketing Focus Group Ivan Furegato Moraes Williana de Souza Costa UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EAD 5967 Pesquisa qualitativa em marketing Focus

Leia mais

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa A presente pesquisa se baseia numa revisão de literatura que abrange os seguintes tópicos: satisfação/insatisfação do consumidor, comportamento do consumidor insatisfeito,

Leia mais

Aula 12 Técnicas para Coleta de Dados

Aula 12 Técnicas para Coleta de Dados Metodologia Científica Aula 12 Técnicas para Coleta de Dados Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Lembrando... Métodos de pesquisas Qualitativas Quantitativas Fontes dos dados Primárias

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Passo a Passo. Prof. Fábio

PESQUISA DE MERCADO. Passo a Passo. Prof. Fábio PESQUISA DE MERCADO Passo a Passo Prof. Fábio Campos @fabiocampuz Passo a passo 1o Passo: Definição do público-alvo e objetivos da pesquisa Qual a real necessidade e os motivos que o levaram a realizar

Leia mais

PROJETO INTEGRADOR I. Aula 2. Prof. Carlos Café Dias

PROJETO INTEGRADOR I. Aula 2. Prof. Carlos Café Dias PROJETO INTEGRADOR I Aula 2 Prof. Carlos Café Dias RECAPITULANDO Aula de campo Na aula de campo, os alunos irão realizar a etapa de coleta de dados da pesquisa (Projeto Integrador); Além de relatos escritos

Leia mais

Técnicas de Levantamento de Dados

Técnicas de Levantamento de Dados Técnicas de Levantamento de Dados Em todo desenvolvimento de software, um aspecto fundamental é a captura dos requisitos dos usuários. Para apoiar este trabalho, diversas técnicas podem ser utilizadas.

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa 3 Metodologia de pesquisa Neste capítulo são apresentados o tipo de pesquisa adotado, universo e amostra, seleção dos sujeitos, meios utilizados na coleta, tratamento e análise dos dados. 3.1 Tipo de pesquisa

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Geonir Paulo Schnorr ETAPAS. Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados

PESQUISA DE MERCADO. Geonir Paulo Schnorr ETAPAS. Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados PESQUISA DE MERCADO CONCEITOS ETAPAS Geonir Paulo Schnorr Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados Graduando em Estatística CONCEITOS Pesquisa de Mercado A pesquisa de mercado é a ferramenta

Leia mais

Clima Organizacional

Clima Organizacional slide 1 Clima Organizacional Maria Cristina Bohnenberger cristin@feevale.br Conceitos de Clima organizacional É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos

Leia mais

TIPOS DE PESQUISAS EXPLORATÓRIAS

TIPOS DE PESQUISAS EXPLORATÓRIAS TIPOS DE PESQUISAS EXPLORATÓRIAS Grupos de Foco é uma reunião de pessoas selecionadas por pesquisador para discutir um assunto ligado a um problema de pesquisa. Os participantes de um grupo de foco são

Leia mais

4 Método 4.1. Pesquisa exploratória

4 Método 4.1. Pesquisa exploratória 4 Método 4.1. Pesquisa exploratória Essa modalidade de pesquisa é, juntamente com a pesquisa descritiva, a mais citada pelos autores. De acordo com Gil (1991, p.45), ela visa proporcionar maior familiaridade

Leia mais

SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP

SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP Interação Humano-Computador Avaliação em IHC: Primeiras noções (2) www.inf.puc-rio.br/~inf1403 Avaliação de IHC O que é? Chamamos de avaliação de IHC a atividade profissional especializada que tem por

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Bibliografia desta aula FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. São Paulo:Artmed, 2009. Cap. 12,13, 15, 16 VIEIRA, K.M; DALMORO, M. Dilemas

Leia mais

11 HÁBITOS DO ENTREVISTADOR EFICAZ

11 HÁBITOS DO ENTREVISTADOR EFICAZ 1 Embracing your survey 11 HÁBITOS DO ENTREVISTADOR EFICAZ DICAS PARA O BOM DESEMPENHO DO ENTREVISTADOR Plataforma inteligente de gerenciamento de pesquisas Embracing your survey 2 Embracing your survey

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente Ciências Sociais e Ambiente 3º ano, 1º semestre

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente Ciências Sociais e Ambiente 3º ano, 1º semestre Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente 3º ano, 1º semestre Métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais (II) 1 Síntese da aula anterior Inquérito por questionário. Conhecimento de uma população,

Leia mais

Metodologia Científica FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

Metodologia Científica FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 1 Discentes: Ailson Rodrigues, Daiani Silvestre, Elaine Lacerda, Karina Alves, Natasha Regino,

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa Científica: estrutura. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa Científica: estrutura. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016 MÉTODOS DE PESQUISA Pesquisa Científica: estrutura Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos-SP, 2016 1. A Pesquisa Instrumentos e técnicas Observação: é um instrumento de coleta de dados que faz uso

Leia mais

3. Metodologia Definição do Problema e das Perguntas da Pesquisa

3. Metodologia Definição do Problema e das Perguntas da Pesquisa 59 3. Metodologia Neste capítulo é apresentada a metodologia adotada no presente estudo. No início são definidos o problema e as perguntas que orientaram a pesquisa. Em seguida, descreve-se o método de

Leia mais

5 A pesquisa de campo

5 A pesquisa de campo 58 5 A pesquisa de campo Neste capítulo, apresenta-se a pesquisa qualitativa realizada junto a 9 mães, investigando, a partir das várias transformações pelas quais elas passaram, as representações que

Leia mais

PROTOCOLO PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE Equipe da Unidade de Saúde

PROTOCOLO PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE Equipe da Unidade de Saúde PROTOCOLO PARA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE Equipe da Unidade de Saúde As informações devem ser coletadas com TODOS os membros

Leia mais

TÍTULO: IDENTIDADES EM TRANSFORMAÇÃO: A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

TÍTULO: IDENTIDADES EM TRANSFORMAÇÃO: A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA TÍTULO: IDENTIDADES EM TRANSFORMAÇÃO: A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Pedagogia INSTITUIÇÃO(ÕES):

Leia mais

Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 14 07/11/17

Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 14 07/11/17 Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 14 07/11/17 2º semestre / 2017 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br Natureza do trabalho de campo Raramente os dados são coletados pelas pessoas que planejam

Leia mais

Instrumento de coleta - Questionário

Instrumento de coleta - Questionário Instrumento de coleta - Questionário Elaboração do questionário 1 Resgatar hipóteses e objetivos de pesquisa. 2 - Listar todas as variáveis que se relacionem ao problema e que foram contempladas nas hipóteses.

Leia mais

Goiabada com Queijo Agência Experimental 1

Goiabada com Queijo Agência Experimental 1 Goiabada com Queijo Agência Experimental 1 Carolina Augusta de Souza Costa 2 Harley Calazans Araújo 3 José Siqueira Lopes 4 Maria Aparecida Barboza Lima 5 Marta Cristina Salles Maia 6 Nausicaa Ribeiro

Leia mais

Etnografia Virtual ou Netnografia

Etnografia Virtual ou Netnografia Etnografia Virtual ou Netnografia A etnografia é uma metodologia de pesquisa originária da antropologia cuja origem remonta-se a fins de século XIX; Pode ser definida como estudo cultural através de uma

Leia mais

Angélica FRANKENBERGER 2 Rafael Fernando STEINBACH 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI, Indaial, SC

Angélica FRANKENBERGER 2 Rafael Fernando STEINBACH 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI, Indaial, SC PESQUISA MERCADOLÓGICA: PÉROLA DO VALE CAFETERIA 1 Angélica FRANKENBERGER 2 Rafael Fernando STEINBACH 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI, Indaial, SC RESUMO A presente

Leia mais

O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: O QUE TRAZ O LIVRO DIDÁTICO?

O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: O QUE TRAZ O LIVRO DIDÁTICO? O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: O QUE TRAZ O LIVRO DIDÁTICO? José Edivam Braz Santana Universidade Estadual da Paraíba/Uepb (edivamsantana@hotmail.com) Gilberto Beserra da

Leia mais

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor Comportamento do consumidor Parte 03 Marketing e outros estímulos Marketing Produto Preço Praça Promoção Outros Econômico Tecnológico Político Cultural Modelo do comportamento do comprador Caixa preta

Leia mais

Pesquisa Consumidor OMNICHANNEL Realização:

Pesquisa Consumidor OMNICHANNEL Realização: Pesquisa Consumidor OMNICHANNEL 2017 Realização: O Consumidor OMNICHANNEL O consumidor omnichannel é aquele que usa todos os canais de compras disponíveis: smartphones, tablets, computadores, televisão,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR MILTON PACHECO FUNK: UMA ESCOLHA PESSOAL. Orientadora: Pricila Rocha dos Santos

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR MILTON PACHECO FUNK: UMA ESCOLHA PESSOAL. Orientadora: Pricila Rocha dos Santos ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR MILTON PACHECO FUNK: UMA ESCOLHA PESSOAL Orientadora: Pricila Rocha dos Santos Osório 2008 2 ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR MILTON PACHECO

Leia mais

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa Tipos e Métodos de Pesquisa Social Metodologia de Pesquisa Processo de pesquisa Definir objetivos Analisar os Dados Apresentar Resultados Elaborar projeto de pesquisa Coletar os Dados Níveis de pesquisa

Leia mais

Avaliação de IHC. Aula 07 25/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Avaliação de IHC. Aula 07 25/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Avaliação de IHC Aula 07 25/03/2013 2 Roteiro da Aula Framework DECIDE Paradigmas e técnicas para avaliação de IHC Avaliação Baseada em Modelos Conceituais I - Engenharia Cognitiva 3 O framework DECIDE

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE OPINIÃO PÚBLICA PELA MÍDIA IMPRESSA - ESTUDO DE CASO DO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ: ANÁLISE DO PERFIL DOS LEITORES 1

CONSTRUÇÃO DE OPINIÃO PÚBLICA PELA MÍDIA IMPRESSA - ESTUDO DE CASO DO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ: ANÁLISE DO PERFIL DOS LEITORES 1 CONSTRUÇÃO DE OPINIÃO PÚBLICA PELA MÍDIA IMPRESSA - ESTUDO DE CASO DO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ: ANÁLISE DO PERFIL DOS LEITORES 1 TUZZO, Simone Antoniaci 2 ; FIGUEIREDO, Lívia Marques Ferrari de 3 Palavras-chave:

Leia mais

Instrumentos de Avaliação. Almiro dos Reis Neto Maria Claudia Bravo

Instrumentos de Avaliação. Almiro dos Reis Neto Maria Claudia Bravo Instrumentos de Avaliação Almiro dos Reis Neto Maria Claudia Bravo 1 Instrumentos de Avaliação Direitos reservados Proibida a reprodução e ou utilização total ou parcial deste material sem autorização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL ESCALAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL ESCALAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL ESCALAS SOCIAIS ACADÊMICOS: ETTIELI FONSECA HEVERTON OLIVEIRA HINARA HELOAR JHIEMERSON KETES KAROLINE PEIXOTO MATHEUS

Leia mais

3 Metodologia Tipos de Pesquisa

3 Metodologia Tipos de Pesquisa 3 Metodologia O presente capítulo apresenta a metodologia adotada para a pesquisa de campo. São discutidos os seguintes temas: o tipo de pesquisa, a seleção dos entrevistados, o procedimento de coleta

Leia mais

26/03/2012. Para Jakob Nielsen. Uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários.

26/03/2012. Para Jakob Nielsen. Uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários. Tema 1 Engenharia de Usabilidade (I) 2012.1 ISO 9241 Critérios ergonômicos capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas

Leia mais

Desenvolvimento da Pesquisa

Desenvolvimento da Pesquisa Aula 7 Desenvolvimento da Pesquisa Coleta de Dados Prof. Marcelo Musci 1 Coleta de Dados A coleta de dados significa a fase da pesquisa em que se indaga e se obtêm dados da realidade pela aplicação realizada.

Leia mais

4.1. As entrevistas em profundidade

4.1. As entrevistas em profundidade 4 Metodologia A presente pesquisa tem como objetivo entender melhor como os clientes de supermercados on-line vêem o processo de compra desses tipos de produto no ambiente virtual, bem como entender como

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

Mídia. Profª Claudia R. Bouman

Mídia. Profª Claudia R. Bouman Mídia Profª Claudia R. Bouman Mídia Mídia = media plural de medium, que em latim significa meio; meio de comunicação Mídia = é onde está o grosso do dinheiro do anunciante Meio = meios de comunicação (TV,

Leia mais

AULA 01 Introdução. Ernesto F. L. Amaral. 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046)

AULA 01 Introdução. Ernesto F. L. Amaral. 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) 1 AULA 01 Introdução Ernesto F. L. Amaral 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) ESTRUTURA DA AULA 2 Abordagem de pesquisa quantitativa Abordagem de pesquisa qualitativa Métodos

Leia mais

Documentação e Entrevista. Gabriel Araujo e Jovan Andrade

Documentação e Entrevista. Gabriel Araujo e Jovan Andrade Documentação e Entrevista Gabriel Araujo e Jovan Andrade Documentação "... técnica de identificação, levantamento, exploração de documentos fontes do objeto pesquisado e registro das informações retiradas

Leia mais

3 Método Tipo de pesquisa

3 Método Tipo de pesquisa 3 Método 3.1. Tipo de pesquisa Conduziu-se uma pesquisa de caráter exploratório com o objetivo de analisar a manifestação da influência das comunidades virtuais no comportamento de compra de seus participantes

Leia mais

MÉTODOS MAIS USADOS EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Profa. Me. Érica Rios

MÉTODOS MAIS USADOS EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Profa. Me. Érica Rios MÉTODOS MAIS USADOS EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Profa. Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Sistematização; Verificação do estado da arte; Fichamentos; Uso de gerenciadores de

Leia mais

AULA 12 Qualidade e ética na pesquisa qualitativa

AULA 12 Qualidade e ética na pesquisa qualitativa 1 AULA 12 Qualidade e ética na pesquisa qualitativa Ernesto F. L. Amaral 29 de abril de 2011 Metodologia (DCP 033) Fonte: Flick, Uwe. 2009. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. pp.87-94

Leia mais

Pesquisa Educacional

Pesquisa Educacional UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Disciplina de Pesquisa Educacional Pesquisa Educacional Miguel Dias Como classificar as pesquisas? (*) (*) GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos

Leia mais

Ana Paiva, Edineide Paes, Manuela Francisco, Pedro Barbosa Cabral (Maio, 2011)

Ana Paiva, Edineide Paes, Manuela Francisco, Pedro Barbosa Cabral (Maio, 2011) ENTREVISTA ONLINE Considerando a abordagem realizada por Creswell (2007) sobre os tipos de recolha de dados, em que é descrita cada uma dessas formas, o autor destaca as vantagens da utilização da entrevista

Leia mais

Eu quero estar na mídia!

Eu quero estar na mídia! Eu quero estar na mídia! Como conquistar um espaço na mídia para o seu negócio, construir uma boa reputação e gerar relacionamento com jornalistas e blogueiros Instrutor: Layza C.P.V.Mesquini Relações

Leia mais

Formador Residente, Maurício Ferreira

Formador Residente, Maurício Ferreira A Compreensão do Oral A compreensão do oral consiste na atribuição de significado a cadeias fónicas produzidas de acordo com a gramática da língua. Formador Residente, Maurício Ferreira Factores de compreensão

Leia mais

Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011. serg

Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011. serg 1 INF1403 Avaliação em IHC (Introdução) Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011 2 Avaliação de IHC O que é? Chamamos de avaliação de IHC a atividade profissional especializada que tem por objetivo

Leia mais

MATERIAL DE APOIO GESTÃO DE MARKETING I

MATERIAL DE APOIO GESTÃO DE MARKETING I 1 MATERIAL DE APOIO GESTÃO DE MARKETING I ETEC - Curso: Administração Profº. Flávio Franceschi Pesquisa de opinião e mercado É uma ferramenta para suprir a necessidade de desenvolver estratégias para valorizar

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES Conceitos do Livro: Interação Humano - Computador Simone D. J. Barbosa/Bruno Santana da Silva Orienta o avaliador: Introdução Fazer julgamento sobre a qualidade de uso Identificar problemas do usuário

Leia mais

3 Metodologia da Pesquisa

3 Metodologia da Pesquisa 50 3 Metodologia da Pesquisa 3.1 Tipo da Pesquisa O Tipo de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa. Segundo Wolcott (2001 apud CRESWELL, 2007) a pesquisa qualitativa é interpretativa, ou seja, o

Leia mais

DEVOLUTIVA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL Ações para 2011/2012

DEVOLUTIVA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL Ações para 2011/2012 Sede Ecoville 2 CAMPUS CURITIBA Sede Central CAMPUS CURITIBA PRINCÍPIOS NORTEADORES Pesquisa sem finalidade classificatória. Objetiva levantar fortalezas e fragilidades da gestão. Os resultados devem ser

Leia mais

5 Metodologia. 5.1 Tipo de Pesquisa

5 Metodologia. 5.1 Tipo de Pesquisa 5 Metodologia 5.1 Tipo de Pesquisa Para a realização desta pesquisa, foi adotada uma metodologia qualitativa (CRESWELL, 1998), baseada em entrevistas em profundidade. O estudo qualitativo é útil quando

Leia mais