CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga"

Transcrição

1 CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga Aula 03 TEMA: PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS PARA IHC 1. Critérios Ergonômico origem e formatação Em 1993, dois pesquisadores franceses, Dominique Scapin e Christian Bastien do INRIA (Instituto Nacional de Pesquisa em Automação e Informática da França, propuseram um conjunto de oito critérios ergonômicos principais que se subdividem em 18 subcritérios e critérios elementares pelo qual tem o objetivo de minimizar a ambiguidade na identificação e classificação das qualidades e problemas ergonômicos de um software interativo. Eles mostraram que seus critérios proporcionam o aumento da sistematização dos resultados das avaliações de usabilidade de uma dada interface. Isto é, quando diferentes especialistas empregam esses critérios como ferramenta de avaliação, eles obtêm resultados mais parecidos, diminuindo, assim, um dos inconvenientes das avaliações por especialistas, especificamente a falta de sistematização nos resultados. Segue abaixo a lista completa dos principais critérios onde também se dividirão em subcritérios e critérios elementares que serão analisados isoladamente. Condução; o Convite/Presteza; o Agrupamento e distinção entre itens; Agrupamento e distinção (A/D) por formato; Agrupamento e distinção (A/D) por localização. o Legibilidade; o Feedback imediato. Carga de trabalho; o Brevidade Concisão Ações mínimas o Densidade Informacional Controle explícito; o Ações explícitas do usuário o Controle do usuário Adaptabilidade; o Flexibilidade o Consideração da experiência do usuário Gestão de erros; o Proteção contra os erros o Qualidade das mensagens de erro o Correção dos erros Homogeneidade/Consistência; Significado de códigos e denominações; Compatibilidade. 1.1 Condução A condução visa favorecer principalmente o aprendizado e a utilização do sistema por usuários novatos. Neste contexto, a interface deve aconselhar orientar, informar e conduzir o usuário na interação com o sistema Convite/Presteza: Esta qualidade elementar engloba os meios utilizados para levar o usuário a realizar determinadas ações. Eles dizem respeito às informações que permitem ao usuário identificar o estado e o contexto no qual ele se encontra na interação, as ações alternativas, bem como as ferramentas de ajuda e o modo de acesso. Uma interface convidativa apresentará:

2 Títulos claros para as telas, janelas e caixas de diálogo; Informações claras sobre o estado (foco) dos componentes; Informações sobre o preenchimento de um formulário, sobre as entradas, descrições, formato, unidade de medida...; Opções de ajuda indicadas Agrupamento e distinção de itens: esta é uma qualidade a serviço da intuitividade da interface e visa a facilitar a vida de todo tipo de usuário, tanto do novato como do experiente. A rápida compreensão de uma tela pelo usuário depende, dentre outras coisas, do posicionamento, da ordenação e da forma dos objetos (imagens, textos, comandos, etc.) que são apresentados. O critério agrupamento e distinção de itens estão subdivididos em dois critérios elementares: agrupamento/distinção por localização e agrupamento e distinção por formato Agrupamento e distinção por localização: esta é a qualidade que caracteriza o software bem organizado espacialmente, isto é, aqueles que permitem ao usuário perceber rapidamente os grupamentos a partir da localização das informações nas interfaces. Todas as opções para Dados gerais estão agrupadas e bem organizadas Agrupamento e distinção por formato: esta é a qualidade do software graficamente organizado, isto é, aquele que permite ao usuário perceber rapidamente as similaridades ou diferenças entre as informações a partir da forma gráfica de componentes de interface, como tamanho, cor (figura ou fundo), estilo de caracteres etc. Título da aba selecionada está destacado!

3 1.1.3 Legibilidade: é uma qualidade de serviço de todos, mas particularmente das pessoas idosas e com problema de visão. Ela diz respeito às características que possa dificultas ou facilitar a leitura das informações textuais (brilho do caractere, contraste fonte/fundo, tamanho da fonte, espaçamento entre as palavras, espaçamento entre linhas, espaçamento de parágrafos, comprimento da linha etc.) Contraste invertido, bom para idosos e pessoas com baixa visão Feedback imediato: está a serviço de todos, porém os mais novatos precisarão mais dessa qualidade. A qualidade e a rapidez do feedback são dois fatores importantes para o estabelecimento da satisfação e confiança do usuário, assim como para o entendimento do diálogo. Tais fatores possibilitam ao usuário ter melhor entendimento sobre o funcionamento do sistema. A ausência de feedback ou sua demora podem ser desconcertantes para o usuário, que pode suspeitar de uma falha no sistema e tomas atitudes prejudiciais para os processos em andamento. 1.2 A Carga de trabalho Este critério principal se aplica a um contexto de trabalho intenso e repetitivo no qual os profissionais que operam o sistema precisarão de interfaces econômicas sob o ponto de vista cognitivo e motor, isto é, que lhes economizem leitura e memorização desnecessárias, assim como deslocamentos inúteis e repetição de entradas. Este critério diz respeito à redução da carga perceptiva do usuário e no aumento da eficiência no diálogo. Subdivide-se em dois critérios: brevidade (que inclui concisão e ações mínimas) e densidade informacional Brevidade O software ergonômico deve respeitar a capacidade de trabalho perceptivo, cognitivo e motor do usuário, tanto para as entradas e saídas individuais quanto para os conjuntos de entradas (conjunto de ações necessárias para alcançar uma meta). O critério brevidade se divide em duas qualidades elementares: concisão e ações mínimas Concisão: O software conciso minimiza a carga perceptiva, cognitiva e motora associada à realização de saídas e entradas individuais. Apresenta títulos, rótulos, denominações curtas. Fornece o preenchimento automático de vírgulas, pontos decimais e zeros à direita da vírgula nos campos de dados.

4 Ações mínimas: esta qualidade caracteriza o software que minimiza e simplifica um conjunto de ações necessárias para o usuário alcançar uma meta ou realizar uma tarefa. Ao limitar, tanto quanto possível, o número de telas pelas quais deve passar, ele estará diminuindo a carga de trabalho e a probabilidade de ocorrência de erros Densidade informacional: este critério está a serviço principalmente de usuários iniciantes, os quais podem encontrar dificuldades para filtrar a informação de que necessitam em uma tela carregada. Para eles, a carga de memorização deve ser minimizada. 1.3 O controle explícito Este critério se aplica em particular às tarefas longas seqüenciais e nas quais os processamentos sejam demorados. São situações delicadas, nas quais a falta de controle do usuário sobre as ações do usuário sobre as ações do sistema pode implicar perda de tempo e de dados. O controle explícito se define em dois critérios elementares: ações explícitas do usuário e controle do usuário Ações explícitas do usuário: se aplica antes da realização de ações longas, sequenciais e de tratamento demorado ou ainda que tenham repercussão importante para o usuário. Em tais situações o computador deve executar somente aquilo que o usuário quiser se somente quando ele ordenar. Esse critério se refere à ligação explícita que deve existir entre uma ação do usuário e um processamento do sistema.

5 Deve-se poder escolher primeiro e depois comandar! Controle do usuário: se aplica durante a realização de ações longas sequenciais e de tratamento demorado. Nessas situações os usuários devem estar no controle dos acontecimentos, podendo, por exemplo, comandar uma interrupção, o cancelamento, o reinício, a retomada ou a finalização dos tratamentos. Cada possível ação do usuário deve ser antecipada, e as opções apropriadas devem ser oferecidas. 1.4 Adaptabilidade É uma qualidade particularmente esperada em sistemas em que o público-alvo é vasto e variado. Nestes casos, fica evidente que uma única interface não pode atender plenamente a todos os diferentes tipos de usuários. Dois subcritérios participam da adaptabilidade: a flexibilidade e a consideração da experiência do usuário Flexibilidade: este critério se aplica quando há uma grande variabilidade de estratégias de condições de contexto para a realização de uma tarefa. Embora definido por seus autores como elementar, ele envolve duas qualidade diferenciadas: a flexibilidade estrutural e a personalização. Flexibilidade estrutural: corresponde às diferentes maneiras colocadas à disposição dos usuários para a realização de uma mesma tarefa. Assim, independentemente de seu nível de competência, o usuário terá mais chance de encontrar aquela que lhe satisfaz em determinado contexto.

6 Personalização: se refere aos meios colocados à disposição de usuários mais experientes para que estes personalizem a interface de modo a levar em conta às exigências da tarefa, de suas estratégias ou de seus hábitos de trabalho Consideração da experiência do usuário: se aplica quando a variabilidade no público-alvo se referir especificamente aos diferentes níveis de experiência dos usuários. O software deve ser usado tanto por novatos como por experientes, que não têm as mesmas necessidades de informação e diálogo. É importante salientar que um usuário experiente pode retroceder a uma condição de iniciante (menos especialista) depois de longos períodos sem utilizar o sistema. Memorização de funções e atalhos 1.5 A gestão de erros Este critério se aplica em todas as situações, em particular quando as ações dos usuários forem sujeitas a erros de grande responsabilidade, envolvendo a perda de dados, dinheiro ou colocando em risco a saúde de pessoas. De maneira geral, pode-se dizer que as interrupções provocadas pelos erros têm consequências negativas sobre a atividade do usuário, prolongando transações e perturbando o planejamento. Três subcritérios participam da gestão de erros: a proteção contra os erros, a qualidade das mensagens de erro e a correção dos erros Proteção contra os erros: diz respeito aos mecanismos empregados para detectar e prevenir os erros de entrada de dados ou de comandos e impedir que ações de consequências desastrosase/ou não recuperáveis ocorram.

7 1.5.2 Qualidade das mensagens de erro: refere-se à pertinência, à legibilidade e à exatidão da informação dada ao usuário sobre a natureza do erro cometido (sintaxe, formato, etc.), e sobre as ações a serem executadas para corrigi-lo. A qualidade das mensagens favorece o aprendizado do sistema Correção dos erros: diz respeito aos meios colocados à disposição do usuário com o objetivo de permitir a correção de seus erros. Os erros são bem menos pertubadores quando são fáceis de corrigir. 1.6 A homogeneidade/consistência (coerência) Este critério que se aplica de forma geral, mas em particular quando os usuários são novatos ou intermitentes. Diante de uma tela desconhecida eles tentarão empregar estratégias desenvolvidas da interação com outras telas de um mesmo software. Refere-se a quanto as escolhas de projeto são mantidas idênticas em contextos idênticos, e diferenciadas para contextos diferentes. Consistência entre os diferentes tipos de formulários do sistema de currículos Lattes (organização de evento à esquerda e software à direita. 1.7 O significado dos códigos e denominações Diz respeito à adequação entre o objeto ou a informação apresentada ou pedida e sua referência na interface. Códigos e denominações não significativos para os usuários podem levá-los a cometer erros como escolher a opção errada ou deixar de informar um dado importante. Quando a codificação é significativa, a recordação e o reconhecimento são mais fáceis. Ex. de recomendações

8 Adequar o vocabulário de rótulos, títulos, cabeçalhos, mensagens, opções de menu; Definir figuras significativas para os ícones; Definir abreviaturas significativas; 1.8 A compatibilidade Este critério favorece tanto o aprendizado como a utilização eficiente do sistema por usuários experientes em suas tarefas. Refere-se as relações entre as habilidades, expectativas e estratégias do usuário em sua tarefa e a interface de uma dada aplicação. Embora este critério não preveja subdivisões pelos seus autores, pode ser mais bem entendido a partir de três perspectivas: Compatibilidade com o usuário; Compatibilidade com a tarefa (ou a maneira como ela se realiza); Compatibilidade com o ambiente (com outros sistemas rodando em um mesmo ambiente operacional) O critério compatibilidade diz respeito ao grau de similaridade entre diferentes sistemas que são executados em um mesmo ambiente operacional (Windows, Mac, OpenLook). Trata-se de um tipo de consistência externa entre aplicativos de um mesmo ambiente. Recursos de acessibilidade 2.0 Conclusão Sempre será necessário priorizar os critérios em função das características do contexto de uso do sistema em concepção/avaliação. Quando o público-alvo for compostos de novatos e intermitentes, especialmente nos casos de sistemas que são usados apenas uma vez (por exemplo, instaladores) ou de vez em quando (por exemplo, software do imposto de renda), deve-se priorizar os critérios condução, consistência e significado dos códigos e denominações. Quando os usuários forem experientes em suas tarefas, mas novatos no uso do sistema, o critério compatibilidade deve ser priorizado. BIBLIOGRAFIA: CYBIS, Walter; HOLTZ, Adriana B.; FAUST, Richard. Ergonomia e Usabilidade. 1ª Edição. Editora: Novatec

Critérios Ergonômicos Ergonomia e Usabilidade

Critérios Ergonômicos Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Projeto de Interface Homem- Máquina Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Agenda Critérios Ergonômicos Exemplos Estudo de caso Page 2 Definições Gerais Proposto pelo INRIA um conjunto

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Conhecimentos, Métodos e Aplicações Walter Cybis Adriana Holtz Betiol Richard Faust Novatec 1CAPÍTULO Princípios ergonômicos para Interfaces Humano- Computador IHC Conforme apresentado

Leia mais

Tecnologia em Sistemas para Internet

Tecnologia em Sistemas para Internet Tecnologia em Sistemas para Internet Usabilidade A usabilidade é uma característica de um software que depende do acordo entre usuários, interfaces, regras de negócios e diversas situações de uso. A norma

Leia mais

Ergonomia de Interface de Software. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci

Ergonomia de Interface de Software. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Ergonomia de Interface de Software Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Introdução Os novos modos de produção, condicionados por sucessivas mutações (demográficas, económicas, tecnológicas, de organização

Leia mais

Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf

Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf É um método de avaliação de usabilidade onde um avaliador procura identificar problemas de usabilidade numa interface com o usuário, através

Leia mais

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Usabilidade Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico Usabilidade A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada

Leia mais

A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores.

A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Usabilidade Usabilidade/Conceituação A usabilidade é um princípio conceituado por vários autores. Para Nielsen (2000) ela é identificada quando o usuário, ao manipular uma interface, for capaz de facilmente

Leia mais

Interação Humano Computador

Interação Humano Computador Introdução Interação Humano Computador José Alexandre Ducatti Qualidades Ergonômicas para IHC 1 A CONDUÇÃO 1.1 Presteza 1.2 Feedback Imediato 1.3 Legibilidade 1.4 Agrupamento/Distinção de It ens 1.4.1

Leia mais

Referências. Sumário. Introdução. Avaliação com Listas de Conferência

Referências. Sumário. Introdução. Avaliação com Listas de Conferência Referências Avaliação com Listas de Conferência Cybis, W. A. Engenharia Ergonômica de Usabilidade de Interfaces Humano-Computador. Apostila disponível em www.labiutil.inf.ufsc.br/apostila/apostila.htm.

Leia mais

Critérios de qualidade que pautam a lista de verificação do Labutil (Bastien e Scapin, 1993)

Critérios de qualidade que pautam a lista de verificação do Labutil (Bastien e Scapin, 1993) Critérios de qualidade que pautam a lista de verificação do Labutil (Bastien e Scapin, 1993) Os critérios de qualidade se constituem em um refinamento das regras de Shneiderman. 1. Presteza Verifique se

Leia mais

A ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.

A ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. O que é Ergonomia? A ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. O QUE É USABILIDADE? SEGUNDO A NORMA ISO 9241:

Leia mais

Avaliação Ergonômica da Interface de Interação da Plataforma Sucupira

Avaliação Ergonômica da Interface de Interação da Plataforma Sucupira Avaliação Ergonômica da Interface de Interação da Plataforma Sucupira Cássia Emidio Maciel cassiaemidio@hotmail.com UFSC Andréa Cristina Trierweiller andreatri@gmail.com UFSC Gabrielli Ciasca Veloso velosogabrielli@gmail.com

Leia mais

6 Critérios Ergonômicos de Usabilidade

6 Critérios Ergonômicos de Usabilidade 6 Critérios Ergonômicos de Usabilidade A busca da usabilidade na interação Humano-Computador consiste em proporcionar aos usuários o alcance de seus objetivos e a satisfação de suas necessidades em determinado

Leia mais

UNIVERSIDADE DO MINHO Escola de Engenharia Mestrado em Engenharia Humana TICESE

UNIVERSIDADE DO MINHO Escola de Engenharia Mestrado em Engenharia Humana TICESE UNIVERSIDADE DO MINHO Escola de Engenharia Mestrado em Engenharia Humana TICESE TÉCNICA DE INSPECÇÃO DE CONFORMIDADE ERGONÓMICA DE SOFTWARE EDUCACIONAL MANUAL DO AVALIADOR Desenvolvido por: Luciano Gamez

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Professor: José Durval Pacheco durval.pacheco@ifrn.edu.br Usabilidade - Definição Usabilidade é a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos

Leia mais

ERGONOMIA COGNITIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA INTERFACE HUMANO - COMPUTADOR (IHC) DO SISTEMA POLVO

ERGONOMIA COGNITIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA INTERFACE HUMANO - COMPUTADOR (IHC) DO SISTEMA POLVO ERGONOMIA COGNITIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA INTERFACE HUMANO - COMPUTADOR (IHC) DO SISTEMA POLVO José Luiz fonseca da Silva Filho (UDESC) fonseca@udesc.br Vitor Hugo Klein

Leia mais

Introdução à Interface Pessoa-Máquina

Introdução à Interface Pessoa-Máquina Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Introdução à Interface Pessoa-Máquina Prof Pedro Vunge http://pedrovunge.com I Semestre de 2019 Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Leia mais

3 a edição. Walter Cybis Adriana Holtz Betiol Richard Faust. Novatec

3 a edição. Walter Cybis Adriana Holtz Betiol Richard Faust. Novatec 3 a edição Walter Cybis Adriana Holtz Betiol Richard Faust Novatec Copyright 2007, 2010, 2015 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE UM SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARTIR DOS PRINCÍPIOS DE ERGONOMIA E USABILIDADE

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE UM SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARTIR DOS PRINCÍPIOS DE ERGONOMIA E USABILIDADE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO- GRANDENSE - CAMPUS PASSO FUNDO CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET LARISSA DE QUADROS AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE UM SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

3 a edição. Walter Cybis Adriana Holtz Betiol Richard Faust. Novatec

3 a edição. Walter Cybis Adriana Holtz Betiol Richard Faust. Novatec 3 a edição Walter Cybis Adriana Holtz Betiol Richard Faust Novatec Copyright 2007, 2010, 2015 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida

Leia mais

CI751 Interação Humano-Computador

CI751 Interação Humano-Computador CI751 Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador (IHC) Avaliação: usabilidade, acessibilidade... Roberto Pereira rpereira@inf.ufpr.br Artigo Revisão de Literatura 1. Ver descrição do trabalho

Leia mais

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC)

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) Aula 2 BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTERFACE HUMANO COMPUTADOR Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA

Leia mais

CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga

CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga Aula 05 TEMA: RECOMENDAÇÕES ERGONÔMICAS PARA IHC 1. OBJETOS DE INTERAÇÃO Objetos

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão

ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Introdução 1.1 Ergonomia 1.1.1 Ergonomia física e cognitiva 1.2 Usabilidade e Engenharia de Usabilidade 1.3 Interação Humano-Computador. Unidade II

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Aula 02 Bruna Patrícia da Silva Braga PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS PARA IHC HEURÍSTICA DE USABILIDADE A avaliação heurística é um método de inspeção sistemático de usabilidade que leva

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Conhecimentos, Métodos e Aplicações 2 a edição Walter Cybis Adriana Holtz Betiol Richard Faust Novatec Sumário Sobre os autores...13 Introdução...14 Interface com o usuário... 16

Leia mais

UNIP Universidade Paulista Campus Tatuapé SP Ciência da Computação

UNIP Universidade Paulista Campus Tatuapé SP Ciência da Computação Parte 07 Engenharia de Software 7. Interação Homem Computador Um aspecto que se tornou indispensável no desenvolvimento de software é a preocupação em conseguir projetar sistemas interativos mais usáveis.

Leia mais

APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM. Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi

APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM. Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi APLICAÇÕES PARA WEB PRÍNCIPIOS DA IHM Trabalho feito por: Carolina Maróstica Izabela Diniz Larissa Mendes Sabrina Marinho Yagho Baldansi Varginha, 26 de fevereiro de 2016. Trabalho entregue ao professor

Leia mais

Avaliação da Qualidade Ergonômica da Interface Gráfica do Solidworks 2003 através de uma Técnica Analítica.

Avaliação da Qualidade Ergonômica da Interface Gráfica do Solidworks 2003 através de uma Técnica Analítica. Avaliação da Qualidade Ergonômica da Interface Gráfica do Solidworks 2003 através de uma Técnica Analítica. Evaluation Of The Ergonomic Quality Of The Graphical Interface Of The Solidworks 2003 Through

Leia mais

Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5

Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5 Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5 Pós-Graduação em Ergonomia Profª Rosimeire Sedrez Bitencourt, Drª Eng 10 e 11 de Abril de 2010 Ergonomia Cognitiva: conteúdo Parte 1 Parte 2 Parte

Leia mais

Interação Humano-Computador

Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador Avaliação Heurística Danielle Freitas 2015.1 http://docente.ifrn.edu.br/daniellefreitas Agenda Avaliação Heurística O que é? Número de avaliadores Heurísticas de usabilidade

Leia mais

DEINF - UFMA Especialização em Análise e Projeto de Sistema

DEINF - UFMA Especialização em Análise e Projeto de Sistema DEINF - UFMA Especialização em Análise e Projeto de Sistema Interação Humano Computador Prof. Anselmo C. de Paiva Depto de Informática - UFMA Estilos de Interação todas as formas como os usuários se comunicam

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Aula 01 Bruna Patrícia da Silva Braga USABILIDADE E INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR (IHC) USABILIDADE É um atributo de qualidade relacionado à facilidade de uso de algo; Mais especificamente,

Leia mais

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Usabilidade em Ambientes Virtuais Simone Bacellar Leal Ferreira - simone@uniriotec.br UNIRIO Características de uma Boa Interface com o Usuário Simone Bacellar

Leia mais

Introdução a Ergonomia e Usabilidade

Introdução a Ergonomia e Usabilidade Introdução a Ergonomia e Usabilidade Projeto de Interface Homem- Máquina Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Agenda Apresentação Definições Gerais Importância Usabilidade e Ergonomia Engenharia da

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTERFACE HOMEM COMPUTADOR (IHC) Aula N

Leia mais

4 Usabilidade e critérios ergonômicos

4 Usabilidade e critérios ergonômicos Cap.4 Usabilidade e critérios ergonômicos 69 4 Usabilidade e critérios ergonômicos 4.1. Usabilidade O padrão normativo ISO 9241-11 (ABNT, 2008) define Usabilidade como a medida na qual um produto ou sistema

Leia mais

Psicologia Experimental Psicologia Cognitiva Aplicada. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Psicologia Experimental Psicologia Cognitiva Aplicada. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Interface Homem/Máquina Aula 4 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Roteiro da Aula de Hoje

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Aula 08 - Técnicas para avaliação de interfaces Na aula anterior... Técnicas para modelagem de requisitos The Bridge 1: Expressar os requisitos dos usuários como fluxos de tarefas. 2: Mapear os fluxos

Leia mais

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares GQS - Grupo de Qualidade de Software INCoD - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital Juliane Vargas Nunes Thaísa Cardoso

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ASPECTOS ERGONÔMICOS DA INTERFACE GRÁFICA DO SKETCHUP

AVALIAÇÃO DE ASPECTOS ERGONÔMICOS DA INTERFACE GRÁFICA DO SKETCHUP AVALIAÇÃO DE ASPECTOS ERGONÔMICOS DA INTERFACE GRÁFICA DO SKETCHUP Arnoldo Debatin Neto UFSC, Departamento de Expressão Gráfica debatin@cce.ufsc.br Antonio Carlos de Souza UFSC, Departamento de Expressão

Leia mais

Análise Ergonômica do Sistema de Comunicação AgroRede

Análise Ergonômica do Sistema de Comunicação AgroRede Análise Ergonômica do Sistema de Comunicação AgroRede Emeline Büchele Regis Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis SC Brasil emeline@inf.ufsc.br

Leia mais

O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC?

O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC? O QUE É E POR QUE ESTUDAR IHC? É o conjunto de processos, diálogos, e ações através dos quais o usuário humano interage com um computador. "A interação homem-computador é uma disciplina que diz respeito

Leia mais

Interface Usuário Máquina. Aula 05

Interface Usuário Máquina. Aula 05 Interface Usuário Máquina Aula 05 Interface Usar um sistema interativo significa interagir com sua interface para alcançar objetivos em determinado contexto de uso. Interação e Interface A interação e

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que você entende por Tecnologia Assistiva no âmbito de IHC? Cite exemplos. Questão 1 Resposta O que você entende

Leia mais

IHC Interação Homem- Computador. Profa.Denise Neves

IHC Interação Homem- Computador. Profa.Denise Neves IHC Interação Homem- Computador Profa.Denise Neves 2017 Introdução IHC é a abreviação para INTERAÇÃO HOMEM-COMPUTADOR, que no inglês é encontrado sob a sigla HCI Human- Computer Interface. IHC também pode

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação Isabela Gasparini isabela@joinville.udesc.br Sala F211 Tel: 431-7323 http://www.joinville.udesc.br/dcc/isabela/ Avaliação de Interfaces Usabilidade (ISO 9241)

Leia mais

Engenharia de Usabilidade

Engenharia de Usabilidade Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação Engenharia de Usabilidade Prof. Jorge Cavalcanti Jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.twitter.com/jorgecav Interação

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE A USABILIDADE DO SISTEMA SABER

UM ESTUDO SOBRE A USABILIDADE DO SISTEMA SABER UM ESTUDO SOBRE A USABILIDADE DO SISTEMA SABER Pablo Henrique Rodrigues Jaruzo (1); Jorge Miguel Lima Oliveira (2) (1) Universidade Estadual da Paraíba/Campus VII, pablojaruzo@gmail.com; (2) Universidade

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Interface Homem-Computador Aula: Critérios de Qualidade e Heurísticas Professor: M.Sc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Interface Homem-Computador Convergência Digital Convergência

Leia mais

CHECKLIST: UMA FERRAMENTA DE SUPORTE À AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DE INTERFACES

CHECKLIST: UMA FERRAMENTA DE SUPORTE À AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DE INTERFACES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Márcio Matias CHECKLIST: UMA FERRAMENTA DE SUPORTE À AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DE INTERFACES 00 o O) 0) < 3 Florianópolis,

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( ) DISCIPLINA: TIC ANO: 7º TURMAS: A ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Â O A N U A L - T I C UNIDADE DIDÁTICA 1: Tecnologias da Informação e Comunicação AULAS PREVISTAS: 13 x 90 Minutos Utilizar

Leia mais

Lista de Exercícios AV2 01

Lista de Exercícios AV2 01 ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que você entende por Tecnologia Assistiva no âmbito de IHC? Cite exemplos. Questão 1 Resposta O que

Leia mais

CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga

CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga CURSO: TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Engenharia de Usabilidade PROFESSORA: Bruna Patrícia da Silva Braga Nome: Data: GABARITO - LISTA DE REVISÃO AV1 1. Defina usabilidade Refere-se à

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES Conceitos do Livro: Interação Humano - Computador Simone D. J. Barbosa/Bruno Santana da Silva Orienta o avaliador: Introdução Fazer julgamento sobre a qualidade de uso Identificar problemas do usuário

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado DISCIPLINA: TIC -CEF PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2016-2017 ENSINO: Básico CURSO: Curso CEF Tipo 2 Coz AFAC - ERB Módulo 1: Conceitos Essenciais e Sistema

Leia mais

Lilian Peralta Fujiwara Análise Ergonômica do Sistema SigmaWeb para Melhoria da Usabilidade

Lilian Peralta Fujiwara Análise Ergonômica do Sistema SigmaWeb para Melhoria da Usabilidade Lilian Peralta Fujiwara Análise Ergonômica do Sistema SigmaWeb para Melhoria da Usabilidade Joinville - SC 2005 2 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Lilian Peralta

Leia mais

SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais

SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais QUALIDADE DE PACOTE DE SOFTWARE SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais Profa. Rosana Braga (material profas Rosely Sanches e Ellen F. Barbosa) Qualidade de Produto de Software Modelo de Qualidade

Leia mais

Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução A capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto

Leia mais

Informática Prof. Rodrigo Schaeffer

Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Técnico Judiciário Área Administrativa Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Informática Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Edital INFORMÁTICA: Sistemas operacionais: Windows XP/7.

Leia mais

2.3 Recomendações, Princípios e Regras de concepção

2.3 Recomendações, Princípios e Regras de concepção 2.3 Recomendações, Princípios e Regras de concepção Os princípios e regras que são actualmente aceites para orientar o trabalho de construção de interfaces de interacção são de natureza heurística. Estão

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU RESUMO: Este artigo tem como objetivo avaliar a sala virtual MOODLE utilizada como suporte para os cursos presenciais do campus Iguatu.

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTERFACE HOMEM COMPUTADOR (IHC) Aula N

Leia mais

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade José Alexandre Ducatti introdução Usabilidade A usabilidade é definida como a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas,

Leia mais

É qualquer entidade legal, empresas ou um "usuário final (doméstico)".

É qualquer entidade legal, empresas ou um usuário final (doméstico). RESUMO O word e o Excel são softwares de suma importância para os trabalhos executados em qualquer empresa e/ou empreendimentos tanto de porte maior como de menor e que trabalhem informatizados. Ambos

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ LETICIA RAMOS SAMUEL DIEGO SANDRI INTERFACE PARA PROGRAMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ LETICIA RAMOS SAMUEL DIEGO SANDRI INTERFACE PARA PROGRAMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ LETICIA RAMOS SAMUEL DIEGO SANDRI INTERFACE PARA PROGRAMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO CURITIBA 2005 LETICIA RAMOS SAMUEL DIEGO SANDRI INTERFACE PARA PROGRAMA

Leia mais

USABILIDADE. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci

USABILIDADE. Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Análise heurística Definição Análise Heurística (Nielsen and Molich, 1990; Nielsen 1994) é um método de engenharia de usabilidade para encontrar os erros

Leia mais

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ]

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ] Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem [ perspectiva do usuário ] Gilda Helena Bernardino de Campos gilda@ccead.puc-rio.br Igor Martins igor@ccead.puc-rio.br Bernardo Pereira

Leia mais

2.4 Principais estilos de interacção

2.4 Principais estilos de interacção 2.4 Principais estilos de interacção Janelas Menus Formulários Caixas de diálogo Manipulação directa Outros 2.1 Regras para Janelas 1. Não utilizar demasiadas janelas e minimizar as necessidades de manipulação

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Aula 2 e 3 Uma visão geral de Usabilidade Usabilidade Usabilidade é o aspecto mais importante da interação homem-computador. Está ligada a fatores

Leia mais

Metas curriculares 7º ano. Partindo do principio que a disciplina terá 90 minutos semanais

Metas curriculares 7º ano. Partindo do principio que a disciplina terá 90 minutos semanais Metas curriculares 7º ano Partindo do principio que a disciplina terá 90 minutos semanais Informação I7 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias 1. Compreender a evolução das tecnologias

Leia mais

EditWeb: Auxiliando professores na autoria de páginas Web que respeitem critérios de Usabilidade e Acessibilidade

EditWeb: Auxiliando professores na autoria de páginas Web que respeitem critérios de Usabilidade e Acessibilidade EditWeb: Auxiliando professores na autoria de páginas Web que respeitem critérios de Usabilidade e Acessibilidade UFRGS - PPGC Leila Laís Gonçalves Orientador: Prof. Dr. Marcelo Pimenta Mecanismos de autoria

Leia mais

Critérios e Recomendações Ergonômicas para IHC

Critérios e Recomendações Ergonômicas para IHC Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação Critérios e Recomendações Ergonômicas para IHC Prof. Jorge Cavalcanti Jorge.cavalcanti@univast.edu.br www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Professor: José Durval Pacheco durval.pacheco@ifrn.edu.br O avanço tecnológico vem há anos ampliando as possibilidades de desenvolvimento de jogos digitais. Um dos marcos desse

Leia mais

26/03/2012. Para Jakob Nielsen. Uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários.

26/03/2012. Para Jakob Nielsen. Uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários. Tema 1 Engenharia de Usabilidade (I) 2012.1 ISO 9241 Critérios ergonômicos capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas

Leia mais

CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software

CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software Simone Vasconcelos Silva Professora de Informática do CEFET Campos Mestre em Engenharia de Produção pela UENF RESUMO Um produto de software de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) 7º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 ESCOLA EB

Leia mais

PROJETO DE INTERFACES. Projeto de Programas PPR0001

PROJETO DE INTERFACES. Projeto de Programas PPR0001 1 PROJETO DE INTERFACES Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução A interface de uma aplicação computacional envolve os aspectos de um sistema com o qual mantemos contato A área da computação que estuda

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: MATÉRIA: INTERFACE HOMEM COMPUTADOR (IHC)

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Ergonomia e Saúde na Informática SIGLA: ESI TURMA: A CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 TEORIA: 72 PRÁTICA: 0

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Ergonomia e Saúde na Informática SIGLA: ESI TURMA: A CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 TEORIA: 72 PRÁTICA: 0 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO - DEN DEPARTAMENTO: Sistemas de Informação PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Ergonomia

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.6 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Experimental Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/17 Introdução

Leia mais

Introdução. Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas:

Introdução. Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas: Conceitos Básicos Introdução Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas: Interação usuário-sistema; Interface

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Revista Fasem Ciências

Revista Fasem Ciências 24 ENGENHARIA DE USABILIDADE: CRITÉRIOS ERGONÔMICOS DE SCAPIN E BASTIEN APLICADOS AO SOFTWARE * Tiago Gomes de Oliveira 1 RESUMO: Este artigo tem como objetivo apontar a utilização básica dos critérios

Leia mais

Desenvolvimento de Interfaces de Ambientes Interativos para Usuários Novatos - o caso de trabalhadores rurais

Desenvolvimento de Interfaces de Ambientes Interativos para Usuários Novatos - o caso de trabalhadores rurais Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Desenvolvimento de Interfaces de Ambientes Interativos para Usuários Novatos - o caso de trabalhadores rurais

Leia mais

Motivado pela preferência em aprender fazendo

Motivado pela preferência em aprender fazendo Interface Homem/Máquina Aula 21 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Percurso Cognitivo

Leia mais

Modelos de Interação

Modelos de Interação Disciplina: Projeto de Interface Homem-Computador Aluno: Gustavo Alexandre Professora: Ana Cristina Bicharra Modelos de Interação 1. Introdução Existem diversas formas com as quais o usuário pode interagir

Leia mais

Interação Humano-Computador

Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador Avaliação Preditiva Danielle Freitas 2015.1 http://docente.ifrn.edu.br/daniellefreitas Agenda Tipos de avaliação Modelos preditivos GOMS KLM Características e vantagens Avaliação

Leia mais

2. Ergonomia Informacional e Usabilidade

2. Ergonomia Informacional e Usabilidade 2. Ergonomia Informacional e Usabilidade Esse capítulo apresenta os fundamentos ergonômicos que balizam essa pesquisa, que tem por tema as contribuições que a Ergonomia e a Usabilidade podem trazer ao

Leia mais

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2 INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR Aula 2 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em

Leia mais

Interação Humano-Computador Interface e Estilos de Interação PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Interface e Estilos de Interação PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Interface e Estilos de Interação PROFESSORA CINTIA CAETANO Paradigma de Interação Indica a ordem em que os elementos envolvidos em uma operação são selecionados ou acionados

Leia mais

Escola Básica de Gondomar. Tecnologias de Informação e Comunicação 3º Ciclo 7º ano ANO LECTIVO DE 2014/2015

Escola Básica de Gondomar. Tecnologias de Informação e Comunicação 3º Ciclo 7º ano ANO LECTIVO DE 2014/2015 Escola Básica de Gondomar Tecnologias de Informação e Comunicação 3º Ciclo 7º ano ANO LECTIVO DE Conteúdos Programáticos 1º e 2º Períodos A Informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias 1. Compreender

Leia mais

Projeto e Desenvolvimento de SAD (2)

Projeto e Desenvolvimento de SAD (2) Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry Projeto e Desenvolvimento de SAD (2) DISCIPLINA: Sistemas de Apoio a Decisão Metodologias de projeto e desenvolvimento:

Leia mais

As técnicas de concepção

As técnicas de concepção As técnicas de concepção Acadêmicos: Bruno Amaral de Sousa Claudivan Gottardi Guilherme Assufi Dallanol Marlon Victor de Paula Objetivo Demonstrar técnicas destinadas a implementar as especificações para

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO - MEDAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO - MEDAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO - MEDAS Tecnologias da Informação e Comunicação 7º ANO PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 2014/2015

Leia mais

Documentação e Ajudas

Documentação e Ajudas Interfaces Pessoa Máquina Documentação e Ajudas Cap. 12 Manuais e Documentação 20 Melhor e Pior? Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior Multiplicidade de Dispositivos de Interação Entrada de Texto Introdução

Leia mais

Avaliação de Usabilidade Referências

Avaliação de Usabilidade Referências Avaliação de Usabilidade Referências Avaliação de usabilidade Engenharia de Usabilidade Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação - UFMG Hix, D.; Hartson, H.

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Material 5 Metodologias de Desenvolvimento de Interfaces Prof. Luthiano Venecian Introdução o Como conceber e implementar a

Leia mais