SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP"

Transcrição

1 Interação Humano-Computador Avaliação em IHC: Primeiras noções (2)

2 Avaliação de IHC O que é? Chamamos de avaliação de IHC a atividade profissional especializada que tem por objetivo julgar a qualidade de interação que um sistema ou artefato computacional oferece aos seus usuários. 1. Avaliação é uma atividade profissional. Não é uma emissão de opinião baseada em preferências ou conjecturas pessoais. 2. Usuários sempre têm opiniões e julgamentos sobre a qualidade dos sistemas com que interagem: mas isto não é uma avaliação de IHC, a menos que os usuários sejam também profissionais.

3 Antes de começar qualquer avaliação, pergunte: Qual é mesmo o meu objetivo? Por que e para que estou fazendo a avaliação? Me encomendaram? Estou fazendo uma pesquisa? Estou fazendo um exercício?? Quais os meus recursos? Tenho prazos, orçamento, infraestrutura? Preciso observar pessoas? Onde? Como? Qual o objeto da minha avaliação? Tenho um sistema plenamente implementado? Parcialmente implementado? Apenas uma maquete? Completa? Parcial?

4 4 paradigmas para a avaliação de IHC 1. O rápido e rasteiro (que prima pela informalidade) 2. Os testes de usabilidade (experimentos controlados em laboratórios) 3. Os estudos em campo (que se realizam nos contextos naturais de uso das tecnologias avaliadas e são mais difíceis de controlar e registrar do que os testes de usabilidade) 4. A avaliação preditiva (que se baseia em conhecimento heurístico ou teórico de um avaliador especializado)

5 DECIDE Guia para o planejamento de uma avaliação (Preece et al., 2005) Determinar os objetivos gerais que a avaliação deverá tratar Explorar perguntas específicas a serem respondidas Escolher (Choose) o paradigma e as técnicas de avaliação que responderão as perguntas Identificar questões práticas que devem ser tratadas Decidir como lidar com questões éticas Avaliar (Evaluate), interpretar e apresentar os dados PREECE, J.; ROGERS, I.; SHARP, H. Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador Porto Alegre: Bookman, 2005.

6 DECIDE Guia para o planejamento de uma avaliação Determinar os objetivos gerais que a avaliação deverá tratar quais são os objetivos gerais da avaliação quem solicitou a avaliação, e por quê Os objetivos influenciam a escolha de paradigma e técnica. Por quê?

7 DECIDE Guia para o planejamento de uma avaliação Explorar perguntas específicas a serem respondidas Quem são os usuários-alvo? Quais são suas atividades? Em quais tarefas ocorrem mais erros? Quais tarefas apresentam problemas mais graves de desempenho? A proposta A é melhor do que a proposta B em algum aspecto? Qual(is)? Toda boa avaliação tem de ser guiada por objetivos e questões claras; se não for, vira uma perda de tempo.

8 DECIDE Guia para o planejamento de uma avaliação Escolher (Choose) o paradigma e as técnicas de avaliação que responderão as perguntas prazo, custo, equipamentos necessários, e grau de conhecimento e experiência dos avaliadores exigidos por cada técnica Alguns paradigmas são incompatíveis com certas técnicas. Por exemplo, estudos de campo não são compatíveis com testes ou com modelagem. Por quê?

9 DECIDE Guia para o planejamento de uma avaliação Identificar questões práticas que devem ser tratadas Como selecionar os usuários? perfil e número de usuários Como ficar dentro de um orçamento apertado? Como não extrapolar o cronograma? Como encontrar avaliadores? alocação de pessoal para a realização da avaliação Como selecionar e preparar equipamentos? Quais tarefas serão avaliadas? Que material deve ser preparado para a avaliação?

10 DECIDE Guia para o planejamento de uma avaliação Decidir como lidar com questões éticas os avaliadores devem se certificar que os direitos dos participantes do teste estão sendo respeitados Preparar um termo de consentimento Todo participante tem o direito de: saber exatamente o objetivo do estudo saber exatamente o que vai ser feito com os dados ter garantias de seus dados pessoais e privativos não ser citado ou mostrado em qualquer situação sem seu consentimento prévio abandonar o estudo quando e por que bem entender exigir ser tratado com toda educação

11 DECIDE Guia para o planejamento de uma avaliação Avaliar (Evaluate), interpretar e apresentar os dados confiabilidade dos dados: a técnica produz os mesmos resultados nas mesmas circunstâncias? validade dos dados: a técnica permite medir o que deveria? potenciais distorções: existe algum viés oculto? escopo: o que pode ser generalizado? validade ecológica : o quanto o ambiente em que a avaliação é feita influencia ou distorce os resultados? Análise e apresentação dependem de paradigma e técnica.

12 Estudos-piloto Servem de teste para o teste pra valer. Visam avaliar O estudo/experimento é viável? Você consegue conduzir o procedimento inteiro e bem? Os scripts, entrevistas, questionários estão claros e sem bugs? Quantos estudos-piloto se deve fazer? quantos forem necessários para ajustar a qualidade do experimento pelo menos um é indispensável E se não tiver usuários sobrando? Procurar pessoas com perfil semelhante. Vale até usar seus próprios conhecidos.

13 Conhecimentos necessários a um avaliador Conhecimento sobre o domínio necessário para determinar o que os usuários querem, do que eles precisam, quais são as tarefas mais freqüentes e quais as mais importantes Conhecimento sobre o projeto de interfaces de usuário avaliador deve ser capaz de analisar os aspectos mais importantes de um projeto de interfaces (e.g. navegação, terminologia, estruturas de controle, etc.) e conhecer os princípios e diretrizes disponíveis na literatura Experiência de utilização do método de avaliação permite ao avaliador ao representar um cliente, bem como o conhecimento sobre o que procurar e o que relatar como resultado da avaliação

14 Paradigmas, Métodos e Técnicas Paradigma? É um modelo ou forma de conceber a atividade, normalmente atrelado ao objetivo que se quer atingir com ela. Método? É um conjunto claramente definido de passos, que são sistematica e rigorosamente repetidos, para se realizar um procedimento. Técnica? É uma forma de realizar uma tarefa ou atividade.

15 4 paradigmas para a avaliação de IHC 1. O rápido e rasteiro (que prima pela informalidade) 2. Os testes de usabilidade (experimentos controlados em laboratórios) 3. Os estudos em campo (que se realizam nos contextos naturais de uso das tecnologias avaliadas e são mais difíceis de controlar e registrar do que os testes de usabilidade) 4. A avaliação preditiva (que se baseia em conhecimento heurístico ou teórico de um avaliador especializado)

16 Técnicas de avaliação de IHC Há diferentes técnicas de avaliação. Rápido e Rasteiro Testes de Usabilida de Estudos de Campo Avaliação Preditiva Cada técnica se aplica melhor ou pior (ou não se aplica) conforme o paradigma em que nos encontramos. Logo o que queremos fazer é saber como preencher as colunas de uma tabela como esta ao lado. (Por quê?) Técnica 1 Técnica 2 Técnica n

17 Sobre as técnicas de avaliação 1/5 Paradigmas de Avaliação Tipo de Técnica Observação de usuários Rápida & Rasteira Teste de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva É muito útil Registros da A observação é Não acontece. para se ter atitude e o coração dos noção geral, interação estudos de embora não ajudam a ver campo; eles muito rica, de erros, descobrir não existem como os caminhos sem ela. O usuários atuam inesperados na avaliador tem em seu interface e a de ficar imerso contexto calcular tempo no ambiente natural. de interação. dos usuários.

18 Sobre as técnicas de avaliação 2/5 Paradigmas de Avaliação Tipo de Técnica Rápida & Rasteira Teste de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva Perguntar aos usuários Focus groups: técnica qualitativa de análise; 8-15 representantes dos usuários participam de uma discussão liderada e focada em uma questão específica. A idéia não é generalizar é entender melhor. É útil conversar com usuários individualmente ou com grupos de usuários (reais ou potenciais). Pode-se usar a técnica de focus groups. Questionários (com perguntas abertas ou fechadas), bem como entrevistas (com perguntas abertas ou fechadas) exploram a satisfação do usuário. É possível (embora não indispensável) entrevistar os usuários. A etnografia tem métodos específicos para isto, que têm sido muito usados em IHC. Não acontece. Etnografia é uma técnica utilizada principalmente por antropólogos e cientistas sociais. Consiste em REGISTRAR ou ESCREVER ( grafia ) detalhadamente as práticas culturais de um grupo ( etno ).

19 Sobre as técnicas de avaliação 3/5 Paradigmas de Avaliação Tipo de Técnica Consultar especialistas Rápida & Rasteira É bom colher críticas de especialistas ( relatório crítico ), pois o olhar do especialista treinado costuma identificar logo vários problemas. Teste de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva Não acontece. Não acontece. Previsões de especialistas logo no início do ciclo de design, sobretudo a partir de heurísticas, traz ganhos no tempo de desenvolvimento global.

20 Sobre as técnicas de avaliação 4/5 Paradigmas de Avaliação Tipo de Técnica Rápida & Rasteira Teste de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva Testes com usuários Não acontece. Testes com representantes de usuários típicos, em laboratórios, com variáveis controláveis, são o coração dos testes de usabilidade. Não acontece. Não acontece.

21 Sobre as técnicas de avaliação 5/5 Paradigmas de Avaliação Tipo de Técnica Modelo de desempenho dos usuários Rápida & Rasteira Teste de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva Não acontece. Não acontece. Não acontece. Especialistas podem usar modelos específicos para prever o desempenho de usuários, comparativamente aos modelos de design que há.

22 Sobre os dados coletados (1/2) Avaliação quantitativa necessariamente envolve métricas e números métrica é a expressão numérica de uma qualidade requer conhecimentos de outras disciplinas, em especial de Estatística amostragens que podem ser muito volumosas pode-se obter previsões bastante boas sobre o comportamento dos usuários

23 Sobre os dados coletados (2/2) Avaliação qualitativa normalmente não envolve métricas e números requer conhecimentos teóricos e técnicos de várias disciplinas, e também de conhecimentos práticos dos profissionais (heurísticas) trabalha tipicamente com casos fornece insumos para pesquisas quantitativas que poderão fazer previsões entender antes de medir

24 Exercício (para próxima aula) A partir do exercício realizado na aula anterior (em azul abaixo) Escolha uma aplicação e defina uma tarefa a ser executada. Em seguida: 1. Faça uma lista do que você acha que são itens a avaliar. 2. Identifique na sua lista o que é: subjetivo e objetivo 3. Identifique na sua lista o que, como visto em aulas anteriores, é relativo a: Interface/ Interação Usabilidade / Acessibilidade / Comunicabilidade) Defina um paradigma e as técnicas de avaliação que você julgue apropriados para essa avaliação que você propôs. Argumente sobre os prós e contras dessa escolha.

25 Referências Livro capítulo 9 BARBOSA, S.D.J.; SILVA, B.S. Interação Humano-Computador. Editora Campus-Elsevier, 2010.

Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011. serg

Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011. serg 1 INF1403 Avaliação em IHC (Introdução) Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011 2 Avaliação de IHC O que é? Chamamos de avaliação de IHC a atividade profissional especializada que tem por objetivo

Leia mais

Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Estudar e interpretar a situação atual das coisas

Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Estudar e interpretar a situação atual das coisas Interface Homem/Máquina Aula 18 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Etapas Fundamentais

Leia mais

DECIDE - Guia para o planejamento de uma avaliação

DECIDE - Guia para o planejamento de uma avaliação Introdução à Interação Humano-Computador Métodos Empíricos de Avaliação de Interfaces Professora: Raquel Oliveira Prates http://www.dcc.ufmg.br/~rprates/ihc \ Aula 7: 30/08 DECIDE - Guia para o planejamento

Leia mais

Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade

Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade 1 Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade Aula 12 18/04/2012 2 Paradigmas e Técnicas T de Avaliação: RESUMO Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva Observação

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES Conceitos do Livro: Interação Humano - Computador Simone D. J. Barbosa/Bruno Santana da Silva Orienta o avaliador: Introdução Fazer julgamento sobre a qualidade de uso Identificar problemas do usuário

Leia mais

Design de IHC: Conhecendo as Necessidades dos Usuários

Design de IHC: Conhecendo as Necessidades dos Usuários 1 Design de IHC: Conhecendo as Necessidades dos Usuários Aula 13 07/05/2012 2 PREECE, J.; ROGERS, I.; SHARP, H. (2002) Interaction Design. 1 nd Edition. Tradução Brasileira: Design de Interação Ed. Bookman,

Leia mais

Método de prototipação em papel Comparativo dos métodos de avaliação

Método de prototipação em papel Comparativo dos métodos de avaliação Interface Homem/Máquina Aula 25 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Roteiro da Aula de

Leia mais

Avaliação de comunicabilidade

Avaliação de comunicabilidade 1 Avaliação de comunicabilidade INF1403 Introdução a IHC Aula 14 João Dutra Bastos 28/04/2014 2 Avaliação Com quem? Inspeção Métodos de Inspeção de IHC são normalmente aplicados sem participação de usuários

Leia mais

Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL

Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL Experimentos (testes) são realizados por pesquisadores em todos os campos de investigação, usualmente para descobrir

Leia mais

Planejando a avaliação de IHC

Planejando a avaliação de IHC Planejando a avaliação de IHC Por que avaliar? A avaliação de IHC é um momento onde o avaliador: Faz um julgamento de valor sobre a qualidade de uso da solução de IHC; Identifica problemas na interação

Leia mais

Avaliação da Usabilidade da Interface Gráfica de Gerenciamento de um Estacionamento

Avaliação da Usabilidade da Interface Gráfica de Gerenciamento de um Estacionamento Avaliação da da Gráfica de Gerenciamento de um Estacionamento WPCCG - 2017 05 de outubro de 2017 1 / 29 Visão Geral 1 2 3 4 5 6 7 2 / 29 Cidade Inteligente Tem o intuito de melhorar a eficiência e a competitividade

Leia mais

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística 1 Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística Aula 08 04/09/2013 2 Avaliação Heurística: Paradigma x Técnica Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva

Leia mais

Projeto de Curso Uso de Cenários em Projeto Entrevistas com Usuários

Projeto de Curso Uso de Cenários em Projeto Entrevistas com Usuários 1 Projeto de Curso Uso de Cenários em Projeto s com Usuários 05/11/2014 www.inf.puc-rio.br/~inf1403 2 Etapas e datas de entrega ( dd/mm ) 05/11 1. Criação: Vislumbrar, Cenarizar, Esboçar 2. Avaliação 1:

Leia mais

Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação

Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação 1 Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação 10/03/2014 www.inf.puc-rio.br/~inf1403 2 Roteiro da Aula Discussão do exercício de travessia dos golfos (auto estudo/aprendizado da aula anterior)

Leia mais

Análise da situação atual Que dados coletar De quem coletar dados Aspectos éticos. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Análise da situação atual Que dados coletar De quem coletar dados Aspectos éticos. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Interface Homem/Máquina Aula 8 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Roteiro da Aula de Hoje

Leia mais

09 a 12 de novembro de 2016

09 a 12 de novembro de 2016 COMO ELABORAR PESQUISA DE MERCADO 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Missão do Sebrae Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orientar na implantação e no desenvolvimento

Leia mais

A Teoria da Ação A. (Norman, 1986) INF1403 Introdução a IHC Aula 8 01/04/2013. Profa. Clarisse S. de Souza

A Teoria da Ação A. (Norman, 1986) INF1403 Introdução a IHC Aula 8 01/04/2013. Profa. Clarisse S. de Souza 1 Avaliação Heurística (Recapitulação) A Teoria da Ação A (Norman, 1986) Aula 8 01/04/2013 2 Avaliação Heurística: Paradigma x Técnica Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação

Leia mais

Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para Ciência da Computação

Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para Ciência da Computação Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para Ciência da Computação Jacques Wainer Gabriel de Barros Paranhos da Costa Gabriel Dias Cantareira Metodologia de pesquisa científica em Ciências da Computação

Leia mais

Interação Humano-Computador Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Interface Área de fronteira entre dois espaços físicos ou lógicos. IHC Parte de um sistema computacional com a qual um agente

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PRODUTOS DE SOFTWARE

AVALIAÇÃO DE PRODUTOS DE SOFTWARE AVALIAÇÃO DE PRODUTOS DE SOFTWARE SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais Profa. Rosana Braga (material profas Rosely Sanches e Ellen F. Barbosa) Qualidade de Produto de Software Modelo de Qualidade

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação Isabela Gasparini isabela@joinville.udesc.br Sala F211 Tel: 431-7323 http://www.joinville.udesc.br/dcc/isabela/ Avaliação de Interfaces Usabilidade (ISO 9241)

Leia mais

Desenvolvimento da Pesquisa

Desenvolvimento da Pesquisa Desenvolvimento da Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Modelo de Processo de Pesquisa Estratégias de Pesquisa

Leia mais

Introdução à IHC 3WC - Primeiro Trabalho T

Introdução à IHC 3WC - Primeiro Trabalho T Introdução à IHC 3WC - Primeiro Trabalho T1 2011.1 O objetivo geral deste trabalho é avaliar um sistema de pesquisa e comparação de preços de produtos em diferentes lojas virtuais. Cada grupo deverá trabalhar

Leia mais

TS04. Teste de Software PLANOS DE TESTE. COTI Informática Escola de Nerds

TS04. Teste de Software PLANOS DE TESTE. COTI Informática Escola de Nerds TS04 Teste de Software PLANOS DE TESTE COTI Informática Escola de Nerds 1. PLANOS DE TESTE. Tipos de Testes de Software Teste Funcional Uma especificação funcional é uma descrição do comportamento esperado

Leia mais

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística 1 Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística Aula 08 01/04/2013 2 Roteiro da Aula Avaliação por Inspeção Heurísticas A Avaliação Heurística 3 Avaliação por INSPEÇÃO Rápido e Rasteiro Testes

Leia mais

Interfaces Pessoa. Avaliação IV. Máquina. Cap. 9 -Avaliação

Interfaces Pessoa. Avaliação IV. Máquina. Cap. 9 -Avaliação Avaliação IV Interfaces Pessoa Máquina 13 Cap. 9 -Avaliação Melhor e Pior? Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior Avaliação Preditiva GOMS KLM Avaliação com Utilizadores Planeamento dos testes Perguntas!

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software

TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software ENG SOFT - TESTES TESTES DE SOFTWARE 1. Fundamentos sobre testes de software A atividade de teste de software sempre foi considerada como um gasto de tempo desnecessário, uma atividade de segunda classe,

Leia mais

IHC-001. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Me. Álvaro d Arce

IHC-001. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Me. Álvaro d Arce IHC-001 Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Me. Álvaro d Arce alvaro@darce.com.br Interação Humano Computador 2 Bacharel em Ciência da Computação Unoeste Universidade do Oeste Paulista

Leia mais

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 5. Agenda

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 5. Agenda TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula 5 14/08/2012 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com http://professorleomir.wordpress.com 1 Agenda Planejamento

Leia mais

USABILIDADE. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci

USABILIDADE. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Análise heurística Definição Análise Heurística (Nielsen and Molich, 1990; Nielsen 1994) é um método de engenharia de usabilidade para encontrar os erros

Leia mais

PROJETO INTEGRADOR I. Aula 2. Prof. Carlos Café Dias

PROJETO INTEGRADOR I. Aula 2. Prof. Carlos Café Dias PROJETO INTEGRADOR I Aula 2 Prof. Carlos Café Dias RECAPITULANDO Aula de campo Na aula de campo, os alunos irão realizar a etapa de coleta de dados da pesquisa (Projeto Integrador); Além de relatos escritos

Leia mais

Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Esta é uma área essencial para aumentar as taxas de sucesso dos projetos, pois todos eles possuem riscos e precisam ser gerenciados, ou seja, saber o

Leia mais

Engenharia de Software ENGENHARIA DE REQUISITOS

Engenharia de Software ENGENHARIA DE REQUISITOS Engenharia de Software ENGENHARIA DE REQUISITOS ENGENHARIA DE REQUISITOS - INTRODUÇÃO Para qualquer tipo de projeto, precisamos entender o que exatamente queremos e necessitamos. ENGENHARIA DE REQUISITOS

Leia mais

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Pesquisa de Mercado 08 de junho de 2017 Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Relembrando... Estrutura da Pesquisa 1. Definição do problema 2. Elaboração de uma abordagem do problema 3.

Leia mais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais 1 Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais Ana Maria Doimo Ernesto F. L. Amaral 21 de setembro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Banco Mundial. Monitorização e Avaliação: algumas

Leia mais

Processos de Validação e Verificação do MPS-Br

Processos de Validação e Verificação do MPS-Br Processos de Validação e Verificação do MPS-Br O Processo Validação "O propósito do processo Validação é confirmar que um produto ou componente do produto atenderá a seu uso pretendido quando colocado

Leia mais

Identificação de Necessidades dos Usuários e Requisitos de IHC

Identificação de Necessidades dos Usuários e Requisitos de IHC Identificação de Necessidades dos Usuários e Requisitos de IHC Introdução Requisito do usuário: Se referem tanto aos objetivos dos usuários que o produto deve apoiar, como características e atributos que

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Professor: José Durval Pacheco durval.pacheco@ifrn.edu.br Usabilidade - Definição Usabilidade é a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos

Leia mais

Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral

Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral Dra. Léia Salles Coordenadora de pesquisa leia.salles@blossomedu.com.br As etapas de uma pesquisa são: Planejamento, execução, divulgação

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 12 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 12-31/05/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software (Caps. 2, 3 e 4 do Pressman) Estratégias e técnicas de teste

Leia mais

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma pesquisa?; Pesquisa quanto à abordagem;

Leia mais

Interfaces Pessoa. Avaliação III. Máquina. Cap. 9 - Avaliação

Interfaces Pessoa. Avaliação III. Máquina. Cap. 9 - Avaliação Interfaces Pessoa Máquina Avaliação III Cap. 9 - Avaliação 11 Melhor e Pior? Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior Avaliadores 3 a 5 avaliadores (normal) Graus de Severidade 5 graus (0 a 4) Fases da Avaliação

Leia mais

Por que IHC é importante?

Por que IHC é importante? Introdução à Interação Humano- Computador fundamentada na Teoria da Engenharia Semiótica Raquel Oliveira Prates Seminário Tamanduá Por que IHC é importante? 1 Diferentes Designs O que é IHC? Interação

Leia mais

Método de Pesquisa: Estudo de Caso. Baseado no livro do YIN. Elaborado por Prof. Liliana

Método de Pesquisa: Estudo de Caso. Baseado no livro do YIN. Elaborado por Prof. Liliana Método de Pesquisa: Baseado no livro do YIN Elaborado por Prof. Liliana - 2012 Estudo de Caso O estudo de caso como estratégia de pesquisa Os estudos de caso são especialmente indicados como estratégia

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 19 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 19-28/05/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

- Prototipação Iterativa - Observação Direta

- Prototipação Iterativa - Observação Direta - Prototipação Iterativa - Observação Direta Júnia Coutinho Anacleto Silva Maio/2004 Prototipação Iterativa A interface com o usuário é a porta de entrada da aplicação, e desempenha um papel fundamental

Leia mais

VERIFICAÇÃO & VALIDAÇÃO

VERIFICAÇÃO & VALIDAÇÃO VERIFICAÇÃO & VALIDAÇÃO Validação: Estamos construindo o produto certo? Verificação envolve checar se o software cumpre com suas especificações. Verificação: Estamos construindo certo o produto? Validação

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena. Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias Prof. Massena www.professormassena.wordpress.com TIPOS DE PESQUISA As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto:

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACES

ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACES Unidade III Desenvolvimento de Projetos de IHC Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático desta Unidade Técnicas de Concepção Técnicas de Modelagem Objetivo Demonstrar técnicas

Leia mais

MANUAL DO AVALIADOR O

MANUAL DO AVALIADOR O MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? É uma exposição que divulga os resultados de experimentos ou de levantamentos realizados, com rigor científico, por alunos, sob a orientação de um professor.

Leia mais

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação.

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. Aula 06 1 2 No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. No contexto projeto, escopo pode se referir a: Escopo do produto: as características

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA I. Marinês Steffanello

METODOLOGIA DA PESQUISA I. Marinês Steffanello METODOLOGIA DA PESQUISA I Marinês Steffanello - Fórum de Dúvidas - Livro Base - Leitura Complementar (quadro comparativo) - Modelo Tarefa Final * marines.stf@gmail.com Pra que estudar essa disciplina?

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas Agenda Considerações Iniciais Classificação dos Métodos de Avaliação Avaliação Heurística Teste de Usabilidade Comparativo Referências Bibliográficas 2-57 3-57 4-57 Avaliação Coletar informações sobre

Leia mais

Design de IHC: Cenários de Projeto

Design de IHC: Cenários de Projeto 1 Design de IHC: Cenários de Projeto Aula 15 21/05/2012 Da aula 14 2 Projeto de Interação e Engenharia Semiótica de Interfaces Barbosa & da Silva (2010) Capítulo 7, seções 7.1 e 7.2 Cenários de problema

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

serg O Processo de Design Requisitos semiotic engineering research group Informática PUC-Rio

serg O Processo de Design Requisitos semiotic engineering research group Informática PUC-Rio serg semiotic engineering research group Informática PUC-Rio O Processo de Design Necessidades dos Usuários Requisitos Relembrando Interação Humano-Computador Processo de comunicação que envolve um ciclo

Leia mais

Interfaces Pessoa-Máquina (IPM)

Interfaces Pessoa-Máquina (IPM) Interfaces Pessoa-Máquina (IPM) IV - Avaliação IV.3 Avaliação com Utilizadores HCI, Cap.9, Alan Dix Interaction Design, Cap. 11-14, J. Preece Resumo Aula Anterior Tipos de diálogo Menus, Formulários, LC

Leia mais

Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS 4 Técnicas de Apoio à Melhoria de processo: As Sete Ferramentas

Leia mais

A Computação e as Classificações da Ciência

A Computação e as Classificações da Ciência A Computação e as Classificações da Ciência Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Classificações da Ciência A Computação

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

Unidade VII Amostragem

Unidade VII Amostragem Unidade VII Amostragem Introdução No primeiro semestre... - Resumir e descrever variáveis associadas a conjunto de dados; - Construir modelos probabilísticos capaz de representar comportamento de variáveis.

Leia mais

INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR. Professora Marcia Pereira Sistemas de Informação

INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR. Professora Marcia Pereira Sistemas de Informação INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR Professora Marcia Pereira marciapsm@gmail.com Sistemas de Informação Conteúdo Ementa Metodologia Avaliação Introdução Participação Pré-Atividade Faça uma pesquisa sobre as interfaces

Leia mais

DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I CAPÍTULO 2 METODOLOGIAS DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Aula 07 PDCA

DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I CAPÍTULO 2 METODOLOGIAS DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Aula 07 PDCA DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I CAPÍTULO 2 METODOLOGIAS DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Aula 07 PDCA 2 Qual é uma tarefa constante para profissionais de todas as áreas? Como o PDCA se encaixa nisso?

Leia mais

Por que melhorar o processo? Melhoria do Processo de Software. De onde veio a idéia? Qualidade de Software

Por que melhorar o processo? Melhoria do Processo de Software. De onde veio a idéia? Qualidade de Software DCC / ICEx / UFMG Por que melhorar o processo? Melhoria do Processo de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Há uma relação direta entre qualidade do processo e qualidade do produto

Leia mais

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Avaliação de Desempenho Introdução Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana

Leia mais

CURSO BÁSICO [156 HORAS]

CURSO BÁSICO [156 HORAS] FGV/CLEAR ForMA O objetivo do ForMA, Curso Básico de Formação em Monitoramento e Avaliação, é proporcionar ao aluno um contato abrangente com todas as etapas inerentes a processos de avaliação de programas

Leia mais

GUTS-RS & GUIX. Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio

GUTS-RS & GUIX. Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio GUTS-RS & GUIX Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio Quem sou eu? Formada em Sistemas de Informação. Mestranda no programa de pós-graduação em Ciência

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Criado: mar/2001 Atualizado: set/2005 Tópicos Definição de Requisitos Participantes Processo Documento de Requisitos (SRS) Evolução dos Requisitos 2 Referência I.Sommerville. Sw

Leia mais

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave Primeiro Módulo: Parte 3 Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave AN V 3.0 [60] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 01 Qualidade de Software Prof. MSc. Fred Viana Agenda Qualidade de Software Definições Dimensões Qualidade e Produtividade Por que testar um software Definições de Teste Motivação Por que

Leia mais

3 Medição de Software

3 Medição de Software 3 Medição de Software À medida que a engenharia de software amadurece, a medição de software passa a desempenhar um papel cada vez mais importante no entendimento e controle das práticas e produtos do

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Na aula anterior... Técnicas para modelagem de requisitos The Bridge 1: Expressar os requisitos dos usuários como fluxos de tarefas. 2: Mapear os fluxos

Leia mais

3 MÉTODO. 3.1 Introdução

3 MÉTODO. 3.1 Introdução 53 3 MÉTODO 3.1 Introdução Neste capítulo será apresentado o método de pesquisa utilizado, esclarecendo o tipo de pesquisa realizado, método de coleta de dados, universo e amostra, tratamento dos dados

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

Etapas da Pesquisa. 1 Etapas da Pesquisa. Especialização em Engenharia de Soldagem

Etapas da Pesquisa. 1 Etapas da Pesquisa. Especialização em Engenharia de Soldagem Etapas da Pesquisa 1 Etapas da Pesquisa Sumário Introdução Etapas do planejamento da pesquisa 2 Etapas da Pesquisa Introdução Planejamento e execução da pesquisa (etapas) Escolha do tema; Revisão de literatura;

Leia mais

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Avaliação de Desempenho 1 Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Etapas

Leia mais

Estudos formais de marketing. Pesquisa de marketing

Estudos formais de marketing. Pesquisa de marketing Estudos formais de marketing Além de monitorar um ambiente de marketing em constante mudanças, os profissionais de marketing precisam adquirir conhecimentos específicos sobre o seu mercado. Necessidade

Leia mais

As técnicas de concepção

As técnicas de concepção As técnicas de concepção Acadêmicos: Bruno Amaral de Sousa Claudivan Gottardi Guilherme Assufi Dallanol Marlon Victor de Paula Objetivo Demonstrar técnicas destinadas a implementar as especificações para

Leia mais

Engenharia de Software Aula 2.3 Processos da Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software Aula 2.3 Processos da Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.3 Processos da Engenharia de Requisitos Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Engenharia de Requisitos O objetivo do processo de Engenharia de Requisitos é criar e manter

Leia mais

Testes de Usabilidade (1/2)

Testes de Usabilidade (1/2) 1 INF1403 Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade (1/2) Professora Clarisse Sieckenius de Souza 21/09/2011 2 Recordação (1) Envolver usuários Observá-los Entrevistá-los Não envolver usuários Advogar

Leia mais

Teste de Software. Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software

Teste de Software. Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software Teste de Software Competência: Entender as técnicas e estratégias de testes de Software Conteúdo Programático Introdução O que é teste de software? Por que é necessário testar um software? Qual a causa

Leia mais

QUALIDADE Grau até o qual um conjunto de características satisfaz as necessidades! Cumprimento dos requisitos pré determinados no Escopo do projeto;

QUALIDADE Grau até o qual um conjunto de características satisfaz as necessidades! Cumprimento dos requisitos pré determinados no Escopo do projeto; SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 COMPETITIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO SATISFAÇÃO DOS CLIENTES! INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Introdução à Revisão Sistemática da Literatura

Introdução à Revisão Sistemática da Literatura Introdução à Revisão Sistemática da Literatura Lucia Catabriga luciac@inf.ufes.br September 14, 2016 Lucia Catabriga (UFES) Metodologia de Pesquisa - PPGI September 14, 2016 1 / 18 Quais são as razões

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO ISO 9001 ISO /03/2015 QUALIDADE! GERENCIAMENTO DE PROJETOS GESTÃO DE QUALIDADE

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO ISO 9001 ISO /03/2015 QUALIDADE! GERENCIAMENTO DE PROJETOS GESTÃO DE QUALIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof.: Heloisa Campos COMPETITIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES! INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Conceitos Básicos. Aula 04 13/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Conceitos Básicos. Aula 04 13/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Conceitos Básicos Aula 04 13/03/2013 2 Objetivos da Aula Recapitulação da Aula passada Critérios de Qualidade de Uso Usabilidade Acessibilidade Comunicabilidade 3 Recordação: Interface e Interação INTERFACE

Leia mais

Arquitetura de Software: O que é? Para que serve? Como validá-la? Rodrigo Rebouças de Almeida rodrigor.com

Arquitetura de Software: O que é? Para que serve? Como validá-la? Rodrigo Rebouças de Almeida rodrigor.com Arquitetura de Software: O que é? Para que serve? Como validá-la? Rodrigo Rebouças de Almeida rodrigor.com setembro de 2004 Conteúdo Vamos falar sobre Arquitetura de Software, independente da fase do processo

Leia mais

Profs. Rosana Braga e Paulo C. Masiero ICMC-USP 1º. 2017

Profs. Rosana Braga e Paulo C. Masiero ICMC-USP 1º. 2017 Profs. Rosana Braga e Paulo C. Masiero ICMC-USP 1º. 2017 1. Motivação 2. Conceitos Básicos 3. Engenharia de Software Experimental Revolução na tecnologia da informação: Software faz parte da maioria dos

Leia mais

Iden%ficação de Necessidades dos Usuários e Requisitos de IHC

Iden%ficação de Necessidades dos Usuários e Requisitos de IHC A Iden%ficação de Necessidades dos Usuários e Requisitos de IHC Capítulo 5 Parte 2 Adaptado por: Luciana Mara F. Diniz e Thiago Silva Vilela Introdução Apresenta: Técnicas de inves%gação e técnicas de

Leia mais

(b) Quais os tipos de informações (diferentes, adicionais) disponibilizadas para as diferentes situações que os usuários podem se encontrar?

(b) Quais os tipos de informações (diferentes, adicionais) disponibilizadas para as diferentes situações que os usuários podem se encontrar? 4 Método ISIM O método ISIM, aqui proposto, avalia a qualidade da interação baseada em mapas, com especial ênfase em situações de uso que envolvem localização ou traçado de trajetos. Nesta avaliação, os

Leia mais

Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21. Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23

Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21. Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23 SUMÁRIO Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21 Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23 Natureza da pesquisa 23 Métodos não científicos e científicos de solução de problemas 30 Modelos

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

serg semiotic engineering research group Avaliação em IHC Departamento de Informática, PUC-Rio

serg semiotic engineering research group Avaliação em IHC Departamento de Informática, PUC-Rio serg semiotic engineering research group Avaliação em IHC Departamento de Informática, PUC-Rio O que é avaliar? determinar o valor de apreciar julgar ponderar, examinar, considerar calcular, estimar adaptado

Leia mais

AMOSTRAGEM. É a parte da Teoria Estatística que define os procedimentos para os planejamentos amostrais e as técnicas de estimação utilizadas.

AMOSTRAGEM. É a parte da Teoria Estatística que define os procedimentos para os planejamentos amostrais e as técnicas de estimação utilizadas. AMOSTRAGEM É a parte da Teoria Estatística que define os procedimentos para os planejamentos amostrais e as técnicas de estimação utilizadas. Nos planejamentos amostrais, a coleta dos dados deve ser realizada

Leia mais

Planejamento e Desempenho de Custos. Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida

Planejamento e Desempenho de Custos. Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida Planejamento e Desempenho de Custos Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida O que é um orçamento? É o planejamento financeiro para um determinado projeto. Objetivo da aula: apresentar

Leia mais

SSC643 -Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais -

SSC643 -Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais - Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação SSC643 -Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais - Aula 2 Sarita Mazzini Bruschi

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS Compreender o processo de gerenciamento de qualidade e as principais atividades do processo de garantia, planejamento e controle

Leia mais

Design Centrado no Usuário

Design Centrado no Usuário Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação Design Centrado no Usuário Prof. Jorge Cavalcanti Jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.twitter.com/jorgecav Importância

Leia mais

Implantação do Controle de Qualidade Interno Laboratorial DR. JUNO DAMASCENO

Implantação do Controle de Qualidade Interno Laboratorial DR. JUNO DAMASCENO Implantação do Controle de Qualidade Interno Laboratorial DR. JUNO DAMASCENO LABORATÓRIO CLÍNICO: FASES Sistema de Garantia da Qualidade Clientee Pré-Analítica Analítica Pós-Analítica Laudo Controle de

Leia mais