Simulações em Aplicativos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Simulações em Aplicativos"

Transcrição

1 Simulações em Aplicativos Uso Avançado de Aplicativos Prof. Marco Pozam A U L A 0 1

2 Simulações em Aplicativos Uso Avançado de Aplicativos Apresentação da Disciplina

3 Sobre o professor Marco A. F. Pozam Profissional: +20 anos de experiência em gerenciamento de portfolio de projetos. +12 anos de experiência em governança corporativa e de TI. Formação e Certificação: Analista de Sistemas pela PUC Campinas. Especialização em Política e Estratégia pela ESG-Escola Superior de Guerra. MBA em Gestão Estratégica de TI pela FGV-EESP. ITIL Expert CertifiedbyAPMGroup-UK Project Portfolio Manager MoP by APMGroup-UK. Atuação Acadêmica: Professor universitário EPN ( Governança Corporativa e de TI, Sistemas e Gerenciamento de Projetos ). Instrutor corporativo em Governança ( Planejamento Estratégico, ITIL, Cobit, Processos e Gerenciamento ).

4 Sobre a classe 1. Nome 2. Área de formação / Profissão 3. Experiência Profissional Mais que uma sala de aula, vamos pensar como um grupo de discussão! -> Trocar experiências e associar a teoria apresentada com casos práticos do dia-a-dia.

5 Objetivo da disciplina Abordar a disciplina de Simulações em Aplicativos através de: 1. Apresentação de conceitos. 2. Esclarecimento das diversas terminologias. 3. Apresentação de normas e regulamentações. 4. Apresentação das áreas de conhecimento. 5. Prover uma visão geral e prática sobre o tema. 6. Estudos de caso.

6 Ementa da Disciplina 1. Conceito de Project Office. 2. Tipos de Project Office. Funções Associadas. 3. Fatores de Sucesso. 4. Revisões de Qualidade. 5. Estágios de Implantação. 6. Métricas de Performance. 7. Staff Envolvido. 8. Modelos de maturidade em gerenciamento de projetos.

7 Programação da Disciplina Aula 01: Conceito de Project Office. Aula 02: Tipos de Project Office. Funções Associadas. Aula 03: Fatores de Sucesso. Aula 04: Revisões de Qualidade. Aula 05: Estágios de Implantação. Aula 06: Métricas de Performance. Aula 07: Staff Envolvido. Aula 08: Modelos de maturidade em gerenciamento de projetos. Aula 09: Avaliação Final.

8 Programação da Disciplina 20/Agosto: Conceito de Project Office. 27/Agosto: Tipos de Project Office. Funções Associadas. 03/Setembro: Fatores de Sucesso. 10/Setembro: Revisões de Qualidade. 17/Setembro: Estágios de Implantação. 24/Setembro: Métricas de Performance. 01/Outubro: Staff Envolvido. 08/Outubro: Modelos de maturidade em gerenciamento de projetos. 15/Outubro: Avaliação Final.

9 Metodologia Exposição dos conceitos com aplicação prática de exemplos reais, estudos de caso e exercícios, onde os participantes poderão trocar informações sobre suas iniciativas e experiência em Governança.

10 Forma de avaliação 1. Avaliação individual(pi), sem consulta e desenvolvida em classe, envolvendo os temas apresentados em aula. 4 questões interpretativas( 2,5 ponto cada). (70%danotafinal)=>Notadaprova*0,7. 2. Trabalho individual(ti). Desenvolvido em sua maior parte em sala de aula. Entrega de relatório final na última aula(15/outubro). (30%danotafinal)=>Notadotrabalho*0,3. 3. Nota Final PI+TI Nota final para aprovação = 7,0.

11 O que não fazer em sala ou na avaliação?

12 Referências bibliográficas OGC Office of Government Commerce. Portfolio, Programme and Project Offices. London, UK: TSO, 2008 HELDMAN, Kim. Gerência de Projetos: Fundamentos. Rio de Janeiro: Campus, VIEIRA, Marconi. Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro: Campus, PMI. Um Guia do Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBok ). Quinta edição. USA: Project Management Institute, REZENDE, Denis Alcides. Tecnologia de informação integrada a inteligência empresarial. São Paulo: Atlas, CHATFIELD, Carl & JOHNSON, Timothy. Microsoft Office Project 2007 Passo a Passo. São Paulo: Bookman, VARGAS, Ricardo. Microsoft Office Project 2007 Standard & Professional. São Paulo: Brasport, SILVA, Márcio. Microsoft Office Project 2007: Depressa & Bem. Lisboa: FCA, 2007.

13 Simulações em Aplicativos Uso Avançado de Aplicativos Introdução

14 Introdução Nas aulas 01 e 02 vamos apresentar e rever conceitos básicos do gerenciamento de projetos, incluindo definições, ciclos de vida de projetos e conhecimentos essenciais que todos os bons profissionais precisam para ter êxito em um PMO. Aula Associações em Gerenciamento de Projetos. 2. Certificações em Gerenciamento de Projetos. 3. Definição de projeto. 4. O papel do Gerente de Projetos e outros atores em projetos. Aula Fundamentos organizacionais no contexto de projetos. 2. Exame de alto nível de alguns dos processos e planos de gerenciamento de projetos. 3. Como se beneficiar do uso de técnicas sólidas de gerenciamento de projetos.

15 Simulações em Aplicativos Uso Avançado de Aplicativos Introdução

16 Associações em Gerenciamento de Projetos Origem: USA ( ) Criado em Atualmente com representação em 70 países ( 250 capítulos ). Capítulo São Paulo em Origem: Reino Unido ( ) Criado em Atualmente com representação em 7 países ( ou via British Council ). Origem: Holanda ( ) Criado em Atualmente com representação em 40 países. Origem: Brasil ( ) Criado em Representante no Brasil da IPMA.

17 Esclarecendo a pergunta recorrente... Histórico PMI em Gerenciamento de Projetos 1976: Início da documentação de normas. 1984: Publicação da primeira norma. 1987: Publicação da norma revisada. 1996: Atualização completa e lançamento do PMBok Guide 1st. Edition. 2000: Lançamento do PMBok Guide 2nd. Edition. 2001: Lançamento da Norma Prática para Work Breakdown Structures 2004: Lançamento do PMBok Guide 3rd. Edition, e primeira versão em português. 2008: Lançamento do PMBok Guide 4th. Edition. 2012: Lançamento do PMBok Guide 5th. Edition

18 Certificações em Gerenciamento de Projetos Certified Associates in Project Management (CAPM ) Compreende os processos, a terminologia e tem um conhecimento básico do Guia PMBOK. Demonstra conhecimento nas práticas de gerenciamento de projeto. Contribui com o time de projeto como especialista em um tópico específico. Project Management Professional (PMP ) É o responsável por todos os aspectos do projeto e pelo ciclo de vida do projeto. Lidera e direciona os múltiplos times funcionais para as entregas dos projetos. Demonstra conhecimento e experiência suficiente para aplicar a metodologia na prática. Program Management Professional (PgMP ) Responsável por alcançar um objetivo corporativo ao supervisionar um programa que consiste de múltiplos projetos. Define e inicia projetos, e designa gerente de projetos para gerenciar custo, prazo e desempenho. Mantém o alinhamento do escopo de programa com os objetivos estratégicos do negócio.

19 Certificações em Gerenciamento de Projetos PMI Risk Management Professional (PMI-RMP SM ) Responsável pela indentificação de riscos ao projeto e preparar planos de mitigação. Atua e contribui como membro do time de gerenciamento do projeto. Mínimo de três anos de experiência em gerenciamento de riscos de projeto. PMI Scheduling Professional (PMI-SP SM ) Responsável pela criação e manutenção do cronograma do projeto. Atua e contribui como membro do time de gerenciamento do projeto. Mínimo de três anos de experiência em acompanhamento de cronograma do projeto.

20 Requisitos para Certificação Certified Associates in Project Management (CAPM ) Você pode se certificar CAPM se for: Membro de uma equipe de projeto; Praticante de gerenciamento de projetos com pouca experiência, ou recém-iniciado nas atividades de gerenciamento de projetos; Estudante de graduação ou pós-graduação que tenha interesse em gerenciamento de projetos. Para estar apto a realizar a prova de certificação o candidato deverá preencher os seguintes requisitos: Ter pelo menos o 2º grau completo e experiência mínima de 1500 horas como membro de equipe de projeto; OU Ter participado de pelo menos 23 horas de treinamento formal em gerenciamento de projetos.

21 Requisitos para Certificação Project Management Professional (PMP ) Para obter a Certificação PMP o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP. Para comprovação da experiência, existem duas categorias: Categoria I (profissionais com 3º grau completo): horas e 36 meses de experiência em gerenciamento de projetos profissional nos últimos 6 anos; 35 horas de educação formal em gerenciamento de projetos; Categoria II (profissionais com 2º grau completo): horas e 60 meses de experiência em gerenciamento de projetos profissional nos últimos 8 anos; 35 horas de educação formal em gerenciamento de projetos.

22 Requisitos para Certificação Program Management Professional (PgMP ) A competência dos candidatos será verificada em três passos: Competence Evaluations 1 A avaliação inicial ocorrerá durante o processo de inscrição. Antes do candidato ser tornar elegível a prosseguir com a certificação, ele será amplamente avaliado por um quadro de gerentes de programas quanto à sua experiência profissional. Competence Evaluation 2 O próximo passo na avaliação ocorrerá com um exame de múltipla escolha no qual o candidato será solicitado a demonstrar sua habilidade em aplicar seu conhecimento em questões baseadas em cenários situacionais. Multi-rater Assesment (MRA) O último passo será uma avaliação 360 graus onde uma equipe de avaliadores irá verificar as suas habilidades em tarefas pertinentes ao gerenciamento de programas. Você preencherá uma auto-avaliação e deverá indicar 12 pessoas como referência para que eles o avaliem. Você pode se certificar PgMP se: For graduado em qualquer curso de bacharelado ou equivalente e se nos últimos 15 anos tiver: quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de projetos E quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de programas.

23 Simulações em Aplicativos Uso Avançado de Aplicativos Definições e Conceitos básicos

24 Definição de Projeto Projeto é um esforço temporário (tem prazo limitado) assumido para dar origem a um serviço, resultado ou produto único, que não foi produzido antes. 1. Por que temporário? Todo projeto deve ter um início e um fim claramente definidos. O fim é atingido quando os objetivos do projeto (definidos no plano do projeto) são concluídos, ou quando se torna claro que não é possível de ser atingido, ou ainda quando a necessidade do projeto já não existe mais. 2. Por que único? Geram entregáveis (deliverables) únicos, que podem ser resultados, serviços ou produtos. Cada entrega é diferente de alguma forma de todos os similares que são feitos por outros projetos. 3. Progressivo! Pois se desenvolve em etapas e é incrementado continuamente (iterativo).

25 Definição de Programa Um Programa é um grupo de projetos. 1. Seu gerenciamento é coordenado porque talvez usem os mesmos recursos, os resultados de um projeto podem ser incorporados em outro, ou são partes de um projeto maior que foi desdobrado em projetos menores. 2. Esta coordenação reduz o risco, gera economias de escala e melhorias no gerenciamento que não poderiam ser obtidas se os projetos fossem gerenciados como partes de um programa.

26 Definição de Portfólio Um conjunto de projetos e/ou programas e outras atividades que são agrupados para facilitar o gerenciamento efetivo dos trabalhos para atingirem os objetivos estratégicos do negócio. Os projetos e programas do portfólio não necessariamente são interdependentes ou diretamente relacionados. Gerenciamento de Portfólio 1. Não é um projeto, é mais um processo de negócio contínuo. 2. Foco de negócio amplo. 3. Audiência é Alta Administração. 4. Principais temas: Alinhamento. Tomada de decisões.

27 Projeto, Programa e Portfólio Portfólio um conjunto de programas de negócio para otimizar o valor empresarial. Gerenciamento de Portfólio Programa um grupo de projetos estruturados de modo a produzir valor nos negócios. Projeto um conjunto de atividades, baseado em um cronograma e orçamento, visando entregar uma capacidade definida. Gerenciamento de Programa Gerenciament o de Projetos

28 Definição de Escritório de Projetos ( PMO ) PMO ( Portfolio, Project ou Programme Management Office ). Um departamento que centraliza o gerenciamento de projetos. Em geral, um PMO assume uma destas três funções (ou combinação destas): 1. Fornecer as políticas, as metodologias e os modelos para gerenciar projetos na organização. 2. Fornecer apoio e orientação para outras pessoas na organização sobre como gerenciar projetos, fornecer treinamento sobre gerenciamento de projetos ou software de gerenciamento de projetos, e apoiar o uso de ferramentas específicas de gerenciamento de projetos. 3. Fornecer gerentes de projetos para diferentes projetos e assumir a responsabilidade pelos resultados desses projetos.

29 Atuação do Escritório de Projetos ( PMO ) Em 2006, a University of Quebec através da Montreal Business School conduziu uma pesquisa sobre PMO s. Seu relatório final The Reality on Project Management Offices listou as interpretações mais comuns nas empresas para o significado de PMO: 59% Project Management Office. 12% Program Management Office. 7% Project Support Office. 4% Name containing the term project and similar to project management office. 2% Project Office. 2% Center of Excellence. 2% No name. 12% Other name. Nós somos do PMO, a resistência é inútil - você será assimilado.

30 Definição do processo de gerenciamento de projeto É a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas de gestão de projetos às atividades de um projeto para atender aos seus requisitos. O PMBok declara que este método de atender aos requisitos do projeto para a satisfação do cliente é suportado através do uso e integração dos seguintes grupos de processos: 1. Início 2. Planejamento 3. Execução 4. Monitoramento e Controle 5. Encerramento PROJETO Estes grupos de processos devem satisfazer as necessidades do cliente em relação aos objetivos do projeto por meio de planejamento, execução, monitoração e controle dos resultados esperados.

31 Projetos versus operações contínuas PROJETOS Início e fim definidos. Temporário por natureza. Produz um só produto ou serviço. Os recursos são exclusivos para o projeto. O encerramento é definido por critérios específicos. OPERAÇÕES CONTÍNUAS Sem início e fim definidos. Contínuo. Produz o mesmo produto ou serviço ininterruptamente. Os recursos são exclusivos das operações. Os processos não são encerrados. Projeto 1 Projeto N Projeto 2 Operação Contínua Tempo Mês 01 Mês 02 Mês 03 Mês 04 Mês 05 Mês 06 Mês 07 Mês 08

32 Os principais atores do projeto Gerente do Projeto PROJETO Gerente Funcional Equipe do Projeto Patrocinador

33 O papel do Gerente de Projetos Na função de Gerente de Projetos, sua principal preocupação durante todo o processo de gerenciamento de projetos e, em especial, no final é poder responder a questão: Atendi às exigências do cliente de maneira satisfatória? Os projetos surgem em conseqüência de uma necessidade, e essa necessidade tem relação com as expectativas do cliente no tocante ao resultado final. Para não se perder ao longo do projeto é importante entender e executar: 1. Conhecer o objetivo e o produto pretendido pelo projeto. 2. Refletir sobre os processos usados para concluir as atividades. 3. Definir se o cliente está satisfeito com o produto que o projeto se propôs a produzir. 4. Documentar as lições aprendidas no decorrer do projeto.

34 O papel da Equipe do Projeto Fornece conhecimento técnico. Executa o projeto, zela por prazo, custo, qualidade, escopo, garantias. Fatores essenciais no planejamento da equipe do projeto incluem: 1. Habilidades necessárias para cada tarefa ou grupo de tarefas. 2. Capacidade para aprender coisas novas. 3. Conhecimento. 4. Personalidade. 5. Disponibilidade. 6. Experiência. 7. Capacidade de trabalhar bem com os outros.

35 O papel do Gerente Funcional Manager São aqueles que executam as tarefas do ideal do líder, realizando os serviços e as atividades relacionadas a esse ideal e gerenciando as operações diárias, para a satisfação dos stakeholders: Gerencia o compartilhamento de recursos. Prioriza o uso dos recursos nos projetos. Zela pelo equilíbrio no uso de recursos. Acompanha a execução das atividades.

36 O papel do Patrocinador do Projeto Project Sponsor Um executivo da organização que apóia o projeto: Fornece apoio político. Viabiliza os recursos necessários. Normalmente possui interesse no projeto.

37 Definição de Cliente Usuário final ou destinatário do produto ou serviço do projeto. Os clientes de um projeto podem ser internos ou externos à organização. Goldplating Entregar mais do que o combinado com o cliente: nunca!

38 Definição de Stakeholder Qualquer pessoa interessada no projeto. Pessoas e organizações, como clientes, patrocinadores, organizações executoras e o público, que estejam ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela execução ou término do projeto. Fonte: PMBok.

39 Definição de Premissas e Restrições Premissas são fatores, que para efeito de planejamento, são considerados verdadeiros e certos. Exemplo: se a data de disponibilidade de um determinado recurso é incerta, o time do projeto pode assumir uma determinada data, para isso assumindo um risco. Restrições são fatores que limitam as atividades da equipe do projeto. Exemplo: o espaço disponível numa feira para expor os equipamentos é limitado. Isso provoca uma restrição na quantidade de equipamentos que podem ser expostos.

40 Tríplice Restrição ( as três grandes restrições ) Tempo A maioria dos projetos opera com algum tipo de prazo. Recursos Todos os projetos exigem recursos para realizar o plano do projeto. Qualidade Garante que o produto final esteja em conformidade com os requisitos e a descrição do produto definidos.

41 Definição de Escopo do Projeto O trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas. Objetivo = o que se deseja alcançar com o projeto. X Escopo = limite ou abrangência do projeto e do produto.

42 A evolução da Tríplice Restrição Tempo A maioria dos projetos opera com algum tipo de prazo. Qualidade Garante que o produto final esteja em conformidade com os requisitos e a descrição do produto definidos. Escopo Limite ou abrangência do projeto e do produto Recursos Todos os projetos exigem recursos para realizar o plano do projeto.

43 Definição de Satisfação do Cliente Os clientes são a razão da existência das empresas ( e de projetos ). Tempo, Escopo, Recursos e Qualidade podem obedecer exatamente ao plano do projeto, mas, se os clientes não estiverem satisfeitos, não pedirão novos projetos. Insatisfação => Problemas de comunicação e Criação de Relacionamento.

44 Definição de Risco Um evento que representa uma ameaça potencial ou uma oportunidade potencial. Ameaça potencial é a possibilidade de um problema ocorrer no projeto e, conseqüentemente, ameaçar de alguma forma os seus resultados. Oportunidade potencial pode ser entendida como um risco positivo, pois pode representar a possibilidade de ganhos adicionais no projeto.

45 Visão atualizada das Restrições do Projeto Recursos Todos os projetos exigem recursos para realizar o plano do projeto. Tempo A maioria dos projetos opera com algum tipo de prazo. Escopo Limite ou abrangência do projeto e do produto Risco Um evento que representa uma ameaça potencial ou uma oportunidade potencial. Satisfação do Cliente Resolução de problemas de comunicação e diferenças em habilidades interpessoais. Qualidade Garante que o produto final esteja em conformidade com os requisitos e a descrição do produto definidos.

46 Definição de EAP / WBS EAP Estrutura Analítica do Projeto. WBS Work Breakdown Structure. Organização hierárquica do trabalho necessário para desenvolver os produtos exigidos pelo projeto. Um procedimento sistematizado que configura o projeto como um todo. Constitui uma representação gráfica do projeto que evidencia seus componentes e o trabalho necessário à sua conclusão. Nível 0: projeto Nível 1: grupos Nível 2: grupos Nível 3: pacote de trabalho

47 Definição das Atividades do Projeto Para os propósitos de Gerência de Projetos, a palavra atividade é utilizada como um termo genérico para um elemento da Estrutura Analítica do Projeto (EAP / WBS). Boas Práticas: Convém que o Projeto seja sistematicamente estruturado em atividades gerenciáveis para atender as necessidades de produto e processos para o cliente. Ao definir as atividades, convém que a Gerência do Projeto envolva as pessoas que realizarão as atividades, para aproveitar as respectivas experiências, nivelar conhecimentos e obter comprometimento. Convém definir cada atividade de tal maneira que seus resultados sejam mensuráveis. Convém que seja verificado se a lista de atividades ficou completa, incluindo as práticas da qualidade, avaliações de progresso e preparação de um plano do Projeto. Convém que as interações entre as atividades e as interfaces entre o Projeto e as partes interessadas sejam identificadas e documentadas.

48 Definição de Marcos do Projeto São marcadores que lhe permitem saber que um feito importante foi alcançado. Os marcos não são tarefas, mas podem ser formados por um grupo de tarefas. Você não executa atividades para completar um marco, ou seja, eles não são trabalho. Eles significam que um grupo de trabalho foi concluído ou que um feito importante foi alcançado. Os marcos podem estar baseados nas entregas, num agrupamento de entregas ou num agrupamento de tarefas.

49 Definição de Caminho Crítico Caminho Crítico (critical path) é o caminho completo mais longo no projeto. Isto significa que, quando as durações para cada uma das tarefas ou atividades num seqüência (aquelas que têm dependências) são somadas do início ao fim do projeto, o caminho com a duração mais longa é o caminho crítico. Qualquer tarefa no caminho crítico é denominada tarefa do caminho crítico. Importante Quando se altera a duração de uma atividade do caminho crítico, isso sempre muda a duração do projeto. Tarefas que não pertencem ao caminho crítico não vão afetar a duração do projeto porque podem ser concluídas no mesmo tempo que as tarefas no caminho crítico. Entregar equipamentos ( 1 dia ) Escrever programas ( 10 dias ) Testar equipamentos ( 5 dias ) Testar e Depurar ( 6 dias ) Instalar equipamentos ( 5 dias ) Treinar usuários ( 2 dias ) Aceitação

50 Simulações em Aplicativos Uso Avançado de Aplicativos Conclusão da Aula 01

51 Tópicos importantes nesta aula Definição e conceitos básicos: 1. Conceito de Project Office 2. Projeto 3. Programa 4. Portfólio 5. Atores do Projeto ( Patrocinador, Stakeholder, Equipe, Gerentes, Cliente ) 6. Premissas e Restrições 7. Tríplice Restrição 8. EAP / WBS

Certificação em Gerenciamento de Projetos

Certificação em Gerenciamento de Projetos Certificação em Gerenciamento de Projetos Existe um ponto muito importante para as organizações, que é a certificação, que vem trazer ao profissional as melhores práticas para o Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Profa Msc Lidiane Reis -lreis@radial.br Plano de Ensino / Aula Inaugural Onde você quer chegar??? Por quê estudar Gestão de Projetos??? O que vamos estudar? (Ementa) O aluno aprenderá

Leia mais

WWW.RJN.COM.BR. De acordo com a 5ª Edição (2013) do PMBOK

WWW.RJN.COM.BR. De acordo com a 5ª Edição (2013) do PMBOK De acordo com a 5ª Edição (2013) do PMBOK EMENTA DO TREINAMENTO Apresentar metodologia de estudo dos fundamentos de gerenciamento de projetos, das áreas de conhecimento (integração, escopo, tempo, custo,

Leia mais

Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP. http://brasil.pmi.org

Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP. http://brasil.pmi.org Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP http://brasil.pmi.org Em todo o mundo há uma grande demanda por gerentes de projetos qualificados. Uma

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de Projetos Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia 15/05/2013 Pró diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

Certificação em Gerenciamento de Projetos

Certificação em Gerenciamento de Projetos Certificação em Gerenciamento de Projetos Existe um ponto muito importante para as organizações, que é a certificação, que vem trazer ao profissional as melhores práticas para o Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais

Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Novidades do Guia PMBOK 5ª edição

Novidades do Guia PMBOK 5ª edição Novidades do Guia PMBOK 5ª edição Mauro Sotille, PMP O Guia PMBOK 5 a edição (A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) Fifth Edition), em Inglês, foi lançado oficialmente pelo

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 Semana de Tecnologia Gerenciamento de Projetos Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 ferreiradasilva.celio@gmail.com O que é um Projeto? Projeto é um "esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CERTIFICAÇÕES PMI. Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CERTIFICAÇÕES PMI. Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CERTIFICAÇÕES PMI Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP Sobre o Palestrante Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP Atua como: Gerente de Projetos Na Empresa: Gestao TI E também como: Instrutor

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

GOVERNANÇA DE TI PMBoK (Project Management Body of Knowledge)

GOVERNANÇA DE TI PMBoK (Project Management Body of Knowledge) GOVERNANÇA DE TI PMBoK (Project Management Body of Knowledge) Governança de TI AULA 08 2011-1sem Governança de TI 1 Introdução ao Gerenciamento de Projetos HISTÓRIA PMI Project Management Institute: Associação

Leia mais

Minicurrículo. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Computer Engineering Ph.D Project Management Professional. Líder no PMO. Diretor e Professor

Minicurrículo. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Computer Engineering Ph.D Project Management Professional. Líder no PMO. Diretor e Professor Adilson de Oliveira Minicurrículo Mestre em Ciência da Informação Doutor em Engenharia de Computação Diretor e Professor Líder no PMO Gerente de Projetos Profissional Prof. Dr. Adilson de Oliveira Computer

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos IMPORTÂNCIA DO GUIA PMBOK [01] Grandes organizações, notadamente aquelas que chamamos de multinacionais, trabalham

Leia mais

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gerenciamento de Projeto /Turma 140 Data: Agosto/2014 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AMBIENTAIS

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gerenciamento de Projeto /Turma 140 Data: Agosto/2014 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AMBIENTAIS Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gerenciamento de Projeto /Turma 140 Data: Agosto/2014 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AMBIENTAIS Eduardo Christófaro de Andrade Eng. Agrônomo Juliana Maria Mota

Leia mais

Tutorial de Gerenciamento de Projetos. Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011

Tutorial de Gerenciamento de Projetos. Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011 Tutorial de Gerenciamento de Projetos Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011 Apresentação Erika Yamagishi Engenheira de Computação pela UNICAMP Consultora associada

Leia mais

Uma visão prática e aplicada em Tecnologia da Informação

Uma visão prática e aplicada em Tecnologia da Informação Uma visão prática e aplicada em Tecnologia da Informação MBA Executivo Internacional pela Ohio State University/United States (OSU), MBA Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Pós-graduação

Leia mais

O PMI e o Gerenciamento de Projetos

O PMI e o Gerenciamento de Projetos O PMI e o Gerenciamento de Projetos André Voltolini Ex presidente PMI-RS VP de Relações Institucionais e Marketing - PMI-RS 09/2015 1 Sobre o que falaremos hoje PMI e o PMI-RS Guia PMBOK e Outras Referências

Leia mais

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS TREINAMENTO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS TREINAMENTO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS TREINAMENTO OBJETIVO Capacitar o aluno a compreender a ligação vital entre o gerenciamento da qualidade e o sucesso do projeto. Aprenda identificar as necessidades

Leia mais

Planejamento e Gestão de Projetos

Planejamento e Gestão de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Planejamento e Gestão de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Newman Serrano, PMP Visão geral da disciplina Objetivos

Leia mais

fagury.com.br. PMBoK 2004

fagury.com.br. PMBoK 2004 Este material é distribuído por Thiago Fagury através de uma licença Creative Commons 2.5. É permitido o uso e atribuição para fim nãocomercial. É vedada a criação de obras derivadas sem comunicação prévia

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP Especializações Certificações Mestre em Informática

Leia mais

Professor Gilberto Porto Gerenciamento de Projetos PMBoK

Professor Gilberto Porto Gerenciamento de Projetos PMBoK Professor Gilberto Porto Gerenciamento de Projetos PMBoK Brasília, Setembro de 2012 Metodologias PMI Project Management Institute Fundado em 1969 por cinco voluntários na Filadélfia, Pensilvânia EUA 250.000

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARREIRAS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONSULTORIA

ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARREIRAS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONSULTORIA ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARREIRAS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Amplie e diferencie os resultados da sua empresa através de um plano de carreira em gerenciamento de projetos.

Leia mais

CONSULTORIA NA GESTÃO DE PROJETOS ESPECÍFICOS

CONSULTORIA NA GESTÃO DE PROJETOS ESPECÍFICOS SUPORTE E CONSULTORIA NA GESTÃO DE PROJETOS ESPECÍFICOS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Acelere resultados com o suporte da empresa e dos profissionais que mais entendem de gerenciamento de projetos no

Leia mais

IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE ESCRITÓRIO DE PROJETOS (PMO) CONSULTORIA

IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE ESCRITÓRIO DE PROJETOS (PMO) CONSULTORIA IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE ESCRITÓRIO DE PROJETOS (PMO) CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Utilize os serviços de consultoria da Macrosolutions para obter as competências necessárias e gerenciar os projetos

Leia mais

Certificações em Gerenciamento de Projetos. Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA

Certificações em Gerenciamento de Projetos. Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA Certificações em Gerenciamento de Projetos Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA Dúvida Quantos aqui atuam como Gerentes de Projeto? Quantos tem investido na carreira de Gerente de Projeto? Tempo

Leia mais

EMENTA DE CURSO. INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS - Visão PMBOK -

EMENTA DE CURSO. INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS - Visão PMBOK - EMENTA DE CURSO INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS - Visão PMBOK - Programação: Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Visão PMBOK) Curso Duração (horas) Quantidade de aulas (30min/aula) Quantidade

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E INVESTIMENTOS ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS CONSULTORIA

OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E INVESTIMENTOS ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS CONSULTORIA OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E INVESTIMENTOS ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Alcance melhores resultados através da gestão integrada de projetos relacionados ou que compartilham

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Plano de projeto O Plano de Projeto é uma série de documentos ou uma coletânea lógica de documentos compilados pelo Gerente de Projetos

Leia mais

ANÁLISE DE VALOR AGREGADO EM PROJETOS (EARNED VALUE)

ANÁLISE DE VALOR AGREGADO EM PROJETOS (EARNED VALUE) ANÁLISE DE VALOR AGREGADO EM PROJETOS (EARNED VALUE) TREINAMENTO OBJETIVO Capacitar os alunos em uma das mais poderosas ferramentas de controle de projetos disponível no mercado. A análise de valor agregado

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Engenharia Civil. Planejamento Operacional de Obras. Gerenciamento de Escopo

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Engenharia Civil. Planejamento Operacional de Obras. Gerenciamento de Escopo Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Engenharia Civil Planejamento Operacional de Obras Gerenciamento de Escopo 1 GERENCIAMENTO DE PROJETOS INTRODUÇÃO PROCESSOS DE GERENCIAMENTO

Leia mais

Ministério Público do Estado de Goiás

Ministério Público do Estado de Goiás Ministério Público do Estado de Goiás Apresentação Inicial PMO Institucional MP-GO 1 Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Em muitos casos

Leia mais

As principais novidades encontradas no PMBOK quarta edição

As principais novidades encontradas no PMBOK quarta edição Page 1 of 5 As principais novidades encontradas no PMBOK quarta edição Por Rossano Tavares ( rossano.tavares@dm2tavares.com.br) Novas edições ou versões de manuais, programas, sistemas operacionais, livros,

Leia mais

COACHING E MENTORING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONSULTORIA

COACHING E MENTORING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONSULTORIA COACHING E MENTORING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Assegure resultados superiores do seu time de projetos e dos executivos com o coaching e mentoring exclusivo da Macrosolutions.

Leia mais

Escritório de Gerenciamento de Projetos ( Project Management Office PMO)

Escritório de Gerenciamento de Projetos ( Project Management Office PMO) MBA em Gestão de Projetos Escritório de Gerenciamento de Projetos ( Project Management Office PMO) Flávio Feitosa Costa, MSc. PMP (flaviopmp@gmail.com) MBA em Gerência de Projetos Escritório de Gerenciamento

Leia mais

PLANEJAMENTO ACELERADO DE PROJETOS ATRAVÉS DOS GANHOS RÁPIDOS EM PROJETOS CONSULTORIA

PLANEJAMENTO ACELERADO DE PROJETOS ATRAVÉS DOS GANHOS RÁPIDOS EM PROJETOS CONSULTORIA PLANEJAMENTO ACELERADO DE PROJETOS ATRAVÉS DOS GANHOS RÁPIDOS EM PROJETOS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA De 0 a 100% em 3 semanas! Entenda porque a nossa metodologia Ganhos Rápidos dará visibilidade aos

Leia mais

Melhores práticas em Gerenciamento de Projetos - PMBoK. Visão Geral. Prof. Carlos Jacobino, PMP, IPMA-D, MBA, CSM, ITILF, MCP

Melhores práticas em Gerenciamento de Projetos - PMBoK. Visão Geral. Prof. Carlos Jacobino, PMP, IPMA-D, MBA, CSM, ITILF, MCP Melhores práticas em Gerenciamento de Projetos - PMBoK Visão Geral Prof. Carlos Jacobino, PMP, IPMA-D, MBA, CSM, ITILF, MCP 11/07/2010 1 Agenda O que é um Projeto? Porque Gerenciar Projetos? Projetos,

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS CONSULTORIA

ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS CONSULTORIA ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Ganhe vantagem competitiva através da gestão adequada das ameaças e oportunidades de seus projetos. A Macrosolutions

Leia mais

Escritório de Projetos

Escritório de Projetos 1 Escritório de Projetos Módulo 3 Gestão de Projetos Aluno: Humberto Rocha de Almeida Neto hran@cin.ufpe.br Professores: Hermano Perrelli e Alexandre Vasconcelos 19 de outubro de 2009 Agenda Índice do

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais

Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS E INVESTIMENTOS CONSULTORIA

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS E INVESTIMENTOS CONSULTORIA GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS E INVESTIMENTOS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Como realizar inúmeros projetos potenciais com recursos limitados? Nós lhe mostraremos a solução para este e outros

Leia mais

MGP Manual de Gerenciamento de Projetos

MGP Manual de Gerenciamento de Projetos MGP Manual de Gerenciamento de Projetos v. 1.2 Diretorias: DT / DE / DA DTPE Superintendência Planejamento de Empreendimentos 1 Sumário 1. Introdução 2. Ciclo de Vida dos Projetos 3. 4. Ciclo de Vida do

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

PROJECT MANAGEMENT PMI AND PMBOK. PMI e PMBOK Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

PROJECT MANAGEMENT PMI AND PMBOK. PMI e PMBOK Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos PROJECT MANAGEMENT PMI AND PMBOK PMI e PMBOK Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos Gerência de Projeto PMI PMBOK PMP Gerenciamento de Projetos É a aplicação de conhecimento, habilidades,

Leia mais

04/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 1.

04/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 1. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 1.1 2 Introdução ao Gerenciamento de Projetos 3 1 Leitura

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROJETOS

INTRODUÇÃO A PROJETOS INTRODUÇÃO A PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br GESTÃO DE PROJETOS Gestão Ágil de projetos Gestão de projetos com PMBOK GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS GESTÃO ÁGIL

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Em conformidade com a metodologia PMI 1 Apresentações Paulo César Mei, MBA, PMP Especialista em planejamento, gestão e controle de projetos e portfólios, sempre aplicando as melhores

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Gestão dos Prazos e Custos do Projeto

Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Aula 4 14 de Novembro de 2013 1 Gestão dos Prazos e Custos do Projeto - Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Informações iniciais

Leia mais

Certificações do Governo Britânico para Gerenciamento de Projetos - Prince2

Certificações do Governo Britânico para Gerenciamento de Projetos - Prince2 Certificações do Governo Britânico para Gerenciamento de Projetos - Prince2 Paulo A. Ferreira, PMP paf@pafferreira.com.br Apresentação Consultoria e Capacitação em Gerenciamento de Projetos Especialista

Leia mais

COMUNICAÇÃO, GESTÃO E PLANO DE RECUPERAÇÃO DE PROJETOS EM CRISE CONSULTORIA

COMUNICAÇÃO, GESTÃO E PLANO DE RECUPERAÇÃO DE PROJETOS EM CRISE CONSULTORIA COMUNICAÇÃO, GESTÃO E PLANO DE RECUPERAÇÃO DE PROJETOS EM CRISE CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Minimize os impactos de um projeto em crise com a expertise de quem realmente conhece o assunto. A Macrosolutions

Leia mais

SOBRE O WORKSHOP [ WORKSHOP

SOBRE O WORKSHOP [ WORKSHOP WORKSHOP [ WORKSHOP SOBRE O WORKSHOP O PMDome é um treinamento muito dinâmico e prático em gerenciamento de projetos onde os participantes são divididos em times que, em uma competição desafiadora e animada,

Leia mais

OBJETIVO PÚBLICO ALVO

OBJETIVO PÚBLICO ALVO PMO Implantação e Operação do Escritório de Projetos. n Instrutor Luis Claudio, M.Sc. PMP, ITIL, COBIT DIFERENCIAIS Avaliação prévia das necessidades de cada participante para customização do conteúdo;

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Tecnológicos

Gerenciamento de Projetos Tecnológicos Gerenciamento de Projetos Tecnológicos Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, CSM, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Mestre em Informática em Sistemas de Informação

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP Especializações Certificações Mestre em Informática

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento dos Riscos, das Aquisições, das Partes Interessadas e da Integração

Módulo 4: Gerenciamento dos Riscos, das Aquisições, das Partes Interessadas e da Integração Diretoria de Desenvolvimento Gerencial Coordenação Geral de Educação a Distância Gerência de Projetos - Teoria e Prática Conteúdo para impressão Módulo 4: Gerenciamento dos Riscos, das Aquisições, das

Leia mais

WWW.RJN.COM.BR/SIMULADOPMP

WWW.RJN.COM.BR/SIMULADOPMP EMENTA DO TREINAMENTO Apresentar metodologia de estudo dos fundamentos de gerenciamento de projetos, das áreas de conhecimento (integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação,

Leia mais

ROSALDO DE JESUS NOCÊRA PMP, PMI-SP, PMI-RMP, MCTS

ROSALDO DE JESUS NOCÊRA PMP, PMI-SP, PMI-RMP, MCTS ROSALDO DE JESUS NOCÊRA PMP, PMI-SP, PMI-RMP, MCTS Project Management Professional do PMI - Project Management Institute De acordo com a 5ª edição (2013) do PMBOK Guide GUIA DEFINITIVO 2ª edição Inclui:

Leia mais

ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS

ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS PMO PROJETOS PROCESSOS MELHORIA CONTÍNUA PMI SCRUM COBIT ITIL LEAN SIX SIGMA BSC ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS DESAFIOS CULTURAIS PARA IMPLANTAÇÃO DANIEL AQUERE DE OLIVEIRA, PMP, MBA daniel.aquere@pmpartner.com.br

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos PMI, PMP e PMBOK PMI (Project Management Institute) Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o PMI é a principal associação mundial, sem fins lucrativos,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROJETOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROJETOS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROJETOS Atualizado em 31/12/2015 GESTÃO DE PROJETOS PROJETO Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Introdução. Escritório de projetos

Introdução. Escritório de projetos Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas,

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP Especializações Certificações Mestre em Informática

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIOS CONSULTORIA

ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIOS CONSULTORIA ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIOS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Assegure melhores resultados em seus projetos com uma estrutura de comunicação simples, efetiva,

Leia mais

A estrutura do gerenciamento de projetos

A estrutura do gerenciamento de projetos A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Um padrão é

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

17 Gestão de Programas

17 Gestão de Programas Capítulo 17 Gestão de Programas Ameliara Freire Santos A necessidade por informações em gerenciamento de programas se tornou muito mais importante, porque as empresas dependem desse tipo de iniciativa

Leia mais

Introdução. Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e. Operação (execução).

Introdução. Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e. Operação (execução). Gestão de Projetos Introdução Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e Operação (execução). O projeto é uma atividade muito particular, cuja finalidade principal é dar origem

Leia mais

Gestão de Portfólio Práticas e Competências Necessárias

Gestão de Portfólio Práticas e Competências Necessárias Gestão de Portfólio Práticas e Competências Necessárias Margareth Carneiro, PMP, MSc PMI GovSIG past-chair PMA Diretora Executiva Wander Cleber da Silva, PhD Fundação Funiversa 1 O Guia do PMBoK O Guia

Leia mais

Prof. Marcelo Lima da Silva, PMP marcelo.lima@rjproj.com.br www.rjproj.com.br 2224-5965 98316-4969

Prof. Marcelo Lima da Silva, PMP marcelo.lima@rjproj.com.br www.rjproj.com.br 2224-5965 98316-4969 Palestra Certificações PMP e CAPM e Gerenciamento de Riscos Prof. Marcelo Lima da Silva, PMP marcelo.lima@rjproj.com.br www.rjproj.com.br 2224-5965 98316-4969 1 Objetivo Contextualizar algumas siglas importantes

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO INTEGRADA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA - PMIMF MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA ATORES DA REDE DE INOVAÇÃO 2 O MODELO CONTEMPLA: Premissas e diretrizes de implementação Modelo

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS: PMI

GERENCIAMENTO DE PROJETOS: PMI GERENCIAMENTO DE PROJETOS: PMI Henrique Franco de Souza DIRETOR DE NEGÓCIOS www.efgh.com.br ENGENHEIRO DE REDES www.globaltask.com.br henrique@efgh.com.br http://www.linkedin.com/pub/henrique-franco-de-souza/30/12/697

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE PROJETO Gerenciamento de Projetos GP é o caminho para atingir

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Tópicos Especiais. Prof. Newman Serrano, PMP. Tópicos Especiais.

MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Tópicos Especiais. Prof. Newman Serrano, PMP. Tópicos Especiais. MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Tópicos Especiais Prof. Tópicos Especiais Certificação PMP 1 Conteúdo Programático O PMI As certificações do PMI A certificação PMP O

Leia mais

QUANDO este projeto deve ser realizado e QUANTO este projeto deverá custar?

QUANDO este projeto deve ser realizado e QUANTO este projeto deverá custar? O PROJECT MODEL CANVAS (www.pmcanvas.com.br) é uma ferramenta que permite que um projeto seja entendido no contexto dos aspectos Fundamentals da teoria de gerenciamento de projetos. A metodologia facilita

Leia mais

As Certificações do PMI 2015. Mauro Sotille, PMP

As Certificações do PMI 2015. Mauro Sotille, PMP As Certificações do PMI 2015 Mauro Sotille, PMP Quem somos A PM Tech é uma empresa de consultoria e treinamento que tem por missão prover desenvolvimento técnico e humano para organizações e pessoas por

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Identificação ÁREA: Tecnologia SEMESTRE/ANO: 1º/2007 MÓDULO: FT REGIME: SM CARGA HORÁRIA: 40 HORAS BLOCO: 14/05/2007 a 08/06/2007 DISCIPLINA:

Leia mais

Treinamentos EMENTA. Fundamentos de Gererenciamento de Riscos em Projetos. 14 Horas

Treinamentos EMENTA. Fundamentos de Gererenciamento de Riscos em Projetos. 14 Horas EMENTA Fundamentos de Gererenciamento de Riscos em Projetos 14 Horas OBJETIVO O treinamento tem como objetivo capacitar os participantes a planejar o gerenciamento de riscos, a identificar e avaliar os

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br SUMÁRIO Importância do Gerenciamento de Projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento

Leia mais

EXPERIENCIAL. 6 MÓDULOS DE EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL - MEX. 8 TREINAMENTO EXPERIENCIAL AO AR LIVRE TEAL. 9 TOP DIRECTOR FORUM. 11 TRABALHO EM EQUIPE

EXPERIENCIAL. 6 MÓDULOS DE EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL - MEX. 8 TREINAMENTO EXPERIENCIAL AO AR LIVRE TEAL. 9 TOP DIRECTOR FORUM. 11 TRABALHO EM EQUIPE 1 SUMÁRIO EXPERIENCIAL... 6 MÓDULOS DE EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL - MEX... 8 TREINAMENTO EXPERIENCIAL AO AR LIVRE TEAL... 9 TOP DIRECTOR FORUM... 10 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES... 11 TRABALHO EM EQUIPE... 12

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

PMBOK e Gerenciamento de Projetos

PMBOK e Gerenciamento de Projetos PMBOK e Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de projetos (GP) é uma área de atuação e conhecimento que tem ganhado, nos últimos anos, cada vez mais reconhecimento e importância. Um dos principais difusores

Leia mais

Como criar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP)

Como criar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP) Como criar a Estrutura Analítica de um Projeto (EAP) A ferramenta utilizada para a representação das entregas de um projeto é a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), tradução para o português de Work Breakdown

Leia mais

GUIA PMBOK PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GUIA PMBOK PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS ISSN 1984-9354 GUIA PMBOK PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS Emerson Augusto Priamo Moraes (UFF) Resumo Os projetos fazem parte do cotidiano de diversas organizações, públicas e privadas, dos mais diversos

Leia mais

Preparatório para o Exame de PMP Autora: Rita Mulcahy Edição: 8ª, em português (alinhado ao Guia PMBoK 2013 5ª Edição)

Preparatório para o Exame de PMP Autora: Rita Mulcahy Edição: 8ª, em português (alinhado ao Guia PMBoK 2013 5ª Edição) Preparatório para Certificação PMP Objetivo Este treinamento tem como finalidade preparar o profissional que atua como gerente de projetos, para que possa realizar com segurança o exame de Certificação

Leia mais

O Padrão do PMI para Gerenciamento de Programas

O Padrão do PMI para Gerenciamento de Programas Project Management Institute Capítulo Minas Gerais O Padrão do PMI para Gerenciamento de Programas Ivo M. Michalick Vasconcelos, MsC, PMP Vice-Presidente de Certificação e Estudos Técnicos Belo Horizonte,

Leia mais

Segurança a Corporativa

Segurança a Corporativa Pós-Graduação Segurança a Corporativa Técnicas de Elaboração e Gestão de Projetos de Segurança Antonio Esdras de Góes Almeida, CPP esdras@lantech.com.br 01 e 02/06/06 Introdução Já tratamos de Questões

Leia mais

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO PARA GERENTES DE PROJETO TREINAMENTO

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO PARA GERENTES DE PROJETO TREINAMENTO TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO PARA GERENTES DE PROJETO TREINAMENTO OBJETIVO Aprenda as principais técnicas de negociação competitiva e colaborativa utilizadas internacionalmente por negociadores de sucesso. A

Leia mais

C O B I T. Gerenciamento dos Riscos Mitigação. Aceitação. Transferência. Evitar/Eliminar.

C O B I T. Gerenciamento dos Riscos Mitigação. Aceitação. Transferência. Evitar/Eliminar. C O B I T Evolução Estratégica A) Provedor de Tecnologia Gerenciamento de Infra-estrutura de TI (ITIM) B) Provedor de Serviços Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) C) Parceiro Estratégico Governança

Leia mais

PMO - Project Management Office (Escritório de Projetos) 16 horas

PMO - Project Management Office (Escritório de Projetos) 16 horas PMO - Project Management Office (Escritório de Projetos) 16 horas As organizações precisam mudar de um enfoque funcional para um enfoque orientado a projetos, o que demanda mudanças na estrutura organizacional

Leia mais

Gestão de Portfólio I: Proposta de Modelo para Empresas de Telecomunicações

Gestão de Portfólio I: Proposta de Modelo para Empresas de Telecomunicações Gestão de Portfólio I: Proposta de Modelo para Empresas de Telecomunicações No cenário econômico atual, as empresas precisam tomar as decisões corretas em termos de investimentos de modo a garantir sua

Leia mais

Gestão de Riscos em Projetos de Software

Gestão de Riscos em Projetos de Software Gestão de Riscos em Projetos de Software Júlio Venâncio jvmj@cin.ufpe.br 2 Roteiro Conceitos Iniciais Abordagens de Gestão de Riscos PMBOK CMMI RUP 3 Risco - Definição Evento ou condição incerta que, se

Leia mais

ONDE OS PROJETOS FALHAM? Manuel da Rocha Fiúza BRANCO, Jr 1

ONDE OS PROJETOS FALHAM? Manuel da Rocha Fiúza BRANCO, Jr 1 ONDE OS PROJETOS FALHAM? Manuel da Rocha Fiúza BRANCO, Jr 1 RESUMO Diversos profissionais relatam dificuldades em coordenar adequadamente projetos sob sua responsabilidade. Muitos fatores que influenciam

Leia mais

Novidades do Guia PMBOK 5a edição

Novidades do Guia PMBOK 5a edição Novidades do Guia PMBOK 5a edição Mauro Sotille, PMP O Guia PMBOK 5 a edição (A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) Fifth Edition), em Inglês, vai ser lançado oficialmente pelo

Leia mais

1. Serviços SAP Business Transformation and Plan Os serviços SAP Business Transformation and Plan atualmente incluem:

1. Serviços SAP Business Transformation and Plan Os serviços SAP Business Transformation and Plan atualmente incluem: Descrição de Serviços Serviços Business Transformation and Plan O SAP Business Transformation and Plan é um serviço de consultoria e prototipagem para promover a inovação e transformação da Licenciada

Leia mais