Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini"

Transcrição

1 Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação Isabela Gasparini Sala F211 Tel:

2 Avaliação de Interfaces

3 Usabilidade (ISO 9241) A capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas, de maneira eficaz, eficiente e agradável.

4 Usabilidade (Nielsen 1999) A usabilidade de um sistema é um conceito que está relacionado à qualidade da interação de sistemas com os usuários e depende de vários aspectos e, esta qualidade está associada aos seguintes princípios e aspectos: Facilidade de Aprendizagem Facilidade de Uso Eficiência de Uso e Produtividade Satisfação do Usuário Flexibilidade Utilidade Segurança no Uso

5 Facilidade de Aprendizagem: refere-se ao tempo e esforço necessários para que o usuário aprenda a utilizar um determinado procedimento da interface, com um certo nível de competência e desempenho; Facilidade de Uso: Está relacionado com o esforço cognitivo do usuário para interagir com o sistema e também como o número de erros cometidos durante esta interação; Eficiência de Uso e Produtividade: A eficiência de uso analisa se a interface faz bem aquilo que se destina, enquanto que o fator de produtividade, avalia a eficácia e a rapidez com que determinados procedimentos são executados ou acessados; (continua...)

6 Satisfação do Usuário: A satisfação avalia se o usuário gosta e sente prazer em trabalhar com a interface; Flexibilidade: Avalia se é possível acrescentar e modificar funções do ambiente inicial da interface; Utilidade: Refere-se à adequação das funções do sistema, às tarefas do usuário; Segurança no Uso: Refere-se ao grau de proteção de uma interface contra condições desfavoráveis ou até mesmo perigosas para o usuário.

7 Problema de Usabilidade... um aspecto do sistema e/ou da demanda sobre o usuário que torna o sistema desagradável, ineficiente, oneroso ou impossível de permitir a realização dos objetivos do usuário em uma situação típica de uso. (Lavery et al, 1997)

8 Tipos de Problemas de Usabilidade (Cybis, 2003) (1/4) Perspectiva da NATUREZA do problema: Barreira na qual o usuário esbarra sucessivas vezes e não aprende a suplantá-la. Obstáculo no qual o usuário esbarra algumas vezes, mas acaba por a suplantá-lo. Ruído que causa uma diminuição de seu desempenho na tarefa.

9 Tipos de Problemas de Usabilidade (Cybis, 2003) (2/4) Perspectiva da TAREFA: Problema Principal: compromete a realização de tarefas freqüentes ou importantes. Problema Secundário: compromete a realização de tarefas pouco freqüentes ou pouco importantes

10 Tipos de Problemas de Usabilidade (Cybis, 2003) (3/4) Perspectiva do USUÁRIO: Problema Geral: atrapalha qualquer tipo de usuário durante a realização de sua tarefa. Problema Preliminar: atrapalha o usuário novato ou intermitente durante a realização de sua tarefa. Problema Especial: atrapalha tipos de usuários especiais (pessoas com necessidades especiais)

11 Tipos de Problemas de Usabilidade (Cybis, 2003) (4/4) Perspectiva do Projeto: Problema Falso : um aspecto da interface que, apesar de quebrar padrões para o projeto, não representa um obstáculo à interação. Problema Novo : um aspecto da interface que representa um obstáculo, que é introduzido no projeto como fruto de uma revisão de usabilidade.

12 Avaliação de Interfaces Necessária no desenvolvimento de sistemas, não exclusivamente de software; Avaliação de projeto geralmente apresenta-se como uma atividade no processo de webdesign; O papel da avaliação é verificar se realmente o sistema comportase como esperado e atende os requisitos dos usuários. Avaliação: Objetivos - por que avaliar? Critérios - o que avaliar? Métodos e técnicas - como avaliar? Forma - quando e onde avaliar? Alvo - quem avaliar?

13 Avaliação de Usabilidade Validar a eficácia da interação humanocomputador frente a realização das tarefas por parte dos usuários, bem como a eficiência desta interação frente aos recursos empregados (CYBIS, 2003).

14 Objetivos da Avaliação Avaliar a funcionalidade do sistema/site Envolve a verificação de quanto o sistema/site é funcional para o usuário. Inclui não somente ter a funcionalidade adequada disponível, mas também torná-la usável, na forma de ações que o usuário precisa efetuar para executar a tarefa Avaliar o efeito da interface junto ao usuário É a avaliação da usabilidade que envolve medir o quão fácil é aprender a utilizar o sistema e verificar a atitude do usuário com relação ao sistema Identificar problemas específicos do sistema/site Identificar aspectos do projeto que quando usados no contexto alvo, causam resultados inesperados ou confusão entre os usuários

15 Técnicas de Avaliação (CYBIS, 2003) Técnicas Analíticas, Preditivas, Diagnósticas ou Inspeção Técnicas Empíricas ou Objetivas Técnicas Prospectivas ou de Pesquisa de opinião

16 Técnicas de Avaliação Técnicas Analíticas Buscam prever os erros de projeto de interfaces (em geral) sem a participação direta de usuários. Baseiam-se em verificações e inspeções de versões intermediárias ou acabadas de sistemas/sites, feitas pelos projetistas ou por especialistas em usabilidade

17 Técnicas de Avaliação Técnicas Analíticas Os principais objetivos deste tipo de avaliação: identificação de problemas de usabilidade: identificar, classificar e contar o número de problemas de usabilidade encontrados durante a inspeção; seleção dos problemas que devem ser corrigidos: após identificar os problemas, a equipe de projeto deve reprojetar a interface para corrigir o maior número possível de problemas. Os problemas a serem corrigidos são priorizados de acordo com a gravidade do problema e o custo associado à correção.

18 Técnicas de Avaliação Técnicas Analíticas Existem três tipos de conhecimento envolvidos em uma avaliação analítica: conhecimento sobre o domínio; é necessário para determinar o que os usuários querem, do que eles precisam, quais são as tarefas mais freqüentes e quais as mais importantes. conhecimento e experiência no projeto e avaliação de interfaces de usuário; avaliador seja capaz de analisar os aspectos mais importantes de um projeto de interfaces (navegação, terminologia, estruturas de controle, etc.) e para que ele conheça os princípios e diretrizes disponíveis. experiência em se realizar um tipo específico de avaliação. dá ao avaliador a capacidade de representar um cliente, bem como o conhecimento sobre o que procurar e o que relatar como resultado da avaliação.

19 Técnicas de Avaliação Técnicas Analíticas Com base nestes tipos de conhecimento, pode-se avaliar os perfis de possíveis avaliadores conforme a seguinte escala, em ordem de preferência: ideal: especialista duplo. Possui experiência tanto nos processos e princípios de usabilidade quanto nos processos e aspectos relevantes do domínio. desejável: especialista em IHC. Conhece o processo de avaliação, bem como os princípios e diretrizes relevantes. Pode aprender o suficiente do domínio para selecionar as tarefas que deverão ser realizadas. menos desejável: especialista no domínio. Tem conhecimento do domínio e estuda princípios de interface e o processo de avaliação para realizar a avaliação. menos desejável ainda: membro da equipe de desenvolvimento. Tem dificuldade em deixar de lado seu papel de desenvolvedor e assumir um ponto de vista semelhante ao de um usuário.

20 Técnicas de Avaliação Técnicas Analíticas Avaliação heurística julgamento das qualidades ergonômicas das interfaces humano-computador por especialistas visa identificar problemas de usabilidade conforme um conjunto de heurísticas ou diretrizes (guidelines) (Nielsen). Ele se baseia em melhores práticas definidas por profissionais experientes e especialistas em IHC, ao longo de diversos anos de trabalho nesta área. Este método não envolve usuários, e deve ser realizado por avaliadores especialistas. Em geral, recomenda-se que 3 a 5 especialistas realizem uma avaliação heurística. Este método é bastante rápido, e de menor custo que a maior parte dos métodos de avaliação.

21 Nielsen propôs um conjunto básico de heurísticas (Nielsen, 1993). Cada elemento de interface (ou conjunto de elementos) deve ser analisado para verificar sua conformidade com cada uma das seguintes heurísticas: visibilidade do estado do sistema: mantenha os usuários informados sobre o que está acontecendo, através de feedback adequado e no tempo certo. correspondência entre o sistema e o mundo real: utilize conceitos, vocabulário e processos familiares aos usuários. controle e liberdade do usuário: forneça alternativas e saídas de emergência ; possibilidades de undo e redo consistência e padronização: palavras, situações e ações semelhantes devem significar conceitos ou operações semelhantes; caso haja convenções para o ambiente ou plataforma escolhidos, estas devem ser obedecidas prevenção de erro: tente evitar que o erro aconteça, informando o usuário sobre as conseqüências de suas ações ou, se possível, impedindo ações que levariam a uma situação de erro

22 ajuda aos usuários para reconhecerem, diagnosticarem e se recuperarem de erros: mensagens de erro em linguagem simples, sem códigos, indicando precisamente o problema e sugerindo de forma construtiva um caminho remediador reconhecimento em vez de memorização: torne objetos, ações e opções visíveis e compreensíveis flexibilidade e eficiência de uso: ofereça aceleradores e caminhos alternativos para uma mesma tarefa; permita que os usuários customizem ações freqüentes design estético e minimalista: evite porções de informação irrelevantes. Cada unidade extra de informação em um diálogo compete com as unidades de informação relevantes e reduz sua visibilidade relativa. ajuda e documentação devem ser fáceis de buscar, focadas no domínio e na tarefa do usuário, e devem listar passos concretos a serem efetuados para atingir seus objetivos Heurísticas encontradas em: Para cada problema encontrado, ou seja, para cada heurística violada, deve-se definir ainda a localização do problema, ou seja, onde ele ocorre na interface, e sua gravidade.

23 Técnicas de Avaliação Técnicas Analíticas Análise ergonômica via checklist Vistorias baseadas em listas de verificação; A avaliação de usabilidade por inspeção com listas de conferência é realizada por meio de vistorias através das quais profissionais diagnosticam rapidamente problemas gerais e repetitivos das interfaces. Esses profissionais podem ser programadores analistas, ou especialistas em usabilidade. Nesse tipo de técnica, a qualidade das listas determina as possibilidades de avaliação. Exemplo: Ergolist do LABIUTIL

24 Técnicas de Avaliação Técnicas Analíticas Percurso Cognitivo Avaliar o design quanto à sua facilidade de aprendizagem (por exploração) O que é necessário? Descrição detalhada da interface Cenário da tarefa Suposições explícitas sobre a população de usuários e o contexto de uso Seqüência de ações que o usuário terá de fazer O percurso cognitivo é um método analítico que avalia uma proposta de projeto de IHC no contexto de tarefas específicas do usuário. Ele visa avaliar principalmente a facilidade de aprendizado do sistema, em particular pela exploração dos usuários. A motivação para este tipo de avaliação advém do fato de que muitas pessoas preferem aprender sobre a funcionalidade de um sistema computacional enquanto trabalham em suas tarefas típicas, adquirindo conhecimento sobre novas características ou funções apenas quando seu trabalho as requerer.

25 Técnicas de Avaliação Técnicas Empíricas Contam com a participação direta de usuários Se referem basicamente aos ensaios de interação e as sessões com sistemas espiões (monitoramento de sessões de uso). Ensaios de interação Um ensaio de interação consiste da simulação de uso do sistema onde participam pessoas representativas de sua população-alvo, tentando fazer tarefas típicas de suas atividades, com uma versão do sistema pretendido As características dos ensaios usuário possui ou não conhecimento de que está sendo vigiado

26 Técnicas de Avaliação Técnicas Prospectivas Técnicas prospectivas: Questionário Buscam a opinião do usuário sobre a interação com o sistema/site. Consiste na aplicação de questionários/entrevistas com o intuito de avaliar o nível de satisfação do usuário em relação ao sistema/site e sua operação Necessidade da elaboração de um pequeno número de questões sucintas para este questionário. Um espaço para opiniões e sugestões livres deve sempre ser proposto ao usuário. A elaboração do questionário de avaliação deve contar com a participação de especialistas.

27 Referências Walter de Abreu Cybis,2003 (UFSC): YALE: NIELSEN: Livros Usabilidade na Web Projetando WebSites HomePage: Usabilidade 50 sites desconstruídos Design e Avaliação de interfaces humano-computador

Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução A capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto

Leia mais

Métodos Analíticos (Inspeção)

Métodos Analíticos (Inspeção) Introdução à Interação Humano-Computador Métodos de Inspeção de Avaliação de Usabilidade Professora: Raquel Oliveira Prates http://www.dcc.ufmg.br/~rprates/ihc Aula 7: 04/09 Métodos Analíticos (Inspeção)

Leia mais

Métodos de Avaliação de IHC. Capítulo 10 Barbosa e Silva 2010

Métodos de Avaliação de IHC. Capítulo 10 Barbosa e Silva 2010 A Métodos de Avaliação de IHC Capítulo 10 Métodos de Avaliação de IHC Avaliação por inspeção Avaliação heurística Percurso Cognitivo Avaliação por observação Teste de usabilidade Prototipação em papel

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Unidade IV Avaliação. Luiz Leão

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Unidade IV Avaliação. Luiz Leão Unidade IV Avaliação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Técnicas de Avaliação de Usabilidade Avaliação Heurística Inspeção por meio de lista de verificação Ensaio

Leia mais

Interação Humano-Computador

Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador Avaliação Heurística Danielle Freitas 2015.1 http://docente.ifrn.edu.br/daniellefreitas Agenda Avaliação Heurística O que é? Número de avaliadores Heurísticas de usabilidade

Leia mais

Usabilidade. Usabilidade refere-se ao grau com que o usuário consegue realizar uma tarefa

Usabilidade. Usabilidade refere-se ao grau com que o usuário consegue realizar uma tarefa Usabilidade Usabilidade refere-se ao grau com que o usuário consegue realizar uma tarefa Funcionalidade correta; Eficiência de uso; Facilidade de aprendizagem; Facilidade de relembrar; Tolerante a erro

Leia mais

Introdução a Métodos de Avaliação de IHC

Introdução a Métodos de Avaliação de IHC Interface Homem/Máquina Aula 20 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Roteiro da Aula de

Leia mais

Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5

Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5 Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5 Pós-Graduação em Ergonomia Profª Rosimeire Sedrez Bitencourt, Drª Eng 10 e 11 de Abril de 2010 Ergonomia Cognitiva: conteúdo Parte 1 Parte 2 Parte

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES Conceitos do Livro: Interação Humano - Computador Simone D. J. Barbosa/Bruno Santana da Silva Orienta o avaliador: Introdução Fazer julgamento sobre a qualidade de uso Identificar problemas do usuário

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Aula 02 Bruna Patrícia da Silva Braga PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS PARA IHC HEURÍSTICA DE USABILIDADE A avaliação heurística é um método de inspeção sistemático de usabilidade que leva

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU RESUMO: Este artigo tem como objetivo avaliar a sala virtual MOODLE utilizada como suporte para os cursos presenciais do campus Iguatu.

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Interface Homem-Computador Aula: Critérios de Qualidade e Heurísticas Professor: M.Sc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Interface Homem-Computador Convergência Digital Convergência

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Aula 2 e 3 Uma visão geral de Usabilidade Usabilidade Usabilidade é o aspecto mais importante da interação homem-computador. Está ligada a fatores

Leia mais

Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf

Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf É um método de avaliação de usabilidade onde um avaliador procura identificar problemas de usabilidade numa interface com o usuário, através

Leia mais

INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE

INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE Objectivo Caracterizar os elementos principais da engenharia de usabilidade para o adequado desenho de interfaces de usuário. Conteúdo Objectivos da usabilidade.

Leia mais

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade José Alexandre Ducatti introdução Usabilidade A usabilidade é definida como a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas,

Leia mais

Avaliação de Interfaces Humano- Computador

Avaliação de Interfaces Humano- Computador Avaliação de Interfaces Humano- Computador Avaliação de Interfaces A avaliação deve ocorrer durante o ciclo de vida do design e seus resultados utilizados para melhorias gradativas da interface. Se faz

Leia mais

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WB Professor: Alberto Barbosa Raposo Filmes e Discussões sobre a Experiência do Usuário com Software 07/Mar/2012 serg Interface e Interação

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Professor: José Durval Pacheco durval.pacheco@ifrn.edu.br Usabilidade - Definição Usabilidade é a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos

Leia mais

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2 INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR Aula 2 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em

Leia mais

USABILIDADE. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci

USABILIDADE. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Análise heurística Definição Análise Heurística (Nielsen and Molich, 1990; Nielsen 1994) é um método de engenharia de usabilidade para encontrar os erros

Leia mais

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico Usabilidade A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada

Leia mais

A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores.

A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Usabilidade Usabilidade/Conceituação A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada quando o usuário, ao manipular uma interface, for capaz de facilmente

Leia mais

Usabilidade Heurísticas, Método de Avaliação Heurística

Usabilidade Heurísticas, Método de Avaliação Heurística 1 Usabilidade Heurísticas, Método de Avaliação Heurística 12/03/2014 www.inf.puc-rio.br/~inf1403 2 Roteiro da Aula Discussão de Distâncias Semânticas e Articulatórias Ficha de auto estudo/aprendizado para

Leia mais

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C)

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WA Professor: Alberto Barbosa Raposo Avaliação Heurística 19/03/2012 O que é Avaliação Heurística? Heurística = baseada em um conhecimento

Leia mais

Método de prototipação em papel Comparativo dos métodos de avaliação

Método de prototipação em papel Comparativo dos métodos de avaliação Interface Homem/Máquina Aula 25 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Roteiro da Aula de

Leia mais

CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software

CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software Simone Vasconcelos Silva Professora de Informática do CEFET Campos Mestre em Engenharia de Produção pela UENF RESUMO Um produto de software de

Leia mais

Introdução. Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas:

Introdução. Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas: Conceitos Básicos Introdução Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas: Interação usuário-sistema; Interface

Leia mais

APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM. Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi

APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM. Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi Varginha, 26 de fevereiro de 2016. Trabalho entregue ao professor

Leia mais

Introdução à Interface Pessoa-Máquina

Introdução à Interface Pessoa-Máquina Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Introdução à Interface Pessoa-Máquina Prof Pedro Vunge http://pedrovunge.com I Semestre de 2019 Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Leia mais

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares GQS - Grupo de Qualidade de Software INCoD - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital Juliane Vargas Nunes Thaísa Cardoso

Leia mais

Introdução. Conteúdo. Usabilidade. Engenharia de software X Usabilidade. Benefícios. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução.

Introdução. Conteúdo. Usabilidade. Engenharia de software X Usabilidade. Benefícios. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Engenharia de Usabilidade Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Synergia / Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG Clarindo Pádua 2 Referências Hix, D.; Hartson, H. R. Developing

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Aula 01 Bruna Patrícia da Silva Braga USABILIDADE E INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR (IHC) USABILIDADE É um atributo de qualidade relacionado à facilidade de uso de algo; Mais especificamente,

Leia mais

Motivado pela preferência em aprender fazendo

Motivado pela preferência em aprender fazendo Interface Homem/Máquina Aula 21 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Percurso Cognitivo

Leia mais

CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga

CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga Nome: Data: GABARITO - LISTA DE REVISÃO AV1 1. Defina usabilidade Refere-se à

Leia mais

PROJETO DE INTERFACES. Projeto de Programas PPR0001

PROJETO DE INTERFACES. Projeto de Programas PPR0001 1 PROJETO DE INTERFACES Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução A interface de uma aplicação computacional envolve os aspectos de um sistema com o qual mantemos contato A área da computação que estuda

Leia mais

Introdução 27/9/2005. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação UFMG Gestus. Usabilidade.

Introdução 27/9/2005. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação UFMG Gestus. Usabilidade. Introdução Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação UFMG Gestus Referências Hix, D.; Hartson, H. R. Developing User Interfaces: ensuring usability through product

Leia mais

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Hoje, quando vamos comprar um produto, seja ele qual for, é difícil não se levar pela embalagem, o

Leia mais

SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP

SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP Interação Humano-Computador Avaliação em IHC: Primeiras noções (2) www.inf.puc-rio.br/~inf1403 Avaliação de IHC O que é? Chamamos de avaliação de IHC a atividade profissional especializada que tem por

Leia mais

Interacção Pessoa-Computador

Interacção Pessoa-Computador Trabalho Individual 1: Análise de Má Usabilidade no Mircosoft Paint Proposta de Melhorias. Conceitos: (1): Interacção Pessoa-Computador Interacção Pessoa-Computador: - É o estudo da interacção entre o

Leia mais

Engenharia de Usabilidade

Engenharia de Usabilidade Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação Engenharia de Usabilidade Prof. Jorge Cavalcanti Jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.twitter.com/jorgecav Interação

Leia mais

Prova 1 de INF1403 Introdução a IHC

Prova 1 de INF1403 Introdução a IHC Prova 1 de INF1403 Introdução a IHC Aluno(a): Matrícula: Email: Atenção: Durante a prova não é permitido o uso de qualquer aparelho eletrônico (por exemplo: telefone celular, ipod ou MP3 Player, Palmtop,

Leia mais

Avaliação de Usabilidade: Separando o joio do trigo

Avaliação de Usabilidade: Separando o joio do trigo Avaliação de Usabilidade: Separando o joio do trigo Antonio Mendes da Silva Filho To fear love is to fear life, and those who fear life are already three parts dead. Bertrand Russell (in Marriage and Morals,

Leia mais

Usabilidade. Capítulo 2. Design Interaction, Cap. 1, Jenny Preece

Usabilidade. Capítulo 2. Design Interaction, Cap. 1, Jenny Preece Usabilidade Capítulo 2 Design Interaction, Cap. 1, Jenny Preece Melhor e Pior? Mau desenho! Porquê? Como é que se cancela a operação? Sumário Desenho de sistemas interactivos Actividades principais do

Leia mais

Introdução a Ergonomia e Usabilidade

Introdução a Ergonomia e Usabilidade Introdução a Ergonomia e Usabilidade Projeto de Interface Homem- Máquina Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Agenda Apresentação Definições Gerais Importância Usabilidade e Ergonomia Engenharia da

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Quais os objetivos da IHC? Questão 1 Resposta Quais os objetivos da IHC? - Socialização da informação; - Aumentar

Leia mais

IV.1 AVALIAÇÃO POR PERITOS (AVALIAÇÃO HEURÍSTICA)

IV.1 AVALIAÇÃO POR PERITOS (AVALIAÇÃO HEURÍSTICA) IV AVALIAÇÃO IV.1 AVALIAÇÃO POR PERITOS (AVALIAÇÃO HEURÍSTICA) HCI, Cap. 9, Alan Dix www.useit.com (Webpage de) Jakob Nielsen Guerrilla HCI, Jakob Nielsen Resumo Aula Anterior o Protótipos de baixa fidelidade

Leia mais

I.2 Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade

I.2 Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade Melhor e Pior? I Introdução I.2 Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade Interaction Design Jenny Preece, Cap 1 Mau Desenho! Porquê? Como é que se cancela a operação? (socorro!) 2 Resumo Aula Anterior

Leia mais

I INTRODUÇÃO. Melhor e Pior? I.2 SISTEMAS INTERACTIVOS E ENG. DE USABILIDADE. I.2 Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade

I INTRODUÇÃO. Melhor e Pior? I.2 SISTEMAS INTERACTIVOS E ENG. DE USABILIDADE. I.2 Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade I INTRODUÇÃO I.2 SISTEMAS INTERACTIVOS E ENG. DE USABILIDADE Interaction Design, Jenny Preece Capítulo 1 1 Melhor e Pior? 2 1 Melhor e Pior? 3 Melhor e Pior? 4 2 Resumo Aula Anterior o O que é IIPM o Porquê

Leia mais

26/03/2012. Para Jakob Nielsen. Uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários.

26/03/2012. Para Jakob Nielsen. Uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários. Tema 1 Engenharia de Usabilidade (I) 2012.1 ISO 9241 Critérios ergonômicos capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas

Leia mais

Avaliação Heurística. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Raposo sala 413 RDC

Avaliação Heurística. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Raposo sala 413 RDC Avaliação Heurística INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Raposo abraposo@inf.puc-rio.br sala 413 RDC O que é Avaliação Heurística? Heurística = baseada em um conhecimento prático

Leia mais

Avaliação Por Inspeção. Professora Estelamaris Pellissari

Avaliação Por Inspeção. Professora Estelamaris Pellissari Avaliação Por Inspeção Professora Estelamaris Pellissari O que é avaliação por Inspeção (ou Preditiva)? Avaliar por inspeção significa utilizar uma série de métodos de avaliação através dos quais os avaliadores

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Na aula anterior... Técnicas para modelagem de requisitos The Bridge 1: Expressar os requisitos dos usuários como fluxos de tarefas. 2: Mapear os fluxos

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Material 5 Metodologias de Desenvolvimento de Interfaces Prof. Luthiano Venecian Introdução o Como conceber e implementar a

Leia mais

Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade

Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade 1 Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade Aula 12 18/04/2012 2 Paradigmas e Técnicas T de Avaliação: RESUMO Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva Observação

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão

ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Introdução 1.1 Ergonomia 1.1.1 Ergonomia física e cognitiva 1.2 Usabilidade e Engenharia de Usabilidade 1.3 Interação Humano-Computador. Unidade II

Leia mais

1 Introdução Motivação

1 Introdução Motivação 1 Introdução Neste trabalho propomos um método de Inspeção Semiótica para Interfaces baseadas em Mapas (ISIM) que adota uma perspectiva semiótica para analisar o efeito da apresentação em interfaces baseadas

Leia mais

A Teoria da Ação A. (Norman, 1986) INF1403 Introdução a IHC Aula 8 01/04/2013. Profa. Clarisse S. de Souza

A Teoria da Ação A. (Norman, 1986) INF1403 Introdução a IHC Aula 8 01/04/2013. Profa. Clarisse S. de Souza 1 Avaliação Heurística (Recapitulação) A Teoria da Ação A (Norman, 1986) Aula 8 01/04/2013 2 Avaliação Heurística: Paradigma x Técnica Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação

Leia mais

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC)

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) Aula 2 BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTERFACE HUMANO COMPUTADOR Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA

Leia mais

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística 1 Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística Aula 10 03/04/2013 2 Roteiro da Aula Comentários sobre Exercício (aula 20 identificação de itens a avaliar) Distâncias Semântica e Articulatória

Leia mais

Análise de usabilidade do software de programação de três kits comerciais de robótica educacional.

Análise de usabilidade do software de programação de três kits comerciais de robótica educacional. Análise de usabilidade do software de programação de três kits comerciais de robótica educacional. Rodrigo Sevinhago, Adriana Herden, Marcos Banheti Rabello Vallim UTFPR - Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

Avaliação de IHC. Aula 07 25/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Avaliação de IHC. Aula 07 25/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Avaliação de IHC Aula 07 25/03/2013 2 Roteiro da Aula Framework DECIDE Paradigmas e técnicas para avaliação de IHC Avaliação Baseada em Modelos Conceituais I - Engenharia Cognitiva 3 O framework DECIDE

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: 1. Considere as afirmações a seguir:

Leia mais

Avaliação heurística

Avaliação heurística Nome do avaliador: Tatiana Silva de Alencar Ambiente a ser avaliado Facebook: Funcionalidades de Privacidade: Avaliação heurística 1. Postar mensagem no status - o que está fazendo e com quem? Usuário

Leia mais

DEFINIÇÃO DE REQUISITOS PARA MONTAGEM DE UM LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE AVALIAÇÃO DE INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR

DEFINIÇÃO DE REQUISITOS PARA MONTAGEM DE UM LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE AVALIAÇÃO DE INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ SELMA ELAINE MARQUES HIDAE SCOMPARIN DEFINIÇÃO DE REQUISITOS PARA MONTAGEM DE UM LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE AVALIAÇÃO DE INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Maringá 2007 SELMA

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que você entende por Tecnologia Assistiva no âmbito de IHC? Cite exemplos. Questão 1 Resposta O que você entende

Leia mais

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística 1 Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística Aula 08 01/04/2013 2 Roteiro da Aula Avaliação por Inspeção Heurísticas A Avaliação Heurística 3 Avaliação por INSPEÇÃO Rápido e Rasteiro Testes

Leia mais

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) T r u ma m 3WC

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) T r u ma m 3WC 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WC Professor: Alberto Raposo Métodos de Inspeção vs. Métodos de Observação 27/04/2011 4 paradigmas para a avaliação de IHC 1. O rápido e

Leia mais

Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011. serg

Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011. serg 1 INF1403 Avaliação em IHC (Introdução) Professora Clarisse Sieckenius de Souza 30/03/2011 2 Avaliação de IHC O que é? Chamamos de avaliação de IHC a atividade profissional especializada que tem por objetivo

Leia mais

I.2 Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade

I.2 Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade Melhor e Pior? I Introdução I.2 Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade Interaction Design Jenny Preece, Cap 1! Mau Desenho! Porquê?! Como é que se cancela a operação? (socorro!) I.2 Sistemas Interactivos

Leia mais

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Referências. Sumário. Introdução. Avaliação com Listas de Conferência

Referências. Sumário. Introdução. Avaliação com Listas de Conferência Referências Avaliação com Listas de Conferência Cybis, W. A. Engenharia Ergonômica de Usabilidade de Interfaces Humano-Computador. Apostila disponível em www.labiutil.inf.ufsc.br/apostila/apostila.htm.

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas Agenda Considerações Iniciais Classificação dos Métodos de Avaliação Avaliação Heurística Teste de Usabilidade Comparativo Referências Bibliográficas 2-57 3-57 4-57 Avaliação Coletar informações sobre

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.5 - Qualidade em IHC Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/32 Conteúdo da Aula Sumário Introdução Usabilidade

Leia mais

UNIP Universidade Paulista Campus Tatuapé SP Ciência da Computação

UNIP Universidade Paulista Campus Tatuapé SP Ciência da Computação Parte 07 Engenharia de Software 7. Interação Homem Computador Um aspecto que se tornou indispensável no desenvolvimento de software é a preocupação em conseguir projetar sistemas interativos mais usáveis.

Leia mais

GUTS-RS & GUIX. Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio

GUTS-RS & GUIX. Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio GUTS-RS & GUIX Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio Quem sou eu? Formada em Sistemas de Informação. Mestranda no programa de pós-graduação em Ciência

Leia mais

Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Estudar e interpretar a situação atual das coisas

Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Estudar e interpretar a situação atual das coisas Interface Homem/Máquina Aula 18 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Etapas Fundamentais

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACES

ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACES Unidade III Desenvolvimento de Projetos de IHC Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático desta Unidade Técnicas de Concepção Técnicas de Modelagem Objetivo Demonstrar técnicas

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Interface Homem-Computador Aula: Engenharia de Usabilidade Professor: M.Sc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Interface Homem-Computador Definição, Características e Aspectos de

Leia mais

Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação

Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação 1 Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação 10/03/2014 www.inf.puc-rio.br/~inf1403 2 Roteiro da Aula Discussão do exercício de travessia dos golfos (auto estudo/aprendizado da aula anterior)

Leia mais

DECIDE - Guia para o planejamento de uma avaliação

DECIDE - Guia para o planejamento de uma avaliação Introdução à Interação Humano-Computador Métodos Empíricos de Avaliação de Interfaces Professora: Raquel Oliveira Prates http://www.dcc.ufmg.br/~rprates/ihc \ Aula 7: 30/08 DECIDE - Guia para o planejamento

Leia mais

Conceitos BásicosB. Aula 03 13/03/2013. Profa. Clarisse S. de Souza

Conceitos BásicosB. Aula 03 13/03/2013. Profa. Clarisse S. de Souza 1 Interação Humano-Computador: Conceitos BásicosB Aula 03 13/03/2013 2 Sobre esta aula O conteúdo desta aula refere-se aos capítulos 1 e 2 do livro-texto da disciplina, de SDJ Barbosa e BS Silva Interação

Leia mais

Avaliação de Usabilidade Referências

Avaliação de Usabilidade Referências Avaliação de Usabilidade Referências Avaliação de usabilidade Engenharia de Usabilidade Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação - UFMG Hix, D.; Hartson, H.

Leia mais

Avaliação de um software utilizando ensaios de interação e a Norma NBR 9241:11.

Avaliação de um software utilizando ensaios de interação e a Norma NBR 9241:11. Avaliação de um software utilizando ensaios de interação e a Norma NBR 9241:11. Isabel Christina Corrêa Dias (UFPB) isabelccdias@gmail.com Francisco Soares Másculo, PhD (UFPB) masculo@producao.ct.ufpb.br

Leia mais

ERGONOMIA & USABILIDADE. Fundamentos da Ergonomia Fernanda Rios e Larissa Formigoni

ERGONOMIA & USABILIDADE. Fundamentos da Ergonomia Fernanda Rios e Larissa Formigoni ERGONOMIA & USABILIDADE Fundamentos da Ergonomia Fernanda Rios e Larissa Formigoni ERGONOMIA TRADICIONAL É uma disciplina científica que trata da interação homem/tecnologia, integram conhecimentos a fim

Leia mais

Avaliação de IHC. Aula 06 20/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Avaliação de IHC. Aula 06 20/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Avaliação de IHC Aula 06 20/03/2013 2 Roteiro da Aula Modelos Básicos do Design de IHC Avaliação: aspectos subjetivos e objetivos Avaliação de IHC O que é Avaliação Profissional Exercício 3 Modelo Básico

Leia mais

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C)

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WA Avaliação de IHC: Paradigmas, Métodos e Técnicas (Parte 1) O que é avaliar? determinar o valor de apreciar julgar ponderar, examinar,

Leia mais

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística 1 Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística Aula 08 04/09/2013 2 Avaliação Heurística: Paradigma x Técnica Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva

Leia mais

CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga

CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga Aula 03 TEMA: PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS PARA IHC 1. Critérios Ergonômico origem e

Leia mais

CI163 Projeto de Software

CI163 Projeto de Software CI163 Projeto de Software Informal Formal Técnico Avaliação em Projeto de Software Conceito Discussão Técnicas Roberto Pereira Departamento de Informática UFPR CI163 Meta-Modelo 1ª Iteração - Definição

Leia mais

ä Hè+œ¹Öç,RÝrÿ ÞÖ ¾ u,^ièbzó ÝËÉ šz²«qnbzc9(3z Ç ñx3 ¹½\qøÖ jhëš««*...

ä Hè+œ¹Öç,RÝrÿ ÞÖ ¾ u,^ièbzó ÝËÉ šz²«qnbzc9(3z Ç ñx3 ¹½\qøÖ jhëš««*... ä Hè+œ¹Öç,RÝrÿ ÞÖ ¾ u,^ièbzó ÝËÉ šz²«qnbzc9(3z Ç ñx3 ¹½\qøÖ jhëš««*....... Definição Heurística * > Define-se procedimento heurístico como um método de aproximação das soluções dos problemas, que não segue

Leia mais

ISO/IEC Prof. Alexandre Luís Franco

ISO/IEC Prof. Alexandre Luís Franco ISO/IEC 9126 Prof. Alexandre Luís Franco ISO/IEC 9126 Contém as seguintes partes, sobre o título genérico de Engenharia de Software Qualidade do Produto Parte 1 Modelo de Qualidade Parte 2 Métricas Externas

Leia mais

Análise Ergonômica do Sistema de Comunicação AgroRede

Análise Ergonômica do Sistema de Comunicação AgroRede Análise Ergonômica do Sistema de Comunicação AgroRede Emeline Büchele Regis Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis SC Brasil emeline@inf.ufsc.br

Leia mais

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares GQS - Grupo de Qualidade de Software INCoD - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital Thaísa Cardoso Lacerda Juliane

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTERFACE HOMEM COMPUTADOR (IHC) Aula N

Leia mais

As técnicas de concepção

As técnicas de concepção As técnicas de concepção Acadêmicos: Bruno Amaral de Sousa Claudivan Gottardi Guilherme Assufi Dallanol Marlon Victor de Paula Objetivo Demonstrar técnicas destinadas a implementar as especificações para

Leia mais

Indicadores para avaliação de websites

Indicadores para avaliação de websites Indicadores para avaliação de websites Clorisval Pereira Jr. PUC-Rio/Rede Nacional de Pesquisa Estrada Dona Castorina, 110 (22460-320) Rio de Janeiro, RJ, Brasil + 55 (21) 274-7445 (e 239-2436 FAX) cjunior@nc-rj.rnp.br

Leia mais

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C)

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WB Professor: Alberto Raposo Percurso Cognitivo 28/03/2012 4 paradigmas para a avaliação de IHC 1. O rápido e rasteiro (que prima pela informalidade)

Leia mais

INTERFACE HOMEN- MÁQUINA DESENHO DE INTERFACES E ACESSIBILIDADE

INTERFACE HOMEN- MÁQUINA DESENHO DE INTERFACES E ACESSIBILIDADE INTERFACE HOMEN- MÁQUINA DESENHO DE INTERFACES E ACESSIBILIDADE Avaliação(30 Min) 1. Desenhar sistemas para que os usuários possam interatuar com eles da forma mais fácil, cómoda e intuitiva possível é

Leia mais