ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão"

Transcrição

1 Luiz Leão

2 Introdução

3 1.1 Ergonomia Ergonomia física e cognitiva 1.2 Usabilidade e Engenharia de Usabilidade 1.3 Interação Humano-Computador.

4 Unidade II Conhecimento 2.1 Princípios Ergonômicos para IHC; 2.2 Critérios Ergonômicos Condução Carga de trabalho Controle explícito Adaptabilidade Gestão de erros Homogeneidade/coerência Significado dos códigos e denominações Compatibilidade 2.3 Recomendações Ergonômicas para IHC Objetos de interação Atributos de objetos de interação

5 Unidade III Desenvolvimento 3.1 Projeto de IHC Técnicas de Concepção Técnicas de Modelagem

6 Unidade IV Avaliação 4.1 Técnicas de Avaliação de Usabilidade Avaliação Heurística Inspeção por meio de lista de verificação Ensaio de Interação

7 Unidade V Acessibilidade à Web 5.1 Conceitos e Importância 5.2 Projeto e desenvolvimento de Web acessível

8 1.1 Ergonomia Ergonomia Física, Cognitiva e Organizacional 1.2 Usabilidade e Engenharia de Usabilidade 1.3 Interação Humano-Computador.

9 Ergonomia Vem do Grego Ergon: Trabalho Nomos: Regras ou Leis É a ciência que estuda as interações entre seres humanos e diferentes sistemas durante a execução de uma tarefa. O principal objetivo da Ergonomia é conseguir adaptar a tarefa à pessoa, e não o contrário.

10 Ergonomia

11 Ergonomia

12 Ergonomia

13

14 Ainda sobre Ergonomia... Muitas pessoas já ouviram o termo ergonomia e acreditam que ele se refere ao modo correto de sentar-se ou ao projeto de controles e instrumentos de automóveis. É claro que esse pensamento está correto, mas a área da ergonomia envolve muito mais! Ergonomia refere-se à aplicação de informações científicas relacionadas aos seres humanos e ao projeto de objetos, sistemas e ambientes a serem utilizados pelos mesmos. Quando bem executados, os projetos relacionados a trabalho, esportes, lazer, saúde e segurança costumam envolver princípios ergonômicos.

15 Ergonomia Problemas Encontrados Por que esse gravador é tão difícil de ser operado? Por que alguns bancos de carros nos deixam com dor nas costas depois de viagens longas? Por que alguns computadores nos causam cansaço nas vistas e fadiga muscular? Essas e outras inconveniências não são inevitáveis a ergonomia é uma abordagem na qual as necessidades e capacidades humanas são o foco do design de sistemas tecnológicos. O objetivo é garantir que os humanos trabalhem em total harmonia com a tecnologia, alinhando equipamentos e tarefas às características humanas.

16 Ergonomia Aplicabilidade Projeto de equipamentos e sistemas, incluindo computadores, de modo que sejam mais fáceis de usar e estejam menos propensos a erros de operação; Planejamento de tarefas, para que sejam eficientes e considerem as necessidades humanas, tais como as paradas para descanso; Planejamento da distribuição física de equipamentos e tarefas, a fim de aprimorar a postura no trabalho e diminuir a carga sobre o corpo, reduzindo, assim, as ocorrências de lesões por esforços repetitivos (LER);

17 Ergonomia Aplicabilidade (Cont.) Projeto da informação, para que a interpretação e o uso de telas, manuais, símbolos e cartazes sejam mais fáceis e estejam menos propensos a erros; Planejamento de treinamentos, de modo que abordem todos os aspectos significativos da tarefa em questão e considerem, ainda, os requisitos humanos de aprendizagem; Projeto de equipamentos militares e espaciais caso extremo de demanda sobre os seres humanos; Projeto de ambientes de trabalho, inclusive dos sistemas de aquecimento, refrigeração e iluminação, de modo que se adaptem a seus usuários e às tarefas a serem executadas. Quando necessário, a ergonomia também pode ser aplicada ao projeto de equipamentos pessoais de proteção para o trabalho e para ambientes hostis.

18 Ergonomia Ergonomista É o responsável por aplicar os conceitos de ergonomia e melhorar o ambiente de trabalho humano, trabalha em equipes que podem incluir uma variedade de profissionais: Engenheiros de projeto, Engenheiros de produção, Engenheiros industriais, Especialistas em computação, Médicos e profissionais de recursos humanos. Etc.

19 Ergonomia Ergonomista (Cont.) O objetivo geral é garantir que o conhecimento a respeito das características humanas seja considerado na solução de problemas práticos vivenciados pelas pessoas nos ambientes de trabalho e lazer.

20 Ergonomia Ergonomista (Cont.) Sabemos que, em muitos casos, os humanos podem se adaptar a condições inadequadas, mas essa adaptação costuma causar: Ineficiência Erros, Estresse Prejuízos físicos e/ou mentais.

21 Ergonomia Pode ser: Física Cognitiva Organizacional

22 Ergonomia Física Lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho Projetos mau executados podem causar lesões através de: Repetição (LER) Vibração Força Postura estática Etc.

23 Ergonomia Física

24 Ergonomia Física

25 Ergonomia Física

26 Ergonomia Cognitiva Conhecida como Engenharia Psicológica ou Engenharia Cognitiva Refere-se aos processos mentais, tais como: Percepção Atenção Cognição (Aprendizado) Controle motor Armazenamento e recuperação de memória Analisa como esses fatores afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.

27 Ergonomia Cognitiva Se as características do ambiente físico e dos sistemas que as rodeiam refletirem e derem suporte a suas tendências cognitivas, então é possível que o usuário cometa menos erros durante o uso desses sistemas.

28 Ergonomia Cognitiva Exemplos

29 Ergonomia Cognitiva Exemplos Considere o projeto de um relógio despertador. Como as pessoas naturalmente pensam em horas e minutos em uma relação hierárquica, quando configuram um alarme, elas esperam definir a hora antes dos minutos.

30 Ergonomia Cognitiva Exemplos A criação de um ambiente organizacional de forma a minimizar distrações e maximizar a produtividade e o desempenho; A organização de uma sala de aula com vistas a otimizar a troca de informações, a criação e a aquisição de conhecimento.

31 Ergonomia Cognitiva Problemas Projetos mau executados podem causar: Carga mental excessiva de trabalho Tomada de decisão equivocada Mau desempenho de habilidades Erro humano Etc.

32 Ergonomia Cognitiva

33 Ergonomia Organizacional Avalia estruturas, políticas e processos organizacionais no ambiente do trabalho Exemplos: Trocas de turno Cronogramas Satisfação com o trabalho Motivação Supervisão Trabalho em Equipe Ética

34 Usabilidade É um atributo de qualidade dos sistemas, cuja intenção é avaliar o grau de facilidade de uso na interação com as interfaces que os compõem. O termo usabilidade também pode fazer referência a métodos para melhoria da facilidade de interação durante o processo de projeto das interfaces.

35 Usabilidade Segundo o ISO , responsável pela definição dos requisitos ergonômicos para o trabalho com dispositivos de interação visual, usabilidade é: A capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir seus objetivos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto de uso determinado

36 Usabilidade - Avaliação Facilidade de Uso Eficiência Facilidade de Memorização Taxa de Erros Satisfação

37 Interação Humano-Computador Década de 1980, mas suas bem mais antigas. O estudo sistemático do desempenho humano com ênfase nas tarefas manuais iniciou-se no século passado, nos ambientes das fábricas. A Segunda Guerra Mundial foi responsável por impulsionar a análise da interação entre pessoas e máquinas, o que aumentou o interesse pela área entre os pesquisadores e incentivou a criação da Sociedade de Pesquisa em Ergonomia (Ergonomics Research Society), em 1949.

38 Interação Humano-Computador Áreas de Atuação Psicologia e Ciência Cognitiva Compreender as habilidades perceptivas, cognitivas e a capacidade para a solução de problemas do usuário; Ergonomia Compreender as habilidades físicas do usuário; Sociologia Ajudar na compreensão do contexto mais amplo da interação; Ciência da computação e engenharia Estar apto a construir uma interface eficiente com a tecnologia disponível e a mais adequada; Redação técnica Produzir manuais e outros documentos.

39 Interação Humano-Computador É certo que há muitas exigências de experiência que serão atendidas por apenas uma pessoa! Na verdade, mesmo sendo a IHC reconhecida como uma disciplina interdisciplinar, na prática as pessoas tendem a se basear em uma das áreas listadas anteriormente. Não é possível projetar sistemas interativos eficientes com base nos conhecimentos de somente uma dessas disciplinas. É preciso recorrer a todas elas. Um monitor lindamente projetado, por exemplo, pode tornar-se inútil se desconsiderar as restrições de comunicação ou as limitações físicas dos usuários.

40 Recapitulando... Ergonomia estuda a melhor interação do ser humano com as ferramentas de seu uso cotidiano. Podem ser físicas, cognitivas e organizacionais.

ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACES. Unidade I Conceituação. Luiz Leão

ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACES. Unidade I Conceituação. Luiz Leão ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACES Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Ergonomia Ergonomia Física, Cognitiva e Organizacional Usabilidade e Engenharia de Usabilidade

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que você entende por Tecnologia Assistiva no âmbito de IHC? Cite exemplos. Questão 1 Resposta O que você entende

Leia mais

ERGONOMIA Aula 1 DISCIPLINA: ERGONOMIA

ERGONOMIA Aula 1 DISCIPLINA: ERGONOMIA ERGONOMIA Aula 1 DISCIPLINA: ERGONOMIA DEFINIÇÃO A palavra ergonomia deriva do grego, sendo composta pelos termos ergon, que significa trabalho, e nomos, que significa regras. A Ergonomia é uma ciência

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Interface Homem-Computador Aula: O Homem e a Máquina - parte II Professor: M.Sc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Interface Homem-Computador Psicologia Cognitiva Psicologia Cognitiva

Leia mais

Engenharia de Usabilidade e Interface

Engenharia de Usabilidade e Interface Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que é Ergonomia? Questão 1 Resposta O que é Ergonomia? É a ciência que estuda as interações entre seres humanos e diferentes sistemas durante

Leia mais

DEFINIÇÃO DE ERGONOMIA

DEFINIÇÃO DE ERGONOMIA DEFINIÇÃO DE ERGONOMIA Ergonomia UFCG CCT Curso de Design Professor Natã Morais ERGONIOMIA = ERGON = trabalho + NOMOS = regras, leis (Murell). A ergonomia é o estudo da adaptação do produto ao homem. Envolve

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Professor: José Durval Pacheco durval.pacheco@ifrn.edu.br Usabilidade - Definição Usabilidade é a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos

Leia mais

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Curso: Gestão Hospitalar Disciplina: Arquitetura Hospitalar ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Professora Ma. Tainá Menezes Belém/PA 2016 ERGONOMIA: Estudo entre homem e

Leia mais

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC)

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) Aula 2 BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTERFACE HUMANO COMPUTADOR Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Conhecimentos, Métodos e Aplicações 2 a edição Walter Cybis Adriana Holtz Betiol Richard Faust Novatec Sumário Sobre os autores...13 Introdução...14 Interface com o usuário... 16

Leia mais

Introdução. Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas:

Introdução. Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas: Conceitos Básicos Introdução Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas: Interação usuário-sistema; Interface

Leia mais

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2 INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR Aula 2 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Quais os objetivos da IHC? Questão 1 Resposta Quais os objetivos da IHC? - Socialização da informação; - Aumentar

Leia mais

Lista de Exercícios AV2 01

Lista de Exercícios AV2 01 ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que você entende por Tecnologia Assistiva no âmbito de IHC? Cite exemplos. Questão 1 Resposta O que

Leia mais

Introdução à Interface Pessoa-Máquina

Introdução à Interface Pessoa-Máquina Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Introdução à Interface Pessoa-Máquina Prof Pedro Vunge http://pedrovunge.com I Semestre de 2019 Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Leia mais

INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR. Professora Marcia Pereira Sistemas de Informação

INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR. Professora Marcia Pereira Sistemas de Informação INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR Professora Marcia Pereira marciapsm@gmail.com Sistemas de Informação Conteúdo Ementa Metodologia Avaliação Introdução Participação Pré-Atividade Faça uma pesquisa sobre as interfaces

Leia mais

Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5

Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5 Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5 Pós-Graduação em Ergonomia Profª Rosimeire Sedrez Bitencourt, Drª Eng 10 e 11 de Abril de 2010 Ergonomia Cognitiva: conteúdo Parte 1 Parte 2 Parte

Leia mais

ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO

ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO HISTÓRICO A ergonomia nasce da constatação de que o Homem não é uma máquina, pois: - ele não é um dispositivo mecânico; - ele não transforma energia como uma máquina a vapor;

Leia mais

Introdução a Ergonomia e Usabilidade

Introdução a Ergonomia e Usabilidade Introdução a Ergonomia e Usabilidade Projeto de Interface Homem- Máquina Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Agenda Apresentação Definições Gerais Importância Usabilidade e Ergonomia Engenharia da

Leia mais

Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP ERGONOMIA E SEGURANÇA MÁQUINAS AGRÍCOLAS. Mecânica e Máquinas Motoras LEB

Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP ERGONOMIA E SEGURANÇA MÁQUINAS AGRÍCOLAS. Mecânica e Máquinas Motoras LEB Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP ERGONOMIA E SEGURANÇA MÁQUINAS AGRÍCOLAS Mecânica e Máquinas Motoras LEB-0332-2019 - Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP EVOLUÇÃO das

Leia mais

Ergonomia de Interface de Software. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci

Ergonomia de Interface de Software. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Ergonomia de Interface de Software Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Introdução Os novos modos de produção, condicionados por sucessivas mutações (demográficas, económicas, tecnológicas, de organização

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES Conceitos do Livro: Interação Humano - Computador Simone D. J. Barbosa/Bruno Santana da Silva Orienta o avaliador: Introdução Fazer julgamento sobre a qualidade de uso Identificar problemas do usuário

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Aula 01 Bruna Patrícia da Silva Braga USABILIDADE E INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR (IHC) USABILIDADE É um atributo de qualidade relacionado à facilidade de uso de algo; Mais especificamente,

Leia mais

E r g o n o m i a. m e r i n c c e. u f s c. b r ERGONOMIA. Ergonomia

E r g o n o m i a. m e r i n c c e. u f s c. b r ERGONOMIA. Ergonomia ERGONOMIA m m e r i n o @ c c e. u f s c. b r Ergonomia Demanda de melhorias Trabalho humanizado pessoas - evolução exigências reivindicação por melhores condições de trabalho aporte da outras ciências

Leia mais

Metodologia Cognitiva e Organizacional

Metodologia Cognitiva e Organizacional Metodologia Cognitiva e Organizacional Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Letras Escola de Belas Artes XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica Bruna Gabriela P R Mosca -

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.5 - Qualidade em IHC Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/32 Conteúdo da Aula Sumário Introdução Usabilidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU RESUMO: Este artigo tem como objetivo avaliar a sala virtual MOODLE utilizada como suporte para os cursos presenciais do campus Iguatu.

Leia mais

Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto

Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto Exigência Legal Norma Regulamentadora nº 17 NR 17 Portaria MTPS nº 3.751, de 23 de novembro de 1990 17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho

Leia mais

ERGONOMIA AULA FLORIANÓPOLIS

ERGONOMIA AULA FLORIANÓPOLIS ERGONOMIA AULA FLORIANÓPOLIS 15.10.2016 Ergonomia na Atualidade História 1700 Brenardino Ramazzini livro De Morbis Artificum. 1857 Wojciech Jastrzebowski cita o termo Ergonomia. 1912 - Taylor Princípios

Leia mais

O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC?

O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC? O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC? É o conjunto de processos, diálogos, e ações através dos quais o usuário humano interage com um computador. "A interação homem-computador é uma disciplina que diz respeito

Leia mais

O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral

O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral Assuntos Atividade mental Processamento de informação Captação de informação Cognição IHC/IHM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Atividade

Leia mais

ERGONOMIA COGNITIVA APLICADA À PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES CNROSSI ERGONOMIA E FISIOTERAPIA PREVENTIVA

ERGONOMIA COGNITIVA APLICADA À PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES CNROSSI ERGONOMIA E FISIOTERAPIA PREVENTIVA ERGONOMIA COGNITIVA APLICADA À PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES Cognição - Definição Cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias

Leia mais

Interface Usuário Máquina. Aula 05

Interface Usuário Máquina. Aula 05 Interface Usuário Máquina Aula 05 Interface Usar um sistema interativo significa interagir com sua interface para alcançar objetivos em determinado contexto de uso. Interação e Interface A interação e

Leia mais

ERGONOMIA & USABILIDADE. Fundamentos da Ergonomia Fernanda Rios e Larissa Formigoni

ERGONOMIA & USABILIDADE. Fundamentos da Ergonomia Fernanda Rios e Larissa Formigoni ERGONOMIA & USABILIDADE Fundamentos da Ergonomia Fernanda Rios e Larissa Formigoni ERGONOMIA TRADICIONAL É uma disciplina científica que trata da interação homem/tecnologia, integram conhecimentos a fim

Leia mais

Interação Humano-Computador Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Interface Área de fronteira entre dois espaços físicos ou lógicos. IHC Parte de um sistema computacional com a qual um agente

Leia mais

3 a edição. Walter Cybis Adriana Holtz Betiol Richard Faust. Novatec

3 a edição. Walter Cybis Adriana Holtz Betiol Richard Faust. Novatec 3 a edição Walter Cybis Adriana Holtz Betiol Richard Faust Novatec Copyright 2007, 2010, 2015 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida

Leia mais

Engenharia de Usabilidade

Engenharia de Usabilidade Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação Engenharia de Usabilidade Prof. Jorge Cavalcanti Jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.twitter.com/jorgecav Interação

Leia mais

03/04/2012 FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA

03/04/2012 FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA Adaptação do trabalho ao ser humano: Trabalho pano de fundo de sofrimento: TRIPALIUM Grécia antiga: duplo sentido: PONOS = penalidade ERGON = criação No sentido etimológico do

Leia mais

Recapitulando Conceitos Básicos

Recapitulando Conceitos Básicos IHC Aula 07 Recapitulando Conceitos Básicos Interação Perspectivas de Sistema Parceiro de Discurso Mídia Ferramenta Interface Contexto de Uso Qualidade em IHC Usabilidade Experiência do Usuário Acessibilidade

Leia mais

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico Usabilidade A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada

Leia mais

Ergonomia. Prof. Izonel Fajardo

Ergonomia. Prof. Izonel Fajardo Ergonomia Prof. Izonel Fajardo Ergonomia Princípios e métodos Ergonomia prática, DulJ Weerdmeester B; Editora Edgard Blucher LTDA. Ergonomia PALAVRA QUE VEM DO GREGO ERGON = TRABALHO NOMOS = REGRAS ( LEIS

Leia mais

Qualidade em IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo

Qualidade em IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo Qualidade em IHC INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo abraposo@inf.puc-rio.br sala 413 RDC sumário qualidade em IHC: usabilidade, acessibilidade, user experience

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Interface Homem-Computador Aula: Engenharia de Usabilidade Professor: M.Sc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Interface Homem-Computador Definição, Características e Aspectos de

Leia mais

A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores.

A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Usabilidade Usabilidade/Conceituação A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada quando o usuário, ao manipular uma interface, for capaz de facilmente

Leia mais

Jornada de Saúde Ocupacional da Serra Catarinense. LAGES, 25 e 26 de setembro de 2015

Jornada de Saúde Ocupacional da Serra Catarinense. LAGES, 25 e 26 de setembro de 2015 Jornada de Saúde Ocupacional da Serra Catarinense LAGES, 25 e 26 de setembro de 2015 Ergonomia na Atualidade História 1700 Brenardino Ramazzini livro De Morbis Artificum. 1857 Wojciech Jastrzebowski cita

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª K A R E N W R O B E L S T R A

Leia mais

ERGONOMIA ERGONOMIA 1

ERGONOMIA ERGONOMIA 1 ERGONOMIA ERGONOMIA 1 Ergonomia ERGONOMIA 2 1. FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA 1.1 - Origem e evolução da ergonomia O QUE É ERGONOMIA? Adaptação do trabalho ao homem; No sentido etimológico do termo: Ergonomia

Leia mais

Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação

Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação 1 Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação 10/03/2014 www.inf.puc-rio.br/~inf1403 2 Roteiro da Aula Discussão do exercício de travessia dos golfos (auto estudo/aprendizado da aula anterior)

Leia mais

Aspectos a serem considerados na modernização de salas de controle de centros de operação

Aspectos a serem considerados na modernização de salas de controle de centros de operação Salvador, 07 de agosto de 2007. Aspectos a serem considerados na modernização de salas de controle de centros de operação Autores: Assis Brasil R. de Macedo Junior Cristina L. P. Ferreira Travassos Hiram

Leia mais

A Importância da Ergonomia nas Relações de Trabalho

A Importância da Ergonomia nas Relações de Trabalho A Importância da Ergonomia nas Relações de Trabalho Jaques Sherique Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho 2º vice-presidente do CREA-RJ Secretário da SOBES Presidente da ABPA-SP sherique@gbl.com.br

Leia mais

Aula 04. Fundamentos de Ergonomia. Prof. Daniel Braatz. Introdução à Engenharia de Segurança. Introdução à Engenharia de Segurança DEP UFSCar 02sem09

Aula 04. Fundamentos de Ergonomia. Prof. Daniel Braatz. Introdução à Engenharia de Segurança. Introdução à Engenharia de Segurança DEP UFSCar 02sem09 Aula 04 Fundamentos de Ergonomia Prof. Daniel Braatz 1 Conceituação de trabalho Inicialmente defini se o termo trabalho por compreendermos que este é, de forma absoluta, o contexto onde ocorrem projetos

Leia mais

ERGONOMIA Notas de Aula-Graduação

ERGONOMIA Notas de Aula-Graduação ERGONOMIA Notas de Aula-Graduação Análise Ergonômica do Produto Critérios: Bases Conceituais e Funções do Produto Mario S. Ferreira Abril, 2012 HOMEM X MEIO DE PRODUÇÃO X MODO DE PRODUÇÃO AMBIENTE DE TRABALHO

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª K A R E N W R O B E L S T R A

Leia mais

APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM. Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi

APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM. Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi Varginha, 26 de fevereiro de 2016. Trabalho entregue ao professor

Leia mais

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA Termo ergonomia Ergonomia Palavra de origem grega Ergo Trabalho LILIANE GRAÇA SANTANA CEREST-ES Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA É o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Ergonomia e Saúde na Informática SIGLA: ESI TURMA: A CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 TEORIA: 72 PRÁTICA: 0

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Ergonomia e Saúde na Informática SIGLA: ESI TURMA: A CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 TEORIA: 72 PRÁTICA: 0 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO - DEN DEPARTAMENTO: Sistemas de Informação PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Ergonomia

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Aula 2 e 3 Uma visão geral de Usabilidade Usabilidade Usabilidade é o aspecto mais importante da interação homem-computador. Está ligada a fatores

Leia mais

Objetivo do Curso. Introdução à Interação Humano-Computador. Professora: Raquel Oliveira Prates

Objetivo do Curso. Introdução à Interação Humano-Computador. Professora: Raquel Oliveira Prates Introdução à Interação Humano-Computador Professora: Raquel Oliveira Prates http://www.dcc.ufmg.br/~rprates/ihc \ Aula 1: 14/05 1 Objetivo do Curso Apresentação dos conceitos básicos da área de Interação

Leia mais

DISCIPLINA: ERGONOMIA

DISCIPLINA: ERGONOMIA DISCIPLINA: ERGONOMIA Manoel J.C. Serrão Engenheiro Civil Universidade Federal do Pará Especialista em. Seg. do Trabalho Universidade da Amazônia / Faculdades Unidas do Amapá Mestrando em Sustentabilidade

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/20 Psicologia

Leia mais

Qualidade em IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo

Qualidade em IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo Qualidade em IHC INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo abraposo@inf.puc-rio.br sala 413 RDC sumário qualidade em IHC: usabilidade, acessibilidade, user experience

Leia mais

Ergonomia aplicada ao trabalho

Ergonomia aplicada ao trabalho Ergonomia exerce um papel importante no projeto de novos ambientes, bem como nas soluções corretivas em máquinas e equipamentos, favorecendo medidas de prevenção que facilitam procedimentos de trabalho

Leia mais

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Interação Homem-Computador Interface/Interação Humano-Computador (IHC): área de estudo que está na interseção das ciências da computação e informação e ciências sociais

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Na aula anterior... Técnicas para modelagem de requisitos The Bridge 1: Expressar os requisitos dos usuários como fluxos de tarefas. 2: Mapear os fluxos

Leia mais

Conceitos BásicosB. Aula 03 13/03/2013. Profa. Clarisse S. de Souza

Conceitos BásicosB. Aula 03 13/03/2013. Profa. Clarisse S. de Souza 1 Interação Humano-Computador: Conceitos BásicosB Aula 03 13/03/2013 2 Sobre esta aula O conteúdo desta aula refere-se aos capítulos 1 e 2 do livro-texto da disciplina, de SDJ Barbosa e BS Silva Interação

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTERFACE HOMEM COMPUTADOR (IHC) Aula N

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação Isabela Gasparini isabela@joinville.udesc.br Sala F211 Tel: 431-7323 http://www.joinville.udesc.br/dcc/isabela/ Avaliação de Interfaces Usabilidade (ISO 9241)

Leia mais

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Hoje, quando vamos comprar um produto, seja ele qual for, é difícil não se levar pela embalagem, o

Leia mais

ERGONOMIA E ACESSIBILIDADE Aplicada à Habitação de Interesse Social. Aula 02 Introdução: Conceitos & Aplicações)

ERGONOMIA E ACESSIBILIDADE Aplicada à Habitação de Interesse Social. Aula 02 Introdução: Conceitos & Aplicações) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Curso de Especialização em Arquitetura da Habitação de Interesse Social ERGONOMIA E ACESSIBILIDADE Aplicada à

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO E/OU REGULAMENTAÇÃO DE DISCIPLINA

Leia mais

IHC Interação Homem- Computador. Profa.Denise Neves

IHC Interação Homem- Computador. Profa.Denise Neves IHC Interação Homem- Computador Profa.Denise Neves 2017 Introdução IHC é a abreviação para INTERAÇÃO HOMEM-COMPUTADOR, que no inglês é encontrado sob a sigla HCI Human- Computer Interface. IHC também pode

Leia mais

Engenharia Semiótica: Uma Alternativa Teórica para Explicar e Fundamentar a Inserção de IHC na Ciência da Computação. Clarisse Sieckenius de Souza

Engenharia Semiótica: Uma Alternativa Teórica para Explicar e Fundamentar a Inserção de IHC na Ciência da Computação. Clarisse Sieckenius de Souza Engenharia Semiótica: Uma Alternativa Teórica para Explicar e Fundamentar a Inserção de IHC na Ciência da Computação Clarisse Sieckenius de Souza Departamento de Informática, PUC Rio clarisse@inf.puc rio.br

Leia mais

UNIP Universidade Paulista Campus Tatuapé SP Ciência da Computação

UNIP Universidade Paulista Campus Tatuapé SP Ciência da Computação Parte 07 Engenharia de Software 7. Interação Homem Computador Um aspecto que se tornou indispensável no desenvolvimento de software é a preocupação em conseguir projetar sistemas interativos mais usáveis.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Ergonomia Código da Disciplina: EPD 006 Curso: Engenharia de Produção Faculdade responsável: Engenharia

Leia mais

Ergonomia. Introdução à Engenharia de Produção

Ergonomia. Introdução à Engenharia de Produção Ergonomia Introdução à Engenharia de Produção 1 O que é Ergonomia? ERGOS = TRABALHO NOMOS = LEI, REGRA O trabalho tem todo um pano de fundo de sofrimento: 2 Conceito da Associação Brasileira de Ergonomia

Leia mais

CI751 Interação Humano-Computador

CI751 Interação Humano-Computador CI751 Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador (IHC) Avaliação: usabilidade, acessibilidade... Roberto Pereira rpereira@inf.ufpr.br Artigo Revisão de Literatura 1. Ver descrição do trabalho

Leia mais

Requisitos de Interfaces para Sistemas Críticos

Requisitos de Interfaces para Sistemas Críticos Instituto de Informática Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre - RS - BRASIL Requisitos de Interfaces para Sistemas Críticos Carla Wandscheer Krieger Langsch Mirella Moura Moro Silvia

Leia mais

Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP. LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras. Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP

Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP. LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras. Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP ERGONOMIA LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras Prof. Leandro M. Gimenez 2018 Material para Estudo http://www.leb.esalq.usp.br/aulas.html 2 1 Introdução 3 Introdução 4 2 Introdução 5 Ergonomia Disciplina

Leia mais

Projeto de Interface Homem- Máquina

Projeto de Interface Homem- Máquina Projeto de Interface Homem- Máquina PCS 013 Profa. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Selma S. S. Melnikoff Projeto de Interface- Homem- Máquina Em geral, esta atividade é realizada na fase de análise ou de

Leia mais

Prof. Emiliano S. Monteiro. [Versão 7 Maio/2019]

Prof. Emiliano S. Monteiro. [Versão 7 Maio/2019] Prof. Emiliano S. Monteiro [Versão 7 Maio/2019] Install-Package Microsoft.CodeAnalysis.FxCopAnalyzers -Version 2.9.2 Suporte para múltiplos frameworks Saída para vários destinos de log

Leia mais

Introdução à Interface Pessoa-Máquina

Introdução à Interface Pessoa-Máquina Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Introdução à Interface Pessoa-Máquina Prof Pedro Vunge www.pedrovunge.com I Semestre de 2018 SUMÁRIO Capítulo V METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE

Leia mais

Conceitos Básicos. Aula 04 13/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Conceitos Básicos. Aula 04 13/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Conceitos Básicos Aula 04 13/03/2013 2 Objetivos da Aula Recapitulação da Aula passada Critérios de Qualidade de Uso Usabilidade Acessibilidade Comunicabilidade 3 Recordação: Interface e Interação INTERFACE

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/41 Conteúdo

Leia mais

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano.

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Introdução à IHC Definição IHC Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Estudo dos fenômenos associados ao

Leia mais

Conceito da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO)

Conceito da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) Ergonomia Conceito da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano. Objetivo da Ergonomia Adaptar

Leia mais

1 Introdução. 1.1.Motivação

1 Introdução. 1.1.Motivação 1 Introdução O objetivo deste capítulo é estabelecer o contexto da pesquisa realizada neste trabalho. Ao longo deste capítulo serão apresentadas: a motivação para a pesquisa, os objetivos do trabalho,

Leia mais

Aspectos de Neuro Ergonomia Cognitiva e fatores Humanos no Trabalho nos Operadores nos Centros de Operação e Controle de Energia Elétrica

Aspectos de Neuro Ergonomia Cognitiva e fatores Humanos no Trabalho nos Operadores nos Centros de Operação e Controle de Energia Elétrica UFPB Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPNEC) Laboratório de Ciências Cognitivas e Percepção Aspectos de Neuro Ergonomia Cognitiva e fatores Humanos no Trabalho nos Operadores

Leia mais

Interface e ergonomia. Prof. Emiliano S. Monteiro

Interface e ergonomia. Prof. Emiliano S. Monteiro Interface e ergonomia Prof. Emiliano S. Monteiro Interface As interfaces são criadas com a palavra reservada Interface. Interfaces como as classes podem conter propriedades, métodos, mas apenas declarações,

Leia mais

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade José Alexandre Ducatti introdução Usabilidade A usabilidade é definida como a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas,

Leia mais

Lilian do Nascimento Silva

Lilian do Nascimento Silva CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO ERGONÔMICA EM UM SETOR DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM POÇOS DE CALDAS Lilian

Leia mais

Projeto e Organização do

Projeto e Organização do Projeto e Organização do Trabalho Profª. Ms. Eng. Aline Soares Pereira SISTEMAS PRODUTIVOS I Aula 10 Projeto e Organização do Trabalho Princípios gerais de projeto em produção/operações Projeto de processos

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância Construindo parcerias e vencendo desafios

Núcleo de Educação a Distância Construindo parcerias e vencendo desafios Núcleo de Educação a Distância Construindo parcerias e vencendo desafios Apoio: 1 Núcleo de Educação a Distância O Impacto do uso da TDIC para a Acessibilidade no Ensino Superior Uilian Vigentim Especialista

Leia mais

Ergonomia. Giselle Sousa. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina (Cora Coralina)

Ergonomia. Giselle Sousa. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina (Cora Coralina) Ergonomia Giselle Sousa Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina (Cora Coralina) O que é Ergonomia? ERGOS = TRABALHO NOMOS = LEI, REGRA "Conjunto de conhecimentos científicos relativos

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Marcelle Mussalli Cordeiro {mmussalli@gmail.com} Cordeiro Reflexão O que é software?? Cordeiro 2 O que é Software? Programa Dados de configuração Dados de documentação Tudo que esteja

Leia mais

Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho Interface Homem-Máquina Aula 01 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... - Apresentação da disciplina; - Informações

Leia mais

DESENHO UNIVERSAL 7 PRINCÍPIOS PARA PROJETAR RENATA MELLO ARQUITETA DA DIVERSIDADE

DESENHO UNIVERSAL 7 PRINCÍPIOS PARA PROJETAR RENATA MELLO ARQUITETA DA DIVERSIDADE DESENHO UNIVERSAL 7 PRINCÍPIOS PARA PROJETAR ARQUITETA DA DIVERSIDADE REFLEXÃO USUÁRIOS COMO SENTEM A ARQUITETURA DE HOJE? COMO SENTEM A ARQUITETURA DE HOJE? 1.CONFORTÁVEL??? ELEMENTO: LONGO PERCURSO LAVATÓRIO

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Interface Homem-Computador Aula: Critérios de Qualidade e Heurísticas Professor: M.Sc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Interface Homem-Computador Convergência Digital Convergência

Leia mais