UNIVERSIDADE SALVADOR COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO SALVADOR BAHIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE SALVADOR COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO SALVADOR BAHIA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE SALVADOR COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO SALVADOR BAHIA DURVAL CARVALHAL UNILEVER: Análise de um caso de planejamento e estratégia de vendas. Trabalho apresentado à Unifacs como requisito de aprovação da disciplina Estratégia de Distribuição e Vendas, ministrada pelo Professor Mestre Milton Correia Sampaio Filho, do curso MBA em Marketing, turma B, de SALVADOR - BA 2008

2 A Lúcia, Fernanda e Bartira, todo mundo Carvalhal, pela força e carinho que brotam de dentro de cada uma. Ao professor Milton Sampaio, pelo apoio e compreensão.

3 Na batalha da existência, o importante é não ficar vencido, porque o vencedor tem sempre razão. Júlio Ribeiro (em A Carne).

4 RESUMO Nesse trabalho, buscou-se traçar uma panorâmica da organização Unilever, criada em 1929 para atender, preferencialmente, o mercado feminino, que, através de mulheres famosas e bonitas, consolidou ótima participação no mercado consumidor. O sabonete lux luxo, objeto do estudo, surgiu em 1932 como sabonete lux. Como a corporação é altamente criativa, modernamente criou a linha lux luxo para atender melhor as exigências da clientela. Adaptando-se às circunstâncias, a Unilever venceu a crise de 1929, e beneficiou-se do processo de Substituição das Importações. Seu fluxo produtivo passou por momentos dificultosos, amargando prejuízos significativos com os roubos de cargas. Mas, a corporação planejou-se e adotou um sistema de transportes moderno, rastreado os caminhões em parceria com a Pamcary, resolvendo o problema da distribuição. Dessa forma, a empresa ficou mais próxima do seu público alvo, que pode encontrar o produto em qualquer farmácia ou supermercado. Palavras chave: Unilever, lux, lux luxo, linha lux e sabonete das estrelas.

5 ABSTRACT In this research work, we traced a panoramic view of Unilever organization, created in 1929 and interested in the feminine market Through the use of images of famous and pretty women, consolidated excellent participation in the consuming market. The soap lux luxo, the focus of this study, appeared in 1932 as lux soap. As the corporation is highly creative, they created the brand lux luxo to better take care of the requirements of the clients. Adapting itself to the circumstances, Unilever overcame the 1929 crisis; it was benefited from the process of Substitution of Importing. Its productive flow passed through difficult moments, making some significant damages, as the load robberies. The corporation, however, replanned its strategies and adopted a modern system of transports, tracked the trucks in partnership with the Pamcary, solving the problem of distribution. This way, the company to closer to its consumers, who can find the product in any pharmacy or supermarket.. Key words: Unilever, lux, lux luxury, line lux e sabonete of the stars.

6 SUMÁRIO 1 Introdução Justificativa Sabonete das estrelas Modernização da empresa Sabonete Lux Luxo Fluxo Produtivo Distribuição Missão, Visão e Código de ética Missão Visão Declaração de Valores Planejamento estratégico Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças Organograma Relacionamento interno Considerações finais Referências Anexos... 22

7

8 8 1. INTRODUÇÃO Em 1884, os irmãos Lever, sobretudo Willian Hesaketh, fundaram, na cidade de Bolton, Inglaterra, a LEVER BROTHERS, com o propósito de vender sabões à moda antiga, ou seja, cortados diante do freguês. Entretanto, William teve uma idéia transformadora, que consistia em dar um nome ao sabão e vendê-lo em um tamanho padrão e acondicionado em bela embalagem. Dessa forma, a clientela identificaria o produto com facilidade, além do diferencial da fórmula neutra, que tornava o sabão menos agressivo para as mãos, conquistando a preferência dos fregueses. Os primeiros produtos da Lever Brothers foram os sabões para lavar roupa SUNLIGHT e FLOCOS LUX. Com o sucesso desses produtos iniciais, a organização abriu a própria fábrica, e, em poucos anos, passou a ter um dos sabões mais vendidos no mercado mundial. Como conseqüência da demanda crescente e para garantia da obtenção de matérias primas, a empresa empreendeu a plantação de palmeiras na África, para produzir óleo vegetal, além da compra de uma frota de baleeiro, para ter óleo animal. Com a garantia de matéria prima abundante e barata, a LEVER pode fabricar seu sabão e lançar novos produtos para atender a demanda sempre crescente por artigos de higiene e limpeza no final do século XIX. Foi nessa conjuntura que se lançou o sabonete desodorante para o corpo LIFE BUOY, em 1894 e FLOCOS LUX, em 1899, opção de maior praticidade em relação ao sabão em barra para lavar roupas e tecidos delicados. Daí, foi um passo para a produção de alimentos, optando-se pela margarina em 1869 e muito popular na Europa. Com o sucesso obtido até então, a Lever rivalizou com a holandesa margarine Unie. Ao invés de disputarem o mercado, a empresa LEVER BROTHERS preferiu unir-se à concorrente, para expandir ainda mais seus horizontes. E foi assim que, em setembro de 1929, surgiu a UNILEVER.

9 9 1.1 JUSTIFICATIVA A escolha da Unilever e do sabonete lux luxo para esse trabalho, lastreou-se na sua história de sucesso, desde os primeiros momentos da sua existência e na manutenção desse sucesso até os dias contemporâneos, um grande exemplo de criatividade e eficiência administrativa. A Unilever é uma usina de inventividades. A todo instante está inovando, como forma assegurada de se manter em um mercado globalizado e altamente competitivo. É uma empresa que atua em mais de 150 países, enriquecendo mercados com novos produtos que, como corolário, não só agrega valor macroeconômico, mas também, satisfaz desejos e necessidades do mercado consumidor. Sua marca sabonete lux luxo é direcionada ao público feminino, cujas mulheres famosas e bonitas emprestam seus nomes e suas imagens para a divulgação do produto, que é conhecido como o sabonete das estrelas, não obstante pesquisas recentes apontem que a taxa de lembrança da marca seja maior no público masculino. É uma empresa moderníssima, que trabalha respaldada no respeito às leis do País, ao meio ambiente, aos funcionários, fornecedores, sobretudo, aos seus clientes, além de cumprir fidedignamente os ditames da responsabilidade social. Por fim, a sofisticação e eficiência da corporação têm como base a produção de produtos de alta qualidade; distribuição assentada em tecnologia de ponta e ótimo atendimento à clientela. 2. SABONETE DAS ESTRELAS O sabonete lever passou a ser fabricado em 1925, e talvez seja o mais antigo produto em evidência, além de ser líder da categoria. Sua primeira representante foi Claudette Colbert, que interpretou Cleópatra no cinema, em Como organização inovadora, a Unilever sempre contratou jovens e belas atrizes, uma forma segura de sempre atualizar

10 10 a imagem do produto. Desde então, o produto passou a ser conhecido como sabonete das estrelas. Outras grandes beldades representaram a marca, como Lana Turner, Dorothy Samour, Judy Garland, Rita Hayworth, Elizabeth Taylor, Gina Lolobrigida e Kim Novak, dentre outras. O povo brasileiro, normalmente, conhece os produtos: omo, seda, dove, hellmann s maisena, kibon, lux e rexona. Todavia, poucos são os brasileiros que sabem que todas essas marcas são produzidas pela Unilever, que é, pela sua força e criatividade, ingrediente indissociável da cultura nacional e presença indiscutível na lista de supermercados e outros varejistas, ao longo de várias gerações, como conseqüência de muito trabalho e de dedicação ao consumidor. Em 1929, época de crise da bolsa de Nova York, três ingleses desembarcaram no Porto de Santos, cuja missão era inaugurar a filial da companhia. Na cidade de São Paulo, a população de 900 mil habitantes tinha uma taxa de crescimento alta, não só do ponto de vista natural ou vegetativo, mas também do ponto de vista dos imigrantes que chegavam. Não obstante a quebradeira imposta pela crise de 1929, os executivos ingleses registraram a Sociedade Anônima Irmãos Lever, com sede na Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo. Inicialmente, importaram-se os sabões SUNLIGTH e FLOCOS LUX para lavar roupas. Em seguida, 1930, a organização colocou em funcionamento a sua 1ª fábrica, no bairro paulistano de Vila Anastácio, produzindo o sabão sunlight e o Floco Lux, e, naturalmente, deixando de importá-los. Em 1932, a empresa passou a produzir o sabonete LUX, chamado de lever até os idos de 1963, já que havia no mercado um produto com o mesmo nome. Esses produtos eram famosos e muito vendidos no exterior; no Brasil, não, porque o brasileiro não tinha costume de consumir produtos industrializados. Tudo que se consumia em matéria de sabonetes, cremes dentais, perfumes e outros produtos de higiene era importado. Era um luxo para quem era rico.

11 11 Com o desenvolvimento da indústria brasileira e a queda nos preços, os produtos se tornaram acessíveis. Mas a popularização dos produtos só se efetivou com intenso trabalho de marketing, notadamente na área da propaganda, mudando-se hábitos e comportamentos da população. E tudo isso ocorreu, porque a organização trouxe da matriz sua própria agência de propagandas, a LINTAS, LEVER - International Advertising Service, através de uma equipe que veio formar a versão brasileira. 3. MODERNIZAÇÃO DA EMPRESA Em 1960, o Brasil assistia à televisão. Esperimentava-se nova era. A telinha abandonara a ficção científica e abraçava a realidade. Nessa época, vigia o processo econômico denominado de Substituição das Importações. A industrialização andava a passos largos, impactando fortemente no processo produtivo. Como corolário do desenvolvimento econômico, os costumes, os valores e o perfil da sociedade transformaram-se também. As mulheres integravam-se ao mercado de trabalho; as feministas agudizavam a luta por igualdades entre os sexos; os jovens, nas ruas, protagonizavam nos movimentos sociais; os hippies e a contracultura propunham padrões chocantes para as gerações anteriores. Como conseqüência dessa efervescência econômica e sóciocultural, surgiram novas tendências de consumo, e abriram-se novas perspectivas de crescimento e diversificação do mercado. Nesse cenário econômico-social promissor, as empresas planejavam suas expansões, e a Unilever não ficou imune a essa tendência brasileira. Assim, em 1960, a Irmãos Lever adquiriu a Gessy, transformando-se em Gessy Lever, reunindo o que havia de melhor nas duas empresas anteriores, ou seja, o Know-how administrativo e tecnológico da multinacional anglo-holandesa com o carisma e o poder de identificação da Gessy com o consumidor nacional. Depois de mais um processo de aquisição, a empresa reestruturouse, destacando-se, sobretudo, o programa de Trainees, em 1964, o que

12 12 permitiu que a empresa crescesse e expandisse seus negócios, oferecendo ao consumidor brasileiro um portfólio de produtos significativo. Dessa forma, depois de reestruturar-se, a corporação estava preparada para os novos desafios impostos pelo desenvolvimento econômicotecnológico no campo da saúde, do conforto, das diversões, do entretenimento, dentre outros no cotidiano do brasileiro. Com foco na sustentabilidade, a Unilever assumiu nova missão: acrescentar vitalidade ao cotidiano das pessoas, de funcionários e consumidores. Daí porque ter assumido o compromisso mundial de incluir, nas suas equipes, a diversidade de cada país em que atua, através de programa de inclusão social, de pessoas com deficiência física e de mulheres em cargos de comando. Com esse programa de diversidade, a organização, estrategicamente, cultiva a diversidade entre os funcionários como oportunidade de entender melhor o consumidor brasileiro, e atender melhor as suas necessidades, além de enriquecer o ambiente de trabalho. Como conseqüência, a empresa Unilever foi destaque na categoria Diversidade do Guia 2007 como de Melhores Empresas para Você Trabalhar, editado pelas revistas Você S.A. e Exame. A empresa tem, também, um programa de relacionamento que mantém um portal de conteúdo com informações sobre beleza, nutrição, moda, receitas, dicas culturais, comportamento e outros serviços. Atua em 150 países e tem um portfólio que atende plenamente as necessidades cotidianas do consumidor. Nossas marcas inspiram confiança em todos os lugares e, ao ouvir as pessoas que as compram, nós nos tornamos uma das empresas de produtos de consumo mais bem sucedidas do mundo. De fato, 150 milhões de vezes ao dia, alguém em algum lugar escolhe um produto da Unilever. ((UNILEVER HOJE. Disponível em: Hoje/. Acessado em: 25/03/2008).

13 13 A entidade é uma das fornecedoras líderes de produtos de bens de consumo no mundo. É líder do mercado de higiene doméstica com produtos de limpeza e higiene, e suas marcas globais, no mercado de beleza, são Axé, Dove, Lux, Pond s, Rexona e Sunsilk. 4. SABONETE LUX LUXO É, talvez, o mais antigo sabonete comercializado, desde 1925 na Inglaterra, e 1932 no Brasil. Contemporaneamente, a Unilever investiu R$ 15 milhões para democratizar o uso e destacar os diferenciais de Lux, que sempre teve uma renovação constante. Dessa forma, a empresa traz tendência com o lançamento da nova linha Lux Luxo, incluindo ingredientes do universo gourmet em suas novas formulações, e usando tecnologia de ponta, fragrâncias ousadas, formato de barra como diferencial e com embalagem em caixinha, mais feminina e mais sofisticada. É a marca mais citada em sabonete. É líder absoluta na categoria, com mais de 20 pontos de vantagem à frente do segundo colocado, dove. Nos diversos pontos de venda espalhados ao longo do País, está disponível a coleção Lux Luxo, que conta com suas novas variações, como sedução do chocolate, vitalidade do guaraná e delicadeza das pétalas, dentre outras. De suas muitas formulações, a barra de luxo apresenta um formato mais feminino e arredondado, o que facilita o uso e agrega modernidade à linha. Tendo em vista a possibilidade de se misturar mais ingredientes em uma mesma barra, pode-se obter uma formulação mais emoliente, ajudando na sensação proporcionada na pele. 4.1 FLUXO PRODUTIVO As pessoas compram não o que esses produtos ou serviços possam fazer por elas, mas o que elas querem que eles façam, isto é, um benefício é isso que elas compram. (COBRA, 1977, p. 149).

14 14 O mercado brasileiro é gigantesco. São quase 200 milhões de habitantes, ao longo dos Km2. Depois dos processos de Substituição das Importações e da Globalização, as indústrias brasileiras estão dentro de uma produção ótima. No caso da Unilever, a organização lastreia-se em diversas unidades produtivas. A malha logística da Unilever envolve dez fábricas cinco para cada uma das duas divisões localizadas em São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco; o abastecimento de 11 mil pontos de entrega em todo o país, responsáveis pela geração de 450 mil pedidos/ano, que movimentam 232 milhões de caixas ou 1,7 milhão de toneladas; cinco parceiros logísticos, 14 CDs, 290 mil m2 de área de armazenagem; 120 transportadoras e pessoas 360 funcionários da Unilever e 2,3 mil terceirizados. (DA SEGURANÇA À LOGÍSTICA, disponível em: Como empresa moderna, antenada com o que há de melhor no mundo tecnológico, a Unilever trabalha com o sistema RFID Tecnologia de Identificação por Rádio de Freqüência, para manter a eficiência e garantir o fluxo produtivo. Com a adoção dessa tecnologia de ponta, muda-se radicalmente a operação no varejo, com grande benefício da indústria varejista, reduzindo-se os custos, face ao aumento da eficiência dos processos e a satisfação do consumidor, que encontra normalmente os produtos desejados. Antes de adotar novo processo tecnológico, a empresa, em 2000, registrou alto índice de roubos de carga em sua história de 70 anos no Brasil. Era alvo preferencial das quadrilhas e as seguradoras não mais queriam fazer o seguro da carga. Através do projeto de gestão de risco, trabalhou-se no sentido de reduzir o índice de roubos para patamar aceitável Distribuição do produto

15 15 Até o ano de 2000, a Unilever enfrentava grandes dificuldades na área de transportes, com roubos das cargas que eram transportadas. A organização teve que tomar sérias medidas para evitar a ação das quadrilhas. Adotou-se, então, um projeto de gestão de risco, como o objetivo de reduzir o índice de roubos. Esse projeto foi desenvolvido em parceria com a Pamcary, uma provedora de soluções integradas em seguros, gerenciamento de riscos e informações logísticas, que tem em sua carteira de clientes alguns dos maiores embarcadores do país, duas mil transportadoras e mais de 300 mil motoristas. Com a parceria, A Unilever adotou as ferramentas e procedimentos da Pamcary. Adotou-se o Telerisco, que é um banco de dados que reúne informações de quase 1,5 milhão de motoristas e 180 veículos. É um sistema de pesquisa muito eficiente e que funciona 24 horas por dia, e é utilizado em mais de cinco mil terminais de carga de transportes e embarcadores, operadores logísticos, seguradoras e posto de combustível. Dessa forma, por meio do Telerisco, consulta-se o CPF do motorista e do proprietário do caminhão, a placa do cavalo e da carreta, certificando-se de que não há risco, e se faz a indicação dos bons profissionais. Além da parceria com a Pamcary, a Unilever introduziu a tecnologia de rastreamento dos caminhões. Quando há um acidente, em menos de duas horas, chega uma equipe para prestar socorro. Todo sinistro é acompanhado online pela coordenadora da gestão de risco da companhia. Trata-se de um monitoramento eficiente, que faz com que os canais de distribuição dos produtos, e principalmente do sabonete lux luxo, funcionem de forma plena e cabal, reduzindo-se custos, prejuízos e levando tranqüilidade ao consumidor final, que pode encontrar o produto, sobretudo, em farmácias e em super mercados. 4.2 MISSÃO, VISÃO E CÓDIGO DE ÉTICA Missão

16 16 É a razão, através da qual, uma organização existe. É a razão de ser de uma empresa. A missão da Unilever é levar vitalidade para o dia-a-dia. Nós atendemos as necessidades diárias de nutrição, higiene e cuidados pessoais com marcas que ajudam as pessoas a se sentirem bem, ficarem bonitas e aproveitarem mais a vida. (MISSÃO CORPORTIVA, disponível em: ples/nossa_missao.asp) Visão Retrata o sonho da empresa, o lugar aonde ela quer chegar. A Unilever Brasil será reconhecida como uma das empresas mais admiradas tanto no Brasil como dentro da corporação Unilever. Em nossa interação com o mercado e a comunidade local, buscaremos a excelência em tudo o que fizermos. Atingiremos nossas metas de negócios por meio da implementação excepcional, no Brasil, das estratégias e políticas corporativas definidas pela Unilever América Latina. (MISSÃO CORPORTIVA, disponível em: principles/nossa_missao.asp) declaração de valores (ANEXO A) Toda empresa, normalmente, tem seu código de ética, que é uma espécie de arcabouço jurídico normativo-comportamental de uma corporação. Entretanto, uma organização é estática. Quem lhe confere movimento são seus recursos humanos. Mas, o ser humano é imperfeito, falível, industrioso e hábil, e tem o condão de decidir e preferir. Destarte, o código de ética organizacional não é levado muito em conta de forma plena e cabal.

17 17 No caso da Unilever, a corporação tem se empenhado no que se refere à observância do seu próprio regimento interno, para manter sua reputação, zelar pelo interesse dos consumidores, funcionários, acionistas e parceiros. Para a organização, o código de ética tem valor prático na labuta cotidiana, devendo ser seguido por todos os colaboradores (ANEXO - A). 5 PLANEJAMENTO EXTRATÉGICO Toda empresa tem necessidade de elaborar seu planejamento estratégico, como forma de sobrevivência no mercado. Está relacionado com a definição de objetivos de marketing para um período de três a cinco anos. O planejamento estratégico tem preocupação geral com a direção da organização no longo prazo. O planejamento deve ser ainda orientado para o mercado, ou seja, deve-se saber em que extensão o foco no consumidor está impregnado em toda a organização, ter comprometimento com a entrega de valor, identificação e desenvolvimento de competências distintas, formação de parcerias estratégicas, desenvolvimento de fortes relações com importantes consumidores estratégicos, ênfase em segmentação de mercado, seleção do mercado-alvo e posicionamento [...]. (NEVES, 2005, p. 25). SWOT é uma sigla que se refere à essência do planejamento estratégico. Divide-se em análise do ambiente interno e análise do ambiente externo. É de fundamental importância conhecer as forças e fraquezas do empreendimento para poder aproveitar oportunidades que surgem no mercado, bem como proteger-se de ameaças. Significa: 5.1 Forças (Strengths). São características positivas internas da empresa. São fatores que ajudam a organização a otimizar

18 18 seu desempenho; por isso mesmo, as forças devem ser mantidas e potencializadas. São atributos poderosíssimos do empreendimento que devem ser usados no sentido de se explorar oportunidades, bem como afastar as ameaças. 5.2 Fraquezas (Weaknesses). São as características negativas que existem dentro da entidade, dificultando, sobremaneira, o bom desempenho. São deficiências ou restrições internas que impossibilitam a organização de atender adequadamente seus clientes; com isso, perde-se competitividade. Como conseqüência, esses fatores negativos devem ser minimizados ou eliminados. No Ambiente interno, observam-se fatores como qualificação dos recursos humanos, adequação tecnológica, localização do empreendimento, recursos financeiros, qualidade do produto e dos serviços prestados, produtividade, distribuição, prazo de entrega, capacidade instalada e infra-estrutura, participação atual de mercado, fidelidade aos clientes, imagem, marca, etc. 5.3 Oportunidades (Opoortunities). São eventos que ocorrem no entorno da empresa, fora do seu controle. São chances de melhorar o desempenho da organização em função das mudanças no ambiente externo. São acontecimentos positivos que, se forem adequadamente monitorados ou explorados, poderão alavancar o negócio. 5.4 Ameaças (Threats). Igualmente, são fatos que ocorrem fora do controle da administração, que, se não forem minimizados, poderão impactar negativamente no desempenho da organização. O acompanhamento sistemático das mudanças no ambiente externo, por parte da administração e sua

19 19 equipe, é fundamental para o preparo e evitação da perda de desempenho da organização. Na análise do ambiente externo, fora do controle da entidade, analisam-se: As variáveis políticas, como controle estatal, mudanças na legislação, eleições, etc. Variáveis econômicas, como desemprego, PIB (produto interno bruto), taxa de juros, nível de inflação, dívida pública, IDH (Índice de desenvolvimento humano). Variáveis tecnológicas, pois o surgimento de novas tecnologias deve ser rapidamente absorvido pelo empreendimento; também são relevantes as variáveis controle de patentes, incentivos a P&D (pesquisa e desenvolvimento). Por fim, as variáveis sociais, destacando-se as variações demográficas, distribuição de renda, nível de escolaridade, estilo de vida e hábitos da população. 6 ORGANOGRAMA E REDE INTERNA DE RELACIONAMENTO A maioria dos negócios não sobrevive além de períodos curtos. Todavia, algumas das maiores e mais bem sucedidas empresas da atualidade têm sua origem na revolução industrial. Os Estados Unidos passaram de uma economia de produção para uma de vendas. Desenvolveu-se a concorrência em quase todas as indústrias. Para a maioria das empresas a era das vendas continuou até a década de Depois, alguns fabricantes começaram a compreender que

20 20 forçar os bens no mercado não era ação tão efetiva quanto enfocar a provisão da satisfação. A estrutura organizacional da Unilever é composta de coordenadores regionais, um presidente no Brasil e três divisões: lever, alimentos e Elida Gibbs, de produtos farmacêuticos, conforme tabela abaixo. Do ponto de vista macro ou mundial, a Unilever, que é de origem anglo-holandesa, possui coordenadores regionais para as diversas regiões do mundo. Tem um presidente que cuida da América Latina. Possui outro presidente que cuida dos assuntos pertinentes ao Brasil, sediado, todavia, em Miami, Estados Unidos. No Brasil, o grupo possui as três divisões, acima já descritas: UNILEVER COORDENADORES REGIONAIS BRASI L (PRESIDENTE) D I V ISÃO LEVER D I V ISÃO ALIMENTOS D I V ISÃO E L I D A G IBBS

21 21 A organização, ao longo do tempo, adquiriu diversas corporações, passando, como conseqüência, por diversas reestruturações. É uma entidade que sempre buscou a modernização administrativa, economizando tempo, dinamizando atividades e economizando custos, daí o seu sucesso longevo e duradouro, não só no Brasil, mas como também nos diversos países em que atua. 7 RELACIONAMENTO INTERNO Na Unilever procuramos criar um ambiente onde as pessoas trabalhem com energia, criatividade e comprometimento para atingir objetivos ambiciosos. Sempre trabalhamos com os mais elevados padrões de integridade e excelência profissional. Somos uma das empresas mais admiradas para se trabalhar, pois oferecemos oportunidades de realização profissional e pessoal. Atuamos de forma global sem deixar de reconhecer a importância da diversidade e de compreender as diferentes formas de trabalho, e como elas se complementam para o alcance de nossos resultados. (TRABALHANDO CONOSCO, disponibilizado em: ndoconosco/default.asp?linkid=fasttrack). O sucesso da Unilever, mormente no Brasil, permite inferir que seu relacionamento interno é excelente, já que a harmonia de uma equipe impacta fortemente na eficiência gerencial e produtiva. A corporação mantém um programa de trainee, que consiste na seleção de jovens com grande potencial de crescimento, para se desenvolver dentro da organização, tornando-se, posteriormente, líderes negociais da entidade.

22 22 O trainee é contratado como funcionário e participa de um programa de 36 meses, cujo objetivo é o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Logo após a transição do papel de universitário para o de profissional, ele assume responsabilidades profissionais, dando continuidade ao processo de aprendizagem, conhecendo a realidade da Unilever e contribuindo para a boa performance ou desempenho da empresa. 8 CONSIDERAÇÕES FINAIS A história da Unilever é de pleno sucesso. A saga da organização que começou no Brasil em plena crise de 1929, quando empresas fechavam as portas no país e no mundo, simboliza a criatividade e a eficiência administrativa. A sua política de aquisições e de fusões foi fator preponderante para a solidificação da empresa no mercado brasileiro, cujo nicho é predominantemente feminino. A força da sua comunicação, tangenciando a fama e a beleza de mulheres famosas, ajudou, sobremaneira, a organização a se consolidar nos mercados da higiene, limpeza, alimentação e beleza. Suas forças de venda, sua constante inovação, seu sólido e bem monitorado sistemas de transporte, otimizando e agilizando as operações nos centros de distribuição, fazem a Unilever cumprir sua missão de agregar vitalidade ao cotidiano dos consumidores, que tem à disposição um enorme portfólio de bons produtos. Por fim, o respeito ao ser humano, seja funcionário, parceiros ou clientes: a observância do seu código de ética; seu respeito à diversidade; sua responsabilidade social e a busca constante da eficiência gerencial, tudo isso

23 23 faz da Unilever uma grande empresa multinacional, que agrega valores micro e macroeconômicos. 9 REFERÊNCIAS COBRA. Marcos. Marketing básico. São Paulo: Atlas, KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, NEVES, Marcos Fava. Planejamento e gestão estratégica de marketing. São Paulo: Atlas, URDAN, Flávio Torres; URDAN, André Torres. Gestão do composto de marketing. Ed. Atlas: São Paulo, A POLÍTICA ÉTICA. Disponível em: ambiental/politica_etica.asp. Acessado em: 01/04/2008. CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS. Disponível em: em: 03/04/2008. FARBER, Barry. Administrando os argumentos de venda. Disponível em: mentos_da_venda.htm. Acessado em: 02/04/2008. GAIARSA, Maria Amélia Chagas. A Cenografia Estrelar do Lux1. Disponível em: Acessado em: 31/03/2008. UNILEVER UMA HISTÓRIA DE SUCESSO. Disponível em: Acessado em: 20/03/2008. LUX O SABONETE DAS ESTRELAS. Disponível em: Acessado em: 04/03/08. SABONETE LUX O MERCADO. Disponível em: Acessado em: 30/03/2008. SANTANA, Sandra Regina Matias. RFID-Identificação por rádio freqüência. Disponível em:

24 24 html. Acessado em: 01/04/2008. SCHUH, Cátia Inês. Polar no export - O bairrismo como argumento de venda. Disponível em: Acessado em: 31/03/2008. UNILEVER INAGURA FÁBRICA DE R$ 63 MILHÕES EM PERNAMBUCO. Disponível em: Acessado em: 30/03/2008. ANEXOS: A Código de Ética.

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

G t es ã tão E t s t ra é té i g? ca O Que é isso? TEORIA TE DAS DA ORGANIZA OR Ç GANIZA Õ Ç ES E Prof. Marcio Peres

G t es ã tão E t s t ra é té i g? ca O Que é isso? TEORIA TE DAS DA ORGANIZA OR Ç GANIZA Õ Ç ES E Prof. Marcio Peres Gestão Et Estratégica? téi O Que é isso? TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Marcio Peres Estratégias Linhas de ação ou iniciativas altamente relevantes que indicam como serão alcançados os Objetivos Estratégicos.

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre os objetivos, experiências e recursos da organização e suas oportunidades de mercado. Moldando e remoldando

Leia mais

Introdução ao Marketing. História do Conceito

Introdução ao Marketing. História do Conceito História do Conceito O termo marketing, de acordo com Cobra (1988, p. 34) é uma expressão anglo-saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou

Leia mais

COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS.

COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS. COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS. A Rio Quality existe com o objetivo de proporcionar a total satisfação dos clientes e contribuir para o sucesso de todos. Essa integração se dá através do investimento

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

Processo de Planejamento Estratégico

Processo de Planejamento Estratégico Processo de Planejamento Estratégico conduzimos o nosso negócio? Onde estamos? Definição do do Negócio Missão Visão Análise do do Ambiente Externo e Interno Onde queremos Chegar? poderemos chegar lá? saberemos

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas.

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas. 1. OBJETIVOS Estabelecer diretrizes que norteiem as ações das Empresas Eletrobras quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

FTAD -Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Empreendedorismo Prof. Carolina Lindbergh Competências a serem Trabalhadas CONHECER O SUMÁRIO EXECUTIVO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking. Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect

Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking. Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect Prêmio ABRALOG Índice Informações Gerais... 3 Dificuldades Encontradas...............

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ Acadêmica de Administração Geral na Faculdade Metropolitana de Maringá /PR - 2005 RESUMO: A atividade comercial

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO. Prof. Marcopolo Marinho

GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO. Prof. Marcopolo Marinho GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO Prof. Marcopolo Marinho Marketing: É a área do conhecimento que engloba todas as atividades referente às relações de troca de bens entre pessoas ou instituições, buscando

Leia mais

Planejamento de Marketing.

Planejamento de Marketing. Planejamento de Marketing. Análise de Mercado Identificação de Riscos e Oportunidades Segmentação de mercado; Seleção de mercado alvo Objetivos de Marketing Estratégia de diferenciação de produto Estratégia

Leia mais

Módulo 18 Avaliando desempenho

Módulo 18 Avaliando desempenho Módulo 18 Avaliando desempenho Raimar Richers definiu marketing como sendo entender e atender os clientes. Esta é uma definição sucinta e feliz que podemos usar para definir avaliação de desempenho como

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. para Calçados Pegada

Soluções em. Cloud Computing. para Calçados Pegada Soluções em Cloud Computing para Calçados Pegada Principais Tópicos: Resumo executivo A Calçados Pegada procurou a Under no início de 2010 para uma solução de email corporativo em cloud. Em pouco tempo,

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil

O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil Planejamento estratégico pode ser o grande diferencial para a empresado ramo da construção civil, imobiliário e arquitetura que deseja obter mais sucesso

Leia mais

Prof. Marcopolo Marinho

Prof. Marcopolo Marinho Aula 05 Marketing Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos e de planificação estratégica - 5w2h; O Plano Estratégico:

Leia mais

Gestão Empresarial. Aula 5. A Estrutura Estratégica. Modelo de Gestão. Missão da Empresa. Prof. Elton Ivan Schneider.

Gestão Empresarial. Aula 5. A Estrutura Estratégica. Modelo de Gestão. Missão da Empresa. Prof. Elton Ivan Schneider. Gestão Empresarial Aula 5 Prof. Elton Ivan Schneider tutoriacomercioexterior@grupouninter.com.br A Estrutura Estratégica Comércio Exterior Fornecedores Macro Ambiente Organizacional Ambiente Organizacional

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA http://www.administradores.com.br/artigos/ GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista em Gestão de Negócios

Leia mais

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade.

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade. MISSÃO Oferecer serviços imobiliários de qualidade, gerando valor para os clientes, colaboradores, sociedade e acionistas. VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários

Leia mais

Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight

Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight CUSTOMER SUCCESS STORY Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços de TI Empresa: Scitum Funcionários: 450+ EMPRESA Empresa

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

Marketing. Aula 04. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Marketing. Aula 04. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Marketing Aula 04 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia e

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios É evidente a importância de um bom plano de negócios para o empreendedor, mas ainda existem algumas questões a serem respondidas, por exemplo: Como desenvolver

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros Quem somos Nossos Serviços Processo de Negociação Clientes e Parceiros O NOSSO NEGÓCIO É AJUDAR EMPRESAS A RESOLVEREM PROBLEMAS DE GESTÃO Consultoria empresarial a menor custo Aumento da qualidade e da

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

R$ 281 milhões de ebitda 52

R$ 281 milhões de ebitda 52 R$ 281 milhões de ebitda 52 Líder e pioneira em seu mercado, a Ultragaz evoluiu em 2009 na implementação de programas de eficiência operacional destinados ao mercado domiciliar, o UltraLevel, e ao mercado

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Estratégias em Tecnologia da Informação. Estratégias e Mudanças

Estratégias em Tecnologia da Informação. Estratégias e Mudanças Estratégias em Tecnologia da Informação Capítulo 3 Estratégias e Mudanças Material de apoio 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

ESTRUTURA E TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO

ESTRUTURA E TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO ESTRUTURA E TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO Colombo, 06 de abril de 2010. Instrutora: Amanda G. Gagliastri Formação: Administradora de Empresas O momento em que vivemos Processo acelerado de mudanças

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio de projetos de geração de renda é o objetivo do Instituto Lojas

Leia mais

Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva Inteligência Competitiva Prof. Patricia Silva psilva@univercidade.br Aula 6 Objetivos da aula 6 n Análise SWOT n Bibliografia: Estratégia de Marketing O C. Ferrell Cap. 4 Strenghts (forças), Weaknesses

Leia mais

Marketing no Varejo e Serviços.

Marketing no Varejo e Serviços. Aula 9-11 Marketing no Varejo e Serviços. Nogueira Aula 9_11 Planejamento Estratégico orientado para o mercado (Varejo e Serviços) Porque a empresa deve fazer o seu planejamento estratégico? Existe uma

Leia mais

Artigo publicado. na edição 17. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. julho e agosto de 2010

Artigo publicado. na edição 17. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. julho e agosto de 2010 Artigo publicado na edição 17 Assine a revista através do nosso site julho e agosto de 2010 www.revistamundologistica.com.br :: artigo 2010 Práticas Logísticas Um olhar sobre as principais práticas logísticas

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de

Leia mais

UM BOM NEGÓCIO SURGE DE UMA BOA

UM BOM NEGÓCIO SURGE DE UMA BOA UM BOM NEGÓCIO SURGE DE UMA BOA OPORTUNIDADE TM OPORTUNIDADE AMWAY Atualmente e há 53 anos, a Amway incentiva a liberdade individual e econômica das pessoas, ajudando-as a obter sucesso gerenciando um

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Módulo 17 Estratégias mercadológicas

Módulo 17 Estratégias mercadológicas Módulo 17 Estratégias mercadológicas Todas as empresas para terem sucesso no mercado a longo prazo precisam de uma estratégia. Segundo Peter Druker, as estratégias são os planos de vôos das empresas. Analisando

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL Prof. a Fabiana Baraldi - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido

Leia mais

Planejamento Estratégico. Valéria Mendes Meschiatti Nogueira

Planejamento Estratégico. Valéria Mendes Meschiatti Nogueira Planejamento Estratégico Valéria Mendes Meschiatti Nogueira Conceitos básicos de Estratégia Propósito de uma organização: é o impulso, a motivação que direciona para os caminhos que ela escolher. Sem propósito

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Alinhamento entre Estratégia e Processos

Alinhamento entre Estratégia e Processos Fabíola Azevedo Grijó Superintendente Estratégia e Governança São Paulo, 05/06/13 Alinhamento entre Estratégia e Processos Agenda Seguros Unimed Modelo de Gestão Integrada Kaplan & Norton Sistema de Gestão

Leia mais

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA 04) O que é uma Norma Aquilo que se estabelece como base ou medida para a realização

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE Viva Vida Produtos de Lazer Ltda. Manual da Qualidade - MQ V. 1 Sistema de Gestão da Qualidade Viva Vida - SGQVV

MANUAL DA QUALIDADE Viva Vida Produtos de Lazer Ltda. Manual da Qualidade - MQ V. 1 Sistema de Gestão da Qualidade Viva Vida - SGQVV MANUAL DA QUALIDADE Manual da Qualidade - MQ Página 1 de 15 ÍNDICE MANUAL DA QUALIDADE 1 INTRODUÇÃO...3 1.1 EMPRESA...3 1.2 HISTÓRICO...3 1.3 MISSÃO...4 1.4 VISÃO...4 1.5 FILOSOFIA...4 1.6 VALORES...5

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

Índice. Empresa Soluções Parceiros Porque SEVEN? Contatos. Rua Artur Saboia, 367 Cj 61 São Paulo (Brasil)

Índice. Empresa Soluções Parceiros Porque SEVEN? Contatos. Rua Artur Saboia, 367 Cj 61 São Paulo (Brasil) Company Profile Índice Empresa Soluções Parceiros Porque SEVEN? Contatos Rua Artur Saboia, 367 Cj 61 São Paulo (Brasil) Missão A SEVEN Consultoria Tecnologia è uma empresa na área da Tecnologia e Informação

Leia mais

Transformando serviços automotivos: o caso de pneus

Transformando serviços automotivos: o caso de pneus Transformando serviços automotivos: o caso de pneus Alexandre Cardoso A Garra Pneus é uma revenda de pneus com prestação de serviços de alinhamento, balanceamento e desempeno de rodas. Fundada em 1994,

Leia mais

Marketing em Design. 3. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing. Profª Ms. Angela Maria Ramos

Marketing em Design. 3. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing. Profª Ms. Angela Maria Ramos Marketing em Design 3. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing Profª Ms. Angela Maria Ramos 4. Planejamento de novos negócios, redução de negócios superados Os planos da empresa para seus negócios

Leia mais

Parte de nossa história em algumas palavras...

Parte de nossa história em algumas palavras... Parte de nossa história em algumas palavras... José Renato Paiva, trazendo todo o seu conhecimento e experiência em logística de transporte terrestre, adquiridos desde sua adolescência e somados em mais

Leia mais

Uma empresa é viável quando tem clientes em quantidade e com poder de compra suficiente para realizar vendas que cubram as despesas, gerando lucro.

Uma empresa é viável quando tem clientes em quantidade e com poder de compra suficiente para realizar vendas que cubram as despesas, gerando lucro. Página 1 de 9 2. Análise de Mercado 2.1 Estudo dos Clientes O que é e como fazer? Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes)

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes) Processo nº1-project Manager Construction Company Engenheiro Civil para ser Gerente de Projetos - Experiência de 5 anos em empresas relevantes (construção); Alto nível de habilidades organizacionais e

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Trade Marketing é confundido por algumas empresas como um conjunto de ferramentas voltadas para a promoção e a comunicação dos produtos. O

Leia mais

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Metodologia de Ensino 1) Noções de Marketing 2) Marketing de Serviço 3) Marketing de Relacionamento 1 2 1) Noções de Marketing 3 4 5 6 www.lacconcursos.com.br

Leia mais