A substância guarda relação enantiomérica com a e d e diastereoisomérica com as demais estruturas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A substância guarda relação enantiomérica com a e d e diastereoisomérica com as demais estruturas."

Transcrição

1 isomeria 2 Professor(a): Aluno(a): Nº: Turma: Data: / / Nota: Questão 1 - Valor: 2,44 Muitas substâncias encontradas em organismos vivos são extraídas e classificadas como metabólitos secundários. É o caso dos terpenos, uma grande classe de substâncias encontradas em inúmeras espécies de plantas. Muitos aromas e sabores (canela, cravo, menta, dentre outros) são devidos à presença desse tipo de substância. Analisando a estrutura de alguns terpenos conforme figura a seguir (extraída de Química Nova Vol. 26, N. 3, p ), aponte a alternativa em que são descritas nessa ordem: 1 substância com cadeia cíclica; 1 substância quiral; 1 ciclohexanona; 1 substância com apenas um carbono assimétrico. Substância 13, substância 14, substância 15 e substância 16. Substância 17, substância 14, substância 18 e substância 16. Substância 13, substância 14, substância 15 e substância 16. Substância 19, substância 18, substância 15 e substância 14. Substância 14, substância 15, substância 20 e substância 16. Questão 2 - Valor: 2,44 Qual a relação entre a substância 1 e as representações estéricas (a-f) abaixo? A substância guarda relação enantiomérica com a e d e diastereoisomérica com as demais estruturas. A substância guarda relação enantiomérica com a e f. As estruturas b e c representam estereoisômeros de 1. A substância 1 guarda relação enantiomérica com a e e. As estruturas a, b, c, d, e, f representam enantiômeros de 1.

2 Questão 3 - Valor: 2,44 "Um fungo semelhante aos do gênero Eutypa foi isolado da madeira do caule de Murraya paniculata, uma pequena árvore proveniente da Ásia que foi introduzida no Brasil com propósito de uso ornamental. Cultivado em meio líquido, o fungo produziu um novo sesquiterpeno do tipo guaiano (I) e um diastereômero da harzialactona A (II), obtida pela primeira vez como produto natural". J. Braz. Chem. Soc., vol.19, no.7,p ,2008. Responda: Quantos estereocentros (antigo carbono quiral), as estruturas I e II possuem? I = 5 e II = 2 I = 5 e II = 1 I = 3 e II = 2 I = 3 e II = 1 I = 5 e II = 3 Questão 4 - Valor: 2,44 Considere a estrutura do oseltamivir, princípio ativo do Tamiflu, primeiro medicamento antiviral usado na pandemia de influenza A (gripe suína), que se iniciou em 2009 no México. A) Dê o nome das funções orgânicas presentes na estrutura do oseltamivir, exceto hidrocarbonetos. B) Dê o número de átomos de carbonos hibridados sp 3 na estrutura do oseltamivir. C) Dê o número de átomos de carbonos quirais na estrutura do oseltamivir. D) Dê o nome dos grupos alquilas ligados diretamente aos átomos de oxigênio na estrutura do oseltamivir. Resposta:

3 Questão 5 - Valor: 2,44 Menos carne, mais peixe Dieta rica em ácidos graxos ômega 3 pode proteger contra a epilepsia Um grupo de crianças de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, começou a receber doses diárias de óleo de peixe como complemento dos remédios que tomam para controlar a epilepsia. As crianças participantes desse estudo receberão diariamente, por seis meses, cápsulas com 2 e 3 g de óleo de peixe. A expectativa é que o consumo de óleo de peixe rico em ácidos graxos ômega 3 diminua a frequência das crises e ajude a preservar neurônios. Analise as fórmulas estruturais representadas de I a IV. (Pesquisa FAPESP, agosto 2009). O arranjo dos átomos ao redor das duplas ligações carbono-carbono, presentes nas moléculas das substâncias I a IV, caracteriza isômeros cis. trans. ópticos. de cadeia. de função. Questão 6 - Valor: 2,44 Uma das ênfases da disciplina de Genética Médica, do terceiro período, é o estudo dos erros inatos do metabolismo. A presença de ácido fenilpirúvico na urina de uma criança pode ser indício da fenilcetonúria, doença que causa retardo mental. O ácido fenilpirúvico encontra-se em solução aquosa em duas formas, de acordo com a representação abaixo: As estruturas em equilíbrio mostradas acima correspondem a: tautômeros. estereoisômeros geométricos. esteroisômeros ópticos. estruturas de ressonância. ácido fenilpirúvico e seu produto de hidrólise.

4 Questão 7 - Valor: 2,44 Nas aulas práticas em laboratórios durante o curso de Medicina, o estudante manipulará compostos que estão sob o controle da Polícia Federal ou do Exército Brasileiro, como o etoxietano e a acetona. Na tentativa de conter o tráfico de drogas, exige-se atualmente que as instituições de ensino e pesquisa só adquiram estes produtos com a devida autorização daqueles órgãos. Exemplificam isômeros dos compostos citados: A) Éter dietílico e propanona. B) Butan-1-ol e butanona. C) Butan-2-ol e propanol. xd) Álcool t-butílico e propanal. E) Etanol e propanol. Éter dietílico e propanona. Butan-1-ol e butanona. Butan-2-ol e propanol. Álcool t-butílico e propanal. Etanol e propanol. Questão 8 - Valor: 2,44 possui carbono quiral. apresenta fórmula C 12 H 20 O. possui o nome sistemático de dodeca-8,10-en-1-ol. possui duas ligações duplas carbono-carbono com isomeria trans.

5 Questão 9 - Valor: 2,44 O ácido fenilpirúvico possui atividade óptica, pois apresenta carbono quiral. A função cetona está presente na fenilalanina, na tirosina e no ácido fenilpirúvico. A massa molar da fenilalanina é maior que a massa molar da tirosina. O nome oficial da fenilalanina é ácido 2-amino-3-fenilpropanoico. A fenilalanina e o ácido fenilpirúvico são isômeros de função.

6 Questão 10 - Valor: 2,44 Considere as seguintes informações sobre entalpia de combustão no estado padrão ΔH 0 para alguns combustíveis. Dados adicionais: considere a gasolina composta apenas de C 8 H 18 ; densidade do etanol 0,79 g/ml; e densidade da gasolina 0,72 g/ml. Com base nas informações acima, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). 1 - O etanal é um isômero de função do etanol. 2 - O nome IUPAC da molécula C 8 H 18 é octanol, alcano de fórmula geral C n H 2n. 4 - A molécula 2,2,3,3 tetrametilbutano apresenta fórmula molecular C 8 H 18 sendo um isômero do 2,4 dimetilhexano. 8-2,24 litros de hidrogênio fornecem mais calor que 4,75 ml de gasolina, considerando ambos os combustíveis nas CNTP Comparando-se as entalpias de combustão, é correto afirmar que 57 gramas de gasolina geram mais calor que 46 gramas de etanol ou 20 gramas de hidrogênio Um posto de serviço comercializa o litro de álcool a R$ 1,50 e o litro de gasolina a R$ 2,50. Considerando um carro Flex que consome 1 litro de álcool a cada 10 km ou 1 litro de gasolina a cada 15 km, pode-se concluir que seria mais econômico utilizar o álcool. Soma: Questão 11 - Valor: 2,44 Este é o lugar para uma breve referência às especiarias, esses produtos misteriosos que nos intrigam em nossas aulas de História, pois difícil era entender que se armassem frotas inteiras para em viagens de um a dois anos de duração e enfrentando tempestades, guerras e piratas, trazerem as preciosas especiarias, que valiam seu peso em ouro. A real importância das especiarias ultrapassa seu uso simplesmente como condimento, mas um aspecto fundamental era seu uso na preservação dos alimentos. Por exemplo, sabe-se hoje que o cravo da índia contém eugenol, uma substância com propriedades fungicidas e antissépticas: alimentos preparados com cravo da Índia duravam de sete a dez vezes mais tempo do que alimentos preparados sem o cravo. O mesmo eugenol, extraído do cravo por arraste de vapor, encontrou por muito tempo emprego em Medicina e Odontologia como antisséptico (o típico cheiro dos antigos consultórios dos dentistas). As especiarias eram tidas inicialmente como da Arábia; Marco Polo, em suas viagens, descobriu que elas vinham de mais longe. No século XVI os químicos e farmacêuticos concentravam-se com a obtenção de extratos por arraste de vapor. Mais tarde as especiarias constituíram um prato cheio para os químicos orgânicos, a partir de cerca de 1800, e principalmente com o desenvolvimento da Química de produtos naturais. MAAR, Juergen Heinrich. História da Química. Florianópolis: Conceito Editorial, p O eugenol, cuja fórmula estrutural encontra-se abaixo, é um composto volátil e é o principal constituinte do óleo essencial extraído do cravo da índia. De acordo com as informações acima, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). 1 - O eugenol é um composto orgânico e apresenta a função química álcool em sua estrutura Na molécula do eugenol, o número de oxidação do carbono primário sp 2 é igual a 2.

7 8 - A molécula do eugenol possui atividade óptica, pois apresenta carbono quiral em sua estrutura A fórmula molecular do eugenol é C 10 H 12 O Quando o eugenol passa do estado líquido para o estado gasoso, são rompidas as chamadas ligações de hidrogênio, que atuam como forças intermoleculares. Soma: Questão 12 - Valor: 2,44 Apenas I. Apenas II. Apenas III. Apenas I e II. Apenas I e III.

8 Questão 13 - Valor: 2,44 O fosfato de oseltamivir foi desenvolvido e produzido pelos laboratórios Roche sob o nome comercial de Tamiflu e tem sido amplamente utilizado na pandemia de gripe A (H1N1). Trata-se de um pró-fármaco, pois não possui atividade viral. No organismo, ele é biotransformado em carboxilato de oseltamivir, que é ativo contra os vírus influenza A e B. A estrutura do fosfato de oseltamivir está representada abaixo. A respeito do fosfato de oseltamivir, é correto afirmar que ele contém em sua estrutura os grupos metila, etila e sec-butila. apresentam carbonos assimétricos. apresenta um anel aromático tetrassubstituído. tem estrutura inteiramente planar. não é hidrossolúvel, devido à presença do grupo fosfato. Questão 14 - Valor: 2,44 A ideia da mumificação, a tentativa de conservação do corpo do indivíduo após a sua morte, existe desde os primórdios da civilização humana. Essa ideia alcançou seu ápice durante o apogeu da civilização egípcia. Cientistas divulgaram seus estudos a respeito da identificação das substâncias usadas pelos embalsamadores na múmia de Sankh-Kare (1500 a.c.). Foi observada a presença de compostos orgânicos, como cresol, xileno, guaiacol e naftaleno. Analise as representações moleculares e assinale a alternativa com a afirmação correta. As três moléculas representadas possuem cadeia principal cíclica alifática. As moléculas que representam fenóis são ácidos de Brönsted-Lowry. As três moléculas representadas possuem somente átomos de carbonos secundários. As três moléculas representadas possuem átomos com pares de elétrons livres. A molécula que representa hidrocarboneto possui dois isômeros geométricos.

9 Questão 15 - Valor: 2,44 A plastinação foi desenvolvida a partir de 1977, com os trabalhos do anatomista alemão Gunther von Hagens. Essa técnica de conservação permite o estudo macroscópico e microscópico de cadáveres sem os incômodos odores ou as mudanças de tonalidade dos tecidos. Os estudos da anatomia do corpo humano puderam ser, então, mais esclarecedores. A técnica inicia com a aplicação de acetona a -25 C para desidratar o corpo; em seguida o solvente é substituído por polímeros, como resinas epóxi, poliésteres e silicones, em um processo a vácuo. Considerando a molécula de acetona, afirma-se: I. A acetona é miscível com água, pois pode formar pontes de hidrogênio com esta. II. A acetona é mais volátil do que o isopropanol, pois pode formar pontes de hidrogênio intermoleculares. III. A acetona é isômero do propanal Está(ão) correta(s) apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas I e III. Questão 16 - Valor: 2,44 A Copa do Mundo de 1998 ficou marcada para os brasileiros pelo episódio ocorrido com o jogador Ronaldinho e pela derrota no final, para a França. A má atuação do jogador, segundo especialistas, pode ter ocorrido por estresse, ansiedade, depressão ou pânico. Se confirmado o estresse, teriam sido alteradas as quantidades de serotonina, dopamina e noradrenalina do jogador, substâncias químicas excitatórias do cérebro e cujas estruturas são: Responda: a) Quais são as funções orgânicas que as três estruturas têm em comum? b) Qual das estruturas químicas acima desenhadas apresenta carbono assimétrico? c) Qual é o número de carbonos primários na serotonina? Resposta:

10 Questão 17 - Valor: 2,44 O ácido málico, extraído da maçã, é uma substância opticamente ativa que pode ser representada pela fórmula estrutural a seguir: Qual é o número de oxidação do átomo de carbono responsável pela atividade óptica desse ácido? Questão 18 - Valor: 2,44 Em substituição aos clorofluorcarbonetos, inimigos da camada de ozônio, e aos hidrofluorcarbonetos, que causam aquecimento global, os refrigeradores modernos começam a empregar o gás isobutano (metil-propano), também chamado de "gás verde". Mais de cem milhões de lares no mundo inteiro já possuem geladeiras cujos compressores utilizam essa nova tecnologia. Assinale a afirmativa incorreta a respeito do gás verde: Possui fórmula molecular C 4 H 10. Sua molécula contém um átomo de carbono terciário. É isômero de posição do gás de isqueiro (n-butano). É isólogo do metil-propeno. Possui cadeia carbônica saturada e ramificada. Questão 19 - Valor: 2,44 Isômeros de posição pertencem à mesma função e têm o mesmo tipo de cadeia carbônica, mas diferem na posição de uma insaturação, de uma ramificação ou de um grupo funcional. Assinale o número de isômeros aromáticos de posição existentes com a fórmula C 7 H 7 Cl que apresentam o átomo do halogênio ligado a um átomo de carbono secundário:

11 Questão 20 - Valor: 2,44 Substâncias químicas que apresentam em sua estrutura um carbono assimétrico desviam o plano da luz polarizada, portanto tais substâncias são ditas opticamente ativas. A seguir estão representadas as estruturas químicas de quatro substâncias. Das substâncias representadas, desviam o plano da luz polarizada apenas: I II II e III I, II e III I, III e IV Questão 21 - Valor: 2,44 Isomeria é um fenômeno freqüente, na Química Orgânica, que se caracteriza pelo fato de compostos de diferentes estruturas apresentarem a mesma fórmula molecular. Sendo assim, assinale a(s) alternativas(s) correta(s): Metoxi-butano e etoxi-propano apresentam isomeria de compensação. Etanol e etanal apresentam tautomeria. Ácido-2-cloro-propanóico apresenta isomeria óptica. 8 - C 3 H 6 O e C 2 H 2 Cl 2 apresentam isomeria geométrica Posição e cadeia são os tipos de isomeria plana que a fórmula molecular C 4 H 8 apresenta Butanoato de etila e ácido hexanóico apresentam isomeria de função. Soma:

12 Questão 22 - Valor: 2,44 O 2-butanol é uma substância que possui dois isômeros ópticos, sendo que um dos isômeros desvia a luz polarizada para a direita (+) e o outro, para a esquerda ( ). No entanto, a mistura equimolar desses isômeros não desvia a luz polarizada. Esses isômeros são oxidados, produzindo A, e reduzidos, produzindo B, conforme o esquema abaixo: a) Escreva as estruturas das substâncias em A e B, obtidas nas conversões mostradas no esquema. b) Por que tanto a mistura equimolar quanto a(s) substância(s) em B não desvia(m) a luz polarizada? Justifique. Resposta: Questão 23 - Valor: 2,44 são isômeros; têm as mesmas propriedades químicas; podem ser usados como anestésicos; podem ser queimados na ausência de oxigênio pois este já ocorre na molécula. Questão 24 - Valor: 2,44 Compostos diferentes, de mesma fórmula molecular, são chamados de isômeros. O par que apresenta o fenômeno da isomeria é: 1 ****

13 Questão 25 - Valor: 2, Questão 26 - Valor: 2,44 efeito mesômero; oxirredução; tautomeria; ressonância; equilíbrio aldo-enólico.

14 Questão 27 - Valor: 2,44 Dos compostos abaixo, o único que não é isômero dos demais é: Questão 28 - Valor: 2, Questão 29 - Valor: 2,44 Aquecido em presença de catalisadores, um hidrocarboneto com cadeia carbônica linear sofre rearranjos de átomos, dos quais resultam isômeros com cadeias ramificadas. Se o hidrocarboneto for o n-octano, é então possível que se forme o seu isômero de nome: 2,3-dimetilbutano; 2,3-dimetilpentano; 2,3-dimetilexano; 2,3-dimetileptano; 2,3-dimetiloctano. Questão 30 - Valor: 2,44 ácidos carboxílicos; aldeídos; cetonas; hidrocarbonetos; álcoois terciários.

15 Questão 31 - Valor: 2,44 reação ácido-base; tautomeria; ressonância; reação de oxirredução; hidrólise. Questão 32 - Valor: 2,44 São isômeros de posição: isopropanol e 2-propanol; butanona e metil-etil-cetona; ácido butanóico e ácido-metil-propiônico;ácido butanóico e ácido-metil-propiônico; metil ciclo-propano e ciclo-butano; iso-butil-amina e terc-butil-amina. Questão 33 - Valor: 2,44 Consideradas as substâncias abaixo, indique as afirmações corretas: I. II. III. IV. C6H6O V. CH3OH VI.CH3CH2OH

16 1 - os compostos I e II são isômeros de posição; 2 - os compostos II e III são isômeros funcionais; 4 - o composto V não tem isômeros; 8 - o composto VI admite isômeros de posição mas não tem isômero funcional; 16 - a fórmula IV pode corresponder a um fenol. Soma: Questão 34 - Valor: 2,44 os compostos I e III são isômeros geométricos; os compostos II e III são isômeros geométricos; o composto II é o único que apresenta isomeria geométrica; os compostos III e IV são os únicos que apresentam isomeria geométrica; todos os compostos apresentam isomeria geométrica. Questão 35 - Valor: 2,44 Qual dos compostos abaixo apresenta isomeria geométrica?

17 Questão 36 - Valor: 2,44 Considere os seguintes compostos: I. 3-bromo-buteno-1 II. 2-fenil-pentenóico-3 III. propenóico-2 IV. 1-fenil-pentadieno-1,3 Podem apresentar isomeria cis-trans apenas os compostos: I e II I e III I e IV II e III II e IV Questão 37 - Valor: 2, Questão 38 - Valor: 2,44 É considerado carbono assimétrico aquele ligado a: quatro outros átomos de carbono em radicais iguais; somente um átomo de carbono na cadeia carbônica por ligação dupla; dois átomos de carbono e dois hidrogênios; quatro átomos ou radicais monovalentes diferentes; dois átomos diferentes e dois radicais metila. Questão 39 - Valor: 2,44 radioativo; metálico; assimétrico; terciário; grafítico.

18 Questão 40 - Valor: 2,44 Que isômero apresenta atividade óptica? Questão 41 - Valor: 2,40 Assinale, entre os compostos abaixo, aquele que possui um carbono assimétrico:

19 Avaliação: isomeria 2 Professor(a): Gabarito Questão 1 - ID: RV2009QUI692 Resposta: E Questão 2 - ID: RV2009QUI694 Resposta: D Questão 3 - ID: RV2009QUI708 Resposta: A Questão 4 - ID: RV2010QUI041 Resposta: A) As funções presentes são: éter, amida, amina e éster. B) São doze átomos de carbono com hibridação sp 3. C) São três átomos de carbono quiral. D) Os grupos alquilas ligados diretamente aos átomos de oxigênios são: pent-3-il e etil.

20 Questão 5 - ID: RV2010QUI047 Resposta: A Questão 6 - ID: RV2010QUI082 Resposta: A Questão 7 - ID: RV2010QUI094 Resposta: D Questão 8 - ID: RV2010QUI099 Resposta: D Questão 9 - ID: RV2010QUI128 Resposta: D Questão 10 - ID: RV2010QUI146 Resposta: = 36 Questão 11 - ID: RV2010QUI153 Resposta: = 50 Questão 12 - ID: RV2010QUI182 Resposta: E Questão 13 - ID: RV2010QUI183 Resposta: B Questão 14 - ID: RV2010QUI185 Resposta: B Questão 15 - ID: RV2010QUI186 Resposta: E Questão 16 - ID: RV2006QUI265 Resposta: a) As três estruturas têm a função fenol e amina. b) A noradrenalina apresenta carbono assimétrico: c) A serotonina apresenta 1 carbono primário. Questão 17 - ID: RV2006QUI322 Resposta: C

21 Questão 18 - ID: RV2006QUI323 Resposta: C Questão 19 - ID: RV2006QUI324 Resposta: B Questão 20 - ID: RV2006QUI388 Resposta: C Questão 21 - ID: RV2006QUI408 Resposta: = 61 Questão 22 - ID: RV2007QUI044 Resposta: a) As estruturas das substâncias A e B, obtidas nas conversões são: A. H 3 C COCH 2 CH 3 (2 - butanona) B. H 3 CHCOHCH 2 CH 3 (2 - butanol) b) Porque formam uma mistura racêmica. Nessa mistura, há quantidades iguais dos enantiômeros, os quais desviam a luz polarizada em valores idênticos, porém em sentidos opostos. Questão 23 - ID: QUI_3237 Resposta: A Questão 24 - ID: QUI_3238 Resposta: A Questão 25 - ID: QUI_3239 Resposta: E Questão 26 - ID: QUI_3240 Resposta: C Questão 27 - ID: QUI_3241 Resposta: B Questão 28 - ID: QUI_3242 Resposta: C Questão 29 - ID: QUI_3243 Resposta: C Questão 30 - ID: QUI_3244 Resposta: B

22 Questão 31 - ID: QUI_3245 Resposta: B Questão 32 - ID: QUI_3246 Resposta: E Questão 33 - ID: QUI_3247 Resposta: = 23 Questão 34 - ID: QUI_3249 Resposta: D Questão 35 - ID: QUI_3251 Resposta: D Questão 36 - ID: QUI_3252 Resposta: E Questão 37 - ID: QUI_3253 Resposta: C Questão 38 - ID: QUI_3254 Resposta: D Questão 39 - ID: QUI_3255 Resposta: C Questão 40 - ID: QUI_3256 Resposta: B Questão 41 - ID: QUI_3257 Resposta: A

EXERCÍCIOS DE ISOMERIA PLANA E ESPACIAL

EXERCÍCIOS DE ISOMERIA PLANA E ESPACIAL CURS DE QUÍMICA PRF.: RENÉ DS REIS BRGES EXERCÍCIS DE ISMERIA PLANA E ESPACIAL 01 Cite a função química a que pertencem as substâncias abaixo, com os tipos de isomeria que ocorrem em cada par. a) 3 C C

Leia mais

Caderno de Exercícios 1 Química Série 14 Isomeria

Caderno de Exercícios 1 Química Série 14 Isomeria 01 Além da fórmula molecular, também deveria constar no rótulo o nome oficial do composto, uma vez que a fórmula C 6 H 14 pode representar substâncias orgânicas completamente distintas. 1 02 Fórmula molecular:

Leia mais

www.professormazzei.com ISOMERIA Folha 01 João Roberto Fortes Mazzei

www.professormazzei.com ISOMERIA Folha 01 João Roberto Fortes Mazzei 01. Dentre as alternativas a seguir, é incorreto afirmar que: a) etanol e etóxi-etano apresentam, respectivamente, isomeria funcional e de compensação. b) 2-buteno e propino apresentam, respectivamente,

Leia mais

ISOMERIA PLANA EXERCÍCIOS - BÁSICO

ISOMERIA PLANA EXERCÍCIOS - BÁSICO ISOMERIA PLANA EXERCÍCIOS - BÁSICO 1. (Ufv 99) Sobre isômeros, é CORRETO afirmar que: a) são compostos diferentes com a mesma fórmula molecular. b) são representações diferentes da mesma substância. c)

Leia mais

Funções organometálicas:

Funções organometálicas: Funções organometálicas: 1- Para dar nome em compostos organometálicos, primeiramente coloca-se o nome do radical orgânico e em seguida o nome do metal: a) Metil sódio. b) Dimetil Zinco c) Butil lítio.

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 4º Ano/série: 2ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE TEORIA 15 ISOMERIA PLANA Isomeria: fenômeno

Leia mais

Exercícios de revisão Funções e isomeria. Prof. Cristiano Rupp

Exercícios de revisão Funções e isomeria. Prof. Cristiano Rupp Exercícios de revisão Funções e isomeria Prof. ristiano Rupp 1) bserve na ilustração a seguir estruturas de importantes substâncias de uso industrial. Em cada uma dessas substâncias, o número de átomos

Leia mais

Química D Extensivo V. 3

Química D Extensivo V. 3 Química D Extensivo V. 3 Exercícios 01) Alternativa correta: A 5 4 3 2 1 CH 3 CH 2 CH CH CH 2 OH CH 3 CH 3 metil metil 02) Alternativa correta: D 8 7 6 5 4 3 2 1 CH 3 C = CH CH 2 CH 2 CH CH 2 CH 2 OH CH

Leia mais

TD de química orgânica. Assunto: isomeria ( 2º ano) Professor: Jorge Luiz. 1) Os compostos etanol e éter dimetílico demonstram que caso de isomeria?

TD de química orgânica. Assunto: isomeria ( 2º ano) Professor: Jorge Luiz. 1) Os compostos etanol e éter dimetílico demonstram que caso de isomeria? TD de química orgânica Assunto: isomeria ( 2º ano) Professor: Jorge Luiz Assunto: Isomeria Plana 1) Os compostos etanol e éter dimetílico demonstram que caso de isomeria? a) Cadeia. b) Posição. c) Compensação.

Leia mais

Gabarito -Funções Orgânicas 2015

Gabarito -Funções Orgânicas 2015 Gabarito: Resposta da questão 1: [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco durante a invasão holandesa e contêm um pigmento

Leia mais

3. (UnB) Quantos isômeros planos são possíveis para um composto que apresenta fórmula molecular C4H11N? a) 3 b) 5 c) 7 d) 8 e) N.D.

3. (UnB) Quantos isômeros planos são possíveis para um composto que apresenta fórmula molecular C4H11N? a) 3 b) 5 c) 7 d) 8 e) N.D. Isomeria Plana 1. (CATANDUVA) Butanal e metil propanal são isômeros de: a) Função b) Cadeia c) Compensação d) Posição e) N.D.A 2. (FMU) São isômeros funcionais: (Na resposta, dê a soma do valor) 01. butano

Leia mais

Química Orgânica HIBRIDIZAÇÃO DO CARBONO

Química Orgânica HIBRIDIZAÇÃO DO CARBONO Química Orgânica HIBRIDIZAÇÃO DO CARBONO amos Relembrar... Orbitais Atômicos casinha do elétrons Existem 4 orbitais atômicos s p d f Ligações sigma (σ) e ligações pi (π) Ligações do tipo sigma(σ) Ocorre

Leia mais

Isomeria espacial e óptica

Isomeria espacial e óptica Isomeria espacial e óptica 01. Descobertas recentes revelam que várias espécies de plantas possuem um sistema de defesa químico contra o ataque de insetos, através do qual a planta produz substâncias voláteis,

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE QUÍMICA DA UFRGS 2011

RESOLUÇÃO DA PROVA DE QUÍMICA DA UFRGS 2011 RESOLUÇÃO DA PROVA DE QUÍMICA DA UFRGS 2011 Questão 26 Como a questão pede a separação do sólido solúvel do líquido, o único processo recomendado é a destilação simples. Lembrando que filtração e decantação

Leia mais

Centro Universitário Anchieta Engenharia Química Química Orgânica I Prof. Vanderlei I Paula Lista de exercícios 4 / Data: 02/05/2015

Centro Universitário Anchieta Engenharia Química Química Orgânica I Prof. Vanderlei I Paula Lista de exercícios 4 / Data: 02/05/2015 01 - A adição de Br a um alceno pode conduzir a produtos diferentes caso, nessa reação, seja empregado o alceno puro ou o alceno misturado a uma pequena quantidade de peróxido. 2 + Br 2 Br 2 + Br peróxido

Leia mais

Resolução Comentada - Química

Resolução Comentada - Química Resolução Comentada - Química UFTM 2013 1 Fase Vestibular UFTM 2013 1 Resolução Prova de Química Tipo 1 Questão 76 A soja é considerada um dos alimentos mais completos em termos de propriedades nutricionais,

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2013 Disciplina: Química Ano: 3 ANO Professora: Maria Luiza Ensino Médio Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2011-2 GABARITO DA PROVA DISCURSIVA DE QUÍMICA

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2011-2 GABARITO DA PROVA DISCURSIVA DE QUÍMICA UFJF CNCURS VESTIBULAR 2011-2 GABARIT DA PRVA DISCURSIVA DE QUÍMICA Questão 1 Sabe-se que compostos constituídos por elementos do mesmo grupo na tabela periódica possuem algumas propriedades químicas semelhantes.

Leia mais

Equipe de Química QUÍMICA

Equipe de Química QUÍMICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 14B Ensino Médio Equipe de Química Data: QUÍMICA ISOMERIA Isomeria é um fenômeno caracterizado pela ocorrência de duas ou mais substâncias diferentes, que apresentam

Leia mais

Exercícios de Aprendizagem

Exercícios de Aprendizagem UFMS/CPCS AGRONOMIA Disciplina: Química Orgânica Professora Matildes Blanco LISTA -EXERCÍCIOS REFERENTE À AVALIAÇÃO 01 (P1) Exercícios de Aprendizagem 01) Escreva as fórmulas estruturais e moleculares

Leia mais

QUESTÕES DE QUÍMICA ORGÂNICA

QUESTÕES DE QUÍMICA ORGÂNICA QUESTÕES DE QUÍMICA ORGÂNICA I 1- Um composto é orgânico quando: a) Possui carbono em sua molécula; b) Deriva dos seres vivos; c) Deriva dos vegetais; d) Possui obrigatoriamente carbono e nitrogênio em

Leia mais

QUÍMICA. Questão 31. Questão 32

QUÍMICA. Questão 31. Questão 32 QUÍMICA Questão 3 Em 9,9 g de um sal de cálcio encontra-se 0,5 mol desse elemento. Qual a massa molar do ânion trivalente que forma esse sal? Dado: Ca 40 g/mol. (A) 39 g/mol. (B) 278 g/mol. (C) 63,3 g/mol.

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER RECURSO DISCIPLINA QUÍMICA

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER RECURSO DISCIPLINA QUÍMICA 33) Assinale a alternativa correta, na qual todas as substâncias são compostas e líquidas à temperatura ambiente. A O 3, O 2 ; CH 3 CH 2 OH B H 2 ; CO 2 ; CH 3 OH C H 2 O; NH 3 ; CO D H 2 O; CH 3 CH 2

Leia mais

1. Escreva a fórmula eletrônica e estrutural dos compostos cujas fórmulas moleculares são:

1. Escreva a fórmula eletrônica e estrutural dos compostos cujas fórmulas moleculares são: Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal Curso: Engenharia Florestal Mestranda: Daniele Potulski LISTA DE EXERCÍCIOS 2 ENGF007 1. Escreva

Leia mais

Exercício de revisão do 3º Ano Ensino Médio 3ª UNIDADE

Exercício de revisão do 3º Ano Ensino Médio 3ª UNIDADE Rua Siqueira de Menezes, 406 Centro, Capela SE, 49700000, Brasil Exercício de revisão do 3º Ano Ensino Médio 3ª UNIDADE 1. O propeno e o ciclopropano são representados, respectivamente, pelas fórmulas.

Leia mais

Resumo das Funções Orgânicas e nomenclatura

Resumo das Funções Orgânicas e nomenclatura Resumo das Funções Orgânicas e nomenclatura EXERCÍCIOS As questões 2 e 3 referem-se aos textos abaixo. Em diversos países, o aproveitamento do lixo doméstico é quase 100%. Do lixo levado as usinas de compostagem,

Leia mais

Sobre as substâncias representadas pelas estruturas I e II, é INCORRETO afirmar:

Sobre as substâncias representadas pelas estruturas I e II, é INCORRETO afirmar: 8 GABARITO 1 1 O DIA 2 o PROCESSO SELETIVO/2005 QUÍMICA QUESTÕES DE 16 A 30 16. Devido à sua importância como catalisadores, haletos de boro (especialmente B 3 ) são produzidos na escala de toneladas por

Leia mais

FUNDAMENTOS DE QUÍMICA II

FUNDAMENTOS DE QUÍMICA II FUNDAMENTS DE QUÍMIA II Ano lectivo 2001/2002 Bloco de Química rgânica 1ª Série de Exercícios Estruturas de compostos orgânicos, nomenclatura, grupos funcionais, forças intermoleculares 1. Desenhe estruturas

Leia mais

5. (FEEVALE-RS) Marque a alternativa correta que apresenta classificação da cadeia carbônica da essência de abacaxi, cuja fórmula estrutural é:

5. (FEEVALE-RS) Marque a alternativa correta que apresenta classificação da cadeia carbônica da essência de abacaxi, cuja fórmula estrutural é: 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS QUIMICA ORGÂNICA Profº. Sandro Lyra 1. (UECE) A "nicotina" pode ser representada pela fórmula abaixo. Quantos átomos de carbono E quantos hidrogênios existem em uma molécula desse

Leia mais

PRE-VEST AMANDA 14-05-2015 QUÍMICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339. f) 3-etil-2-metil-2-hexeno;

PRE-VEST AMANDA 14-05-2015 QUÍMICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339. f) 3-etil-2-metil-2-hexeno; PRE-VEST AMANDA 14-05-2015 QUÍMICA Lista de Exercícios Hidrocarbonetos Classificação e Nomenclatura de alcanos e alcenos. 01) Escreva as fórmulas estruturais e moleculares dos seguintes alcanos: a) propano;

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 1 ============================================================================================= INTRODUÇÃO À QUÍMICA

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q50 Forças intermoleculares

Química. Resolução das atividades complementares. Q50 Forças intermoleculares Resolução das atividades complementares 4 Química Q50 Forças intermoleculares p. 15 1 (Unifor-CE) Considerando a natureza das ligações químicas intermoleculares existentes nas substâncias: Etanol C 2 H

Leia mais

Mary Santiago Silva 05/05/2010

Mary Santiago Silva 05/05/2010 Espectrometria de Massas Interpretação do Espectro de Massas Prof. Marcelo da Rosa Alexandre Departamento de Química - UFS Introdução Fragmentação em espectro de massas por EI oferece importante informação

Leia mais

http://www.quimica.net/emiliano 1

http://www.quimica.net/emiliano 1 Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UPF 2004 Professor Emiliano hemello www.quimica.net/emiliano emiliano@quimica.net Questões Resolução: B Resoluções Em 1875, rookes colocou gases muito rarefeitos

Leia mais

www.professormazzei.com REAÇÕES DE ADIÇÃO Folha 01 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com REAÇÕES DE ADIÇÃO Folha 01 João Roberto Mazzei 01. Aldeídos e cetonas reagem com compostos de Grignard (R-MgX), originando um composto intermediário que, por hidrólise, origina um álcool, de acordo com o esquema a seguir. R = grupo alquila ou H. R

Leia mais

PROF. JOÃO NETO MÓDULO: CADEIAS CARBÔNICAS

PROF. JOÃO NETO MÓDULO: CADEIAS CARBÔNICAS PROF. JOÃO NETO MÓDULO: CADEIAS CARBÔNICAS Complete as estruturas a seguir com o número correto de hidrogênios. 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Considere as estruturas I e II e responda os exercícios 11

Leia mais

Leis Ponderais e Cálculo Estequiométrico

Leis Ponderais e Cálculo Estequiométrico Leis Ponderais e Cálculo Estequiométrico 1. (UFF 2009) Desde a Antiguidade, diversos povos obtiveram metais, vidro, tecidos, bebidas alcoólicas, sabões, perfumes, ligas metálicas, descobriram elementos

Leia mais

ISOMERIA. Instruções: Para responder às questões de números 1 e 2 considere as cinco estruturas de moléculas orgânicas que seguem.

ISOMERIA. Instruções: Para responder às questões de números 1 e 2 considere as cinco estruturas de moléculas orgânicas que seguem. ISOMERIA Instruções: Para responder às questões de números 1 e 2 considere as cinco estruturas de moléculas orgânicas que seguem. 1- A estrutura que permite a existência de tautômeros (isomeria por tautomeria)

Leia mais

UFU 2010/1 ABERTAS (1ª FASE = ENEM)

UFU 2010/1 ABERTAS (1ª FASE = ENEM) UFU 2010/1 ABERTAS (1ª FASE = ENEM) 1-Leia o texto a seguir. Com o passar do tempo, objetos de prata escurecem e perdem seu brilho em decorrência da oxidação desse metalpelo seu contato com oxigênio e

Leia mais

Desidratação de Álcoois

Desidratação de Álcoois Desidratação de Álcoois Portal de Estudos em Química (PEQ) www.profpc.com.br Página 1 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (Unifenas-MG) A busca de fontes alternativas, devido à possível escassez do petróleo, fez

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2 ª ETAPA 2015 PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2015 á 04/12/2015 TURMA: 9º Ano EF II DISCIPLINA: CIÊNCIAS / QUÍMICA 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Interações elétricas e

Leia mais

a) Qual a configuração eletrônica do cátion do alumínio isoeletrônico ao gás nobre neônio?

a) Qual a configuração eletrônica do cátion do alumínio isoeletrônico ao gás nobre neônio? Questão 1: O Brasil é o campeão mundial da reciclagem de alumínio, colaborando com a preservação do meio ambiente. Por outro lado, a obtenção industrial do alumínio sempre foi um processo caro, consumindo

Leia mais

Química. Química 3 SUMÁRIO. e Pré-vestibular. Química 1 MÓDULO 9 Isomeria Plana e Espacial... 3. Química 2. 3 a Série do Ensino Médio

Química. Química 3 SUMÁRIO. e Pré-vestibular. Química 1 MÓDULO 9 Isomeria Plana e Espacial... 3. Química 2. 3 a Série do Ensino Médio Química SUMÁRI Química 1 MÓDUL 9 Isomeria Plana e Espacial... 3 Química 2 MÓDUL 9 Termoquímica... 11 Processos Exotérmicos e Processos Endotérmicos ombustões alor de Formação Lei de ess Energia de Ligação

Leia mais

01) Considere as seguintes substâncias: e as seguintes funções químicas: a ácido carboxílico.

01) Considere as seguintes substâncias: e as seguintes funções químicas: a ácido carboxílico. 01) onsidere as seguintes substâncias: I) 3 e as seguintes funções químicas: a ácido carboxílico. B álcool. aldeído. II) III) IV) 3 3 3 D cetona. E éster. F éter. A opção que associa corretamente as substâncias

Leia mais

Série: 2º ano. Assunto: Isomeria

Série: 2º ano. Assunto: Isomeria Aluno: Série: 2º ano Assunto: Isomeria 1) Assinale a alternativa que indica um isômero funcional da propanona. a) Propanal b) Metóxi-etano c) Ácido Propanóico d) 1-propanamina e) Propano 2) Observe as

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES EXERÍIOS OMPLEMENTARES Nome: Nº Ano: 9 Turma: Ensino Fundamental Disciplina: Química II Data: Professor: NILSONMAR/ERASMO Nota: ISOMERIA PLANA 1) A tabela mostra as propriedades de duas substâncias A e

Leia mais

O carbono é um dos elementos químicos com capacidade de formar cadeias, ligando-se entre si e com outros elementos químicos.

O carbono é um dos elementos químicos com capacidade de formar cadeias, ligando-se entre si e com outros elementos químicos. ITS Química do Petróleo 3 Módulo: Prof.ª Mônica Fonseca Química Orgânica: É a parte da Química que estuda os compostos do carbono. Compostos orgânicos naturais: as principais fontes de compostos orgânicos

Leia mais

QUÍMICA. Lista de Exercícios Isomeria Geométrica e Óptica

QUÍMICA. Lista de Exercícios Isomeria Geométrica e Óptica QUÍMIA Prof. Rodrigo Rocha Lista de Exercícios Isomeria Geométrica e Óptica 1. A reação do tetracloroetano ( 2 2 l 4 ) com zinco metálico produz cloreto de zinco e duas substâncias orgânicas isoméricas,

Leia mais

2. (Ifsc 2014) A reação abaixo representa este processo: CO 3H H COH H O ΔH 12 kcal/mol

2. (Ifsc 2014) A reação abaixo representa este processo: CO 3H H COH H O ΔH 12 kcal/mol 1. (Uel 2014) A gasolina é uma mistura de vários compostos. Sua qualidade é medida em octanas, que definem sua capacidade de ser comprimida com o ar, sem detonar, apenas em contato com uma faísca elétrica

Leia mais

propan-1-ol ciclopropano

propan-1-ol ciclopropano propan-1-ol ciclobutano ciclopropano propeno Representação por traços 2- Introdução à Química rgânica Representações de Fórmulas Estruturais 2- Introdução à Química rgânica Representações de Fórmulas Estruturais

Leia mais

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Fácil Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Médio www.quimica.net/emiliano emiliano@quimica.net Difícil Níveis de dificuldade das Questões 01. Em um frasco,

Leia mais

hidrogênio. a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV.

hidrogênio. a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV. Quimica Lista de Cadeias carbônicas d) tem quatro ligações. e) possui cadeia carbônica mista e heterogênea. 1. (Unicamp) A fórmula geral dos hidrocarbonetos de cadeia aberta que contém uma dupla ligação

Leia mais

Isomeria plana. www.sotaodaquimica.com.br Contato: sotaodaquimica@gmail.com

Isomeria plana. www.sotaodaquimica.com.br Contato: sotaodaquimica@gmail.com Isomeria plana 01. (Uerj) A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: Os pares de componentes I - II e I - III apresentam isomeria plana,

Leia mais

Segundo a Portaria do Ministério da Saúde MS n.o 1.469, de 29 de dezembro de 2000, o valor máximo permitido (VMP) da concentração do íon sulfato (SO 2

Segundo a Portaria do Ministério da Saúde MS n.o 1.469, de 29 de dezembro de 2000, o valor máximo permitido (VMP) da concentração do íon sulfato (SO 2 11 Segundo a Portaria do Ministério da Saúde MS n.o 1.469, de 29 de dezembro de 2000, o valor máximo permitido (VMP) da concentração do íon sulfato (SO 2 4 ), para que a água esteja em conformidade com

Leia mais

Conteúdo: Substancias e misturas

Conteúdo: Substancias e misturas LISTA 1º. ANO - Substâncias Conteúdo: Substancias e misturas 1- Com relação ao número de fases, os sistemas podem ser classificados como homogêneos ou heterogêneos. As alternativas correlacionam adequadamente

Leia mais

química 2 Questão 37 Questão 38 Questão 39 alternativa C na alternativa B. Sabendo-se que a amônia (NH 3)

química 2 Questão 37 Questão 38 Questão 39 alternativa C na alternativa B. Sabendo-se que a amônia (NH 3) química 2 Questão 37 Questão 38 abendo-se que a amônia (N 3) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água. o diclorometano (2 2) não possui isômeros. ua molécula apresenta polaridade,

Leia mais

QUIMICA ORGÂNICA (Rodrigo Rosa)

QUIMICA ORGÂNICA (Rodrigo Rosa) QUIMICA ORGÂNICA (Rodrigo Rosa) HISTÓRICO Teoria da Força Vital - teoria postulada por Berzelius (1779-1848) na qual afirmava que era necessária uma força especial, desconhecida, somente presentes nos

Leia mais

Claudi Cândia /Sara Regina. Aluno(a): PROVA COMENTADA

Claudi Cândia /Sara Regina. Aluno(a): PROVA COMENTADA QUÍMICA AVALIAÇÃO Claudi Cândia /Sara Regina Aluno(a): PROVA COMENTADA III UNIDADE Nota: Série: 2 a Ensino Médio Turma: A / B / C / D Data: 14/08/2015 1. A prova é composta de 07 questões abertas e 03

Leia mais

Introduzir o estudo das fórmulas químicas e seus diversos tipos, além de mostrar as fórmulas de determinados compostos.

Introduzir o estudo das fórmulas químicas e seus diversos tipos, além de mostrar as fórmulas de determinados compostos. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS FÓRMULAS QUÍMICAS Aula 8 META Introduzir o estudo das fórmulas químicas e seus diversos tipos, além de mostrar as fórmulas de determinados compostos. OBJETIVOS Ao final desta aula,

Leia mais

química FUVEST ETAPA Resposta QUESTÃO 1 QUESTÃO 2 c) Determine o volume adicionado da solução

química FUVEST ETAPA Resposta QUESTÃO 1 QUESTÃO 2 c) Determine o volume adicionado da solução Química QUESTÃO 1 Um recipiente contém 100 ml de uma solução aquosa de H SO 4 de concentração 0,1 mol/l. Duas placas de platina são inseridas na solução e conectadas a um LED (diodo emissor de luz) e a

Leia mais

Gabarito Química - Grupo A. 1 a QUESTÃO: (1,0 ponto) Avaliador Revisor

Gabarito Química - Grupo A. 1 a QUESTÃO: (1,0 ponto) Avaliador Revisor VESTIB LAR Gabarito Química - Grupo A 1 a QUESTÃO: (1,0 ponto) Avaliador Revisor Muitos álcoois, como o butanol (C 4 H 10 O), têm importância comercial como solventes e matériasprimas na produção industrial

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 3º Ano/série: 2ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE TEORIA 8 NOMENCLATURA DE CETONAS LISTA

Leia mais

SEI Ensina - MILITAR Química

SEI Ensina - MILITAR Química SEI Ensina - MILITA Química Funções e Nomenclaturas e Química rgânica idrocarbonetos e Derivados alogenados Função aracterística Nomenclatura idrocarbonetos Somente átomos de arbono e idrogênio o Alcanos

Leia mais

O aluno deverá imprimir o caderno de exercícios e resolver na mesmo folha. ATENÇÃO PARA NÃO PERDER O PRAZO DE ENTREGA.

O aluno deverá imprimir o caderno de exercícios e resolver na mesmo folha. ATENÇÃO PARA NÃO PERDER O PRAZO DE ENTREGA. Colégio Mallet Soares Avaliação: Recuperação paralela do 3º ano TURMA 232 Professor(a): WELLINGTON Aluno(a): Nº: Turma: Data: NOTA Introdução O aluno deverá imprimir o caderno de exercícios e resolver

Leia mais

APROFUNDAMENTO DE QUIMICA ORGÂNICA LISTA 04 09/10/2014. Assunto: Estudo das Funções Orgânicas

APROFUNDAMENTO DE QUIMICA ORGÂNICA LISTA 04 09/10/2014. Assunto: Estudo das Funções Orgânicas APROFUNDAMENTO DE QUIMICA ORGÂNICA LISTA 04 09/10/2014 Assunto: Estudo das Funções Orgânicas 01-( Medicina Jundiaí 2014 ) Considere as fórmulas estruturais de substâncias utilizadas como antibióticos:

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa

PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa PROVA DE QUÍMICA - 1998 Segunda Etapa QUESTÃO 01 Num laboratório químico, havia três frascos que continham, respectivamente, um alcano, um álcool e um alqueno. Foram realizados experimentos que envolviam

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan e Xandão Monitor: Victor Pontes Isomeria plana: função, posição, cadeia, metameria e tautomeria 12 set RESUMO Isomeria É o fenômeno quando dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula

Leia mais

A) Escreva a equação que representa a semi-reação de redução e seu respectivo potencial padrão.

A) Escreva a equação que representa a semi-reação de redução e seu respectivo potencial padrão. QUÍMICA QUESTÃ 01 Aparelhos eletrônicos sem fio, tais como máquinas fotográficas digitais e telefones celulares, utilizam, como fonte de energia, baterias recarregáveis. Um tipo comum de bateria recarregável

Leia mais

PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA.

PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA. PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA. 1)Considere os seguintes dados obtidos sobre propriedades de amostras de alguns materiais. Com respeito a estes materiais,

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA Título do Podcast Área Segmento Duração Plásticos Ciências da Natureza Ensino Médio 5min43seg SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA Habilidades do Ensino Médio: H24: Reconhecer o petróleo

Leia mais

Vestibular UFRGS 2015. Resolução da Prova de Química

Vestibular UFRGS 2015. Resolução da Prova de Química Vestibular UFRGS 2015 Resolução da Prova de Química 26. Alternativa (C) Assunto: Propriedades físicas das substâncias densidade Os materiais apresentam diferentes densidades e mesma massa envolvida logo,

Leia mais

RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL

RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL 5 ESTUDO DA MATÉRIA 1 DEFINIÇÕES Matéria é tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa. Nem tudo que existe no universo e matéria. Por exemplo, o calor e

Leia mais

Quando esses temas são compreendidos, o aprendizado da química orgânica se torna muito mais fácil, diminuindo a necessidade de memorização.

Quando esses temas são compreendidos, o aprendizado da química orgânica se torna muito mais fácil, diminuindo a necessidade de memorização. REAÇÕES ORGÂNIAS A primeira vista, a química orgânica pode ser observada como uma coleção confusa de milhões de compostos, dezenas de grupos funcionais e um número infinito de reações químicas. Ao estudá-la,

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO.

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S QUÍMICA Prova de 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Prova contém cinco

Leia mais

RESOLUÇÃO COMENTADA DA PROVA DA UNESP DE 2014

RESOLUÇÃO COMENTADA DA PROVA DA UNESP DE 2014 RESOLUÇÃO COMENTADA DA PROVA DA UNESP DE 2014 1-Alguns historiadores da Ciência atribuem ao filósofo pré-socrático Empédocles a Teoria dos Quatro Elementos. Segundo essa teoria, a constituição de tudo

Leia mais

TURMA DE REVISÃO - EMESCAM 1º SEMESTRE 2012 - QUÍMICA

TURMA DE REVISÃO - EMESCAM 1º SEMESTRE 2012 - QUÍMICA TURMA DE REVISÃO - EMESCAM 1º SEMESTRE 2012 - QUÍMICA Prof. Borges EXERCÍCIOS DE AMINOÁCIDOS 1. (Fuvest) A hidrólise de um peptídeo rompe a ligação peptídica, originando aminoácidos. Quantos aminoácidos

Leia mais

OS SEMELHANTES SE ATRAEM?

OS SEMELHANTES SE ATRAEM? OS SEMELHANTES SE ATRAEM? Objetivo Analisar a solubilidade de substâncias de uso doméstico. Descrição A solubilidade de substâncias se dá em função de uma afinidade eletrônica existente entre as espécies

Leia mais

Sistema Elite de Ensino. Química Orgânica. Testes de identificação de compostos

Sistema Elite de Ensino. Química Orgânica. Testes de identificação de compostos Sistema Elite de Ensino Química Orgânica Testes de identificação de compostos Roberto Rezende 14/09/2008 Introdução Este material tem por finalidade mostrar alguns métodos de identificar qual a função

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [E] D possui cadeia aberta e heterogênea. A reação entre A e B, em meio ácido, forma o éster butanoato de secbutila. B e D são isômeros de função. O composto C possui

Leia mais

QUÍMICA FARMACÊUTICA I

QUÍMICA FARMACÊUTICA I PROTÓTIPO QUÍMICA FARMACÊUTICA I AULA 5 Primeiro tipo ou exemplar original, modelo. Diz-se do composto originalmente identificado que apresenta atividade farmacológica in vivo. Profa. Ms. Paula Cristina

Leia mais

Fração. Página 2 de 6

Fração. Página 2 de 6 1. (Fgv 2014) De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% de todo o combustível consumido no mundo são de origem fóssil. Essas substâncias são encontradas em diversas

Leia mais

2a. prova Simulado 5 Dissertativo 27.09.06 QUÍMICA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO

2a. prova Simulado 5 Dissertativo 27.09.06 QUÍMICA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO Simulado 5 Padrão FUVEST Aluno: N o do Cursinho: Sala: QUÍMICA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO 1. Aguarde a autorização do fiscal para abrir o caderno de questões e iniciar a prova. 2. Duração da

Leia mais

Resolução: 0,86ºC. x = 0,5 mol etanol/kg acetona. 0,5 mol 1000 g de acetona. 200 g de acetona. y = 0,1 mol de etanol. 1 mol de etanol (C 2 H 6 O) 46 g

Resolução: 0,86ºC. x = 0,5 mol etanol/kg acetona. 0,5 mol 1000 g de acetona. 200 g de acetona. y = 0,1 mol de etanol. 1 mol de etanol (C 2 H 6 O) 46 g (ACAFE) Foi dissolvida uma determinada massa de etanol puro em 200 g de acetona acarretando em um aumento de 0,86 C na temperatura de ebulição da acetona. Dados: H: 1 g/mol, C: 12 g/mol, O: 16 g/mol. Constante

Leia mais

Prova de Química Resolvida Segunda Etapa Vestibular UFMG 2011 Professor Rondinelle Gomes Pereira

Prova de Química Resolvida Segunda Etapa Vestibular UFMG 2011 Professor Rondinelle Gomes Pereira QUESTÃO 01 Neste quadro, apresentam-se as concentrações aproximadas dos íons mais abundantes em uma amostra de água típica dos oceanos e em uma amostra de água do Mar Morto: 1. Assinalando com um X a quadrícula

Leia mais

Todas as reações dos Compostos de Grignard

Todas as reações dos Compostos de Grignard Todas as reações dos Compostos de Grignard Primeiramente vamos relembrar os compostos de Gringnard. Compostos de Grignard são os principais compostos organometálicos da química orgânica, onde o metal é

Leia mais

ISOMERIA MATERIAL RETIRADO PARCIALMENTE OU NA INTEGRA DE LISTAS DE EXERCÍCIOS ENCONTRADAS NA INTERNET

ISOMERIA MATERIAL RETIRADO PARCIALMENTE OU NA INTEGRA DE LISTAS DE EXERCÍCIOS ENCONTRADAS NA INTERNET 1. UnB-DF ISOMERIA MATERIAL RETIRADO PARCIALMENTE OU NA INTEGRA DE LISTAS DE EXERCÍCIOS ENCONTRADAS NA INTERNET Considerando as estruturas representadas, relativas a compostos de grande utilização em indústrias

Leia mais

PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE QUÍMICA

PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE QUÍMICA PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE QUÍMICA TEMAS 1. Estrutura da matéria 1.1 Elementos, átomos e iões 1.2

Leia mais

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades Ensino Médio QUÍMICA Data: / / 2012 Atividade: Exercícios de Recuperação Paralela e Anual aula 3 Nome : n o Classe: 2 2MA Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades 1. (Espcex (Aman) 2013) A tabela abaixo

Leia mais

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver TEMAS VESTIBULARES Q1 Isomeria Quantas vezes caiu no ENEM Complexidade Tempo de estudo a dedicar Videoaulas para estudar Exercícios por resolver 8 3 8h 10 20 Isomeria 05 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. A isomerização

Leia mais

Introdução à Química Inorgânica

Introdução à Química Inorgânica Introdução à Química Inorgânica Orientadora: Drª Karla Vieira Professor Monitor: Gabriel Silveira Química A Química é uma ciência que está diretamente ligada à nossa vida cotidiana. A produção do pão,

Leia mais

38 C 37 B 39 D. Sabendo-se que a amônia (NH 3. ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água. o diclorometano (CH 2.

38 C 37 B 39 D. Sabendo-se que a amônia (NH 3. ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água. o diclorometano (CH 2. QUÍMICA 37 B Sabendo-se que a amônia (N 3 ) é constituída por moléculas polares e apresenta boa solubilidade em água o diclorometano (C Cl ) não possui isômeros Sua molécula apresenta polaridade, devido

Leia mais

QUÍMICA. 32. A neutralização equimolar do HClO com NaOH gera hipoclorito de sódio e água. Questão 21

QUÍMICA. 32. A neutralização equimolar do HClO com NaOH gera hipoclorito de sódio e água. Questão 21 Questão 21 QUÍMICA A irradiação é uma técnica utilizada na conservação de alimentos para inibir a germinação, retardar o amadurecimento e destruir bactérias patogênicas. Os isótopos césio 137 e cobalto

Leia mais

LISTA DE REVISÃO DE HIDROCARBONETO

LISTA DE REVISÃO DE HIDROCARBONETO 2 o EM QUÍMICA 2º TRIMESTRE 08 07 15 LISTA DE REVISÃO DE HIDROCARBONETO 1. (Enem 2000) Para compreender o processo de exploração e o consumo dos recursos petrolíferos, é fundamental conhecer a gênese e

Leia mais

Quí. Monitor: Marcos Melo

Quí. Monitor: Marcos Melo Quí. Professor: Xandão Monitor: Marcos Melo Específicas: Isomeria 11 dez EXERCÍCIOS DE AULA 1. O ciclo-propano e o éter etílico (etóxi-etano) foram muito utilizados, no passado, como anestésicos de inalação.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E VALOR NUTRICIONAL DE ÓLEOS E GORDURAS

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E VALOR NUTRICIONAL DE ÓLEOS E GORDURAS Data: Agosto/2003 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E VALOR NUTRICIONAL DE ÓLEOS E GORDURAS Óleos e gorduras são constituintes naturais dos ingredientes grãos usados nas formulações de rações para animais. Podem

Leia mais

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS Respostas dos Exercícios 1 RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS CAPÍTULO 1 1. a) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 1 b) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 c) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 1 d) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 2 e) 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2

Leia mais

SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA SÉRIE: 2º ano EM Exercícios de recuperação final DATA / / DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR: FLÁVIO QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA QUESTÃO 01 Em uma determinada transformação foi constatado que poderia ser representada

Leia mais

Ligações Químicas. Profª. Drª Narlize Silva Lira. Agosto /2014

Ligações Químicas. Profª. Drª Narlize Silva Lira. Agosto /2014 União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Ligações Químicas Profª. Drª Narlize Silva Lira Agosto /2014 A Química Orgânica e a Vida A química orgânica

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: 3º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas

Leia mais