Observando o primeiro dado, podemos concluir que abaixo da letra F está a letra B. Dessa forma a letra que está faltando no último dado é a letra B.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Observando o primeiro dado, podemos concluir que abaixo da letra F está a letra B. Dessa forma a letra que está faltando no último dado é a letra B."

Transcrição

1 1 Neste capítulo o objetivo é estabelecer relações entre as proposições dos argumentos para chegarmos nas conclusões corretas. Para isso, reescrevemos os argumentos usando tabelas que sintetizem suas informações. 1. Observe abaixo quatro vistas diferentes de um mesmo dado, que tem as letras A, B, C, D, E e F em suas faces. De acordo com as vistas, qual é a letra que está faltando no último dado? Observando o primeiro dado, podemos concluir que abaixo da letra F está a letra B. Dessa forma a letra que está faltando no último dado é a letra B. 2. Seis pessoas fizeram uma roda e cada uma, em voz baixa, falou seu número favorito para seus dois vizinhos. Em seguida, cada criança disse em voz alta a soma dos dois números que ouviu; a figura mostra o que Afonso, Camila e Eduardo disseram em voz alta. Qual é o número favorito de Fátima? Sabemos que: a soma dos números de Fátima e Bernardo é 16 a soma dos números de Bernardo e Daniela é 12 a soma dos números de Fátima e Daniela é 8 Assim = 36 é duas vezes a soma dos números de Fátima, Bernardo e Eduardo; logo a soma dos números dessas três crianças é 18. Como a soma dos números de Bernardo e Daniela é 12, o número favorito de Fátima é = 6.

2 3. A figura indica três símbolos, dispostos em um quadrado de três linhas e três colunas, sendo que cada símbolo representa um número inteiro. Ao lado das linhas e colunas do quadrado, são indicadas as somas dos correspondentes números de cada linha ou coluna, algumas representadas pelas letras X, Y e Z. 2 Nas condições dadas qual é o valor da soma X + Y + Z? 4. Na pilha de dominó abaixo há três peças cujos pontos não é possível ver. Descubra quais são os pontos dessas três peças a partir das seguintes dicas: essas peças fazem parte do mesmo dominó; a soma dos 6 pontos que aparecem na metade da primeira peça, com aqueles indicados nas três metades que estão abaixo dela é igual a 24; a soma dos 3 pontos que aparecem na metade da primeira peça, com aqueles indicados nas três metades que estão abaixo dela é igual a 8. Primeiramente construímos uma pilha de 4 peças. Como o lado da esquerda soma 24, só há uma possibilidade. As peças são diferentes e devem somar 8 na direita, então,

3 3 5. Cada um dos pequenos triângulos da figura abaixo possui um número oculto. Nas figuras a seguir, o número que está embaixo de cada uma representa a soma dos números dos triângulos sombreados. Qual é o número que está no triângulo central? Primeiramente, nomeamos cada triângulo com uma letra Em seguida, somamos os números dos triângulos sombreados. ab c 42 b c d 37 a c d 48 ab d 44 Somando todas as equações 3a 3b 3c 3d (a b c d) 171 (a b d) c c 57 c c Alex tem três camisetas (A, B e C). Não necessariamente nessa ordem, uma é verde, uma é branca e outra é azul. Descubra a cor de cada camiseta sabendo-se que apenas uma das afirmações abaixo é verdadeira: A é verde. B não é verde. C não é azul. Primeiramente construímos uma tabela com todas as possibilidades para as cores de A, B e C: Azul Branca Verde A B C A C B B A C B C A C A B C B A Em seguida, analisamos as afirmações considerando que cada camiseta tenha a cor indicada na linha. Azul Branca Verde A B C duas verdadeiras A C B uma verdadeira B A C duas verdadeiras B C A três verdadeiras C A B três falsas C B A três verdadeiras Assim, para que haja apenas uma afirmação verdadeira as cores das camisetas A, B e C são respectivamente azul, branca e verde.

4 7. Quatro amigas vão ao teatro e uma delas resolve entrar sem pagar. Abordadas por um vigilante que as interroga sobre qual delas entrou sem pagar, obtém as seguintes afirmações: Eu não fui, diz Maria. Foi a Ana, diz a Paula. Foi a Fernanda, diz a Ana. A Paula não tem razão, diz Fernanda. Sabendo-se que apenas uma delas mentiu, descubra quem entrou sem pagar. Primeiramente construímos uma tabela reescrevendo as afirmações. pessoas Ana Paula Ana Fernanda afirmação Não Maria Ana Fernanda Não Ana 4 Como podemos observar as afirmações de Paula e Fernanda se contrariam. Assim, se uma disser verdade a outra mente. Logo só há duas possibilidades. pessoas afirmação Ana Não Maria Paula Ana V F Ana Fernanda Fernanda Não Ana F V As demais devem falar a verdade, pois somente uma delas mente. pessoas afirmação Ana Não Maria V V Paula Ana V F Ana Fernanda V V Fernanda Não Ana F V Para excluir uma das possibilidades basta encontrar alguma contradição. Nesse caso há contradição entre Paula e Ana na terceira coluna, pois ambas falando a verdade acusam pessoas diferentes. Devemos, então, tomar a quarta coluna, ou seja, a coluna em que Ana afirma que não foi Maria, Paula afirma que foi Fernanda e Fernanda afirma que não foi Ana. Portanto, Fernanda entrou sem pagar.

5 8. Três amigas, Tânia, Janete e Angélica, estão sentadas lado a lado em um teatro. Tânia sempre fala a verdade; Janete às vezes fala a verdade e Angélica nunca fala a verdade. A que está sentada à esquerda diz: Tânia é quem está sentada no meio. A que está sentada no meio diz: Eu sou Janete. Finalmente, a que está sentada à direita diz: Angélica é quem está sentada no meio. As que estão sentadas à esquerda, no meio e à direita são, respectivamente: a) Janete, Tânia e Angélica b) Janete, Angélica e Tânia c) Angélica, Janete e Tânia d) Angélica, Tânia e Janete e) Tânia, Angélica e Janete Primeiramente construimos uma tabela com as posições e as falas Pessoa Da esquerda Do centro Da direita Fala Tânia no centro Eu sou Janete Angélica no meio 5 De acordo com o enunciado do problema podemos concluir que: Angélica: mente Janente: mente/verdade Tânia: verdade Portanto, preencheremos a tabela com as falas de Tânia, pois ela sempre fala a verdade. Tânia não poderia estar na esquerda pois, como ela sempre fala a verdade, não falaria Tânia está no centro. Também não poderia estar no centro pois ela não diria Eu sou Janete. Assim, Tânia está colocada à direita. Pessoa Da esquerda Do centro Da direita Fala Tânia no centro Eu sou Janete Angélica no meio Tânia Como Tânia nunca mente, podemos concluir que a Angélica estará no meio e, por consequência, Janete está na esquerda. Pessoa Da esquerda Do centro Da direita Fala Tânia no centro Eu sou Janete Angélica no meio Janete Angélica Tânia 9. Antonio é mais baixo que Bento. Bento é mais velho que Celso, que é irmão mais velho de Davi. As alturas deles são tais que, quanto mais novo, mais alto. Se eles forem ordenados por altura, do mais alto para o mais baixo, tem-se: a) Davi, Celso, Bento e Antonio b) Bento, Antonio, Celso e Davi c) Antonio, Bento, Celso e Davi d) Bento, Antonio, Davi e Celso e) Celso, Antonio, Davi e Bento Afirmação Antonio é mais baixo que Bento Bento é mais velho que Celso Celso é mais velho que Davi Crescente: Antonio, Bento, Celso e Davi Decrescente: Davi, Celso, Bento e Antonio Ordem crescente de altura Antonio Bento Celso Bento Davi Celso

6 6 Exercícios Propostos 1. Duas pessoas estão sentadas frente a frente e entre elas há um dado cujas faces opostas sempre somam sete pontos. Sabendo-se que cada uma vê três faces do dado e que uma pessoa vê 9 pontos e a outra 11 pontos, quantos pontos tem a face que está em contato com a mesa? 4. Augusto e Felipe estão disputando um jogo chamado Trinta e Um, cujo tabuleiro está representado abaixo. 2. Um dado, com faces opostas somando sete, percorre um circuito como ilustrado nos dois movimentos abaixo. Inicialmente, a face superior apresenta três pontos. Quantos pontos exibirá a face superior ao percorrer todo o percurso? Nesse jogo, os jogadores alternadamente marcam um número ainda não marcado e, imediatamente, falam, em voz audível ao adversário, o resultado da soma parcial de todos os números marcados ao completar a jogada. Vence o jogador que obter total 31. Veja abaixo uma partida iniciada por eles. 3. As quatro faces de um dado são triângulos equiláteros, numerados de 1 a 4, como no desenho. Colando-se dois dados iguais, fazemos coincidir duas faces, com o mesmo número ou não. Qual dos números a seguir não pode ser a soma dos números das faces visíveis? a) 12 b) 14 c) 17 d) 18 e) 19 Augusto (1ª jogada): 1 Felipe (1ª jogada): 4 Augusto: 9 Felipe: 15 Augusto: 21 Qual o número que deve ser marcado por Felipe na 3ª jogada para que ele ganhe a partida em sua 4ª jogada independente do número que Augusto marcar em sua 4ª jogada? a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

7 7 5. As pranchetas de Ana, Bianca e Clara são, não necessariamente nesta ordem, de ferro, de madeira e de plástico. Uma das pranchetas é branca, outra é verde e a outra é azul. A prancheta de Ana é branca, a de Clara é de plástico e a de Bianca não é verde e nem é de ferro. As cores das pranchetas de ferro, de madeira e de plástico são respectivamente: a) branca, azul e verde b) branca, verde e azul c) azul, branca e verde d) azul, verde e branca e) verde, azul e branca 6. Em uma repartição com cinco funcionários, um deles cometeu um erro grave. Todos eles sabem quem foi o autor desse erro. Esses funcionários têm uma característica muito interessante: quatro deles sempre falam a verdade em qualquer situação, e um deles, às vezes, mente. Um auditor, ao interrogá-los, obteve as seguintes respostas: Funcionário 1: sou inocente Funcionário 2: o funcionário 3 mentiu Funcionário 3: o funcionário 4 é o culpado Funcionário 4: o funcionário 2 é o culpado Funcionário 5: o funcionário 1 disse a verdade É correto afirmar que o culpado é o: a) funcionário 1 b) funcionário 2 c) funcionário 3 d) funcionário 4 7. Um ensaio clínico relativo à ingestão de vitaminas B, D e E envolve 590 participantes. Todos esses participantes tomam pelo menos 1 comprimido e, no máximo, 1 comprimido de cada uma das vitaminas por dia. Diariamente, 150 deles tomam apenas 1 comprimido de vitamina B, 120 apenas 1 comprimido de vitamina D e 180 apenas 1 comprido de vitamina E. Diariamente, 30 participantes tomam exatamente 1 comprimido de vitamina D e 1 comprimido de vitamina E e 40 tomam exatamente 1 de vitamina B e 1 de vitamina D. Se, por dia, são utilizados 260 comprimidos de vitamina B e 210 comprimidos de vitamina D, o número de participantes que tomam exatamente 1 comprimido de vitamina B e 1 comprimido de vitamina E diariamente é: a) 50 b) 60 c) 70 d) Numa segunda-feira Dona Fátima descobre que um de seus filhos não foi à escola naquele dia. Chamou-os e perguntou qual deles não havia ido à escola naquele dia e eles responderam: Paulo: Eu fui. José: Paulo está falando a verdade. Pedro: Carlos não foi à escola. João: Pedro está mentindo. Carlos: João não foi à escola. Se apenas um dos 5 filhos de Dona Fátima está mentindo e os outros 4 estão falando a verdade, podemos afirmar, baseados nas respostas dos filhos, que aquele que não foi à escola naquele dia foi: a) Paulo b) José c) Pedro d) João e) Carlos

8 8 9. André, Andrei e Adriano são irmãos e possuem olhos de cores diferentes. Considere que pelo menos uma das afirmativas a seguir é falsa. André não tem olhos verdes. Andrei tem olhos azuis. Adriano não tem olhos castanhos. Assim, os olhos de André, Andrei e Adriano NÃO podem ser das respectivas cores a) Castanhos, verdes e azuis b) Verdes, azuis e castanhos c) Castanhos, azuis e verdes d) Azuis, castanhos e verdes e) Verdes, castanhos e azuis 10. Amanda, Bruna, Carlos, Diego e Érika prestarão vestibular este ano para os cursos de análise de sistemas, economia, engenharia, matemática e pedagogia, cada um para um curso diferente e não necessariamente nessa ordem. Quando questionados por seu professor sobre quem prestará vestibular para qual curso, eles deram as seguintes respostas: Amanda: Eu não farei pedagogia, Bruna não fará análise de sistemas, Diego não fará economia e Érika não fará matemática. Bruna: Amanda não fará economia e nem matemática. Carlos: Diego não fará engenharia e nem pedagogia. Diego: Eu não farei matemática. Érika: Eu não farei engenharia e quem fará economia não sou eu e nem a Bruna. Se todos fizeram declarações verdadeiras, pode-se concluir corretamente que os estudantes que prestarão vestibular para engenharia e matemática são, respectivamente: a) Érika e Bruna b) Érika e Carlos c) Bruna e Carlos d) Amanda e Carlos e) Amanda e Bruna 11. Três amigos: André, Bruno e Carlos são estudantes de engenharia. Trabalham para ajudar a custear os estudos. Um trabalha como cozinheiro, outro como garçom e outro como caixa de uma lanchonete; e eles são estudantes de engenharia civil, eletrônica e mecânica, não necessariamente nessa ordem. Sabendo que André é estudante de engenharia civil e não cozinha nem serve as pessoas, que o estudante de engenharia eletrônica é o garçom e que Bruno não é o cozinheiro, assinale a alternativa correta: a) Carlos é o que estuda engenharia mecânica b) Bruno é o que estuda engenharia civil c) Bruno é o que estuda engenharia mecânica d) Carlos é o que estuda engenharia eletrônica 12. Jorge, Roberto e Nelson são três amigos que têm em comum o hábito de colecionar. Cada um deles coleciona um tipo de objeto diferente. Perguntados sobre o que colecionam, disseram o seguinte: Nelson: O Roberto não coleciona discos. Roberto: Eu coleciono moedas. Jorge: O Nelson coleciona selos. Dois deles falaram a verdade e um mentiu. O que Roberto, Jorge e Nelson colecionam, respectivamente? a) Moedas, Selos e Discos b) Moedas, Discos e Selos c) Discos, Moedas e Selos d) Discos, Selos e Moedas e) Selos, Discos e Moedas

9 9 13. Um recrutador de recursos humanos avalia três candidatos, Carlos, Marcos e Paulo, que concorrem a três vagas de emprego no departamento de compras de uma companhia. Um deles tem graduação, o outro especialização e o terceiro mestrado; eles irão concorrer a vagas de auxiliar, supervisor e gerente de departamento. O recrutador pretende estabelecer relação entre a escolaridade, o nome e o cargo de cada candidato segundo as declarações abaixo: Candidato com mestrado: Não concorro a vaga de auxiliar nem gerente Candidato com graduação: Meu nome não é Carlos nem Paulo Candidato com especialização: Nem eu nem Paulo concorremos à vaga de auxiliar Diante das informações prestadas pelos candidatos, o recrutador deve concluir por qual das sequências abaixo como verdadeira: a) mestre auxiliar Marcos b) gerente Paulo graduado c) Carlos supervisor especialista d) auxiliar graduado Paulo e) Paulo mestre supervisor 14. Numa estante encontram-se 31 livros, sendo estes de história, geografia e português. Retirando-se metade dos livros de geografia e acrescentando apenas um livro de história, a quantidade de livros de cada matéria passa a ser igual. Os livros contidos nessa estante são tais que o(a) a) total de livros de geografia e história é igual a 22. b) diferença entre as quantidades de livros de português e história é igual a 2. c) total de livros de português e história é igual a 15. d) diferença entre as quantidades de livros de geografia e português é igual a 9. e) quantidade de livros de português é ímpar e de história é par. Gabarito e b a b a d c e a a e c

Exame Analítico Questão 1: Se não fumo, bebo. Se estou cansado, fumo. Se fumo, não estou cansado. Se não estou cansado, não bebo.

Exame Analítico Questão 1: Se não fumo, bebo. Se estou cansado, fumo. Se fumo, não estou cansado. Se não estou cansado, não bebo. Exame Analítico 2009 Questão 1: Se não fumo, bebo. Se estou cansado, fumo. Se fumo, não estou cansado. Se não estou cansado, não bebo. Logo, a) Não fumo, estou cansado e não bebo. b) Fumo, estou cansado

Leia mais

Prova do Nível 3 (resolvida)

Prova do Nível 3 (resolvida) Prova do Nível 3 (resolvida) ª fase 05 de novembro de 0 Instruções para realização da prova. Verifique se este caderno contém 30 questões e/ou qualquer tipo de defeito. Se houver algum problema, avise

Leia mais

Raciocínio Lógico

Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico 01- Considere as seguintes acusações: José Francisco mente. Diz Francisco José. Maria José mente. Diz José Francisco. Francisco José e José Francisco mente. Diz Maria José. Mas, então,

Leia mais

A) são da mesma cor. B) são vermelhas. C) uma é vermelha e duas são brancas. D) uma é branca e duas são vermelhas. E) pelo menos uma é vermelha.

A) são da mesma cor. B) são vermelhas. C) uma é vermelha e duas são brancas. D) uma é branca e duas são vermelhas. E) pelo menos uma é vermelha. XXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTIA Primeira Fase Nível 1 - A duração da prova é de 3 horas. - Não é permitido o uso de calculadoras nem consultas a notas ou livros. - Você pode solicitar papel para

Leia mais

Lógica Matemática. Luan Arjuna

Lógica Matemática. Luan Arjuna Lógica Matemática Luan Arjuna 1 Introdução Neste material estudaremos lógica matemática, um assunto de extrema importância para quem deseja estudar matemática olímpica. Para esse estudo, não serão necessários

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Um pai foi informado que seu filho estava o procurando a fim de pedir dinheiro para passear e ir ao cinema. Aí, o pai pensou e resolveu dar dinheiro ao filho, desde que ele, usando

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Verdades e Mentiras. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Verdades e Mentiras. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO Verdades e Mentiras. Prof. Renato Oliveira 1) Três amigas, Tania, Janete e Angélica, estão sentadas lado a lado em um teatro. Tania sempre fala a verdade; Janete as vezes fala a verdade;

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01- Analise as premissas e a conclusão do argumento a seguir e responda se é VÁLIDO ou NÃO. "Basta ser estudioso para vencer no concurso; ora, todos os alunos do curso Degrau Cultural

Leia mais

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2010 Nível 2. QUESTÃO 1 ALTERNATIVA E Basta calcular 8% de 250: 250 = 250 = 2 10 = 20. QUESTÃO 2 ALTERNATIVA E

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2010 Nível 2. QUESTÃO 1 ALTERNATIVA E Basta calcular 8% de 250: 250 = 250 = 2 10 = 20. QUESTÃO 2 ALTERNATIVA E QUESTÃO 8 2 Basta calcular 8% de 250: 250 = 250 = 2 0 = 20. 00 25 QUESTÃO 2 Fazemos a conta diretamente: + = + = + 3 =. 2 3 3 QUESTÃO 3 Vamos ler as informações contidas no gráfico: 5 alunos não compraram

Leia mais

Exercícios de Analíse Combinatória. Binômio de Newton.

Exercícios de Analíse Combinatória. Binômio de Newton. Exercícios de Analíse Combinatória. Binômio de Newton. QUESTÃO 1 A expressão é igual a A ( ) 2630. B ( ) 2690. C ( ) 2712. D ( ) 1584. E ( ) 1604. QUESTÃO 2 O professor de Matemática aplicou um problema-desafio

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. 03. Atente para a sucessão seguinte e determine o valor de x : 2; 10; 12; 16; 17; 18; 19; x. a) 100 b) 200 c) 300 d) 400 e) 500

RACIOCÍNIO LÓGICO. 03. Atente para a sucessão seguinte e determine o valor de x : 2; 10; 12; 16; 17; 18; 19; x. a) 100 b) 200 c) 300 d) 400 e) 500 RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Qual o valor de x na sucessão: 1; 2; 6; 39; x? a) 1522 b) 1523 c) 1524 d) 1525 e) 1526 02. Considerando os onze primeiros elementos do conjunto dos números naturais foi escrita a

Leia mais

Encontro 11: Resolução de exercícios da OBMEP

Encontro 11: Resolução de exercícios da OBMEP Encontro 11: Resolução de exercícios da OBMEP Exercício 1: Cada livro da biblioteca municipal de Quixajuba recebe um código formado por três das 26 letras do alfabeto. Eles são colocados em estantes em

Leia mais

1. Um quadradófago é um inseto que se alimenta de quadrados de tabuleiros de xadrez e dama. Um tabuleiro de tamanho 5 5 é mostrado abaixo

1. Um quadradófago é um inseto que se alimenta de quadrados de tabuleiros de xadrez e dama. Um tabuleiro de tamanho 5 5 é mostrado abaixo 1. Um quadradófago é um inseto que se alimenta de quadrados de tabuleiros de xadrez e dama. Um tabuleiro de tamanho 5 5 é mostrado abaixo Quando um quadradófago começa a comer os quadrados de um tabuleiro

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009 Destinatários: alunos dos 7 e 8 anos de Escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Jogos e Brincadeiras I 1. Brincadeiras Nesta primeira parte da aula resolveremos duas questões retiradas da Olimpíada

Leia mais

Raciocínio Lógico

Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico 01. João reuniu-se com seus 12 irmãos na ceia de Natal. Das afirmações abaixo, referentes aos membros da mesma família reunidos, a única necessariamente verdadeira é: a) pelo menos uma

Leia mais

36ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO

36ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GABARITO GAARITO NÍVEL 1 36ª OLIMÍADA RASILEIRA DE MATEMÁTICA RIMEIRA FASE NÍVEL 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) GAARITO 1) 6) C 11) E 16) D 2) 7) 12) A 17) 3) E 8) A 13) C 18) A 4) C 9) 14) E 19) E 5) A

Leia mais

QUESTÃO 2 ALTERNATIVA B Trocamos a posição de dois algarismos vizinhos do número , conforme a tabela

QUESTÃO 2 ALTERNATIVA B Trocamos a posição de dois algarismos vizinhos do número , conforme a tabela 1 QUESTÃO 1 Alvimar recebeu de troco 5,00 3,50 = 1,50 reais. Dividindo 1,50 por 0,5, obtemos o número de moedas de 5 centavos que ele recebeu. Como 1,50 0,5 = 6, segue que ele recebeu de troco seis moedas

Leia mais

Agente Penitenciário

Agente Penitenciário Agente Penitenciário Questões La Salle Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Raciocínio Lógico QUESTÕES LA SALLE MUNICÍPIO DE CANOAS 2015 TÉCNICO EM TRÂNSITO E TRANSPORTES 1. A negação da proposição "Arthur

Leia mais

XX OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Em 19/09/2009

XX OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Em 19/09/2009 XX OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Em 19/09/2009 PROVA DA SEGUNDA ETAPA NÍVEL I (Estudantes da 6 a e 7 a Séries) Problema 1 A expressão E, a seguir, é o produto de 20 números:

Leia mais

Soluções Simulado OBMEP 2017 Nível 1 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. = 7 cm. Logo, ela parou na marca de = 13 cm.

Soluções Simulado OBMEP 2017 Nível 1 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. = 7 cm. Logo, ela parou na marca de = 13 cm. Soluções Simulado OBMEP 2017 Nível 1 6º e 7º anos do Ensino Fundamental 1. ALTERNATIVA C Alvimar recebeu de troco 5,00 3,50 = 1,50 reais. Dividindo 1,50 por 0,25, obtemos o número de moedas de 25 centavos

Leia mais

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE Nível Iniciante Problemas sobre jogos estão entre os mais atrativos para a maioria dos alunos que estão iniciando o seu gosto pela matemática e, por isso, vêm ganhando

Leia mais

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental)

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental) TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental) PROBLEMA 1 Encontre todos os números naturais n de três algarismos que possuem todas as propriedades abaixo: n é ímpar; n é um quadrado perfeito;

Leia mais

Raciocínio Lógico Prova ANPAD - Fevereiro 2007

Raciocínio Lógico Prova ANPAD - Fevereiro 2007 Raciocínio Lógico Prova ANPAD - Fevereiro 2007 1- Uma urna contém bolinhas de gude de várias cores: oito amarelas, doze vermelhas, cinco brancas, treze azuis e sete verdes. A quantidade mínima de bolinhas

Leia mais

XXVIII OLIMPÍADA DE MATEMATICA DO RIO GRANDE DO NORTE PRIMEIRA FASE SOLUÇÃO DA PROVA DO NÍVEL I

XXVIII OLIMPÍADA DE MATEMATICA DO RIO GRANDE DO NORTE PRIMEIRA FASE SOLUÇÃO DA PROVA DO NÍVEL I XXVIII OLIMPÍADA DE MATEMATICA DO RIO GRANDE DO NORTE 2017- PRIMEIRA FASE SOLUÇÃO DA PROVA DO NÍVEL I PARA CADA QUESTÃO, ASSINALE UMA ALTERNATIVA COMO A RESPOSTA CORRETA NOME DO(A) ESTUDANTE: ESCOLA: 1

Leia mais

Resoluções. Aula 1 NÍVEL 2. Classe

Resoluções. Aula 1 NÍVEL 2. Classe www.cursoanglo.com.br Treinamento para Olimpíadas de Matemática NÍVEL 2 Resoluções Aula 1 Classe 1. Observe que: 14 1 = 14 14 2 = 196 14 par termina em 6 e 14 ímpar termina em 4 14 3 = 2.744 14 4 = 38.416...

Leia mais

OPEMAT. Olimpíada Pernambucana de Matemática

OPEMAT. Olimpíada Pernambucana de Matemática OPEMAT Olimpíada Pernambucana de Matemática - 206 Nível. O ano de 206 está acabando, vamos ver se você conhece bem esse número. Para isso, julgue os itens a seguir: (V) (F) A maior potência de 2 que divide

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático

Raciocínio Lógico Matemático Raciocínio Lógico Matemático Diagramas lógicos Todo Sinônimos: qualquer um ou outra similar. Representação: Conclusão: Todo A é B. Alguns elementos de B são A ou existem B que são A. Negação: Trocar TODO

Leia mais

Prova da segunda fase - Nível 3

Prova da segunda fase - Nível 3 Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na nona edição da Olimpíada de Matemática de São José do Rio Preto! Lembre-se de que uma Olimpíada é diferente de uma prova escolar. Muitas vezes, as questões

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 3. Curso de Combinatória - Nível 2. Paridade. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 3. Curso de Combinatória - Nível 2. Paridade. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 3 Paridade Todo número é par ou ímpar. Óbvio, não? Pois é com essa simples afirmação que vamos resolver os problemas

Leia mais

Exemplos e Contra-Exemplos

Exemplos e Contra-Exemplos Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 7 Exemplos e Contra-Exemplos Você que já tentou resolver alguns problemas de provas anteriores de Olimpíada de Matemática

Leia mais

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA PROBABILIDADE São duas as questões pertinentes na resolução de um problema envolvendo probabilidades. Primeiro, é preciso quantificar o conjunto de todos os resultados possíveis, que será chamado de espaço

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Três crianças Astolfo, Belarmino e Cleosvaldo brincavam, cada qual com um único tipo de brinquedo. Considere ainda as seguintes informações: - Os brinquedos são: Falcon, Playmobil

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 3. Curso de Combinatória - Nível 2. Paridade. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 3. Curso de Combinatória - Nível 2. Paridade. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível Prof. Bruno Holanda Aula 3 Paridade Todo número é par ou ímpar. Óbvio, não? Pois é com essa simples afirmação que vamos resolver os problemas

Leia mais

QUESTÕES SOBRE: ARITMÉTICA, LÓGICA E FUNÇÕES. PROFESSORES: WALTER JÚNIOR DIEGO FERREIRA REVISÃO PARA EXAME NACIONAL DE ACESSO 2014

QUESTÕES SOBRE: ARITMÉTICA, LÓGICA E FUNÇÕES. PROFESSORES: WALTER JÚNIOR DIEGO FERREIRA REVISÃO PARA EXAME NACIONAL DE ACESSO 2014 Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional QUESTÕES SOBRE: ARITMÉTICA, LÓGICA E FUNÇÕES. PROFESSORES: WALTER JÚNIOR DIEGO FERREIRA REVISÃO PARA EXAME NACIONAL

Leia mais

a) 6% b) 7% c) 70% d) 600% e) 700%

a) 6% b) 7% c) 70% d) 600% e) 700% - MATEMÁTICA 01) Supondo-se que o número de vagas em um concurso vestibular aumentou 5% e que o número de candidatos aumentou 35%, o número de candidatos por vaga para esse curso aumentou: a) 8% b) 9%

Leia mais

GABARITO - ANO 2018 OBSERVAÇÃO:

GABARITO - ANO 2018 OBSERVAÇÃO: GABARITO - ANO 018 OBSERVAÇÃO: Embora as soluções neste gabarito se apresentem sob a forma de um texto explicativo, gostaríamos de salientar que para efeito de contagem dos pontos adquiridos, na avaliação

Leia mais

30 a OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO NORTE PRIMEIRA FASE. PROVA DO NÍVEL I - 6 o e 7 o ANOS - ENSINO FUNDAMENTAL.

30 a OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO NORTE PRIMEIRA FASE. PROVA DO NÍVEL I - 6 o e 7 o ANOS - ENSINO FUNDAMENTAL. 3 a OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO NORTE 29- PRIMEIRA FASE. PROVA DO NÍVEL I - 6 o e 7 o ANOS - ENSINO FUNDAMENTAL. Para cada questão, assinale uma alternativa como a resposta correta. NOME DO(A)

Leia mais

OPRM a Fase Nível 1 01/09/18 Duração: 4 horas

OPRM a Fase Nível 1 01/09/18 Duração: 4 horas 1. Augusto propõe ao seu amigo o seguinte desafio: na figura abaixo, os números naturais de 1 a 12 são escritos de forma que a soma de quatro números em uma linha reta é a mesma para todas as linhas. Alguns

Leia mais

1. O retângulo da figura a seguir está dividido em 7 quadrados. Se a área do menor quadrado é igual a 1, a área do retângulo é igual a:

1. O retângulo da figura a seguir está dividido em 7 quadrados. Se a área do menor quadrado é igual a 1, a área do retângulo é igual a: XXV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível - A duração da prova é de horas. - Não é permitido o uso de calculadoras nem consultas a notas ou livros. - Você pode solicitar papel para rascunho.

Leia mais

Raciocínio Lógico II. Solução. Vamos assumir que todos os retângulos são distintos. Os retângulos de menor

Raciocínio Lógico II. Solução. Vamos assumir que todos os retângulos são distintos. Os retângulos de menor Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 4 Raciocínio Lógico II Nesta aula continuaremos o processo de desenvolvimento do raciocínio lógico. Inicialmente,

Leia mais

TEMA 1 INTRODUÇÃO À LÓGICA BIVALENTE CONJUNTOS E CONDIÇÕES FICHA DE TRABALHO 10.º ANO COMPILAÇÃO

TEMA 1 INTRODUÇÃO À LÓGICA BIVALENTE CONJUNTOS E CONDIÇÕES FICHA DE TRABALHO 10.º ANO COMPILAÇÃO FICHA DE TRABALHO 10.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 1 INTRODUÇÃO À LÓGICA BIVALENTE CONJUNTOS E CONDIÇÕES Site: http://www.mathsuccess.pt Facebook: https://www.facebook.com/mathsuccess TEMA 1 INTRODUÇÃO À LÓGICA

Leia mais

38ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) GABARITO

38ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) GABARITO 38ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) GABARITO GABARITO NÍVEL 2 1) C 6) B 11) B 16) D 21) A 2) C 7) C 12) C 17) D 22) A 3) D 8) E 13) D 18) C

Leia mais

1ª LISTA AVANÇADA MATEMÁTICA

1ª LISTA AVANÇADA MATEMÁTICA NOME : Data : / / 8º Ano 1ª LISTA AVANÇADA MATEMÁTICA 1) Se dois lados de um triângulo medem 5 e 7 cm, então o terceiro lado não pode medir quantos centímetros? a) 11 b) 10 c) 6 d) 3 e) 1 resposta E 2

Leia mais

Canguru Brasil 2013 Nível E Soluções

Canguru Brasil 2013 Nível E Soluções Canguru Brasil 2013 Nível E Soluções Problemas de 3 pontos 01. Existem cangurus brancos e pretos. Em qual das figuras há mais cangurus pretos do que cang u- rus brancos? 01. Resposta: alternativa D Na

Leia mais

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1 Questão a) Para saber o número que deve dizer ao matemágico, Joãozinho deve fazer quatro contas: ª conta: multiplicar o número no cartão escolhido por 2; 2ª conta: somar 3 ao resultado da primeira conta;

Leia mais

2a Olimpı ada Vic osense de Matema tica

2a Olimpı ada Vic osense de Matema tica 2a Olimpı ada Vic osense de Matema tica Banco de Questo es - Nı vel 1-1a Fase OLIMPÍADA LIM IMPÍADA VIÇ VIÇOSENSE SE DE MAT MA MATEMÁTICA TE 1. (OMM-2005) Quantos nu meros naturais N de 4 algarismos satisfazem

Leia mais

Prezados Estudantes, Professores de Matemática e Diretores de Escola,

Prezados Estudantes, Professores de Matemática e Diretores de Escola, Prezados Estudantes, Professores de Matemática e Diretores de Escola, Os Problemas Semanais são um incentivo a mais para que os estudantes possam se divertir estudando Matemática, ao mesmo tempo em que

Leia mais

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA 4º e 5º Ano FASE 1. Qual das maletas a seguir possui todas as peças utilizadas na montagem desse boneco?

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA 4º e 5º Ano FASE 1. Qual das maletas a seguir possui todas as peças utilizadas na montagem desse boneco? OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA 4º e 5º Ano FASE 1 1) Este boneco é formado por figuras geométricas planas Qual das maletas a seguir possui todas as peças utilizadas na montagem desse boneco? Resposta E 2) Isabel

Leia mais

Mentiras & Verdades. Introdução. Introdução. Introdução. Lógica Aplicada

Mentiras & Verdades. Introdução. Introdução. Introdução. Lógica Aplicada s & s Marco Vaz Sérgio Rodrigues Envolve enunciados com uma série de declarações entrelaçadas entre si, e que, a princípio, não sabemos são verdadeiras ou falsas (mentiras). Trata de questões em que alguns

Leia mais

x 2y z 9 2x y z 3, 3x y 2z 4

x 2y z 9 2x y z 3, 3x y 2z 4 PROFESSOR: Equipe BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 3 ============================================================================================= Sistemas 01- Se a terna

Leia mais

XXVII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase

XXVII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase Soluções Nível 1 Segunda Fase Parte A XXVII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase CRITÉRIO DE CORREÇÃO: PARTE A Cada questão vale pontos se, e somente se, para cada uma o resultado escrito

Leia mais

XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução da prova 1 a fase Nível de agosto de 2017

XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução da prova 1 a fase Nível de agosto de 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA XX OLIMPÍADA REGIONAL DE MATEMÁTICA DE SANTA CATARINA Resolução da prova 1 a fase

Leia mais

Raciocínio Lógico

Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico 01. Um senhor de idade deixou o seguinte testamento: Deixo 1/3 da minha fortuna para minha única filha e o restante para a criança que ela está esperando, se for homem; deixo 1/2 da minha

Leia mais

Equivalê ncia Ló gica

Equivalê ncia Ló gica Equivalê ncia Ló gica Duas proposições (simples ou compostas) são equivalentes se suas tabelas verdades são idênticas Indicamos que duas proposições e são equivalentes da seguinte maneira Exemplos Condicional

Leia mais

FCC TRF/3ª 2016) RESOLUÇÃO:

FCC TRF/3ª 2016) RESOLUÇÃO: Para ajudar aos candidatos a estudar para o primeiro concurso da Artesp, FOLHA DIRIGIDA oferece mais um teste de matemática. As questões foram elaboradas pelo professor de Matemática e Raciocínio Lógico,

Leia mais

Conteúdos: Análise Combinatória, Conjuntos, Fatorial e Binomial.

Conteúdos: Análise Combinatória, Conjuntos, Fatorial e Binomial. Lista de exercícios Prof: Maurício Baffi 06/2017 Ensino Médio - 3º ano Conteúdos: Análise Combinatória, Conjuntos, Fatorial e Binomial. 1. (G1 - ifsul 2017) Em uma consulta à comunidade acadêmica sobre

Leia mais

Prova de UFRGS

Prova de UFRGS Prova de UFRGS - 212 1 Considere que o corpo de uma determinada pessoa contém 5,5 litros de sangue e 5 milhões de glóbulos vermelhos por milímetro cúbico de sangue Com base nesses dados, é correto afirmar

Leia mais

OS 70 TONS DE RACIOCÍNIO LÓGICO

OS 70 TONS DE RACIOCÍNIO LÓGICO OS 70 TONS DE RACIOCÍNIO LÓGICO DIAGRAMAS LÓGICOS Diagramas lógicos Todo Sinônimos: qualquer um ou outra similar. Representação: Conclusão: Todo A é B. Alguns elementos de B são A ou existem B que são

Leia mais

B) R$ 6, 50 C) R$ 7, 00 D) R$ 7, 50 E) R$ 8, 00

B) R$ 6, 50 C) R$ 7, 00 D) R$ 7, 50 E) R$ 8, 00 1 Matemática Q1. (OBMEP) Joãozinho escreveu os números 1, 2 e 3 como resultados de operações envolvendo exatamente quatro algarismos 4, como nos exemplos a seguir: 1 = (4 + 4) (4 + 4) 2 = 4 4 + 4 4 3 =

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 4 PROBABILIDADE

MATEMÁTICA MÓDULO 4 PROBABILIDADE PROBABILIDADE Consideremos um experimento com resultados imprevisíveis e mutuamente exclusivos, ou seja, cada repetição desse experimento é impossível prever com certeza qual o resultado que será obtido,

Leia mais

INSTRUÇÕES. Esta prova é individual e sem consulta à qualquer material.

INSTRUÇÕES. Esta prova é individual e sem consulta à qualquer material. OPRM 2017 Nível 2 (8 o e 9 o ensino fund.) Primeira Fase 09/06/17 ou 10/06/17 Duração: 3 horas Nome: Escola: Aplicador(a): INSTRUÇÕES Escreva seu nome, o nome da sua escola e nome do APLICADOR(A) nos campos

Leia mais

XXX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º. ou 9º. anos) (antigas 7ª. ou 8ª. séries) GABARITO

XXX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º. ou 9º. anos) (antigas 7ª. ou 8ª. séries) GABARITO XXX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (8º. ou 9º. anos) (antigas 7ª. ou 8ª. séries) GABARITO GABARITO NÍVEL 1) D 6) B 11) A 16) A 1) B ) C 7) E 1) D 17) A ) B 3) C 8) C 13) C 18) B

Leia mais

1. Descubra quantos e quais são os triângulos equiláteros que podem. ser construídos com os vértices nos pontos da rede isométrica limitada

1. Descubra quantos e quais são os triângulos equiláteros que podem. ser construídos com os vértices nos pontos da rede isométrica limitada Problemas Curiosos 1. Descubra quantos e quais são os triângulos equiláteros que podem ser construídos com os vértices nos pontos da rede isométrica limitada dada a seguir: 2. Quantos e quais são os triângulos

Leia mais

SOLUÇÕES NÍVEL 1 2ª. FASE 2017

SOLUÇÕES NÍVEL 1 2ª. FASE 2017 SOLUÇÕES NÍVEL 1 2ª. FASE 2017 N1Q1 Solução item a) Como a casa pintada está na linha 3, Ana sorteou o número 3 e, como ela também está na coluna 4, concluímos que Pedro sorteou o número 1, pois 4 3 =

Leia mais

Nível 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental

Nível 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental Nível 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental A QUESTÃO 1 ALTERNATIVA C Basta fazer a conta: 2018 8012 + 10030 QUESTÃO 2 O número de pessoas que chegaram ao ponto final é igual ao resultado da operação 25

Leia mais

Prova da segunda fase - Nível 3

Prova da segunda fase - Nível 3 Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na nona edição da Olimpíada de Matemática de São José do Rio Preto! Lembre-se de que uma Olimpíada é diferente de uma prova escolar. Muitas vezes, as questões

Leia mais

35ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) GABARITO

35ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) GABARITO 5ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) GABARITO GABARITO NÍVEL 1) D) 6) D) 11) E) 16) B) 1) Anulada ) A) 7) D) 1) C) 17) C) ) B) ) D) 8) E) 1) D)

Leia mais

MATEMÁTICA. log 2 x : logaritmo de base 2 de x. 28. Sendo a, b e c números reais, considere as seguintes afirmações.

MATEMÁTICA. log 2 x : logaritmo de base 2 de x. 28. Sendo a, b e c números reais, considere as seguintes afirmações. MATEMÁTICA NESTA PROVA SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS: sen x : seno de x log x : logaritmo de base de x 6 Considere que o corpo de uma determinada pessoa

Leia mais

ANALISANDO O EDITAL RELAÇÕES ARBITRARIAS SEQUENCIAS RACIOCINIO. MATEMATICA BASICA..

ANALISANDO O EDITAL RELAÇÕES ARBITRARIAS SEQUENCIAS RACIOCINIO. MATEMATICA BASICA.. ANALISANDO O EDITAL RELAÇÕES ARBITRARIAS SEQUENCIAS RACIOCINIO. MATEMATICA BASICA.. ASSOCIAÇÕES LOGICAS 1) Três Agentes Administrativos - Almir, Noronha e Creuza - trabalham no Departamento Nacional de

Leia mais

MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 33 LÓGICA

MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 33 LÓGICA MATEMÁTICA - 1 o ANO MÓDULO 33 LÓGICA Fixação 1) Assinale a proposição composta logicamente verdadeira: a) ( 2 = 3 ) (2. 3 = 5) b) ( 2 = 2 ) (2. 3 = 5) c) ( 2 = 3 ) e (2. 3 = 5) d) ( 2 = 3 ) ou (2. 3 =

Leia mais

XXVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5 a. e 6 a. Séries)

XXVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5 a. e 6 a. Séries) TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5 a. e 6 a. Séries) PROBLEMA 1 Considere as seguintes seqüências: S 1 : 12345678, 81234567, 78123456,..., na qual o último algarismo do termo anterior (algarismo das unidades) torna-se

Leia mais

Prova: DESAFIO. QUESTÃO 16 Numa cesta, havia cinco dúzias de maçãs. Algumas foram vendidas e as que sobraram estão representadas na figura a seguir:

Prova: DESAFIO. QUESTÃO 16 Numa cesta, havia cinco dúzias de maçãs. Algumas foram vendidas e as que sobraram estão representadas na figura a seguir: Colégio Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Disciplina: MATEMÁTICA Prova: DESAFIO PARA QUEM CURSARÁ O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 09 QUESTÃO 6 Numa cesta, havia cinco dúzias de maçãs. Algumas

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das questões de Matemática e Raciocínio Lógico da prova de Auditor Fiscal da SEFAZ/RS 2014,

Leia mais

Olimpíada Pernambucana de Matemática Caderno de Questões Com Resoluções

Olimpíada Pernambucana de Matemática Caderno de Questões Com Resoluções Olimpíada Pernambucana de Matemática 017 NÍVEL Caderno de Questões Com Resoluções LEIA COM ATENÇÃO 01. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 0.

Leia mais

OBMEP ª fase Soluções - Nível 1

OBMEP ª fase Soluções - Nível 1 OBMEP 009 ª fase Soluções - Nível 1 Nível 1 questão 1 a) Há apenas três maneiras de escrever 1 como soma de três números naturais: 1 = 1+ 0 + 0, 1 = 0 + 1+ 0 e 1 = 0 + 0 + 1, que nos dão as possibilidades

Leia mais

Soluções Simulado OBMEP 2017 Nível 2 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Soluções Simulado OBMEP 2017 Nível 2 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Soluções Simulado OBMEP 2017 Nível 2 8º e 9º anos do Ensino Fundamental 1. ALTERNATIVA E Como Ana contribuiu com 43 reais e Aurora com 68 reais, os três livros juntos custaram 43 + 68 = 111 reais; desse

Leia mais

Resposta: b) Quais são os números divisíveis por 3? Justifique sua resposta. Resposta:

Resposta: b) Quais são os números divisíveis por 3? Justifique sua resposta. Resposta: NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 14 / 06 / 2017 1. (1,2) Observe os números abaixo e responda. 11820 1000 14649 72048 1980 6930 42345 14214 16664 3924 1500 a) Quais são os números divisíveis

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

Nível 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental 1. a Fase 6 de junho de 2017

Nível 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental 1. a Fase 6 de junho de 2017 Solução da prova da 1.ª Fase Nível 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental 1. a Fase 6 de junho de 2017 2 QUESTÃO 1 Para obter o maior resultado possível, devemos fazer com que os termos que contribuem positivamente

Leia mais

PUC-Rio Desafio em Matemática 4 de outubro de 2015

PUC-Rio Desafio em Matemática 4 de outubro de 2015 PUC-Rio Desafio em Matemática 4 de outubro de 05 Nome: GABARITO Inscrição: Assinatura: Identidade: Questão Valor Nota Revisão,0,0 3,5 4,5 5,5 6,5 7,0 Nota final 0,0 Instruções Mantenha seu celular completamente

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico Nível IV Fase I 2014

Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico Nível IV Fase I 2014 1 2 Questão 1 Em um edifício garagem, 5 andares são destinados para aluguem dos carros que querem estacionar nos modos semanal e mensal. Em determinada tarde foram estacionados 81 carros ao todo. Ao longo

Leia mais

Sequências. 1. (Uem 2013) Seja r um número inteiro positivo fixado. Considere a sequência numérica definida por 1 r

Sequências. 1. (Uem 2013) Seja r um número inteiro positivo fixado. Considere a sequência numérica definida por 1 r Sequências. (Uem 03) Seja r um número inteiro positivo fixado. Considere a sequência numérica a definida por r e assinale o que for correto. an an a 0) A soma dos 50 primeiros termos da sequência (a, a,

Leia mais

Canguru Matemático sem fronteiras 2008

Canguru Matemático sem fronteiras 2008 Destinatários: alunos do 9º ano de Escolaridade Duração:1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão errada, és penalizado

Leia mais

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos)

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) 1 ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) Objetivos Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Desenvolvimento O professor confeccionará o jogo com os alunos ou distribuirá os jogos

Leia mais

b) Um pacote de amendoim e dois sucos custam 20 reais, e dois pacotes de amendoim e suco custam 25 reais.

b) Um pacote de amendoim e dois sucos custam 20 reais, e dois pacotes de amendoim e suco custam 25 reais. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - GEOMETRIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Responda às questões

Leia mais

QUESTÕES DE 01 A 08. Assinale as proposições verdadeiras, some os resultados obtidos e marque na Folha de Respostas.

QUESTÕES DE 01 A 08. Assinale as proposições verdadeiras, some os resultados obtidos e marque na Folha de Respostas. PROVA APLICADA ÀS TURMAS DO O ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ANCHIETA AGOSTO_UIII_ DE 9. ELABORAÇÃO: PROFESSORES OCTAMAR MARQUES E ADRIANO CARIBÉ. PROFESSORA MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA QUESTÕES DE A 8. Assinale

Leia mais

Contagem II. Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em casos

Contagem II. Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em casos Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 5 Contagem II Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR A MULTIPLICAÇÃO

Leia mais

Colégio. QUESTÃO 16 Quantas vezes o algarismo 9 aparece no resultado da operação ? a) 97 b) 98 c) 99 d) 100 e) 101 RESOLUÇÃO

Colégio. QUESTÃO 16 Quantas vezes o algarismo 9 aparece no resultado da operação ? a) 97 b) 98 c) 99 d) 100 e) 101 RESOLUÇÃO Colégio Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Disciplina: MATEMÁTICA Prova: DESAFIO PARA QUEM CURSARÁ O 8 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2019 QUESTÃO 16 Quantas vezes o algarismo 9 aparece no resultado

Leia mais

Questões Objetivas A) B) C)

Questões Objetivas A) B) C) Questões Objetivas 1) Wagner tem 15 moedas, algumas de 25 centavos e outras de 10 centavos, no valor total de 2 reais e 70 centavos. Se x é o número de moedas de 25 centavos que ele tem, qual das equações

Leia mais

O erro dessa questão foi traduzir o nem como ou não, quando na verdade o correto é traduzir o nem como e não :

O erro dessa questão foi traduzir o nem como ou não, quando na verdade o correto é traduzir o nem como e não : Resolução da Prova de Raciocínio Lógico da DPU (Nível Superior) de 2016, aplicada em 24/01/2016. Um estudante de direito, com o objetivo de sistematizar o seu estudo, criou sua própria legenda, na qual

Leia mais

SIMULADO 3 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA VESTIBULAR 2018 GABARITO

SIMULADO 3 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA VESTIBULAR 2018 GABARITO SIMULADO 3 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA VESTIBULAR 018 GABARITO Física Inglês Português Matemática 1 C 1 * 1 D 1 B B B E C 3 B 3 B 3 D 3 D 4 E 4 C 4 A 4 E 5 A 5 B 5 C 5 C 6 C 6 E 6 E 6 A 7 E 7

Leia mais

Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES

Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES Lógica Matemática e Computacional Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES 2. Conceitos Preliminares 2.1. Sentença, Verdade e Proposição Cálculo Proposicional Como primeira

Leia mais

01- Verifique se o número é múltiplo de 29. R.: a) D (25) = b) D (17) = c) D (20) = d) D (18) =

01- Verifique se o número é múltiplo de 29. R.: a) D (25) = b) D (17) = c) D (20) = d) D (18) = PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Verifique se o número 8 437 é

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Com o Prof. Paulo Henrique (PH)

RACIOCÍNIO LÓGICO. Com o Prof. Paulo Henrique (PH) RACIOCÍNIO LÓGICO Com o Prof. Paulo Henrique (PH) RACIOCÍNIO LÓGICO: (1) Questões Lógicas Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Problemas de raciocínio: deduzir informações

Leia mais

XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte. Prova do Nível I Em 25/09/2010

XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte. Prova do Nível I Em 25/09/2010 XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte Prova do Nível I Em 25/09/2010 Problema 1 Um professor de Matemática definiu a seguinte operação entre dois números naturais: Ele exemplificou

Leia mais

38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2 a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano)

38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2 a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano) 38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA a Fase Nível 1 (6 o ou 7 o ano) GABARITO PARTE A - Cada problema vale 5 pontos CRITÉRIO DE CORREÇÃO: PARTE A Na parte A serão atribuídos 5 pontos para cada resposta

Leia mais