Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística"

Transcrição

1 1 Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística Aula 08 04/09/2013

2 2 Avaliação Heurística: Paradigma x Técnica Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva Observação de usuários Perguntar aos usuários Consultar especialistas Testes com usuários Modelo de desempenho dos usuários

3 3 Etapas Principais Preparação O que o sistema é/faz? Por quê? Para quem? Onde, quando e como pode/deve ser usado? Que porção será avaliada? Em que cenário de uso? Análise Individual Navegação pelo cenário de uso Heurísticas são violadas? Quais? Análise Onde? Individual Qual a gravidade Navegação de pelo cada cenário caso? de uso Heurísticas são violadas? Quais? Análise Onde? Individual Qual a gravidade Navegação de cada pelo cenário caso? de uso Heurísticas são violadas? Quais? Onde? Qual a gravidade de cada caso? Relatório Conclusivo Final Consolidação O que cada avaliador concluiu? O que coincide e o que difere? Qual a lista consensual de problemas e respectivos graus de severidade? Quais as prioridades para para o website apresentar boa usabilidade?

4 4 Exemplo de Avaliação Heurística Uma equipe de avaliadores foi contratada para avaliar o site O cliente informa que o site está no ar há muito tempo, mas recebe muitas visitas que não resultam em compras. A equipe de designers do alega que o site é muito usado para consultas, mas a diretoria comercial deseja saber se há alguma problema com o site. A equipe de avaliadores decide usar a avaliação heurística, uma vez que a empresa contratante quer um feedback rápido, com baixo custo e sem o envolvimento de clientes (fictícios ou não).

5 5 Exercício de casa Avaliação Heurística do ingressos.com.br Preparação do Teste Navegação Geral pelo Sistema Determinação do Perfil dos Usuários usa a internet diariamente e já é cadastrado no site. tarefa: ver os filmes que estão em cartaz e comprar ingressos. Determinação de Cenários de Uso Beatriz decide ir ao cinema com seu namorado, mas não sabe quais filmes estão em cartaz e nem os horários das sessões. Ela costuma comprar os ingressos antecipadamente na bilheteria, mas desta vez isto não será possível, pois eles resolveram ir ao cinema só agora. Beatriz lembra-se de já ter comprado ingressos pela internet uma vez no site ingressos.com.br e decide fazer isso de novo. Então acessa o site para ver quais filmes estão em cartaz e comprar ingressos para 2 adultos.

6 6 Exercício de Casa Avaliação Heurística do ingressos.com.br Inspeção do site julgar a conformidade do produto aos princípios e regras selecionados; anotar que princípios e regras foram infringidos e onde; julgar a gravidade dos problemas encontrados; e

7 7 A 10 Heurísticas de Nielsen (Aplicação Geral) Continua

8 8 A 10 Heurísticas de Nielsen (Aplicação Geral)

9 9 Outro exemplo (para estudar) Avaliação Heurística do "Pedro vai de férias para o Nordeste no mês que vem e quer comprar uma câmera digital para levar na viagem. Ele está sem tempo de sair para procurar a câmera, por isso está pensando em comprar pela internet. Um colega do seu trabalho já usou o Mercado Livre e recomendou o site. Pedro não quer gastar mais do que 500 reais e gostaria de comprar uma câmera nova. Ele já ouviu falar que as câmeras Sony e Canon são as melhores, mas não entende nada do assunto, pois nunca teve uma câmera digital e nem se interessou em ler nada a respeito. Ele acessa o site, procura as câmeras disponíveis e escolhe a câmera em função do preço, do prazo e dos dados do vendedor." Identifique, ao longo da sua interação (se colocando no lugar do Pedro), as heurísticas distintas que tenham sido violadas. Justifique sua resposta.

10 10 Exercício em sala de aula Tome por base o seu telefone celular (aparelho) Tome por objetivo geral de ação: Incluir o número do telefone do Departamento de Informática na sua lista de contatos. Agora faça uma descrição de TODAS as iterações de suas ações até realizar o seu objetivo. Não inclua ERROS: defina na sua descrição APENAS as ações positivas e produtivas (i.e. somente aquelas que realizam as suas sucessivas intenções até atingir o seu objetivo geral).

11 11 Avaliação Baseada em Modelos Conceituais I - Engenharia Cognitiva

12 12 O que são modelos? São moldes previamente estabelecidos que utilizamos para descrever, interpretar, construir objetos (físicos ou não). Exemplos: Modelo de Carta Comercial Confira o teor completo do modelo em:

13 13 O que são modelos? São moldes previamente estabelecidos que utilizamos para descrever, interpretar, construir objetos (físicos ou não). Exemplos: Modelo de Carta Comercial Confira o teor completo do modelo em: Modelo representado através de um procedimento padrão

14 14 O que vem a ser, então: Avaliação de IHC baseada em modelos conceituais?

15 15 Um modelo para IHC: a Engenharia Cognitiva Descreve o que é IHC Neste modelo IHC é um tipo de ação. Ação é uma sequência iterada de 7 estágios. 1. Definir um OBJETIVO GERAL para a ação 2. Estabelecer uma INTENÇÃO IMEDIATA ( o que fazer agora? ) 3. Estabelecer uma SEQUÊNCIA DE AÇÕES para realizar a intenção imediata 4. EXECUTAR AS AÇÕES da sequência estabelecida 5. PERCEBER O ESTADO RESULTANTE das ações 6. INTERPRETAR O QUE É PERCEBIDO 7. AVALIAR se a intenção imediata foi atingida (S/N); caso tenha não tenha sido, gerar uma intenção imediata diferente; * Pode ser uma intenção para desfazer ou para substituir o efeito que não serviu. caso contrário, avaliar se o objetivo geral da ação foi atingido (S/N). * Se foi atingido, é o final da iteração dos estágios; * Se não foi, inicia-se nova iteração, retomando-se o passo 2.

16 16 Um modelo para IHC: a Engenharia Cognitiva Descreve o que é IHC Neste modelo IHC é um tipo de ação. Ação é uma sequência iterada de 7 estágios. 1. Definir um OBJETIVO GERAL para a ação 2. Estabelecer uma INTENÇÃO IMEDIATA ( o que fazer agora? ) 3. Estabelecer uma SEQUÊNCIA DE AÇÕES para realizar a intenção imediata 4. EXECUTAR AS AÇÕES da sequência estabelecida 5. PERCEBER O ESTADO RESULTANTE das ações 6. INTERPRETAR O QUE É PERCEBIDO 7. AVALIAR se a intenção imediata foi atingida (S/N); caso tenha não tenha sido, gerar uma intenção imediata diferente; * Pode ser uma intenção para desfazer ou para substituir o efeito que não serviu. caso contrário, avaliar se o objetivo geral da ação foi atingido (S/N). * Se foi atingido, é o final da iteração dos estágios; * Se não foi, inicia-se nova iteração, retomando-se o passo 2.

17 17 Um modelo para IHC: a Engenharia Cognitiva Descreve o que é IHC Ações Físicas Neste modelo IHC é um tipo de ação. Ação é uma sequência iterada de 7 estágios. 1. Definir um OBJETIVO GERAL para a ação 2. Estabelecer uma INTENÇÃO IMEDIATA ( o que fazer agora? ) 3. Estabelecer uma SEQUÊNCIA DE AÇÕES para realizar a intenção imediata 4. EXECUTAR AS AÇÕES da sequência estabelecida 5. PERCEBER O ESTADO RESULTANTE das ações 6. INTERPRETAR O QUE É PERCEBIDO 7. AVALIAR se a intenção imediata foi atingida (S/N); caso tenha não tenha sido, gerar uma intenção imediata diferente; * Pode ser uma intenção para desfazer ou para substituir o efeito que não serviu. caso contrário, avaliar se o objetivo geral da ação foi atingido (S/N). * Se foi atingido, é o final da iteração dos estágios; * Se não foi, inicia-se nova iteração, retomando-se o passo 2.

18 18 Um modelo para IHC: a Engenharia Cognitiva Descreve o que é IHC Ações Mentais Ações Físicas Ações Mentais Neste modelo IHC é um tipo de ação. Ação é uma sequência iterada de 7 estágios. 1. Definir um OBJETIVO GERAL para a ação 2. Estabelecer uma INTENÇÃO IMEDIATA ( o que fazer agora? ) 3. Estabelecer uma SEQUÊNCIA DE AÇÕES para realizar a intenção imediata 4. EXECUTAR AS AÇÕES da sequência estabelecida 5. PERCEBER O ESTADO RESULTANTE das ações 6. INTERPRETAR O QUE É PERCEBIDO 7. AVALIAR se a intenção imediata foi atingida (S/N); caso tenha não tenha sido, gerar uma intenção imediata diferente; * Pode ser uma intenção para desfazer ou para substituir o efeito que não serviu. caso contrário, avaliar se o objetivo geral da ação foi atingido (S/N). * Se foi atingido, é o final da iteração dos estágios; * Se não foi, inicia-se nova iteração, retomando-se o passo 2.

19 19 Ação do Usuário em IHC: Travessia de 2 golfos Travessia do Golfo de Execução Travessia do Golfo de Avaliação

20 20 Modelo de IHC segundo a Engenharia Cognitiva 1. Formular intenção imediata 2. Elaborar plano de ação (sequência de passos para realizar a intenção) 3. Executar o plano (acionar o sistema) Objetivo Geral da Interação (uso) 2 Travessia do Golfo de Execução 1 3 Travessia do Golfo de Avaliação 1. Perceber o estado do sistema (resultante da ação executada) 2. Interpretar o estado 3. Avaliar se houve progresso na realização da intenção imediata e objetivo geral

21 21 Design Centrado no Usuário (User Centered Design) Quem é o SUJEITO de todas as ações do modelo? O USUÁRIO! Neste modelo, só interessa o que o USUÁRIO faz: daí dizer que o modelo é CENTRADO NO USUÁRIO. Objetivo Geral da Interação (uso) 2 Travessia do Golfo de Execução 1 Travessia do Golfo de Avaliação Fim

22 22 Uma descrição baseada em modelo: Só trata do que o modelo trata. Não vale incluir coisas das quais o modelo não trata. Por exemplo: Se vamos descrever IHC usando o modelo da Engenharia Cognitiva, só podemos: 1. Falar das ações mentais e físicas que são estipuladas no modelo. 2. Falar em travessia de golfos (cada qual com suas ações correspondentes). E precisamos: 3. Concluir toda a descrição do fenômeno que observamos através do que está prescrito em [1] e [2], acima.

23 23

24 24 Exemplo 1 Estabelecer objetivo/meta global [Comprar um livro na Livraria Cultura] LivrariaCultura.avi Formular intenção imediata [Procurar o livro por autor] [Ver prazos de entrega, condições de pagto] Determinar plano de ações [1. usar mecanismos de busca por autor, 2. ver o livro, 3. conferir prazo] Executar ações [1.selecionar filtro da busca por autor; 2. Inserir palavra-chave; 3. confirmar 4. Ver resultado da busca; 5. seleciona livro; 6. Ver informações de prazo e pagamento; Perceber estado resultante da ação [Reconhecer livro procurado no resultado da busca] Interpretar resultado [Encontrei o livro que estou querendo comprar] Avaliar/decidir se a itenção foi realizada [Reconhecer etapa cumprida]

25 25 Exemplo 2 Estabelecer objetivo/meta global AbrirDocWord.avi [Finalizar redação de documento feito no Word] Formular intenção imediata [Abrir documento para edição] Determinar plano de ações [1. Abrir um arquivo existente, 2. Ir até última página, 3. Digitar texto] Executar ações [1. Clicar em Arquivo, abrir, 2. Selecionar.doc, 3. Apertar CTRL + END, 4. Digitar texto] Perceber estado resultante da ação [Documento está aberto para edição] Interpretar resultado [Já posso reiniciar meu trabalho de redação do texto] Avaliar/decidir se a itenção foi realizada [Reconhecer etapa cumprida]

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística 1 Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística Aula 10 03/04/2013 2 Roteiro da Aula Comentários sobre Exercício (aula 20 identificação de itens a avaliar) Distâncias Semântica e Articulatória

Leia mais

A Teoria da Ação A. (Norman, 1986) INF1403 Introdução a IHC Aula 8 01/04/2013. Profa. Clarisse S. de Souza

A Teoria da Ação A. (Norman, 1986) INF1403 Introdução a IHC Aula 8 01/04/2013. Profa. Clarisse S. de Souza 1 Avaliação Heurística (Recapitulação) A Teoria da Ação A (Norman, 1986) Aula 8 01/04/2013 2 Avaliação Heurística: Paradigma x Técnica Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação

Leia mais

Engenharia Cognitiva; Golfos de Execução e Avaliação; Distâncias Semânticas e Articulatórias

Engenharia Cognitiva; Golfos de Execução e Avaliação; Distâncias Semânticas e Articulatórias 1 Engenharia Cognitiva; Golfos de Execução e Avaliação; Distâncias Semânticas e Articulatórias Aula 9 03/04/2013 2 O modelo de IHC segundo a Engenharia Cognitiva Descreve o que é IHC Ações Mentais Ações

Leia mais

Avaliação Baseada em Modelos Conceituais I - Engenharia Cognitiva

Avaliação Baseada em Modelos Conceituais I - Engenharia Cognitiva 1 Avaliação Baseada em Modelos Conceituais I - Engenharia Cognitiva Aula 5 19/03/2012 2 O que são modelos? São moldes previamente estabelecidos que utilizamos para descrever, interpretar, construir objetos

Leia mais

Avaliação de IHC. Aula 07 25/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Avaliação de IHC. Aula 07 25/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Avaliação de IHC Aula 07 25/03/2013 2 Roteiro da Aula Framework DECIDE Paradigmas e técnicas para avaliação de IHC Avaliação Baseada em Modelos Conceituais I - Engenharia Cognitiva 3 O framework DECIDE

Leia mais

Avaliação de IHC. Aula 08 09/09/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Avaliação de IHC. Aula 08 09/09/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Avaliação de IHC Aula 08 09/09/2013 2 Roteiro da Aula Avaliação Baseada em Modelos Conceituais I - Engenharia Cognitiva (revisão) Exemplo Exercício 3 O Modelo de IHC segundo a Engenharia Cognitiva Concebido

Leia mais

Um Modelo Clássico de IHC A Engenharia Cognitiva

Um Modelo Clássico de IHC A Engenharia Cognitiva 1 Um Modelo Clássico de IHC A Engenharia Cognitiva 25/08/2014 www.inf.puc-rio.br/~inf1403 2 Roteiro da Aula Discussão do Tema de Autoaprendizado Modelos e Racionalização no Desenvolvimento de TI O modelo

Leia mais

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística 1 Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística Aula 08 01/04/2013 2 Roteiro da Aula Avaliação por Inspeção Heurísticas A Avaliação Heurística 3 Avaliação por INSPEÇÃO Rápido e Rasteiro Testes

Leia mais

INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador

INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador Prova 1 (P1) 08/05/2009-11 às 13 horas - sala F401 Turmas (marque com um X) Onde está matriculado Onde assiste as aulas 3WB Prof.a Maria Lúcia Seixas 3WD

Leia mais

Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade

Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade 1 Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade Aula 12 18/04/2012 2 Paradigmas e Técnicas T de Avaliação: RESUMO Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva Observação

Leia mais

Prova 1 de INF1403 Introdução a IHC

Prova 1 de INF1403 Introdução a IHC Prova 1 de INF1403 Introdução a IHC Aluno(a): Matrícula: Email: Atenção: Durante a prova não é permitido o uso de qualquer aparelho eletrônico (por exemplo: telefone celular, ipod ou MP3 Player, Palmtop,

Leia mais

Introdução à Interação Humano-Computador. Teorias de IHC Engenharia Cognitiva. Fragmentação de IHC

Introdução à Interação Humano-Computador. Teorias de IHC Engenharia Cognitiva. Fragmentação de IHC Introdução à Interação Humano-Computador Teorias de IHC Engenharia Cognitiva Professora: Raquel Oliveira Prates http://www.dcc.ufmg.br/~rprates/ihc \ Aula 1: 14/05 Fragmentação de IHC A grande quantidade

Leia mais

Motivado pela preferência em aprender fazendo

Motivado pela preferência em aprender fazendo Interface Homem/Máquina Aula 21 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Percurso Cognitivo

Leia mais

INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough)

INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough) 1 INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough) Aula 11 08/04/2013 2 O que é o PERCURSO COGNITIVO Um método de inspeção Realizado por especialistas, sem a participação de usuários. Principal objetivo

Leia mais

Professora Clarisse Sieckenius de Souza 06/04/2011. serg

Professora Clarisse Sieckenius de Souza 06/04/2011. serg 1 INF1403 Avaliação Heurística (1/2) Professora Clarisse Sieckenius de Souza 06/04/2011 2 Uma linha divisória nos métodos m de avaliação Envolver usuários Observá-los Entrevistá-los Não envolver usuários

Leia mais

Testes de Usabilidade (1/2)

Testes de Usabilidade (1/2) 1 INF1403 Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade (1/2) Professora Clarisse Sieckenius de Souza 21/09/2011 2 Recordação (1) Envolver usuários Observá-los Entrevistá-los Não envolver usuários Advogar

Leia mais

INF1303 Introdução a Interação Humano-Computador Prova 1 - Parte 1 - Turma: 3VA 17-19h Professora: Maria Lúcia Seixas Data: 27/03/2007.

INF1303 Introdução a Interação Humano-Computador Prova 1 - Parte 1 - Turma: 3VA 17-19h Professora: Maria Lúcia Seixas Data: 27/03/2007. Departamento de Informática INF1303 Introdução a Interação Humano-Computador Prova 1 - Parte 1 - Turma: 3VA 17-19h Professora: Maria Lúcia Seixas Data: 27/03/2007 Aluno: Matrícula: Questão 1 - Engenharia

Leia mais

Revisão para a Prova 1

Revisão para a Prova 1 1 Revisão para a Prova 1 Aula 14 24/04/2013 2 Sumário O que é preciso saber Exemplos de/para provas anteriores Comentários sobre a matéria (correções de exercícios) Esclarecimento de dúvidas 3 O que é

Leia mais

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) T r u ma m 3WC

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) T r u ma m 3WC 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WC Professor: Alberto Raposo Métodos de Inspeção vs. Métodos de Observação 27/04/2011 4 paradigmas para a avaliação de IHC 1. O rápido e

Leia mais

Introdução a Métodos de Avaliação de IHC

Introdução a Métodos de Avaliação de IHC Interface Homem/Máquina Aula 20 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Roteiro da Aula de

Leia mais

Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Estudar e interpretar a situação atual das coisas

Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Estudar e interpretar a situação atual das coisas Interface Homem/Máquina Aula 18 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Etapas Fundamentais

Leia mais

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C)

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WB Professor: Alberto Raposo Percurso Cognitivo 28/03/2012 4 paradigmas para a avaliação de IHC 1. O rápido e rasteiro (que prima pela informalidade)

Leia mais

Avaliação Heurística. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Raposo sala 413 RDC

Avaliação Heurística. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Raposo sala 413 RDC Avaliação Heurística INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Raposo abraposo@inf.puc-rio.br sala 413 RDC O que é Avaliação Heurística? Heurística = baseada em um conhecimento prático

Leia mais

Avaliação de IHC. Aula 06 20/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Avaliação de IHC. Aula 06 20/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Avaliação de IHC Aula 06 20/03/2013 2 Roteiro da Aula Modelos Básicos do Design de IHC Avaliação: aspectos subjetivos e objetivos Avaliação de IHC O que é Avaliação Profissional Exercício 3 Modelo Básico

Leia mais

Interação Humano-Computador

Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador Aula 8-01/04/2016 Marcelle Mota http://mpmota.ufpa.br/ihc-en05178/ Contato: mpmota@ufpa.br 2 Agenda O que é design? Perspectivas de design Processos de design de IHC Ciclo de

Leia mais

Usabilidade Heurísticas, Método de Avaliação Heurística

Usabilidade Heurísticas, Método de Avaliação Heurística 1 Usabilidade Heurísticas, Método de Avaliação Heurística 12/03/2014 www.inf.puc-rio.br/~inf1403 2 Roteiro da Aula Discussão de Distâncias Semânticas e Articulatórias Ficha de auto estudo/aprendizado para

Leia mais

Avaliação de IHC O framework DECIDE, paradigmas e técnicas

Avaliação de IHC O framework DECIDE, paradigmas e técnicas 1 Avaliação de IHC O framework DECIDE, paradigmas e técnicas Aula 6 25/03/2013 2 Ciclo Estrela para o Design de Interação Proposto por Hix e Hartson (Developing user interfaces, 1993) Análise de Usuários

Leia mais

Métodos de Avaliação de IHC. Capítulo 10 Barbosa e Silva 2010

Métodos de Avaliação de IHC. Capítulo 10 Barbosa e Silva 2010 A Métodos de Avaliação de IHC Capítulo 10 Métodos de Avaliação de IHC Avaliação por inspeção Avaliação heurística Percurso Cognitivo Avaliação por observação Teste de usabilidade Prototipação em papel

Leia mais

SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP

SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP Interação Humano-Computador Avaliação em IHC: Primeiras noções (2) www.inf.puc-rio.br/~inf1403 Avaliação de IHC O que é? Chamamos de avaliação de IHC a atividade profissional especializada que tem por

Leia mais

Método de prototipação em papel Comparativo dos métodos de avaliação

Método de prototipação em papel Comparativo dos métodos de avaliação Interface Homem/Máquina Aula 25 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Roteiro da Aula de

Leia mais

INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough)

INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough) 1 INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough) Aula 7 26/03/2012 2 O que é o PERCURSO COGNITIVO Um método de inspeção Realizado por especialistas, sem a participação de usuários. Conhecido em inglês

Leia mais

Engenharia Semiótica: Uma Alternativa Teórica para Explicar e Fundamentar a Inserção de IHC na Ciência da Computação. Clarisse Sieckenius de Souza

Engenharia Semiótica: Uma Alternativa Teórica para Explicar e Fundamentar a Inserção de IHC na Ciência da Computação. Clarisse Sieckenius de Souza Engenharia Semiótica: Uma Alternativa Teórica para Explicar e Fundamentar a Inserção de IHC na Ciência da Computação Clarisse Sieckenius de Souza Departamento de Informática, PUC Rio clarisse@inf.puc rio.br

Leia mais

Avalia a qualidade da comunicação da metamensagem do designer para os usuários

Avalia a qualidade da comunicação da metamensagem do designer para os usuários Interface Homem/Máquina Aula 24 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Avaliação de Comunicabilidade

Leia mais

Material Complementar de INF Engenharia Cognitiva

Material Complementar de INF Engenharia Cognitiva Material Complementar de INF 1403 2009.1 Engenharia Cognitiva Introdução A Engenharia Cognitiva foi concebida por Donald Norman em 1986 como uma tentativa de aplicar conhecimentos de Ciência Cognitiva,

Leia mais

Exercicios para Prova Introdução a IHC: INF1403

Exercicios para Prova Introdução a IHC: INF1403 Exercicios para Prova Introdução a IHC: INF1403 Professora Clarisse 1: Conceitos Gerais Para cada afirmativa abaixo, indique se ela é verdadeira ou falsa. Caso seja falsa, justifique sua resposta com um

Leia mais

Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011. serg

Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011. serg 1 INF1403 Avaliação em IHC (Introdução) Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011 2 Avaliação de IHC O que é? Chamamos de avaliação de IHC a atividade profissional especializada que tem por objetivo

Leia mais

CI163 Projeto de Software

CI163 Projeto de Software CI163 Projeto de Software Informal Formal Técnico Avaliação em Projeto de Software Conceito Discussão Técnicas Roberto Pereira Departamento de Informática UFPR CI163 Meta-Modelo 1ª Iteração - Definição

Leia mais

INF1403 Avaliação Baseada em Modelos Conceituais II - Engenharia Semiótica (1/2)

INF1403 Avaliação Baseada em Modelos Conceituais II - Engenharia Semiótica (1/2) 1 INF1403 Avaliação Baseada em Modelos Conceituais II - Engenharia Semiótica (1/2) Professora Clarisse Sieckenius de Souza 31/08/2011 2 Comparação de 2 teorias de IHC Engenharia Cognitiva (Norman, 1986)

Leia mais

Interação Humano-Computador

Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador Avaliação Preditiva Danielle Freitas 2015.1 http://docente.ifrn.edu.br/daniellefreitas Agenda Tipos de avaliação Modelos preditivos GOMS KLM Características e vantagens Avaliação

Leia mais

Humano-Computador (IHC)

Humano-Computador (IHC) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WA Professora: Clarisse Sieckenius de Souza Modelagem de Tarefas 24/05/2010 Exemplo de Cenário de Design Da aula passada 2 Hoje é folga do

Leia mais

SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP

SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP Interação Humano-Computador Avaliação em IHC: Primeiras noções (1) www.inf.puc-rio.br/~inf1403 2 Conhecimento de IHC para profissional de TIC Interação Humano-Computador previsão design centrado no usuário

Leia mais

INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough)

INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough) 1 INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough) Professora Clarisse Sieckenius de Souza 13/04/2011 2 O que é o PERCURSO COGNITIVO Um método de inspeção Realizado por especialistas, sem a participação

Leia mais

Usabilidade Trabalhando com Hierarquias de Metas (2)

Usabilidade Trabalhando com Hierarquias de Metas (2) 1 Usabilidade Trabalhando com Hierarquias de Metas (2) 10/09/2014 www.inf.puc-rio.br/~inf1403 2 Recordando Hierarquia de Metas 1 2a 2b 3a 3b 1. Qual é a Meta Global? 2. Em quantas Submetas a Meta Global

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Projeto de IHC. Aula 16 07/10/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Projeto de IHC. Aula 16 07/10/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Projeto de IHC Aula 16 07/10/2013 2 Design de IHC O que é design de IHC? Também chamado de projeto de IHC. DESIGN Concepção (intelectual) da experiência do usuário Concretização desta concepção em uma

Leia mais

Design de IHC: Cenários de Projeto

Design de IHC: Cenários de Projeto 1 Design de IHC: Cenários de Projeto Aula 15 21/05/2012 Da aula 14 2 Projeto de Interação e Engenharia Semiótica de Interfaces Barbosa & da Silva (2010) Capítulo 7, seções 7.1 e 7.2 Cenários de problema

Leia mais

Interface Usuário Máquina. Aula 05

Interface Usuário Máquina. Aula 05 Interface Usuário Máquina Aula 05 Interface Usar um sistema interativo significa interagir com sua interface para alcançar objetivos em determinado contexto de uso. Interação e Interface A interação e

Leia mais

Cenários de Projeto. Aula 19 15/05/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Cenários de Projeto. Aula 19 15/05/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Cenários de Projeto Aula 19 15/05/2013 2 Para Hoje! Decisão sobre o Foco do trabalho e Cenário V.0 Escreva um Cenário de Problema e de Interação da porção selecionada do site escolhido para Projeto de

Leia mais

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C)

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WA Professor: Alberto Barbosa Raposo Avaliação Heurística 19/03/2012 O que é Avaliação Heurística? Heurística = baseada em um conhecimento

Leia mais

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2 INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR Aula 2 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em

Leia mais

VALE CULTURA E VOUCHER DESCONTO Bônus 10

VALE CULTURA E VOUCHER DESCONTO Bônus 10 VALE CULTURA E VOUCHER DESCONTO Bônus 10 JANEIRO/2014 VALE CULTURA Exercí Situação 04 Cliente chega à seção de CDs e DVDs e aguarda a abordagem de algum vendedor. Ele procura DVD s de Bossa Nova e música

Leia mais

Manual Mobuss Construção - Móvel

Manual Mobuss Construção - Móvel Manual Mobuss Construção - Móvel VISTORIA & ENTREGA - MÓVEL Versão 1.0 Data 22/04/2014 Mobuss Construção - Vistoria & Entrega Documento: v1.0 Blumenau SC 2 Histórico de Revisão Versão Data Descrição 1.0

Leia mais

Avalia a comunicabilidade de uma solução de IHC

Avalia a comunicabilidade de uma solução de IHC Interface Homem/Máquina Aula 22 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Inspeção Semiótica

Leia mais

Interação Humano-Computador

Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador Avaliação Heurística Danielle Freitas 2015.1 http://docente.ifrn.edu.br/daniellefreitas Agenda Avaliação Heurística O que é? Número de avaliadores Heurísticas de usabilidade

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Na aula anterior... Técnicas para modelagem de requisitos The Bridge 1: Expressar os requisitos dos usuários como fluxos de tarefas. 2: Mapear os fluxos

Leia mais

Uma Introdução à Engenharia Semiótica: Conceitos e Métodos Slides Selecionados e adaptados para aula de INF2706

Uma Introdução à Engenharia Semiótica: Conceitos e Métodos Slides Selecionados e adaptados para aula de INF2706 1 Uma Introdução à Engenharia Semiótica: Conceitos e Métodos Slides Selecionados e adaptados para aula de INF2706 Carla Faria Leitão (PUC-Rio) Milene Selbach Silveira (PUCRS) Clarisse Sieckenius de Souza

Leia mais

relembrando: cenário de problema

relembrando: cenário de problema relembrando: cenário de problema exemplo de cenário de problema Transferência bancária > Qual é mesmo o número daquela conta? Dia 10 chegou evento, e Marta ator se lembra evento que precisa transferir

Leia mais

Planejamento de aulas utilizando o Portal Aprende Brasil OFICINA

Planejamento de aulas utilizando o Portal Aprende Brasil OFICINA Planejamento de aulas utilizando o Portal Aprende Brasil OFICINA Oficina Etapas: 1. Formação das equipes (por escola); 2. Seleção de uma Unidade do Livro Integrado; 3. Identificar formas de utilização

Leia mais

Avaliação de Usabilidade Referências

Avaliação de Usabilidade Referências Avaliação de Usabilidade Referências Avaliação de usabilidade Engenharia de Usabilidade Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação - UFMG Hix, D.; Hartson, H.

Leia mais

Passo a Passo de como Efetuar seu Pedido no NOVO Site QuantyVitta

Passo a Passo de como Efetuar seu Pedido no NOVO Site QuantyVitta Passo a Passo de como Efetuar seu Pedido no NOVO Site QuantyVitta 1 - Clique no menu MEU ESPAÇO. Acesse: www.quantyvitta.com.br 2 - Vai abrir a tela conforme imagem abaixo. Neste local você deve digitar

Leia mais

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C)

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WA Avaliação de IHC: Paradigmas, Métodos e Técnicas (Parte 1) O que é avaliar? determinar o valor de apreciar julgar ponderar, examinar,

Leia mais

Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação

Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação 1 Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação 10/03/2014 www.inf.puc-rio.br/~inf1403 2 Roteiro da Aula Discussão do exercício de travessia dos golfos (auto estudo/aprendizado da aula anterior)

Leia mais

Métodos Analíticos (Inspeção)

Métodos Analíticos (Inspeção) Introdução à Interação Humano-Computador Métodos de Inspeção de Avaliação de Usabilidade Professora: Raquel Oliveira Prates http://www.dcc.ufmg.br/~rprates/ihc Aula 7: 04/09 Métodos Analíticos (Inspeção)

Leia mais

Cenários de problema. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Simone D.J. Barbosa

Cenários de problema. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Simone D.J. Barbosa Cenários de problema INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Simone D.J. Barbosa simone@inf.puc-rio.br sala 410 RDC sumário conhecendo os usuários cenários (de problemas) 2 o que os usuários

Leia mais

USABILIDADE. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci

USABILIDADE. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Análise heurística Definição Análise Heurística (Nielsen and Molich, 1990; Nielsen 1994) é um método de engenharia de usabilidade para encontrar os erros

Leia mais

Design de IHC. Capítulo 7. Barbosa e Silva Adaptado por Luciana Mara e Thiago Vilela

Design de IHC. Capítulo 7. Barbosa e Silva Adaptado por Luciana Mara e Thiago Vilela A Design de IHC Capítulo 7 Adaptado por Luciana Mara e Thiago Vilela Introdução Os modelos e as representações do Capítulo 6, permitem descrever quem usa ou utilizará o sistema (através de perfis de usuários

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Professor: José Durval Pacheco durval.pacheco@ifrn.edu.br Usabilidade - Definição Usabilidade é a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos

Leia mais

Questões para a prova de IHC Engenharia Semiótica (até 30 minutos, 3 pontos)

Questões para a prova de IHC Engenharia Semiótica (até 30 minutos, 3 pontos) Questões para a prova de IHC - 2005 1. Engenharia Semiótica (até 30 minutos, 3 pontos) Vimos no curso que no final da década de 80, Kammersgaard propôs que a interação humano-computador podia se passar

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES Conceitos do Livro: Interação Humano - Computador Simone D. J. Barbosa/Bruno Santana da Silva Orienta o avaliador: Introdução Fazer julgamento sobre a qualidade de uso Identificar problemas do usuário

Leia mais

Avaliação de comunicabilidade

Avaliação de comunicabilidade 1 Avaliação de comunicabilidade INF1403 Introdução a IHC Aula 11 Marcelle Mota 10/04/2013 2 Avaliação Com quem? Inspeção SEM a participação dos usuários Especialistas em IHC percorrem os cenários como

Leia mais

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML MANUAL DO USUÁRIO Horussoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br MENU: -Contas à pagar - Registro de Entrada de Mercadorias com

Leia mais

O fluxo de venda do Revisão na Medida funciona da seguinte maneira:

O fluxo de venda do Revisão na Medida funciona da seguinte maneira: 3 INTRODUÇÃO Para promover a melhor experiência de compra e de posse, a Toyota do Brasil lança mais um diferencial aos nossos clientes, o REVISÃO NA MEDIDA, onde o cliente pode comprar antecipadamente

Leia mais

Manifestação. O Sistema de Distribuição Fiscal Eletrônica do Gosocket. Manual de Usabilidade Gadget Manifestação

Manifestação. O Sistema de Distribuição Fiscal Eletrônica do Gosocket. Manual de Usabilidade Gadget Manifestação Manifestação O Sistema de Distribuição Fiscal Eletrônica do Gosocket Manual de Usabilidade Gadget Manifestação Versão 2.00 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Ativação do Gadget Manifestação... 3 3. Visão

Leia mais

Interação Humano-Computador Avaliação em IHC: Hierarquia de Metas e Testes com Usuários

Interação Humano-Computador Avaliação em IHC: Hierarquia de Metas e Testes com Usuários Interação Humano-Computador Avaliação em IHC: Hierarquia de Metas e Testes com Usuários www.inf.puc-rio.br/~inf1403 Análise de Tarefas Usada para se ter um entendimento sobre qual é o trabalho dos usuários,

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

Design de IHC (1) + Projeto de Curso

Design de IHC (1) + Projeto de Curso 1 Design de IHC (1) + Projeto de Curso Aula 15 06/05/2013 2 Projeto de Interação e Engenharia Semiótica de Interfaces Barbosa & da Silva (2010) Capítulo 7, seções 7.1 e 7.2 Cenários de problema Personas

Leia mais

Manual do Prestador no Portal Tiss

Manual do Prestador no Portal Tiss Manual do Prestador no Portal Tiss Introdução... 2 Usuário e Senha... 2 Prestador Medico... 2 Prestador Clinica... 3 Guias... 4 Guias Sem Lote... 7 Gerar Lote de XML... 7 Lote Manual... 8 Lote Automático...

Leia mais

2 O Modelo: SetModel. 2.1 Modelo de Informação

2 O Modelo: SetModel. 2.1 Modelo de Informação O Modelo: SetModel 2 O Modelo: SetModel 2.1 Modelo de Informação Modelo de informação é uma representação abstrata e formal de entidades incluindo suas propriedades, relações e operações que podem ser

Leia mais

8. Inserir senha no arquivo

8. Inserir senha no arquivo 8. Inserir senha no arquivo Algumas vezes, o documento que você elaborou pode conter informações confidenciais e você não gostaria que fosse visualizado por qualquer um. Para evitar que outras pessoas

Leia mais

Manual do Usuário. Portal do Corretor - Faturamento. v.4.0. Para iniciar Clique aqui

Manual do Usuário. Portal do Corretor - Faturamento. v.4.0. Para iniciar Clique aqui Manual do Usuário Para iniciar Clique aqui Portal do Corretor - Faturamento v.4.0 Principal Acesso Faturamento Consultas Início 3 Acesso Acessando Site Metlife Acessando o Portal do Corretor Acessando

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

Avaliação de comunicabilidade

Avaliação de comunicabilidade 1 Avaliação de comunicabilidade INF1403 Introdução a IHC Aula 14 João Dutra Bastos 28/04/2014 2 Avaliação Com quem? Inspeção Métodos de Inspeção de IHC são normalmente aplicados sem participação de usuários

Leia mais

Design: estrutura e estética

Design: estrutura e estética Parte III Design: estrutura e estética Arte X Engenharia z Desenvolver Sistema Web é arte? A Web oferece espaço para arte...... mas usuários também querem serviços de qualidade... e clientes querem prazos

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

Conceitos Básicos. Aula 02 14/08/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Conceitos Básicos. Aula 02 14/08/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Conceitos Básicos Aula 02 14/08/2013 2 Objetivos da Aula Computação & Informática Tecnologias de Informação e Comunicação 3 Computação & Informática (1/2) Informática Alguns vêem no termo uma ênfase

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC INTRODUÇÃO Para atualizar os dados de sua empresa junto a Rede Petro-BC, você deve seguir os procedimentos abaixo. O cadastro está organizado em: Dados Principais, endereços, contatos, apresentação da

Leia mais

Criando uma Solução de Problemas. Acessar o módulo Oportunidades de Melhoria e escolher a opção Soluções de Problemas.

Criando uma Solução de Problemas. Acessar o módulo Oportunidades de Melhoria e escolher a opção Soluções de Problemas. Acessar o módulo Oportunidades de Melhoria e escolher a opção Soluções de Problemas. Clicar no ícone Adicionar Solução de Problemas. Dar um nome para a solução, digitando-o no campo descrição. Classificar

Leia mais

Introdução à IHC 3WC - Primeiro Trabalho T

Introdução à IHC 3WC - Primeiro Trabalho T Introdução à IHC 3WC - Primeiro Trabalho T1 2011.1 O objetivo geral deste trabalho é avaliar um sistema de pesquisa e comparação de preços de produtos em diferentes lojas virtuais. Cada grupo deverá trabalhar

Leia mais

Interfaces Pessoa. Avaliação III. Máquina. Cap. 9 - Avaliação

Interfaces Pessoa. Avaliação III. Máquina. Cap. 9 - Avaliação Interfaces Pessoa Máquina Avaliação III Cap. 9 - Avaliação 11 Melhor e Pior? Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior Avaliadores 3 a 5 avaliadores (normal) Graus de Severidade 5 graus (0 a 4) Fases da Avaliação

Leia mais

USO DA INTERNET PARA BUSCA DE LITERATURA CIENTÍFICA Principais sites, Bases de Dados e Periódicos on-line

USO DA INTERNET PARA BUSCA DE LITERATURA CIENTÍFICA Principais sites, Bases de Dados e Periódicos on-line USO DA INTERNET PARA BUSCA DE LITERATURA CIENTÍFICA Principais sites, Bases de Dados e Periódicos on-line 1. Antes da realização das buscas é importante determinar quais são as palavras-chave ou descritores

Leia mais

Como realizar uma avaliação de desempenho no SIRH Metadados

Como realizar uma avaliação de desempenho no SIRH Metadados Como realizar uma avaliação de desempenho no SIRH Metadados Número do Artigo: 2929 Classificação: Não classificado Última Atualização: Thu, Jul 13, 2017 10:52 AM Acesse: > Menu: Cadastramento / Pessoas

Leia mais

1 Introdução Motivação

1 Introdução Motivação 1 Introdução Neste trabalho propomos um método de Inspeção Semiótica para Interfaces baseadas em Mapas (ISIM) que adota uma perspectiva semiótica para analisar o efeito da apresentação em interfaces baseadas

Leia mais

Professora: Clarisse Sieckenius de Souza 12/09/2011

Professora: Clarisse Sieckenius de Souza 12/09/2011 1 INF1403 O Método M de Inspeção Semiótica (MIS) Professora: Clarisse Sieckenius de Souza 12/09/2011 2 Caracterização de IHC A visão centrada na comunicação A idéia ia central de Engenharia Semiótica Os

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

Troca por Produto. Introdução. Atalho. Introdução Filtros Troca por Produto

Troca por Produto. Introdução. Atalho. Introdução Filtros Troca por Produto Troca por Produto Atalho Introdução Filtros Troca por Produto Introdução Através desta rotina será possível realizar o lançamento de devoluções ou crédito ao cliente. Desta forma, para cada troca lançada,

Leia mais

Retaguarda - Consignação externa

Retaguarda - Consignação externa Retaguarda - Consignação externa Objetivo Venda externa para sacoleiras e mascates. Consignação Externa Exemplo de uso: A empresa possui vários vendedores que realizam vendas de seus produtos de porta

Leia mais

Padrão nº: 2 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP ÁREA EMITENTE: FINANCEIRO ASSUNTO: CADASTRO DE CLIENTES SIAD.

Padrão nº: 2 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP ÁREA EMITENTE: FINANCEIRO ASSUNTO: CADASTRO DE CLIENTES SIAD. Padrão nº: 2 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Estabelecido em: 09/09/2015 Revisado em: ÁREA EMITENTE: FINANCEIRO ASSUNTO: CADASTRO DE CLIENTES SIAD. Primeiro passo consultar o CNPJ do cliente na Receita

Leia mais

TUTORIAL. Tarefa. (papeltutor) AVA/UNESP. (versão3.3)

TUTORIAL. Tarefa. (papeltutor) AVA/UNESP. (versão3.3) TUTORIAL Tarefa (papeltutor) AVA/UNESP (versão3.3) Livro Moodle/UNESP (versão 3.3) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Sandro Roberto Valentini Vice-Reitora Sérgio Roberto Nobre

Leia mais

Ícone para inscrição. Clique neste Link para iniciar a inscrição.

Ícone para inscrição. Clique neste Link para iniciar a inscrição. Funções de cada menu. Editais ativos com período de inscrição em aberto. Editais com as inscrições encerradas, porém, com provas ainda acontecendo mas ainda sem a classificação final. Aqui o candidato

Leia mais