4.1. As entrevistas em profundidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4.1. As entrevistas em profundidade"

Transcrição

1 4 Metodologia A presente pesquisa tem como objetivo entender melhor como os clientes de supermercados on-line vêem o processo de compra desses tipos de produto no ambiente virtual, bem como entender como se dá esse processo, na prática. Esperou-se, com isso, trazer novas informações à literatura acerca do comportamento do consumidor em supermercados on-line. De acordo com Neves (1996), a falta de exploração na literatura disponível a respeito de um certo tema e a intenção de compreender vários aspectos de um fenômeno complexo, são elementos que tornam propício o emprego de métodos qualitativos de pesquisa. De acordo com Casotti (1999), citando Goldman e Mac Donald (1987), os métodos qualitativos de pesquisa produzem dados de maior validade do que questionários, pois a interação flexível entre pesquisador e pesquisado favorecem o surgimento de elementos novos, imprevistos e a apreensão de aspectos ambíguos. Segundo Fraser e Gondim (2004), uma das vantagens da aplicação de métodos qualitativos de pesquisa é permitir uma melhor compreensão dos significados, dos valores e das opiniões dos atores sociais a respeito de situações e vivências pessoais. Além disso, complementam os autores, outra vantagem é a flexibilização na condução do processo de pesquisa e na avaliação de seus resultados, visto que o entrevistado em um papel ativo na construção da interpretação do entrevistador. Esta seria uma modalidade de triangulação (confiabilidade), pois, ao invés de o pesquisador sustentar suas conclusões apenas na interpretação que faz do que o entrevistado diz, ele concede a este último a oportunidade de legitimá-la. Para o presente estudo, decidiu-se utilizar uma combinação de duas técnicas de pesquisa qualitativa: a entrevista em profundidade e a observação sistemática. O uso das duas técnicas teve objetivos específicos que fundamentaram suas escolhas.

2 75 Fraser e Gondim (2004) afirmam que, enquanto as entrevistas são uma opção importantíssima para pesquisas que pretendem apreender como as pessoas vêem as coisas, a técnica da observação, seja ela participante ou sistemática, é mais adequada quando o objetivo da pesquisa é entender como as pessoas fazem as coisas. O uso da entrevista em profundidade teve como objetivo conhecer como os consumidores entrevistados percebem o ato da compra de supermercado pela Internet. Dessa forma, pretendeu-se conhecer suas opiniões e crenças a respeito de si e do processo de compra estudado. Segundo Fraser e Gondim (2004), a entrevista dá ao interlocutor a oportunidade para que ele compartilhe do que está acessível em sua mente no momento de interação com o entrevistador. A observação, por outro lado, foi utilizada para investigar como os consumidores agem no seu cotidiano, sem falar diretamente sobre ele. Nesse caso, optou-se pela modalidade de observação sistemática, buscando o distanciamento entre o observador e o fenômeno a ser observado, assim como a objetividade da observação As entrevistas em profundidade Foram realizadas, ao todo, vinte entrevistas em profundidade para o presente estudo. As entrevistas foram realizadas juntamente com a observação da compra realizada pelo respondente. Foram entrevistados, ao todo, oito homens e doze mulheres. O grupo também contou com a participação de quatorze consumidores provenientes do Rio de Janeiro, e seis de outros estados, mas que se encontram morando atualmente no Rio de Janeiro. A tabela a seguir fornece informações sobre os consumidores entrevistados. Foi preservada a identidade dos participantes, e as entrevistas foram ordenadas pelo sexo, estado de origem e estado civil dos participantes, nessa ordem.

3 76 Tabela 9 Perfil dos entrevistados A seleção dos entrevistados foi feita seguindo-se o critério de conveniência. Como não é uma tarefa trivial descobrir consumidores de produtos de supermercado pela Internet, menos ainda que estejam dispostos a participar de uma pesquisa que os acompanhará durante todo o processo de compra, e menos ainda que estejam dispostos a lembrar e contatar o pesquisador quando forem realizar suas compras, dependeu-se, em parte, dos contatos dos próprios entrevistados para se descobrir novos participantes em potencial. Só foram aceitos para participar da pesquisa pessoas que já fazem compras de supermercado pelo Zona Sul Atende atualmente e que já planejavam fazer a próxima compra pela Internet. As entrevistas foram efetuadas conforme o entrevistado, já contatado previamente pelo pesquisador, entrava em contato para marcar o dia e a hora. Foram realizadas de acordo com a disponibilidade do respondente, ou seja, coube ao respondente marcar o horário e o local da entrevista e compra, podendo ser em sua própria casa ou no trabalho.

4 77 Oito entrevistas foram realizadas nas casas dos respondentes, e doze em seus ambientes de trabalho. Esse procedimento visou assegurar que a entrevista e a observação fossem realizadas numa situação real de compra, iniciada pelo consumidor, a partir de suas necessidades, no momento em que ele precisava e desejava efetuar o processo de compra on-line e no local e nas condições onde queria fazê-lo. Por seguirem essa estrutura, todas as entrevistas foram de modalidade face a face. De acordo com Fraser e Gondim (2004), nessa modalidade, tanto o entrevistador como o entrevistado estão sujeitos a influências verbais, não-verbais (pausas e silêncios, movimentos corporais, volume de tom e voz) e às informações captadas pela visualização das expressões faciais do interlocutor. Em especial, a percepção de sinais não-verbais foi importante para o aprofundamento de determinadas questões incluídas neste trabalho. Seguiu-se, para a condução das entrevistas, um questionário semiestruturado que serviu como um roteiro-base. Este foi usado para orientação das entrevistas, mas tomando-se especial cuidado para manter-se livre a atuação do entrevistado para expressar suas opiniões sobre temas não previstos. Buscou-se com isso descobrir novos aspectos sobre o tema pesquisado, para um entendimento mais aprofundado do fenômeno de comportamento de compra em supermercados on-line. O roteiro foi desenvolvido e estruturado a partir da revisão de literatura desenvolvida para este estudo. Isto garantiu não somente uma orientação ordenada para as entrevistas, mas também a antecipação de categorias para a posterior análise de resultados. Todas as entrevistas foram gravadas usando-se um gravador digital e convertidas posteriormente no computador para formato mp3. Houve um trabalho extenso de transcrição das entrevistas, para que nenhum detalhe fosse perdido.

5 O acompanhamento da compra A estrutura da pesquisa consistiu de três etapas: 1. Perguntas de aquecimento; 2. Observação da compra; 3. Entrevista em profundidade. As perguntas em aquecimento consistiram de questões rápidas a respeito do perfil do consumidor entrevistado. A partir disso, pediu-se ao entrevistado para realizar sua compra normalmente, apenas solicitando-o a se manifestar, em voz alta, caso ocorresse algum fato que ele julgasse que merecesse a atenção do pesquisador. O roteiro de entrevista encontra-se no Anexo 1, no final deste trabalho, e abordou os seguintes tópicos: 1) Vantagens e desvantagens da realização das compras de supermercado pela Internet; 2) Preferência por realizar as compras de supermercado através da Internet ou em sua versão física; 3) Supermercados on-line nos quais os entrevistados já realizaram compra e razões da preferência por algum, se houver; 4) Características mais importantes, na visão do entrevistado, de um supermercado on-line; 5) Reconhecimento de necessidade de compra; 6) Como é feita e usada a lista de compras; 7) Comparação de preços; 8) O papel desempenhado pelas marcas dos produtos na compra; 9) A experiência em geral da compra, em termos do que é agradável, desagradável, estimulante ou entediante; 10) Riscos percebidos; 11) Como o consumidor lida com a falta de informações sensoriais sobre os produtos; 12) O papel da confiança no estabelecimento onde a compra é realizada; 13) Aspectos positivos e negativos da falta de contato humano durante a compra;

6 79 14) A percepção de economia e/ou gasto de tempo com as compras de supermercado pela Internet; 15) A variedade dos produtos encontrados no supermercado on-line; 16) O sistema de entrega; 17) Decepções com compras realizadas. Durante a etapa de observação da compra, houve a preocupação em não interferir de forma alguma na compra do entrevistado. Somente se este se manifestasse a respeito de algum tema, aprofundava-se a discussão. Foram observadas as formas como os respondentes realizam suas compras, na prática, e suas dificuldades e particularidades. Os processos de compra, na prática, foram gravadas com o uso de um software de licença livre chamado CamStudio (http_5). O CamStudio é capaz de gravar, em um arquivo digital de vídeo, tudo que se passa na tela do computador. Dessa forma, todo o processo de compra, toda a movimentação do cursor do mouse de cada entrevistado na tela, foi gravado em vídeo, para análise posterior. Uma grande vantagem do CamStudio é que ele não precisa ser instalado no computador para ser utilizado. Basta ter o programa em um pen drive e executá-lo a partir de lá. Dessa forma, a gravação se tornou muito menos invasiva para os entrevistados, na medida em que não foi necessário pedir a eles que fosse instalado um software desconhecido em seus computadores. Bastou apenas pedir para que a compra fosse gravada, e pedir a eles para executar o programa já pronto no pen drive Análise e tratamento dos dados Com os arquivos de voz das entrevistas gravadas em arquivos digitais de áudio, e os arquivos de vídeo do processo de compra, foi possível recriar, novamente e quantas vezes necessárias, a experiência de compra de cada entrevistado. Desse modo, mesmo que alguma anotação houvesse sido feita às pressas durante a entrevista, ela foi complementada pelos arquivos de áudio e vídeo.

7 80 Foi preparado um arquivo, em Microsoft Excel, com abas discriminadas por tópicos, para orientar a organização dos dados das entrevistas nas seções correspondentes. Posteriormente, todas as entrevistas foram analisadas, simultaneamente em vídeo e em áudio, e todas as informações relevantes para o estudo foram transcritas, seguindo a ordem do arquivo. A planilha resultante continha todas as informações, tanto das entrevistas, relatadas verbalmente pelos consumidores, quanto pelos padrões de compra observados em vídeo, e observações coletadas no momento da entrevista física, anotadas pelo pesquisador. Com isso, foi possível ter uma visão bastante completa do processo de decisão de compra dos entrevistados, com o cuidado de não deixar qualquer detalhe escapar Limitações do método Apesar disso, é importante esclarecer, conforme escreveram Fraser e Gondim (2004), que a pesquisa qualitativa visa a compreensão parcial de uma realidade multifacetada concernente a tempo e contexto sócio-histórico específicos. Diferentes entrevistados e pesquisadores podem chegar a conclusões diferentes sobre um mesmo tema estudado. Por conta disso, no presente estudo tomou-se o cuidado de explicitar com clareza as concepções e visões do autor sobre o assunto, e oferecer relatos detalhados obtidos pelos participantes da pesquisa. Isso permitirá aos leitores, que não participaram da pesquisa, refletir e criticar os resultados apresentados. Citando Carvalho (2002): as representações do consumidor são mais legítimas e efetivas se ilustradas por palavras, relatos e narrativas, em lugar dos algoritmos e gráficos. Em se tratando de abordagem interpretativa, é fundamental apresentar os dados de modo a que o leitor possa efetuar uma leitura crítica das interpretações propostas pelo autor. Isso foi o que se buscou fazer nesse trabalho. Uma outra limitação desse estudo é que, por mais que se buscasse acompanhar uma situação real de compra, a presença do entrevistador pode ter influenciado o comportamento dos entrevistados, inibindo determinadas ações ou escolhas e/ou estimulando outras.

8 81 Por fim, é importante lembrar que o estudo tem caráter qualitativo e que seus resultados não podem ser generalizados ao universo dos compradores de supermercados on-line, especialmente por ter sido realizado apenas com o Zona Sul Atende. Ainda assim, espera-se que seus resultados gerem suposições capazes de orientar novos estudos.

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa A presente pesquisa se baseia numa revisão de literatura que abrange os seguintes tópicos: satisfação/insatisfação do consumidor, comportamento do consumidor insatisfeito,

Leia mais

3 Metodologia A estratégia de investigação adotada

3 Metodologia A estratégia de investigação adotada 3 Metodologia Este capítulo descreve os princípios da metodologia adotados no presente estudo, através da apresentação da estratégia de investigação adotada, do objeto de estudo, do papel da investigadora,

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa 3 Metodologia de pesquisa Neste capítulo são apresentados o tipo de pesquisa adotado, universo e amostra, seleção dos sujeitos, meios utilizados na coleta, tratamento e análise dos dados. 3.1 Tipo de pesquisa

Leia mais

Os instrumentos de pesquisa mais frequentes na pesquisa de intervenção

Os instrumentos de pesquisa mais frequentes na pesquisa de intervenção 1 Os instrumentos de pesquisa mais frequentes na pesquisa de intervenção Os instrumentos de pesquisa são fundamentais para que o pesquisador levante dados iniciais e mesmo avalie o alcance das ações de

Leia mais

5 Metodologia. 5.1 Tipo de Pesquisa

5 Metodologia. 5.1 Tipo de Pesquisa 5 Metodologia 5.1 Tipo de Pesquisa Para a realização desta pesquisa, foi adotada uma metodologia qualitativa (CRESWELL, 1998), baseada em entrevistas em profundidade. O estudo qualitativo é útil quando

Leia mais

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira Pesquisa em propaganda Faccat Profª Me. Taís Vieira Tipos de pesquisa - Na escolha da melhor metodologia para uma investigação, tudo depende do que se deseja conhecer: o que e quanto ou como e por quê?

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa 3 Metodologia de pesquisa Este trabalho procurou investigar como aconteceu o processo de internacionalização de uma empresa brasileira de comércio eletrônico motivações para internacionalização, processo

Leia mais

Elementos Pré-textuais. Elementos Textuais. O Relatório de Pesquisa (adaptado para artigo) Elementos Pós-textuais. Elementos Pré-textuais

Elementos Pré-textuais. Elementos Textuais. O Relatório de Pesquisa (adaptado para artigo) Elementos Pós-textuais. Elementos Pré-textuais ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO Elementos Pré-textuais O Relatório de Pesquisa (adaptado para artigo) Elementos Pós-textuais Profª. Drª. Berenice Gonçalves Hackmann Elementos Pré-textuais

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa 3 Metodologia de pesquisa Esta pesquisa foi concebida com o intuito de identificar como a interação entre o gerenciamento de projetos e o planejamento estratégico estava ocorrendo nas empresas do grupo

Leia mais

5 A pesquisa de campo

5 A pesquisa de campo 58 5 A pesquisa de campo Neste capítulo, apresenta-se a pesquisa qualitativa realizada junto a 9 mães, investigando, a partir das várias transformações pelas quais elas passaram, as representações que

Leia mais

3. Metodologia Definição do Problema e das Perguntas da Pesquisa

3. Metodologia Definição do Problema e das Perguntas da Pesquisa 59 3. Metodologia Neste capítulo é apresentada a metodologia adotada no presente estudo. No início são definidos o problema e as perguntas que orientaram a pesquisa. Em seguida, descreve-se o método de

Leia mais

Estudo de impacto dos recursos: Hipertexto/ Vídeo da actividade laboratorial

Estudo de impacto dos recursos: Hipertexto/ Vídeo da actividade laboratorial 6 Estudo de impacto dos recursos: Hipertexto/ Vídeo da actividade laboratorial 104 6.1 Descrição do estudo e caracterização da amostra O estudo efectuado pretendeu analisar o impacto dos recursos digitais

Leia mais

3 Metodologia Tipo de Pesquisa

3 Metodologia Tipo de Pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de Pesquisa Para a classificação desta pesquisa foi adotada a taxonomia proposta por Vergara (2000). Segundo esta classificação, as pesquisas podem ser classificadas quanto aos

Leia mais

3 Método Tipo de pesquisa

3 Método Tipo de pesquisa 3 Método 3.1. Tipo de pesquisa Conduziu-se uma pesquisa de caráter exploratório com o objetivo de analisar a manifestação da influência das comunidades virtuais no comportamento de compra de seus participantes

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa 3.1. Procedimentos metodológicos

3 Metodologia de pesquisa 3.1. Procedimentos metodológicos 3 Metodologia de pesquisa 3.1. Procedimentos metodológicos Esta pesquisa é qualitativa. As pesquisas qualitativas interessam-se mais pelos processos do que pelos produtos (BOGDAN e BIKLEN, 1994; LUDKE

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa Científica: estrutura. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa Científica: estrutura. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016 MÉTODOS DE PESQUISA Pesquisa Científica: estrutura Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos-SP, 2016 1. A Pesquisa Instrumentos e técnicas Observação: é um instrumento de coleta de dados que faz uso

Leia mais

FORMULÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA

FORMULÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA FORMULÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título do projeto: Tecnologias de gestão e seus impactos na subjetividade dos trabalhadores. (continuação) Pesquisador responsável: Profa.

Leia mais

3 Metodologia da pesquisa

3 Metodologia da pesquisa 3 Metodologia da pesquisa Esta pesquisa foi elaborada com o propósito de identificar e analisar de que forma o desenvolvimento de competências em escolas técnicas corresponde às necessidades e aos anseios

Leia mais

Disciplina: OSM. Aula 7. Assunto: MÉTODOS

Disciplina: OSM. Aula 7. Assunto: MÉTODOS Disciplina: OSM Aula 7 Assunto: MÉTODOS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

3 Metodologia Tipos de Pesquisa

3 Metodologia Tipos de Pesquisa 3 Metodologia O presente capítulo apresenta a metodologia adotada para a pesquisa de campo. São discutidos os seguintes temas: o tipo de pesquisa, a seleção dos entrevistados, o procedimento de coleta

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

Métodos de coleta de dados em Pesquisa Qualitativa

Métodos de coleta de dados em Pesquisa Qualitativa Focus group Entrevista realizada de forma não-estruturada com grupo de 8 a 12 participantes Moderador conduz a discussão para obter expontaneadade Obter visão de um grupo de interesse para o problema de

Leia mais

Metodologia: Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados. Caroline Antero Machado Mesquita

Metodologia: Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados. Caroline Antero Machado Mesquita : Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados Caroline Antero Machado Mesquita Descrição formal dos métodos e técnicas a serem utilizados; Responde às questões como? Com quê? Onde? Quanto?;

Leia mais

AULA 01 Introdução. Ernesto F. L. Amaral. 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046)

AULA 01 Introdução. Ernesto F. L. Amaral. 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) 1 AULA 01 Introdução Ernesto F. L. Amaral 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) ESTRUTURA DA AULA 2 Abordagem de pesquisa quantitativa Abordagem de pesquisa qualitativa Métodos

Leia mais

Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura!

Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura! UNIDADE V - LEITURA COMPLEMENTAR I Alunos (as), Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura! PESQUISA A pesquisa é desenvolvida

Leia mais

Plano de aula PESQUISA QUALITATIVA 23/05/2018 A EVOLUÇÃO DA PESQUISA EM ENFERMAGEM. Críticas aos dados quantitativos

Plano de aula PESQUISA QUALITATIVA 23/05/2018 A EVOLUÇÃO DA PESQUISA EM ENFERMAGEM. Críticas aos dados quantitativos Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto PESQUISA QUALITATIVA Profª Drª Maria Helena Pinto 2018 Plano de aula Objetivo geral - o aluno deverá conhecer em linhas gerais os pressupostos da pesquisa

Leia mais

SUGESTÃO DE REDAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA

SUGESTÃO DE REDAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA SUGESTÃO DE REDAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA I.ESTRUTURA DO RELATÓRIO O relatório de pesquisa é o documento escrito pelo pesquisador ou grupo de pesquisadores com o objetivo de relar as conclusões de

Leia mais

A Entrevista Como método de recolha de dados em Investigação em Educação

A Entrevista Como método de recolha de dados em Investigação em Educação A Entrevista Como método de recolha de dados em Investigação em Educação Adaptado de: Cristina Costa Guida Rocha Mónica Acúrcio O que é a entrevista? A entrevista é uma conversa intencional, geralmente

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Título da Pesquisa: VIVÊNCIA DAS MULHERES DIAGNOSTICADAS COM CÂNCER DE COLO DE Pesquisador: Área Temática: Versão: 2 CAAE: 55716416.4.0000.0118

Leia mais

Análise da situação atual Que dados coletar De quem coletar dados Aspectos éticos. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Análise da situação atual Que dados coletar De quem coletar dados Aspectos éticos. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Interface Homem/Máquina Aula 8 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Roteiro da Aula de Hoje

Leia mais

ENTREVISTA Como Método de Observação em Pesquisa Científica

ENTREVISTA Como Método de Observação em Pesquisa Científica ENTREVISTA Como Método de Observação em Pesquisa Científica Mestrado em Administração Disciplina: Métodos de Pesquisa 2 Docentes: Prof. Sérgio Fialho e Marta Andrade Discentes: Claudio Celino, Pedro Neto,

Leia mais

Sistema Operacional. O S.O. é o programa mais importante do computador. - Realizar a interação entre o usuário, o hardware e o firmware -(BIOS)

Sistema Operacional. O S.O. é o programa mais importante do computador. - Realizar a interação entre o usuário, o hardware e o firmware -(BIOS) O S.O. é o programa mais importante do computador. É um controlador intermediário que fica entre os softwares da categoria dos aplicativos e o hardware. Ele é o tradutor / intérprete das nossas interações

Leia mais

3 Método Escolha das categorias de consumo

3 Método Escolha das categorias de consumo 3 Método Neste capítulo serão apresentados os procedimentos metodológicos utilizados, como o tipo de pesquisa, a escolha das categorias de produtos e serviços a serem analisadas, a construção do instrumento

Leia mais

3 Metodologia. 3.1 Tipo de pesquisa

3 Metodologia. 3.1 Tipo de pesquisa 3 Metodologia Neste capítulo, são apresentados os tipos de pesquisa empregados, bem como o critério para seleção dos sujeitos, os procedimentos para coleta, tratamento e análise dos dados. Por fim, são

Leia mais

4 Método Abordagem Metodológica

4 Método Abordagem Metodológica 4 Método 4.1. Abordagem Metodológica O interesse científico desta pesquisa é proporcionar uma visão geral e aproximativa da influência da família na escolha profissional do adolescente, investigando aspectos

Leia mais

4 Método 4.1. Pesquisa exploratória

4 Método 4.1. Pesquisa exploratória 4 Método 4.1. Pesquisa exploratória Essa modalidade de pesquisa é, juntamente com a pesquisa descritiva, a mais citada pelos autores. De acordo com Gil (1991, p.45), ela visa proporcionar maior familiaridade

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA

METODOLOGIA DA PESQUISA Universidade de São Paulo Mestrado em Controladoria e Contabilidade METODOLOGIA DA PESQUISA ENTREVISTAS E FOCUS GROUP Prof. Dr. Gilberto de Andrade Martins Orientador Belém - Pará 1 Universidade de São

Leia mais

8 A pesquisa O questionário

8 A pesquisa O questionário Cap. 8 A pesquisa 86 8 A pesquisa Esta pesquisa, que pode ser definida como exploratória quanto aos fins e participativa quanto aos meios, foi realizada em um período de dois meses e conduzida em uma das

Leia mais

3 Metodologia Tipo de pesquisa

3 Metodologia Tipo de pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa De acordo com as estratégias de pesquisa apresentadas por Creswell (2007), esta pesquisa é qualitativa na medida em que têm um caráter interpretativo de dados coletados

Leia mais

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS 45% DOS CONSUMIDORES VIRTUAIS JÁ PREFEREM COMPRAR PELA INTERNET 90% fazem pesquisa virtual, antes de comprar em loja física O estudo do SPC Brasil

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena. Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias Prof. Massena www.professormassena.wordpress.com TIPOS DE PESQUISA As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto:

Leia mais

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C)

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WA Professor: Alberto B. Raposo Conhecendo os usuários e suas necessidades Engenharia Cognitiva (Norman, 1986) Cognição aquisição ou apreensão

Leia mais

O inquérito por entrevista

O inquérito por entrevista O inquérito por entrevista Entrevista Técnica de investigação que permite recolher informações, dados, utilizando a comunicação verbal. A entrevista é uma conversa com um objectivo (Bingham & Moore, 1924)

Leia mais

3 Metodologia Tipo de Pesquisa

3 Metodologia Tipo de Pesquisa 3 Metodologia Este capítulo dedica-se a descrever de que modo o referencial teórico e o objetivo da pesquisa determinaram a metodologia de pesquisa adotada. Além disso, serão apresentados o conteúdo da

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Bibliografia desta aula FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. São Paulo:Artmed, 2009. Caps. 15, 16, 21 Grupo Inovação Instituto de Economia

Leia mais

Introdução à IHC 3WC - Primeiro Trabalho T

Introdução à IHC 3WC - Primeiro Trabalho T Introdução à IHC 3WC - Primeiro Trabalho T1 2011.1 O objetivo geral deste trabalho é avaliar um sistema de pesquisa e comparação de preços de produtos em diferentes lojas virtuais. Cada grupo deverá trabalhar

Leia mais

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa Tipos e Métodos de Pesquisa Social Metodologia de Pesquisa Processo de pesquisa Definir objetivos Analisar os Dados Apresentar Resultados Elaborar projeto de pesquisa Coletar os Dados Níveis de pesquisa

Leia mais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais 1 Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais Ana Maria Doimo Ernesto F. L. Amaral 21 de setembro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Banco Mundial. Monitorização e Avaliação: algumas

Leia mais

3 Metodologia do Estudo

3 Metodologia do Estudo 3 Metodologia do Estudo O objetivo deste capítulo é descrever detalhadamente o procedimento realizado para a coleta de dados desta pesquisa, a fim de justificar a forma como foi elaborado este estudo.

Leia mais

3 Metodologia do estudo

3 Metodologia do estudo 3 Metodologia do estudo Este capítulo apresenta a metodologia adotada no presente estudo, especificando-se: o tipo de pesquisa, o método utilizado, a justificativa da estratégia de pesquisa adotada, o

Leia mais

Aula 5 Tipos de Pesquisas

Aula 5 Tipos de Pesquisas Metodologia Científica Aula 5 Tipos de Pesquisas Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Classificações da Pesquisa Pode ser classificada quanto: a) Aplicação a) Natureza b) Procedimentos

Leia mais

4. Metodologia da Pesquisa

4. Metodologia da Pesquisa 4. Metodologia da Pesquisa 4.1. Tipo de Pesquisa Entre as diversas estratégias que a pesquisa qualitativa abarca, o presente trabalho ficou restrito a uma determinada empresa - a Empresa Júnior da PUC-Rio

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

3 Metodologia. 3.1 Tipo de Pesquisa Conceituação

3 Metodologia. 3.1 Tipo de Pesquisa Conceituação 3 Metodologia O objetivo deste capítulo é tratar das questões metodológicas da pesquisa, quanto a sua definição, motivações e limitações, apresentando uma exposição detalhada dos passos seguidos e os procedimentos

Leia mais

3 Metodologia Tipo de Pesquisa

3 Metodologia Tipo de Pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de Pesquisa Utilizando-se o critério adotado por Vergara (1997), quanto aos fins, foi realizada uma pesquisa descritiva, pois o propósito foi expor as estratégias de marketing internacional

Leia mais

CHECKLIST PARA PLANEJAMENTO DE CURSOS ONLINE CHECKLIST Nº 01 - CONTEÚDO

CHECKLIST PARA PLANEJAMENTO DE CURSOS ONLINE CHECKLIST Nº 01 - CONTEÚDO 1 CHECKLIST PARA PLANEJAMENTO DE CURSOS ONLINE CHECKLIST Nº 01 - CONTEÚDO 2 Sumário Essa checklist fornece um roteiro para o planejamento e desenvolvimento de um curso online de alta qualidade. A intenção

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado.

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Workshop 2: Projeto didático individual: Planejamento. Momento 1: Apresentação do tema Definição do contexto (levantamento de informações).

Leia mais

3 Metodologia da Pesquisa

3 Metodologia da Pesquisa 50 3 Metodologia da Pesquisa 3.1 Tipo da Pesquisa O Tipo de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa. Segundo Wolcott (2001 apud CRESWELL, 2007) a pesquisa qualitativa é interpretativa, ou seja, o

Leia mais

Professor: Gládston Duarte

Professor: Gládston Duarte Professor: Gládston Duarte INFRAESTRUTURA FÍSICA DE REDES DE COMPUTADORES Ø Computadores Ø Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux Ø Arquiteturas físicas e lógicas de redes de

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Bibliografia desta aula BARDIN. L. Análise de conteúdo. Paris: Presses Universitaires de France, 1977. Parte I, Cap. II Grupo Inovação Instituto

Leia mais

I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA,

I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA, SUMÁRIO Prefácio, xv Parte I CONSIDERAÇÕES SOBRE CIÊNCIA E PESQUISA CIENTÍFICA, 1 1 PROCESSO DE PESQUISA, 3 1.1 O processo de pesquisa: características e exigências, 4 1.2 Para que pesquisar?, 5 1.2.1

Leia mais

Desenvolvimento da Pesquisa

Desenvolvimento da Pesquisa Aula 7 Desenvolvimento da Pesquisa Coleta de Dados Prof. Marcelo Musci 1 Coleta de Dados A coleta de dados significa a fase da pesquisa em que se indaga e se obtêm dados da realidade pela aplicação realizada.

Leia mais

3 Metodologia da pesquisa

3 Metodologia da pesquisa 3 Metodologia da pesquisa Esse capítulo aborda a estratégia utilizada na obtenção das informações necessárias para realização da pesquisa, cobrindo além da metodologia, o método de pesquisa empregado,

Leia mais

3 MÉTODO. 3.1 Introdução

3 MÉTODO. 3.1 Introdução 53 3 MÉTODO 3.1 Introdução Neste capítulo será apresentado o método de pesquisa utilizado, esclarecendo o tipo de pesquisa realizado, método de coleta de dados, universo e amostra, tratamento dos dados

Leia mais

3 Metodologia. 3.1 A Pesquisa Qualitativa

3 Metodologia. 3.1 A Pesquisa Qualitativa 3 Metodologia Neste capítulo é apresentada a metodologia de pesquisa propriamente dita, explicando o tipo de pesquisa realizada, sua conceituação, critérios para a seleção dos sujeitos pesquisados e os

Leia mais

Ana Paiva, Edineide Paes, Manuela Francisco, Pedro Barbosa Cabral (Maio, 2011)

Ana Paiva, Edineide Paes, Manuela Francisco, Pedro Barbosa Cabral (Maio, 2011) ENTREVISTA ONLINE Considerando a abordagem realizada por Creswell (2007) sobre os tipos de recolha de dados, em que é descrita cada uma dessas formas, o autor destaca as vantagens da utilização da entrevista

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA

AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE) Charles Ielpo Mourão (UECE) Germana Costa Paixão (UECE) INTRODUÇÃO

Leia mais

1 Natureza da Ciência Social, 1

1 Natureza da Ciência Social, 1 SUMÁRIO 1 Natureza da Ciência Social, 1 1.1 O conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiaridades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema da objetividade,

Leia mais

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2. Hardware e Software Sabemos que a área de informática é uma das que mais vivencia mudanças na

Leia mais

3 METODOLOGIA Tipo de Pesquisa

3 METODOLOGIA Tipo de Pesquisa 48 3 METODOLOGIA Neste capítulo são apresentados detalhes a respeito das seguintes questões metodológicas: O tipo de pesquisa, com suas classificações e conceitos; O universo e a amostra focados na pesquisa,

Leia mais

1 Introdução Motivações

1 Introdução Motivações 1 Introdução O processo de design de interação envolve quatro atividades básicas (Preece et al. 2005): identificação das necessidades e estabelecimento dos requisitos, o desenvolvimento de designs alternativos

Leia mais

Etnografia Virtual ou Netnografia

Etnografia Virtual ou Netnografia Etnografia Virtual ou Netnografia A etnografia é uma metodologia de pesquisa originária da antropologia cuja origem remonta-se a fins de século XIX; Pode ser definida como estudo cultural através de uma

Leia mais

SUMÁRIO COMO A PESQUISA SE INSERE NA ÁREA DE MARKETING, 1 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA, 17

SUMÁRIO COMO A PESQUISA SE INSERE NA ÁREA DE MARKETING, 1 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA, 17 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 COMO A PESQUISA SE INSERE NA ÁREA DE MARKETING, 1 INTRODUÇÃO, 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PESQUISA DE MARKETING, 2 OBJETIVOS DA PESQUISA DE MARKETING, 4 DEFINIÇÃO DE PESQUISA DE MARKETING,

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

Exige controle sobre eventos comportamentais

Exige controle sobre eventos comportamentais 3 Metodologia Neste capítulo é descrita a metodologia de estudo aplicada, a justificativa da escolha do método, a seleção das empresas e os procedimentos para coleta e análise dos dados. 3.1. Método de

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

3 METODOLOGIA 3.1 TIPO DE PESQUISA

3 METODOLOGIA 3.1 TIPO DE PESQUISA 3 METODOLOGIA 3.1 TIPO DE PESQUISA A pesquisa é do tipo descritiva, pois tem como função principal a análise do objeto, buscando descrever a situação, sem realizar qualquer tipo de influência. Segundo

Leia mais

Condução de pesquisa em Branding

Condução de pesquisa em Branding Condução de pesquisa em Branding Passo-a-passo Visão Geral A aprendizagem deve ser focada e dinâmica. Quando contratam empresas de consultoria, os clientes querem que elas demonstrem capacidade intelectual

Leia mais

3 Metodologia. 3.1 Delineamento da pesquisa

3 Metodologia. 3.1 Delineamento da pesquisa 3 Metodologia Este capítulo descreve a metodologia de pesquisa utilizada nesta dissertação, no que tange à avaliação da aplicação dos Centros de Excelência da Petrobras como uma ferramenta de aprendizagem

Leia mais

CONSTRUINDO PERGUNTAS (E RESPOSTAS) DE UMA PESQUISA EM SAÚDE. João Luiz Bastos

CONSTRUINDO PERGUNTAS (E RESPOSTAS) DE UMA PESQUISA EM SAÚDE. João Luiz Bastos CONSTRUINDO PERGUNTAS (E RESPOSTAS) DE UMA PESQUISA EM SAÚDE João Luiz Bastos Estrutura da discussão Objetivos Necessidade e processo de elaboração de perguntas Critérios para avaliar a qualidade das perguntas

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ORAL CAPÍTULO I DO OBJETO

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ORAL CAPÍTULO I DO OBJETO REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ORAL CAPÍTULO I DO OBJETO Art. 1º. O Laboratório de História Oral (LHO) é um espaço destinado ao trabalho com a técnica da História Oral, onde também se constitui

Leia mais

PROJETO INTEGRADOR I. Aula 2. Prof. Carlos Café Dias

PROJETO INTEGRADOR I. Aula 2. Prof. Carlos Café Dias PROJETO INTEGRADOR I Aula 2 Prof. Carlos Café Dias RECAPITULANDO Aula de campo Na aula de campo, os alunos irão realizar a etapa de coleta de dados da pesquisa (Projeto Integrador); Além de relatos escritos

Leia mais

Quanto aos meios, também segundo Gil (1991) e Vergara (1997), a pesquisa utilizará os seguintes meios:

Quanto aos meios, também segundo Gil (1991) e Vergara (1997), a pesquisa utilizará os seguintes meios: 3. Metodologia 3.1. Tipo de Pesquisa Para a classificação da pesquisa, foi tomada como base à taxonomia de Gil (1991) e Vergara (1997), que a classifica em relação a dois aspectos: quanto aos fins e quanto

Leia mais

3 Metodologia Tipo da pesquisa

3 Metodologia Tipo da pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo da pesquisa A complexidade do tema escolhido, que relaciona cultura, que possui uma natureza fenomenológica/interpretativa, com o desempenho, que possui uma positiva/empírica, proporciona

Leia mais

Pesquisa de Satisfação de Beneficiários no Modelo de Agência Nacional de Saúde. Unimed Uberaba

Pesquisa de Satisfação de Beneficiários no Modelo de Agência Nacional de Saúde. Unimed Uberaba Pesquisa de Satisfação de Beneficiários no Modelo de Agência Nacional de Saúde Unimed Uberaba Metodologia A pesquisa é caracterizada como descritiva e quantitativa em decorrência da quantificação no tratamento

Leia mais

TITULO DO TRABALHO: subtítulo caso tenha.

TITULO DO TRABALHO: subtítulo caso tenha. FACULDADE FUNORTE DE JANAÚBA TITULO DO TRABALHO: subtítulo caso tenha. Nome Completo do Autor (alinhado a direita) Nome Completo do Autor (alinhado a direita) Janaúba - MG Junho 218 Nome Completo do Autor

Leia mais

Método fenomenológico de investigação psicológica

Método fenomenológico de investigação psicológica Método fenomenológico de investigação psicológica Método de investigação filosófico versus psicológico Teoria F Descrição Reduções Essência Intencionalidade P Descrição de outros sujeitos Redução fenomenológica

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa 3.1. Tipo de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa 3.1. Tipo de pesquisa 3 Metodologia de pesquisa 3.1. Tipo de pesquisa O presente trabalho tem como objeto um assunto ainda passível de discussão, novo e pouco explorado, cuja teoria ainda não foi aplicada na prática no Brasil.

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI. Curso de Psicologia

Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI. Curso de Psicologia Normas para o TCC Psicologia Furg - 1 Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI Curso de Psicologia Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso (TCC) 1.

Leia mais

Práticas de busca, acesso e disseminação da informação científica de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento

Práticas de busca, acesso e disseminação da informação científica de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I Práticas de busca, acesso e disseminação da informação científica de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento Fernando César Lima Leite Universidade

Leia mais

Mestrado em Educação Área de Especialização: Didáctica da Matemática Metodologia da Investigação I. A Entrevista

Mestrado em Educação Área de Especialização: Didáctica da Matemática Metodologia da Investigação I. A Entrevista Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Departamento de Educação Mestrado em Educação Área de Especialização: Didáctica da Matemática Metodologia da Investigação I A Entrevista Cristina Costa Guida

Leia mais

FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho. ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE (Aula 02)

FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho. ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE (Aula 02) FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE (Aula 02) RIBEIRÃO PRETO - SP Agosto/2014 ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE O QUE É? É uma conversa

Leia mais

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver)

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver) FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO: subtítulo (se houver) Belo Horizonte Ano Nome completo do aluno TÍTULO: subtítulo (se houver) Projeto de pesquisa desenvolvido como requisito

Leia mais

5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão

5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão 70 5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão Este estudo buscou analisar o comportamento do consumidor multicanal e identificar os riscos percebidos e orientação de compra que influenciam na escolha

Leia mais

2 Metodologia de Pesquisa

2 Metodologia de Pesquisa 19 2 Metodologia de Pesquisa Esta seção descreve a metodologia utilizada para a coleta de dados e sua análise, bem como a elaboração e condução do estudo de caso. Após uma breve explicação da metodologia,

Leia mais

3 Método 3.1. Pesquisa bibliográfica

3 Método 3.1. Pesquisa bibliográfica 3 Método 3.1. Pesquisa bibliográfica Primeiramente, foi feita uma ampla pesquisa bibliográfica, buscando-se, em estudos anteriores, aqueles nos quais os temas tinham relação com atividades físicas e restrições.

Leia mais