Equivalê ncia Ló gica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Equivalê ncia Ló gica"

Transcrição

1 Equivalê ncia Ló gica Duas proposições (simples ou compostas) são equivalentes se suas tabelas verdades são idênticas Indicamos que duas proposições e são equivalentes da seguinte maneira Exemplos Condicional Contrapositiva Bicondicional Dupla negação Distributivas Regras de De Morgan Negação da Condicional

2 Negação da Bicondicional Quêstó ês 01 - Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação equivalente à afirmação: Se Clube A é campeão do torneio, então Clube B não é. a) Se Clube A é campeão do torneio, então Clube B também é. b) Se Clube A não é campeão do torneio, então Clube B é. c) Se Clube B é campeão do torneio, então Clube A não é. d) Se Clube B é campeão do torneio, então Clube A também é. e) Se Clube B não é campeão do torneio, então Clube A é Considere a seguinte afirmação associada a objetivos específicos de uma das Operações Urbanas do Município de São Paulo. Se esta Operação visa a implantação de espaços públicos, então ela visa a implantação de equipamento de interesse da comunidade. Uma negação lógica dessa afirmação está contida na alternativa: a) Esta Operação não visa a implantação de espaços públicos ou não visa a implantação de equipamentos de interesse da comunidade. b) Esta Operação não visa a implantação de espaços públicos ou visa a implantação de equipamentos de interesse da comunidade. c) Esta Operação não visa a implantação de espaços públicos, e sim a implantação de equipamentos de interesse da comunidade. d) Esta Operação visa a implantação de espaços públicos e não visa a implantação de equipamentos de interesse da comunidade. e) Se esta Operação não visa a implantação de espaços públicos, então ela não visa a implantação de equipamento de interesse da comunidade Considere a afirmação: Se Antônio é analista de redes, então Sônia não é. Uma afirmação equivalente à apresentada está contida na alternativa: a) Se Antônio não é analista de redes, então Sônia é. b) Se Sônia é analista de redes, então Antônio não é. c) Se Sônia não é analista de redes, então Antônio é. d) Se Sônia é analista de redes, então Antônio também é. e) Se Antônio é analista de redes, então Sônia também é.

3 04 - Se Jorge é inteligente, então ele é analista de redes. Negar a afirmação proposta é afirmar que a) Jorge não é inteligente e é analista de redes. b) se Jorge não é inteligente, então ele não é analista de redes. c) Jorge é inteligente e não é analista de redes. d) se Jorge não é analista de redes, então ele não é inteligente. e) Jorge é analista de redes e é inteligente Se o sino da igreja toca e minha avó o escuta, então minha avó vai para a igreja. Uma afirmação equivalente a essa, do ponto de vista lógico, é: a) Se minha avó não vai para a igreja, então o sino da igreja não toca ou minha avó não o escuta. b) Se minha avó não o escuta, então o sino da igreja não toca e minha avó não vai para a igreja. c) Minha avó não o escuta ou o sino da igreja toca ou minha avó vai para a igreja. d) Se o sino da igreja toca e minha avó vai para a igreja, então minha avó o escuta. e) Se o sino da igreja não toca ou minha avó não o escuta, então minha avó não vai para a igreja A negação da proposição se Paulo trabalha oito horas por dia, então ele é servidor público é logicamente equivalente à proposição: a) Paulo trabalha oito horas por dia ou é servidor público. b) Paulo trabalha oito horas por dia e não é servidor público. c) Paulo trabalha oito horas por dia e é servidor público. d) Se Paulo não trabalha oito horas por dia, então não é servidor público. e) Se Paulo é servidor público, então ele não trabalha oito horas por dia A negação de ~ p q é: a) p ~q b) p ~q c) ~p q d) ~p ~q e) p q 08 - Considere a sentença Se como doces, então engordo ou tenho azia. A negação lógica dessa sentença é a) se não como doces, então não engordo nem tenho azia. b) se como doces, então não engordo nem tenho azia. c) como doces e não engordo nem tenho azia. d) não como doces e engordo ou tenho azia. e) se não como doces, então engordo ou tenho azia.

4 09 Pedro saiu de casa para comprar a camisa nova do seu time cuja venda ao público tinha se iniciado no dia anterior. Ao voltar para casa sem a camisa, o pai de Pedro comentou com a mãe: Pedro não tinha dinheiro suficiente ou a loja fechou. Do ponto de vista lógico, essa frase é equivalente a ; a) A loja fechou e Pedro não tinha dinheiro suficiente. b) A loja não fechou e Pedro não tinha dinheiro suficiente. c) Se Pedro não tinha dinheiro suficiente então a loja não fechou d) Se Pedro tinha dinheiro suficiente então a loja fechou. e) Se a loja fechou então Pedro tinha dinheiro suficiente Marcos é juiz de direito ou André ganhou o processo equivale logicamente a dizer que: a) Se Marcos não é juiz de direito, então André ganhou o processo. b) Marcos é juiz de direito e André não ganhou o processo. c) Marcos é juiz de direito se, e somente se, André ganhou o processo. d) Se Marcos não é juiz de direito, então André não ganhou o processo. e) Marcos não é juiz de direito ou André não ganhou o processo. 11- Meninas da mesma classe de uma escola foram a um passeio e tiraram muitas fotos. Vendo as fotos a professora reparou que: Se Júlia e Luiza estão em uma foto então Mariana não está. Uma frase que tem o mesmo valor lógico da frase acima é a) se Mariana não está em uma foto então Júlia e Luiza estão. b) se Júlia e Luiza não estão em uma foto então Mariana está. c) se Júlia ou Luiza não estão em uma foto então Mariana está. d) se Mariana está em uma foto então Júlia e Luiza não estão. e) se Mariana está em uma foto então Júlia não está ou Luiza não está Considere a afirmação: Carne com gordura não é saudável. Uma afirmativa que tem o mesmo significado da acima é: a) Carne sem gordura é saudável. b) Carne não saudável tem gordura. c) Carne saudável não tem gordura. d) Carne saudável pode ter gordura. e) Carne, ou não tem gordura ou é saudável Se p e q são proposições, então a proposição p (~q) é equivalente a a) ~(p ~ q) b) ~(p q) c) ~ q ~ p d) ~(q ~ p) e) ~(p q)

5 14 - Das proposições abaixo, a única que é logicamente equivalente a p q é a) ~q ~p b) ~q p c) ~p ~q d) q ~p e) ~(q p) 15 - Dentre as alternativas abaixo, assinale a correta. a) As proposições ~(p q) e (~p ~ q) não são logicamente equivalentes. b) A negação da proposição Ele faz caminhada se, e somente se, o tempo está bom", é a proposição Ele não faz caminhada se, e somente se, o tempo não está bom". c) A proposição ~[p ~(p q)] é logicamente falsa. d) A proposição Se está quente, ele usa camiseta", é logicamente equivalente à proposição Não está quente e ele usa camiseta". e) A proposição Se a Terra é quadrada, então a Lua é triangular" é falsa. Gabaritó 01:c 02:d 03:b 04:c 05:a 06:b 07:b 08:c 09:d 10:a 11:e 12:c 13:b 14:a 15:c Quêstó ês 01 - Na mesa de um bar estão cinco amigos: Arnaldo, Belarmino, Cleocimar, Dionésio e Ercílio. Na hora de pagar a conta, eles decidem dividi-la em partes iguais. Cada um deles deve pagar uma quota. O garçom confere o valor entregue por eles e nota que um deles não entregou sua parte, consegue detê-los antes que deixem o bar e os interroga, ouvindo as seguintes alegações: I. Não fui eu nem o Cleocimar, disse Arnaldo; II. Foi o Cleocimar ou o Belarmino, disse Dionésio; III. Foi o Ercílio, disse Cleocimar; IV. O Dionésio está mentindo, disse Ercílio; V. Foi o Ercílio ou o Arnaldo, disse Belarmino. Considerando-se que apenas um dos cinco amigos mentiu, pode-se concluir que quem não pagou a conta foi? a) Arnaldo. b) Belarmino. c) Cleocimar. d) Dionésio. e) Ercílio.

6 02 - Miguel, Érico, Ricardo, Jaime e Caio são interrogados em um Tribunal para averiguação de um crime certamente cometido por, apenas, um dos cinco. Nos interrogatórios, cada um fez a seguinte afirmação: Miguel: - o culpado é Jaime. Érico: - Ricardo não é culpado. Ricardo: - o culpado é Caio. Jaime: - eu não sou culpado. Caio: - o culpado é Miguel. Se apenas um dos cinco interrogados diz a verdade, então o crime foi cometido por a) Jaime. b) Caio. c) Miguel. d) Érico. e) Ricardo Cinco moças foram acusadas de esconder o batom de Maria. Ao entrar na sala, irritada, Maria as questiona: - Eu não fui, responde Kátia. - Foi a Emanuele, garantiu Marcela. - Foi a Júlia, disse Emanuele. - A Marcela está mentindo, retrucou Júlia. - A Kátia está falando a verdade, disse Roberta. Sabendo-se que apenas uma das moças mentiu e somente uma delas escondeu o batom. Quem escondeu o batom de Maria? a) Kátia. b) Emanuele. c) Marcela. d) Júlia. e) Roberta. 04- Em certo planeta de uma galáxia distante, existem apenas dois partidos, o BEM e o MAL. Quando são perguntados sobre qualquer assunto, os habitantes desse planeta sempre respondem com uma única dentre as duas seguintes palavras: sim ou não. Porém, os integrantes do BEM sempre respondem a verdade, enquanto que os integrantes do MAL necessariamente mentem. Zip e seu irmão Zap são habitantes desse planeta, sendo o primeiro um integrante do BEM e o segundo do MAL. Dentre as perguntas a seguir, qual é a única que, se for feita tanto para Zip quanto para Zap, gerará respostas diferentes? a) Seu irmão é mentiroso? b) Você é mentiroso? c) Você é o Zip? d) Zip é mentiroso? e) Seu irmão chama-se Zip?

7 05 - Alan, Beto, Caio e Décio são irmãos e foram interrogados pela própria mãe para saber quem comeu, sem autorização, o chocolate que estava no armário. Sabe-se que apenas um dos quatro comeu o chocolate, e que os quatro irmãos sabem quem foi. A mãe perguntou para cada um quem cometeu o ato, ao que recebeu as seguintes respostas: Alan diz que foi Beto; Beto diz que foi Caio; Caio diz que Beto mente; Décio diz que não foi ele. O irmão que fala a verdade e o irmão que comeu o chocolate são, respectivamente, a) Beto e Décio. b) Alan e Beto. c) Beto e Caio. d) Alan e Caio. e) Caio e Décio Em uma reunião, os amigos Arnaldo, Beatriz, Carlos, Danilo e Elaine fizeram as seguintes afirmações: Arnaldo: Meu nome é Danilo ou Arnaldo. Beatriz: Arnaldo acaba de mentir. Carlos: Beatriz acaba de mentir. Danilo: Carlos acaba de mentir. Elaine: Danilo acaba de mentir. A quantidade de pessoas que mentiu nessa situação foi igual a : a) 5 b) 1 c) 2 d) 3 e) Considere como verdadeiras as afirmativas a seguir. I. Se Carlos mentiu, então João é culpado. II. Se João é culpado, então Carlos não mentiu. III. Se Carlos não mentiu, então Pedro não é culpado. IV. Se Pedro não é culpado, então João não é culpado. Com base nas afirmativas acima, é correto concluir que a) Carlos mentiu, João é culpado, Pedro não é culpado. b) Carlos mentiu, João não é culpado, Pedro não é culpado. c) Carlos mentiu, João é culpado, Pedro é culpado. d) Carlos não mentiu, João não é culpado, Pedro não é culpado. e) Carlos não mentiu, João é culpado, Pedro é culpado.

8 08 - Em um reino distante, um homem cometeu um crime e foi condenado à forca. Para que a sentença fosse executada, o rei mandou que construíssem duas forcas e determinou que fossem denominadas de Forca da Verdade e Forca da Mentira. Além disso, ordenou que na hora da execução o prisioneiro deveria proferir uma sentença assertiva qualquer. Se a sentença fosse verdadeira, ele deveria ser enforcado na Forca da Verdade. Se, por outro lado, a sentença fosse falsa, ele deveria ser enforcado na Forca da Mentira. Assim, no momento da execução, foi solicitado que o prisioneiro proferisse a sua asserção. Ao fazer isso, o carrasco ficou completamente sem saber o que fazer e a execução foi cancelada! Assinale qual das alternativas representa a asserção que o prisioneiro teria proferido. a) Está chovendo forte. b) O carrasco não vai me executar. c) A soma dos ângulos de um triângulo é cento e oitenta graus. d) Dois mais dois é igual a cinco. e) Serei enforcado na Forca da Mentira Tião e Tiago são dois irmãos muito estranhos. Tião mente às quartas, quintas e sextas-feiras, dizendo a verdade no resto da semana. Tiago mente aos domingos, segundas e terças-feiras, dizendo a verdade no resto da semana. Certo dia, ambos disseram: AMANHÃ EU VOU MENTIR. O dia em que foi feita essa afirmação era: a) segunda-feira b) terça-feira c) sábado d) domingo e) os dados não são conclusivos 10 - Certo dia, três amigos fizeram, cada um deles, uma afirmação: Aluísio: - Hoje não é terça-feira. Benedito: - Ontem foi domingo. Camilo: - Amanhã será quarta-feira. Sabe-se que um deles mentiu e que os outros dois falaram a verdade. Assinale a alternativa que indique corretamente o dia em que eles fizeram essas afirmações. a) sábado. b) domingo. c) segunda-feira. d) terça-feira. e) quarta-feira.

9 11 - Um crime é cometido por uma pessoa e há quatro suspeitos: André, Eduardo, Rafael e João. Interrogados, eles fazem as seguintes declarações: André: Eduardo é o culpado. Eduardo: João é o culpado. Rafael: Eu não sou culpado. João: Eduardo mente quando diz que eu sou culpado. Sabendo que apenas um dos quatro disse a verdade, o culpado: a) é certamente André. b) é certamente Eduardo. c) é certamente Rafael. d) é certamente João. e) não pode ser determinado com essas informações Uma empresa produz andróides de dois tipos: os de tipo V, que sempre dizem a verdade, e os de tipo M, que sempre mentem. Dr. Turing, um especialista em Inteligência Artificial, está examinando um grupo de cinco andróides - rotulados de Alfa, Beta, Gama, Delta e Épsilon -, fabricados por essa empresa, para determinar quantos entre os cinco são do tipo V. Ele pergunta a Alfa: "Você é do tipo M?" Alfa responde mas Dr. Turing, distraído, não ouve a resposta. Os andróides restantes fazem, então, as seguintes declarações: Beta: "Alfa respondeu que sim". Gama: "Beta está mentindo". Delta: "Gama está mentindo". Épsilon: "Alfa é do tipo M". Mesmo sem ter prestado atenção à resposta de Alfa, Dr. Turing pôde, então, concluir corretamente que o número de andróides do tipo V, naquele grupo, era igual a a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. Gabaritó 01:e 02:e 03:d 04:d 05:e 06:c 07:d 08:e 09:b 10:c 11:c 12:b

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO Problemas de Verdades e Mentiras / Problemas de Associação Lógica Prof. Bruno Villar www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico TREINAMENTO 1. (FCC 2015) Paulo, Ricardo

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Verdades e Mentiras. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Verdades e Mentiras. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO Verdades e Mentiras. Prof. Renato Oliveira 1) Três amigas, Tania, Janete e Angélica, estão sentadas lado a lado em um teatro. Tania sempre fala a verdade; Janete as vezes fala a verdade;

Leia mais

APRENDENDO RACIOCÍNIO LÓGICO

APRENDENDO RACIOCÍNIO LÓGICO APRENDENDO RACIOCÍNIO LÓGICO QUESTÕES DE HIPÓTESES, VERDADE e MENTIRAS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE 2016 A palavra que completa o grupo formado por maçã, mamão, manga, maracujá, melancia é: a) Jabuticaba.

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático

Raciocínio Lógico Matemático Raciocínio Lógico Matemático Diagramas lógicos Todo Sinônimos: qualquer um ou outra similar. Representação: Conclusão: Todo A é B. Alguns elementos de B são A ou existem B que são A. Negação: Trocar TODO

Leia mais

VERDADES E MENTIRAS. Quem está mentindo e quem está dizendo a verdade. Quantas pessoas estão mentindo e quantas estão dizendo a verdade

VERDADES E MENTIRAS. Quem está mentindo e quem está dizendo a verdade. Quantas pessoas estão mentindo e quantas estão dizendo a verdade VERDADES E MENTIRAS Chamamos de a um tipo específico de questão, cujo enunciado nos apresenta uma situação qualquer, envolvendo normalmente alguns personagens, que irão declarar algo. O ponto principal

Leia mais

Raciocínio Lógico

Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico 01. João reuniu-se com seus 12 irmãos na ceia de Natal. Das afirmações abaixo, referentes aos membros da mesma família reunidos, a única necessariamente verdadeira é: a) pelo menos uma

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Três crianças Astolfo, Belarmino e Cleosvaldo brincavam, cada qual com um único tipo de brinquedo. Considere ainda as seguintes informações: - Os brinquedos são: Falcon, Playmobil

Leia mais

Exame Analítico Questão 1: Se não fumo, bebo. Se estou cansado, fumo. Se fumo, não estou cansado. Se não estou cansado, não bebo.

Exame Analítico Questão 1: Se não fumo, bebo. Se estou cansado, fumo. Se fumo, não estou cansado. Se não estou cansado, não bebo. Exame Analítico 2009 Questão 1: Se não fumo, bebo. Se estou cansado, fumo. Se fumo, não estou cansado. Se não estou cansado, não bebo. Logo, a) Não fumo, estou cansado e não bebo. b) Fumo, estou cansado

Leia mais

1 Segundo Simulado de Raciocínio lógico e quantitativo para o teste ANPAD Edição setembro 2016

1 Segundo Simulado de Raciocínio lógico e quantitativo para o teste ANPAD Edição setembro 2016 1 www.cursoeduardochaves.com 1 Segundo Simulado de Raciocínio lógico e quantitativo para o teste ANPAD Edição setembro 2016 QUESTÃO 01- A afirmação: João não chegou ou Maria está atrasada equivale logicamente

Leia mais

Lógica Matemática. Luan Arjuna

Lógica Matemática. Luan Arjuna Lógica Matemática Luan Arjuna 1 Introdução Neste material estudaremos lógica matemática, um assunto de extrema importância para quem deseja estudar matemática olímpica. Para esse estudo, não serão necessários

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Um pai foi informado que seu filho estava o procurando a fim de pedir dinheiro para passear e ir ao cinema. Aí, o pai pensou e resolveu dar dinheiro ao filho, desde que ele, usando

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Fundamentos e Métodos Práticos

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Fundamentos e Métodos Práticos Josimar Padilha RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Fundamentos e Métodos Práticos 2ª edição revista, atualizada e ampliada 2018 Capítulo 1 Lógica de Primeira Ordem-Proposicional Estruturas Lógicas CONCEITOS

Leia mais

Raciocínio Lógico

Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico 01- Considere as seguintes acusações: José Francisco mente. Diz Francisco José. Maria José mente. Diz José Francisco. Francisco José e José Francisco mente. Diz Maria José. Mas, então,

Leia mais

Lógica Proposicional Parte I. Raquel de Souza Francisco Bravo 11 de outubro de 2016

Lógica Proposicional Parte I. Raquel de Souza Francisco Bravo   11 de outubro de 2016 Lógica Proposicional Parte I e-mail: raquel@ic.uff.br 11 de outubro de 2016 Lógica Matemática Cáculo Proposicional Uma aventura de Alice Alice, ao entrar na floresta, perdeu a noção dos dias da semana.

Leia mais

Livro Eletrônico Aulão online Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 20ª Região (Todos os Cargos) - Com videoaulas

Livro Eletrônico Aulão online Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 20ª Região (Todos os Cargos) - Com videoaulas Livro Eletrônico Aulão online Raciocínio Lógico-Matemático p/ TRT 20ª Região (Todos os Cargos) - Com videoaulas Professor: Arthur Lima AULÃO DE RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Arthur Lima Estratégia Concursos

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das questões de Matemática e Raciocínio Lógico da prova de Auditor Fiscal da SEFAZ/RS 2014,

Leia mais

Trabalho de Lógica Matemática 1

Trabalho de Lógica Matemática 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Gerência de Ensino e Pesquisa Departamento Acadêmico de Matemática Trabalho de Lógica Matemática 1 Data: 03/11/2015 Nome: Matrícula: Turma: Justique sua resposta,

Leia mais

Observando o primeiro dado, podemos concluir que abaixo da letra F está a letra B. Dessa forma a letra que está faltando no último dado é a letra B.

Observando o primeiro dado, podemos concluir que abaixo da letra F está a letra B. Dessa forma a letra que está faltando no último dado é a letra B. 1 Neste capítulo o objetivo é estabelecer relações entre as proposições dos argumentos para chegarmos nas conclusões corretas. Para isso, reescrevemos os argumentos usando tabelas que sintetizem suas informações.

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Josimar Padilha RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO FUNDAMENTOS E MÉTODOS PRÁTICOS 2016 Capítulo 1 Lógica de Primeira Ordem-Proposicional Estruturas Lógicas CONCEITOS INICIAIS A lógica formal não se ocupa com

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. 03. Atente para a sucessão seguinte e determine o valor de x : 2; 10; 12; 16; 17; 18; 19; x. a) 100 b) 200 c) 300 d) 400 e) 500

RACIOCÍNIO LÓGICO. 03. Atente para a sucessão seguinte e determine o valor de x : 2; 10; 12; 16; 17; 18; 19; x. a) 100 b) 200 c) 300 d) 400 e) 500 RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Qual o valor de x na sucessão: 1; 2; 6; 39; x? a) 1522 b) 1523 c) 1524 d) 1525 e) 1526 02. Considerando os onze primeiros elementos do conjunto dos números naturais foi escrita a

Leia mais

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Data: 04/06/05 Prova de Seleção para Ingresso no Curso de Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Turma 2005 EXAME ANALÍTICO Questão 1. Paulo mente às quintas, sextas e sábados, mas fala a verdade

Leia mais

MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 33 LÓGICA

MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 33 LÓGICA MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 33 LÓGICA Fixação 1) Assinale a proposição composta logicamente verdadeira: a) ( 2 = 3 ) (2. 3 = 5) b) ( 2 = 2 ) (2. 3 = 5) c) ( 2 = 3 ) e (2. 3 = 5) d) ( 2 = 3 ) ou (2. 3 =

Leia mais

QUESTÕES SOBRE: ARITMÉTICA, LÓGICA E FUNÇÕES. PROFESSORES: WALTER JÚNIOR DIEGO FERREIRA REVISÃO PARA EXAME NACIONAL DE ACESSO 2014

QUESTÕES SOBRE: ARITMÉTICA, LÓGICA E FUNÇÕES. PROFESSORES: WALTER JÚNIOR DIEGO FERREIRA REVISÃO PARA EXAME NACIONAL DE ACESSO 2014 Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional QUESTÕES SOBRE: ARITMÉTICA, LÓGICA E FUNÇÕES. PROFESSORES: WALTER JÚNIOR DIEGO FERREIRA REVISÃO PARA EXAME NACIONAL

Leia mais

Sala verde: Luís está na sala de porta rosa. Sala azul: Carla está na sala de porta verde. Sala rosa: Luís está aqui.

Sala verde: Luís está na sala de porta rosa. Sala azul: Carla está na sala de porta verde. Sala rosa: Luís está aqui. 1. Três amigas encontram-se em uma festa. O vestido de uma delas é azul, o de outra é preto, e o da outra é branco. Elas calçam pares de sapatos destas mesmas três cores, mas somente Ana está com vestido

Leia mais

Raciocínio Lógico (Professor Uendel)

Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Material (02); SEFAZ; JULHO DE 2017 (Álgebra das Proposições) PROPOSIÇÕES EQUIVALENTES P Q Lê se: P é LOGICAMENTE equivalent e a Q São proposições cujas tabelas-verdade

Leia mais

Exercícios. Entregar próxima aula, dia 29/02/2011 (individual).

Exercícios. Entregar próxima aula, dia 29/02/2011 (individual). Exercícios Entregar próxima aula, dia 29/02/2011 (individual). 1. João e José são dois irmãos gêmeos idênticos que possuem uma peculiaridade, um dos dois sempre fala a verdade, independente do que foi

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Noções de Lógica p/ PC-PI (Perito - Informática) Com Videoaulas - Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Noções de Lógica p/ PC-PI (Perito - Informática) Com Videoaulas - Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Noções de Lógica p/ PC-PI (Perito - Informática) Com Videoaulas - Pós-Edital AULA 00 - DEMONSTRATIVA SUMÁRIO NOÇÕES DE LÓGICA P/ POLÍCIA CIVIL - PI PÁGINA 1. Apresentação 01 2.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 17/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 17/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 17/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

Prova: DESAFIO. QUESTÃO 16 Numa cesta, havia cinco dúzias de maçãs. Algumas foram vendidas e as que sobraram estão representadas na figura a seguir:

Prova: DESAFIO. QUESTÃO 16 Numa cesta, havia cinco dúzias de maçãs. Algumas foram vendidas e as que sobraram estão representadas na figura a seguir: Colégio Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Disciplina: MATEMÁTICA Prova: DESAFIO PARA QUEM CURSARÁ O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 09 QUESTÃO 6 Numa cesta, havia cinco dúzias de maçãs. Algumas

Leia mais

QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI

QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Josimar Padilha EDITAL: RACIOCÍNIO LÓGICO E QUANTITATIVO: 1. Lógica e raciocínio lógico: problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico. 2. Proposições:

Leia mais

Raciocínio Lógico. Resolução de Questões FGV

Raciocínio Lógico. Resolução de Questões FGV Raciocínio Lógico Resolução de Questões FGV Questão 1 (FGV, 2010) Analise as afirmativas a seguir: I - 6 é maior do que 5/2 II 0,555...é um número racional. III Todo número inteiro tem antecessor. Assinale:

Leia mais

Publicado por Laiziane Soares, em às 10:39

Publicado por Laiziane Soares, em às 10:39 Publicado por Laiziane Soares, em 2.02.2013 às 10:39 Na videoaula deste sábado, o professor Tácio Maciel aborda os temas Questões de Parentesco, Criptograma, Operações Curiosas e Princípio da Casa dos

Leia mais

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini 1 - José, Luís e Mário são funcionários públicos nas funções de auditor, analista e técnico, não necessariamente nessa ordem. Sabe-se que José não é analista, que o técnico será o primeiro dos três a se

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO LÓGICA PROPOSICIONAL

RACIOCÍNIO LÓGICO LÓGICA PROPOSICIONAL RACIOCÍNIO LÓGICO LÓGICA PROPOSICIONAL Atualizado em 12/11/2015 LÓGICA PROPOSICIONAL Lógica é a ciência que estuda as leis do pensamento e a arte de aplicá-las corretamente na investigação e demonstração

Leia mais

LÓGICA PROPOSICIONAL

LÓGICA PROPOSICIONAL LÓGICA PROPOSICIONAL Proposições frases AFIRMATIVAS que aceitam julgamento: Verdadeiro - Acontece Falso - Não acontece Há frases que não aceitam valorações lógicas Verdadeiro/Falso Exemplos: 1) Interrogativas:

Leia mais

Aula 00 Curso: Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento

Aula 00 Curso: Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento Aula 00 Curso: Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento APRESENTAÇÃO Futuros Auditores Fiscais da Receita Estadual do Rio de Janeiro, Bem vindos ao curso on-line preparatório para o cargo de Auditor

Leia mais

LÓGICA E CONJUNTO. Professor: Adriano Sales

LÓGICA E CONJUNTO. Professor: Adriano Sales LÓGICA E CONJUNTO Professor: Adriano Sales LÓGICA Qual é o significado de argumentação? Segundo o dicionário Houaiss é: ARGUMENTAÇÃO: Arte, ato ou efeito de argumentar; Troca de palavras em controvérsia

Leia mais

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/53 1 - LÓGICA E MÉTODOS DE PROVA 1.1) Lógica Proposicional

Leia mais

Professor: Adriano Sales Matéria: Lógica e Conjunto

Professor: Adriano Sales Matéria: Lógica e Conjunto Professor: Adriano Sales Matéria: Lógica e Conjunto Lógica Qual é o significado de argumentação? Segundo o dicionário Houaiss é: ARGUMENTAÇÃO: Arte, ato ou efeito de argumentar; Troca de palavras em controvérsia

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS

QUESTÕES DE CONCURSOS QUESTÕES DE CONCURSOS Aula 01 Bloco 01 01) (FGV) Considere verdadeira a seguinte proposição composta: Se Mariana chegar, então Antônio dormirá. É correto concluir que (A) se Mariana não chegar, então Antônio

Leia mais

Módulo Frações, o Primeiro Contato. 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Módulo Frações, o Primeiro Contato. 6 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Frações, o Primeiro Contato Exercícios sobre Frações ano EF Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Frações, o Primeiro Contato Exercícios sobre Frações Exercícios Introdutórios Exercício a) +

Leia mais

CEM. RLM Equivalência Lógica

CEM. RLM Equivalência Lógica CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Período 2006 2016 1) IBFC - Agente Penitenciário (SEDS MG)-2014 De acordo com raciocínio lógico matemático a frase O Brasil não foi campeão ou o presidente foi ao comício

Leia mais

CURSO ON-LINE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO - SENADO PROFESSOR: GUILHERME NEVES

CURSO ON-LINE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO - SENADO PROFESSOR: GUILHERME NEVES Aula 6 Senado Federal Diagramas de Euler Venn... 2 Verdades e Mentiras... 13 Problemas de Associação Lógica... 45 Problemas Gerais de Raciocínio Lógico FGV... 63 Relação das questões comentadas... 67 Gabaritos...

Leia mais

Unidade II. A notação de que a proposição P (p, q, r,...) implica a proposição Q (p, q, r,...) por:

Unidade II. A notação de que a proposição P (p, q, r,...) implica a proposição Q (p, q, r,...) por: LÓGICA Objetivos Apresentar regras e estruturas adicionais sobre o uso de proposições. Conceituar implicação lógica, tautologias, e as propriedade sobre proposições. Apresentar os fundamentos da dedução,

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO FCC LISTA 6

QUESTÕES COMENTADAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO FCC LISTA 6 QUESTÕES COMENTADAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO FCC LISTA 6 1. (TRT 18ª região 2013 Técnico Judiciário) Empilhando de modo conveniente 8 dados idênticos, formamos um cubo de altura 2, como representado

Leia mais

n. 6 Equivalências Lógicas logicamente equivalente a uma proposição Q (p, q, r, ), se as tabelas-verdade destas duas proposições são idênticas.

n. 6 Equivalências Lógicas logicamente equivalente a uma proposição Q (p, q, r, ), se as tabelas-verdade destas duas proposições são idênticas. n. 6 Equivalências Lógicas A equivalência lógica trata de evidenciar que é possível expressar a mesma sentença de maneiras distintas, preservando, o significado lógico original. Def.: Diz-se que uma proposição

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ÍNDICE RLM...2 Psicotécnico e Proposições...2 Matemática...5 Analise Combinátoria, Probablidade e Proporcionalidade...5 1 Psicotécnico e Proposições AlfaCon Concursos Públicos RLM

Leia mais

LÓGICA - 2. ~ q. Argumentos Regras de inferência. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva. 1) Proposição recíproca de p q :

LÓGICA - 2. ~ q. Argumentos Regras de inferência. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva. 1) Proposição recíproca de p q : LÓGICA - 2 Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva 1) Proposição recíproca de p q : q p 2) Proposição contrária de p q : ~ p 3) Proposição contra positiva de p q : ~ p ex. Determinar:

Leia mais

Aula 00. Matemática Financeira para ISS-Cuiabá. Matemática Financeira Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Matemática Financeira para ISS-Cuiabá. Matemática Financeira Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Matemática Financeira Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Matemática Financeira Apresentação... 3 Modelos de questões resolvidas FGV... 4 Relação

Leia mais

03/05/2017 DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde".

03/05/2017 DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde. DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde". A negação lógica dessa sentença é: a) Nenhum cidadão brasileiro tem

Leia mais

SUB12 - Problema 56 A mentira das pipocas no chão

SUB12 - Problema 56 A mentira das pipocas no chão SUB12 - Problema 56 A mentira das pipocas no chão RESOLUÇÕES DE PARTICIPANTES Quatro amigos foram ao cinema e decidiram comprar pipocas. No decorrer do filme, um deles assustou-se com uma cena de terror

Leia mais

Simulado Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Simulado Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Simulado Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Argumento é a afirmação de que uma sequência de proposições, denominadas premissas, acarreta outra proposição, denominada

Leia mais

Os personagens da questão serão as colunas de uma tabela e as características (aquilo que desejamos saber) serão as linhas:

Os personagens da questão serão as colunas de uma tabela e as características (aquilo que desejamos saber) serão as linhas: Associação Lógica Trata-se de questões de organização que trazem muitas informações, normalmente sobre três personagens e duas ou três características. Não há mentiras, todas as informações são confiáveis,

Leia mais

Exame Analítico. a) 0 b) 1 c) 3 d) 4 e) 5. 2) Qual é o próximo número da seqüência? {4, 5, 26/3, 33/2,...} a) 102/4 b) 55/3 c) 66/4 d) 162/5 e) 62/4

Exame Analítico. a) 0 b) 1 c) 3 d) 4 e) 5. 2) Qual é o próximo número da seqüência? {4, 5, 26/3, 33/2,...} a) 102/4 b) 55/3 c) 66/4 d) 162/5 e) 62/4 Exame Analítico 1) Você deverá analisar a seqüência das 5 próximas frases para concluir a afirmativa correta: (1) Vou lhe dizer 5 verdades; (2) A frase anterior é mentira; (3) A frase anterior é mentira;

Leia mais

01 Q8382 Raciocínio Lógico Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos

01 Q8382 Raciocínio Lógico Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos 01 Q8382 Raciocínio Lógico Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos Ano: 2007 Banca: CESPE Órgão: TSEProva: Técnico Judiciário Área BETA Administrativa Assinale a opção que apresenta um argumento

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 1 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT 131 - Introdução à Álgebra 2017 1 a Lista de Exercícios Tópico: Algumas questões de Lógica 1. Considere que, em

Leia mais

O erro dessa questão foi traduzir o nem como ou não, quando na verdade o correto é traduzir o nem como e não :

O erro dessa questão foi traduzir o nem como ou não, quando na verdade o correto é traduzir o nem como e não : Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da DPU (Nível Superior) de 2016, aplicada em 24/01/2016. Um estudante de direito, com o objetivo de sistematizar o seu estudo, criou sua própria legenda, na qual

Leia mais

LÓGICA PROPOSICIONAL

LÓGICA PROPOSICIONAL LÓGICA PROPOSICIONAL Proposições frases AFIRMATIVAS que aceitam julgamento: Verdadeiro - Acontece Falso - Não acontece Há frases que não aceitam valorações lógicas Verdadeiro/Falso Exemplos: 1) Interrogativas:

Leia mais

SOLUÇÕES. A corrida dos números 1.º ano

SOLUÇÕES. A corrida dos números 1.º ano SOLUÇÕES A corrida dos números º ano tira-teimas º ano CDN_SOLUCOES_GR_.0.0_final_soluççes CDN /0/ : Page Soluções A corrida dos números º ano Ficha nº. Ficha nº. Ficha nº. A maçã B banana C laranja Ficha

Leia mais

Questões de raciocínio lógico Aula 1

Questões de raciocínio lógico Aula 1 Questões de raciocínio lógico Aula 1 Tópicos abordados: Lógica proposicional Verdades e mentiras Emerson Marcos Furtado* 1. (ESAF) Sócrates encontra-se em viagem por um distante e estranho país, formado

Leia mais

Lista 1 - O.M.I - 4 ( limpíada de Matemática do Integral )-2018 Equipe de Matemática. Série: 7º ano Questões: 2 e e. 2 e 2

Lista 1 - O.M.I - 4 ( limpíada de Matemática do Integral )-2018 Equipe de Matemática. Série: 7º ano Questões: 2 e e. 2 e 2 Lista 1 - O.M.I - 4 ( limpíada de Matemática do Integral )-2018 Equipe de Matemática Série: 7º ano Questões: 1. No quadrado mágico abaixo, cada letra representa uma potência de base 2. Descubra a potência

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ TUTORA: ANALIA MARIA FERREIRA FREITAS CURSISTA: JORGE MATOS DA SILVA JUNIOR SÉRIE: 1º ANO GRUPO: 2 INTRODUÇÃO O objetivo

Leia mais

b) Um pacote de amendoim e dois sucos custam 20 reais, e dois pacotes de amendoim e suco custam 25 reais.

b) Um pacote de amendoim e dois sucos custam 20 reais, e dois pacotes de amendoim e suco custam 25 reais. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - GEOMETRIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Responda às questões

Leia mais

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS CURSO DELEGADO FEDERAL

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS CURSO DELEGADO FEDERAL RACIOCÍNIO LÓGICO II Professor Ademir Bispo AULAS 3 e 4 PROPOSIÇÕES CONDICIONAIS As proposições condicionais relacionam causa com efeito ou hipótese com tese. p: O mês de maio tem 31 dias. q: O sol é uma

Leia mais

Aula 00 Curso: Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento

Aula 00 Curso: Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento Aula 00 Curso: Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento APRESENTAÇÃO Curso: Raciocínio Lógico p/ ATE ICMS/PI Caros alunos e alunas, Bem vindos ao curso on-line preparatório para o cargo de Analista

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO- MATEMÁTICO

RACIOCÍNIO LÓGICO- MATEMÁTICO RACIOCÍNIO LÓGICO- MATEMÁTICO 230 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS DA FCC COM GABARITOS 1ª Edição JUL 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer

Leia mais

Lógica Matemática e Computacional. 2.3 Equivalência Lógica

Lógica Matemática e Computacional. 2.3 Equivalência Lógica Lógica Matemática e Computacional 2.3 Equivalência Lógica Equivalência Lógica Definição: Dadas as proposições compostas P e Q, diz-se que ocorre uma equivalência lógica entre P e Q quando suas tabelas-verdade

Leia mais

FRENTE : B PÁGINA : 6 EXERCÍCIO : SALA 2

FRENTE : B PÁGINA : 6 EXERCÍCIO : SALA 2 FRENTE : B PÁGINA : 6 EXERCÍCIO : SALA 1 a) (V) b) ( ) Não é proposição. c) (F) d) ( ) Não é proposição. e) (V) f) ( ) Não é proposição. g) ( ) Não é uma proposição e sim uma sentença aberta, pois depende

Leia mais

Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e

Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura

Leia mais

RLM Semana Temática Carreiras Tribunais. Tópicos a serem abordados exercícios. Marco Aurélio Mantovani

RLM Semana Temática Carreiras Tribunais. Tópicos a serem abordados exercícios. Marco Aurélio Mantovani RLM Semana Temática Carreiras Tribunais Tópicos a serem abordados exercícios Marco Aurélio Mantovani 51 Banca: FCC Ano: 2016 Se a conexão com a internet cai, então não há possibilidade de comunicação.

Leia mais

https://youtu.be/_ldqdcjptik?t=3m22s

https://youtu.be/_ldqdcjptik?t=3m22s Olá, tudo bem? Eu sou o prof. Arthur Lima, do Estratégia Concursos, e preparei este material contendo as 30 questões do meu Aulão de Raciocínio Lógico. As 17 primeiras estão resolvidas no vídeo, que você

Leia mais

RECEITA FEDERAL ANALISTA

RECEITA FEDERAL ANALISTA SENTENÇAS OU PROPOSIÇÕES São os elementos que expressam uma idéia, mesmo que absurda. Estudaremos apenas as proposições declarativas, que podem ser classificadas ou só como verdadeiras (V), ou só como

Leia mais

Lógica Formal. Matemática Discreta. Prof. Vilson Heck Junior

Lógica Formal. Matemática Discreta. Prof. Vilson Heck Junior Lógica Formal Matemática Discreta Prof. Vilson Heck Junior vilson.junior@ifsc.edu.br Objetivos Utilizar símbolos da lógica proposicional; Encontrar o valor lógico de uma expressão em lógica proposicional;

Leia mais

RESUMO TEÓRICO PRIMEIRA AULA

RESUMO TEÓRICO PRIMEIRA AULA ESTRUTURAS, DIAGRAMAS E LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO TÓPICO 1 RESUMO TEÓRICO PRIMEIRA AULA Como qualquer linguagem, a Matemática utiliza os seus termos - palavras ou símbolos - e as suas proposições - combinações

Leia mais

4 a Parte Lógica Formal Aspectos Introdutórios Resumo Teórico

4 a Parte Lógica Formal Aspectos Introdutórios Resumo Teórico Registro CMI 40616 Aula Proposição 4 a Parte Lógica Formal Aspectos Introdutórios Resumo Teórico Toda proposição é uma frase mas nem toda frase é uma proposição; uma frase é uma proposição apenas quando

Leia mais

Questões de Concursos Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Sabendo que os valores lógicos das proposições simples p e q são, respectivamente, a verdade e a falsidade,

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARTE I 1. A negação da afirmação: Vai fazer frio

Leia mais

Unidade I LÓGICA. Profa. Adriane Paulieli Colossetti

Unidade I LÓGICA. Profa. Adriane Paulieli Colossetti Unidade I LÓGICA Profa. Adriane Paulieli Colossetti O que é lógica A lógica ensina a colocar ordem no pensamento. Sistemas Dicotônicos Proposições: São sentenças declarativas, que satisfazem três princípios

Leia mais

RL Edição Fevereiro 2014

RL Edição Fevereiro 2014 RL Edição Fevereiro 2014 01. Sejam dados dois conjuntos não vazios, A, B, e sejam A e B seus respectivos conjuntos complementares no conjunto Universo considerado. Se um elemento x é tal que x A B, então

Leia mais

OBS.1: As palavras Se e então podem estar ocultas na. Proposição

OBS.1: As palavras Se e então podem estar ocultas na. Proposição RACIOCÍNIO LÓGICO PRO. IGOR BRASIL 1) Proposição: Observação!!! Não são proposições 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 2) Conectivos São utilizados em proposições.» O conectivo e é conhecido por, representado pelo símbolo

Leia mais

Aula 1 Teoria com resolução de questões FGV

Aula 1 Teoria com resolução de questões FGV Aula 1 Teoria com resolução de questões FGV AULA 01 Olá futuro servidor do TRT 12, Meu nome é Fabio Paredes, sou professor de Raciocínio Lógico Matemático e terei o prazer de ajudá-los nesta árdua missão

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 45/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 45/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 45/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

Matemática. Lógica Proposicional. Professor Dudan

Matemática. Lógica Proposicional. Professor Dudan Matemática Lógica Proposicional Professor Dudan Equivalência de Proposições Compostas Duas proposições são consideradas EQUIVALENTES entre si, quando elas transmitem a mesma ideia. De forma prática, dizemos

Leia mais

PM/PB - CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES RACIOCÍNIO LÓGICO BANCA IBFC - PROF. DANIEL ALMEIDA

PM/PB - CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES RACIOCÍNIO LÓGICO BANCA IBFC - PROF. DANIEL ALMEIDA falso, então: Questão 1 - Dentre as alternativas abaixo e considerando o valor lógico das proposições compostas, a única falsa é: a) (3 + 4 = 7) ou (25% de 60 = 18) b) (4 + 4 = 8) e (3 + 5=7) c) Se (2

Leia mais

Raciocínio Lógico. Matemático. Lógica Proposicional

Raciocínio Lógico. Matemático. Lógica Proposicional Raciocínio Lógico Matemático Lógica Proposicional Proposições Lógicas Denomina-se proposição toda frase declarativa, expressa em palavras ou símbolos, que exprima um juízo ao qual se possa atribuir, dentro

Leia mais

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Data: 04/06/04 Prova de Seleção para Ingresso no Curso de Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Turma 2004 EXAME ANALÍTICO EXAME ANALÍTICO Questão 1. Um homem reuniu-se com seus 12 irmãos no Natal.

Leia mais

INSTRUÇÕES. Esta prova é individual e sem consulta à qualquer material.

INSTRUÇÕES. Esta prova é individual e sem consulta à qualquer material. OPRM 2017 Nível 2 (8 o e 9 o ensino fund.) Primeira Fase 09/06/17 ou 10/06/17 Duração: 3 horas Nome: Escola: Aplicador(a): INSTRUÇÕES Escreva seu nome, o nome da sua escola e nome do APLICADOR(A) nos campos

Leia mais

Anotações LÓGICA PROPOSICIONAL DEFEITOS DO RACIOCÍNIO HUMANO PROPOSIÇÕES RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 DEFINIÇÃO

Anotações LÓGICA PROPOSICIONAL DEFEITOS DO RACIOCÍNIO HUMANO PROPOSIÇÕES RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 DEFINIÇÃO RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 LÓGICA PROPOSICIONAL DEFINIÇÃO A Lógica estuda o pensamento como ele deveria ser, sem a influência de erros ou falácias. As falácias em torno do raciocínio humano se devem a atalhos

Leia mais

p q p q p v q V V F F F V F F V V F V V F V F F V V V

p q p q p v q V V F F F V F F V V F V V F V F F V V V ACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Matemática Aplicada Edécio ernando Iepsen Exercícios sobre Equivalências Lógicas - Provar equivalências

Leia mais

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO 1 - (IBFC - AGERBA - ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO - 2017) A negação da frase O Sol é uma estrela e a Lua é um satélite de acordo com a equivalência lógica proposicional, é dada

Leia mais

1. Princípio da não-contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa

1. Princípio da não-contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa Raciocínio Lógico Lógica estuda as formas ou estruturas do pensamento, isto é, seu propósito é estudar e estabelecer propriedades das relações formais entre as proposições. DEFINIÇÃO: Proposição: conjunto

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PROVA MENSAL - 1º TRIMESTRE - 3º ANO MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PROVA MENSAL - 1º TRIMESTRE - 3º ANO MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS EXERCÍCIOS DE REVISÃO PROVA MENSAL - 1º TRIMESTRE - 3º ANO MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS 1) Assinale a alternativa INCORRETA: A) existe x, x, tal que B) para todo x, x, C) existe um único x, x, tal que

Leia mais

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 1) Determinar o valor verdade da proposição (p q) r, sabendo-se que AL (p) =, AL (q) = e AL (r) =. Proposições são afirmações que podem ser julgadas como verdadeira

Leia mais

e)não contratei um empréstimo com juros maiores do que antes ou pagarei um montante maior. c)se contratei um empréstimo com juros menores do que

e)não contratei um empréstimo com juros maiores do que antes ou pagarei um montante maior. c)se contratei um empréstimo com juros menores do que 1. (FCC FUNAPE) Se contratei um empréstimo com juros maiores do que antes, então pagarei um montante maior. A afirmação que corresponde à negação lógica desta é a)se não paguei um montante maior, então

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA APOSTILA 3 MATEMÁTICA COMPUTACIONAL. Autor do Conteúdo: Prof. Msc. Júlio Cesar da Silva

OFICINA DA PESQUISA APOSTILA 3 MATEMÁTICA COMPUTACIONAL. Autor do Conteúdo: Prof. Msc. Júlio Cesar da Silva OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: LÓGICA MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL APOSTILA 3 MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Autor do Conteúdo: Prof. Msc. Júlio Cesar da Silva juliocesar@eloquium.com.br Alterações eventuais

Leia mais

10,00 (dez) pontos distribuídos em 20 itens. 2. A soma dos fatores primos obtidos na fatoração completa do número 360 é igual a:

10,00 (dez) pontos distribuídos em 20 itens. 2. A soma dos fatores primos obtidos na fatoração completa do número 360 é igual a: QUESTÃO ÚNICA MÚLTIPLA ESCOLHA 10,00 (dez) pontos distribuídos em 20 itens Marque no cartão de respostas a única alternativa que responde de maneira correta ao pedido de cada item: MATEMÁTICA 1. Qual a

Leia mais

Raciocínio Lógico Prova ANPAD - Fevereiro 2007

Raciocínio Lógico Prova ANPAD - Fevereiro 2007 Raciocínio Lógico Prova ANPAD - Fevereiro 2007 1- Uma urna contém bolinhas de gude de várias cores: oito amarelas, doze vermelhas, cinco brancas, treze azuis e sete verdes. A quantidade mínima de bolinhas

Leia mais