Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena."

Transcrição

1 Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias Prof. Massena

2 TIPOS DE PESQUISA As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto: A finalidade; A natureza; Os objetivos; Ao objeto; Os procedimentos técnicos; A forma de abordagem.

3 TIPOS DE PESQUISA AOS OBJETIVOS FINALIDADE Pesquisa exploratória Pesquisa pura Pesquisa descritiva Pesquisa aplicada Pesquisa explicativa À NATUREZA Trabalho científico original Resumo de assunto AO OBJETO Pesquisa bibliográfica Pesquisa de laboratório Pesquisa de campo

4 À FORMA DE ABORDAGEM Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Pesquisa experimental Levantamento Estudo de caso Pesquisa-ação Pesquisa participante

5 QUANTO ÀS FINALIDADES Pesquisa pura (básica): satisfação do desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicação prática prevista. Pesquisa aplicada: os conhecimentos adquiridos são utilizados para aplicação prática voltados para a solução de problemas concretos da vida moderna.

6 QUANTO À NATUREZA Trabalho científico original: pesquisa realizada pela primeira vez e que contribui para a evolução do conhecimento da ciência. Resumo de assunto: dispensa a originalidade. Fundamenta-se em trabalhos mais avançados, publicados por autoridades no assunto e que não se limita à simples cópia de idéias. A análise e interpretação dos fatos e idéias, a utilização de metodologia adequada, bem como o enfoque do tema de um ponto de vista original são qualidades necessárias.

7 QUANTO AOS OBJETIVOS Pesquisa exploratória Pesquisa descritiva Pesquisa explicativa

8 QUANTO AOS OBJETIVOS Pesquisa exploratória: constitui o primeiro passo de todo trabalho científico. Visa, sobretudo quando é bibliográfica, proporcionar maiores informações sobre determinado assunto, facilitar a delimitação de um tema de trabalho, definir objetivos ou formular as hipóteses de uma pesquisa ou descobrir novo tipo de enfoque para o trabalho que se tem em mente.

9 QUANTO AOS OBJETIVOS Pesquisa descritiva: os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados sem que o pesquisador neles interfira. Incluem-se aqui a maioria das pesquisas desenvolvidas nas Ciências Humanas e Sociais, as pesquisas de opinião, as mercadológicas, os levantamentos socioeconômicos e psicossociais.

10 QUANTO AOS OBJETIVOS Pesquisa explicativa: mais complexa pois, além de registrar, analisar e interpretar os fenômenos estudados, procura identificar seus fatores determinantes, ou seja, suas causas. A maioria destas pesquisas utiliza o método experimental, o qual é caracterizado pela manipulação e controle das variáveis, com o objetivo de identificar qual a variável independente que determina a causa da variável dependente ou do fenômeno em estudo.

11 QUANTO AO OBJETO Principalmente referente ao ambiente onde são realizadas as pesquisas. Pode ser: Bibliográfica Pode ser um trabalho independente ou uma etapa inicial de uma pesquisa. De campo A coleta de dados é efetuada em campo, onde ocorrem espontaneamente os fenômenos. É desenvolvida principalmente nas Ciências Sociais. De laboratório O pesquisador tem condições de provocar, produzir e reproduzir fenômenos, em condições de controle.

12 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS REFERENTE AOS PROCEDIMENTOS PODE SER: Pesquisa bibliográfica; Pesquisa documental; Pesquisa experimental; Levantamento; Estudo de caso; Pesquisa-ação; Pesquisa (observação) participante.

13 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PESQUISA BIBLIOGRÁFICA É aquela que utiliza material escrito / gravado, mecânica ou eletronicamente. São consideradas fontes bibliográficas os livros, as publicações periódicas, fitas gravadas de áudio e vídeo, páginas de web sites, relatórios de simpósios / seminários, anais de congressos etc.

14 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PESQUISA DOCUMENTAL Utiliza fontes de informação que ainda não receberam organização, tratamento analítico e publicação. Exemplos: obras originais de qualquer natureza, documentos arquivados em repartições públicas, associações, igrejas, hospitais, sindicatos, fotografias, correspondência pessoal ou comercial etc.

15 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PESQUISA EXPERIMENTAL Quando um fato ou fenômeno da realidade é reproduzido de forma controlada, com o objetivo de descobrir os fatores que o produzem ou que por ele são produzidos. São geralmente feitos por amostragem, onde se considera que os resultados válidos para uma amostra (ou conjunto de amostras) serão, por indução, válidos também para o universo.

16 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS LEVANTAMENTO (PESQUISA DE OPINIÃO) É aquela que busca informação diretamente com um grupo de interesse a respeito dos dados que se deseja obter, utilizando questionários, formulários ou entrevistas. Os dados são tabulados e analisados estatisticamente.

17 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS ESTUDO DE CASO Quando se deseja estudar com profundidade os diversos aspectos característicos de um determinado objeto de pesquisa restrito.

18 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PESQUISA-AÇÃO Quando os pesquisadores e os participantes envolvemse no trabalho de pesquisa de modo participativo ou cooperativo, interagindo em função de um resultado esperado.

19 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PESQUISA (OBSERVAÇÃO) PARTICIPANTE Ocorre por meio do contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para se obter informações sobre a realidade dos atores sociais em seus próprios contextos.

20 QUANTO A FORMA DE ABORDAGEM PESQUISA QUANTITATIVA Envolve a coleta sistemática de informação, mediante condições controladas e procedimentos estatísticos. Busca a quantificação, utilizando procedimentos estruturados e instrumentos formais para a coleta de informações; Busca estabelecer relações de causa e efeito.

21 QUANTO A FORMA DE ABORDAGEM PESQUISA QUALITATIVA Envolve a coleta e análise sistemática de materiais narrativos mais subjetivos; Trabalha com realidades não quantificáveis, não utilizando instrumentos formais e estruturados, podendo usar roteiros e perguntas abertas na coleta de informações; É globalizante, procurando captar a situação ou o fenômeno em toda a sua extensão.

22 REFLETINDO SOBRE A ARTE DE ESCREVER Uma das tarefas mais difíceis é escrever; A pessoa que escreve bem, o faz a partir de um trabalho intelectual construído ao longo de muitos anos.

23 Dicas Gerais Submeter seu trabalho para outros revisarem. Ter e usar um bom dicionário (hábito); Manter o artigo impessoal, na terceira pessoa; Gírias, brincadeiras, e referências pessoais ao leitor são inadmissíveis; Não ficar trocando entre passado e presente; Grafar palavras estrangeiras em itálico.

24 Dicas Gerais Quando uma sigla aparece pela primeira vez, deve-se colocar seu significado entre parênteses. Figuras e tabelas devem ser mencionadas no texto. Manter sempre um backup atual do seu texto. Revisar várias vezes o texto.

25 Não se pode deixar de lado nenhuma obra importante sobre o tema estudado. Mas é impossível que consiga ser exaustiva, ou seja, a revisão de literatura do projeto de pesquisa será, por definição, exploratória. É possível que esta ou aquela referência só seja descoberta na fase posterior de execução. Ao mesmo tempo, se uma contribuição científica muito importante sobre o seu tema de pesquisa não for incluída na revisão de literatura do projeto de pesquisa, é bem provável que a proposta venha a ser considerada "imatura" pelos avaliadores. Por isso, você estará correndo muito risco se construir o seu Projeto sobre o flácido alicerce de um levantamento bibliográfico precário, ou feito às pressas.

26 Prepare-se, portanto, para passar longos dias em bibliotecas especializadas. Em princípio, o seu orientador indicará centros de documentação que precisarão ser rastreados. Se você subestimar a importância destas tarefas, seu trabalho exploratório será muito parcial e você pagará um alto preço nas fases posteriores da investigação. Pode ser muito desagradável descobrir, tarde demais, um documento que sugere algum tipo de inconsistência na formulação do projeto. Bem melhor é se prevenir. FORMATAÇÃO - Papel: A4 - Margens: 2 cm (inferior e direita) 3 cm (superior e esquerda) -Espaço entre linhas: 1,5 cm - Times New Roman ou Arial

27 Plano de ação / Plano de trabalho / Planejamento Objetivos

28 Nesta etapa você deverá responder à seguinte pergunta: o que pretendo abordar? 1. O tema é um aspecto ou área de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver. 2. A definição do tema pode surgir com base na sua observação do cotidiano, na vida profissional, etc. 3. Para a escolha do tema você deverá levar em conta sua atualidade, relevância, seu conhecimento a respeito, sua preferência e sua aptidão pessoal para lidar com o tema escolhido. 4. Escolher um tema significa eleger uma parcela delimitada de um assunto. 5. Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal 6. Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa 7. O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido 8. A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais 9. O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho 10. Material de consulta e dados necessários ao pesquisador 11. Levantamento de Fontes ou Revisão de Literatura

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação. Trabalho de Conclusão de Curso

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação. Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação Trabalho de Conclusão de Curso TCC Parte I Sobre a Disciplina Material de apoio Revisando... Repositório: http://www.inf.unioeste.br/~claudia/tcc2019.html

Leia mais

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - UVA UNIVERSIDADE ABERTA VIDA - UNAVIDA CURSO: PEDAGOGIA PROFESSOR: TIBÉRIO MENDONÇA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA INTRODUÇÃO

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4-

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal PB SUMÁRIO Pesquisa Conceitos Características Objetivos Finalidades Requisitos Qualidades do pesquisador Tipos de pesquisa científica

Leia mais

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS Pesquisa na Educação Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS O que é pesquisa? - Construção de um conhecimento novo; - Construção de novas técnicas; - Criação ou exploração de novas realidades.

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza REFERENCIAL TEÓRICO METODOLGIA DE PESQUISA Referencial Teórico (CAPITULO 2) O referencial teórico contempla uma revisão da literatura referente aos assuntos abordados no desenvolvimento do trabalho. Deve

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Metodologia Científica: É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma

Leia mais

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIDADE JOÃO PESSOA-PB METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA Profª Séfora Andrade JOÃO PESSOA-PB 2016 PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por

Leia mais

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Aula 6 A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Nosso Blog... 1 Nome do Projeto 7 Objetivos 2 3 Título Nome do Orientador Introdução 8 9 Metodologia Cronograma 4 Problema de Pesquisa 10 Referências

Leia mais

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Conceitos de pesquisa A Pesquisa é: procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis,

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Prof. Dr. Anael Krelling 1 O que é pesquisa? Ander-Egg (1978, p. 28), a pesquisa é um "procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma pesquisa?; Pesquisa quanto à abordagem;

Leia mais

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Bacharelado em Ciência da Computação Bacharelado em Sistemas de Informação Profa. Dra. Caroline K. Luvizotto 1 Profa. Dra. Caroline K. Luvizotto carol.luvizotto@hotmail.com

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

TCC. Evandro Deliberal

TCC. Evandro Deliberal TCC Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal I. O que é o TCC II. Estrutura III. Tema IV. Tipo V. Principais aspectos VI. Referência VII. Objetivo VIII. Dicas

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio PESQUISA Pesquisa é o conjunto de investigações,

Leia mais

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito.

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito. PESQUISA TEÓRICA APLICADA 1. TEÓRICA (PURA): - Oferece solução para problemas práticos; - Ajuda encontrar os fatores de um problema prático. 2. APLICADA: - Contribuir e esclarecer os fatos; - Verificar

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

Técnicas de Pesquisa TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Documentação Indireta Documentação Direta Fichamento

Técnicas de Pesquisa TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Documentação Indireta Documentação Direta Fichamento Técnicas de Pesquisa Documentação Indireta Documentação Direta Fichamento TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Profª Michelle Barbosa professoramichellebarbosa@gmail.com A metodologia é o estudo dos métodos

Leia mais

AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA

AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES PPGARTES AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA TÍTULO

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Classificação com base em seus objetivos Pesquisas exploratórias

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem Prof. Alejandro Martins DELINEAMENTO DA PESQUISA Conceituação Refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla O elemento mais importante para

Leia mais

O Pensamento Científico e os Projetos em Ciência e Tecnologia. Profa. Barbara Coelho

O Pensamento Científico e os Projetos em Ciência e Tecnologia. Profa. Barbara Coelho Disciplina Metodologia O Pensamento Científico e os Projetos em Ciência e Tecnologia O PENSAMENTO CIENTÍFICO Importância da pesquisa científica Formas de conhecimento humano Formas de conhecimento humano

Leia mais

A PESQUISA. Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq.

A PESQUISA. Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq. A PESQUISA Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq. A pesquisa Etapas da pesquisa científica Tipos de trabalhos científicos O projeto de pesquisa A PESQUISA Conceitos e definições Prof. M.Sc Janine Gomes

Leia mais

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci Aula 2 Pesquisa Conceitos Prof. Marcelo Musci Conceito de Pesquisa O objetivo da pesquisa científica é explicar, prever e / ou controlar um determinado fato ou fenômeno. Fazer pesquisa é... Investigar

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

II - Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. 2.1 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação

II - Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. 2.1 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARAN PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Metodologia Científica II - Métodos das Ciências Aula 3 Profa. Renata G. Aguiar 1 2 Métodos das Ciências

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo. 1. Principais conceitos

Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo. 1. Principais conceitos Metodologia da Pesquisa Científica Serviço de Biblioteca e Informação - IFSC-SBI MarilzaAparecida Rodrigues Tognetti marilza@ifsc.usp.br Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo 1. Principais

Leia mais

A Pesquisa e suas Classificações. Prof. Thiago leite

A Pesquisa e suas Classificações. Prof. Thiago leite Prof. Thiago leite O que é pesquisa? Esta pergunta pode ser respondida de muitas formas. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA: O QUE É E COMO SE FAZ

PESQUISA CIENTÍFICA: O QUE É E COMO SE FAZ Esta é a versão em html do arquivo http://people.ufpr.br/~nilce/metodolog.%20pesquisa%20cientifica.doc. G o o g l e cria automaticamente versões em texto de documentos à medida que vasculha a web. 6 PESQUISA

Leia mais

Prof. Domingos Sávio Giordani

Prof. Domingos Sávio Giordani Prof. Domingos Sávio Giordani dsgiordani@usp.br Como estruturar a pesquisa 1. Formular um problema O problema deve ser Claro e Preciso (usualmente na forma de pergunta) Deve ser empírico Ser suscetível

Leia mais

ANEXO III TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

ANEXO III TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP CAMPUS MACAPÁ DEPARTAMENTO DE PESQUISA E EXTENSÃO SEÇÃO DE GERENCIAMENTO DE ESTÁGIO E EGRESSOS ANEXO III TÍTULO:

Leia mais

Pesquisar é... 16:54

Pesquisar é... 16:54 16:54 PESQUISA Pesquisar é... procurar respostas para indagações propostas. a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

Tipos de Pesquisas Qualitativa Quantitativa. Tratamento de Dados Pesquisas Fases da pesquisas Fontes de pesquisas Atividade

Tipos de Pesquisas Qualitativa Quantitativa. Tratamento de Dados Pesquisas Fases da pesquisas Fontes de pesquisas Atividade Tipos de Pesquisas Qualitativa Quantitativa Tratamento de Dados Qualitativo Tratamento de Dados Pesquisas Fases da pesquisas Fontes de pesquisas Atividade Podemos definir a principio em duas partes: Ciências

Leia mais

Pesquisa Científica. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates

Pesquisa Científica. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates Pesquisa Científica Disciplina: Metodologia Científica Professor: Thiago Silva Prates O que é pesquisa? Em todos os cursos é exigido, da parte do estudante, alguma atividade de pesquisa. Tem sido quase

Leia mais

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver)

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver) FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO: subtítulo (se houver) Belo Horizonte Ano Nome completo do aluno TÍTULO: subtítulo (se houver) Projeto de pesquisa desenvolvido como requisito

Leia mais

Aula 5 Tipos de Pesquisas

Aula 5 Tipos de Pesquisas Metodologia Científica Aula 5 Tipos de Pesquisas Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Classificações da Pesquisa Pode ser classificada quanto: a) Aplicação a) Natureza b) Procedimentos

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

Tipos de Pesquisa Científica

Tipos de Pesquisa Científica Tipos de Científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2015 Unidade 03 Tipos de Científica 1 Tipos de Quanto a Abordagem Qualitativa

Leia mais

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA Prof. MSc: Anael Krelling 1 O planejamento e a execução de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma:

Leia mais

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006.

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. 1 Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. É relevante salientar que a ordem de apresentação dos elementos textuais e pós-textuais obrigatórios

Leia mais

Pesquisa Educacional

Pesquisa Educacional UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Disciplina de Pesquisa Educacional Pesquisa Educacional Miguel Dias Como classificar as pesquisas? (*) (*) GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos

Leia mais

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa Tipos e Métodos de Pesquisa Social Metodologia de Pesquisa Processo de pesquisa Definir objetivos Analisar os Dados Apresentar Resultados Elaborar projeto de pesquisa Coletar os Dados Níveis de pesquisa

Leia mais

Técnicas de pesquisa

Técnicas de pesquisa Técnicas de pesquisa Introdução Para cada modalidade de pesquisa há um método, uma técnica específica para o seu desenvolvimento. O pesquisador delimita o seu campo de investigação e procura aplicar instrumentos

Leia mais

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação PROFESSORA MARILUCIA RICIERI Psicóloga Mestre em Educação METODOLOGIA CIENTÍFICA Vídeo Aula 1 Definição de Conhecimento Conhecimento Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio Plano de Seminários TC I 2015.2 Prof. Marcos Procópio Os 4 tipos de conhecimento. 1. Quais são? 2. Quais são seus respectivos papeis? 3. Dê exemplos. O que é e o que faz a ciência. 1. O que é ciência?

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio

Plano de Seminários TC I Prof. Marcos Procópio Plano de Seminários TC I 2016.1 Prof. Marcos Procópio Os 4 tipos de conhecimento. 1. Quais são? 2. Quais são suas respectivas importâncias para a vida social? 3. Dê exemplos. O que é e o que faz a ciência.

Leia mais

AULA 01 Introdução. Ernesto F. L. Amaral. 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046)

AULA 01 Introdução. Ernesto F. L. Amaral. 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) 1 AULA 01 Introdução Ernesto F. L. Amaral 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) ESTRUTURA DA AULA 2 Abordagem de pesquisa quantitativa Abordagem de pesquisa qualitativa Métodos

Leia mais

Sumário. Prefácio à 8 a edição, xv

Sumário. Prefácio à 8 a edição, xv Prefácio à 8 a edição, xv 1 Pesquisa, 1 1 Conceitos e finalidades, 1 1.1 Conceitos, 1 1.2 Finalidades, 2 2 Características, campos e tipos de pesquisa, 4 2.1 Características, 4 2.1.1 Procedimento sistematizado,

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento PESQUISAS TEÓRICA PRÁTICA UNIVERSO GERAL DAS PESQUISAS ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS - Quantitativa

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

4. Devem ser seguidas instruções em vermelho ao longo do modelo, e elas devem ser retiradas antes de imprimir.

4. Devem ser seguidas instruções em vermelho ao longo do modelo, e elas devem ser retiradas antes de imprimir. Normas básicas: ANEXO I Edital 4/2019 MODELO DO PROJETO DE PESQUISA Modelo para apresentação de projetos de pesquisa ao Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) 1. O projeto deve ser apresentado em

Leia mais

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO SANTOS - SP MÊS/ ANO BELTRANO DE TAL 12 FULANO DE TAL - 05 (turma) TÍTULO DO TRABALHO Projeto de Trabalho

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho de Conclusão

Leia mais

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI Sumário PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI CAPÍTULO 1 O processo de pesquisa e os enfoques quantitativo e qualitativo rumo a um modelo integral... 2 Que enfoques foram apresentados

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03. Universidade Federal Fluminense

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03. Universidade Federal Fluminense DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 19 DE MARÇO DE 2018 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03 Humberto José Bortolossi http://www.professores.im-uff.mat.br/hjbortol/

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA Métodos de Pesquisa A pesquisa compreende qualquer atividade criativa e sistemática realizada com o fim de incrementar o acervo do conhecimento científico e o uso desse acervo

Leia mais

Metodologia Científica e Tecnológica

Metodologia Científica e Tecnológica Metodologia Científica e Tecnológica Classificação e Métodos Científicos Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2014 Gustavo S. C. Meireles 1 Tipologias de pesquisa científica 2014 Gustavo S. C. Meireles 2 Quanto

Leia mais

Metodologia. Professor: Wyllian Fressatti

Metodologia. Professor: Wyllian Fressatti Metodologia Professor: Wyllian Fressatti O Conceito de Ciência Ciência Ela se desenvolve, em parte, pela necessidade de um método de conhecimento e compreensão mais seguro e digno de confiança do que os

Leia mais

Unidade II PROJETOS DE PESQUISA. Profa. Eliane Gomes Rocha

Unidade II PROJETOS DE PESQUISA. Profa. Eliane Gomes Rocha Unidade II PROJETOS DE PESQUISA EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS Profa. Eliane Gomes Rocha Metodologia de pesquisa conceito Conjunto detalhado e sequencial de métodos e técnicas científicas a serem executados

Leia mais

A Classificação da Pesquisa

A Classificação da Pesquisa A Classificação da Pesquisa Formas de Classificação da Pesquisa l I - Classificando as pesquisas com base em seus objetivos l II - Classificando as pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados

Leia mais

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras)

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLÓGICOS E AMBIENTAIS Universidade de Sorocaba Orientações para elaboração de projeto de pesquisa de pós-graduação O projeto deve conter no mínimo três e no máximo

Leia mais

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA Um projeto de pesquisa precisa inicialmente ter um tema claro, lembrando que tema não é título, título é o nome que a pessoa vai dar ao trabalho de acordo com o tema,

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das modalidades alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO (Letra Tamanho 12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm, e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

2. Revisão de literatura e Referencial teórico

2. Revisão de literatura e Referencial teórico PROJETO DE PESQUISA 1. Introdução 1.1 Assunto 1.2 Tema 1.3 Justificativa 1.4 Problema 1.5 Hipóteses 1.6 Objetivos 2. Revisão de literatura e Referencial teórico 3. Procedimentos metodológicos 4. Cronograma

Leia mais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais 1 Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais Ana Maria Doimo Ernesto F. L. Amaral 21 de setembro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Banco Mundial. Monitorização e Avaliação: algumas

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

Roteiro de recuperação de Projetos. 7º ano 1º trimestre

Roteiro de recuperação de Projetos. 7º ano 1º trimestre Roteiro de recuperação de Projetos 7º ano 1º trimestre Data da entrega 10/05/19 Nota: Orientações Leia os textos abaixo, grife as ideias centrais de cada trecho. Para realizar os exercícios leia com atenção

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 1º/2015. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho de Conclusão

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI. Curso de Psicologia

Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI. Curso de Psicologia Normas para o TCC Psicologia Furg - 1 Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI Curso de Psicologia Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso (TCC) 1.

Leia mais

SUMÁRIO 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?, 7. Prefácio, XVII

SUMÁRIO 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?, 7. Prefácio, XVII SUMÁRIO Prefácio, XVII 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 1.1 Que é pesquisa?, 1 1.2 Por que se faz pesquisa?, 1 1.3 Que é necessário para fazer uma pesquisa?, 2 1.3.1 Qualidades pessoais do pesquisador,

Leia mais

Normas para formatação de Artigo Científico

Normas para formatação de Artigo Científico Normas para formatação de Artigo Científico Cursos Cinema de Animação e Cinema e Audiovisual Profa. Dra. Ivonete Pinto 1 As normas a seguir foram aprovadas pelo colegiado dos cursos de Cinema de Animação

Leia mais

1 Natureza da Ciência Social, 1

1 Natureza da Ciência Social, 1 SUMÁRIO 1 Natureza da Ciência Social, 1 1.1 O conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiaridades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema da objetividade,

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon O QUE É METODOLOGIA CIENTÍFICA? Método, deriva da palavra grega methodos, que etimologicamente, pode ser assim dividida: a) meta

Leia mais

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA? Tema Problema Objetivos Justificativa Revisão de literatura Metodologia Cronograma Referência

Leia mais

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE 1 INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE Projeto de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso Ribeirão Preto 2012 2 Escolher um tema para o trabalho de conclusão de curso e redigir o seu projeto causam

Leia mais

Plano da Situação de Aprendizagem 1

Plano da Situação de Aprendizagem 1 Plano da Situação de Aprendizagem 1 1 Identificação Curso Unidade Unidade(s) Curricular(es) Envolvida(s) Métodos e Técnicas de Pesquisa Módulo (Básico ou Específico) Básico Docente(s) 2 Métodos e Técnicas

Leia mais

A PESQUISA CIENTÍFICA

A PESQUISA CIENTÍFICA A PESQUISA CIENTÍFICA CONCEITO e DEFINIÇÕES - A pesquisa surge quando temos consciência de um problema e nos sentimos impelidos a buscar a sua solução. (R. Mandolfo, citado em Asti Vera, 1976) - Investigação

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio, xv

SUMÁRIO. Prefácio, xv SUMÁRIO Prefácio, xv 1 Natureza da ciência social, 1 1.1 Conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiariedades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 2. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO Elemento Pré-Textual O resumo deve conter, de

Leia mais

18/03/2014. Artigo Cientifico. Artigo cientifico. Artigo cientifico. Artigo cientifico não é:

18/03/2014. Artigo Cientifico. Artigo cientifico. Artigo cientifico. Artigo cientifico não é: Artigo cientifico Artigo Cientifico Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

Leia mais

Quais são os objetivos mais comuns da pesquisa social?

Quais são os objetivos mais comuns da pesquisa social? A pesquisa científica O que é pesquisa? Quais são os objetivos mais comuns da pesquisa social? 1. Identificar padrões de ocorrência de fenômenos e as relações entre eles; 2. Testar teorias; 3. Fazer previsões;

Leia mais

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO Ribeira do Pombal - BA ARTIGO CIENTÍFICO O artigo pode ser definido como discussão de temáticas científicas

Leia mais

A PESQUISA SOCIOLÓGICA. "Para pesquisar a verdade é preciso duvidar, quanto seja possível, de todas as coisas, uma vez na vida." (René Descartes)"

A PESQUISA SOCIOLÓGICA. Para pesquisar a verdade é preciso duvidar, quanto seja possível, de todas as coisas, uma vez na vida. (René Descartes) A PESQUISA SOCIOLÓGICA "Para pesquisar a verdade é preciso duvidar, quanto seja possível, de todas as coisas, uma vez na vida." (René Descartes)" PESQUISA SOCIAL Uma pesquisa é um processo sistemático

Leia mais

TITULO DO TRABALHO: subtítulo caso tenha.

TITULO DO TRABALHO: subtítulo caso tenha. FACULDADE FUNORTE DE JANAÚBA TITULO DO TRABALHO: subtítulo caso tenha. Nome Completo do Autor (alinhado a direita) Nome Completo do Autor (alinhado a direita) Janaúba - MG Junho 218 Nome Completo do Autor

Leia mais