Estatística e Probabilidade EST202 Prof.:Anderson Ribeiro Duarte Lista de Exercícios 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estatística e Probabilidade EST202 Prof.:Anderson Ribeiro Duarte Lista de Exercícios 1"

Transcrição

1 Estatística e Probabilidade EST202 Prof.:Anderson Ribeiro Duarte Lista de Exercícios 1 1. Foram registradas as seguintes medidas para o tempo de secagem, em horas, de uma certa marca de tinta látex: 3, 5 2, 6 4, 8 2, 9 3, 6 2, 8 3, 3 5, 6 3, 7 2, 8 4, 4 4, 0 5, 2 3, 0 4, 8 Suponha que os dados anteriores sejam uma amostra aleatória simples. (a) Calcule a média amostral para este conjunto de dados; (b) Calcule a mediana amostral; (c) Calcule a variância amostral e o desvio padrão amostral; (d) Calcule os quartis amostrais. 2. De acordo com o jornal Chemical Engineering, uma importante propriedade da fibra é sua absorção de água. Uma amostra aleatória de 20 pedaços de fibra de algodão foi retirada e a absorvação de cada pedaço foi medida. Temos os seguintes valores de absorção: 18, 71 21, 41 20, 72 21, 81 19, 29 22, 43 20, 17 23, 71 19, 44 20, 50 18, 92 20, 33 23, 00 22, 85 19, 25 21, 77 22, 11 19, 77 18, 04 21, 12 (a) Calcule a média e a mediana amostral para este conjunto de dados; (b) Calcule a variância amostral e o desvio padrão amostral; (c) Calcule os quartis amostrais. 3. As seguintes pontuações representam as notas no exame final de um curso de Estatística e Probabilidade:

2 2 (a) Estabeleça uma tabela de frequências com 5 classes; (b) Construa um histograma; (c) Calcule a média, a mediana, o desvio padrão, quartis amostrais utilizando sua tabela de frequências; (d) Calcule a média, a mediana, o desvio padrão, quartis amostrais utilizando os dados e compare com os resultados anteriores; (e) Construa um gráfico Box-plot para os dados e escreva um pequeno texto explicativo sobre suas conclusões com base neste gráfico. 4. O teor de nicotina, em miligramas, em 40 cigarros de certa marca foi registrado como segue: 1, 09 1, 92 2, 31 1, 79 2, 28 1, 74 1, 47 1, 97 0, 85 1, 24 1, 58 2, 03 1, 70 2, 17 2, 55 2, 11 1, 86 1, 90 1, 68 1, 51 1, 64 0, 72 1, 69 1, 85 1, 82 1, 79 2, 46 1, 88 2, 08 1, 67 1, 37 1, 93 1, 40 1, 64 2, 09 1, 75 1, 63 2, 37 1, 75 1, 69 (a) Estabeleça uma tabela de frequências com 5 classes (utilize um tamanho de classe inferior a 1); (b) Construa um histograma; (c) Calcule a média, a mediana, o desvio padrão, quartis amostrais utilizando sua tabela de frequências; (d) Construa um gráfico Box-plot (considerando os valores extremos) para os dados e escreva um pequeno texto explicativo sobre suas conclusões com base neste gráfico; (e) Retire os valores extremos da amostra e reconstrua o gráfico Box-plot (considerando somente os valores não extremos) para os dados e escreva um pequeno texto comparativo sobre suas conclusões com base neste gráfico em relação ao anterior.

3 3 5. (Exercício Computacional) Na tabela abaixo são mostrados os tempos de ocupação (em segundos) para 3 tipos de máquinas ATM (1, 2 e 3) instaladas em Bancos em 3 locais distintos na cidade (A, B e C). Máquina Local A Local B Local C Para cada combinação entre tipo de máquina e local calcule a média e o desvio-padrão e comente diferenças aparentemente significativas.

4 4 6. Uma instituição de ensino está oferecendo um curso tecnólogo, para este curso, são ofertadas 8 disciplinas básicas {B 1, B 2,..., B 8 }, e 10 disciplinas especiais {E 1, E 2,..., E 10 }. O curso necessita de 5 disciplinas básicas e 4 disciplinas especiais para ser integralizado. (a) Quantos opções de escolha de disciplinas existem para integralização do curso? (b) Se considerarmos que B 1 é pré-requisito para {E 1, E 2,..., E 5 } e que B 2 e B 3 são pré-requisitos para {E 6, E 7,..., E 10 }. Quantas opções de escolha de disciplinas existem para integralização do curso? 7. Um par de dados é lançado. Determine a probabilidade de se obter: (a) Um total de 8; (b) No máximo, um total de Quatro bits são transmitidos em um canal digital de comunicações. Cada bit é distorcido ou recebido sem distorção. Seja A i, o evento em que o i-ésimo bit é distorcido, i = 1, 2, 3, 4. (a) Descreva o espaço amostral para esse experimento; (b) Os eventos A i são disjuntos? (c) Descreva o evento (A 1 A 2 ) (A 3 A 4 ). 9. Em replicação controlada, células são replicadas em um período de dois dias. DNA recém-sintetizado não pode ser replicado novamente até que a mitose esteja completa. Dois mecanismos de controle foram identificados - um positivo e um negativo. Suponha que uma replicação seja observada em três células. Seja A o evento em que todas as células são identificadas como positivas e B o evento em que todas células são negativas. Descreva o espaço amostral e mostre os seguintes eventos: (a)a (b)b (c)a B (d)a B

5 5 10. Amostras de uma peça de alumínio fundido são classificadas com base no acabamento (em micropolegadas) da superfície e no acabamento de borda. Os reultados de 100 peças são resumidos a seguir: borda excelente bom superfície excelente 80 2 bom 10 8 (a) Seja A o evento em que um item da amostra tem excelente acabamento da superfície e seja B o evento em que um item da amostra tem excelente acabamento de borda. Determine o número de itens em Ā B; B e A B; (b) Determine os possíveis resultados para uma sequência de dois itens considerando o acabamento de superfície e de borda. 11. O tempo de enchimento de um reator é medido em minutos (e frações de minutos). Seja o espaço amostral formado por números reais e positivos.defina os eventos A e B como segue: A = {x R + x < 72, 5} B = {x R + x > 52, 5} Descreva os seguintes eventos: (a)ā (b) B (c)a B (d)a B 12. Em uma planta química, 24 tanques de retenção são usados para a armazenagem do produto final. Quatro tanques são selecionados ao acaso e sem reposição. Suponha que seis dos tanques contenham material em que a viscosidade exceda os requerimentos dos consumidores. (a) Qual a probabilidade de exatamente um tanque na amostra conter material com alta viscosidade? (b) Qual é a probabiliade de no mínimo um tanque na amostra conter material com alta viscosidade? (c) Em adição aos seis tanques com altos níveis de viscosidade, quatro tanques diferentes contêm materiais com altos níveis de impureza. Qual a probabilidade de exatamente um tanque na amostra conter material com alta viscosidade e exatamente um tanque na amostra conter materia com altos níveis de impureza?

6 6 13. O espaço amostral de um experimento aleatório é {a, b, c, d, e} com probabilidades 0, 1; 0, 1; 0, 2; 0, 4 e 0, 2, respectivamente. Faça A denotar o evento {a, b, c} e B denotar o evento {c, d, e}. Determine: (a) P (A) (b) P (B) (c) P (Ā) (d) P (A B) (e) P (A B) 14. Pedidos de compras de um computador são sumarizados pelos itens opcionais solicitados como segue: proporção de pedidos de compras nenhum item opcional 0, 3 um item opcional 0, 5 mais de um item opcional 0, 2 (a) Qual é a probabilidade de um pedido de compras solicitar no mínimo um item opcional? (b) Qual a probabilidade de um pedido de compras não solicitar mais de um item opcional? 15. Suponha que seu veículo seja licenciado em um estado que emita placas que consistam em três dígitos (entre 0 e 9), seguidos de três letras (entre A e Z).Se um número de placa for selecionado aleatoriamente, qual a probabilidade de seu veículo ser selecionado? 16. Cabos de fio de cobre, provenientes de um fabricante, são analisados em relação à resistência e à condutividade. os resultados de 100 cabos são dados a seguir: resistência alta baixa alta condutividade 74 8 baixa condutividade 15 3 (a) Se um cabo for selecionado ao acaso, qual a probabilidade de seu condutividade ser alta ou sua resistência ser alta? (b) Se um cabo for selecionado ao acaso, qual a probabilidade de seu condutividade ser baixa ou sua resistência ser baixa? (c) Considere o evento em que o cabo selecionado ao acaso tem baixa condutividade e o o evento em que o cabo selecionado ao acaso tem baixa resistência. Esses eventos são disjuntos?

7 7 17. Um sistema de computadores usa senhas, que são de seis caracteres (entre 26 letras ou 10 dígitos numéricos). Letras são maiúsculas não são usadas. Seja A o evento em que uma senha comece com uma vogal e seja B em que uma senha termine com um número par. Suponha que um invasor selecione uma senha ao acaso, determine: (a) P (A) (b) P (B) (c) P (A B) (d) P (A B) 18. Discos de plástico de policarbonato, provenientes de um fornecedor, são analisados com relação à resistência a aranhões e a choques. Os resultados de 100 discos analisados são: resistência a choques alta baixa resistência alta (arranhões) 70 9 resistência baixa (arranhões) 16 5 Seja A o evento em que o disco tenha alta resistência a choque e seja B o evento em que o disco tenha alta resistência a arranhões. Determine: (a) P (A) (b) P (B) (c) P (A B) (d) P (B A) 19. A análise de resultados de um experimento de transmutação de uma folha (tornando uma folha em uma pétala) é resumido pelo tipo de transformação completada: transformação textura alta não transformação cor (sim) transformação cor (não) (a) Se a folha completar a transformação da cor, qual é a probabilidade de que ela completará a transformação textural? (b) Se a folha não completar a transformação textural, qual é a probabilidade de que ela completará a transformação da cor?

8 8 20. Um lote de 100 chips semicondutores contém 20 itens defeituosos. Dois deles são selecionados, ao acaso e sem reposição. (a) Qual a probabilidade de que o primeiro selecionado seja defeituoso? (b) Qual a probabilidade de que o segundo selecionado seja defeituoso, dado que o primeiro foi defeituoso? (c) Qual a probabilidade de que ambos sejam defeituosos? 21. Uma batelada de 350 mitocôndrias rejuvenescidas contém 8 que são mutáveis (defeituosas). Duas são selecionadas ao acaso e sem reposição da batelada. (a) Qual a probabilidade de que a segunda selecionada seja defeituosa, dado que a primeira foi defeituosa? (b) Qual a probabilidade de que ambas sejam defeituosas? (c) Qual a probabilidade de que ambos sejam aceitáveis? 22. Se P (A B) = 1, a igualdade A = B tem de ser verdadeira? 23. Suponha que P (A B) = 0, 4 e P (B) = 0, 5. Determine P (A B) e P (Ā B). 24. Uma batelada de 25 peças moldadas por injeção contém 5 delas que sofreram excessivo encolhimento. (a) Se duas peças forem selecionadas ao acaso e sem reposição, qual será a probabilidade de que a segunda peça tenha sofrido excessivo encolhimento? (b) Se três peças forem selecionadas ao acaso e sem reposição, qual será a probabilidade de que a terceira peça tenha sofrido excessivo encolhimento?

9 9 25. O circuito a segur opera se, e somente se, houver um caminho de dispositivos funcionais, da esquerda para a direita. A probabilidade de cada aparelho funcionar é mostrada. Suponha que a probabilidade de um dos dispositivos ser funcional não dependa dos demais dispositivos. Qual será a probabilidade do circuito operar? 26. Consumidores são usados para avaliar projetos iniciais de produtos. No passado 95% dos produtos altamente aprovados recebiam boas revisões, 60% dos produtos moderadamente aprovados recebiam boas revisões e 10% dos produtos ruins recebiam boas revisões. Além disso 40% dos produtos tinham sido altamente aprovados, 35% moderadamente aprovados e 25% tinham sido prosutos ruins. (a) Qual a probabilidade de um produto atingir uma boa revisão? (b) Se um novo projeto atingir uma boa revisão, qual será a probabilidade de que ele se torne um produto altamente aprovado? (c) Se um produto não atingir uma boa revisão, qual será a probabilidade de que ele se torne um produto altamente aprovado? 27. Prove que P ( Ā B ) = 1 + P (A B) P (A) P (B)

10 10 Soluções 1. (a) X = 3, 8 (b) X = 3, 6 (c) S 2 = 0, 92 e S = 0, (d)q 1 = 2, 9, Q 2 = X e Q 3 = 4, 8 2. (a) X = 20, 7675 e X = 20, 61 (b) S 2 = 2, e S = 1, (c)q 1 = 19, 365, Q 2 = X e Q 3 = 21, 96 (max min) (98 10) 3. (a) t c = = = 18 5 q c classe freq.abs. freq.rel. freq.abs.acum. freq.rel.acum. ponto médio , , , , , , , , , , (b) (c) X = 65, 5 X = 69, 76 S 2 = 453, 508 S = 21, 296 Q 1 = 49, 27 Q 2 = X Q 3 = 80, 56 (d) X = 65, 483 X = 71, 5 S 2 = 446, 627 S = 21, 134 Q 1 = 54, 5 Q 2 = X Q 3 = 80, 6

11 11 (e) O gráfico anterior confirma as medidas descritivas já obtidas (max min) (2, 55 0, 72) 4. (a) t c = = = 0, 366 = 1 q c 5 por obviedade, utilizaremos t c = 0, 4 classe freq.abs. freq.rel. freq.abs.acum. freq.rel.acum. ponto médio 0, 72 1, , , 075 0, 92 1, 12 1, , , 200 1, 32 1, 52 1, , , 675 1, 72 1, 92 2, , , 925 2, 12 2, 32 2, , , 000 2, 52 (b) (c) X = 1, 77 X = 1, 773 S 2 = 0, 157 S = 0, 397 Q 1 = 1, 562 Q 2 = X Q 3 = 2, 040 (d) Existe uma presença de valores extremos do lado esquerdo do gráfico.

12 12 (e) A retirada dos valores extremos do gráfico anterior aumenta a simetria da distribuição dos dados. 5. XA,1 = , 2 S A,1 = 94049, 565 X A,2 = , 1 S A,2 = 22972, 238 X A,3 = , 0 S A,3 = 27023, 208 X B,1 = , 3 S B,1 = 95178, 588 X B,2 = , 9 S B,2 = 57696, 450 X B,3 = , 0 S B,3 = 8914, 605 X C,1 = , 5 S C,1 = 29457, 425 X C,2 = , 8 S C,2 = 2509, 275 X C,3 = , 6 S C,3 = 4952, 797 Quando consideramos os tipos de máquinas, quanto a média temos a máquina 3 com maior tempo de ocupação no local A, as outras máquinas tem ocupação média similar no local A; a máquina 1 com maior tempo de ocupação no local B, as outras máquinas tem ocupação média similar no local A; as máquinas apresentam tempos similares no local C. Quando consideramos os locais, quanto a média temos o local B exigindo tempos maiores de ocupação e os locais A e C com ocupações médias semelhantes. Quando consideramos os tipos de máquinas, quanto ao desvio-padrão temos a máquina 1 com alta variabilidade no local A, as outras máquinas tem variabilidade similar no local A; a máquina 1 com grande variabilidade no local B, a máquina 2 tem variabilidade alta no local B porém

13 13 menor que a máquina 1, já a máquina 3 apresenta variabilidade bastante inferior; a máquina 1 com enorme variabilidade no local C, a máquina 3 tem variabilidade no superior a máquina 2 no local C. É fácil ver que os valores de variabilidade para máquina 1 independente do local são bastante elevados. Quando consideramos os locais, quanto a variabilidade, temos o local C com variabilidade bem baixa e o local A com as variabilidades mais elevadas. 6. (a) C 8,5 C 10,4 = (b) B 1, não B 2, não B 3 ; C 5,4 C 5,4 = 25 B 1, B 2, não B 3 ; C 5,3 C 5,4 = 50 B 1, B 3, não B 2 ; C 5,3 C 5,4 = 50 B 2, B 3, não B 1 ; C 5,3 C 5,4 = 50 B 1, B 2, B 3 ; C 5,2 C 10,4 = 2100 Totalizando então 2275 possibilidade de integralizar o curso. 7. (a) 5 36 (b) (a) Seja D bit distorcido e D bit não distorcido. Ω A = A 1 A 2 A 3 A 4 { D D D D} A 1 = {DDDD, DDD D, DD DD, D DDD, DD D D, D DD D, D D DD, D D D D} A 2 = {DDDD, DDD D, DD DD, DDDD, DD D D, DDD D, DD DD, DD D D} A 3 = {DDDD, DDD D, D DDD, DDDD, D DD D, DDD D, D DDD, D DD D} A 4 = {DDDD, DD DD, D DDD, DDDD, D D DD, DD DD, D DDD, D D DD} (b) Os eventos A i não são disjuntos. (c) {DDDD} 9. Ω = {+ + +, + +, + +, + +, +, +, +, } (a) A = {+ + +} (b) B = { } (c) A B = (d) A B = {+ + +, } 10. (a) 10, 10 e 92 (b) EE, EB, BE, BB 11. (a) Ā = {x R+ x 72, 5} (b) B = {x R + x 52, 5} (c) A B = {x R + 52, 5 < x < 72, 5} (d) A B = R +

14 (a) 0, 461 (b) 0, 712 (c) 0, (a) 0, 4 (b) 0, 8 (c) 0, 6(d) 1 (e) 0, (a) 0, 7 (b) 0, (a) 0, 97 (b) 0, 26 (c) não 17. (a) 5 36 (b) 5 36 (c) (a) 0, 86 (b) 0, 79 (c) (a) 0, 903 (b) 0, (a) 0, 2 (b) (c) 0, 038 (d) (d) (a) 0, 02 (b) 0, (c) 0, Não, basta que B seja um subconjunto de A 23. (a) 0, 2 (b) 0, (a) 0, 2 (b) 0, , (a) 0, 615 (b) 0, 618 (c) 0, P (Ā B) [ ] = P (A B) = 1 P (A B) = 1 P [P (A) + P (B) P (A B)] = 1 + P (A B) P (A) P (B)

Universidade Federal do Paraná UFPR. CE084 Probabilidade A. Prof. Sonia Isoldi Marty Gama Müller LISTA DE EXERCÍCIOS 02

Universidade Federal do Paraná UFPR. CE084 Probabilidade A. Prof. Sonia Isoldi Marty Gama Müller LISTA DE EXERCÍCIOS 02 Universidade Federal do Paraná UFPR CE084 Probabilidade A Prof. Sonia Isoldi Marty Gama Müller LISTA DE EXERCÍCIOS 02 EXERCÍCIO 1. Forneça uma descrição razoável para o espaço amostral S de cada um dos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Segunda Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Segunda Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Cálculo das Probabilidades e Estatística I Professora: Juliana Freitas Pires Segunda Lista de Exercícios Questão 1. Descreva o espaço amostral para cada um dos seguintes

Leia mais

2. Probabilidade. Aula 3

2. Probabilidade. Aula 3 Aula 3 2. Probabilidade 2-1 Espaços de amostragem e eventos 2-1.1 Experimentos randômicos 2-1.2 Espaços de amostragem 2-1.3 Eventos 2-2 Interpretações de probabilidade 2-2.1 Introdução 2-2.2 Axiomas de

Leia mais

Lucas Santana da Cunha de junho de 2017

Lucas Santana da Cunha de junho de 2017 VARIÁVEL ALEATÓRIA Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 19 de junho de 2017 Uma função que associa um número real aos resultados

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha de maio de 2018 Londrina

Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha de maio de 2018 Londrina Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 21 de maio de 2018 Londrina 1 / 14 Variável aleatória Introdução Definição Uma função que associa um número real

Leia mais

Probabilidade. Objetivos de Aprendizagem. UFMG-ICEx-EST. Cap. 2 - Probabilidade Espaços Amostrais e Eventos. 2.1.

Probabilidade. Objetivos de Aprendizagem. UFMG-ICEx-EST. Cap. 2 - Probabilidade Espaços Amostrais e Eventos. 2.1. 2 ESQUEMA DO CAPÍTULO 2.1 ESPAÇOS AMOSTRAIS E EVENTOS 2.2 INTERPRETAÇÕES E AXIOMAS DE PROBABILIADE 2.3 REGRAS DE ADIÇÃO 2.4 PROBABILIDADE CONDICIONAL 2.5 REGRAS DA MULTIPLICAÇÃO E DA PROBABILIDADE TOTAL

Leia mais

Lista de exercícios Defina o espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos aleatórios:

Lista de exercícios Defina o espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos aleatórios: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Centro de Ciências Agrárias Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural Disciplina: Noções de Probabilidade e Estatística (221171) - 2018 Prof. a

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidades - parte III 08 de Abril de 2014 Distribuição Binomial Negativa Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Ententer suposições

Leia mais

Probabilidade ESQUEMA DO CAPÍTULO. UFMG-ICEx-EST Cap. 2- Probabilidade 1

Probabilidade ESQUEMA DO CAPÍTULO. UFMG-ICEx-EST Cap. 2- Probabilidade 1 Probabilidade ESQUEMA DO CAPÍTULO 2.1 ESPAÇOS AMOSTRAIS E EVENTOS 2.2 INTERPRETAÇÕES DE PROBABILIADE 2.3 REGRAS DE ADIÇÃO 2.4 PROBABILIDADE CONDICIONAL 2.5 REGRAS DA MULTIPLICAÇÃO E DA PROBABILIDADE TOTAL

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Disciplina Estatística Aplicada Curso Engenharia Mec. Gest. Industrial 4º Semestre 2º Folha Nº2: Probabilidades 1. Na inspecção final a uma componente electrónica esta é classificada

Leia mais

Lista de exercícios Defina o espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos aleatórios:

Lista de exercícios Defina o espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos aleatórios: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Centro de Ciências Agrárias Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural Disciplina: Noções de Probabilidade e Estatística (221171) - 2019 Prof. a

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 5 09/2014 Probabilidade Espaços Amostrais e Eventos Probabilidade e Estatística 3/41 Experimentos Aleatórios Experimento

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 7 11/2014 Variáveis Aleatórias Variáveis Aleatórias Probabilidade e Estatística 3/41 Variáveis Aleatórias Colete

Leia mais

Exercícios de Probabilidade

Exercícios de Probabilidade Exercícios de Probabilidade Fernando Loureiro 7 de Junho de 06 Exercícios Resolvidos. (ESGRANRIO/PETROBRAS 0) Um jogo consiste em lançar uma moeda honesta até obter duas caras consecutivas ou duas coroas

Leia mais

Lista Probabilidade Estatística Aplicada à Engenharia de Produção Prof. Michel H. Montoril

Lista Probabilidade Estatística Aplicada à Engenharia de Produção Prof. Michel H. Montoril Exercício 1. Seja X uma variável aleatória com distribuição normal, com média µ X = 10 e desvio padrão σ X = 1.5, e seja Y outra variável aleatória normalmente distribuída, com média µ Y = 2 e desvio padrão

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva ESQUEMA DO CAPÍTULO 6.1 IMPORTÂNCIA DO SUMÁRIO E APRESENTAÇÃO DE DADOS 6.2 DIAGRAMA DE RAMO E FOLHAS 6.3 DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA E HISTOGRAMAS 6.4 DIAGRAMA DE CAIXA 6.5 GRÁFICOS

Leia mais

Variáveis Aleatórias Contínuas e Distribuições de Probabilidade

Variáveis Aleatórias Contínuas e Distribuições de Probabilidade Variáveis Aleatórias Contínuas e Distribuições de Probabilidade Motivação A quantidade de oxigênio dissolvido é importante para aferir a qualidade de um regato. Os níveis aceitáveis de oxigênio variam

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva ESQUEMA DO CAPÍTULO 6.1 IMPORTÂNCIA DO SUMÁRIO E APRESENTAÇÃO DE DADOS 6.2 DIAGRAMA DE RAMO E FOLHAS 6.3 DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA E HISTOGRAMAS 6.4 DIAGRAMA DE CAIXA 6.5 GRÁFICOS

Leia mais

EXPERIMENTO ALEATÓRIO : Experimento que pode fornecer diferentes resultados, embora seja repetido toda vez da mesma maneira.

EXPERIMENTO ALEATÓRIO : Experimento que pode fornecer diferentes resultados, embora seja repetido toda vez da mesma maneira. EXPERIMENTO ALEATÓRIO : Experimento que pode fornecer diferentes resultados, embora seja repetido toda vez da mesma maneira. ESPAÇO AMOSTRAL : O conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento

Leia mais

Estatística Descritiva. Objetivos de Aprendizagem. 6.1 Sumário de Dados. Cap. 6 - Estatística Descritiva 1. UFMG-ICEx-EST. Média da amostra: Exemplo:

Estatística Descritiva. Objetivos de Aprendizagem. 6.1 Sumário de Dados. Cap. 6 - Estatística Descritiva 1. UFMG-ICEx-EST. Média da amostra: Exemplo: 6 ESQUEMA DO CAPÍTULO Estatística Descritiva 6.1 IMPORTÂNCIA DO SUMÁRIO E APRESENTAÇÃO DE DADOS 6.2 DIAGRAMA DE RAMO E FOLHAS 6.3 DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA E HISTOGRAMAS 6.4 DIAGRAMA DE CAIXA 6.5 GRÁFICOS

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuições de 3Probabilidade

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuições de 3Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuições de 3Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuições de Probabilidade Objetivos do aprendizado 3 Como determinar se um experimento é Binomial.

Leia mais

Noções de Probabilidade parte I

Noções de Probabilidade parte I Noções de Probabilidade parte I 5 de Março de 2012 Site: http://ericaestatistica.webnode.com.br/ e-mail: ericaa_casti@yahoo.com.br Referências: Probabilidae Aplicações à Estatística - Mayer (Capítulo 1)

Leia mais

DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS DISTRIBUIÇÕES CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO CONJUNTA

DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS DISTRIBUIÇÕES CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO CONJUNTA ROTEIRO DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS 1. Distribuições conjuntas 2. Independência 3. Confiabilidade 4. Combinações lineares de variáveis aleatórias 5. Referências DISTRIBUIÇÃO CONJUNTA Em muitos

Leia mais

Lista Inferência para duas amostras Estatística Aplicada à Engenharia de Produção Prof. Michel H. Montoril

Lista Inferência para duas amostras Estatística Aplicada à Engenharia de Produção Prof. Michel H. Montoril Exercício 1. Um idealizador de produtos está interessado em reduzir o tempo de secagem de um zarcão. Duas formulações de tinta são testadas: a formulação 1 tem uma química padrão e a formulação 2 tem um

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 1- Ordene os dados indicando o 1º, 2º e 3º quartil 45, 56, 62, 67, 48, 51, 64, 71, 66, 52, 44, 58, 55, 61, 48, 50, 62, 51, 61, 55 2- Faça a análise da

Leia mais

Prova 2 - FEELT Valor: 25 pontos 14/11/2018. Data limite para entregar a prova: 22/11/2018 (quinta-feira).

Prova 2 - FEELT Valor: 25 pontos 14/11/2018. Data limite para entregar a prova: 22/11/2018 (quinta-feira). Instrucões Utilize um método randômico 1 para selecionar 5 das 20 questões que irão compor sua prova. Por exemplo, simule o lançamento de um dado de 20 faces (www.roll-dice-online.com) para obter 5 números

Leia mais

Bioestatística CE001 Prof. Fernando de Pol Mayer Departamento de Estatística DEST Exercícios: probabilidade

Bioestatística CE001 Prof. Fernando de Pol Mayer Departamento de Estatística DEST Exercícios: probabilidade Bioestatística CE001 Prof. Fernando de Pol Mayer Departamento de Estatística DEST Exercícios: probabilidade Nome: GRR: 1. Para cada um dos eventos abaixo, escreva o espaço amostral correspondente e conte

Leia mais

Probabilidade - aula III

Probabilidade - aula III 2012/02 1 Regra da Multiplicação 2 3 4 5 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar a regra da multiplicação para calcular probabilidade de eventos Usar a. Regra da Multiplicação Frequentemente

Leia mais

DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS DISTRIBUIÇÕES CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO CONJUNTA. Estatística Aplicada à Engenharia

DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS DISTRIBUIÇÕES CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO CONJUNTA. Estatística Aplicada à Engenharia ROTEIRO DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS 1. Distribuições conjuntas 2. Independência 3. Confiabilidade 4. Combinações lineares de variáveis aleatórias 5. Referências Estatística Aplicada à Engenharia

Leia mais

Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística

Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística Modelos de Probabilidade e Inferência Estatística Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 03/14 1 / 49 Conceitos Fundamentais Prof. Tarciana Liberal

Leia mais

Confiabilidade de sistemas. Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas.

Confiabilidade de sistemas. Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas. Confiabilidade de sistemas Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas. Uma definição pratica de confiabilidade corresponde à probabilidade de um

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Aula 4 Probabilidade: Conceitos Básicos - parte 2 Leituras: Obrigatória: Devore, Capítulo 2 Complementar: Bertsekas e Tsitsiklis, Capítulo 1 Chap 4-1 Objetivos Nesta aula, aprenderemos:

Leia mais

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2019 Estatística Descritiva e Análise Exploratória Etapas iniciais. Utilizadas para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade

Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidade Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuição de Probabilidades 01 de Abril de 2014 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Determinar probabilidades a partir de funções de probabilidade

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia e Gestão Industrial 2º Semestre 1º Folha Nº2 1. Na inspecção final a um produto este é classificado como aceitável para lançamento no mercado ou não. O produto

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2 Estatística Descritiva O que fazer com as observações que coletamos? Primeira etapa da análise: Resumo dos dados: organizar, descrever e resumir os dados coletados Estatística

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO NORMAL DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO NORMAL

DISTRIBUIÇÃO NORMAL DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO NORMAL ROTEIRO DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS 1. Distribuições conjuntas 2. Independência 3. Confiabilidade 4. Combinações lineares de variáveis aleatórias 5. Referências DISTRIBUIÇÃO NORMAL Definição:

Leia mais

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 04/14 1 / 35

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 04/14 1 / 35 Probabilidade I Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 04/14 1 / 35 Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 1 04/14 2 / 35 Prof. Tarciana Liberal (UFPB)

Leia mais

Introdução à Probabilidade - parte III

Introdução à Probabilidade - parte III Introdução à Probabilidade - parte III Erica Castilho Rodrigues 02 de Outubro de 2012 Eventos Independentes 3 Eventos Independentes Independência Em alguns casos podemos ter que P(A B) = P(A). O conhecimento

Leia mais

Lista de Exercícios para Segundo Exercício Escolar

Lista de Exercícios para Segundo Exercício Escolar Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Estatística Contato: Professora Fernanda De Bastiani, coord-area-2@de.ufpe.br Lista de Exercícios para Segundo

Leia mais

Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L. Meyer. Capitulo 2 Espaço Amostral Finito. 2.1 Espaço Amostral Finito. (a), (b). (2.

Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L. Meyer. Capitulo 2 Espaço Amostral Finito. 2.1 Espaço Amostral Finito. (a), (b). (2. Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L. Meyer Capitulo 2 Espaço Amostral Finito. 2.1 Espaço Amostral Finito. (a), (b). (2.1) 2.2 Resultados Igualmente Verossímeis. 2.3 Métodos de Enumeração.

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Aula 7 Distribuição da Média Amostral Leitura obrigatória: Devore: Seções 5.3, 5.4 e 5.5 Chap 8-1 Inferência Estatística Na próxima aula vamos começar a parte de inferência

Leia mais

Distribuições Amostrais

Distribuições Amostrais Distribuições Amostrais 1 Da população, com parâmetro, retira-se k amostras de tamanho n e calcula-se a estatística. Estas estatísticas são as estimativas de. As estatísticas, sendo variáveis aleatórias,

Leia mais

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS Ferramentas da Qualidade CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS (3/4) Gráficos de controle Gráfico de controle de variáveis Gráfico de controle de atributos Gráficos de Controle

Leia mais

Disciplina: Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros. DTAiSeR-Ar

Disciplina: Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros. DTAiSeR-Ar Disciplina: 221171 Probabilidade Condicional Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros DTAiSeR-Ar 1 Probabilidade condicional Em muitas situações práticas, o fenômeno aleatório com o qual trabalhamos

Leia mais

Se a bola retirada da urna 1 for branca temos, pelo princípio da multiplicação:

Se a bola retirada da urna 1 for branca temos, pelo princípio da multiplicação: Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L. Meyer Capitulo 3 Probabilidade Condicionada e Independência. 1. Probabilidade Condicionada. Definição: Definição. Dizemos que os representam uma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 1-BIOESTATÍSTICA II (CE020) AMOSTRAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 1-BIOESTATÍSTICA II (CE020) AMOSTRAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 1-BIOESTATÍSTICA II (CE020) Prof. Benito Olivares Aguilera 1 o Sem./19 AMOSTRAGEM 1. Avalie, para os casos a seguir,

Leia mais

Capítulo 5 Distribuições de probabilidade normal Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.

Capítulo 5 Distribuições de probabilidade normal Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Capítulo 5 Distribuições de probabilidade normal slide 1 Descrição do capítulo 5.1 Introdução à distribuição normal e distribuição normal padrão 5.2 Distribuições normais: encontrando probabilidades 5.3

Leia mais

Prova 2 - Qúimica Valor: 25 pontos 14/11/2018. Data limite para entregar a prova: 21/11/2018 (quarta-feira).

Prova 2 - Qúimica Valor: 25 pontos 14/11/2018. Data limite para entregar a prova: 21/11/2018 (quarta-feira). Instrucões Utilize um método randômico 1 para selecionar 5 das 20 questões que irão compor sua prova. Por exemplo, simule o lançamento de um dado de 20 faces (www.roll-dice-online.com) para obter 5 números

Leia mais

Grupo A - 1 semestre de 2012 Lista de exercícios 2 - Estatística Descritiva II C A S A (gabarito)

Grupo A - 1 semestre de 2012 Lista de exercícios 2 - Estatística Descritiva II C A S A (gabarito) Exercício 1. (1,0 ponto) Considere os dados abaixo sobre a distribuição de salário em (reais) num grupo de 1000 indivíduos. Tabela 1: Distribuição de frequências dos salários Classe de Salário Total Frequência

Leia mais

MAE116 - Noções de Estatística Grupo A - 1 semestre de 2015

MAE116 - Noções de Estatística Grupo A - 1 semestre de 2015 MAE116 - Noções de Estatística Grupo A - 1 semestre de 2015 Gabarito Lista 4 - Probabilidade - CASA Exercício 1. (2 pontos) Para cada um dos experimentos abaixo, descreva o espaço amostral e apresente

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADES

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADES PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADES Bruno Baierle Maurício Furigo Prof.ª Sheila Regina Oro (orientadora) Edital 06/2013 - Produção de Recursos Educacionais Digitais Revisando - Análise combinatória

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II Segunda lista de Exercícios - Variáveis Aleatórias Professora Fernanda 1. Uma máquina caça níquel de cassino possui três roletas. Na primeira e segunda

Leia mais

2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE 2. INTRODUÇÃO À ROILIDDE 2014 Conceitos básicos Experimento aleatório ou fenômeno aleatório Situações ou acontecimentos cujos resultados não podem ser previstos com certeza. Um experimento ou fenônemo

Leia mais

Cap. 4 - Estimação por Intervalo

Cap. 4 - Estimação por Intervalo Cap. 4 - Estimação por Intervalo Amostragem e inferência estatística População: consiste na totalidade das observações em que estamos interessados. Nº de observações na população é denominado tamanho=n.

Leia mais

Teoria das probabilidades

Teoria das probabilidades Teoria das probabilidades Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 25 de abril de 2018 Londrina 1 / 22 Conceitos probabiĺısticos são necessários para se

Leia mais

EST029 Cálculo de Probabilidade I Cap. 4: Variáveis Aleatórias Unidimensionais

EST029 Cálculo de Probabilidade I Cap. 4: Variáveis Aleatórias Unidimensionais EST029 Cálculo de Probabilidade I Cap. 4: Variáveis Aleatórias Unidimensionais Prof. Clécio da Silva Ferreira Depto Estatística - UFJF Introdução Considere o experimento: Lançamento de uma moeda. Resultados

Leia mais

4ª LISTA DE EXERCÍCIOS - LOB1012. Variáveis Aleatórias Contínuas, Aproximações e TLC

4ª LISTA DE EXERCÍCIOS - LOB1012. Variáveis Aleatórias Contínuas, Aproximações e TLC 4ª LISTA DE EXERCÍCIOS - LOB1012 Variáveis Aleatórias Contínuas, Aproximações e TLC Assunto: Função Densidade de Probabilidade Prof. Mariana Pereira de Melo 1. Suponha que f(x) = x/8 para 3

Leia mais

2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE 2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE 2019 Conceitos básicos Experimento aleatório ou fenômeno aleatório Situações ou acontecimentos cujos resultados não podem ser previstos com certeza. Um experimento ou fenônemo

Leia mais

Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional

Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional Introdução Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional Em algumas situações, a probabilidade de ocorrência de um certo evento pode ser afetada se tivermos alguma informação sobre a ocorrência

Leia mais

Variáveis Aleatórias. Prof. Luiz Medeiros Departamento de Estatística - UFPB

Variáveis Aleatórias. Prof. Luiz Medeiros Departamento de Estatística - UFPB Variáveis Aleatórias Prof. Luiz Medeiros Departamento de Estatística - UFPB Introdução Ao descrever o espaço amostral de um experimento aleatório, não especificamos que um resultado individual seja um

Leia mais

ESTATÍSTICA. Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização, resumo, análise e interpretação dos dados.

ESTATÍSTICA. Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização, resumo, análise e interpretação dos dados. ESTATÍSTICA Termo vem de status Aspectos de um país (tamanho da população, taxas de mortalidade, taxas de desemprego, renda per capita). Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização,

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES PARTE I

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES PARTE I PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES PARTE I Bruno Baierle Maurício Furigo Prof.ª Sheila Regina Oro (orientadora) Edital 06/2013 - Produção de Recursos Educacionais Digitais Variável

Leia mais

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 2 08/11 1 / 25

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 2 08/11 1 / 25 Probabilidade I Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 2 08/11 1 / 25 Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 2 08/11 2 / 25 Para apresentar os conceitos

Leia mais

CAP1: Estatística Descritiva para análise da variabilidade uma amostra de dados quantitativos

CAP1: Estatística Descritiva para análise da variabilidade uma amostra de dados quantitativos CAP1: Estatística Descritiva para análise da variabilidade uma amostra de dados quantitativos O aluno deverá utilizar calculadora científica Resumo Numérico dos dados Suponha que os dados sejam representados

Leia mais

MAE0219 Introdução à Probabilidade e Estatística I

MAE0219 Introdução à Probabilidade e Estatística I Exercício 1 Para cada um dos experimentos abaixo, descreva o espaço amostral e dê o número de seus elementos. (a) Numa linha de produção conta-se o número de peças defeituosas num intervalo de uma hora.

Leia mais

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB.

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 1) Classifique as seguintes variáveis aleatórias como discretas ou contínuas. X : o número de acidentes de automóvel por ano na rodovia BR 116. Y :

Leia mais

Lista 1 de Exercícios Estatística II-CE003

Lista 1 de Exercícios Estatística II-CE003 Lista 1 de Exercícios Estatística II-CE003 1) Os dados abaixo mostram os primeiros, de um total 4 registros, de uma companhia seguradora. Cidade Motor Idade Segurados Sinistros 1 1

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Lista 1 - Julho de 2016

Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Lista 1 - Julho de 2016 1. Suponha que o conjunto fundamental seja formado pelos inteiros positivos de 1 a 10. Sejam A = {2, 3, 4}, B = {3, 4, 5} e C = {5, 6, 7}. Enumere os elementos dos seguintes conjuntos: (a) A c B. (b) A

Leia mais

Estimador: combinação dos elementos da amostra, construída com a finalidade de representar, ou estimar, um parâmetro de interesse na população.

Estimador: combinação dos elementos da amostra, construída com a finalidade de representar, ou estimar, um parâmetro de interesse na população. Objetivo: tirar conclusões sobre uma população com base na informação de uma amostra. estimação testes de hipóteses Parâmetro metro: quantidades desconhecidas da população e sobre as quais temos interesse.

Leia mais

Unidade II ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix

Unidade II ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix Unidade II ESTATÍSTICA APLICADA Prof. Luiz Felix Distribuição de frequências - média Cálculo da Média x = X i. f i n Onde: x média aritmética da distribuição de frequência X i ponto médio de cada classe

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ENVOLVENDO PROBABILIDADE

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ENVOLVENDO PROBABILIDADE QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ENVOLVENDO PROBABILIDADE 1) Uma moeda não tendenciosa é lançada quatro vezes. A probabilidade de que sejam obtidas duas caras e duas coroas é: (A) 3/8 (B) ½ (C) 5/8 (D) 2/3

Leia mais

ANOVA - parte I Conceitos Básicos

ANOVA - parte I Conceitos Básicos ANOVA - parte I Conceitos Básicos Erica Castilho Rodrigues 9 de Agosto de 2011 Referências: Noções de Probabilidade e Estatística - Pedroso e Lima (Capítulo 11). Textos avulsos. Introdução 3 Introdução

Leia mais

Fundamentos de Estatística Aplicada - Prova 1 1/2017 Profa. Ana Farias 03/05/2017. PARTE 1: Estatística Descritiva Indique os cálculos feitos!

Fundamentos de Estatística Aplicada - Prova 1 1/2017 Profa. Ana Farias 03/05/2017. PARTE 1: Estatística Descritiva Indique os cálculos feitos! Fundamentos de Estatística Aplicada - Prova 1 1/2017 Profa. Ana Farias 03/05/2017 PARTE 1: Estatística Descritiva Indique os cálculos feitos! 1. [2,0 pts] Considere o seguinte conjunto de dados ordenados,

Leia mais

Fundamentos de Estatística Aplicada - Prova 1 1/2017 Profa. Ana Farias 03/05/2017. PARTE 1: Estatística Descritiva Indique os cálculos feitos!

Fundamentos de Estatística Aplicada - Prova 1 1/2017 Profa. Ana Farias 03/05/2017. PARTE 1: Estatística Descritiva Indique os cálculos feitos! Fundamentos de Estatística Aplicada - Prova 1 1/2017 Profa. Ana Farias 03/05/2017 PARTE 1: Estatística Descritiva Indique os cálculos feitos! 1. [2,0 pts] Considere o seguinte conjunto de dados ordenados,

Leia mais

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA O que é estatística? É conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos,

Leia mais

Para cada um dos experimentos abaixo, descreva o espaço amostral e dê o número de seus elementos.

Para cada um dos experimentos abaixo, descreva o espaço amostral e dê o número de seus elementos. 1 Exercício 1 Para cada um dos experimentos abaixo, descreva o espaço amostral e dê o número de seus elementos. (a) Numa linha de produção conta-se o número de peças defeituosas num intervalo de uma hora.

Leia mais

Probabilidade e Estatística 2008/2. Regras de adicão, probabilidade condicional, multiplicação e probabilidade total.

Probabilidade e Estatística 2008/2. Regras de adicão, probabilidade condicional, multiplicação e probabilidade total. Probabilidade e Estatística 2008/2 Prof. Fernando Deeke Sasse Problemas Resolvidos Regras de adicão, probabilidade condicional, multiplicação e probabilidade total. 1. Um fabricante de lâmpadas para faróis

Leia mais

Variáveis Aleatórias. Prof. Tarciana Liberal Departamento de Estatística - UFPB

Variáveis Aleatórias. Prof. Tarciana Liberal Departamento de Estatística - UFPB Variáveis Aleatórias Prof. Tarciana Liberal Departamento de Estatística - UFPB Introdução Ao descrever o espaço amostral de um experimento aleatório, não especificamos que um resultado individual seja

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Probabilidade Departamento de Estatística UFPB Luiz Medeiros Introdução Encontramos na natureza dois tipos de fenômenos Determinísticos: Os resultados são sempre os mesmos

Leia mais

Lista 8 - Introdução à Probabilidade e Estatística

Lista 8 - Introdução à Probabilidade e Estatística UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Lista 8 - Introdução à Probabilidade e Estatística Estatística Descritiva 1 Dena amostra e população. 2 Dena parâmetro e estatística. 3 Classique cada uma das variáveis seguintes

Leia mais

Introdução à probabilidade e estatística I

Introdução à probabilidade e estatística I Introdução à probabilidade e estatística I Variáveis Aleatórias Prof. Alexandre G Patriota Sala: 298A Email: patriota@ime.usp.br Site: www.ime.usp.br/ patriota Probabilidade Daqui por diante utilizaremos

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades Capítulo 2 Teoria das Probabilidades 2.1 Introdução No capítulo anterior, foram mostrados alguns conceitos relacionados à estatística descritiva. Neste capítulo apresentamos a base teórica para o desenvolvimento

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 4 09/2014 Estatística Descritiva Medidas de Variação Probabilidade e Estatística 3/42 Medidas de Variação Vamos

Leia mais

(a) Use cinco intervalos e construa um histograma e o polígono de frequência. (b) Determine uma medida de posição central e uma medida de dispersão.

(a) Use cinco intervalos e construa um histograma e o polígono de frequência. (b) Determine uma medida de posição central e uma medida de dispersão. Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática 1 a Lista de Exercícios de Probabilidade e Estatística Prof a : Marina Sequeiros 1. Contou-se o número de erros de

Leia mais

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Função de Distribuição 05/14 1 / 25

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Função de Distribuição 05/14 1 / 25 Probabilidade I Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Função de Distribuição 05/14 1 / 25 Função de Distribuição Definição 8.1:(Função de Distribuição)

Leia mais

1 Definição Clássica de Probabilidade

1 Definição Clássica de Probabilidade Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 4 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 2 - Probabilidade: Definições (Notas de aula) 1 Definição Clássica

Leia mais

Distribuições Contínuas Prof. Walter Sousa

Distribuições Contínuas Prof. Walter Sousa Estatística Distribuições Contínuas Prof. Walter Sousa DISTRIBUIÇÕES CONTÍNUAS Uma variável aleatória XX é contínua se assumir um número infinito não numerável de valores. Assim, fica definida uma função,

Leia mais

3 NOÇÕES DE PROBABILIDADE

3 NOÇÕES DE PROBABILIDADE 3 NOÇÕES DE PROILIDDE 3.1 Conjuntos Um conjunto pode ser considerado como uma coleção de objetos chamados elementos do conjunto. Em geral denota-se conjunto por letras maiúsculas,, C,... e a sua representação

Leia mais

TEORIA DA PROBABILIDADE

TEORIA DA PROBABILIDADE TEORIA DA PROBABILIDADE Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 22 de maio de 2017 Introdução Conceitos probabiĺısticos são necessários

Leia mais

Probabilidade Aula 03

Probabilidade Aula 03 0303200 Probabilidade Aula 03 Magno T. M. Silva Escola Politécnica da USP Março de 2017 Sumário Teorema de Bayes 2.5 Independência Teorema de Bayes Sejam A 1,,A k uma partição de S (eventos disjuntos)

Leia mais

Estatísticas Descritivas. Estatística

Estatísticas Descritivas. Estatística Estatística Estatísticas descritivas: usadas para mostrar/descrever algumas informações da amostra, ou seja, servem para fazer um resumo ou descrição dos dados. Não consideram a origem dos dados. Exemplos:

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~viali/ s KKK CKK KKC KCK CCK CKC KCC CCC S X 0 1 2 3 R x X(s) X(S) Uma função X que associa a cada elemento de S (s S) um número real

Leia mais

Variável Aleatória. O conjunto de valores. Tipos de variáveis. Uma função X que associa a cada

Variável Aleatória. O conjunto de valores. Tipos de variáveis. Uma função X que associa a cada Variável Aleatória Uma função X que associa a cada Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~viali/ elemento de S (s S) um número real x X(s) é denominada variável aleatória. O

Leia mais

Introdução ao Planejamento e Análise Estatística de Experimentos 1º Semestre de 2013 Capítulo 3 Introdução à Probabilidade e à Inferência Estatística

Introdução ao Planejamento e Análise Estatística de Experimentos 1º Semestre de 2013 Capítulo 3 Introdução à Probabilidade e à Inferência Estatística Introdução ao Planejamento e Análise Estatística de Capítulo 3 Introdução à Probabilidade e à Inferência Estatística INTERVALOS DE CONFIANÇA: Diferentes pesquisadores, selecionando amostras de uma mesma

Leia mais

Exercício 4 Calcule média e o desvio padrão distribuição de frequências dada abaixo:

Exercício 4 Calcule média e o desvio padrão distribuição de frequências dada abaixo: Exercício 2 Um paciente fez seis exames de sangue em 6 meses consecutivos para medir seu nível de fosfato por decilitro de sangue. Os resultados obtidos foram: 5,6 5,2 4,6 4,9 5,7 6,4. Calcule a média,

Leia mais

2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

2. INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE 2. INTRODUÇÃO À PROILIDDE 2011 Conceitos básicos Experimento aleatório ou fenômeno aleatório Situações ou acontecimentos cujos resultados não podem ser previstos com certeza. Um experimento ou fenônemo

Leia mais

Distribuições Geométrica e Hipergeométrica

Distribuições Geométrica e Hipergeométrica Distribuições Geométrica e Hipergeométrica Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 06 de junho de 2018 Londrina 1 / 15 Distribuição Geométrica Em algumas

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES Curso Serviço Social Estatística I 1º Ano 1º Semestre 2005/2006

UNIVERSIDADE DOS AÇORES Curso Serviço Social Estatística I 1º Ano 1º Semestre 2005/2006 UNIVERSIDADE DOS AÇORES Curso Serviço Social Estatística I 1º Ano 1º Semestre 2005/2006 Ficha de trabalho nº 1 Estatística Descritiva 1. Num conjunto de jovens estudantes pretende-se estudar; 1.1 A profissão

Leia mais