A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NA VIDA DE UMA EMPRESA (11)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NA VIDA DE UMA EMPRESA (11)"

Transcrição

1 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NA VIDA DE UMA EMPRESA (11)

2 SUMÁRIO Apresentação da Studio Fiscal Apresentação do serviço Revisão de Tributos Federais Apresentação do serviço Revisão de Tributos Indiretos Apresentação do serviço Planejamento Tributário Apresentação do serviço Mapa Fiscal Apresentação do serviço RT Prime Apresentação do Grupo Studio

3 QUEM SOMOS A Studio Fiscal é a primeira rede de franquias especializada em consultoria empresarial que, através de mais de 18 anos de expertise, oferece soluções completas para a racionalização da carga tributária em esfera totalmente administrativa. Possuindo uma metodologia própria para a realização de auditoria fiscal e planejamento tributário, já conquistou êxito em 99% dos mais de trabalhos realizados. O constante crescimento da Studio Fiscal que, atualmente possui mais de 200 escritórios posicionados estrategicamente em todo o território nacional, viabilizou a criação do Grupo Studio também composto pelas empresas Studio Law, Studio Brokers e Studio E-Fiscal, proporcionando uma gama completa de serviços corporativos inteligentes.

4 REVISÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS

5 A Revisão de Tributos Federais (RTF) busca identificar oportunidades tributárias não verificadas e créditos tributários não apropriados. O serviço é aplicável nas empresas enquadrados no regime do Lucro Real e é realizado através da análise administrativa das bases de cálculo, alíquotas e metodologias de apurações do IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI e INSS dos últimos cinco anos da escrituração contábil e fiscal da empresa.

6 ABORDAGEM Analisa as operações, rotinas e controles da empresa; Analisa a carga tributária incidente sobre as operações; Efetua a analise de todos os procedimentos contábeis; Analisa as bases de cálculo e alíquotas dos tributos; Analisa comprovantes de pagamentos de tributos; Confere a isonomia das informações enviadas ao fisco; Identifica eventuais riscos, atribuindo as correções; Efetua a quantificação dos valores fiscais; Quantifica as oportunidades de créditos identificadas;

7 DIFERENCIAIS DO SERVIÇO Honorários no êxito: cobrados com base nos créditos; Faz a verificação individual de todas as notas fiscais; Entrega de relatórios com diagnósticos e soluções; Entrega instruções para aproveitamento dos créditos; Possibilita que a empresa consulte à Receita Federal; Permite compensação imediata dos créditos denotados; Proporciona otimização de recursos financeiros da PJ; Detém equipe de auditores segmentados por tributo; Disponibiliza Seguro Zurich no valor de R$ 5 milhões. Assessora por 60 meses a compensação dos tributos;

8 PORQUE CONTRATAR A RTF SE O MEU CONTADOR JÁ FAZ O SERVIÇO... A Studio Fiscal atuará junto com o contador da sua empresa. Ao perceber o fato de que cerca de 37 alterações são realizadas diariamente na legislação tributária e que isso ocasiona em desconhecimento de novos benefícios por parte das empresas devido ao fato do foco dos contadores ser na escrituração contábil futura e na geração de obrigações fiscais acessórias, o CEO fundador da Studio Fiscal José Carlos Braga Monteiro e os seus parceiros, fundaram em 2004 esse modelo inovador de consultoria tributária e auditoria fiscal que, através de seus serviços se dedica inteiramente a diminuir a carga tributária dos seus clientes para ajuda-los a aumentar a sua competitividade no mercado de negócios.

9 Para tanto, a Studio Fiscal desenvolveu um sistema exclusivo denominado Studio Audit que, através do cruzamento das informações contábeis e fiscais dos últimos cinco anos de arquivo morto das empresas, gera base para a análise detalhada de uma equipe de mais de 80 auditores altamente qualificados, especializados por região e separados por grupos de tributos para identificar créditos tributários, encontrar oportunidades e antever riscos fiscais.

10 EXEMPLOS PRÁTICOS Ao averiguar todos os documentos fiscais e contábeis dos últimos 5 anos da empresa Modelo S/A e avaliar os critérios utilizados na apuração dos impostos e contribuições diretos, a Studio Fiscal identificou a existência de créditos tributários não utilizados nas seguintes situações: PIS/COFINS: foi identificado pagamento a maior ao ponto que verifica-se que as receitas advindas das vendas para a Zona Franca de Manaus ou áreas de livre comércio devem ser excluídas da base de cálculo da contribuição ao PIS e da COFINS.

11 IRPJ/CSLL: a empresa considerou para fins de incidência de IRPJ e CSLL as perdas de créditos com clientes incobráveis, as quais equivalem às duplicatas vencidas e não pagas. Entretanto, elas não podem ser assim consideradas, pois como não há um incremento na renda, muito antes pelo contrário, são créditos tidos como perdidos. INSS: foi constatado que a empresa recolheu a maior o Risco de Acidente do Trabalho (RAT) em todas as suas filiais no período de 2006 a 2009, tendo a matriz como o único estabelecimento que recolheu corretamente o RAT. IPI: através da análise das notas fiscais foi verificado que a empresa não creditou-se sobre os valores de aquisição de insumos de atacadista não contribuinte do IPI em 2010, sendo que esses constituem crédito presumido de IPI a ser utilizado na percentagem de 50%.

12 REVISÃO DE TRIBUTOS INDIRETOS

13 A Revisão de Tributos Indiretos (RTI) busca identificar oportunidades de recuperação de créditos tributários e estorno de débitos de ICMS e IPI dos últimos 5 anos fiscais das empresas. Sempre baseando-se na legislação fiscal vigente, efetua o levantamento dos créditos em esfera administrativa. O trabalho avalia a metodologia de apuração, os cálculo utilizados e a carga tributária incidente sobre as operações. Desse modo, também é possível identificar possíveis contingências fiscais e reduzir os riscos, dando segurança ao negócio.

14 O QUE É ANALISADO? Analisa a metodologia de apuração, de cálculo e quantifica os valores fiscais; Levanta e efetua a análise da carga tributária incidente sobre as operações; Revisa métodos de apuração das bases de cálculo e alíquotas de ICMS e IPI; Analisa os procedimentos fiscais realizados na empresa durante o período; Verifica a isonomia das informações apuradas e transmitidas à fiscalização; Identifica e aponta eventuais riscos e atribui as suas respectivas correções; Efetua a quantificação de todas as oportunidades de créditos identificadas.

15 DIFERENCIAIS DO SERVIÇO Entrega de relatórios com diagnósticos e soluções; Possibilita a consulta à Receita Estadual e Federal; Permite a compensação imediata dos créditos denotados; Proporciona otimização de recursos financeiros da PJ; Detém equipe de auditores segmentados por estado; Disponibiliza Seguro Zurich no valor de R$5 milhões.

16 EXEMPLOS PRÁTICOS Ao averiguar todos os documentos fiscais e contábeis da empresa Modelo S/A dos últimos 5 anos e avaliar os critérios utilizados na apuração dos impostos indiretos, a Studio Fiscal identificou a existência de créditos tributários não utilizados. Crédito Presumido de ICMS: não eram aproveitados nas operações de saídas interestaduais de produtos que por direito exibem crédito presumido de 7% sobre o valor da operação. Crédito de ICMS sobre operações com frete por transportador não estabelecido no estado: a empresa contrata prestadores de serviço de transporte de cargas estabelecidos em vários estados do país e não utiliza o crédito sobre tal contratação. Crédito Presumido de IPI: não eram aproveitados os créditos presumidos de IPI oriundos de operações de aquisição de comerciantes atacadistas não-contribuintes.

17 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

18 O Planejamento Tributário analisa todos os procedimentos fiscais, regimes de tributação, documentos, livros contábeis e estrutura societária da empresa para detectar oportunidades e identificar situações de risco nas esferas federal, estadual e municipal. São realizados diversos comparativos entre a situação tributária anterior e a atual da empresa, projetando cenários futuros e buscando diminuir a carga tributária. Também, podem ser aplicadas ferramentas como fusão, incorporação, cisão, entre outras. O tempo de execução do trabalho é de 4 meses e envolve mais de 80 profissionais, cada qual com especialização na sua área de atuação.

19 ABORDAGEM Avalia a estrutura corporativa da empresa no aspecto fiscal para determinar a eficácia da mesma. Após uma avaliação das decisões e procedimentos adotados, analisa e planeja o tratamento tributário mais adequado; Analisa de acordo com a legislação fiscal vigente as melhores oportunidades fiscais e explora alternativas tributárias; Avalia a estrutura organizacional na área fiscal e efetua o planejamento tributário estratégico. Analisa a existência de oportunidades e riscos tributários do cliente através do cronograma traçado no inicio do trabalho mostrando a execução das diversas atividades que serão realizadas no projeto.

20 FASES DA ANÁLISE Fase A Revisões e Análises em Esfera Federal revisa e analisa o regime de tributação (Mapa Fiscal), os tributos federais (IRPJ/CSLL/PIS/- COFINS) e as retenções na fonte (IRRF, CSLL, PIS e COFINS) e as declarações federais. Fase B Mapeamento da totalidade das incidências tributárias: revisa o ICMS, ISS, as operações de importação e exportação e as declarações estaduais e municipais. Fase C Medidas focadas em estratégias futuras: revisa a área previdenciária (INSS), fundiária (FGTS) e as contribuições do Sistema S e a folha de pagamento. Analisa os incentivos fiscais, a Logística Fiscal e avalia possibilidades de reengenharia societária (Fusão, cisão, incorporação e constituição de empresas).

21 EXEMPLOS PRÁTICOS A Studio Fiscal assessorou a empresa Modelo S/A, cuja atividade é geração e distribuição de energia elétrica, identificando algumas situações em sua estrutura contábil, fiscal e societária: A Empresa apresenta investimentos elevados para construções de PCH s Pequenas Centrais Hidrelétricas e realiza pesquisa e desenvolvimento para inovação de novos processos e melhoria dos produtos oferecidos ao mercado, aumentando a sua competitividade. Tendo em vista o cenário apresentado, a Studio Fiscal orientou os procedimentos para a habilitação no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da infra-estrutura REIDI, e à utilização dos Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica. Através da utilização destes incentivos fiscais, a empresa efetuou os seguintes procedimentos:

22 Suspensão da incidência das contribuições de PIS e COFINS sobre as aquisições dos produtos e serviços para construção de Centrais Hidrelétricas; Exclusão do Lucro Líquido, para fins de IRPJ e CSLL, de 160% dos gastos com P&D Pesquisa e Desenvolvimento. Redução no custo dos investimentos em obras, pela suspensão da incidência de PIS e COFINS, gerando uma economia de R$ ,00; Redução no recolhimento de IRPJ e CSLL, pela exclusão do Lucro Líquido, gerando uma economia de R$ ,00.

23 MAPA FISCAL

24 O Mapa Fiscal atua como uma ferramenta de gestão tributária focada em apresentar estratégias para a otimização de recursos e redução da carga tributária das empresas. Ou seja, um instrumento fundamental para a tomada de decisão empresarial. O serviço analisa os lançamentos fiscais de IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, ICMS e IPI do último ano-calendário (12 meses), além de adequar a empresa ao melhor regime de tributação. Por fim, são entregues análises contábeis, fiscais e financeiras que oferecem embasamento suficiente para reestruturações societárias e/ou operacionais que importem em redução de custos em curto prazo.

25 ABORDAGEM Oportunidades de recuperação de crédito; Possibilidade de redução do passivo fiscal; Análise da situação societária; Procedimentos e regimes de tributação; Impacto dos impostos e contribuições nas sistemáticas de tributação do Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Arbitrado, Lucro Real Trimestral e Anual; Reflexos de faturamento, compras, despesas, custos e de pessoal, em cada uma das sistemáticas de tributação; Projeções de aumento e/ou redução de faturamento, compras, despesas, custos operacionais e de pessoal em cada uma das sistemáticas de tributação com o intuito de mensurar a carga tributária dos próximos exercícios;

26 DIFERENCIAIS DO SERVIÇO Análise do gerenciamento fiscal; Melhoria do fluxo de caixa; Créditos de IPI e ICMS; Diagnóstico societário; Projeções de custos tributários futuros;

27 A Studio Fiscal assessorou a empresa Modelo S/A e identificou oportunidades em sua estrutura contábil, fiscal e societária através da analise do último exercício: A empresa possui como objeto social a comercialização de produtos com faturamento no último ano de R$40 milhões; Apresenta valores elevados com veículos de carga em seu ativo imobilizado; Tem custos altos vinculados ao transporte das mercadorias da empresa. Tendo em vista a situação apresentada, a Studio Fiscal orientou a empresa: Cindir a operação, transformando a empresa em duas companhias independentes. Dessa maneira a empresa A permaneceu com atividade comercial, mas passou a contratar a empresa B para transporte das compras e vendas; Alterar o regime de tributação para o mais econômico.

28 RESULTADO: A alteração societária proporcionou a geração de uma economia pela empresa A de R$550 mil de PIS e COFINS e pela empresa B, de R$350 mil. Ou seja, a mudança para o Lucro Real Anual proporciona uma redução de R$ ,00 para a empresa se comparado ao regime utilizado (Lucro Presumido).

29 RTPRIME

30 A RTPrime é um novo conceito de implantação e gestão da área tributária da sua empresa. O conhecimento detalhado da sua operação contábil e fiscal adquiridos através da execução das demais soluções da Studio Fiscal permite oferecer uma consultoria continuada oferecendo soluções personalizadas e conectadas com a sua realidade. Através de um pacote de quatro módulos a RTPrime atua tanto no âmbito do departamento fiscal através da solução de dúvidas, educação e interação com outras empresas do seu segmento quanto no âmbito da gestão empresarial através de um relatórios que permitem acompanhar o desenvolvimento da área tributária através de um painel de controle voltados aos executivos que precisam acompanhar os resultados de forma ágil e objetiva.

31 ABORDAGEM Consultoria Permanente O primeiro módulo da RTPrime é a Consultoria Permanente. Através da expertise de nossos mais de 80 auditores e da base de dados dos principais serviços de informação tributária do País a Studio Fiscal esclarece todas as dúvidas tributárias da equipe fiscal de sua empresa. O grande diferencial, é que a Studio já conhece a sua organização através de outros serviços prestados, conhecendo profundamente sua matriz tributária, particularidades, materiais e insumos, apresentando ações assertivas e relevantes ao seu negócio. A consultoria será realizada por profissionais especializados em tributos que esclarecerão dúvidas por telefone, dentro do prazo pactuado em contrato, tendo agilidade e segurança de dúvidas tributárias.

32 Educação continuada O módulo de educação continuada oferece um cronograma personalizado. com o objetivo de treinar e desenvolver sua equipe contábil e fiscal. O cronograma de treinamentos é gerado a partir da priorização dos pontos onde foram identificados nos trabalhos anteriores oportunidades de créditos e situações de contingências. A cada módulo será disponibilizado através de um sistema de EAD um vídeo, apostila, legislação e exercícios e ao final será aplicada uma prova de certificação para auferir os conhecimentos adquiridos. Pressão Fiscal O módulo de pressão fiscal, permite ao gestor visualizar de forma fácil e centralizada em um painel de controle as informações fiscais, verificando se todas as obrigações acessórias foram geradas e acompanhando se o desembolso está dentro dos parâmetros médios da empresa, permitindo tomar ações preventivas e/ou corretivas mesmo antes o desembolso de valores.

33 O módulo de Comitê Fiscal utiliza-se do Linkedin, maior rede social profissional do mundo, para ligar a sua empresa a outras do mesmo segmento através de fóruns segmentados. O objetivo é discutir e validar os entendimentos dos contadores e organizações com objetivos em comum aos seus, criando uma grande networking setorial direcionada à área tributária. VANTAGENS O conjunto dessas ações previstas na contratação da RTPrime consolida a implantação de políticas de gestão tributária na organização, algo altamente estratégico para o desenvolvimento e sustentabilidade do seu negócio, gerando racionalização da carga tributária, evitando o pagamento de tributos indevidos e prevenindo passivos tributários, aumentando sua competitividade e gerando fluxo de caixa.

34 DIFERENCIAL Consultoria permanente e conhecimento da empresa FOCO Realizar o acompanhamento Fiscal da Empresa OBJETIVO Minimizar riscos e maximizar resultados da área contábil e fiscal METODOLOGIA Acompanhamento permanente de 24 meses, capacitação da equipe contábil e suporte fiscal. TRIBUTOS ANALISADOS Federais, Estaduais e Municipais.

35 Inovador, o Grupo Studio trouxe ao mercado de negócios soluções de consultoria empresarial bem segmentadas para as pequenas, médias e grandes empresas. Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Brokers e E-Fiscal, o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 18 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, exibe uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio: juntos, são a chave do sucesso para os franqueados e a porta para o sucesso das empresas.

36 Entre em contato

IRPJ, CSLL, PIS, COFINS

IRPJ, CSLL, PIS, COFINS Alguns Clientes O objetivo da Studio Fiscal é oferecer serviços de consultoria tributária, buscando otimizar a carga tributária das empresas com base em trabalhos que envolvem gestão contábil, fiscal e

Leia mais

Soluções Tributárias em esfera administrativa

Soluções Tributárias em esfera administrativa Soluções Tributárias em esfera administrativa Studio Fiscal A Studio Fiscal foi criada para atender as necessidades das empresas na área fiscal. A metodologia própria e o exclusivo trabalho técnico aprimorado

Leia mais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais Objetivos do Workshop 1 Conhecer e Atualizar os Conhecimentos acerca da Legislação Tributária e Fiscal Vigente 2 Adotar Procedimentos

Leia mais

MISSÃO VISÃO INOVAÇÃO ÉTICA CONFIANÇA COMPROMETIMENTO EFICIÊNCIA TRANSPARÊNCIA

MISSÃO VISÃO INOVAÇÃO ÉTICA CONFIANÇA COMPROMETIMENTO EFICIÊNCIA TRANSPARÊNCIA QUEM SOMOS A VP Consultoria é uma empresa que atua nos segmentos de Consultoria Contábil e Fiscal, de Recursos Humanos, Tributário e Societário e de Gestão Financeira. Contamos com uma equipe de profissionais

Leia mais

VP Consultoria, solução definitiva para a gestão da sua empresa.

VP Consultoria, solução definitiva para a gestão da sua empresa. VP Consultoria, solução definitiva para a gestão da sua empresa. GESTÃO CONTÁBIL Atuamos na terceirização da gestão contábil das empresas, oferecendo aos nossos clientes considerável ganho na organização,

Leia mais

REVISÃO FISCAL. Não é novidade o fato de que o cenário fiscal brasileiro exige o conhecimento multidisciplinar dos gestores de tributos.

REVISÃO FISCAL. Não é novidade o fato de que o cenário fiscal brasileiro exige o conhecimento multidisciplinar dos gestores de tributos. REVISÃO FISCAL Não é novidade o fato de que o cenário fiscal brasileiro exige o conhecimento multidisciplinar dos gestores de tributos. As constantes alterações na legislação, a implementação do padrão

Leia mais

Muito prazer. Somos a Ideal Companny.

Muito prazer. Somos a Ideal Companny. Muito prazer. Somos a Ideal Companny. Nosso ideal é a excelência em serviços contábeis. Somos a assessoria ideal para o novo empreendedor ou o empresário experiente. Vamos unir nossas ideias e ideais para

Leia mais

SIMPLES NACIONAL. Corretor de Imóveis

SIMPLES NACIONAL. Corretor de Imóveis SIMPLES NACIONAL Corretor de Imóveis MARIA RICARTE CRC-CE: 016078/O-9 Contadora, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará UECE. Profissional com vastos conhecimentos nas áreas:

Leia mais

SUA EMPRESA EM SEGURANÇA COM AS RESPONSABILIDADES TRIBUTÁRIAS E FISCAIS

SUA EMPRESA EM SEGURANÇA COM AS RESPONSABILIDADES TRIBUTÁRIAS E FISCAIS SUA EMPRESA EM SEGURANÇA COM AS RESPONSABILIDADES TRIBUTÁRIAS E FISCAIS O QUE FAZ O PARLUTO CONSULTING? Nosso objetivo é minimizar o impacto TRIBUTÁRIO e suas consequências de modo a tornar a empresa mais

Leia mais

O Que Fazemos. Negócios e Projetos

O Que Fazemos. Negócios e Projetos Sobre a Empresa A GB Consultoria Tributária e Empresarial foi fundada para oferecer soluções personalizadas ao segmento, nacional ou internacional, de cada empresa. Com isto, desde a formação da sua empresa

Leia mais

Estratégias para reduzir custos fiscais Estaduais e Federais de sua empresa

Estratégias para reduzir custos fiscais Estaduais e Federais de sua empresa Encontro Jurídico Tributário Estratégias para reduzir custos fiscais Estaduais e Federais de sua empresa Novembro / 2016 Qual é o caminho para reduzir a carga tributária de sua empresa? Planejamento e

Leia mais

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro...

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA... 1 1 Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... 3 1.1 Definição de tributo... 4 1.2 Conceito de Sistema Tributário Brasileiro...

Leia mais

Auditoria de Impostos e Contribuições IRPJ - CSLL - PIS/PASEP COFINS ICMS IPI - ISS SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A

Auditoria de Impostos e Contribuições IRPJ - CSLL - PIS/PASEP COFINS ICMS IPI - ISS SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A EDMAR OLIVEIRA ANDRADE FILHO Advogado, contador e consultor tributário e societário. Doutor e mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). É professor e palestrante em cursos

Leia mais

ACSBRASIL CONTABILIDADE

ACSBRASIL CONTABILIDADE ACSBRASIL CONTABILIDADE QUEM SOMOS A ACSBRASIL Contabilidade notabiliza-se na prestação de serviços de contabilidade, incorporando profissionalismo e dinâmica à experiência adquirida desde sua fundação,

Leia mais

Setor Energético. Soluções em advocacia e consultoria tributária e empresarial

Setor Energético. Soluções em advocacia e consultoria tributária e empresarial albinolingmoneda.com.br Rua Simão Bolivar, 1.250 Hugo Lange 80.040-140 Curitiba/PR (41) 3076-5777 Escritório especializado em advocacia e consultoria tributária e empresarial, com equipe formada por profissionais

Leia mais

SPED. Cruzamento das Informações: CRUZAMENTOS: Aspectos conceituais 24/09/2009. Acompanhamento Diferenciado: DACON DIRF DIPJ DCOMP DCTF DARF

SPED. Cruzamento das Informações: CRUZAMENTOS: Aspectos conceituais 24/09/2009. Acompanhamento Diferenciado: DACON DIRF DIPJ DCOMP DCTF DARF Cruzamento das Informações: DACON DIRF SPED DCTF DIPJ DCOMP DARF Palestrante: Thamara Jardim CRUZAMENTOS: Aspectos conceituais Acompanhamento Diferenciado: Art. 2º O acompanhamento diferenciado deverá

Leia mais

Inteligência Tributária DEVOLVENDO A VOCÊ O QUE É SEU

Inteligência Tributária DEVOLVENDO A VOCÊ O QUE É SEU Inteligência Tributária DEVOLVENDO A VOCÊ O QUE É SEU Quem Somos Cronograma de Trabalho Cases de Sucesso Nossos Diferenciais A Concorrência Como Funciona o Sistema? Trusty: Uma Sociedade Documentos Necessários

Leia mais

MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Alessandro Dessimoni

MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Alessandro Dessimoni MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS Alessandro Dessimoni Temas abordados 1. Alta carga tributária; 2. A burocracia e entraves da legislação; 3. Interpretação restritiva do Fisco sobre

Leia mais

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003)

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) EVOLUÇÃO Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) Art. 37 da Constituição Federal... XXII as administrações tributárias da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,... e autuarão de forma

Leia mais

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA O que é Planejamento Tributário? O conceito administrativo da palavra planejamento pode ser entendido como: Processo organizacional de criação de um plano, utilizando

Leia mais

1) TRIBUTOS FEDERAIS (aplicados ao Comércio ) 2) PERFIL DO CONTADOR MODERNO

1) TRIBUTOS FEDERAIS (aplicados ao Comércio ) 2) PERFIL DO CONTADOR MODERNO 1) TRIBUTOS FEDERAIS (aplicados ao Comércio ) 2) PERFIL DO CONTADOR MODERNO Maria Alzirene Mota de Brito Empresária da Contabilidade (92) 99981-9878 / 99116-6622 TÓPICOS PARA ABORDAGEM 1) QUAIS TRIBUTOS

Leia mais

Módulo 1 Princípios Básicos do Setor de Energia Elétrica

Módulo 1 Princípios Básicos do Setor de Energia Elétrica TRIBUTAÇÃO SOBRE ENERGIA ELÉTRICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1 Princípios Básicos do Setor de Energia Elétrica 1 Modelo atual do setor elétrico brasileiro a partir de 2004 2 Marcos Regulatórios do Novo

Leia mais

Ferramenta Fiscal e Tributária para pequenas e médias Empresas

Ferramenta Fiscal e Tributária para pequenas e médias Empresas Ferramenta Fiscal e Tributária para pequenas e médias Empresas Redução de exposição fiscal, processos automatizados, ganho de produtividade e economia fiscal que a sua empresa precisa. Thomson Reuters

Leia mais

PEPC 2017 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores QTG BCB SUSEP. EPC Responsável Técnico.

PEPC 2017 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores QTG BCB SUSEP. EPC Responsável Técnico. CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: 3242-2406 COACH CONTÁBIL PE-01023 40h 40 40 40 0 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 CREDITOS PIS/PASEP E

Leia mais

Planejamento Tributário: PIS/Cofins - Importação e Disposições Legais. Editora Saraiva São Paulo 2006

Planejamento Tributário: PIS/Cofins - Importação e Disposições Legais. Editora Saraiva São Paulo 2006 Cândido Henrique de Campos Cândido Campos é advogado especialista em Direito Tributário, principalmente em Planejamento Tributário, com larga experiência em empresas multinacionais é vários anos de trabalho

Leia mais

Treinamentos do Programa de Educação Profissional Continuada do CRC

Treinamentos do Programa de Educação Profissional Continuada do CRC Treinamentos do Programa de Educação Profissional Continuada do CRC Temas Ativos 2017 Pontuação Geral Categoria(s) Pontuadas(s) ÁREA CONTÁBIL 1 Análise das Demonstrações Contábeis (Com Foco em Preparadores

Leia mais

Especialização em Planejamento Tributário

Especialização em Planejamento Tributário Especialização em Planejamento Tributário APRESENTAÇÃO DO CURSO O curso alia as mais avançadas técnicas em planejamento e gestão de tributos, preparando o aluno para atuar em empresas de consultoria e

Leia mais

EIRELI SOCIEDADE EMPRESÁRIA

EIRELI SOCIEDADE EMPRESÁRIA MEI PESSOA FÍSICA RESP. ILIMITADA INDIVIDUAL EI PESSOA FÍSICA RESP. ILIMITADA ATIVIDADE EMPRESÁRIA EIRELI PESSOA JURÍDICA Art. RESP LIMITADA COLETIVA SOCIEDADE EMPRESÁRIA PESSOA JURÍDICA Art. 44 RESP LIMITADA

Leia mais

SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED

SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED OUT/2010 REGIME NÃO-CUMULATIVO REGIME CUMULATIVO TRIBUTAÇÃO MONOFÁSICA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA VENDAS COM SUSPENSÃO VENDAS A ALÍQUOTA ZERO VENDAS COM ISENÇÃO

Leia mais

ICMS Exclusão da Base de Cálculo do PIS e Cofins. Abril/2018

ICMS Exclusão da Base de Cálculo do PIS e Cofins. Abril/2018 ICMS Exclusão da Base de Cálculo do PIS e Cofins Abril/2018 Exclusão do ICMS da BC do Pis / Cofins SINDCONT - SP Instrutor: Lourivaldo Lopes da Silva 2 Aproveitamento do Crédito Dúvidas: 1. Ainda dá tempo

Leia mais

EFD-REINF Retenções e Contribuição Previdenciária EFD-REINF. Retenções e Contribuição Previdenciária

EFD-REINF Retenções e Contribuição Previdenciária EFD-REINF. Retenções e Contribuição Previdenciária EFD-REINF O QUE É EFD-REINF COMPREENDE A RELAÇÃO ENTRE PRESTADOR E TOMADOR DE SERVIÇOS NO BRASIL. ATUA SOBRE OS SEGUINTES IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES: IRRF/PIS/COFINS/CSLL/ *INSS CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Registros 1300 e 1700 da EFD Contribuições.docx

Orientações Consultoria de Segmentos Registros 1300 e 1700 da EFD Contribuições.docx Registros.docx 04/10/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 5 3.1. Parecer da Receita Federal... 6 4. Conclusão... 7 5. Informações

Leia mais

PEPC 2016 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores QTG BCB SUSEP. EPC Responsável Técnico.

PEPC 2016 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores QTG BCB SUSEP. EPC Responsável Técnico. CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: 3242-2406 COACH CONTÁBIL PE-01023 40h 40 40 40 0 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 CREDITOS PIS/PASEP E

Leia mais

INTELIGÊNCIA TRIBUTÁRIA DEVOLVENDO A VOCÊ O QUE É SEU

INTELIGÊNCIA TRIBUTÁRIA DEVOLVENDO A VOCÊ O QUE É SEU AGENDA EXECUTIVA INTELIGÊNCIA TRIBUTÁRIA DEVOLVENDO A VOCÊ O QUE É SEU Quem Somos Cases de Sucesso O Conteúdo A Concorrência Diferenciais Parceria Eagle-Trusty O Sistema Clientes Eagle-Trusty O Relatório

Leia mais

PEPC 2018 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO:

PEPC 2018 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 LUCRO REAL PRESUMIDO E SIMPLES NACIONAL 2017 PE-01263 08h 8 8 8 8 0 0 SPED CONTABIL 2017 - COM NOVO TERMO DE SUBSTITUIÇÃO

Leia mais

Tabela de Eventos Credenciados

Tabela de Eventos Credenciados RS-03872 REFORMA TRABALHISTA (PRESENCIAL) 0 0 0 8 0 8 RS-03873 REENGENHARIA CONTÁBIL TRIBUTÁRIA E SOCIETÁRIA (PRESENCIAL) 56hs 56 0 0 56 0 0 RS-03874 RS-03875 CONTABILIDADE PARA ENTIDADE SEM FINALIDADE

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins. Sistema Público de Escrituração Digital

Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins. Sistema Público de Escrituração Digital Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins Sistema Público de Escrituração Digital ARRECADAÇÃO FEDERAL 2008 Imposto de Renda Pessoa Jurídica (SPED - ECD): 72 Bilhões PJ Não Financeiras 12 Bilhões

Leia mais

TRIBUTARIE. Planejamento Tributário Administrativo INTELIGÊNCIA TRIBUTÁRIA, FINANCEIRA E GESTÃO FISCAL

TRIBUTARIE. Planejamento Tributário Administrativo INTELIGÊNCIA TRIBUTÁRIA, FINANCEIRA E GESTÃO FISCAL Planejamento Tributário Administrativo TRIBUTARIE INTELIGÊNCIA TRIBUTÁRIA, FINANCEIRA E GESTÃO FISCAL 02 O Grupo Brugnara Fundado há quase duas décadas, o GRUPO BRUGNARA, por meio da BRUGNARA ADVOGADOS,

Leia mais

Mini Currículo do professor

Mini Currículo do professor Mini Currículo do professor ArnóbioNeto Araújo Durães Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica, Pós-Graduado em Contabilidade Avançada, Gerência Financeira e Auditoria/Controladoria, Bacharel

Leia mais

ÍNDICE. Planejamento Tributário para empresas 02 INTRODUÇÃO O QUE É UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO POR QUE FAZER UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

ÍNDICE. Planejamento Tributário para empresas 02 INTRODUÇÃO O QUE É UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO POR QUE FAZER UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ÍNDICE INTRODUÇÃO O QUE É UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO POR QUE FAZER UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Prática - Como realizar um bom Planejamento Tributário? TIPOS DE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Planejamento Tributário

Leia mais

Código de Situação Tributária

Código de Situação Tributária Código de Situação O código da situação tributária será composto de três dígitos, onde o 1 dígito indicará a origem da mercadoria, com base na Tabela A e os dois últimos dígitos a tributação pelo ICMS,

Leia mais

NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP

NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP Fórum Nacional da Indústria Março / 2018 Jorge Antonio Deher Rachid Secretário da Receita Federal do Brasil Ministério da Fazenda Ministério da Fazenda 2 PRINCÍPIOS ORIENTADORES

Leia mais

Considerações na Proposta Técnica

Considerações na Proposta Técnica Considerações na Proposta Técnica CRUZAMENTOS: 1-ECD x DIPJ No módulo de Cruzamento envolvendo arquivos ECD X DIPJ, o sistema IOB Auditor Eletrônico SPED trabalha na composição das fichas da DIPJ extraindo

Leia mais

SIMPLES NACIONAL PROF. DR. AMAURY JOSE REZENDE

SIMPLES NACIONAL PROF. DR. AMAURY JOSE REZENDE SIMPLES NACIONAL PROF. DR. AMAURY JOSE REZENDE SIMPLES NACIONAL Tributo federal Lei Complementar 123/2006 e 128/2008 Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas

Leia mais

Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017

Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017 Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017 Roteiro Distorções do Sistema Tributário 2 Carga Tributária

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Abril/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Abril/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Abril/2018 Setor Contábil Dia 04 (quarta-feira) IRRF Simples doméstico Comprovante de Juros Pagamento do apurado no 3 decêndio de março/2018: - Operações de crédito - Pessoa

Leia mais

Indice de Questoes. Raciocínio Lógico-quantitativo / Raciocínio matemático / Números e grandezas proporcionais; regra de três simples e composta: 16

Indice de Questoes. Raciocínio Lógico-quantitativo / Raciocínio matemático / Números e grandezas proporcionais; regra de três simples e composta: 16 Indice de Questoes Língua Portuguesa / Compreensão Textual: 1 Língua Portuguesa / Pontuação: 2 Língua Portuguesa / Ortografia: 3 Língua Portuguesa / Semântica: 4 Língua Portuguesa / Morfologia: 5 Língua

Leia mais

PEPC 2017 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores Nome Código CH. ProGP Previc Perito QTG BCB SUSEP

PEPC 2017 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores Nome Código CH. ProGP Previc Perito QTG BCB SUSEP CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: 3242-2406 COACH CONTÁBIL PE-01023 40h 40 40 40 0 0 0 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 CREDITOS PIS/PASEP

Leia mais

Pejotização. Risco aos Produtores Rurais. Superintendência Técnica Coordenação do Núcleo Econômico

Pejotização. Risco aos Produtores Rurais. Superintendência Técnica Coordenação do Núcleo Econômico Pejotização Risco aos Produtores Rurais Superintendência Técnica Coordenação do Núcleo Econômico Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio Reunião Ordinária nº 02 29.09.2016 Auditório

Leia mais

Soluções Integradas em Gestão de Negócios

Soluções Integradas em Gestão de Negócios Soluções Integradas em Gestão de Negócios ALMEIDA ROCHA A Almeida Rocha sempre trabalhou para atender a seus clientes de forma diferenciada, com destaque especial para um atendimento de prontidão e personalizado.

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL NOSSA ORIGEM Fundada em 2006 por consultores independentes, a Esteves & Esteves opera suportada por quatro pilares: foco no cliente; busca permanente de excelência em serviços;

Leia mais

Analista Fiscal ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins

Analista Fiscal ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins CURSO Analista Fiscal ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins (O único curso da região ministrado por especialistas em cada área abordada) Orientadores Andréa Giungi Contadora; consultora da CPA; MBA em Controladoria

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Junho/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Junho/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Junho/2018 Setor Contábil Dia 05 (terça-feira) Simples doméstico Comprovante de Juros Pagamento do apurado no 3 decêndio de maio/2018: - Operações de crédito - Pessoa Jurídica

Leia mais

Registro de pagamentos, provisão de tributos e ajustes das contas do ICMS

Registro de pagamentos, provisão de tributos e ajustes das contas do ICMS 6 CAPÍTULO 6 LABORATÓRIO CONTÁBIL II Registro de pagamentos, provisão de tributos e ajustes das contas do ICMS Introdução Todas as empresas devem liquidar suas dívidas na data do vencimento para não comprometerem

Leia mais

Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos

Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos Advogada especializada em legislação tributário-fiscal e instrutora em cursos há mais de 15 anos. Pós graduada em Direito Tributário e autora do livro ICMS de

Leia mais

OS IMPACTOS DOS REGIMES TRIBUTÁRIOS SOBRE O RESULTADO DOS EXERCÍCIOS

OS IMPACTOS DOS REGIMES TRIBUTÁRIOS SOBRE O RESULTADO DOS EXERCÍCIOS OS IMPACTOS DOS REGIMES TRIBUTÁRIOS SOBRE O RESULTADO DOS EXERCÍCIOS Edilson Cardoso de SOUZA 1 RESUMO: O presente artigo discorre sobre os impactos causados pelos regimes tributários sobre os resultados

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil Dia 04 (sexta-feira) IRRF Recolhimento do IRRF correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.12.2018, incidente sobre rendimentos

Leia mais

Sobre a b2finance Kreston Brasil

Sobre a b2finance Kreston Brasil Sobre a b2finance Kreston Brasil Sólido know-how em Processos de Auditoria, Controles Internos, Advisory, Due Dilligence, Consultoria Tributária, Preços de Transferência, Compliance, Implantação de ERP

Leia mais

NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP

NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP Não cumulatividade plena PRINCÍPIOS ORIENTADORES SIMPLIFICAÇÃO DA APURAÇÃO DO TRIBUTO TRIBUTAÇÃO DO VALOR AGREGADO EM CADA ETAPA ECONÔMICA NEUTRALIDADE ECONÔMICA DA COBRANÇA

Leia mais

Diagnóstico Fiscal. No Brasil gastam-se 2600 horas com o cumprimento de obrigações tributárias.

Diagnóstico Fiscal. No Brasil gastam-se 2600 horas com o cumprimento de obrigações tributárias. Diagnóstico Fiscal Diagnóstico Fiscal No Brasil gastam-se 2600 horas com o cumprimento de obrigações tributárias. Estudos da PWC: www.pwc.com.br/pt/sala-de-imprensa/assets/release-paying-taxes-nov09.pdf

Leia mais

PRANA SIGNIFICA ENERGIA VITAL. FOCADOS NISSO, NOS EMPENHAMOS PARA SER A ENERGIA PROPULSORA DA SUA RELAÇÃO COM O COMÉRCIO INTERNACIONAL CONECTANDO

PRANA SIGNIFICA ENERGIA VITAL. FOCADOS NISSO, NOS EMPENHAMOS PARA SER A ENERGIA PROPULSORA DA SUA RELAÇÃO COM O COMÉRCIO INTERNACIONAL CONECTANDO PRANA SIGNIFICA ENERGIA VITAL. FOCADOS NISSO, NOS EMPENHAMOS PARA SER A ENERGIA PROPULSORA DA SUA RELAÇÃO COM O COMÉRCIO INTERNACIONAL CONECTANDO SEUS NEGÓCIOS COM O MUNDO. QUEM SOMOS SOMOS UMA EMPRESA

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Maio/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Maio/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Maio/2018 Setor Contábil Dia 04 (quarta-feira) Simples doméstico Comprovante de Juros Pagamento do apurado no 3 decêndio de abril/2018: - Operações de crédito - Pessoa Jurídica

Leia mais

Variação do ICMS Distorce o Custo e a Compensação Tributária

Variação do ICMS Distorce o Custo e a Compensação Tributária Variação do ICMS Distorce o Custo e a Compensação Tributária O diferencial de alíquota do ICMS é aplicável às operações interestaduais entre contribuintes do tributo, quando a mercadoria se destinar ao

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA II DIREITO TRIBUTARIO LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA ORÇAMENTO PUBLICO TEORIA

Leia mais

Sumário. Introdução. Patrimônio

Sumário. Introdução. Patrimônio Sumário Sumário Introdução 2 Objeto 3 Finalidade ou objetivo 4 Pessoas interessadas nas informações contábeis 5 Funções 6 Identificação dos aspectos patrimoniais 7 Campo de aplicação 8 Áreas ou ramos 9

Leia mais

MISSÃO A KOMCORP VISÃO. VALORES Ética Comprometimento Entusiasmo - Gratidão

MISSÃO A KOMCORP VISÃO. VALORES Ética Comprometimento Entusiasmo - Gratidão MISSÃO A KOMCORP São quase três décadas em constante atualização. Atenta às revoluções tecnológicas e de olho nas mudanças sociais. Aprimorar, diferenciar e inovar são verbos conjugados à exaustão. Competência

Leia mais

IMPACTOS DA MUDANÇA TRIBUTÁRIA NAS EMPRESAS QUE NECESSITAM OPTAR POR OUTRO REGIME DE TRIBUTAÇÃO

IMPACTOS DA MUDANÇA TRIBUTÁRIA NAS EMPRESAS QUE NECESSITAM OPTAR POR OUTRO REGIME DE TRIBUTAÇÃO IMPACTOS DA MUDANÇA TRIBUTÁRIA NAS EMPRESAS QUE NECESSITAM OPTAR POR OUTRO REGIME DE TRIBUTAÇÃO Bartira Escobar 1 Nádia Cristina de Castilhos INTRODUÇÃO Esta pesquisa apresenta como tema central buscar

Leia mais

NÓS TEMOS SOLUÇÕES INTEGRADAS QUE REINVENTAM E SIMPLIFICAM A ROTINA DOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS

NÓS TEMOS SOLUÇÕES INTEGRADAS QUE REINVENTAM E SIMPLIFICAM A ROTINA DOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS NÓS TEMOS SOLUÇÕES INTEGRADAS QUE REINVENTAM E SIMPLIFICAM A ROTINA DOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS Gestão Contábil A evolução dos sistemas contábeis, perfeito e completo para seu escritório Esta solução cobre

Leia mais

CURSO ANALISTA FISCAL FORTALEZA/CE - TURMA 18

CURSO ANALISTA FISCAL FORTALEZA/CE - TURMA 18 CURSO ANALISTA FISCAL FORTALEZA/CE - TURMA 18 A função de Analista Fiscal é uma das mais nobres na área fiscal de um estabelecimento, tendo em vista sua importância na verificação do processamento de todo

Leia mais

Título: Apuração dos Impostos. Folha de Revisão PROCON: 01. Revisão: 01. Instruções de Trabalho Tributário. Página: 1/7. Grupo Cikel.

Título: Apuração dos Impostos. Folha de Revisão PROCON: 01. Revisão: 01. Instruções de Trabalho Tributário. Página: 1/7. Grupo Cikel. Página: 1/7 Folha de Revisão Página Detalhe da Revisão Nº. da Revisão Data da Revisão Todas Revisão Geral 01 Out/2013 Distribuição: CSC (Eletrônica) CIKEL (Intranet) Elaborado por: Tributário Aprovado

Leia mais

Desafios Tributários no Planejamento Logístico das Organizações: Estudo de Caso DESSIMONI & BLANCO ADVOGADOS

Desafios Tributários no Planejamento Logístico das Organizações: Estudo de Caso DESSIMONI & BLANCO ADVOGADOS Desafios Tributários no Planejamento Logístico das Organizações: Estudo de Caso DESSIMONI & BLANCO ADVOGADOS EMPRESA : NOT KILLERS (TUDO MAIÚSCULO) FABRICAÇÃO TRANSPORTE EMPRESA ARMAZENAGEM IMPORTAÇÃO

Leia mais

PEPC 2019 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores Nome Código CH. ProGP Previc Perito QTG BCB SUSEP

PEPC 2019 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores Nome Código CH. ProGP Previc Perito QTG BCB SUSEP CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: 3242-2406 COACH CONTÁBIL PE-01023 40h 40 40 40 0 0 40 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASSESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 LUCRO REAL 2018

Leia mais

2.9 Tributação. Por que Tributação? Comparação Internacional

2.9 Tributação. Por que Tributação? Comparação Internacional 2.9 Tributação Por que Tributação? Um sistema tributário oneroso e complexo reduz a competitividade e desestimula investimentos. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias entre países em estágios

Leia mais

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto PIS e COFINS Aspectos conceituais Núcleo de Estudos em Controladoria e Contabilidade Tributária Prof. Amaury

Leia mais

NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP

NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP Não cumulatividade plena Dezembro/2015 PRINCÍPIOS ORIENTADORES 1. SIMPLIFICAÇÃO DA APURAÇÃO DO TRIBUTO 2. TRIBUTAÇÃO DO VALOR AGREGADO EM CADA ETAPA ECONÔMICA 3. NEUTRALIDADE

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil Dia 06 (segunda-feira) IOF Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 30.04.2019, incidente sobre rendimentos

Leia mais

SOFOLHA SOLUÇÕES CORPORATIVAS CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido

SOFOLHA SOLUÇÕES CORPORATIVAS CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido Legislação Conforme instituído pela Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010, sujeitam à obrigatoriedade de geração de arquivo da Escrituração Fiscal

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2018 ANO XXIX - 2018-2ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2018 ASSUNTOS CONTÁBEIS FURTOS PRATICADOS POR EMPREGADOS - ASPECTOS CONTÁBEIS... Pág. 482 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA BÔNUS DE

Leia mais

NOSSA HISTÓRIA Instalação da sede em São Paulo Criação da unidade piloto do Tax Alliance Criação da Monteiro e Saran Advogados

NOSSA HISTÓRIA Instalação da sede em São Paulo Criação da unidade piloto do Tax Alliance Criação da Monteiro e Saran Advogados ALIANÇA TRIBUTÁRIA SOBRE A STUDIO LAW A Studio Law é um modelo inédito de aliança entre escritórios que permitirá ao aliançado oferecer excelência de atuação em serviços jurídico-tributários. Através de

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO FINANÇAS E CONTROLADORIA

PÓS GRADUAÇÃO FINANÇAS E CONTROLADORIA PÓS GRADUAÇÃO FINANÇAS E CONTROLADORIA Junho/2018 1 PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS E CONTROLADORIA ANÁLISE DE TRIBUTO E FORMAÇÃO DE PREÇO Prof. Arnóbio Durães Junho / 2018 2 INTRODUÇÃO OBJETIVOS Geral: Expor

Leia mais

Recuperação de impostos e Revisão Fiscal.

Recuperação de impostos e Revisão Fiscal. Recuperação de impostos e Revisão Fiscal 2018 www.gestiona.com.br - Atuação Atuação A nasceu em 2004, no seio da Escola Politécnica (POLI), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil Dia 03 (quarta-feira) Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.03.2019, incidente sobre rendimentos de:

Leia mais

Curso Prático de: Formação de Analista Fiscal e Tributário

Curso Prático de: Formação de Analista Fiscal e Tributário Curso Prático de: Formação de Analista Fiscal e Tributário Objetivo e Público É um curso completo, tanto para quem deseja reciclar seus conhecimentos, quanto para quem deseja conhecer as rotinas fiscais

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Agosto/2016 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Agosto/2016 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Agosto/2016 Setor Contábil Dia 03 (quarta-feira) Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.07.2016, incidente sobre rendimentos de:

Leia mais

GUIA BÁSICO DE CONTABILIDADE

GUIA BÁSICO DE CONTABILIDADE GUIA BÁSICO DE CONTABILIDADE Introdução 3 O papel do contador 6 Técnicas contábeis 11 A importância da contabilidade para a sua empresa 15 Contabilidade como diferencial estratégico 18 Conclusão 21 Sobre

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação, xiii

SUMÁRIO. Apresentação, xiii SUMÁRIO Apresentação, xiii 1 A Contabilidade e a Gestão Tributária, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Os objetivos da atividade de gestão tributária, 1 1.3 Características profissionais exigidas para o cargo de

Leia mais

PEPC 2019 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores Nome Código CH. ProGP Previc Perito AUD CMN SUSEP

PEPC 2019 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores Nome Código CH. ProGP Previc Perito AUD CMN SUSEP CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: 3242-2406 COACH CONTÁBIL PE-01023 40h 40 40 40 0 0 40 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASSESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 LUCRO REAL 2018

Leia mais

Em Busca da Neutralidade Tributária do Novo Padrão Contábil após a Lei nº /14. Sergio André Rocha (UERJ)

Em Busca da Neutralidade Tributária do Novo Padrão Contábil após a Lei nº /14. Sergio André Rocha (UERJ) V CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL Em Busca da Neutralidade Tributária do Novo Padrão Contábil após a Lei nº 12.973/14 Sergio André Rocha (UERJ) As Cinco Situações da Lei nº 12.973/14 Situação

Leia mais

Desoneração Tributária de Negócios: eficiência na redução de custos. Edelcio Smargiassi

Desoneração Tributária de Negócios: eficiência na redução de custos. Edelcio Smargiassi Desoneração Tributária de Negócios: eficiência na redução de custos Edelcio Smargiassi edelciosmargiassi@gmail.com 1 - A evolução da fiscalização Tributária Antes (década de 80) Conferencia manual Repressiva

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS (8º período) AUDITORIA II: TESTES NO PASSIVO (PARTE 1)

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS (8º período) AUDITORIA II: TESTES NO PASSIVO (PARTE 1) CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS (8º período) Professor: Nilton Marcio Filho AUDITORIA II: TESTES NO PASSIVO (PARTE 1) CONTEXTUALIZAÇÃO 1. OBRIGAÇÕES: 1.1 Fornecedores 1.2 Impostos a pagar (IR e CSLL); 1.3 Salários

Leia mais

Capítulo 1 ITR Capítulo 2 II E IE... 53

Capítulo 1 ITR Capítulo 2 II E IE... 53 Sumário Capítulo 1 ITR... 31 1. Aspecto material... 31 2. Aspecto temporal... 35 3. Aspecto espacial... 35 4. Aspecto subjetivo... 36 5. Aspecto quantitativo... 41 6. Imunidade e isenção... 46 7. Informações

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011

Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011 Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011 DOU de 17.10.2011 Dispõe sobre procedimentos fiscais dispensados aos consórcios constituídos nos termos dos arts. 278 e 279 da Lei nº 6.404, de

Leia mais

Desenvolvimento de Analista Fiscal. ICMS, IPI, ISS, PIS/Pasep e Cofins

Desenvolvimento de Analista Fiscal. ICMS, IPI, ISS, PIS/Pasep e Cofins Desenvolvimento de Analista Fiscal ICMS, IPI, ISS, PIS/Pasep e Cofins FERNANDO HENRIQUE SILVA SANT ANA Advogado, Especialista em Direito Tributário pelo IBET nas legislações de ICMS/IPI/ISS, atuou por

Leia mais

Energisa Soluções S/A Resultados do 1º trimestre de 2016

Energisa Soluções S/A Resultados do 1º trimestre de 2016 Resultados do 1º trimestre de 2016 Cataguases, 13 de maio de 2016 A Administração da ( Energisa Soluções ou Companhia ) apresenta os resultados do primeiro trimestre (1T16). 1 Perfil do negócio e considerações

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Palestra. Simples Nacional Análise e Atualização. Janeiro Elaborado por: Luiz Emilio Santos Maciel

Palestra. Simples Nacional Análise e Atualização. Janeiro Elaborado por: Luiz Emilio Santos Maciel Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

SUMÁRIO 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP...

SUMÁRIO 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP... 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP... 1 1.1 O PIS/PASEP no Sistema Tributário Nacional... 1 1.2 Perspectivas para o futuro do PIS/PASEP... 5 1.3 Arrecadação e relevância de PIS e COFINS

Leia mais