Inicialmente cumpre ressaltar que relação de emprego, conquanto seja semelhante, se distingue da relação de trabalho.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Inicialmente cumpre ressaltar que relação de emprego, conquanto seja semelhante, se distingue da relação de trabalho."

Transcrição

1 DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO É o conjunto de princípios e regras jurídicas, aplicáveis às relações individuais e coletivas de trabalho subordinado ou equiparados de caráter eminentemente social, destinados a melhoria das condições de emprego. SUJEITOS DO CONTRATO DE TRABALHO Empregador: Art. 2º da CLT: Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço Empresa O legislador utilizou este termo em sentido genérico, pois esta denominação não deve ser entendida simplesmente como a razão social ou sequer como a pessoa física (nome) do empregador, isto porque mesmo as firmas individuais, sociedades ou empresas de fato, assim como empregadores domésticos incorrem nas obrigações deste artigo. É indispensável ressaltar um fenômeno denominado em direito do trabalho de Despersonalização da Pessoa Física e Jurídica do Empregador. Tal fenômeno se deve em virtude de que o empregador é um ente despersonalizado no que tange a sua personalidade jurídica ou física, não devendo o empregado se sentir funcionário desta personalidade, mas sim do conjunto de bens matérias e imaterias destinados a produção. Desta maneira, os artigos 10º e 448 do Diploma Legal Consolidado prerrogam que este conjunto de bens responde pelo empregador, independentemente de seu momentâneo proprietário. Empregadores equiparados Mesmo aqueles que não exploram atividades econômicas, como, por exemplo, as fundações, empregadores domésticos, dentre outros, são equiparados ao termo empresa individual usado pelo legislador, e, portanto, são tidos como empregadores equiparados, nos termos do artigo 2º, parágrafo 1º da CLT. Solidariedade do grupo Sempre que uma ou mais empresas estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, serão, para efeitos de relação de emprego, solidariamente responsáveis. Se houver um sócio em comum entre uma ou mais empresas, desde que com capital social relevante, também ficará configurado a grupo de empresas e, por conseguinte, a responsabilidade acima destacada, assim como nos casos de fusão e cisão de empresas. EMPREGADO Inicialmente cumpre ressaltar que relação de emprego, conquanto seja semelhante, se distingue da relação de trabalho.

2 Trabalho, como prerroga Amador Paes de Almeida, é todo esforço intelectual ou físico destinado a produção. Devemos, portanto, entender que pode haver uma relação de trabalho sem que exista relação de emprego, mas o inverso não, pois em toda relação de emprego, presume-se nela contida uma relação de trabalho. Desta forma, óbvio nos configura que emprego é uma relação de espécie, pois abrange a relação de trabalho, cima já apontada. Art. 3º da CLT: Considera-se empregado toda pessoa física que presta serviço de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.(grifos nossos) Desta forma, é necessário destacar cada um dos requisitos sublinhados necessários para que seja reconhecido o vínculo de emprego, o que passamos a fazer abaixo: 1-) Pessoa física Pessoalidade: o caráter da relação de emprego será sempre intuitu personae, ficando manifestamente demonstrado pelo fato de que o empregador poderá a seu livre critério e escolha substituir determinado empregado. Saliente-se, contudo, que o empregado jamais pode se fazer substituir. 2-) Não eventual Habitualidade: O presente item não se caracteriza somente pela diariedade do serviço prestado, mas, sobretudo, pela expectativa de retorno do empregado ao local de labor. 3-) Dependência Subordinação: Como muito bem observa o Ilustre Professor Sérgio Pinto Martins, o termo subordinação vem do latim sub ordine, ou seja, estar sob ordens. Temos assim, três espécies de subordinação para a caracterização do item em tela: 3-a) Hierárquica a mais comum; é aquela em que o empregado está subordinado a relação de comando do seu empregador. Certos escritores denominam este tipo de subordinação como sendo dependência jurídica. 3-b) Técnica diz respeito a supervisão técnica do trabalho, podendo ser equiparada a um determinado controle de qualidade. 3-c) Econômica Diferentemente do que, em princípio pode-se imaginar, a dependência econômica do empregado não está relacionada ao salário que este recebe de seu empregador, mas sim da dependência da estrutura econômica gerada por ele. 4-) Salário Onerosidade: Não existe vínculo de emprego voluntário, ou seja, gratuito. Saliente-se, por fim, que os requisitos da relação de emprego são cumulativos. Sendo assim, a falta de um deles descaracteriza o vínculo empregatício. Doméstico Regido pela Lei nº 5.859/72, é considerado aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial desta.

3 Diante do exposto, conclui-se que seus requisitos indispensáveis são: - Ausência de lucro; - Prestação de serviços à pessoa ou à família, e; - No âmbito residencial DIREITOS DO DOMÉSTICO Art. 7º. CF, parágrafo único.lei 5859/72 Dec /73 1) Salário mínimo. 2) 13o. salário 3) Descanso semanal remunerado. 5) Licença maternidade de 120 dias ( 28 dias antes do parto e 92 dias depois). 6) licença paternidade (5dias) 7) aviso-prévio 8) Aposentadoria NÃO TEM DIREITOS 1) hora-extra; 2) FGTS (Mediante a promulgação da Lei nº /01 os depósitos são facultativos); 3) Seguro desemprego (salvo se forem feitos os depósitos do FGTS); 4) Adicionais de insalubridade e periculosidade; Com o advento da Lei n /06 os empregados domésticos passaram a ter férias de 30 dias corridos e as empregadas passam a ter o direito a estabilidade da gestante. Contratos de trabalho: Em regra os contratos de trabalho são mantidos por prazo indeterminado. No entanto, o artigo 443 da CLT admite a pactuação do contrato de trabalho por prazo determinado, estabelecendo, assim, alguns requisitos: a) o serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; b) atividades empresariais de caráter transitório, e; c) contrato de experiência. ESTABILIDADE É o direito do trabalhador de permanecer no emprego, mesmo contra a vontade do empregador, salvo se existir uma causa relevante expressa em lei que permita sua dispensa (JUSTA CAUSA). Antigamente tínhamos a estabilidade definitiva (decenal) que acabou com a C.F. de 88, só permanecendo para aqueles que adquiriram o direito.

4 Hoje temos somente as estabilidades provisórias Amauri Mascaro Nascimento assim conceitua o presente título: É aquela que protege o empregado contra dispensa arbitrária ou sem justa causa, enquanto persistir uma situação em que se encontra e que veda a rescisão do contrato de trabalho por ato do empregador. Este só poderá despedir o empregado havendo justa causa. Terminada a situação em que se achava o empregado, geradora da proteção, cessa a garantia, cabendo a dispensa mesmo imotivada, antes proibida. A C.F. assegura estabilidade provisória ao dirigente da CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e à gestante, estabelecendo que: ADCT, art. 10, II Fica vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa: a) do empregado eleito para cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidente, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato; b) da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Tem ainda direito a garantia de emprego: - O Dirigente sindical, bem como seu suplente (Art. 543, 3º da CLT); - O acidentado no trabalho (Art. 118 da Lei nº 8.213/91); - Os membros das Comissões de Conciliação Prévia (art. 625-B, 1º da CLT); dentre outros. Ressalte-se ainda as estabilidades previstas em normas coletivas, amplamente aceitas pelos nossos Tribunais. Cessa a estabilidade nas seguintes hipóteses: - Com sua morte; - Com a aposentadoria; - Ocorrência de força maior; - Falta grave (Justa Causa), e; - Comunicado de dispensa do obreiro. Em certas oportunidades, os juízes tem o direito de converter a reintegração ao emprego, que é o pedido à ser feito na ação quando requer-se a garantia de emprego, em indenização, que deverá ser feita nos termos da nova redação trazida no En. 28 do C. TST: No caso de se converter a reintegração em indenização dobrada, o direito aos salários é assegurado até a data da primeira decisão que determinou essa conversão. Saliente-se porém, que não é opção do empregador esta conversão. Nas palavras de Russomano e Sussekind: A conversão em indenização independe do requerimento das partes (Russomano, Temas, p.27), e não é direito do empregador, mas faculdade do julgador (Sussekind, Instituições, p.664) FGTS Instituído pela Lei n /66 Sua finalidade era de conceder uma poupança aos empregados, já que eles estavam sendo despedidos no

5 9 o. ano, em virtude da estabilidade decenal. Desta forma o empregado inicialmente poderia optar pelo FGTS ou pela estabilidade decenal. O FGTS foi totalmente alterado pela Lei n /90 e Decreto n /90. A partir da C.F. 88 o regime deixou de ser facultativo e passou a ser obrigatório. O depósito é de 8% da remuneração do empregado a ser depositado e arcado pelo empregador, por sua conta. Será devido na hipótese do empregado estar prestando serviço militar, licença maternidade, paternidade. O empregador deverá fazer o depósito até o dia 7 de cada Mês da importância devida a título do FGTS no mês anterior Se não fizer será incidido juros de 1% ao mês e multa de 20%. Se o débito for pago até o último dia de cada mês a multa fica reduzida para 10%, e esta multa de 20% ou 10% não vai para o trabalhador. DA MULTA Na rescisão contratual, são devidas multas sobre o total dos depósitos devidos ao empregado, inclusive sobre os que não foram depositados, nas seguintes hipóteses. 50% na dispensa sem justa causa e na rescisão indireta 25% na culpa recíproca e na força maior Jornada de Trabalho Nossa legislação prevê, para efeitos de jornada de trabalho, o tempo que o empregado fica a disposição do empregador. Quanto a sua duração, a praxe é que seja de 8 horas diárias e 44 semanais, salvo disposição em sentido contrário. Com relação a profissão é também distinta a jornada, por exemplo, o bancário tem jornada de seis horas. Lembramos ainda que existem empregados excluídos da jornada de trabalho, como, por exemplo, os domésticos. O gerente (cargo de confiança) não tem direito as horas extras. Deve-se entender que gerente é aquele que responde pela empresa, contratando e demitindo empregados, fazendo compras em nome do patrão etc. HORAS EXTRAS. São aquelas prestadas além do horário contratual, legal ou normativo Art A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.

6 1º - Do acordo ou do contrato coletivo de trabalho deverá constar, obrigatoriamente, a importância da remuneração da hora suplementar, que será, pelo menos, 20% (vinte por cento) superior à da hora normal. 2 o Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias. (Redação dada pela Medida Provisória nº , de 2001) 3º Na hipótese de rescisão do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, na forma do parágrafo anterior, fará o trabalhador jus ao pagamento das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão. (Incluído pela Lei nº 9.601, de ) 4 o Os empregados sob o regime de tempo parcial não poderão prestar horas extras. (Incluído pela Medida Provisória nº , de 2001) Se as horas extras, após 1 ano de habituais,forem suprimidas pelo empregador o empregado terá direito a uma indenização. (Sum. 291 do TST). ACORDO DE PRORROGAÇÃO. O empregador pode assinar, juntamente com o empregado mediante o pagamento do adicional de horas extras. Os menores de 18 anos não poderão assinar este acordo, pois só podem fazer horas extras em caso de necessidade urgente e momentânea. (art. 413) O bancário também, pois o art. 225 menciona que as horas extras do bancário só podem ser feitas excepcionalmente. Cabe distrato e denúncia. A lei permite prorrogação de horas em trabalho noturno Em atividades insalubres ou perigosas só é permitido com autorização do Ministério do Trabalho. COMPENSAÇÃO DE HORAS QUANDO UM EMPREGADO TRABALHA MAIS HORAS EM UM DIA PARA DIMINUIR SUA CARGA HORÁRIA EM OUTRO DIA. O art. 7º, XIII da CF, permite a compensação de horas através de acordo ou convenção coletiva. No entanto, a Nova Redação do Em. 85 do TST prevê o acordo de compensação individual. Não se admite os dois acordos juntos. ADICIONAL NOTURNO Art. 73 CLT Visa compensar o maior desgaste do empregado que presta serviço no período destinado ao repouso. ADICIONAL HORA JORNADA

7 URBANO % Entre 22 e 5 h. do dia Subsequente RURAL % não tem hora reduzida Agricultura: Entre 21 e 5h Pecuária: Entre 20 e 4h. En. 265 TST A transferência para o período diurno implica na perda do adicional noturno. O MENOR NÃO PODE LABORAR NESTE PERÍODO. INTERVALOS def.: são períodos de tempo na jornada de trabalho ou entre elas em que o empregado não presta serviços com o intuito de alimentação e descanso. Temos dois tipos de intervalos: - intra jornada: são aqueles feitos dentro da própria jornada de trabalho. Ex. horário de almoço. O art. 71 da CLT prerroga sobre a duração dos intervalos Acima de 6 horas intervalo de 1 a 2 horas, de 4 a 6 horas intervalo de 15 minutos. Este intervalo não conta no tempo de serviço, porém, se for suprimido deve ser pago como hora extra. Profissões com intervalos distintos: Quem trabalha com mecanografia, após 90 minutos de trabalho, terá direito a 10 de descanso (art. 72 CLT). O En. 346 equipara os digitadores aos trabalhos com mecanografia Este intervalo não será deduzido, portanto será contado como tempo a disposição do empregador, diferentemente do que ocorre no horário de almoço, ou seja, está incluído na jornada de trabalho. Este intervalo não absorve aquele do art.71, ou seja, o empregado terá direito aos dois adicionais. - e interjornada: diz respeito ao espaço de tempo que deve haver entre uma jornada e outra. O art. 66 da CLT fala que o empregado deverá ter intervalo mínimo entre as jornadas de 11 horas, devendo ser consecutivas (não pode haver interrupção). A hora deve ser contada inclusive com a hora extra, para efeitos do descanso de 11 horas.

8 Se o empregador concede intervalos que não estão disciplinados o que acontece? Os intervalos concedidos pelo empregador na jornada de trabalho, não previstos em lei, representam tempo a disposição da empresa, remunerados como serviço extraordinário acrescidos ao final da jornada (Em. 118 TST) DSR art. 67 da CLT, 7 o. XV da C.F. e Lei 605/49 def.: É O período de tempo em que o empregado deixa de prestar serviços uma vez por semana, de preferência aos domingos e nos feriados, mas percebendo remuneração. Esse período deve ser de 24 hs. consecutivas. Note, portanto, que o descanso deve ser domingo, porém, empresas que tenham autorização do M. T. para funcionar aos domingos, podem conceder folgas aos seus empregados em outro dia semanal. PARTE II Direito Processual do Trabalho ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO A Justiça do Trabalho se compõe da seguinte maneira: VARAS DO TRABALHO TRIBUNAIS REGIONAIS DO TRABALHO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO Falamos então dos dissídios, que entram nesta fase judicial. São eles: Dissídios Individual litisconsórcio ativo) Simples um só reclamante Plúrimo pluralidade de reclamantes (chamado, no processo civil, de Especial inquérito judicial para afastar o empregado estável, por justa causa. Hoje ainda é utilizado, pois mesmo após o encerramento da estabilidade decenal com a C.F. 88, substituída pelo regime do FGTS, (deixou de ter a estabilidade por tempo de serviço), tem empregados que têm direito adquirido (obviamente àqueles que não optaram pelo novo sistema) e dirigentes sindicais que também tem estabilidade, bem como membros da CIPA, já mencionados. Aqui as partes não são chamadas de reclamante e reclamado, mas requerentes e requeridos e existe a possibilidade da oitiva de seis testemunhas para cada parte. Todos esses dissídios tem competência originária nas Varas do Trabalho. Dissídios Coletivos

9 É aquele que envolve interesses de uma coletividade. Ex. Bancários que pedem redução de jornada pedem horas extras com 100%, quando a CLT fala que o mínimo é de 50%, etc. ESTES DÍSSIDIOS TEM COMPETÊNCIA ORIGINÁRIA DO TRT E TST. DEPENDE DA JURISDIÇÃO AUDIÊNCIA Presença obrigatória das partes face ao princípio da conciliação. A audiência é Una (concentração) Os Juízes que, pela falta de tempo, dividem em até 3 audiências, (inicial, instrução e julgamento). Hipóteses na audiência: Recte. ausente: Art 844 CLT - arquivamento - Este processo tem fim (processo extinto sem julgamento do mérito) Pode o recte. entrar com nova ação??? Claro que pode, contanto que tenha arcado com as custas processuais ou dela restar isento. Se move a segunda reclamação e não comparece, pode entrar com a terceira? Tem que ficar seis meses sem promover ação Se move a terceira e não comparece é caso de perempção, não podendo, portanto, promover outra ação. Recda. ausente - revelia, pena de confissão quanto a matéria de fato. Art 844 CLT (ausente preposto e advogado). Comparece preposto a não advogado: embora presente a parte ela não tem animus de defesa, a defesa é técnica - Dá revelia. Pode no entanto, haver a defesa oral do preposto (20minutos).JUS POSTULANDI. Presente o advogado e ausente o preposto = se o advogado entregar defesa, não há que se falar em revelia, pois houve o animus de defender-se, aí então, só será aplicada a pena de confissão quanto a matéria de fato e não de direito. A ausência do Recte. na audiência de prosseguimento, não gera arquivamento, a penalidade neste caso é a pena de confissão quanto a matéria de fato. Só se aplica a pena de confissão quanto a matéria de fato, se na audiência anterior a parte sair ciente da data da nova audiência. Recursos

10 Temos o princípio do duplo grau de jurisdição, ou seja, as questões submetidas deverão ter possibilidade de reanálise por um juízo superior. Sendo assim, temos os recursos, dos quais já vimos os embargos de declaração, com natureza controvertida a esse respeito. PRESSUPOSTOS DO RECURSO Subjetivos = estão intimamente ligados a parte que pode recorrer, ou seja, quem tem legitimidade para recorrer. Temos ainda o recurso por imperativo legal, o chamado recurso ex officio, aquele onde o próprio juiz recorre das suas decisões contra qualquer poder público. (art. 475 CPC). PRESSUPOSTOS OBJETIVOS Previsão legal = só pode ser interposto o recurso previsto em lei. Tempestividade = deverão ser interpostos dentro do prazo (8 dias para os previstos na CLT), poderes públicos tem prazo em dobro ( dec. Lei 779/69). Preparo = Teto máximo só destinado à empresa que quer recorrer. Obs.: não havendo condenação em pecúnia (ex. reconhecimento de vínculo), não será necessário o depósito recursal. Custas processuais reclamante e reclamada que perderem a ação terão que arcar com as custas processuais no limite de 2% sobre o valor da condenação RECURSO ORDINÁRIO Equivale a apelação no processo civil. É cabível das decisões que põem fim ao processo, quer tenham apreciado o mérito ou não. No processo do trabalho, cabe das decisões das varas e também dos tribunais, quando estes analisarem processos de sua competência originária. Efeitos do recurso. Devolutivo particularmente acho que o nome é errado, pois quando devolvemos algo, entregamos aquilo que já foi dado, o que neste caso não ocorre pois o efeito devolutivo do recurso envia ao Tribunal a matéria que foi apreciada em 1 a. instância para novo exame. Suspensivo suspende a execução

11 No caso do R.O. ele só é recebido no efeito devolutivo, isso quer dizer que a execução provisória pode ser feita, ela vai até a penhora dos bens que satisfaçam o crédito. A petição de recurso é endereçada ao juízo que prolatou a sentença, pois este irá ver se os requisitos de admissibilidade estão cobertos. As razões serão remetidas ao tribunal que irá julgar o recurso. RECURSO DE REVISTA ART. 896 CLT Este recurso não tem como objetivo reanalizar questões de fato. É um recurso que objetiva a uniformização da jurisprudência, ou seja só se discute questões de direito. O que é jurisprudência? São os julgados dos Tribunais. Porém são vários julgados no mesmo sentido. Uma decisão isolada não constitui jurisprudência. A Lei nº 9.756/98 esclarece que a divergência jurisprudencial à ser apontada deve ser de tribunal diferente do que proferiu a decisão guerreada Cabe ainda recurso de revista das decisões que conflitam com acordos ou convenções coletivas. Ou ainda daquelas que infringem dispositivo legal constitucional. Para que isso seja comprovado deve ser juntado cópia ou que seja transcrito os trechos do acórdão violado. No sumaríssimo ele só cabe em divergência de ENUNCIADO ou de violação a C.F. Será cabível, portanto, do acórdão que julgou o recurso ordinário proferido em dissídios individuais pelo TRT. Deverá ser endereçado ao Presidente do TRT e as razões encaminhadas ao TST. O governo FHC editou uma medida provisória que acrescenta a letra A ao art. 896, medida esta de no de 04/09/01 que prevê: O Tribunal Superior do Trabalho no Recurso de Revista examinará previamente se a causa oferece transcendência com relação aos reflexos gerais de natureza econômica, política, social ou jurídica. Prazo. 8 dias AGRAVO DE INSTRUMENTO ART. 897 B CLT Este recurso TEM EFEITO ABSOLUTAMENTE RESTRITO no processo do trabalho. Enquanto no processo civil ele vale para todas as decisões interlocutórias no processo do trabalho vale somente para as decisões que denegarem seguimento a recurso. Ou seja, qualquer que seja o recurso denegado caberá A.I.. O Agravo de Instrumento é recebido pelo Juiz que denegou seguimento ao recurso e julgado pela instância imediatamente superior Quando o agravo sobe, JUNTAMENTE deverá ser formado o instrumento, que são as peças necessárias

12 para o correto processamento do agravo: -Cópia da decisão agravada; RETA FINAL - MG - intimação; - procurações outorgadas às partes; - petição inicial; - defesa; - decisão inicial; - comprovação de depósito recursal e custas. Após a lei 9.756/98, que acrescentou ao art. 897 os par. 5, 6 e 7, falando que, juntamente com o agravo, sobem também as peças necessárias a instrução do recurso denegado, posto que, se provido o agravo, o recurso anteriormente denegado será analisado em seguida. Sendo assim, o agravado terá que contra minutar o agravo e, por medida de cautela contra arrazoar o recurso denegado. Sendo assim, quando a parte interpõe agravo, o fez porque teve algum recurso denegado e o fará em 8 dias. A parte contrária terá então 8 dias para contraminutar o agravo que é o nome dado a contestação do agravo. Não há preparo nem pagamento de custas e terá efeito somente devolutivo EMBARGOS Antigamente, o art. 894 da CLT previa, como recursos no TST os embargos para o Pleno.Com o advento da lei 7.701/88 houve a derrogação deste artigo. Sendo assim, das decisões proferidas pelo TST caberão embargos para o próprio TST, mas para a SDI ou SDC. RECURSO EXTRAORDINÁRIO O Supremo Tribunal Federal é o órgão máximo de poder judiciário. Assim, em todas as ocasiões em que as decisões de outros tribunais contrariem dispositivo constitucional cabe Recurso extraordinário. É a última instância. Previsto no artigo 102, III, a, b e c da CF. Devemos lembrar que não poderemos suprimir instância, DEVENDO SUBIR EXATAMENTE OS DEGRAUS QUE A LEI DISPOE PARA O CABIMENTO DOS RECURSOS; O prazo é de 15 dias, pois é previsto na CF. Será endereçado ao TST e encaminhado ao STF para julgamento

13 Denegado seguimento cabe AI, pois este recurso não será examinado pelo TST e sim pelo Supremo. EXECUÇÃO CONCEITO Transitada em julgado a decisão do Juiz (sentença definitiva), ou interpondo um recurso cujo efeito será somente o devolutivo (maioria), tem início a execução, que é o conjunto de atos tendentes a fazer valer a eficácia da sentença. Para iniciar a execução provisória, é necessário a carta de sentença, que vai até a penhora. (quando há a interposição de recurso) Para que a sentença enseje a execução definitiva, é necessário dois elementos: a) trânsito em julgado. b) liquidez. É preciso então que desta sentença não caiba mais recurso e que seja líquida, ou seja que tenha a quantia certa, O QUE é muito difícil no nosso processo. EMBARGOS À EXECUÇÃO Fixado o valor da condenação só é lícito ao executado impugnar por meios de embargos à execução (art.884, par.3 CLT). Contudo para que o executado possa valer dos embargos é necessário que este garanta a execução, ou tenha penhorado os seus bens. O prazo é de 30 dias para opor estes embargos, pois foi alterado pela Medida Provisória nº de 24/08/2001. Notem que isso não é recurso e sim uma ação do executado face ao exeqüente que objetiva impugnar o cálculo julgado. A matéria à ser discutida nos embargos se limita aquelas previstas no art. 884, par. 1 o. da CLT e será recebido com efeito suspensivo, aplicação subsidiária do CPC art Sendo assim, podem ocorrer duas hipóteses nos artigos de liquidação: a) o executado, inconformado com a sentença, poderá impugná-la nos embargos à execução. b) o exequente pode também não se conformar com a sentença da liquidação, mas não através de embargos, somente podendo fazê-lo mediante impugnação a sentença de liquidação. Desta sentença caberá AGRAVO DE PETIÇÃO AGRAVO DE PETIÇÃO ART. 897 A CLT É O RECURSO PRÓPRIO PARA QUE SEJA INTERPOSTO das decisões dos juízes nas execuções.

14 Deve ser interposto em 8 dias, e pode ser recebido no efeito suspensivo, além do devolutivo. Deve ser interposto a vara e será julgado pelo TRT.

DIREITO DO TRABALHO LC 150 - ESQUEMATIZADA Prof. Antonio Daud Jr (www.facebook.com/adaudjr)

DIREITO DO TRABALHO LC 150 - ESQUEMATIZADA Prof. Antonio Daud Jr (www.facebook.com/adaudjr) Questão 1 FCC/TRT23 Técnico Judiciário - Área Administrativa - 2016 (FCC_TRT23_TÉCNICO_JUDICIÁRIO_ÁREA_ADMINISTRATIVA_2016) De acordo com a Lei Complementar no 150 de 2015, no tocante às férias do empregado

Leia mais

Prof. Cleiton Coutinho

Prof. Cleiton Coutinho Prof. Cleiton Coutinho 01.Aos empregados domésticos, a Constituição assegura os mesmos direitos que aos trabalhadores urbanos e rurais, exceto (A) repouso semanal remunerado. (B) fundo de garantia do tempo

Leia mais

www.concursovirtual.com.br

www.concursovirtual.com.br Processo do Trabalho Professor Leandro Antunes (FCC - 2013 - TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Quanto ao processo judiciário do trabalho, é correto afirmar: a) Nos casos

Leia mais

BANCO DE HORAS. O banco de horas surgiu no Brasil através da Lei 9.601/98, através da alteração do art. 59 da CLT.

BANCO DE HORAS. O banco de horas surgiu no Brasil através da Lei 9.601/98, através da alteração do art. 59 da CLT. BANCO DE HORAS O banco de horas surgiu no Brasil através da Lei 9.601/98, através da alteração do art. 59 da CLT. Prevendo a lei que só é legal a utilização do Banco de Horas se for acordada em Convenção

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2 a REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2 a REGIÃO 5ª TURMA - PROCESSO TRT/SP Nº 00338006220095020021 RECURSO ORDINÁRIO - 21ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO RECORRENTE : FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO RECORRIDO : MARIA NEUZA DOS SANTOS 1. Contra

Leia mais

RELATÓRIO DE AÇÕES TRABALHISTAS AJUIZADAS PELO SINDADOS/MG CONTRA A PRODEMGE

RELATÓRIO DE AÇÕES TRABALHISTAS AJUIZADAS PELO SINDADOS/MG CONTRA A PRODEMGE RELATÓRIO DE AÇÕES TRABALHISTAS AJUIZADAS PELO SINDADOS/MG CONTRA A PRODEMGE Processo nº 0000809-32.2011.5.03.0022 Distribuído em 05/05/2011, refere-se ao pleito das quantias devidas em razão da Participação

Leia mais

Cabe contra decisões dos juízos de primeira instância e também dos de segunda instância.

Cabe contra decisões dos juízos de primeira instância e também dos de segunda instância. 2. AGRAVO 2.1. Conceito É o recurso cabível contra decisões interlocutórias, isto é, aquelas que têm conteúdo decisório, porém não implicam em qualquer situação prevista nos artigos 267 ou 269 do CPC.

Leia mais

CIRCULAR GEPE N.º 007/2005. Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE.

CIRCULAR GEPE N.º 007/2005. Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE. CIRCULAR GEPE N.º 007/2005 De: Para: Gerências Regionais de Recursos Humanos, Unidades de Controle de Pessoal das demais Secretarias, gerências da GEPE. ASSUNTOS 1. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO

Leia mais

Direito do Trabalho Estabilidades Provisórias Konrad Mota. 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Direito do Trabalho Estabilidades Provisórias Konrad Mota. 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Direito do Trabalho Estabilidades Provisórias Konrad Mota 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. SUMÁRIO Estabilidades provisórias Dirigente sindical Representante

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 13 RESPOSTAS. 1.1. As denominações Estabilidade e Garantia no Emprego são sinônimos?

ESTUDO DIRIGIDO 13 RESPOSTAS. 1.1. As denominações Estabilidade e Garantia no Emprego são sinônimos? ESTUDO DIRIGIDO 13 RESPOSTAS 1. Garantias no Emprego 1.1. As denominações Estabilidade e Garantia no Emprego são sinônimos? RESPOSTA: As duas figuras são extremamente próximas, já que ambas restringem

Leia mais

Juizados Especiais Cíveis

Juizados Especiais Cíveis Juizados Especiais Cíveis Juiz de Direito/RS 1) O que é Juizado Especial Cível? É uma justiça mais célere, informal, totalmente gratuita, destinada a julgar as causas de menor complexidade. São aquelas

Leia mais

Bloco Recursos Humanos

Bloco Recursos Humanos Bloco Recursos Humanos Ponto Eletrônico Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Ponto Eletrônico, que se encontra no Bloco Recursos Humanos. Todas informações aqui disponibilizadas

Leia mais

O que o trabalhador espera do agente homologador

O que o trabalhador espera do agente homologador O que o trabalhador espera do agente homologador Conhecimento da legislação trabalhista e inclusive CC ou ACT; Prática de cálculos rescisórios; Segurança; Linguagem fácil; Boa comunicação; Orientar sobre

Leia mais

TRT-RO-0007900-20.2004.5.01.0041

TRT-RO-0007900-20.2004.5.01.0041 PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Gab Des Gloria R egina Ferreira Mello Av. Presidente Antonio Carlos,251 7o andar - Gab.34 Castelo Rio de Janeiro

Leia mais

VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PRIMEIRAS IMPRESSÕES

VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PRIMEIRAS IMPRESSÕES VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PRIMEIRAS IMPRESSÕES PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL - ENDEREÇAMENTO: EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA 90ª VARA DO TRABALHO DE CAMPINAS/SP - Processo Nº 1598-73.2012.5.15.0090

Leia mais

SUMÁRIO. Agradecimentos... 15. Apresentação... 17

SUMÁRIO. Agradecimentos... 15. Apresentação... 17 SUMÁRIO Agradecimentos... 15 Apresentação... 17 PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO Breve relato da minha experiência durante a preparação para o concurso... 19 1. A decisão... 20 2. A preparação... 21 3.

Leia mais

1. PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO 1) PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL 2) PRINCÍPIO DA IMPACIALIDADE DO JUIZ

1. PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO 1) PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL 2) PRINCÍPIO DA IMPACIALIDADE DO JUIZ 1 1. PRINCÍPIOS DO 1) PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL A justa composição da lide só pode ser alcançada quando a tutela jurisdicional for prestada dentro dos moldes delimitados pelas normas processuais.

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 1 - RESPOSTAS

ESTUDO DIRIGIDO 1 - RESPOSTAS ESTUDO DIRIGIDO 1 - RESPOSTAS 1. Reclamação Trabalhista. 2. Princípios do Direito do Trabalho. 3. Contrato de Trabalho. 4. Empregado e Empregador. 5. Terceirização. 1. Reclamação Trabalhista: 1.1. Quais

Leia mais

A contestação na prova da 2ª fase da OAB (Direito do Trabalho)

A contestação na prova da 2ª fase da OAB (Direito do Trabalho) 1 A contestação na prova da 2ª fase da OAB (Direito do Trabalho) Carlos Augusto Marcondes de Oliveira Monteiro * Mais uma segunda fase se aproxima. Conforme mencionei no artigo anterior, 3 são as principais

Leia mais

AULA 8 31/03/11 O RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL

AULA 8 31/03/11 O RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL AULA 8 31/03/11 O RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL 1 O CONCEITO Alcunha-se de ordinário todo e qualquer recurso que se processa nas vias ordinárias, que são, senão, aquelas que excetuam o Supremo Tribunal

Leia mais

DICAS FINAIS DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PARA A PROVA DO TRT/BA (01/12/2013) PROF. BRUNO KLIPPEL. Meu canal no Youtube com vídeos de revisão:

DICAS FINAIS DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PARA A PROVA DO TRT/BA (01/12/2013) PROF. BRUNO KLIPPEL. Meu canal no Youtube com vídeos de revisão: DICAS FINAIS DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PARA A PROVA DO TRT/BA (01/12/2013) PROF. BRUNO KLIPPEL Meu canal no Youtube com vídeos de revisão: https://www.youtube.com/user/brunoagklippel Conheça os

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004.

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004. COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 4.330, DE 2004. Dispõe sobre o contrato de prestação de serviços terceirizados e as relações de trabalho dele decorrentes.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PONTO 1: Embargos de Declaração continuação PONTO 2: Recurso Ordinário PONTO 3: Recurso Adesivo PONTO 4: Agravo de instrumento PONTO 5: Recurso de Revista PONTO 6: Embargos

Leia mais

Peça 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA... REGIÃO

Peça 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA... REGIÃO Observação: os espaços entre os tópicos das peças têm a única função de facilitar a visualização. Ressalte-se que não aconselhamos pular linhas no exame. Peça 1 Certa empresa é condenada, por decisão de

Leia mais

COMO DIMINUIR RISCOS MINIMIZAR AÇÕES TRABALHISTAS. Instrutora: Cleonice Bitencourt

COMO DIMINUIR RISCOS MINIMIZAR AÇÕES TRABALHISTAS. Instrutora: Cleonice Bitencourt COMO DIMINUIR RISCOS E MINIMIZAR AÇÕES TRABALHISTAS Instrutora: Cleonice Bitencourt Porto Alegre/RS, Junho/2015 2 REQUISITOS PARA RECONHECIMENTO DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO Prestador de serviço ser pessoa

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO PROFESSORES. Dra. Sandra Marangoni

CONTRATO DE TRABALHO PROFESSORES. Dra. Sandra Marangoni CONTRATO DE TRABALHO PROFESSORES Dra. Sandra Marangoni PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO proteção ao trabalhador In dubio pro operário condição mais benéfica autonomia da realidade irredutibilidade salarial

Leia mais

CURSO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL PRÁTICA DO PROCESSO TRABALHISTA 2 ANO

CURSO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL PRÁTICA DO PROCESSO TRABALHISTA 2 ANO 1 SUMÁRIO 1. Ponto nº 1 -...pág. 2 2. Ponto nº 2 -...pág. 3 3. Ponto nº 3 -...pág. 4 4. Ponto nº 4 -...pág. 5 5. Ponto nº 5 -...pág. 6 6. Ponto nº 6 -... pág. 7 7. Ponto nº 7 -...pág. 8 8. Ponto nº 8 -...pág.

Leia mais

Regulamento do Estatuto do Funcionário Parlamentar Estudante

Regulamento do Estatuto do Funcionário Parlamentar Estudante Regulamento do Estatuto do Funcionário Parlamentar Estudante publicado no Diário da Assembleia da República, II Série E, n.º 32, de 18 de maio de 2012 com as alterações introduzidas pelo Despacho da Presidente

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Av. Presidente Antonio Carlos,251 6o andar - Gab. NÃO PAGAMENTO CORRETO DE VERBAS RESCISÓRIAS. INSCRIÇÃO NO SERASA E SPC. DANO MORAL PRESENTE. Os documentos juntados a fl. 1 comprovam que o não pagamento

Leia mais

PONTO 1: Competência. Novas 20 orientações jurisprudenciais da SDI, nº 353 a 373.

PONTO 1: Competência. Novas 20 orientações jurisprudenciais da SDI, nº 353 a 373. 1 PROCESSO DO TRABALHO PONTO 1: Competência Inovações na seara trabalhista: Novas 20 orientações jurisprudenciais da SDI, nº 353 a 373. Lei 11.648/08. Centrais Sindicais sempre existiram no mundo fático,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Rendimentos Recebidos Acumuladamente x Licença Maternidade

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Rendimentos Recebidos Acumuladamente x Licença Maternidade 02/01/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares... 5 6. Referências... 6 7.

Leia mais

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Um grande contribuinte da intempestividade processual na atualidade é o denominado embargos de declaração, uma vez que, ao longo dos anos, vêm sendo utilizado de maneira inescrupulosa

Leia mais

Aula 9 de Processo do Trabalho I. Segundo a redação do artigo 840 da Consolidação das Leis do Trabalho a petição inicial poderá ser escrita ou verbal.

Aula 9 de Processo do Trabalho I. Segundo a redação do artigo 840 da Consolidação das Leis do Trabalho a petição inicial poderá ser escrita ou verbal. Aula 9 de Processo do Trabalho I Petição Inicial. Segundo a redação do artigo 840 da Consolidação das Leis do Trabalho a petição inicial poderá ser escrita ou verbal. No 2º do referido artigo, está a maneira

Leia mais

O mercado de trabalho para os engenheiros. Engenheiro Civil Valter Fanini

O mercado de trabalho para os engenheiros. Engenheiro Civil Valter Fanini para os engenheiros Engenheiro Civil Valter Fanini Formação do salário dos engenheiros O contexto macro-econômico O mercado de trabalho As informações do mercado (RAIS) As normas legais O contexto macro-econômico

Leia mais

A responsabilidade do preposto no exercício de sua função. Solange Dias Neves Advogada OAB/RS 34.649

A responsabilidade do preposto no exercício de sua função. Solange Dias Neves Advogada OAB/RS 34.649 A responsabilidade do preposto no exercício de sua função. Solange Dias Neves Advogada OAB/RS 34.649 A proposta de trabalho: Levar para a empresa o aperfeiçoamento dos empregados que exercem cargos de

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Empregado comissionista puro como tratar se não atingir o piso da categoria

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Empregado comissionista puro como tratar se não atingir o piso da categoria Empregado comissionista puro como tratar se não atingir o piso da categoria 05/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PONTO 1: Recursos Visão Geral PONTO 2: Efeitos dos Recursos Trabalhistas PONTO 3: Pressupostos Recursais PONTO 4: Recursos em Espécie - Embargos de Declaração. 1. Recursos

Leia mais

ACÓRDÃO 0023000-98.2002.5.04.0009 AP Fl. 1. DESEMBARGADOR LUIZ ALBERTO DE VARGAS Órgão Julgador: Seção Especializada em Execução

ACÓRDÃO 0023000-98.2002.5.04.0009 AP Fl. 1. DESEMBARGADOR LUIZ ALBERTO DE VARGAS Órgão Julgador: Seção Especializada em Execução 0023000-98.2002.5.04.0009 AP Fl. 1 DESEMBARGADOR LUIZ ALBERTO DE VARGAS Órgão Julgador: Seção Especializada em Execução Agravante: Agravado: EMPRESA DE TRENS URBANOS DE PORTO ALEGRE S.A. - TRENSURB - Adv.

Leia mais

NORMA DE HORA EXTRAORDINÁRIA - NOR 310

NORMA DE HORA EXTRAORDINÁRIA - NOR 310 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: HORA EXTRAORDINÁRIA COD: NOR 310 APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 215, de 28/05/2012 NORMA DE HORA EXTRAORDINÁRIA - NOR 310 1/13 ÍNDICE 1. FINALIDADE... 02 2.

Leia mais

PROVIMENTO CGJ Nº 09 / 2015

PROVIMENTO CGJ Nº 09 / 2015 PROVIMENTO CGJ Nº 09 / 2015 Dispõe sobre a atualização da Consolidação Normativa da Corregedoria Geral da Justiça - Parte Judicial, ante a vigência do novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015).

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943.

DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943. DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943. APROVA A CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO.... TÍTULO II DAS NORMAS GERAIS DE TUTELA DO TRABALHO... CAPÍTULO II DA DURAÇÃO DO TRABALHO Seção I Disposição Preliminar

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2013/2014. Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/.

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2013/2014. Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/. NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR004199/2013 DATA DE REGISTRO NO MTE: 26/09/2013 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR043608/2013 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.012090/2013-10 DATA DO PROTOCOLO: 25/09/2013 ACORDO COLETIVO

Leia mais

SEGUNDA TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ

SEGUNDA TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ Processo nº 2007.70.50.003369-6 Relatora: Juíza Federal Andréia Castro Dias Recorrente: UNIÃO FEDERAL Recorrido (a): VANISA GOLANOWSKI VOTO Dispensado o relatório, nos termos dos artigos 38 e 46 da Lei

Leia mais

Outras Alterações ao Código do Trabalho

Outras Alterações ao Código do Trabalho Outras Alterações ao Código do Trabalho CLÁUDIA DO CARMO SANTOS de de 2012 ÍNDICE CONTRATO DE TRABALHO DE MUITO CURTA DURAÇÃO COMISSÃO DE SERVIÇO TRABALHO SUPLEMENTAR OBRIGAÇÕES DE COMUNICAÇÃO À ACT RENOVAÇÃO

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br DIREITO DO TRABALHO

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br DIREITO DO TRABALHO REMUNERAÇÃO (Art. 142 a 145) DIREITO DO TRABALHO AULA 14 ( Clique aqui para assistir à aula gravada) O pagamento das ferias e, se for o caso, o do respectivo abono de férias serão efetuados ate 2 dias

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS COMPENSAÇÃO DE JORNADA

JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS COMPENSAÇÃO DE JORNADA Page 1 of 5 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS001087/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 22/06/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR025285/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46218.010572/2015-47

Leia mais

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, Publicado no Diário da Justiça n 176/2012, de 21.9.2012, p. 1-5 INSTRUÇÃO N. 006/2012-PR Revoga a Instrução n. 008/96-PR Alterada pela Instrução n. 007/2013-PR Dispõe sobre a prestação de serviço extraordinário

Leia mais

EXMO DR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE

EXMO DR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE EXMO DR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE Processo número: Concreto Duro, já qualificada, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio de seu advogado, com endereço profissional na, com fundamento

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO

PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO PROCEDIMENTOS PROCESSO instrumento utilizado para resolução dos conflitos de interesses, formado por um conjunto de atos, exige a conjugação de dois fatores:

Leia mais

Audiência de Instrução e Julgamento. Prof. Rafael Menezes

Audiência de Instrução e Julgamento. Prof. Rafael Menezes Audiência de Instrução e Julgamento Prof. Rafael Menezes Contexto (ato complexo e misto) Ao final da fase ordinatória (art. 331,?2) o juiz, se for o caso designará dia para realização da Audiência de Instrução

Leia mais

1. Relação de emprego, empregado e trabalhador:

1. Relação de emprego, empregado e trabalhador: 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Relação de emprego, empregado e trabalhador: 1. Contrato de Trabalho. 2. Empregado. 3. Empregador. PONTO 2: Teorias da natureza jurídica da relação de emprego 1. Relação

Leia mais

1-Da preliminar de inépcia: O reclamante postulou a condenação da reclamada ao pagamento de diferenças salariais decorrentes de equiparação.

1-Da preliminar de inépcia: O reclamante postulou a condenação da reclamada ao pagamento de diferenças salariais decorrentes de equiparação. EXMO. DR JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE Processo número Concreto Duro, já qualificada, vem, respeitosamente, perante V. Exa, por meio de seu advogado, com endereço profissional na, com fundamento no art.

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MP 10/2011

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MP 10/2011 MANUAL DE PROCEDIMENTOS MP 10/2011 FÉRIAS Macro Processo: Processo: Subprocesso Origem: Suporte Gestão de Pessoas Férias Unidade de Gestão de Pessoas Publicação: 10/01/2011 Nº Revisão/Data: 00 10/01/2011

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2015 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SRT00038/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: 28/01/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR082299/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46219.024182/2015-44 DATA DO

Leia mais

1. EFEITOS DOS RECURSOS

1. EFEITOS DOS RECURSOS 1 PROCESSO DO TRABALHO PROCESSO DO TRABALHO PONTO 1: Efeitos dos Recursos PONTO 2: Pressupostos Processuais do Recurso Trabalhista PONTO 3: Recursos em Espécie 1. EFEITOS DOS RECURSOS A) DEVOLUTIVO: Inerente

Leia mais

Pagamento de complemento de salário-maternidade, considerando que este valor deve ser deduzido da guia de INSS, pois é pago pelo INSS.

Pagamento de complemento de salário-maternidade, considerando que este valor deve ser deduzido da guia de INSS, pois é pago pelo INSS. Complemento Salarial Licença Maternidade Abaixo estão descritas as regras do sistema para cálculo do complemento de salário-maternidade, no complemento salarial e na rescisão complementar por Acordo/Convenção/Dissídio:

Leia mais

www.srtconsultoria.com.br srtconsultoria@gmail.com 1 NORMA REGULAMENTADORA 1 DISPOSIÇÕES GERAIS (101.000-0)

www.srtconsultoria.com.br srtconsultoria@gmail.com 1 NORMA REGULAMENTADORA 1 DISPOSIÇÕES GERAIS (101.000-0) NORMA REGULAMENTADORA 1 DISPOSIÇÕES GERAIS (101.000-0) 1.1. As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas

Leia mais

PLANO DE ENSINO BIBLIOGRAFIAS

PLANO DE ENSINO BIBLIOGRAFIAS Disciplina: Legislação Social e Trabalhista / 2012 Carga horária: 68h Curso/Semestre: 7 ( x ) ADM ( x ) ADM COMEX ( x ) ADM MKT Data de atualização: janeiro 2012 Núcleo: Economia Nucleador: Vicente Lentini

Leia mais

Salário e Remuneração

Salário e Remuneração 1 1 - Salário e Remuneração 1.1 Salário 1.2 Remuneração 1.3 Gorjetas 1.4 - Formas de pagamento 1.4.1 - Salário por tempo 1.4.2 - Salário por produção 1.4.3 - Salário por tarefa 1.5 - Dia do pagamento 1.6

Leia mais

ANEXO V MINUTA TERMO ADITIVO AO CONTRATO DE TRABALHO

ANEXO V MINUTA TERMO ADITIVO AO CONTRATO DE TRABALHO ANEXO V MINUTA TERMO ADITIVO AO CONTRATO DE TRABALHO TERMO ADITIVO AO CONTRATO DE TRABALHO Por intermédio do presente termo aditivo ao contrato de trabalho firmado entre a EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2014

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2014 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2014 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR053303/2012 SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DO RIO DE JANEIRO, CNPJ n. 33.644.360/0001-85, neste ato representado(a) por seu Vice-Presidente,

Leia mais

Ao Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiras e Trabalhadores nas Indústrias de Confecção de Roupas e de Chapéus de Senhoras de São Paulo e Osasco.

Ao Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiras e Trabalhadores nas Indústrias de Confecção de Roupas e de Chapéus de Senhoras de São Paulo e Osasco. Ao Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiras e Trabalhadores nas Indústrias de Confecção de Roupas e de Chapéus de Senhoras de São Paulo e Osasco. Rua Florêncio de Abreu, 305-2 andar - Centro - S ão

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO Justiça do Trabalho TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO Justiça do Trabalho TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO Justiça do Trabalho TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO G a b i n e t e D e s e m b a r g a d o r a M a r t a C a s a d e i M o m e z z o Fl. 1 PROCESSO TRT/SP Nº 0000026-60.2014.5.02.0443-10ª

Leia mais

Inconstitucionalidade da obrigação de depósito prévio da totalidade das custas de parte

Inconstitucionalidade da obrigação de depósito prévio da totalidade das custas de parte NEWSLETTER Contencioso Inconstitucionalidade da obrigação de depósito prévio da totalidade das custas de parte O acórdão do Tribunal Constitucional n.º 189/2016, de 30 de Março, julgou inconstitucional

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Suzana trabalhou na residência da família Moraes de 15/06/2015 a 15/09/2015, data na qual teve baixa em sua CTPS. A família do ex-empregador vive em Natal/RN. Suzana

Leia mais

Direito Processual Civil II

Direito Processual Civil II Direito Processual Civil II»Aula 2 Procedimento Sumário: parte 1 Procedimento Sumário: Hipóteses legais II Procedimento Sumário 1 Rito sumário e Juizados Especiais - O procedimento comum é aplicável as

Leia mais

JUSTIFICATIVA DESCRIÇÃO LANÇAMENTO

JUSTIFICATIVA DESCRIÇÃO LANÇAMENTO CÓDIGO PREFEITURA DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS CO NTROLE DA FREQUÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS TABELA DE OCORRÊNCIAS JUSTIFICATIVA DESCRIÇÃO LANÇAMENTO RESPONSÁVEL

Leia mais

O empregado em domicílio tem os mesmos direitos trabalhistas concedidos aos empregados em geral.

O empregado em domicílio tem os mesmos direitos trabalhistas concedidos aos empregados em geral. ROTEIRO DE AULAS - PARTE 2 DIREITO DO TRABALHO - Espécies de Empregados. Espécies de empregados Empregado em domicilio (arts. 6 e 83 CLT) Art. 6 - Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento

Leia mais

PORTARIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO EMPREGO - MTE Nº 2.685 DE 26.12.2011 D.O.U: 27.12.2011

PORTARIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO EMPREGO - MTE Nº 2.685 DE 26.12.2011 D.O.U: 27.12.2011 PORTARIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO EMPREGO - MTE Nº 2.685 DE 26.12.2011 D.O.U: 27.12.2011 Altera a Portaria nº 1.621, de 14 de julho de 2010, que aprovou os modelos de Termos de Rescisão de Contrato de

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica ORDEM DOS ADVOGADOS CNA Comissão Nacional de Avaliação PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica GRELHA DE CORRECÇÃO Prática Processual Civil e Organização Judiciária (8 Valores) 18 de Julho de 2011 1.Defina e indique

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS

PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS PERGUNTAS FREQUENTES CUSTAS JUDICIAIS 1- Como proceder com relação aos Mandados de Segurança?... 2 2- É possível distribuir um feito sem recolher custas iniciais?... 2 3- É necessário recolher custas referentes

Leia mais

Processo é o instrumento por meio do qual a jurisdição age. Procedimento é a forma material com que o processo se realiza em cada caso concreto.

Processo é o instrumento por meio do qual a jurisdição age. Procedimento é a forma material com que o processo se realiza em cada caso concreto. 6 AÇÃO TRABALHISTA 6.1. CONCEITOS Dissídio Individual: solução de litígio entre pessoas singularmente consideradas. Dissídio Individual plúrimo: tutela de interesses concretos e individualizados cuja decisão

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 23.478 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 84-36.2016.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº 23.478 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 84-36.2016.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 23.478 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 84-36.2016.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Dias Toffoli Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Estabelece diretrizes gerais

Leia mais

1. SEGURADOS DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL. 1) Segurado (art. 11 a 15 Lei n. 8.212) e dependente (art. 16, Lei n 8.212)

1. SEGURADOS DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL. 1) Segurado (art. 11 a 15 Lei n. 8.212) e dependente (art. 16, Lei n 8.212) 1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO PONTO 1: Segurados do Regime Geral de Previdência Social PONTO 2: Do Segurado PONTO 3: Da Contribuição do produtor rural, do pescador segurado especial PONTO

Leia mais

Quadro comparativo do Projeto de Lei do Senado nº 253, de 2005

Quadro comparativo do Projeto de Lei do Senado nº 253, de 2005 1 Regulamenta os 12 e 13 do art. 201 e o 9º do art. Regulamenta os 12 e 13 do art. 201 da 195 da Constituição Federal, para dispor sobre o Constituição Federal, para dispor sobre o sistema sistema especial

Leia mais

AGRAVO DE PETIÇÃO TRT/AP - 01428-1988-016-01-00-0 - RTOrd A C Ó R D Ã O 4ª Turma

AGRAVO DE PETIÇÃO TRT/AP - 01428-1988-016-01-00-0 - RTOrd A C Ó R D Ã O 4ª Turma Execução. Juros O pagamento, na execução, de valor atualizado até data anterior ao seu efetivo pagamento ao credor, atende apenas em parte ao direito deste, dado que a atualização feita não contempla o

Leia mais

Adendo ao livro MANUAL DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Autor: Hugo Medeiros de Goes

Adendo ao livro MANUAL DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Autor: Hugo Medeiros de Goes Adendo ao livro MANUAL DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Autor: Hugo Medeiros de Goes 1. ERRATA Página 180 No primeiro parágrafo do item 2.10.1 (Beneficiários): Onde se lê: Os beneficiários da pensão por morte

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 700.228 RIO GRANDE DO SUL RELATOR : MIN. LUIZ FUX RECTE.(S) : ALDAIR SCHINDLER E OUTRO(A/S) ADV.(A/S) :TATIANA MEZZOMO CASTELI RECDO.(A/S) :ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL C007048 Nos autos da reclamação trabalhista 1234, movida por Gilson Reis em face da sociedade empresária Transporte Rápido Ltda., em trâmite perante a 15ª Vara do Trabalho

Leia mais

HISTÓRICO DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

HISTÓRICO DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO HISTÓRICO DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Anita Pereira ANDRADE¹ Fellipe Oliveira ULIAM² RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo explanar sobre o histórico do Direito Processual do Trabalho no

Leia mais

ACÓRDÃO 0182900-57.2009.5.04.0661 RO Fl. 1. DESEMBARGADOR CLÁUDIO ANTÔNIO CASSOU BARBOSA Órgão Julgador: 9ª Turma

ACÓRDÃO 0182900-57.2009.5.04.0661 RO Fl. 1. DESEMBARGADOR CLÁUDIO ANTÔNIO CASSOU BARBOSA Órgão Julgador: 9ª Turma 0182900-57.2009.5.04.0661 RO Fl. 1 DESEMBARGADOR CLÁUDIO ANTÔNIO CASSOU BARBOSA Órgão Julgador: 9ª Turma Recorrente: Recorrido: Origem: Prolator da Sentença: ELISÂNGELA COSTA - Adv. Jorge Luiz Costa DOUX

Leia mais

(DECRETO-LEI N.º 157/2005, DE 20 DE SETEMBRO)

(DECRETO-LEI N.º 157/2005, DE 20 DE SETEMBRO) REGIME ESPECIAL DE PRÉ- -APOSENTAÇÃO E DE APOSENTAÇÃO DO PESSOAL COM FUNÇÕES POLICIAIS DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DO PESSOAL DO CORPO DA GUARDA PRISIONAL (DECRETO-LEI N.º 157/2005, DE 20 DE SETEMBRO)

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o EMENTA: Recursos Trabalhistas. Execução Trabalhista. Dissídio Coletivo. Procedimentos Especiais. OBJETIVOS GERAIS Proporcionar ao aluno o conhecimento sobre o processamento dos recursos, execução, dissídio

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL V EXAME UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DO DIA 4/12/2011 DIREITO EMPRESARIAL

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL V EXAME UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DO DIA 4/12/2011 DIREITO EMPRESARIAL DIREITO EMPRESARIAL PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL O examinando deverá elaborar uma petição simples cuja nomenclatura e/ou conteúdo deve remeter à ideia de refutação à contestação, sendo, contudo, consideradas

Leia mais

TÍTULO VIII DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I DO DOMICÍLIO TRIBUTÁRIO E DO ESTABELECIMENTO

TÍTULO VIII DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I DO DOMICÍLIO TRIBUTÁRIO E DO ESTABELECIMENTO TÍTULO VIII DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I DO DOMICÍLIO TRIBUTÁRIO E DO ESTABELECIMENTO Art. 487. Domicílio tributário é aquele eleito pelo sujeito passivo ou, na falta de eleição, aplicase o disposto

Leia mais

SINDPD-RJ SEPRORJ CLÁUSULA 1ª - ABRANGÊNCIA, OBJETIVO E VIGÊNCIA:

SINDPD-RJ SEPRORJ CLÁUSULA 1ª - ABRANGÊNCIA, OBJETIVO E VIGÊNCIA: TERMO ADITIVO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO FIRMADA ENTRE O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS E SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS, DE INFORMÁTICA, INTERNET E SIMILARES DO ESTADO, DORAVANTE DENOMINADO

Leia mais

Enunciado nº 01.2016:

Enunciado nº 01.2016: AVISO CONJUNTO TJ/COJES nº 15/2016 O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e a Presidente da Comissão Judiciária de Articulação

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA I. Curso: DIREITO / BACHARELADO II. Disciplina: PROGRAMA DE DISCIPLINA DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO (D-50) Área: Ciências Sociais Período: 9º - Nono Turno: Matutino/Noturno Ano: 2010.2 Carga Horária:

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO y*&<**

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO y*&<** publicadoía)no DíArío da JustiçaSlstrônicc StCfíE WSIA JUDICIARIA--tR&flp^jftiâC TUErtÉÉ» A1^ TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO y*&

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO ACÓRDÃO 9ª Turma SALÁRIO POR FORA. RESCISÃO INDIRETA. A prática de pagamento de salários por fora sem a respectiva repercussão nas verbas salariais, configura descumprimento de obrigação contratual pela

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA OFICINA DO NOVO CPC AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA A palavra agravo significa prejuízo; dano sofrido; ofensa que se faz a alguém; afronta. O termo agravo

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO PROJETO DE LEI N o 6.287, DE 2009 Altera a Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, para regular o registro de contrato de transferência de tecnologia.

Leia mais

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL Programa (60 horas) I CONSULTA JURÍDICA 1.1 Consulta jurídica 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3 Gestão do cliente e seu processo II ACESSO AO DIREITO 2.1 Modalidades de acesso

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI SENADO N 72, DE 2011

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI SENADO N 72, DE 2011 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI SENADO N 72, DE 2011 Altera o art. 18 da Lei n 8.213, de 24 de julho de 1991, para ampliar os benefícios previdenciários devidos ao aposentado que retornar ao trabalho. Art.

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁTICA TRABALHISTA Embargos de Declaração e Recurso Ordinário

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁTICA TRABALHISTA Embargos de Declaração e Recurso Ordinário ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁTICA TRABALHISTA Embargos de Declaração e Recurso Ordinário 1 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO: - A prestação jurisdicional deve ser clara e completa; - Os Embargos de Declaração têm por

Leia mais

Visão Panorâmica das Principais Alterações ao CÓDIGO DO TRABALHO. Luis Castro. Julho-2012

Visão Panorâmica das Principais Alterações ao CÓDIGO DO TRABALHO. Luis Castro. Julho-2012 Visão Panorâmica das Principais Alterações ao CÓDIGO DO TRABALHO Luis Castro Julho-2012 Objectivos: - Melhorar a legislação laboral, quer através da sua atualização e sistematização, quer mediante a agilização

Leia mais

V I S T O S, relatados e discutidos estes autos de I. RELATÓRIO

V I S T O S, relatados e discutidos estes autos de I. RELATÓRIO EMENTA RECURSO ORDINÁRIO, provenientes da MM. DECLARAÇÃO DE POBREZA E ASSISTÊNCIA SINDICAL. HONORÁRIOS ASSISTENCIAIS. SÚMULA 219 DO TST. 1. Para fazer jus aos benefícios da assitência judiciária gratuita,

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS...

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS... SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 13 Processo X procedimento... 13 Ritos no processo de cognição... 13 Procedimento comum... 14 Procedimento especial... 14 Atividade jurisdicional estrutura...

Leia mais